Issuu on Google+


Escrevendo o futuro Maria Correia Diretor Severino Paulino Adjunto Janaina Maria de França Professora João Francisco

Escrevendo

Colaborador

o Futuro

Maurílio Mendes da Silva

Alunos da 5ª série 1ª edição

Apresentação Ivan José da Silva Correção

Escola: Estadual Tristão Ferreira Bessa Gerência Regional – Vale do Capibaribe, Limoeiro - PE


Os poemas Alunos: Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês Quando fechas o livro, eles alçam vôo Como de um alçapão Eles não tem pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimenta deles já estavam em ti... Mario Quintana

5ª série A 5ª série B 5ª série C Turmas 2010.


Agradecimentos

Ao nosso Deus criador, aos nossos pais, que sempre estão ao nosso lado em todos os momentos das nossas vidas, ensinando - nos o caminho do bem; a todos os funcionários da Escola Tristão Ferreira Bessa, principalmente aos professores que nos ajudam em nossa caminhada e o nosso carinho a professora Janaina França; enfim a todos os amigos.

Sumário Apresentação.....................................................05 Tem tudo a ver...................................................06 Primavera..........................................................07 O menino sonhador...........................................08 Um sonho..........................................................09 Mulher..............................................................10 Vovó..................................................................11 Criança...................................................................12

Minha infância...................................................13 Amor e paixão....................................................14 Brasil..................................................................15 Flores.................................................................16 Papai..................................................................17 Nunca canse de amar.........................................18 Para o meu papai...............................................19 Meu sonho.........................................................20 Família...............................................................21 Passarinhos........................................................22 Futuro................................................................23 Amizade.............................................................24 Anjo da amizade.................................................25 Coração de estudante.........................................26 A chuva..............................................................27 Mãe, maior presente de Deus............................28 Minha infância...................................................29


Mamãe.............................................................30 Livro.................................................................31 Não importa religião.........................................32 No teto do meu quarto.....................................33 Infância............................................................34 Poema dos pais................................................35 Frutas...............................................................36 Professor..........................................................37 Isso sim que é vida boa! Circo...........................38 A seca...............................................................39 Cidade..............................................................40 Brincadeira de criança......................................41 Praça................................................................42 Minha cor.........................................................43

Apresentação

A leitura sempre foi uma forma de viajar no imaginário, conhecer seres distantes e desenhar paisagens jamais vistas. Quem lê, amplia seus conhecimentos, diverte-se, relaxa. E quando o texto é poesia a gente deixa a sensibilidade se apossar das nossas emoções e permite que sentimentos alheios povoem os nossos. Quando o texto é montado por jovens escritores como crianças de uma 5ª série, a gente passa a ver o mundo com outro olhar, com a visão de quem, no jogo de palavras, cria um mundo especial que é só seu e que reflete seus medos, desejos e satisfações. Vale a pena viajar nessa coletânea de curtas poesias criadas pelos alunos das 5ª séries da Escola Tristão Ferreira Bessa e organizada pela professora Janaína França. Professor Maurílio Mendes


Tem tudo a ver

Primavera

A poesia Tem tudo a ver Com as cores alegres Com o seu brilho.

A primavera é tempo de flores Rosas, brancas, vermelhas, Azuis, amarelas e laranjas.

Tem tudo a ver, A alegria e a tristeza, A felicidade e a fidelidade O sorriso da criação.

Girassóis, cravos, Hortências, jasmins, violetas, Camélias, tulipas e petúnias Enchem os jardins.

Tem tudo a ver, As lágrimas diante da morte, Os homens pedindo paz O mundo saboreando a música.

Ocorre o canto dos pássaros E o trabalho das borboletas A primavera contagia Com suas cores e flores.

É abrir os olhos E ver que a poesia Tem tudo a ver com tudo.

Maria Paula 5ªA

Alessandra Célia 5ª A


O menino sonhador Um sonho O menino sonhador Sonhava ser pintor Que tirava o vermelho Das queimadas Para por um verde das matas.

Meu sonho é um sonho Que lindo é meu sonho Escrevi-o nas areias.

O menino sonhador Quer mudar o marrom dos rios Para colocar o azul.

E que venhas meu sonho fico a imaginar Escrevi-o nas areias que o vento levou Cadê meu sonho? Será que irás chegar?

Esse menino não é um sonhador Mas sim um transformador.

Maria Paula 5ª A

Wesley Cássio 5ª A


Vovó Mulher Mulher é símbolo da vida Imagem da perfeição Tantas vezes abatida Por causa da traição De alguém que enlouquecida Entregou seu coração. Como mãe semeia esperança, Como irmã espalha fervor, Se esposa há perseverança Se sofrida, nas causas da dor, Se trabalhadora emite confiança Mas em tudo cultiva amor.

João Henrique 5ª A

Vovó você é como mãe, Vovó você é uma flor, Vovó você é uma estrela Que no céu brilhou. Vovó você é como mãe Como uma rosa também Um perfume suave Que ninguém tem.

Valquilene Nascimento 5ª A


Criança

Minha infância

A criança é sapeca e muito moleca A criança é feliz e esperta Com tudo faz festa.

Minha infância foi difícil Com muita dificuldade e sofrimento Que superei em todo momento.

A criança é menina moleca A criança é bonita e sapeca Em breve adolescente Muito inteligente e esperta.

Eu também tive muita ajuda da minha mãe Que me ajudou nas difíceis missões Que aprendi grandes lições.

Maria Eduarda Vieira 5ª A

Mas venci a batalha Que estava difícil para mim Hoje ganhai minha medalha.

Samuel Pereira 5ª A


Amor e paixão Brasil Amor e paixão Que arde no coração Queima, queima sem parar E eu não paro de me apaixonar. Amor e paixão Que veio no coração Digo uma palavra para terminar Eu não paro de me apaixonar. Raynara Tâmara 5ª A

Um Brasil de ordem Um Brasil de origem. Um Brasil de progresso É um Brasil de sucesso Pois sabemos Que somos brasileiros.

Thays Fernanda 5ª A


Flores Flor céu Flor sol Flor rosa Flor girassol. Flor branca Flor amarela Flor gigante Que cabe na janela. Flor de amor Flor de paixão Flor de felicidade Flor de papelão.

Daiane Maria 5ª A

Papai Papai é amor Papai é paixão Papai que mora no meu coração. Papai você é um amor Papai você acariciou A minha mãe que se emocionou. Papai é sonho Papai é ilusão Papai é a alegria Do meu coração.

Vinício Fernandes 5ª A


Para o meu papai Nunca canse de amar

Quem todo dia De casa sai Para o trabalho? É o meu papai.

Mesmo que goste de outra pessoa Nunca deixo de te amar Pois quem ama de verdade Nunca cansa de esperar.

Volta à noitinha Para jantar Com sua bênção Para nos dar.

Camilla Maria 5ª A

Sempre é bondoso Papai comigo Eu não sei de melhor amigo. Quando eu for grande Papai velhinho Vou dar-lhe todo carinho. Meu papai querido Minha alma diz Que seja sempre muito feliz. Liliane Oliveira 5ª A


Meu sonho Meu sonho é ser doutor Poder cuidar das pessoas E ajudá-las até que elas fiquem boas. Meu sonho é ser doutor Cuidar de todos Curar pessoas E exercer minha função com amor. Meu sonho é ser doutor Eu gosto dessa profissão E cuidar das pessoas Do fundo do meu coração.

Gabriel Carneiro 5ª A

Família É a coisa mais preciosa que se tem Amamos eles E eles nos amam também. Nos deixam bem confortáveis São nossos admiradores Com eles somos fortes e temos coragem. Sabem nossos segredos Nos ajudam nas atividades E não nos passam medo Eles nos dão amor de verdade.

Larissa de Souza 5ª B


Passarinhos

Futuro

Os passarinhos são livres Livres para voar Eles são incríveis Seu canto nos faz sonhar.

Como é bom viver Às vezes paro e começo a perceber Será o mundo assim uma bola confusa? Onde amor é derrotado pelo rancor? Onde a esperança é derrotada pela vingança. Onde a magia do amor é derrotada pela dor. Sempre sonhei com um mundo melhor Agora não sei como pode ficar pior! Será que um dia terei um muno que sempre sonhei? Talvez não, mas só conseguirei com a ajuda de todos vocês.

Tão pequenos e indefesos Pássaros são presos Em gaiolas lá no alto E perdem todo seu encanto.

Larissa de Souza 5ª B

Augusta Maria 5ª B


Amizade Amizade das boas Amizade é aquela que vêm das pessoas Com a amizade agente vê coisas boas Muitas coisas podem ser verdadeiras. Amizade é carinho Amizade é paixão Amizade é tudo aquilo Que encontramos dentro do coração.

Eduarda Maria 5ª A

Anjo da amizade Todas as pessoas tem uma pessoa amada Uma pessoa que é o anjo da amizade Quem tem esse anjo tem sorte.

Marta Maria 5ª A


Coração de estudante

Coração de estudante Tem muito amor Dedicação ao estudo E também ao professor. Coração de estudante Tem muita alegria Ele vai para a escola Com toda euforia. Coração de estudante Tem muita paz Ele cresceu muito E virou um rapaz.

Vitória Régia 5ª B

A chuva A chuva cai A chuva molha A chuva pinga A chuva chora. A chuva cai em todo lugar Em cima do guarda-chuva Em cima do telhado Em todos os lugares do planeta.

Aline Natchielly 5ªB


Mãe maior presente de Deus Mãe, maior presente Que Deus mim deu Espero que ela sempre esteja ao meu lado Para o que der e vier. Mãe você é especial Para mim você é legal Para minha vida a senhora é essencial. Mãe a senhora é linda Brilhante como um cometa Um presente da vida E parece uma estrela.

Ariane Maria 5ª B

Minha infância

Minha infância é legal Minha infância é radical Eu acho que quem não tem infância é um cara de pau. Minha infância é boa Pois é a vida quem faz.

João José 5ª B


Mamãe Livro Mamãezinha meu coração Faço esse poema com dedicação E fico cheio de emoção quando me chama de João. Mamãezinha eu nunca vou te esquecer Pois só penso em você Meu amor pela senhora Jamais há de ir embora.

João José 5ª B

Livro não serve para rasgar E nem para sujar Porque livro serve para cuidar E estudar. Livro é para ler e entender Como o autor levou tempo para fazer O mas demoroso foi escrever.

João José 5ª B


No teto do meu quarto Não importa a religião Sem o amor Ninguém teria paixão Aqui dentro do coração Não importa a religião.

Gabriela Maria 5ª B

O sonho para mim É um cinema Que passa no teto do meu quarto Quando vou dormir. Mas, essa noite, eu tive um sonho ruim, Tão ruim que eu acho que deviam proibir Para menores de dezoito anos. Ana Vithória

5ª B


Infância A infância devemos aproveitar A infância é para vida toda Não importa a idade. Passa tempo Passa dia Passa hora E a infância vai embora A infância é bacana A infância é rima A infância é paz Para toda vida. Maria Luiza 5ª B

Poema dos pais Pai é como uma brisa suave Pai é sincero, doce, carinhoso. Pai protege Pai ama Pai perdoa. Pai é exemplo de vida Contanto que não haja ferida. Tal pai Tal filho Pai é pai É professor Pai é o que você desejar. Mallyson César 5ª B


35

Frutas 36 Na minha casa tem frutas Tem banana pra valer Por isso estou forte Tomo vitamina para crescer. São tantas frutas Que não sei qual escolher Gosto de muitas delas Por isso é difícil sabe qual comer.

Professor 37

Eles nos ensinam E nos fazem aprender Já tive muitos professores E todos me ensinam a viver. Professor é corajoso e capaz Ensina muitos alunos Que lhe recompensam no que faz.

Wellington de Oliveira 5ª

Wellington de Oliveira 5ª C


Isso sim que é vida boa! Circo A seca Eu queria ser de circo, Ai, que vida original! Trabalha todas as noites Divertindo o pessoal. Os aplausos da platéia, Toda aquela vibração, Sempre novas gargalhadas, Sempre mais animação.

A seca é tão triste Que ataca o sertão Que o sertanejo não tem salvação. A chuva não acontece E a seca é muito forte Que os animais morrem. O sertão é muito Abandonado quase não sé visitado O morador é muito sofredor E não recebe amor.

Edeilton do Nascimento 5ª C João Lucas 5ª C


Cidade A cidade que nos vivemos é uma beleza Com sucesso e grande riqueza. A cidade que é uma beleza tem também muita tristeza Precisa de muita paz e grandeza.

Giliarde Santana 5ª C

Brincadeiras de criança Gosto de brincar de toca Com meus amigos Brinco muito e acho divertido. Brincar é bom Brinco pra valer Quando fico sem brincar Começo a entristecer.

Lucas Machado 5ª C


Praça

Minha cor Racismo é uma tendência dos cegos de consciência Que magoa aquele que tem alguma diferença.

Na praça tem muitas pessoas Que não dá para contar É tantas pessoas que agente se perde neste lugar. Na praça cai a chuva As pessoas correm para se amparar E quando a chuva passa Todos voltam ao seu lugar. Nos domingos eu vou para praça Só para passear Quando eu volto da praça Na minha cama eu vou deitar.

O racismo é o pensamento em que se da grande importância a certas raças humanas. Onde quem julga, se senti no direito de humilhar E se sentir perfeito. Minha cor é negra, preta do jeito que quiser chamá-la Eu a amo e nunca irei troca-lá. Não queiras me julgar pela minha cor, Não magoe meus sentimentos Deixando me sentir imperfeito.

Augusta Maria 5ª B Luan José 5ªC


Considerações finais

A poesia está em toda parte. Ela tem a ver com um olhar novo sobre as coisas. Desenvolver no aluno esse novo olhar sobre as coisas é acreditar que isso vai de alguma forma contribuir, para a realização de seus sonhos e na construção de um futuro melhor. E trazer a poesia para sala de aula, foi uma experiência fantástica de aprendizagem mútua.

Janaina França Professora


Escrevendo o futuro - Poesias