Issuu on Google+

16 anos

TV ALVORADA RS Seu canal na internet

Divulgações em Geral, Filmagens, Jornalismo Reportagens, Fotos, Gravações Cobertura de Festas, Religiosas, Eventos Politicos Divulgamos sua campanha Eleitoral Virtual Fones: 84806327 OU 95139691 E-mail: tv-alvorada-rs@tv-alvorada-rs.com Acesse A Folha Online em

ALVORADA, 30/08 A 05/09/2012 - ANO XVII - Nº 357 - R$ 1,00

www.tv-alvorada-rs.com www.tvalvorada.hd1.com.br

Obras da nova iluminação da Avenida Getúlio Vargas em estágio avançado

Prefeitura reafirma intenção de receber clubes participantes da copa 2014 Página 3

Colaboradores da SOUL e VAL recebem homenagens e premiações Página 7 Na manhã de quarta-feira, 28, o prefeito de Alvorada, Carlos Brum, e o secretário Sérgio Roberto Coutinho dos Santos, da secretaria municipal de Serviços Urbanos (SEMSU) inspecionaram os trabalhos de revitalização da iluminação pública da Avenida Getúlio Vargas, que se encontram em estágio avançado. A primeira fase das obras compreende a colocação de postes no canteiro central da via e a substituição as atuais lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de vapor metálico, de 250 watts, que darão maior luminosidade ao local.

Nesta Edição: 10 anos do 24º Batalhão de Policia Militar de Alvorada

PÁGINA 2

Moradores do Bairro Jardim Aparecida pedem asfalto em loteamento PÁGINA 4

Apoio da Presidente Dilma é disputado por candidatos em Alvorada PÁGINA 6

Está sendo beneficiado o trecho da avenida que vai do Pórtico, na entrada da cidade, até a Avenida Pátria, próximo à empresa Soul. O titular da pasta, Sérgio Coutinho, destaca que além da substituição das lâmpadas, os postes estão cerca de 30 metros mais próximos um do outro, melhorando a luminosidade. Conforme o secretário a nova fiação subterrânea vai utilizar R$ 1 milhão e 300 mil, em recursos próprios do município. Já os postes, fios e lâmpadas retirados da Avenida serão reaproveitados nas praças do município.

Coral Encant’art apresenta-se na Expointer Página 5


ALVORADA, 30/08 A 05/09/2012

2

GERAL

COMEMORAÇÃO

24º Batalhão de Policia Militar de Alvorada comemora 10 anos O Restaurante Pousada da Figueira, foi palco na manhã do dia 21 de agosto para a realização de uma cerimônia para comemorar os 10 anos de criação do 24º Batalhão de Policia Militar de Alvorada, que tem atualmente no comando o Tenente Coronel Júlio Cesar Rocha Lopes. São dez anos de um trabalho direcionados a proteção da população, que vem se tornando uma referencia estadual devido a varias ações desenvolvidas que ganharam destaque nos últimos meses pelo efetivo no município. Hoje, o 24º Batalhão da Policia Militar de Alvorada, realiza um trabalho de aproximação com a comunidade com saldo positivo para ambos os lados. O Tenente Coronel Júlio Cesar destacou na ocasião que a confiança conquistada junta à população é mérito de todos os policiais militares de Alvorada graças ao trabalho que realizam e afirma que o grande diferencial é a união entre os membros do efetivo. A cerimônia recepcionou autoridades, civis e militares, que foram prestigiar a festa de aniversário de 10 anos da criação do batalhão que é datado em 21 de agosto de 2002, entre eles vice-prefeito, o presidente da Acial, a diretora do Fórum de Alvorada e comandantes da Brigada Militar. Durante a cerimônia as autoridades que fizeram parte na mesa principal destacaram a eficiência do policiamento das ruas que o efetivo do 24ºBPM realiza, bem como a significância dos projetos sociais que são promovidos pelo batalhão em Alvorada.

Um dos pontos emocionantes da cerimônia foi o ato das entregas de menções honrosas aos PMs que se destacaram ao decorrer do ano em suas atividades de policiamento, administrativa e nos atendimentos das ocorrências. Após os convidados participaram do almoço de confraternização servido no restaurante do local onde foi realizado o evento. O tenente-coronel Júlio Cézar Rocha agradeceu na oportunidade a presença de todos os convidados e ressaltou a importância do envolvimento da população nas atividades da Brigada. Para ele sem o auxílio e participação da comunidade muita coisa não seria possível realizar e por em pratica.

HOMENAGEM

Carlos Brum recebe láurea de Delegado Honorário do CRC-RS

O Prefeito Carlos Brum, que é contabilista e possui um escritório instalado no

município há mais de 33 anos, e que há mais de 14 ocupa a função de delegado eleito do Conselho de Contabilidade do RS, foi homenageado

30 anos

MAURÍCIO

ÓTICA

pelo órgão classista de Contabilidade do RS. A homenagem ao contabilista Carlos Brum aconteceu na noite de quinta-feira, dia 16 de agosto, na cidade de Bento Gonçalves com a entrega da

Láurea de Delegado Honorário pelos serviços voluntários de apoio ao atendimento e encaminhamento da documentação dos profissionais contábeis de Alvorada junto ao Conselho Regional.

EspEtão CarnEs E MErCado

Frente a Frente

COM A

PALAVRA

DANIEL DA LUZ MACHADO Olá queridos amigos! Costumeiramente nesse espaço costumo desenvolver um tema reflexivo sobre o imenso cardápio de notícias que afetam a nossa sociedade. Poderia hoje trazer aos amigos alguma consideração sobre o fiasco do julgamento dos membros envolvidos no mensalão, poderia abordar o tema das eleições enfim assunto é o que não falta, porém hoje resolvi trazer aos meus queridos leitores um poema que espero em breve estar lançado em uma antologia poética com uma pequena parte dos meus poemas. Às vezes é bom um pouco de suavidade e lirismo, até para tirarmos de letras os dias difíceis que nos encontramos e reencontramos.

E por falar em reencontros...

Reencontros Caminho pelas esquinas. Das rimas, as sinas, das lamparinas que iluminam nossos caminhos. Outrora unidos, hoje sozinhos. Caminho pela penumbra. Do tempo, do pensamento, do momento exato em que não dissestes nada, pois teu silêncio falou-me tudo. Caminho pelos dissabores. pelos rancores, pelos amores, mas principalmente pelo terceiro que abranda os dois primeiros. Caminho pelas ruas. Minhas, suas, nuas, conforme as belas curvas que adornavam teu corpo. Caminho no intuito de tentar me encontrar, te encontrar, ou simplesmente admirar o que passou de nós dois.

RELOJOARIA - JOALHERIA

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

30 ANOS servindo a comunidade de Alvorada com qualidade, preços e condições especiais de pagamento. Atendimento personalizado. Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 46

3483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058 E-mail: oticamauricio@uol.com.br

EXPEDIENTE

3442-1711 / 3483-2225 RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

CORTES ESPECIAIS E TODO TIPO DE CARNES PARA SEU CHURRASCO E PARA O SEU DIA-A-DIA Avenida Frederico Dihl, 584 3483-2909 Rua 24, 370 - J. Algarve 3443-5183

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina: RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34 PDA. 47 B. MARINGÁ CEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - Alvorada/RS - (51) 3483-5334 / Fax: 3442.0449 E-mail: afolha@gmail.com Jornalista - REG. PROF. 11159 Impressão: Diretores TOTALGRAF - NOVO HAMBURGO UBIRATAN BANDEIRA NELSON SILVA SANTOS Repr. Comercial em POA: JPD NAIBERT Diagramação ROBERTO SILVA SANTOS Fone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191 JOEL PORTO TEXTOS ASSINADOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR, NÃO REFLETINDO A OPINIÃO DO JORNAL.

Diretor/Editor PAULO ROBERTO SANTOS

Geógrafo da Alma Pen Drive Em meu pen drive guardo nossas fotos, pois na parede dói demais. Minha canção nunca completa a falta que você me faz. Geógrafo da Alma!


ALVORADA, 30/08 A 05/09/2012

PANORAMA

PAULO ROBERTO SANTOS - EDITOR - FONE: 3483-5334

3

EDITORIAL

VICE-PREFEIT O UMA ESCOLHA CRITERIOSA N A HORA DE VOTAR VICE-PREFEITO NA didato apostou na escolha meramente política. Como explicar o interesse em concorrer à vaga de vice-prefeito? No sistema político brasileiro, a princípio, o único papel relevante que cabe ao vice é essencialmente eleitoral. A escolha da pessoa para ocupar tal cargo está relacionada, se não exclusivamente, às alianças formadas entre os partidos.

A nossa história politica mostra que o cargo de vice-prefeito sempre teve destacada importância no processo eleitoral de nossa cidade. Alguns se sobressaíram mais, outros nem tanto, porem todos sem sombra de duvidas foram de suma importância contribuindo para a vitória dos prefeitos eleitos. Nesta eleição a pergunta de domínio público acerca do processo eleitoral que se aproximava não foi direcionada ao "cabeça de chapa", pois todos já sabiam quem era os candidatos a Prefeito, e sim ao companheiro deste. "Quem é o vice?", era o que se ouvia todos os dias dos eleitores ávidos por informações relacionadas às composições majoritárias para as eleições de 7 de outubro deste ano. Inúmeras especulações e grandes surpresas marcaram a composição das coligações.

O vice, se eleito, não possui qualquer papel institucional, tornando-se, na maioria das vezes, figura decorativa. Não se deve deixar de lado, entretanto, a sua importância política na formação das coligações e na eleição. E muitas vezes o vice assume a função de substituto eventual do prefeito, e pode até ser efetivado no cargo em caso de impedimento do titular. Há ainda, casos em que ao longo da campanha o vice assume a "cabeça da chapa" e por essa razão o candidato precisa possuir peso eleitoral e certa bagagem de conhecimentos para o exercício da função, se eleito. Por isso eleitor fique bem atento ao escolher seu vice prefeito pois a qualquer momento e por força de alguma circunstância ele poderá vir a ser seu Prefeito. E nosso também.

são validados os registros obtidos por profissionais sem diploma, no período anterior à mudança na Constituição prevista pela PEC. A proposta tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De 1º julho de 2010 a 29 de junho de 2011, foram concedidos 11.877 registros, sendo 7.113 entregues mediante a apresentação do diploma e 4.764 com base na decisão do STF. A aprovação da PEC, no entanto, não veio sem polêmica. Fato comum num ambiente politico e de várias opiniões.

Na sexta-feira (24) representantes do Comitê Gestor da Copa 2014 visitaram a Prefeitura de Alvorada, sendo recebidos pelo prefeito Carlos Brum, vice-prefeito Geovani Garcia, secretária municipal da Juventude e Esporte Priscila Duarte, pela secretária de Gabinete, Márcia Busato e pelo empresário Valdir Silveira, conhecido como Foguinho. Na oportunidade, membros do Comitê oficializaram os nomes das sete cidades selecionadas para sediar treinos das equipes participantes do maior certame futebolístico internacional.

Segundo o que foi informado pelos visitantes, a exclusão do município de Alvorada, neste primeiro momento deveu-se a deficiências no setor hoteleiro e no Centro de Treinamento (CT) Pedra Branca. As autoridades locais e o

empresário Valdir Silveira aproveitaram a ocasião para entregar um dodocumento ao Comitê Gestor, onde expressam o comprometimento com as reformas exigidas e reafirmaram a intenção da cidade em receber os treinos da Copa 2014.

O Plenário do Senado aprovou no dia 7, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/ 2009, conhecida como PEC dos Jornalistas. A proposta, aprovada em segundo turno por 60 votos a 4, torna obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o

exercício da profissão de jornalista. A matéria segue para exame da Câmara dos Deputados. Apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), a PEC dos Jornalistas acrescenta novo artigo à Constituição, o 220A, estabelecendo que o exercício da profissão de jornalista é "privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação". Pelo texto, é mantida a tradicional figura do colaborador, sem vínculo empregatício, e

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

CHARGE

É preciso entender que as ruas e logradouros não pertencem ao indivíduo, mas a toda a sociedade. Portanto, são áreas comuns que não podem ser sujadas por um em detrimento da qualidade da vida de todos. Salubridade é sinônimo de saúde, menos insetos, ratos e outros efeitos colaterais da sujeira, Nosso ambiente urbano agradece, a nossa consciência cívica!

... LIMPEZA NÃO VAI FALTAR!

Muitas cidades poderiam economizar verbas substantivas aplicadas na limpeza urbana, caso as populações sujassem menos as ruas, rios, calçadas, parques e praças. Uma atitude coletiva mais cívica e ambientalmente correta permitiria reduzir os recursos humanos e materiais mobilizados nesse serviço, poupando dinheiro público para investimentos em prioridades como educação, saúde e segurança. A consciência cidadã em escala beneficiará toda a sociedade, quanto menos os indivíduos sujarem os espaços públicos, menores serão os custos das organizações responsáveis pela limpeza.

CONSCIÊNCIA CIDADÃ: SABENDO NÃO SUJAR...

A posição do prefeito como chefe do executivo lhe dá um papel de grande relevo para a solução dos problemas do município. Amplas são suas atribuições e grandes, portanto, suas responsabilidades, por ser um agente político, conduzido ao cargo por eleição popular com o apoio de uma parcela considerável do eleitorado local. Eleito o prefeito torna-se o porta-voz natural dos interesses e das reivindicações municipais perante a Câmara de Vereadores, as outras esferas de governo e quaisquer forças que possam contribuir para o bem-estar da população e o progresso do município.

Pingou e Respingou...

Estrategicamente ou não o que se viu foi de um lado o candidato da situação optando pelo caráter sério e ilibado de um representante com profundo conhecimento no meio empresarial, em contrapartida o candidato opositor apresentou um representante com estilo mais popular cujo caráter sério e ilibado também não deixam duvidas. Enquanto outro can-


ALVORADA, 30/08 A 05/09/2012

4

GERAL

URBANIZAĂ‡ĂƒO

JUSTIÇA

Moradores de loteamento pedem asfalto Moradores do bairro Jardim Aparecida pedem asfalto no Loteamento Vitória, entregue hå dois anos pela União de Associaçþes dos Moradores de Alvorada (UAMA), atravÊs do programa CrÊdito Solidårio. De acordo com os moradores quando chove as ruas ficam intransitåveis. A poeira e a falta de infraestrutura tambÊm gera reclamaçþes de parte dos moradores. O pó acumulado os obriga a lavarem a frente da casa todos os dias, e tambÊm possibilita o agravamento de doenças respiratórias, que prejudicam principalmente as crianças.

Segundo um dos moradores, a UAMA fez uma venda, atravĂŠs da Caixa Federal, mas, nĂŁo cumpriu com o combinado inicial. “Ofereceram-nos uma residĂŞncia num loteamento urbanizado. Se eles nĂŁo vĂŁo u r b a n i z a r, eles estĂŁo lesando o nome da Caixa Federal e prejudicando os moradores", afirmou. A promes-

U BIRATAN M ACHADO BANDEIRA JORNALISTA - REG. PROF. 11159 um.bandeira@brturbo.com.br

9173.7033

PREFEITURAS As prefeituras municipais que não arrumaram suas ruas no período de seca, certamente terão dificuldade nas obras. Pois as periferias das cidades sem calçamento, podemos citar por exemplo Alvorada o bairro Intersul onde mais de 90% das ruas não são calçadas. MORTES O Governo do Estado parece estar surdo e mudo com os homicídios no município de Alvorada, pois a operação presença da Brigada Militar Ê mais eficiente no centro da cidade onde o poderio econômico Ê maior, nas periferias onde rola o tråfico e a população Ê mais humilde, Ê difícil ver uma viatura so serviço ostensivo, a não ser para atender ocorrência. LUTA PELA VIDA Enquanto milhares de pessoas lutam pela vida, enfrentando dificuldades com doenças incuråveis, outros procuram ser mortos por causa dos vícios, atualmente levando à morte muitas vezes pela maldita pedra, e outras drogas; não contando os que procuram a morte pela falta de respeito com a famí-

sa que foi feita ĂŠ que logo o loteamento receberia asfalto, mas jĂĄ se passarem dois anos, as obras

nĂŁo foram acabadas e os boletos jĂĄ foram entregues para efetuarem o pagamento.

lia. Uma coisa Ê certa: quem procura, acha. SAÚDE A saúde em Alvorada Ê uma das melhores do Rio Grande do Sul, pois em outros municípios a situação Ê precåria: falta de atendimento, falta de medicação, não contando a falta de mÊdicos e demais servidores. SAMU - SAÚDE Gostaria de destacar: o tÊcnico socorrista: Jeferson Sonadel TÊcnico em Enfermagem e o condutor socorrista Alexsandro Borba, pela simpatia e excelente atendimento prestado a mim em minha residência na sexta-feira passada, outros servidores deviam seguir o exemplo deles. MUDANÇAS U.B.S. INTERSUL A nova coordenadora " Alexandra" da Unidade Båsica de Saúde Intersul ao assumir, tomou vårias medidas para melhoras da Unidade, refletindo as novas medidas para alegria da população. Elogios não faltam pelos pacientes. GREVES O Governo Federal parece não querer atender as reivindicaçþes dos servidores, pois o país estå sendo prejudicado e o governo não toma nenhuma providência a resolver. ISTO É BRASIL Um dos governos mais polêmicos que o Brasil teve em envolvimento de corrupção, não só o mensalão, mas podemos citar a educação: problemas com provas do ENEM, o PrÊ-Sal não aparece o petróleo, importando gasolina.

CANTINHO DA SORTE RASPADINHAS, REVISTAS, JORNAIS, TELE-SENA, TRI-LEGAL CARTĂ•ES, TELEFĂ”NICOS. Ver. ZĂŠzo PLANTĂƒO PERMANENTE

RUA OSCAR SCHIK, 1192

X E R O X

Av. Pres. Vargas, 1602 - Pda. 46 - Fone: 3483-1684

ANĂšNCIO DA GRĂ FICA

Contrato de Pardais EstĂĄ Suspenso

No dia 16 de agosto, foi ajuizada uma ação civil pública de improbidade administrativa pela Promotoria de Justiça Especializada de Alvorada, contra a empresa Eliseu Kopp e seu sócio-diretor e ainda contra o prefeito João Carlos Brum e o então secretårio de Mobilidade e Segurança Urbana, Vanio Presa, a ação solicitou a suspenção de contratos envolvendo os pardais instalados na cidade. Assinada pela promotora de Justiça Rochelle Jelinek, a liminar pleiteia a suspensão do contrato firmado entre a empresa e o município para locação e instalação de controladores eletrônicos nas vias da cidade. Entre as solicitaçþes estå a condenação dos envolvidos à perda de cargo público, suspensão de direitos políticos, ressarcimento de dano ao erårio e pagamento de multa civil. As investigaçþes que resultaram na ação constataram o possível direcionamento da licitação para a Eliseu Kopp, uma vez que o edital de concorrência Ê uma cópia do manual de instrução dos equipamentos fornecidos pela empresa. De acordo com a ação, as características dos equipamentos são tão específicas, que outras empresas interessadas retiraram o edital porque não conseguiram participar da licitação jå que seus equipamentos não se enquadravam na especificação tÊcnica. AlÊm disso, não foi realizado estudo tÊcnico prÊvio à licitação para identificar a real necessidade de instalação desses equipamentos, quantidade e locais apropriados. Contudo, após auditoria do Tribunal de Contas do Estado/TCE em Alvorada, o secretårio de Mobilidade Urbana solicitou um estudo tÊcnico, posterior à licitação, não sendo possível saber sequer quem foi o responsåvel tÊcnico pela sua elaboração. Testemunhas ouvidas na investigação informam que foi a própria empresa Eliseu Kopp que forneceu o estudo tÊcnico. O contrato prevê, ainda, a vinculação direta do pagamento à empresa aos recursos arrecadados com as multas aplicadas, o que Ê ilegal de acordo com a denúncia. O valor total da contratação ultrapassa R$ 17 milhþes. A administração municipal entrou na justiça para tentar reverter a situação e afirmou que não existe nenhum tipo de ilegalidade no processo. A Secretaria de Mobilidade Urbana atravÊs de dados demonstram uma queda nas estatísticas de infraçþes no trânsito. De acordo com a secretaria, de janeiro a maio de 2012 houve uma redução de 36% de infraçþes e acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período do ano passado. Os casos de vitimas não fatais caíram 33% neste ano 2012. Comparados com os dados neste mesmo período, com os do ano passado. Na decisão da liminar, a Juíza da 1ª Vara Cível de Alvorada, Nara Cristina Neumann Cano Saraiva, acolheu o pedido do MinistÊrio Público e reconheceu a existência de provas de improbidades administrativas, e determinou a suspensão do contrato entre a Prefeitura e a empresa Eliseu Kopp, bem como todos os seus efeitos. Desta forma a empresa esta proibida de firmar novos contratos com o município atÊ o final da ação. A prefeitura ainda foi intimada a adotar providências necessårias para interrupção do contrato e de todos os seus efeitos, o que inclui suspender o funcionamento dos pardais e das multas aplicadas por força da contratação.


ALVORADA, 30/08 A 05/09/2012

5

GERAL EVENTO

Coral Encant'arte faz uma bela e inédita apresentação na Expointer Na tarde de segunda feira, 27, em Esteio, onde acontece a 35ª edição da Expointer, o Coral Municipal Encant'arte, da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMCT), marcou presença realizando uma belíssima apresentação neste, que é um dos eventos mais importantes do Estado. Antes da apresentação inédita, o grupo passeou pelo parque. Em seguida, veio a concentração, que aconteceu no stand da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur). A apresentação foi realizada no mesmo local iniciando por volta das 17:30h. Doze sopranos, quatro contra-altos, dois tenores e um baixo, todos comandados pelo maestro Lucas Alves, que está no quarto ano à frente do coral, trazendo em seu reprtório as músicas Duas Cirandas e "Muié" Rendeira (canções nordestina), Dias Melhores (Jota Quest), Cascata de Risos (Fabiano Lozano) e Bailanta do Tio Flor (Elton Saldanha). Em seguida, o grupo se deslocou para frente do Stand dos "hermanos" Uruguaios, onde repetiu a canção Bailanta do Tio Flor, desta vez, sob os olhares atentos do Presidente do Tribunal de Contas do Estado, César Miola, e das pessoas que o acompanhavam. Ao final das apresentações, a retribuição, em forma de aplausos e, terminava aí, a primeira e histórica participação de Alvorada a “Capital da Solidariedade” na Expointer. O convite para a apresentação do Coral Encant'arte neste evento foi em razão da participação da cidade nos fóruns realizados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e, por conta disso, os municípios que freqüentam esses encontros foram conPOLÍTICA

*Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazeme justiça pelo teu poder. *O Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. *Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos. *Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma. *Ele recompensará com o mal os meus inimigos. Destrói-os na tua verdade. *Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó SENHOR, porque é bom, *Pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos. Salmos54

vidados pela própria Setur, foi o que ocorreu com o Coral Encant'arte que é coordenado por Cláudia Dalpiás.

Candidatos à prefeitura de Alvorada disputam apoio da Presidente Dilma A popularidade recorde de Dilma Rousseff (PT) e, principalmente, o apoio da presidente, está sendo explorado pelos três candidatos que disputam a prefeitura de Alvorada na eleição deste ano. Os 22 partidos da base aliada da presidente Dilma são o PT, PMDB, PC do B, PRB, PSB, PR, PTB, PV, PDT, PP PDB, PT do B,

PRTB, PRP, PMN, PHS, PTN, PSC, PTC, PSD, PSDC e PSL. Entre esses, 11 apoiam a coligação Alvorada de um novo tempo, que é formada por 16 partidos (PRB, PDT, PTB, PMDB, PSL, PTN, PR, PPS, DEM, PRTB, PHS, PMN, PV, PSDB, PCdoB e PTdoB) e que traz Borba como candidato a prefeito. A coligação Frente

Popular, que traz o Professor Serginho como candidato a prefeito, é formada por seis partidos, o PT, PSB, PP, PSD, PPL e PTC. O candidato Mario do Metrô (PSC) disputa uma eleição pela primeira vez e também compõe o partido da presidente.

Carlos Brum Escritório Contábil CRC 34234

Há 33 anos registrando e organizando empresas em Alvorada Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205 Fones: 3483-1090 / 3483-3453 E-mail: brumcontabilidade@terra.com.br

ELEIÇÕES 2012

Professor Serginho da Frente Popular participa de encontro com Lula e recebe apoio O PT promoveu, no último dia 15, um encontro entre o ex-presidente Lula e candidatos à prefeitura de diversas cidades do país. O candidato de Alvorada, Professor Serginho, esteve no encontro, onde foi falado sobre sintonizar as prefeituras com os governos Estaduais e o governo Federal. Lula deu diversas mensagens de apoio aos candidatos e disse a sintonia entre os governos trará desenvolvimento para pequenas e grandes cidades. Como está em fase de recuperação, Lula não deverá participar das campanhas pelo Brasil, mas enfatizou seu apoio aos companheiros petistas.

Selma Modas Porque você merece o melhor

Vestindo a mulher com classe, elegância, bom gosto e preço justo. LANÇAMENTO OUTONO\INVERNO 2012 AV. PRES. GETULIO VARGAS, 1592 PDA. 46 -3483-2121


ALVORADA, 30/08 A 05/09/2012

6

GERAL

ETICA PÚBLICA

ELEIÇÕES 2012

Juízes do Trabalho propõem projeto anticorrupção Proposta amplia penas, considera corrupção crime hediondo e prevê criação de Conselho de Ética Pública Juízes do trabalho brasileiros protocolam dia 28 de agosto, na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, duas propostas de projeto de lei para combater e inibir a prática de corrupção no país. Os projetos dobram as penas mínimas de crimes relacionados à corrupção e alteram as leis que tratam do Sistema Tributário Nacional e do Sigilo das Operações Financeiras. A iniciativa dos juízes, aprovada como tese em congresso nacional da ANAMATRA (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), realizado em maio, em João Pessoa, qualifica os crimes de corrupção como hediondos. A ideia é evitar que os condenados pelos chamados "crimes de colarinho branco" consigam a suspensão ou a prescrição de suas penas, ou mesmo a rápida progressão de regime, o que reforça a sensação de impunidade para a opinião pública. A ação dos magistrados faz parte da

campanha "Anamatra no combate à corrupção", que será lançada no mesmo dia em todo o país. "Está claro que o Código Penal prevê penas mínimas muito brandas para peculato, corrupção, concussão, corrupção passiva e corrupção ativa. Parece que não queremos que os criminosos paguem por seus atos. Parece que são crimes insignificantes. Ou seja, nosso Código Penal transmite a mensagem que vale a pena cometer tais crimes. Está mais do que na hora de mudar essa situação", avalia o juiz Germano Siqueira, diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra. As propostas da entidade preveem ainda a criação do Conselho de Ética Pública, como forma de reduzir o corporativismo dos órgãos internos de fiscalização. Formado pelo Corregedor Geral da União, e pelas corregedorias Parlamentar, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Conselho de

Ética Pública teria entre suas atribuições a de avaliar se as providencias adotadas pelos órgãos de fiscalização administrativa foram suficientes ou inadequados. O conselho receberia, ainda, informações referentes a atividades atípicas no sistema financeiro. A Anamatra propõe, também, ações para inibir acertos prévios em licitações públicas, com a criação de um Sistema Eletrônico de Licitações, sob responsabilidade da Controladoria Geral da União. "O maior ralo de escoamento de dinheiro público para enriquecimento ilícito de corruptos e corruptores está na operacionalização do procedimento de licitação", comenta Germano Siqueira. "O que queremos é um sistema seguro, partindo este procedimento da premissa que deve imperar em todo certame público: o sigilo de identidade dos interessados até o estágio em que a análise pública e objetiva dos dados dos concorrentes impeça favorecimento viciado por fins escusos".

MEIO AMBIENTE

Secretária do Meio Ambiente Busca Informação de Projeto A secretária de Meio Ambiente, Núbia Mendes, juntamente com a diretora geral da SMAM, Eunice Gonçalves e a representante da Educação Ambiental, Silvana Silva, estiveram reunidas no dia 16 de agosto com o secretário Municipal de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária de Capão da Canoa, Lezio Eberhadt Aresi e sua secretária, Iandra Silveira. Na ocasião, elas foram em busca de informações do projeto Carroceiro Cidadão, Amigo do Meio Ambiente, aplicado naquele município, com o intuito de buscar subsídios para implantar o referido projeto em Alvorada. O projeto visa organizar e orientar os carroceiros para o transporte e destinação dos resíduos coletados, como alternativa para melhorar a qualidade ambiental de nosso município.

Coligação Alvorada de Um Novo Tempo lança campanha e recebe apoio A coligação Alvorada de um novo tempo realizou um encontro dia 17 na Sociedade União para marcar o lançamento da campanha. O público presente pode conhecer os candidatos a vereadores e acompanhar a apresentação das propostas do candidato a prefeito Borba e o vice, Pila. O candidato à prefeitura, Borba, agradeceu a presença de todos e relatou que o apoio tem sido incondicional em todos os lugares da cidade. "A população está conosco e reconhece em nossa candidatura, um nome capaz de fazer Alvorada acelerar, desenvolver. Estamos preparados para este momento e temos propostas para melhorar todas as áreas da cidade", disse. Entre as autoridades presentes, estava o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado e deputado federal, Luiz Carlos Busato que declarou seu apoio a Borba. "Além de amigo do peito, o Borba é o mais preparado, capacitado para ser prefeito de Alvorada. Ele pode contar sempre conosco" comentou Busato. "É uma campanha organizada e muito

propositiva. Borba tem todas as condições para assumir a prefeitura de Alvorada, ele tem conhecimento técnico e um apelo popular muito forte", afirmou Rodrigo Ribas, da FGTAS. A coligação Alvorada de um novo tempo é formada por 16 partidos, o PTB, PDT, PMDB, PRB, PSDB, DEM, PR, PHS, PRTB, PMN, PCdoB, PPS, PV, PSL, PTdoB, PTN.

ca, Dj Cassiá, Família Seguidores, Jhamai, Mc Guido, Mc Suel e Novaments. Acompanhado por dezenas de cabos eleitorais, candidatos a vereador, Borba foi acolhido com muito carinho pelos moradores e comerciantes do bairro. O candidato cumprimentou e conversou com a comunidade. A movimentação fez com que muitos moradores saíssem de casa para

APOIO - Durante uma caminhada realizada no bairro 11 de abril, Borba recebeu o apoio de representantes da Associação Cultural do Funk Gaúcho, como o Celso Polêmi-

acompanhar a caminhada de perto. Borba afirmou que se eleito for, vai trabalhar de forma enérgica para resolver as demandas apontadas pela comunidade da região.

Leia na próxima edição: Músicos do Rio Grande do Sul participam da Campanha de Natal da LBV Centro Comunitário de Assistência Social da LBV End.: Av. São Paulo, 722 (esq. com a Av. São Pedro) - São Geraldo. Tel. (51) 3325-7018 / www.lbv.org.br


ALVORADA, 30/08 A 05/09/2012

7

VARIEDADES VALORIZAÇÃO

Homenagens e Premiações aos Colaboradores da SOUL e da VAL

A SOUL e a VAL realizaram nos dias 21, 22 e 23 de agosto os eventos da Gestão do Reconhecimento que homenageou os profissionais que se destacaram em suas atividades no primeiro semestre de 2012. Foram premiados Motoristas e Cobradores nas categoria ouro, prata e bronze dentro do Programa de Reconhecimento e os colaboradores das áreas Administrativa, Manutenção e Fiscalização

que se destacaram nas Competências Essenciais Confiabilidade e Busca da Excelência, no Programa Colaborador Destaque. Nas três noites de confraternização os convidados foram recebidos pela Diretoria das empresas com um delicioso jantar em companhia de colegas e familiares. Além disso foi realizado sorteio de prêmios entre os colaboradores presentes, um momento de descontração

e alegria. O Diretor Executivo, José Antônio Ohlweiler, reforçou a preocupação da SOUL e da VAL com a valorização profissional daqueles que se desempenham positivamente. As já tradicionais noites de premiação representam investimentos das duas empresas na valorização e capacitação de seus colaboradores, visando a constante melhoria dos serviços prestados aos usuários.

RESGATE

SAVE participa de ação em Glorinha Integrantes do Serviço de Atendimento Voluntário de Emergência (Save) de Alvorada participaram de uma ação, na ERS030, no município de Glorinha, no último sábado, 25. Na ocasião, tanto moradores, como quem trafegava pela via no período da manhã, pode conferir a estrutura que foi montada para a realização do Simulado de Acidente de Trânsito. Diversos grupos de voluntários da Região Metropolitana de Porto Alegre foram convidados a participar do encontro. Além do Save Alvorada, estiveram presentes também o

RS Resgate, de Gravataí, SOS Trauma, de Viamão, além da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e equipes da saúde do município. A ação serviu de integração e aperfeiçoamento das equipes em situações de aten-

dimento em grandes proporções. Apesar do tempo chuvoso, as metas foram alcançadas e as medidas cabíveis foram corretamente adotadas, visando a preservação e a integridade dos participantes.

12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Áries (21/3 a 20/4) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Em certos casos é preci12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 so desfazer para refazer. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Somos frutos de educação 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 antiga, portanto será sempre 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 bom rever nossos conceitos. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Experimente isso. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Touro (21/4 a 20/5) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Aproveite o impulso des12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 te final de semana para am12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 pliar a sua maneira de atuar. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 O cuidado com as ações e 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 com as pessoas será impor12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 tante para poder avançar. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Gêmeos (21/5 a 20/6) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 É preciso reconhecer que 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 nem todos veem as coisas 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 do mesmo jeito. Ou seja, 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 cada um cada um. Então, 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 para o bom relacionamen12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 to será preciso se adaptar. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Câncer (21/6 a 21/7) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Com sonhos de poder e 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 transformação, esperando 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 mudanças profundas de tudo 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 e de todos, é bom lembrar 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 que ninguém está sozinho. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Compartilhe isso. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Leão (22/7 a 22/8) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Procure não se distrair 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 nem com as boas, nem com 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 as más notícias. Tudo será 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 passageiro e o que importa 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 agora é dirigir o foco para 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 onde estão os objetivos... 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Virgem (23/8 a 22/9) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Com a presença do Sol, 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 seu signo recebe agora po12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 derosas energias. Defina 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 seus objetivos, mas não dei12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 xe também de desfrutar a 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 vida em boa companhia. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Libra (23/9 a 22/10) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Ótimo fim de semana 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 para se dedicar a casa, des12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 de a decoração até a limpe12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 za, a manutenção e a orga12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 nização das coisas da famí12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 lia. Faça tudo com amor. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Escorpião (23/10 a 21/11) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 A posição da Lua faz com 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 que se recorde não apenas 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 das passagens mais difíceis, 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 mas em especial daquelas 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 em que se deu melhor. Pro12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 cure relembrar as boas! 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Sagitario (22/11 a 21/12) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Você já vai em meio a 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 uma extensa jornada de 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 acordo com o seu livre-arbí12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 trio. Agora se aproxima a 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 hora de rever se está tudo 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 mesmo como você queria... 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Capricornio (22/12 a 20/1) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Com Plutão em posição 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 e a Lua crescente singrando 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 por seu signo, é hora de de12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 finir metas e se posicionar 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 com firmeza e determinação 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 quanto a tudo isso. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Aquario (21/1 a 19/2) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Por mais que não con12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 corde, ou por mais que resis12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 ta, há mudanças sérias a 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 serem realizadas. Você já 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 percebeu isso. É hora então 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 de aceitar e concretizar. 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 Peixes (20/2 a 20/3) 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 O impulso para o novo 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 certamente passa pelo impul12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 so para o coletivo, uma vez 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 que sozinhos não se vai a 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 lugar nenhum. Então procu12345678901234567890123456789 12345678901234567890123456789 re dar as mãos... 12345678901234567890123456789

CONTEXTOS & CONCEITOS

HORÓSCOPO

MUDANÇA

R UBENS L IMA R ONDON ( R U B I N H O ) NELSON RODRIGUES

A VIDA COMO ELA É... Esta semana comemora-se os cem anos de nascimento do grande Nelson Rodrigues, e a Rede Globo no Fantástico esta reprisando a serie, A vida Como Ela É, acho isto maravilhoso pois sou fã de carteirinha de Nelson Rodrigues, pois já naquela época, a algumas décadas atrás, Nelson Rodrigues tinha o credito de escrever ao seu estilo de ser:

POIS O grande escritor, o grande autor literário é aquele que possui a grandeza de ser o que é, sem ser chulo, grosso ou rude. Mas faz dos palavrões ou cenas bizarras parecerem normais, pois elas estão inseridas ao seu estilo... Acho Nelson Rodrigues o máximo!

ASSIM COMO Ninguém contou historias melhor que Jorge Amado e Erico Verissimo, ninguém! Ninguém mesmo! Consegue narrar o cotidiano da vida como a vida é, como Nelson Rodrigues.

QUANDO Nos pegamos fazendo alguma peraltice, alguma sacanagem, alguma travessura, podemos alegar legitima defesa, pois estávamos inebriados pelo estilo de ser de Nelson Rodrigues, ou então como Nelson Rodrigues assumirmos nossas culpas, dizendo! ... Vivo!

A VIDA COMO ELA É...

VIVA SEMPRE!

Procuradoria Geral do Município passa a atender em novo endereço A partir da próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, a Procuradoria Geral do Município (PGM) estará atendendo em novo endereço, na Avenida Getúlio Vargas, número 1870, 2º andar, Parada 47. Nesta quinta, dia 30, e sexta, dia 31, a PGM fará a mudança e não haverá expediente externo. O atendimento ao público volta a ser feito na segunda-feira, dia 03, no novo endereço.

NELSON RODRIGUES


ESPORTE

SAUDE

Torneio de Triathlon teve Alvoradense no pódio No dia 18 de agosto, no Clube Caixeiros Viajantes de Porto Alegre, aconteceu o Campeonato Estadual de Aquathlon organizado pela Federação Gaúcha de Triathlon. Dois Alvoradenses de categorias diferentes conquistaram o segundo lugar na competição. Gabriel Brum, 17 anos, da categoria iniciante, nadou 500m e na sequência correu 2.730m, orientado pelo professor Carlos Lara, das Academias Praxis e Raia Center, e Jairson Pruss Lovato, com dez anos de experiência em competições, nadou 1000m e correu 5.000m pelo Grêmio Naútico União, ambos subiram ao pódio para receberem a premiação. POSSE

Secretaria da Fazenda com Novo Secretário

Brum coordena reunião ordinária da Granpal

No final da manhã de sexta-feira (24) de agosto, no Gabinete do Prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, foi realizada a posse do novo secretário de Fazenda do município. Assumiu o cargo o economista Orlando Benitez Junior que desempenhava a função de diretor-geral de Planejamento e Orçamento da própria secretaria. Na oportunidade, o prefeito Carlos Brum agradeceu o trabalho que vinha sendo realizado pelo secretário João Batista, que deixou o cargo, e deu as boas vindas a Orlando Benitez. O novo secretário agradeceu a confiança e prometeu empenho na incumbência recebida. Geovani Garcia, vice-prefeito, secretários Fabiano dos Santos (SMSU); de Obras, José Luis Corrêa; Fabiane Barcellos (SMCRI); de Saúde, Neusa Abruzzi; de Meio Ambiente, Núbia Mendes; de Gabinete, Márcia Busato; Jônia Lagos (SGM) prestigiaram a posse que ainda contou com a presença de servidores das secretarias de Fazenda (SMF) e de Captação de Recursos e Investimento (SMCRI).

Contando com a presença dos prefeitos de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel; Canoas, Jairo Jorge; Gravataí, Acimar da Silva; vice prefeito de Cachoeirinha, Gilson Nunes; secretária de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, de Nova Santa Rita, Patrícia Becker Borba; e do Diretor -Presidente da EPTC de Porto Alegre, Vanderlei Luis Cappellari, foi realizada na manhã de quinta-feira (23) mais uma reunião ordinária da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal), coordenada pela prefeito de Alvorada, João Carlos Brum atual presidente da entidade, tendo como convidado-palestrante o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzi. Na pauta, temas como: Atualização dos Projetos do Consórcio Metropolitano; Relato sobre os trabalhos desenvolvidos pela Câmara Temática de Cidadania/ Núcleo Regional dos Objetivos do Milênio e Encontro de Municipalização dos ODM realizado em Santo Antônio da Patrulha dia 18 de agosto, relatado pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva; Rodovia ERS 010; Aeroporto Regional; os próximos passos da Granpal que são o Plano de Saneamento e o de Resíduos e a Capacitação de recursos para os municípios.

Odontologia trabalha na prevenção para melhorar a qualidade de vida dos Alvoradenses A palavra odontologia é definida pelo dicionário da Língua Portuguesa da seguinte forma: parte da medicina que trata dos dentes e das suas afecções. Ou seja, odontologia cuida do sorriso e, como disse o poeta e dramaturgo William Shakespeare, é mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada. A frase de Shakespeare serve para mostrar a importância que uma simples "mostra de dentes" pode ter na vida das pessoas. Se for um riso bonito, então, nem se fala. Na Capital da Solidariedade, de acordo com a coordenação de Saúde Bucal, o setor odontológico, que é vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dispõe, entre outros números, de 13 Unidades Básicas com gabinete odontológico. Composta por diversos setores, a equipe é formada por 53 profissionais. Com relação ao atendimento, a porta de entrada é através do acolhimento, que é realizado nas 13 unidades. Quando há necessidade de atendimento especializado, o usuário é encaminhado pelo dentista da Unidade Básica ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece serviços como cirurgias odontológicas, endodontia (tratamento de canal), estomatologia (tratamento de lesões de boca, como câncer de boca) e periodontia (tratamento da gengiva). O setor de odontologia de Alvorada trabalha também na prevenção, pois nas unidades básicas existem grupos que atuam com a intenção de mostrar o caminho correto para atingir a excelência no que diz respeito à saúde bucal, além de programas nas escolas, orientação preventiva em creches, abrigos, asilos e centros de recuperação de dependentes químicos e visitas domiciliares. No ano de 2011, a odontologia do município realizou mais de 210 mil procedimentos, entre tratamentos e serviços de prevenção e orientação. O coordenador do setor de Saúde Bucal é o doutor Marco Antonio Duarte.

Outros números da Saúde Bucal no município: * Um centro de Especialidades Odontológicas * Uma unidade Móvel Odontológica * Um gabinete odontológico na escola Mario Quintana * Um gabinete odontológico na Igreja Santo Antonio * 24 cirurgiões-dentistas * 13 técnicos em saúde bucal * 13 auxiliares de saúde bucal.


Jornal Afolha 357