Page 12

12

ECONOMIA

TRIBUNAINDEPENDENTE

MACEIÓ - QUARTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2017

etjornalista@gmail.com

Poço das Trincheiras- farra

N

o miserável município de Poço das Trincheiras, Sertão de Alagoas, o povo que clama por água, emprego, comida e chuva nos roçados, presenciou no último sábado, uma megafesta patrocinada pela falida Prefeitura, sob o comando da prefeita eleita Aparecida (PMDB). O evento é tido como a maior tradição em Alagoas, no que se refere a celebração da Festa de Reis. O que se viu foi uma superestrutura montada, a fim de receber o badalado cantor goiano de estilo sertanejo Léo Magalhães e a Banda Cavaleiro do Forró (Peruano Cavaleiros).

Poço das Trincheiras – duelo Essa farra com o dinheiro público em Poço das Trincheiras, já virou motivo de disputa para saber que faz melhor, entre o prefeito que saiu, Gildo Rodrigues e sua ex-esposa, a atual gestora Aparecida. Ambos vivem se revezando no poder há um longo tempo, porém com um amplo grau de rivalidade política. O duro é entender como uma prefeita que pegou uma Prefeitura totalmente falida, ter a ousadia de promover um evento desse porte, com apenas uma semana no poder!

Contas de telefone ficam mais caras este mês

STF determinou que telefônicas recolham ICMS sobre assinatura básica

O

ano começou com aumento no custo da telefonia em todo o país. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que as empresas de telefonia fixa e móvel recolham o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o valor da assinatura básica mensal. Os valores variam de acordo com o Estado e o tipo de plano oferecido pelas operadoras. As empresas de telefonia que ainda não recolhiam o imposto estão comunicando aos clientes o reajuste dos planos. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não se trata de aumento de tarifa ou preço de serviços. Em nota, a agência reguladora

esclarece que o reajuste dos planos básicos das concessionárias de telefonia ocorre anualmente e é homologado sem o acréscimo de impostos. O último reajuste aprovado pela Anatel foi em setembro de 2016. O valor recolhido pelas operadoras com o imposto é repassado aos estados. A cobrança do ICMS é feita conforme regras definidas pelas secretarias de Fazenda estaduais, que definem a alíquota de ICMS que incidirá sobre os serviços de telecomunicações. Segundo o SindiTelebrasil, as prestadoras de telecomunicações apenas recolhem os tributos cobrados sobre os serviços e repassam integralmente aos cofres públicos. “Nesse sentido, as pres-

tadoras cumprem decisão da Justiça e dos governos estaduais, que definem as alíquotas a serem aplicadas. Cada prestadora está seguindo uma agenda adequada para informar aos clientes sobre a incidência do ICMS. Só no ano passado, foram recolhidos aos cofres estaduais R$ 34 bilhões de ICMS sobre serviços de telecomunicações”, diz a entidade em nota. De acordo com o SindiTelebrasil, a carga tributária do país é uma das maiores do mundo e representa cerca de 50% da conta dos serviços. Segundo a Anatel, a cobrança do ICMS é obrigatória pelas empresas prestadoras de serviço de telecomunicações e o acréscimo é repassado aos con-

sumidores, independentemente do plano adquirido. STF A questão chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de um recurso do governo do Rio Grande do Sul, que recorreu de decisão da Justiça gaúcha. No julgamento, o Tribunal de Justiça entendeu que o serviço de assinatura básica oferecido pelas operadoras aos consumidores não pode sofrer incidência do ICMS por tratarse de um serviço complementar. Por 7 votos a 2, seguindo voto do relator, ministro Teori Zavascki, o STF entendeu que a assinatura básica faz parte da prestação do serviço de telefonia e, dessa forma, o imposto deve ser cobrado. DIVULGAÇÃO

Colônia Leopoldina Manuílson Andrade que voltou para comandar pela terceira vez o município de Colônia decretou na última segunda-feira, para um período de seis meses, conforme ato publicado do Diário Oficial do Estado “estado de anormalidade” na Prefeitura. A ação se refere a supostas irregularidades praticadas pela prefeita Paula. Com essa medida, simplesmente o novo prefeito terá a “cancha” de comprar e contratar sem licitação durante todo esse período, é mole!

Relato Na publicação, o Manuílson Andrade considera a falta de medicamentos em unidades de saúde, a carência de material de expediente, o sucateamento da frota da prefeitura, a necessidade de execução de serviços regulares de limpeza urbana e contratação de transportes para áreas da educação e saúde.

Arapiraca Fernando Murta afirma em seu blog, que Antônio Guimarães, o fenômeno da narração esportiva de Alagoas, é a nova contratação da 96 FM Arapiraca. O martelo foi batido ontem em um encontro com os empresários Marcelino Alexandre e Raulene Santos, em um restaurante de Maceió. O Malandrinho como é conhecido o Guimarães, já está providenciando a mudança para a terra do fumo e ainda esta semana deverá desembarcar na capital do Agreste.

São Miguel dos Campos Uma das medidas do novo prefeito Pedoca Jatobá, foi a de reunir toda corporação da Guarda Municipal, onde parte de seus integrantes estava espalhada por alguns órgãos públicos. A meta é a de garantir segurança, sobretudo para coibir tanta violência que atormentado a população. Os agentes vão atuar em parcerias com a SMTT e a PM.

Pauta No último fim de semana, a Guarda deu batida em praças, ruas e outros logradouros públicos. Também voltou para a atividade das rondas noturnas, fazendo revistas de pessoas e grupos com atitudes estranhas, em locais suspeitos, para reduzir o uso de entorpecentes e diminuir a violência, que em sua maioria é causada pelas drogas.

Coruripe Nilson Sergipano é a nova atração do time do Coruripe, cujo anúncio foi feito ontem, pela diretoria do Clube. Isso quer dizer que o Huck segue reforçando seu elenco para a temporada 2017, com o objetivo de conquistar seu quarto título estadual. Nilson já teve duas passagens pelo time do Coruripe, 2007 e 2010.

Murici Uma moderna escola estadual está para ser inaugurada no próximo mês em Murici, terra a onde o governador Renan Filho já foi prefeito. A unidade de ensino visa a atender moradores de um conjunto habitacional, que abrigou praticamente todas as famílias que perderam suas casas na enchente de 2010. O bom é que o órgão vai funcionar já a partir deste ano, com o sistema de regime integral. As matrículas estão abertas.

Igreja Nova O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) foi acionado esta semana, por meio de denúncias de um pequeno grupo de proprietários do Assentamento São João Batista, no município de Igreja Nova, sobre algumas irregularidades existentes na região. O Iteral ouviu questão de abandono, a troca irregular de terras, comercialização e a ausência de produção nos lotes.

O ano começou com aumento no custo da telefonia em todo o país, após Supremo determinar custo de imposto às companhias de telefonia

CRISE

Emprego na construção cai pela 26ª vez No acumulado de 12 meses, saldo negativo é de 437 mil postos de trabalho no setor O nível de emprego na construção civil registrou queda de 14,5% no acumulado de 12 meses até novembro, gerando um saldo negativo de 437 mil postos de trabalho. Essa foi a 26ª queda consecutiva de perdas de vagas no setor. Os dados foram divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getu-

lio Vargas (FGV). Entre janeiro e novembro de 2016, houve corte de 461.849 vagas em todo o país. Desconsiderando efeitos sazonais, foram fechadas 26.917 vagas em novembro. O nível de emprego caiu 2,20% em novembro na comparação com outubro, a 26ª queda consecutiva. A deterioração do mercado de trabalho afetou quase todas as regiões do Brasil, sendo que DIVULGAÇÃO

ção de terreno (-14,77%). O agravamento do desemprego na construção, com o fechamento de mais de 58 mil postos de trabalho, já era esperado pelo setor, considerando a queda contínua no volume de obras. Segundo o sindicato, o volume de novas obras deve continuar reduzido nos próximos meses, o que poderia ser amenizado por medidas emergenciais e mais reformas microeconômicas.

DEZEMBRO

Índice de Medo do Desemprego chega a atingir 64,8 pontos

Igreja Nova – dica Os agricultores também reclamaram que existem pessoas utilizando mais de um lote. O encontro serviu para orientar que atitudes desta natureza, comprometem a reforma agrária e são consideradas crimes federais, sendo necessária a apuração do Ministério Público Federal e Polícia Federal.

Ibateguara Segundo o Iteral, em Ibateguara, o Assentamento Vale Verde que possui 21 famílias, foi detectado o abandono de lote e repasse irregular por meio de procuração à servidora pública. A denúncia partiu do atual presidente da Associação, Jailson Batista da Silva. Nesse caso, o Iteral orienta que seja convocada uma assembleia extraordinária com todas as famílias assentadas para realizar a substituição imediata.

Investimento Este ano, Alagoas terá recursos de R$ 1 milhão para investir em reforma agrária e regularização fundiária. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, que esteve em Brasília para estreitar parcerias visando justamente o fortalecimento da política agrária no Estado.

Delmiro – turismo A edição de dezembro último da revista Galileu deu um destaque do potencial turístico de Delmiro Gouveia. A matéria abordou sobre as perspectivas da região e citou o turismo como uma atividade de importância para o desenvolvimento local. Entre os atrativos, foram citados os Cânions do Rio São Francisco.

Delmiro – emprego e renda A matéria fala exemplos de moradores que viram no turismo a oportunidade de ter uma nova fonte de renda. Chácaras e antigos casarões foram transformados em empreendimentos turísticos e novas rotas para trilhas foram criadas nas proximidades dos cânions.

os piores resultados foram anotados no Norte (-3,71%) e no Centro-Oeste (-2,67%). QUEDAS ACENTUADAS Por segmento, preparação de terreno e infraestrutura observaram as maiores quedas em novembro, de 3,73% e 3,31%, respectivamente. No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, o segmento imobiliário teve a maior queda (-17,66%), seguido por prepara-

Medo do desemprego é maior na região Nordeste, com 70 pontos

Os brasileiros continuam preocupados com a possibilidade de perder o emprego. O Índice de Medo do Desemprego voltou a subir e alcançou 64,8 pontos em dezembro, valor 3,6 pontos maior que o de setembro. Com isso, o indicador fechou o ano muito acima da média histórica de 48,4 pontos, informa a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com dezembro de 2015, o índice também aumentou 3,6 pontos. O indicador varia de zero a cem pontos e, quanto mais alto, maior é o medo do desemprego. Conforme a pesquisa, o medo do desemprego é maior na região Nordeste, onde o indicador subiu para 70 pontos em dezembro, valor 11,3 pontos acima do verificado no mesmo mês de 2015. No Sul, o medo do desemprego diminuiu de 63,2 pontos em dezembro de 2015 para 57,8

pontos em dezembro de 2016, e é o menor entre as regiões do país. SATISFAÇÃO NA VIDA O Índice de Satisfação com a Vida ficou fechou 2016 em 66,8 pontos, 0,9 pontos acima do verificado em dezembro de 2015, mas continua abaixo da média histórica de 70 pontos. O índice varia de zero a cem pontos. Quanto maior o índice maior é a satisfação com a vida. A satisfação com a vida é maior no Sul, onde o indicador subiu para 69,1 pontos no mês passado, 4,5 pontos a mais que o de dezembro de 2015. No mesmo período, o índice caiu 1,4 pontos na região Nordeste e fechou o ano em 66,9 pontos. A região Nordeste foi a única a apresentar retração da satisfação com a vida no período. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas em 141 municípios entre 1º e 4 de dezembro de 2016.

Edição número 2814 - 11 de janeiro de 2017  

tribunaindependenteediçãodigitaltribunahoje

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you