Issuu on Google+


Olivais, aí vamos nós. Impacientes contentes, felizes e cheios de curiosidade. Objectivo, encontro com a Ilustradora Madalena Matoso. Este encontro foi o final de um trabalho que começou algum tempo antes na Biblioteca de Belém, com a nossa amiga de muitos voos Teresa.

Temos de o dizer porque é verdade. A nossa Turma foi escolhida entre muitas outras: qualidade do trabalho, empenho, motivação e comportamento foram alguns dos motivos para que a Turma da Abelh@ fosse convidada para a fase final. Temos de estar e estamos muito contentes. Alguns dos trabalhos que realizámos foram expostos e recebemos menções honrosas.

Da nossa colmeia ao local do encontro não é longe, mas estamos em Lisboa e existe sempre muito trânsito. Demorámos cerca de uma hora a fazer os 14, 7 Kms. O local do encontro era a Bedeteca dos Olivais. Fica mesmo juntinho à Quinta pedagógica

Turma da Abelh@ - 2010 -1


A viagem foi muito gira. Viemos sempre a cantar e a contar anedotas e a dizer adivinhas e a dizer adeus às pessoas que passavam e a cantar e a Abelh@ Mestr@ teve de intervir. Mas correu tudo muito bem. Cada abelh@ na sua função. Somos muito organizadas lolololo. Apesar do tempo que demorámos na viagem ainda tivemos tempo para conhecer os jardins da Bedeteca e fazer alguns voos. Lagos, um grande relvado e muitas árvores formam um espaço muito apelativo para abelhas, que andam sempre à procura de fazer algo de novo. Não perdemos temos zz zzzuum uuummm zzzz zzzzz.

Apesar do tempo não ser muito a verdade é que conseguimos voar bastante. Se nos deixassem.... Sabem como são as abelhas, não param. Aproximava-se o momento de conhecermos a Ilustradora e de saber mais sobre essa profissão.

Turma da Abelh@ - 2010 -2


Somos abelhas já crescidas. Para o ano somos finalistas. Por isso, antes de visitarmos a exposição, onde estavam os nossos trabalhos, sentámo-nos numa sala e o amigo Litális deu-nos as boas vindas. Depois explicou como tudo iria acontecer, o que faríamos e como o deveríamos fazer. Sim, porque as Abelhas gostam de fazer as coisas bem feitas. È por isso que gostamos de saber as regras e as respeitamos.

No nosso diário podem ver o que a senhora Ilustradora tem feito. Fizemos um pequeno artigo sobre a sua actividade, as ilustrações que fez, os prémios que ganhou. O que queremos contar é a alegria que foi ver trabalhos tão coloridos.

Os cartazes das festas de Lisboa deste ano são da sua autoria. Depois os materiais em que se usou as suas ilustrações são variadas. Os leques foram uns dos que reuniram as nossas preferências. Neste verão vamos usá-los com toda a certeza.

Turma da Abelh@ - 2010 -3


Turma da Abelh@ - 2010 - 4


Aí estava ela. Muito simpática e sempre disponível para responder às nossas dúvidas. Também não foram muitas. Talvez três milhões... Ou menos! Sabem como é, as abelhas são por natureza enérgicas e com uma elevada capacidade para trabalhar, também para brincar, claro, e, por isso, as perguntas colocadas foram imensas. Ficámos a saber como é a sequência do trabalho. Não existe regra. Por vezes a ilustração surge fruto dum diálogo com o escritor do livro, mas, muitas outras vezes resulta daquilo que a Ilustradora sente após ter feito a leitura da obra. Por exemplo, para as festas de Lisboa a fonte de inspiração foi algo que os Portugueses, e os lisboetas gostam particularmente: a sardinha. Com a figura desse peixe foram realizados inúmeros materiais, com cores muito intensas e apropriadas à altura do ano e ao clima de festa que se vive nesse período. Foi de facto um grande momento. Aprendemos muito e todas as abelhas ficaram motivadas para a ilustração

Turma da Abelh@ - 2010 - 5


Depois da aprendizagem que fizemos com a Ilustradora Madalena Matoso fomos logo tirar uma fotografia junto a alguns dos materiais realizados para as Festas de Lisboa. Depois fomos visitar a exposição dos trabalhos que nós e outros amigos tínhamos feito. Também estavam expostos objectos antigos. A Teresa esteve sempre connosco. Aliás ela é uma grande amiga da Turma da Abelh@. Temnos ajudado muito neste nosso percurso de aprendizagem.

Turma da Abelh@ - 2010 - 6


Turma da Abelh@ - 2010 - 7


A Turma da Abelh@ 2010


Encontro com Madalena Matoso