Page 8

TRIBUNAINDEPENDENTE

8 ÚLTIMAS/NOTÍCIAS MACEIÓ - QUINTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2017

Últimas

Notícias

Fechar empresas sem proteger trabalhadores é “pecado’’, diz Papa Os empresários que encerram negócios, fecham fábricas e reestruturam empresas sem levar em consideração o impacto nos trabalhadores e suas famílias estão cometendo um “pecado muito grave”, disse o papa Francisco ontem. Em pronunciamento a dezenas de milhares de pessoas reunidas na praça São Pedro para sua audiência semanal, Francisco se desviou do discurso por escrito depois de mencionar que está apreensivo com a maneira como as famílias estão sendo afetadas por uma disputa trabalhista na emissora de televisão Sky Itália, deixando claro que está preocupado com o problema em muitos países. ”O trabalho nos dá dignidade. Aqueles que são responsáveis por pessoas, os empresários, têm obrigação de fazer tudo para que cada mulher e homem possa trabalhar e assim ser capaz de andar de cabeça erguida, de olhar as outras pessoas no rosto com dignidade”, disse o papa.

DIVULGAÇÃO

CHÃ DA JAQUEIRA

Crime que vitimou menino de sete anos é esclarecido

Um caso bárbaro ocorrido em Maceió, que vitimou o menino Samuel Gomes dos Santos, de apenas sete anos, já está elucidado. Os trabalhos investigativos foram intensificados e, às 9h30 de ontem, o secretário Lima Junior e o delegado Fábio Costa, coordenador da Delegacia de Homicídios da Capital, apresentarão os resultados em entrevista coletiva que ocorre na Sala de Situação da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O crime chocou a sociedade maceioense, e a polícia, desde o início, cumpre com

sua missão para reduzir o tempo-resposta. Pelo relato de familiares, a criança havia desaparecido de casa no dia 3 de março e o corpo foi localizado seis dias após, em estado avançado de decomposição, na Chã da Jaqueira, parte alta da cidade. Várias versões foram apresentadas e especulações criadas em torno da morte da criança, mas todo desfecho será esclarecido pelas autoridades envolvidas no processo, repassando oficialmente o passo a passo das ações e como o caso foi concluído.

Ação é uma forma de prevenir acidentes nas encostas e grotas

A

chegada do inverno acontece em 21 de junho, mas a Prefeitura já vem executando obras em áreas de risco. Os trabalhos de prevenção a desastres, que fazem parte da Operação Inverno, estão em andamento. O objetivo das ações, segundo o prefeito Rui Palmeira, é aproveitar os dias ensolarados para levar serviços edificantes às comunidades.

INTERNET

Senado aprova projeto que proíbe limite de banda larga O Senado aprovou ontem o projeto que proíbe a limitação do consumo de dados em planos de internet fixa. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados. O projeto, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), trata de uma emenda à lei do Marco Civil da Internet, aprovada em 2014. O texto do projeto é direto e pede que seja incluído no trecho da lei que trata do direito dos internautas o seguinte texto: “a não implementação de

franquia limitada de consumo nos planos de internet banda larga fixa”. O tema ganhou notoriedade no ano passado, depois que operadoras disseram que passariam a usar o modelo de limite de dados na internet fixa, da mesma forma como já fazem na banda larga móvel Segundo elas, uma internet sem limites de consumo poderia sobrecarregar a infraestrutura existente, e as franquias seriam uma contrapartida econômica para investimentos no setor.

INVESTIGAÇÃO

Aprovada delimitação sobre a atuação de detetives

Os detetives particulares podem ter sua profissão regulamentada. O Senado aprovou ontem o projeto que define as regras para o exercício da profissão, entre elas a conclusão de curso de profissionalização. O texto também define a área de atuação desses profissionais, para que seu trabalho não se confunda com o da polícia. O projeto (PLC 106/2014) não sofreu mudança de mérito e depende apenas da sanção presidencial para virar lei. O texto é do ex-deputado e atual ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB-RS). Para o relator do texto, senador Humberto Costa (PT-PE), esses profissionais precisam ter a área de atuação delimitada, já essa atividade permite o acesso à privacidade dos indivíduos. O senador lembra que, muitas vezes, esses profissionais acabam até invadindo as atribuições da

polícia, motivo pelo qual é necessária a regulamentação. — Definir claramente o escopo, o objetivo dessa profissão e as condições em que ela deve ser exercida é perfeitamente necessário e importante — defendeu o senador. REGRAS Pelo texto, o detetive particular deverá ter nível médio concluir curso de profissionalização em “atividade de coleta de dados e informações de interesse privado”, com carga de 600 horas. Conhecimentos de direito penal, processual penal, constitucional, civil e direitos humanos devem integrar o currículo. Quem quiser exercer oficialmente a profissão também não poderá ter condenação penal. A atuação desses profissionais poderá se dar em investigações sobre infrações administrativas e quebras de contrato; conduta lesiva à saúde e integridade física.

Prefeitura de Maceió realiza operação nas áreas de risco

Prefeitura realiza serviços de desobstrução de galeria em grota

ENTREVISTA

Professor agradece os sentimentos gentis O homem que concedeu uma entrevista à BBC que viralizou na internet porque seus filhos o interromperam de maneira inesperada durante a transmissão ao vivo disse nesta quarta-feira que ficou lisonjeado com muitos “sentimentos gentis” expressados à sua família desde que milhões de pessoas assistiram ao vídeo.Robert Kelly, professor-assistente norte-americano da Universidade Nacional de Pusan, na Coreia do Sul, falava à BBC via Skype sobre o impeachment da presidente do país, Park Geun-hye, quando sua filha entrou tranquilamente em seu escritório de casa. Seu filho de 9 meses, James, entrou pouco depois em um andador, seguido por sua esposa, Kim Jung-a, que, aflita, procurou e retirou as duas crianças habilmente, enquanto Kelly tentava manter a compostura diante da câmera.

Até 22 de setembro, quando termina oficialmente o inverno, Maceió recebe um volume relativo de chuvas. Neste período, quando as chuvas ocorrem continuamente é comum o encharcamento do solo o que pode acarretar deslizamentos. Para o prefeito, o trabalho marca uma mudança significativa na passagem do inverno pela cidade. “Há alguns anos em todos os invernos era comum nas manchetes dos jornais uma sucessão de desastres por conta das chuvas, era um período em que a população mais carente, moradora das áreas de risco, sofria muito. É claro que tem coisas que não podemos prever, mas muito pode ser feito para minimizar os danos e é isso que temos feito desde 2013, começando sempre com antecedência os trabalhos de recuperação de escadarias, pontilhões e con-

SNOOP DOGG

Vídeo simula morte de Donald Trump O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente ontem um vídeo no qual o rapper Snoop Dogg aponta uma arma de mentira contra um boneco de Trump semelhante a um palhaço. “Vocês conseguem imaginar a gritaria que seria se @SnoopDogg, carreira decadente e tudo mais, tivesse apontado e disparado uma arma contra o presidente Obama? Cadeia!”, escreveu Trump em sua conta de Twitter. O vídeo satírico “Lavender”, de Snoop Dogg, faz referência a temas como a imigração e as mortes de negros desarmados causadas or policiais, e tem personagens vestidos de palhaços, inclusive um chamado Ronald Klump.

tenção de encostas em diversas regiões da cidade”, ressaltou Rui. Como parte da iniciativa, já estão sendo executadas obras em sete escadarias nas Grotas da Moenda, Estrondo, Rafael e Moreira. Os serviços foram autorizados no último dia 10 e integram as ações do Programa Nossa Comunidade, que leva melhorias estruturais para áreas de difícil acesso. Com a iniciativa, serão investidos aproximadamente R$ 315 mil em recursos próprios do Município. Os locais beneficiados com os serviços da Operação Inverno foram apontados por estudos da Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil do Município, a antiga Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), que agora faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). “Depois de avaliado o grau de risco, a Prefeitura está realizando uma série de ações, um trabalho preventivo e extremamente importante para trazer mais segurança e tranquilidade para todas as famílias que moram nas áreas de risco”, pontuou o secretário-adjunto de Defesa Civil, Dinário Lemos.

Edição número 2858 - 16 de março de 2017  

tribunaindependenteediçãodigitaltribunahoje

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you