Issuu on Google+

PIRACICABA | AMERICANA | NOVA ODESSA | STA. BÁRBARA | LIMEIRA | RIO CLARO

Ano 07 | Nº 38 JUNHO | JULHO 2013 R$ 12,90

Moda tramas e texturas que aquecem SEU INVERNO

washington olivetto:

PUBLICIDADE!? PRA QUÊ?

TURISMO

caminhos da fé

beleza

Maquiagens exclusivas para a NOVA ESTAÇÃO

COMPORTAMENTO Sem humor não há amor junho | julho 2013

1


2

junho | julho 2013


junho | julho 2013

3


4

junho | julho 2013


junho | julho 2013

5


TRI.editorial

um viva ao bom humor Acho que nunca se falou tanto em criatividade e humor. Humor para fazer melhor, humor para dar a volta na situação, humor para fazer aumentar o amor, humor para motivar o mercado corporativo, humor para descobrir novos caminhos. Chefes bem humorados, funcionários bem humorados, mulheres bem humoradas, maridos bem humorados, filhos bem humorados. O mundo não resiste a quem usa a luz do bom humor para motivar o desejo de chegar lá. Bem, ao que parece o bom humor é a salvação. E porque não dizer, bom humor é o pulo do gato para que a vida seja mais que um tempo... pra que vida seja uma história recheada de sorrisos e boas lembranças. A criatividade faz parte da veia do humor. Criatividade supera tudo, inclusive ventos que tentam suspirar um desaquecimento. Aqui no Universo TRI está tudo muito quente. Começando pelo editorial de moda fotografado ali em Águas São Pedro, no Grande Hotel, numa manhã chuvosa de inverno, com a melhor equipe do mundo e cliques de Isa Silvano. Nas páginas de moda, produções quentes sugerem casacos de lã, jaquetas de couro e o toque delicioso das peles. Camisas são peças artesanais que fazem dessa coleção, um show de design. Tudo muito clássico com toques de “estilo”. Eleja sua peça da estação e use como só você sabe usar. Para os homens, uma jaqueta de couro marrom ou um blazer de veludo azul marinho são peças irresistíveis que traduzem aquele olhar feminino que diz: “que homem é esse?” Fica a dica! Ainda no recheio quente da TRIFATTO, empresas que movimentam a economia e crescem no mercado estampam páginas que brilham de sucesso. Matérias exclusivas fazem da nossa credibilidade a marca que, ao saborear de cada edição, nos fazem acreditar que Piracicaba e região são a bola da vez. Como diz o super publicitário Washington Olivetto: “Hoje os grandes jornais e até mesmo as revistas de circulação nacional vivem uma imensa crise. Por isso muita gente boa do empresariado já está voltando os olhos e os investimentos para as publicações do interior.” E se esse homem falou, tá falado. Boa leitura! Até o próximo número... Um beijo Luciana Almeida Cristiane Teixeira Mara Ferraz

6

junho | julho 2013


Na minha história, essa foi a grande mudança. Na dela, é só mais uma. Eu fui dona de casa. Ela vai ser dona da vida. Mãe, esposa, profissional, empresária. E continuar sendo minha filha. As escolhas são dela. O que importa é que ela saiba, seja qual for a grande mudança, que alguém pensa nela.

Quando a vida muda, é bom ouvir quem a gente confia. A Frias Neto conhece Piracicaba, tem os corretores mais preparados e os imóveis mais exclusivos. E, em primeiro lugar, pensa em você.

PENSA COM VOCÊ. PENSA POR VOCÊ. PENSA EM VOCÊ.

www.friasneto.com.br junho | julho 2013

7


TRI.colaboradores

Vivien Mello Suruagy é engenheira e presidente do Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços em Telecomunicações (Sinstal). Nessa edição da TRIFATTO ela assina um artigo sobre governo e economia.

Washington Olivetto é publicitário e chairman da WMcCann. Começou a carreira como redator na Harding-Jiménez, depois trabalhou na Lince e na DPZ, onde, em 1974, ganhou o primeiro Leão de Ouro da publicidade nacional no Festival de Cannes, com o filme “Homem com mais de quarenta anos”. É responsável pela criação do garoto propaganda da Bombril, com o ator Carlos Moreno, que ganhou o Guinness como o garotopropaganda de maior tempo de permanência no ar ao longo dos anos. Também é o criador do comercial “Meu primeiro sutiã”, na lista do cem melhores comerciais de todos os tempos.

Luiz Carlos Corrêa da Silva é médico e um dos principais nomes da Pneumologia no Brasil. Escreveu o livro “Tabagismo, Doença Que Tem Tratamento”, e fala na matéria de saúde dessa edição sobre os benefícios de abandonar o vício no cigarro.

Reginaldo Fonseca é fundador e idealizador da Cia Paulista de Moda, que em 2013 completou 26 anos. O empresário faz pesquisa de moda em outros países, sempre em busca de informações e novas tecnologias para os eventos que realiza. Assina nessa edição um artigo sobre as tendências para o próximo verão.

Liége Lise é psicanalista e psicóloga pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Exerce atividade clínica desde 2000, é docente no Corpo de Formação do Instituto da Psicanálise Lacaniana e pesquisadora no Projeto Análise desde 2002. Atende na Clínica Psicanalítica do Centro do Genoma Humano na USP.

Diretora Comercial Cristiane Teixeira comercial@trifatto.com.br Diretora Executiva Luciana Almeida luciana@trifatto.com.br Diretora Editorial Mara Ferraz (Mtb: 47998) mara@trifatto.com.br Colaboradores Vivien Mello Suruagy, Luiz Carlos Corrêa da Silva, Reginaldo Fonseca, Washington Olivetto e Liége Lise Jornalistas Marcelo Lapola (Mtb: 35.570) e Nayla Toretta (Mtb: 55.556) Publicitária Maria Fernanda Alcarde Equipe Comercial Maria Aparecida Gruner e João Marcelo Oliveira Revisão Beatriz Vicentini Design Editorial www.mg4brasil.com Fotografia Isa Silvano e Yve Akemi Modelos Karine Louback e Luís Rocha Agradecimento Ten Model Os anúncios e informes publicitários são espaços adquiridos pelos anunciantes e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de cada um deles, cabendo à Revista TRIFATTO apenas reproduzi-los nos espaços comercializados. A opinião de colaboradores não necessariamente é a opinião da revista. Matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Rua Liberato Macedo, 568 São Dimas Piracicaba SP 13416-090 | Fone/Fax 19 3435.3468 | 3403.6210 Tiragem 12.000 exemplares www.burti.com.br | Críticas, dúvidas ou sugestões faleconosco@trifatto.com.br | www.trifatto.com.br AS3 Editora Ltda CNPJ 08674853/0001-10 Revista

8

Publicação bimestral da junho | julho 2013


junho | julho 2013

9


TRI.online

DE CARA NOVA

O site da Revista TRIFATTO e o blog TRIFATTO In Voga foram repaginados! Com um design mais moderno, no site você pode ler as edições anteriores da TRIFATTO, conferir os sociais que já passaram pela revista e muuito mais! Já o blog TRIFATTO In Voga continua trazendo as maiores tendências e mostrando os looks das boutiques da cidade. Acessem: www.trifatto.com.br e www.trifatto.com.br/blog.

TV In Voga

Anime sua segunda-feira com mais um vídeo da TV In Voga com a Mara Ferraz e fique por dentro dos nossos eventos, tendências do mundo da moda e muito mais!

making of

INSTAGRAM!

Agora nós também estamos no instagram! pra essa edição da revista, pedimos para casais apaixonados dividiram seus momentos especiais e nos marcarem com a tag #TRIFATTOINLOVE. Nos sigam em @bloginvoga e acompanhem as próximas novidades!

NO BLOG

Semanalmente temos posts das melhores boutiques da cidade! Apresentamos as maiores tendências e lançamentos da Apparence, Paruxa, Parati e Ponto Meia, além de posts sobre exercícios e bem-estar da Casa do Fitness.

Quem não gosta de saber o que se passa nos bastidores? Confiram no blog o making of do editorial de moda dessa edição e aguardem um vídeo especial na TV In Voga!

FANPAGE

Uma das melhores formas de ficar por dentro dos eventos, promoções e novidades do Universo TRI é curtindo nossa página no facebook! Acompanhe através do: www.facebook.com/revistatrifatto Revista TRIFATTO Rua Liberato Macedo, 568 São Dimas Piracicaba - SP

TRIFATTO NAS REDES SOCIAIS

@revistatrifatto

/revistatrifatto

TRI.mix

CASA DO FITNESS Projetos criativos e soluções de alta qualidade em recreação, fitness e lazer. Atendemos Piracicaba e grande região.

10

junho | julho 2013

Av. Carlos Botelho, 466 Piracicaba 19 3432.1656


junho | julho 2013

11


sumário 14

SUPER TRI

16

CULTURA

24

ECONOMIA

28

TURISMO

32

BELEZA

36

ESPECIAL NAMORADOS

74

SAÚDE

76

COMPORTAMENTO

84

ESPORTE

Marcelo Adnet Chico Bento de Piracicaba Publicidade!? Pra quê? Andar com fé eu vou Beauté de inverno Insta Love

Pare, agora! Sem humor não há amor Qual é o seu?

105 ESPECIAL

Arquitetura, decoração e paisagismo

Blusa: M. Officer Blazer: Apparence Calça: Apparence Sapato: Apparence Brinco: Ponto Meia Cinto: Apparence Bolsa: Ponto Meia

12

junho | julho 2013

18 LÍDER EM DESTAQUE 20 CRÔNICA 20 TRI BUSINESS 28 DIREITO 30 MODA 34 TRI FATOS 38 RADAR AMERICANA 42 RADAR LIMEIRA 46 RADAR RIO CLARO 50 PERFIL PIRACICABA 52 TRI ESSENCIAL 54 EDITORIAL DE MODA 80 TRI SABORES 86 TRIFLASH 89 SER TRI 122 UNIVERSO TRI

Capa: Shutterstock

SEMPRE AQUI


O MUNDO VOANDO E VOCÊ AÍ PARADO? Intensivo de Férias na Cultura Inglesa. 1 semestre de curso em 1 mês!

Descontos de até

DE 01 A 30 DE JULHO

50%

* Descontos adicionais para estudantes, professores, familiares e funcionários de empresas conveniadas * Parcele seu curso. Consulte a secretaria e confira as condições especiais para matrículas antecipadas * Aulas de segunda a quinta, de 01 a 30 de julho. * Material didático pode ser usado por até 3 semestres.

UNIDADE PIRACICABA

Av. Carlos Botelho, 399 | 19 3432-7191 UNIDADE RIO CLARO

AGENDE SUA CLASSIFICAÇÃO DE NÍVEL

Rua Quatro, 1781 | 19 3534-7772 junho | julho 2013

culturainglesasp.com.br

13


SuperTRI.

Marcelo Adnet

HUMOR NUMA HORA DESSAS?

14

junho | julho 2013

Foto: Divulgação

No boom de humoristas, filhos da tal stand up comedy, surge Marcelo Adnet com seu humor essencialmente televisivo, de improviso, escancaradamente novo.


Bem, quem não o conhece? Sabe aquele humor inteligente que só você e uma pessoa muito amiga têm, aquilo de com um simples olhar você já saber tudo o que quer dizer? Uma pessoa meio esquisita passa, com alguma roupa engraçada. Basta olhar um na cara do outro para cair na gargalhada. Então, ao assistir Marcelo Adnet - antes na MTV, agora na Globo - a gente tem essa sensação. Parece que é um amigão de longa data, que sabe exatamente aquilo que nos mata de rir. Nessa entrevista à Trifatto, Adnet conta que não foi o dinheiro nem a fama maior que o seduziram para trocar a MTV pela TV Globo. “Só queria ser mais visto”, garante. Reconhecido como um mestre no improviso, Adnet é protagonista no seriado O Dentista Mascarado, com roteiro de ninguém menos que Fernanda Young e Alexandre Machado. Casado com a também hilária humorista Dani Calabresa, ele conta como os dois fazem para se ver e ficar juntos, ela na Band em São Paulo e ele agora no Rio. Há quem diga, entre os críticos, que se a Globo der corda, terá um novo Chico Anysio, ou uma nova TV Pirata. Será?

TRIFATTO - Vamos direto ao assunto. Na TV Globo seu humor fica mais engessado? Não consegue fazer tudo o que fazia na MTV? MARCELO ADNET - De jeito algum. Esse negócio de censura não existe, é mito. Não tem uma pessoa para dizer o que não pode ser dito ou o que não pode ir ao ar. Se eu estivesse na Record, por exemplo, tenho certeza de que não poderia fazer nenhum quadro imitando algum pastor, muito menos citar religião. No SBT não poderia bater de frente com o Silvio em algum quadro meu. Claro que na MTV, que hoje é uma empresa meio que esquecida pelo grupo Abril, acabou que eu consegui fazer mais coisas que o normal. A censura, na verdade, é um senso, é saber onde você está e para quem você está falando. Na Globo, por exemplo, o público é mais amplo e mais velho. TRIFATTO - E é possível fazer algo além do Zorra Total? MARCELO ADNET - Sinceramente, acho plenamente possível fazer humor fresco, ácido e crítico para a classe C. E a proposta do Dentista Mascarado é exatamente oposta ao que a emissora já tem. TRIFATTO - Além do trabalho na MTV você fez muitos comerciais, de carros inclusive. Já deu para ficar rico? MARCELO ADNET - Não, dar para ficar rico eu nunca dei, mas deve ser até mais fácil…(risos). Olha, para os meus padrões, eu hoje me considero bem finaceiramente,

mesmo porque não tenho grandes sonhos de consumo nem um padrão de vida alto. Em casa, quando morava com meus pais, tínhamos um padrão modesto de vida, mas fome a gente nunca passou, também nunca tivemos dinheiro para jogar fora. Para mim, poder comer o que quero é ser rico. Agora vou comprar meu primeiro apartamento. No Rio de Janeiro ainda não consigo comprar, mas eu chego lá. TRIFATTO - E agora com a Dani gravando em São Paulo e você no Rio, como se organizam para ficarem juntos? MARCELO ADNET - Na Band, a Dani trabalha de segunda a quarta, e na quinta ela vem. No domingo volta para São Paulo. Também vou para São Paulo às sextas, eventualmente. TRIFATTO - Impressão que se tem é que, na vida real, vocês dois só fazem piadas. Como é o dia a dia? MARCELO ADNET - Igual a todo mundo. O humor é nosso trabalho. Então não falamos muito de trabalho em casa, digo, roteiro, ideia de quadro ou outra coisa relacionada. Mas, mesmo depois de uma semana extenuante, procuramos manter o bom humor um com o outro. Tem um livro que se chama “Sem Tesão não há Solução”. Concordo muito com isso, mas acho que até mesmo antes do tesão deve vir o bom humor. Nada pior do que ter alguém mau humorado do seu lado. O humor é o que gera o tesão e todo o amor, talvez. Sem humor não há solução.

Se eu tivesse um diretor estressado, um elenco de gente arrogante, não conseguiria trabalhar de jeito nenhum.

TRIFATTO - Você foi convidado outras vezes pela Globo. Porque só foi aceitar depois de um tempo? MARCELO ADNET - A primeira vez foi em 2009. Encontrei o [ José] Alvarenga (diretor) no shopping um dia: ele se apresentou, falou que gostava do meu trabalho e que se eu quisesse ir era só procurá-lo. De lá para cá, todo ano tinha uma conversa. Mas aceitei por três grandes motivos. O primeiro é que a MTV estava em um momento muito ruim, muita gente boa sendo demitida, o prédio ficando vazio e uma audiência de 0,1. Estava lá já há cinco anos. A segunda foi minha vontade de que mais pessoas vissem o meu trabalho e a terceira foi o projeto, que é muito legal. TRIFATTO - Por trás das câmeras você é um cara chato, meio estrela? MARCELO ADNET - De maneira alguma. Sabe, me sinto muito abalado pelo clima de um lugar. Se eu tivesse um diretor estressado, um elenco de gente arrogante, não conseguiria trabalhar de jeito nenhum. Para fazer bom humor preciso que todos vibrem na mesma frequência. E por aqui, assim como na MTV, o clima é ótimo. TRIFATTO - O que não faria jamais? MARCELO ADNET - Dar para ficar rico… (risos). Um beijo a todos de Piracicaba, terra da pamonha e do “R” puxado. Ah! e do XV de Piracicaba também. Beijos. Puts! Da pamonha também! Pamonhas de Piracicaba!!! Beijão! junho | julho 2013

15


TRI.cultura

Uma geração inteira cresceu com as histórias sensacionais da Turma da Mônica. Nada mais legal que ver a própria turma criada pelo genial Maurício de Sousa crescer. Já tem um bom tempo que as revistas da Turma da Mônica teen estão nas bancas, e com sucesso de vendas. A grande novidade, lançada no mês de maio, foi a revista do Chico Bento Mocinho. Todas as inquietações da adolescência agora povoam a cabeça do jovem Chico, que vai sair da roça e vir estudar na cidade. E adivinha o curso que ele faz nessa nova fase da vida: Agronomia. E, como não poderia deixar de ser, o curso de Agronomia da Esalq serviu de inspiração para Maurício de Sousa compor o Chico universitário. No finalzinho de março, o próprio Maurício recebeu alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de Piracicaba. “Esse primeiro contato foi para saber com mais detalhes a vida de um estudante da Esalq, como é a rotina de um universitário no interior. Foi um encontro muito bacana e produtivo”, conta Maurício à reportagem da Trifatto. Típico representante do campo, Chico Bento, o caipira das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, mantém suas raízes na nova fase do personagem. Agora ele tem seus 17 anos e um novo leque de possibilidades e histórias se abre à frente dos talentosos roteiristas da Maurício de Sousa Editora. Entre pranchetas, papel, bonecos e um clima de total descontração, Maurício ouviu relatos de como é frequentar o curso e viver em Piracicaba, uma cidade que, segundo ele, “apesar de viver um grandioso desenvolvimento industrial, ainda tem boa parte da sua economia baseada no campo”. “O Chico Bento cresceu como toda a turma e não dá mais para continuar vivendo na roça. No entanto, quando ele decide prestar vestibular, suas raízes do campo falam mais alto e ele ingressará em um curso de Agronomia”, acrescenta, com entusiasmo, Maurício. De acordo com Marina Sousa, filha e sucessora artística do

16

junho | julho 2013

Foto: Divulgação MSE e Valentino Mello

CHICO BENTO DE PIRACICABA


Alunos e docentes da esalq visitam os estúdios Maurício de Sousa Produções

Que a Turma da Mônica cresceu, todo mundo já sabe. A grande novidade é Chico Bento e toda sua turma agora em fase teen. Nessa etapa, o jovem Chico vai para a cidade estudar Agronomia. E a Esalq serve de inspiração a Maurício de Sousa. desenhista, o encontro serviu para conhecer a vida de um aluno universitário do interior paulista. “Quando decidimos que o Chico estudaria Agronomia, não conhecíamos nada sobre o curso e nem sobre o dia a dia dos estudantes. Então precisávamos conversar com alunos do primeiro até o último ano para conhecer a realidade, saber sobre as matérias e até mesmo como é morar em uma república estudantil”, contou Marina. O cartunista reforçou a importância do curso. “Essa é uma das profissões responsáveis pelo sucesso do Brasil como uma das potências econômicas emergentes e o Chico Bento, mesmo continuando a ser um personagem divertido, terá que contribuir, como esses alunos, para a construção de um futuro mais limpo”, diz Mauricio de Sousa. “E Piracicaba, com a Esalq, tem lugar de destaque em todo o mundo”, completou. “Queremos direcionar esta publicação às pessoas do

interior. Vamos abordar a questão do desenvolvimento sustentável, de como é importante o interior prosperar e evitar a migração para as regiões urbanas”, explica Maurício. Segundo José Otávio Machado Menten, coordenador do curso de Agronomia da Esalq, até o início de 2013 o curso formou 10.892 agrônomos em 106 anos de fundação, completados em maio. “Os alunos apontaram os aspectos importantes que um estudante de Agronomia tem atualmente, como comprometimento com a sustentabilidade. Para nós foi uma grande alegria saber que podemos inspirar um artista tão genial como o Maurício de Sousa”. O Prof. Menten esteve acompanhado dos alunos Ana Carolina Minohara (1º ano), Nathanael Campos (1º ano), Grasiele Orlando (2º ano), Douglas Macedo (3º ano), Marcos Victor Santos Mendes (3º ano), Tulio Benetom (4º ano), Maria Fernanda do Amaral Trientini (4º ano) e Pedro Confort (5º ano).

ZÉ BENTO Apesar de estar em sua fase teen nos quadrinhos, o personagem Chico Bento já tem 52 anos. Maurício conta que a inspiração para criá-lo veio de um tio-avô. "Ouvia muitas histórias desse meu tio-avô 'Zé Bento' contadas pela minha avó. Lançamos a primeira revista só para o Chico Bento em 1982, se chamava Turma da Roça", relembra o cartunista. O personagem chegou a provocar polêmica nos anos 80, uma vez que os diálogos tentam reproduzir o dialeto caipira, em vez da norma culta do português. Muitos alegaram que a revista do Chico Bento ensinava as crianças a falarem errado. Outros disseram que a maneira dos personagens falar é puro preconceito. Mas a polêmica não durou muito. "O Chico Bento já nasceu com seus quase sete anos. Meio feinho, diga-se de passagem, mais magro do que é agora, mas sempre com as características que você vê nas historinhas de hoje. Era um personagem secundário, nas tiras que eu batizara de ‘Hiroshi e Zezinho’, publicadas no Diário da Noite, que circulava em São Paulo, na década de 60. O jornal pertencia ao grupo dos Diários Associados, propriedade do lendário Assis Chateaubriand", relembra Maurício. junho | julho 2013

17


LÍDER em destaque por Renata DONEGÁ Passos

A vida

me ensinou.. ALVARO VARGAS não é válvula de escape”, ensina. Teve como crença uma frase Se a sua ideia de pesquisador e cientista é aquele profissional de Tancredo Neves: ”Não podemos ter compromisso com o que fica confinado em um laboratório fazendo experimentos erro. Quando o líder erra, tem que rever, corrigir, e alterar a debruçado em livros, está na hora de rever os seus conceitos. rota”. Percebe nos empresários uma grande dificuldade em Este líder começou sua carreira com pesquisas científicas e foi assumir erros, falhas, contabilizar prejuízos e seguir em frente. nas bancadas dos laboratórios que desenvolveu sua capacidade Acredita que esta atitude de assumir responsabilidades foi um de pensar possibilidades, hipóteses, criar cenários, fazer análise dos pilares do sucesso na formação de sua equipe. Isso vem da racional de diversos pontos e tomar decisões. Simular e prever postura do líder. “Se o líder tem dificuldade de assumir que situações. Essa era sua rotina na Universidade de Minnesota errou e fica arrumando desculpas, toda a equipe será assim.” (EUA) durante cinco anos. Esta arrogância o mercado não tolera. De volta ao Brasil e enfrentando a grande diferença das universidades brasileiras, vislumbrou no empreendedorismo A empresa foi vendida com um capital intelectual só uma oportunidade para continuar a comparado às grandes Universidades. fomentar a ciência e trabalhar com Nenhuma outra instituição privada pesquisadores. Fez um planejamento conta com o mesmo número de PhDs, doutores e mestres na sua folha de financeiro para se manter durante pagamento. Acredita que disciplina e um tempo sem depender do negócio. determinação são fundamentais para Assim nasceu, junto ao seu quarto Se o líder tem dificuldade liderar de maneira eficiente. E por filho, a BioAgri, empresa que neste determinação, não entenda teimosia. ano foi vendida com um faturamento de assumir que errou e fica Ele responde rápido sobre um líquido de 130 milhões, empregando arrumando desculpas, toda momento marcante de sua trajetória mil pessoas espalhadas em 16 profissional: o dia que a empresa unidades do Brasil. a equipe será assim. comemorou cinco anos de existência! Alvaro nos fala destes números com a simplicidade que um professor ensina “Sabia que poucas empresas no um aluno. Diz que sua humildade e Brasil sobreviviam nos primeiros capacidade de aprendizado fizeram anos. A empresa apresentava um toda a diferença. Além, é claro, de crescimento consistente e estava trabalhar muito. “Não existe sucesso consolidada no segmento de profissional sem trabalhar muito, mas isso não significa atuação. Fiquei muito feliz”, lembra com um sorriso de abandonar a família”. Sempre teve grande capacidade de quem olha para o passado com gratidão. não misturar as coisas. “Quando tinha problemas abria um Percebe no fracasso uma oportunidade de melhoria: “Os contêiner, colocava tudo lá, e fechava”, diz. Diz-se apaixonado fracassos consolidam a nossa personalidade, nos dão pistas pelo trabalho, mas acredita que este não pode ser uma forma de onde temos que melhorar”, conta. Ponderado, diz que não de descontar as frustrações em outras áreas da vida onde não gosta de avançar quando não tem certeza. É assim até com temos sucesso. “Problemas têm que ser resolvidos, empresa os filhos: oferece apoio, sugestões... mas toma o máximo de

18

junho | julho 2013


Empresa é como árvore, você planta a semente e tem que esperar toda a estrutura ficar forte; se colher os frutos antes do tempo, não irá colher por muito tempo.

cuidado para não avançar e invadir a privacidade deles. “Influencio com meus exemplos. Filhos são barcos; nós, os pais, somos o farol, penso que devemos atuar como referencias. Não preciso que meu filho tire 10 em tudo, mas que tenha responsabilidade.” Mais importante que saber liderar é saber escolher as pessoas que você irá liderar, segundo ele. “O maestro só é competente se os músicos forem de excelência.” Tem que saber formar equipe. Perguntado sobre os passos para se criar uma empresa de sucesso, não hesita: “O empresário não pode depender do negócio para viver nos primeiros anos. Empresa é como árvore, você planta a semente e tem que esperar toda a estrutura ficar forte; se colher os frutos antes do tempo, não irá colher por muito tempo. Todo negócio tem muitas variáveis sem controle”. O lucro? Todo reinvestido na empresa durante quinze anos. Vivia de salário. Foi assim que construiu, junto aos sócios, um celeiro de doutores com ares de Universidade e receita de grandes empresas. “Plano longo se perde, a vida é cheia de surpresa.” E se você pensa que este líder vendeu a empresa para relaxar em uma praia paradisíaca, espere só para ler mais essa. Baseou sua vida em um tripé: trabalho, família e religião. Quando estava em meio ao processo

de venda da empresa e prestes a passar o comando, temeu que a parte ”trabalho” ficasse muito pequena. Comprou – um pouco para garantir uma continuidade de trabalho – uma empresa de pesticidas agrícolas e hoje, pouco tempo depois, já pode comemorar mais uma realização. Sob o seu comando, no primeiro ano viu as vendas crescerem 80%! A vida para Alvaro Vargas é algo transcendental, que vai muito além do que vemos e percebemos. Fundamental é olhar para o ser

humano e respeitar as pessoas e o ritmo de cada uma. Isso, segundo ele, a gente só consegue quando tem uma visão de Deus. “Sem isso, nada disso seria possível”, diz. Para quem pensa em hipóteses, lida com probabilidades, estuda números, faz ciência e toma decisões que valem milhões, colocar a religião acima de tudo é sinal de muita humildade e gratidão. Pensamento de líder, cabeça de gente muito grande que realmente transcendeu e deixa aqui um grande legado. Nós, aqui da TRIFATTO, aplaudimos de pé! junho | julho 2013

19


TRI.crônica

Saudades, (e)namorados

por BEATRIZ VICENTINI

20

Saudade nunca é falar de um sentimento ou de memórias, saudade é sempre falar de alguém. É falar do abraço que um dia aconteceu, das palavras que embalaram, do olhar que emocionou, do beijo que envolveu, das confidências que foram ouvidas, do tempo que foi partilhado. Ou seja, do abraço que alguém nos deu, das palavras que alguém nos disse, do olhar que alguém nos dirigiu, do beijo que alguém nos deixou, das confidências que alguém que nos confiou, do tempo que alguém conosco dividiu. Mas há a saudade que sentimos de nós mesmos. Saudade de você quando era outro, capaz de sentir diferente, de reagir de outra forma, de perceber o mundo sem tantas mediações, criança, adolescente, apaixonado e envolvido. Menos magoado, mais crédulo, com gargalhadas mais fáceis, mais inconsequente, talvez sabendo e tendo menos, mas aproveitando mais a vida. Saudade de um outro eu que lhe diz o quanto você tem de bom, do menino que não morre, do jovem sonhador, de alguém que sempre vai acreditar num mundo melhor. Saudade é o oposto à solidão. Porque quando ela chega, a solidão é afastada por alguém que esteve perto, alguém que se importou, alguém que fez a vida estar melhor, alguém que fez um tempo ter outro significado, alguém que fez todo o resto ficar menor. Haverá os que dirão o oposto: nada faz doer mais a solidão do que a saudade. Estes talvez estejam sentindo saudade, penso eu, da pessoa errada sem perceber: alguém que se fez presente ocupando espaços e não ampliando-os, criando dependência e não partilhando sonhos, sempre pedindo e pouco dando. (Mas é tão difícil admitir isso, não é mesmo?!)

junho | julho 2013

Saudade de verdade precisa de tempo. Um bom tempo já passado daquilo que provoca a lembrança doce, até para que os detalhes nem importem mais, as imperfeições não se destaquem, os finais possam permanecer em suspenso quando não foram exatamente como queríamos. Porque saudade tem essa capacidade de fazer tudo parecer bem melhor do que foi no momento que aconteceu. As pessoas ficam congeladas no tempo e parecem mais bonitas; as situações, depois de termos vivido outras tantas, parecem realmente mais sinceras, mais repletas de emoção; os sabores e os aromas serão sempre deliciosos porque sabemos que jamais se repetirão. Saudade faz a gente querer sair correndo em busca de quem faz falta e dar um jeito de fazer o abraço acontecer, seja qual for a distância. Saudade faz a gente cometer imprudências, comprometer horários, adiar compromissos. Porque saudade, quando é mais do que olhar para si mesmo e realmente sentir o outro, só pede para levar você de novo até ele. Saudade que tenha sentido é aquela que leva as pessoas para o futuro e não aquela que as segura no passado. Por ser lembrança que completa, que reafirma o quanto a vida pode ser ampla e múltipla, o quanto as relações – mesmo que acabem – podem ser plenas, o quanto cada dia pode trazer de prazer e de alegria, é uma sensação que só pode levar a se querer viver ainda mais. Saudade é, sempre, uma simples declaração de amor - como tantas que acontecem no Dia dos Namorados. E amor, qualquer que seja, nunca é desperdício.


B R E V E

L A N Ç A M E N T O

Reserva Jequitibá, o mais moderno e planejado bairro de Piracicaba. ESPAÇO PARA EVENTOS SOCIAIS E CORPORATIVOS

ALPHAVILLE FATEC

CONCESSIONÁRIA HYUNDAI AVERSA

VITÓRIA HOTEL

GARDEN MALL

PARQUE JEQUITIBÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA

RAÍZEN

Imagem Ilustrativa sem escala do Complexo Reserva Jequitibá

INTEGRAÇÃO DE TODA INFRAESTRUTURA, PRIORIZANDO O ACESSO E COMODIDADE DOS USUÁRIOS. Não perca o breve lançamento do Office Reserva Jequitibá. Um projeto completo, para você e seus negócios.

Escritórios a partir de

40m² Lajes de até

556m² AV. CEZIRA GIOVANONI MORETTI (RODOVIA DEPUTADO LAÉRCIO CORTE SENTIDO LIMEIRA - SAÍDA 141) Um empreendimento do complexo:

Realização:

Fale com nossos corretores

www.reservajequitiba.com.br Coordenação de Vendas:

Futura Intermediação:

(19) 3301-4500

(19) 2106-4488

(19) 3372-5000

21

| julho 2013 Projeto aprovado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, conforme Alvará nº 2.119/2012. As unidades autônomas que comporão o Empreendimento somente serão comercializadas após ojunho registro da incorporação no Registro de Imóveis competente, nos

termos do artigo 32 da Lei 4591/64. Material preliminar sujeito a alteração. Todas as imagens e perspectivas são meramente ilustrativas e estão sujeitas a alterações. O empreendimento será entregue nos termos do futuro Memorial Descritivo. Ao incorporador reserva-se o direito de corrigir possíveis erros de digitação. Este anúncio não caracteriza e não deverá ser entendido como uma oferta, promessa de compra ou mesmo obrigação do incorporador em realizar o Empreendimento.


TRI.business

O Consumidor comanda a economia

por Vivien Mello Suruagy

“O Estado não deve interferir na economia. Ela se ajusta por si só.” Esta lição de Adam Smith, economista e filósofo escocês, pai da economia moderna e considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico, continua sendo referência para os países desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Países avançados enriqueceram por entender que dividir o trabalho reduz custos, permite baixar preços e, em consequência, aumentar salários em razão de lucros maiores. A isso se chama livre iniciativa, um processo que não sofre intervenção do Estado e nem algemas que estrangulam os pulsos dos empresários e sua vontade de empreender e crescer. Terceirização virou um termo maldito no Brasil. Toma-se como modelo algumas poucas empresas clandestinas que exploram trabalhadores e precarizam o trabalho, estendendo-se essa falsa impressão a todos os segmentos da economia. Pura deformação de quem não conhece o assunto ou, por outros interesses, faz questão de não conhecer. Empresas sérias do ramo valorizam o trabalho, investem pesadamente em qualificação de mão de obra, alavancando os sistemas produtivos e gerando milhões de empregos formais no País. Essa é, na prática, a visão de Adam Smith de que a economia se ajusta por si só. Aqui, em direção ao atraso, usam-se todas as formas de coerção à iniciativa privada e à terceirização. O governo procura manter o controle das atividades, impõe uma pesada carga tributária, e o Judiciário, com base na ultrapassada Consolidação das Leis do Trabalho, vira algoz com seu costume de apenar as empresas. Cabe lembrar que a CLT, de 1943, é uma cópia da Carta del Lavoro de Benito Mussolini e aí está com seus remendos há 70

anos, como se o mundo não tivesse mudado um milímetro desde então. O preconceito contra a terceirização começa na legislação, que proíbe a contratação de mão de obra para atividadefim. Ora, se um profissional é mais qualificado para determinada função, pouco importa se seu trabalho é pago por esta ou aquela empresa, desde que cumpridas todas as formalidades legais, com seus direitos assegurados. As terceirizadas são as mais capacitadas para qualificar mão de obra. Além disso, o importante é que o resultado do trabalho agrade ao consumidor, razão primeira de toda essa engrenagem. O governo acha que, ao impor regras mal costuradas, vai proteger os trabalhadores. Ora, ninguém pode garantir o emprego – nem o governo, nem as empresas, nem os sindicatos, somente o consumidor. É neste que menos se pensa quando se impõe um ideário falso de limitações. “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”, ensina Adam Smith. Importante pensar na roda: as operadoras de telefonia do país precisam crescer mais e se desenvolver sem amarras, sem essas imposições ilógicas da Anatel. Com seu crescimento, também crescerão fornecedores e prestadoras de serviços, enquanto a melhora da qualidade do serviço chegará mais rápido ao consumidor. Vivemos tempos de mudanças. Urge acompanhar a dinâmica da produção. Os príncipes de pés de barro de Brasília deveriam pensar, todo tempo, em evitar que o Brasil perca, mais uma vez, o trem da história. Mais uma vez, Adam Smith aparece puxando a orelha dos que ficam para trás: “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes”.

Se um profissional é mais qualificado para determinada função, pouco importa se seu trabalho é pago por esta ou aquela empresa, desde que cumpridas todas as formalidades legais.

22

junho | julho 2013


junho | julho 2013

23


TRI.economia Washington Olivetto

PUBLICIDADE!? PRA QUÊ? Ninguém, mas ninguém no mundo pode se dar ao luxo de dizer que sua empresa ou produto não precisam da publicidade. Fosse assim, a Coca-Cola não faria seus comerciais maravilhosos. As Casas Bahia, maior rede de varejo do país, não seria também o maior anunciante. Mas, por incrível que pareça, há quem pense assim. Nesse “interiorzão” - com R bem puxadinho para ficar mais caseiro - rico e competitivo em que vivemos, há ainda os resistentes. Uns dizem que não precisam; outros, o que é pior, falam que quando crescerem mais vão investir. Tudo é questão de dar uma identidade para o seu negócio, atribuir personalidade ao seu produto, identificar o público que se quer atingir e, em seguida, pensar numa estratégia. A Trifatto foi, então, atrás dele, que é considerado um dos maiores publicitários de todos os tempos do país e do mundo. E é justamente Washington Olivetto quem fala, e diz que ninguém é assim tão consolidado no mercado ou tão pequeno que não precise da publicidade. E publicidade que seja boa, com boa ideia. “Sempre defendi a boa ideia. Não precisa ser algo caríssimo de se investir. O importante é a ideia por trás do anúncio, do comercial”, explica o chairman da W/ McCann, criador de inesquecíveis peças publicitárias como “Meu Primeiro Sutiã”, o garoto-propaganda da Bombril, entre tantas outras. Olivetto é um dos grandes nomes do ramo, à frente da agência WMcCann - antes era WBrasil e inspirou aquele refrão de Jorge Ben Jor. E boas ideias em bons veículos de comunicação também ganham muita força o interior. “Hoje os grandes jornais e até mesmo as revistas de circulação nacional vivem uma imensa crise. Por isso muita gente boa do empresariado já está voltando os olhos e os investimentos para as publicações do interior”, revela Olivetto. A estratégia, segundo ele, é fruto da concorrência brutal que se abre cada vez mais com a internet. Hoje, a loja de esquina compete com lojinhas de esquinas do mundo inteiro. E a boa publicidade ao alcance do cliente por meio daquela revista que ele gosta, por exemplo, pode fazer toda a diferença na escolha. “O anúncio em uma revista impressa é ainda mais forte, mesmo em tempos de internet que vivemos. O impresso tem força de documento. Uma revista, um jornal, é a verdade que as pessoas

24

junho | julho 2013

pegam com as mãos. Por isso não se discute a importância de associar o nome da sua empresa, do seu produto a uma revista bem feita, que seja bem aceita pelo público. Senão você corre o risco de alguns de seus potenciais clientes preferirem comprar pela internet. E o que é pior, você nem sabe disso”, ressalta Olivetto. E no interior, continua o publicitário, ainda é lugar para as boas ideias, já que, nos grandes centros, a publicidade passa por uma crise de criatividade, sob ameaça da própria internet. “A boa ideia não tem tamanho nem lugar para aparecer. É possível fazer publicidade de primeira no interior. E quem vive no interior deve acabar com a ideia de que é menor, e olhar só para as capitais. As capitais estão com os olhos no interior, essa é a verdade. Por isso, mais do que nunca, é hora dos empresários que estão por aí investirem em publicidade, nos veículos locais. Estamos na era do local. As empresas querem chegar direto no cliente, sem intermediários. Quem correr, vai ficar parado. E quem ficar parado, será atropelado”, completa Olivetto. De qualquer modo, seja por meio de uma agência, contratada ou não, nenhuma empresa é tão grande e consolidada que não precise da publicidade. E, por outro lado, nenhuma empresa é tão pequena que não possa. “Não há desculpas. A questão é encontrar a sua personalidade. Produtos e empresas, assim como as pessoas, podem construir uma personalidade perante o público. E essa mágica só acontece por meio da publicidade. A Coca-Cola é o melhor exemplo disso. Em qualquer lugar do mundo civilizado, a menos de 50 metros de qualquer ser humano, há algum lugar que vende Coca-Cola. Ainda assim, eles investem maciçamente em propaganda”, acrescenta o publicitário. Para as pequenas e médias empresas, bem como para o comércio local, Olivetto provoca: “Pior que não fazer o anúncio, é ver o anúncio do seu concorrente bem no espaço que era para ser seu. Se a justificativa é o dinheiro, que é muito caro, tenho certeza de que, assim como as de circulação nacional, as revistas regionais têm ótimos planos de descontos, tamanhos alternativos e pacotes especiais. Ou seja, não há desculpas. É preciso arriscar um pouquinho, investir e ver que o retorno virá”, recomenda Olivetto. Como a função de toda empresa é vender seus


O anúncio em uma revista impressa é ainda mais forte, mesmo em tempos de internet que vivemos. O impresso tem força de documento. Uma revista, um jornal é a verdade que as pessoas pegam com as mãos.

produtos e serviços, quanto mais conhecida, melhor. E dificilmente se alcança este objetivo sem o uso de algum tipo de divulgação. Sem divulgação, a empresa simplesmente não aparece no mercado. E os consumidores em potencial apenas se transformarão em clientes depois de conhecerem o que a empresa tem efetivamente a oferecer. “Empresas que não investem em publicidade podem cair no esquecimento ou até mesmo gastar fortunas em tentativas e erros. Tenho inúmeros exemplos disso”. O mais importante, no início, é pensar em um planejamento financeiro para que o investimento não comprometa receitas importantes da empresa. Não existe uma fórmula mágica, mas, na prática, as empresas podem reservar uma verba baseada no seu faturamento, como um percentual sobre a venda ou em um valor anual. No fundo, o conceito é que se pense primeiro em um planejamento de marketing para depois verificar qual será a verba para poder atingir os objetivos propostos no planejamento. Com certeza essa é a parte mais difícil, diante de tantos impostos e encargos que as empresas precisam pagar ao governo, além das despesas mensais, mas a publicidade e marketing são parte fundamental a ser pensada em curto prazo, pois é o que garantirá o crescimento do negócio. São investimentos para o resto da vida da empresa. “Não há empresa que viva por muito tempo sem fazer propaganda”, afirma Olivetto, com a categoria de um Pelé. Se vale como inspiração, as Casas Bahia investem 30% do seu faturamento em publicidade.

junho | julho 2013

25


TRI.direito

A HERANÇA EM FACE DO NOVO CASAMENTO

por MAURO MERCI

É comum, nos dias atuais, pessoas se divorciarem e destas relações terem nascidos filhos, frutos do amor até então havido no casal. Depois de divorciados, e com filhos do antigo casamento, também é comum a união com outra pessoa, às vezes nas mesmas condições espelhadas. No que se refere ao sentimento dos recém-casados, na maioria das vezes, tudo se acomoda com o tempo de forma natural. Contudo, como fazer em relação aos bens comprados, herdados, ou recebidos em doação antes do novo casamento? Como garantir que referidos bens serão herdados pelos descendentes do cônjuge falecido? Instala-se a dúvida. Muitos optam pelo regime da separação convencional de bens, com pacto antinupcial (contrato) como forma de garantir a herança somente para os descendentes ou ascendentes, sem a comunicação com cônjuge sobrevivente. Vale dizer que, dependendo do regime adotado pelo casal, e vindo a dissolução do casamento por morte de um dos cônjuges, os descendentes, os ascendentes e o cônjuge supérstite (sobrevivente) concorrem com direitos na herança, conforme ensina o Art. 1.829 do Código Civil de 2002. Assim sendo, referida determinação legal poderia frustrar a vontade do cônjuge falecido, em deixar herança exclusivamente aos seus descendentes, pois, uma vez herdados pelo cônjuge vivo, parte dos bens seriam transferidos, futuramente, aos descendentes deste e não aos do morto, como inicialmente pretendido. Vale dizer que, com exceção do regime de comunhão parcial de bens, os demais regimes deveriam ser acompanhados de pacto antinupcial, através de escritura pública, onde as partes estipulem, voluntariamente, regras que devem conduzir o regime adotado, conforme prevê o art. 1.639 do mesmo Código. Em referido pacto, os cônjuges, de comum

acordo, poderão ajustar pela incomunicabilidade entre si, dos bens, dos frutos e rendimentos, preservando, assim, a sucessão do patrimônio aos seus descendentes. A atual legislação dá margem para interpretação de que uma das saídas para evitar que o cônjuge sobrevivente se torne herdeiro dos bens adquiridos antes do casamento do cônjuge morto: é o da união estável - que pode ser regulada por contrato -, pois a companheira ou o companheiro não são herdeiros necessários (imediatos) em caso de falecimento, com exceção aos bens comprados pelo casal na constância da citada união, cuja regra está prevista no art. 1.790 do atual Código Civil: “A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável, nas condições seguintes: I - se concorrer com filhos comuns, terá direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída ao filho; II - se concorrer com descendentes só do autor da herança, tocar-lhe-á a metade do que couber a cada um daqueles; III - se concorrer com outros parentes sucessíveis, terá direito a um terço da herança; IV - não havendo parentes sucessíveis, terá direito à totalidade da herança.” Assim sendo, restou evidenciado que não há o instituto da concorrência na sucessão de companheiros, pois o sobrevivente somente herdará parte dos bens comprados na constância da união estável, ficando reservados, aos herdeiros, os bens adquiridos antes desse período. A matéria de sucessão hereditária, aqui abordada, tem trazido ao ordenamento jurídico discussões importantes sobre a figura do cônjuge sobrevivente, fato pelo qual se torna indispensável a figura do advogado para elucidar as especificidade de cada caso.

No que se refere ao sentimento dos recém-casados, na maioria das vezes, tudo se acomoda com o tempo de forma natural. 26

junho | julho 2013


junho | julho 2013

27


TRI.turismo

ANDAR COM FÉ EU VOU Com fé ou não, somos antes de tudo peregrinos. E são muitos os caminhos espirituais. Muitas situações nos colocam em encruzilhadas e temos de decidir qual caminho seguir. Seja pela religiosidade ou mesmo pela beleza dos lugares, cheios de um poder mágico, mais e mais turistas escolhem os caminhos da fé para trilhar. Muitos não voltam dessas estradas e trilhas do mesmo jeito que foram.

JERUSALÉM

DIVINA PROVIDÊNCIA Todos os anos, aumenta o número de homens que buscam na caminhada até o santuário de Aparecida uma forma de cumprir promessas ou de agradecimento por alguma graça recebida. E, ao peregrino que queira passar por uma experiência única, de paisagens e muita mística, há, bem pertinho de nós, o Caminho da Divina Providência. O percurso tem o ponto inicial em Limeira, depois passa estradas de Cosmópolis, Holambra, Santo Antônio da Posse, Amparo, Pinhalzinho, Pedra Bela, Toledo (MG), Camanducaia, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida. “As paisagens são indescritíveis”, conta Rogério Armond, que mora em Americana e já percorreu a trilha. A todo são 342 quilômetros de Limeira a Aparecida, e o percurso também pode ser feito de bicicleta. "É preciso um bom preparo físico e, para muita gente, uma boa dose de fé para completar todo o percurso. Mas quando a gente consegue e chega a Aparecida, a sensação é fantástica", acrescenta Rogério.

28

junho | julho 2013

Para um cristão, que experiência material pode ser mais marcante do que pisar nos mesmos caminhos feitos por Jesus Cristo em plena Jerusalém? Percorrer a via crucis e perceber que seus caminhos interiores também se abrem, se transformam. Jerusalém é sagrada para as três maiores religiões monoteístas do mundo: o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. Há quem diga que a cidade é assim concebida por Deus para que os homens possam saber coexistir e se respeitar, cada um em sua religião. Alberto Merino explica a magia do lugar. “Qualquer pessoa, religiosa ou não, seja de qual religião for, sente a energia dessa cidade, sente que é um lugar diferente de todos os outros na Terra”, diz Merino, que já esteve na Terra Santa várias vezes. Lugares indispensáveis de se visitar, segundo ele, são os grandes símbolos sagrados das três maiores religiões do planeta. “Um lugar carregado de significados sagrados”, explica Merino.


SANTIAGO Ficou ainda mais famoso o Caminho de Santiago de Compostela após a publicação do livro O Diário de um Mago, do escritor Paulo Coelho. Nesse livro, o escritor narra suas experiências místicas e materiais ao longo do trajeto. Mas a jornada, na Espanha, é composta na realidade de muitos caminhos e um destino em comum. O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo São Tiago, ou Santiago, onde hoje fica a cidade de Santiago de Compostela. Brasileiro, morador no arquipélago de Açores, Marcio Luiz Vitor partiu pela primeira vez em abril de 2006 pelo caminho de Santiago. “Começando em Saint-Jean-Pied-de-Port até Estella na Espanha, fizemos mais ou menos 120 quilômetros a pé, como havíamos previsto, e a partir daí fomos de ônibus até Santiago conhecer a catedral." O caminho todo a pé dura em média 35 dias. “É engraçado pensar que o mesmo caminho que outrora serviu para os Romanos invadirem a Península Ibérica, serviu também para acolher Cristãos e hoje continua a servir como rota para muita gente com as mais diversas motivações. Da jovem que veio do Japão sozinha ao casal de enfermeiros aposentados do Canadá, todos tinham motivações diferentes, mas a conversa começava e terminava da mesma maneira sempre com o ‘where are you from?’ no começo e com o ‘bon camino’ na despedida", finaliza.

Você e sua família merecem qualidade de vida com conforto e segurança Conheça nossos Planos Phd e Executivo

Através da parceria com a Amil, os beneficiários Intermedici têm também acesso aos Hospitais Albert Einstein, Oswaldo Cruz, São Luiz, HCor, TotalCor e Nove de Julho, além de outros serviços oferecidos pela Amil. Consulte nosso representante comercial e confira as vantagens que faz toda a diferença quando o assunto é cuidar da sua saúde e da saúde de quem você ama.

junho 1 9 3| julho 4 3 72013 . 3 770 www.intermedici.com.br

29

Dr. Hamilton A. Bonilha de Moraes - CRM 51466

Acesso a hospitais e clínicas especializadas de Piracicaba e região e atendimento no Hospital Sírio Libanês e Laboratório Fleury.


TRI.moda

No próximo verão... A coleção Inverno 2013 ainda está nas vitrines, mas as principais semanas de moda do país já anteciparam o que os brasileiros vão usar na estação mais quente do ano. O Verão 2013/2014 surgirá nas lojas a partir de setembro e virá recheado de propostas. O destaque vai para... TRANSPARÊNCIA Com ela, qualquer look ganha leveza e requinte. Presença marcante na maioria dos desfiles, a transparência tem tudo a ver com a brasileira. O melhor: ela pode mostrar partes do corpo, sem revelar totalmente. Chique e feminina! BARRIGA DE FORA A moda propõe peças que deixam à mostra um pedaço do abdômen ou ele todo. Se você se sente à vontade para exibir a região, aproveite!

Reginaldo Fonseca

CORES Esqueça a sobriedade vista nas últimas coleções. Nesse Brasil multicolorido, virão com força total no verão o azul, rosa, laranja e vermelho, com destaque para o branco, verde e amarelo, em todos os seus tons. PRETO & BRANCO Falando em cores, o Verão 2013/2014 também aposta – e muito – na dupla que é um ícone da moda. O preto e o branco farão um mix, permitindo brincar com as peças e com os acessórios. Certamente, a garantia de um visual clássico!

Presença marcante na maioria dos desfiles, a transparência tem tudo a ver com a brasileira.

30

junho | julho 2013

DECOTES A sensualidade marcará presença através de decotes profundos. Dica: para as mulheres que preferem insinuar com discrição, a ideia é mesclar o decote com o uso de sobreposições. RECORTES e ABERTURAS Sem qualquer vestígio de vulgaridade, pequenos recortes em locais estratégicos revelam as costas e a barriga de maneira interessante. Nas saias, as fendas colocam as pernas em evidência. LISTRAS Sem medo de errar, use e abuse de toda a variedade de listras que o Verão 2013/2014 colocará à sua disposição, com diferentes tamanhos e direções. GRAFISMO Looks supermodernos são criados através de linhas retas, diagonais, quadrados e bolas, em diversas texturas. Saia da mesmice! A moda está aí para nos auxiliar e mostrar os caminhos. As opções são muitas e o critério na hora de escolher o que usar é pensar no seu tipo físico e naquilo que combina com você. Estar por dentro das tendências é importante, mas lembre-se que você deve se sentir à vontade com suas escolhas. Opte pelas peças que mais lhe agradem e arrase!


junho | julho 2013

31


TRI.beleza

BEAUTÉ DE INVERNO

Os dias mais frios do ano combinam com uma maquiagem mais ousada. Convidamos quatro make up artists de Piracicaba para apresentar as tendências na prática e inspirá-la nessa estação. Acompanhe!

batom poderoso Gi Domingos, do Estúdio Rui Torresan Cabelo de Maquiagem, fez uma maquiagem ousada na it girl Marina Zanetti. “Esfumei bem o côncavo, deixando a pálpebra toda de uma cor, sem linhas ou marcações na sombra. Apliquei bastantes cílios postiços e um blush bem leve”, conta. O destaque da produção fica para o batom em tom forte. “Usei o Rebel, da M.A.C, que é o máximo”, finaliza. Estúdio Rui Torresan Cabelo e Maquiagem: (19) 3435-7484

color it up A maquiagem que Lala de Jorge e sua assistente Letícia Keler Trindade fizeram em Marília Marchiori tem a cara do inverno. “O delineado azul nos olhos, feito com a sombra Atlantic Blue, da M.A.C., destaca o olhar e deixa a produção supermoderna”, explica. A combinação “boca-tudoolho-tudo” é arriscada, mas vem com tudo nos dias mais frios. “Usei o batom Lake Altrot, da Kryolan, para dar o tom da ousadia nesse look”, diz. Aposte! Valéria Cabelo e Estética: (19) 3421-6211

32

junho | julho 2013


new basic Val Morgana investiu na tendência de focar os olhos neste look de Cíntia Marrucci. “Esfumei as pálpebras com sombras preta e marrom, para ficar bem marcado. A sombra preta é a Black Tied, da M.A.C.. Para não pesar o resto da produção, optei por um batom nude, que dá um leve colorido à boca, sem tirar a atenção dos olhos. O batom usado é o Rouge Dior 298, de Christian Dior”, explica. Val Morgana Cabelo e Maquiagem: (19) 3375-8165

vamos combinar Wilson Castilho apostou na tendência burgundy e usou o batom L’Absolu Rouge 361, da Lancôme, nesse look de Luiza Delfini. Nos olhos, o básico esfumado dá equilíbrio ao make. “Para um olho mais neutro, usei as sombras Sketch e Nocturnelle, ambas da M.A.C., e muitos cílios postiços”, conta. Wilson também investiu na tendência de combinar o tom do batom e do esmalte. Luis Garcia e Equipe: (19) 3422-8467

junho | julho 2013

33


TRI.fatos

Expert em Economia! Após os bem-sucedidos “O livro da filosofia” e “O livro da psicologia”, há mais de um ano na lista de títulos mais vendidos do Brasil, a Globo Livros lança “O livro da economia”, um panorama das mais diversas teorias econômicas e seus principais expoentes. Escrito por um grupo de economistas, professores, jornalistas e analistas financeiros, “O livro da economia” apresenta as bases do pensamento que pautou a evolução e as diversas teorias da economia em todo o mundo. “O livro da economia” é fartamente ilustrado e está dividido em seis partes (desde 400 a.C até os dias de hoje). R$ 60.

M.A.C. em português A marca de cosméticos preferida dos maquiadores e presença garantida nos backstages das semanas de moda nacionais e internacionais lançou recentemente o canal da M.A.C. Brasil no Youtube. O canal traz vídeos com looks únicos e customizados, novidades da marca, e tendências de beleza vistas nas semanas de moda do mundo. Os vídeos serão apresentados pelos Senior Artists da M.A.C. com legenda em português. Acesse: youtube.com/MACCosmeticsBr Uva contra a hipertensão Quer ficar bem longe da hipertensão? O suco de uva pode ajudar! Sylene Nunes, consultora de Medicina Preventiva da CNU (Central Nacional Unimed), explica: “Pesquisas apontam que o suco de uva ou a ingestão da própria fruta pode colaborar com a redução do LDL colesterol e com risco do aparecimento de trombos que ocluem as artérias causando acidentes vasculares cerebrais ou infartos. A presença de antioxidantes e da fibra (quando a casca é utilizada) potencializam os benefícios”. Para ajudar a afastar a doença ou mantê-la controlada, a CNU recomenda, além de uma dose diária de suco de uva, algumas atitudes simples que podem fazer a diferença, como manter uma alimentação balanceada, evitar situações de stress, praticar exercícios físicos diariamente e fazer exames médicos periodicamente.

Cartier para Grace Kelly O nome mais famoso no universo das joias, Cartier, recriou algumas das peças mais queridas de Grace Kelly para o filme Grace de Mônaco (Grace of Monaco), no qual Nicole Kidman interpreta a estrela hollywoodiana que virou princesa. Além do anel de noivado de Grace, outras quatro peças foram replicadas, com a autorização da monarquia de Mônaco. As joias serão destaque no filme, que tem sua última cena na lendária Rue de la Paix, em Paris, onde fica localizada uma das lojas da Cartier. Grace de Mônaco tem direção de Olivier Dahan e estreia prevista para 2014.

34

junho | julho 2013

Capital Inesperada Quem gosta de ir passear em São Paulo não pode perder essa! O SPotted é um guia fácil de experiências inesperadas para quem está cansado de ir sempre nos mesmos lugares na terra da garoa. Dentre as dicas (todas muito bacanas), está a fantástica fábrica de balas, filial da Papabubble. “Muito legal para levar as crianças, comprar mimos e até mesmo encomendar balas personalizadas para algum evento especial”. Acesse: facebook.com/heyspotted ou no instagram @spotted_sp


33 ANOS DE INOVAÇÃO E SUCESSO EM PIRACICABA O NOVO Laboratório de Línguas do proporciona uma verdadeira imersão no idioma. Tudo isso graças a uma metodologia que familiariza você com a linguagem falada por nativos. Assim, fica muito mais fácil adquirir confiança e se soltar para se comunicar em situações do dia a dia ou em viagens.

KIDS • TEENS • ADULTS • Simula situações reais do uso da língua • Prática da pronúncia correta do idioma, ritmo e entonação • Aprendizado na velocidade individual de cada aluno • Grava sua própria fala para você poder ouvir e melhorar • Foco na desenvoltura da fala • Você exercita as quatro habilidades do idioma: ouvir, falar, ler e escrever.

TURMAS INICIANDO DURANTE O ANO TODO

Faça seu teste on line: www.cellep.com

Regente Feijó, 904 • Centro • Piracicaba SP • 19 3433-7444

junho | julho 2013

35


especial dia dos namorados

Insta Love @ananerytavares

@anarosacorrente

@cicasaad

@fer_rigitano

@fernandaechevarriadias

@carolmanzi

@isaakrafaelcunha

@junqueiravaleria

@lihromani

36

junho | julho 2013


Em tempos de redes sociais, existe maior declaração de amor do que postar uma foto do casal no Instagram? Pedimos para nossos leitores marcarem suas fotos apaixonadas com a tag #trifattoinlove, e algumas dessas homenagens você confere aqui. Para ver todas, acesse www.trifatto.com.br

@marrieometto

@ninohell

@raphaelpersonal

@apreviatti

@cadupira

@gibarrichello

@graadovalle

@yyyve

@nojacobucci

junho | julho 2013

37


TRI.radar FASHIONISTAS

Desde que a blogueira Thássia Naves fotografou um de seus looks usando uma saia da Pat Pat’s, o item virou must have para todas as fashionistas! E o melhor de tudo é que as americanenses que se apaixonaram pela saia de couro com franjas não precisam nem sair da cidade para encontrar esse item tão desejado. Dica quentíssima!

MIX DE ESTAMPAS

Uma tendência que saiu das passarelas diretamente para o guarda-roupa foi o mix de estampas! Poás com animal print, listras com estampas étnicas ou flores com xadrez... Não importa a combinação, já que o que vale é valorizar o visual. E claro que a estampa preferida para as produções de outono/inverno não podia ser outra que os poás!

americana APOSTA CERTA

Outra tendência que veio lá das passarelas dessa vez vai ditar a cartela de cortes: o burgundy continua em alta para essa estação! Na estação mais fria do ano, abuse dessa cor, que fica super elegante em produções para a noite – como mostram as americanenses – ou até mesmo durante o dia. Aproveite para investir em um casaco pesado nesse tom!

38

junho | julho 2013

Fotos: Divulgação

EARCUFF

No clima dos maxi acessórios, o earcuff já surge para dar aquele toque especial nas produções. O look fica mais agressivo? Sim! Mas, ao mesmo tempo, deixa a produção super estilosa e na moda! É impossível achar algum que não combine com o seu estilo, já que as opções vão desde os mais exuberantes até os mais discretos. Já disponível nas melhores lojas de joias da cidade!


junho | julho 2013

39


PERFIL.americana

Sou completamente apaixonada pela Espanha, todas as cidades que conheci têm uma característica única, mas Madri e Barcelona são cidades muito gostosas de viver. Uma dica é sempre se hospedar no centro histórico, próximo das atrações turísticas, metrô e coração da cidade. Conhecer a cidade a pé é muito melhor.

NATÁLIA IATAROLA Aos 28 anos, a diretora administrativa da Gil Produções, Natália Iatarola, conta para nossos leitores alguns segredinhos da rotina diária.

LIVRO Difícil escolher um, mas gostei muito de “Paixão Índia”, do Javier Moro, e de “Sári Vermelho”, também dele.

Ser chique é... ser educado, sempre. Corpo Adoro os sabonetes e cremes da Natura, principalmente os da linha Ekos.

Não saio de casa sem... filtro solar e minha bolsa com tudo dentro.

40

junho | julho 2013

“Prática e muito objetiva.”

Rosto Adoro o Fluido Rejuvenescedor PegoLift com vitamina C, da Anna Pegova. Gosto porque é bem prático, são 4 ações em 1 único produto. Uso antes de dormir.

Cabelos Shampoo Senscience, deixa o cabelo lindo!

Minha última compra foram... dois convites para o musical O Rei Leão.

Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação

Maquiagem Uso o BB Cream Full Matt FPS 10 da Anna Pegova e rímel Lancôme.


junho | julho 2013

41


TRI.radar SAIAS LONGAS

As saias longas estão com tudo, independente da estação! Depois de serem usadas no dia a dia durante todo o verão, as limeirenses continuam apostando na peça. Entre as combinações preferidas, estão aquelas que misturam uma camiseta com uma saia longa preta, num estilo bem rocker-chic. E pra arrematar o visual – e se proteger do frio – aposte em uma jaqueta pesada!

MISS

Entre 80 garotas, apenas 30 foram selecionadas para concorrerem ao Miss São Paulo, que acontece em agosto. E adivinhem quem faz parte dessa lista super seleta? A belíssima Renata Schenoor Corbine, que vai representar Limeira na competição. Sucesso!

limeira CHIC

Sabe quem esteve em Paris esses tempos? Jô Nascimento! E se engana quem pensa que foi a passeio: ela foi para participar do shooting da coleção outono/ inverno da L’Oréal Proféssionel. O lançamento da coleção, que conta com dois looks feitos pela hairstylist, acontece em outubro na Europa, mas, infelizmente, só chega aqui em abril de 2014. Aguardamos ansiosos!

Em Limeira é assim: a estilista Patricia Bonaldi mal pode lançar sua nova coleção, que as fashionistas correm para garantir suas peças preferidas! Na coleção de outono/ inverno, a estilista trouxe modelos cheios de pedrarias, com inspiração indiana. Por isso, dourado e prateado não faltam nos modelos! Um luxo só!

42

junho | julho 2013

Fotos: Divulgação

MUST HAVE


R

ECO

ozonio

Inovação, versatilidade e sofisticação transformadas em aço. Digital HD

Espaço patrocinado pela Ananda Metais na Campinas Decor.

Steellayer, o revestimento de aço para ambientes internos e fachadas. Conheça e surpreenda-se.

Revenda autorizada

anandametais.com.br PIRACICABA | 19 2106.9050 CURITIBA | SÃO PAULO | TRÊS LAGOAS CUIABÁ | CAPIVARI junho | julho 2013

43


PERFIL.limeira

New York, com parada obrigatória no restaurante Olive Garden da Times Square.

Maquiagem Não fico sem minha base Dior Skin, da Dior, com cobertura leve e efeito matte. Também não abro mão do pó compacto da Shiseido, que cobre bem as imperfeiçoes e tem fator de proteção (além de ser muito prático).

CAROLINI ROQUE GIRARDELLI A empresária Carolini Girardelli, de 24 anos, compartilha, a pedido da TRIFATTO, pequenos detalhes do seu dia a dia, que fazem toda a diferença. “Definir é limitar.” Oscar Wilde

Não saio de casa sem... filtro solar.

Minha última compra foi... uma camisa com animal print da Amiki by Manoela Varga.

44

junho | julho 2013

rosto Não fico sem meu hidratante facial Arovita C, da Darphin, que hidrata sem deixar a pele oleosa.

Ser chique é... ser feliz.

Livro No momento estou lendo “A Fascinante Construção do Eu” de Augusto Cury.

Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação

Corpo Cetaphil, o melhor hidratante corporal que conheço, e não tem cheiro!

Cabelos Uso shampoo e condicionador da Joico, que hidratam sem deixar o cabelo pesado ou oleoso.


junho | julho 2013

45


TRI.radar

TRÉS CHIC

As fãs de acessórios para os cabelos já podem comemorar! Depois da primeira loja na América Latina no Shopping Cidade Jardim, a grife Alexandre de Paris finalmente aterrissou em Rio Claro. E não podia ter sido de maneira mais estilosa: um desfile com as tiaras e pinces feitos a mão aconteceu na Lalique e reuniu várias personalidades da cidade. Chiquérrimo!

PARA ELE

Nada mais normal que a dúvida de qual presente escolher para a pessoa amada no Dia dos Namorados, não é?! Por isso, as namoradas preferem investir em acessórios e outros itens super estilosos para os rapazes. Um exemplo disso são os tênis da Osklen, que aparecem com maior frequência na cidade depois dessa data.

RIO CLARO DIA A DIA

Depois de um mega coquetel de reinauguração, a loja Kikas já recebeu a nova coleção da Ellus Deluxe, que chegou recheada de couro, tachas e correntes. E como nós sabemos disso? É que vários modelos da marca já foram vistos pelas ruas da cidade. Quer uma clutch de couro com tachas para chamar de sua? Corra para garantir!

LISTRAS

46

junho | julho 2013

Fotos: Divulgação

Quem anda pelas ruas de Rio Claro com certeza já viu um hit: listras verticais! Além de alongar a silhueta, um conjuntinho com essa estampa – acredite, a combinação fica incrível! – ou “só” um blazer já aparece nas produções feitas por moças cheias de estilo. E a marca preferida das rioclarenses? Mixed, claro!


junho | julho 2013

47


PERFIL.rio claro

Punta del Este! Adorei um restaurante chamado Guappa, bem romântico e com uma vista linda, além do Conrad, que foi um dos hotéis que mais gostei de ter me hospedado.

JANAINA PEIXOTO POLI A administradora de 27 anos compartilha com a TRIFATTO alguns detalhes da sua rotina diária. Inspire-se! “Quem tem luz própria nunca morre no escuro.” (Xande de Pilares) maquiagem Máscara para cílios Maybelline Colossal Volume e Blush MAC Mineralize Warm Soul, que dá um superefeito bronzeado.

Minha última compra foi... uma clutch da Carmim.

Não saio de casa sem... um bom perfume e óculos de sol.

LIVRO Estou lendo no momento “Vips: Histórias Reais de um Mentiroso”, de Mariana Caltabiano.

48

junho | julho 2013

CORPO Lipo-Metric, da Vichy. É um redutor de medidas e anticelulite que não consigo mais viver sem! Além de diminuir medidas, ele reduz muito a celulite. Ser chique é... ter humildade sempre.

Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação

CABELOS Como tenho os cabelos claros, com o tempo eles vão amarelando ou mudando o tom para o dourado. Consegui um tom acinzentado e uniforme com o shampoo e condicionador Sheer Blond Color Renew, da marca John Frieda.

ROSTO Um produto simples, mas que não vivo sem, é o Bloqueador Solar ROC Minesol Oil Control 70. Tenho a pele oleosa e, além de proteger, este produto controla a oleosidade e mantém os poros fechados.


Peelings e Lasers Aproveite o inverno e renove sua pele com nossa equipe de dermatologistas.

• Dermatologia • Transplante Capilar • Cirurgia Plástica • Angiologia e Cirurgia Vascular

Avenida Brasil, 1082 | Cidade Jardim | Piracicaba SP | 19 3435.3900 www.camilacaitano.com.br | clinicacamilacaitano.wordpress.com |

Dra. Camila S. Caitano

49

Diretor Técnico Médico CRM-SP 97022 / RQE 27356

junho | julho 2013


PERFIL.piracicaba

Em um cruzeiro que fiz ao Chile, umas das paradas foi nas Ilhas Malvinas (Falkland Islands), onde fica um santuário ecológico lotado de pinguins e albatrozes, e a paisagem da praia é maravilhosa.

MAQUIAGEM Pó Bronzeador Terracotta da Guerlain é realmente indispensável. E como eu amo olhos pretos, o delineador em gel da M.A.C Fluidline Blacktrack é o melhor.

MARIA DOROTHÉIA DE LIMA BENDASOLI Maria Dorothéia esbanja alegria por onde passa. Conheça um pouco mais desta mulher inspiradora. “A palavra é prata, o silêncio é ouro.”

Minha última compra foi... um presente para o Dia das Mães.

50

junho | julho 2013

CABELOS Não fico sem o Small Talk da Bed Head/ TIGI. Ele dá volume, hidrata e deixa os fios com brilho, além do cheiro, que é uma delicia.

CORPO Hidratante corporal intensivo Neutrogena Norwegian Formula. Amo creme para o corpo, e esse cumpre o que promete: hidrata profundamente.

Não saio de casa sem... minha bolsa, celular, óculos e uma garrafinha de água.

LIVRO Atualmente, “Grau 26 - A Origem”, de Anthony E. Zuiker com Duane Swierczynski. O primeiro de uma trilogia.

Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação

ROSTO Protetor solar com cor da Heliocare Compacto Oil Free FPS 50. Adoro, porque além de proteger uniformiza e corrige imperfeições na pele.

Ser chique é... Chique mesmo é uma questão de atitude, ter educação e respeito ao próximo.


junho | julho 2013

51


52

junho | julho 2013


junho | julho 2013

53


54

junho | julho 2013


junho | julho 2013

55


56

junho | julho 2013


junho | julho 2013

57


58

junho | julho 2013


junho | julho 2013

59


60

junho | julho 2013


junho | julho 2013

61


62

junho | julho 2013


junho | julho 2013

63


apparence

HOT TREND

64

junho | julho 2013

Amanda Seyfried

Foto: Divulgação

Uniformidade e combinação: são essas as duas palavras de ordem para ter um look de sucesso! Aposte nos conjuntinhos e arrase.


junho | julho 2013

65


julio joias

color fun

Acess贸rios com um toque de cor e tem谩tica divertida alegram qualquer look nos dias mais frios.

66

junho | julho 2013


m. officer

NADA BÁSICO

Foto: Divulgação

Esqueça a ideia de que jeans e malharia não podem compor um look elegante. A combinação é super moderna e pode sim ser sofisticada.

David Beckham

junho | julho 2013

67


paruxa

estampa, sim!

Foto: Divulgação

T-shirts com as mais variadas (e divertidas) estampas são sempre garantia de uma produção moderna. Combinadas com jeans, então, sucesso!

68

Natalie Portman

junho | julho 2013


lord's store

novo clássico

Foto: Divulgação

Na estação mais fria do ano, os homens também podem ficar na moda: as peças tradicionais passaram por releituras e agora fazem a cabeça deles.

John Mayer

junho | julho 2013

69


crislen

MULHERES PODEROSAS Grifes famosas investiram em peรงas marcantes que emolduram o rosto e sugerem glamour e poder. Renda-se a essas lentes!

70

junho | julho 2013


junho | julho 2013

71


ponto meia

SEM ERROS

Foto: Divulgação

Aposte em peças bem estruturadas e de tecidos fluidos, com transparências localizadas: o resultado é um look elegante e chique.

72

junho | julho 2013

Taylor Swift


junho | julho 2013

73


74

junho | julho 2013


junho | julho 2013

75


76

junho | julho 2013


junho | julho 2013

77


78

junho | julho 2013


junho | julho 2013

79


TRI.SABORES

o top da gastronomia GALILEO GRILL RESTAURANTE Ambiente climatizado, no centro da cidade, no sistema self service por quilo com churrasco e com estacionamento ao lado, você encontra e se delicia no GALILEO GRILL. ABERTO TODOS OS DIAS! Rua Prudente de Moraes, 821 | Piracicaba 19 3432.9896

SR. SALDANHA Culinária Peruana e Steaks House Chancho Caramelado – Lombo suíno acompanhado de risoto clássico de alcachofra. Aberto todos os dias a partir das 11h30 para o almoço e jantar a partir das 18h30. Av. Saldanha Marinho, 1525 | Piracicaba 19 3374.6146

GIARDINO Moqueca de Palmito com Camarão (palmito, pimentões verde e vermelho, tomate, cebola, leite de coco, azeite de dendê, camarões rosa A e arroz com champignons). Rua Marechal Deodoro, 2328 | Piracicaba 19 3433.7066 www.grupocasaretto.com.br

ENGENHO PIZZA E SUSHI Teppanyaki de Salmão Salmão grelhado com legumes variados e com gohan. Rua Aquilino Pacheco, 120 | Piracicaba 19 3422.3838 www.grupocasaretto.com.br

80

junho | julho 2013


junho | julho 2013

81


PERFETTO GELATO & CONGELADOS A Perfetto Gelato & Congelados, além dos gelatos de sabores incríveis, traz para Piracicaba o Fondue de Queijo e Chocolate neste inverno. Venha conferir. Rua Dona Eugenia, 852 | Piracicaba 19 3433.2117

GRUPO FASSINA Agora em Águas de S. Pedro. Nova loja - Delicioso almoço self-service com mais de 120 tipos de pratos, o mais completo da região. À noite, serve o tradicional cardápio com lanches, porções, pizzas e cerveja sempre bem gelada.

82

junho | julho 2013


junho | julho 2013

83


TRI.esporte

QUAL É O SEU ESPORTE? Buscar a atividade física que goste de verdade é fundamental. Do contrário, vira tortura. É preciso antes se apaixonar. Trifatto traz algumas recomendações de quem encontrou e se encontrou no seu esporte favorito.

No início, praticar uma atividade física pode ser uma válvula de escape da pressão do dia a dia. Mas, com o tempo, a paixão vai crescendo, crescendo e o esporte passa a também ocupar o lugar das prioridades da vida. Leva-se muito a sério. E é grande o número de profissionais de todos os estilos que praticam atividades à primeira vista muito diferentes daquilo que são no

Thay entrou na minha quando assisti um treino e achei o esporte bem completo. É um esporte que envolve socos e chutes com grande impacto, sobretudo com os cotovelos, joelhos e canelas”, conta. O dentista explica que a arte marcial tailandesa o ajuda também a trabalhar melhor com os pacientes. “Como o Muai Thay movimenta o corpo todo, todos os músculos são trabalhados: costas,

tipos de lesões. Também é um esporte em que se perde muitas calorias durante o seu treino e isso ajuda no controle do peso”, recomenda. E não é preciso ser especialista para constatar que o mais importante é encontrar a atividade física com a qual você se identifique, com a qual você se sinta bem. Senão vira tortura, e o que era para ajudar acaba não tendo o efeito desejado. Assim aconteceu com Marceline Zambon. Manicure das mais queridas e competentes de Piracicaba, tentou de tudo um pouco até finalmente descobrir as lúdicas aulas de Circo, que faz três vezes por semana.

Sempre fui adepto de várias atividades esportivas e o Muai Thay entrou na minha quando assisti um treino e achei o esporte bem completo.

dia a dia. Quem vê o Dr. Luís Fernando Lorenzi Teixeira em seu consultório odontológico, tem de pensar um pouco para adivinhar seu esporte preferido. Praticante da arte marcial Muay Thai há 5 anos, ele conta que foi paixão à primeira vista. “Sempre fui adepto de várias atividades esportivas e o Muai

84

junho | julho 2013

abdomen, braços, pernas, panturrilha, ombros. E além do fortalecimento muscular também as articulações ficam mais flexíveis. Melhora a coordenação motora, e tudo isso me ajuda no meu dia a dia no consultório, na minha postura, nos movimentos repetitivos que fazemos ao atender os pacientes, evitando vários

“Buscando uma vida mais saudável, condicionamento físico, fortalecimento e alongamento, tentei diversas academias convencionais, mas nunca me senti motivada e nem contente. Não tinha vontade de acordar cedo ou, depois de um dia de trabalho, encarar uma sessão de musculação ou subir numa esteira”, relembra. “Então fiquei sabendo das aulas de circo e resolvi fazer uma aula experimental e me apaixonei. Além de todos os benefícios que buscava, encontrei uma forma divertida e lúdica de fazer atividade física e vencer minhas limitações”. A postura e a proteção extra contra os males do esforço repetitivo


Então fiquei sabendo das aulas de circo e resolvi fazer uma aula experimental e me apaixonei.

são alguns dos benefícios que Marceline colheu para sua atividade profissional com as aulas de circo. “O circo me proporciona muito alongamento e fortalecimento muscular, sem contar a diversão garantida, novos amigos que a aula proporciona”, explica. Durante a aula de circo, Marceline faz malabarismo, equilibrismo, alongamento, sobe no tecido, na lira e no trapézio, vira estrela e cambalhota, e muito mais. “Dá pra sair molhada de suor. O desafio do circo é o próprio corpo. Recomendo àquelas pessoas cansadas com a mesmice das academias tentar algo diferente e divertido”, ressalta. Para ela cada aula no picadeiro é alegria, qualidade de vida e superação. Luís Fernando também defende que antes de tudo deve-se buscar o esporte que nos faça bem interiormente. “Qualquer tipo de atividade física é muito benéfica para quem a pratica, pois diminuímos o nível de cortisol na nossa corrente sanguínea, que é o hormônio ligado ao stress e, ao mesmo tempo, liberamos as endorfinas que são hormônios ligado ao bem estar, consequentemente uma vida com um nível de stress bem menor e uma melhor auto-estima”, explica. Na hora de escolher sua atividade, pergunte-se qual será a mais prazerosa. Você realmente gosta de praticá-la ou está fazendo apenas porque ouviu boas coisas sobre ela? Encontre a sua e seja ainda mais feliz!

junho | julho 2013

85


por Mara FERRAZ

1. Claudia Gobbo | 2. Antonio JosĂŠ Miotto | 3. Maria Lina Merci | 4. Rodrigo Santos 5. Manuel Tavares de Almeida Neto | 6. Izabella Tegon | 7. Tamara Mucio | 8. Yve Akemi

86

1

2

3

4

5

6

7

8

junho | julho 2013


TRIBEANS

Original, saborosa, cheia de gente linda e bem sucedida... A TRIBEANS se aproxima para fazer a alegria do “high” piracicabano. Bem-nascidos, empresários, formadores de opinião, autoridades e celebridades locais sempre marcam presença. Quem apresenta o evento fervido é a SUPRICEL, no dia 29 de junho, a partir das 12 horas. A 7ª edição da TRIBEANS acontece no Engenho Central. Quem chega com o samba é o cantor Fernando Rios e a banda ABR3.

LANÇAMENTO TRIBEANS II

A TRIBEANS agradece seus patrocinadores. Essas grandes empresas que movimentam a economia da cidade e acreditam que os eventos realizados pela revista TRIFATTO trazem além de networking, visibilidade e a realização de bons negócios. Desejamos a essas empresas, seus proprietários e diretores cada vez mais sucesso. Parte da renda da TRIBEANS será revertida à Casa do Amor Fraterno.

Querido e respeitado pelo público de todas as idades e tribos, Newman Ribeiro Simões jogou os charmosos cabelos brancos e lançou seu mais novo livro de poemas, intitulado “Silêncios”. Entre suas obras, “A Morte Canta no Canto de um Conto” e “ilogic@mente”. O Universo TRI é fã de carteirinha e registra aplausos.

TRIFATTO agita o primeiro jogo da Copa das Confederações dia 15 de junho a partir das 12 horas no Mega Bowling Shopping Piracicaba. Muita gente “hypada”, samba da Aninha, delicinhas de boteco, festa open bar. Esperamos você!

COACHING

FACEBOOK

A rede social mais visitada do mundo também é assunto e movimenta o universo TRI. Fotos, frases, desabafos, festas, lançamentos, tudo que “é” explode em cores e caracteres pra humanidade. Recentemente, uma foto de pessoas queridas que fizeram parte dos anos mais dourados da cidade e que ainda hoje fazem barulho roubou a cena. Quem faz parte dos poucos e bons amigos da dupla Marcelo Stefanovitz e Helena Benetton registrou no Face um encontro recente. Essa colunista se rende à saudade dos amigos!

Agora o time de vôlei masculino tem (literalmente) uma motivação a mais! Isso tudo porque Beatriz Bragion assumiu o cargo de gestora de marketing e coaching do time. O coaching é responsável por conseguir o resultado esperado num curto espaço de tempo, com planejamento e ações pontuais. E mais: além de realizar o alinhamento entre os jogadores e a comissão técnica, Bea também é a responsável pela ligação entre os jogadores e a comissão técnica com as necessidades do time fora de quadra. Cabeça boa, saúde boa, jogo “bonzaço”.

SOLTANDO A VOZ

Desde o ano passado, o cantor sertanejo Roberto Maia já vem causando... A divulgação do seu trabalho foi totalmente online, a página oficial do cantor já tem mais de 1 milhão de “curtidas” no Facebook e acumula mais de 3 milhões de visualizações em seus vídeos no Youtube. O cantor é um gato e deu o ar da graça na Festa das Nações, arrancando suspiros na Barraca Francesa. Afirmou, num tom muito simpático, que em breve estará fazendo um show para uma plateia VIP. Aeee, simmm! junho | julho 2013

87


88

junho | julho 2013


junho | julho 2013

89


90

junho | julho 2013


junho | julho 2013

91


92

junho | julho 2013


junho | julho 2013

93


94

junho | julho 2013


junho | julho 2013

95


96

junho | julho 2013


junho | julho 2013

97


98

junho | julho 2013


junho | julho 2013

99


100

junho | julho 2013


junho | julho 2013

101


102

junho | julho 2013


junho | julho 2013

103


104

junho | julho 2013


junho | julho 2013

105


ESPECIAL.arquitetura, decoração e paisagismo

VERDE SUSTENTÁVEL Está planejando uma cara nova para seu jardim? Que tal deixá-lo sustentável? Segundo a engenheira agrônoma e paisagista Marilney Saipp, proprietária da floricultura Verde Total, existem pequenas ações que podemos tomar ao elaborar um projeto de paisagismo para criar um espaço realmente sustentável. Uma medida fundamental ao criar seu jardim sustentável é dar preferência às plantas nativas, originárias da região. “Com isso, podemos reduzir a manutenção nos jardins, pois serão menos suscetíveis a pragas e doenças, e têm necessidades hídricas reduzidas”, explica a paisagista. Com relação ao uso racional da água, deve-se pensar em um sistema de irrigação planejado, com regas setorizadas, agrupando espécies com as mesmas necessidades hídricas. No sistema automatizado, é possível programar irrigações noturnas, evitando perdas por evapotranspiração. “Também existem sensores de chuva que fazem o sistema desligar automaticamente, evitando o desperdício.” Outra dica de Marilney no planejamento de um jardim sustentável é manter o solo bem nutrido, pois ele é a base da vitalidade e saúde das plantas. “Dê preferência aos adubos orgânicos que podem ser produzidos com o próprio lixo domestico, formando um composto orgânico de excelente qualidade. Evitando os adubos químicos, estamos colaborando para a não poluição dos rios e acúmulo de lixo devido às embalagens”, indica. Quando o assunto são pragas e doenças, é necessário tomar atitudes preventivas, como manter as plantas bem nutridas e limpas, retirando flores, folhas e galhos secos, que podem atrair pragas. “Se a praga ou doença estiver instalada, opte sempre por utilizar produtos biológicos e naturais, como óleo de neem (um inseticida totalmente natural), produtos a base de cobre, de enxofre e de bactérias que causam doenças em lagartas – matando-as, por exemplo.

106

junho | julho 2013


Responsável pelo jardim da fábrica da montadora coreana Hyundai, em Piracicaba, Marilney conta que a área verde da empresa é bastante extensa. “Fizemos grandes canteiros com muito contraste de cores. As plantas usadas são adaptáveis ao clima da região, resistentes a pragas e de fácil manutenção – é um jardim prático”, diz. O projeto veio de um escritório em São Paulo, e foi executado por ela com acompanhamento de perto da própria Hyundai. “Eles acompanharam todo o processo, toda a equipe estava envolvida no projeto de paisagismo e fizeram questão de ir pessoalmente conhecer os fornecedores. São muito cuidadosos em relação à qualidade dos itens que foram usados”, lembra. Quem visita a montadora vê de perto as árvores nativas brasileiras, como ipês, exemplares de pau-brasil, e palmeiras imperiais. Para os canteiros, traços e formas orgânicas cercam as flores que lembram o país de origem da Hyundai, a Coréia do Sul.

Como manter meu jardim sustentável? Confira as dicas da paisagista Marilney Saipp para manter seu espaço verde sustentável. 1. Deve-se evitar ao máximo a impermeabilização do solo, fazendo, por exemplo, caminhos com pedriscos, seixos ou grama intercalados com bolachas ou dormentes de demolição. Desta maneira, colaboramos para evitar enchentes nos rios, pois as águas das chuvas irão para o lençol freático. 2. Usar madeiras de demolição e de reflorestamento para pérgulas, bancos e outros elementos na área externa, para evitar o incentivo à derrubada das matas. 3. Plantar espécies arbóreas, arbustivas, e trepadeiras para subir em muros e jardins verticais para diminuir o calor, evitando o uso do ar condicionado. 4. Comprar espécies vegetais de viveiros idôneos, com mudas cultivadas e de boa qualidade, evitando o extrativismo nas matas, como é o caso das orquídeas, bromélias, samambaias, entre outras.

1

24/05/13

10:40

Jardim Hyundai unidade Piracicaba mbmideias

Verde Total 22x7cm.pdf

107

torquato2013 da silva leitão, 656 - piracicaba junhoav. | julho 19 3422.8912 • www.verdetotal.com.br


ESPECIAL.arquitetura, decoração e paisagismo

Neste projeto assinado por Estela Netto, arandelas que remetem à antiguidade convivem harmoniosamente com uma plafon e uma luminária de coluna, mostrando que, por meio da iluminação, é possível criar um casamento de estilos.

Opostos que se completam Charmosa e cheia de requinte, a arquitetura clássica é dotada de detalhes que carregam consigo o revivalismo – fenômeno que resgata princípios e tradições de tempos passados. Já a arquitetura contemporânea contempla elementos de várias tendências. É, além disso, um estilo mais ousado, que exala criatividade. Na decoração, esses dois opostos podem conviver harmonicamente e compor ambientes imponentes, que fascinam pela beleza. São vários os elementos que conseguem unir esses dois estilos decorativos, mas um, especificamente, faz isso muito bem: o projeto luminotécnico. “Utilizando apenas o recurso de iluminação, é possível sim conseguirmos o efeito”, opina a arquiteta Estela Netto (MG). A profissional ensina como unir o clássico com o contemporâneo apenas com a iluminação e tornar o décor suntuoso: “Arandelas de bronze, inspiradas em antigas lanternas usadas no interior, trazem um ar de antiguidade e de aconchego. Elas caem bem numa sala de estar com adereços contemporâneos. Nesse mesmo espaço, dá para inserir um plafon e ainda uma luminária de coluna. Esses extremos opostos criam blocos antigos e pontuais num contexto atual. Combina e traz vida ao décor”. Para a arquiteta, diferente de outros elementos que também são capazes de unir o clássico ao contemporâneo, a iluminação tem algo a mais: a sensação de aconchego. “O universo das sensações está muito ligado à luz. Uma iluminação mais acolhedora, relaxante ou performática, pode nos remeter a um determinado estilo”, defende. O caráter do ambiente também vai influenciar muito na hora de receber a mistura vintage com atual. Por isso, é bom ficar atento à decoração como um todo e contar com ajuda profissional. “O espaço tem de ter uma personalidade, um conceito. Se isto estiver resolvido, outros elementos advindos de estilos diferentes só vão enriquecer e complementar”, finaliza Estela.

108

junho | julho 2013

Foto: Daniel Mansur

Diferentes ao extremo, mas que juntos formam uma composição harmônica e fascinante. Assim é a dobradinha entre o clássico e o contemporâneo. Uma boa forma de unir esses dois estilos e tornar o décor mais charmoso e atraente é por meio da iluminação


junho | julho 2013

109


ESPECIAL.arquitetura, decoração e paisagismo

Jardim Botânico

PLANTARUM

110

junho | julho 2013

Foto: Paulo Heise

Um passeio imperdível ao universo das plantas


Quem diria que, aqui pertinho, em Nova Odessa (SP), é possível encontrar um centro de referência em conservação da flora brasileira que reúne ciência, educação, gastronomia e lazer? Pois é isso e muito mais que encontramos no Jardim Botânico Plantarum. Os apreciadores do reino vegetal se encantam com a diversidade e com a disposição paisagística do acervo vivo da instituição, que possui exemplares de 3700 espécies botânicas conservadas e pesquisadas em 80 mil m2 de jardins temáticos, lagos, gramados, bosques de árvores nativas e canteiros floríferos. O projeto foi idealizado em meados dos anos 90, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi, sóciodiretor do Instituto Plantarum de Estudos da Flora. Com objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira, o pesquisador percorreu toda a América do Sul em expedições científicas destinadas ao conhecimento e à conservação das plantas ameaçadas de extinção. Como resultado, Lorenzi publicou no Brasil a mais completa série de livros em estilo popular sobre identificação de plantas. “Realizo expedições de prospecção botânica desde 1970. Após todos esses anos vivenciando a destruição dos biomas brasileiros, me senti motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto de minha pesquisa. Espero que o conhecimento e o trabalho desenvolvidos por nossa equipe colaborem para reduzir a degradação ambiental e a perda irreparável das espécies vegetais”, afirma Harri Lorenzi. Em 2007, um grupo inicial de 16 pessoas fundou o Jardim Botânico Plantarum - associação sem fins lucrativos, dedicada à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira. A equipe do JBP desenvolve vários projetos voltados ao conhecimento e à preservação do patrimônio florístico do Brasil, dentre os quais: cooperação com instituições de ensino superior para estudos e identificação de novas espécies vegetais; resgate e conservação ex situ (fora do local de origem) de espécies vegetais ameaçadas originárias de ambientes degradados; publicações técnicas; intercâmbio com outras instituições e atividades educacionais no âmbito formal e não formal. Atualmente o JBP tem mais de 90 associados, é aberto a novos sócios e ao apoio de empresas interessadas em aliar sua marca aos projetos desenvolvidos pela entidade. Na área de visitação não há degraus, o que torna agradável o passeio para pessoas com mobilidade reduzida ou carrinhos de bebê. Além dos cinco quilômetros de pavimentados é permitido andar nos gramados. A estrutura de atendimento oferece estacionamento interno arborizado, restaurante climatizado, centro de eventos com auditório e sala para reuniões, centro cultural, empório e loja de souvenirs ecológicos. O Programa de Educação Ambiental visa sensibilizar pessoas para a importância da conservação das plantas e dos recursos ambientais. Escolas podem agendar estudos do meio conduzidos pelos educadores do JBP. O roteiro de visitação é repleto de tecnologias de impacto ambiental positivo, tais como sistema de captação e uso de água de chuva para irrigação das plantas, estação de compostagem de resíduos orgânicos, meliponário, aproveitamento de resíduos de construção para o cultivo de plantas rupícolas, estação de triagem de resíduos sólidos e doação à associação local de catadores. Serviço: Jardim Botânico Plantarum Avenida Brasil, 2000 - Nova Odessa - SP (19) 3466-5587 Visitação: 5ª a domingo, das 9 às 17h www.plantarum.org.br

junho | julho 2013

111


ESPECIAL.arquitetura, decoração e paisagismo

BANHO E MASSAGEM

Apenas um ponto de água! Essa é a única exigência necessária para ter uma das mais belas banheiras do mercado instalada em qualquer ambiente da casa. A Athenas, lançamento da Doka Bath Works, segue o conceito free standing, ou seja, não é necessário alvenaria para instalá-la. A grande novidade da peça é o sistema pioneiro de air massage, que proporciona extremo conforto e sensação única de relaxamento. Ao contrário das banheiras de hidromassagem, a inovação não mantém água parada em tubulações, garantindo maior higiene e um número menor de problemas relacionados à manutenção, como infiltrações. Além do design incrível, a banheira oferece sistemas que beneficiam a saúde, como a cromoterapia através de um sistema de luzes, que tem como fundamento harmonizar o corpo através de cada tonalidade de cor, detentora de uma vibração específica. A banheira oferece também a termoterapia, que acontece através das temperaturas que a água atinge, tanto quente, quanto fria, permitindo que os tecidos corporais estimulem a termorregulação corporal. R$ 19.500.

SONHO DE CONSUMO

Para os apaixonados por gastronomia, ter um fogão Bertazzoni é realmente um sonho. Considerado a Ferrari dos fogões, os modelos possuem funções que garantem uma cozinha com alta performance e permitem realizar diferentes receitas com perfeição, apresentando o que há de mais moderno na industria internacional de eletrodomésticos. R$ 39.000.

112

junho | julho 2013


MÓVEIS SOB MEDIDA PARA VOCÊ

ARMARIOS

COZINHAS

deckplanejados@ig.com.br

H O M E T H E AT E R

w w w. d e c k m ove i s p l a n e j a d o s . c o m . b r junho | julho 2013

A v. 3 1 d e m a r ç o , 1 8 4 3 - P a u l i c é i a - P i r a c i c a b a S P

113


ESPECIAL.arquitetura, decoração e paisagismo

DECÓR MODERNA

Peça com design original, a escultura face vermelha decora ambientes com personalidade e estilo. Com sua cor vibrante cria um espaço com imaginação e atitude. Perfeita para estimular a criatividade, traz um visual único para seu ambiente. Da Le Paquet, R$ 1.435.

PORTA COPOS DIVERTIDOS

Decorar com diversão é o que há de mais moderno. Pequenos acessórios como almofadas, canecas, formas de gelo, acessórios de cozinha, entre outros produtos com desenhos e formatos divertidos, ganharam espaço na decoração. A loja virtual da LoopDay está bem por dentro deste assunto, e apresenta a novidade da vez: porta-copos com estampas de cachorros e gatos, vestidos de celebridades. Os Conjuntos Song Pets e Hard Rock Pets Rock são lindos, fofos e divertidos. Desenvolvidos a partir de materiais sustentáveis, como cortiça (base) e bordas de eucalipto, revestidos com melanina polida, os porta-copos possuem alta qualidade e são resistentes ao calor. São ideais para aqueles que gostam de música, e até mesmo para colecionadores.

114

junho | julho 2013


junho | julho 2013

115


ESPECIAL.arquitetura, decoração e paisagismo

BANHO SOFISTICADO

De estrutura metálica e composição de Zamac, o Box Flex, da Idea Glass, foi elaborado para suprir as necessidades de banheiros menores, proporcionando, ao mesmo tempo, um toque de leveza e delicadeza ao lugar. Único no mercado que não possui trilhos superiores, o kit é composto por dobradiças e trilho deslizante na parte inferior. Seu formato valoriza a transparência do vidro e pode ser usado em vãos de até 60 cm. Da Idea Glass.

PISO DESIGN CONFORTO EXTRA PARA SEU PET

Já foi o tempo em que sofás e poltronas eram exclusividade das pessoas. Atualmente, pensando no bem estar dos pets, essa área está inovando e trazendo cada vez mais produtos para o mercado. Para deixar seu cão ou gato mais confortável e mais perto de você, a Petshop.com.br, maior loja virtual de produtos para pet, lançou a Poltrona Redonda Dubai Pet. Feita em estrutura de alumínio e revestida com fibra sintética, a peça é elegante tanto para área interna quanto externa. Com acabamento fino e trançado, a poltrona possui revestimento em colchonete removível, sendo prático para a lavagem. R$ 540.

116

junho | julho 2013

A nora® systems, referência mundial na produção de revestimentos de borracha, inova mais uma vez e apresenta ao mercado o norament® 926 crossline. Desenvolvido por Lars Contzen, designer exclusivo da empresa e conhecido mundialmente, o piso se destaca não apenas por suas cores vibrantes, mas principalmente pela textura em 3D, que faz do produto uma verdadeira peça de design. Inspirado na arte da xilogravura, o lançamento se aproxima do efeito original de uma peça feita a mão. O diferencial do produto é a sua estrutura marcante: dependendo da incidência luminosa e do ângulo de observação, o relevo 3D do piso é destacado de forma diferente, gerando a sensação de luz e sombra. "Graças à sua textura, o piso tem um efeito em vários níveis e não cansa visualmente o observador", afirma Contzen. As 16 cores do novo revestimento abrem espaço para possibilidade de criações mais arrojadas. Das mais vibrantes às mais discretas, combina com diversos tipos de ambientes. O sistema de cores elaborado por Contzen leva em consideração tanto aspectos cromo-psicológicos, como também o espírito cultural do consumidor, de modo a suscitar suas emoções e, ao mesmo tempo, manter a impressão de um espaço harmônico. Lars Contzen revela que o grande desafio ao criar o produto foi encontrar design minimalista e sutil que não deixasse o material pesado nem tornasse o ambiente cansativo. Seguindo este princípio, o desenvolvimento do piso crossline teve grande apelo artesanal, já que sua estrutura em relevo tornou necessária a adaptação milimétrica de ladrilho por ladrilho. Como todos os produtos da nora® systems, o piso é fabricado com borracha sintética e natural isenta de plastificantes e organoclorados e, por isso, possui elasticidade permanente, resistência ao desgaste e ao fogo, isolamento acústico e facilidade de limpeza.


LOUÇA ALEGRE

Alinhada à tradição de jogos de jantar, a Casamiga lança o jogo de jantar Signum, com formas geométricas simples e modernas. A união de listras e cores, por meio do design democrático, leva jovialidade e alegria na hora de servir. O jogo é composto por 20 peças: contêm 04 pratos rasos, 04 pratos fundos, 04 xícaras de chá e 04 pires Na cor branca, com listras vermelhas, laranja, verde, azul e lilás. R$ 247.

DECK ECOLÓGICO

O conceito de consumo Ecofriendly, o amigavelmente correto, consiste em identificar produtos, serviços e ações “verdes”. O uso racional de água e energia elétrica, a escolha por produtos que utilizam materiais reciclados e a substituição da madeira natural são algumas atitudes que não prejudicam o meio ambiente. Com base nesta linha sustentável, a Pertech, empresa referência no mercado de laminados de alta pressão, lança no mercado uma opção de deck, estrutura indicada para as áreas de piscinas, hidromassagens, ofurôs, varandas e jardins. O NovaDeck oferece a mesma textura da madeira natural, mas sem utilizar este material em sua composição. Além de ser ecologicamente correto, oferece praticidade de manutenção e maior durabilidade, não envelhecendo como acontece com a madeira. O lançamento está disponível em diversos padrões e texturas, com placa antiderrapante que o torna seguro para a utilização em espaços residenciais ou comerciais. O produto é resistente aos raios ultravioleta e a fatores ambientes como cloro, sal e umidade excessiva, não propaga fogo e não absorve ruídos.

junho | julho 2013

117


ESPECIAL.arquitetura, decoração e paisagismo

O retorno dos "pés palito" na decoração dos ambientes

Mesinha Luz - R$580

Um verdadeiro charme na decoração dos móveis dos anos 50, os pés palito voltam com toda força no mobiliário decorativo.

Poltrona LOVE - R$1.850

Puff Flores - R$580

Poltrona Bolas - R$1.650

118

Cadeiras Pé Palito Composição - R$1.600 junho | julho 2013

Todas as peças são da Bem Dito Canto www.bemditocanto.com.br

Poltrona Caleidoscópio R$1.950

Era década de 50, o consumismo dava os seus primeiros passos rumo à generalização nos EUA. Na mesma época, deu-se também a origem de uma nova forma aos móveis: os conhecidos "pés de palito". Houve uma separação entre o corpo (ou gabinete) do aparador e a sua base estrutural, além de surgirem pés mais finos e alongados e em formato de cone. A forma reta predominou junto com a mistura de materiais tradicionais e novos. Os cantos abaulados de algumas linhas, as cores suaves da fórmica e os pés ficando mais finos em direção ao chão, davam ao comprador a impressão de estar levando o futuro para casa. Era exatamente esta a intenção, pois o consumidor esperançoso é sempre mais generoso. Os famosos "pés de palito" surgiram como reflexo da nova era pós II Guerra, mas sem explicação conceitual, apenas uma nova forma de design. O modo formal "pés de palito" se transformou num conceito. Os "pés de palito" mudaram e se transformaram em apoios variados. Eram móveis feitos em madeira de lei, robustos e resistentes. O charme dos "pés de palito" continua o mesmo dos anos 50 e eles voltaram com toda força para o mobiliário decorativo. "Esse mobiliário já foi moda nos anos 50/60 e voltou com tudo como tendência da decoração atual, trazendo uma atmosfera retrô, nostálgica, leve e alegre, incorporando-se aos estilos mais clássicos ou modernos com toda sua beleza", comenta Andressa Bonn - restauradora e Artista Plástica. Aposte nessa tendência!


junho | julho 2013

119


ESPECIAL.arquitetura, decoração e paisagismo

Casa com status de camarote vip Quem vai assistir aos jogos da Copa das Confederações em casa pode transformar a sala em um verdadeiro camarote. A TV certa, um sofá aconchegante, petiscos, guloseimas, e outros itens, deixam esse espaço confortável e receptivo. Entre os dias 15 e 30 de junho, o Brasil será palco da Copa das Confederações, importante competição que testa o entrosamento das seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014, também no Brasil. Portanto, todo mundo quer ficar de olho nos jogos para ver como andam as equipes, quais seus pontos fortes e fracos, além, é claro, de apreciar um verdadeiro espetáculo do futebol. Quem não pode ir aos estádios assistir aos jogos, tem lugar garantido no sofá da sala de frente à televisão. Atentos a isso, profissionais de arquitetura e decoração também entram em campo para oferecer mais conforto e comodidade aos amantes do futebol. Eles dão dicas de como escolher a TV ideal, o sofá mais aconchegante e ainda ensinam como deixar a sala mais bonita e receptiva. “A TV é o objeto protagonista na sala. Ela deve se localizar no ponto mais visível do ambiente e estar sempre a uma distância considerável do sofá, que é proporcional às polegadas da mesma. Não adianta uma TV muito grande em um ambiente pequeno, isso pode prejudicar a visão e gerar dores de cabeça”, explicam as designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos, da VS Design (MG). Para quem já tem um bom sofá, mas quer dar uma

120

junho | julho 2013

repaginada e receber melhor os amigos e família para ver os jogos, Ana Karina Chaves e Klazina Norden, da Akinteriores, aconselham: “Usar a capa de sofá é uma solução provisória e econômica. Para uma troca definitiva, o ideal é escolher um tecido que seja resistente a manchas para uma aparência de novo por mais tempo”. Quando sai um gol, todo mundo grita, pula e comemora, em alto e bom som. Outra dica excelente para curtir sem perturbar os vizinhos é o isolamento acústico da sala. “Tapetes ou carpetes ajudam a reduzir os ruídos, assim como o gesso no teto. Madeira e tecidos também são ótimos isolantes. Podem entrar nessa lista ainda a lã de vidro ou de rocha e também o isopor”, contam Fabiana e Laura. Mas, mesmo com tantas opções, o melhor isolante acústico é o ar. “Nos estúdios profissionais de gravação, não existe apenas uma porta, mas duas. Entre elas, existe um espaço vago que faz com que o som não saia. Só se deve abrir uma porta quando a outra estiver fechada. Assim, o som não vaza para os outros ambientes. Mesmo assim, para um resultado melhor, é ideal contar com a ajuda de um profissional”, encerram as designers da VS Design.


ESPECIAL.arquitetura, decoração e paisagismo

Daniela de Beauclair Daniela de Beauclair iniciou suas atividades no final dos anos 80 dentro do ramo de Arquitetura, após especialização no exterior (USA) e diversas experiências em projetos de construção e decoração residencial e comercial. Desde o princípio, ficou claro o talento inovador e originalidade de seus projetos nas mais diferentes condições encontradas, respeitando as particularidades, criando soluções adequadas para cada caso. Característica que chama a atenção de seus clientes são a forma e o método de seu trabalho. A objetividade aliada à criatividade, capaz de obter soluções originais e personalizadas dentro do orçamento de cada cliente se destaca no seu trabalho, trazendo assim, harmonia, conforto e funcionalidade a cada projeto. Em cada projeto, Daniela de Beauclair imprime seu estilo priorizando o bom gosto e a relação custo/ benefício do projeto, mantendo-se atualizada sobre as tendências do ramo no Brasil e exterior através de workshops, viagens, livros e publicações especializadas. Para o projeto contemporâneo concebido nesta residência localizada no Condomínio Alphaville, a pedido do cliente Daniela criou o projeto desta fachada: volumes integrados com o ambiente externo, valorizando o espaço disponível para obter o efeito desejado.

Contato: dB@danielabeauclair.com.br 121 e (19) 9297-5546

junho 2013 (19)| julho 3433-6390


universoTRI. por MARA FERRAZ

Pra ser dois Quantos segredos somam a existência dos casais que resolveram num sim fazer de uma vida a vida de dois. Parece tão fácil dizer sim, né? Mas, não é! Para viver a dois é preciso mais que amor. A admiração certamente faz parte do quesito número um dos “Top Ten” do amor. Não existe amor sem admiração, e daí, nesse pacote entra um pouco de tudo. Realização profissional e pessoal. De maneira incrível as pessoas que mandam bem no trabalho, têm uma amabilidade maior por si mesmas, consequentemente jogam esse olhar iluminado, cheio de estima para o mundo. Não estou falando de pessoas ricas! Estou falando de pessoas felizes, que fazem o que gostam. E não é de admirar quem faz o que gosta e ama quem quer? Na lista dos “Top Ten” vem quente que eu estou fervendo tem o “desejo”... Desejo você, desejo cada parte do seu corpo. Desejo a sua boca. Desejo os seus desejos. Desejo que você seja feliz e inteiro. Não como minha extensão. Mas como alguém que quando está comigo provoca mais do que sensações. Provoca até minha tranquilidade. E o humor... Aiiii, o humor... Sem humor, sem jogo de cintura, sem sorriso, a vida vai ficando cheia de vazio. Não dá pra esperar que o mundo dê de presente esse tal “humor”. Cada um tem que achar o seu, é que nem ponto G. Está ali, precisa de autoconhecimento, precisa de estímulo, de vontade. Humor é um jeito de saborear a vida, podendo escolher todo dia se seu dia vai ser mal passado ou bem passado. Falta de humor mata qualquer relacionamento... pessoal, profissional, divinal (nem os Santos dão conta de gente mau humorada, eu acho). Paciência faz a lista ficar Top, porque, pra ser dois, é preciso de quatro ouvidos, duas bocas e um pouco de silêncio entre um desencontro e outro de pensamento. Ouvir o outro pode ser a grande sacada para o fim do desgaste. Quem sabe o outro não tem razão mesmo? E se não tiver, tudo bem, não importa quem tem razão. Nada é definitivo. Se tudo parece ter acabado hoje, garanto por experiência própria que amanhã tudo será muito melhor.

O perdão é parada obrigatória, onde existirem “dois”, sempre há “um” perdão. Aliás, amor vive de perdão e não de culpa. Depois de perdoado, um erro assumido por “um” e provocado por “dois”. Nenh“um” fala mais disso. Perdão não tem data de validade nem limite. Onde existe amor tudo pode ser perdoado. Até nós mesmos! Respeito faz par com a confiança seguindo os “Top Ten” da lista mais fervida do amor! Respeito pela individualidade do outro e confiança pelas escolhas do outro. Amor não é prisão, é libertação. Ninguém encontra conforto onde se sente pressionado, amarrado, desvalorizado. Não adianta bater no peito e dizer que não faz nada de errado. O que é “nada”? Nada é coisa de gente morna... Errar nem sempre significa dar passo pra trás. Às vezes, errar também é andar pra frente. Inteligência é a cobertura de chocolate dessa coisa deliciosa que se chama amor. Na ausência dela, faça um tipo... tipo desentendido, uma vista grossa só pra não deixar tudo se perder. Brigar também não vai resolver. Quando faltar inteligência, recorra à sensibilidade. Saber parar também é saber amar. “Interesse”: olha aí mais um “Top Ten”. Interessar-se pela vida do outro, suas conquistas, seu dia de trabalho, suas dificuldades, seus amigos. Quem sabe sugerir um novo curso, uma nova possibilidade. Voltar a estudar! Fazer parte da vida do outro também é sentir a dor e o peso que cada um carrega pra que os dias felizes sejam dobrados... Multiplicado por dois. Recomeçar... ponto alto das listas dos que amam. Recomeçar é fazer diferente! Não tem dia, não tem hora. Tem ponto de partida. Fica escrito que podemos recomeçar por toda vida, todas as vezes que eu te olhar com amor! Então vou te esperar, de banho tomado, com o perfume que te agrada, com uma taça de vinho, com o meu novo sim que te traz pra mim com o mais profundo desejo de que a gente se encaixe num abraço perfeito... Pra ser dois!

Quando faltar inteligência, recorra à sensibilidade. Saber parar também é saber amar.

122

junho | julho 2013


Incomparável.

Perspectiva Ilustrada do pórtico de entrada da torre Timbó. Apto. de 365m2

213m2

278m2

365m2

3 suítes

4 suítes

4 suítes

3 va g a s

4 va g a s

5 va g a s

Terraço gourmet com vista panorâmica Completa infraestrutura de lazer Total segurança

Diferenciais Lindenberg • Piso acústico na circulação íntima e dormitórios • Gerador de energia atendendo também parte da área privativa • Piso dos subsolos com pintura epóxi • 4 opções de metragem, inclusive cobertura de 463m² • Elevadores com biometria Áreas comuns entregues equipadas e decoradas.

VISITE NOSSO STAND:

Avenida Armando Cesare Dedini, 146 N o va P i r a c i c a b a

FINANCIAMENTO:

INTERMEDIAÇÃO:

INCORPORAÇÃO:

AGENDE SUA VISITA:

(19) 3421-1235

www.lindenbergtimboril.com.br

CONSTRUÇÃO:

123

junho | julho 2013 Memorial de Incorporação Registrado sob nº 12 com data de 24/02/2012, na matrícula 69404 livro 2-RG do 1º Cartório de Registro de Imóveis de Piracicaba. Perspectiva ilustrada sujeita à alteração com sugestão de decoração. FRIAS NETO Consultoria de Imóveis, CRECI 18.650-J, SECOVI 2.310, Avenida dos Operários, 587. Fone (19) 3372-5000 - www.friasneto.com.br.


MOSTRUÁRIO DIVERSIFICADO

JOIAS POR ENCOMENDA

Rua Saldanha Marinho, 915 | Cidade Jardim | Fone: 19 3422 0525 Atendemos de Segunda a Sexta das 9h00 às 18h00 e aos Sábados das 9h00 às 13h00

124

junho | julho 2013


TRIFATTO 38