Issuu on Google+

INSTITUTO VISテグ FUTURO

PROGRAMAS PARA ECOLOGIA INTERNA E EXTERNA Porangaba/SP


HISTÓRICO O Parque Ecológico Visão Futuro, uma área de 65 hectares no interior do estado de São Paulo, próximo da cidade de Porangaba, foi fundado com o objetivo de tornar-se um modelo de desenvolvimento rural integrado. Essa iniciativa deu-se a partir da II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (“Eco-92”), no Rio de Janeiro, em 1992, com doações dos governos sueco e alemão (Agência Internacional de Desenvolvimento – SIDA) e a Fundação de Tecnologia Alternativa em Frankfurt, através do ONG Fundação Globetree, da Suécia). Durante a fase inicial (1993-4), o Parque serviu como um centro de educação ambiental para eventos com grupos de adultos, jovens e crianças de escolas da região circunvizinha, tendo sido objeto de grande reconhecimento, tanto nacional como internacional, como um modelo de vida ecológica. Foi implementado um sistema de energia renovável, incluindo luz solar (produzido por painéis fotovoltaicos), aquecimento solar de água, e bombas de água ativadas por energia solar e cata-ventos; reciclagem de lixo (resíduos orgânicos são enviados para compostagem e se tornam adubo para horta), reaproveitamento de água (água do esgoto é tratada num sistema biológico de tratamento, a “zona das raízes”, que recicla toda a água usada domesticamente para irrigação); captação de água de ágau da chuva e tratamento biológico da água. Desde então numerosas atividades educacionais e culturais têm sido conduzidas no Parque. Hoje, ele se tornou um centro de referência de projetos para desenvolvimento integral do ser, proporcionando mudanças profundas baseadas em valores éticos e desenvolvimento interior. Hoje, o Parque dispõe de uma infraestrutura com 8 dormitórios que comporta cerca de 110 pessoas, dispondo de dois refeitórios, salas de reunião, quiosques, espaços para palestras, e ampla vista dos campos à sua volta. Tudo no Parque foi cuidadosamente desenvolvido prezando pela harmonia com a natureza: geometria “não quadrada” (para maior aproveitamento energético), jardins e espaços para relaxamento e contemplação, lagos, trilhas na floresta, os centros de arte e música e culinária preparada com produtos da horta orgânica e do pomar, e com os cereais integrais da padaria. Entre nossos projetos destacam-se: Biopsicologia

2

Biopsicologia é uma ciência que integra a sabedoria antiga com as mais recentes pesquisas na medicina corpo/mente. Dispõe de uma metodologia que gera saúde integral, visando diminuir o impacto de emoções negativas como medo, irritabilidade e ansiedade; e acentuar as atitudes positivas como dinamismo, compaixão e paz. O Instituto Visão Futuro oferece cursos de Biopsicologia especialmente voltados para pessoas cansadas do conhecimento puramente intelectual, que buscam realizar em si mesmas um alto estado de consciência. Educação Neo Humanista Baseada nos princípios Neo-Humanistas, na Creche CreSer o aprendizado das crianças vai muito além do ler e escrever, elas desenvolvem os princípios de empática e ética, valorizando a auto-motivação, criatividade e uma atitude de amor para com todos os seres através de práticas de bem-estar e atividades artísticas.


Saúde Corpo Mente (Ayurveda) Um Centro Ayurvédico, “Centro Ananda”, foi estabelecido para promover tratamentos alternativos da milenar ciência de saúde da Ayurveda (a “Ciência da Vida”)

Programa Transforma Programa Transforma é um conjunto de estratégias para introduzir mudanças mais eficientes e conscientes em instituições, gerando uma nova cultura de sinergia entre o indivíduo, a equipe, a instituição e a comunidade.

JUSTIFICATIVA É notória a abrangência e profundeza das crises que assolam nossa sociedade. As pessoas estão conscientes do processo de mudança que envolve a reavaliação dos pressupostos básicos da vida moderna, dos nossos padrões habituais de pensamento, e da estrutura completa da economia mundial. Mas uma transformação para quê? Para onde estamos indo? Para onde devemos ir? Uma das realizações mais importantes da psicologia moderna tem sido a constatação de que a nossa visão da realidade desempenha um papel importante na formação do nosso mundo: as imagens que mantemos em nossas mentes podem modelar os eventos externos, fazendo com que realmente possamos criar nosso próprio futuro. Como o pai da psicologia moderna, William James, escreveu, “A maior revolução do nosso tempo é a de que os seres humanos, ao mudarem as atitudes internas de suas mentes, podem mudar os aspectos externos de suas vidas”. Entretanto, nossas mentes - vítimas inconscientes da mídia - estão repletas de imagens de violência e horror, de desastres e matanças, enquanto temos apenas algumas escassas “contra-imagens” de ação coletiva em direção à uma meta comum, com um sentimento de interesse comunitário. É urgente o despertar de mais e mais pessoas para uma nova visão de mundo, que esteja livre de complacência ou medo.

3

Com esse intuito, o Instituto Visão Futuro foi fundado para compartilhar, e para Facilitar o processo de co-criar uma visão unificadora da humanidade, oferecendo um modelo prático de uma vida social e economicamente equilibrada, que busca o desenvolvimento integrado (físico, mental e espiritual) do ser humano. Nas palavras do futurista Erwin Lazlo, o velho paradigma da “Conquista, Consumo e Colonização” está auto destruindo-se, e um novo paradigma está emergindo: o da “Conexão, Compreensão e Cooperação”. É sob essa ótica que o Instituto Visão Futuro acredita no futuro que podemos criar. “Do consumo à conservação. Da apatia à compaixão. Da alienação à celebração da nossa interconexão. Fazemos o futuro hoje”.

OBJETIVOS GERAIS O Parque Visão Futuro é muito mais que um espaço para desfrutar da natureza, trata-se de um centro catalizador, transformador e difusor de energia para aqueles que


buscam auto-conhecimento e que procuram vitalidade para colocar em prática o paradigma de ética, consciência e cooperação.

Vale ressaltar que mudança de comportamento implica mudança no processo cognitivo. Pesquisas revelam pensamentos e emoções estão intrinsecamente interligados. Por isso, a mudança no processo cognitivo requer mudança emocional. Dessa forma, o Parque Visão Futuro tem como objetivo oferecer diversos programas para auxiliar as pessoas nessa busca pela transformação pessoal e social. Esses programas são baseados em palestras, exercícios e vivências que trazem um conteúdo teórico e prático sobre como refinar nossos sistemas endócrino e neurológico que geram as emoções, visando autocontrole e harmonia interpessoal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Promover o desenvolvimento integral (físico, mental e espiritual) do ser humano, através de práticas de sáude e bem-estar; • Estimular valores éticos, cooperativos e comunitários, especialmente empatia e amor; • Desenvolver uma nova educação integrada que atualiza todas as potencialidades do ser humano: físico, sensorial, intelectual, emocional, criativa, intuitiva e espiritual; • Oferecer conteúdos teóricos e práticos de Biopsicologia para equilíbrio emocional e saúde integral; • Pesquisar e disseminar práticas milenares de transformação e elevação de consciência, facilitando o processo de auto-realização; • Treinar multiplicadores e desenvolver uma rede de parceria e cooperação; • Pesquisar a Bioeconomia, modelo sócio-econômico baseado nos princípios operacionais da natureza, e formar unidades sócio-econômicas sustentáveis. • Fortalecer a auto-estima do individuo e libertar a plena expressão de suas potencialidades;

4

• Facilitar a formação de relacionamentos harmoniosos, inter e intra pessoais; • Estimular que o indivíduo assuma responsabilidade pela sua própria saúde, tornando-se agente de sua própria transformação.

PROGRAMAS Os principais programas que o Parque oferece são: Ecologia interna e externa Buscando o equilíbrio e a harmonia entre indivíduo e natureza, esse programa ressalta as interconexões entre indivíduo e meio ambiente, propondo palestras, vídeos,


práticas ao ar livre, vivências na floresta, dentre outras atividades com o intuito de fortalecer e resgatar esse vínculo.

Serão abordadas a importância adoção de modos de vida que incluam uma alimentação saudável, a realização de atividades físicas e contato com a natureza como essenciais para a prevenção de doenças e a para se atingir o bem estar individual, social e ambiental. Felicidade pessoal, sustentabilidade e empreendedorismo social (para jovens) Diferente do empreendedorismo tradicional, esse programa visa utilizar os preceitos do empreendedorismo social, que visa a maximização do capital social – e a consolidação das relações de confiança e respeito – ao invés de voltar-se simplesmente ao lucro. O programa visa estimular os jovens a desenvolverem iniciativas, projetos e ações que permitam para uma comunidade, cidade ou região se desenvolverem de maneira sustentável e apresentem melhoria da condição de vida das pessoas envolvidas e beneficiadas, através da ação conjunta dos empreendedores sociais externos e internos a comunidade. Felicidade e Bem-Estar Este programa apresenta as fundamentações da Ciência Hedônica, a qual constata que os bens materiais trazem satisfação pessoal até certo ponto, porém, após atingir uma condição básica de vida, outros fatores “não-materiais” são essenciais, tais como companheirismo, laços harmoniosos, relacionamentos amorosos, e uma sensação de se viver uma vida significativa. O programa fornece orientações práticas e científicas para que cada ser humano possa avançar numa contínua “espiral ascendente” em direção a um bem estar pessoal e social cada vez maior.

Felicidade e Bem-Estar na Terceira Idade Similar ao anterior, este programa fornece conteúdo teórico e prático voltado para o público específico da Terceira Idade tomando por base as expectativas, necessidades e características da pessoa idosa, e buscando contribuir para o convívio e participação social, o desenvolvimento, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida. Entre as atividades específicas, destacam-se: Vídeo sobre a Ciência da Felicidade na 3ª Idade; Palestra interativa com slides com orientações da medicina Ayurveda para a 3ª idade; Técnicas de Biopsicologia para saúde Corpo-Mente; Dinâmicas de grupo; ·Dança circular entre outras.

5

Todos os programas são compostos em vivências de 2 horas que podem ser combinada para grupos específicos, são elas: 1.Tour descritivo do Parque (energia renovável, reciclagem de lixo e água, captação da água da chuva, agricultura orgânica, compostagem, etc.)· 2.Vídeo sobre Empreendedorismo Social e/ou Ciência Hedônica e Bem-Estar seguidos de discussão 3.Técnicas de Biopsicologia para saúde corpo-mente, incluindo respiração profunda, auto-massagem, relaxamento e meditação 4.

Dinâmicas, jogos cooperativos e jogos teatrais


5.

Palestras, vídeos e slides interativos, com discussão “Café Mundial”

6.

Vivências específicas: *Vivências de Plantas Medicinais na Horta Mandala * Vivências de Surpresa Artística *Pegada Ecológica *Ecologia Profunda: caminhada e contemplação na Floresta * Danças Circulares *Plantação de mudas para levar para casa * Visualização e Arte criativa

6


EVENTO DE DOIS DIAS

7


ANEXOS

Entrada do Parque

8

Sublime conex達o com o Todo


Espaço CreSer - EduCoração: Educação para Empatia e Ética

9 Palestras sobre gerenciamento de estresse e neurociência interpessoal


Casa Ecológica - Bioconstrução

10 Bioluz - laboratório de fitoterapia e cosméticos Ayurvédicos


Meditação para bem-estar e expansão mental

11

Horta orgânica que fornece alimentos para moradores e cursos


Arte nos cursos e na vida

12

Compartilhamento apĂłs vivĂŞncia de comunhĂŁo com a Natureza na floresta


Lagos para captação de água da chuva e restauração de lençóis freáticos

13

Grupo de estudo na Pós de Ciência Corpo-Mente


14

Labirinto para auto-reflex達o


Degustando e desfrutando a Natureza

15 Padaria que produz p達es integrais, granola e doces para moradores e cursos


Sala de Meditação

16

Desenhando mandalas - arte, expressão e círculo de escuta empática


Zona das raĂ­zes - tratamento biolĂłgico de esgoto

17

PainĂŠis fotovoltaicos e de aquecimento solar


Energia e贸lica

18

Entardecer


19


Programas Instituto Visão Futuro