Page 1

Agende uma visita com seus alunos para aula prática sobre Ecologia, Preservação Ambiental e Meio Ambiente.

Conceito de Turismo

Um lugar para relaxar curtindo o ar puro e ouvindo os sons da natureza.

Av: Luiz Amadeu Lodi, n.518 Segunda a Sexta feira das 7h30 às11 e das 13 às 17h

Fone: (66)3545-1376

Turismo é o conjunto de atividades realizadas durante as suas viagens e estadias em lugares diferentes daqueles habituais, por um período de tempo, é o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial. Seja por lazer, negócio, esporte ou estudos. “O turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”. Organização Mundial do Turismo. Turista é qualquer pessoa que se desloca voluntariamente, por um período de tempo inferior a 1 ano, para um local diferente da sua residência e do seu trabalho, e cuja a finalidade seja alheia ao exercício de uma atividade remunerada no local que visita. Subdivide-se: Turista visitante, que pernoita no local visitado, e permanece mais que 24h e ocupa alojamento privado ou coletivo. Turista Excursionista, visitante que não pernoita no local visitado, e permanece menos 24h e não ocupa qualquer alojamento privado ou coletivo, porém ambos demandam de um bom atendimento e receptividade para que possa voltar e até indicar o local , fomentando assim a economia local.

A importância do turismo para o desenvolvimento local. O turismo no Município de Sorriso, começa dar os primeiros passos. A cidade é destaque no Agronegócio e é reconhecida nacionalmente como Capital Nacional do Agronegócio, com isso abre caminho para o Agroturismo. Acredito que Agroturismo fomenta a economia local, criando empregos nas atividades indiretamente ligadas à atividade agrícola e ao próprio turismo, como comércio de mercadorias, serviços auxiliares, construção civil, entre outras, além de abrir oportunidades de negócios diretos, como hospedagem. Ainda na questão econômica, podemos mencionar como exemplo de vantagens associadas ao agroturismo, a possibilidade de agregar valor aos produtos agrícolas .


Outro ramo do turismo que também se pode explorar é o Turismo de Eventos, (Exposição Agropecuária, Encontro de Motociclista, Festas das Nações, Festrilha entre outros). Os turistas deste segmento caracterizam-se pela sua efetiva presença como participante ou palestrante em congressos, convenções, assembleias, simpósios, seminários, reuniões, feiras, festivais, encontros culturais entre outros tipos de eventos.

Outra área do turismo que pode ser explorada o turismo de Estudo. A movimentação de pessoas(universitários, pesquisadores, e acadêmicos) gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivência. Os programas e atividades englobam a realização de cursos e trocas de experiências com finalidade educacional estudos e pesquisas. É o turista motivado pela busca de conhecimento e entendimento sobre os aspectos culturais e sociais e ambientais de uma localidade, adquiridos por meio de experiências participativas.

Acredito que precisa de um plano de fomento do turismo no município, pois com a operação do aeroporto, Sorriso passa a ser um polo receptor de turista e isso causa um impacto positivo na economia local e até regional. A cidade tem hoje, vários hotéis, dos mais simples até os mais luxuosos, preparados e aptos a receber os turistas.

Produção Curso de Turismo Acadêmicos Naiara Farias Martins Adriano Carneiro Carvalho

Coordenação Profa. Regiane Caldeira Disciplina: Teoria Geral do Turismo

Diretoria de Gestão de Educação a Distância – DEAD -UNEMAT Universidade Aberta do Brasil -UAB

Você vai se surpreender com

Horto Florestal Municipal de Sorriso SEBASTIÃO ALMEIDA DA SILVA

Horto Florestal Municipal de Sorriso  

Folder elaborado por acadêmicos do 1º semestre do Curso de Turismo (Unemat/UAB).

Horto Florestal Municipal de Sorriso  

Folder elaborado por acadêmicos do 1º semestre do Curso de Turismo (Unemat/UAB).

Advertisement