Edição número 3073 - 30 de janeiro de 2018

Page 11

TRIBUNAINDEPENDENTE

AÍLTON VILLANOVA ailton.vilanova@gmail.com COM DIEGO VILLANOVA

MACEIÓ - TERÇA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2018

CIDADES

11

Nutricionista dá dicas de alimentação para os foliões Ao TH Entrevista, Islayne Nogueira diz que cardápio para Carnaval tem que ser leve

A

Finalmente, melhorou a pontaria!

N

as festas de Natal e Ano Novo em Bebedouro, o distinto Altamiro Alimonda batia todos os recordes de conquista amorosa. Toda garota em disponibilidade ele papeava, partia para o arrocho no oitão da igreja de Santo Antônio, onde havia um escurinho alcoviteiro joiado, e, depois partia para outra. Apesar da fama de “don Juan”, ele estava sempre de bem com o mulherio. Amado pelas cocotas e odiado pela rapaziada, o Altamiro ia administrando tranquilo sua vida de sucesso perante o sexo frágil – as meninas se assanhavam todas quando batiam os olhos na boniteza dele. Vaidoso e meio sádico, Altamiro gostava mesmo de maltratar os corações femininos, à exceção feita ao de sua mãe, dona Gumercinda. Mas (há sempre um “mas” nessas histórias), um dia ele caiu de amores por uma garota que havia se mudado recente para o bairro. O amor foi crescendo na medida em que Ritinha (esse é o nome dela) o desprezava. Funcionário da Petrobras, Altamiro Alimonda gastou exatos 15 anos para conquistar o coração de Ritinha, depois de ter gastado uma nota preta na aquisição de presentes caríssimos destinados à garota. Casaram-se, finalmente, numa cerimônia cheia de pompa e conseguiram viver 18 anos juntos. A iniciativa do divórcio partiu do próprio Altamiro. Na primeira audiência com o juiz de paz, a qual compareceu apenas o requerente, o magistrado perguntou: - Qual a razão do pedido de divórcio, senhor Alimonda? Aqui nos autos não está bem explicado. - É que minha esposa, apesar da sua carinha de santa, é muito violenta, doutor! - Esclareça melhor esse detalhe, por favor. - Bem, excelência, ela tem um ciúme danado, sabe? De modo que, por qualquer discussãozinha à toa, ela pega o que encontra pela frente e atira na minha cabeça! - Há quanto tempo ela vem tendo esse tipo de comportamento? - Há uns 10 anos... - E por que só agora o senhor resolveu se separar? - Porque só agora a pontaria dela melhorou cem por cento!

Na hora certa Num cantinho daquele hospital público, um paciente gemia desesperadamente e se contorcia todo. O companheiro da maca vizinha perdeu a paciência e, com voz bem fraquinha, chamou a enfermeira: - O que ele tem? Será que vai morrer? Impassível, a enfermeira respondeu: - Infelizmente, chegou a hora dele. Ele está nas últimas. - E porque não o levam logo para o necrotério? - Mas isto aqui é o necrotério!

Bem melhorado O paciente voltou ao consultório do doutor Artur Gomes Neto (especialista em doenças do tórax , cirurgia dos pulmões e afins) para uma avaliação do seu estado de saúde. O médico o encarou e disse: - Por favor, seu Antigônio, dê uma tossida de leve, para eu ver como estão os seus pulmões. O infeliz quase morreu de tanto tossir. Por pouco não botou o coração pela boca. E doutor Artur, demonstrando satisfação: - Muito bem, seu Antigônio! O senhor está tossindo bem melhor! - Também pudera, né, doutor? Passei a noite toda treinando...

Assassino silencioso Acusado de ter praticado um crime bárbaro, um tal de Antiógenes foi levado a presença da autoridade policial, que de imediato deu início à oitiva pertinente ao auto da prisão em flagrante: - Por que o senhor matou a sua mulher a facadas, seu Antiógenes? - É que eu não quis acordar as crianças com barulho de tiros, sabe, seu delegado?

Seria ele hipocondríaco? Num desses hospitais públicos em que o médico dedica de 10 a 15 segundos a cada paciente, a enfermeira chegou para o esculápio de plantou e perguntou: - Por favor, doutor, o que eu devo dizer ao paciente do leito 32? - Nada. Esse aí não tem nada. Ele pensa que está doente. No outro dia, o mesmo médico passava pela enfermaria e perguntava à mesma enfermeira: - Cadê aquele paciente do leito 32, dona Lucy? Ela respondeu: - Está no necrotério. Ele pensa que está morto!

Presentaço Folgadões, os amigos Joseildo Hipólito e Serivaldo Diniz bebiam uma cervejinha esperta, no Bar do Duda, localizado em Mangabeiras. Em dado momento, o primeiro soltou um arroto arretado, alisou a barriga adiposa, respirou fundo e comentou, com certo ar de felicidade: - Como o tempo passa rápido, né, mano velho. Ano passado, nessa mesma época de final de ano, eu dei um presentaço pra minha mulher, em comemoração as nossas Bodas de Prata de casamento... - Não me diga que foi um carro... - Melhor. Mandei-a pra uma viagem ao Japão! - Que beleza, mano! Ora, se nas Bodas de Prata tu mandou tua mulher pro Japão, até posso imaginar o que irá dar pra ela nas Bodas de Ouro, hein? E o Joseildo: - Acho que vou trazê-la de volta!

folia de carnaval requer cuidados com a alimentação e é preciso ficar atento ao que ingerir nos dias de festa. Para falar mais sobre o assunto, o TH Entrevista desta semana recebeu a nutricionista Islayne Nogueira. No bate papo, ela passou dicas importantes para os foliões. De acordo com a especialista, o cardápio para curtir sem estresse e não correr o risco de perder a diversão é dieta leve com o auxílio de proteínas e carboidratos. “O período do Carnaval exige cuidados porque as pessoas acabam aproveitando bastante os quatro dias e sem querer descanso. Por isso, a alimentação deve ser primordial. O ideal é tentar se alimentar bem em casa, tendo em vista que os alimentos vendidos na rua nem sempre são confiáveis”, ressalta. A nutricionista Islayne Nogueira enfatiza que geralmente os alimentos ofertados nas ruas não possuem boa higienização ou não dispõe de tanto cuidado para repassar para o consumidor de forma segura. “Nesse período, a rotina alimentar deve ser normal como se fosse de qualquer outro dia da semana. Geralmente, o café da manhã precisa ser reforçado, já que a gente sabe que a maioria gosta de aproveitar o dia. Alimentos vendidos na rua exigem muito cuidado, repito. Deve-se observar o manuseio entre os ambulantes. Há muitos que atendem sozinhos. Então, nesse caso, o contato com o dinheiro e o produto a ser comprado são realizados pela mesma pessoa. É importante observar como é manuseado”, frisou.

ARTHUR MELO

Islayne Nogueira (dir.) alerta para cuidados ao se alimentar na rua: “Nem sempre os produtos são confiáveis”

ARMAZENAMENTO O armazenamento dos alimentos é fundamental, segundo a nutricionista. O milho cozido é um dos alimentos vendidos pelos ambulantes. A atenção deve ser redobrada em decorrência do uso da água para mantê-lo quente. “A temperatura alta nem sempre significa que matou todas as bactérias onde a gente sabe que há algumas que sobrevivem a temperaturas elevadas”, observa. Da mesma forma, Islayne Nogueira pontua o caso do gelo nas temperaturas altas. Ela diz que o vendedor deve ter cuidado no manuseio. Outro ponto chave para quem quer passar o Carnaval sem estresse é se manter hidratado e alimentado. “Geralmente, as pessoas costumam beber e esquecem-se de comer. O

jejum prolongado não pode prevalecer durante o dia. É importante também intercalar a cada copo de bebida alcoólica um com água para equilibrar a hidratação”, menciona. A hipoglicemia é uma das maiores causas de coma alcoólico, o que faz o folião perder a festa antes do tempo. Outra dica da especialista vai para as opções práticas e leves para uma boa alimentação, como, por exemplo, as barrinhas de cereais, frutas secas, castanhas, entre outros. A famosa ressaca da Quarta-feira de Cinzas vem recheada de dor de cabeça. E algumas pessoas têm diarreia, já outras, vômitos constantes. Isso porque nos dias da folia exageraram na bebida sem se alimentar e nem se hidratar. “A dor de cabeça ocorre porque o cé-

rebro fica desidratado e não dar conta de tanta bebida que o corpo ingeriu. Outro órgão que sofre é o fígado na tentativa de fazer uma limpeza e o metabolismo voltar a funcionar normalmente”, pontua. Água. Muita Água, esse líquido que é insubstituível não pode ser esquecido. A nutricionista comenta acerca da falsa ilusão de beber refrigerante na intenção de ‘curar’ a ressaca. “Nada disso, Coca-Cola não é a solução para recuperar a situação. Pelo contrario, ela até piora. A água de coco é excelente para repor por conta dos hidrólitos que acabam sendo perdidos pela desidratação prolongada”, ressalta. Os chás também são bons aliados para recompor o organismo. Ficam as dicas para brincar bastante o Carnaval com energia.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.