Issuu on Google+


Paisagem:  Tem uma bonita

paisagem: do lado esquerdo tem a Quinta de Sª Catarina, atrás o Ocêano Atlântico e à frente as Abadias.


Entrevista aos membros do concelho executivo:


Adelino Matos (Director):

 Há quanto tempo está nesta escola?

Cheguei à E.B 2,3 Dr. João de Barros em 1992/93 (embora neste ano lectivo tenha trabalhado na Cercifoz) e, por isso, encontro-me nesta Escola há 19 anos.  E com o cargo de director?

Na direcção da Escola e depois do Agrupamento, encontro-me há 16 anos. Não comecei logo por ser Presidente do Conselho Directivo mas de imediato assumi, com orgulho, essa função.  É difícil geri-la?

Não é difícil porque o faço com muita dedicação, com gosto pessoal e profissional e com espírito de missão. No entanto, a exigência do cargo é elevada e há inúmeros aspectos que temos de dar resposta dia após dia.  Porque escolheu a Dr. João de Barros para ser Director?

Por vezes não somos nós a escolher! Penso, até, que foi a Escola que me escolheu! Motivos pessoais e profissionais aproximaram-me da Figueira da Foz e, naturalmente, fiquei colocado a João de Barros. Já havia estado nesta Escola nos anos 80 e, também porque conhecia o ambiente, optei por concorrer novamente.


Paulina Marques (Sub-Directora):  Qual é a função do seu cargo?

A minha função essencial é garantir a substituição do Director, representando-o e tomando decisões, na eventualidade da sua ausência. Para além disso sou, também, a responsável directa pelos assuntos que dizem respeito ao 1º Ciclo. Apesar de legisladas, as minhas funções, diariamente nos surgem e uma vez que trabalhamos todos em equipa acabamos por partilhar responsabilidades.


Bela Matos (Adjunta do Director):  Adjunta do Director é ser o que?

Como o próprio nome indica é um auxiliar ou ajudante que assiste o Director no desempenho de suas funções. No entanto, e como já foi dito anteriormente, mais do que o nome do cargo das pessoas que fazem parte desta equipa fazem todas exactamente isso: trabalhamos em equipa, em conjunto, em prol dos Alunos, do Pessoal Docente e Não Docente, dos Pais e Encarregados de Educação, da comunidade educativa em geral.  Há quanto tempo tem esse cargo?

Adjunta do Director sou há 3 anos. Anteriormente, havia sido Vice-Presidente do Concelho Executivo durante 3 anos. Portanto, estou na direcção há 6 anos.


Curiosidades sobre Dr. João de Barros:  O Dr. João de Barros foi um dos mais importantes intelectuais figueirenses.

Escritor, poeta, professor, director do Ensino Primário e Secundário, Secretário-Geral do Ministério da Instrução e Ministro dos Negócios Estrangeiros. Possuía inúmeras condecorações e, na zona da Ponte do Galante, tem um monumento evocativo com um baixo relevo do retrato do poeta.


Trabalho realizado por:  Diogo Cunha  Inês Nicolau  Renato Rolo  Richard Santos

 6º10


Escola EB 2,3 Ciclo Dr. João de Barros