Page 1

TRABALHOS TUDO EDUCACIONAL


SUMÁRIO A acessibilidade e inclusão social nas escolas.

Geometria.

A desfragmentação humana.

Gestão da escola pública.

A inserção da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar.

Jogos fracionários.

A sala de aula como espaço construtivo.

Jogos ortográficos.

Alfabetização cartográfica e letramento geográfico.

Liderança de gestores na escola pública.

Alfabetização e Letramento para formar novos saberes.

Literatura - projetos literários.

Avaliação - uma proposta de análise e observação para intervenção.

Maternal não é brincadeira.

Brincando com a matemática na Educação Infantil.

Mídias sociais na sala de aula enquanto componente da aprendizagem.

Bullying na escola.

Música na educação como instrumento de aprendizagem.

Competências e habilidades no processo ensino-aprendizagem.

O amor e suas faces.

Comunidade e escola, uma parceria necessária.

O educador e seus olhares.

Construindo o senso de EQUIPE.

O emocional do professor.

Consultoria.

O estatuto da criança no âmbito escolar.

Currículo na Educação Infantil.

O livro didático enquanto suporte da construção do saber na sala de aula.

Desafios e possibilidades no contexto educacional.

O lúdico na educação.

Dificuldades na aprendizagem.

Parceria - família e escola.

Dinâmicas de grupo.

Práticas de leitura na contemporaneidade.

Divertindo e aprendendo com o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

Projeto Político Pedagógico - PPP.

Encontro com pais.

Projetos interdisciplinares.

Eneagrama.

Proposta curricular.

Ética.

Sexualidade na escola.

Excelência pessoal e profissional.

Vivências matemáticas.


Na modalidade, há três opções – PALESTRA, OFICINA e CURSO. Nem todos os temas possuem as três modalidades. PALESTRA - o tema será trabalhado de forma sintética devido ao menor tempo. OFICINA – o tema terá mais abrangência. CURSO – maior aprofundamento.

Desenvolvemos o tema que a escola desejar com o profissional adequado.

CONTATO www.tudoeducacional.com.br I contato@tudoeducacional.com.br 31 9228-4831


TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA TUDO EDUCACIONAL NOME

A acessibilidade e inclusão social nas escolas

A desfragmentação humana

A inserção da história e cultura afrobrasileira e africana no currículo escolar

A sala de aula como espaço construtivo

DESCRIÇÃO MODALIDADE A inclusão passou a ser encarada de forma consistente a partir de 1981, quando a ONU (Organização das nações unidas) criou um decreto tornando-o Internacional das pessoas portadoras de necessidades especiais, enquanto merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos. Palestra – 1h 30min. Na esfera escolar, a inclusão se estabelece de forma polêmica do ponto de vista que se faz Curso – 20 horas. necessária a preparação e adequação de recursos físicos e humanos para obter um atendimento de qualidade. Os problemas do narcisismo e do consumismo nos dias atuais e suas relações com a falta, o vazio e a troca.

Palestra - 1h 30min. Oficina - 4 horas. Curso - 12 horas.

O Brasil é um país multirracial e pluriétnico. Esta constatação requer a consciência de que precisamos reconhecer, aceitar, conviver e valorizar os papéis dos diversos grupos étnicos, em especial os negros, ressaltando a grande contribuição e participação na formação histórica e cultural do país. A lei nº 10.639, sancionada em janeiro de 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a inserção nas escolas públicas e particulares do Ensino Palestra – 1h 30min. Fundamental e Médio a História e cultura afro-brasileira. Esta medida representa o Oficina – 04 horas. reconhecimento do Estado brasileiro a necessidade de implementar políticas públicas para Curso – 20 horas. promover a igualdade racial. Espera-se que um tema de grande relevância como este seja trabalhado de forma lúdica e dinâmica, a fim de que a aprendizagem aconteça de forma significativa. A sala de aula deve ser um espaço destinado ao ensino para as competências em busca da construção da autonomia moral e intelectual. Rompendo limites: disciplina ou indisciplina. O elogio e o feedback como formadores do senso de aceitação e pertencimento do grupo. A sala de aula enquanto espaço de aprendizagens e de conflitos dadas as diferenças individuais Palestra – 1h 30min. e suas implicações – Pequenos grupos gestores – Função semiótica: o que é e como trabalhar Curso – 20 horas. a aquisição dos diferentes tipos de conhecimento através do uso de abordagens e dinâmicas diversificadas.


Alfabetização cartográfica e letramento geográfico

Alfabetização e Letramento para formar novos saberes

Avaliação - uma proposta de análise e observação para intervenção

Brincando com a matemática na Educação Infantil

"A criança não está no espaço, não está no território, não está no lugar, nem na paisagem; ela é o espaço, o território, o lugar, a paisagem e, por serem produtoras de culturas e geografias, enriquecem nossa condição humana" (Jader Janer Moreira Lopes). As mudanças sócioeconômicas ocorridas a partir do final do século XIX, os novos paradigmas da educação, a proposta de leitura de mundo através de uma educação reflexiva, a valorização da vivência Oficina – 04 horas. oral e escrita, o uso de práticas sociais de letramento em diversas relações sociais, levaram a Curso – 20 horas. escola a propiciar e trabalhar as diferentes abordagens sobre visão e compreensão de mundo e do espaço. Neste contexto, a alfabetização cartográfica vai além da leitura de mapas. Ela propõe a comparação das informações obtidas, a formulação de hipóteses variadas sobre suas relações, a fim de se formar uma ideia de mundo. A alfabetização e o letramento se completam. Pode-se afirmar que a alfabetização é um componente do letramento - A construção da escrita: psicogênese da língua escrita (implicações pedagógicas) constitui elemento de estudo do letramento. A busca de metodologias interventoras e alternativas para alunos com dificuldades na leitura e escrita Oficina – 04 horas. (atividades de análise de palavras) formam a construção da competência leitora, assim como Curso – 20 horas. o desenvolvimento do trabalho com diferentes gêneros e portadores textuais – oficina de produção de textos - Jogos linguísticos - Variações de escrita x Erro ortográfico – Categorização, atividades de conto e reconto. Ao construir um instrumento de avaliação, é preciso pensar o que se pretende medir, como e para quem. A proposta deste trabalho, visa subsidiar ao educando diversas orientações e Palestra – 1h 30min. suportes para percepção dos significados que apresentam o processo avaliativo e contribuir Curso – 20 horas. para uma forma mais eficaz e aprimorada dos aspectos a serem considerados. Atividades matemáticas para a Educação Infantil. Vivências que proporcionam desenvolver e ampliar as possibilidades da criança assimilar conceitos, aplicar e justificar seus próprios Oficina – 04 horas. pensamentos. Construção de proposta curricular baseada no movimento matemático e Curso – 20 horas. ampliado na concretização das ideias, conceitos e procedimentos explorados pelos alunos.


Bullying na escola

Competências e habilidades no processo ensino-aprendizagem

Bullying vem da palavra bully, que significa 'valentão'. É o conjunto o abusos físicos e psicológicos de um agressor contra sua vítima. Até a década de 70, não era interpretado como violência, um ato agressivo, intimidatório, mas sim algo que fazia parte das relações sociais e do amadurecimento das crianças, ou até como brincadeira. Esse ato envolve apelidos, boatos, ameaças, críticas, isolamento e agressão física e sobretudo pressão psicológica. Este tema tem adquirido relevância nas escolas, considerando que neste espaço as pessoas de diferentes origens se encontram e é neste período em que a formação de grupos e a aceitação dentro deles torna-se crucial para os alunos que passam a ser autores ou Palestra – 1h 30min. as vítimas desta situação. É Preciso então que educadores e comunidade escolar formem uma parceria no sentido de buscar estratégias para minimizar tais posturas e, consequentemente, seus efeitos negativos na estrutura da escola. A proposta é discutir sobre o tema na escola e levantar possibilidades de trabalho para que possa ser melhor administrado.

Trabalhar com competências, formando a partir delas, habilidades e atitudes aos educandos é um desafio da escola enquanto espaço de socialização e aprendizagens, deve encarar como um objetivo fundamental em prol da construção da efetivação do conhecimento. Conteúdo programático O que é competência? Reflexões sobre competências. A construção das habilidades e atitudes a partir das competências. A produção intelectual em sala de aula a partir da observação, análise e intervenção.

Palestra – 1h 30min. Oficina – 04 horas. Curso – 16 horas.

Comunidade e escola, uma parceria necessária

Aumentar a proximidade entre comunidade e escola para que essa relação possa debater e buscar soluções importantes sobre as práticas educativas e assim, viabilizar os processos de Palestra – 1h 30min. transformação coerente entre os grupos. Curso – 20 horas.

Construindo o senso de EQUIPE

Criar oportunidades e movimentos que conduzam os profissionais da escola a compartilhar e refletir sobre as ações coletivas. Contemplar os diversos trabalhos; individual, em grupo, em equipe para a consciência de benefícios não somente pedagógicos, mas seus aspectos Palestra – 1h 30min. emocionais e sociais. Curso – 40 horas.


Consultoria

Currículo na Educação Infantil

Desafios e possibilidades no contexto educacional

O processo de consultoria possui três principais etapas. 1 - Diagnóstico - realizado no início do trabalho com análise do funcionamento e estrutura da escola ou empresa. 2 - Desenvolvimento - apresentação, ao gestor ou responsável, do plano de trabalho com pontuações e caminhos que serão percorridos a fim de solucionar ou criar estratégias em Contratação semestral ou vários setores da organização. anual do trabalho. 3 - Avaliação - a cada etapa, desde o início da consultoria, a avaliação será constante para pontuar a direção do trabalho.

Vivências e práticas que fazem parte do currículo da educação infantil promovendo o desenvolvimento integral da criança e atendendo o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil em todos seus requisitos e que proporcionarão ao professor, um suporte Palestra – 1h 30min. para a criação de atividades, jogos, brinquedos, brincadeiras, que atendem as crianças de Oficina – 04 horas. 1(um) a 5 (cinco) anos. Curso – 20 horas.

A partir da apresentação dos desafios que o profissional da educação se depara diariamente no seu ambiente de trabalho, refletir sobre a necessidade de mudança de postura, tornandose um indivíduo pró-ativo, que busca a melhoria do seu mundo a partir do “EU”. Motivar uma mudança de postura, reconhecendo nos talentos individuais, as ferramentas para tornar suas aulas melhores e um profissional mais realizado. Conteúdo Programático • Os desafios das novas relações sociais. Palestra – 1h 30min. Oficina – 04 horas. • A necessidade de ressignificação do profissional da educação. Curso – 16 horas. • Mudança como movimento individual – a vida e a busca da felicidade. • Talentos, conhecimentos e técnicas – novas ferramentas.


Dificuldades de Aprendizagem

Quando alguém apresenta dificuldades para ler, escrever, se concentrar e/ou aprender, suas oportunidades de sucesso na escola e na vida são diminuídas. É comum que essas dificuldades sejam associadas a uma menor capacidade intelectual, porém o problema real pode ser algum Distúrbio de Aprendizagem. Os Distúrbios de Aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta, eles geram dificuldades que são percebidas na escola e na vida das pessoas Palestra – 1h 30min. portadoras desses distúrbios. Abordagem, diálogos e conhecimento sobre os diversos Curso – 20 horas. distúrbios no processo da aprendizagem. Apresentação de intervenções com propostas de trabalhos para minimizá-los e/ou solucioná-los através de condutas viáveis e simples na escola.

Dinâmicas de grupo

Divertindo e aprendendo com o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa

Técnicas vivenciais que buscam motivar, quebrar a seriedade, trabalhar a flexibilidade e criar maior interação nos grupos (sala de aula, equipe gestora, professores, Oficina - 4 horas. funcionários). Curso - 16 horas.

O novo acordo ortográfico chegou em 2009 como fase de adaptação. Sua implementação efetiva se fará a partir de 1º de janeiro de 2013. A escola precisa estar preparada para trabalhar de forma teórica e prática com elaboração de diversos jogos e brincadeiras, todas as mudanças que ocorreram como: regras de acentuação, a acentuação e o Acordo de Unificação Ortográfico, a arte de tentar assimilar o oficial, a necessidade de um padrão, as muitas confusões (oficiais ou não), será que ninguém mais sabe o idioma?, uma possível regra única de acentuação gráfica é possível? Generalidades: as leis da ortografia e uma enunciação inicial da regra única, análise das Oficina – 04 horas. vogais, posição das vogais, terminações fracas e o primeiro motivo de desvio determinante da Curso – 08 horas. acentuação gráfica. Simplificação de regras, desvio de tonicidade e um ex-caso de clareza gráfica - O dilema do trema, desvio de timbre, abolida a ideia de diferença por clareza gráfica, simplificação de regras II, nasalização e tonicidade pelo til, diferenciais, marca morfossintática da crase. Conclusão: regra única.


Encontro com pais

Amor, Educação e Sexualidade Infantil - reflexões sobre o dia a dia dos pais na relação com os filhos que podem gerar uma relação fortalecida de amor, com reflexos positivos na educação e sexualidade infantil.

Palestra – 1h 30min.

O Eneagrama não tem uma aplicação imediatista. Pelo contrário, ele deve ser entendido como um aperfeiçoamento que se dá ao longo da vida humana. Sendo assim, o Eneagrama permite que o ser humano tenha uma compreensão de si e do outro, buscando o próprio aperfeiçoamento humano. Por isso, o curso permite que as pessoas possam identificar suas fraquezas e limitações e – ao mesmo tempo – buscar novas perspectivas de ação que levam ao aprimoramento do ser humano. A partir dos tipos, também passamos a compreender as outras pessoas, vendo-as como elas são para si mesmas, e não a nossa projeção carregada de expectativas. OBJETIVOS

Eneagrama

Ética

Excelência Pessoal e Profissional

Oficina - 4 horas.

- Entender os diversos tipos de personalidade incluindo suas atitudes perante o Curso - 12 horas. trabalho, os relacionamentos pessoais e a vida de forma geral - Fazer com que cada participante tenha um conhecimento maior sobre si mesmo através do esquema que o Eneagrama oferece. - Buscar que cada indivíduo compreenda melhor a formação de sua personalidade na busca de um relacionamento humano harmônico. - Servir de instrumento para o Desenvolvimento de Lideranças, para a Formação de Equipes, Gerenciamento de Projetos, bem como a tomada de decisões na construção de soluções de conflitos.

A ética e suas definições, diálogos e abordagens. Reflexões e relações da ética na cultura, posturas sociais, autoestima, relações humanas, grupos sociais, interação social, Palestra – 1h 30min comportamento humano e reações emocionais. Curso – 8 horas Trabalhar os relacionamentos numa perspectiva construtiva e interativa para a construção e reconstrução de valores como o respeito, ambiente, automotivação, motivação e comprometimento, autoconfiança, autoestima, entusiasmo, excelência pessoal e profissional, superação, talento humano excelência e realização sejam norteadores do tema.

Palestra – 1h 30min. Oficina – 04 horas. Curso – 20 horas.


Geometria

Gestão da escola Pública

Jogos Fracionários

Jogos ortográficos

Viabilizar o trabalho para a formação, construção de ideias e práticas com a geometria, articulando vivências com o corpo, as linhas, e o uso das figuras geométricas para desenvolver com prazer, a curiosidade e adquirir diferentes formas de percepção da matemática na geometria.

Oficina – 04 horas. Curso – 16 horas.

A gestão democrática da educação formal está associada à implementação de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social - na formulação de políticas educacionais; - no planejamento; - na tomada de decisões; - na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; - na execução das deliberações coletivas; - nos processos avaliativos adotados pela escola e sua política educacional. Palestra - 1h 30min. Democratização do acesso e estratégias que garantam a permanência na escola, almejando a Curso - 40 horas. universalização do ensino, pautado na qualidade. Padrões de Competências do Diretor de Escola Pública: Planejamento estratégico e o aprimoramento da escola, o processo pedagógico e a qualidade do ensino, o desenvolvimento da equipe e o fortalecimento da autonomia, a administração da escola e a gestão participativa, o fortalecimento e a ampliação da escola com a comunidade Legislações vigentes aplicadas à Gestão Democrática. Conhecer a aplicar situações envolvendo as frações como uma aprendizagem significativa. Uso de atividades que envolvem o jogo fracionário, a fração como necessidade, envolvimento de múltiplas inteligências do aluno como porta de entrada para outras reflexões mais Oficina – 04 horas. elaboradas como uso do símbolo, equivalência, comparações, operações fracionarias, Curso – 16 horas. registro e outros diversos conhecimentos. Utilizar jogos com as palavras para promover a contextualização entre a escrita, a fala e a brincadeira. Nesse sentido, há também momentos de interação e socialização para que o Oficina – 04 horas. aprendizado aconteça no coletivo. Curso – 16 horas.


Liderança de gestores na escola pública

Literatura - Projetos literários

Maternal não é Brincadeira

Mídias sociais na sala de aula enquanto componente da aprendizagem Música na educação como instrumento de aprendizagem

O objetivo é construir para os gestores, um momento para aprimorar o papel do gestor como disseminador de conhecimentos e um agente na formação de equipes cooperativas nas escolas, cujas lideranças deverão estimular: a mudança como componente orgânico da vida escolar; o acompanhamento permanente dos processos de tomada de decisão; o estabelecimento de acordos entre os diferentes atores do processo educacional.

Palestra – 1h 30min. Curso – 30 horas.

Oferecer recursos para que o professor inove e diversifique a prática da literatura em sala de aula. Pensar e discutir o papel da literatura como um conteúdo programático curricular que atende a todas as áreas do conhecimento. Oficina – 04 horas. Curso – 20 horas.

Promover o aperfeiçoamento de ações pedagógicas qualificadas para os docentes que trabalham com educação maternal para a obtenção de maiores conhecimentos no processo de ensinar através do brincar, do cuidar, do cantar, do assistir, do corrigir com suavidade e Oficina – 04 horas. fineza, tendo como base a afetividade e a segurança necessárias para a formação da criança. Curso – 16 horas.

Objetivo quebrar as resistências e motivar os professores a utilizar as ferramentas tecnológicas como recursos pedagógicos no processo de ensinar e aprender.

Promover, através de jogos musicais, o desenvolvimento das capacidades intelectuais, aprimorar as funções cognitivas, auditiva, elevando o vocabulário.

Oficina - 04 horas Curso - 20 horas Palestra – 1h 30min. Oficina – 04 horas. Curso – 20 horas.

Abordagem, conceitos, estudos e diálogos sobre o amor nas culturas desde a Grécia Palestra - 1h 30min. Oficina - 4 horas. antiga.

O amor e suas faces

Curso - 6 horas.


O educador e seus olhares

O emocional do professor

O estatuto da criança e do adolescente no âmbito Escolar O livro didático enquanto suporte da construção do saber em sala de aula

A sala de aula como lugar de construção e entendimento da subjetividade, da compreensão da diferença e reconhecimento da importância do outro. Como se constrói a prática pedagógica, quando entendemos o conhecimento de forma global e não fragmentada. Objetivo: sensibilizar o educador para o comprometimento, motivação e responsabilidade do cargo de professor-educador. A partir do reconhecimento dos diferentes tipos de professores que existem, refletir sobre o perfil do professor que a sociedade demanda na atualidade. Resgatar a ideia dos professores que marcaram nossa vida escolar, deixando marcas tão vivas Palestra – 1h 30min. e tão eternas, buscar ferramentas para alcançar o objetivo de todo docente: tornar-se um Curso – 16 horas. professor inesquecível! • Os diferentes tipos de professores. • O perfil do professor valorizado pelo mercado. • As características de um professor inesquecível. • Descobrindo os pontos fortes. • Princípios básicos de uma aula inesquecível.

O Professor é o principal ator no processo de ensino-aprendizagem, porém para que este papel seja desempenhado de forma satisfatória, é importante que o profissional docente esteja psicologicamente bem preparado. Ao mesmo tempo em que têm uma das profissões mais gratificantes, os professores apresentam altos índices de estresse e depressão. Problemas como salas superlotadas, baixos salários, longas jornadas de Palestra – 1h 30min trabalho, burocracia, indisciplina, violência e desrespeito enfraquecem o trabalho Curso – 16 horas. docente e fazem com que os professores adoeçam e se afastem das salas de aula. O objetivo é abordar temas relacionados ao trabalho docente e propor soluções para prevenir, amenizar e tratar causas e doenças decorrentes desta profissão. Possibilitar aos profissionais da educação condições de observar e introduzir nas suas reflexões e práticas as relações pertinentes à temática, na perspectiva de construção de Palestra - 1h 30min. uma sociedade que contemple a cidadania da criança e do adolescente. Curso - 30 horas. Analisar o livro didático para reconstruir seu significado na sala de aula, tornando-o objeto de apoio, explorando suas possibilidades na construção de um trabalho mais prazeroso para os alunos e professores na relação ensino-aprendizagem.

Oficina – 04 horas. Curso – 20 horas.


O lúdico na educação

Parceria - Família e Escola

Práticas de leitura na contemporaneidade

Projeto Político Pedagógico - PPP

Projetos interdisciplinares

Proposta curricular

Encontro com professores e toda equipe escolar (diretores, supervisores) para uma reflexão entre o brincar e a aprendizagem com o objetivo de discutir, viabilizar e contextualizar o brincar e suas respostas no desenvolvimento cognitivo do aluno.

Palestra – 1h 30min. Oficina – 04 horas. Curso – 30 horas.

Abordagens sobre a importância do diálogo em casa - relacionamento entre pais e filhos: Palestra – 1h 30min. limites e possibilidades. Curso – 20 horas. Oferecer formação continuada aos professores e funcionários para que exercitem as diferentes capacidades e competências leitoras e de produção de textos em diferentes Oficina – 04 horas. linguagens. Curso – 20 horas. O PPP representa o conjunto de aspirações que a escola deseja alcançar, com a finalidade de aprimorar o funcionamento dos diversos setores que a compõem. A partir da sua realidade, a Palestra - 1h 30min. escola constrói, dentro de um prazo estabelecido e juntamente à comunidade escolar, Curso - 40 horas. diretrizes para definir, organizar e dimensionar as ações pedagógicas que fundamentarão a qualidade do trabalho a ser desenvolvido. Elencar, refletir e construir com a equipe escolar, as possibilidades de se viabilizar, a partir do conteúdo escolar, as aprendizagens, atividades e avaliações interdisciplinares para a melhoria Palestra – 1h 30min. na relação ensino-aprendizagem. Curso – 40 horas. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica. Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, a proposta pedagógica pode ser comparada ao que o educador espanhol Manuel Álvarez chama de "uma pequena Constituição". Ela não deve ser concebida como um conjunto de normas rígidas mas sim, o resultado de reflexão coletiva para escolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de Palestra – 1h 30min. acordo com as necessidades de ensino. Além da LDB, a proposta pedagógica deve considerar Curso – 30 horas. as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Esse trabalho conjunto harmoniza as diferenças entre os grupos que compõem a escola dentro de um princípio norteador de manutenção da coerência e a prática.


Sexualidade na escola

Vivências Matemáticas

O tema Sexualidade na Escola, talvez seja um dos mais polêmicos e de maior dificuldade para ser tratado ,uma vez que trata-se de um tema revestido de tabus e preconceitos. Espera-se que a família dê uma formação saudável para seus filhos de forma a conduzi-lo a escolhas saudáveis, entretanto não é assim que acontece. Na realidade, hoje a escola é que possui cada vez mais esta responsabilidade de educar os alunos para uma sexualidade saudável. Palestra – 1h 30min. Sabemos também que em sua maioria, as escolas não estão cumprindo este papel com Curso – 20 horas. eficiência. Como motivo está o despreparo dos professores em abordar o tema.A análise, o diálogo, o estudo são caminhos que certamente nortearão a prática docente de forma clara e segura. Oficinas matemáticas que buscam valorizar a prática e o conhecimento da matemática, dialogando com as dificuldades no seu processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. Oficina – 04 horas. O trabalho é norteado pelo lúdico e aponta para a necessidade de construir um cidadão Curso – 20 horas. crítico, conhecedor do conteúdo matemático , criativo e feliz.

TRABALHOS TUDO EDUCACIONAL  

Desenvolvimento de trabalhos da TUDO Educacional

Advertisement