Page 1

Recriar

Balanço anual 2017

RAW

R!

Historias para a

vida

VIVENDO O ECOSSISTEMA Confira nesta edição todas as experiências realizadas pelos alunos sobre o tema.

www.colegioexcelsior.com.br

Berçário - Infantil - Fundamental - Integral


HISTÓRIA DO EXCELSIOR

Em 2001, a creche dava um passo à frente, se tornava a Escola Particular de Educação Infantil, com o nome “Casinha Infantil”. Foram realizadas várias mudanças de infraestrutura e com o apoio de parceiros não governamentais nos processos educacionais, sempre com o objetivo de fortalecer a educação, conforto e segurança. O novo espaço começava a atender 40 crianças.

Bem-vindo ao mundo da

educaçao! s

A história do Colégio Excelsior inicia em 1991, quando a Sra. Fritlinde começou a cuidar de duas crianças no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. Surgia então a oportunidade de idealizar um sonho: ter um espaço para educação e cuidado de crianças. Como a procura pela creche foi muito grande e percebendo a necessidade de muitas mães, buscou-se então auxílio com a prefeitura a qual apoiou. Tornava-se então creche domiciliar Kinderhaus.

Em 2007, a Casinha Infantil cresceu, ampliou suas instalações e então surgiu o Colégio Excelsior, desenvolvendo um trabalho pedagógico com crianças de berçário até o 5º ano. E o número de crianças foi multiplicando. Hoje o colégio atende alunos até o fundamental, buscando sempre aliar o embasamento teórico com a prática, com base nos princípios éticos, envolvendo tecnologia, inovação, meio ambiente e eficácia na gestão.

1991

2001

Aconteceu no Excelsior!

Desfile 2 de setembro

O Colégio Excelsior participou do desfile de aniversário de 167 anos de Blumenau, no dia 2 de setembro. Professores, gestores e alunos do colégio levaram para as ruas banners, cartazes e faixas falando sobre os valores do colégio. E também aprenderam a valorizar ainda mais a cultura blumenauense.

2

2017


Feira de Ciências

A Feira de Ciências acontece no espaço do Colégio Excelsior e é uma mostra de trabalhos e atividades realizados com todas as turmas envolvendo questões ambientais.

Após apresentação interna, os trabalhos de alguns alunos foram expostos no supermercado Bistek, no Park Europeu, para apreciação da comunidade.

Passeio Ciclístico

s

Nutriçao Escolar

s

Açoes Sociais Para promover a compaixão pelo próximo, o Colégio Excelsior realiza campanhas sociais recorrentes como arrecadação de roupas e brinquedos.

Em no Campavnembro: Brinqueha do do!

Ações internas também são feitas com a ajuda de nossos alunos, que é o caso da Páscoa Solidária. Acompanhe abaixo as entregas destes projetos!

Campanha do Agasalho

Páscoa Solidária

O Colégio Excelsior oferece diariamente aos seus alunos um cardápio balanceado, nutritivo e saudável, com alimentação adequada para cada faixa etária. Pensando na qualidade de vida das crianças, são desenvolvidos projetos de educação nutricional, pois acreditamos que os bons hábitos quando estimulados desde a primeira infância são cultivados para toda a vida. Todo o trabalho nutricional é desenvolvido em parceria com a empresa Quality Nutri, nutricionista Debora Melchioretto (CRN10 – 3304).

3


Tema geral: Ecossistema Confira a seguir as atividades realizadas pelas turmas do Berçário ao 5º ano fundamental

BERÇÁRIO

A turma do berçário explorou o Solo, elemento este que tem o papel de gerar os recursos naturais e ser a fonte de reserva dos nutrientes e sais minerais fundamentais para o ciclo da vida. As crianças participaram de atividades sensoriais mantendo contato com diferentes tipos de solo, explorando sua textura. Também exploraram algumas espécies de animais terrestres, onde por meio de tarefa familiar, confeccionaram com material

Professoras: Beatriz Bloemer Miranda Eliane de Souza

reciclável espécies como: tatu, formiga, caranguejo, minhoca, entre outras espécies. Os bebês puderam observar de perto uma minhoca, e as atividades desenvolvidas estimularam os diferentes órgãos dos sentidos, promovendo a conscientização das famílias a respeito da importância da preservação.

INFANTIL BABY

A turma do Infantil Baby abordou a temática Água. É imprescindível compreender que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e seus ciclos. Desta forma, os alunos exploraram o ciclo da água através de atividades lúdicas e envolventes no sentido de inserir estes futuros cidadãos no mundo da conscientização e preservação.

4

Professoras: Nayara Priscila Valencio, Cintia Lidiane Schoenfelder, Giovanna Amabele Amorim

Através da prática cada família foi incumbida de dar banho em seu filho e registrar em fotos este momento de união e participação familiar, além de ampliar o conhecimento de cada criança. Dentre outras atividades desenvolvidas sobre o tema, a turma também realizou algumas experiências para observar a utilização da água em seu dia a dia, realizando ações como lavar as frutas, escovar os dentes, lavar as mãos antes das refeições


e participar de brincadeira de faz-de-conta dando banho em bonecas. É necessário desde já desenvolver nas crianças consciência ambiental sobre a importância de preservar este bem natural, e sua utilização com responsabilidade.

“A importância

da água”

A água é nece ssária para a vid a E no planeta, nã oé Saber cuidar até infinita. possibilita Termos por mu ito tempo esta bebida. Se toda a vida foi, dela surgida , De forma algum a pode ser res trita Pois todo o mu ndo dela necess ita, Limpa, potável e não poluída. O que fazer, há muitos já sabe mos, Cuidar das ma tas, do meio am biente Pra conservar a água existen te. De todas as ág uas que a terra temos Somente três po r cento é usada, O resto é salga da ou congelada . (Camélia La Br

anca)

INFANTIL 1

A turma do Infantil 1 abordou o subtema “Plantas/Árvores Frutíferas”. Os alunos participaram de vivências através do contato com elementos da natureza, no intuito de perceber a importância da preservação da nossa mata. Também descobriram de onde vem as frutas, conhecendo algumas árvores frutíferas. Por meio de tarefa familiar, as crianças cultivaram em casa uma árvore frutífera, assim ampliando seu contato com as plantas e estimulando a participação da família nesta conscientização. Posteriormente, todos trouxeram para o colégio sua planta cultivada em casa, assim ampliando o conhecimento dos alunos com relação à diferentes espécies de árvores frutíferas existentes.

Professoras: Priscila Seibt e Bruna Caroline Ribeiro

utilização de um tapete sensorial elaborado com elementos da natureza. De forma lúdica a turma compreendeu a importância de preservar as plantas ao conhecer árvores frutíferas e sua função. O contato com vários elementos da natureza e a conscientização ecológica estimularam o grupo a desenvolver ações que promovam a preservação das nossas matas, bem como garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Em sala, a turma cultivou uma planta coletivamente, descobrindo em seu dia a dia os cuidados necessários para seu crescimento. Através de estudo sobre as partes das plantas, passeios ao bosque do colégio, confecção e jogos com blocos feitos de troncos de árvores, encantaram as crianças nesta jornada de conhecimento. O contato com a terra, folhas e cascas do caule de árvores, inclusive experimentação de frutas trouxeram na prática experiências inesquecíveis, assim como, a

5


INFANTIL 2

Professoras: Mayara da Silva Viegas, Mônica Raquel Volkmann, Maiara Lorenzetti

A turma do Infantil 2 teve a oportunidade de aprofundar seu

árvores e a coleta de folhas para confeccionar uma árvore envolveu

conhecimento sobre árvores e animais. Através de socialização em

a turma no mundinho mágico da natureza. Atividades simples como

sala os alunos compreenderam a importância dos animais para

sentir a textura, observar tamanho, cor e diferença já buscam

o equilíbrio da terra, controle da vegetação, controle marinho e

cativar nas crianças a conscientização de cuidar desta amiga tão

refletiram sobre os problemas causados pelos homens. Desta forma,

preciosa da natureza – a árvore.

foi possível aprender que as árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares. Fornecem

Num mundo de ludicidade a confecção de tucanos com rolinho de

base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas,

papel higiênico e a confecção de animais com materiais reciclados,

flores, sementes, fibras e madeira.

realizados pela família, oportunizou à turma o conhecimento de características comuns e diferentes entre animais, assim como,

Os alunos compreenderam na prática os objetivos propostos através de um passeio pelo bosque do colégio. A observação das

INFANTIL 3

possibilitou a linguagem oral, a interação com os amigos e a busca da preservação.

Professoras: Bruna Luana Kempner Erbs, Carla Regina Maschio Saravy e Suelen Manke Alves

O ecossistema inclui os seres vivos e o ambiente, no entanto, as ações humanas estão prejudicando a fauna e flora, por meio do desmatamento, queimadas, excesso de lixo e poluição, causando prejuízos ao meio ambiente. Embasados neste tema a turma do Infantil 3 explorou algumas espécies de animais que fazem parte do Ecossistema Brasileiro e também espécies ameaçadas de extinção. Através da confecção de animais com material reciclável, jogos de tabuleiro, vídeos e o manuseio de animais taxidermizados, uma atmosfera de descobertas envolveu o grupo. Desta

forma,

características

específicas

destes

animais

foram exploradas, assim como o reconhecimento de que eles são elementos fundamentais da natureza. É preciso cuidar e preservar, para garantir a propagação das mais variadas espécies.

6


INFANTIL 4

Professoras: Professoras: Aline Coelho, Franciele Deschamps, Janaina Cunha, Thais Tafner

Os alunos do Infantil 4 participaram do projeto ambiental abordando a temática “Insetos”. Através do estudo das características dos insetos e como suas partes se compõem, cada criança envolveu-se num mundo de curiosidades. Os insetos possuem três pares de patas, dois pares de asas e um par de antenas. A propósito, você sabia que se as abelhas estivessem extintas hoje, sobreviveríamos por apenas 4 anos? Os alunos aprenderam a importância de cuidar desse inseto tão importante para a natureza. Participaram da confecção de maquetes explorando a polinização dos insetos, a metamorfose da borboleta e a vida das formigas no formigueiro. A turma participou de diversas atividades de exploração, observando insetos no microscópio e lupa, conhecendo um favo de mel, saboreando o mel, observando no bosque do colégio algumas formigas e conhecendo um pouco sobre a vida das abelhas, formigas e borboletas.

INFANTIL 5

As turmas de Infantil 5 exploraram o subtema vida marinha. Os estudos foram referentes ao ecossistema marinho, suas espécies e características. Por meio de tarefa de pesquisa, as crianças conheceram algumas espécies e com a família confeccionaram uma espécie utilizando materiais recicláveis.

O resultado desse trabalho foi apreciado durante a feira de ciências, onde foram expostos os cartazes, maquetes, insetos confeccionados de materias recicláveis, dentre outros trabalhos. Durante o desenvolvimento das atividades, estimulouse a conscientização da importância dos insetos para o equilíbrio do ecossistema.

Professoras: Gislaine Melo Kniss, Débora Medeiros, Renata Schmoeller De Souza, Sabrina Gonçalves, Edilene Freitas Grahl, Regiane Santana Ferreira

Esta pesquisa ampliou-se ainda mais através de uma visita a um container munido de várias espécies marinhas. O grupo também realizou uma aula-passeio ao Museu Oceanográfico em Piçarras-SC, momentos muito significativos e ricos em aprendizagem, que proporcionaram estudos mais aprofundados e aguçaram

ainda mais a curiosidade dos alunos, formulando diversos questionamentos aos professores. As crianças vivenciaram experiências significativas através da exploração de músicas, vídeos e até puderam conhecer o fundo do mar por meio de realidade

7


virtual, através de um par cartazes, jogos pedagógicos momentos que contribuíram fundamentais na importância

de óculos VR. Confeccionaram com conchas e diversos outros para a construção de conceitos da preservação.

Os alunos refletiram sobre a ação do homem e as consequências causadas pela sua interferência, como a poluição dos mares. Compreenderam que a vida marinha é rica em diversidade de espécies e que o desequilíbrio ou extinção de alguma espécie interfere em todo o ecossistema.

Fundamental

1º ANO

Envolvidos com o tema Ecossistema as turmas dos 1os anos aprofundaram seus estudos acerca do subtema solo, onde estudaram de forma lúdica e surpreendente sua complexidade. Através de prática intensa como: artesanato com argila, plantio de sementes de maçã e alpiste e construção de maquetes com as famílias sobre o uso do solo na agricultura os alunos perceberam a importância do solo para o bem-estar do ser humano. A construção de um minhocário envolveu os alunos em curiosidade e conhecimento, onde puderam compreender a importância da minhoca para a terra, onde ela consome o alimento orgânico e oferece nutrientes para a planta. Durante a feira de ciências cada aluno aprofundou mais ainda seu conhecimento e compreendeu que o nosso compromisso com o meio ambiente deve ser constante.

8

Professoras: Arystela Lingner Elisabeth Raiser Dias Renata Schmoeller de Souza


Fundamental

2º ANO

Professoras: Vanessa Cardoso Haertel Stefanie Schwanz

As turmas dos 2os anos aprofundaram seus estudos sobre as plantas. Inicialmente compreenderam como um ecossistema é formado, onde as plantas exercem funções imprescindíveis à vida do ser humano. Ao exercer seu ciclo vital elas dão origem a novas plantas, servem para construção de objetos de madeira, fabricação de papel e de remédios. Ao conhecer suas partes, funções, classificação quanto à localização, e sua importância para o equilíbrio do ecossistema, os alunos aventuraram-se pelo bosque observando e identificando plantas estudadas e socializadas em sala. Os visitantes da feira de ciências da escola foram surpreendidos com uma degustação de chá, revelando mais um benefício das plantas. A construção de maquetes demonstrando os ecossistemas em equilíbrio equiparadas às em desequilíbrio, criaram uma atmosfera de pensamento crítico em sala. Desta forma cada aluno compreendeu a importância de como o equilíbrio do ecossistema pode influenciar de forma positiva a vida humana, assim como o desmatamento, poluição e a extinção de animais causam um desequilíbrio ecológico devastador.

Fundamental

3º ANO

Professora: Marcia Lima Queiroz dos Reis Sara Veloso da Gloria Thiara Lais Laurindo As turmas dos 3os anos identificaram a importância da água desenvolvendo atividades e discussões acerca dos conteúdos propostos em sala de aula para melhor compreensão. Os grupos identificaram os estados físicos da água partindo dos elementos da natureza: neve, geada, chuva, rios e mares. Também vivenciaram os processos de mudanças dos estados físicos da água com pequenas amostragens. Através da construção de maquetes, os alunos puderam constatar o fenômeno do ciclo da água, bem como a interferência de fatores degradantes do nosso sistema ecológico que vem alterando o curso desse ciclo. Sendo a água o elemento mais importante para a sustentabilidade do nosso planeta, estes grupos desenvolveram relatos, onde comprometeram-se a mudar seus hábitos e criar uma rotina de atitudes diárias, focando uma melhor qualidade de vida e garantindo um futuro mais saudável.

9


Fundamental

4º e 5º ANO

Professoras: Janaína Nass Borchardt Jéssica Araújo Carla Iolanda Moraes

As turmas de 4o e 5o ano desenvolveram suas atividades e estudos com base no tema “Ecossistema”, tendo como objetivo principal conhecer diferentes tipos de ecossistemas presentes em nosso planeta. O foco principal seria compreender as causas e consequências da preservação e da devastação do ambiente. Como proposta inicial os grupos desenvolveram conceitos referentes ao tema como: diferentes tipos de ecossistemas, os componentes bióticos e abióticos presentes em cada um deles e como a ação do homem pode influenciar no ambiente. Foram desenvolvidas atividades em prol da preservação do ambiente com o objetivo de construir com as crianças a conscientização referente à preservação do meio ambiente. As atividades foram desenvolvidas de forma interdisciplinar e prática, envolvendo os diferentes grupos como forma de interação. Como resultado dos trabalhos desenvolvidos, através da exposição na Feira de Ciências da escola, cada aluno teve a oportunidade de expor materiais construídos com maquetes, cartazes, jogos e projetos de robótica. Além de demonstrar na prática através de explicações ao público como podemos preservar o planeta em seus mais diversos ecossistemas.

um abraço

de conscientização 10


Aula de

Robótica Visa possibilitar que a criança, como ser capaz de interagir com a realidade, desenvolve a capacidade de identificar e equacionar problemas que envolvem questões relacionadas à Educação Ambiental, Educação Financeira, Formação de Leitores, Valores e Educação Tecnológica. Durante as aulas de Robótica, os estudantes interagem em pequenos grupos de maneira estimulante, criativa e inteligente, sendo autores no seu processo de aprendizagem e desenvolvem o pensar tecnológico, deixando de ser apenas consumidores de informações. As aulas acontecem semanalmente com os alunos do 1º ao 3º ano, de forma interdisciplinar, integradas ao conceito de educação tecnológica

INOVAÇÃO

onde é proposto a cada atividade situações que desenvolvam um pensar tecnológico. No 4º e 5º ano, as são quinzenais, onde iniciam a linguagem de programação através da Robótica associada a temas geradores. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer como funcionam os “robôs” e como podem atuar diretamente na programação deles. Um dos destaques aconteceu na Feira de Ciências, onde os alunos tiveram a oportunidade de expor o que desenvolvem em sala.

Disciplina Empreendedorismo

TECNOLOGIA COGNIÇÃO

aulas

Novidades para 2018

As aulas de robótica serã o realizadas tam bém nas turm as de ed. infan til, a partir do infantil 3.

Empreender segundo o dicionário de Houaiss, qu er dizer: “ decidir, re alizar; tentar ” ou “por em execução”.

As primeiras noções de empreendedorismo começam na escola. O Programa Dom Empreendedor acontece na proposta pedagógica do Colégio Excelsior, nas turmas a partir do 1º Ano. Este programa é desenvolvido com o objetivo de transmitir aos alunos os valores da cultura empreendedora, despertando neles, iniciativa de reflexão sobre o valor do trabalho e seu papel na comunidade, além de oferecer conhecimento sobre as características do mercado. O projeto vem sendo aprimorado com grande entusiasmo em todas as turmas do Ensino Fundamental!

11


Acompanhe-nos pelo Facebook

facebook.com/excelsiorblumenau

47 3041-1464 Rua 11 de Junho, 158, Itoupava Norte, Blumenau/SC atendimento@colegioexcelsior.com.br www.colegioexcelsior.com.br

Revista Recriar 2017  
Revista Recriar 2017  
Advertisement