Page 1

Leonor Lopes


Os maiores rios atravessam Portugal Continental e desaguam no Oceano Atlântico. Nos Açores e na Madeira existem algumas ribeiras.


Os rios são muito importantes para o país: entre outras coisas, regam e fertilizam os terrenos agrícolas, abastecem de água as populações, produzem energia eléctrica, fazem mover moinhos, fornecem peixe, servem de meio de transporte e de comunicação, neles se praticam desportos, para além de proporcionarem frescura e beleza.


Dois terços da superfície da Terra estão cobertos por água.


Alguns rios e ribeiras de Portugal são: Rio Minho, Rio Douro, Rio Mondego, Rio Tejo, Rio Guadiana, Ribeira Grande – Açores, Rio Lima, Rio Cávado, Rio Ave, Rio Vouga, Rio Sado, Rio Minho.


O Rio Minho nasce em Espanha e desagua em Caminha. Tem um percurso de 75 km.


O Rio Tejo nasce em Espanha e desagua perto de Lisboa. Tem um percurso de 275 km.


O Rio Douro nasce em Espanha e desagua no Porto. Tem um percurso de 322km.


O Rio Guadiana nasce em Espanha e desagua em Vila Real de Santo Ant贸nio. Tem um percurso de 260km.


O Rio Mondego nasce na Serra da Estrela e desagua na Figueira da Foz. Tem um percurso de 225km.


O Rio Sado nasce na Serra do CaldeirĂŁo e desagua em SetĂşbal. Tem um percurso de 175km.E o rio Sado anda de sul para Norte.


O rio ĂŠ um curso natural de ĂĄgua doce(e geralmente permanente) que nasce, em geral, nas montanhas e vai desaguar ao mar, a um lago ou a outro rio. Quando desagua noutro rio, chama-se afluente.


Os maiores rios que correm Portugal Continental nascem em Espanha e desaguam no Oceano Atlântico: Minho, Tejo, Douro e Guadiana. Outros rios nascem e desaguam em Portugal Continental no Oceano Atlântico: Vouga, Mondego, Sado… Nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, há ilhas pequenas. Por isso , Os cursos de água são pouco extensos e chamam-se ribeiras.


A água dos rios e ribeiras é importante. Abastece as povoações, rega os campos, serve de via de comunicação, faz mover azenhas, turbinas, gerador de emergência eléctrica e serve para a prática de desportos e para a pesca. Também fornece alimentos para o Homem: barbo, truta, sável, lampreia, salmão… e muitos mais.

os rios  

rios de portugal

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you