Page 12

12

ECONOMIA

TRIBUNAINDEPENDENTE

MACEIÓ - QUARTA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2017

etjornalista@gmail.com

KLÉVERSON LEVY - INTERINO

Solidariedade em Alagoas

N

a segunda-feira o presidente do Solidariedade (SDD) em Alagoas, Alexandre Ayres, se reuniu com os filiados do partido para discutir sobre o crescimento do partido no Estado e perspectivas para 2018. O evento, que aconteceu no Maceió Mar Hotel, contou com a participação de representantes dos diretórios municipais. O SDD quer fazer um grande número de filiados com vistas à eleição do próximo ano. “Vamos nos unir e trabalhar nos municípios, a fim de fazer do solidariedade um partido forte”, disse Alexandre Ayres.

Reunião na AMA A reunião que aconteceu na segunda-feira na sede da AMA, entre prefeitos, vices, vereadores, deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais mais parecia um evento partidário. Além dos ministros do Turismo, Marx Beltrão, e da Integração Nacional, Helder Barbalho, o evento teve a presença do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho. Também participaram na mesa principal o deputado federal Pedro Vilela, a deputada Rosinha Cavalcante, os deputados estaduais Isnaldo Bulhões, Sérgio Toledo e a deputada Jó Pereira.

Reunião na AMA II Por outro lado, em entrevista à imprensa, Renan pai e Renan Filho não quiseram falar de 2018. Em poucas palavras, os Renans aproveitaram a oportunidade para citar os investimentos que Alagoas vêm tendo com apoio do Governo Federal e o trabalho que o Governo do Estado desenvolve, principalmente, no interior de Alagoas. No mais, o senador e o governador preferiram deixar 2018 para outra oportunidade.

Combater a seca A AMA entregou ao ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, uma carta de reivindicações com onze pedidos para solucionar o problema da seca nos 37 municípios afetados pela estiagem e falta d’água. Segundo a entidade, os pedidos são necessários tendo em vista o prolongamento da seca, já considerada a maior dos últimos 100 anos, e a situação dramática por que passam aproximadamente mais 500 (quinhentas mil) pessoas que dependem da atenção dos governos federal e estadual para sobreviver.

Combater a seca II Os municípios afetados pela seca - até o momento - são Água Branca, Batalha, Arapiraca, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Noia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Girau do Ponciano, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis Olho D’água das Flores, Olho D’água do Casado, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Traipú, Senador Rui Palmeira, Pariconha, Inhapi, Palestina, Igaci, Quebrangulo e Olivença.

Combater a seca III Na oportunidade, também foi entregue ao ministro Hélder Barbalho um outro documento em nome dos municípios canavieiros que diminuíram sua produção. Em Alagoas, 57 cidades consideradas “canavieiras” estão sendo prejudicadas com a crise social e a violência provocados pela retração da principal atividade econômica. O problema se agrava com a antecipação do desemprego no setor provocada pelo fim da moagem que, por conta da seca que também atinge a região canavieira, fez com que as usinas parassem com 40 dias de antecedência. Em números, a crise aponta redução de 22% na safra 2016/2017 atingindo diretamente 7.402 produtores que geram 300 mil empregos diretos e indiretos.

Matemática na Semana de Ciência e Tecnologia Objetivo é popularizar a ciência para os mais variados públicos

A

Matemática está em tudo. Com essa temática abrangente, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deu o pontapé inicial à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Alagoas 2017. O comitê gestor, composto por 32 instituições, realizou a primeira reunião para definir as ações que serão executadas ao longo do ano, visando a popularização da ciência para os mais variados públicos. Parte da programação já pode ser conferida por meio do site http:// snct.al.gov.br/. Conhecida como a “ciência das ciências”, a matemática explora o raciocínio lógico e abstrato, e é usada como ferramenta essencial em várias áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e até a Medicina. Para este ano, um dos pontos principais para o Governo de Alagoas é a regionalização das ações, fazendo com que a ciência e a tecnologia chegue as outras cidades, além da capital Maceió. Segundo a Gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Adélia Carline Félix, o planejamento e direcionamento das ações expandem as perspectivas e oportunidades da C&T para Alagoas. “Algumas instituições do interior do Estado já sinalizaram de forma positiva para a expansão das nossas ações em outros municípios,

DIVULGAÇÃO

Matemática é ferramenta essencial em várias áreas do conhecimento humano, pela lógica e pelo abstrato

Algumas instituições do interior do Estado já sinalizaram de forma positiva para a expansão das nossas ações em outros municípios” ADÉLIA CARLINE FÉLIX GERENTE DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

a exemplo do Colégio Santa Afra, da cidade de Arapiraca que chega para colaborar com o nosso comitê gestor e interiorizar as ações”, afirmou a Gerente. Vale ressaltar que a data oficial da SNCT 2017 é de 23 a 29 de outubro, mas serão

computadas as ações desenvolvidas durante todo o ano. As instituições que desejarem compor esse Comitê Gestor, participando efetivamente e diretamente do desenvolvimento dessas ações de 2017, podem enviar uma solicitação para o e-mail

snct@secti.al.gov.br. DESTAQUE EM 2016 As atividades de popularização da ciência realizadas durante o ano de 2016, superaram os anos anteriores e contabilizaram mais de 2 mil ações espalhadas no Estado. Em 2014 e em 2015, foram 96 e 384 ações, respectivamente. A expectativa agora é que Alagoas fique entre os 10 estados que mais popularizaram a ciência no ano passado. Esse resultado oficial será divulgado no próximo dia 20 de março no site nacional da SNCT (http:// semanact.mcti.gov.br/web/ guest).

Edição número 2857 - 15 de março de 2017  

tribunaindependenteediçãodigitaltribunahoje

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you