Page 1


Jovem Mãe

2009 Edição 01 – Distribuição Gratuita

Editora: High Five

Tiragem: QUANTOS

PREFÁCIO: A nova mamãe

Tuan de Barros Lemos

Impressão: NOME DA GRÁFICA

gravidez, além de todas as mudanças físicas pelas quais passará, a gestante recebe uma grande carga de alterações emocionais, psicológicas e sociais. As co consultas regulares de pré-natal irão oferecer à nova ova mamãe todo odo o suporte necessário para superar essas inseguranças nças e aj ajudará udaar a desviar dos riscos pelos quais a nova mamãe pode passar. sar Essa revista foi pensada para sanar parte das dúvidas que vêm acompanhadas do turbilhão de emoções do descobrimento de uma gravidez e para ajudar a garantir saúde e bem estar para gestantes e seus bebês, auxiliando em todos os passos do prénatal.

Redação e Revisão: Mabel Campos

Tratamento de Imagens: Ana Elisa Cebolla

Pesquisa: Juliana Gomes e Dandara Macedo

A partir de agora, você começará uma contagem regressiva, mês

irá vivenciar este incrível momento de sua vida sem tensões, gestação. Lembre-se que cuidar de você é a primeira prova de

Mabel Guedes Campos Diretora de Redação

Escreva-nos, mamãe! Queremos concias e como essa revista colaborou em sua gravidez: jovemmae2009@hotmail.com.


Jovem Mãe

Cuidados Com a Saúde.

4

Linda, Leve e Solta.

6

Fala Mamãe.

9

Grávidas sim, mas cheias de estilo!

11


É

muito importante que se faça um cuidadoso acompanhamento da gravidez para garantia de desenvolvimento saudável para seu bebê e para que sua gestação seja segura. Não deixe de fazer os exames. Junto dessa matéria, segue uma cartela para ajudar a lembrá-la de todos os passos, a cada trimestre. Estar grávida é realmente incrível, mas muito atenção é necessária, mamãe!


Cuidados Com a Saude Primeiro trimestre. Exames de sangue A glicemia de jejum mede a taxa de açúcar e revela diabetes ou propensão ao desenvolvimento da doença e o hemograma completo detecta anemia, infecções e doenças de sangue. A tipagem sanguínea verifica se você tem Rh negativo, o que pode colocar uma segunda gravidez em risco. É preciso que esse exame seja feito agora, pois a prevenção desse tipo de problema se dá nessa primeira gestação. Também é necessário que se façam vários testes sorológicos para avaliar se você tem ou já teve algum tipo de doença infecciosa que pode afetar o desenvolvimento do seu filho.

Urina tipo 1 Acusa infecção urinária, diabetes e a presença de proteínas na urina, o que pode ser sinal de hipertensão induzida pela gravidez (pré-eclâmpsia).

Fezes Busca sinais de contaminação por parasitas que comprometam a boa nutrição.

Papanicolau Detecta a presença de lesões e doenças no colo do útero.

Ultra-som obstétrico Realizado entre a sexta e a décima semana, verifica o de-

senvolvimento fetal e determina a idade gestacional, indicando a data provável do parto.

QUANDO HÁ RISCO DE ABORTOS, SÍNDROMES E MÁS FORMAÇÕES Ultra-som transvaginal Em caso de sangramentos, reprodução assistida e histórico de abortos espontâneos, verifica as condições do colo do útero e problemas na implantação do embrião.

Ultra-som morfológico com translucência nucal Rastreia malformações e possíveis problemas genéticos.

Biópsia do vilocorial Feita até a 14ª semana, analisa as células da placenta para constatar se o bebê é portador de síndrome de Down.

Segundo trimestre Ultra-som morfológico Avalia o fluxo sanguíneo da mãe para o bebê e as estruturas anatômicas do feto (ossos, órgãos, coração, cérebro e etc). Nessa hora já dá para saber se as roupinhas serão rosas ou azuis!

QUANDO HÁ RISCO DE SÍNDROMES E MÁS FORMAÇÕES

Amniocentese Analisa o líquido amniótico para detectar síndrome de Down a partir da 14ª semana.

-Terceiro Trimestre Ultra-som obstétrico

Avalia o crescimento do seu bebê e as condições da placenta e do líquido amniótico

Cultura de estreptococo hemolítico Identifica um tipo de bactéria que pode estar presente no ânus ou na vagina de 25% das gestantes e que se não for identificada, pode infectar seu bebê no momento do parto, provocando meningite.

QUANDO HÁ RISCO DE SOFRIMENTO FETAL Ultra-som obstétrico com dopplerfluxometria Realizado entre a 34ª e a 36ª semana, avalia a vitalidade do seu filho e o fluxo de sangue no cordão umbilical dele.

Cardiotocografia Feito a partir da 36ª semana, mede os batimentos cardíacos do bebê.

Ecocardiografia fetal

Informações fornecidas por Cíntia Pereira,

É feita por ultra-som a partir da 20ª semana em caso de suspeita de má formação cardíaca.

em São Paulo, Luiz F.P. Leite, obstetra do Hospi-



obstetra do Hospital e Maternidade São Camilo, tal e Maternidade Santa Joana, em São Paulo e Victor Bunduki, obstetra e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP.


S

er mãe é com certeza um dos maiores privilégios femininos, mas a gravidez é um período que exige muito cuidado para que você consiga passar por ela sem sofrimento (e uns quilinhos desnecessários a mais). Quer ser uma mãe linda e de bem com a vida? Aqui vão algumas dicas:


Linda, Leve e Solta -Linda A verdade é que exercícios físicos colaboram em diversos aspectos, como evitar ou controlar a maioria dos desconfortos gestacionais e na melhoria da circulação, mas ser uma mamãe em forma também é importante para uma Jovem Mãe, não é mesmo? O ideal é exercitar-se de três a quatro vezes por semana em sessões de 30min, mas seu médico deve ser consultado. Sua freqüência cardíaca não pode ultrapassar 140 batimentos por minuto. Observação: se você já era acostumada com exercícios físicos, pode adotar uma rotina de treino desde o primeiro mês, se não, o melhor é que inicie com quatro meses de gestação. Os exercícios podem ser feitos até a 40ª semana, mas com menor intensidade no último trimestre. É importante lembrar que essas recomendações não se aplicam às grávidas de risco.

Hidroginástica- A água reduz o peso corporal, poupando as articulações, exerce uma suave pressão sobre todo o corpo, favorecendo a circulação e diminuindo inchaços. Ioga- Melhora a circulação, fortalece os músculos da região pélvica e do abdome, além de ter efeito relaxante.

-Leve 300 calorias diárias a mais já são o suficiente para seu bebê crescer forte e saudável. Sem desculpas para exageros, mamãe!

Mexa-se! Alongamento – alivia as dores nas costas, aumenta a flexibilidade, reduz as tensões dos músculos e corrige a postura Caminhada- O movimento do quadril ajuda o bebê a se encaixar para o parto, além de ajudar a manter a forma.

A dica é comer várias vezes ao dia pequenas porções porque a digestão na gravidez é naturalmente mais lenta e os alimentos serão mais bem aproveitados se consumidos aos poucos. Esse hábito também ajuda a

evitar mal-estar, azias e dores de cabeça.

Essenciais no prato: Proteínas- Contribuem na formação de das membranas celulares e para o desenvolvimento muscular do seu bebê. FONTES: carne vermelha, de peixe e de aves, ovos, leite e derivados.

Carboidratos- Primeira fonta de energia para as funções vitais do feto. FONTES: cereais (como arroz e milho), frutas e massas

Gorduras- Também fontes de energia, para situações de emergência. as que devem ser consumidas em maiores quantidades são as gorduras insaturadas, que são mais saudáveis FONTES: óleos vegetais cruz e azeite extra virgem Cálcio- Fundamental para a formação de dentes e ossos do bebê, além de contribuir para


Linda, Leve e Solta Azia a boa circulação. FONTES: Leite e derivados (como iogurtes e queijos)

Dois suplementos alimentares apenas são recomendados: Ferro- Responsável pela formação das células vermelhas do sangue e indispensável contra anemias.

Hora de elimine da dieta alimentos que piorem o problema, como café e refrigerante, e evite deitar logo após as refeições. Não esqueça que auto-medicação na gravidez é totalmente proibida, então só use antiácidos se recomendados por seu médico.

e Solta! Enjôos Enjôos são considerados os maiores vilões da gravidez, por isso evite jejuns prolongados e a exposição a fumaça de cigarro e aromas fortes. Pela manhã, antes de escovar os dentes, mastigue lentamente uma bolacha de água e sal.

Insônia Para acomodar melhor a barriga, experimente deitar de lado, com um travesseiro entre as coxas. Dá para aproveitar para dormir “de conchinha” com o parceiro, o que acha?

Urina solta

Ácido Fólico (vitamina do complexo B) – Essencial para a boa formação do cérebro e do sistema nervoso fetal. ESSA PARTE DA BALANÇA Andréa Botonni, nutrólogo do Hospital e Maternidade São Luis, em São Paulo; Roberto B. de Faria, obstetra; Victor Bunduki, obstetra e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP.

falta de minerais ou a pressões musculares. Reforce a ingestão de alimentos como peixes, banana, damasco e castanhas e aposte nos exercícios!

Por causa da pressão do útero sobre a bexiga, você fará diversas visitas ao banheiro. Para amenizar, tente reter e soltar o xixi diversas vezes ao urinar para fortalecimento da região.

Dores nas costas

Falta de ar O crescimento do útero pressiona o diafragma, dificultando a respiração. Um travesseiro extra na hora de dormir ajuda a respirar melhor.

Inchaço Pés e tornozelos são os mais afetados pelo aumento no volume de sangue. Meias elásticas e exercícios leves favorecem a circulação, portanto nada de preguiça, mamãe!

Cãimbras

Ocorrem principalmente a noite e podem estar ligadas a

Como a barriga pesa, há tendência de projetar a coluna para trás, pressionando a região lombar. O alongamenrto melhora a postura. E mais um dica: aproveite para cobrar aquela massagem do companheiro!

Intestino preso Na cardápio, dê espaço para muitas fibras, coma muitas frutas e verduras. Além disso, beba no mínimo 1,5L de água ao dia, pratique exercícios e dê adeus a esse desconforto.


“É verda de mulher a que durante a gr avidez o um desejo se C.P., 19 a enta? Por que?” xual da nos Cur itiba- PR No início ég muitos de eralmente o inver so sconforto s, alteraçõ , já que no começ preocupa o há e s hormon çõe ais e surg não é exa s que acabam sobr em outras tamente u epondo-s e ao ato. ma regra essa poss P e a pa orém, ibil sanguíneo idade é grande sim rtir do segundo tr im . Devido ,a o aumento estre a gestante s secreções vagina do fluxo is são mu normalm ito fortes ente se to muito ma e r , n is c por isso, ap passar a a edo do que o usua ronta para a penetr l. Dessa f char o sex a ção orma, a m o muito m que antes u ais excita lher pode de nte atingido o engravidar. Muita s mulhere e satisfatório do primeiro s até conf orgasmo essam ter durante e ssa fase!

e

da pod

grávi er sexo

“Faz

a-PR

Curitib s o n a 7

,1

M.A.P.

ê?”

eu beb

car m machu

rome comp d o p s o cas alguns m e ou risco s a o i m r á , t o n ã e bê n o plac car o be ico cament o l s e Machu d á eu méd s h o o a d n s a e , qu qüent ravidez itas fre ica s i v , o eter a g t o a prát an t ã r ç o a t P s . e o g atur ara a o prem egura p s a j e de part s que as para t i e f r e s devem sexual.


“Sinto de normal?

sconforto

s no abdo

V.G., 20 an

me após

os Alm.T am

R

e não ven

ham acom

vido o es

ção de qu

es, isso é

andaré-P

Desde qu normal de

as relaçõ

panhados

tímulo m

e normalm

l por e sexua s s e r e t o in vo erdido que de p o r , e o t h l e m fi arec emos u rado p r o e t m e a u n “Meu oube q e que s d s e d mim R te, ritiba-P u fazer?” C ntemen s e i o c n s a n o 6 ,1 , inc ue da F.G.R. homem O . ãe do q m m u e m s d o c a questõe stante a figur r a s o b i p a é o m o d s a is o ceir r afeta Calma, r na par riação d de esta a c o g , r p o e t e r x l a n e e so, re ao p passa a ele sob lém dis relação A m . m o a e c r i e e e d s h bráieda nver compan mo ans pai. Co para lem o r c o e , s s a i e z a d u n sed ade emocio le tem e nsabilid e o p e s u e q r a ções filho e . reocupa p s a mulher é o ã ê s c s o i v qua mãe, lém de a e u q lo

ecânico d

ente aum

de sangra

a relação

entando a

mentos, é

e pela lib

contração

era-

do útero.


Grávidas sim, mas cheias de estilo!

Q

uem disse que grávida não consegue ser fashion? Acabou o tabu de que as gestantes só podem usar macacão e vestidos largos. Essas peças podem até fazer parte do guarda roupa das antenadas, até porque estão em alta, mas atrelado a um acessório ou uma combinação despojada – chic. Você não precisa ser celebridade para ser uma grávida cheia de estilo. Em qualquer fase da vida, ter estilo está intimamente ligado a sua personalidade. Já vai longe o tempo em que as grávidas se contentavam com meia dúzia de batinhas e duas calças com faixa elástica na barriga. Livres do conceito de que a gestação coloca a mulher no segmento dos seres sem sensualidade e, pior ainda, sem estilo, as futuras mães abandonaram o guarda-roupa tradicional. Gravidez não significa perder a sensualidade e o bom gosto, tão pouco mudar seu estilo de se vestir. Os looks atuais estão bastante democráticos e podem ser combinados com acessórios modernos para quem quer se vestir bem durante a gestação.

Fernanda Lima mostra nesse confortável vestido que é sim possível ser uma grávida estilosa e elegante!


E quem disse que as grávidas não possuem roupas de festas? A famosa modelo alemã Heidi Klum a bordo de um lindo vestido Dolce e Gabbana no tapete vermelho do prémio Emmy.

A clássica capa com Demi Moore a estrela de Ghost, da revista americana Vanity Fair que quebrou com todos os paradigmas de que uma grávida não consegue ser sexy.


Grávidas sim, mas cheias de estilo!

A atriz da Record, Bianca Rinaldi, também mostra como é ser uma grávida cheia de estilo nesse vestido Fórum.


Revista Jovem Mãe  

Revista Jovem Mãe

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you