+ info
“Vetões, romanos e judeus“ valle de Ambroz e tierras de granadilla
La Garganta Baños de i Montemayor .2
0 N63
“Ata-me!”
Granadilla
Abadía
.1 CC-168
La Granja
6
Yacimento arqueológico de Cáparra
Hervas
Gargantilla
Segura de Toro
Casas del Monte
A-6
i
i
CC
CC -1 3
-13
.3
Zarza de Granadilla Poblado del Embalse Gabriel y Galán
Aldeanueva del Camino
CC-168.2
CC-158
Via da Prata
6
Termal
-16
CC
Gastronomia
CC-15.4
Bairro judeu
Jarilla
Introdução Propomos nesta ocasião um trajeto pela zona norte da província de Cáceres, entre Valle del Ambroz e Tierras de Granadilla, a ocidente do maciço central. Iremos visitar bosques frondosos e árvores centenárias, culturas antigas, um caminho imortal, mananciais fogosos e um castelo de cinema. Também vamos assistir a uma obra ao ar livre, na qual participa uma povoação inteira, e vamos desfrutar do outono mais mágico.
Notas www.senderosdelsistemacentral.com www.visitambroz.com
Sabia que...? Hondonero, Retorcío, Bronco, Menuero e del Arroyo, são os nomes dos cinco castanheiros “del Temblar” reconhecidos como Árvores Singular, onde vamos chegar pelo caminho SL-CC 93 desde Segura de Toro.
Menuero 48
Casas del Monte
Berrão celta (Segura deToro)
Começamos o nosso roteiro em Casas del Monte, onde chegamos depois de abandonarmos a A-66 pela CC-15.3. Nos bairros altos desta localidade serrana vamos encontrar interessantes exemplos de arquitetura popular, e um bocadinho mais acima, a piscina natural da garganta Ancha, muito popular no Verão, tanto para a gente local como para os visitantes. O mesmo acontece com a de Segura de Toro, um miradouro natural do vale do Ambroz, e cuja praça vamos visitar a seguir para ficarmos a conhecer o berrão celta (vetão) e os restos do castelo templário. Vetões, romanos e judeus: Ambroz e Granadilla