Issuu on Google+

www.tribunafeirense.com.br

Feira de Santana, sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ATENDIMENTO (75)3225-7500

ANO XIV - Nº 2.450

R$ 1

redacao@tribunafeirense.com.br

Feira de Santana menor

O secretário Arcênio Oliveira vai contestar a SEI

Contrariando a lógica de uma cidade que acabou de virar sede de região metropolitana (ainda que o projeto não tenha saído do papel), Feira de Santana corre o risco de ficar menor. Segundo o município, a proposta da Secretaria de Planejamento do estado diminui 37 quilômetros de território feirense.

8

Câncer de mama aumenta. Consciência diminui Cresce o número de mulheres obrigadas a arrancar os seios devido à doença, enquanto os exames preventivos pelo SUS sobram nas clínicas.

Mulher faz ultrassom do seio em um dos locais que presta o serviço pelo SUS

Juraci Dórea no cinema

Entrevista com o cineasta Tuna Espinheira, que realizou documentário sobre a obra de Juraci Dórea.

4

Sob nova direção Depois de muita briga o Fluminense de Feira tem nova diretoria. Fábio Lucena, ex-vereador, vai tentar juntar os pedaços do clube rebaixado para a 2ª Divisão.

5

Acesse nosso site: www.tribunafeirense.com.br

6


2

Feira de Santana, sexta-feira 18 de outubro de 2013

Dilma e o apocalipse verbal

Marina

Credibilidade é uma força incrível e que deve ser respeitada. A oposição ao governo bate cabeça pra achar alguém que pareça ser oposicionista, ao menos. Enquanto isso, Dilma vai sendo pautada pelas declarações de Marina. A preocupação ocorre pelo fato de Marina compor um imaginário de credibilidade que tem vida própria na guerra eleitoral. Ao mesmo tempo os blogs com orientação e financiamento petista saem a fazer toda sorte de critica à ex-senadora, numa tentativa de demonizar a candidatura de Marina. Indiscutivelmente, Dilma segue sendo a favorita, mas os “anões da oposição” já conseguem fazer barulho.

... o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante. (sei lá podíamos criar o dia do cachorro oculto) Porque saibam vocês que o estado do Rio Grande do Sul é o único estado do Brasil que depois do Hino Nacional toca o Hino do Rio Grande do Sul. (sei lá, podíamos fazer um pacto de permuta interestadual de hinos) Primeiro eu quero situar a situação... situar o que nós vivemos hoje. (sei lá, podíamos fazer um pacto em defesa da situação situada) O metrô tenha grande complexidade porque ele está sendo feito sobre uma cidade construída. É esse o problema: tem uma cidade e você vai fazer o metrô em cima dessa cidade (sei lá, podíamos remover a cidade antes de fazer o metrô ou fazer o metrô e depois a cidade) Sempre quando for necessário, trilho, porque trilho é ininterrupto. (sei lá, podíamos exigir a implantação do asfalto e do rio contínuo) Tudo o que as pessoas que estão pleiteando a Presidência da República querem, é ser presidente. (sei lá, podíamos exigir que este pessoal prefira ser porteiro de boate)

Wagner

O governador está entregando a excelente Via Expressa, em Salvador. Sem dúvida, uma obra importante porque modifica o fluxo do tráfego na cidade, para quem busca o Porto vindo da BR 324.

Concorrência

Além das quatro grandes redes nacionais de Farmácia, também as quatro grandes redes varejistas do Brasil, estão em Feira, com a inauguração do Grupo Pão de Açúcar. Esperamos que o serviço melhore, que os preços sejam competitivos e que a cidade ganhe com a disputa.

Biografias

Lamentável a posição de nossas estrelas da MPB que só querem que sejam publicadas biografias chapa-branca, após aprovação familiar. Como se a família de ACM ou de Sarney fossem autorizar os livros publicados sobre eles. Esta celeuma toda não tem, ao final, nada a ver com zelo pela imagem. É apenas dinheiro. Até porque, a mentora intelectual, se é que podemos falar assim,

é a Paula Lavigne, que costuma raciocinar por cifrões, desde que perdeu a virgindade com Caetano Veloso, aos 13 anos. Caetano fez um texto “fez que foi mas não foi”, e Chico Buarque publicou um artigo em O Globo contra as biografias, que chega a causar espanto de tão ralo e reles. A Justiça existe para reparação e não para censura, até porque ela nunca costuma resultar em bons frutos.

Manifestações Há algo de esquizofrênico no ar. Os dois mais importantes estados do país vivem violentas manifestações causadas pelos Black blocs e admitidas pelos professores no Rio que os usam para obter melhores resultados. Enquanto isso os dirigentes se escondem, a Polícia não acerta a dose e a Justiça pisca para a irresponsabilidade. Ainda que

Professores

manifestações causem transtornos, não é aceitável depredação de patrimônio público, ameaças, agressões a jornalistas. Por algum sentimento estranho que perpassa as instituições, os limites parecem ter sido perdidos e os prejuízos vão sendo colocados na conta do cidadão comum. Paus, coletes, granadas, coquetéis molotov, máscaras, não são instrumentos de rebeldia apenas. São anarquia.

Os professores brasileiros são mal remunerados e pouco valorizados, mas é inaceitável, inconcebível, intolerável, inadmissível, que em meio ao caos educacional que vivemos, em meio ao fracasso total das políticas de educação, sindicatos sejam contra

Tuiter: cesaroliveira10 @Paula Lavigne disse que a pior coisa do mundo é mulher chata, recalcada e encalhada ! Pensei que era autobiografia, mas tava xingando a Mônica Bergamo @Para cada Djavan apoiando biografias chapa-branca, prefiro um Alceu Valença escancarando a liberdade! @É possível enfrentar a ditadura brasileira , apoiar a ditadura cubana e ter apartamento em Paris, ao mesmo tempo, como Chico Buarque @É possível ser um fantástico músico e uma besta mental ao mesmo tempo! Richard Wagner, por exemplo! @É inacreditável: chegamos a 38% de analfabetos funcionais nas Universidades! Nosso futuro será a enxada @Em um Brasil que dá sumiço em vigas de 20 toneladas sem ninguém ver, vai ser impossível achar o corpo de Amarildo de 60kg! @Cansei de governo que só vive de falar que o passado foi pior. Quero um governo que garanta que o futuro será melhor! @O estado brasileiro é hostil ao cidadão @Marreta nao é vestibular para dar acesso a Universidade

Pra não dizer que não falei das flores Excelente campanha do ITAU estimulando a leitura para crianças Malala, a menina paquistanesa, porque de vez em quando alguém precisa renovar nossa fé na humanidade Missa do Vaqueiro de Jaguara Plantio de 1.500 árvores pela Prefeitura Sarau em homenagem ao Centenário de Vinícius de Moraes, no CUCA O trabalho dedicado, persistente, atencioso, de Edson Machado, no Museu de Arte Contemporânea

premiar professores por mérito e metas alcançadas. O corporativismo de defender os incapazes e limitados e nivelar por baixo o padrão é uma atitude vergonhosa. Quem tem qualidade, quem tem mérito, quem tem competência, não pode ter medo da avaliação. Melhores salários sim. Proibir o estímulo ao mérito, não.

Não deixe a Lagoa Grande secar de indiferença.

Vamos salvar o

Parque.


3

Feira de Santana, sexta-feira 18 de outubro de 2013

Glauco Wanderley

Ronaldo embalado

Defensor do BRT, prospector de empresas do ramo ferroviário na Espanha e devedor de um sistema de ônibus minimamente decente em Feira de Santana, o prefeito José Ronaldo fez sucesso com um veículo individual mais prosaico, postando no Facebook no domingo uma foto andando numa espécie de skate motorizado do neto. No dia seguinte aos das crianças, a foto recebeu a legenda “De volta ao passado”. Mais de mil curtiram

a imagem, muitos comentaram e outros compartilharam. Ronaldo voltou da Espanha e imediatamente convocou a imprensa na sexta de manhã, quando se mostrou todo cioso sobre a hipótese de vir a disputar o governo do estado. “Não tô com isso não, meu objetivo é cumprir meu mandato de prefeito”, esquivou-se quando perguntado sobre o assunto, admtindo porém que decisão sobre o tema é coisa para 2014. Estava entretanto cheio

de esperança na reviravolta que a aliança MarinaCampos pode representar no quadro eleitoral. Ligou no dia do anúncio para o governador de Pernambuco e fez questão de falar sobre ele, nas entrevistas em Feira. “Político inteligente, vitorioso, jovem, o Brasil ainda vai ouvir muito falar desse cidadão. Deu um tchan, uma injeção na política do Brasil. Incrementou, deu energia à política nacional, vai permitir um debate mais amplo”, previu Ronaldo, sobre o novo cenário.

É grave a crise Nem o papel do Diário Oficial do estado escapou da crise do governo baiano. Desde 7 de outubro, as notícias são publicadas somente nas edições de segunda-feira. O Diário Oficial sai nos outros dias apenas com os atos oficiais. “Mas todas as notícias diárias do governo continuarão sendo publicadas no site da SECOM, inclusive as que não tinham espaço na edição impressa”, diz, a título de consolo o aviso do governo que informou sobre a mudança.

Advertência

Os vereadores foram levados a uma reunião fechada, para serem advertidos pela promotora Idelzuith Freitas, para que não interfiram na eleição dos conselheiros tutelares. Ela convocou a reunião porque na eleição passada houve interferência. “Esse abuso de poder econômico e político desequilibra o processo eleitoral”, avisou. Para evitar boca de urna na votação, que será em 24 de novembro no colégio municipal Joselito Amorim, a promotora já pediu até auxílio às polícias civil e militar.

redacao@tribunafeirense.com.br

Gerusa e ronaldistas assumem o Pros Para quem não sabe, Pros é o nome de um dos novos partidos criados no Brasil às vésperas do final do prazo para quem queria se candidatar na eleição do ano que vem. O partido é novo somente no nome. É governista em Brasília e nos estados vai para o rumo que os donos quiserem. Se no Ceará está com Ciro e Cid Gomes (com Dilma), no Rio serviu de abrigo a Miro Teixeira, que seria da Rede (de Marina), se o partido tivesse sido criado. Na Bahia o Pros está com ACM Neto, e tem como presidente o secretário de Promoção Social, Maurício Trindade (o mesmo que abriu vaga para o suplente Colbert Filho em Brasília, ao entrar no Executivo municipal de Salvador). Em Feira de

Santana, o partido foi entregue a José Ronaldo, que acomodou na presidência a vereadora Gerusa Sampaio. Ela fez na sessão desta segunda-feira (14) na Câmara o anúncio de que sai do PSD para o Pros. Gerusa foi aliada de Fernando Torres no passado. Mas diante do rompimento entre o deputado e o prefeito José Ronaldo, preferiu ficar com este. Admitiu que as divergências políticas levaram à decisão de sair, mas fez um discurso amigável, onde lembrou que Fernando prometeu que ela teria legenda para se candidatar pelo PSD para reeleição em 2016. “Não estava mais confortável. Não fui perseguida, não fui provocada. Ao contrário, só tenho que agradecer ao deputado Fernando Torres”, assegurou. Mesmo assim não escapou de ser considerada ingrata por David Neto (PTN),

defensor de Fernando Torres no Legislativo municipal.

DIREÇÃO DO PARTIDO Gerusa aproveitou para informar os colegas membros da direção do partido em Feira, diretamente ligados também a José Ronaldo. Os assessores do prefeito Carlito Moreira e o ex-vereador Antonio Joel Barbosa são respectivamente vice-presidente e primeiro secretário. Outro ocupante de cargo de confiança no município, Jairo Vítor Alves de Souza, é o tesoureiro e o assessor da própria Gerusa, Luis Américo Silva Soares, é o secretário geral. E entre os suplentes, ela destacou apenas um nome, o do jornalista Dimas Oliveira, também ronaldista roxo.

Solapando Fernando Torres

No mesmo dia (segunda-feira) em que se anunciou a saída da vereadora Gerusa Sampaio do PSD de Fernando Torres para a presidência do Pros, que José Ronaldo lhe deu, o prefeito teve reunião com outro político próximo a Fernando Torres. O ex-vereador Tutinho (também secretário de Agricultura no governo Tarcízio Pimenta) se reuniu longamente com Ronaldo no gabinete. Saíram juntos e animados do Paço Municipal Maria Quitéria.

Base governista desunida Enquanto os opositores se animam com as perspectivas para o próximo ano e asseguram unidade no embate eleitoral, os governistas se debatem com a briga pelos lugares na chapa majoritária. Embora seja difícil acreditar, o PDT afirma que lançará o desacreditado Marcelo Nilo mesmo que Wagner não queira. O governador quer Rui Costa mas será difícil unir o partido em torno dele. E Lídice da Mata esvazia um pouquinho mais o bloco, como candidata ao governo, para ajudar a campanha de Eduardo Campos.

ASSIM FALOU DILMA ROUSSEF, presidente

“Pegamos a pá e desenterramos a cabeça do jegue” referindo-se à retomada da obra do metrô de Salvador, prometido agora para setembro


4

Feira de Santana, sexta-feira 18 de outubro de 2013

Sobram vagas para mamografia em Feira Valma Silva O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, no Brasil e no mundo. Tem grandes chances de cura se descoberto no início, mas em Feira de Santana, mesmo diante do crescimento do número de casos da doença, as mulheres têm sido negligentes. As cotas disponibilizadas pela prefeitura para mamografias (exame que detecta o nódulo no seio) não são utilizadas. Mensalmente, o Sistema Único de Saúde coloca à disposição das mulheres 5.308 exames gratuitos de mamografia em seis unidades: Ceparh, IMA, IHEF, Hospital Geral Clériston Andrade, Hospital Dom Pedro de

A mamografia é fundamental na detecção de tumores e indispensável após 40 anos

Alcântara (Unacom), Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI). São utilizados em média apenas um terço desta cota: 1.772 procedimentos por mês. Durante este mês, a campanha “Outubro Rosa”, tenta conscientizar as

mulheres em relação à prevenção. “O atendimento de mamografia para as mulheres é bem servido. Entretanto, elas não têm procurado fazer esse exame”, aponta Anne Mirelli Oliveira, coordenadora do Programa de Atenção

Mulheres modernas descuidam da saúde Mastologista do Ceparh, o médico Francisco Viana observa que tem sido comum o aparecimento do tumor em mulheres jovens. “Já vi casos de mulheres que aos 25 anos precisaram retirar as duas mamas por causa da doença”, relata. Ele lembra que quem tem casos de câncer na família precisa fazer a mamografia mais cedo, a partir dos 30 anos (em geral o procedimento é recomendado para mulheres com idade a partir dos 35 anos). A mamografia é a forma mais eficaz de se obter o diagnóstico da doença.

Mas as mais jovens podem fazer ultrassonografia e até mesmo o autoexame, tocando o próprio seio com os dedos para verificar a existência de “caroços”. Se perceber algo estranho no autoexame é preciso procurar um médico imediatamente. Francisco Viana menciona que as últimas pesquisas sobre o aparecimento do câncer em mulheres mais jovens apontam que elas têm cultivado maus hábitos que podem contribuir para o surgimento da doença, como o tabagismo, o stress, má alimentação, obesidade e sedentarismo. Porém os principais fatores são o

12 sintomas do câncer de mama

1. Mama mais dura que o normal; 2. Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento; 3. Pequenas feridas na pele; 4. Vermelhidão ou ardor na mama; 5. Saída de um líquido desconhecido pelo mamilo; 6. Buraquinhos na pele da mama; 7. Alguma protuberância na mama; 8. Veia facilmente de ver e crescente; 9. Afundamento do mamilo; 10. Assimetria entre as duas mamas (uma maior que a outra); 11. Pele da mama mais grossa que o normal, com aspecto de casca de laranja; 12. Nódulo ou pequeno caroço interno, palpável e dolorido. Fonte: Instituto Nacional do Câncer - INCA

consumo excessivo de álcool, primeira gravidez tardia (depois dos 30 anos), e não praticar o aleitamento. “Hoje as mulheres bebem mais, ainda na adolescência. Não querem ter filhos e quanto os têm é depois dos 30 e sem fazer da amamentação a fonte exclusiva de alimento do bebê. Tudo isso contribui para o câncer”, garante. Também têm risco aumentado as mulheres com com histórico de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), nuliparidade e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais de cinco anos. “As mulheres estão mais modernas, independentes, mas não estão revertendo isso em cuidados com elas mesmas, infelizmente. É preciso mudar esses costumes, pois o câncer de mama tem 90% de chance quando descoberto precocemente, mas uma vez que a mulher não se cuida, ele leva à morte de uma maneira penosa, agressiva”.

Integral à Saúde da Mulher (Paism), da Secretaria Municipal de Saúde. A situação torna-se ainda mais preocupante porque vem ocorrendo aumento do número de casos de câncer de mama entre as mulheres feirenses. A média é de surgimento

de pelo menos cinquenta novos casos por mês. Há cinco anos esse número era 30% menor. Esses são cálculos feitos com base no número de mastectomias (retirada total ou parcial da mama) realizadas pelo SUS na cidade. Ou seja, não incluem a subnotificação nem os casos suspeitos que ainda estão dependendo de exames para confirmação. Por conta desse aumento, inclusive, este mês o município voltou a realizar mastectomia no Hospital da Mulher. A cada 15 dias vão ser feitas quatro cirurgias. “Mesmo com toda a campanha de conscientização sobre a doença, tem havido aumento do número de casos, porque as mulheres não têm cuidado da saúde como deveriam”, afirma Anne

Mirelli. Para receber atendimento, a mulher precisa passar por uma consulta com profissional de unidade de saúde do município. Em caso de suspeita da doença, ela é encaminhada para fazer a mamografia. Quando o tumor é detectado, o tratamento (quimioterapia e radioterapia) é feito pelo SUS, inclusive a retirada da mama, quando há necessidade. Em Feira, o maior número de cotas está disponibilizado para o Ceparh – Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana. A instituição tem uma cota de 1.100 exames por mês e consegue realizar 900 mamografias mensalmente. O atendimento é diário.

Milena Marques Cerqueira Enfermeira - Coren – BA 21889/ Pedagoga Pós-graduanda em Enfermagem Oncológica mileena.marques@hotmail.com

Câncer de mama e detecção precoce O câncer de mama é considerado, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a neoplasia que mais acomete as mulheres em todo o mundo. No âmbito nacional, é o tipo mais comum entre as mulheres, em quatro das cinco regiões brasileiras. Diante disso, torna-se evidente a necessidade de uma maior atenção acerca de tal patologia. O movimento internacional “Outubro Rosa”, vislumbra desenvolver ações que possibilitem a disseminação de informações sobre o câncer de mama e, principalmente, a conscientização sobre a importância da detecção precoce, que objetiva descobrir a patologia antes que ela esteja em um estado avançado, para possibilitar o

tratamento o mais cedo possível. Para tanto, a população deve ter ciência dos sinais e sintomas da doença, atentando-se para qualquer tipo de alteração na mama, tais como: mudança do aspecto da pele que recobre a mama, ou no mamilo, assim como a presença de secreções, ou nódulos, dolores ou indolores, nos seios. É significativo salientar que tais sinais podem ser indicativos da patologia, porém precisam ser investigados, pois podem ser decorrentes, também, de outros problemas de saúde. O rastreamento do câncer de mama deve ser realizado não apenas na população que apresente sintomatologia, mas também na população assintomática. Por isso, é importante que a mulher procure os serviços de saúde, comunicando ao

enfermeiro, ou médico sobre qualquer anormalidade percebida, para que o profissional de saúde possa fazer os devidos encaminhamentos e prestar os cuidados necessários. O câncer de mama não deve ser um tema elucidado e discutido apenas no mês de outubro. O rastreamento e detecção precoce devem ser medidas constantes e permanentes, para que, através destas, seja possível reduzir a mortalidade, no Brasil e no mundo, por conta do câncer de mama. A população tem direito à informação e serviços de saúde que promovam a prevenção, o diagnóstico precoce e um tratamento ágil e eficaz, possibilitando, assim, uma maior qualidade de vida. Esta deve ser uma luta de todos.


5

Feira de Santana, sexta-feira 18 de outubro de 2013

Esperança de novo tempo no Flu UNIDADE

ORDACHSON GONÇALVES A novela envolvendo o Conselho Deliberativo do Fluminense de Feira Futebol Clube teve um desfecho no último final de semana, com a eleição do administrador de empresas e ex-vereador Fábio Lucena. O novo presidente do Conselho terá o desafio de iniciar a reestruturação administrativa do clube, que este ano foi rebaixado para a segunda divisão do estadual. Caberá a Lucena organizar o processo eleitoral que definirá a nova mesa diretora do Touro do Sertão. O cargo foi alvo de uma disputa calorosa nas últimas semanas. A eleição de Lucena se deu após a desistência de duas chapas: uma encabeçada pelo suplente de senador e pré-candidato a deputado federal José Francisco Pinto, o Zé Chico; e outra

encabeçada inicialmente por João Paulo Freitas e depois pelo advogado Hércules Oliveira. Após várias conversas, foi lançada a chapa única, encabeçada por Lucena, e eleita por aclamação. A mesa diretora do Conselho Deliberativo também é composta por: Sérvulo Antônio dos Santos, vicepresidente; Júlio Cesar

Rodrigues, 1º secretário e Jair Almeida 2º secretário. O mandato é de dois anos. O clube também tem um novo Conselho Fiscal, presidido pelo professor Antônio Rosevaldo Ferreira, e também composto por João Paulo Freitas, Ângelo Mário, Emerson Cerqueira e Vandesval Dias Luna.

O primeiro - e talvez maior - desafio de Fábio Lucena na presidência do Conselho Deliberativo do Fluminense será estabelecer a unidade no clube. Neste aspecto, ele colocará em prática a experiência da política. “Espero ter o máximo de apoio para que possamos conduzir os processos de maneira tranquila e eficiente”, salientou. Quanto a possíveis mudanças no conselho ou no contestado estatuto, Lucena prefere ainda não se pronunciar. “O momento é de analisarmos a situação do clube e definir metas. Vamos precisar da participação efetiva dos conselheiros, daquelas pessoas que buscam trabalhar em prol do Fluminense, para que possamos dar a volta por cima e colocar o time no patamar que a cidade merece”, completou.

Tourinhos vivem bom momento Na contramão do time profissional, a categoria de base do Fluminense de Feira, que desde o ano passado é administrada pela empresa Doc Sports, continua angariando bons resultados. Os times sub-16 e sub18, que disputam o Campeonato Baiano em suas respectivas categorias, seguem firme rumo à classificação. O sub16 garantiu a classificação para a segunda fase do Campeonato Baiano Infantil na tarde de quartafeira, 16, ao vencer o Serrano por 4 a 3, em partida realizada no Centro de Treinamento Nóide Cerqueira. Com sete vitórias, dois empates e duas derrotas, a equipe chegou aos 23 pontos, angariando a segunda colocação - atrás apenas do Bahia de Feira, que tem 24. O time sub-16 folga na próxima rodada, voltando

Sob gestão separada dos profissionais, os tourinhos atualmente salvam a honra do Fluminense

a campo somente no dia 26 de outubro, no Estádio Municipal Antônio Pena, na cidade de Catu, contra o Redenção. JUVENIL O sub-18 do Touro também garantiu classificação no Campeonato Baiano Juvenil. Na quartafeira os Tourinhos aplicaram uma goleada de 6 a 0 diante do Serrano, no CT Noide Cerqueira. Resultado que levou a equipe aos 23 pontos no grupo 2, com campanha também semelhante ao sub-16: sete vitórias, dois empates e duas derrotas.

Adilson Simas adilson-simas@bol.com.br

FEIRA ONTEM

Família que governa unida Eleito deputado federal em novembro de 1974 e empossado em março do ano seguinte, o ex-prefeito João Durval, que era o diretor estadual do CEDIN desde a sua criação, imediatamente passou o comando para o primo Jairo Carneiro. Este, já no mês de julho, às 10 horas de uma quintafeira, 10, empossou o advogado Raymundo Carneiro Pinto, também parente de João Durval para o cargo de Diretor do Departamento Metropolitano do órgão em Salvador. No mesmo dia o assunto

foi destaque na coluna “Etc&Tal” do jornal Feira Hoje e na sessão ordinária da Câmara, onde o matreiro emedebista Otaviano Campos disse irônico: - Outro primo de João Durval ganha cargo importante no Cedin

Menino não faz tráfico de influência Denunciado conforme matéria publicada na Tribuna Feirense por ter feito tráfico de influência para liberar veículos apreendidos, o vereador governista Otávio Joel de Araújo, que já estava em campanha pela reeleição, compareceu à Rádio Sociedade para ser entrevistado. Âncora do programa “Acorda Cidade”, Dilton Coutinho foi rápido e caceteiro, como dizia o Adolfo de Xepa: “Vereador!

Sabia que se fosse hoje o Ministério Público poderia impugnar sua candidatura?”. Da mesma forma o vereador foi rápido e caceteiro - “Com certeza, Dilton! Mas não sou menino... passarinho”

No tempo do César cronista Na edição nº 70 da Tribuna Feirense que circulou em julho do ano 2000, o dublê de médico e cronista César Oliveira, então pouco chegado a opiniões políticas, pois ainda não tinha sido dominado pelo ferino Leegoza, sentenciou na crônica “Satisfeito, não saciado”: “O corpo dele acompanhava os relevos do dela como se fossem uma única geografia. Ela sentiu um calafrio

atravessar sua espinha, ao ser mordida na base da nuca, e seu sexo congesto, quando ele o invadiu”. E para delírio de suas (?) fieis leitoras concluiu: - Sob o peso dele, rendida, ela estremeceu no momento em que a voz dele violou seu tímpano...


6

Feira de Santana, sexta-feira 18 de outubro de 2013

Tuna Espinheira, Juraci Dórea e o Sertão Veredas espaço? Afora o manejo dos equipamentos técnicos, os quais merecem estudo e, principalmente, o aprendizado na prática do ofício, ver, e ver muitas vezes os clássicos do cinema é o melhor aprendizado. Hoje já existem muitos cursos nas universidades. Isto é bom, mas assistir aos filmes continua sendo o essencial.

Era uma vez o sertão que virou um grande museu a céu aberto, diz o cartaz do documentário O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão Veredas. O foco da obra de Tuna Espinheira, é pois o Projeto Terra, período em que o artista feirense implantou esculturas sertão adentro, levando arte para espaços abertos e lugares em que talvez nenhum morador jamais tenha chegado perto de um museu. Nesta entrevista, feita pelo colunista César Oliveira, Espinheira conta como foi o processo de produção do documentário e fala ainda da própria visão acerca da atual produção cinematográfica nacional. O documentário tinha previsão de lançamento para a última terça-feira (15), em uma das salas da Orient Cinemas, no shopping Boulevard. Mas foi adiado, por problemas técnicos, segundo comunicado dos exibidores. Uma nova data ainda não foi divulgada. Apaixonado pelo cinema, Tuna lamenta a falta de salas para exibir as produções nacionais

Por que filmar Juracy Dorea? Juraci, com o seu exitoso Projeto Terra, há muito fazia jus a um filme documentário. Como documentarista, a ideia nasceu-me naturalmente. Como foram as filmagens? Quanto tempo levou e que cenários foram usados? As filmagens correram sempre bem. Diria mesmo muito bem. Percorremos a estrada, léguas tiranas, por onde passou o artista. Reconstruímos quatro novas esculturas nestes lugares. Só foi possível porque o Juraci nos acompanhou nesta empreitada e botou a mão na massa. Ele atuou muito mais do que como simples personagem. Fez parte, muito atuante, da equipe. Integrado, co-autor, cúmplice da ideia do filme. Que vertentes, ou elementos, você escolheu para mostrar no documentário? Este documentário era em si, um contrato de risco. Já sabíamos que dificilmente iríamos encontrar vestígios das obras antigas, posto que

eram trabalhos aos moldes da arte efêmera, com materiais perecíveis e expostos a céu aberto, à chuva, sol, ao tempo... um trabalho que seria muito carente do “calor da hora”... Nunca se poderia prever o que vem pela frente... Encontrar velhas testemunhas, conversar com gente, nas veredas do sertão, no rastro possível do artista... Qual a duração do documentário e qual a programação prevista para a exibição? Nosso roteiro ganhou um concurso da Ancine para realização de um documentário de 52 minutos, direcionado para a TV [a Ancine pagou os custos]. Rodamos um filme na linha do documentário cultural, distante de uma obra tipo reportagem. É da nossa crença que a televisão é uma importante tela para o cinema, com uma capacidade fantástica de divulgação, em nada incompatível com a linguagem do cinema. Qual sua opinião

sobre a produção cinematográfica do Brasil atual? As produções, de um modo geral, cresceram. Do ponto de vista técnico, melhorou muito a qualidade. Mas o mercado continua deixando de fora a maior parte destas realizações. Este é o ponto terrivelmente ruim. Sem poder chegar à tela grande do escurinho dos cinemas comerciais, estas obras passam à condição de clandestinas, e uma grande parte é desaguada no ossuário geral das utopias. As comédias têm dominado as telas. Parece haver mais preocupação com o espetáculo do que com o conteúdo. O que você acha ? As produções voltadas para a difusão meramente comercial têm esta opção pela comédia, mas não humor, que é coisa séria. Estas produções levam em conta a possibilidade de imitar os programas televisivos e daí fazem filmes engraçados, mas

distantes do verdadeiro humor. A ingenuidade das velhas chanchadas são bem melhores que estas obras que, normalmente, misturam a graça com o molho da pornochanchada. Você acredita que temos espaço e público para outras temáticas no cinema atual? É claro que sim, o cinema ainda é o maior veículo daquilo que Noel Rosa chama de “são nossas coisas, são coisas nossas”, ou “o meu Brasil brasileiro”, cantado por Ari Barroso. Sem o cinema, digo aquele independente, de baixo custo, os diversos brasis acabam ficando invisíveis, à mercê do estereótipo dos programas televisivos. Fomentar este tipo de filmes é uma questão de patriotismo, de integração nacional. Como disse Nelson Pereira dos Santos: “a câmera no tripé e o povo na frente”... Qual sua relação com o cinema e suas referências? Minha relação com

Fundado em 10.04.1999 www.tribunafeirense.com.br / redacao@tribunafeirense.com.br Fundadores: Valdomiro Silva - Batista Cruz - Denivaldo Santos - Gildarte Ramos Editor - Glauco Wanderley Diretor - César Oliveira Editoração eletrônica - Maria da Piedade dos Santos

o cinema foi sempre a de dar murro em ponta de faca, sem padrinhos, sem charme para descolar captação via Lei de Incentivo. E sem qualquer arrependimento quanto às minhas franciscanas andanças na trilha minada do cinema. O cinema é o meu principal alumbramento... o cinema está tatuado na minha alma cigana... Você acha que estamos carentes de uma “escola de cinema”? E a universidade deveria assumir este

Que mensagem quer deixar para o público que for ver o documentário? Na verdade a parte que me cabe é saber se o público recebeu alguma mensagem do filme. Em que ponto o filme compartilha com quem o viu. Não há mensagem implícita, menos ainda explícita. Embora em forma de documentário, é apenas uma história contada em imagem em movimento. Resta ao público dar o veredito, se foi bem ou mal contada. Depois de pronto, o filme tem de caminhar com as próprias pernas e falar por si.

OS TEXTOS ASSINADOS NESTE JORNAL SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central CEP 44075-002 - Feira de Santana - PABX (75)3225.7500/3223.6180


7

Feira de Santana, sexta-feira 18 de outubro de 2013

Cultura e Lazer

Sandro Penelu

Mais dicas culturais em: www.infcultural.blogspot.com

sandropenelu@gmail.com

Sesc Feira promove mostra de cinema A unidade Sesc Feira de Santana promove, nesta sexta, o Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada, para infância e juventude. As exibições ocorrem na sede da unidade, na Rua Guaratatuba, 345, no bairro Tomba. Acompanhe a programação: 09h e 14h – Esquetes teatrais 09h20min e 14h20min – Exibição do filme “O Rei Siri” 10h40min e 15h40min – Bate-papo sobre o tema do filme 18h30min – Palestra “Educação através de recursos audiovisuais”, com Leonardo Campos Cerqueira 19h30min – Exibição do filme “Pescador de sonhos” e em seguida bate-papo sobre o tema do filme. A entrada é franca.

Na CDL, espetáculo teatral aborda a Língua Portuguesa Será encenada nesta sexta, dia 18, no palco da CDL, a peça teatral “Um Caso de Língua”, que aborda a Língua Portuguesa falada no Brasil. O espetáculo terá duas sessões: às 18h e às 20h. “Um Caso de Língua”

traz trechos da literatura brasileira, fragmentos de letras de músicas, ditados populares, poemas e textos retirados do universo virtual. Tudo costurado com muito humor e usando como suporte a canção Língua, de Caetano Veloso. O

espetáculo propõe uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa no Brasil e suas dinâmicas. Ingressos no local. Para a sessão de 18h, o valor é de R$ 15,00. A sessão das 20h tem R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)

Outros Baianos e Sarajane fazem show no Cuca O grupo feirense Outros Baianos estreia um novo espetáculo e traz mais uma vez a cantora Sarajane como convidada especial. O show, intitulado

“Bahia preta”, acontece nesta sexta, dia 18, no Teatro de Arena do Cuca, a partir das 20h. No palco, os já consagrados Janno

Carvalho e Tanny Brasil, com a presença ilustre de uma das fundadoras do Axé Music, a cantora Sarajane. A entrada é franca.

Domingo tem Teatro: De sol, de Céu, de Lua O espetáculo “De Sol, de Céu e de Lua” é a grande atração do mês de outubro do Domingo Tem Teatro, sempre a partir das 10h30min, no Teatro Universitário do Cuca. O espetáculo tem a direção de Marconi

Araponga e propõe uma colagem de brincadeiras e lembranças da infância dos criadores, inspirados pela poesia de Manoel de Barros e pelos quadros de Joan Miró. As cenas evoluem de modo

Uinde Carvalho Mattos, filha do jornalista Joilton Freitas, comemora a formatura em Direito, cuja colação de grau ocorreu ontem na UEFS. Uinde já começa a carreira superando um dos grandes desafios dos novos profissionais, pois foi aprovada no exame da OAB.

sutil apoiadas por uma trilha sonora delicada e divertida, envolvendo o público por completo, através de quase todos os sentidos, numa viagem às sensações. Ingressos no local a R$ 10,00 (meia para todos)

SHOWS AO VIVO SEXTA-FEIRA (18/10) ATRAÇÃO

LOCAL

HORA

GRUPO CATAVENTO

Barbaridade

21

ALAN OLIVEIRA

Quiosque do Mazinho

21

ENDEREÇO Rua Aristides Novis Kalilândia Praça de Alimentação

GELIVAR SAMPAIO EDIR CARNEIRO, MARCEL TORRES E CAMILA GONÇALVES URI BECHEN

Bengos Bar

21

Estação Nova

Cidade da Cultura

21

Conj. João Paulo

Jarrão Drinks

20

Praça da Kalilândia

WILLIAN DE CASTRO

The House

22

Av. João Durval

MARYZELIA E OS COISINHO OUTROS BAIANOS E SARAJANE PEPITA DO ACORDEON E PITEL NEW BEATLES BRAZIL

Botekim

22

Av. João Durval

Teatro de Arena do Cuca Espaço Chão de Estrelas Seu Zé Lounge Bar

20

Centro

22

RAFAEL LEAL BANDA GARNIZÉ E TIAGO AQUINO DANÇA DE SALÃO

Boteco Vip

21

Av. Fraga Maia Rua Fernando São Paulo – Ponto Central Av. Getúlio Vargas

Bar O Boteco

22

Antiquário Pub

21

22

Av. João Durval Rua General João Pedra – Ponto Central

SÁBADO (19/10) ATRAÇÃO GALEGUINHO, ALAN EMANUEL E PAGODE DO SEGREDO ELIOMAR SANTOS JOSAS ALMEIDA

LOCAL

HORA

ENDEREÇO

Curral Music

16

Estrada FTC

18

Praça Duque de Caxias

21

Rua São Domingos Praça da Kalilândia

Quiosque Encontro dos Amigos Paradinha Pastelaria

URI BECHEN

Jarrão Drinks

20

GELIVAR SAMPAIO E SEU GRUPO

Bengos Bar

22

Estação Nova

ALAN OLIVEIRA

Saigon

21

Rua José Preira Mascarenhas – Próximo ao Cortiço

ISRAEL EXALTO

Espaço Ao Vento

21

Rua São Domingos

BANDA PERFIL

Cidade da Cultura

21

Conjunto João Paulo

LUCIANO ROCHA

Quiosque do Mazinho

21

Praça de Alimentação - Centro

Johnnie Club

22

Rua São Domingos

Centro Cultural Amélio Amorim

20

Av. Presidente Dutra

OS FILHOS DE JORGE E WILLIAN DE CASTRO “TÔ GRÁVIDA” (Comédia)

Itamar Vian Arcebispo Metropolitano

di.vianfs@ig.com.br

Luzes no Caminho

Os servidores da vida No dia 18 de outubro, dia do apóstolo São Lucas, definido pelas páginas da Bíblia como o médico Lucas, comemora-se o Dia do Médico. Personagem constante do show da vida, o médico é testemunha do milagre de cada novo ser que nasce. Com emoção e alegria, dor e esperança, em suas mãos, colocamos nossa vida e o sonho de poder viver mais. “APLICAREI os regimes para o bem do doente, segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei remédio mortal, nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva” (Hipócrates médico grego, considerado o pai da Medicina). DESDE então, todos os anos, em muitos lugares do mundo e em todas as universidades de Medicina, os recem-formados médicos repetem esse juramento: “Prometo solenemente dedicar a minha vida a serviço da humanidade... Terei respeito absoluto pela vida humana e jamais farei uso dos meus conhecimentos médicos contra as leis da humanidade” (Juramento do médico – Declaração de Genebra). O PROBLEMA da dor e da doença é um dos mais angustiantes para a existência humana. Causa sofrimento, limita as nossas capacidades, marginaliza e dá a sensação de inutilidade e medo da morte. No entanto, a doença, mais tarde ou mais cedo, em maior ou menor grau, bate à porta de quase todos. O sofrimento é o pão nosso de cada dia. Nestes momentos, além de fé e esperança, precisamos contar com o apoio e serviços de um grande profissional: o médico O MÉDICO tem como profissão ajudar pessoas, prevenir, curar ou abrandar suas enfermidades e aliviar a dor. Ficamos aliviados e mais seguros, quando encontramos nele esperança, força e acolhimento. Ser médico é mais do que um trabalho, é um sacerdócio, pois esse profissional da saúde cuida e trata da obra prima de Deus, que é o ser humano. O médico é o servidor da vida. NO DIA DO MÉDICO queremos agradecer ao nosso médico, o médico amigo, o médico da família, da empresa e de nossas organizações. Agradecer, a quem confiamos nossos segredos e que dele esperamos uma palavra de estímulo e de apoio. Que os médicos tenham Jesus como modelo e recompensa. Ele disse: “Eu vim para que todos tenham Vida e Vida em abundância”. (Jo 10,10)


8

Feira de Santana, sexta-feira 18 de outubro de 2013

Proposta tira 37km de Feira Glauco Wanderley Uma área de 37 quilômetros quadrados, que segundo o secretário de Gestão e Convênios, Arcênio Oliveira é equivalente ao tamanho do CIS (Centro Industrial do Subaé), será perdida por Feira de Santana se prevalecer a proposta de divisão territorial apresentada no dia 04 pela SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), órgão ligado à secretaria de Planejamento do estado. A extensão do município cairia de 1.338 (conforme estabelecido pelo IBGE) para 1.301 quilômetros quadrados. O cálculo, ainda preliminar, é feito pelo próprio Arcênio, escalado pelo governo municipal para contestar o trabalho dos técnicos da SEI. O prefeito José Ronaldo já declarou que não aceita a proposta, e que irá se posicionar na Justiça, “indo até o STF se preciso”. A demarcação dos territórios depende de votação pelos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa. Não há previsão sobre quando essa votação pode acontecer. Pensava-se que o estudo da SEI pretendia tão somente colocar um ponto final na disputa territorial de Feira de Santana com São Gonçalo dos Campos, acirrada depois que o Centro de Distribuição de O Boticário começou a ser construído em área que o governo municipal feirense diz ser do município, enquanto a prefeitura vizinha assegura que é terra sãogonçalense. O problema no entanto se agravou, porque de acordo com Arcênio, a proposta da SEI alterou limites que não estavam em questão, fazendo com que Feira perdesse terras para Antônio Cardoso, Anguera e Tanquinho, além de São Gonçalo. Para demonstrar isso, o secretário feirense lança mão dos mapas da prefeitura e do IBGE, utilizado para o Censo do ano 2000 e compara com o mapa da nova proposta da SEI. As diferenças são de fato grandes, como se pode constatar em detalhes nos trechos destacados ao lado. Segundo Arcênio nas visitas de campo, para decidir a que município pertencia uma comunidade, os técnicos

da SEI perguntavam aos moradores que escola frequentavam, quem fazia a coleta de lixo, de qual prefeitura os moradores tinham assistência. Conforme as respostas eram incluídos em um ou outro município.

SÃO GONÇALO O conflito já antigo com São Gonçalo dos Campos é especialmente complexo. Uma lei de 1954 estabeleceu marcos cuja localização hoje é duvidosa. É o caso do Bebedouro do Sabino e do Pau de Légua. Prefeitura e SEI divergem sobre onde estão situados estes dois pontos. Entram ainda na conta os moradores do loteamento Alameda das Árvores, que reivindicam ser considerados como feirenses, pois reclamam que não são assistidos pela prefeitura de São Gonçalo. Arcênio discorda. Para ele, a área do loteamento já está dentro do que Feira reconhece como território do município vizinho. Mas a SEI propõe passar essa parte para Feira. O problema com O Boticário é mais grave. No entendimento do governo de Feira a região nunca foi objeto de dúvida. A instalação da empresa em terras feirenses teria sido simplesmente um erro, pois o município vizinho começaria somente cerca de um quilômetro mais à frente. Para “puxar” a empresa para São Gonçalo, os técnicos da SEI teriam inventado um traçado sem relação com a Geografia ou a História. “Até os vereadores de São Gonçalo que acompanharam a visita ao local disseram que nunca estiveram lá pedindo voto, fazendo campanha”, argumenta Arcênio. Com as mudanças propostas pela SEI, a fazenda Saco do Limão passaria a pertencer a São Gonçalo. “Estão alterando até a História de Feira, porque essa é a fazenda onde nasceu Lucas da Feira”, ironiza. Se, em última instância Feira de Santana vencer a disputa judicial que se anuncia (e que deve levar muitos anos), O Boticário deixaria de ficar em São Gonçalo. A não ser que refizesse toda a construção, recuando para um terreno que ficasse dentro do município onde efetivamente escolheu se estabelecer. A Tribuna Feirense

fez contato telefônico e encaminhou por escrito questionamentos à SEI sobre o assunto, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição.

Quando apresentou a proposta no início do mês, a SEI divulgou declaração do Superintendente, Geraldo Reis, que assegurou ter a equipe

Os mapas da esquerda são da prefeitura de Feira, que dividiu o território em cores diversas. As partes brancas são sempre dos municípios vizinhos.

técnica trabalhado “de forma meticulosa, isenta e, sobretudo, visando o interesse público, apesar da complexidade, em função das dimensões

técnicas, econômicas e políticas que perpassam os principais conflitos. Estamos tranqüilos e convictos de nossa proposição”.

Os mapas da direita mostram a proposta da SEI, onde Feira de Santana é sempre o território na cor bege.

MAIS ANGUERA - No mapa da direita, com a proposta da SEI, a área branca avança rumo ao Norte sobre o território de Feira, alargando a área de Anguera

MAIS ANTÔNIO CARDOSO - No mapa da prefeitura de Feira, uma larga faixa separa os limites com Antônio Cardoso (ao Sul) e Anguera (ao Norte). No mapa da SEI, os três municípios quase se tocam numa tríplice fronteira

MAIS SÃO GONÇALO - A linha reta na parte mais baixa do mapa da prefeitura de Feira desaparece na proposta da SEI, que cria uma série de reentrâncias ao Norte

TANQUINHO - A cunha de Feira em Tanquinho, no lado Leste, se reduz significativamente. No mapa da prefeitura de Feira, ultrapassa um pouco o limite da BR 324. No mapa da SEI, fica longe da estrada, representada pelo traço vermelho mais grosso. Do lado Oeste, ao contrário, o mapa da SEI elimina as linhas retas do traçado, aparentemente redistribuindo território entre Feira e Tanquinho, sem que seja possível definir a olho nu quem ganha ou perde.


9

Feira de Santana, sexta-feira 18 de outubro de 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA CNPJ: 14.043.574/0001-51 RELAÇÃO DE CONTRATOS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2013

Contrato N°

275/2013/15C

252/2013/15C

247/2013/09C

270/2013/26C

271/2013/26C

270/2013/26C

270/2013/26C

Contratante

Objeto

Contratada

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PERFURAÇÃO E LIMPEZA DE POÇOS TUBULARES.

CONSTRUTORA ALMEIDA PESSOA LTDA - ME

AQUISIÇÃO DE GRAMA ESMERALDA EM PLACAS PARA REVITALIZAÇÃO DE DIVERSAS PRAÇAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, COM FORNECIMENTO CONFORME REQUISIÇÕES E NECESSIDADES DO DEPTº. DE MANUTENÇÃO EM ÁREAS VERDES, PELO PRAZO DE 12 (DOZE) MESES

GF TEIXEIRA AGROPECUÁRIA - ME

C O N T R ATA Ç Ã O D E E M P R E S A PA R A AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEL (ÓLEO DIESEL S10) E AGENTE REDUTOR LÍQUIDO AUTOMOTIVO PA R A AT E N D E R A O S V E Í C U L O S M I C R O SEDUC Ô N I B U S E S C O L A R D A S E C R E TA R I A M U N I C I PA L D E E D U C A Ç Ã O , P E L O PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES

AUTO POSTO GASAUTO LTDA

SESP

SESP

SMT

SMT

SMT

SMT

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA SEMÁFOROS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SMT (SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO) PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. LOTE I CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA SEMÁFOROS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SMT (SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO) PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. LOTE II CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA SEMÁFOROS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SMT (SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO) PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. LOTE III CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA SEMÁFOROS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SMT (SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO) PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. LOTE IV CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHE, TIPO B NO BAIRRO MUCHILA

257/2013/09C

SEDUC

258/2013/09C

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHE, TIPO B NO BAIRRO SANTO SEDUC ANTONIO DOS PRAZERES.

FAROL SINALIZAÇÃO VIÁRIA LTDA

JD DE ALMEIDA SINALIZAÇÃO - ME

27/09/2013 R$ 68.310,00

16/09/2013 R$ 97.500,00

Licitação 118/2013

Licitação 141/2013

09/09/2013 R$ 157.500,00

Licitação 141/2013

FAROL SINALIZAÇÃO VIÁRIA LTDA

Licitação 141/2013

20/09/2013 R$ 102.000,00

20/09/2013 R$ 44.165,00 256/2013/13C

FAROL SINALIZAÇÃO VIÁRIA LTDA

SOLCON CONSTRUÇÕES LT D A – M E

CLAP CONSTRUTORA LTDA - ME

272/2013/09C

GUSAFER INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS LTDA - ME

273/2013/09C

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR DESTINADO A CRECHE ESCOLA EDUARDO MIRANDA, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL SEDUC DE ENSINO. LOTE II

AMOEDO SAPUCAIA COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA - ME

272/2013/09C

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR DESTINADO A CRECHE ESCOLA EDUARDO MIRANDA, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL SEDUC DE ENSINO. LOTE IV

GUSAFER INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS LTDA - ME

273/2013/09C

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR DESTINADO A CRECHE ESCOLA EDUARDO MIRANDA, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL SEDUC DE ENSINO. LOTE VII

AMOEDO SAPUCAIA COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA - ME

274/2013/09C

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR DESTINADO A CRECHE ESCOLA EDUARDO JB EMPRESARIAL EIRELI MIRANDA, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL - ME SEDUC DE ENSINO. LOTE VIII

273/2013/09C

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR DESTINADO A CRECHE ESCOLA EDUARDO MIRANDA, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL SEDUC DE ENSINO. LOTE IX

Licitação 141/2013

20/09/2013 R$ 5.720,00

Licitação 192/2013

11/09/2013 R$ 1.446.587,52

Licitação 193/2013

06/09/2013 R$ 1.418.508,51

Licitação 205/2013

261/2013/09C

AMOEDO SAPUCAIA COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA - ME

AMOEDO SAPUCAIA COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA - ME

27/09/2013 R$ 9.000,00

Licitação 221/2013

27/09/2013 R$ 10.192,00

250/2013/09C Licitação 221/2013

27/09/2013 R$ 7.720,00 248/2013/13C

Licitação 221/2013

Licitação 221/2013

Licitação 221/2013

27/09/2013 R$ 6.765,00

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHE/EDUCAÇÃO INFANTIL, PROGRAMA PRÓ-INFÂNCIA, PADRÃO B, SITUADA NA RUA IPAUMIRIM, BAIRRO SIM.

CLAP CONSTRUTORA LTDA-ME

SOLCON CONSTRUÇÕES LT D A – M E

CONSTRUTORA JAGUARA LTDA - ME

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA PARA CONSTRUÇÃO DE CONSTRUTORA LEBLON DOIS PONTILHÕES SOBRE O RIO SUBAÉ. LTDA LOCAL: RUA OLNEY SÃO PAULO E RUA SEDUR TRÊS IRMÃOS NO BAIRRO AVIÁRIO. CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE BUFFET COM FORNECIMENTO DE PRODUTOS PARA EVENTOS PROMOVIDOS SEDUC PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES

GELATERIA ITALIANA COMÉRCIO DE ALIMENTOS E EVENTOS LTDA-ME

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NO AGENCIAMENTO DE VIAGEM PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO REFERENTE A PASSAGENS BELLE MUNDI AGÊNCIA AÉREAS E TERRESTRES, TRASLADOS DE VIAGENS E TURISMO E HOSPEDAGEM, PARA ATENDER AS LTDA - ME NECESSIDADES E SOLICITAÇÕES DA SEDUC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, PELO PERÍODO DE 02 (DOIS) ANOS.

SEDUR

AQUISIÇÃO DE 02 (DOIS) CAMINHÕES NORAUTO CAMINHÕES CAÇAMBA TRUK BASCULANTE DE 6M³, LTDA ZERO QUILÔMETRO

263/2013/14C

AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO PARA CASA DO TRABALHADOR, CONFORME LIMP AKY DISTRIBUIDORA CONVÊNIO TEM/SPPE/CODEFAT Nº LTDA EPP SETTDEC 778827/2013. LOTE II

263/2013/14C

AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO PARA CASA DO TRABALHADOR, CONFORME LIMP AKY DISTRIBUIDORA CONVÊNIO TEM/SPPE/CODEFAT Nº LTDA EPP SETTDEC 778827/2013. LOTE III

27/09/2013 R$ 2.478,00

27/09/2013 R$ 16.354,00

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHE/EDUCAÇÃO INFANTIL, SEDUC PROGRAMA PRÓ-INFÂNCIA, PADRÃO B, SITUADA NA RUA 04, BAIRRO VIVEIROS.

209/2013/13C

27/09/2013 R$ 32.600,00

A PORTINHA R E S TA U R A N T E LT D A - M E

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE SEGURANÇA, PARA PRESTAR SERVIÇOS DE SEGURANÇA DESARMADA PARA A P & K V I G I L Â N C I A SMTT, ATRAVÉS DO SEU DEPARTAMENTO E SEGURANÇA DE TRANSPORTES, COMO SUPORTE PAT R I M O N I A L NA FISCALIZAÇÃO DOS MODAIS DE LT D A - M E SEDUR TRANSPORTES REGULARES E NÃO REGULARES DO MUNICÍPIO.

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA PARA DRENAGEM PLUVIAL DAS RUAS CALAMAR, SUMARÉ E INÁCIO SEDUR DE LOIOLA, NO BAIRRO CONCEIÇÃO.

280/2013/09C

PRISMA CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE GMC ENGENHARIA PARA CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÕES DE PONTILHÃO ENTRE AS RUAS DO E ALUGUEIS DE CRUZEIRO DO NORTE E CRUZEIRO DO SEDUR M Á Q U I N A S LT D A BRASIL NO BAIRRO SANTO ANTONIO DOS ME PRAZERES.

SEDUC

02/09/2013 R$ 525.350,00

Licitação 221/2013

SMT

AQUISIÇÃO DE QUENTINHAS COM REFRIGERANTES, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES.

249/2013/09C

277/2013/13C

Licitação 221/2013

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE ENGENHARIA E CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO OPERACIONAL, ANTE PROJETO E PROJETO EXECUTIVO DO SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS PARA READEQUAÇÃO VIÁRIA DOS CORREDORES DE TRANSPORTE PÚBLICO DAS AVENIDAS GETÚLIO VARGAS, JOÃO DURVAL, ALÉM DE VIAS COMPLEMENTARES A TODO O SISTEMA, EM FEIRA DE SANTANA/ BA, COM VISTAS À OPERAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTES COLETIVOS DE MASSA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE URBANA DE MÉDIAS SEPLAN CIDADES DO MINISTÉRIO DAS CIDADES – PAC II, EM SISTEMA BUS RAPID TRANSIT – BRT, CONTEMPLANDO LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS E CONSULTAS DE INTERFERÊNCIAS, ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE GEOMETRIA, TERRAPLENAGEM, PAVIMENTAÇÃO, DRENAGEM, OBRAS DE ARTES ESPECIAIS, PAISAGISMO E SINALIZAÇÃO, E ARQUITETURA, CÁLCULO ESTRUTURAL E INSTALAÇÕES PREDIAIS E AR CONDICIONADO DAS EDIFICAÇÕES QUE COMPÕEM O SISTEMA.

20/09/2013 R$ 8.800,00

215/2013/13C

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR DESTINADO A CRECHE ESCOLA EDUARDO MIRANDA, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL SEDUC DE ENSINO. LOTE I

273/2013/09C

Licitação 116/2013

Valor

276/2013/26C

NORRAU CONSTRUÇÕES TRANSPORTES E LOCAÇÕES LTDA-ME

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR DESTINADO A CRECHE ESCOLA EDUARDO MIRANDA, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL SEDUC DE ENSINO. LOTE X

Licitação 099/2013

Celebração/

253/2013/08C

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA PARA PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO EM DIVERSAS RUAS DO BAIRRO PARQUE IPÊ: RUA TUPIRAMA, SÉRGIO DE CARVALHO, GRÊMIO, ALAMEDA, TUTÓIA, ACLAMAÇÃO, SEDUR MACAÚBAS 1ª TRAVESSA TUPIRAMA, 2ª TRAVESSA TUPIRAMA, VERTENTE.

269/2013/13C

Origem

278/2013/14C

286/2013/27C

264/2013/13C

AQUISIÇÃO DE EXPOSITORES DE FRUTAS E VERDURAS PARA PORTA PALLETS COM 09 (NOVE) CESTAS, PARA FEIRAS LIVRES SETTDEC DA CIDADE

FIMGOL INDÚSTRIA DE MÓVEIS DE AÇO E GONDOLAS LTDA-EPP

PONTEVEDRA COMÉRCIO AQUISIÇÃO DE FARDAMENTO PARA DE ARTIGOS DE A GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE UTILIDADES DOMESTICAS SANTANA SEPREV EIRELE

SEMMAM

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE CÉSAR BARRETTO ENGENHARIA PARA RECUPERAÇÃO NO CONSTRUÇÕES LTDA-ME PARQUE DA CIDADE NO BAIRRO TOMBA

Licitação 225/2013

13/09/2013 R$ 1.602.925,48

Licitação 226/2013

24/09/2013 R$ 20.000,00

Licitação 256/2013

Licitação 258/2013

04/09/2013 R$ 48.696,69

23/09/2013 R$ 764.411,16

Licitação 266/2013

16/09/2013 R$ 1.638.890.76

Licitação 267/2013

23/09/2013 R$ 1.434.350,35

Licitação 270/2013

02/09/2013 R$ 1.078.451,30

Licitação 272/2013

20/09/2013 R$ 309.349,13

Licitação 274/2013

02/09/2013 R$ 151.500,00

Licitação 276/2013

25/09/2013 R$ 120.000,00

Licitação 279/2013

11/09/2013 R$ 395.000,00

Licitação 282/2013

16/09/2013 R$ 14.440,00

Licitação 282/2013

16/09/2013 R$ 3.375,06

Licitação 283/2013

23/09/2013 R$ 84.000,00

Licitação 286/2013

17/09/2013 R$ 105.999,62

Licitação 293/2013

19/09/2013 R$ 225.662,01


10

266/2013/25C

Feira de Santana, sexta-feira 18 de outubro de 2013

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES PARA FORNECIMENTO DE PASSAGENS RODOVIÁRIA E AEROPORTUÁRIA SEDESO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

BELLE MUNDI AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO LTDA-ME

Licitação 296/2013

20/09/2013 R$ 56.600,00

462/2013/10C

463/2013/10C

259/2013/09C

255/2013/05C

254/2013/22C

AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA AULAS DE MÚSICA REALIZADAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: JOÃO MARINHO SEDUC FALCÃO, ANA MARIA ALVES DOS SANTOS E ÁLVARO PEREIRA BOAVENTURA

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA PARA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, ATENDER AS NECESSIDADES DAS DIVERSAS FCMETC REPARTIÇÕES MUNICIPAIS. LOTE I

R. DA ROCHA CAMPOS - ME

CHIPNET COMPUTADORES LTDA

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA PARA SECRETARIA PATRICIA DANTAS ALVES DE ADMINISTRAÇÃO, ATENDER AS DE OLIVEIRA – ME NECESSIDADES DAS DIVERSAS FCMETC REPARTIÇÕES MUNICIPAIS. LOTE II

Licitação 309/2013

Licitação 309/2013

10/09/2013 R$ 30.608,00

16/09/2013 R$ 85.528,00

464/2013/10C

465/2013/10C

16/09/2013 R$ 47.800,00 480/2013/12C

CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA OU FÍSICA PARA LOCAÇÃO DE 01 (UM) VEÍCULO POPULAR, MOTOR 1.0, TIPO PASSEIO, ANO E MODELO 2013, QUATRO PORTAS, COMPLETO COM AR CONDICIONADO, DEVIDAMENTE FCMETC SEGURADO, COM MOTORISTA E SEM COMBUSTÍVEL PARA ATENDER A FCMETC, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES

J F CARNEIRO & CIA LTDA-ME

268/2013/25C

AQUISIÇÃO DE LANCHES, COFFE BREAKS E COQUETÉIS, DESTINADOS AS AÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FISCALIZAÇÃO SEMMAM AMBIENTAL.

C.F. DE ALMEIDA & CIA LTDA-ME

268/2013/25C

AQUISIÇÃO DE LANCHES, COFFE BREAKS E COQUETÉIS, DESTINADOS AS AÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FISCALIZAÇÃO SEMMAM AMBIENTAL.

C.F. DE ALMEIDA & CIA LTDA-ME

267/2013/22C

Licitação 298/2013

Licitação 312/2013

30/09/2013 R$ 18.396,00

Licitação 318/2013

24/09/2013 R$ 50.000,00

Licitação 318/2013

24/09/2013 R$ 50.000,00

473/2013/12C

475/2013/10C

457/2013/05C

RENOVAÇÃO DAS ASSINATURAS DOS BOLETINS MENSAIS DA EDITORA NDJ, NO SEADM PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES.

EDITORA NDJ LTDA

Inexigibilidade 569/2013/05I

02/09/2013 R$ 21.405,00 471/2013/10C

477/2013/12C

478/2013/12C

485/2013/12C

470/2013/05C

484/2013/14C

468/2013/07C

467/2013/07C 466/2013/07C

476/2013/12C

LOCAÇÃO DE IMÓVEL SITUADO A RUA ALTO DO PARAÍSO, Nº 68, BAIRRO FEIRA IX, PARA FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DO BAIRRO FERA IX, SEDESO C O O R D E N A D O P E L A S E C R E TA R I A MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. LOCAÇÃO DE IMÓVEL SITUADO À TV RIO BAHIA (1ª), KM 14, IPUAÇU, Nº 30 IPUAÇU, PARA FUNCIONAMENTO DO PAGER PROGRAMA ASSOCIADOS DE GERAÇÃO D E R E N D A PA R A FA M Í L I A S D O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA SER SEDESO UTILIZADO PELA FÁBRICA DE BISCOITOS DO DISTRITO DE IPUAÇU. LOCAÇÃO DE IMÓVEL SITUADO À RUA ANDARAÍ, Nº 18, JARDIM CRUZEIRO, PARA FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA SEDESO FEDERAL MINHA CASA MINHA VIDA, PELO PERÍODO DE 04 (MESES). ASSINATURAS DO BOLETIM DE RECURSOS HUMANOS PARA O DEPTº DE RECURSOS HUMANOS E BOLETIM D E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO M U N I C I PA L , PA R A A S E C R E TA R I A SEADM MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES,

ASSINATURA DE JORNAL ANUAL PARA SECOM SECRETARIAS DA PMFS. ASSINATURA ANUAL DE JORNAL PARA SECOM SECRETARIAS DA PMFS LOCAÇÃO DE IMÓVEL SITUADO À RUA LOPES, Nº 142, ALTO DO PAPAGAIO, PARA FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL SEDESO (PETI) ALTO DO PAPAGAIO, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES.

461/2013/08C

SEPLAN

460/2013/10C

MARIA ZÉLIA BRANDÃODE OLIVEIRA

SEFAZ

RECUPERAÇÃO DA SEDE BOLSA FAMÍLIA, RUA BARÃO DE COTEGIPE. SONDAGEM DE SIMPLES RECONHECIMENTO DO SUBSOLO. C O N T R ATA Ç Ã O D E I N S T I T U I Ç Ã O F I N A N C E I R A PA R A P R E S TA Ç Ã O E SERVIÇOS BANCÁRIOS DE PAGAMENTO DA FOLHA DE SALÁRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA.

C O N T R ATA Ç Ã O D E E M P R E S A PA R A AQUISIÇÃO DE PLACAS E TARJETAS PARA VEÍCULOS E MOTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, PELO SEADM PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. APRESENTAÇÃO COM SHOW MUSICAL DA ATRA ÇÃ O 1 0 0 PA RE A NA F E S TA DO SECEL VA Q UE I RO DE J A G UA RA .

Dispensa 600/2013/12D

Dispensa 598/2013/12D

02/09/2013 R$ 18.000,00

02/09/2013 R$ 3.360,00

483/2013/10C

482/2013/10C

481/2013/10C Dispensa 625/2013/12D

02/09/2013 R$ 2.520,00 472/2013/10C

GOVERNET EDITORA LTDA

ASSINATURA ANUAL DE JORNAL PARA C E D R O E D I T O R A SECOM SECRETARIAS DA PMFS. GRAFICA LTDA

SEDUR

479/2013/05C

JOÃO FERREIRA PINTO

LOCAÇÃO DE IMÓVEL SITUADO NA RUA O L Í M P I O V I TA L , N º 2 7 2 , C E N T R O , HORCADES DESTINADO AO FUNCIONAMENTO P A R T I C I P A Ç Õ E S PROVISÓRIO DO MAP - MERCADO DE E SETTDEC ARTE POPULAR, PELO PERÍODO DE 08 E M P R E E N D I M E N TO S (OITO) MESES. LT D A

459/2013/13C

458/2013/06C

GERSONITA PINDOBEIRA LIMA

Inexigibilidade 583/2013/05I

02/09/2013 R$ 13.360,00 469/2013/10C

Dispensa 113/PGM/13

02/09/2013 R$ 184.000,00

Inexigibilidade 040/PGM/2013

02/09/2013 R$ 11.880,00

Inexigibilidade 039/PGM/2013

02/09/2013 R$ 10.340,00

EMPRESA EDITORA A TARDE S/A

Inexigibilidade 038/PGM/13

02/09/2013 R$ 12.443,10

REGINALDO RIOS DE OLIVEIRA

Dispensa 599/2013/12D

02/09/2013 R$ 6.000,00

,J . A M O R I M & C I A LT D A

Dispensa 122/PGM/2013

02/09/2013 R$ 23.081,78

APOIO ENGENHARIA, FUNDAÇÕES E G E O T E C N I A LT D A

Dispensa 577/2013/08D

02/09/2013 R$ 4.000,00

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Dispensa 117/PGM/13

PARQUE PUBLICITÁRIO LTDA ME

06/09/2013 R$ 13.050.000,00

FEIRA PLACAS LTDA - ME

Dispensa 613/2013/05D

06/09/2013 R$ 5.350,00

ERIVANIA DE JESUS - ME

Inexigibilidade 582/2013/10D

11/09/2013 R$ 22.500,00

474/2013/12C

APRESENTAÇÃO COM SHOW MUSICAL DA ATRAÇÃO BANDA DELIRIU’S DO OLHAR NA FESTA DO VAQUEIRO NO POVOADO DE SECEL ALECRIM MIÚDO DISTRITO DE MATINHA.

MAURICIO DA SILVA FERREIRA

Inexigibilidade 585/2013/10D

12/09/2013 R$ 6.000,00

ANDRE GONCALVES

Inexigibilidade 588/2013/10D

12/09/2013 R$ 12.000,00

APRESENTAÇÃO COM SHOW MUSICAL DA ATRAÇÃO BANDA CAPIM MOLHADO NA FESTA DO VAQUEIRO NO POVOADO DE SECEL ALECRIM MIÚDO DISTRITO DE MATINHA.

APRESENTAÇÃO COM SHOW MUSICAL DA ATRAÇÃO MULEKA TRAVESSA NA FESTA G B DOS SANTOS DO VAQUEIRO NO POVOADO DE ALECRIM SECEL PRODUCOES LTDA - ME MIÚDO DISTRITO DE MATINHA. APRESENTAÇÃO COM SHOW MUSICAL DA ATRAÇÃO MARYZELIA E OS COISINHOS NO SECEL PROJETO NO CENTRO TEM CULTURA.

Inexigibilidade 587/2013/10D

12/09/2013 R$ 6.000,00

MARYZELIA SANTOS CONCEICAO - MEI

Inexigibilidade 586/2013/10D

12/09/2013 R$ 10.000,00

SINARADELIMA SOUZA

Inexigibilidade 619/2013/12I

13/09/2013 R$ 6.200,00

VIP’SEL SEGURANÇA MONITORADA LTDA

Dispensa 606/2013/12D

16/09/2013 R$ 5.500,00

ANDRE GONCALVES

Inexigibilidade 124/PGM/13

24/09/2013 R$ 17.500,00

APRESENTAÇÃO COM SHOW MUSICAL DA BANDA SUTACK FOGOSO NA FESTA DO SECEL VAQUEIRO DO DISTRITO DE JAGUARA.

MAURICIO DA SILVA FERREIRA

Inexigibilidade 595/2013/10D

25/09/2013 R$ 6.000,00

APRESENTAÇÃO COM SHOW MUSICAL DAS ATRAÇÕES DIVERSAS NOS EVENTOS F E S TA D O VA Q U E I R O N O P O V. D O ALECRIM MIUDO DISTRITO DE MATINHA E SECEL A FESTA DO VAQUEIRO DO DISTRITO DE JAGUARA.

ELITE PRDUCOES A RT I S T I C A S LT D A - ME

Inexigibilidade 622/2013/10I

25/09/2013 R$ 44.400,00

R E F E R E N T E A C O N T R ATA Ç Ã O DE ARTISTAS CULTURAIS NO EVENTO 6ª FEIRA DO LIVRO REALIZADO COM O SECEL A P O I O D O M U N I C Í P I O.

ELITEPRDUCOES A RT I S T I C A S LT D A - ME

Inexigibilidade 624/2013/10I

25/09/2013 R$ 22.700,00

ELITEPRDUCOES A RT I S T I C A S LT D A - ME

Inexigibilidade 623/2013/10I

25/09/2013 R$ 38.700,00

ELIEL FERREIRA DE JESUS

Inexigibilidade 594/2013/10D

25/09/2013 R$ 6.000,00

AD ELIC E C AR N EIR O C OSTA - M E

Inexigibilidade 596/2013/10D

27/09/2013 R$ 17.500,00

MARILENE MOREIRA PINTO

Dispensa 607/2013/12D

27/09/2013 R$ 3.390,00

CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA COM ESPECIALIDADE EM ASSESSORIA E CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO E CORREÇÃO DA PROVA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS MEMBROS DOS CONSELHOS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA-BA, COORDENADO SEDESO P E L A S E C R E TA R I A M U N I C I PA L D E D E S E N V O LV I M E N T O S O C I A L .

C O N T R ATA Ç Ã O D E E M P R E S A PA R A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA, SISTEMAS DE ALARMES MONITORADOS E CIRCUITOS FECHADOS DE TV, PELO PERÍODO DE 05(CINCO) MESES PARA ATENDER AO CENTRO DE REFERENCIA MARIA QUITÉRIA, SEDESO C O O R D E N A D O P E L A S E C R E TA R I A M U N I C I PA L D E D E S E N V O LV I M E N TO SOCIAL. CONTRATAÇÃO DE TRIO ELÉTRICO E MINI TRIO, PARA OS EVENTOS DO MUNICIPIO C O O R D E N A D O P E L A S E C R E TA R I A SECEL MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

APRESENTAÇÃO COM SHOW MUSICAL DAS ATRAÇÕES CONTIDAS EM ANEXO PARA OS EVENTOS DIVERSOS APOIADO SECEL PELO MUNICÍPIO REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO.

SECEL

APRESENTAÇÃO COM SHOW MUSICAL DA ATRAÇÃO FORROZAÇO NA FESTA DO VAQUEIRO NO DISTRITO DE JAGUARA.

CONTRATAÇÃO DO SHOW MUSICAL CONCERTO DAS JOVENS DIVAS FEIRENSE C O M A P R E S E N TA Ç Ã O N O T E AT R O CENTRO CULTURAL AMELIA AMORIM NO E V E N T O C O M E M O R AT I V O A O S 1 8 0 SECEL ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DO MUNICÍPIO. CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, OFICINA DE ARTESANATO PERÍODO DE 05 (CINCO) MESES, NA COMUNIDADE DO KM 07 DISTRITO DE IPUAÇU PELO PROGRAMA D E G E R A Ç Ã O D E R E N D A ( PA G E R ) , SEDESO C O O R D E N A D O P E L A S E C R E TA R I A M U N I C I PA L D E D E S E N V O LV I M E N TO SOCIAL.

DECRETO Nº 9.051, DE 17 DE OUTUBRO DE 2013. Institui Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais. O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, considerando o disposto no art. 236, da Lei Nº 9.527, de 10.12.1997, que institui o DIA DO SERVIDOR PÚBLICO, DECRETA: Art. 1º - Fica estabelecido o ponto facultativo, nas repartições públicas municipais, não sujeitas a regime de plantão, e que não prestem serviços essenciais à população, no dia 28 de outubro de 2013 (segundafeira). Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.Gabinete do Prefeito Municipal, 17 de outubro de 2013. JOSÉ RONALDO DE CARVALHO PREFEITO MUNICIPAL

MARIO COSTA BORGES CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIOR SECRETARIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO


Edicao 18 10 13