Page 1


Turista de água salgada · Algarve

O Sol, quando nasce, é para todos. E a bem dizer a água do mar, quando vaza ou enche, também. A mesma premissa aplica-se ao Algarve. Se há região mais virada para o mundo é esta, habituada a acolher milhões de visitantes de tantas nacionalidades que em cada esquina se diz ser possível ouvir hello, allons-y, guten morgen ou ¿qué pasa?. Somos uma espécie de estrela central do sistema solar turístico, se é que podemos apresentar-nos calorosamente assim. Mas desviamo-nos do que aqui viemos fazer. Falávamos nós de sol e mar. Pois estes são os elementos naturais imprescindíveis para fazer praia. Estes e a areia dourada, fininha, macia a tocar na planta dos pés.

Então,

para todos os que consideram estender a toalha num areal o seu desporto preferido, ou para os que têm de estar pingados e de molho o verão inteiro, eis-nos com sugestões frescas (salgadas e doces) para as férias. Espreite-as e experimente-as, vezes e vezes sem conta até ficar com os dedinhos engelhados.


Turista Turistade deágua águasalgada salgada· ·Algarve Algarve

T U R I S TA

D E

Água Salgada

3


Turista de água salgada · Algarve

Nas ilhas Certas, certas são cinco, ainda que os algarvios apelidem outras praias de ilhas. Contemo-las: há a Deserta ou Barreta (Faro), a Culatra (Faro), a Armona (Olhão), a ilha de Tavira e a de Cabanas (Tavira). Além de estarem cercadas de água por todos os lados – são ilhas, minha gente! –, estas extensões de areia desafogam a vista e são das mais preciosas da região. Apelam a quem faz do silêncio um requisito para ir à praia, a quem gosta de tropeçar (salvo seja) em campos dunares selvagens, a quem quer saltitar entre mar e ria, a quem faz questão de ter aves a esvoaçar sobre a cabeça, a quem é friorento e só se banha nas águas mornas das piscinas naturais delimitadas pelos bancos de areia junto das barras. As ilhas são… para os turistas-ilhéus.

Top 3 · experiências 1. Apanhar conquilhas e amêijoas de rabo para o ar 2. Caçar a “Raposa” da Deserta (o pescador Francisco Alves, único habitante da ilha) 3. Mergulhar na história da pesca do atum em Tavira

4


Turista Turistade deágua águasalgada salgada· ·Algarve Algarve

Ilha da Armona // Olhão

5


Turista de água salgada · Algarve

Nas grutas Se acha que grutas são atrações exclusivas de vulcões adormecidos ou de montanhas longínquas, então está na hora de visitar as grutas à beira-mar plantadas no Barlavento algarvio. Sim, leu bem: são cavernas marinhas, e iguais a estas não encontra senão aqui. Portanto, é quase obrigatório subir a bordo de um desses pequenos barcos a motor governados por velhos lobos-do-mar que se dedicam a percorrer a costa algarvia com os turistas. Prepare-se para aprender o nome de cada leixão, cova ou rocha mais peculiar – o mestre sabe-os de cor. E não se esqueça da máquina fotográfica, até porque uma das grutas mais bonitas do mundo fica no Algarve: o algar de Benagil (Lagoa), junto ao areal com o mesmo nome e vizinho da praia da Marinha – provavelmente a melhor do mundo!

Top 3 · experiências 1. Equilibrar-se em cima de uma prancha de SUP 2. Descobrir uma das costas mais bonitas do mundo - ponta da Piedade (lagos) 3. Percorrer o trilho dos Sete Vales Suspensos (Lagoa) 6


Turista Turistade deágua águasalgada salgada· ·Algarve Algarve

Algar de Benagil // Lagoa

7


Turista de água salgada · Algarve

Em extensos areais São um dos clássicos do Algarve. Estendem-se por vários quilómetros e há-os para todos os gostos, mais desertos ou mais concorridos, mais calmos ou mais animados. Os extensos areais dourados das praias algarvias são banhados por águas quentes e calmas e convidam a longas caminhadas à beira-mar, a brincadeiras e jogos com os mais pequenos ou a momentos de pura descontração e relaxe. Mas não adormeça, ou irá perder a oportunidade de provar as deliciosas bolasde-berlim de alfarroba que chegam à praia ainda quentinhas. Depois não diga que não avisámos!

Top 3 · experiências 1. Provar uma bola-de-berlim de alfarroba 2. Apreciar o pôr-do-sol 3. Fazer kitesurf

8


Turista Turistade deágua águasalgada salgada· ·Algarve Algarve

Ilha Deserta // Faro

9


Turista de água salgada · Algarve

Na costa vicentina Se é dos que não se importa de calcorrear montes e vales para chegar às praias mais secretas e paradisíacas, siga-nos. Aponte o GPS para a costa oeste do Algarve e faça-se ao caminho pela estrada paralela ao mar. É aí que vai encontrar 31 praias de sonho, naturalmente entalhadas por imponentes escarpas. Espreite-as de cima, de um dos muitos miradouros que as vigiam do topo das falésias. Se o mar não estiver de feição para apanhar umas ondas, é convite certo para percorrer a costa de barco na companhia de simpáticos golfinhos ou para saborear uns tradicionais percebes que, como diz a editora Lonely Planet num dos seus famosos guias de viagem, são como “um beijo de mar”.

Top 3 · experiências 1. Ser surfista por um dia 2. Petiscar percebes 3. Procurar golfinhos

10


Turista Turista de de água água salgada salgada ·· Algarve Algarve

Praia da Amoreira // Aljezur

11


Turista de água doce salgada · Algarve · Algarve

T U R I S TA

D E

Água doce

12


Turista Turista de de água água salgada doce · Algarve

Praia fluvial // Alcoutim

13


Turista Turista de água de água doce doce · Algarve · Algarve

Nas praias fluviais Sim, é possível fazer praia fora da praia. Basta juntar milhares de metros cúbicos de areia a águas tépidas, sem ondulação ou corrente, num ambiente bucólico envolvido pelo pipilo dos pássaros e pelo tilintar dos chocalhos dos rebanhos da vizinhança, e já está. Temos a fórmula das praias fluviais. As crianças adoram-nas: são uma espécie de praia mutante – metade natural, metade artificial – onde podem nadar sossegadas, sem a marulhada a atrapalhar os planos de ficarem horas enfiadas na água. Para os adultos, são um descanso: nelas é fácil brincar com a pequenada e mantê-la debaixo de olho. A praia fluvial do Pego Fundo (Alcoutim) é para já a única da região. Mas está outra prevista, a da albufeira de Odeleite (Castro Marim). Alegria a dobrar para os seus apreciadores, portanto.

Top 3 · experiências 1. Boiar relaxadamente num insuflável 2. Ouvir a chilreada dos passarinhos 3. Brincar em família

14


Turista Turistade deágua águadoce doce·· Algarve Algarve

Praia fluvial // Alcoutim

15


Turista Turista de água de água doce doce · Algarve · Algarve

Cascatas e fontes Há água com queda para a coisa (é a chamada queda d’água, lapalissada à parte). É precisamente sobre ela que aqui escrevemos. Estes bravos lugares são quase secretos. Dizemos quase porque, no fundo, todos os conhecem, embora não os tenham ainda visto ao vivo e a cores. São de uma beleza estonteante e selvagens como nenhuns outros, com o verde da vegetação e das árvores a emoldurar as cascatas que caem livremente formando um “tanque” natural, propício para mergulhos (haja coragem!). A Queda do Vigário (Loulé) e a Cascata do Barbelote (Monchique) são as atrações locais. E para os banhistas menos afoitos, há a fonte grande da aldeia de Alte, de águas plácidas, onde miúdos e graúdos se refrescam durante a época estival.

Top 3 · experiências 1. Mergulhar do topo de uma queda d’água 2. Piquenicar no parque da ribeira de Alte 3. Fazer um passeio fotográfico (para mais tarde recordar)

16


Turista Turistade deágua águadoce doce · Algarve Algarve

Pego do Inferno // Tavira

17


Turista Turista de água de água doce doce · Algarve · Algarve

Nas barragens Apesar da mancha de água a perder de vista, não há maré cheia nem baixa-mar que aqui chegue. Nem é preciso! Estamos no interior do Algarve e a paisagem natural que cerca os espelhos de água das barragens de Odeleite (Castro Marim) ou da Bravura (Lagos) cria um ambiente surpreendentemente sossegado. Por isso, é hora de tirar partido destes grandes lagos: traga a sua própria canoa, uma cana de pesca ou a lente de fazer fotografias criativas e seja protagonista de uma aventura nas férias cujo final feliz será (mesmo) você a decidir. E ao contar a história aos amigos não se esqueça de falar no “Lago do Dragão Azul”, de como quase se perdeu nos trilhos pedestres em redor das albufeiras, dos mergulhos para refrescar as ideias e de como conseguiu aprisionar aquele terrível tira-olhos numa foto perfeita!

Top 3 · experiências 1. Aventurar-se num passeio de caiaque 2. Observar libélulas e libelinhas 3. Andar à pesca

18


Turista Turistade deágua águadoce doce·· Algarve Algarve

Barragem de Odeleite // Castro Marim

19


Turista Turista de água de água doce doce · Algarve · Algarve

Em lugares medicinais Quem quer curar a dor nas costas, livrar-se das pernas cansadas, aparentar menos uns aninhos ou perder uns centímetros extra durante as férias? É você! Apenas tem de escolher a água curativa mais indicada ao seu estado físico ou de espírito e entregar-se aos cuidados de um perito para começar a sentir-se melhor: experimente os benefícios da água do mar algarvio num dos melhores centros de talassoterapia do mundo, as águas minerais terapêuticas da serra nas únicas termas a sul de Portugal, ou os tratamentos com jatos de água quente (e tantos outros) nos spas dos melhores resorts do Algarve. E os mais radicais ainda podem ir a banhos no único spa salino conhecido no país, besuntar-se de argila, estender-se ao sol e, no fim, esfoliar-se com flor de sal de Castro Marim.

Top 3 · experiências 1. Ficar de molho num spa 2. Encher-se de argila num spa salino 3. Beneficiar da água termal bicarbonatada, sódica e rica em flúor de Monchique

20


Turista Turista de água de água doce doce · Algarve · Algarve

Hilton Vilamoura // Vilamoura

21


Turista Turista de água de água doce doce · Algarve · Algarve

Nos parques temáticos Aqui tudo faz “splash”, ou não estivéssemos nós cercados de piscinas. Os parques aquáticos do Algarve – Aquashow, Slide & Splash e Aqualand – e o Zoomarine arrastam, e não apenas movem, a criançada. A animação na água, os tubos ondeantes, as descidas aceleradas a pique, as boias coloridas, os animais e as piscinas de dimensões olímpicas funcionam como ímanes para os mais novos. É comum por isso vê-los porem-se a jeito para mais uma volta no escorrega ou fazerem birra quando chega a hora de partirem. Mensagem para os adultos: não contrariem e juntem-se à diversão. No final terão um dia bem passado em família e sorrisos estampados nos rostos. Haverá melhor maneira de celebrar a alegria?

Top 3 · experiências 1. Nadar com golfinhos 2. Gritar numa das maiores montanhas-russas de água do mundo 3. Subir e descer nos escorregas vezes infinitas

22


Turista Turistade deágua águadoce doce·· Algarve Algarve

weeee!

Slide & Splash // Lagoa

23


Chegou ao fim da publicação. Apostamos que ficou com água na boca (pelo menos na boca, já que não teve tempo ainda de sair de casa para submergir nestes lugares) depois de a ler. Para não nos despedirmos sem mais nem quê, damos-lhe vários bónus antes de nos fechar de vez. Se clicar aqui, encontra o guia de praias do Algarve. E se clicar aqui, encontra todas as que hasteiam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro. Em muitas delas já não se fica exclusivamente de papo para o ar a receber banhos de sol e de mar. Nalgumas pode alugar um livro, noutras esplaNADAR sobre as dunas ou o areal, noutras ainda dançar numa festa ao pôr-do-sol. Cabe-lhe a si descobrir o que fazer, onde, quando e como. Mas de e-book em punho, a decisão será mais fácil. Agora sim, é hora do até já.

Boas férias, boas banhocas e feliz verão!* * No Algar ve, claro .

24


Turista de água · Algarve

Barra da Armona // Olhão

Turista de água doce · Algarve

25

Tanto Sol, Tanta Água  

E-book da RTA com ideias frescas para o verão.

Advertisement