Glossário Náutico da Baía de Todos-os-Santos

Page 73

concorridas regatas de todo o calendário anual, que sai da Baía de Aratu, logo ao norte de Salvador, atravessa a Baía de Todos-os-Santos e sobe o Rio Paraguaçu, já pela tarde, quase sempre com os spinnakers (velas tipo balão) inflados. Até esse ponto, a navegação é possível e tranquila para barcos de recreio com altos calados, em vista da boa profundidade do rio. Maragojipinho Distrito do município de Aratuípe, pertencente à BTS. Coordenadas Geográficas: Lat. -13° 04’ 44” – Long. -39° 00’ 06”. Carta Náutica: 1100 e 1108. Outro bom roteiro para barcos de pequeno calado é seguir pelo rio Jaguaripe até a vila de Maragojipinho, grande polo de artesanato em cerâmica e em caxixis (miniaturas artesanais de vasos e utensílios em cerâmica). Comercializadas em Salvador, na Feira de São Joaquim, as peças produzidas em Maragojipinho vão desde utensílios domésticos, como moringas, porrões e luminárias, até peças de santos barrocos, passando por objetos de decoração.

Marcação Ângulo medido pela agulha de marear entre a direção de um objeto e o rumo do barco. Mareações Termo que designa as diferentes posições que toma um veleiro em relação à direção do vento. Marear Caçar ou folgar uma vela ajustando-a à direção do vento. Marés Alterações do nível das águas do mar; Altura da maré - Estofo - Maré baixa - Maré enchente Maré de quadratura - Preamar - Vazante, etc. Marina Uma marina é um pequeno centro portuário, usado primariamente por embarcações privadas e barcos recreacionais. Normalmente possui corredores primários e secundários, permitindo acesso a todas as embarcações atracadas. Muitas vezes oferece serviços como lavagem, venda de combustível e manutenção.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.