Edição número 1933 - 29 de dezembro de 2013

Page 11

4

DIVERSÃO&ARTE

TRIBUNAINDEPENDENTE

MACEIÓ - DOMINGO, 29 DE DEZEMBRO DE 2013

TRIBUNAINDEPENDENTE

MACEIÓ - DOMINGO, 29 DE DEZEMBRO DE 2013

ESPECIAL 17

HISTÓRIA REAL

“Terminar o momento, encontrar o final da jornada em cada passo do caminho, viver o maior número de boas horas, é sabedoria”

FOTOS BY CHICO BRANDÃO

Água doce

Núcleo do Plástico abre oportunidade de trabalho para jovens

Endresson vence desemprego com curso de capacitação profissional e tecnológica, de onde já saiu com emprego em indústria de tubos e conexões

MÁRIO LIMA

O

verão chegou e com ele os excessos com sol, mar e piscina. Especialistas em cabelos revelaram algumas dicas para manter os cabelos sempre lindos e hidratados nestas férias. Uma regra básica é sempre enxaguar os cabelos com água doce, após entrar no mar ou piscina, para remover o cloro e sal -que criam porosidade e desidratam os fios. Se não tiver onde enxaguar, carregue sempre uma garrafinha de água mineral para jogar nos fios. Os cabelos agradecem!

Ana Dória, uma empresária de sucesso em nossa sociedade A advogada Fátima Resende Oiticica, em companhia do seu com as conhecidas Dry Clean Ponta Verde e Dry Clean Stella sobrinho, Betinho Mafra, dois amigos que são sucesso em Maris, dá boas-vindas a 2014, que está preste a chegar. tudo que fazem. Feliz 2014, que todos os sonhos Feliz ano novo amiga! dos amigos se realizem

Elvira Ribeiro, uma médica de uma competência indiscutível, teve o ano de 2013 de muito sucesso, realizando um grande trabalho no Instituto da Visão. Em 2014, esta amiga querida pretende repeti o sucesso de 2013. Feliz Ano Novo, amiga!

Todas as correspondências, como convites para esta coluna, e para Elenilson Gomes, deverão ser enviadas para Av. Sandoval Arroxelas, 840, Edf. Calliate Ap. 204 PV. CEP: 57035-230

Rabanada salgada INGREDIENTES 3 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola picadinha (½ xícara de chá) 1 colher (chá) de alho 1/3 de pimentão vermelho picado (45 g) 1/3 de pimentão amarelo picado (45 g) 1/3 de pimentão verde picado (45 g) 1/3 xícara (chá) de azeitona preta picadinha (45 g) ½ kg de bacalhau dessalgado, cozido e em lascas

Efeito colateral

M

elecar os cachos com creme para deixar as ondas bem definidas ou aplicar óleo reparador desde a raiz para finalizar o penteado pode danificar os cabelos, causando caspa e queda. Produtos póslavagem são fortes aliados, mas para que o efeito seja positivo, precisam ser usados da maneira correta. Segundo especialistas, os produtos devem ser utilizados conforme orientação.

O

O

chef Thiago Maia e o empresário Jonas Araújo, ambos responsáveis pelo imenso sucesso do Four Bistrot neste ano de 2013, nos comunicando que a casa funcionará no almoço do próximo dia 31 e só reabrirá no dia 2 de janeiro. Informações e reservas pelo telefone 4141-1004.

Grupo seleto

Santa Casa de Maceió e o Hospital Santa Marta (DF) são os mais novos afiliados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade que reúne um seleto grupo de 48 instituições, entre elas os hospitais A.C. Camargo, Albert Einstein, Sírio-Libanês, Barra D´Or, Copa D´Or, HCor entre outros. A adesão foi formalizada em reunião do Conselho de Administração da Anahp do qual participou o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, e o diretor médico Artur Gomes Neto. A Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país, cujo principal objetivo é defender os interesses do setor e expandir as melhorias alcançadas pelas instituições.

www.tribunahoje. com/topnews

elenilsontopnews@gmail.com

Ritz Lagoa da Anta

de pimentão vermelho picado, 1/3 de pimentão amarelo picado e 1/3 de pimentão verde picado. Adicione 1/3 xícara (chá) de azeitona preta picadinha, ½ kg de bacalhau dessalgado, cozido e em lascas, tempere com sal e pimenta do reino moída e cheiro verde picadinho a gosto e refogue por + 3 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio acrescente 1 xícara (chá) de requeijão cremoso e misture. 2 - Pegue uma fatia de pão de forma, coloque uma camada de bacalhau

refogado (feito acima) e cubra com outra fatia de pão de forma. Aperte as pontas do pão para fechar bem o sanduíche. Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes. 3 - Passe cada sanduíche de bacalhau no leite temperado com sal, em seguida nos ovos batidos e empane na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.

FOTO BY CHICO BRANDÃO

Flores na cabeça

s amigos Márcia e Mirella Coelho, leia-se Ritz Lagoa da Anta, um hotel que explode de sucesso neste verão, comunicam aos nossos leitores que no próximo dia 31 o 5 estrelas está com uma programação super bacana para brindar a chegada do ano novo, com direito à ceia, música ao vivo, além de buffets montados nos vários espaços do hotel. Uma opção para os turistas e para os amigos da nossa sociedade que queiram viver momentos inesquecíveis na chegada de 2014. Informações pelo telefone (82) 2121.4000 ramal 136.

Four Bistrot

A

sal e pimenta do reino moída e cheiro verde picadinho a gosto 1 xícara (chá) de requeijão cremoso 1 pacote de pão de forma sem casca cortado ao meio 300 ml de leite temperado com sal (para empanar) 3 ovos batidos (para empanar) farinha de rosca (para empanar) MODO DE PREPARO 1 - Numa frigideira aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e refogue 1 cebola picadinha, 1 colher (chá) de alho, 1/3

U

A

coroa de flores vai ser o acessório de verão. Tudo porque a grife Dolce & Gabbana, em seu desfile de primavera/ verão 2014, colocou a peça em looks leves e românticos, que tem tudo para ganhar força por aqui. Então escolha a sua e arrase!

Maison Ferry

m dos mais concorridos salões da seara, o Maison Ferry, dos empresários Anthony Torres, Elisângela e Ingrid Mendes, está com horários especiais para atender seus clientes neste final de ano. O salão, que conta com uma estrutura extraordinária, na Rua desportista Cláudio da Rocha Lima, na Jatiúca, ampliou os horários para deixar os seus clientes deslumbrantes. Agende seu horário de atendimento e arrase na chegada do ano novo. Informações pelos telefones 3432-9194/3432-9195.

No Rio de Janeiro

Viviane Calado, Yêda Rocha e Rosa Gaia, amigas muito queridas, sempre presentes nos grandes acontecimentos empresariais e sociais da cidade, todas prontas para dar boas-vindas ao ano de 2014. Feliz ano novo, queridas!

Tartan

O

O

Família Sarney

P

arte do clã Sarney, influente família maranhense, se reúne no final do ano para celebração da virada no litoral pernambucano. A juíza Andréia Sarney, prima de Roseana, e o marido, o empresário Fábio Moruzzi, hospedam-se com as duas filhas no Summerville neste final de ano. Os pais de Andréia, Nelma e Ronald Sarney, irmão do senador José Sarney, além da irmã da magistrada, Alina, e o cunhado, Edilazio, também passam a temporada de réveillon no resort de Muro Alto.

casal de amigos Manuel e Márcia Marques escolheu a cidade maravilhosa como destino para essa virada de ano. Ele, industrial de destaque em nosso estado, também desenvolveu um brilhante trabalho à frente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC). Ela, é referência com a sua Imaginarium. Bom réveillon, amigos!

No Ponta Verde Francês

Réveillon em família

s amigos Lucienne e Alexandre Moares, referência quando o assunto são móveis planejados de alto padrão, com a Evviva Bertolini, o casal segue para Buenos Aires onde curtirão a chegada de 2014 na companhia de filhos, genros e noras. A família embarca neste sábado e só volta no começo de janeiro. Feliz ano novo, amigos!

O

O

vestido não é novo, mas logo virou motivo de comentários no mundo fashion e logo deverá ser tendência da moda, como tudo que Katle Middleton veste. Desta vez, o que chamou a atenção na missa de Natal da família real - além da ausência do mais novo herdeiro da coroa, George - foi o vestido tartan verde e azul marinho da McQ (linha mais acessível da grife Alexandre McQueen), que tem o padrão geométrico e as cores do 3º Batalhão do Real Regimento Escocês, conhecido como Black Watch. O vestido da duquesa já não está mais disponível à venda, mas um modelo semelhante da grife McQ, lançado na coleção de outono-inverno 2012, sai por cerca de 16 mil reais. O tartan é um padrão geométrico, assim como o xadrez, mas é usado como uma espécie de brasão pelas famílias escocesas.

Carmen Steffens

V

ai viajar? Nada melhor do que uma bolsa pequena e elegante para acompanhar você em todos os momentos de suas férias. A bolsa rosa com detalhes em dourado da coleção de alto verão da Carmen Steffens é prática e cai muito bem em qualquer evento de verão, seja em um almoço ou em uma festinha na praia.

s amigos Mário Marroquim e Flávia Coutinho Marroquim, um belo casal no meio social e empresarial da nossa cidade, decidiram brindar a chegada de 2014 em altíssimo estilo, tendo como cenário nada menos do que uma das mais belas praias do mundo, a Praia do Francês. O casal se hospeda no Ponta Verde no Francês. Feliz ano novo, amiga!

T

ambém no Ponta Verde do Francês, os amigos Pedro e Lígia Coutinho, José Maurício e Carla Cansanção, em companhia do filho Bruno, Mônica Coutinho na companhia do bem-amado Marcelo Lobo também curtirão o réveillon no belo hotel Ponta Verde do Francês. Felicidades, amigos!

A maison Márcia Maciel, o point das mulheres chics da cidade, traz neste domingo, um belíssimo modelo da griffe Thâmara Capelão, uma dica perfeita para você mulher bonita, para usar no reveillon que se aproxima. Maison Márcia está localizada na Rua Mário de Gusmão, Ponta Verde

g

E

ndresson Pereira da Rocha, 30 anos, estava desempregado até o começo do ano, com uma família – mulher e três filhos – para sustentar, mas tinha que buscar sua renda em qualquer lugar. Vendia lanche em sua bicicleta pelas ruas, praias e festas em Maceió. A vida de Endresson se transformou, depois que ele passou por curso de profissionalização no Núcleo de Tecnologia do Plástico, uma parceria do Governo de Alagoas, Federação das Indústrias de Alagoas/Senai, Sebrae Alagoas e Sindicato das Indústrias do Plástico de Alagoas. Ele contou sua história ao cantor e compositor Eliezer Setton, que protagoniza a série Venha Ver de Perto, com inserções nas rádios e TVs locais, onde o Governo de Alagoas mostra como as políticas públicas estão transformando a vida dos alagoanos. Após terminar seu curso, com duração de 200 horas aulas, incluindo o aprendizado de transformação de polímeros e eletromecânica, Endresson foi contratado pela Krona Tubos e Conexões, localizada no polo Industrial José Aprígio Vilela. “O emprego na indústria foi um divisor de água para mim, a venda dos lanches agora é passado. Entrei na empresa como operador e três meses depois fui promovido a auxiliar de produção, graças ao que aprendi no Núcleo do Plástico. Hoje estou feliz com minha família, graças a Deus, ao governo e a meus professores do Senai”, assinalou Endresson. Ele diz, com uma ponta de orgulho, que a Krona é hoje a 3ª maior do país no setor de tubos e conexões, e revela que a indústria investe na formação de seus trabalhadores, com curso bolsa educacional para uma série de profissões, ao funcionário fechar seu primeiro ano na empresa. Endersson já sabe o curso que vai fazer: engenharia de produção. Endresson mostra o funcionamento da indústria, como as máquinas injetoras Battenfelds, de onde saem os materiais de PVC nos mais diversos tipo tubulares e chapados como bucha de redução, assento sanitário, tubos de todos os diâmetros, caixas de luz, e o joelho de 100mm, que se acopla um ao outro, e é o campeão de vendas da unidade. “Com o crescimento industrial do Estado, a demanda por qualificação profissional também aumentou. As portas se abriram para atender essa demanda, com o governo abrindo espaço para a capacitação”, assinalou Endresson. Ao final da visita à unidade da Krona, Endresson consultou alguns colegas de trabalho, e revelou um fato que reforça a necessidade de o governo de Alagoas, e parceiros como a Fiea e o Sistema S, a continuar apostando na educação profissional e tecnológica. “Nessa unidade da Krona, 85% de todos os trabalhadores empregados são alagoanos”.

Endresson Pereira da Rocha superou desemprego com qualificação profissional

Junto com Eliezer Setton, Endresson mostrou como sua vida mudou após curso

Escola já formou 194 turmas para o mercado de trabalho RENATA ARRUDA

Quem nunca sonhou em sair de um curso de capacitação e ser contratado? Essa realidade parece ser distante para muitos, mas para cerca de aproximadamente 1.300 jovens alagoanos é o que vem acontecendo desde 2009. Eles vêm sendo treinados, capacitados e profissionalizados através do Núcleo do Plástico e, desde então, estão sendo inseridos no mercado de trabalho alagoano com salários a partir de R$ 900. Até o final deste ano, serão 194 turmas concluídas desde o início das atividades da Escola. Para atender toda a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP), o Núcleo de Tecnologia do Plástico (NTPlast), mais conhecido como a Escola do Plástico, supre com mão de obra qualificada as indústrias instaladas em Ala-

‘‘

goas. Tanto os empreendimentos que já estão em operação no Estado, como também aqueles que estudam a implantação de uma unidade fabril são atraídos pela qualificação oferecida nos cursos do NTplas. “O Núcleo pode ser considerado um diferencial competitivo para Alagoas na captação de novos investimentos. Contar com mão de obra vinda de um dos centros de educação profissional mais qualificados do Nordeste é um fator primordial na tomada de decisão de uma empresa”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. “Sabendo disso, todos os parceiros que compõem a cadeia produtiva da química e do plástico investem para dinamizar ainda mais as atividades do NTPlas”.

O Núcleo oferece cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamento e aprendizagem, como o de Operador de Instrusoras e Injetoras e o Curso Técnico em Plástico que são coordenados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, da Federação das Indústrias de Alagoas/Senai, Sebrae Alagoas e Sindicato das Indústrias do Plástico de Alagoas. Por meio deles, profissionais são habilitados em planejamento, execução e controle de processo produtivo nas indústrias de transformação de plástico e em plantas petroquímica. O concluinte do curso assume o papel de disseminador e facilitador de aplicação dos processos de transformação de polímeros, visando às aplica-

Conhecido como Escola do Plástico, o NTPlas já qualificou 1.300 profissionais

ções de bens, serviços e conhecimento na área, capaz de analisar criticamente e atuar no mundo produtivo do segmento industrial. O pré-requisito para ingressar na capacitação é ser maior que 14 anos e haver concluído o ensino fundamental ou estar cursando ou concluído o ensino médio. “Praticamente todos os jovens formados aqui são absorvidos pelo mercado de trabalho, pois as empresas alojadas em Alagoas buscam jovens bem instruídos”, explicou Willman do Prado, professor, líder da área do plástico e responsável por toda a transmissão de informação aos alunos dos cursos. Uma das alunas em formação, Hevelyn, demonstra bastante confiança para conquistar o primeiro emprego. “Creio que tem muitas vagas nessa área e não acredito que vai demorar

muito pra conseguir alguma coisa depois que me formar”. Ao lado de Hevelyn, Whalyson Batista (18) também parecia confiante. Concluiu o ensino médio e, já de olho no mercado de trabalho, entrou no Curso Técnico em Plástico. “Também espero encontrar uma chance nesse segmento. Sei que o mercado está difícil, mas fazendo esse curso, minhas chances vão aumentar muito”. NTPLast é uma ferramenta importante do setor químico-plástico que inclui todos os parceiros alagoanos como é o caso do Sinplast (Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas), Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Braskem, Algás, e indústrias como Coplastic, Deb’Maq, Romi, Krona, entre outros.

‘‘

Com alta tecnologia industrial, NTPlas prepara jovens para atuar no mercado

Com o crescimento industrial do Estado, a demanda por qualificação também aumentou. As portas se abriram para essa demanda, com o Governo abrindo espaço para capacitação.”

O Núcleo é um diferencial competitivo. Contar com mão de obra de um dos centros de educação profissional mais qualificados do Nordeste é primordial na tomada de decisão de uma empresa.”

Profissionais qualificados na Escola do Plástico tornam-se mão de obra industrial


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.