Issuu on Google+

, ! #

$ !#

% # #

$

!# ' -

#! % "# " ! #'! . ! " !! # !#) # ! " # # " "#!$+* " # # !

" !

$

!

!

$ $ "

#

"& # "& "& $ #)

%

% ! # " "

! ! ! "#* ! "" % ! ! % +- " " " !' $ * # (! +* $#$ ! / * 0 "" " $ ! # ! ! ! ! $#! # ! ! + $ "$"# % ! !$!#

+ !# ! $% $% # & ' $ $% $% % # #* $ % , & % % ,+ /% '$ ,+ !# $ $ # ! # # $ #' , $% % # % %' & #) % % $ ( ,+ $ % ! $ ' -% ! $$ % ' #$ $ # $

#

Sarau Cultural destaca talentos rio-verdenses

$!

)(!

!# !'

. % %' # ) $ #% $

#

0# # . & ! % ! "& ##. !/ % #) $ % & !# $ % # $ & $ ! % #- % ! # ! #% $ &$&)# $ "& &% ( # % $ $ # ! % % # $% $ $ #+ # % $ )

# $ $ $%

& "

Celular na sala de aula pode ser bem-vindo

% # ! % $ +* $ $ #$! #% # % ! !# "# " "" # ! $ $ + " #! " $ #$! " $ " #! % # !# " " " " # !

$ # $# " " " & #$ ! ! ! $" $ ! " "" " $ "# #$ +- " " # ! ! $ "# # # & ! # $ " "#$ " "# , ! " $ ! " % % $ +* & # !

#

" & "$ ! "$ # / " ! # ! ! (

$ !# * ! " . % " ( $ )" ! " " $ #! " "#+ ) ! !

&%

-

# !

! ' # #% " "#% 0 ( ! " ) #. ,+ % # ! )


02/#- 2+$5/# &0 5&0'34' 5# @ #2&+. .;2+%# +0 !'2&' 0+83

0.'2%+#/0'- ?/+02 '/0'-,5/+02 42+$5/#&035&0'34' %0. $2

+2'402 12'3+&'/4' '$#34+90 #2$03# &# +-6# +2'402 &.+/+342#4+60 534#60 #2$03# '2'/4' 0.'2%+#- ' &' 20,'403 /0'- ?/+02 &+402# )'2#- +/4'2+/# #$2+'-# 5+.#29'3 &+402 &' 24' 5#2'7 -'/%#2 ' 20,'40 28(+%0

534#60 "'$'2 )534#60 42+$5/#&035&0'34' %0. $2

#

entre Iris e Friboi. Mas, agora, ficou ainda mais claro que o PMDB está, sim, dividido entre os dois pré-candidatos. Ao contrário de seu pai, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela - que ainda tenta se manter no centro da disputa - Daniel é mais enfático e afirma que continuará apoiando Friboi.

E

m entrevista a um jornal da capital, o pré-candidato à presidência Aécio Neves disse que o estado de Goiás precisa de mais quatro anos de gestão comandada pelo atual governador, Marconi Perillo. E reafirmou a sua confiança na vitória, ao dizer que, vencendo em âmbito nacional, o PSDB fará parcerias com a sigla em Goiás para fomentar o desenvolvimento do estado.

O pré-candidato ao governo de Goiás Iris Rezende já sente o peso da mais nova decisão, de voltar a ser destaque na luta política das próximas eleições. No início da última semana, uma matéria publicada no portal Goiás 24 horas faz críticas a Iris, ao apontar um vídeo de quase quatro minutos em que o ex-prefeito fala sobre a sua esposa, Iris Araújo, como o seu braço direito no estilo “mutirão” de governar. Assim, em crítica, o Portal aponta: “É o próprio Iris quem inocentemente revela: o tão decantado e celebrado mutirão não passou de um artifício para contornar a suposta falta de dinheiro da Prefeitura para pagar os seus trabalhadores”.

Mas, para quem assiste ao vídeo, o exprefeito Iris Rezende está apenas destacando a importância do apoio que recebeu de sua esposa em tempos difíceis frente à prefeitura de Goiânia. E não se deve desmerecer a grandiosidade do mutirão adotado na gestão de Iris Rezende,

Números recordes

A

Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) apresentou na última semana o balanço de mais uma edição da Tecnoshow, importante feira de tecnologia rural. Os resultados foram acima da expectativa dos organizadores, tanto em número de visitantes como de comercialização. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos produtores neste início de ano, a Tecnoshow veio para reforçar a grandiosidade do agronegócio e a luta constante pelo aumento da produtividade e renda. Confira o balanço que segue logo mais. E parece que o dilema do estacionamento rotativo em Rio Verde está prestes a ter um fim. A Área Verde já deu errado uma vez, mas, agora, a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT) está confiante de que o novo modelo irá solucionar os problemas de estacionamento nas áreas de maior fluxo de veículos em Rio Verde. Para isso, a concorrência pública para a definição da empresa a operar o serviço na cidade acontecerá no próximo mês de maio. No esporte, teve fim no último dia 15 as fases Municipal e Intermunicipal dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. Muito além da simples competição, os jogos aproximam os jovens dos esportes e, quem sabe, até mesmo de suas futuras profissões. Grandes talentos de diversas modalidades deram um verdadeiro show durante as competições. Agora, os campeões seguem para a fase Regional/Polos, que acontece em Rio Verde, entre os dias 29 e 31 de maio. Já o Sarau Cultural de Música e Dança foi outro acontecimento que merece destaque. Promovido pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), o evento reuniu artistas da terra que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos à comunidade. O público lotou o auditório da Prefeitura e se deixou embalar pelas músicas e danças apresentadas durante o Sarau. Mais uma edição está prevista para acontecer no próximo mês e os organizadores buscam agora um novo espaço, capaz de abrigar o público. Boa leitura!

%# &

# $&

que o promoveu como exemplo de prefeito em nível nacional, com a construção de mil casas em um único dia.

Em março deste ano, em entrevista ao Tribuna do Sudoeste, o deputado estadual Daniel Vilela havia afirmado com todas as letras que não existia embate

Autoridades do agronegócio ampliaram as discussões sobre a suspensão da vacina contra a febre aftosa no rebanho goiano. O secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio Camilo de Lima, se reuniu com representantes da classe produtiva. De acordo com o secretário, caberá ao estado apoiar a decisão que for tomada pelos produtores. Para entidades representativas, Goiás precisa consolidar novas medidas e práticas para, só assim, estabelecer a retirada da obrigatoriedade da vacina.

A Secretaria da Aviação Civil (SAC) lançou na última terça, 15 de abril, o Plano de Operação para a Copa do Mundo. A ideia é traçar as diretrizes a serem seguidas pelo setor aeroportuário de todo o País durante

Mais um caso de poluição ambiental envolvendo a empresa BR Foods, em Rio Verde. Desta vez, o promotor de Justiça Lúcio Cândido de Oliveira Júnior instaurou um inquérito civil público para apurar possível dano ambiental. Foi constatado que a empresa aterrou grande quantidade de vísceras de animais sem o devido tratamento, sendo a prática considerada poluição ambiental.

& $%

+2%5-#:90 +0 !'2&' 1#2'%+&# &0 +0 0%' %2'?/# #%*0'+2# -4# #4#< +/'+203 0/4'6+&+5 5+2+/=10-+3 90 +.90 #/4# '-'/# &' 0+83 #2#/#+)5#2# #/40 /4>/+0 &# #22# ' -#/#-40 !'2&'

#* $ #

os jogos, visando garantir o bom funcionamento da infraestrutura no período de alta demanda.

A Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT) realiza entre os dias 14 e 30 de abril o recadastramento dos táxis da cidade. Para isso, os motoristas devem comparecem à sede da agência, no departamento de vistorias, em horário comercial. “A medida dará mais segurança aos profissionais que atuam no setor e melhor qualidade dos serviços oferecidos à população”, disse o presidente da AMT, Cabo Moraes.

Na madrugada do dia 15 último, uma forte chuva voltou a causar estragos em algumas ruas de Rio Verde, além do alagamento no Córrego Barrinha, que causou o desbarrancamento de um trecho. Motoristas que passaram pelo local relataram que a avenida estava intransitável. Inclusive, um condutor precisou abandonar o veículo – que foi coberto pela chuva – e ir em busca de ajuda. A Prefeitura informou que equipes de trabalho foram enviadas ao local para realizar as devidas providências. O trecho foi liberado ainda pela manhã de terça.

As maiores empresas recolhedoras de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Rio Verde foram homenageadas na última terçafeira, em evento realizado no hotel Blue Tree. Por aqui, o tema foi o agronegócio. Mais cidades serão homenageadas até o dia 26 de junho, destacando as potencialidades resultantes da mineração, logística, exportação e outros.

Abandono no campo Henrique Jambiski Pinto dos Santos

A

qui, em se plantando tudo dá. Atribuída a Pero Vaz de Caminha, a máxima de mais de 500 anos continua mais atual do que nunca também nos dias de hoje. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) divulgou em fevereiro de 2014 que a produção nacional de grãos deve ser a maior de todos os tempos (recorde, aliás, batido ano após ano no Brasil), ultrapassando a barreira de 190 milhões de toneladas produzidas em território nacional. Temos, assim, uma grande notícia para o País, que além de gerar renda e riquezas, reduz o déficit da balança comercial. Isso porque grande parte da produção é destinada à exportação e, assim, resulta em forte causa para ingresso de moeda estrangeira em nossa economia. Tudo muito bom, tudo muito bem. Se a produção é recorde, então o agronegócio vai bem como nunca, certo? Não necessariamente. Em razão de suas dimensões imensas, o Brasil é composto por vários climas, relevos, composições geológicas e potenciais pluviométricos diferentes, o que pode mudar este cenário, que antes era regido por algumas certezas. Assim, é muito mais comum do que se pensa que haja superprodução aqui - o que dá mídia, propaganda e anúncio aos quatro ventos - enquanto há quebra severa de safra ali. Aí é que está o problema.

No País das supersafras não há esforço algum do governo federal para socorrer o produtor que não colheu ou cuja colheita foi insuficiente para arcar com seus custos de produção, diferentemente do que acontece em alguns países desenvolvidos, em que os produtores têm total respaldo governamental para se reerguer e dar sequência às atividades. E qual o problema do produtor que não colheu, se no final das contas haverá produção recorde, não é mesmo? Não, não é mesmo. Ou pelo menos não deveria ser assim entendido. É o produtor rural o grande responsável pela geração da maior parte da riqueza circulante na maioria dos municípios brasileiros - sobretudo os de porte médio e pequeno - razão pela qual, quando o campo vai bem, a cidade vai bem. Já quando o campo vai mal... Enfim! Nem precisamos falar! Além disso, o sucesso da atividade rural fixa o homem no campo, além de outras vantagens como reduzir o êxodo rural, gerar riquezas e assegurar ao País a segurança alimentar, quiçá um dos mais importantes quesitos para a efetiva soberania da nação. Principalmente pelo fato de o Brasil ser uma das esperanças mundiais neste aspecto. O que de fato está acontecendo é que há dois Brasis rurais diferentes: um vai bem, obrigado, e apresentará nova safra recorde; outro, composto por produtores que tiveram suas produções assoladas por

intempéries (falta de chuvas sendo a mais comum) terão que lutar muito para não perder suas terras dadas em garantia das operações de crédito contraídas para plantar. O que o produtor precisa saber é que a Legislação de Crédito Rural lhe socorre em momentos agudos. Claro que é muito mais simples quando as quebras são generalizadas, como nas safras de 2006 e 2007, porque então o governo federal trabalha no sentido de editar normas gerais de prorrogação, bastando ao produtor que demonstre sua intenção de prorrogar para ter seus débitos rolados para as safras futuras, sem prejuízo ou sacrifício de suas garantias. O problema de safras como esta é justamente o oposto: como os olhos do governo estão virados para a alardeada supersafra, produtores de regiões atingidas por falta de chuvas como Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, entre outros, estão entregues à própria sorte e precisam se virar, sem ajuda do governo. Sem conseguir pagar seus débitos pelas quebras de safras ocorridas, os produtores estarão sujeitos, primeiro, à perda de crédito. Na sequência, ao arresto da pouca produção colhida ou execução para tomada da garantia hipotecária. Num nefasto efeito dominó, em breve estará promovida a absurda reforma agrária ao avesso, através da qual o produtor será arrancado de suas terras para satisfazer um crédito do banco que deveria estar prorrogado em razão das quebras de

produção sofridas. Não adianta, no País das supersafras, esperar que o governo faça sua tarefa e proteja a produção atingida pelas intempéries. Isso, por aqui, não vai acontecer. O socorro do produtor está em outro poder da República: o Legislativo. O Brasil possui uma das mais avançadas legislações de crédito rural do mundo e assegura ao produtor em momentos de crise (ainda que a crise seja local, e não generalizada) o direito de parar suas contas e reprograma-las para poder pagar com trabalho e não com a perda de suas terras. Mas não basta que a Lei proteja a terra, o crédito e os meios de produção do agricultor: há necessidade de se exigir que estes direitos sejam cumpridos, seja na agência do banco, seja em Brasília, seja nos Tribunais. Se o produtor não conseguiu pagar seus débitos rurais em razão de quebra de safra e, mesmo após tê-lo comprovado o banco se negou a prorrogar seus financiamentos, então não é o produtor que está violando o direito de crédito do banco, mas sim o banco que está violando o direito de crédito do produtor, o que deve ser resolvido na Justiça. Sabedor de seus direitos, o homem do campo não será mais vítima, seja do clima, seja da inércia do governo federal. Há, para a Lei, lugar para todos no País das supersafras. # % # &#,

( '

"& %# !#+

%,

#

#

'

$ # % ! #

# $

)# # & %&#


"

A

Secretaria Municipal de Saúde é uma das pastas em que a demanda de serviços é sempre intensa. Para atender a população da melhor forma, o município prevê diversos investimentos no setor como a construção de um Hospital Materno Infantil (HMI) com capacidade para atender Rio Verde e outras cidades da região. Além disso, a prefeitura projeta ampliar o Hospital Municipal e planeja a instalação de mais Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O secretário municipal de Saúde, Francisco Barreto, foi o primeiro diretor do Hospital Regional de Rio Verde - na época do governo estadual de Henrique Santillo. Hoje, a unidade hospitalar já passou por diversas mudanças e a meta do município é ampliar a estrutura, conforme já foi divulgado pelo gestor em entrevistas anteriores. Em relação à atenção pediátrica, a população tem reclamado mais constantemente do atendimento oferecido no Regional. Em entrevista, Barreto responde que, na verdade, a comunidade também precisa entender que o Hospital Municipal atende crianças em situação de urgência. "Em visitas à unidade, já conversei com vários pacientes e as pessoas elogiam o trabalho, afirmando que receberam bom atendimento", pondera. Para o secretário, é importante ter consciência de que o menor com perspectiva de urgência ganhará a preferência. Por isso, avisa que o médico ou enfermeiro rece-

berá primeiramente esse paciente ao invés de atender a criança em que o caso não é grave. "Tem alguns cidadãos que aparecem no Regional para ver o peso da criança ou analisar se está tudo bem com o bebê. No entanto, isso não é serviço do Regional. A unidade é voltada para atender urgências e emergências. Se chegar uma criança passando mal com crise de asma, por exemplo, ela terá prioridade de socorro médico", ressalta. Nos últimos anos, há uma crescente migração de pessoas de outros estados para Rio Verde em busca de oportunidades de emprego, reflexo do crescimento econômico e social do município. Portanto, o aumento populacional da cidade obriga o Executivo a propiciar esforços a fim de auxiliar no atendimento básico da saúde. Atualmente como secretário municipal de Saúde, Barreto relata que assumiu a função no Executivo visando cumprir um cargo altamente técnico, sem pensar em interesses políticos. Para administrar uma pasta que exige muitos recursos, o secretário afirma que é essencial elaborar um planejamento estratégico. "Não temos que esperar um medicamento acabar ou o aparelho médico desgastar para depois pedirmos socorro. Por isso, pensamos nesse planejamento, pois lidamos com vidas e precisamos dar a solução que o paciente espera. Saúde não funciona com imediatismo", afirma. Barreto relata a necessidade de reforçar o atendi-

mento na ação básica de saúde em Rio Verde, que, segundo ele, ainda não funciona de maneira ideal. Como já foi citado anteriormente por ele e por outros gestores da área, os postos de saúde necessitam de maior estrutura. "A ideia hoje é encaminhar os atendimentos do posto de saúde ao Cais, se houver necessidade da atenção de um especialista. Caso esse atendimento seja primário, o paciente será acolhido no próprio posto. Depois, se houver a necessidade de avaliação mais qualificada, a pessoa é conduzida ao Cais", explica. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Rio Verde recebe 300 pacientes por dia e a demanda de trabalho no local também é intensa. Assim como acontece no Regional, os casos a serem encaminhados à UPA são de pessoas em estado de

Ideia é encaminhar atendimentos do posto para os Cais”

urgência e emergência, mas, conforme relata o secretário, nem sempre isso acontece. Barreto antecipa que no dia 24 de abril sairá a licitação para a reforma do UPA no município. "Nós já temos

um projeto praticamente aprovado para melhorar a UPA, no sentido de aumentar laboratório e expandir sua estrutura. Enfim, dar um suporte base no local. Além do mais, temos licitação para equipamentos, que acontece também no dia 24", informa o secretário. A reclamação atual dos pacientes rio-verdenses inclui a demora no atendimento no Cais, mas, segundo o secretário, através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), a situação já está melhorando. "Eu já tenho no Cais neurologista, dermatologista, cirurgião geral e gastroenterologista. Isso pode ser marcado no Sisreg, programa implantado pelo SUS, em que é possível agendar a consulta previamente", comenta. Segundo o secretário, no próprio posto de saúde é pos-

$

sível realizar esse procedimento. "Enfim, o cliente chega ao posto, recebe uma senha e tem sua consulta prémarcada. Então, o cliente vai ao local e agenda", detalha. Materno Infantil A previsão do município é instalar o Hospital Materno Infantil (HMI), cuja construção será levantada na região norte de Rio Verde - entre os bairros Céu Azul, Monte Sião e Dom Miguel - numa área de 8.500 m². A opinião geral é de que esse projeto ainda caminha a passos lentos. Na unidade haverá realização de procedimentos voltados às mães, gestantes e crianças, além de a estrutura contar com pronto-socorro, ambulatório e leitos de UTI neonatal. De acordo com o secretário, no dia 23 de abril sairá a licitação para a construção do HMI.

Concorrência para a Área Verde será em maio #

Com a proposta de instalar um novo sistema de estacionamento rotativo em Rio Verde, a chamada Área Verde, a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT) lançou o edital de licitação no último dia 9 de abril, já antecipando que a concorrência pública acontecerá somente em 26 de maio, visando a definição da empresa a ser a operadora do serviço em Rio Verde. Segundo o presidente da AMT, Cabo Francisco Nunes de Moraes, a Área Verde ajudará tanto na fiscalização dos agentes como no pagamento do crédito por parte dos usuários que utilizarem o sistema, pois explica que o novo método possibilita diversas formas de acerto. “Inclusive, há uma opção em que o motorista paga somente pelo tempo em que permanecer na vaga”, exemplifica. A nova medida a ser implantada em Rio Verde oferecerá aos motoristas diversas opções de aquisição de crédito, seja por meio do uso de cartão ou através de um aplicativo de telefone celular. Para obter os créditos, Moraes afirma que é possível fazer a aquisição nas lojas ou com os monitores que ficarão nas ruas para auxiliar os usuários. “Será um sistema totalmente informatizado, visando facilitar a vigilância da AMT e trazer mais comodidade aos rio-verdenses, com a diminuição no tempo de procura por uma vaga nos pontos mais movimentados da cidade”, antecipa o presidente. Segundo ele, o município terá todo o controle das vagas de estacionamento graças a

um programa a ser implantado na própria sede da AMT. “Dessa forma, podemos acompanhar e fiscalizar o sistema em tempo real”, diz. Para explicar o processo de concorrência das empresas, Moraes diz que o julgamento da licitação coloca dois quesitos em destaque, sendo o técnico e preço. “Enfim, a avaliação inclui a melhor técnica capaz de trazer maior benefício aos usuários, além de analisarmos o preço”, reafirma.

Área Verde ajudará na fiscalização dos agentes !"

De acordo com ele, todos os gastos envolvendo a instalação e manutenção dos equipamentos voltados para o funcionamento do estacionamento rotativo serão mantidos pela empresa vencedora da licitação e, com isso, o município não irá arcar com nenhum ônus. Contudo, o presidente avisa que a AMT ficará responsável pela fiscalização da Área Verde. “Teremos à disposição um software, em que é possível detectar se a vaga vem sendo ocupada ou se já venceu o horário de o motorista permanecer estacionado em determinado local”, completa. O antigo método da Área Verde utilizado na cidade era

"

" "$ $!

inapropriado em função das dificuldades, principalmente de fiscalização, pois o agente necessitava averiguar cada carro para saber se o cartão havia vencido. “Agora, essa nova modalidade de serviço mobilizará um efetivo bem menor de trabalho e o servidor da agência só irá onde acontece o problema. Se vencer o prazo de o motorista utilizar a vaga, o sistema vai acusar tal informação. Não há necessidade de o agente andar de carro em carro”, explica. Caso o motorista esteja irregular em uma vaga, a primeira intenção da AMT, segundo Moraes, é solicitar que o condutor retire o veículo. “Nossa meta não é fazer a remoção de veículo, mas, em último caso, o carro será re-

"

#

! $ ' # ! #" %

movido e aplicaremos a penalidade”, diz o presidente. Porém, para evitar tais problemas, Moraes conta que será feito um intenso trabalho de orientação assim que o sistema começar a ser implantado em Rio Verde. Assim, a população terá um período de cerca de 40 dias para se adaptar ao sistema. “Nessa etapa, os motoristas serão conscientizados quanto ao funcionamento do novo método de estacionamento rotativo, inclusive haverá vagas destinadas também aos idosos e portadores de necessidades especiais”, lembra. Moraes acredita que o recurso informatizado ajudará a amenizar bastante o problema da falta de vagas de estacionamento em vários

#

!

$

pontos da cidade. O edital de licitação foi aberto e, até o momento, o município já teve contato com três empresas interessadas. A princípio, o presidente da AMT conta que serão licitadas três mil vagas de estacionamento rotativo em pontos críticos de Rio Verde. “Desse total, 1.700 terão instalação imediata no Centro da cidade, conforme representantes classistas decidiram”, comenta. Além do mais, o Bairro Popular receberá 800 vagas e outras 500 serão para reserva de demanda, de acordo com a necessidade do município. No caso dos motociclistas, Moraes explica que não haverá cobrança da Área Verde. “No entanto, esses condutores poderão utilizar os locais cha-

#!#&

!

mados de bolsões, colocados em pontos estratégicos. Afinal, acredito que traremos um grande benefício aos motoristas rio-verdenses depois que o sistema for inaugurado.” Segundo afirmou, Rio Verde será a primeira cidade de Goiás a receber o novo sistema de estacionamento rotativo. “Mas muitos municípios já vem caminhando para implantar o modelo. Até mesmo a capital, Goiânia, toma providências neste sentido. O problema da falta de vagas de estacionamento não existe somente em Rio Verde, mas abrange vários lugares do Brasil. Nosso município já conta com mais de 120 mil veículos”, finaliza o presidente.


&

-4 # (+ #+ '#/ +, +#(. '( # $(/ & (& &(+(. ( % ( &#!(,

/(! +#(' +#,-#' ) !(. / %#'" , '( # +#% & !+ ' % ,- / +( ) %( +#'"( (,

(%# ' #

.

# #+( - & 3& &. (. '( # +#% (-( (&) '" ) %( & +# ( ' % (

+#%

% #+ , (+! ,

# (&

+#% )+ , '2

,-#%( &#%# + ,

%# &

'+#*. +#%

+# , '#/ +, +#(. '( % + 21( ('-(. &#!(, &#%# + ,

' !$& ! $%

!

" !$ #

0 + +./#' % &. (. # (,,(, ,#' +(, .&)+#& '-(,

'-(+ + ( .'*. #+ 3 .& ,. / 0 & + (, '(,,(, %(!#(, #' % (& &(+(. # '(/ '( #

'( #

,,( ,& #, ,) # #, +#%

. -

)+ , '- 21(

Gabriela Guimarães

E

m constante expansão, o mercado da beleza e estética tem representado a cada ano um importante setor que fortalece a economia dos estados. Goiás, por exemplo, emprega cerca de 60 mil profissionais nas 138 indústrias de fabricação de cosméticos que hoje estão em funcionamento. Mas, para acompanhar o desenvolvimento do setor, os profissionais da beleza precisam cada vez mais se qualificar. No estado existem oito universidades que ministram cursos de nível superior voltados para este mercado.

Em Goiás, setor emprega cerca de 60 mil pessoas Além dos cursos superiores, uma boa dica aos profissionais da beleza é a par-

+( #,,#(' #, '- + (# .+

ticipação em congressos que acontecem pelo país. Neste mês de abril, mais precisamente entre os dias 12 e 15, um profissional de Rio Verde se apresentou na 13ª edição da Hair Brasil Professional, a maior feira do setor na América Latina. O hair stylist rio-verdense Duilio Farias esteve em São Paulo, na Expo Center Norte, para participar do evento de beleza, cabelos e estética, por meio de convite da Fundação Guillaume (Intercoiffure Juniores), que reúne profissionais de todo o mundo para participar de seminários e receber treinamentos, além da realização de

&(

%(, '

#+ + ,#%

shows e apresentações dos trabalhos durante congressos. Para tanto, profissionais são convidados pela direção do evento a se apresentarem no palco Fashion Show. Na oportunidade, o diretor artístico mundial da Fundação, Nino Altobelli, esteve presente para acompanhar a apresentação dos jovens profissionais da América Latina, a exemplo de Duilio. A apresentação da Intercoiffure Juniores possibilitou um novo olhar sobre a dinâmica e enigmática cidade de São Paulo, conforme tema da apresentação feita por Duilio e demais profissionais da Fundação, com destaque para os cortes

.#%#(

angulares, com elegância e sutileza. “É o resultado da união bem-sucedida de finos cortes e silhuetas arquitetônicas”, diz Duilio Farias. A proposta do encontro é proporcionar um intercâmbio cultural sobre as novidades em técnicas, com destaque para o que está em evidência no Brasil e no mundo. A feira apresentou 950 marcas de produtos para cabelos, estética e SPA. De acordo com o rio-verdense Duilio Farias, esta foi a sua sétima participação na Hair Brasil Professional. “É essencial a participação nesse tipo de evento, pois, apesar de o ensinamento ser o mesmo para todos, cada um absorve de uma maneira diferente, podendo aplicar o conhecimento e contribuir com o fortalecimento do mercado da beleza”, comenta o profissional. De acordo com os organizadores da feira, mais de 100 mil pessoas estiveram reunidas nos quatro dias de evento, dentre cabeleireiros, esteticistas, administradores de salão e clínicas de beleza. “É uma boa oportunidade de atualização para todos os que são envolvidos com esse segmento”, completa Duilio Fa-

,- *.

(# ) +

#'(, (+- ,

rias, que fez uma apresentação de seu trabalho no palco principal do evento. “É uma oportunidade única, de mostrar aquilo que sabemos fazer para pessoas tão importantes do mercado da moda. Lá estavam reunidos grandes empresários do mercado da beleza”, completa. Para o hair stylist, a busca por novidades é o fator

,#%". - , +*.#- -5'#

,

principal para abrir portas para todos os profissionais, independentemente da área de atuação. “Em 2011, por exemplo, fui selecionado para participar do programa Por um Fio, apresentado pela atriz Juliana Paes, oportunidade em que estiveram reunidos os 12 melhores cabeleireiros do Brasil”, lembrou o rio-verdense.


<

Gabriela Guimarães "

#

!#

!"

A

s fases Municipal e Intermunicipal dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás foram concluídas na última terça-feira, 15, em Rio Verde. As competições contaram com a participação de 19 unidades educacionais da rede estadual e duas da rede privada de ensino. Agora, os campeões desta etapa serão encaminhados para a fase Regional/Polos, que também acontecerá em Rio Verde, entre os dias 29 e 31 de maio. Nas fases concluídas na última semana, um total de 1.387 alunos participou da competição, sendo estudantes de faixa etária entre 12 e 17 anos. Os atletas estiveram divididos por categorias, sendo infantil e juvenil, em diferentes modalidades (Confira tabela). Na primeira etapa, 28 professores de educação física estiveram envolvidos, sendo responsáveis pela orientação e organização das 91 equipes competidoras. Foram realizados

, 1,1 )

)2+,0 - /1'!'- / * " -/'*#'/ #1 -

143 jogos somente nas fases Municipal e Intermunicipal. Agora, a fase Regional/Polos irá reunir todos os participantes vencedores da fase Intermunicipal das subsecretariais regionais de educação das cidades de Jataí, Mineiros e Rio Verde. Conforme infor-

mações repassadas pela Subsecretaria de Educação de Rio Verde, por meio do articulador do desporto educacional, o professor Fabio Pereira Santana, os novos campeões serão encaminhados para a próxima etapa dos jogos, que será a fase Estadual, a ser sediada

na cidade de Itumbiara. Na Estadual, os vencedores da Regional/Polos disputarão contra as unidades educacionais campeãs das 12 regionais distribuídas por Goiás. Para celebrar o fim das etapas Municipal e Intermunicipal em Rio Verde, os organizadores dos Jogos Estudantis realizarão no próximo dia 24, no Salão Verde do Sindicato Rural, um coquetel de encerramento. A partir das 19h, os competidores estarão reunidos para conferir a premiação dos alunos que foram vice-campeões e campeões em todas as modalidades disputadas. Ainda, conforme anúncio feito pela Subsecretaria Regional de Educação, a data do cerimonial de abertura da próxima fase será no dia 29 de maio e os preparativos estão a todo vapor. “Desde já, convidamos todos os rio-verdenses para marcarem presença neste dia, assim como nas competições, para torcer pelos nossos alunos/atletas, que representarão nossa cidade na fase Regional”, repassou em nota a Subsecretaria.

# "

727%/ ()

3%57-'-3%17)6

7/)7-602

%/8126 %7/)7%6 3%57-'-3%17)6

%7%>=2

%/8126 %7/)7%6 3%57-'-3%17)6

!@1-6 () 0)6% $%(5); !#

727%/ ()

%648)7) 876%/

3%57-'-3%17)6

)48-3)6

%/8126 %7/)7%6 3%57-'-3%17)6

)48-3)6

%1()&2/ #B/)-

%/8126 %7/)7%6 3%57-'-3%17)6

%/8126 %7/)7%6 3%57-'-3%17)6

%/8126 %7/)7%6 3%57-'-3%17)6

)48-3)6

)48-3)6

%/8126 %7/)7%6 3%57-'-3%17)6 %/8126 %7/)7%6 3%57-'-3%17)6

#).% 7%0&?0 48%-6 *25%0 %6 81-(%()6 )(8'%'-21%-6 '%03)=6 )0 '%(% 80% (%6 02(%/-(%()6 '2/)7-9%6 %648)7) 1*%17-/

%6'8/-12

%648)7) 1*%17-/ )0-1-12 %648)7) 89)1-/

%6'8/-12

%648)7) 89)1-/ )0-1-12 876%/ 1*%17-/

2/?+-2 67%(8%/

%12)/ :5)6

8%6%5

%6'8/-12

876%/ 1*%17-/ )0-1-12 876%/ 89)1-/

2/?+-2 67%(8%/ (2 2/ 2/?+-2 67%(8%/ (2 2/

%6'8/-12

876%/ 89)1-/ )0-1-12

2/?+-2 67%(8%/ (2 2/ 2/?+-2 (% 2/A'-% 2/?+-2 67%(8%/

-/-7%5 () 2-<6 -/7)6 8548-0 () /-9)-5%

%1()&2/ 1*%17-/ %6'8/-12 2/?+-2 (% 2/A'-% -/-7%5 () 2-<6 %1()&2/ 1*%17-/ )0-1-12 2/?+-2 (% 2/A'-% -/-7%5 () 2-<6 %1()&2/ 89)1-/

%6'8/-12

%1()&2/ 89)1-/ )0-1-12 #B/)- 1*%17-/

%6'8/-12

#B/)- 1*%17-/ )0-1-12 #B/)- 89)1-/

%6'8/-12

#B/)- 89)1-/ )0-1-12

2/?+-2 67%(8%/ 2=2 #)//262 (2 %502 2/?+-2 67%(8%/ (2 2/

2/?+-2 (% 2/A'-%

-/-7%5 () 2-<6

2/?+-2 67%(8%/ -/,-1,2 257-/,2 2/?+-2 (% 2/A'-% 2/?+-2 (% 2/A'-%

-/-7%5 () 2-<6 -/-7%5 () 2-<6

Sarau Cultural promove talentos rio-verdenses Gabriela Guimarães

Artistas rio-verdenses fizeram um verdadeiro show de talentos na noite do último dia 15, durante a realização de mais uma edição do Sarau Cultural de Música e Dança. O evento foi promovido pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), que desde 2009 realiza o encontro como forma de dar um incentivo a mais aos artistas da terra e possibilitar que a comunidade conheça os trabalhos culturais de cada um deles. O Sarau está previsto para acontecer em todos os meses, porém, com base no sucesso de público desta edição de abril, os organizadores do evento buscam agora um novo local para a realização das apresentações, já que o Auditório Kléber Reis Costa, anexo à prefeitura, foi insuficiente para abrigar todos os que se fizeram presentes. A comunidade lotou o espaço do auditório e se divertiu com as apresentações. De acordo com o presidente da FMC, João Orlando Cruvinel de Lima, o Sarau busca incentivar a cultura local, divulgar, fortale-

cer e mostrar parte da identidade cultura de Rio Verde. “Estamos contribuindo com o desenvolvimento destes artistas, possibilitando que eles mostrem o que sabem fazer para a nossa comunidade”, reforça o presidente. O Sarau serve, ainda, de incentivo para o público que assiste as apresentações. É o caso da dona de casa Marília de Fernandes, que foi prestigiar o evento juntamente com o marido e as duas filhas. “Fiquei encantada com a apresentação de dança do ventre e estou até pensando na possibilidade de procurar uma escola de dança”, comentou Marília. De acordo com ela, diante da falta de opções de lazer na cidade, o Sarau é uma boa oportunidade para que os pais aproximem os filhos da cultura. “Apoiamos a ideia de que se tenha todos os meses o Sarau”, completou a dona de casa. Segundo ela, mais rio-verdenses terão a oportunidade de comparecer ao evento, que considera de grande importância para o reconhecimento dos artistas locais. Diante do sucesso de mais uma edição do evento, o presidente da FMC disse

que é motivo de orgulho para todos os organizadores ver a aceitação da comunidade. “É um momento que os rio-verdenses podem apreciar as apresentações e contribuir com o engrandecimento do nome de nossa cidade no cenário cultural”, disse João Orlando. Dentre os principais talentos que se apresentaram na noite de terça está a cantora Dayanne Moratto, a Orquestra de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde, além também da Banda Municipal Filadelfo Jorge da Silva, o poeta Alaor Braz Vieira e a dupla sertaneja Marcos e Ruan. Com entrada franca, o presidente da FMC conta que o Sarau teve um repertório extenso e variado. “Isso porque, já que vamos promover o evento todos os meses, temos que variar os estilos musicais, assim como de dança. Desta vez, por exemplo, tivemos o balé e a dança do ventre. Na música, fomos do verdadeiro sertanejo de raiz até o MPB”, exemplifica João Orlando. “Quem esteve presente, com certeza, presenciou um verdadeiro show de boa música e dança”, completou.

/ 2 3'0 "'32)% / $,/1 )#!#/ # *,01/ / - /1# " '"#+1'" "# !2)12/ ) "# ', #/"#

; )'!, -/#0#+1# 00'01'2

0&,40 "# " +8 # "# *;0'! ",0 * '0 3 /' ",0 #01'),0


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

>

>

"/-1&/ #"&0 +) (1*+/ +1 + ) &/ ! )"0 !" #&.)+1 0". $+/0 !+ ! "3,".&9* & !" , .0& &, . ! ."!" /+ & ( !+ ,.+'"0+ + 9 $+/0+1 !" 0". , .0& &, !+ ! ."!" /+ & ( !+ ,.+'"0+ !

&

"

!

# >

Larissa Quixabeira

E

nquanto muitas escolas fazem de tudo para proibir o uso do celular em sala de aula, escolas do interior paulista tentam fazer da tecnologia uma aliada dos estudos. Esta é a ideia do projeto Escola com Celular, desenvolvido pela Fundação Vanzolini em parceria com as secretarias de educação municipais, que desde 2011 oferece conteúdos didáticos e pedagógicos que podem ser acessados através dos aparelhos celulares e também computadores. De acordo com a gestora do projeto Renata Simões, as atividades propostas ajudam a lidar com os dispositivos aos quais os alunos já têm acesso. A partir de uma pesquisa dos hábitos de alunos e professores em relação ao uso de tecnologias como celulares, smartphones, tablets e computadores, são desenvolvidas atividades baseadas no currículo escolar. As principais ações do projeto são incentivar a participação dos estudantes através de enquetes

que são respondidas por mensagens de texto e também através de uma rede social criada para o projeto, onde os estudantes compartilham fotos das atividades de campo desenvolvidas e debatem os temas aprendidos com colegas e professores. Conte údo pers onalizado O projeto piloto, implementado na cidade de São Vicente, no segundo semestre de 2011 abordou a questão da preservação o meio ambiente. Os alunos do 9º ano de 15 escolas municipais se envolveram em atividades voltadas para o tema da sustentabilidade e seus três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), enfatizando a conscientização do consumo e o descarte correto de resíduos. As atividades envolveram professores das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Geografia. Em 2013, o projeto foi para a cidade de Caraguatatuba, onde foi incorporado uma campanha para o combate à dengue, associado às temáticas de sustentabilidade. De acordo com a gestora Renata Simões, “as atividades são desenvolvidas a partir da

pesquisa realizada com os alunos e professores da escola e também com a comunidade em que estão inseridas, para que as estratégias possam atender às demandas de determinado local”. P r e p ar a ç ão Antes de chegar à sala de aula, o projeto começa com um curso preparatório online para os professores, no qual eles têm acesso à web aulas, fazem leituras, respondem a enquetes e participam de debates e troca de ideias em fóruns sobre o eixo temático da sustentabilidade. A gestora do projeto, Renata Simões, explica que este tema foi escolhido “pela interdisciplinaridade que possibilita, o que se intensifica mais ainda com o diálogo entre os professores através da internet". Atualmente, o projeto não está sendo implementado em nenhuma cidade. Renata Simões explica que as atividades podem ser realizadas em qualquer parte do país, mas que só é possível em parceria com a secretaria municipal de educação, uma vez que sempre acontece em uma rede de escolas, e não em apenas uma instituição.

>


Base quer definição até fim de maio Aliados cobram que Marconi se decida sobre candidatura antes das convenções. Grupo quer tempo para se articular no caso de um “não” do tucano , "

/ $,)1 !

&-4$0, #-0 0 "-,( $0(**- = 3+ #-1 ,-+$1 "$02-1 . 0 #(1.32 0 " +. ,' $*$(2-0 * #$ .$1 0 #$ (,# ,;- 2$0 #$"* 0 #- -%("( *+$,2$ 1$0 " ,#(# 2- 2 ,2- &-4$0,- "-+- ! 1$ "0$#(2 + /3$ $*$ (08 !31" 0 + (1 3+ 0$$*$(<;- $ /3$ .-#$08 ,3,"( 0 13 .0= " , #(# 230 ,2$1 +$1+- # 1 "-,4$,<A$1 #- . 02(#,/3 ,2- ,;- % * 1-!0$ /3$12A$1 #$ " +. ,' 0 "-,( 1$&3$ (, 3&30 ,#- -!0 1 .$*- (,2$0(-0 #- 12 #- @ , 1$+ , . 11 # - &-4$0, #-0 4(1(2-3 + (1 #$ "(# #$1 ,- ,-0#$12$ #- $12 #- $ .0$ 2$,#$ "-+.*$2 0 - "("*- #$ 4( &$,1 8 +3,("?.(-1 &-( ,-1 2= - +>1 #$ + ($1+- %(0+ ,#- /3$ ,;% 6 .0$11;- 1-!0$ 0"-,( = ,?2(#- "-+- ! 1$ 2$,2 "-, 4$,"$0 /3$ - &-4$0, #-0 = ,-+$ "$02- . 0 1 $*$(<A$1 $ /3$ 1$+ $*$ #(%("3*# #$ #$ * 4 ," 0 -320- ,-+$ 1$0( $,-0+$ ,B,"(- /3$ 1@ #$4$0( 4(0 , 1 "-,4$,<A$1 2 +!=+ 2$,2 1$0 ,2$"(. #. 0 /3$ -1 :,(+-1 1$ " * +$+ 1 - .0@.0(- &-4$0, #-0 )8 %(0+-3 /3$ (,# ,;1 !$ 1$ 4 ( #(1.32 0 " +. ,' $*$(2-0 * #$11$ ,- $ /3$ (,# $128 , *(1 ,#- 13 1(23 <;- .-0 +$(- #$ .$1/3( 1 1 /3 *(2 2(4 1 . 0 /3$ +$*'-0 $1"-*' 1$) %$(2 -&(2 1$ (,# .-11(!(*( # #$ #$ /3$ *&3,1 . 02(#-1 # ! 1$ "-+$ #$( 5$+ ! 1$ $ 1(& + -320-1 " +(,'-1 " 1- - &-4$0, #-0 ,;- 1$ " ,#(# 2$ -4 (0 0 ,2$1 #$.32 #- %$#$0 * .$*1(, *(6-3 /3$ 1$ - ,-+$ #$ 0"-,( ,;- $12(4$0 %$"' #- . 0 0$$*$(<;- 1$3 . 02( #- .-#$0( .-( 0 -320- " , #(# 2- 8 .-#$0( 1$&3(0 - " +(,'- #- . 02(#$+ :+!(2- , "(-, * $ .-( 0 " ,#(# 230 #$ ,#$0* , 0#-10"-,( 1$ 2-0, ,$"$118 0(- " # .$1/3(1 #(43*& # ,-+$ #$ *( #-1 /3$ .-#$ 0( + 1$0 1$31 13"$11-0$1 2>+ .-3" %-0< )3,2- 9 1-"($# #$ 4("$ &-4$0, #-0 -1= *(2-, )8 %-( "(2 #- .$*- .0@.0(&-4$0, #-0 . 0 1$0 3+ .-11? 4$* 13!12(232- , #(1.32 #$11$ ,- .-0=+ (#$( %-( 0$)$(2 # .-0 !- . 02$ # ! 1$ &-4$0,(12 $ "-0#- "-+ B*2(+ .$1/3(1 0$ *(6 # .$* 0(!3, #- * , *2- 03.-+ -1= *(2-, "-,/3(12 0( .$ , 1 #- $*$(2-0 #- &-( ,$,/3 ,20"-,( $0(**$+. 2 "-+ -.-1(<;- , (,2$,<;- #$ 4-2-1 -02 ,2#$"(1;- /3$ . 0$"$ + (1 1$,1 2 . 0 1(23 <;- = "-*-" 0 - ,-+$ #&-4$0, #-0 . 0 #(1.32 0 0$$*$(<;- -4$0,(12 1 $ ! 1$ .0$11(-, + . 0 /3$ 0"-,( ,3,"($ /3$ 1$08 " ,#(# 2- $+ -+ # 2 *(+(2$ " #

&

#

QUADRO GERAL DA BASE ALIADA NO MOMENTO ,.$ )- +/ ! 1 ' * ,.

-

&$

) ")0 ,()

, )($

) +/ '/

-

0$

, )($ (5) - .),( ,

( $ .) 4 , & $65)

")0 ,( ), )-7 &$.)( 7 ) ()' ' $- ). ) * ,

(

6 ,

# * *)

- "/$, &$ (6 ( $)( & )' )

*)$ , (.9($)

*)

- "/$, &$ (6 ( $)( & )'

*)$ ,

$

&

'!

#

%(1" * $+ /3$ 4(4( - 12 #- $ /3$ #$.-(1 0"-,( %("-3 .0$ )3#(" #- .-*(2(" +$,2$ /3 , #- # .$0 <;- -,2$ 0*C $12 0 + .$, 1 $11$1 B*2( +-1 #-(1 ,-1 . 0 /3$ $*$ "3+.0(11$ 13 1 .0-+$11 1 .-4- &-( ,-D 0$(2$0-3 - .0$1( #$,2$ 0$&(-, * #-

!

#

#

%$

)'$ ( ,& (

, )-) . ' 7' 7 &$ ) )

' , -8&$

+/$ *) ,$

-./ , )/.,)

'$(#) / ' 7 -* /& ) * , * ,.$ $* , : 2

: +/ .,

# * ' %),$.3,$

-

&$

( $ .) 4 , & $65) &# * , - ' (. , ( 0$

: +/ , 0 " * , )

( ) ' - *) ,$ . ' 7'

$. , 0$ : *) ,$ 0)&. , 4 )

-

&$

* , -,

( $ .)

( )

4$6 + (1 .$02- - + (1 $1.$0 #- = /3$ $*$ -%("( *(6$ 13 #$"( 1;- ,2$1 # 1 "-,4$,<A$1 1.$"3* 1$ (,"*31(4$ /3$ ,B,"(- #$4 1$0 %$(2- ,- %(, * #$ + (- -3 "-+$<- #$ )3,'0 - .0$1(#$,2$ #$+ -(81 3*- #$ $131 +-+$,2- # #$%(,(<;- $128 "'$& ,#- *$ $1.$0 /3$ ,B,"(- #- &-4$0, #-0 1$) %$(2- 2= - %(, * #- +>1 /3$ 4$+ . 0 /3$ 3,(;- #- . 0 2(#- $ 1$31 *( #-1 1$) + + , 2(#-1 1$+ .0-!*$+ 1 $&3,#- 3*- ,;20 ! *' "-+ -320 $5.$"2 2( 4 /3$ ,;- 1$) #- ,-+$ #$ 0"-,( #(1.32 ,#- - &-4$0

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

( $

4 ( 1 !$0 - +-+$,2- "$02- #$ ,3,"( 0 13 " ,#(# 230 C ;- .0$11(-, +-1 *?#$ 0$1 *$1 1 !$+ /3 * = '-0 "$02 312 +$,2$ .-0 (11- 1;*?#$0$1 0"-,( = 3+ &0 ,#$ *?#$0 $ 4 ( 1 !$0 /3 ,#- ,3, "( 0D $,% 2(6 -%% 2$&3,#- $* ,1($# #$ . 0 "-+$< 0 - #$! 2$ #$ (#$( 1 $ " +. ,' 1 $*$(2-0 (1 % 6 "-+ /3$ *&3,1 /3$(0 + /3$ &-4$0, #-0 1$ #$"(# *-&+ 1 (11- ,;- - .0$11(-, C 12 +-1 %$"' #-1 "-+ 0"-,( $ ,;- !0(+-1 +;-D $,% 2(6 #$.32 # 1-320- . 02(## ! 1$ )8 .$,1 $+ #(1"32(0 "-+ -320 1 "' . 1 " 10"-,( $0(**- ,;- 1$) " ,#(# 2- #- &-4$0,0 .0$1(#$,2$ 0$&(-, * #- . 02(#0"-1 !0;- -0(6 $*$1 ,;.$,1 + $+ .0$11(-, 0 -

$

)

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

Eliton e Vilmar são favoritos, mas chapa ainda está indefinida $ - &-4$0, #-0 #$"(#(0 .-0 #(1.32 0 1 $*$(<A$1 (,#$%(,(<;- %(" .-0 "-,2 #0$12 ,2$ # "' . + )-0(280( -0 $,/3 ,2.0$-"3. <;= "-,%(0+ <;- #- ,-+$ .0(,"(. * /3$ = #- &-4$0, #-0 1 " ,#(# 2-1 /3$ 4;- #(1.3 2 0 -1 -320-1 " 0&-1 "-+- #$ 4("$ &-4$0, #-0 $ 1$, #-0 )8 1$&3$+ $+ 13 1 .0= " +. ,' 1 . 0 -1 0$1.$"2(4-1 " 0 &-1 7 - /3$ "-,2$"$ ," 1- "-+ - #$.32 #- (*+ 0 -"' .-123* ,2$ " ,#(# 230 - 1$, #- .$* ! 1$ $ "-+ - 4("$ &-4$0, #-0 -1= *(2-, /3$ /3$0 1$ + ,

2$0 ,- " 0&- .-0 + (1 /3 20,-1 1 = )312 +$,2$ ,;- #$%(,(<;- #$ 0"-,( $0(**- /3$ *$4 1 #B4(# 1 1-!0$ -1 -320-1 " 0&-1 0 *&3+ 1 *(#$0 ,< 1 . 02(#8 0( 1 "' . (,# ,;- $12 0( %$"' # $ (11- 1@ (08 1$ 0$1-*4$0 . 02(0 # 0$1.-12 #- &-4$0, #-0 5(12$ 2 +!=+ $5.$"2 2( 4 $+ 2-0,- #- . 02(#$+-"0 2 1 /3$ .-#$ 1$ *( 0 ! 1$ )8 , 0$2 %(, * # 1 #$%(,(<A$1 $ $12$ % 2- 1$ "-,"0$2(6 0 3+ #(1.32 .-#$08 "-,2$"$0 $+ 2-0,- #$ #-(1 .0= " ,#(# 2-1 - 1$,

#- -, *#( #$ (*+ 0 -"' $1.$ "3* <;- = (,# 1-!0$ $,20 0 . 0 ! 1$ -3 ,;+ 1 1$ $1.$0 /3$ #(1.32 .$*- ,-+$ , "' . "-+1$, #-0 .-11 1$0 0$1-*4(# #$ % 2- .$, 1 , 1 "-,4$,<A$1 $1+- 1$+ #$%(,(<;- # " ,#(# 230 +3(2-1 )8 .$, 1 + , " +. ,' $*$(2-0 * #$ 0 - .0$1(#$,2$ #3*- #$ $131 - .0"$11- 4 ( 1$0 #(%?"(* . 0 2-#-1 $ .-0 (11- $*$1 .0$2$,#$+ % 6$0 3+ )-0, # #$ 20 ! *'- 1$+

2 /3$1 $ $* !-0 0 3+ .* ,$ ) +$,2- /3$ 1(04 +$*'-0 #$1$,4-*4(+$,2- #$ -(81 $&3,#- $*$ C/3$+ & ,' 1;1 (#$( 1 $ ,;- - #(,'$(0- -3 4 (# #$1 .$11- (1 D -+ (,#$%(,(<;- # -.1(<;- .0(,"(. *+$,2$ .-0 . 02$ #0"-,( & ,' 2$+.- . 0 +-120 0 13 .0= " ,#(# 230 1$+ 1$ .0$-"3. 0 "-+ '$1(2 <A$1 #$,20- #- .0@ .0(- . 02(#$1+- ,$& ,#/3$ 13 1 4( &$,1 $ $,20$& 1 #$ -!0 1 % < + . 02$ # .0= " + . ,' $*$(2-0 * - +-+$,2- = #$ & ,' 0 4 ,2 &$+ 1-!0$ -1 "-,"-00$,2$1 $ %-02 *$"$0 1$3

,-+$ ,- (,2$0(-0 (*+ 0 -"' "0$ #(2 /3$ +$*'-0 $120 2=&( #$ " +. ,' = +-120 0 - /3$ &-4$0,- $12 #3 * )8 %$6 $ 4 ( "-,2(,3 0 % 6$,#- 2= - %(, * # #+(,(120 <;- *=+ #(11$*$ "0$#(2 /3$ 0"-,( $0(**- #$4$ + ,2$0 *(,' #$ (#$( 1 4-*2 # . 0 - 1-"( * $&3,#- (*+ 0 ,$11$1 B*2( +-1 +$1$1 - &-4$0, #-0 #$3 >,% 1$ 91 -!0 1 0$ *(6 # 1 .-0/3$ $* 1 $0 + .0-+$11 1 #$ 1$3 &-4$0,- $ $*$ 2$+ #$4$0 #$ #+(,(120 0 - 12 #-0=+ " +. ,' 2$+ /3$ (0 *=+ #$ "-,1203<A$1 $ 0$%-0

+ 1 #$ 0-#-4( 1 (*+ 0 "0$ #(2 /3$ *(,' 1-"( * = /3$ #$4$ 1$0 0$ *+$,2$ 1$&3(# -%$0$"$,#- + (1 !$,$%?"(-1 . 0 .-.3* <;&# -%% 2"0$ #(2 /3$ "-+ ! 1$ 3,(# 9 " +. ,' $*$(2-0 * 1$08 ! 1 2 ,2$ $%("($,2$ * 1$ #(6 +3(2- "-,%( ,2$ 2 ,2- . 0 0$$*$(<;- #$ 0"-,( "-+. 0 $*$(<;- #$ 480(-1 *( #-1 -1 -320-1 " 0&-1 &# "0$#(2 /3$ ,(,&3=+ .$,1 $+ #$(5 0 #$ .-( 0 0"-,( $ /3$ $*$1 .-#$+ 20 6$0 0$13*2 #-1 '(12@0("-1 %032-1 #$ 2-# $11 3,(;-


Paço: aliados querem melhor imagem Uma das maiores preocupações é que baixa aprovação do prefeito Paulo Garcia possa prejudicar o desempenho eleitoral em outubro. Gomide já sente o problema no contato com o eleitor

-+89B4 *4 57+,+/94 !':14 '7)/' 54*+ 8+7 4 -7'3*+ */,+7+3 )/'1 5'7' ' 4548/CB4 3'8 +1+/CI+8 5'7' 4 -4;+734 *4 89'*4 ? 547D2 +397+ 5'7 9/*48 *' 4548/CB4 +89'*:'1 4 9+247 *+ 6:+ ' '*2/3/897'CB4 *4 5+9/89' 2'1 ';'1/'*' 3' )'5/9'1 +2 5+86:/8'8 7+)+39+8 + 6:+ +3,7+39' */,/):1*'*+8 *+8 *+ 4 '34 5'88'*4 )425742+ 9' 541/9/)'2+39+ ' )'25'3.' *48 57D )'3*/*'948 39H3/4 42/*+ !$ + )'84 8+ )43,/7 2+ ' *+ 7/8 "+=+3*+ ! '4 -4;+734 *4 89'*4 1/'*48 0? 5+38'2 34 '39F*494 5'7' ,7+'7 48 *+8-'89+8 + 5+14 2+348 3+:97'1/='7 4 +,+/94 3+-'9/;4 6:+ +1+8 -+7'2 5+86:/8' $ 7 / ( : 3 ' * 4 ! 1 '3 '1 9 4 7:542 7+'1/='*' +397+ 48 */'8 + *+ ,+;+7+/74 *+89+ '34 '54394: 6:+ 4 57+ ,+/94 3B4 ,4/ (+2 ';'1/'*4 5+14 +1+/947 -4/'3/+38+ 34 -+7'1 #:' '*2/3/897'CB4 ,4/ *+8'574;'*' 547 *48 5+86:/8'*48 +36:'394 )1'88/,/)'7'2 8:' -+89B4 )424 5D88/2' 4: 7:/2 +2 5+86:/8'8 )43)+/9:'/8 *+9'1.+ D 6:+ +88' 5+86:/ 8' ,4/ 7+'1/='*' '39+8 *' )7/8+ +3,7+39'*' 5+14 !'C4 :3/)/5'1 +2 7+1'CB4 @ )41+9' *+ 1/<4 *' )/*'*+ 6:+ 4)477+: 3' 57/2+/7' 6:/3=+3' *+ 2'7C4 :/94 *4 1/<4 -+7'*4 5+1' 545:1'CB4 *+/<4: *+ 8+7 7+)4 1./*4 5+1' 42:7- 547 )439' *+ /2(7G-1/4 )42 '8 +257+8'8 )4397'9'*'8 5'7' 9'1 8+7;/C4 5+8'7 *+ 4 574(1+2' 9+7 8/*4 841:)/43'*4 ' 6:+89B4 -+74: 7+)1'2'CI+8 )4397' ' 57+,+/9: 7' 9'394 3'8 7:'8 6:'394 3'8 7+*+8 84)/'/8 +25:77'3*4 ' ';'1/'CB4 *' '*2/3/897'CB4 *4 57+,+/94 5'7' ('/<4 %2 *48 -7'3*+8 -'7-'148 *' -+89B4 D ,/3'3)+/74 4 ,/2 *4 '34 5'88'*4 ' ('8+ *4 57+,+/94 ,4/ *+7749'*' 3' '574 ;'CB4 *4 5740+94 6:+ 57+;/' ' 7+;/8B4 3' )4(7'3C' *' !1'39' *+ &'147+8 *4 254894 !7+*/'1 + $+77/947/'1 %7('34 !$% *4 2:3/)F5/4 ' 4)'8/B4 '9D 2+824 ;+7+'*47+8 *' ('8+ ;49'7'2 )4397' 47/+39'CB4 *4 !'C4 :3/)/5'1 +2 :2' ;49'CB4 2'1 '79/):1'*' $:*4 /884 ,+= )42 6:+ ' 57+,+/9:7' 5'88'88+ 547 */,/):1 *'*+8 ,/3'3)+/7'8 6:+ ):12/ 3'7'2 +2 2+*/*'8 541F9/)'8 + 9D)3/)'8 /2545:1'7+8 5'7' ')+794 *+ )439'8 +2 8+: 47C' 2+394 +397+ +1'8 4 57+,+/94 ':947/=4: ' *+2/88B4 *+ ,:3 )/43?7/48 )42/88/43'*48 )479+ *+ (+3+,F)/48 3B4 /3)47 547'*48 34 ,:3)/43'1/824 2:3/)/5'1 +<9/3CB4 8+)7+9' 7/'8 '1D2 *+ 4:97'8 2+*/*'8 :974 574(1+2' *' )/*'*+ 6:+ 7+)'/ 34 !'C4 :3/)/5'1 D ' )7/8+ 34 97'385479+ )41+9/;4

/#$#'1,

2),

/!' # -/9 ! +"'" 1, +1:+',

,*'"# %#017, #*

,'6+' -,"# (2" /

,2 1/ - )& /

-) +,0 ", - /1'",

Base na Câmara promete esforço político !7+;+3*4 +2('9+8 6:+ 8+ '574</2'2 3' A2'7' : 3/)/5'1 )42 ;49'CI+8 *+ 5740+ 948 )424 4 *' "+,472' *2/3/897'9/;' + *' +8',+ 9'CB4 *+ Q7+'8 !J(1/)'8 2'7 )'*48 5'7' 48 57G</248 */'8 4 57+,+/94 !':14 '7)/' )4(74: +25+3.4 *+ 8:' ('8+ 34 +-/81'9/;4 +<5+)9'9/;' D +;/ 9'7 34;' *+7749' )424 ' 6:+ 4)477+: 3' ;49'CB4 7+1'9/;' '4 !$% 34 ,/2 *4 '34 5'88'*4 /+39+8 *+ 8:' /25479A3 )/' 34 574)+884 *+ 7+):5+7' CB4 '*2/3/897'9/;' + 541F9/)' *' -+89B4 2:3/)/5'1 48 ;+7+'*47+8 *' ('8+ 0? 97'(' 1.'2 5'7' ' 7+47-'3/='CB4 *' 57+,+/9:7' *+ 4/A3/' %2 *48 2'/47+8 *+,+3847+8 *' -+89B4 5+9/89' 4 ;+7+'*47 '7148 #4'7+8 !$ 1+2(7' 8+ *' /25479A3)/' *+ :2 97'('1.4 541F9/)4 ,479+ *+3 97+ 48 ;+7+'*47+8 M#4248 *' ('8+ *4 5'79/ *4 + 57+)/8'248 ,'=+7 :2 +8,47C4 5'7' 6:+ 34884 574 0+94 *+ -4;+734 8+0' ;/947/484 +2 34 A2(/94 +89' *:'1 884 9'2(D2 ;'1+ 5'7' ' ('8+ 3' A2'7' #+ 4 97' ('1.4 *' 57+,+/9:7' ;'/ 2'1

88' 5':9' 547D2 '/3*' +89? 143-+ *+ .';+7 :2' 841:CB4 *+,/3/9/;' ' 6:'79' ' A2'7' +1/(+7'9/;' *4 $7'385479+ 41+9/;4 $ '574;4: 4 ':2+394 *+ " 3' 5'88'-+2 5'79/7 *4 */' *+ 2'/4 4 :8:?7/4 5'-' 7? " 547 ;/'-+2 '8 4 -'7-'14 *4 97'385479+ ;'/ '1D2 /3*' 3B4 .? ' *+,/3/ CB4 *+ 6:+2 ('3)'7? '8 -7' 9:/*'*+8 + '8 2+1.47/'8 *4 8/8 9+2' 88'8 *+)/8I+8 3B4 *+5+3*+2 '5+3'8 *' 57+,+/9: 7' *+ 4/A3/' 2'8 9'2(D2 *'8 4:97'8 '*2/3/897'CI+8 *' "+-/B4 +974541/9'3' '1D2 *4 -4;+734 *4 89'*4 #

#$ #

,'94 D 6:+ +2 '34 *+ +1+/ CB4 3' 6:'1 ' 4548/CB4 2'/8 :2' ;+= 9+39' *+7749'7 4 -4;+7

#/# ",/

/),0

, /#0 = #*,0 .2#

94*48 /3)1:8/;+ 3G8 ;+7+'*4 7+8 5+7*+248 B4 5+7*+2 842+39+ 42/*+ 4: )'3*/ *'948 @ 4548/CB4 '4 -4;+7 3'*47N 7+88'19' #4'7+8 ;+7+'*47 !':1/3.4 7':8 ! $ )4774(47' )42 ' 45/3/B4 *4 )41+-' 5+9/89' + ')7+8)+394: 6:+ ' ('8+ 9'2 (D2 *+;+ 97'('1.'7 5'7' +;/

3'*47 '7)43/ !+7/114 .? 4 9+247 *+ 6:+ 48 574(1+2'8 '*2/3/897'9/;48 +3,7+39'*48 547 !':14 '7)/' 7+85/3-:+2 3'8 )'3*/*'9:7'8 *' 4548/CB4 1/-'*'8 '4 57+,+/94 )424 D 4 )'84 *+ 39H3/4 42/*+ + 7/8 "+=+3*+ ? .? 7+1'948 /3)1:8/;+ *+ 6:+ 42/*+ 0? +3,7+39' 7+8/89E3)/' 3' )'5/9'1 547 )439' *+88'8 1/-'CI+8

42/*+ 9+2 2'/8 ' 5+7*+7 *4 6:+ 7/8 +< -4;+73'*47 *+/<4: !'C4 )42 (4' '574;'CB4 %2' ,439+ 1/-'*' @ '4 +< 57+,+/94 *+ 3?541/8 7+1'9' 6:+ 4 57D )'3*/*'94 5+9/89' ;+2 +3)4397'3*4 )+79' */,/):1*'*+

20! / 2+'7,>

9'7 34;'8 *+7749'8 M 4884 5'5+1 )424 ('8+ D 2:/94 /25479'39+ 54/8 541/9/)'2+3 9+ 9+248 ' 4(7/-'CB4 *+ +;/9'7 6:+ ' 4548/CB4 97'('1.+ 5'7' 4(9+7 ' 2'/47/' *48 ;4948 3+)+88?7/48 5'7' 97';'7 ' -+8 9B4 +2 ;49'CI+8 /25479'39+8 5'7' 4 !'C4 97'('1.4 *' 4548/CB4 D 8+257+ /25479'3

5'7' O/38+7/7P 8+: 342+ 3' 7'3*+ 4/A3/' M 1-:2'8 5+884'8 1/-'*'8 ' 42/*+ 6:+ 0? (:8)'2 ' */;:1-'CB4 *+ 8+: 342+ 3' )'5/9'1 5+7)+(+2 )+79' 7+8/89E3)/' 54/8 1/-'2 342+ *4 '3'541/34 '4 O!$ 2+824 5'79/*4 *+ !':14 '7)/'PN 7+1'9' ' ,439+ 42/*+ )+79'2+39+ 9+2 2:/94 ' 5+7*+7 )42 ' )439/3:' CB4 *'8 */,/):1*'*+8 *' -+89B4 *+ '7)/' 0? 6:+ '1D2 *+ 8+7+2 *4 2+824 5'79/*4 +1+ 57+)/8' *+ 5+3+97'CB4 3' 7+-/B4 2+974 541/9'3' *' )'5/9'1 43*+ +1+ 3B4 D 9B4 )43.+)/*4 *' 545:1' CB4 %2 O+25:77B4P *+ !':14 '7)/' 8+7/' 574;/*+3)/'1 + ,:3 *'2+39'1 5'7' 6:+ 4 +< 57+,+/94 )7+8C' + 5488' +3,/2 )43841/ *'7 8:' )'3*/*'9:7' 4 )'84 *+ 7/8 "+=+3*+ ' =5+7*' 3B4 8+7/' 9B4 -7'3*+

9+ +2 6:'16:+7 1+-/81'9/;4 2'8 2:/9'8 ;+=+8 8:' ,:3CB4 D *+ 97';'7 :2 -4;+734 + )438+6:+39+2+39+ :2 2:3/ )F5/4N */= 4 97'('1./89' !'7' !':1/3.4 4 57+,+/94 9+2 97'('1.'*4 *+ ,472' )47 7+9' 5'7' +;/9'7 6:+ 8:' '*2/ 3/897'CB4 8/-' +2 */,/):1*' *+8 M 57+,+/94 !':14 '7)/' ;+2 8+ +8,47C'3*4 2:/94 + 9+248 6:+ '54/? 14 5'7' 6:+ +1+ 9+3.' 5488/(/1/*'*+ *+ -+7/7 ' )/*'*+ )42 7+):7848 54/8 4 (+2 +89'7 *' 545:1' CB4 *+5+3*+ */884N ')7+*/9' '7148 #4'7+8 '9+39' 5'7' :2 ,'947 6:+ *+;+ 8+7 57/ 247*/'1 3'8 57G</2'8 ;49' CI+8 + 6:+ 54*+7? 5488/(/1/9'7 2'/47 )'5')/*'*+ *+ -+89B4 5'7' ' 57+,+/9:7' L ' :3/B4 541F9/)' M$+248 6:+ (:8)'7 +88+ +39+3*/2+394 *' :3/B4 #+ ' -+89B4 *+ !':14 '7)/' +89/;+7 (+2 94*48 3G8 ;+7+' *47+8 *' ('8+ )'2/3.'7+248 (+2 #4248 )424 :2 9/2+ *+ ,:9+(41 #+ '1-:2' 548/ CB4 ,'1.' 4 9/2+ 3B4 ;+3)+ !47 /884 9+248 6:+ +89'7 :3/ *48 + '9+3948 5'7' 4 8:)+884 *' -+89B4 +2 4/A3/'N ,4)' ! 4 ;+7+'*47

5'7' :2' 5488F;+1 )'25'3.' M 7/8 0? D 2:/94 ,479+ +2 4/A3/' + ,+= :2' (4' -+89B4 +824 1/-'*4 ' !':14 '7)/' ' */,/):1 *'*+ *+ -+89B4 7+85/3-'7/' :2 54:)4 2+348 +2 8:' -+89B4 0? 6:+ +1+ 0? 9+2 342+ )43841/*' *4 3' )'5/9'1N */= :2 5++2+*+ (/89' 1/-'*4 '4 +< -4;+73'*47

!

"

%! " >K

7+'1/*'*+ D 6:+ ' +6:/5+ *4 57+,+/94 !':14 '7)/' 0? 97'('1.' 5'7' 8+ 7++3)4397'7 + *'7 8+6:E3)/' + 97'36:/1/*'*+ @ 8:' '*2/3/897'CB4 +8*+ 4 /3F)/4 *4 '34 +2 2+/4 @8 */,/ ):1*'*+8 +3,7+39'*'8 '7)/' ;+2 942'3*4 '1-:2'8 '9/9: *+8 +2 (:8)' *4 8'3+'2+394 +)43H2/)4 *+ 8:' -+89B4 + *' )436:/89' *+ 2+1.47' '*2/ 3/897'9/;' + 541F9/)' #+2 2:/94 '1'7*+ 24*/,/

)'CI+8 3' 57+,+/9:7' ;E2 1D2 *' 8+3*4 7+'1/='*'8 2:*'3C' +2 8+: 8+)7+9'7/'*4 4)477/*' 34 /3F)/4 *4 '34 4 !'C4 +3;/4: 5740+94 *+ "+,472' *2/3/897'9/;' @ A2'7' :3/)/5'1 51'34 /3)1:/ )479+ *+ 5+884'1 + *+ -'8948 '1D2 *+ +<9/3CB4 *+ 8+9+ 8+)7+9'7/'8 + *+ :2' ':9'76:/' )42 4(0+9/;4 *+ 7+47-'3/='7 '8 )439'8 2:3/)/5'/8 2'9D7/' ,4/ '574;'*' 5+1' 42/88B4 *+ 4389/9:/CB4 + :89/C' *4 1+-/8 1'9/;4 -4/'3/+38+ 3' J19/2' 6:'79' ,+/7' + *+;+ /7 5'7' ;49'CB4 '/3*' 3+89' 8+2'3' 89' 7+,472' 57+;E +)434 2/' '48 )4,7+8 5J(1/)48 2:3/ )/5'/8 *+ 2'/8 *+ 2/1.I+8 *+ 7+'/8 547 '34 + 8/2(41/=' ' '*4CB4 *+ 34;' 2+39'1/*'*+ '48 ':</1/'7+8 *'8 5'89'8 *' 57+,+/9:7' 5'1';7' *' ;+= *+397+ 48 2+2(748 *' '*2/ 3/897'CB4 2:3/)/5'1 5'884: ' 8+7 M+)4342/'N #+-:3*4 +<51/)' 82'7 '-'1.B+8 8+)7+9'7/4 2:3/)/5'1 *+ 4;+734 4 97'('1.4 *' 57+ ,+/9:7' 3+89+8 */'8 9+2 8/*4 7+'1/ ='*4 +<)1:8/;'2+39+ +2 ,:3CB4 *' 7+):5+7'CB4 *' '*2/3/897' CB4 2:3/)/5'1 8+2 5+38'7 3' */85:9' +1+/947'1 M B4 +89'248 7+'1/='3*4 :2 97'('1.4 )42 )'1+3*?7/4 ;419'*4 5'7' '8 +1+/ CI+8 6:+ (:8)'248 + 6:+7+ 248 D 8+7 7?5/*48 3' 7+):5+7' CB4 *' )/*'*+ + 3' 7+841:CB4 *48 574(1+2'8 6:+ +3,7+39'248 3+89+ /3F)/4 *+ '34N +<51'3' 82'7 ')7+*/9' 4 6:+ )': 84: 4 -7'3*+ +897'-4 47C'2+3 9?7/4 3' 57+,+/9:7' ,4/ ' *+7749' 3' ;49'CB4 *' 7+;/8B4 *' !1'39' *+ &'147+8 M *+7749' 3' ;49' CB4 *' 7+2'7)'CB4 *4 !$% ,4/ 2:/94 7:/2 5'7' 3488' -+89B4 1' 348 4(7/-4: ' 7+'1/='7 )47 9+8 *+ 5+884'1 + ' +<)1:8B4 *+ '1-:2'8 5'89'8 ;/*+39+2+39+ 3B4 -489'248 *+ 7+'1/='7 )47 9+8 2'8 ,47'2 3+)+88?7/48 "+)+(+248 4 '54/4 + 9/;+248 ' )4257++38B4 *48 ;+7+'*47+8 3+88' *+)/8B4N ,7/8' 42 48 5D8 34 ).B4 ' '*2/3/897'CB4 5'884: ' 97'(' 1.'7 )42 2+348 7+):7848 '8 8'(+ 8+ 6:+ )42 7+):7848 5'7 )48 '8 */,/):1*'*+8 8+ 2'39+ 7B4 348 57G</248 2+8+8 '97' 5'1.'3*4 5740+948 541F9/)48 5+9/89'8 + 9'1;+= *+ '1/'*48 /'39+ */884 ' '574;'CB4 *+ '1-:2'8 2'9D7/'8 + ' /3':-:7' CB4 *+ 4(7'8 54*+ *'7 :2 ,H1+ -4 5'7' !':14 + 8:' ('8+ +397+ 48 5740+948 ' 57/3)/ 5'1 2+9' D ' '574;'CB4 *' +8',+9'CB4 *'8 Q7+'8 !J(1/)'8 *' )'5/9'1 5740+94 6:+ 0? 5'884: 547 57/2+/7' ;49'CB4 3' A2'7' + 4(0+9/;' ' ;+3*' *+ ?7+'8 *' 57+,+/9:7' 1D2 */884 4 !'C4 6:+7 /3':-:7'7 4(7'8 )424 4 ;/'*:94 *' ":' + ' ,/3'1/='CB4 *+ 2+/8 #+-:3*4 48 '1/'*48 *4 57+,+/94 +89'8 'CI+8 8B4 57/247 */'/8 5'7' ' 2+1.47/' *' /2'-+2 *' '*2/3/897'CB4 *+ '7)/' M$7'('1.'248 5'7' '*+6:'7 3488' '*2/3/897'CB4 )42 ' ,'19' *+ 7+):7848 :/94 *4 51' 3+0'2+394 ,+/94 '39+7/472+39+ 9+;+ 6:+ 8+7 7+';'1/'*4 88/2 .4:;+ :2' 49/2/='CB4 *+ -'8 948 +36:'394 (:8)'248 34;'8 45CI+8 *+ )'59'CB4 *+ 7+):7 848 )424 ' *+8',+9'CB4 *+ ?7+'8 5J(1/)'8 )7+*/94 6:+ 4 57+,+/94 )42 94*'8 '8 2+*/*'8 6:+ 9+2 942'*4 842'*'8 ' /3':-:7'CB4 *+ 4(7'8 ;419'7? ' 9+7 97'36:/1/*'*+ '*2/3/897'9/ ;'N 7+;+1' 82'7 '-'1.B+8

Líder critica: “Oposição atua para travar prefeitura” 1F*+7 *4 57+,+/94 3' A2'7' :3/)/5'1 *+ 4/A3/' ;+7+'*47' D1/' &'1'*B4 ! +<51/)' 6:+ -'89' (4' 5'79+ *4 9+254 *+ 8+: 97'('1.4 )424 1F*+7 *4 57+,+/94 34 1+-/81'9/;4 -4/' 3/+38+ )438)/+39/='3*4 ' ('8+ '1/'*' 84(7+ ' 7+85438' (/1/*'*+ 6:+ )'*' :2 )'77+-' +2 8+: 97'('1.4 3' '8' !'7' +1' '39+8 *+ 9:*4 8+: 97'('1.4 0:394 @ ('8+ D 4 *+ '(7/7 ' 2+39+ *+ 2:/948 )41+-'8 84(7+ '8 8:'8 7+8543

8'(/1/*'*+8 M 6:+ ,/=+248 + 6:+ )439/3:'248 ' ,'=+7 D ' )438)/+39/='CB4 *' ('8+ 3' 8:89+39'CB4 *4 57+,+/94 G8 9+248 ' 7+85438'(/1/*'*+ 541F9/)' *+ 8:89+39'7 +88' -+8 9B4 6:+ 'F +89? '(+ ' 3G8 9+7248 ' )438)/E3)/' 6:+ +89+ D 4 34884 5'5+1N )4(7' '9D7/'8 /2545:1'7+8 )424 ' +3,7+39'*' 5+14 57+,+/ 94 .? '1-:38 2+8+8 6:+ ):12/ 34: )42 ' *+7749' 547 )439' *4 ':2+394 348 ;'147+8 *4 !$% 9'2(D2 8B4 1+2(7'*'8

5+1' ;+7+'*47' !'7' +1' 2+824 8+3*4 /2545:1'7 2:/ 9'8 ;+=+8 :2 5740+94 D /2547 9'39+ 5'7' ' '*2/3/897'CB4 2:3/)/5'1 + 9'2(D2 5'7' ' 545:1'CB4 M '9D7/'8 +2 2:/ 948 242+3948 8B4 /2545:1' 7+8 !47D2 8B4 3+)+88?7/'8 5'7' ' 57+,+/9:7' + 5'7' ' )/*' *+ )424 :2 94*4 39+8 *+ 9:*4 57+)/8'248 ')7+*/9'7 3+89' -+89B4 + +2 8:' )'5')/ *'*+ 2'8 2:/9'8 ;+=+8 3+89' )'8' ' 548/CB4 *+ '1-:38 ;+7+'*47+8 *' ('8+ 3B4 D (:8

)'7 4 8:)+884 *' '*2/3/897' CB4 2:3/)/5'1 N +89+ '34 *+ +1+/CB4 ' ;+7+'*47' 1+2(74: 6:+ 2:/9'8 *'8 3+-4)/'CI+8 5'88'2 547 24;/2+3948 +897/9'2+39+ 541F 9/)48 5'7' 8+7+2 4: 3B4 '574 ;'*48 1' 1+2(74: 6:+ (4' 5'79+ *' 4548/CB4 8+-:/7? 51' 3+0'2+394 *+ 97';'2+394 *+ 2'9D7/'8 *+ /39+7+88+ *4 !'C4 +2 ;49'CI+8 ,:9:7'8 M B4 .? *J;/*'8 *+ 6:+ 3488'8 *+)/8I+8 3+89+ '34 5'88'7B4 5+1'8 +1+/CI+8 +89'

*:'/8 884 ,'= 5'79+ *4 04-4 541F9/)4 + +1+/947'1 4548/ CB4 (:8)'7? 97';'7 2'9D7/'8 + )42 /884 97';'7 9'2(D2 ' '*2/3/897'CB4 2:3/)/5'1 5'7' (+3+,F)/4 *4 5740+94 *+1+8 +2 3F;+1 +89'*:'1 3,+1/=2+39+ /884 D :2' 7+'1/ *'*+ */-4 /3,+1/=2+39+ 54/8 4 /39+7+88+ 541F9/)4 2:/ 9'8 ;+=+8 57+;'1+)+ 84(7+ 4 /39+7+88+ )41+9/;4 34884 97'('1.4 +36:'394 ('8+ D /25+*/7 6:+ /884 4)477'N ! ,/3'1/=' ' ;+7+'*47'

/ 9)' 1/ 3 / * 19/' 0 $ 5 - /1# ", (,%, #)#'1,/ )


& # ! & # !$ #%! # % !

PMDB caminha para definição sem disputa

9/<+; ./ 7F8 2+?/; 9/<:>3<+ 9+;+ :>+7=303-+; 8 ./<1+<=/ 8 -86/7=C;38 78 7=8;78 ./ ;+<J53+ H :>/ =8.8< 8< 9;/ 0/3=8< .+< 9;37-39+3< -3.+./< .+ ;/13F8 /<=F8 /6 ,+3@+ -86 + 989>5+GF8

"

!

=H 98; 3<<8 +< 53./;+7G+< 58-+3< 4C /<=F8 -86 + -+,/G+ ?85=+.+ 9+;+ + <>-/< <F8 6>73-39+5 ./ .+:>3 + .83< +78< "8; -+><+ .8< ./<1+<=/< .8< 9;/0/3=8< +=>+3< + +?+53+GF8 1/;+5 H ./ :>/ 8 J7.3-/ ./ ;// 5/3GF8 ./?/;C 03-+; 6>3=8 ,+3@8

-536+ :>/ 4C 083 ./ 1>/;;+ /7=;37-2/3;+.+ +18;+ H ./ =;H1>+ <=/ H 8 9+78;+6+ .+ .3<9>=+ 37=/;7+ /7=;/ 8< 9;H -+7.3.+=8< +8 18?/;78 .8 <=+.8 9/58 " ;3< $/A/7./ / N738; .8 ;3,83 !< 6353=+7=/< ./ +6,+< +< =/</< +,+3@+;+6 +< +;6+< P + 9/.3.8 ./ </>< 5J./;/< P / +18;+ /<9/;+6 9/5+ ./0373GF8 .39586C=3-+ 87=;+;3+7.8 +< /@9/-=+=3?+< .8< N5=368< 6/</< 8 +-8;.8 /7=;/ ;3< / ;3,83 98./ <+3; 8 686/7=8 /<=C </7.8 -8<=>;+.8 >6 +6,3/7=/ 9+;+ :>/ ;3< / N738; </7=/6 </ 5+.8 + 5+.8 9+;+ .3<->=3; 8 /<9+G8 ./ -+.+ >6 7+ -2+9+ ;/>73F8 /<=C 95+7/4+.+ 9+;+ + </1>7.+ 6+< ./?3.8 +8 0/;3+.8 98./ 03-+; 9+;+ :>+5:>/; .3+ .+ </6+7+ ! <35I7-38 / 8 .3<->;<8 +1;/1+.8; ./ :>/6 +7=/< +=3;+?+ P .8< .83< 5+.8< P H 8 <37+5 6+3< -5+;8 ./ :>/ 8 " 98./ -2/1+; + >6+ ./03 73GF8 9+-J03-+ 78< 9;K@368< .3+< %/;C + N5=36+ =/7 =+=3?+ 9+;+ </ /?3=+; >6+ .3<9>=+ -87 ?/7-387+5

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

#%!# % ! !

5,>:>/;:>/ =+6,H6 /58138> 8 ./9>=+.8 QB >6 -+7 0/./;+5 $87+5.8 +3+.8 .3.+=8 ,86 /6 :>+5:>/; -2+9+R ;/<<+5=8> 5/ 98;H6 7F8 +-;/.3=+ :>/ 8 ./68-;+=+ ?85=+;C + 0+A/; 9+;=/ .+ +53+7G+ -86 (+7./;5+7 +;.8<8 7:>+7=8 6>3=8< 985J=3-8< .3<9>=+?+6 /<9+G8 +8 5+.8 ./ .>+;.8 / +;37+ 78 9+5-8 8 ./9>=+.8 0/./;+5 $86C;38 "% $ 9;/0/;3> 03-+; 7+ 95+=/3+ #>3/=8 8,</;?8> =>.8 D .3<=E7-3+ ! ./9>=+.8 /<=+.>+5 +48; ;+N48 "$" =/6 <3.8 ./3@+.8 ./ 5+.8 7+< <85/73 .+./< .+ " 98; 8;./6 .8 -86+7.+7=/ 1/;+5 -8;87/5 %J5?38 /7/.3=8 6 </> ,581 8 9+;5+6/7=+; =/6 ;/-5+6+.8 :>/ ?/6 </7.8 9;83,3.8 ./ /7=;+; /6 :>+;=H3< 9+;+ -87?/; <+; -86 6353=+;/<

!

0+5=+ ./ 5369/A+ -2+68> + +=/7GF8 ./ :>/6 083 +8 <=C.38 %/;;+ 8>;+.+ 7+ :>+; =+ 9+;+ ?/; 8 /69+=/ /7=;/ 83C< / 8=+0818 " * /<68 =;I< .3+< ./983< .+ 037+5 .8 +69/87+=8 83+78 8 1;+6+.8 +37.+ /<=+?+ -2/38 .8< 9+9/3< 5+637+.8< .+ -86/68;+GF8 .8 =5H=3-8 !

“Todo ato de violência merece o repúdio da sociedade” "

+;37+ =3;+?+ 08=8< -86 (+7./;5+7 :>+7 .8 /5+ ?3> +;=373+78 +?+5-+7=/ >6 .8< 5J./;/< .+ $/./ /6 83C< + 6/<6+ 28;+ + /@ 6373<=;+ 1;3=8> Q +;=373+78 ?/6 =3;+; 08=8 R /7=F8 /5/ 083 37-5>J.8 78 1;>98

#

(

"!$ &" $/(!%

&( )! $* )) # " ! )% ( ) &%( &%"! ! !) !,!) $ '+ (*

<</6,5/3+ /13<5+=3?+ +9;/-3+;C /<=+ </6+7+ 9;84/=8< .+ 18?/;7+.8;3+ /6 "5/7C;38 ! ./<=+:>/ H 9+;+ +< :>+=;8 9+>=+< :>/ 9;/?//6 ;/+4><=/< 9+;+ 9;803<<387+3< .+ C;/+ .+ </1>;+7G+ 9N,53-+

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

!$, )0% %

C 8 "+;:>/ >=3;+6+ /<=+;C +,/;=8 78 .863718 ./ "C<-8+ / 78 3+ ./ &3;+./7=/< </1>7.+ .+< 2 D< 2 + =/;G+ 8 9+;:>/ /<=+;C 0/-2+.8 9+;+ 6+7>=/7GF8

'6+ ./5+< H 8 9;84/=8 :>/ +5=/;+ +< /3< / -87.3-387+7.8 8 ;/+4><=/ <+5+;3+5 +8 -;/<-36/7=8 ;/+5 .+ ;/-/3=+ -8;;/7=/ 5J:>3.+ .8 <=+.8 < /3< 08;+6 <+7-387+.+< 78 .3+ ./ +,;35

!

%/-;/=+;3+ ./ /<=F8 / "5+7/4+6/7=8 3708;6+ :>/ +< >73.+./< .8 (+9= (>9= 7F8 0>7-387+;F8 7+ </1>7.+ ./?3.8 +8 0/;3+.8 ./ &3;+./7=/< 5+< ?85=+6 +8 0>7-387+6/7=8 7+ =/;G+ 78 28;C;38 78;6+5

"/5+ %H;3/ 8 (35+ 8?+ 9/1+ 8 C>=3-8 /6 $/-30/ 78 <C,+.8 D< 2 8 6/<68 28;C;38 8 =5H=3-8 ;/-/,/ + "87=/ ";/=+ 78 %/;;+ 8>;+.+ !< 4818< <F8 ?C53.8< 9/5+ </1>7.+ ;8.+.+

83C< /70;/7=+ 8 ;3-3N6+ 78 .863718 D< 2 /6 =>6,3+;+ 9/5+ </1>7.+ ;8.+.+ .8 +69/87+=8 ;+<35/3;8 .+ %H;3/ ! =36/ ->69;3;C + 9/;.+ ./ 6+7.8 ./ -+698 ./?3.8 + 37-3./7=/< 78 +78 9+<<+.8

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

PMDB: decisão no dia 10 de junho Partido deve definir no dia 29 de maio que a decisão final será via convenção dia 10 de junho. Até lá, acordo entre Iris e Friboi pode estar encaminhado # &2(* (

! %"1*!

!

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

&. %

$

'

% "#(+

.,

3 ) %( '- ' #& '-( '-+ (, (#,

O!

+ 6+72F ./ :>+;=+ 0/3;+ =;/A/ 6/6,;8< .+ /@/->=3 ?+ /<=+.>+5 .8 9+;=3.8 </ ;/> 73;+6 7+ </./ .8 .3;/=K;38 /<=+.>+5 .8 " 9+;+ ./53 ,/;+; <8,;/ + ;/+53A+GF8 8> 7F8 ./ 9;H?3+< 9;H -87?/7GM/< / -87?/7GM/< .8 9+;=3.8 868 + /@/->=3?+ 7F8 =/6 -869/=I7-3+ 9+;+ ./0373; =+5 ./6+7.+ 03-8> ./0373.+ 78?+ ;/>73F8 ./<=+ 0/3=+ -86 8< 6/6,;8< .8 .3;/=K;38 .8 " 9+;+ 8 9;K@368 .3+ /<=+ ;/>73F8 </;C ./0373.+ :>+5 -+63728 + </; </1>3.8

868 ;3< $/A/7./ -87=+ -86 + 6+38;3+ ./7=;/ 8< 6/6 ,;8< .8 .3;/=K;38 /<=+.>+5 .8 " + /<-852+ .8 5+.8 3;3<=+ .8 9+;=3.8 ./?/;C 9;/?+5/-/; + 7F8 ;/+53A+GF8 ./ 9;H?3+< 8> ./ 9;H -87?/7GM/< 86 3<<8 + -87?/7GF8 ./?/;C </; -8703; 6+.+ 9+;+ 8 .3+ ./ 4>528 !< 0;3,83A3<=+< 98; <>+ ?/A :>/;3+6 + ;/+53A+GF8 .+< 9;H -87?/7GM/< 78 .3+ ./ 6+38 -8708;6/ .3?>51+.8 /6 /7-87 =;8 ;/+53A+.8 9/58 9;H -+7.3.+ =8 /6 </> /<-;3=K;38 985J=3-8 7+ </@=+ 0/3;+ ! 1;>98 0;3,83 A3<=+ ./7=;8 .8 " 9;/0/;3+

+ .+=+ 6+3< +7=/-39+.+ / + ;/+ 53A+GF8 8> ./ 9;H?3+< 8> ./ 9;H -87?/7GF8 78 9+;=3.8 ! 9;/<3./7=/ /<=+.>+5 .8 " %+6>/5 /5-238; .3<</ :>/ /<<+ ;/>73F8 H 6+3< >6+ .+< ?C;3+< -87?/;<+< ./7=;8 .8 9+;=3.8 :>/ ,><-+ 8 /7=/7.3 6/7=8 /7=;/ 8< 5+.8< Q ;/> 73F8 083 /6 9+;=/ 9+;+ -87=3 7>+; -86 /<</ 9;8-/<<8 ./ -87?/;<+GF8 ./7=;8 .8 9+;=3 .8 ! 6/528; -+63728 H ,>< -+; /<</ /7=/7.36/7=8 + 6/> ?/; @/->=3?+ /7=/7./> :>/ .3+7=/ ./ >6 686/7=8 =F8 3698;=+7=/ =/;J+68< :>/ </1>3; 8 ;3=8 /<=+=>=C;38 .+ 5/1/7.+ 7=F8 5+7G+68< /<<+ 78?+ ;/>73F8 9+;+ 8 .3+ + </; ;/+53A+.+ /6 58-+5 + </; ./0373.8R /@953-8> "+;+ /5-238; +< -87?/;<+< 7F8 98./6 -/<<+; 983< ./<=+ 08;6+ </ /7-87=;+;C >6 -+63 728 9+;+ +< ./0373GM/< 37-5> <3?/ 9/7<+7.8 +9K< +< -87?/7 GM/< .8 9+;=3.8 ! 9//6/./ ,3<=+ +-;/.3=+ :>/ 8 =/698 +=H 5C H ->;=8 4C :>/ 9+<<+.8 8 9/;J8.8 .+< -87?/7GM/< </ 373-3+ 8 9/;J8.8 /5/3=8;+5 Q! 6/528; -+63728 H 8 /7=/7.36/7=8 /7=;/ +< .>+< 9+;=/< ! =/698 H 9/:>/78 / </ 7F8 -87?/;<+;68< ,/6 +9+;+7.8 +;/<=+< +7=/< .8 9/;J8.8 ./ -87?/7GM/< +< .303->5.+./< ./ /7=/7.36/7=8 </;F8 1;+7./< 37-5><3?/ 9+;+

+< -+69+72+< "8; 3<<8 H 3698;=+7=/ =8.8 /<</ 9;8-/<<8 ./ -87?/;<+< /7=;/ 8< .83< 5+.8< 51>7< -869+72/3;8< :>/;/6 / 9/./6 6>3=+ 9;/<<+ 78 9;8-/<<8 6+< /> 7F8 ./0/7.8 /<</ 5+.8 "/G8 </6 9;/ -+56+ 7+< ./0373GM/<R /@953-+ 8 ./9>=+.8 <=3?/;+6 9;/</7=/< D ;/> 73F8 78 .3;/=K;38 8 9;/<3./7=/ .8 9+;=3.8 /6 83C< %+6>/5 /5-238; 8< ./9>=+.8< /<=+ .>+3< +73/5 (35/5+ >3A +;58< .8 +;68 ;>78

"/3@8=8 /+7.;8 (35/5+ "+>58 H<+; +;=37< / H538 8;=>7+=8 .8 ./9>=+.8 0/./ ;+5 "/.;8 2+?/< .8 ?3-/ 9;/ 0/3=8 ./ 83E73+ 1/78; +;3+78 / ./ >3< >?I7-38 )+17/; >36+;F/< 7=L738 %K / =+6+; +3+.8 8 8-C ! ./9>=+.8 0/./;+5 %+7.;8 +,/5 >6 .8< 6/6,;8< .+ @/->=3?+ .8 9+;=3.8 7F8 /<=/ ?/ 9;/</7=/ 983< /<=+?+ /6 ?3+ 1/6 + %F8 "+>58 !>=;8 786/ :>/ 7F8 -869+;/-/> 083 8 .+ ./9>=+.+ 0/./;+5 ;3< ./ ;+N48


“Marconi será nosso candidato” Presidente do PSDB fala sobre os rumos do partido e garante que governador será candidato em outubro

!

8:.;2-.6<. -7 "% .5 72B; "*=47 -. .;=; ,76,.-.= .6<:.>2;<* 6* <*:-. -* M4<25* 9=*:<* /.2:* C &:2+=6* -7 "4*6*4<7 625*-7 7 -2:20.6<. -2;;. 6E7 <.: -M>2-*; -. 9=. *:,762 ".:2447 ;.:B 7 ,*6-2-*<7 -* +*;. 07>.:62;<* 6* .4.2FE7 -.;<. *67 5*; .>2<7= ,75.6<*: 9=*6-7 1*>.:B 7 *6M6,27 7/2,2*4 ! <=,*67 -.;<*,7= 9=. .69=*6<7 7 07>.:6*-7: 5*6<G5 ;=* *0.6-* 67 26<.:27: :.*42@*6-7 26*=0=:*FL.; 7= *=<7:2@*6-7 . *,758*61*6-7 7+:*; * +*;. <:*+*41* 8*:* * .4.2FE7 67; 4.02;4*<2>7; /.-.:*2; . .;<*-=*2; *4G5 -. 84*6.3*: 7 <:*+*417 8*:* * ,*58*61* O&*4>.@ 6E7 /*F*57; ,75I,27;P :.>.4* %7+:. * .6<:*-* 7= 6E7 -. $76*4-7 *2*-7 6* +*;. 07>.:62;<* "*=47 G .6/B<2,7 O!2<.6<* 87: ,.6<7 -* +*;. -7 .;<B ,767;,7 . *872* 7 07>.:6*-7: *:,762 ".:2447 -.,2;E7 .;<B 6*; 5E7; -. $76*4-7 *2*-7P /:2;* &:2+=6* -7 "4*6*4<7 N ! "% G =5 8*:<2-7 5=2<7 0:*6-. 9=. ;.58:. .6<:* 6*; .4.2FL.; ,75 * 7+:20*FE7 8.47 5.67; -. 5*6<.: *; ,*-.2:*; 9=. <.5 6* ;;.5+4.2* . <*5+G5 6* D5*:* .-.:*4 ;;7 /*@ 9=. 7 8*:<2-7 .6<:. ,75 =5* :.;876;*+242-*-. 5*27: 6*; .4.2FL.; "*=47 -. .;=; N 4*:7 :.;876;*+242-*-. G 0:*6-. 87: ,76<* -* 8:J8:2* .;<:=<=:* -7 8*:<2-7 . -* 42-.:*6F* -7 07>.:6*-7: 6/.42@5.6<. 173. <.57; ;75.6<. <:H; -.8=<*-7; /.-.:*2; 67 8*:<2-7 5*; .;<*57; /*@.6-7 =5 <:*+*417 8*:* /*@.: ,26,7 6.;<. *67 * ;;.5+4.2* * 2-.2* G *5842*: -. -.@ 8*:* -7@. 87:9=. <.57; ,*6-2-*<7; +*;<*6<. /7:<.; *; ,7420*FL.; 8:787:,276*2; 8*:* -.8=<*-7 /.-.:*4 >*57; <.: =5 ,1*8E7 ,75876-7 ,75 7; 5*27:.; 8*:<2-7; -* +*;. !; 5.67:.; .;<E7 <:*+*41*6-7 8*:* /*@.: =5* ,1*8* 5.67: * ,1*5*-* ,1*8261* B 8*:* -.8=<*-7 .;<*-=*4 67 26I,27 17=>. =5 <:*+*417 8*:* 9=. 4*6FB;;.57; ,1*8* 8:J8:2* ,75 ,*6-2-*<7; 757; ;.0=2-7; 87: "" "% "& 9=. *;;=52:*5 * 5.;5* 2-.2* *; *07:* *40=6; 8*:<2-7; :./4=I:*5 . 6J; ,757 8*:<2-7 *6/2<:2E7 9=. ,76<* ,75 * ,*+.F* -* ,1*8* <.57; 9=. :.,.+.: 9=.5 9=2;.: ;. ,7420*: ,767;,7 6<E7 G 8:7>B>.4 /*F*57; =5* ,7420*FE7 8:787:,276*4 ,75 *40=5 8*:<2-7 -* +*;. ! "" 87: 5.27 -. &*44.; *::.<7 3B *,.67= 87;2<2>*5.6<. ,767;,7 +=;,*6-7 ,7587: 7; 8*:<2-7; 5.67:.; <*5+G5 1B * 87;;2+242-*-. -. ,1*8* 8=:* ,757 7 " % . 7 "% 9=. <:*+*41*5 8*:* 2;;7 !; 7=<:7; ;. 6E7 ,76;.0=2:.5 4*6F*: ,1*8* 8=:* <*4>.@ 2:E7 ;. 3=6<*: . /*@.: =5* ,1*8* 5.67: ,1*8* -. -.8=<*-7 /.-.:*4 7 ,1*8E7 -.>. .4.0.: 9=*6<7; -.8=<*-7; J; .;<*57; <:*+*41*6-7 8*:* /*@.: 7= A *::73*-7 2-.2* G .;;* ,1*8* G 5=2<7 /7:<. 7 "% 5.;57 <.57; 675.; /7:<.; (*57; +=;,*: /*@.: *7 5.67; ,26,7 -7; /.-.:*2; ,76,7::H6,2* .;<B 5=2<7 0:*6-. <*5+G5 6E7 B 1B =5 87=,7 -7 /707 *5207 872; >7,H *,*+* ,76,7::.6-7 ,75 7=<:7 ,758*61.2:7 -. +*;. 757 7 8*:<2-7 <.5 <:*+*41*-7 ,75 2;;7 %. 6E7 17=>.;;. ,7420*FE7 8:787:,276*4 7; 8*:<2-7; 3B .;<*:2*5 <:*+*41*6-7 -. /7:5* -2/.:.6<. %. 17=>.;;. ,4B=;=4* -. +*::.2:* /7:<*4.,.:I*57; 7; 8*:<2-7; -7 26<.:27: . .4.; -.,2-2:2*5 9=.5 26-2,*:

. *872*: 8*:* -.8=<*-7 /.-.:*4 . .;<*-=*4 ./.6-.57; 7 /7:<*4.,25.6<7 -7; 8*:<2-7; 87: 5.27 -* /2-.42-*-. 8*:<2-B:2* . 9=.:.57; 5*2; /247;7/2* .5 67;;*; .;,741*; ;;25 <:*+*41*57; ,75 67;;* +*;. *42*-* ./.6-.57; 9=. ;. 7 "% *872*: *40=5 -.8=<*-7 /.-.:*4 -7 "% * >*0* -. .;<*-=*4 <.5 9=. ;.: -7 "% ".;;7*45.6<. <:*+*417 8*:* .4.0.: <7-7; 7; 67;;7; *;7 1*3* 6.,.;;2-*-. <*5+G5 >*57; +:20*: 8*:* .6,.::*: .;;. /707 *5207 9=. *,*+* .;<:*0*6-7 7 <:*+*417 -. =62-*-. 6* +*;.

.;<B *9=2 -.6<:7 &.57; 8*:* ,*6-2-*<7; * >2,. . *7 ;.6*-7 7;G 42<76 . (245*: $7,1* ;;.; ;E7 7 9=. .;<E7 *07:* . ,76<*5 ,75 *8727 -. 0:*6-. 8*:<. -. 67;;* +*;.

(7,H ,2<7= 7; 8*:<2-7; -* +*;. &7-7; 3B .;<E7 ,76/2:5*-7; =2<7 ;. /*4* 67 " % 9=. .4. 87-. ;*2: 5*; *,17 -2/I,24 872; G =5 8*:<2-7 9=. .;<.>. ,767;,7 -=:*6<. <7-7 7 *67 8*;;*-7 . 6.;;. *67 &.5 ,758:752;;7 ! "% ;*2= 5*; .5 ;.= 4=0*: .6<:7= 7 "*:<2-7 ,74J02,7 *,276*4 " 26-* +=;,*:.57; 7 <*5+G5

*; ;. <.5 9=. .;8.:*: *<G * ,76>.6FE7 6E7 .;<*:2* ,.-7 8*:* (245*: $7,1* . 7;G 42<76 *8:.;.6<*:.5 ;.=; 675.; E7 872; /72 >76<*-. -.4.; . -. ;.=; 8*:<2-7; 67 ,*;7 7 "" . 7 "% B *8:.;.6<*:*5 *6<.; . 7 07>.:6*-7: ;. 57;<:7= ;258B<2,7 * 2;;7 *; .6<.6-7 9=. .;;*; ,72;*; *26-* 8:.,2;*5 ;.: Q5*-=:*-*;R 67 575.6<7 ,.:<7 -./262FE7 /7,*:B 8*:* * ,76>.6FE7 6E7 ;.: 9=. 1*3* ,76;.6;7

E7 1*>.:2* ,76;<:*6025.6<7 .5 <.: *2*-7 -. >74<* -.872; -. <7-*; *; -.,4*:*FL.; -.4. *,.:,* -7 07>.:6*-7: ! *2*-7 G =5* 8.;;7* =5 -.8=<*-7 9=. <7-7 5=6-7 ,761.,. 4. G 8:.>2;I>.4 G =5* 8.;;7* ,7::.<* .4. -./.6-. *; ;=*; 2-.2*; . * 0.6<. ;*+. 9=*2; ;E7 *; ;=*; 2-.2*; &.5 *9=.4. 3.2<7 <.58.:*5.6<*4 5*; G 67;;7 8*:,.2:7 %.58:. /72 07:* * -.,2;E7 .;<B 6* 5E7 -.4. 87:9=. 5*2; -. -* +*;. -7 .;<B ,75 *:,762 ".:2447

+*;. .;<*: =62-* .69=*6<7 * 787;2FE7 ;. -2>2-. 26,4=;2>. ,75 :*,1* -.6<:7 -7 " G +.6G/2,7 8*:* >7,H; 4*:7 69=*6<7 .4.; 787;2FE7 ,76<26=*:.5 -2;,=<26-7 >*2-*-.; . 26<.:.;;.; 8.;;7*2; 8*:* 6J; G 5.417: J; -2;,=<257; 8:73.<7; 8*:* *>*6F*: +=;,*6-7 8:787;<*; 9=. ;.3*5 -. 26<.:.;;. -* 878=4*FE7 E7 07;<*57; -. -*: 8*482<. 6* ,*;* -7; 7=<:7; 5*; 8:.;<*57; *<.6FE7 872; 874I<2,* G 2;;7 G 26<.:.;;. ,74.<2>7

%. 7 *2*-7 /.,1*: ,75 * +*;. -.4. ,75 7 07>.:6*-7: 7 .;8*F7 -.4. .;<B 0*:*6<2-7 6* ,1*8* 5*37:2<B:2* = ;.58:. /*4.2 9=. ,1*8* 5*37:2<B:2* ;J G /.,1*-* 6*; .4.2FL.; . 6J; .;<*57; *26-* * -2*; -*; ,76>.6FL.; E7 ;. /*@ 5*2; 874I<2,* ,76-2,276*6-7 ;.= *8727 * 67;;* +*;. <.57; 874I<2,7; .?8.:25.6<*-7; . 8:*05B<2,7; . 87: 2;;7 0*61*57; .5 7;;7 <:*+*417 G /.2<7 .5 ,25* -. 8:787;<*; . 8:73.<7; 8*:* -.872; >2:.5 7; 675.; *26-* G ,.-7 8*:* ;. /*4*: .5 675.; *26-* 5*2; 9=*6-7 .;;. 675. *26-* 6E7

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

/2,7= +.5 >.417 ! 8*:<2-7 -.4. /72 .4.2<7 8*:* *,*+*: ,75 * ,7::=8FE7 8*:* *>*6F*: . 8*:* 5.417:*: 7 5*6=;.27 -7 -261.2:7 8M+42,7 5*; 57;<:7= 7 ,76<:B:27 ;. *:,762 ,1.0*: .5 3=617 . /*4*: O E7 ;7= ,*6-2-*<7 P ! 9=. * +*;. /*:B * 17:* 9=. ,1.0*: .;;. 575.6<7 * 0.6<. ;.6<* . -2;,=<. = 6E7 07;<7 -. ,76>.:;*: ;7+:. 128J<.;.; 6.5 -. .;8.,=4*FL.; E7 67; 26<.:.;;* J; .;<*57; 07>.:6*6-7 .;<*57; ,75 * +*;. =62-* "*:* 9=. /*@.: -2;,=;;E7 *07:* "*:* >2:*: +:20* *;* 9=. /*4<* 8E7 <7-7 5=6-7 +:20* . 6E7 <.5 :*@E7 6<E7 8*:* 9=. 26>.6<*: *; ;.5 *:,762 .6/:*9=.,. 7 0:=87 * +*;. ! *:,762 G =5* 42-.:*6F* -2/.:.6,2*-* 9=. <.5 8:.-2;87;2FE7 *7 <:*+*417 9=. <.5 /7,7 .5 0.;<E7 . .5 ./2,2H6,2* 4. 8*:.,. 9=. <:*+*41* 17:*; 87: -2* (.:2/2,* <=-7 &7-7; <H5 7 -2:.2<7 -. 5*6.2:* ,74.02*-* -. ,:2*: -. ;=0.:2: <=-7 5*; <=-7 -2;,=<2-7 ,75 .4. 4. 8:25* 8.4* ./2,2H6,2* -. 0.;<E7 *; ;.:2* =5* 8.:-* ,76;2-.:B>.4 E7 9=.:7 6.5 -2;,=<2: * 128J<.;. &7-7; 7; 8*:<2-7; 9=.:.5 9=. .4. ;.3* 07>.:6*-7: E7 *,:.-2<7 9=. 7,7::.:B *407 -2/.:.6<. -2;;7 *:,762 ;.:B 67;;7 ,*6-2-*<7 #=*4 9=. G 7 5*27: Q *4,*61*: -. 9=24.;R 173. -.6<:7 -7 07>.:67 -. *:,762 ".:2447 A * .40 A * ;.0=:*6F* 8M+42,* !41* .= >.37 * .40 6E7 ,757 =5 0:*6-. Q *4,*61*: -. 9=24.;R -7 07>.:6*-7: 5*; ;25 -7 8:70:.;;7 -. 72B; /*4<* -. .6.:02* .4G<:2,* G 9=. .;<B *<:*8*41*6-7 7 ,:.;,25.6<7 . 258.-26-7 +7* 8*:<. -*; 0:*6-.; 26-M;<:2*; -. >2:.5 8*:* ,B *; 5.;57 *;;25 *40=5*; *26-* .;<E7 >26-7 87: ,76<* -. 26,.6<2>7; B <.5 -72; *67; 9=. 8*;;*57; * -2:.FE7 -.4* 8*:* * 4.<:7+:B; * 6.07,2*FE7 7/.:.,.:*5 :.*4 8.4* .40 72 +:26,*-.2:* #=2;.:*5 7/.6-.: 8742<2,*5.6<. 7 07>.:6*-7: ! 8:7+4.5* -* .40 ,75.F7= .5 07>.:67; *6<.:27:.; B 6* ;.0=:*6F* 8M+42,* 7 8:7+4.5* 6E7 ;E7 ;75.6<. *; -:70*; 5*; ;25 7

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


“Melhoramos muitos índices nessa gestão”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

! " #

2 '1-:2'8 4)'8/J+8 .4:;+ 7+)1'2'DC4 *+ 2C+8 6:'394 ' /251+2+39'DC4 *'8 +8)41'8 *+ 9+254 /39+-7'1 884 ).+-4: ' 8:757++3*+7 4 -4;+734 0@ 6:+ E 6:'8+ :3'3/2/*'*+ *+ 6:+ '8 +8)41'8 +2 9+254 /39+-7'1 8C4 2:/94 (+3E,/)'8 5'7' ' 84)/+*'*+ 545:1'DC4 A8 ;+>+8 348 8:757++3*+ H8 9+248 6:+ 9+7 :2' ,472' *+ +3;41;F 1' 3'8 */8):88J+8 *+ 2'3+/7' +,+9/;' + 3C4 842+39+ 7+)+(+3*4 48 (+3+,G)/48 :/9' -+39+ .40+ 9+2 +88+ +6:/;4)4 *' 3C4 5'79/)/5'DC4 6:+ 9+2 6:+

Acordo põe Vanderlan em caminho sem volta União entre Eduardo Campos e Marina Silva retira opções de aliança e consolida candidatura do empresário. Única alternativa seria aliança remota com o PMDB sem o PT

!

#

8+7 ,+/94 E 4 24*+14 -7+-4 *+ *+24)7')/' )42 5'79/)/5'DC4 /3)/8/;' *' 545:1'DC4 =74 /7'3*' 3C4 ;'/ *+/<'7 48 *4/8 2+8+8 5'7' 87 '88:2/7 :2 54:)4 4 2'3*'94 34 #+3'*4 1.' +88' E :2' 57@9/)' 6:+ ,4/ 8+257+ ,+/9' 3' 541G9/)' 2'8 +: 3:3)' -489+/ */884 #+257+ ,/> 541G9/)' + -489+/ */884 2'8 3:3)' 6:/8 8+7 )'3*/*'94 :/ +8)41./*4 )424 8:51+39+ 547 ')'84 89';'2 8+2 ' 8+-:3*' 8:51F3)/' + 4 '7148 1(+794 +7E/' 2+ /3*/)4: :3)' '88:2/7+/ 54/8 ;/)+8 + 8:51+39+8 842+39+ '88:2+2 +2 )'848 +2+7-+3)/'/8 4 6:+ 3C4 E +89+ )'84 7+,/74 )439/3:'7 ':</1/'3*4 348 ('89/*47+8 4 2F8 5'88'*4 7+1+2(7'248 '348 *4 415+ /1/9'7 6:+ '9/3-/: ;4)F 5+884'12+39+ )42 8:' 57/8C4 + )42 ' 5+7*' *4 8+: /72C4 !:'1 2+38'-+2 *+/<' 5'7' 48 2'/8 34;48 6:+ *+,+3*+2 ' /9'*:7' 8+2 9F 1' )43.+)/*4 '88'88/3'94 *4 2+: /72C4 ,4/ :2' )4/8' 1'2+39@;+1 2/3.' 57H57/' 57/8C4 + *+ 2:/948 )425'3.+/748 9'2(E2 -47' 2+824 +: +89';' 34 +39+774 *4 574,+8847 '7148 +(7+= 6:+ 2477+: + +7' *' 3488' 9:72' 1+ +7' *4 5'79/*C4 3' E54)' %2' *'8 -7'3*+8 7+85438'(/1/*'*+8 *' 545:1'DC4 +2 5+*/7 /884 ;419' *48 2/1/9'7+8 E ' ,'19' *+ /3,472'DC4 :9@;'248 5+1' *+24)7')/' + 5+1' 1/(+7*'*+ 40+ ;+248 6:+2 '54/4: 48 2/1/9'7+8 34 54*+7 48E #'73+= E :2 *+1+8 */3'89/' *+1+8 1@ *'8 )'5/9'3/'8 .+7+*/9@7/'8 34 '7'3.C4 3C4 )+88' 3:3)' 8/89+2' 5'97/243/'1/89' 6:+ ;+2 1@ *+ 479:-'1 5+72'3+)+ +,+9/;4 )/*'*C4 ).+-' '4 54*+7 + ').' 6:+ '6:/14 E *+1+ 884 *+/<' '8 5+884'8 *+8)7+39+8 )42 ' )43*:DC4 *4 5'G8 57+8/*+39+ ).+-' 3' $& + ,'1' M $ ,+> /884 5476:+ 94*48 48 4:9748 5'79/*48 ,/>+7'2N 4: M $ ,+> )'/<' *4/8 5476:+ 94*48 48 4:9748 5'79/*48 ,/>+7'2N 7' 3C4 E '88/2 +88+ 0+/94 6:'16:+7 :2 ;'/ 8+ ').'7 34 */7+/94 *+ 5+-'7 :2 2+3/34 74:('3*4 5/)41E + '2'77'7 +1+ 3:2 5489+ 4: 1/3).'7 6:'16:+7 :2 5+7*' *' 1/(+7*'*+ + *' *+24)7')/' E '1-4 8E7/4 H8 9+248 E 6:+ 57+8+7;'7 + '574,:3*'7 ' *+24)7')/'

& #

#% # %

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

$&

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

Campos e Marina: discursos diferentes

#

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

*/;+78'8 ;+>+8 /38+7/7 '7/3' 34 */8):7 84 C4 +7' 7'74 4:;/7 :2 M;/: '7/3' N 34 ,/3'1 *+ 8:'8 ,7'8+8 248 97'3*4 ' /25479B3)/' 6:+ ' 1G*+7 *' "+*+ 9+7@ +2 8:' )'25'3.' M 8+: -+894 4 *' "+*+ -'3.4: ' 2/1/9B3)/' *4 # N 7+88'194: '2548 M&4)F 3C4 8H +89'7@ 3' )'25'3.' )424 +89'7@ 34 -4;+734N )4251+94: +< -4;+73'*47 *+ +73'2(:)4

*/88+ 6:+ 4 5'G8 M57+)/8' )477/-/7 48 7:248 6:+ 57+)/8'2 8+7 )477/-/*48N M 7'8/1 57+)/8' *+ :2 34;4 5')94 7+)/8' */8):9/7 ' +)4342/' )424 48 574(1+2'8 *+ )43,/'(/1/*'*+ *' 97'38 5'7F3)/' *+ )439'8 *' )43,/'3D' 0:7G*/ )' *4 2'7)4 0:7G*/)4 7+)/8'248 *+ +8)41'8 *+ 6:'1/*'*+ 5'7' 6:+ 48 ,/1.48 *4 418' '2G1/' 3C4 8+0'2 5'/8 *4 418' '2G1/'N ):9:)4: 5+8'7 *'8 */,+7+3D'8 547E2 4 +8,47D4 *+ *:'7*4 5'7' /3)47547'7 4 */8):784 *' "+*+ ,4/ ;/8G;+1 "+5+9/: :2 *48 543948 2'/8 /25479'39+8 *4 5'79/*4 *+ '7/3' +2 7+1'DC4 A )42 548/DC4 *+ -4;+734 M C4 E )42 4 57+8/*+3)/'1/824 *+ )4'1/>C4 6:+ ;C4 )438+-:/7 2:*'7 '8 )4/8'8N 7+88'194: *'3*4 *+89'6:+ '4 )+73+ *'8 574548 9'8 *' "+*+ 4 5'79/*4 E )4397' 4 M149+'2+394N *4 -4;+734 +2 974)' *+ -4;+73'(/1/*'*+ 34 43-7+884 +;+394 *+ 1'3D'2+394 *' ).'5' '2548 '7/3' +;/*+3)/4: ' /2547 9B3)/' *' +< 2/3/897' L 6:+ 9+7/' .40+ :2 547)+39:'1 *+ ;4948 +2 94734 *48 8+-:3*4 '8 5+86:/8'8 L + 4 7+)4 3.+)/2+394 *+1' 547 5'79+ *+ *:'7*4 '2548 424 '7/3' 2+824 */88+ M :2' 2'9' ;/7-+2 )42 '3/2'/8 ,+74>+8 3C4 8+ 54*+ 8+ )414)'7 '97@8 $+2 6:+ 8+ )414)'7 1'*4 ' 1'*4 +: +894: '6:/ *4 8+: 1'*4 # *:'7*4N -'7'39/:


$ (

% "$

* ! $%' %

$

C

om o término da Tecnoshow Comigo 2014, os organizadores divulgaram um balanço do encontro, apontando que a feira obteve um público recorde, superando a marca dos 100 mil visitantes, sem contar que mais de R$ 1 bilhão foi negociado somente nos cinco dias de Tecnoshow, superando as expectativas iniciais da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo). Com tanto sucesso confirmado, a feira já tem data marcada para a próxima edição, prevista para acontecer entre os dias 13 e 17 de abril de 2015. O presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, confirma que houve um público maior do que no ano passado. "Isso é muito importante e significa que a feira tem uma participação efetiva, não só dos produtores de Goiás, mas daqueles provenientes de estados vizinhos, e até mesmo de outros países", comemora Chavaglia. Ele faz questão de ressaltar que a Tecnoshow proporciona aos produtores algo diferenciado em termos de tecnologia rural. "Ou seja, aquilo que avançou na área agrícola, incluindo novidades no ramo da agropecuária, de máquinas e equipamentos, além de mostrar as novas cultivares, herbicidas e inseticidas", exemplifica Chavaglia. O presidente da cooperativa realça ainda a forte participação dos produtores nas palestras promovidas durante a feira, fator

%

#"

que, segundo ele, demonstra a importância que as pessoas dão ao evento. Ao comentar sobre as empresas presentes na feira, Chavaglia lembra que elas vieram a Rio Verde com a proposta de trazer equipamentos que pudessem apresentar as melhores tecnologias lançadas em 2013 e 2014. "E os profissionais do ramo agropecuário realmente se interessaram pelos produtos expostos nesta edição, o que se confirma no alto índice de comercialização durante o evento", conta. Assim, Chavaglia afirma que constatou um avanço bastante expressivo na comercialização, o que surpreendeu não somente os organizadores da feira, mas as próprias empresas que expuseram seus produtos. Para relatar essa expansão, o presidente da cooperativa conta que as negociações do evento saltaram de R$ 900 milhões para R$ 1,4 bilhão neste ano. No evento, agricultores e pecuaristas puderam buscar

!

informação a fim de decidirem sobre as melhores cultivares, herbicidas, inseticidas, máquinas e equipamentos lançados, além de terem conhecimento a respeito das novas genéticas de animais, que evoluem ano a ano. Para Chavaglia, a feira demonstra cada vez mais uma robustez em tecnologia. "Isso propicia condições de termos a participação efetiva das pessoas que estão envolvidas no agronegócio", ressalta. Segundo o presidente da Comigo, o produtor consegue atualmente ter acesso a essas novidades tecnológicas apresentadas no mercado, porque a rede do sistema financeiro fornece condições de financiamento em longo prazo. Dessa forma, observa que isso facilita a aquisição de máquinas, mesmo em anos difíceis, já que alguns proprietários rurais tiveram perda de produtividade e, automaticamente, a renda no campo ficou comprometida. "Agora, o milho safrinha promete ter uma safra um pouco melhor e os preços

& $

'

na cultura parecem que ficarão em patamar razoável. Isso pode ajudar a recompor um pouco os prejuízos que enfrentamos na soja", ressalta. Em 2015, a feira está programada para acontecer entre os dias 13 e 17 de abril e, daqui em diante, os organizadores começam a trabalhar para a realização do próximo evento. As empresas que já participaram da Tecnoshow em 2014 automaticamente deixam o espaço reservado para o próximo ano. De acordo com Chavaglia, a Comigo analisará durante o

ano quais são as adequações que se fazem necessárias, para deixar a Tecnoshow ainda mais completa. "Se as empresas que nos procurarem realmente têm algo novo a ser apresentado e que venha a contribuir com o produtor, a cooperativa abre espaço. Mas não vamos expandir a feira de maneira desordenada", garante o presidente. Dessa forma, ele aponta que os expositores, visitantes e palestrantes podem ter a garantir de total conforto e segurança durante o evento. "Vamos continuar com esse objetivo de trazer novas tecnologias e buscar aquilo que possa auxiliar o produtor rural em menor custo e maior produtividade", ressalta. Neste ano, o Centro Tecnológico Comigo (CTC) recebeu investimentos de R$ 550 mil, visando proporcionar melhorias no parque. Com isso, a cooperativa informa que pavimentou cerca de dois mil metros quadrados de ruas; construiu e readequou banheiros e ampliou a capaci-

dade de internet, dentre outras ações. Durante os cinco dias da Tecnoshow Comigo, 520 empresas e instituições de diversos segmentos estiveram no evento. Conforme informações divulgadas pela assessoria de comunicação da Comigo, seis mil pessoas participaram de cerca de 60 palestras realizadas nos auditórios 1 e 2, Casa da Embrapa e estandes de empresas e instituições presentes no parque. Nas 16 dinâmicas de pecuária da feira, mais de cinco mil visitantes, produtores rurais, estudantes e o público em geral puderam conferir práticas de manejo para diferentes espécies, sob orientação de profissionais experientes. Na exposição de raças, incluindo bovinos de corte e leite, equinos, ovinos e muares, a Comigo informa que ao todo 1.300 animais foram expostos por 60 proprietários. "Chamou atenção a qualidade da genética dos animais, que superou a edição anterior da feira", diz em nota a cooperativa. Na dinâmica de máquinas, em que os participantes puderam conhecer sobre especificidades de cada equipamento, houve 16 demonstrações neste ano, que incluía máquinas de ensilagem de cana de açúcar, ensilagem de milho, desensilagem, amostradores de solo e medidores de capacitação e dinâmicas de vagão forrageiro. Tais apresentações reuniram cerca de 1.400 pessoas em três dias.


2014 04 20 sudoeste