Revista maia 2 2 issn 2183 8437

Page 34

REVISTA da MAIA, Nova série

Ano 2 – nº 2

julho/dezembro de 2017

escurecido pela treva da amaurose5, que o cegou aos quatro anos, e pela treva da ignorância, que em toda a vida obnubilou o seu espirito”. Pinho Leal, alude ao Poeta com grande apreço, considerando-o mesmo como uma das mais extraordinárias figuras que essa terra produziu: “6. °— António José da Costa Nabiça, filho de José Francisco da Costa e de António Maria de Jesus. Nasceu na aldeia da Povoa, nesta freguesia, em 15 de agosto de 1814, e cegou de gota serena, contando apenas 4 anos de idade. É este um dos homens mais notáveis que tem produzido esta paróquia, este concelho e o nosso país, pois sendo completamente cego desde a idade de quatro anos e não tendo saído d'esta paróquia nem frequentado aulas ou instituto algum de instrução, é o autor da maior parte dos versos" que o povo do Minho lé e canta e que têm dado bom lucro aos editores e aos vendedores das publicações de cordel. São composições ligeiras e incorretas, mas muito lidas e estimadas pelo povo — e têm editor sempre certo e venda fácil. […]. Até onde iria este pobre homem, se tivesse estudos e vista e vivesse em um outro meio? Conta hoje 72 anos de idade e é um velho de bons costumes, muito tratável e bastante simpático. Vários outros estudiosos trataram a figura deste poeta popular. Albino Forjaz Sampaio (Sampaio, 1920), por exemplo, na sua obra sobre o teatro de cordel, faz uma resenha da produção de Costa Nabiça e um apontamento sobre a sua vida.

Alguns dos livros que se debruçam sobre Costa Nabiça

Também o grande Mestre José Leite de Vasconcelos (Vasconcelos, 1938) sobre ele se debruçou nos seus Opúsculos, ao tratar dos «Poetas Populares Portugueses». A páginas 1216 escreve: “Os cegos são realmente seres simpáticos pela sua desgraça; e essa simpatia aumenta quando fazem por suprir com merecimentos o defeito físico. É muito conhecido no Porto o cego popular, pobre e analfabeto, Nabiça, como autor de vários folhetos poéticos da literatura de cordel. Há dele um, intitulado Diálogo entre O vinho e a água, que é curioso pelas seguintes analogias. A pp. 596-598 da revista científica de Paris intitulada Romania,

5

Amaurose. Cegueira mais ou menos completa, devida a uma afeção do nervo ótico ou dos centros nervosos, mas sem lesão do próprio olho.

34


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.