Page 1

www.tribunafeirense.com.br

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

ANO XIV - Nº 2.461

ATENDIMENTO (75)3225-7500

R$ 1

redacao@tribunafeirense.com.br

Ronaldo quer pavimentar 100% da cidade Prioridade do governo, a pavimentação, com asfalto ou paralelepípedo é acompanhada pessoalmente pelo gestor

Uma meta ambiciosa foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo em entrevista concedida à Tribuna Feirense. Ele pretende pavimentar, com asfalto ou paralelepípedo, 100% das ruas da cidade. Na entrevista, ele fala também de outros planos da administração, da difícil relação com o líder do governo, deputado Zé Neto, avisa que não é mesmo candidato este ano e analisa o pleito que se avizinha, com a disputa contra o PT pelo comando do estado.

6e7

Violência em 2013 foi imensa porém menor que em 2012 Embora tenha chegado à apavorante média de quase um assassinato por dia, o ano de 2013 ficou abaixo do anterior em criminalidade. Caíram tanto os homicídios quanto outros tipos de crime, de acordo com o balanço divulgado pela polícia. Base provisória inaugurada no George Américo em época de campanha (setembro de 2012) virou permanente. A presença da polícia no bairro, porém, inibiu os assassinatos. As bases da Rua Nova, Feira X e Queimadinha (agora o mais violento dos bairros) continuam na promessa.

Acesse nosso site: www.tribunafeirense.com.br

5


2

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

Economia

Realpolitk o cacete Em todos os países em que a democracia está mais desenvolvida os partidos se reúnem em torno de identidades ideológicas e apresentam propostas que se contrapõem. Fora do poder, mantêm seus quadros e se ocupam de fazer oposição. É assim na Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, França, entre outros. No Brasil, perder eleição é sinônimo de adesão ainda que as coligações suportem verdadeiras esquizofrenias, em nome da realpolitk ou, para usar outro eufemismo que serve apenas para legalizar o vale-tudo, a governabilidade. O termo alemão, criado por Ludwig Rochau, tenta definir a ação política baseada na prática em detrimento da ideologia, mas de forma pejorativa tem sido usado para justificar os limites indecentes do exercício do poder. Este realismo político, admitido por alguns filósofos, tem servido no Brasil como escudo para as alianças mais espúrias, ao redor de cargos e não de valores. Pelo menos, não valores partidários. Infelizmente esta prática acaba por lesar não só as instituições, mas a relação da política com a sociedade, que se torna amorfa, indefinida, tênue, envolta em penumbra ética e ideológica que acaba por desmerecer a política como uma atividade humana nobre, e esgarçar sua relação com o cidadão, que se torna um descrente e indiferente ao destino de seu país, estado ou município. A excessiva base

governista federal é exemplo disto. Partidos os mais diversos foram incapazes de resistir ao aliciamento ilegal que resultou em condenações de vários políticos no episódio do mensalão, ainda que as alianças fossem as mais aberrantes, e o PT apresentasse no passado forte traço ideológico. Aqui na Bahia não foi diferente. Depois da longa, opressiva e exploradora ocupação do estado pelo carlismo houve a esperança que o Partido dos Trabalhadores (PT) criado em longos anos de sistemática oposição e com inflamados discursos e acusações contra o líder baiano, comandasse o estado com novas lideranças e perfis alternativos. Ledo, ivo e gigantesco engano. Ao assumir o poder o partido estadual, a exemplo do federal, preferiu construir uma base ampla, incorporando, simbolicamente, os maiores nomes do partido ao qual fazia oposição, incluindo dois ex-governadores (Otto e César Borges) entre tantos outros que passaram a ocupar cargos no governo. Em nome, claro, da realpolitk. Estas alianças esdrúxulas têm consequências terríveis para o imaginário político e a sociedade. Primeiro, porque ao acenar com as benesses do poder a políticos que não suportam distanciar-se dele, ele anula o papel regulador, fundamental, das forças opositoras. Segundo, porque duas correntes desta dimensão quando se incorporam não representam uma soma de forças, mas uma anulação

das características definidoras destas siglas partidárias, provocando um efeito de diluição ideológica que tanto é maior quanto mais importantes e numerosos forem os líderes incorporados. Foi assim que o PT tornou-se um partido disforme, sem margens, sem espectro definido, como um ectoplasma, ainda que alguns velhos militantes distorçam a realidade, tentando manter um discurso de valores morais que foram completamente aniquilados. O terceiro e último malefício desta composição - não programática, mas de pessoas - desta indefinição de programas partidários, é o desestímulo à formação de novas lideranças e a alienação (e até anomia, segundo Durkheim, se olharmos bem) do cidadão, que, assim deslegitima o papel do controle social do poder. O retrato definitivo disto se dá em torno da composição da atual chapa de candidato a governador na Bahia. Ao que parece, além de ex-carlistas em cargos da administração, de ministros do governo federal, teremos o já vicegovernador ex-carlista Otto Alencar como candidato ao Senado. E fala-se em dar a vice a outra, ou outro, excarlista. Como dizia Cazuza: ideologia, eu quero uma pra viver. A Bahia, agora, e por boa parte de seu futuro, viverá um período em que a política se tornou uma arte menor. Nos custará caro. Não será por falta de aviso.

Os juros subiram, os preços dos alimentos estão mais caros, a gasolina está sob preço artificial, apesar dos riscos para a Petrobrás, a bolsa de valores teve desempenho ruim, a venda de carros e as do Natal caíram, a inflação está acima do centro da meta e o governo tem feito todas as maquiagens possíveis – a chamada contabilidade criativa -, para justificar o desastroso desempenho da economia do país. A sinalização deste ano é ruim e vai nos custar caro a incompetência. Economize, não compre o que não precisa, não faça dívidas. Será uma longa travessia.

Acorda Cidade

Parabéns a Dilton Coutinho e equipe pela longevidade com qualidade e aceitação.

Estarrecedor

A situação de barbárie nos presídios do Maranhão, última capitânia hereditária, feudo dos Sarney, que levou o estado à situação de pior IDH do país, é apenas a explosão dos longos anos de exploração sistemática, continuada e ilimitada. Os presos decapitados como numa guerra tribal nas selvas e a menina de seis anos morta em um ônibus incendiado é o epitáfio de um governante que encarna o pior do caciquismo político. O “homem incomum” - segundo Lula, que o salvou da cassação - recompensou o PT com o cargo de vice-governador do estado. Tornaramse cúmplices do Brasil Miserável.

Escândalo

Cada vez complicamse mais os governantes do PSDB de São Paulo com o cartel do metrô. Com isso, mesmo Haddad sendo um desastre monumental na prefeitura, o partido terá uma eleição complicada contra Padilha, ministro da Saúde e candidato petista ao governo.

Eleição

Decididamente as perspectivas políticas da Bahia, para governador, não são animadoras. É difícil Rui Costa ser melhor que Wagner, que já amarga a 18º posição como governador do país, em popularidade. Souto, cada vez mais afirmado como candidato do DEM, vem de mandatos desgastados e não deve oferecer nada de novo. Geddel, não consegue ganhar a simpatia popular e tem várias restrições administrativas que lhe conferem um ar sempre desconfiado dos baianos. Lídice não teve exatamente uma passagem entusiasmante na Prefeitura de Salvador. Gualberto vem de um bom mandato em Mata de São João, mas carece de liderança maior. Todos estes, exceto Rui, não tem o apoio do governo federal, fundamental nesta Bahia pobre, mal administrada e endividada. Melhor os baianos começarem a acender velas e bater tambor pra fechar o corpo.

Hospital Universitário da UEFS “Precisamos formar médicos maximamente eficientes e minimamente invasivos à integridade física, econômica e afetiva do paciente” Professor César Oliveira


3

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

Glauco Wanderley Grande clamor

“O grande clamor que a gente viu na campanha e continua ouvindo é a questão do transporte coletivo e a arrumação do centro da cidade”. O reconhecimento é do vice-prefeito Luciano Ribeiro, que deu a declaração ao repórter Paulo José, do Acorda Cidade. Na entrevista publicada na edição de hoje da Tribuna, o prefeito José Ronaldo deixa claro que considera as questões importantes sim, mas que fará tudo sem pressa.

Royalties

Vender a promessa de uma fortuna (duvidosa) em royalties do petróleo como salvação da pátria e depois já querer usufruir dela antes da hora é feio. Mas o governo Wagner precisa desesperadamente de dinheiro. Então, arriscou e perdeu, ao ver sua tentativa de antecipar R$ 2 bilhões de receita de 2018 naufragar na Assembleia Legislativa por 1 voto. Dizem que o governo volta à carga em março. Como a medida, ainda que aprovada tem tudo para ser considerada ilegal, contrária à Lei de Responsabilidade Fiscal, a oposição deve ir preparando as ações judiciais.

redacao@tribunafeirense.com.br

Vá na frente, que eu te alcanço Paulo Souto não quer Se Geddel for o candidato da oposição e vier a ganhar, não cede a vaga em 2018 para ACM Neto. Claro que esse lance influencia no jogo de xadrez da sucessão. O DEM vai mesmo arregaçar as mangas por ele, que em 2012 só no segundo turno fez a união da oposição contra Pelegrino, mas sem conseguir levar seu candidato Kertész, que se bandeou para o lado do PT?

Se o candidato for Paulo Souto, a oposição poderá ter em campo um homem sem vontade (coisa que sobra em Geddel). Pressão, até do DEM nacional, não faltará para que Souto concorra. Mas atenção para a declaração de seu amigo íntimo José Ronaldo nesta edição da Tribuna. “Ele me diz que não é candidato”.

Rui, não te conheço, Rui

Cada candidato tem o argumento que merece. Diante do fato de que Rui Costa é desconhecido até entre petistas, sacou-se logo uma resposta: - É bom porque não sendo conhecido não tem rejeição (D’après Jânio Rego).

Solidariedade para Rui

Depois do PSD, agora é o Solidariedade (SDD) quem organiza evento de apoio a Rui Costa como candidato governista em 2014. Vai ser dia 14, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, 9 da manhã. O convite vem em nome dos donos do partido na Bahia, Luiz Argolo, Marcos Medrado e Artur Maia

ASSIM FALOU Targino Machado, deputado

PT nacional

reclamando do fato de seus colegas apenas referendarem os projetos do Executivo (antes da rejeição do projeto dos royalties de Wagner)

na página do PT no Facebook, o partido não perdoa o pernambucano que desafia Dilma

“Se a Assembleia Legislativa da Bahia for “Eduardo Campos rifou não apenas sua fechada nenhuma falta fará ao povo, que credibilidade política, mas se mostrou, paga tão caro pelo seu funcionamento” antes de tudo, um tolo.” PSB nacional

“A parcela que hoje domina o PT “Inchou a máquina pública de “comparsas perdeu completamente seu espírito políticos”, aumentou o custeio da máquina republicano, abandonou seu norte sem elevar um milímetro a qualidade dos político e transformou-se numa seita serviços públicos, endividou o estado” fundamentalista que ataca qualquer um” João Gualberto, pré-candidato do PSDB ao governo

motivos para o governo Wagner pedir antecipação dos royalties

em resposta ao ataque petista


4

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

2013: mais um ano de compromisso com a verdade

Fizemos uma seleção mensal de capas das edições impressas entregues às bancas e assinantes toda semana. Pela exclusividade da informação, ou pela abordagem que o jornal deu a fatos já conhecidos, fica demonstrada a firmeza do propósito expresso no slogan do jornal. O nosso compromisso com a verdade é também um compromisso com o leitor, que confia na informação que transmitimos. Confira:

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

Em janeiro, a escolhida é a edição do dia 11, a segunda de 2013, que abordou a situação da Famfs, sucateada e praticamente inativa, depois de ajudar milhares de menores e famílias, por meio dos seus projetos sociais. Um ano depois, o problema não foi resolvido e tudo permanece como se via no primeiro mês de 2013.

O jornal revelou documento interno da secretaria de Saúde do estado, comprovando que o hoje arquivado processo de “publicização” do hospital Clériston Andrade previa que a unidade deixaria de ter funcionários públicos concursados, sendo todos os trabalhadores contratados por meio da Organização Social que viesse a assumir a administração.

SETEMBRO

O péssimo serviço prestado pelo poder Judiciário resume-se na constatação de que o número de processos pendentes na cidade equivale a quase metade da população.

O jornal, com outros parceiros locais, promoveu a vinda ao Brasil da dissidente cubana Yoani Sánchez. A presença da blogueira, durante anos impedida de deixar a ilha, colocou Feira de Santana no noticiário nacional. Milhares de pessoas se reuniram no auditório da faculdade Unef para ouvir o relato de como é a vida sob a ditadura dos irmãos Castro.

Dentro das manifestações de rua contra a precariedade dos serviços públicos, corrupção e transporte coletivo, uma multidão tomou a avenida Senhor dos Passos. Mas lideranças ligadas ao PT e outros grupos de esquerda esfriaram o movimento, ao tentar restringi-lo ao transporte para desgastar José Ronaldo. O governo decretou redução de 15centavos no preço da passagem e o assunto morreu.

OUTUBRO

O caótico entorno da praça Bernardino Bahia, tomada por camelôs, que reinam na Sales Barbosa (e que acabaram levando à fuga do INSS para o final da avenida Getúlio Vargas) levou à expulsão de comerciantes formais estabelecidos há muito no local. Várias lojas foram fechadas.

Revelamos detalhes do acordo firmado pelo ex-prefeito Tarcízio Pimenta e o então procurador Carlos Lucena com as empresas de ônibus. O jornal mostrou que o acordo perdoaria dívidas da Princesinha e 18 de setembro, além de conceder prorrogação do tempo da concessão, sem que precisassem enfrentar uma concorrência. Ao todo, a conta ficava em R$ 37 milhões para os cofres públicos.

Ainda sob a influência dos movimentos que reivindicaram mudanças na administração do país, a cidade assistiu a um inédito protesto de médicos na rua, pedindo investimentos públicos para melhorar o setor de Saúde.

NOVEMBRO

O jornal começou a destrinchar nesta edição o projeto do governo municipal, que por meio de uma atualização do valor venal dos imóveis, promoverá forte subida no IPTU em 2014. A arrecadação deverá ser R$ 15 milhões superior à obtida com esta mesma fonte no ano que se encerrou.

Um fato inusitado ocorrido na secretaria de Meio Ambiente foi o destaque do mês de abril. Uma obra que liquidou mais um pouco do que resta da lagoa do Prato Raso foi autorizada depois que um laudo técnico fornecido à prefeitura pelo próprio interessado determinou que o local não era parte integrante de lagoa nenhuma.

O jornal revelou uma comunicação do Sincol ao governo municipal, onde as empresas de ônibus ameaçam deixar o serviço, alegando que prejuízos acumulados ao longo de anos poderiam levá-las à insolvência, sem condições de prestar o atendimento ao público ou cumprir suas demais obrigações, com funcionários e impostos.

DEZEMBRO

O ano acabou com uma boa notícia que consagra o contínuo processo de desenvolvimento econômico de Feira de Santana. Pela primeira vez, a renda per capita do município superou a dos moradores da capital. Os números são de 2011, período mais recente disponível na base de dados do IBGE.


5

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

341 assassinatos. E ainda foi menos que em 2012

devem principalmente, ao aumento do número de delegados e investigadores em todas as delegacias da cidade. Com isso, foi possível adiantar investigações e dar maior celeridade nos

encaminhamento de inquéritos à Justiça. O aumento do número de inquéritos remetidos verificou-se em oito delegacias. A única exceção foi a Decarga (Delegacia de Repressão

ao Furto e Roubo de Cargas em Rodovias), porque houve queda de 49,2% nos procedimentos. “Ainda precisamos de mais reforços, muito mais, mas temos uma equipe comprometida, de qualidade”, conclui. A queda nos homicídios, mais expressiva, chegou a 33%. Porém o último mês do ano foi o pior de todos, com 36 mortes. Das vítimas de 2013, 22 eram mulheres (número pior que as 19 do ano anterior) e 26 menores de idade, bem menos do que os 41 de 2012. Apesar das mortes de adolescentes, aumentaram as apreensões na Delegacia para o Adolescente Infrator. “Infelizmente, temos notado que o jovem tem entrado cada vez mais cedo para o mundo do crime, com a falsa promessa do poder e do dinheiro, a falta de oportunidade e de educação, de acompanhamento familiar. São os excluídos sociais, que acabam se tornando um calo para a própria sociedade”, afirma Ricardo.

de cinquenta cilindradas, que não precisam de emplacamento, têm sido muito utilizadas nestes casos.

Em geral, a população se recusa a auxiliar o trabalho da polícia dando pistas. “As pessoas podem ligar tanto para a polícia Civil, no 197,

quanto para a Militar, no 191. Qualquer informação é bem-vinda e a pessoa não precisa se identificar”, apela o comandante.

Valma Silva Se fosse feita uma pesquisa entre a população feirense sobre a violência, certamente a maioria dos entrevistados responderia que não se sente segura. O medo paira por toda a cidade. A fama de cidade perigosa de Feira de Santana corre o Brasil. Porém, o ano de 2014 começa com boas expectativas, já que o índice de homicídios em 2013 foi menor do que em 2012, segundo aponta o balanço da Coordenadoria Regional da Polícia Civil. A corporação comemora os resultados, embora admita que há muito a ser feito. Segundo o coordenador Ricardo Brito, a meta para 2013 estabelecida pelas autoridades de segurança baianas era reduzir em 6% as ocorrências policiais nas cidades do interior do estado, em comparação

Com 19 mortes no ano o bairro da Queimadinha tomou do George Américo o “título” de mais violento da cidade

com 2012 (nos diversos tipos de crime). Feira de Santana, segunda maior cidade baiana, liderou o ranking desta redução, pois as ocorrências caíram 22%. Entre os destaques, o índice de recuperação de

veículos roubados, que aumentou mais de 60% em comparação com o ano anterior. Ao mesmo tempo diminuíram as queixas de roubos. Conforme Ricardo, os bons resultados se

Desafios da polícia para 2014 “Os números ainda são altos, porém, menores que em 2012. Isso significa que estamos indo no caminho certo. São muitos os desafios”, admite o delegado Ricardo Brito. Entre os desafios, ele considera como principais o de retirar armas de circulação, combater os crimes praticados por bandidos em motos, que se escondem sob os capacetes, e o tráfico de drogas, causador de mais de 80% dos homicídios, segundo ele. Para Brito, o ponto crucial é combater o tráfico. Em 2013 foram apreendidos quase 40 quilos de crack, mais de cem quilos de cocaína e mais de 300 toneladas de maconha. As apreensões foram em menor quantidade do que em 2012. “Chegar até os traficantes tem se tornado uma missão cada vez mais difícil. O sistema deles é complicado. Eles têm se escondido em pontos de muito difícil acesso, como as taboas da Queimadinha”, justifica o coordenador.

A Queimadinha é atualmente o bairro mais violento da cidade. A Polícia Militar chegou a “ocupar” o bairro duas vezes em 2013, em operações de combate ao tráfico de drogas. “Nosso objetivo é instalar uma Base Comunitária de Segurança na Queimadinha em 2014. Isso está em fase de planejamento”, revela o coronel Adelmário Xavier, comandante regional da PM. A experiência deu certo no bairro George Américo, que há pouco mais de um ano conta com o equipamento. Em 2013 foram registrados lá cinco homicídios. No ano anterior foram 14 segundo a PM. “O George liderava a relação de bairros violentos e hoje a comunidade vive com mais segurança, com a presença mais forte da PM”, afirma. Ainda de acordo com o coronel, de modo geral o policiamento ostensivo

foi reforçado nos bairros com maiores índices de violência. Acabar com a venda de armas no mercado negro é um dos maiores desafios das autoridades de segurança. Embora várias operações tenham sido realizadas em locais como a “Feira do Rolo”, elas continuam circulando. A Polícia Militar informa que em 2013 apreendeu 357 armas das mãos de bandidos, 10% a mais que no ano passado. Além disso, conduziu para a delegacia mais de 1200 pessoas, por diversas modalidades criminais, principalmente envolvimento com o tráfico. “O nosso serviço de inteligência tem auxiliado de forma determinante no trabalho das equipes nas ruas”, diz Adelmário Xavier. Outro fator que chama a atenção é o número de assassinatos cometidos por homens em motocicletas. É considerado um dos tipos de crime mais difíceis de serem elucidados, já que os autores se escondem com os capacetes. Motos

Números da criminalidade nos últimos dois anos Homicídios e latrocínios Assassinatos por motoqueiros Adolescentes mortos Adolescentes apreendidos Queixas de roubo de veículos Recuperação de veículos roubados Inquéritos

2012 431 129 41 595 1343 345 8659

2013 341 77 36 640 1200 557 10927

Bairros que tiveram 10 ou mais homicídios Bairro Queimadinha Rua Nova Mangabeira Santo Antônio dos Prazeres Tomba Centro Baraúnas Conceição Aviário Ponto Central

Homicídios

19 17 15 13 12 12 11 11 10 10


6

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

Candidatura descartada, Ronaldo q Glauco Wanderley

As sondagens rumo a uma candidatura ao governo do estado ficaram para trás. José Ronaldo ainda quer ser mais que prefeito de Feira, mas não será em 2014. Hoje ele está focado em fazer uma administração marcante e fortalecer ou pelo menos manter intocável seu prestígio de político imbatível localmente. Uma meta ambiciosa é pavimentar 100% da cidade, ainda que grande parte com paralelepípedos, ainda que aparentemente falte muito. Nesta entrevista, o político fala do que falta fazer na cidade, o que pensa do embate eleitoral pelo governo do estado e da difícil relação com Zé Neto, líder do governo Wagner. Quanto à reordenação do centro comercial, prioridade para muitos, ele demonstra não ter pressa, mas garante que a mudança será feita. O ano de 2013 acabou sendo melhor que a impressão inicial ao assumir em janeiro? Sim, com as dificuldades, principalmente falta de certidões da Previdência e tudo, quando a gente chega e encontra essas coisas para resolver é claro que a preocupação aumenta. Mas talvez a experiência e a equipe, ajudou muito a superar todas essas dificuldades e no mês de maio a gente começou a respirar mais um pouco e vislumbrar que tínhamos capacidade de fazer um trabalho de recuperação e agir na prática com obras e novos serviços. Isso dá força, estímulo, para que a gente continue na luta. Encontrar um município no início do ano sem certidão sem nada e posteriormente, com os esforços feitos especialmente na secretaria da Fazenda, Planejamento, Administração, Convênios e Gestão, que trabalharam muito nessa área, você ver uma autorização de empréstimo ser aprovada no Tesouro Nacional, nos deixa satisfeitos, porque mostra que estamos no caminho certo. Prefeito três vezes em Feira de Santana, o senhor bateu com a cabeça no teto ou tem motivação para um quarto mandato? Estamos ainda nos primeiros 25% do governo. Então a gente ficar vislumbrando essas coisas acho que é extremamente prematuro e até irresponsável. O que a gente tem é de cumprir com nosso dever de prefeito. Quem procura cumprir com suas obrigações administrativas, não pode ficar botando o pensamento político na frente. Mas fazem-se projetos. O senhor gostaria de ser senador ou governador,

mas o sonho está arquivado no momento? Não está arquivado. Para o momento sim. Em 2014 não vejo chance. Para 2014 está arquivado. Mas um político… Não posso deixar de pensar numa coisa dessa. Não tenho pensamento de voltar a ser deputado federal. Mas disputar uma eleição de senador, uma coisa desse tipo, passa pela minha cabeça. ACM e Wagner têm uma relação que a gente pode chamar até de parceria. Mas entre Zé Neto e Zé Ronaldo essa trégua nunca chega. Por quê? Em Salvador, o contato político-administrativo é feito diretamente entre prefeito e governador. Não tem deputado, não tem pessoas… Pode ter e deve ter, secretários. Da prefeitura e do estado [pausa]. Acho que respondi sua pergunta.

Disputar uma eleição de senador, uma coisa desse tipo, passa pela minha cabeça Por que Zé Ronaldo e Zé Neto não chegam a um entendimento? Olha, de minha parte não há desentendimento nenhum. Em Salvador não tem isso. No início da administração, ACM Neto passou a agir de forma administrativa, como eu também ajo, não há diferença nenhuma na maneira de Neto agir e na minha de agir, já que ele está aberto ao diálogo e eu também nunca fechei porta. Logo no início,

Nelson Pellegrino, que foi o candidato que perdeu para ACM Neto, começou com aquele ranço da campanha, depois viu que não era o caminho dele. Eu nunca mais vi opinião de Pellegrino na imprensa, não li mais nada. Ou seja, ele deve ter administrado e viu que estava cometendo um erro. Quando me encontro com o governador, não vejo nada de anormal nem problema nenhum. Eu sempre disse desde o início que Feira é grande. É maior que Zé Ronaldo, é maior que qualquer ser humano que milita na atividade política ou privada. Se Feira é tudo isso, tem de ser respeitada como ela é. Pra você ter êxito nas conquistas da cidade, não precisa de aval do deputado A, B ou C. O deputado A, B, C ou D faz sua parte política. Mas não podemos ter nada condicionado para Feira, ter obrigação de passar pela mão de um político A ou B. Vou lhe dar um exemplo prático, um exemplo bem prático, bem prático, mas bem prático mesmo. Eu era líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia [Ronaldo foi líder de Paulo Souto por quatro anos]. José Raimundo Pereira de Azevedo prefeito de Feira. Ele queria fazer uma grande obra, que era a abertura da Olímpio Vital. Era um volume de dinheiro muito grande para desapropriar todos aqueles imóveis e a obra em si, que era a avenida e o SAC, que foi feito tudo na mesma época. Naquela época Zé Raimundo tava conversando com Paulo Souto para fazer isso e em momento algum Zé Raimundo se reuniu com José Ronaldo, líder do governo, para poder isso ser liberado. Em momento algum. Pelo contrário, quando tomei conhecimento disso na imprensa, dei declarações

Reunião com o secretariado quarta-feira traçou metas para o segundo ano de governo

de que a obra era realmente muito importante para a cidade e que o governador deveria fazer, sem precisar passar pelo seu líder em Feira de Santana. Em momento algum aconteceram conversas de Zé Ronaldo com Zé Raimundo ou Paulo Souto. A conversa foi diretamente Zé Raimundo-Paulo Souto. E o governador atendeu sem nenhuma dificuldade. Somos uma grande cidade. Essas coisas não precisam estar acontecendo. Eu quando me encontro com o deputado, cumprimento, ele me cumprimenta, tenho participado de alguns eventos de coisas que são feitas entre o governo federal, o estadual, e o municipal. Ninguém nunca me me viu ter uma queixa, uma reclamação contra o governo federal. Porque nunca fiz. Fui prefeito oito anos e sempre disse que tive em Brasília um bom relacionamento. Sou de novo e tive no primeiro ano um ótimo relacionamento. O que a gente precisa é colocar os interesses da cidade acima dos políticopartidários. Essa relação limita as possibilidades de investimento do estado em Feira? Não sei. De minha parte parte não. Não levo isso em consideração. Não sei se o governador leva. Mas eu não levo. Rui Costa será um adversário mais fácil do que seriam Walter Pinheiro ou Sérgio Gabrielli para a oposição? Não existe adversário nem mais forte nem mais fácil. O que existe é um projeto de governo. As pesquisas estão mostrando que há um desgaste no governo [do estado].

Pesquisas que eu tenho, que eu vejo. Mostram que os nomes da oposição estão muito bem avaliados. É Paulo Souto, Geddel Vieira Lima e Lídice da Mata. Não sei se Paulo Souto é candidato ou não. Me diz que não. Geddel deseja e é um candidato em potencial. A senadora Lídice é candidata e tem até candidata ao Senado em sua chapa, que é a exministra Eliana Calmon, até com lançamento com a presença de outro candidato, o presidenciável Eduardo Campos, que é um grande candidato, um excepcional candidato. Acho que a eleição de governador desse ano é diferente. Se Paulo e Lídice são candidatos, são dois candidatos bons pela oposição. Se forem Geddel e Lídice são dois candidatos bons. Aí é tocar o barco, fazer um bom trabalho de marketing, inteligente, vivo, dinâmico, com boas mensagens e deixar o povo julgar.

Não sei se Paulo Souto é candidato ou não. Me diz que não As necessidades de Feira mudaram, depois do seu segundo mandato encerrado em 2008? As necessidades são próprias do mundo que a gente vive. O trânsito, que precisa de ações. Temos as mesmas ruas, com uma quantidade de veículos extremamente superior. Precisa fazer novas ações e vamos fazer dentro do BRT. A Saúde, comparada com outras cidades do

Norte e do Nordeste e até com algumas cidades do Sul, cresceu muito, tem um número excepcional de PSFs, unidades básicas de saúde, um bom número de policlínicas, até junho vamos entregar uma nova na Mangabeira, e nos próximos 15 dias estaremos iniciando a UPA da Queimadinha. Vai ser na rua Carlos Valadares vizinha ao Dom Pedro. Naquele local em que estava prevista antes [no governo Tarcízio a construção foi iniciada mas a obra paralisada porque uma pessoa entrou na Justiça alegando ser dona da área e não ter sido indenizada] vamos construir uma escola técnica municipal. No setor de Educação estamos construindo um número recorde de escolas. São modernas, bonitas. Dia 8 de fevereiro vamos inaugurar a primeira, em Humildes, vamos inaugurar dia 10 no Tomba e em 14 ou 15 de fevereiro no Alto do Papagaio. Até 5 de fevereiro vamos entregar nas escolas equipamentos novos, cadeiras, móveis, armários, bebedouros, ar condicionado, ventiladores, tabletes, computadores, uma série de equipamentos. Melhoramos o piso na cidade onde havia e fizemos novos onde não existia, em grande quantidade. Em 2013 fizemos mais de 500 mil metros quadrados, um número gigantesco. Em 2014 acho que vamos fazer uns 700 mil. É possível chegar a 100% de pavimentação em seu governo atual? É. É um sonho que tenho, um desejo que estou correndo atrás. Só não respondo agora com 100% fechado de certeza porque surgiram de 2009 pra cá os conjuntos do Minha Casa


7

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

quer fazer governo mais marcante Minha Vida. Se fossem as áreas de dezembro de 2008, quando saí, diria a você que chegaria nos 100%. Esse esforço para arrumar a casa e ter dinheiro para investir inclui aumento de imposto e aperto na fiscalização. O IPTU deve ser o impacto maior. Não corre um risco do senhor ficar impopular? Em 2001, quando tivemos a atitude de fazer a atualização da planta genérica da cidade me foi feita a mesma pergunta. Respondi que não temia e hoje respondo da mesma maneira. O que não podemos é ter um imóvel que custa R$ 5 milhões pagando IPTU como se estivesse valendo R$ 300 mil.

Se fossem as áreas de dezembro de 2008, quando saí, diria a você que chegaria nos 100% de pavimentação. Mas tenho muita esperança nisso Há uma crítica de muitos setores devido à falta de um Plano Diretor na cidade. Em que pé está a questão? Buscamos a parceria da universidade. Para que a sociedade entenda que não estamos bloqueando criação de Plano Diretor, buscamos uma instituição de respeito, que tem pessoas de várias siglas partidárias, de várias tendências partidárias, ideológicas, que a compõem. O que a gente quer é fazer o melhor para a comunidade, não queremos impor nada. Se fosse para impor poderia ter feito no passado isso, na Câmara. A gente quer fazer em perfeita sintonia com a comunidade. Isso foi fruto até de uma conversa minha recente com Carlos Brito [secretário de Planejamento e professor da Uefs] e pedi que conversasse

uma multa no sistema de transporte público. Nem uma sequer teve.

No grande drama que é o transporte coletivo, passou o momento de calamidade e a poeira assentou, mas não houve melhoria.

A prefeitura divulgou agora que aplicou 845. Mais de duas por dia. Isso mostra que o sistema não funciona. Não, não. Tá funcionando. Mas qualquer sistema de transporte você tem que fazer a marcação cerrada, homem a homem, como se diz no futebol. Se você for olhar nos programas de rádio, o número de reclamações que aconteciam em janeiro, fevereiro, março, abril, junho, diminuiu mais de 80%. Há uma mudança no sistema hoje. Há um trabalho feito por técnicos e pelo próprio secretário, in loco. De três meses para cá mudou o tipo de administração. O secretário trabalha na rua. É uma orientação nossa. Ele trabalha nos pontos de ônibus, nos ônibus, tudo isso. Essas multas, na sua maioria esmagadora, foi porque motorista parava no ponto, saía para bater papo e deixava o povo esperando. Isso ainda acontece, mas não na quantidade que havia. Isso tem diminuído muito, porque muitos motoristas têm recebido multas. Estão sendo catalogadas e encaminhadas para a secretaria da Fazenda para cobrança. Muitas ruas por onde ônibus passa e precisam de melhorias, grandes vias, como Pedra Ferrada, Olney São Paulo, Iguatemi, que eram as maiores vias, tinham zero de pavimentação. Pedra Ferrada a gente inaugura em fevereiro, Olney no final de fevereiro, no máximo. A Iguatemi inaugura até a primeira quinzena de março. Nesses locais concentram-se 50% das queixas. Boa parte pelo atraso nos ônibus, provocado por alguém que parou para bater papo ou pela péssima condição do piso da rua por onde o ônibus passava.

Houve melhoria. Se não tivesse ocorrido, com certeza continuariam as mesmas coisas do início do governo. A gente assumiu o governo após um que levou quatro anos sem aplicar

Ou pelo próprio ônibus. Ou a pequena quantidade deles. Não. Pequena quantidade não. Em fevereiro, da frota de 215 ônibus, 74 tinham

Ronaldo acompanha obras de pavimentação, obsessão de sua administração

com o nosso ilustre reitor Zé Carlos a respeito do assunto. A gente vai se aprofundar mais nesta questão nos próximos dias, porque a gente quer ver se a universidade pode ou se não pode. Porque se a universidade não tiver condições, a gente vai ter que buscar um novo caminho. Estamos tendo cuidado na liberação de projetos que dão entrada na prefeitura. Por exemplo de Minha Casa Minha Vida, desde o dia em que entrei: se a gente sentir que naquele local tem que ter um posto de saúde, só libera se a empresa fizer o posto de saúde. Se for escola, só libera com escola. Se for pavimentação, ou drenagem, só libera com isso. Não é imposição. É diálogo, fruto de entendimento entre empresas, Ministério das Cidades, Caixa e prefeitura de Feira. Além da Dahma [que construiu uma e está construindo outra avenida no SIM], há outras empresas que vão investir em melhorias onde vão se instalar? Ou ficou só nessa? Não ficou só na Dahma, que fez a Fernando Pinto, onde estamos agora providenciando projeto para iluminar. Na Sílvio Matos tem impedimentos com proprietários de áreas, a negociação está mais complicada, por isso que não fechou ainda. Estamos conversando com outras empresas, a exemplo da Alphaville, Assaí e outras. As entidades do comércio reclamam da condição do centro, que não mudou, tanto em relação a ambulantes quanto a estacionamento. O governo será mais ágil nisso em 2014?

Entendo, aceito as manifestações, mas não vamos fazer isso com pressa. Está sendo feito com estudos profundos. Primeiro fizemos um projeto, que agrada uma boa parte das pessoas, mas não agrada uma outra parte, menor. Se for necessário vamos fazer esse. Está pronto. Mas estamos buscando outra alternativa. É para a Sales Barbosa. Resolvendo a Sales Barbosa resolve o restante. Estamos elaborando um novo projeto, mais dinâmico, mais forte e que atingiria todo o centro. Depois da conclusão, vamos discutir, debater com as pessoas. Então isso demanda um pouco de tempo. O trânsito, com as atitudes de proibir fila dupla, estacionamento em locais indevidos, com apreensão de carros, isso tem desafogado um pouco e fluído com mais naturalidade, embora longe do que a gente deseja. Quanto à Zona Azul, que tentamos implantar, houve uma ação, não entendi porque, até de um órgão da imprensa local [de Carlos Augusto, do site Jornal Grande Bahia], que foi acatada pelo doutor juiz de direito, alegando que a empresa privada não poderia explorar o sistema porque deveria ser a prefeitura, que tem o poder de polícia. Mas em todos os locais que conheço é a empresa privada que explora. Só que ela não tem poder de polícia. Continuará sendo da prefeitura, que não abre mão. Mesmo porque não pode, a lei obriga que seja realmente do poder público. A empresa privada apenas administra os espaços. Quando há qualquer problema aí é chamada

a Superintendência de Trânsito, que exerce o poder de polícia. Como é no Rio, em São Paulo, em todas as cidades desses estados, inclusive já com jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Diante do impasse a prefeitura não cogita assumir o serviço? Não. A prefeitura assumir acho dificílimo e muito ruim. Não acho bom. A não ser que alguém me mostre em algum local do mundo que é feito pelo poder público e bem feito. Os que conheço e funcionam bem, são através da iniciativa privada. Tá na Justiça, houve agravos feitos pela prefeitura, estamos aguardando decisão. No trânsito, não aconteceu ainda nem a tal sincronização das sinaleiras. Quando começa? Isso tudo faz parte de um processo de estudos que estão sendo feitos, para a gente fazer e fazer com competência.

Resolvendo a Sales Barbosa resolve o restante

mais de 10 anos de uso. Hoje posso assegurar que você não conta nos dedos da mão. Então houve mudanças. Aquém do que a gente deseja. Estamos perseguindo isso incansavelmente. O senhor foi duas vezes este ano à Espanha. Que resultados podem ser alcançados? Nesse momento de crise que vive a Europa existem muitos empresários que continuam querendo investir e não estão investindo no seu país. Querem investir fora. Então fomos levar Feira de Santana na primeira viagem. Recebi semana passada email da Espanha, marcando a vinda de proprietários, diretores, dessas empresas que visitei. Alguns agora em janeiro, outros em fevereiro. Quando faz esse tipo de visita, você tem que ser persistente, um carrapato, no linguajar popular. A segunda viagem foi um congresso. Aí você vai ver coisas que estão acontecendo, projetos inovadores. Vi projetos na linha da energia, que vou tentar aplicar aqui no primeiro semestre em Feira de Santana; na área de resíduos sólidos, estamos correndo atrás, através de uma PPP (Parceria Público Privada) para implantar em Feira uma usina de beneficiamento de lixo. No Brasil isso não é comum, praticamente não existe, mas se você chegar na América do Norte, ou na Europa, só tem isso. O tratamento do lixo deve ser feito com seu aproveitamento. Lá se aproveita 70% do lixo, gera energia. Mesmo a segurança publica não sendo da alçada municipal, não lhe doi ver tanta morte? Não há nada que a prefeitura possa fazer nessa área? Doi muito. Por isso a vida inteira fiz pronunciamentos denunciando essa questão da violência. Não posso entender como uma cidade como Feira, que diz que diminuiu 20% de 2012 para 2013, ainda morreram mais de 300 pessoas. E em sua maioria jovens. Doi muito. Mas poder público municipal não tem capacidade nenhuma de interferir nisso e legalmente falando não pode interferir.


8

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

Ainda o Bahia de Feira

ORDACHSON GONÇALVES A novela envolvendo a mudança de nome da Associação Desportiva Bahia de Feira para Esporte Clube Feira de Santana ainda não chegou ao fim. A agremiação estreou no Campeonato Baiano 2014 na última quarta-feira (8), derrotando o Botafogo de Salvador por 1 a 0, no Estádio Jóia da Princesa, mas ainda com as cores e nome do quase extinto Tremendão. No final do ano passado, quando o time conquistou a Copa Governador do Estado, a expectativa da diretoria era de que no estadual já pudesse estrear o E.C. Feira de Santana. Entretanto esta possibilidade emperrou na morosidade da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Desde agosto de 2011 as normas referentes a mudanças de nomes e de sede dos clubes de futebol se tornaram mais rigorosas no Brasil. A resolução publicada na época pela CBF tinha em vista frear as freqüentes mudanças dos clubes, realizadas mais de uma vez, que segundo a entidade “abalam a credibilidade, afastam patrocinadores e causam graves inconvenientes ao esporte”. A partir das novas normas, os clubes interessados em mudar de nome e sede terão de justificar e comprovar os benefícios gerados com tais mudanças e pagar uma taxa de administração à CBF. A entidade também afirmou

que não aceitará qualquer pedido de mudança após a divulgação do Regulamento Geral de competições para o ano vigente e a tabela das competições que o clube interessado esteja participando. O presidente Tiago Souza diz que extracampo, tudo já vem sendo utilizado como Esporte Clube Feira de Santana. No site oficial, as notas enviadas a imprensa também não citam o time como Bahia de Feira, mesmo ainda sendo essa a nomenclatura utilizada na tabela oficial da Federação Bahiana de Futebol. O dirigente do time feirense afirma que vem recebendo o apoio da FBF no processo. E reitera que mudança, a partir de agora, depende exclusivamente do órgão máximo do futebol nacional. “Assim que a CBF concluir o trâmite, pagaremos a taxa que cabe neste processo e a mudança estará oficializada”. Não foi informada uma previsão ao clube, mas a expectativa é que ainda na primeira fase a agremiação possa utilizar nomes e cores do Feira de Santana. A diretoria do Bahia de Feira ingressou com o processo de mudança de nome em meados do ano passado, logo após o término do Campeonato Baiano. A decisão foi aliada a uma parceria firmada com o Esporte Clube Vitória, na qual, além de deixar de se chamar “Bahia” e ser tricolor, o clube passaria a ter como cores predominantes o vermelho e preto.

Crise de identidade: o Feira de Santana não consegue se livrar do nome do Bahia de Feira

André Pomponet

andrepomponet@hotmail.com

Economia em crônica

A intolerância em nome de Jesus Quarta-feira, 04 de dezembro, em Salvador. Nuvens diáfanas, levemente encardidas, cobrem o céu, apesar do sol luminoso e do calor. Um negro idoso, de cabelos inteiramente brancos, sobe num ônibus. Entre cânticos, distribui um panfleto religioso. Recusei-o, para não acumular papel inútil. Segue-se uma inevitável pregação no ônibus lotado, aos berros, interrompida por citações mecânicas da Bíblia, previamente decoradas. Não haveria nada de especial na peroração estéril, se não fosse pelos versículos escolhidos e pela data em que se comemora, com procissão e festa no mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, o dia de Santa Bárbara, ou Iansã, no sincretismo religioso. Condenava vigorosamente o culto às imagens, citando manjadas passagens bíblicas. Fazia alusões a deuses e demônios que povoavam as escrituras sagradas e, pelo visto, lhe incutiam mais ódio que temor. E afirmava, confusamente, que o homem esquece Deus para cultuar outros homens.

Esgotado o repertório pobre, partiu para ataques mais diretos: acusou o papa católico Francisco de incentivar o culto a demônios representados em imagens. E chicoteou os incréus, sobretudo os “doutores”. Finda a pregação irracional, sentou por alguns instantes e se pôs a cantar, incomodando os passageiros ao redor. Examinei-o por alguns instantes: pobre, velho, com pouca cultura e – provavelmente – muitas frustrações acumuladas ao longo da vida, tinha bem o perfil dos que são fanatizados pelas seitas que surgem em cada esquina, todos os dias. Imagino que doa parte de seus modestos rendimentos a algum pastor voraz. Tudo em nome de Jesus.

Intolerância crescente

As diatribes do infeliz no corredor do ônibus seriam suficientes para encrencá-lo com a Justiça. Afinal, intolerância religiosa é crime. Mas, não: desceu sem embaraços do veículo, certamente leve pela certeza de ter levado a Palavra de Deus para incréus como eu, visto que recusei o panfleto. Aquela cena me deixou vagamente

inquieto e confirma impressões que ouço com muita frequência: “Estaremos caminhando para o abismo de uma guerra religiosa?”. Durante séculos a Igreja Católica predominou como credo quase exclusivo no Brasil. Os negros escravos que vieram da África trazendo consigo suas crenças sofreram terrivelmente para preservar sua identidade religiosa. Apesar desse histórico de intolerância, o Brasil nunca foi seriamente ameaçado por um conflito religioso, como as sangrentas guerras que acontecem em outras partes do mundo. Nos últimos anos, porém, o cenário vem mudando. Seitas surgem todos os dias, tocadas por pastores frenéticos no discurso e insaciáveis na fúria arrecadadora. Movidos pela sede do enriquecimento rápido, insuflam seus fieis contra outras agremiações evangélicas e, sobretudo, torpedeiam católicos e adeptos das religiões de matriz africana.

Guerra?

Ninguém sabe no que isso pode resultar. Como não existem lideranças unificadas e a intolerância

viceja entre essas próprias seitas, visto que brigam pelo mesmo butim, talvez a coisa permaneça se manifestando em surtos eventuais entre os mais transtornados, como ocorreu naquele ônibus na manhã de 04 de dezembro. Mas que a intolerância vem crescendo, não restam dúvidas. Conheço pessoas que integram as mais variadas denominações religiosas. Quase todas elas buscam a paz e não a guerra. Procuram a religião como forma de elevação espiritual, não para, obsessivamente, mercadejar com um Deus imaginário uma riqueza fugaz. A essas cabe a missão sagrada de cultivar a paz e não estimular a intolerância e, quem sabe, conflitos mais sérios. Lá adiante, quando os brasileiros tiverem, de fato, acesso à escola e ao desenvolvimento cultural, acredito que essas inclinações beligerantes tendem a desaparecer. Como exaustivamente reiteramos, a educação é o antídoto mais adequado para uma infinidade de males. No caso em questão, resta saber se haverá tempo...

Fundado em 10.04.1999 www.tribunafeirense.com.br / redacao@tribunafeirense.com.br Fundadores: Valdomiro Silva - Batista Cruz - Denivaldo Santos - Gildarte Ramos

OS TEXTOS ASSINADOS NESTE JORNAL SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

Editor - Glauco Wanderley Diretor - César Oliveira Editoração eletrônica - Maria da Piedade dos Santos

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central CEP 44075-002 - Feira de Santana - PABX (75)3225.7500/3223.6180


9

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

Cultura e Lazer

Sandro Penelu

Mais dicas culturais em: www.infcultural.blogspot.com

sandropenelu@gmail.com

Sesc Feira promove domingos de lazer A unidade Sesc – Feira de Santana – está promovendo para os seus associados o projeto “Domingos de lazer”, com shows musicais dos mais variados ritmos, sendo dois a cada domingo,

valorizando sempre os artistas da terra. Também, estará acontecendo durante todo o verão os programas SESC Saúde no Verão e SESC Meio Ambiente no Verão, com exposições

monitoradas, mostra de Vídeos e Oficinas de Brinquedos Recicláveis ofertadas pelo SESC, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A programação vai até o dia 31 de janeiro.

Parque da Cidade fechado em janeiro O Parque da Cidade Frei José Monteiro está interditado para reformas, as quais só devem terminar no dia 2 de fevereiro. Serão feitas obras de recuperação

na parte elétrica, hidráulica e pintura da sede de administração, além da reforma dos banheiros nos quiosques, parques infantis, quadra poliesportiva e nos

alambrados do campo de futebol. A Prefeitura anuncia grandes surpresas para o público no dia da reabertura, 02 de fevereiro.

Escritora Solange Durães integra livro da Academia Feirense de Letras A poeta Solange Durães dá mais um importante passo na sua trajetória artístico-literária, com a participação na coletânea editada pela Academia Feirense de Letras e Artes. Solange integra o livro, junto com outros importantes acadêmicos da nossa cidade. Na foto, a poeta, que aniversariou no último dia 04, autografa a apresentação do livro, o qual terá lançamento agora no início de 2014.

ATRAÇÃO CELYNOBLAT ALAN OLIVEIRA

LOCAL

HORA

ENDEREÇO

Quiosque dos Amigos

18

Praça Duque de Caxias

Quiosque do Mazinho

21

Praça de Alimentação

URI BECHEN

Jarrão Drinks

20

Praça da Kalilândia

ASA FILHO

Cidade da Cultura

21

Conj. João Paulo

ELIOMAR SANTOS

Bar Esquina do Pimenta

20

Av. Maria Quitéria

GELIVAR SAMPAIO E GRUPO

Bengos Bar

22

Estação Nova

SÁBADO 11/01 ATRAÇÃO

LOCAL

HORA

ENDEREÇO

Quiosque dos Amigos

18

Saigon

21

TONI CAMPOS

Cidade da Cultura

21

Praça Duque de Caxias Rua José Pereira Mascarenhas Próximo ao Cortiço Conjunto João Paulo

JOSAS ALMEIDA

Paradinha Pastelaria

21

Rua São Domingos

GELIVAR SAMPAIO

Bengos Bar

21

Estação Nova

URI BECHEN

Jarrão Drinks

21

Praça da Kalilêndia

ISRAEL EXALTO

Espaço Ao Vento

21

Rua São Domingos

ELIOMAR SANTOS SANDRO PENELÚ

Arcebispo Metropolitano

di.vianfs@ig.com.br

Luzes no Caminho

Nosso calendário O termo calendário origina-se da palavra latina “calendarium”, designando o livro de contas que indica as calendas (primeiro dia de cada mês romano) em que se deviam pagar os juros. Hoje, com a palavra “calendário”, designamse os sistemas elaborados para medir, de modo racional, os dias, as semanas, os meses e os anos, de acordo com os principais fenômenos astronômicos, sobretudo os relacionados com a posição do Sol e da Lua.

A exposição é composta por imagens resultantes do projeto “Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologias”, reunindo 44 fotografias de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, com curadoria de Washington Queiroz. Além das fotografias, a exposição traz ainda reproduções de falas de vaqueiros, com textos que tratam

sobre o seu dia a dia, sua relação com o trabalho, com os animais, com o meio ambiente, além de reflexões sobre a vida, o amor e a morte, sempre em sua singular linguagem. As visitas podem ocorrer de terça à sexta, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. O Solar Ferrão fica na Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho, em Salvador.

Encontros de domingo movimentam Salvador Janeiro é mês de diversão no Espaço Xisto Bahia. Contação de histórias, teatro e exibição de curtas são algumas das atrações voltadas ao público infantil. As atividades fazem parte dos Encontros de Domingo, que ainda contam com piquenique e ateliê infantil, a preços populares. A apresentação teatral dos Encontros de Domingo fica por conta da Cabriola Cia. de Teatro, com o espetáculo, “Os Prequetés”. A peça conta a história de uma menina que não gosta de

SEXTA-FEIRA 10/01

Itamar Vian

Exposição mostra universo dos vaqueiros A Galeria do Solar Ferrão, em Salvador, recebe a exposição fotográfica “Imagens dos Vaqueiros da Bahia”, que fica aberta ao público de 17 de janeiro a março de 2014. Com seu gibão e chapéu de couro, alpercatas, alforjes, surrões e facão sempre amolado, o vaqueiro é uma figura emblemática do sertão baiano, do Nordeste e de outras regiões do país.

SHOWS AO VIVO

cumprir regras porque acredita que elas são inúteis, até ser levada pela sua imaginação ao País dos Prequetés,

um lugar onde as regras não existem. O espetáculo fica em cartaz nos fins de semana, durante todo o mês de janeiro.

Confira a programação:

O CALENDÁRIO é uma seqüência de ritos, que vão marcando a rotina do cidadão desde o momento em que ele acorda até ir dormir. Não há como fugir desta seqüência de ritos, de tal forma que acabamos todos nos tornando escravos do tempo e, sobretudo, do relógio. De qualquer forma, o calendário é fundamental para a vida do ser O ATUAL Calendário Gregoriano vem humano, e influi em todas as atividades, contando o tempo desde o nascimento de de modo especial na agricultura, na Cristo. É o resultado de uma reformulação definição de festas religiosas, feriados... de outro calendário antigo, o Calendário O MAIS importante para a vida é Juliano, criado por ordem de Júlio César ter consciência que o tempo passa e no ano 45 antes de Cristo. com ele nós passamos. O calendário marca o nosso tempo. Determina nossos OS ADVERSÁRIOS do atual calendário reclamam da falta de exatidão dias. Divide nosso ontem, nosso hoje de algumas datas importantes da história, e nosso amanhã. Localiza nossa vida e atividades no ano, no mês, na semana, entre elas o nascimento de Cristo. Para no dia. É nele que estabelecemos o alguns astrônomos, Jesus teria nascido começo e o fim de tudo o que fazemos. quatro anos antes data fixada pelo Por ele sabemos que o ontem e o calendário atual. A data do nascimento amanhã não estão em nossas mãos. de Cristo, portanto, fixada para 25 de Nossa responsabilidade está no hoje. Ali dezembro e 300 anos depois do seu está nosso compromisso de fazer o bem, nascimento, é um motivo para grandes hoje. discussões. O CALENDÁRIO Gregoriano está completando 432 anos. Foi adotado em 1582 e é o mais usado no mundo. É chamado de Gregoriano por ter sido organizado por ordem do papa Gregório 13. Não é perfeito, mas é respeitado como muito sério. Se não fosse assim não subsistiria por 432 anos.

“Os Prequetés” - Data: 11, 12, 18, 19 e 25 de janeiro, às 16h e 26 de janeiro às 11h. Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) Dia 26-01 - Encontros de Domingo: 9h - piquenique, com contação de histórias e ateliê infantil; 11h - sessão especial do espetáculo teatral ”Os Prequetés”, da Cabriola Cia. de Teatro (R$ 5,00 – crianças e adultos) 12h - intervalo nas atividades 14h – Exibição de curtas infantis

classificados@tribunafeirense.com.br

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central - Feira de Santana - (75)3225.7500/3223.6180


10

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

Sebrae abre inscrições para processo seletivo Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Sebrae Bahia. Os interessados em concorrer podem se inscrever para os cargos de Analista Técnico I e II (nível superior) e Assistente II (nível médio) até o dia 24 de janeiro pela internet. O edital está disponível no site da Fundação Cefet Bahia e os salários variam de R$ 1.437,34 a R$ 5.137,92, mais benefícios. Os aprovados na seleção vão atuar em áreas como Finanças, Contabilidade, Orçamento, Auditoria,

Pessoal, Atendimento e Orientação Empresarial, Agronegócios, Economia Criativa, Comércio e Serviços, Inovação e Tecnologia, Indústria, Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 60, para nível superior, e R$ 40 para nível médio. O candidato deverá preencher o formulário via internet e imprimir o boleto bancário para realizar o pagamento da taxa correspondente à opção do cargo, em qualquer banco

vinculado ao Sistema de Compensação Nacional. O processo seletivo será constituído de uma etapa, com a realização de prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os programas descritos no edital, composta por 52 questões objetivas e 01 questão dissertativa, aplicadas para todos os candidatos inscritos em todos os cargos. As provas serão aplicadas exclusivamente nos municípios de

Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Eunápolis, Barreiras e Jacobina, no dia 23 de fevereiro, no turno matutino, devendo o candidato optar pelo município de realização da prova no ato da inscrição. Qualquer alteração de data, local e/ou turno será especificada oportunamente. As provas terão duração de 3h30, com início previsto para as 9h, considerando o horário local.

Ônibus recebem mais de Novo tomógrafo duas notificações por dia O descumprimento de horário causa mais de uma multa por dia da prefeitura contra as empresas de ônibus, segundo a secretaria de Transportes e Trânsito, que divulgou balanço de 2013. De acordo com os números do governo, foram 549 notificações por descumprimento dos horários das viagens. 253 multas foram emitidas pelo não atendimento a determinações da secretaria (não foram especificadas quais). Outras 43 foram por

motivos como infrações no trânsito, uniforme dos funcionários, manutenção dos veículos, itinerário, sinalização dos veículos e até desacato aos agentes de fiscalização, totalizando 845 no ano, média superior a duas por dia. “As operações de fiscalização contemplaram a maioria dos bairros de Feira de Santana e continuaremos realizando. Estamos visando proporcionar aos feirenses um transporte público de mais qualidade e conforto”, explica o secretário da área, Ebenezer Tuy.

Doações de mercadorias serão isentas de ICMS As empresas baianas que fizerem doações de mercadorias a instituições filantrópicas - da área de educação ou assistência social - contam agora com o apoio do governo da Bahia, por meio da Secretaria da Fazenda do Estado (SefazBa), que passa a isentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente a esses produtos. Como as empresas pagam o imposto na hora da compra da mercadoria, após as doações elas vão receber um crédito com o mesmo valor pago. A medida passou a valer a partir da publicação do Decreto nº 14.812/13, que altera o regulamento do ICMS/BA. Para obter o benefício,

a empresa deverá celebrar termo de acordo anual com a Sefaz para definição da quantidade, valor e espécie de mercadorias a serem doadas. “Com essa iniciativa, buscamos incentivar o setor privado para contribuir com as atividades filantrópicas. Porém é preciso haver também esse controle para evitar fraudes”, explica o superintendente de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, José Luiz Souza. As empresas já podem entrar com o pedido de habilitação no posto do Serviço de Apoio ao Cidadão (SAC) mais próximo. Em cidade do interior, onde não houver unidade da Rede SAC, deve ser procurada a inspetoria fazendária.

chega ao HGCA

O governo do estado anunciou a chegada de um novo tomógrafo para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). No entanto o aparelho não está ainda em funcionamento, dependendo para isso de alguns “procedimentos administrativos”. A empresa Toshiba do Brasil está se mobilizando para a instalação e o treinamento dos profissionais. A expectativa é de que o aparelho agilize a alta hospitalar e os diagnósticos, diminuindo o tempo de permanência dos pacientes na unidade, que convive com a superlotação. “Esse tomógrafo tem muito mais potência do que o outro equipamento, com uma condição de funcionamento muito mais segura e resistente. O aparelho vai melhorar, e muito, o diagnóstico dos pacientes diminuindo o tempo de espera, viabilizando a redução

da ocupação de leitos”, afirmou o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia. O diretor do HGCA, José Carlos Pitangueira, destacou que Feira de Santana foi contemplada com o aparelho de tomografia através de um projeto do governo do estado, via Sesab, que objetiva a ampliação da qualidade do serviço de saúde ofertado nas unidades da Bahia. “Esse projeto consiste da adaptação da sala para instalação do equipamento e programação da montagem”, destacou. Ainda de acordo com Pitangueira, o único tomógrafo disponibilizado em toda região é o do próprio HGCA. “O hospital já disponibilizava de um equipamento, e agora foi contemplado com um de maior qualidade, com uma ampola de alta amperagem, que fará uma maior quantidade de exames”, pontuou.

classificados@tribunafeirense.com.br Rua Quintino Bocaiúva - 701 - Ponto Central Feira de Santana - (75)3225.7500/3223.6180

Adilson Simas adilson-simas@bol.com.br

FEIRA ONTEM

Em algum lugar do buraco No tempo das entrevistas geralmente gravadas e dos contatos com os ouvintes sempre pela linha interna, Edival Souza era o líder de audiência na Rádio Sociedade de Feira. Pela manhã comandava “A cidade em preto e branco” e no início da tarde, às 13 horas, voltava para seu comentário diário. Na segunda-feira, 9 de agosto de 1971, o “diabo louro” concentrou seu comentário na buraqueira que tomava conta da cidade, pedindo que a prefeitura e a Seseb, hoje Embasa, se pronunciassem sobre o

problema. Na sequência Edival enumerou os pontos considerados críticos e ao encerrar identificando os ouvintes que pediam providências, ressalvou irônico: - Um ouvinte não deu o endereço, pois já não tinha certeza se os buracos estavam na rua ou se a rua é que estava nos buracos...

Em algum lugar do buraco Fluminense superpartidário Nos primeiros dias de março de 1977, às vésperas da eleição para a escolha do novo Conselheiro Deliberativo do Fluminense, o sempre polêmico presidente João Macedo, que no tempo do amadorismo foi um dos grandes craques do tricolor, esteve em audiência na prefeitura, na época governada pelo MDB, em busca de apoio público para o clube que passava por mais uma crise. Na saída do encontro com o prefeito, além de citar os pleitos conseguidos, Macedo surpreendeu afirmando que não mais haveria disputa para a eleição do Conselho, antecipando uma chapa de consenso

com 30 indicações do MDB, 30 da Arena e mais 21 nomes escolhidos por ele mesmo. Na edição de sábado, 12, o jornal Feira Hoje condenou a divisão do “bolo”. Disse que “o Fluminense deveria continuar acima de jogadas políticas”, e abriu na coluna “Etc&Tal” a seguinte manchete: - Agora as decisões serão tomadas por emedebistas, arenistas e macedistas...

O Serviço de Rádio Patrulha do 1º BPM/ FS foi acionado na noite de sexta-feira, 11 de outubro de 1974 para prender o traficante Sizenandro Silva, que, “completamente narcotizado, fazia desordens no restaurante da Estação Rodoviária”, conforme noticiou o jornal Feira Hoje de terça-feira, 15. Detido com 100 gramas de maconha sem esboçar reação, foi entregue ao famoso trio ‘BBO’, formado pelos investigadores Bandeira, Borracha e Otávio. Na delegacia, na hora do interrogatório, quase

madrugada, o viciado conseguiu irritar mais o gago delegado de polícia Jurandyr Fernandes, pois ao se deparar com a autoridade que acabava de chegar, Sizenandro foi dizendo abrindo os braços: - Qual é! Tô muito doido doutor, tô voando numa boa...

Doido pra entrar em cana


11

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

CLASSIFICADOS VEÍCULOS CARROS Vende-se uma casa próximo ao conjunto Feira IV. contato: (75)88467793 Vende-se Corsa Classic 2008 Branco, com kit gás. Contato: (75) 3485-4930 VENDO palio adventure 2000, COR PRATA, 1.6 AGERTINO. CONTATO: 91459252 ou 81594076 Vendo um gol ano 2012 – Semi novo. 1º Dono (75) 92577072 Fiesta Sedan 2007, modelo 2008, completo Falar com Cláudia (8197-5414) ou Alaércio (8174-4339) Vende-se um Cross fox 2007, completo. Preto, novo, única dona. R$ 26.500,00 (75) 3221-3577/99726778 Strada Adventure, gabine estendida, ano 2009, completa. Contatos nos telefones 8852-1313 ou 9136-8599.

CENTRO = R$750,00 - 2/4 com suíte. CENTRO = R$650,00 – 2/4 com garagem CASEB = R$400,00+ (tx .cond.) 3/4 com garagem CASEB=R$ 1.400,00 incluso taxa de cond. Aptº Mobiliado. JOÃO PAULO/ANNY ELLEN = R$400,00(kitnete) MUCHILA = R$380,00 – 2/4 com garagem MUCHILA I=R$600,00 Cond;Canto do Sol e Canto da Lua MORADA DO BOSQUE= R$400,00 MORADA DO BOSQUE/COND. ELVIRA ARAUJO=R$450,00 PARQUE GETULIO VARGAS=R$600,00=2/4

R$300.000,00 CONJUNTO CENTENÁRIO = R$270.000,00 2/4 – 1 suíte CONJUNTO CENTENÁRIO = R$600.000,00 CONJUNTO MILTON GOMES = R$190.000,00 FEIRA VII=R$ 130.000,00=3/4 garagem para 3 carros. LOTEAMENTO MODRLO, COND. JADER AMARAL=R$ 300.000,00, ¾, garagem. SERRARIA BRASIL = R$230.000,00 PARQUE IPÉ=R$=150.000,00 PARQUE GETÚLIO VARGAS = R$350,000,00 GABRIELA = R$250.000,0 SIM-R$ 180.000,00

PARQUE IPÊ= R$550,00

Apartamentos á Venda

Casas

C O N D . B R E N A / BRASILIA=R$500.000,00

BRASÍLIA = R$2.500,00 - casa comercial

CONDOMINIO JADER AMARAL = R$160.000,00

Vende-se um Renoult Clio, completo. 08/09. Ótimo estado. Único dono.

CAPUCHINHOS= 700,00casa comercial ou residencial C O R O N E L J O S E PINTO=R$900,00-3/4 com 1 suíte

Tel: (75) 8103-0010/ 9105-3739 - Rodrigo

COND. JOSÉ FALCÃO=500,00+ Cond.-2/4, garagem

*VENDO palio adventure 2000, COR PRATA, 1.6 AGERTINO. COM KIT GÁS - CONTATO: 91459252 81594076.

CENTRO/VILA ELZI=450,00=2/4

VILA OLIMPIA I=180.000,003/4,sendo 1 suíte.

CAMPO DO GADO R$800,00 casa comercial

Pontos Comerciais á Venda

vendo celta braco 2004, 4 portas básico 8152-3439 - 3221-8239 NOVÍSSIMO FORD KA 2010/2011. 23.000 KM revisão gratuita,Flex. Preço-Entrada-4.000 +39 parcelas de 738,04.ligar para 91017537 ou 34824793 Vende-se Palio Fire, Flex. Com ar, vidro, trava, alarme e rodas de liga leve 2005/6. No valor de R$ 13.500,00. Cel: (75) 91465005/8251-6162 Cley VENDE-SE UM FOX PRETO BÁSICO MODELO 2008 VALOR A COMBINAR 75 3223-5550 - 91368070 - 8148-1551 Vende-se Strada, ano/modelo 1999. Valor R$ 11.500,00 Tel.: 8131-9509 - Av. Riachuelo nº 298 - Baraúnas *VENDO palio adventure 2000, COR PRATA, 1.6 AGERTINO. COM KIT GÁS CONTATO: 91459252

MOTOS Vendo uma CG Fan 125 2008 Preta R$ 3.800,00. Contato (75) 88390780/ (75) 8175-4667 Vende-se uma moto Bros Es 2011/12, laranja, Tel: (75) 41410730/ (75) 8822-5082 – Tárcio Porto

CONJ:LUIZ EDUARDO MAGALHÃES =R$ 600,00 MANGABEIRA=R$450,00/2/4 M O R A D A D O BOSQUE=R$650,00-2/4, garagem MARIA QUITÉRIA=R$800,00=2/4 sendo 1 suíte MORADA DO BOSQUE = R$380,00 – 2/4 sem garagem OLHOS D ÁGUA=R$600,00 alugar R$250.000,00 venda PARQUE IPÊ = R$650,00 – 1º andar, 2/4, suíte, garagem P A R Q U TAMADARI=R$350,00=1/4

E

PARQUE TAMADARI = R$500,00 – 1º andar, 2/4, suíte, sem garagem S I T I O N O V O / SOBRADINHO=1.200,00-4/4 sendo 2 suíte. Salas e Pontos Comerciais AV. SAMPAIO =3.500,00 AV. JOÃO DURVAL /BRASILIA = R$1.500,00 BARÃO DE COTEGIPE=R$ 1.500,00 BARÃO DE COTEGIPE=R$ 500,00 + cond.

VENDE-SE MOTO FALCON, COR PRETA COM 7000KM RODADOS. ÙNICO DONO R$10.500,00. (75)3225-6199/9110-2599

BR.116 NORTE=R$10.000,00=Área 20.000m²

Vende-se uma Bros 2010, de cor Preta, 21000 km rodado, no valor de R$6,500. Tel.: 8826-0461 / 8202-2926

CAMPO DO GADO = R$700,00

Vendo Shineray Jet 2012/2013 – 700 km, 3.850,00 / Contato (75) 8147-4903/9189-9630

BARROQUINHA=R$600,00

CENTRO=R$4.000,00(Ponto comercial) CENTRO= R$5.000,00(Casa comercial) CONCORDIA = R$1.000,00

Vendo CB 300 – Ano 2012 / 8.000 KM , 10.000,00 / Contato (75) 81474903/9189-9630

GETÚLIO VARGAS/SALA EDF. MURITIBA = R$500,00 + cond.

Vendo FAN 150 ESI – Ano 2012 / 7.000 KM , 5.750,00 / Contato (75) 8147-4903/9189-9630

FEIRA X=R$500,00(ponto comercial)

IMÓVEIS COIMBRA Creci. 1314 J IMÓVEIS A ALUGAR Apartamentos

FEIRA IV= R$400,00

KALILÂNDIA = R$550,00 MANGABEIRA=850,00(ponto comercial) MARIA QUITÉRIA = R$2.000,00 (casa comercial).

C O N D . S E N A D O R LIFE=1.200,00=2/4 + dependência .

MARIA QUITÉRIA = R$1.800,00 (casa comercial) PARQUE TAMADARI = R$800,00

COND.TENDA/FRAGA MAIA=700,00=2/4 incluso cond.

SENADOR QUINTINO=R$1.500,00

CAMPO DO CADO=R$350,00 + cond-kitnete

SÃO DOMINGOS=2.000,00 SOBRADINHO = R$1.000,00

CIDADE NOVA=800,00=3/4 sendo uma suíte

TOMBA = R$400,00 (Box 04)

CAMPO LIMPO=R$400,00-2/4,com garagem

Casas á Venda

TOMBA= R$ 500,00 (Box 01)

CAMPO LIMPO = R$500,00 – 2/4 com garagem

C O N J U N T O J O Ã O PA U L O II=R$250.000,00

C E N T R O / P R O X . FAT=R$500,00/550,00

CAMPO LIMPO =R$450.000,00 CONJUNTO CENTENÁRIO =

FEIRA IV, COND. PARQUE DAS ACÁCIAS= R$ 120.000,00 L O T. M O D E L O / C O N D . TURMALINA = R$270.000,00

Terrenos á Venda CAMPO LIMPO=R$ 450.000,00 SIM = 200.000,00 – Cond. Nature Ville SIM = 130.000,00 – Cond. Nature Ville C H A C A R A COSME-R$160.000,00

S Ã O

CHÁCARA/TERRA DURA - 12 TAREFAS = R$240.000,00 SOBRADINHO = R$80.000,00 – 30m² TEMOS CHACÁRAS e SÍTIO Á VENDA C O N S U LT E - N O S E V I S I T E TAMBÉM NOSSO SITE WWW. COIMBRAIMOVEIS.NET.BR

CASAS VENDA Vendo casa ¾ sendo 1 com lavabo, 2 salas, garagem p/2 veículos, quintal, 2 banheiros, toda no azulejo. R$ 200 mil – (75) 36251434 VENDO casa no feira IX, 4/4, dependência, cozinha, copa, 2 banheiros, 02 salas e garagem. CONTATO: 91459252 ou 81594076 Casa de 3/4 com Suíte Reformada no Bairro do SIM, dentro do Condomínio Terra Nova 1, com Infra-Estrutura Completa. Apenas R$ 180.000,00. Falar com Álen C. Cruz. CRECI 17813. (75)34891221 / 9168-9244 / 9860-0012 / 8305-1702 / 8832-2846. www. agiliteimoveis.com.br Vendo casa no Feira X, Rua L, caminho B 20, casa 1 3 quartos, 2 salas, cozinha, banheiro, garagem com portão eletrônico e quintal com área de serviço. Valor R$ 120 mil. Tratar com Adailza: 9972-9661 e 91588720 Casa de 3/4 com Suíte Reformada no Bairro do SIM, dentro do Condomínio Terra Nova 1, com Infra-Estrutura Completa. Apenas R$ 180.000,00. Falar com Álen C. Cruz. CRECI 17813. (75)34891221 / 9168-9244 / 9860-0012 / 8305-1702 / 8832-2846. www. agiliteimoveis.com.br Vende-se uma casa com um pavimento em cima, 03 quartos, 02 banheiros, sala, cozinha, área de serviço, sem garagem. Rua Visconde de Mauá, 206, Caseb. 2ª rua após a Justiça do Trabalho. (75) 3223-3632 / (75) 8104-3190 / (75) 9111-9929 /(75) 8818-0239 Vende-se imóvel residencial na rua Papa João XXIII, em frente ao condomínio Santo Expedito. Área 10X30. Excelente para clínica ou prédio residencial. Contatos 3221.1555 ou 9139.4077. BOM JESUS DOS POBRESCASA 4 QUARTOS DUAS

SUÍTES,ESCRITURADA, GARAGEM PARA DOIS CARROS, NASCENTE, AO LADO DO POSTO DE SAÚDE. TEL (71) 8201-5846 PROPRIETÁRIO. VENDO CASA NO FEIRA VII (LOTEAMENTO ELZA AZEVEDO) 2/4, SALA, COZINHA, BANHEIRO, QUINTAL E GARAGEM 75 81619529/8108-5352/9160-8082/91947611 Vende-se 2 casas, 3/4 , 2 salas, 1 banheiro, cozinha e área de serviço. Com 2 pontos comercias . Conj. Maria Amélia, nº 142 - Tel: (75) 8175-4829/ 9126-5241 VENDO EXCELENTE CASA 4/4 , 3 SALAS, LAVABO, GABINTE, GARAGEM PARA 6 CARROS, DEPENDENCIA COMPLETA E SALÃO DE FESTAS. BAIRRO SIM - 75 91358451 VENDO CASA FINAL DA FRAGA MAIA 2/4, BANHEIRO, TODA NA LAJE, GARAGEM PARA 3 CARROS, TERRENO 10X30. VALOR: R$ 140.000,00 8207-6296 / 8816-4067 Vendo um prédio no C. Limpo à 100m da passarela da C. Nova. 4 quartos sendo 3 c/ Suítes. 3 salas. 1 sala de computador c/ biblioteca. Garagem. Varanda. Auditório p/ 50 pessoas. Cerca eletrica. Porteiro eletronico. Completamente reformada. Financio pela Caixa. Tels: (75) 9192-4898/8111-3684 Vende-se uma casa Rua Quintino Bocaiuva 75 9155-9912 / 8868-7866 Ve n d e - s e c a s a 2 / 4 , S a l a , Cozinha, Banheiro, Quintal 1ª Travessa Guaratatuba – Tomba Tel.: (75) 3486-4737 / 8238-3037 / 8811-7037 – Dona Raimunda

ALUGUEL Casa: Alugo 01 quarto individual em apartamento de estudante, para moça que estude ou trabalhe, com vaga de garagem, TV, cozinha completa, próximo ao Shopping Boulevard, segurança e conforto. Contato: (75)9997-0997. Casa nova para alugar no Condomínio Viva Mais Avenida. 2 quartos, cozinha, banheiro, sala e área aberta. Contato: (75) 91417086 A L U G O C A S A – 2/4,SALA,COZINHA,BANHEIRO E VARANDA RUA SÃO DOMINGOS, 9 5 1 - PA R Q U E G E T U L I O VARGAS( PRÓXIMO AO SALÃO SANTOS). FONE: 8269 – 3469 - 9272-2835 RUA M, CAMINHO E26, CASA 11 – FEIRA X- CONTATO: 75-9955-4674 / 75-9122-9493 Casa 2/4 ,sala,cozinha,banheiro e área de serviço Rua Araujo Pinho, 264 , próximo a av. Senhor dos passos Fone: 3486-6474 9132-5315 ALUGA-SE 01 CASA, COM 03 QUARTOS (SENDO 02 SUÍTES), 02 SALAS, COZINHA, BANHEIRO SOCIAL, ÁREA DE SERVIÇO, VARANDA, GARAGEM, SISTEMA DE ARLAME E FORRADA. RUA M, CAMINHO E26, CASA 11 – FEIRA X CONTATO: 75.9955.4674 / 75.9122.9493 Aluga-se casa em Bom Jesus dos Pobres, em frente ao mar. Ligar para 71-9386-4301 ALUGO /VENDO CASA NO LOTEAMENTO RECREIO DE CABUÇU -100M2 - ¾ - AMPLA – C/ SUÍTE GARAGEM P/4 CARROS - TEL. 71 - 8800-4213 E/OU 71 9328-1307 Casa:Alugo um apartamento no condominio Parque Viver Estilos. Conceição II Contato: 81475678/8874-3074. OPORTUNIDADE! - ALUGO CASA PARA PERÍODO DE SÃO JOÃO EM SR. DO BONFIM. TO TA L M E N T E M O B I L I A D A . 3/4, SUITE, 5 CAMAS, TV, GELADEIRA, FOGÃO, ETC. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO. INFORMAÇÕES: MARIA 74 9148-8544 Casa para dividir – Trabalhador/ Estudante, Prox. A Rodoviária – Garagem e segurança / Contato (75) 8173-2904 Alugo uma casa no Bairro João Paulo, Cond. Quintas do Sol Ville II, com 2/4, murada, contra-pisa externo, portão lateral e blindex banheiro. (75) 3622-8630/91300733

DA

Alugam-se quartos para homens no centro da cidade, fone: 34819211. Aluga-se uma casa no condomínio Viva Mais Avenida, Ligar (75) 91417086 ALUGO CASAS, APARTAMENTOS, KITNETS E GALPÕES 75 81032945.

versato senador 6 andar, 3 quartos, preço 10,000,00 abaixo do valor de tabela Aluga-se Apartamento no Santana Tower I - 4° andar. Avenida Fraga Maia R$ 650,00 Te l s 7 5 - 3 6 1 4 - 2 7 7 5 / 8 2 4 0 6440/9142-3433 - Fabiana

Alugo casa em Cabuçu em Pedras Altas 75 3486-4737 / 8238-3037 / 88117037 – Dona Raimunda

Vende-se Aptº com armários embutidos, decorado e quitado. Cond. Parque Lagoa Grande. Próximo ao Boulevard. Tel. (75) 8844-9569

Aluga-se casa com 2/4, no valor de R$ 640,00 Cond. Alegria I, Prox. a Faculdade FTC - Tel: (71) 91870876/8306-2001/8646-3319

Vendo um aptº no Condomínio Lagoa Grande – Quadra B – Bloco 26, aptº 03 3/4 , sala , 2 banheiros. Contato (75) 3221-6290/ 9131-6213

ALUGO CASAS, APARTAMENTOS, KITNETS E GALPÕES 75 81032945

VENDE-SE: APARTAMENTO COM TRÊS QUARTOS –6º ANDAR NO CONDOMÍNIO VERSATTO SENADOR – CENTRO – FEIRA DE SANTANA. OPORTUNIDADE ÚNICA R$ 10.000,00 ABAIXO DA TABELA. TELEFONES: (75) 36143657 / (75) 8176-5005

CHÁCARA Ve n d e - s e u m a c h á c a r a , 0 6 tarefas, casa, garagem para 2 carros, galpões. Localização: Santa Quitéria. Tel: (75) 3221-6221 / 99977160 – Antônio Costa Chácara á venda em Conceição do Jacuípe. APAIXONANTE COM 2 CASAS, CAMPO DE FUTEBOL, PISCINA, QUISQUE, CHURRASQUEIRA, POMAR, TODA PLANA 8.000M2 A 700M DA PRAÇA DA CIDADE. TEL:(71)91911100/ 87853606

TERRENO Vendo terreno 30x27 metros, na rua Auriflama, sem número, Papagaio. Com água, luz na frente, próximo ao condomínio da Tenda. Falar com Joanan: (75) 9100-2500 ou 8315-9105. Vende-se 35 tarefas na terra , com 170 MT de frente toda plana localizado na BR 116 Sul em frente ao posto Somar. Tel: (75) 81143476 - (75) 9944-5411 Vende-se fazenda com 100 tarefas toda plana sede com 5 quartos,2 casas de caseiro toda cercada ,localizada em Oliveira dos Campinhos, á 10 km da BR 324. Tel: (75) 8114-3476 - (75) 9944-5411 Vendo Terreno 1.800 M² Próximo à praça da Matriz – Centro – Feira de Santana (75) 8322.2138 Vendo 30 Tarefas de Terras, de frente para pista na BR116 (RioBahia) A 20k de Feira de Santana (75) 8322.2138 VENDO UM TERRENO NO BAIRRO DA QUEIMADINHA. COM 3.300 METROS QUADRADOS PRÓXIMO A GARAGEM DA GONTIJO ÓTIMO PONTO PARA GALPÃO. LIGAR (75) 9968-0661 VENDE-SE TERRENO 10X, MURADO RUA JAIBA, 155 - JARDIM ACÁCIA. TEL: 36164269/8220-7311 *VENDO TERRENO PAMPALONA, 10x25M, PROX AO OPÇÃO FAST CLUBE. CONTATO: 3471-0534, 8132-0168 Vende-se um terreno Bairro conceição II, Rua Catucaia lote 16, tamanho 10x25. Prox. A Tv. Heitor Vilas Boas, loteamento José Martins Campelo. No valor de 30 mil. Tel: (75)9138-2501 Vendo terreno 900 m², condomínio Jóia da Praia, Conde, Bahia. R$ 12.000,0. Falar com Humberto 9199-0075 Vende-se um terreno no CIS e uma chácara. Tel: (75) 9171-3052 / 8105-1697 Aluga-se Terreno 352 m² AV Noide Cerqueira pra comércio, asfalto na porta.Contactar 7591017537 ou olgareginasouza@gmail.com 4 tarefas em São José 1 terreno no Cis em construção 75 8105-1697 / 9970-0677 / 9171-3052 VENDO ÁREA DE 1 OU 2 TAREFAS NO MAGALHÃES, PRÓXIMO AO ÁGUAS CLARAS. 75 3616-4269 / 8220-7311 VENDO ÁREA DE 1 OU 2 TAREFAS NO MAGALHÃES, PRÓXIMO AO ÁGUAS CLARAS.75 3616-4269 / 8220-7311

APARTAMENTOS VENDA Vendo apartamento condomínio

Vende-se um aptº com 3/4, cozinha americana, 2 banheiros. Localizado no Cond. Parque Lagoa Grande, Quad. “A”, Bloco 01, Aptº 001. Tel: (75) 3221-9664 / 8808-1322 / 81736866 (Oi) Vende-se ap- 1º Andar, 2/4, nascente, vizinho a FTC Cond. Solar SIM ( valor: 110.000,00) 75 8813-0369 / 8217-7667 / 36163744.

ALUGUEL Alugo 01 quarto individual em apartamento de estudante, para moça que estude ou trabalhe, com vaga de garagem, TV, cozinha completa, próximo ao Shopping Boulevard, segurança e conforto. Contato: (75)9997-0997. Aluga-se apartamento no Mochila c/ armário e guarda-roupas embutido. Princesa do Sertão – Ala Norte. Tel: 8819.7676 / 9218.1729 Aluguel: Salas: ALUGO 21 SALAS NA AV. GETÚLIO VARGAS GALERIA AVENIDA CENTER PRÓXIMO A LUCIDATA Contato: (75)3602-3200/8833-0311 .Valor - R$ 700,00 cada. Prédio para alugar, atrás do Dom Pedro, Rua Carlos Valadares 767. Contato: 75-3221-1275/9127-8850 Alugam-se salas - 1º andar, frente para Av. Getulio Vargas (75) 99680661. Alugo sala - Edifício Metropolitan Center 5º Andar – 503ª – NASCENTE, com banheiro privativo , 27m² - (75) 8802-0728 tim / 32246487 Aluga-se um apartamento em frente ao shopping boulevard. Quatro e sala. Tel: (75) 3221-9664/8173-6866 Alugo Aptº , cond. Vila das Flores, 3/4 (75) 9218-1572/ 8204-2221 A L U G O A PA R TA M E N T O COND. SOLAR VILLE 02 TOS+GARAGEM+PISCINA+ÁREA DE LAZER (75) 9231-4729 / 81415836 Alugo Apt. Mobilhado. 2/4, 2 banheiros. Cond. Parque Lagoa Grande, Caseb. Prox. Ao Shopping Boulevard. Fone: (75) 9171-8559 alugam-se salas - 1º andar, frente para Av. getúlio Vargas 75 99680661 Alugo casas, apartamentos, kitnets e galpões. (75) 8103-2945 Alugo Apt, no condomínio Canto da Lua , 1º andar, bloco 05, apartamento mobiliado. Fone (75) 8812-4196 Luciano Alugo apartamento no condomínio Parque das Acácias – Matriz, Bloco M, sala, banheiro, 02 quartos, cozinha, área de serviço, dependência de empregada. Tel.: (75) 9110-8445 / 3022- 2478.

PONTO COMERCIAL ALUGO PONTO COMERCIAL RUA SÃO DOMINGOS, 951 - PARQUE GETULIO VARGAS( PRÓXIMO AO SALÃO SANTOS) FONE: 8269 – 3469 - 9272-2835 Aluga-se ponto comercial na Rua São Domingos. Aluguel R$ 400,00 MENSAL.

Tratar no nº (75) 8277-3030 / (75) 9139-7672 OU (75) 9951-0615.

GALPÃO Aluga-se galpão 17x30, com cozinha, banheiro e jardim, na avenida Primavera 370, bairro Sobradinho. Tratar com Diva ou Jailton, pelos telefones 8174-5666, 9110-0170 ou 3226-6147 Aluga-se 1 galpão com várias maquinas de costura industrial - Tel (75) 3224-1141/8133-0979 OPORTUNIDADE, Galpão 500 M², 6 divisórias, 1 casa, 1 escritório, área para caminhões. Rua: Cupertino Lacerda - Brasilia. A 2 km do centro comercial de Feira de Santana. Apenas R$ 2.500,00 . Tel: (75) 9191.6846 falar com Sérgio

MÓVEIS Vendo um balcão de madeira revestido de fórmica e uma vitrine de expositor vertical com vidro temperado. Fone: 8844-4265 (OI) 9196-6045 (TIM)

participação dos resultados; passagem aéria de 3 em 3 meses para o Brasil; alimentação; plano de saúde. Contrato de 1 ano e 6 meses. Número de Vaga: 84 ( para Eletricistas e Mecânicos). Experiência: Manutenção em máquinas de mineração. Os interessados devem enviar currículo para: Lílian Nobre - Psico Store (27)3205-2995 lilian@ psicostore.com.brwww.psicostore. com.br. Procuro um tosador (a), para trabalhar em Pet shop na área de Feira de Santana. TEL: 075- 8316-7517 Vagas de Trabalho Porteiro (recepcionista) e serviços gerais hotel / sexo masculino / currículo na rua Comandante Almiro, 742 Hotel Brasil VAGA DE EMPREGO - Precisamos de borracheiro de equipamento pesado para terraplanagem comparecer Rua Rio Vermelho, s/n Santa Monica II, canteiro de obras da torre da Embasa(ao lado do motel hollywood). Procurar Raimundo Nonato ou Elisabete.

INFORMÁTICA

OPORTUNIDADES

NUNO INFORMÁTICA Internet por apenas R$ 25,00 Mensais. Venda e manutenção de computadores cotato: (75) 82603171 / (75) 9118-6912

T R A B A L H E A PA R T I R D E CASA, ALGUMAS HORAS POR DIA. PRODUTOS NA ÁREA DE NUTRIÇÃO E CUIDADOS PESSOAIS. LUCRE de 500,00 à 1.500,00 CONTATO: 75 82893662/9124-4564/8883-9452/99721101

EMPREGO Vagas de Empregos Vaga para Coordenador de Almoxarifado. Perfil desejado: Missão:Coordenar as atividades inerentes à recepção, estocagem, manipulação e expedição de insumos para a produção. Habilidades:Demonstrar liderança, habilidade para negociar, dominar o sistema produtivo da empresa, revelar eficiência, manter-se atualizado, ter raciocínio lógico, capacidade de convencimento, demonstrar objetividade, sensatez e responsabilidade, demonstrar capacidade de inovação, ter flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, criatividade e desenvolver capacidade de observação. Perfil exigido:*Superior completo;*Informática básica;*Experiência na função ou similar. Os interessados deverão enviar currículo para rhjacuipe@ mknordeste.com.br A AGÊNCIA MARY HELP - Recruta Diarista e Empregada(o) Doméstica. Telefone: (75) 3226.8969 Escritório de contabilidade de médio porte está necessitando contratar profissionais com experiência comprovada para atuar no setor contábil, fiscal e no setor pessoal. Interessados favor enviar currículos para cpl.administrativo@bol.com.br. Telefone 3623-4975 Vagas de Emprego: Contratase : Portadores de deficiência física, para trabalhar em nossos escritórios e em obras no Estado da Bahia. Enviar email para : neio@ engecomengenharia.com.br (1) Vaga para estilista - Necessário ensino superior completo em moda ou áreas afins. Experiência em moda feminina adulto em malharia, tecido plano (tecidos finos) e alfaiataria. Fará pesquisa de mercado e tendências de moda global e brasileira colaborando com a definição dos temas das novas coleções, seleção e análise de matérias-prima e insumos que preencham as necessidades para o desenvolvimento das coleções. Fará elaboração de croquis de acordo com briefing definido no tema, acompanhamento de testes em tecidos e da produção de peças piloto. Salário e jornada de trabalho a negociar. Enviar currículo para e-mail: cia.29@hotmail.com Vaga de Emprego : A AGÊNCIA MARY HELP - Recruta Diarista e Empregada(o) Doméstica. Telefone: (75) 3226-8969 Técnicos em Mecânica e Elétrica para Vale - Unidade de Moçambique. Local de Trabalho: Moçambique - África. Salário: R$ 1.879,04 a 10.145,44 (salário variável de acordo com tempo de experiência e qualificações). Benefícios:14º , 15º,16º salário; moradia em república, com quarto individual;

DIVERSOS Janna Fabricia Assis Dias,comunica que perdeu seu diploma de enfermagem da UEFS. Quem encontrar entrar em contato pelo Tel. 3625-7183 Procuro moça para relacionamento sério. Quer saber meu nome? Ligue 9217-6959 Báu de ferro térmico para moto capacidade para duas caixas de cervejas Tel : 9873 – 3504. Jorge R$300,00 Aceito Facção, ampla capacidade, maquinário para produção de camisas, bermudas, fardamentos, etc. Tel: 8269.0727 / 8849.5020 / 9261.1413 Vende-se barraca tamanho família. Ligar para 3221-9664 ou 8808 1322 Dona Dedo de Moça - Deliciosa comida caseira, entrega em domicilio, com cada domingo duas opções diferentes. (75) 8130-2533 TROCO TAREFA NO MAGALHÃES, POR CASA NO VILA OLIMPIA. TEL: 36164269/8220-7311. As inscrições para o Curso Nós na Sala de Aula estão abertas. Divulguem em todas as escolas e professores. A inscrição é muito fácil e rápida de fazer. Estes cursos são gratuitos ( Linguagem /Matemática/Historia/Geografia/ Inglês/Artes/Educ. Física ). Vendo Barraca de Camping 2/4, sala e varanda. Valor: R$ 300,00 - Tel: (75) 3221-9664/8173-6866 Adailton Hadam,ex-funcionário, do bar e restaurante Beach Stop,está a procura de sua irmã Jeisa . Ela trabalhava no balcão de classificados do Jornal Tribuna Feirense,que era instalado no Shopping Boulevard. Ligar para (75) 8159-0989 Vendo televisão LG 21” Tela plana (semi-nova). Valor: 350,00 tel: 9113-279/8127-1149. Faço Fretes para Feira e região 75 - 8239-2918. Falar com Erisson. Advogados MBC: escritório especializado em causas T R A B A L H I S TA S , C Í V E I S (consumidor, família, contratos, etc.),COMERCIAIS (recuperação de créditos, etc.) e PREVIDENCIÁRIAS - Tel.: (75) 3614-7044 / (75) 9150-0330 / (75) 9158-6127. BELAS - Acessi www.gpelitebelas. com, as, mas belas modelos acompanhantes, de alta classe. Confira as novidades Técnico em informatica. Soluções e suporte técnico a domicílio (residencial e empresarial) Telefone 9270-4444 - Johnatan AzevedoSalão a domicilio: Escova progressiva, relaxamento, tratamento diversos. Tel.: (75) 8143-7939/9173-6899


12

Feira de Santana, sexta-feira 10 de janeiro de 2014

Edicao 10 01 14  

jornal Tribuna Feirense, Feira de Santana, Bahia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you