Page 1

JUnho 2011

Kinta City # 011 Este jornal é elaborado pelos tutores e jovens do Projecto Tutores de Bairro no CID_Net

Nesta Edição:

# Projecto Tutores de Bairro 4ª Geração

Perfil de um morador

Receitas do Mundo e Passatempos

Concurso Muda o Bairro

Actividades do Projecto

Entrevista com...


Noticias em acção: Programa de Transição O Projecto “Tutores de Bairro” em parceria com o GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e a Família) aplicou aos alunos do 4º ano da EB1 da Quinta da Princesa o Programa de Transição para o 2º Ciclo O objectivo deste projecto é promover um espaço de reflexão e facilitador da transição do 1º para o 2º Ciclo que permita ao aluno crescer, aprender e respeitar a escola e tudo o que a envolve."

Testemunho: Visita ao Instituto Prisional de Lisboa Fui a esta visita, porque tinha curiosidade de ver como é que era o Instituto Prisional de Lisboa - I.P.L e também para saber como é que os reclusos viviam lá dentro. Foi “bué” triste, ver pessoas revoltadas com saudades das suas famílias e privadas da liberdade. Havia reclusos que estavam presos desde os 16 anos de idade, arrependidos e a aconselharem-nos a termos cuidado com o que fazemos. Eu só de entrar lá dentro fiquei triste mas sabia que iria voltar para casa no mesmo dia! Então imaginem, quem entra lá, para ficar 22 anos encarcerado! Fomos fazer esta visita de estudo para vermos como é a vida atrás das grades e fez-me reflectir muito e pensar no que é melhor para a nossa vida. Carlos Cabral 19 anos


Noticias em acção: Comemoração do Dia Internacional da Famílias Portugal dos Pequenitos No dia 19 de Junho o Projeto “Tutores de Bairro” em conjunto o GAS-SP da Câmara Municipal do Seixal organizaram um piquenique inter-geracional para a comunidade da Quinta da Princesa. Esta actividade consistiu numa visita das famílias ao Portugal do Pequeninos, em Coimbra. Esta iniciativa envolveu cerca de 48 participantes, entre crianças e pais, foi bastante gratificante ver as famílias todas juntas, a conviver, a interagir, sobretudo pelo simbolismo e cultivo do reforço da coesão dos laços intrafamiliares. Foi uma excelente tarde, celebramos a festa de estar com a família.


Noticias em acção: Workshop StopMotion Férias da Páscoa O Projecto Tutores de Bairro, organizou nas férias da Páscoa um Workshop de STOPMOTION. Para ver as animações criámos este link:http://stopmotioncid.weebly.com/ Esta página foi criada para mostrar os trabalhos realizados no CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL da Quinta da Princesa, pelos jovens frequentadores deste espaço. Decorreu durante quatro dias e utilizámos vários programas: Editor de fotografias, Editor de stopmotion, Editor de vídeo e som. A adesão dos jovens foi de tal forma entusiasta que o trabalho foi totalmente concluído no prazo previsto. Foram dias de aprendizagem divertidos. Esperamos que a partir de agora os participantes tenham mais autonomia na utilização de ferramentas multimédia que poderão vir a ser úteis não só nos seus projectos de lazer, mas também nos projectos escolares.


Noticias em acção: Associação Esperança A Associação Juvenil Esperança existe há cerca de 3 anos, tendo sido fundada a 27 de Maio de 2006 e formalizada em 2009. É uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo o desenvolvimento de iniciativas por parte dos jovens que visam combater a exclusão social nas suas múltiplas formas, promovendo a integração social e a participação cívica. Actualmente a sede, é provisória e está situada na EB 1 da Quinta da Princesa, Amora – Seixal no espaço do Projecto “Tutores de Bairro”. A Associação desenvolve actividades de âmbito comunitário: exposições; workshops (penteados étnicos, dança africana, música, etc.); festas e eventos comunitários (Piquenique comunitário de Carnaval, Union de Guetto, festa da primavera, festa de natal, etc. De âmbito social, nomeadamente através do Projecto “Solidariedade Kinta City” e “stima nos Bairro” De âmbito desportivos através da constituição de equipas e da sua preparação para participar em diversos torneios e eventos desportivos. De âmbito cultural, através da constituição e promoção de grupos artísticos na área da dança as “Afro-Índias”, “Estrelinhas da Kinta”, “Quebrada 49”, etc. Associação promove espaços de reflexão, debate e de encontro para jovens de diversas origens étnicas.


Noticias em acção: O Dia do Agrupamento No passado dia 18 de Junho foi realizada “ A festa do Dia do Agrupamento” o evento anual da APAEPEL (Associação de Pais e Enc. De Educação do Agrupamento de escolas Pedro Eanes Lobato). Este realizou-se no recinto da Escola Pedro Eanes Lobato e contou com a participação das várias escolas do agrupamento e outras entidades, entre as quais, o nosso Projecto “Tutores de Bairro” e ainda a Associação Juvenil Esperança.

O evento estava organizado em pequenas barraquinhas, onde cada escola, mostrava os trabalhos realizados pelos alunos e comercializava alguns artigos. Existiam diferentes tipos de gastronomia para dar a conhecer ao público. Durante todo o dia, o Projecto Tutores de Bairro vendeu bijuterias feitas num workshop pelas crianças do bairro, enquanto a Associação Juvenil Esperança vendeu o prato típico cabo-verdiano “A Cachupa”. Tudo correu na maior perfeição, até porque houve um enorme e excelente trabalho por parte da organização, que estão de Parabéns!

A noite, foi a parte das actuações, onde actuaram os grupos de dança: “As Afro-Índias” e os “Quebrada 49” da Quinta da Princesa, estes tiveram um enorme apoio da platéia. Tudo correu bem e foi um óptimo dia que se revelou bastante diferente!


Noticias em acção: Workshop Missangas No passado dia 9 de Junho realizámos um workshop de missangas com as meninas do 2º e 3ºano da EB1 da Quinta da Princesa. Tínhamos como objectivo fazer o maior número de bijuterias para vendermos no Dia do Agrupamento da PEL a realizar-se no dia 18 de Junho, revertendo os lucros para uma actividade com os jovens do Projecto. O workshop correu muito bem, contou com a participação de 7 crianças e com a colaboração da Hélia Monteiro (monitora do GAS_SP) e da Boggie (Voluntária de Serviço Europeu através da Ass. Rato). Foi bastante fácil e divertido dinamizá-lo.

Futurália “À descoberta de um Futuro” Quem teve a oportunidade de visitar a Feira pôde observar o trabalho de todos os envolvidos na construção deste espaço. Começando pela organização e terminando no bom ambiente que se vivia no local, podemos afirmar que a Futurália este ano foi um sucesso. Num óptimo equilíbrio entre diversão e conhecimento, os visitantes dividiam-se entre as várias actividades espalhadas pelos 2 pavilhões. Entre stands, conferências, música, dança, jogos, a oferta era muita. Num ambiente de descontracção, foi possível observar jovens sozinhos, acompanhados por professores ou pais, interessados no que as escolas, institutos e universidades tinham para oferecer. As idades também variavam. Os mais novos, que estão a terminar o 9º ano, procuravam informação sobre cursos técnico-profissionais. Já os mais velhos, prestes a terminar o secundário, dirigiam-se aos stands na zona do Ensino Superior. Também os profissionais do ensino se dirigiram à Futurália, quer para ajudar quem procurava informação, quer para participar nas conferências, como oradores ou apenas como membros interessados da audiência.


Noticias em acção: Concurso Muda o Bairro O desafio lançado pelo Programa Escolhas, com a segunda edição do Concurso de Ideias Muda o Bairro, não poderia ter sido melhor!

Com mais de 70 projectos inscritos, a nossa proposta encontra-se entre uma das seleccionadas! Um grupo de jovens beneficiários e destinatários do Projecto Tutores de Bairro da Quinta da Princesa em conjunto com a equipa técnica do projecto, tiveram a iniciativa de se candidatarem a este concurso, com um grande esforço e empenho por parte de todos os elementos que completam a equipa de trabalho. Realizámos algumas reuniões, discussões e pesquisas afim de definir quais as necessidades da nossa comunidade e em que parte do bairro poderíamos implementar o Projecto. Decidimos requalificar o Ringue Desportivo da Quinta da Princesa, um espaço que actualmente se encontra degradado. Pretendemos requalificá-lo, construir mesas e cadeiras de lazer, fixar tabelas de basquete, reconstruir o pavimento, pintar e embelezar o espaço com jardim e plantação de árvores. É de salientar que já realizamos um workshop de graffiti antecipando o projecto de embelezamento do espaço. Tivemos a iniciativa de fazer esta requalificação do espaço, tendo em conta de que a população do bairro, não usufrui de espaços de lazer, com a reconstrução do mesmo, os moradores e as crianças da nossa comunidade poderão usufruir de um excelente e confortável espaço de lazer. Para podermos, obter um maior sucesso na execução do desafio, pudemos contar com o apoio dos arquitectos e pedreiros para a realização da maqueta e esclarecimentos em relação às obras que pretendíamos realizar e concorrer no Muda o Bairro. Desta forma, é com o maior orgulho, que o nosso projecto está entre os seleccionados, reconhecendo todo o esforço e empenho por parte da equipa responsável pelo projecto.


Entrevista com: Técnica do Projecto Luísa Semedo

# Como te sentes com a tua promoção ? R:

Sinto -me muito contente, com o desafio, embora tenha receio de não conseguir alcançar as expectativas desejadas, mas irei fazer os possíveis e os impossíveis para conseguir alcançá-las da melhor forma.

# O que deste como Dinamizadora do Projecto e o que ainda tens a dar como Técnica? R:

Penso que o projecto reúne todas as condições para continuar a desenvolver o meu trabalho, apesar de continuar achar que a equipa técnica é pequena. Há bons indicadores em relação a isso, mudança de espaço, integração de estagiários de animação sociocultural, e com a consolidação do trabalho que se está a desenvolver com a Associação Juvenil Esperança, oxalá, continue com a dinâmica de crescimento.

Luísa Semedo


Entrevista com: # O que consideras mais enriquecedor a nível pessoal? R: Ao longo destes anos considero que a nível pessoal o crescimento é constante, o contacto com outras realidades e com diversas pessoas é o que mais gosto - A convivência com as crianças, jovens e as famílias.

# Como vês a evolução do Projecto no últimos anos ? R: Nos últimos anos consigo ver que todo o trabalho de intervenção que o Projecto fez e faz, com algumas instabilidades e frustrações (que é normal , dado ao meio vulnerável em que nos encontramos) é bastante satisfatória e indispensável. A evolução do Projecto vê-se na sua continuidade, no seu dinamismo e na busca constante da nossa Comunidade para a resolução de diversos problemas.

Luísa Semedo


Entrevista com: # O que significa para ti seres a nova

Tutora do projecto Tutores de Bairro? Para mim ser tutora é servir como exemplo para a geração mais nova, ser para eles um modelo a seguir. O facto de ser residente no bairro torna mais fácil a ligação e também a prática articulada do crioulo. Penso que esta é uma experiência bastante enriquecedora e que só me vai dar mais conhecimentos para o futuro, visto que me dá prazer fazer.

Quanto ao futuro, espero conseguir crescer mentalmente, fortalecendo os conhecimentos que me forem transmitidos.

Inês Coimbra


Entrevista com: # O que significa para ti seres a nova

Tutora do projecto Tutores de Bairro? Ser Tutora . . . Há vários significados para designar o termo “ Tutores de Bairro” , mas o mais especifico e detalhado é aquele em que diz:” O tutor é um jovem do bairro que nasceu e cresceu no mesmo e que tem como objectivo valorizar e dinamizar o seu bairro”. Há vários jovens que se encaixam neste perfil mas nem todos sabem que têm esse potencial, de fazer algo diferente. Eu considero-me uma tutora de bairro porque acredito na mudança e sei que se lutar pelos meus objectivos alcançarei os meus valores, sejam eles pessoais ou não. Resumindo e concluindo, um tutor deve ter como principal qualidade a vontade de trabalhar e ajudar os outros de forma produtiva

sempre pensando em si e no seu BAIRRO.

Tânia Varela


Entrevista com: # O que significa para ti seres o novo

Tutor do projecto Tutores de Bairro? Para mim, ser tutor é prestar serviço à minha comunidade e servir como exemplo para a geração mais nova, ser para eles, um modelo a seguir. É uma experiência que quero acatar com grande responsabilidade e cumprir com o meu dever de morador, nascido e criado, no bairro. Quanto ao futuro, espero conseguir crescer mentalmente, fortalecendo os conhecimentos que me forem transmitidos e fazer os possíveis para ter influência, num futuro melhor na vida destes jovens.

Jadir Tavares


Noticias em acção: “Union di Ghetto” No âmbito do projecto de união entre as comunidades, no passado dia 9 de Abril de 2011 a Associação Juvenil “Esperança” da Quinta da Princesa realizou um evento denominado “Union di Ghetto” - União entre Comunidades. A iniciativa teve início às 15h, com a recepção e almoço dos grupos que iriam actuar. Pudemos contar com a actuação de diversos grupos de danças (variadas) e MC’S no domínio do Hip Hop.

Nesta iniciativa tiveram presente cerca de 200 pessoas que conviveram e se divertiram num ambiente descontraído e em paz. A Associação Juvenil para a realização deste evento solicitou o apoio do Projecto “Tutores de Bairro” da Quinta da Princesa, Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Amora, APAEPEL e o apoio incondicional de toda a comunidade.

Tivemos uma óptima organização e um grande ambiente que contribuiu para o sucesso deste encontro. Pretendemos dar continuidade a este evento que, já realizamos há 4 anos e conseguir unir e consolidar as diversas comunidades.


Noticias em acção: Solidariedade “Kinta City” A Associação Juvenil “Esperança” da Quinta da Princesa voltou a desenvolver uma campanha de solidariedade através da angariação e distribuição de roupa para toda a comunidade, para as diferentes faixas etárias e géneros. Com o grande apoio da Escola Secundária de Amora através dos professores e alunos, da Associação de Estudantes e da Associação Interrogações que contribuiu com bastante roupa, já conseguimos abranger à volta de 50 famílias nesta iniciativa.

Organizámos e fizemos a separação da roupa, na futura sede do Projecto “Tutores de Bairro”, onde as pessoas podiam escolher e levar o que necessitavam e mais lhes agradava. Com esta iniciativa ajudámos várias famílias carenciadas que necessitam deste apoio. Para além de roupa, temos também, muitos sapatos, malas e brinquedos para as crianças, o que é sempre essencial. O principal objectivo desta acção é distribuir o máximo de roupa possível de forma a apoiar as famílias carenciadas do bairro da Quinta da Princesa.


Noticias em acção:

Férias da Páscoa 2011

Dia do Agrupamento da PEL

Cachupa no Dia do Agrupamento

Projecto Amarte- Teatro

Dia do Agrupamento

Trabalhos das crianças da EB1


Noticias em acção: Dia do Agrupamento


Perfil

de um Morador:

Nome: Maria do Rosário Santos Lima Alcunha: Bia

Idade: 13 anos Hobbie: Jogar Andebol, estar com os amigos, dançar... Sonho: Ser uma jogadora profissional de Andebol

Como pensas Conseguir esse sonho: Com muito trabalho e dedicação Comida Favorita: Bacalhau com natas Música: Pop, Beyoncé, Rihanna...

Sitio Favorito: Cabo Verde Qualidade: Boa amiga Defeito: Chata Viagem de Sonho: Hawaii


Quem somos? #O PROJECTO “TUTORES DE BAIRRO” é desenvolvido no Bairro da Quinta da Princesa, desde 2001 no âmbito do Programa Nacional Escolhas. Nesse âmbito, pretende-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido neste contexto, reformulando a lógica inicial do projecto, Escolhas 1ª Geração caracterizando-se por uma intervenção centrada numa lógica de prevenção primária e contexto escolar. Pretende-se deslocar a intervenção para junto da comunidade local, promovendo a sua participação activa e consciencialização, capacitando-os como principais agentes de desenvolvimento local, fomentando um espírito de cidadania, e melhorando dessa forma os padrões de integração social, visando uma mudança social. Neste domínio em especial, apostamos no reforço significativo do projecto que visa autonomização e capacitação dos jovens da Associação Juvenil Esperança, procurando ir ao encontro dos jovens e famílias da Quinta da Princesa potencializando as suas capacidades numa óptica de empowerment e empreendorismo. Deste modo, os jovens têm um papel importantíssimo na concepção, planeamento, execução e avaliação das actividades. Nessa óptica, a intervenção é desenvolvida uma forma transversal, procurando desse modo responder aos desafios que requerem respostas determinadas. O projecto “Tutores de Bairro” conta com a participação activa de um Dinamizador Comunitário/Tutor na equipa, residente no Bairro, constituindo um modelo de referência positiva para crianças e jovens, estabelecendo uma ligação fundamental entre o Bairro e o projecto.

ÁREA TERRITORIAL DE INTERVENÇÃO Distrito: Setúbal Concelho: Seixal Freguesia: Amora Localidade: Quinta da Princesa DURAÇÃO DO PROJECTO Janeiro de 2010 a 31 de Dezembro de 2012

EQUIPA Coordenadora: Sofia Peyssonneau Dinamizadora Comunitária/Técnica: Luísa Semedo Tutores: Inês Coimbra, Jadir Tavares, Tânia Varela, Monitora CID: Andreia Silva Como nos contactar: 915677999 tutoresdebairro.pe@gmail.com http://kintacity.blogspot.com/


Financiado por:

Co- financiado por:

Jornal Kintacity  

Jornal desenvolvido no Cid_Net do projecto Tutores de Bairro pelos jovens e pelos tutores.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you