Edição número 3144 - 15 de maio de 2018

Page 14

14

ECONOMIA

TRIBUNAINDEPENDENTE

MACEIÓ - TERÇA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2018

etjornalista@gmail.com

Capela, crime ambiental!

Mineração ajuda economia alagoana Fórum reúne empresários, fornecedores, investidores, pesquisadores e estudantes

A

O

crime ambiental sobre o desmatamento das reservas da nossa Mata Atlântica é a coisa mais comum de se ver na região de Capela. Com a palavra, o IMA, Ibama e outros órgãos competentes, quanto a questão de fiscalização e punição aos criminosos. Pois, a exemplo do último domingo, tenho sempre flagrado caminhões carregados de lenhas transitando na cidade de Capela, como a coisa mais natural do mundo. A matéria prima é destinada na sua maior parte, para algumas padarias tanto de Capela como das outras cidades que ficam no seu entorno.

Quebrangulo O vereador por Quebrangulo, Emanoel Cardoso de Albuquerque, está sendo processado pelo Ministério Público de Alagoas por acumular o salário de vereador e de vigilante escolar. Ainda de acordo com o processo, o vereador recebeu a remuneração de vigilante nos meses de janeiro de 2013 até dezembro de 2016 sem ter uma assinatura no livro de ponto da Guarda Municipal; neste caso, foi instaurado processo administrativo disciplina contra ele. É que o vereador ingressou no cargo público na função de vigilante, por meio de concurso do município.

Quebrangulo II De acordo com o processo, o vereador Emanoel Cardoso de Albuquerque confirmou que acumulou as funções de vereador e de Guarda Municipal. Mas não apresentou nenhum documento ou prova de que teria exercido as funções de seu cargo público. Também não há ficha funcional do vereador, afastamentos como licenças médicas ou férias. O que existe é um pedido de afastamento para concorrer às eleições municipais.

Santana do Mundaú Em Santana do Mundaú, a oposição vem criticando a atitude do prefeito, Arthur Freitas (MDB) de querer tirar proveito para se promover como grande mentor da ação que resultou no fim do lixão na cidade. “Na realidade ele teve que cumprir uma lei federal do Meio Ambiente, que impõe por medida judicial o fechamento de locais que acumulam lixões a céu aberto, porque caso contrário o gestor vai pra cadeia” disse o vereador Ivan Ferreira (PMN).

Canapi Luiz Pedro que é filho do ex-prefeito de Canapi, Celso Luiz, desmente matéria do blogueiro Bernardino Souto Maior, dando conta de sua desistência da disputa para deputado estadual pelo PRTB. Mesmo com o pai enfrentando problema de prisão, Luiz Pedro não abre mão de seu propósito de chegar à Assembleia Legislativa, a fim de defender o Sertão. Ainda sobre a matéria, Luiz Pedro desmente o fato de que seu tio, Tenorinho Malta seria a pessoa que lhe substituiria para a disputa do cargo representando a família e de que esse teria rompido com Renan Calheiros.

Craíbas Um dia cheio de louvor, música e reza. Assim foi marcado o domingo com milhares de pessoas que se reuniram, na “Cidade de Maria”, um grande teatro ao ar livre situado no município de Craíbas/AL. Tudo isso para celebrar e comemorar o Dia das Mães, cujo encontro veio culminar com o aniversário de 101 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima.

Presença Na oportunidade, o missionário, escritor, locutor e apresentador da Canção Nova, Dunga, levou, através do louvor e da música, a evangelização para os participantes. O evento contou também com uma missa celebrada pelo bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda.

Políticos “Foi um dia lindo e que emocionou a todos nós que estávamos presentes. Celebramos e comemoramos o dia das mães, louvando principalmente para a nossa mãe maior, Maria”, disse o idealizador da “Cidade de Maria” o deputado federal, Givaldo Carimbão, que estava acompanhado do deputado federal Maurício Quintella e do deputado estadual Carimbão Júnior.

Manifestação Ao final do dia, os participantes saíram pelas ruas de Craíbas na maior procissão de velas já realizada em Alagoas. Seguindo a imagem de Nossa Senhora de Fátima, os fiéis cantaram, louvaram, rezaram e fizeram seus pedidos e agradecimentos.

Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) apoiou o II Fórum da Mineração de Alagoas, evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que reuniu empresários do segmento, fornecedores, investidores, pesquisadores e estudantes da área. O Fórum foi aberto na manhã de ontem, 14, na Casa da Indústria, com a saudação do presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, às autoridades presentes, aos palestrantes e aos participantes. Ele definiu a iniciativa como importante contribuição ao setor de mineração, por meio do estímulo ao desenvolvimento de novas políticas de utilização dos recursos minerais do Estado. Já o secretário de Desenvolvimento, Rafael Brito, afirmou que o propósito do governo é inserir o segmento nos debates econômicos de Alagoas. Segundo ele, a mineração está nas prioridades da gestão Renan Filho, sendo “um dos caminhos para mudar a face econômica do Estado”. No discurso que fez durante a abertura do II Fórum, Rafael Brito afirmou

que o apoio ao empresariado é a forma de gerar oportunidades para Alagoas por fim ao desemprego, gerando renda e desenvolvimento. O Estado, acrescentou o secretário, quer participação ativa nas discussões acerca da utilização de recursos minerais no território alagoano. A atividade de mineração em Alagoas compreende as ocorrências de petróleo, gás natural, sal gema, ferro, ouro e calcário cristalino, além de outros minerais como gemas, rochas ornamentais, argilas para cerâmica vermelha e refratária, bem como os minerais de uso na construção civil. Em seu discurso na abertura do evento, o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Cerâmicos do Estado de Alagoas (Sindicer/AL), Frederico Gondim, afirmou que o II Fórum de Mineração de Alagoas é um passo para criação do marco regulatório da extração mineral. “Alagoas tem um grande potencial nessa área, especialmente no segmento cerâmico” - afirmou o empresário. Destacando a importância da mineração para economia alagoana, Frederico Gondim destacou os mais de 600 empregos diretos e 500 indiretos

ASCOM FIEA

Fiea apoiou o II Fórum da Mineração de Alagoas, aberto ontem

que o setor cerâmico garante, em 12 municípios da Zona da Mata, Baixo São Francisco e Litoral Norte e Sul. “Cada ceramista é um guerreiro que aposta no desenvolvimento alagoano, oferecendo ocupação e renda a centenas de trabalhadores, a maioria sem escolaridade, em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano” - disse o presidente do Sindicer/AL. Mas ele se revelou otimis-

ta com o avanço do segmento, destacando a parceria com o Instituto do Meio Ambiente, que fiscaliza orientando as 25 indústrias do Estado a atuarem de modo eficiente e ambientalmente responsável. “Trabalhamos por um ambiente de negócios justo e próspero, e para que Alagoas esteja cada vez mais preparado para investimentos geradores de emprego e renda” - declarou Frederico Gondim.

NOVA TARIFA

Gás natural é opção de economia de energia A Tarifa Branca, criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é uma opção tarifária com variação do valor da energia, conforme o dia e o horário de consumo. Oferecido às unidades consumidoras atendidas em baixa tensão, como unidades residenciais, o novo sistema sugere que os consumidores adotem hábitos que priorizem o uso da energia de eletrodomésticos fora do período de ponta, das 17h30 às 20h30, quando o preço da energia elétrica chega a ser 3 vezes mais caro. Porém, na contramão de toda essa dor de cabeça de tarifas mais caras e horários diferentes, o gás natural pode ser a solução para que os consumidores residenciais não tenham transtornos na hora da conta. Segundo a Algás, distribuidora de gás canalizado em Alagoas, dispor das vantagens do gás natural já faz parte da realidade de mais de 47 mil residências no Estado. Devido a Tarifa Branca, um aspecto que vem chamando atenção para esse segmento é a economia que o uso do combustível oferece para o aquecimento de água, de acordo com o engenheiro da Companhia, Jayme Marden. Para ele, o novo

sistema tarifário oferece uma oportunidade ao cliente de ter uma energia mais barata com o gás natural fora do horário de pico. “A energia elétrica é três vezes mais cara no horário de ponta para o segmento residencial, entre as 17h30 e às 20h30. Nesse período, para uma família de cerca de quatro pessoas, utilizar o gás natural para o aquecimento de água em chuveiros é mais econômico e prático do que depender de chuveiros elétricos, já que eles são responsáveis por 40% do consumo de energia numa residência”, explica o engenheiro. Para quem mora em residenciais que dispõem do aquecimento de água por meio do combustível, mudar a rotina de uso de eletrodomésticos no horário de ponta, como a Tarifa Branca sugere, sequer entra nos planos. Em Maceió, quase 10 mil unidades habitacionais contratadas contam com o aquecimento de água a gás natural. Ainda de acordo com a Algás, além dos benefícios, o consumidor pode contar com assistência especializada quando utiliza o combustível, tanto para instalação quanto resolução de demandas técnicas. DIVULGAÇÃO

Campanha A organização do evento ficou sob responsabilidade da Comunidade Acolhedora de Dependentes Químicos Kerygma, que ao final, recebeu os alimentos não perecíveis doados pelos participantes do evento com o objetivo de ajudar na obra de recuperação de pessoas que tiveram a vida devastada pelas drogas.

Santa Luzia do Norte Pedro Soares dos Santos, o “Poeta Pedão Show” aproveitou a semana dedicada as mães, a fim de distribuir uma infinidade de CDs, gravados por ele, contendo uma coletânea com seis poemas, todos enaltecendo a figura da mamãe. A artista realizou sorteio em diversas emissoras de rádio de Maceió, e em Santa Luzia sua terra natal, fez a festa maior.

Outro Pedão também marcou presença num evento que aconteceu na sextafeira, no auditório da sede do Ministério da Fazenda em Alagoas, em homenagem as mães, organizado pela acessória de Comunicação daquele órgão. Na oportunidade o poeta também representou o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal em Alagoas, do qual é Secretário de Comunicação.

Cresce nº de habitações com aquecimento de água a gás natural


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.