Edição número 2851 - 7 de março de 2017

Page 3

TRIBUNAINDEPENDENTE

Conjuntura

FLAVIO GOMES DE BARROS - flaviogomesdebarros55@gmail.com

José Aldo Ivo

J

osé Aldo Ivo tinha uma paixão (o Botafogo), um hábito diário que era quase vício (ler jornal), uma qualidade rara (preservar amizades) e um amor inesquecível (sua mulher, Beatriz) É preciso dizer, contudo, que a ausência de Bia, como ele a costuma chamar, foi atenuada pela convivência com Madalena, companheira dedicada por boa parte da sua vida. Além disso, um orgulho maior: ter sido quem mais batalhou para a implantação de um curso de Comunicação em Alagoas. Bastante conservador, Aldo Ivo se afeiçoava com as coisas das quais gostava. Um dos maiores exemplos foi morar, por cerca de 60 anos, numa mesma casa simples e alugada, em Jaraguá, na Rua Graciliano Ramos que tanto o orgulhava - por conta da admiração pelo grande escritor conterrâneo. Outra característica interessante: atuou por muitos anos como jornalista esportivo, presidiu a ACDA e nunca se soube da sua preferência por algum clube de futebol local. Jamais se envolveu, também, com política partidária, embora venerasse a figura de Muniz Falcão, tanto quanto a do empresário Napoleão Barbosa. Convivi com José Aldo Ivo por mais de 40 anos e dele me fica a recordação de uma pessoa simples, fiel, que adorava ser jornalista e que era, por mais contraditório que possa parecer, humilde e vaidoso. De agora em diante, e para toda a eternidade, certamente a estrela solitária do seu Glorioso brilhará com mais intensidade no infinito.

Fato novo Ricardo Mota, site Tudo na Hora: “O tema ainda é tabu, mesmo entre os calheiristas “históricos”, mas a informação já circula entre eles e os fatos vão confirmando a possibilidade cada vez mais real de Renan pai não disputar a reeleição. A pressa em apontar Marx Beltrão como candidato do partido é o dado novo a corroborar a informação.”

MACEIÓ - TERÇA-FEIRA, 7 DE MARÇO DE 2017 POLÍTICA

Vereadores entram em “colisão” por presidência Para ter chapa única à Uveal, candidatos estão longe de consenso CARLOS VICTOR COSTA REPÓRTER

C

onsenso pode ser definido como uma resolução aceitável, uma que possa ser apoiada, mesmo que não seja a decisão “favorita” de cada um dos participantes. Mas, pelo visto essa palavra ainda não vem sendo pronunciada no dicionário dos vereadores que tentam ocupar a diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal). Um dos candidatos, Renildo Calheiros (PMDB), de Murici diz que vem tentando um acordo com outros

concorrentes para que ocorra a eleição com chapa única, mas que não encontrando facilidade. “A intenção é unir todos. A conversa é para que ocorra a união como foi na Associação dos Municípios Alagoanos [AMA] para não ter briga e não implodir a entidade. Na verdade estamos em busca da união da Uveal. Essa questão de eu ser o candidato a presidente não importa no momento, pois estamos procurando o consenso. Nossa chapa está mantida, seja eu ou Edinho [vereador de Coruripe e possível candidato a presiden-

te], estamos buscando o consenso”, avalia. Na última semana, o o pré-candidato a presidente da Uveal, o vereador de Murici, Anizio Amorim, o Anizão, também do PMDB, disse que o edital da eleição estaria apresentando brechas e não deixava claro se vereadores inadimplentes com a entidade poderiam participar do pleito ou não e confirmou ainda que se for constatado vícios nas regras eleitorais a chapa entraria com pedido de judicialização do processo. Sobre o assunto, Renildo Calheiros alegou que Anizão DIVULGAÇÃO

A vitoriosa candidatura de Renan Filho ao governo, em 2014, foi concebida, articulada e executada por Renan Calheiros. Agora, a situação se inverte: a gestão do atual governador vem servindo de base para o senador Renan, através principalmente das redes sociais, impulsionar a sua candidatura à reeleição, no próximo ano.

Cotação Site Cada Minuto, sobre Heloísa Helena liderar pesquisas ao Senado: “Se o PMDB vier com Renan e Marx, o PP com Benedito de Lira e o PSDB com Teo Vilela, como parece estar se desenhando, Heloisa passa a ser uma forte candidata. O problema, além de convencer Heloisa, será saber se a ex-senadora vai ter uma estrutura financeira mínima”.

Drama Dados revelados ontem na Asplana: a maior crise hídrica da história indica redução de 22% na safra de cana-de-açúcar 2016/2017. Prejuízo direto para cerca de 7.400 produtores, que proporcionam 300 mil empregos. Diz Jarbas Omena, prefeito de Messias: “Há trabalhadores se desfazendo de bens para comprar comida”.

Parceria O presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra, recepcionou novos dirigentes da Braskem: Marcelo Cerqueira e Ana Carolina Sanches. “É essencial que a Federação continue atuando para fortalecer nosso parque industrial, notadamente nas cadeias produtivas, com a da Química e do Plástico”, diz ele. Vereadores da chapa oposta a Anizão buscam consenso para organizar candidatura única à Uveal

Acontece hoje o I Fórum da Rede Sindical da Indústria, com o tema “Perspectivas para a Indústria em 2017: cenários político e econômico”, organizado pela Fiea e realizado pela Confederação Nacional da Indústria. Participam presidentes, diretores e executivos de sindicatos, da Fiea, Sesi, Senai e Iel. Das 8 às 17 horas, no Hotel Ponta Verde.

Moeda de troca Do “Estadão”, sobre bastidores do apoio a Lula e Dilma: “A Odebrecht colocou cerca de R$ 30 milhões na operação de compra de apoio dos partidos. O acordo é descrito, em diferentes pedaços da história, nas delações de Marcelo Odebrecht, ex-presidente e dono da empreiteira, e dos executivos Fernando Cunha Reis e Alexandrino Alencar.

TODOS OS CARGOS

PSDB não admite que PMDB esteja na linha de frente da Uveal

* Autoridades do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Civil de Pernambuco conheceram, ontem, como funciona a 17ª Vara Criminal, de combate ao crime organizado em Alagoas. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do TJ, Celyrio Adamastor.

Em entrevista para a reportagem da Tribuna Independente, o secretário geral do PSDB, Claudionor Araújo, deixou claro que para haver consenso o PMDB precisa sair da linha de frente e parar de comandar as tratativas. “Não tive nenhuma conversa ainda com o Renildo Calheiros. Já conversei duas vezes com o Edinho e com o Anizão, e estou também para conversar com o Tayrone, que também é do PMDB lá de Pilar. A situação é o seguinte: para formar chapa única eu até admito que a gente possa fazer, mas o que não queremos é que o PMDB faça o alinhamento geral do presidente da República até a Uveal. Mas, não é só por

* A vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, fez ontem a abertura da Caravana de Saneamento na Bacia do São Francisco. Durante toda a semana haverá atividades no auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca, reunindo 20 municípios.

SESSÃO

PROPOSTA

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas retoma, nesta terça-feira (7), o julgamento do processo em que os agentes penitenciários concursados pedem que os agentes contratados sejam proibidos de realizar as mesmas funções dos efetivos, que incluem escolta de presos e utilização de armas de fogo. A análise do processo foi suspensa durante a sessão do dia 25 de outubro do ano passado, por pedido de vistas do desembargador Paulo Lima. O uso de armas estaria irregular.

O Pleno também deve dar continuidade ao julgamento da ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo governador de Alagoas contra a lei estadual nº 7.656/2014 e alguns artigos da lei nº 6.514/2004. A análise foi suspensa por pedido de vista do desembargador Celyrio Adamastor. O Governo contesta diversas regras de promoção para militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros, e aponta ainda irregularidades no fato de a Assembleia Legislativa ter realizado alterações indevidas.

Perdeu as condições políticas de operar como chefe do Estado-Maior do governo do amigo Michel Temer” JOSIAS DE SOUZA Jornalista, sobre a difícil situação do ministro Eliseu Padilha, após acusações de corrupção

* O jornalista José Aldo Ivo, falecido ontem, aos 84 anos, será sepultado hoje, às 11 horas, no Parque das Flores, onde está sendo velado. Aldo Ivo presidiu o Sindicato dos Jornalistas e a ACDA e atualmente era vice-presidente da Abrajet/Alagoas.

* Será apresentada hoje, em café da manhã no Palato Farol, a nova programação da TV Mar, caçula das empresas da Organização Arnon de Mello. Integrante da NET, a emissora parte agora para um conteúdo mais dinâmico e moderno. * O pagamento da folha de benefícios relativos ao mês de fevereiro para aposentados, pensionistas e os demais segurados do INSS se encerra hoje. O pagamento teve início no dia 20 de fevereiro, para até um salário mínimo, e em 1º de março para quem mais. * Cerca de 130 transportadores complementares que atuam na região metropolitana de Maceió participam, hoje, de treinamento organizado pela Arsal. O evento será nos dois horários, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa, Centro de Maceió. * A Companhia Teatro da Meia Noite, umas das principais de Alagoas, há 10 anos no mercado, promoverá um curso de atores para iniciantes. Intitulado “O Ato Cênico!”, o curso tem carga horária de 240 horas e se inicia hoje. Contato: 9.8885.0229.

teria participado das últimas gestões e que as eleições teriam ocorrido com o mesmo edital deste ano. “Ele tem participado de todas as chapas que vem compondo a Uveal nos últimos biênios e não teve problemas. O problema é que o Anizão sempre queima a largada. Briga muito com o pessoal e aí acaba acontecendo o que está ocorrendo agora, um tumulto grande, colocando o nome do governador nas coisas. O governador está super imparcial, fora das discussões”, relatou Renildo Calheiros à Tribuna Independente.

DISPUTA

Wanderley tenta mediar consenso

Reversão

Agenda

3

Atuação de agentes volta à pauta no TJ-AL

isso. É também porque queremos fortalecer a entidade, mudar o grupo que esta lá. A composição que nós fizemos até agora foi com o PDT em que a vereadora Graça Lisboa, presidente da Câmara de Arapiraca seria a candidata, mas nós conversamos e eles [PDT] chegaram a conclusão de que se caso se aliassem ao PSDB teríamos mais chances de vencer a eleição. Nós estamos juntos e em busca de mais aliados. Por fim, Araújo disse que pode até sugerir o afastamento do PSDB da candidatura, mas que só faria isso se o PMDB também se afastasse. “Pode haver um consenso, mas que o comandante da chapa não seja o PMDB. E se eles também não quise-

rem o PSDB, a gente pode ter outra alternativa sem que os dois partidos estejam no comando. Podemos apostar em outro partido, tirando todos do PSDB e do PMDB e buscando nomes de outros partidos. Dessa forma não vejo nenhum problema, para fortalecer a entidade a gente topa isso”. BRECHAS Anizão confirmou na semana passada que teria uma reunião na segunda-feira (06) com o atual presidente da Uveal, Fabricio Faustino para tratar sobre as brechas do edital. A reportagem entrou em contato com o vereador, mas até o fechamento da edição ele estava reunido com Faustino na entidade. (C.V.C)

Promoção de PMs terá julgamento

Renildo Calheiros disse ainda que vem tentando conversar e entrar em acordo com os outros possíveis candidatos e que tem como intermediador o ex-presidente da Uveal e que hoje preside a AMA, Hugo Wanderley. “Nós tivemos uma conversa com a vereadora Graça [PDT], de Arapiraca, por intermediação do presidente Hugo. Ela estava se coligando com o PSDB. Nós conversamos também com o Claudionor Araújo [secretário-geral do PSDB]. O Hugo está servindo como intermediador para não haver briga. Os caras estão querendo queimar a eleição, judicializar. Em época de eleição geram muitas especulações, picuinhas em torno da disputa. Acredito o seguinte: o PMDB tem que se unir, por ser o maior partido do estado, por ser o partido do governador, por ser acredito eu, o partido que tenha a maior bancada de vereadores em Alagoas. É muito importante a união, não só do PMDB, por isso estamos tentando o diálogo. Eu tive diálogo com a Câmara de Maceió, com o líder da bancada do prefeito Rui, eles apoiaram a minha candidatura”, ressaltou. Cotado como possível vice na chapa de Renildo Calheiros, o vereador em Coruripe, Edinho (PMDB), disse que também é candidato a presidente, mas que como o colega de Murici vem procurando o consenso com os vereadores de todo o estado. “Eu sou candidato a presidente. O Renildo também. A gente está tentando entrar num consenso, pois entendemos que a Uveal ainda está fragilizada para bater chapa. É uma entidade pequena. A AMA que é mais forte e consolidada teve chapa única e eleição por consenso”. (C.V.C)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.