Page 12

12

ECONOMIA

TRIBUNAINDEPENDENTE

MACEIÓ - QUINTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2017

etjornalista@gmail.com

Arapiraca

O

ASA que nesta quinta-feira à noite enfrenta em Arapiraca o time do Paraná pela terceira fase da Copa Brasil, está empolgado perante o apoio que tem recebido de sua torcida. A meta de sua diretoria, é engrenar a Agremiação no transcorrer deste ano, sobretudo para retornar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2018. Seu vice-presidente de marketing, Sérgio Lúcio, iniciou na última semana a entrega das camisas dos sócios-torcedores que estão adimplentes com o clube, justamente numa caminhada de incentivo a todos.

Detalhes De acordo com Sérgio Lúcio, a camisa possui imagens de momentos que marcaram a história do ASA. A primeira imagem é a de Acebílio, um dos maiores jogadores da história do time; a segunda é a do título de 2000; e pra finalizar a imagem da Batalha do Acre. Afirma Sérgio, que muitos sócios já fizeram o resgate de sua camisa no Escritório do clube, que fica no Estádio Quaracy da Mata Fonseca.

Atalaia O serviço de abastecimento d’água de Atalaia ganhou um reforço, a fim de garantir melhor condição de o produto líquido chegar às residências da população. Trata-se de um potente motor-bomba que foi adquirido pelo SAAE, o órgão que opera com a distribuição de água encanada da cidade. “Encontramos o SAAE muito desgastado, sobretudo com sérios problemas que têm que ser resolvidos”, argumentou o diretor Luiz Vigário (Lulinha).

Saúde Dirigentes do Cosems/AL se reuniram pela primeira vez com o secretário de Estado da Saúde (Sesau) Christian Teixeira e equipe técnica. Foi na segundafeira, quando foi apresentado o cenário das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais ao longo de 2016 para o custeio de ações e serviços de saúde, bem como a planilha de financiamento da Sesau que o Conselho acompanha pelo Portal da Transparência de Alagoas com as pendências dos programas e repasses do Estado.

Agreste O Dia da Água será celebrado na próxima quarta-feira e para comemorar a data, a CAB Águas do Agreste, empresa responsável pela captação e distribuição de água em dez municípios do interior alagoano, realiza, em parceria com a CASAL, uma semana de atividades com a comunidade para conscientizar sobre a importância do uso consciente da água. A programação inclui palestras, gincana com estudantes de escolas públicas, visita de alunos a Estação de Tratamento de Água (ETA).

Torneiras De acordo com Neyla Queiroz, representante de RH da CAB Águas do Agreste, as atividades visam, de forma lúdica e interativa, esclarecer a população sobre a necessidade de mudanças de hábitos em relação ao uso da água. “Precisamos entender que não lavar a calçada ou fechar a torneira enquanto escovamos os dentes são atitudes simples que contribuem para que as gerações futuras também tenham acesso à água diariamente”, avalia.

Situação E em tempos de crise hídrica em todo o país, é indispensável que cada pessoa faça sua parte para evitar o desperdício. A água é um recurso que está ficando cada vez mais escasso não só no Brasil, mas em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que dentro de 15 anos, pelo menos 40% dos recursos hídricos em todo o planeta podem desaparecer. 748 milhões de pessoas já não têm acesso à água potável.

Anadia Prefeito Celino Rocha, participou de uma importante reunião relacionada à área da saúde. Acompanhado pelo deputado estadual Galba Novaes (PMDB), o gestor se reuniu com o Secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, para tratar acerca de investimentos e recursos para o Hospital Senador Rui Palmeira.

Desafio Preocupado com as demandas em saúde no município, o prefeito Celino pediu ajuda ao secretário da Saúde, a fim de destinar os recursos para manutenção do prédio hospitalar e aquisição de equipamentos para o órgão. “Um dos nossos desafios é captar os investimentos necessários para promover a reestruturação de toda a rede municipal de saúde”, defendeu Celino.

Agricultores A partir da segunda quinzena de abril, aproximadamente 21 mil agricultores alagoanos inscritos no Programa Garantia-Safra vão ser contemplados com o benefício no valor de R$ 850, referentes à perda de safra em decorrência da estiagem ou excesso de chuva.

Divisão De acordo com a Coordenação Estadual do Programa Garantia-Safra da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), serão investidos cerca de R$ 17 milhões, recursos oriundos do Governo Federal, com a contrapartida do Governo de Alagoas.

Critério O Garantia-Safra tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares com renda de até 1,5 salário mínimo mensal, oriundos de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem, onde se plantam entre 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão.

Santana do Ipanema Prefeito Isnaldo Bulhões (PMDB), solicitou a reabertura da Central de Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no município, ao superintendente regional da CONAB em Alagoas, Elizeu José Rego.

Condições A Central da CONAB em Santana tinha fechado e a distribuição do milho no Sertão alagoano foi concentrada na cidade de Palmeira dos Índios. A situação gerou reclamação de produtores da região. Segundo eles, o tempo e a despesa da viagem tornava a compra inviável.

Estado mostra dados do Plano de Desenvolvimento Econômico Primeiro diagnóstico será apresentado ao público nesta quinta-feira

E

stabelecer um diagnóstico situacional de Alagoas e, a partir daí, identificar as demandas e principais potencialidades das regiões do Estado, desenvolvendo-as estrategicamente. Este é o principal propósito do Plano de Desenvolvimento de Alagoas (PDE), que terá o primeiro diagnóstico apresentado ao público nesta quinta-feira (16), às 8h30, no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Previsto dentro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e executado localmente pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) o projeto realizou o levantamento de dados e a participação da população para identificar as principais demandas dos municípios. “O plano é fruto de diversas consultas realizadas em entrevistas, pesquisas e oficinas participativas. Esse encontro irá funcionar como um seminário de validação, onde serão apresentados os resultados das etapas anteriores e poderão ser feitos os ajustes necessários para publicação final do PDE, que deverá pautar as próximas ações”, explica a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas. Para a construção do plano, os segmentos foram divididos em agronegócio e desenvolvimento rural, turismo, indústria de transformação, comércio e serviços. O encontro contará com a presença de representantes dos principais parceiros do projeto, dentre eles o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (ICCA), IABS, Ministério da Integração e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

DIVULGAÇÃO

PDE visa estabelecer diagnóstico de Alagoas e, a partir daí, identificar as demandas e potencialidades

CARTÃO DE CRÉDITO

Banco do Brasil anuncia nova redução de juros no rotativo A pouco mais de duas semanas para a entrada em vigor das novas regras para os juros do rotativo do cartão de crédito, o Banco do Brasil anunciou a uma nova redução das taxas que, agora, passam a variar de 1,92% a 9,79% ao mês, para o rotativo, e de 1,91% a 9,38% mensal, para o parcelado. Em janeiro, o banco estatal foi um dos primeiros a anunciar redução dos juros do cartão de crédito, com queda de quatro pontos percentuais na modalidade. Para o economista e diretor-executivo de estudos econômicos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, a medida é “boa para todo mundo”, bancos e clientes. “Boa para o cliente porque ele hoje paga uma taxa, em média, de 15% ao mês e vai poder parcelar a dívida com uma taxa menor. Deve reduzir pela metade. E bom

para o banco mesmo ele ganhando menos porque com um juro menor o risco de o cliente não pagar a dívida é menor também”, argumentou o economista à Agência Brasil. Para o diretor da Anefac, o novo anúncio do banco público foi motivado pelas taxas que posteriormente foram anunciadas por outros bancos. “O Banco do Brasil foi um dos primeiros bancos que anunciou a redução de taxa de juros do rotativo quando o governo mudou a regra. Só que depois vieram os outros bancos, Santander, Bradesco e Itaú anunciando uma taxa uma pouco menor. Então, essa taxa agora está dentro do que os demais haviam anunciado”, explicou. De acordo com o Banco do Brasil, serão adotadas cinco faixas de taxas de juros para cartões de crédito, que variam conforme o recebimento de proventos pelo banco e pelo tipo de cartão

de cada cliente. O destaque vai para as taxas válidas para cartões Ourocard Elo Nanquim, que passa de 5,10% ao mês para 1,92%, significando uma redução de mais de 3 pontos percentuais. Também foram reduzidas as taxas do parcelado para esses cartões, saindo de 3,13% ao mês para 1,91%”, disse o banco, em nota. O economista da Anefac ponderou, no entanto, que será preciso aguardar a entrada em vigor das novas regras para saber qual serão as taxas realmente aplicadas pelo sistema bancário. “É uma medida positiva, mas temos que aguardar para ver se a maioria dos empréstimos vai ser em uma taxa de 2% ao mês ou de cerca de 10% ao mês. Temos que aguardar para saber qual será a taxa média. De qualquer forma, considerando a taxa de hoje, qualquer redução é bem-vinda”, frisou Oliveira.

Edição número 2858 - 16 de março de 2017  

tribunaindependenteediçãodigitaltribunahoje

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you