Page 1

1


VIRADA ESPORTIVA 2011 Pelo quinto ano consecutivo, a Prefeitura de São Paulo, com a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, realiza a Virada Esportiva de São Paulo, que acontece entre os dias 17 e 18 de setembro. O evento, que é considerado a maior jornada de atividades esportivas, de lazer e recreação do País, conta com mais de 2500 atividades em mais de 1000 pontos da cidade. Para esta edição conseguimos ampliar nossas ações com o objetivo de atender, ainda mais, a população de São Paulo, principalmente a que vive na periferia. Nós queremos oferecer a oportunidade para que todos os paulistanos possam participar integralmente do evento. É o esporte servindo como ferramenta de inclusão social. O fim de semana da Virada Esportiva vai transformar a cidade em uma grande arena esportiva e mostrar que a cidade é, realmente, a capital brasileira do esporte. Participe, vamos virar na Virada Esportiva 2011! Bebeto Haddad Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo

REALIZAÇÃO

2

ORGANIZAÇÃO


ÍNDICE ATIVIDADES RADICAIS

INFORMAÇÃO PARA AS MÍDIAS......................................................06 CONTATOS.....................................................................................06 INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO................................................07 CREDENCIAMENTO.....................................................................07 PROGRAMAÇÃO DOS ESPORTES RADICAIS.................................09 Arena Radical..............................................................................10 Guarapiranga Radical..............................................................14 Arena 2 Rodas..............................................................................18 Air Show Festival.......................................................................22 snow board expErience.............................................................26 Skate no Museu..........................................................................30

3


Arena Radical Guarapiranga Radical Arena 2 Rodas Air Show Festival Skate no Museu Snow Board Experience

4


S I A C I D DES RA VA 2010

SPORTI VIRADA E

ATIVIDA

VIRADA ESPORTIVA 2011 ATIVIDADES RADICAIS

5


INFORMAÇÕES PARA MÍDIA Bem vindos à VIRADA ESPORTIVA 2011. Através deste manual tentaremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre as Atividades Radicais da Virada: as atividades, os atletas, atividades com participação do público, datas, horários.

CONTATOS Realização da Virada Esportiva 2011:

Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/ Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo Bebetto Haddad Coordenador de Esportes Radicais da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo Thiago Lobo

Assessoria de imprensa dos Esportes Radicais da Virada Esportiva 2011: Trópico Comunicação (11) 2371-3839 www.tropicocomunicacao.com Atendimento: Adriana Fernandes – (11) 9963-2930 Alline Juscelino – (11) 7338-5323 Fernando Oller – (11) 7338-5023 Mariana Bernun – (11) 9293-0442

Organização dos Esportes Radicais:

Liga de Esportes Radicais http://www.flaviojordao.com.br/ Flávio Jordão – Presidente da Liga – (11) 8175-9255

6


INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO

CREDENCIAMENTO A sua credencial (pulseira da Liga de Esportes Radicais) é válida para acesso aos eventos: Snowboard Experience, Air Show Festival, Arena 2 Rodas, Arena Radical, Guarapiranga Radical e Skate no Museu. Só terá acesso às áreas fechadas dos eventos os profissionais de imprensa devidamente credenciados com esta pulseira.

PÓS-EVENTO

Após o evento enviaremos releases com os resultados e informações atualizadas. Caso deseje receber informações específicas ou fotos, favor entrar em contato com a Assessoria de Imprensa.

DURANTE O EVENTO No decorrer do evento a Assessoria de Imprensa terá representantes que disponibilizarão informações sobre os eventos e estará à disposição para a realização de matérias com atletas e organizadores.

7


8


Sábado (17/09 e Domingo e 18/09)

Arena Radical (Tirolesa, rapel, Arena Jungle, Bungee Trampolim, Full Pipe, Pebolin Humano, Street Style, Mega Parese de Alpinismo, Zorbing Ball, Surf Mecânico, Tobogão, Arena da Luta, Slide, Half Pipe, Slack Line, Simulador de Asa Delta, Arena Extreme Street) Local: Vale do Anhangabaú Horário: das 08h00 do dia 17/09 às 16h00 do dia 18/09

Sábado e Domingo (17/09 e 18/09) Guarapiranga Radical (Campeonato de Canoa Havaiana, Campeonato Paulista de Wakeboard/Wakeskate – Best Trick e Clínica de Stand Up Paddle, Wake Board/Wake Skate e Canoa Havaiana) Local: Represa de Guarapiranga Data: 17 e 18 de setembro de 2011 Horário: das 08h00 às 17 horas.

PROGRAMAÇÃO DOS ESPORTES RADICAIS Domingo (18/09)

Skate no Museu (High Jump; Jump Ramp e Ladeira Liberada com clínicas) Local: Parque da Independência no Pátio do Museu do Ipiranga Horário: das 09h00 às 18h00.

Domingo (18/09)

Snowboard Experience Local: Parque da Independência Museu do Ipiranga Horário: das 10h às 17h

Sábado (17/09)

Arena 2 Rodas – (Show de Moto “WHEELING”, Free Style motocross e Dirt Bike) Local: Vale do Anhangabaú Horário: das 08h00 às 17h00

Domingo (18/09)

MotoCross Local: Pista Mx Park Itaquera/SP Horário: das 08h00 às 17h00

Domingo (18/09)

Air Show Festival (Swoop, Bungee Jump e Show de avião com manobras aereas) Local: Represa de Guarapiranga Horário: das 09h00 às 17h00

9


10


ARENA RADICAL 2011 Sรกbado e Domingo (17/09 e 18/09)

11


ARENA RADICAL Tirolesa, rapel, Arena Jungle, Bungee Trampolim, Full Pipe, Pebolin Humano, Street Style, Mega Parese de Alpinismo, Zorbing Ball, Surf Mecânico, Tobogão, Arena da Luta, Slide, Half Pipe, Slack Line, Simulador de Asa Delta, Arena Extreme Street)

Local: Vale do Anhangabaú Horário: das 08h00 do dia 17/09 às 16h00 do dia 18/09 Número Previsto de Participantes: 50 mil pessoas rotativas entre atletas e visitantes.

Tirolesa

Tirolesa é a prática de saltos por um cabo aéreo fixado em dois pontos de diferente altura, onde o praticante desliza por uma roldana presa a corda. A tirolesa terá 100 metros de comprimento e ligará o Viaduto do Chá ao Vale do Anhangabaú.

Rapel

Rapel é a prática de descer corda técnica através de descensores usados por praticantes de espeleologia, escalada e canyoning. O rapel estará montado na parede de escalada e terá 12 metros.

Arena Jungle

Essa atração possui seis atividades de arvorismo que serão sucesso garantido para as crianças.

Bungee Trampolim

Cama elástica sustentada por um sistema hidráulico com dois mastros de seis metros de altura e dois elásticos partindo do mastro presos na cintura do participante. O praticante pode realizar várias acrobacias e saltos ornamentais.

ficam presas a uma barra de ferro gigante e precisam movimentar-se em conjunto sempre lateralmente para fazer gols.

Street Style

É uma variante do futebol em que um jogador equilibra a bola em várias as partes do corpo. É um modo de mostrar habilidades de várias maneiras, teve influências de Maradona e só ganhou importância de 2005 (aproximadamente) em diante, talvez pelos vídeos feitos pelos jogadores Ronaldinho Gaúcho e Cristiano Ronaldo, que tiveram grande repercussão na mídia. Sendo praticados em mais de 40 países, as manobras são feitas no chão, na cabeça, no ar e até mesmo no chão. Há grande nível de dificuldade exigida nas manobras mais avançadas.

Mega Parede de Alpinismo

Estrutura metálica para a prática de escalada que terá 12 metros de altura e uma novidade no Brasil o slide que é na realidade um escorregador gigante.

Zorbing Ball

Full pipe

Estrutura de um enorme balanço com uma prancha conectada em sua base que permite giros de até 360 graus.

São duas bolas uma dentro da outra conectada por centenas de linhas e com um túnel de acesso de fora para dentro da bola interna. Até dois participantes simultâneos serão presos dentro da bola. Para a descida, pode ser utilizada uma rampa rígida inflada, areia ou qualquer inclinação natural com o terreno limpo.

Pebolin Humano

Surf Mecânico

Em um campo de futebol inflado. As pessoas

12

O equipamento é composto de uma


prancha de surf conectada com um motor equivalente ao de um Touro Mecânico, onde os participantes “surfando”, procuramse manter-se em pé sobre a prancha em movimento simulando as ondas. O Surf Mecânico desafia a capacidade de equilíbrio do profissional, e também da pessoa que surfa pela primeira vez, pois o equipamento possui graus de dificuldade controláveis. O objetivo é manter o controle sobre a prancha balançando o maior tempo possível.

Tobogão

Com uma inclinação de 45° o Tobogão é tão divertido para crianças quanto para adultos. Para ter acesso ao imenso escorregador o participante deve escalar uma Parede de Escalada toda inflável e localizada na lateral do Tobogão. Cinco crianças podem escorregar simultaneamente numa pista de 10 metros de comprimento.

Arena de Luta

Uma grande área será montada com ring e tatame para apresentação e clínicas com profissionais de diversas modalidades dos esportes de luta.

Slide

Enorme estrutura em ferro e madeira onde é simulado uma queda livre.

Half Pipe

O Halfpipe é uma estrutura utilizada em desportos radicais, como o skate, snowboarding, ski, patins ou BMX, para efetuar manobras de caráter artístico. É

uma estrutura côncava, feita de madeira e outros materiais. Half-Pipe é uma estrutura e forma de U. A pista apresenta curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. Esta atividade estará disponível apenas para atletas profissionais.

Slack Line

O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. A natureza dinâmica do esporte permite que acrobacias e manobras impressionantes sejam realizadas por quem se aventura em seus diversos e intensos balanços.

Simulador de Asa Delta

Uma Asa Delta presa a guindaste circula com duas pessoas simulando o que é um vôo de Asa Delta em pleno vale do Anhangabaú.

Arena Extreme Street

Sendo o segundo esporte em número de praticantes, essa área terá uma atenção especial. Uma área de street e free style para que iniciantes e já skatistas e patinadores possam praticar, interagir entre atletas de diferentes níveis. Será montada uma área para a prática dessa modalidade com vários obstáculos e de vários níveis. Atletas ministrarão clínicas. A Virada Esportiva 2011 ainda terá atrações radicais como: Skate no Museu com apresentações no Parque da Independência no Pátio do Museu do Ipiranga; Arena Duas Rodas com diversas apresentações de motociclistas; Snowboard Experience com esportes radicais de neve e na represa acontece o Guarapiranga Radical com competições náuticas e aquáticas.

13


GUARAPIRANGA RADICAL Sรกbado e Domingo (17/09 e 18/09)

14


15


GUA RA PIRAN GA

Local: Represa de Guarapiranga Data: 17 e 18 de setembro de 2011 Horário: das 08h00 às 17 horas. Número Previsto de Participantes: 5 mil pessoas Quem curte esportes aquáticos, o Guarapiranga Radical é a opção ideal para aqueles que além de esporte, também procuram lazer na Virada Esportiva. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas na praia do Por do Sol da Represa de Guarapiranga nos dois dias de evento para praticar e conferir de perto:

ATIVIDADES Clínicas de Canoa Havaiana São seis pessoas remando, concentradas, cada com sua função dentro da equipe e, ao grito de “hip holl”, tudo muda. Projetadas para o mar aberto, para enfrentarem grandes on-

16

das, foram às embarcações usadas por polinésios para a conquista das diversas ilhas do Pacífico. As canoas havaianas estão sendo utilizadas como turismo de aventura e esporte de natureza no Canadá, Nova Zelândia, Itália, Austrália, Costa Rica, Indonésia, China, Inglaterra, Japão e, claro, no Havaí. Os canoístas e responsáveis pela divulgação do esporte estão trabalhando para que seja um dos esportes de demonstração nas próximas Olimpíadas.

Clínicas de Wakeboard/ Wakeskate O barco realizará um circuito dentro da represa, ensinando as pessoas a prática do wakeboard e wakeskate. Desde ficar em pé na prancha até


realizar manobras iniciantes.

Clínica de Stand Up Paddle O Stand Up Paddle é praticado com um remo de carbono para remar e se deslocar por onde quiser em pé em uma prancha maior e com mais flutuação do que as de surfe. Ela também

é leve o bastante para ter um bom desempenho na remada. Existem mais duas maneiras de remar: de joelhos e deitado. O SUP pode ser praticado nas ondas com as mesmas manobras do surfe e em lagos ou rios, competições de longa distância chamada de Race e revezamento.

17


18


ARENA 2 RODAS 2011 Sรกbado (17/09)

19


ARENA 2 RODAS Show de Moto “WHEELING”, Free Style motocross e Dirt Bike. Local: Vale do Anhangabaú Horário: das 08h00 às 17h00 Número Previsto de Participantes: 30 mil pessoas Domingo (18/11) MotoCross Local: Pista Mx Park – Itaquera/SP Horário: das 8h00 às 17h00 A Arena Duas Rodas será um dos grandes destaques da Virada Esportiva 2011. O principal objetivo do evento é apresentar ao público presente um show em cima de duas rodas. Essa atração será realizada em dois locais diferentes durante o evento: Vale do Anhangabaú e pista de MXPark em Itaquera. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas para a Arena Duas Rodas.

ATIVIDADES NO VALE DO ANHANGABAÚ ACONTECERÃO AS APRESENTAÇÕES: Show de Moto “WHEELING”

O Wheeling é uma modalidade que chegou ao Brasil nos anos de 1980, após ter sido trazida da Europa. Na época, era conhecida como “spe-

20

ed wheeling”, um tipo de prova de arrancada que os pilotos vinham com a moto empinada, apoiados em uma roda e em alta velocidade. Wheeling é uma das modalidades que mais exigem sincronismo do piloto e motocicleta, já que um erro pode causar uma bela queda. Serão realizadas explosões cinematográficas, moto lança-chamas, efeitos especiais e pirotécnicos, o show tem duração de 01 hora, onde são apresentadas mais de 50 manobras diferentes.

Free Style Motocross

Modalidade que mais cresce no cenário da paixão sobre duas rodas. Atletas farão manobras saltando de uma rampa de lançamento até uma


rampa de pouso. Esta modalidade é uma das principais atrações do X-Games.

EM ITAQUERA ACONTECERÁ: Competição de MotoCross O MotoCross é uma modalidade desportiva, praticada sobre as motos de estilo Enduro, são várias as categorias do MotoCross, como: ArenaCross, Trial e Enduro. Motocross (freqüentemente chamada de MX ou MotoX) é uma forma de moto velocidade ou Off road, que os pilotos sujeitaram circuitos de fora-estrada inclusos em circuito fechado e são considerados amplamente, como

a forma mais popular do mundo de corrida de motocicletas. As Competições de MotoCross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distancias que podem chegar a 1,5 Km. Essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas e curvas. A sinalização em uma prova de MotoCross ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado: quadriculada = fim de prova, amarela = diminuir velocidade e proibido ultrapassar, pois ocorreu um acidente á frente, azul = dar ultrapassagem e vermelha = desclassificado.

21


AIR SHOW FESTIVAL Domingo (18/09)

22


23


Foto: Sabiá

Local: Represa de Guarapiranga Horário: das 09h00 às 17h00 Cerca de 3 mil pessoas são esperadas para esse evento. O Air Show Festival será uma injeção de adrenalina para o público que aprecia esportes aéreos. O evento terá a presença dos principais atletas da modalidade reunindo aspectos como, ineditismo, força aliada à técnica e atitude, a partir de saltos com precisão e velocidade em pousos. Na competição de Swoop, o nome significa queda rápida e a técnica

24

é chamada também de pouso de pára-quedista em alta precisão. Os praticantes descerão velozmente com os pára-quedas abertos até chegar bem perto do solo. Deslizam a poucos centímetros sobre a água, a eletrizantes 100 Km/h e muitas vezes encostam os pés na superfície, até encerrar a performance em uma caixa de areia. O público poderá participar da seguinte ação:

Bungee Jump - Original da Nova Zelândia e criado pelos índios Maoris. O participante salta de uma


AIR SHOW FESTIVAL PRINCIPAL ATLETA ESPERADO:

gôndola a 40 metros de altura preso a um elástico gigante.

Nome: Paulo Medina Idade: 41 Cidade: São Paulo Bio: Piloto de avião, piloto de helicóptero, piloto de acrobacia aérea, instrutor de acrobacia aérea e piloto de demonstração aérea. Apaixonado pela aviação ingressou na acrobacia aérea logo após obtenção do seu primeiro brevê. Possui milhares de horas de voo por todo território nacional, América do Sul, América Central, EUA e Alemanha.

Show aéreo - A equipe Paulo

Medina Air Show apresentará um show de acrobacia no domingo com a Extra200, aeronave alemã de alta performance pilotada pelo Comandante Paulo Medina. Ela é fabricada com matérias-primas de alta tecnologia mundial, o que a torna uma aeronave ilimitada com capacidade para cargas Gs +10/10 e roll de 400º por segundo, sendo a mais moderna para acrobacia no mundo.

25


26


SNOWBOARD EXPERIENCE Domingo (18/09)

27


SNOWBOARD EXPERIENCE Local: Parque da Independência Museu do Ipiranga Horário: das 10h às 17h Número Previsto de Participantes: 4 mil pessoas O Snowboard Experience é a grande novidade na Virada Esportiva 2011. Os paulistanos terão a oportunidade de conhecer e praticar esportes de neve no domingo, em pleno Parque da Independência no Pátio do Museu do Ipiranga. Essa atração é diversão garantida para toda a família e uma opção de lazer para o domingo.

Clínica com T-Board e Snowboard - É um skate

longboard com apenas duas rodas projetado para dar a sensação de uma prancha de snowboard, o design permite uma inclinação de 60 graus, ao contrário de um skate normal com uma inclinação de 25 graus. Esta modalidade é popular entre os snowboarders quando a situação climática não está boa, além de ser uma maneira para o atleta ficar em forma.

Clínica com Freeboard - O FreeBoard é a base para aprender o snowboard adaptado para as ladeiras da cidade. Seu revolucionário sistema de rodas que

28

giram 360º simula com perfeição a prancha flutuando sobre a neve. O efeito da prancha deslizando lateralmente ladeira abaixo é tão idêntico ao slalom praticado com snowboard que o equipamento tem sido o principal cross-training utilizado por snowboards europeus e californianos. No Brasil, país com muitos praticantes de snowboard, mas sem nenhuma estação de ski, o Freeboard é a opção perfeita. Basta uma ladeira de asfalto e um pouco de técnica.

Pista de Snowboard - Montada com placas de polietileno, a pista é indicada aos que já estão


preparados tecnicamente. Nela, esquis e snowboards deslizam facilmente dando a perfeita sensação de se esquiar na neve.

Simulador de SnowBoard - O

simulador de snowboard no qual você deve acumular o maior número de pontos fazendo manobras radicais na neve. Este simulador é todo controlado pelo teclado e o personagem vai se move sozinho, cabendo a você apenas estruturar as manobras. O simulador conta com gráficos bem desenhados sendo visto de uma perspectiva lateral. A trilha sonora é muito divertida conforme o usuário

faz as manobras pode-se ouvir os efeitos que simulam a derrapagem na neve.

Clínica Mountain Board - Praticase com uma prancha que mistura as manobras do skate, surf e snowboard. Esse esporte foi trazido ao Brasil em 1996 por um morador da região e desde então vem sendo uma de suas principais atrações. É ideal para explorar montanhas e morros. Área Vip Wii Fit SnowBoard - Uma área disponível para com 4 wii fit simulando a prática de snowboard.

29


SKATE NO MUSEU Domingo (18/09)

30


31


SKATE NO MUSEU Local: Parque da Independência no Pátio do Museu do Ipiranga Horário: das 09h00 às 18h00. O Skate no Museu tem como objetivo reunir skatistas da “old school” e novatos naquela, que é uma das modalidades originária do esporte. O local escolhido é um famoso cartão postal da cidade, que marcou um importante papel na história do Brasil, o Museu do Ipiranga. Com

32

o recapeamento feito em 2007 na ladeira do Parque da Independência, este, mostrou-se o cenário ideal para a prática de skate ladeira abaixo, nas suas diversas modalidades. Estaremos repetindo estas atividades no mesmo local, devido ao grande sucesso das edições anteriores da Virada Esportiva. O Skate no Museu reunirá skatistas profissionais renomados que estarão competindo no Parque da Independência, no Pátio do Museu do Ipiranga. O projeto Skate no Museu quer fazer dessa, a capital dos esportes radicais e reforçar os dados de que


São Paulo tem o maior número de praticantes de skate no país, além de ser o segundo esporte em número de praticantes. Quem preferir passar o domingo com o seu skate a ladeira estará liberada e haverá clínicas para o público. Além disso, competições e apresentações também estarão acontecendo: High Jump Considerada uma das mais antigas provas do skate, essa modalidade consiste que o skatista pule, passando por cima da barra que marca a altura determinada e retorne ao skate novamente. Como nas provas com vara

das competições olímpicas, se derrubar a vara, é invalidado. Jump ramp Pequena rampa usada para dar ao skatista alguma altura para a manobra. Muito utilizada nos anos 80, a Jump Ramp foi introduzida no skate com o surgimento da modalidade street skate. Em geral, a rampa utilizada não é muito grande, onde pode ter aproximadamente 1 metro ou 1,20 de altura. É utilizada pelo skatista que segue com velocidade em direção a essa rampa, para saltar da sua extremidade, realizando inúmeras manobras, tanto de altura, como em distância, pousando no chão.

33


by ©

REALIZAÇÃO

34

ORGANIZAÇÃO

VIRADA ESPORTIVA 2011 - GUIA DE MIDIA  

guia de midia da virada esportiva

Advertisement