Issuu on Google+

PIRACICABA | AMERICANA | NOVA ODESSA | STA. BÁRBARA | LIMEIRA | RIO CLARO

Ano 07 | Nº 39 AGOSTO | SETEMBRO 2013 R$ 12,90

ANOS

Histórias de quem faz a HISTÓRIA DE PIRACICABA

RELIGIÃO TENHA FÉ!

ECONOMIA O BOOM

DO MERCADO IMOBILIÁRIO

MODA

A VIDA EM CORES

agosto | setembro 2013

1


2

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

3


4

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

5


6

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

7


TRI.editorial

No controle! Controlar as rédeas da vida é a pegada do momento. No meio de tantas tarefas a serem cumpridas no dia a dia, está na moda se apoderar da agenda, aprender a dizer não e priorizar compromissos. Saber escolher as prioridades também indica amadurecimento! Nossa prioridade (da TRIFATTO e de seus Clientes) é o leitor. Por isso dizemos não ao que não nos faz suspirar, vibrar e corremos sem sossego atrás de leituras, imagens e efeitos gráficos que tragam mais do que novidades. Queremos informações que ajudem a responder a pergunta que nunca se cala: onde cada um de nós deseja chegar? Essa edição chegou até o “Senhor da notícia”. William Bonner apertou os olhos, disse sim pra TRIFATTO e falou só pra gente, com exclusividade e muita precisão, daquele jeito camarada que sorri com os olhos... O homem de 80 milhões de telespectadores ouviu nosso homem da redação, Marcelo Lapola, e se rendeu ao universo TRI por um tempo que vamos eternizar em páginas coloridas. Chegamos também aos 246 anos de Piracicaba e, para contar um pouco das histórias de sucesso que fazem da cidade um grande polo econômico, grandes empresas se juntaram a nós para comemorar seus anos de trabalho e a construção de marcas que traduzem a palavra credibilidade. A gente bate palmas para a jornalista Nayla Toretta e o designer gráfico Roberto Luiz. As páginas das “histórias que fazem as histórias de Piracicaba” ficaram lindas! Com fé, chegamos à rima perfeita: com amém ou axé o importante é ter fé! As religiões falam de fé e a visita do Papa mais carismático de todos os tempos deixa a sensação de que religião, por mais que cada um tenha a sua, se a temos, estamos em paz. Já que tudo que vivemos é fruto de nossas escolhas, nosso piloto automático nunca funcionou. TRIFATTO tem a satisfação de apresentar pra você a edição 39 com páginas preenchidas de escolhas que, ao sabor do tempo, têm nos norteado a um caminho comandado por clientes de sucesso e leitores exigentes. Já temos a resposta: só chegamos onde acreditamos. TRIFATTO acredita em você! Até a próxima edição Um beijo Luciana Almeida Cristiane Teixeira Mara Ferraz

8

agosto | setembro 2013


Na minha história, essa foi a grande mudança. Na dela, é só mais uma. Eu fui dona de casa. Ela vai ser dona da vida. Mãe, esposa, profissional, empresária. E continuar sendo minha filha. As escolhas são dela. O que importa é que ela saiba, seja qual for a grande mudança, que alguém pensa nela.

Quando a vida muda, é bom ouvir quem a gente confia. A Frias Neto conhece Piracicaba, tem os corretores mais preparados e os imóveis mais exclusivos. E, em primeiro lugar, pensa em você.

PENSA COM VOCÊ. PENSA POR VOCÊ. PENSA EM VOCÊ.

www.friasneto.com.br

agosto | setembro 2013

9


TRI.colaboradores

Dr. Marcelo Almeida Azevedo é formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP), especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Participa ativamente de congressos, simpósios e cursos que possibilitam ampliar o conhecimento e desenvolver novas técnicas, disponibilizando uma ampla gama de procedimentos que se baseiam nas mais recentes tecnologias da Medicina. Dra. Alessandra Montemor é formada pela UNESP e possui especialização em dermatologia, além de ser sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia em convênio com a Associação Médica Brasileira. Realizou curso de pós graduação latu sensu em Medicina Estética na Fundação Educacional Souza Marques (RJ) e é proprietária da Clínica Alessandra Montemor em Piracicaba e Tietê.

Dr. Marcelo da Silva Caitano é médico dermatologista, graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). É especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Possui residência médica em clínica médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; em dermatologia clínica, cirúrgica e estética pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

Valéria Didier é consultora de imagem associada à AICI – Association of Image Consultants International e diplomada pelo Fashion Institute of Technology/NY e pela DRESSCODE/RJ. É especialista em jornalismo de moda, e estilo e imagem pessoal feminino. Nessa edição, colabora com um artigo sobre a fórmula da elegância.

Diretora Comercial Cristiane Teixeira comercial@trifatto.com.br Diretora Executiva Luciana Almeida luciana@trifatto.com.br Diretora Editorial Mara Ferraz (Mtb: 47998) mara@trifatto.com.br Colaboradores Dra. Alessandra Montemor, Dr. Marcelo Almeida Azevedo, Dr. Marcelo da Silva Caitano e Valéria Didier Editora Assistente Nayla Toretta (Mtb: 55.556) Jornalista Marcelo Lapola (Mtb: 35.570) Publicitária Maria Fernanda Alcarde Equipe Comercial Maria Aparecida Gruner e João Marcelo Oliveira Revisão Beatriz Vicentini Design Editorial www.mg4brasil.com Fotografia Isa Silvano, Fabio Maule e Monica Libardi Modelos Aline Schmidt e Marcelo Ramos Agradecimento You Models e Móveis Studion Os anúncios e informes publicitários são espaços adquiridos pelos anunciantes e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de cada um deles, cabendo à Revista TRIFATTO apenas reproduzi-los nos espaços comercializados. A opinião de colaboradores não necessariamente é a opinião da revista. Matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Rua Liberato Macedo, 568 São Dimas Piracicaba SP 13416-090 | Fone/Fax 19 3435.3468 | 3403.6210 Tiragem 12.000 exemplares www.burti.com.br | Críticas, dúvidas ou sugestões faleconosco@trifatto.com.br | www. trifatto.com.br AS3 Editora Ltda CNPJ 08674853/0001-10 Revista

10

Publicação bimestral da 2013 agosto | setembro


agosto | setembro 2013

11


TRI.online

TV In Voga Além do vídeo semanal, agora temos edições especiais do TV In Voga gravadas nas lojas parceiras do blog, com dicas, lançamentos e, claro, looks escolhidos pela própria Mara Ferraz!

INSTAGRAM!

nos acompanhe no instagram e confira em primeira mão as novidades de todo o universo tri! sigam: @trifattoinvoga.

LOOK DO DIA

Confira no blog os looks do dia a dia de Cristiane, Luciana e Mara! Nos posts especiais com as produções, fotografamos cada detalhe para dividir com vocês.

PARA ELES

Fizemos um post especial para os fãs de tecnologia: já é possível acompanhar as notícias do UFC e o resultado dos campeonatos de futebol em seu smartphone. Listamos quais os aplicativos preferidos dos homens!

BASTIDORES

NOVIDADES

Posts gourmets especiais da Dona Brigadeiro chegam para adoçar o blog! E para garantir o sucesso do seu evento, não deixe de conferir os posts especiais da J.B.R Eventos.

NO BLOG

Os posts especiais da Casa do Fitness trazem dicas de exercícios para os adeptos desse universo! E para as apaixonadas por moda, temos looks das maiores lojas de Piracicaba: Fantasy Boutique, Lou Lou Store, M. Officer, Parati, Paruxa e Ponto Meia.

Não perca os posts especiais com os bastidores do editorial de moda dessa edição! Além das fotos que vocês já conhecem, acompanhem também o vídeo com a participação de toda a equipe!

FANPAGE

Uma das melhores formas de ficar por dentro dos eventos, promoções e novidades do Universo TRI é curtindo nossa página no facebook! Acompanhe através do: www.facebook.com/revistatrifatto Revista TRIFATTO Rua Liberato Macedo, 568 São Dimas Piracicaba - SP

TRIFATTO NAS REDES SOCIAIS

@revistatrifatto

/revistatrifatto

@trifattoinvoga

12

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

13


sumário 16

SUPER TRI

18

CULTURA

30

BELEZA

36

ESPECIAL

74

SAÚDE

William Bonner Melhores com o tempo Eles se cuidam, sim! Piracicaba 246 anos Inspiração Fitness - Qual é a sua?

102 COMPORTAMENTO

Tenha fé!

Mercado Imobiliário

Dia do Corretor

Sua casa em harmonia com a natureza

129 ESPECIAL ECONOMIA 131 HOMENAGEM

140 ARQUITETURA

Camiseta: M. Officer Casaco: M. Officer Calça: Ponto Meia Cinto: Ponto Meia

14

agosto | setembro 2013

20 LÍDER EM DESTAQUE 22 CRÔNICA 26 DIREITO 28 MODA 32 TRI FATOS 34 TRI DIGITAL 58 RADAR AMERICANA 62 RADAR LIMEIRA 66 RADAR RIO CLARO 70 PERFIL PIRACICABA 72 TRI ESSENCIAL 54 EDITORIAL DE MODA 104 TRI SABORES 106 TRIFLASH 109 SER TRI 146 UNIVERSO TRI

Capa: TV Globo/João Miguel Júnior

SEMPRE AQUI


agosto | setembro 2013

15


SuperTRI. WILLIAM BONNER

O SENHOR DA NOTÍCIA Um dia qualquer de um fim de semana de junho de 1986, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho e sua esposa assistiam televisão, assim, zapeando de canal em canal. O então vice-presidente da TV Globo se deteve por alguns minutos em uma reportagem apresentada pelo Jornal da Band. O repórter de fala firme, voz bem colocada e bonitão chamou a atenção da mulher de Boni. “Olha esse moço, por que não dar uma chance a ele?” Boni ficou com a imagem daquele garoto na cabeça até que, dias depois, lhe fez o convite. William Bonner aceitou, é claro. Mal sabia ele que dez anos depois iria substituir Cid Moreira na bancada do Jornal Nacional, e como editorchefe. Imagine! Analisar sua rotina faz cair por terra toda a história de que não se tem tempo para nada. Editor-chefe do Jornal Nacional há mais de dez anos, Bonner consegue fazer seus exercícios todos os dias, estar com os filhos e a esposa Fátima Bernardes com quem dividiu a bancada por uns bons anos. Bom pai, referência de profissional, inteligente, e, de quebra, faz suspirar mulheres de todas as idades. Algum defeito em ser tão perfeito? Nessa entrevista para TRIFATTO, Bonner conta um pouco dessa sua rotina aceleradíssima e fala ainda que não teria problemas com seu ego se um dia fosse tirado da bancada do JN. “Em nenhuma profissão a gente deve ser refém do ego. Claro que ser âncora do Jornal Nacional é motivo de orgulho, mas é algo muito profissional, não dá tempo para ficar se deslumbrando com isso, não”, vai dizer o tiozão do Twitter, como é conhecido por seus mais de quatro milhões de seguidores na rede social na Internet. Mulher, fama, jornalismo, dinheiro, filhos, netos que virão, o que mais o seduz nessa vida?

16

agosto | setembro 2013


Claro que ser âncora do Jornal Nacional é motivo de orgulho e de um prestígio enorme, mas é algo muito profissional, não dá tempo para ficar se deslumbrando com isso, não.

TRIFATTO - Que conselho daria aos pais que têm uma rotina de tantos compromissos profissionais como a sua e da Fátima? Como manter os filhos emocionalmente bem? WILLIAM BONNER - É um ciclo virtuoso. Acredito que só os bons pais é que são bons profissionais e viceversa. Sua vida no mundo aqui fora só se sustenta bem psiquicamente se você desempenha um bom papel em casa. Conselho? Quem sou eu para dar conselho (risos). Mas de qualquer modo acho muito importante se fazer presente para os filhos. Antes de qualquer presente, é se fazer presente, mesmo quando está longe. A receita é muito simples: filhos não precisam de dinheiro, de presentes. Filhos precisam de amor e carinho e ponto. TRIFATTO - Como cuida da ansiedade, sabendo que todo dia entra ao vivo para um país inteiro? WB - Olha, nem procuro pensar nisso de entrar ao vivo para milhões de pessoas. Me sinto seguro porque a nossa imensa equipe no JN é a melhor, temos profissionais fantásticos. Isso me dá segurança. O que me alivia do stress do dia a dia é, sem dúvida, a atividade física. A endorfina me equilibra perfeitamente. Não preciso tomar remédio para aliviar a ansiedade, nunca tomei. E durmo muito bem, uma média de seis a sete horas por dia. TRIFATTO - Para você, casamento é para sempre? Mesmo que doa no peito? WB - Só é para sempre, se houver amor. E o meu casamento com a Fátima não é diferente dos demais. E o que ainda nos mantém unidos é o amor que

sustenta. De outro modo não estaríamos mais juntos. Digo isso porque somos muito diferentes. Completamente diferentes no jeito de ver as coisas, de lidar com tudo. Posso dizer que é um milagre a gente estar juntos há tanto tempo. Curioso algo assim ter acontecido conosco, duas pessoas totalmente diferentes. Se não for amor, o que poderia ser então? TRIFATTO - Como pretende agir se algum dia um de seus filhos vier a ter problemas com drogas? WB - Já faço muita coisa para eles pensando nisso e em outros problemas que possam vir a ter. Eles entraram na adolescência e esse é um momento em que quero estar mais perto. O Vinicius, por exemplo, é um menino, o pai tem de estar por perto. Vamos ao cinema, saímos, conversamos muito, muito. Aquilo que falei no início da entrevista: é dar amor e orientação. E se certificar de que eles sentem isso vindo de você. TRIFATTO - Nos bastidores cogitam que a TV Globo não irá mantê-lo na bancada do Jornal Nacional a partir de 2015, quando vence seu contrato. Está preparado, caso isso ocorra? WB - Nessa profissão, a fama, no sentido de ser reconhecido por todo mundo, é uma consequência, como um efeito colateral no qual a gente não pode se pendurar emocionalmente. Não podemos ser reféns do nosso ego. Claro que ser âncora do Jornal Nacional é motivo de orgulho e um prestígio enorme, mas é algo muito profissional, não dá tempo para ficar se deslumbrando com isso, não. TRIFATTO - Pertinho de fazer 50 anos, como lida com a vaidade? E com a idade? WB - Sou mais vaidoso agora que estou um pouco mais velho. Um pouco só…

(risos). Antes ia trabalhar de camiseta, calça jeans e tênis. De uns tempos para cá passei a ir mais bem arrumado, de terno e gravata. Mesmo porque a Fátima vive superarrumada, ainda mais agora por conta do seu programa. Muitas vezes terminávamos o trabalho na TV e surgia a oportunidade para jantarmos num lugar mais sofisticado. Ela linda e eu todo largado (risos). Também notei que fazer a barba deve ser regra. Sobre a idade, não me engano, não. Envelhecer é uma m…(risos). TRIFATTO - Como editor-chefe do Jornal Nacional é um chato ou um líder? WB - Boa pergunta, porque nela tem uma afirmação daquilo que também acredito. Não temos espaço mais para chefes chatos que fazem questão de manter distância da equipe. O meu esforço é para todos os dias eu ser líder. O que ajuda muito nisso é meu lado brincalhão. Sou um palhaço. Imito todo mundo, explico reportagens sérias no maior tom de piada. Aí a coisa fica leve. Também não tenho a minha sala na redação. Tenho uma ilha com meu computador junto com todo mundo. TRIFATTO - Já deu vontade de desistir de tudo, sair do JN? WB - Várias vezes tive essa vontade, principalmente quando sinto que a pressão aumenta. Não suporto quando partidos políticos tentam desqualificar o trabalho da mídia. Fizeram campanha contra a mídia, e eu sou mídia. Já pensei em parar e virar escritor, chef de cozinha e até trabalhar em banco (risos). TRIFATTO - Vive intensamente sua relação de carinho com os fãs no Twitter? WB - Vivo mesmo. É como um parque de diversões para mim. É uma ferramenta de relações públicas sem intermediários. Gosto que o público me veja como eu sou e saiba de mim. Adoro as redes sociais. agosto | setembro 2013

17


TRI.cultura

Fotos: Divulgação

MELHORES COM O TEMPO

18

agosto | setembro 2013


E quem disse que tudo que é velho está ultrapassado? É possível argumentar que alguns músicos são como o vinho e ficam ainda melhores com a idade. TRIFATTO comprova com seis ícones da música que, apesar de anos e anos (e anos!) de estrada, ainda fazem plateias chorarem e pularem com seus hits. Paul McCartney, Bob Dylan e Rolling Stones representam o front internacional, enquanto Chico Buarque, Milton Nascimento e o rei Roberto Carlos lideram as bilheterias old school no Brasil. Não dá pra negar que você sabe pelo menos uma música deles de cor e salteado, né?

SIR PAUL McCARTNEY. O sucesso alcançado por Paul com os Beatles não acabou quando a banda se separou, em 1970. O músico é considerado o mais bem sucedido compositor da história da música popular. McCartney é empresário, poeta, multi-instrumentista, produtor e ativista pelos animais e pela paz, além de ganhador de diversos prêmios e honras. Desde o início de sua carreira, vendeu mais de 100 milhões de álbuns e singles. Em 1990, o ex-beatle entrou para o Guinness Book of Records ao se apresentar no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para 184 mil pessoas. O recorde é de maior concerto com público pagante realizado por um único roqueiro. Hoje, aos 71 anos, McCartney ainda viaja pelo mundo com sua música e lota estádios e casas de show num piscar de olhos.

CHICO BUARQUE. Um dos maiores nomes da MPB,

ROLLING STONES. Sucessos e escândalos rodeiam a trajetória da única banda na história do rock que consegue manter-se no topo das paradas e lota estádios em turnês desde o início da carreira. Esta que começou no início dos anos 60 ao lançar singles de covers de Chuck Berry e Buddy Holly, além da inédita “I Wanna Be Your Man”, composta exclusivamente para eles por Paul McCarteny e John Lennon. Com o passar dos anos, alguns membros deixaram a banda, e outros vieram. A longa carreira é tão recheada de clássicos que agrada inúmeras gerações nas plateias de seus shows. Duvida que Mick Jagger, Keith Richards e companhia ainda estão com tudo? O show realizado na praia de Copacabana (RJ) reuniu nada menos que um milhão e meio de pessoas, e na época foi considerado o maior concerto da história da música.

ROBERTO CARLOS. Impossível não pensar no “rei”

BOB DYLAN. Robert Allen Zimmerman é o nome real de Bob Dylan, que hoje está com 72 anos. O cantor e compositor norte-americano é considerado um dos maiores compositores do século passado. Dylan teve sua canção “Like a Rolling Stone” considerada a melhor do século XX pela revista Rolling Stone. Famoso a partir do álbum The Freewheelin, fez sucesso ao longo dos anos com títulos como “Blowin’in the Wind”, “Mr. Tambourine Man”, “Lay Lady Lay” e “Hurricane”. Apesar de não estar muito presente no universo musical nas décadas de 80 e 90, ainda teve hits e trabalhos considerados importantes para sua carreira. Após mais de 50 anos no mercado, o vencedor de Grammys e Oscars (e muitas outras honras) ainda faz os ingressos para seus shows se esgotarem em poucas horas de venda.

MILTON NASCIMENTO. O carioca Milton Nascimento também é um dos mais queridos e conhecidos nomes da música popular brasileira. Deu os primeiros passos musicais aos 15 anos, quando ganhou um violão. Quando se mudou para Belo Horizonte (MG), formou o grupo Clube da Esquina, que chamou atenção internacionalmente pela ousadia das composições. Em 1975, Milton lançou o primeiro disco fora do Brasil, “Native Dancer”, que fez o cantor ganhar reconhecimento internacional. Entre outros sucessos, destaca-se a interpretação de “Coração de Estudante”, que se tornou o hino das Diretas Já. Sua longa e bem sucedida carreira está resumida em duas horas de show na turnê Uma Travessia, na qual Milton percorre o país em comemoração aos 50 anos de sucesso.

Francisco Buarque de Hollanda gravou cerca de oitenta discos desde o início de sua carreira, em 1966, quando lançou seu primeiro álbum e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a canção “A Banda”. Após seu exílio na Europa no final da década de 60, Chico retornou ao Brasil e tornou-se um dos mais ativos artistas na crítica política e na luta pela democratização do país. Em 1978, conquistou o Prêmio Molière como melhor autor teatral do ano com a peça “A Ópera do Malandro”, para a qual escreveu texto e música. Chico também ingressou no campo da literatura e recebeu três prêmios Jabuti, o mais recente pela obra “Leite Derramado”, de 2010. Sem surpresa, os shows do ídolo brasileiro são sempre lotados.

quando o assunto é música brasileira. Roberto Carlos conquistou fãs e corações na época da Jovem Guarda. Os sucessos são incontáveis, afinal ele lançou um disco inédito por ano entre 1961 e 1998! Não pense que o talento do rei para na música; além dos discos, Roberto inspirou-se nos Beatles e estrelou em diversos filmes, como “Roberto Carlos a 300km por Hora”. Na década de 70, o cantor adotou um estilo predominantemente romântico, e é difícil encontrar algum brasileiro que hoje não saiba alguns versos de “Emoções”, “Detalhes” ou “Como Vai Você”. Para conseguir ver Roberto Carlos ao vivo, tem que correr e comprar os ingressos no momento que são liberados, pois ainda hoje seus concertos são superconcorridos!

agosto | setembro 2013

19


LÍDER em destaque por Renata DONEGÁ Passos

A vida

me ensinou.. Fernanda Guidotti e pessoas”, diz. “Nossa equipe se reúne e tem treinamentos toda Atrás deste grande negócio, existe uma grande mulher! Sabemos semana. Alinhamos estratégias e fazemos as coisas acontecerem”. que o ditado não é bem assim, mas é assim que percebemos a Fernanda aponta para a parede e mostra um quadro com muitos empresa em que esta líder atua. Fernanda Guidotti é aquele tipo indicadores de desempenho que são constantemente avaliados de mulher que está sempre um passo – ou muitos – à frente do e analisados junto à equipe, todas as semanas. É sua forma de seu tempo. Enquanto boa parte das mulheres se questionava sobre fazer gestão: junto das pessoas, ouvindo, aprendendo, oferecendo carreira ou casamento e filhos, ela não teve dúvidas: ficou com os estrutura e exigindo. dois! Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica A palavra exigente sai de sua boca com a mesma facilidade com de São Paulo nos anos 80, época em que estagiou em escritórios que fala dos modelos de gestão que usa para dar conta do dia a de advocacia, e percebeu que seu coração não estava ali. Voltando dia. Aprendeu a ser assim com o pai. “O cliente investe muito aqui para Piracicaba, encontrou na empresa PIRASA, distribuidora de com a gente, e precisa ter retorno”, diz, veículos criada por seu pai, Sr. Joaquim demonstrando a responsabilidade da Mario Peres Ferreira, o lugar onde posição de liderança que ocupa hoje, ao escreveria sua história. E que história... lado do pai e do irmão, no grupo – que Em um setor completamente dominado hoje é composto por 11 empresas. Ela e liderado por homens, Fernanda foi, apresenta outro traço comum em grandes a sua maneira, conquistando espaço, Quanto mais alto lideranças: a gratidão. Fala do pai, da respeito e credibilidade. Se existe uma mãe, do consultor que auxiliou trazendo estratégia em seu modelo de fazer você chega, mais novas estratégias, da empregada de sua negócios e liderar pessoas, com certeza casa que cuida de tudo para que ela possa é sua grande capacidade de aprender e especialista em gente se concentrar lá. Transmite a impressão de ouvir pessoas. Muito atenta, curiosa e de que nada passa despercebido aos seus com muita vontade de aprender e de fazer você tem que ser. olhos, sempre firmes e atentos. cada vez melhor, foi com a Mercedes Quando pergunto como conseguiu Benz, a Toyota e a Michelin – parceiras conciliar uma demanda de um negócio de sua empresa há mais de quarenta anos tão agressivo com a maternidade, lembra– que aprendeu as melhores tecnologias se de parte da licença-maternidade vivida de gestão. De processos a pessoas, tudo na dentro da empresa. “Sempre pude contar com muita estrutura, empresa e na vida de Fernanda transpira aprendizado e excelência. mas, quando bebês, meus filhos tomavam banho de sol no Ela fala e dá exemplos. Enquanto discorria sobre sua carreira, estacionamento da empresa.” convidou para que fossemos à sala ao lado. Lá, apresenta sua Sempre próxima e atenta às demandas (até mesmo pessoais) de equipe de gestores em treinamento para mais um encontro de sua equipe, diz que investe boa parte do seu tempo conversando excelência no atendimento ao cliente. No telão, o destaque para com as pessoas. “Sento, converso, ouço muito. Invisto meu tempo que a equipe esteja atenta às necessidades do cliente. “O cliente em pessoas. São elas que fazem o negócio prosperar. Temos está cada vez mais informado e exigente. Temos que oferecer o funcionários que estão na empresa há mais de quarenta anos. Neste melhor produto, da melhor maneira, com os melhores processos

20

agosto | setembro 2013


Liderar é trazer as pessoas para um objetivo comum; este é o maior desafio. Quanto mais alto você chega, mais especialista em gente você tem que ser.

tempo, casaram, tiveram filhos, divórcios, doenças, mortes na família. É preciso entender e saber respeitar a vida de cada um, o tempo de cada um”, comenta. Aprendeu a ajustar seu alto nível de exigência com o tempo dos processos e das pessoas. “Cada coisa tem seu tempo, cada ser humano também. Aceitar isso, para mim, sempre foi um desafio. Acho isso uma arte, um aprendizado que aprimoro a cada dia.” Quando pergunto o que significa liderar, fala com a firmeza de quem pratica: “Liderar é trazer as pessoas para um objetivo comum; este é o maior desafio. Quanto mais alto você chega, mais especialista em gente você tem que ser.” Fazer isso na prática até pode ser seu desafio, mas quando questiono sobre os métodos que ela mais se ajusta, Fernanda pede licença e vai até seu carro. Volta poucos minutos depois com um esquema plastificado em mãos. É o da ferramenta de gestão de qualidade que usa para atender qualquer demanda que tem em sua vida. “Não tiro do carro, para não esquecer o que tenho que fazer quando quero alguma coisa: planejar, executar, verificar e agir de maneira corretiva.” Descreve-se como obstinada por resultados e prazos. Diz fazer uma gestão muito firme de seu tempo. Usa tudo o que pode de tecnologia, acredita firmemente que a organização dá maior liberdade para usarmos o tempo a nosso favor. A melhor estratégia de sobrevivência aprendeu com

um consultor: “Escolho e seleciono no que vou acreditar e colocar para dentro.” Apresenta grande facilidade para ignorar a realidade se for preciso, outra característica de grandes lideranças. Não acredita em dificuldade e não põe dificuldade para dentro de maneira nenhuma. Quando alguém fala da crise, do mercado, logo pensa o que irá fazer com o que pode mudar. Mesmo que seja só dez por cento, se concentra nisso. Descreve seu trabalho hoje como divertido. Tão divertido quanto suas viagens. Diz alternar trabalho e viagem, coisa que já virou até piadas entre amigos.

Fernanda vai da empresa ao luxo com a mesma humildade, elegância, respeito ao ser humano e amor à vida. Segundo ela, amor e tudo o que nele contêm – família, amigos, trabalho – é o que realmente faz a diferença e importa em sua vida. Independente do setor, da experiência, do local, quando estamos dispostos a aprender e a se dedicar de maneira obstinada, escolhendo o que colocamos para dentro, com amor e respeito às pessoas, o resultado é isso que se vê em Fernanda hoje: alguém que aprendeu a liderar e na qual as pessoas podem, e devem, se inspirar! agosto | setembro 2013

21


TRI.crônica

Mesas fartas – de alimento e afetos

por BEATRIZ VICENTINI

22

Nada contra ser saudável, praticar exercícios, buscar uma vida que cuide do corpo, mas, bem cá entre nós, quem é que não se sente mais acolhido, mais mimado, mais feliz, ao chegar em casa dos avós, de pessoas do interior, especialmente em Minas Gerais, onde há sempre mesas fartas, café coado na hora, bolos recém-assados, cheirinho de comida que abre o apetite, e a boa vontade de sempre fritar um bife, aprontar um arroz fresquinho, ajeitar uma ou duas verduras refogadas, temperar todos os dias o feijão, ter pelo mais do que uma variedade de carne pra visita poder escolher e um pastelzinho ou uma mandioca frita pra acompanhar? E depois os doces, nunca menos que dois ou três, com queijo, naturalmente. Lógico que em refeições assim, as conversas se estendem, é mais fácil se comunicar, as pessoas acham mais sobre o que falar e até tempo para permanecer umas com as outras. Senão nas refeições, nos cafezinhos que nunca pareciam ser colocados à mesa como que de improviso: sempre havia alternativas de pães, geleias, bolachas, bolo, queijos e frios, como se natural fosse que em toda casa sempre se pensasse que essencial era ter o que servir quando alguém chegasse. E, talvez por isso, as pessoas chegassem mais, mesmo que fosse apenas para cinco minutos de conversa – que se prolongavam sempre. Haverá quem diga que ninguém mais tem tempo para isso. Que faltam empregadas que manuseiem a arte do forno e fogão, porque, afinal, todo mundo trabalha. Que os estômagos já nem teriam tanto prazer se tudo isso lhes fosse oferecido com frequência. Mas e se os fogões deixassem de ser meros objetos de decoração – como já acontece em muitas cozinhas - e se as pessoas fossem se arriscando a comer de novo em locais onde o tempo passa mais devagar? E se a mesa passasse a ser tão atrativa quanto era décadas atrás ao invés de mero momento de referendar tendências culinárias de alguns chefs ou modismo eventual, será que as pessoas não se sentiriam mais felizes no seu cotidiano?

agosto | setembro 2013

Porque a verdade é que os tais hábitos alimentares saudáveis, aquela contínua preocupação em se manter o peso, a pressa para sempre estar indo mais rápido que o tempo, levaram para longe o prazer de estar em torno da mesa a qualquer hora, sob todo pretexto, e realmente se ter em casa, sempre, algo gostoso para servir a quem chegasse. Hoje, sem que a gentileza tenha sido eliminada, refeições adequadas se bastam com um único prato e, no máximo, mais uma salada de entrada; cafés da tarde são quase dispensáveis ou, então, nada mais que um suco, um iogurte, talvez uma fruta. Tempos atrás, ouvi em um desses programas de culinária na tevê, que purê de batatas é um dos alimentos que mais consola quando as pessoas estão tristes. Por sua textura, seu sabor simples, sua facilidade de digestão, as pessoas em geral se sentem bem depois de comê-lo também por evocarem tempos de cuidado da infância, em que alguém um dia lhes serviu um purê quentinho, envolvido em atenção, quando o alimento era mais do que simplesmente batatas amassadas, leite, manteiga. Com certeza, todos carregamos na memória algum alimento em especial, que nos remete a essa sensação de bem-estar, de comida significando também convívio, afeto, momentos de prazer. Acho que ficam nessa categoria bolinhos de chuva, bife a milanesa, bolo de cenoura, canja, cada um certamente com sua lista extremamente pessoal. Ou seja, recuperando o significado de alimentos como fonte de alegria e carinho. Vivemos uma civilização que troca o tempo do estar em torno da mesa pelo tempo da academia. O problema é que, talvez, não seja apenas uma escolha entre um corpo mais sarado ou hábitos alimentares discutíveis. Pode ser uma troca, sem que se perceba, entre estar mais só ou acompanhado por afetos simples, mas fundamentais, que nem sempre conseguem espaço para se manifestar no dia a dia como antes.


agosto | setembro 2013

23


24

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

25


TRI.direito

Além dos 40%, os 10% continuam vigendo quando da dispensa de funcionários

por MAURO MERCI

Tendo em vista a grande penetrabilidade desta revista junto à classe empresarial, o tema escolhido versa sobre o pagamento dos 10% aos cofres públicos, além dos 40%, destinados ao trabalhador, quando da dispensa de funcionário da empresa. Assim, quando por qualquer razão alguns dos elementos necessários à manutenção do vínculo de emprego deixa de existir e o contrato de trabalho é rompido por iniciativa do empregador e sem que o empregado lhe tenha dado justo motivo – a dispensa conhecida por justa causa -, além das verbas que a lei trabalhista entende como devidas ao trabalhador dispensado, a empresa também deve fazer o pagamento de 10% sobre o valor dos depósitos do Fundo de Garantia, na mesma guia em que recolhe os 40% de direito do trabalhador, valor este que, contudo, é destinado aos cofres públicos. Em pleno movimento contra referida benesse aos cofres públicos, a Câmara dos Deputados aprovou, no início do mês de julho, projeto de lei que previa a extinção da multa rescisória de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) suportada pelos empregadores nas demissões sem justa causa. Pasme! O texto já havia sido aprovado pelo Senado e, no início deste mês, ao ser aprovado também pela Câmara, foi remetido à sanção da Presidente. O suspense feito filme de terror ficou no ar. Qual seria a posição da Presidente em face desta verdadeira cobrança, no mínimo injusta? Repisese, faltava apenas seu voto para que referido encargo fosse extirpado das responsabilidades de pagamento dos empresários, dentre outras tantas já suportadas. Contudo, aos 45 minutos do segundo tempo, a Presidente vetou o texto sob a justificativa de que este levaria à redução de

investimentos na área social, conforme publicação no “Diário Oficial da União” do último dia 25 de julho. Adotando postura diametralmente oposta às reivindicações sociais das últimas manifestações populares, a Presidente Dilma fundamentou seu veto nos argumentos de que “a sanção do texto levaria à redução de investimentos em importantes programas sociais e em ações estratégicas de infraestrutura, notadamente naquelas realizadas por meio do Fundo de Investimento do FGTS. Particularmente, a medida impactaria fortemente o desenvolvimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, cujos beneficiários são majoritariamente os próprios correntistas do FGTS”. Segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante os últimos 11 anos em que a regra esteve em vigor, os empresários desembolsaram R$ 45,3 bilhões de reais com o recolhimento dos 10% sobre o saldo fundiário de empregados dispensados para reequilibrar as contas do FGTS. Em fevereiro do ano passado, o Conselho Curador do FGTS informou ao governo que a conta com os trabalhadores estava quitada, e, consequentemente, o adicional de 10% sobre a multa fundiária de dispensa de empregados poderia ser extinto. A última parcela das dívidas geradas com os planos econômicos, fato que justificou o recolhimento da contribuição em questão, foi paga em junho de 2012. Assim, as empresas empregadoras continuarão tendo que arcar com mais esse gasto ao demitir sem justa causa seus trabalhadores, recolhimento que aumenta o seu custo com os encargos e contribuições sociais para a contratação, manutenção e dispensa dos seus empregados, que no Brasil, é um dos mais altos do mundo.

Em fevereiro do ano passado, o Conselho Curador do FGTS informou ao governo que o adicional de 10% sobre a multa fundiária de dispensa de empregados poderia ser extinto. 26

agosto | setembro 2013


Você deseja a tecnologia possibilita e a Clínica Marcelo Azevedo realiza

M A R C E L O

A Z E V E D O

CIRURGIA PLÁSTICA E CENTRO DE ESTÉTICA

Cirurgia Plástica Criolipólise

Pré e Pós-Operatório

Power Shape Platform

Estética

Laser de CO2 fracionado

Nutrição

Light Sheer Duet

Rua 6, nº. 229, Av. 27 e 29 | Cidade Jardim | Rio Claro (19) 3024.3304 | 3024.3305 | 9721.9995 w w w. d r m a rc e l o a z e v e d o . c o m . b r Responsável Técnico: Marcelo Almeida Azevedo | CRM: 108.585

agosto | setembro 2013

27


TRI.moda

A FÓRMULA DA ELEGÂNCIA Vocês conhecem a tal “Fórmula da elegância”? Na verdade, é uma fórmula que criei, mas que dá supercerto para qualquer mulher que preza pela elegância. Afinal, a gente sabe que elegância não tem a ver com moda, nem com coisas fashion. Elegância tem a ver com adequação com nosso corpo, com nosso rosto, com nossa pele e com nosso bolso, claro! Elegância tem a ver muito mais com a forma como nos vemos no espelho e nos aceitamos do que com qualquer outra coisa. Da mesma forma que podemos aprender a ter bom gosto, podemos aprender a ser elegantes. Só basta querer. De acordo com essa fórmula, baseada na consultoria de imagem, existem três coisas que fazem uma mulher ser elegante:

por Valéria Didier

• Uso correto das cores: As cores falam por si só e têm um poder mágico até sobre o nosso humor. Elas nos deixam mais iluminadas, mais sérias, mais leves, mais sexys, etc. Se você souber usar as cores a seu favor vai entender o que estou falando. Uma cor errada pode deixá-la mais envelhecida, com aparência cansada e até com mais olheiras. Evite isso usando seu bom senso; • Uso correto das roupas: Há roupas que nos engordam, outras que emagrecem. Há roupas que nos alongam, outras que achatam. Imagine usar todo esse poder a nosso favor! Por isso sempre digo que, antes de tudo e de se arriscar nas compras, é preciso entender e estudar o corpo. Só após esse estudo, será possível determinar qual a roupa e acessório ideal para cada um; • Autoestima nas alturas: De nada adianta estar vestida em um Chanel (apesar de Coco Chanel ser a diva da elegância) se a autoestima não estiver bem trabalhada. Sim, autoestima também é elemento determinante da nossa elegância final, porque cada um de um nós tem uma beleza natural e única. Na hora de se vestir, é preciso deixar essa beleza vir à tona. Permita-se ousar, permita-se ser feliz, permita-se ser quem você é! Se um dia bater a dúvida, lembre-se: a elegância é amiga da simplicidade e inimiga dos exageros.

28

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

29


TRI.beleza

ELES SE CUIDAM, SIM!

Alguns ainda escondem, mas é fato que os homens hoje também fazem parte de um mercado predominantemente feminino, o da estética. Segundo o Dr. Marcelo Caitano, dermatologista da Clínica Camila Caitano, o número de homens procurando tratamentos estéticos tem crescido anualmente. “Hoje o público masculino compõe 15% dos clientes da clínica, e a perspectiva é que esse número aumente

30

agosto | setembro 2013

ainda mais nos próximos anos”, diz. Para o Dr. Marcelo Azevedo, cirurgião plástico do Centro de Estética e Cirurgia Plástica Marcelo Azevedo, os homens assumiram novas funções e estão inseridos dentro de uma nova visão social, que permite que eles sejam mais vaidosos e saudáveis. “Penso que o número de homens nunca será superior ao de mulheres, que são historicamente mais engajadas na questão da beleza,

mas posso afirmar que ao menos 30% do nosso movimento são homens, o que já é um grande percentual”, conta. Dra. Alessandra Montemor, da Clínica Alessandra Montemor, garante que a procura da ala masculina também aumentou em torno de 30% em sua clínica nos últimos anos. “A faixa etária dos nossos pacientes homens está entre 40 e 60 anos, e eles procuram cremes rejuvenescedores (diurnos e noturnos),

Foto: Shutterstock

Está enganado quem pensa que só as mulheres se preocupam com a aparência. Cada vez mais, os homens procuram meios para cuidar melhor do corpo e da aparência, e a vaidade deixou de ser um traço feminino.


depilação a laser, toxina botulínica, preenchimentos ao redor dos lábios e no ‘bigode chinês’, melhoras das bolsas e olheiras, calvície, tratamentos de cicatrizes de acne e redução de medidas”, conta. Dentre os procedimentos específicos para o público masculino, Dr. Marcelo Azevedo destaca a ginecomastia. “É a correção de mama masculina, causada por um desenvolvimento excessivo no tecido da região mamária masculina e ocorre nas fases de mudança hormonais do homem (infância, adolescência e velhice)”, explica. Para os homens que desejam estar em dia com a aparência, Dr. Marcelo Caitano comenta que existem diversas opções. “Para o tratamento de manchas, rugas de expressão e até mesmo para manter a pele bonita, indicamos para eles peelings, lasers, aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e ultrassom para combater a flacidez da pele”. Segundo Dr. Azevedo, na cirurgia estética o que manda é o bom senso, independente do sexo do paciente. “É preciso que as intervenções melhorem a aparência e corrijam o que incomoda sem mudar os traços. A decisão sobre o que fazer é do paciente e como deve ser feito é responsabilidade do cirurgião. É importante, inclusive, ter a postura de negar uma intervenção quando percebemos que o paciente não está pronto psicologicamente”, diz. Segundo pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, em 2008, um a cada 500 homens brasileiros procurava por tratamentos estéticos. Já em 2012, o índice era de um a cada 50 homens preocupados com a aparência.

Penso que o número de homens nunca será superior ao de mulheres, que são historicamente mais engajadas na questão da beleza, mas posso afirmar que ao menos 30% do nosso movimento são homens, o que já é um grande percentual.

Outra pesquisa, realizada pela empresa Nielsen Brasil em 2011, revelou que o consumo da população masculina representa 37% das categorias de produtos de higiene e beleza, como desodorantes, sabonetes, tinturas, condicionadores, shampoos, cremes específicos para pele, e lâminas de barbear. Segundo Dr. Marcelo Azevedo, as empresas de cosméticos também acompanham essa mudança de comportamento. “Na realidade, elas estudam e algumas até antecipam tendências. Já existem extensas linhas de produtos específicos para homens que atendem as necessidades do corpo masculino”, diz. Para Dr. Marcelo Caitano, eles estão cada vez mais vaidosos e isto se deve principalmente à necessidade no cotidiano do trabalho de mostrar uma boa aparência e credibilidade. “O que mais preocupa os homens esteticamente é a queda de cabelos, pois eles não querem ficar calvos e, para isso, hoje existem tratamentos medicamentosos, lasers e até procedimentos cirúrgicos,

como o transplante capilar”, comenta. De acordo com a Dra. Alessandra, os homens estão deixando de lado antigos preconceitos. “E os motivos são variados. Existe a melhora da qualidade de vida, estamos ‘vivendo mais’ e, com isto, ficamos um maior tempo no mercado de trabalho, onde há uma cobrança que os homens estejam com boa aparência. Há também a procura por um estilo de vida mais saudável, que melhora muito a autoestima. Eles querem, ainda, ter uma pele mais limpa e atraente”, diz. O que antes era visto como fora de padrão, hoje tem se tornado corriqueiro, de acordo com Dr. Marcelo Azevedo. “Sem dúvida, é a mudança social e percebemos que isso aos poucos foi se incorporando a esse novo perfil de homem. Veja que os meninos de hoje já não veem essa questão com tanta surpresa quanto a nossa geração. É natural para o menino ter um shampoo para os cabelos masculinos, usar perfume e coisas desse gênero. Não há espanto, as novas gerações já têm isso como natural”, finaliza.

agosto | setembro 2013

31


TRI.fatos

Agulhadas contra a celulite! Que a acupuntura tem o poder de curar muitas doenças, todos já sabemos. Mas você sabia que ela pode ajudar também a tratar a celulite? É o que dizem as novas pesquisas sobre o assunto. O método também pode ser utilizado no auxílio à redução de peso. “O tratamento da celulite é feito por meio da eletroacupuntura, que são presas a eletrodos que emitem impulsos elétricos ao corpo, auxiliando a produção de colágeno”, explica a Dra. Aparecida Enomoto, especialista em Acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing e fisioterapia. Mesmo assim, para que o tratamento seja completo, a especialista reforça a importância de uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

501 em livro Cento e quarenta anos. Essa é a idade que a icônica calça jeans 501, da Levi’s, completa esse ano. Para comemorar, juntou diversas fotos de seus seguidores ao redor do mundo, incluindo diversas celebridades, e lançou um livro chamado “Levi’s 501 Interpretations” que inclui 501 dessas imagens. Foram produzidos (surpresa!) 501 exemplares, vendidos a 55 dólares no site de marca e também em lojas selecionadas. Dentre os famosos fotografados é possível encontrar Joe Manganiello, Anna Kendrick e Kate Bosworth.

32

agosto | setembro 2013

Filibuster? A senadora americana Wendy Davis fez história esse ano ao chegar ao senado em Austin, no Texas, calçando um tênis esportivo com sua roupa formal de trabalho. Ela foi preparada para uma maratona de filibuster, um procedimento parlamentar que consiste em prolongar um debate até o final do prazo legal, para evitar uma votação. Para isso, ela deveria falar – sem parar – sobre a lei em questão até o final da sessão, à meia noite. Mas as regras não param por aí: a pessoa que solicita um filibuster não pode comer, beber, ir ao banheiro ou sequer apoiar-se na parede ou em uma mesa até o final da sessão. A senadora, de 50 anos, tentava bloquear uma lei que iria proibir o aborto após 20 semanas de gestação no estado do Texas. Wendy ganhou o respeito de diversos políticos (incluindo o presidente estadunidense Barack Obama) e da população mundial por defender sua opinião por 13 horas seguidas.

Fotos: Divulgação

Cadeira Vader Entre as novidades apresentadas pela spHaus no Salão de Milão 2013, está a cadeira Vader, assinada por Nathan Yong. Seu design surgiu da inspiração em Darth Vader do filme Guerra nas Estrelas, fazendo com que o encosto e assento remetam ao ventilador utilizado na máscara negra do personagem. Com traços leves e delicados, a cadeiraVader é produzida com hastes de aço inoxidável e acabamento fosco nas cores branco, preto, vermelho, cinza antracite, amarelo curry e bronze. Também disponível em cromo polido.

Do bem! Sucos com frutas fresquinhas, sem conservantes e sem o barulho do liquidificador. Essa é a filosofia da do bem™, empresa carioca que está conquistando o mercado nacional oferecendo bebidas naturais e integrais sem a adição de água, açúcar, conservantes, corantes ou aditivos químicos. É a fruta na caixinha e mais nada. Este conceito pode parecer estranho, mas a do bem™ se mantém fiel a ele com objetivo de fazer as melhores bebidas naturais do mundo com ingredientes da biodiversidade brasileira. Além do sabor delicioso, a marca conquista pelas embalagens divertidas e coloridas. Seu último lançamento, o suco de abacaxi com hortelã, está fazendo o maior sucesso!


R

ECO

ozonio

Inovação, versatilidade e sofisticação transformadas em aço. Digital HD

Steellayer, o revestimento de aço para ambientes internos e fachadas. Conheça e surpreenda-se.

Revenda autorizada

anandametais.com.br PIRACICABA | 19 2106.9050 CURITIBA | TRÊS LAGOAS CUIABÁ | CAPIVARI agosto | setembro 2013

33


34

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

35


36

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

37


38

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

39


40

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

41


42

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

43


44

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

45


46

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

47


48

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

49


50

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

51


52

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

53


54

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

55


56

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

57


TRI.radar

PARA NÃO PERDER A HORA

Os relógios fazem parte do cotidiano das pessoas, já que são um acessório funcional e ao mesmo tempo estiloso. Porém, agora os americanenses estão inovando! Na estação das flores, as mulheres adotaram os modelos grandes e com estética masculina ou, para um visual mais esportivo, os coloridos digitais estão com tudo. E não faltam opções espalhadas pelas lojas da cidade. Aproveite!

FESTEJOS

É dia de festa para os americanenses! A “Princesa Tecelã” comemora dia 27 de agosto mais um aniversário, completando ao todo 138 anos! A cidade, que continua crescendo mais e mais a cada ano, vai ter uma programação especial para apagar as velinhas em grande estilo.

americana CERIMÔNIA DE POSSE

Iracema e Claudio Mazola Petrin fecharam seu mandato de um ano em grande estilo, com uma cerimônia de posse da nova diretoria realizada pelos Lions e repleta dos companheiros da entidade e de outras da região. O Lions Clube Americana Norte agora é presidido por Heloísa e Valtemir Bueno.

58

agosto | setembro 2013

Fotos: Divulgação

COR DE DOCE

Que as candy colors fizeram a cabeça das apaixonadas por moda, é um fato. Porém, uma nova cor vem sido muito falada nos bastidores da moda e, aos poucos, vem saindo dos lábios para ganhar espaço no guarda roupa. Fácil de adivinhar, né? O rosa pó promete substituir o nude e o tradicional bege, que deixam a pele amarelada. O tom deixa o visual super sofisticado e é uma cor neutra que vai bem com todos os estilos.


agosto | setembro 2013

59


PERFIL.americana

Todas com a minha mãe, especialmente para Paris. Dica: passear por Saint Germain e saborear uma sobremesa na melhor confeitaria de Paris, Pierre Hermé.

BIANCA PORTEIRO Bianca Porteiro, 23 anos, é chef especialista em confeitaria pela École Lenôtre, na França. Conheça um pouco mais sobre ela. “Definir é limitar.” – Oscar Wilde Maquiagem Rímel (Dior) e blush (MAC).

Rosto Demaquilante Lâncome Eau Micellaire Douceur. Adoro porque permite rápida remoção da make do rosto e dos olhos.

Corpo Hidratante corporal Avène. A textura é fina, o cheiro é muito suave e adere facilmente à pele. Cabelos Shampoo Kérastase Cristalliste. Deixa meu cabelo brilhante e sedoso!

Não saio de casa sem... relógio e brincos.

BANDA Maroon 5.

60

agosto | setembro 2013

HOBBY Viajar para praia.

FILME O Diabo Veste Prada.

Minha última compra foi... uma jaqueta de couro.

Fotos: Fernando Buzetti e Divulgação

LIVRO A Bíblia.

Ser chique é... ser feliz!


Resp. técnico: Dr. Pedro Arnô Coelho Barbosa - CRM 20913

Sua vida, noSSo compromiSSo. • Grupo de Diabéticos • Grupo de Hipertensos • Grupo de Controle de Obesidade • Grupo de Gestantes • Grupo de Atenção Domiciliar Materno Infantil

• Atendimento Domiciliário • Comitê de Saúde nas Empresas

Av. Independência, 940 | 3401.2000 agosto | setembro 2013 61 www.santacasasaudepiracicaba.com.br


TRI.radar QUASE TRANSPARENTE

O “falso transparente” continua com tudo, seja nas passarelas da alta costura ou nas ruas! As limeirenses também apostam nesse elemento e investem em vestidos mais elaborados, que deixam os looks para a noite pra lá de elegantes. E claro que já é possível ver isso nas melhores boutiques da cidade.

TALENTOS JUVENIS

Os atletas juvenis de Limeira estão com tudo no tênis! Entre os exemplos de sucesso que dão show nas quadras estão Luís Gustavo Caram (13) e os irmãos João Baziotti de Campos (13) e Pedro Baziotti de Campos (14). O trio está entre os melhores do Estado de São Paulo na Federação Paulista de Tênis. Parabéns, meninos!

limeira ALPARGATAS

As alpargatas, tão famosas na década de 80, chegam para incrementar o armário das apaixonadas pelo mundo vintage nessa estação! Os sapatos de tecido leve e com solado de corda da marca Perky são os preferidos das limeirenses, já que misturam vários elementos atuais como cores vibrantes, neon, spikes, estampas étnicas e outros.

62

agosto | setembro 2013

Fotos: Divulgação e Shutterstock

TIARAS

Não tem jeito: o acessório é atemporal e dá um ar mais feminino a qualquer look. Se usado com um coque lateral, a tiara com brilhos compõe um visual harmonioso e deixa a produção super elegante. Aposte no penteado para eventos formais, como casamentos e festas de gala.


agosto | setembro 2013

63


PERFIL.limeira

Buenos Aires. Se você é católico não deixe de conhecer a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, principal templo católico da nação e de onde veio nosso atual Papa, Francisco.

JULIA VARGA Maquiagem Blush Gingerly da MAC e Rímel Hypnose Star da Lancôme.

Aos 25 anos, a empresária Julia Varga conversou com a TRIFATTO sobre o que não pode faltar no seu dia a dia. Acompanhe! “Viver, e não ter a vergonha de ser feliz!”

Não saio de casa sem... perfume, relógio e escapulário. Corpo Os cremes da Bliss. Fat girl Sixpack é o que uso no momento para firmar a pele, mas o resultado só vem junto de exercício físico!

rosto Uso o BB Cream da Maybeline que, além de não ser oleoso, contém filtro solar e disfarça superbem as imperfeições. Uso todos os dias.

Cabelos Não dispenso nenhum dia o uso do óleo Oleo-relax da Kerastase, pois ajuda nas pontas e é anti-frizz. Ser chique é... ajudar ao próximo.

HOBBY Ajudar os animais carentes juntamente com a ALPA (Associação Limeirense de Proteção aos Animais). FILME Sempre ao Seu Lado (2009).

64

Livro Fique Comigo – Harlan Coben. agosto | setembro 2013

BANDA One Republic.

Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação

Minha última compra foi... uma jaqueta de couro com franjas.


´

agosto | setembro 2013

65


TRI.radar

OURO!

TENDÊNCIAS E NOVIDADES

O hair stylist Odirlei Afonso, queridinho das rioclarenses, chegou recentemente de Orlando depois de participar de um congresso para cabeleireiros super exclusivo lá na terra do Tio Sam. Todos aguardam ansiosamente as várias novidades e tendências do universo de beleza que ele trouxe de lá!

A delegação rioclarense de caratê fez sucesso nos Jogos Regionais do Interior, que foram disputados em Itatiba. Medalha de ouro na classificação por equipe e 12 medalhas de ouro em disputas individuais: esse foi o saldo das equipes masculina e feminina de Rio Claro. Ao todo, a equipe feminina fez 58 pontos e a masculina, 84. É o resultado de muita dedicação!

RIO CLARO

Clássico

66

agosto | setembro 2013

MEIAS-CALÇAS

Esqueçam as meias-calças cor da pele. Uma das maiores tendências para essa estação que se aproxima são as meias divertidas! Com várias opções de estampas geométrica e cores intensas, indo desde listras até poás, a moda já chegou a Rio Claro. As fashionistas abusam das cores, que alegram o look e quebram a monotonia! Invista!

Fotos: Divulgação e Shutterstock

Marcada pelo espírito da alta costura da Dior, a bolsa mais famosa da marca – que ganhou até uma exposição exclusiva com vários artistas que recriaram a peça a partir de sua própria visão –faz sucesso pela cidade! E claro, as apaixonadas por bolsas já repararam que a ‘it bag’ na cor vermelha já pode ser vista nos eventos mais VIPs da cidade.


CUR SO DE WIN DOW S

Ch eg ou ! Vo cê pe diu , nó sc ria mo s!

8

Aqui a gente cria o curso dos seus sonhos!

abc www.microcamp.com.br Piracicaba: Rua Benjamin Constant 1734 - 19 2533 9700

Americana: Av. de Cillo 486 - 19 3475 9090

Santa Barbara do Oeste: 67 Rua João Lino 466 - 19 3628 2125

agosto | setembro 2013


PERFIL.rio claro

Fortaleza, no Ceará. Uma dica é não perder o passeio de buggy em Canoa Quebrada. Além de toda diversão, o cenário é belíssimo! A paisagem inclui falésias, praias de águas limpíssimas e dunas.

JAQUELINE BORDIN A empresária e bailarina Jaqueline Bordin, 31 anos, conta para os leitores da TRIFATTO algumas características e itens indispensáveis na sua vida. “Eu sou um mistério para mim.” (Clarice Lispector)

FILME Encontro Marcado (1998).

HOBBY Ir ao cinema.

CABELOS Óleo de Argan da Moroccanoil. Ele hidrata e repara os fios logo nas primeiras aplicações. O cabelo fica muito mais resistente, macio e com brilho. O cheirinho também é muito bom.

Minha última compra foi... um óculos de sol Versace.

Não saio de casa sem... meu celular!

BAnda Titãs.

68

agosto | setembro 2013

LIVRO “A Cabana”, de William P. Young.

Não saio de casa sem... um bom perfume e óculos de sol.

ROSTO Protetor Solar Normalize Matte FPS 50 da Ada Tina, que protege e trata. O toque é extra-seco, então a pele fica macia e com efeito matte (sem brilho). E não tem cheiro, o que é ótimo pra mim, que não gosto do cheiro que a maioria tem.

CORPO Loção hidratante Victoria’s Secret. Eu adoro porque fica aquela sensação agradável por horas. Pele perfumada com toque suave.

Ser chique é... ser educado, gentil e discreto, além do bom gosto e bom senso.

Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação

maquiagem Corretivo líquido Make B Antiaging de O Boticário e rímel The Colossal da Maybelline.


agosto | setembro 2013

69


70

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

71


72

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

73


74

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

75


76

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

77


PUBLIEDITORIAL

SCALA

PIRACICABA: NOVA ADMINISTRAÇÃO A loja Scala do Shopping Piracicaba está sob nova direção. Quem assume o comando da boutique é Aline Stalder, que garante proporcionar cada vez mais conforto e comodidade para as mulheres da cidade. “A maior preocupação é atender nossas clientes com plenitude, oferecendo não só variedade de peças e tamanhos, mas também um ambiente agradável e convidativo”, conta. Para isso, já estocou a loja com as mais novas coleções da marca que, além de lingerie, trazem peças para o dia a dia, e também modeladoras. “Nossas roupas são todas sem costura, o que garante um conforto sem igual. Em relação às peças modeladoras, temos a linha Shape Up Biofir, que traz produtos confeccionados com um fio especial que contém cristais bio-ativos, capazes de utilizar o próprio calor do corpo para promover a microcirculação, oxigenação e a drenagem das células”, explica Aline. A Scala desenvolveu uma aplicação exclusiva para o fio Emana, criando uma linha de produtos sem costura capaz de diminuir os sinais de celulite, reduzindo as medidas e melhorando a aparência da pele. “Estamos trabalhando com muito carinho para deixar as mulheres de Piracicaba ainda mais bonitas, e, o mais importante, confortáveis durante o dia todo”, finaliza Aline.

78

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

79


80

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

81


82

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

83


84

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

85


86

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

87


88

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

89


90

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

91


92

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

93


94

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

95


96

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

97


98

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

99


100

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

101


TRI.comportamento

TENHA FÉ! Acreditar. Sem ver, sem a falsa sensação de segurança que a razão nos finge dar. Como uma criança em cima de um banquinho não hesita em pular para os braços do pai, que o convida com alegria. Ele sorri, olha um pouquinho em volta e vai ao encontro dos braços fortes e protetores. Acreditar além da simples confiança cega. Acreditar naquilo que se sente, no essencial que é invisível aos nossos olhos. Contra tudo e contra todos, acreditar, ainda que no último minuto de um dia, ou logo ao despontar dos primeiros raios de sol. Muitas são as denominações religiosas, cristãs e não cristãs, com suas diferenças e caminhos, mas com algo em comum a uni-las: a fé. Fé que clama por uma coexistência pacífica e de união em prol dos outros, dos que mais precisam. Em prol de um mundo melhor. Munida dessa curiosidade, TRIFATTO uniu em uma mesma reportagem um padre católico, um babalorixá, um pastor e um espírita kardecista, para falarem, cada um em sua doutrina, sobre a fé.

CATOLICISMO

Para o padre Edvaldo de Paula Nascimento é a fé que nos faz vivos. “É absolutamente necessário que você acredite! E que tenha o mínimo, o mínimo que seja de força de vontade, de esperança. Abraão cortava árvores para fabricar berços, para as vizinhas grávidas. Ele embalava o seu sonho de ter um menino. Alguém poderá dizer: ‘Mas ele é um masoquista, não podia ter filhos e fabricava berços!’ Não, é que ele não era um derrotista! Não era um amargurado, não deixou que o impedimento tocasse nele para que ele deixasse de fazer o movimento, ele faz o movimento. Essa força de vida só pode vir da fé”, atesta Padre Edvaldo, sacerdote responsável pela Paróquia e Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba. “Claro que quanto antes cultivar a sua fé, melhor. Não é para a pessoa, ao chegar ao final da sua vida e refletir sobre quanta coisa horrível ela fez, à beira da morte ter medo do inferno, sentir que precisa se converter e realizar práticas religiosas. É muito bom viver, podemos viver agora mantendo princípios do evangelho, a palavra que Deus tem para nós é a palavra de vida” diz. Para Edvaldo, Deus pode realizar milagres, é possível desde que as pessoas queiram. “Jesus, quando curou alguém, disse: ‘Vai, tua fé te salvou!’ É uma força de Deus que está dentro de nós. Existem inúmeros testemunhos, escritos, falados. Nós ouvimos falar: ‘Deus está entre nós.’ Sentimos a curiosidade de ver sua imagem, a humanidade tem necessidade de uma divindade.”

ESPIRITISMO

“Fé inabalável só é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da humanidade.” A proposta do francês Allan Kardec, codificador da doutrina espírita é de uma fé sustentada na razão. No espiritismo, basear uma vida somente na razão também é viver uma loucura científica. Para o psicólogo Otaviano Pereira das Neves o que chama de “fé raciocinada” deixa de ter conotação de algo obtido como uma graça sobrenatural. Há uma lucidez maior dos conhecimentos adquiridos e uma melhor captação de conhecimentos novos. A Fé Espírita é efeito e não causa. O indivíduo que a possui já experimentou, no passado, vivências, aprendizados, etc. que hoje lhe transmitem toda uma certeza e confiança. A fé aumenta à medida que os estudos da doutrina e o desenvolvimento da mediunidade ocorre, como analisa Nelson Golfieri, do Centro Espírita Fé e Caridade, em Rio Claro. A fé espírita surge como efeito e não causa, ela amplia a capacidade de expressão das pessoas.

102

agosto | setembro 2013

Muitas são as denominações religiosas, com suas diferenças e caminhos, mas com algo em comum a uni-las: a fé. Fé que clama por uma coexistência pacífica e de união em prol dos outros, dos que mais precisam. Em prol de um mundo melhor.


UMBANDA

Foto Pai André: Antonio Archangelo

EVANGÉLICOS

Agradar a Deus e os preceitos por Ele ensinados através da Bíblia e Jesus Cristo é o norte da fé para o evangélico. Nas palavras do Pastor Waldiberto Moreira dos Santos, que comanda a Igreja de Cristo em Piracicaba, "o cristão evangélico trabalha e vive sua vida para agradar a Deus”. E ele explica: “Há duas passagens que definem muito bem o papel da fé em nossas vidas. Em Hebreus 11, versículo 1, está escrito: ‘Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem’. Há ainda Hebreus 11, versículo 6, onde se diz: 'Ora, sem fé é impossível agradar-Lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam’ ”. Waldiberto também identifica um diálogo mais maduro entre as religiões, seja entre evangélicos ou entre outras denominações. “Esse diálogo amadureceu muito. O mundo pede por respeito, consideração e a consciência de que as diferenças não são prejudiciais. O rótulo é Deus, é Jesus. Se o vinho é branco ou tinto, se é tomado na taça ou num copo, não importa. Os caminhos podem ser muito diferentes, mas o destino Deus é um só e Ele é para todos”, concilia o pastor.

É da África, e sua mistura única com os matizes e matrizes religiosas brasileiras que vem outra demonstração de fé. Na Umbanda a fé nasce da forte convicção da atuação do mundo espiritual em harmonia com o mundo material. Como bem analisa o babalorixá Pai André, do Templo de Umbanda Vovô Serafim Ogum Três Espadas, de Rio Claro, do qual é responsável junto com a Ialorixá Mãe Fátima. “A Umbanda, assim como as outras religiões de matriz africana, é essencialmente espiritualizadora. A fé, para nós, médiuns, assistentes e seguidores, nos põe frente a uma forte crença em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o mundo material. Disso advém toda nossa convicção de que Deus nos concede, por meio de sucessivas vidas e planos espirituais, oportunidades de evolução”, explica Pai André, que também é presidente da Federação Umbandista Caminho dos Orixás. O babalorixá fala ainda sobre a importância das diferentes religiões conviverem e coexistirem com respeito e alegria. “Como sacerdote, acho ruim esse negócio de uma religião querer falar mal da outra. Temos de viver em harmonia. Nossa filosofia atende a qualquer segmento, porque entende que a religião não precisa ser única. Deus é um só. É preciso ter a consciência da harmonia, do bem viver e viver feliz. Devemos seguir nesse caminho”, convida Pai André.

É PRECISO FÉ

Em qualquer que seja a denominação religiosa, quaisquer que sejam os códigos que compõem o que os religiosos chamam de doutrina, a fé é a coluna central que sustenta todos os demais pilares de simbolismos, mitologias, significados e a identidade com o sagrado. E mesmo fora do aspecto religioso, espiritual, muito do que somos e do que fazemos é fruto, lá na essência, da fé. Em nós mesmos, nos outros, no mundo, no futuro. Fé na vida. Somos feitos de fé.

agosto | setembro 2013

103


TRI.SABORES

o top da gastronomia GALILEO GRILL RESTAURANTE Arroz com rúcula, camarão, scabechi de berinjela, sushi, macarrão parisiense e o tradicional churrasco. VARIEDADE, QUALIDADE E UM ÓTIMO atendimento de segunda a domingo. Rua Prudente de Moraes, 821 | Piracicaba 19 3432.9896

SR. SALDANHA Culinária Peruana e Steaks House Costela Prime Rib - Contra filét com osso, acompanhada de purê de mandioquinha e panache de legumes. Aberto todos os dias a partir das 11h30 para o almoço e jantar a partir das 18h30. Av. Saldanha Marinho, 1525 | Piracicaba 19 3374.6146

GIARDINO Estrela do festival do camarão que acontece no Giardino ristorante: camarão ao molho de queijo gruyère, arroz com brócolis e batata palha da casa. Um prato simples e muito saboroso. Confira este e muitas outras opções no festival do camarão Giardino. Rua Marechal Deodoro, 2328 | Piracicaba | 19 3433.7066 www.grupocasaretto.com.br

ENGENHO PIZZA E SUSHI Temaki Salada - alface, salmão em cubos, cream cheese, gohan (arroz), cebolinha e pimenta japonesa. Rua Aquilino Pacheco, 120 | Piracicaba 19 3422.3838 www.grupocasaretto.com.br

104

agosto | setembro 2013


PERFETTO GELATO & CONGELADOS A Perfetto Gelato & Congelados, além dos gelatos de sabores incríveis, traz para Piracicaba o Fondue de Queijo e Chocolate neste inverno. Venha conferir. Rua Dona Eugenia, 852 | Piracicaba 19 3433.2117

GRUPO FASSINA Novidades no Fassina Águas de São Pedro: agora tem Torre de 2,5 litros de Brahma ou Itaipava e, para acompanhar, deliciosas Caipiones. No almoço, o maior e mais saboroso self-service da região com mais de 120 tipos de pratos e, no jantar, buffet de queijos, frios, variados sushis e 200 tipos de lanches e porções.

BEM BAHIA Mini acarajés com vatapá, camarão seco e vinagrete. Também servimos varias opções de tapiocas doces e salgadas. Estamos com uma carta de vinhos, novidade para o inverno. Rua Alfredo Guedes, 330 | bairro Alto Piracicaba 19 3375.7634 www.bembahiapiracicaba.com.br

agosto | setembro 2013

105


106

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

107


108

agosto | setembro 2013


CAIO CASTRO

SERTRI

ESPECIALMENTE PARA A TRIFATTO

Matheus Mazzafera

SEBASTIAN

agosto | setembro 2013

109


marcelo campos

Luciana Almeida, Fabinho Uliana, Mara Ferraz, Moby e Cristiane Teixeira ARIANE ANDREETA

ESTARTRI TRIBEANS

RENAN NAVA

A 7ª edição da TRIBEANS, organizada pela TRIFATTO, Moby Eventos e Fabinho Uliana, foi um sucesso! Com mais de 6 horas de evento, os convidados mais VIPs da cidade se divertiram ao som das bandas ABR3, Fernando Rios e banda e do DJ Mendeka. Veja quem esteve por lá!

Danniel Assis e Paulo Gallo

Bruno Coletti, Fabio Inocencio, Maicon Zilio e Leandro Franzoni

Alvaro TreviZan

Claudete dos Santos e Sandra Martins

Carolina e Fernando Jaber Bruna Gustinelli, Maristela Gullo e Flavia Cera MATHEUS RAZERA Ana e Gabriel Foltram

julianna uliana, juliana fávaro, patrícia martins e fernanda dias

110

agosto | setembro 2013

NEI FARIA, RAFAEL CARRIJO, JULIANO PITTON E SÉRGIO CORREA

Alessandra e Guiilherme De Gaspari


Gabriela Lubiani Alcantara e Magali Hubert Fabio e GrAziela Pizzinatto e Luciana Abdalla

joão pedro, vinícius, joão filipe e mara ferraz

Frederico Campos, Jorge e Samir Numeh

Ivan Hellmeister e Rodrigo Oliveira

Dulci Oliveira e André Bandeira

Rodrigo De Diana

Rodrigo Stefanovitz Elenice D’Abronzo, Luiz Guilherme Schnor e Rafael D’Abronzo

Isabella Razera, Amanda Ibanez, Giovana Razera, Luana Cherchiaro e Ariane Andreeta

Gilson Amaral e Denilson Bigaram

Stela Weiser Carvalho

Graziella Giannetti, Graciana Camattari e Séfora Viana

agosto | setembro 2013

111


Maria Helena Teixeira, Carlos Gullo e J么 Barbosa

Gabriela Chaddad Maria Beatriz Dedini Ricciard, Erik Menegon, Bruno Vasconcellos e Adriana Delfini

andressa lopes Pipo Giannetti e Dani Maluf Marcio Costa e Junior Bendasolli Karina e Fabricio Maniero

Douglas e Alessandra Pitoli, Sergio e Mariza Bazzanelli, Marcos e Marcia Razera

Rodrigo, Julia e Milena Huidobro Beto Zaratin

Henrique Oliveira, Camila, Rachel e Marcelo Caitano

MAriana Pereira e Fatima Almeida

Ligia Lima, Mariana Angeleli e Camila Camargo cristiane nunes e paulo possignolo

112

agosto | setembro 2013


Renata e Luiz Guilherme Schnor

Flavia Lyrio, Samira Sturion e Beto Silva Junior

Wesley Capozzi, JOSÉ MANUEL Miguel, CARLOS Olmos e Celso Christofoletti

Paula Carraro e Cristian Weiser

Melina Angeleli e Daniela Figueiredo

jaqueline francis poppi e Fernanda Tejada

Rosni e Giovana Parolina

Sassa Togni e Barbara Lubiani

Rodrigo Consolmagno, Giovana Margiotto, Marcelo Porta e Daniela Silva’

Thais Poli e MENDEKA

Mirela Mariano e Felipe Cario

Sabrina e Celso Leite

Elizabeth Vieira e José Erminio Gilbertoni

Renato e Carol Sanchez, Murilo e Marcia Puydinger

agosto | setembro 2013

113


Patricia Valler e Erivan Rocha

ALEXANDRE E ADRIANA SETTEN

equipe Academia Position

ESTARTRI SPORT FEST

Larissa Grando, Fernanda Franco e Marciele Pandolfo

A TRIFATTO reuniu no Mega Bowling do Shopping Piracicaba uma torcida alto astral para torcer pelo Brasil no primeiro jogo da Copa das Confederações. Acompanhe os clicks!

Marcelo Cordeiro, José Arruda e Nilton Martins

Junior Leonel e Giovana Picchio

Luciana Almeida, Rodrigo e Leticia Rodrigues, Cristiane Teixeira e Mara Ferraz

Paula Brancatti, Lucas Spironello, Ricardo e Larissa Gobbo

Renata e Roberto Ruiz

114

Thales Dini E RENATA MOLINA

agosto | setembro 2013

Marcella Penatti, Victor Valerini, Victor Hellmeister e Isabela Penatti


Fernando Sabatin e Suellen Cruz

Maria Helena Teixeira, Neusa e Elio Goncalvez

Gustavo Cruzolini e Luciana Bonilha

Jaqueline e Julio Lopes

Christian Chiaranda e Ronaldo Baggi Dani Fischer, Luciana Stolf e Larissa Henriques Lucas Lopes e Rosangela Christofoletti

Matheus Gonçalvez e Junior Longatto

Sabrina Antunes, Cadu Brito e Roberta Bueno

Higor de Padua e Nathalia Pompermayer

samba d’aninha

Alexandre TreviZan, ManUel e Gilberta Almeida

REALIZAÇÃO:

APOIO:

PATROCÍNIO:

agosto | setembro 2013

115


Vilson Mileski e Leticia Abe

GIACOMO salvador, GIACOMO e REGINA VOLPATO

guilherme e NADINE KLAUS e Patricia Martins

ESTARTRI FESTA GOURMET

No mês de julho, o restaurante Toque Brasileiro realizou uma festa julina diferente, com doces e salgados típicos das quermesses preparados por chefs. Confira!

DR RICARDO E DRA ENEIDA

andré e patricia martins

DR VILSON MILESKI, DR RICARDO APRILANTE, DR LETICIA ABE, DRA DEBORAH KERCHES TATI MORTATTI E LIA FERAZ

Luiz Limonge e Michele Novembre

Giselle D’Abronzo e Fernando Zorzenoni

Elizangela Negrisoli e Daniela Zambetta

DIANA CEDIN MARIANO E VINICIUS PERERIRA

NADINE KLAUS,PATRICIA MARTINS, DRA LETICIA ABE, DRA DEBORAH KERCHES

116

equipe LOJA SIMULASSAO agosto | setembro 2013


Romeu Chap Chap e Angelo Frias Neto

Edmundo Fujita (embaixador brasileiro em Seul - Coréia do Sul), Angelo Frias Neto, Basílio Jafet e Ricardo Yasbec

Denise Rocha, Maria Helena Kallas, Maria Alice Maluf, Maria Helena Bernasconi e Celisa Amaral Frias

ESTARTRI imobiliário

Abel Rocha, Toyo Ito e Angelo Frias Neto

Angelo e Celisa Frias participaram do 64º Congresso Mundial da FIABCI (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) na China, que reuniu profissionais do ramo imobiliário de todas as partes do mundo.

Mara e Cláudio Bernardes, Celisa e Angelo Frias Neto, Basílio e Yara Jafet

Paula Jafet e Celisa Amaral Frias Angelo e Celisa Frias, Rosely e Flávio Nunes (Presidente da FIABCI internacional)

Avenida Independência, 3574 |

Marcelo Terra, Angelo Frias Neto, Basílio Jafet, Mauro Dottori, Rodrigo Luna, Cláudio Bernardes e José Romeu Ferraz

19

3375.4426 |

agosto | setembro 2013

/ToqueBrasileiroRestaurante

117


João Chaddad e Adilson Zampieri (Irmandade Santa Casa de Misericórdia)

José Antonio de Godoy e Sandra Martins (Hotel Beira Rio) Angela Furlan e Aldo Junior (Vecol)

ESTARTRI MELHORES DO ANO Realizada pela Gazeta de Piracicaba em parceria com o Instituto Cw7 Pesquisas, o Terrazas Acontecimentos foi o local escolhido para a 10ª edição do Top of Mind, a pesquisa que premia as melhores empresas do ano.

Joacir Cury entre Carlos Olmos e Luis Guilherme Schnor (Supricel Logística)

José Antonio de Godoy e Ana Paula Lunardelli (Onodera)

Joacir Cury e Marcelo Andrade (O Botiquim)

José Antonio de Godoy e Carlos Alberto Prochnow (Pizzaria Forlen)

Angela Furlan entre Enzo Moda e Gilmar Gomes de Souza (Grupo Souza) agosto | setembro 2013

118

Angela Furlan, Carlos Joussef e Carlos Alberto Cury (Unimed)

Joacir Cury e Beto Ribeiro de Mello (Nho Quim Pneus) Joacir Cury e Alexandre Ferrato (Delta Supermercados)


João Chaddad e Sidney Fernandes (Café Morro Grande)

Sergio Fortuoso e Sidney Marth (MRV)

Sergio Fortuoso e Karla Longatto Rasera (Grupo Bom Jesus)

Lourenço Tayar e Eduardo Guidotti (MGA Recursos Humanos)

João Chaddad, Tato Pereira e José Galesi Filho (Clube Cristóvão Colombo)

Lourenço Tayar entre José Luiz Ribeiro, Hugo Liva e Wagner da Silveira (Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba)

Lourenço Tayar e Marco Marcelino (Frias Neto Consultoria Imobiliária)

João Manoel dos Santos e padre José Ailton Trindade (Colégio Dom Bosco)

João Manoel dos Santos e Ricardo Belardin (Tênis Mania)

Lourenço Tayar e José Roberto Maraccini (CLQ)

João Manoel dos Santos e Fabio Buttini (Churrascaria Monte Sul)

João Manoel dos Santos e Gustavo agosto | setembroJacques 2013 Dias Alvim (Unimep)

119


Sergio Fortuoso entre Alcione Aprilante e CĂŠsar Sanches (Previlab)

Wilson Tietz e Jorge Aversa Jr. (Aversa Motos)

Wilson Tietz e ClĂĄudio Zambello (Uniodonto)

Wilson Tietz e Ana Helena Andrade (Caterpillar Brasil)

Wander Rossette Jr. e Pedro Carminada (Shopping Piracicaba)

Wander Rossette Jr. e Roberto Lessa (Drogal)

Wander Rossette Jr. e Vanderlei Macedo (Casas Bahia)

Tarcisio Mascarim entre Ira e Irandir Cardinalli (Ao Cardinalli)

Wander Rossette Jr. e Aldano Benetton (Monte Alegre Turismo)

Tarcisio Mascarim e Vera Pizzinatto (Grupo Pizzinatto)

120

agosto | setembro 2013

Tarcisio Mascarim e Rene Calil (Mr. Dandy)

Tarcisio Mascarim e Humberto Zeraib (Wizard)


agosto | setembro 2013

121


Lourenço Pedrotti e Marco Antonio Garcia Raquel e Giba Escobar Fernanda Cambauva

ESTARTRI

DATA ESPECIAL

Celiana Almeida Prado

Em clima de casamento, a churrascaria Sal e Grill sediou a 1ÂŞ Mostra de Noivos, que reuniu profissionais e casais de noivos que procuravam assessoria para o grande dia. Vejam as fotos! Gabriel, Elizabeth e Alexandre Monteiro

Ana Luisa e Marina Lorandi

Newton Oliveira

122

agosto | setembro 2013

Cris Favoretto e Janu Adonai


Caca e Gilbert Miranda, Roberto Fonseca

junior longatto, Amanda Gabão e Matheus Gonçalvez

Rafael Calixto e Carol Sermarini

ESTARTRI INAUGURAÇÃO

Tania, Aline e Reinaldo Belardin

A Wellness Center, um espaço dedicado a cuidar da saúde, estética, alimentação e bem estar, abriu suas portas em Piracicaba. Desejamos que seja o início de uma trajetória de sucesso!

José Marcos e Deborah Lopes Ribeiro

Cristian Weiser, Paula Carraro e RODRIGO SAVIOLO

Lauro, Diná e Manoela Gurgel

Guilherne e Roberta Trugilio e Fernando Coral Marcia Valério, Marcelo Gadelha, Cristiane e Carol Pinazza

Gustavo Zandoval

Gustavo Tonelli Bruno Coletti, Matheus Gonçalvez, Fabio Inocencio e Bruno Françoso Raphael Rodrigues

agosto | setembro 2013

123


érica stolf

Silvio Michelon

Luciana e Fernando Mazero

Stela, gisela, Marisa e Pedro Carvalho

Cristina e Marcelo Sacchi E TEREZA COURY MAluli

ESTARTRI NOVO LABORATÓRIO A Cel Lep inaugurou seu novo laboratório totalmente digital e equipado com computadores individuais para facilitar o aprendizado de línguas.

Benjamin Canato e Juliana Correa

Juliano Fantazia

Mauricio Petrocelli

Alex Simon e Mirtes Diniz

Alexandre e Karine Rosa Renê Calil e Tuca Zanetti

124

agosto | setembro 2013

Nuchy Grigorians e Vanderlei Soares


AMERICANA

Claudia Dollo,Carolina Ardito, Silmara Camargo e Isabele Camargo

ESTARTRI Lançamento chic

A Casa Bonita Interiores ampliou diversas áreas da loja em grande estilo. Dentre os convidados da inauguração, estavam designers de interiores, arquitetos e clientes VIP. Confira!

Rosangela Succi proprietária da loja

Christine Kelly de araujo morais,Vanessa dos Reis e Claudinéia de Paula

Vanessa, Valfredo e David Succi

Roberto Otávio e Heloisa Pascote

Fernando Feitosa e Carla De Nadai

Silmara Camacho e Jocimara Polido

Tatiana Soares Silvia e Leonard Tedeschi Glaucia Ferreira

agosto | setembro 2013

125


LIMEIRA Cintia Ferraz Campos, Manuel e Marina Pinto

Roger, Siloé e Antonella Uber, Saide e Izaltino Fonseca

ESTARTRI FESTA TÍPICA

O Manjar do Marquês realizou mais uma edição da sua Festa Portuguesa de São João, que contou com comidas típicas de Portugal e a presença do Grupo Folclórico de Campinas.

Amorim e Alessandra Lara

Maria Helena Martines e Rita de Cassia Duarte

Lu e Rogerio Emke

Luiz Carlos e Eliane Machado, Marcelo e Rosiane Berto

Renato Moraes, Adriana Serrano, Soraia Manconi e Marco Fabio Fonseca

Marta e Marcelo Cruz, Ana Maria e Rui Girardelli

Marianci Anagnostou e Cido Batista

Davi e Izilda Barroca Bertanha, Francisco e Maria Aparecida Gardezani, Paulo e Terezinha Magrini e Jerusa Tofolo

126

agosto | setembro 2013

Mario e Darci Chiaradia, Jades e Iris Spagnol


ANA LÍDIA E MARCELO AZEVEDO

ALESSANDRA BINDILATTI

rio claro

TATIANA ALVES, GLORIA ROSSI, VANESSA MOREIRA E ANDERSON ROSSI

KAREN KIYAMOTO

FRAN ZANETI E RODRIGO RAMOS

ESTARTRI CELEBRAÇÃO A Clínica Dr. Marcelo Azevedo comemorou seu aniversário de 1 ano em grande estilo com um charmoso coquetel para amigos e convidados especiais. Sucesso! MARCELO E ANA LÍDIA AZEVEDO E ADENIR GOMES

HALINE BORGES, MARCELO E ANA LÍDIA AZEVEDO E GABRIELA GUIMARÃES

LUCIANA ALMEIDA AZEVEDO E TEREZINHA AZEVEDO ANA LÍDIA AZEVEDO

CIÇA CASTRO

LUCAS SARTE VANESSA MOREIRA, MARIA ANGELA BORGES, LUCIANA ALMEIDA AZEVEDO, MARCELO E ANA LÍDIA AZEVEDO, JOYCE MELO MARTINS E SIMONE TORRES

MARCELO E ANA LÍDIA AZEVEDO E EVERALDO2013 SAJIORO agosto | setembro

127


128

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

129


130

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

131


132

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

133


134

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

135


136

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

137


138

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

139


140

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

141


142

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

143


144

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

145


146

agosto | setembro 2013


agosto | setembro 2013

147


MOSTRUÁRIO DIVERSIFICADO

JOIAS POR ENCOMENDA

Rua Saldanha Marinho, 915 | Cidade Jardim | Fone: 19 3422 0525 Atendemos de Segunda a Sexta das 9h00 às 18h00 e aos Sábados das 9h00 às 13h00

148

agosto | setembro 2013


TRIFATTO 39