Issuu on Google+

#!

!"

! ! !

!

% # ! ! $!!

2 "&

2 "&

( !#

#

$ ,+

#

# #

$ "&

$%

%&#

)&

' $

%

+

+

$' # # % $

# &#

Polícia Civil ganha reforço com a Gepatri !$ #!

"

! ""* #!

/

# ! % #$ +* $ # !( $ " ! %* " # , ' !$!

!

! " #! " !( ."

!

%

#

%

"&

$/ % #

# # #

%# & #

% #,

#

! $$ $ *

Prefeitura de Rio Verde presta contas de 2013 $! # $ 1 1# $ # & $# % $ ! " # $ + " ! $ ! # " # " " " # " " " ! # " # ! ! $ ! "#! !! +* + $ 0 "

-" ) ! # "# +* $ #(! "#! ! " ! $ $ " " $" ! " # % " , "#! # ! ! +* #! ! #$! $

!

!

! ! ! !

$ (%

% # $ $% $ "&

!

#

$

' # & #

($ $

" !(

0%

-

“Secretaria dará resposta direta à população”

% # "

'

$

$%#&.

# $

.$%

$

$# %

$%#&%&# %

(%

$

$

$(

!

(

! '&

!

!

!

(

!

" '

$

!

! &% $


! /1.#, 1*$4.# &/ 4&/'23' 4# ? #1&*- -:1*%# */ !'1&' /*72

*1'3/1 01'2*&'.3' '$#23*8/ #1$/2# &# *,5# *1'3/1 &-*.*231#3*5/ 423#5/ #1$/2# '1'.3' /-'1%*#, ' &' 1/+'3/2 ./', >.*/1 &*3/1# ('1#, *.3'1*.# #$1*',# 4*-#18'2 &*3/1 &' 13' 4#1'6 ,'.%#1

/-'1%*#, ./', >.*/1 './',+4.*/1 31*$4.#&/24&/'23' %/- $1

*1%4,#98/ */ !'1&' 0#1'%*&# &/ */ /%' %1'>.# #%)/'*1# ,3# #3#; *.'*1/2 /.3'5*&*4 4*1*.<0/,*2 8/ *-8/ #.3# ','.# &' /*72 #1#.#*(4#1# #.3/ .3=.*/ &# #11# ' ,#.#,3/ !'1&'

423#5/ "'$'1 (423#5/ 31*$4.#&/24&/'23' %/- $1

"

O

s perigos da combinação álcool e direção foram apresentados pelo departamento de educação para o trânsito, da Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT). Mais uma vez, a equipe apostou em uma campanha de impacto, por meio da criação de duas personagens: o motorista embriagado e “A Morte”. A ação da AMT contou ainda com a simulação de um acidente de trânsito e velório. A ideia da Agência foi a de sensibilizar a população quanto aos riscos de acidentes no período de Carnaval.

Dados coletados em 45 municípios goianos pelo Instituto Verus apontam que 41,7% dos eleitores fazem uso das redes sociais, sendo o Facebook a mais utilizada por pessoas entre 25 e 34 anos. A força de tais meios de comunicação foi vista, principalmente, nas últimas eleições e também nas mobilizações que tiveram início em 2013.

De acordo com os números apresentados pelas mais recentes pesquisas, os eleitores brasileiros ainda não se apegaram aos discursos de nenhum dos pré-candidatos à presidência do país. Por meio das manifestações populares e tendo como referência, também, a insatisfação com o atual governo, os presidenciáveis vão precisar de boas e novas propostas, já que nem mesmo a oposição tem conseguido convencer. Os brasileiros cobram avanços, e o pleito de outubro está logo aí.

Mais comissionados

O

secretário de Comunicação, Danilo de Castro Moraes, é o entrevistado especial desta edição do Tribuna do Sudoeste. Completando agora o primeiro mês à frente da pasta, Danilo já apresenta relevantes projetos que serão colocados em prática ainda neste mês de março. Em entrevista, o secretário lembra o processo de transição para ocupação do cargo, deixado pelo ex-secretário Lissauer Vieira, que saiu do Executivo para dar início aos novos projetos políticos, sendo précandidato a deputado estadual e um dos fortes nomes nesta disputa. Para Danilo, a secretaria de Comunicação pode contribuir não apenas com o repasse de informações sobre as ações do Executivo, como também promover campanhas e prestar serviços de utilidade pública. Estreitar ainda mais o contato entre Prefeitura e rio-verdense é a grande meta do secretário. Confira a entrevista na íntegra. Também nesta edição, a nossa equipe acompanhou os trabalhos dos legisladores durante a primeira semana de sessões de 2014. Em função da reforma no prédio da Câmara, importantes discussões precisarem ser feitas na garagem da Casa de Leis. Um dos assuntos mais polêmicos foi a criação de cargos comissionados na Universidade de Rio Verde – UniRV. De um lado, a diretoria cobra o aumento no número de profissionais e argumenta que o atual quadro de servidores é o mesmo de 2005. Por outro, alguns parlamentares consideram o projeto com ausência evidente de planejamento. O assunto foi parar nas redes sociais. Ainda, Rio Verde passa agora a contar com uma nova delegacia. É o Grupo Especial de Repressão a Crimes contra o Patrimônio, o Gepatri. O objetivo é fazer com que as equipes de investigação cheguem mais cedo às quadrilhas especializadas em furtos e roubos na cidade e em outros municípios vizinhos que formam o Sudoeste goiano. As ações se estendem também para os trabalhos na zona rural, já que são comuns os casos de roubos de agrotóxicos nas propriedades. Boa leitura!

! Conforme dados do Índice de Produtividade Operacional (IPO) da Polícia Federal, resultante de um estudo

feito pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dcor), a PF de Goiás está como a sétima pior do país no índice geral. E mais: em termos de atividades operacionais, recebe a terceira pior nota.

Com o aumento de casos de presos que comandam crimes de dentro dos presídios, o governo de Goiás decretou estado de emergência do sistema prisional. Com isso, a Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça anunciou, dentre outras medidas, a compra de oito bloqueadores de telefone celular. Os equipamentos serão instalados em Rio Verde, Aparecida, Jataí, Luziânia, Itumbiara, Formosa, Uruaçu e Catalão.

Uma equipe de pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade (CNV), juntamente com representantes do Ministério Público Federal, estiveram em Rio Verde no último dia 26. Entre os presentes, ainda, peritos do Instituto Médico Legal (IML-DF) e da Polícia Federal. Eles realizaram escavação na Fazenda Rio Doce, em busca da recuperação de evidências dos restos mortais ou vestimentas dos militantes Maria Augusta Thomaz e Márcio Beck, do Movimento de Libertação Popular (Molipo) – assassinados numa operação militar, em maio de 1973.

O empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fernando Ramos Jayme [E – foto], é o novo presidente do PHS, em Rio Verde. De acordo com o presidente nacional do partido, Eduardo Machado, o empresário tem condições de colaborar com o objetivo da sigla de eleger correligionários nas eleições de 2014. “O partido está em boas mãos”, disse Machado. Na última semana, Fernando Jayme – que é précandidato a deputado estadual – visitou o ex-secretário de Saúde, Paulo do Vale [D foto] – pré-candidato a federal.

Agora, o deputado federal e presidente do PSD de Goiás, Vilmar Rocha, é membro-titular da Comissão de Constituição e Justiça – tida como a mais importante da Casa. No último dia 26, quarta-feira, a Câmara instalou 22 comissões permanentes. Vilmar Rocha faz parte também da Comissão de Educação.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, tem conseguido recuperar a sua popularidade nas cidades do estado, com consequente queda nos índices de rejeição. É o que apontam as pesquisas de intenção de votos, realizadas em vários municípios de Goiás. A recuperação já era esperada por Marconi, de acordo com especulações da imprensa. Porém, a velocidade de tal recuperação tem surpreendido até mesmo o governador. Um dos fatores pode ser, também, a desordem na oposição.

Melhoria na qualidade do serviço de coleta de lixo em Rio Verde. Mais uma vez, o problema persiste na cidade e não se vê nenhuma mobilização para a troca da empresa prestadora do – péssimo – serviço. Para quem reclamar, então?

Em entrevista à Tribuna do Sudoeste, o novo secretário de Comunicação, Danilo de Castro Moraes, afirmou que toda a equipe da pasta está engajada para levar o máximo de informações à comunidade. Ele antecipa também algumas mudanças que pretende implantar na secretaria. com prestação de serviços de utilidade pública, A transparência se destaca entre as metas propostas pelo novo secretário.

Clientes exclusivos. Você concorda?

U

ma nuvem de equívocos e mistificações envolve o conceito de “exclusividade” quando aplicado ao mercado de venda de imóveis. Tal afirmação pode ser feita com base em pesquisas e levantamentos feitos sobre o tema. Recente, por exemplo, um levantamento realizado pela Rede Secovi de Imóveis - com anunciantes de um portal imobiliário - traz um índice espantoso quanto à exclusividade. Isso porque, conforme os dados coletados, 82% dos entrevistados não veem nenhuma vantagem em assinar contrato de exclusividade com uma imobiliária. Destes, 48% atribuem a desvantagem ao fato de a oferta ficar em apenas uma intermediadora, e 47% acham que a carteira de potenciais clientes fica limitada. Os demais alegam que os corretores acabam não dando a atenção devida ao processo, e outros sequer souberam apontar o porquê de considerarem o regime de exclusividade improdutivo. Com a exclusividade é possível ao vendedor evitar o uso de inúmeras placas de “vende-se” ou “aluga-se” em seu imóvel. A experiência mostra que o excesso desse recurso passa a imagem de “desespero” por parte de quem quer vender o bem, o que prejudica a negociação futura. Outro fator que pode depreciar o imóvel é o verdadeiro leilão a que fica submetido um produto anunciado em diversas imobi-

liárias. Concentrado em apenas uma intermediadora, o cliente pode acompanhar com mais eficácia as ofertas recebidas e gerenciar as propostas com apenas um corretor. Assim funciona a ideia de exclusividade no mercado de venda de imóveis. Vale lembrar que as imobiliárias fazem pesados investimentos para comercializar os produtos em seus estoques. São anúncios em mídias, marketing, telefonemas, e-mails, visitas e tantos outros métodos utilizados. Estamos numa sociedade de mercado, e disso não podemos fugir. Neste cenário, é normal que as imobiliárias valorizem mais os imóveis cuja responsabilidade de comercialização esteja apenas sob seu domínio. Imagine, por exemplo, que desolador deve ser para um corretor demandar investimentos para um produto, empenhar-se na venda e, no meio do caminho, outro profissional fechar o negócio. Todo seu esforço terá ido por água abaixo, será sem sentido e uma verdadeira perda de tempo. Por isso que, sob a exclusividade, o corretor sente-se mais comprometido a fechar o negócio, pois está ciente de que o sucesso do trâmite depende, única e exclusivamente, do trabalho feito por ele para chegar à conquista do negócio. Já em relação ao temor de a velocidade da venda ser menor, trata-se de mais um engano das pessoas. Imobiliárias que trabalham em rede podem oferecer o serviço de exclusivida-

de compartilhada. As redes imobiliárias são compostas por uma série de intermediadoras que trabalham em parceria. Elas dividem todo o estoque de imóveis e se ajudam na comercialização dos mesmos. Podemos citar alguns exemplos. Uma empresa pode ter um imóvel, mas não encontrar cliente com o perfil adequado para adquiri-lo com base nos cadastros que possui. Porém, uma outra imobiliária da rede pode visualizar o produto e ter, em sua carteira, um cliente para aquele imóvel. As empresas se conversam e fecham a parceria: uma entra com o produto, a outra com o comprador. Assim, todos ganham no processo. E ainda tem mais! Um cliente que opta por deixar seu imóvel à venda em uma imobiliária participante de uma rede conta com o benefício de ter um time de vendas inteiro, de diversas outras intermediadoras, empenhado em encontrar potenciais compradores. A vantagem é que o cliente concentra todas as suas demandas em apenas um corretor, e este fica encarregado de gerenciar as propostas que chegam de toda a rede. Vale ressaltar que isso já é realidade em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos da América. Por lá, graças ao cadastro compartilhado de ofertas, os clientes têm a certeza da realização de um negócio equilibrado, tanto para quem vende como para quem compra. Com isso, todos saem satisfeitos da negociação.

Frente tudo isso, é de uma evidência cristalina que existem vantagens na filosofia da exclusividade. Sim, os clientes ainda colecionam mal-entendidos sobre o assunto, e a gênese disso está na falta de clareza dos próprios corretores ao prestarem atendimento. Prova disso é que a maioria deles, quando em atendimento aos clientes, não lhes “vende” as vantagens de trabalhar sob esse regime. Por isso, em muitos casos, vemos que existe certo desconhecimento quanto ao modelo de exclusividade. O mesmo levantamento realizado pela Rede Secovi também perguntou aos entrevistados quantas imobiliárias lhes ofereceram e falaram sobre a opção de vender imóveis com exclusividade. Apenas 31% afirmaram terem sido sondados sobre essa hipótese, contra 69% dos entrevistados que apontaram que nunca nem mesmo foram informados sobre a possibilidade e desconheciam o assunto. Com base no modelo, a exclusividade traz em si tudo o que o mercado e os clientes exigem: profissionalismo, ética, atendimento personalizado e transparência. Portanto, podemos concluir que é preciso deixar para trás o estigma que envolve esse sistema de trabalho no mercado de venda de imóveis.


!

O

publicitário rioverdense Danilo de Castro Moraes assumiu a chefia da Secretaria de Comunicação no dia 2 de fevereiro. Completando agora o primeiro mês à frente da pasta, Moraes informa quais serão as novidades da Secretaria e de que forma pretende trabalhar a imagem do Executivo rio-verdense a partir de agora. A promessa é de estreitar a relação entre Prefeitura e comunidade. Confira a entrevista na íntegra. Tribuna do Sudoeste – Desde qu e assumiu a pasta, quais têm sido as su as principais atuações? Danilo de Castro Moraes – Primeiramente, passamos por um processo de transição. Viemos para a Secretaria para conhecer mais de perto o funcionamento da pasta. Ficamos por aqui para saber realmente como funcionam tais atividades, já que por meio da agência de publicidade eu prestava serviços à Prefeitura. Mas, hoje, a minha empresa não presta mais serviço para a Secretaria de Comunicação, pelo fato de agora eu ser secretário. Então, vim para cá para conhecer mais a Secretaria e os departamentos. Isso porque temos a assessoria de imprensa, além da parte de propaganda e também de eventos. Fiquei cerca de 30 dias tomando conhecimento e pé da situação, até que efetivamente assumi a pasta e comecei a trabalhar a partir do dia 2 de fevereiro. Como o sr . avalia a comunic aç ã o d a p re f ei t u ra co m a s o c i e d ad e ? Posso dizer com toda a certeza que o ex-secretário Lissauer Vieira transformou a Comunicação da Prefeitura. Ele assumiu em 2013, ficou um ano à frente da pasta, e conseguiu realizar a grande tarefa de aproximar a Prefeitura da população. Até da própria imprensa, levando mais informações, tirando dúvidas e dinamizando todo o trabalho que vinha sendo feito aqui dentro. Agora, estamos dando sequência neste trabalho. E n t ã o , n a s ua o p i n i ão , a a p r o x i m a ç ã o d a P r ef e i t u r a co m a co m u n i d ad e j á e st á desenvolvida? Sim, Lissauer fez, de fato, um trabalho muito bom. Mas, é claro, que agora o secretário sou eu e preciso estar mais próximo da imprensa. Por isso, estou visitando os veículos de comunicação para ficar o mais próximo possível e reforçar essa relação, de forma a termos como resultado informar a comunidade quanto às ações da Prefeitura. Por qual veículo esta comunicação tem sido mais intensa? Posso dizer que por meio de todos os veículos. Temos os de massa, as rádios, os jornais e as redes sociais. As redes, por exemplo, são ferramentas muito importantes neste processo de comunicação com os rio-verdenses e hoje estamos as reformulando para desenvolver um bom trabalho por lá, pois sabemos que o público pelas mídias digitais é forte e assíduo. Existe algum projeto de comunic ação em mente e que deve ser implantado a curto prazo? Sim. Estamos inclusive criando um canal de comunicação com a população, já que desenvolvemos um programa de rádio que deve ir ao ar logo após o carnaval. Vamos ter um e-mail e um telefone para que as pessoas possam ligar na Secretaria de Comunicação, deixando dúvidas e sugestões. E eu garanto que tais dúvidas serão respondidas por nós, de qualquer que seja o departamento da Prefeitura, a Secretaria de Comunicação

" !

# %$ 1 % $%+% ( ' )-' % %#*$ 10% % ' $ "% ()'% %' ( $%( 2 ( % %# 4+ $ %$( 6& % ( " %( $ "% 2 %'# % # %#*$ 10% % " %# " ) 10% # * " '%& $ & " *" ! ) +% % ' )* "# $) 2 &5( ' * $ % # ()' )2 ( * " )-' ( & "% ( % # % ' 2 #&' (-' % % ' #% %#*$ 10% &* " )-' % )' , # ( * ()5' % % ' % ' )%' %#*$ 10% /# ' *$ & " % ' "2# &' () ' ( '+ 1%( $ -' &* " . ' )*' % ' -# ( $%( ()- $% # ' % %# 3$ ' 10% &'%& $

ses anos, qu anto à im agem do Executivo? Na verdade, final e início de cada ano são sempre complicados, porque a Prefeitura entra em recesso, as pessoas estão em festividades. Neste ano, por exemplo, após o dia 15 de janeiro retornamos do recesso. Em todos esses anos, não considero falar sobre um período mais crítico, avalio apenas que o que precisa acontecer. Que é a Prefeitura estar sempre em contato com a população e mostrar o que estamos fazendo. Assim, não há problemas.

dará uma resposta direta à população. Assim, a partir de março, vamos ter também o telefone (64) 36028001, que será um canal direto de ligação, e o e-mail prefeituraderioverde@gmail. com. Por esses canais, as pessoas poderão mandar as reivindicações e sugestões e todas serão respondidas. Já se sabe qual será a duração deste programa de rádio e quais dias será transmitido nas emissoras? Sim. Será um programa com três minutos de duração. Vamos veicular em horários determinados para conseguirmos levar ainda mais informação à população, sobre todas as áreas. Será de segunda a sexta-feira. H a v e rá a lg um a a l te r a çã o n a eq u i pe de tr a b a lh o d a Secre taria? Não. Lissauer construiu uma família na equipe da Secretaria. Ele fez com que o pessoal tivesse uma boa sintonia, tanto a parte de eventos quanto a de assessoria de imprensa. Então, não vamos trocar nenhuma peça da Secretaria. Todos que estão conosco vão continuar. A equipe da pasta é formada por quantos profissionais? Temos 28 profissionais, sendo de áreas como da organização de eventos, publicitários, jornalistas e também na parte administrativa, com uma equipe que fica por conta dos contratos, de forma a fazer a Comunicação “andar”. Qual a verba disponibilizada à Secretaria e como ela tem sido empenhada?

Bom, cada ano deve ser considerado isoladamente. Levantamos valores, negociamos. Por exemplo, vamos fazer trabalhos com os jornais. Então, temos os anúncios da Prefeitura, estipulamos um valor X, que será distribuído para todos os jornais. Da mesma forma acontece com as emissoras de rádio, televisão. Então, cada veículo tem a sua particularidade, não temos como dizer um orçamento total. Além disso, tem a questão dos eventos. É um orçamento que, às vezes, pode ser maior ou menor, a depender da quantidade de eventos que teremos durante o ano. Estamos fechando este planejamento, ainda. Depende da quantidade de ações, campanhas publicitárias, apresentações, e o próprio programa de rádio que vamos implantar. H á t em p o s o sr. p res t a s erv i ç o s à C o m un i c aç ã o d a Prefeitura. Existe algum per í o d o q u e c o ns i d e r a m ai s crítico ao longo de todos es-

E vocês acre ditam qu e têm conseguido levar tais informações ao povo rio-verdense? Sim. Principalmente com este novo programa que vamos implantar, em que já desenvolvemos um planejamento também para várias campanhas publicitárias na TV. A Prefeitura está trabalhando para retomar as obras e entendo que, por conta do recesso e dos contratos de início de ano, a Prefeitura deu uma parada. Mas já estamos retomando e as próximas ações são colocar o carro para andar.

Aproveitando para falar sobre as obras, a imagem do Executivo ficou desgastada justamente pelo atraso na entrega de tais obras... Na verdade, te dou um exemplo claro. Às vezes, culpam a administração quanto ao transporte público. Mas já abrimos várias licitações e ninguém apareceu para concorrer. Então, às vezes, o problema da licitação nem é tanto da administração, mas sim do processo burocrático. E o prefeito não pode comprar um único tijolo se ele não tiver feito a licitação, com a documentação toda certa. Ai, lá na frente, o prefeito tem problemas com o Tribunal de Contas, se agora proceder de maneira errada. Sa b e m o s q u e c a d a S e c r e t a ri a t e m a s u a a u t o n o m i a . Ma s , à s v e z e s , i s s o r e s u l t a em ch o q u e d e i n f o r m a ç õ e s com o que é re passado pela pasta da Comunicação. Como tem trabalhado para alinhar tais respostas? Já pedi ao pessoal da licitação para nos informar semanalmente como estão todos os processos. Assim, todas as sextas eles me passam

um relatório contendo quais foram as licitações durante a semana, as que estão programadas para a próxima e qual está autorizada. Com isso, teremos uma segurança maior para repassar as informações à imprensa e à comunidade. Assim, se a licitação aconteceu e está tudo OK, então o secretário já pode nos informar realmente quando se inicia a obra e qual será o período de execução previsto. Acredito que, desta forma, vamos conseguir passar informações mais concretas à imprensa e, consequentemente, à sociedade. C o m o e st á o e n t r o s a m en t o e nt r e o s p r o f i ss i o n a i s d a Com unic ação e das demais pastas? Temos jornalistas na Saúde e Educação, que são as maiores pastas, também na AMT e na Secretaria de Ciência e Juventude, além da nossa equipe interna da Comunicação. Todos estão empenhados para termos o máximo de informações e nosso contato é diário, com todos os secretários. E s p aç o ab e r t o p ar a a s s u as considerações finais. Um ponto meu, como secretário, é ver que a Secretaria de Comunicação tem um papel importante em termos de utilidade pública. A Prefeitura, hoje, dá um suporte enorme, com o apoio de mais de R$ 7 milhões por ano às polícias Militar e Civil por meio do Banco de Horas. É um apoio que o Executivo dá para melhorar e reforçar a segurança. Hoje [27] de manhã estive em reunião com o delegado Danilo Fabiano, por exemplo. O que queremos é fazer com que a Secretaria de Comunicação também dê o seu apoio preventivo, fazendo uma parceria com as polícias para trabalharmos o desenvolvimento de cartilhas educativas sobre segurança, drogas. Enfim, campanhas preventivas. Este é um ponto que queremos chegar. Nossa proposta é trabalharmos juntos e contar com a parceria de demais agências da cidade para desenvolver tais campanhas, para divulgar também as instituições filantrópicas de Rio Verde. O rio-verdense tem um coração muito bom, precisamos divulgar mais nossas instituições filantrópicas. Então, este trabalho de utilidade pública e ações de divulgação das instituições é um papel importante que a Comunicação pode vir a desenvolver em breve em Rio Verde.

! !6+7/*+28+ *' % " & " I ! " $& $" = /27)6/ 8' 23 ! 73( 3 2H 7+*/'*' ? "9' 378' 31+7 2H +2863 +1 "/3 &+6*+ 3/>7 23 973 *'7 '86/(9/AE+7 59+ 0.+ )32,+6+ 3 78'8983 #3)/'0 37 )334+6'*37 4'6' 7+ 6+92/6+1 +1 ! ' 7+6 6+'0/<'*' 23 % $J" % " & " ? "9' 378' 31+7 2H +2863 "/3 &+6*+ 23 */' #+-92*' ,+/6' ?7 . 1/2 +1 46/1+/6' G )32:3)'A@3 )31 ' 46+7+2A' *+ *3/7 8+6A37 *37 )334+6'*37 39 +1 7+-92*' G )32:3)'A@3 ?7 . 1/2 )31 ' 46+7+2A' *' 1+8'*+ 1'/7 91 *37 )33 4+6'*37 39 ?7 . 1/2 +1 8+6)+/6' G + F08/1' )32:3)'A@3 )31 ' 46+7+2A' 1C2/1' *+ *+< )334+6'*37 ' ,/1 *+ *+0/(+6'6+1 73(6+ 37 7+-9/28+7 '7792837 I +0/(+6'6 73(6+ ' 46+78'A@3 *+ )328'7 *3 +;+6)C)/3 '28+6/36 )3146++2*+2*3 3 6+ 0'8D6/3 *3 )327+0.3 *+ '*1/2/786'A@3 3 ('0'2A3 4'86/132/'0 + 3 *+132786'8/:3 *' )32 8' 73(6'7 + 4+6*'7 )31 3 4'6+)+6 *3 )327+0.3 ,/7)'0 I +78/2'A@3 *'7 73(6'7 39 4+6*'7 *3 +;+6)C)/3 *+ I #9-+78@3 *+ 40'23 *+ 'A@3 4'6' 3 327+0.3 *+ *1/2/786'A@3 ' 7+6 +0+/83 I /;'A@3 *3 :'036 *' )38' 4'68+ I /;'A@3 *37 .3236>6/37 *37 */6+836+7 + )B*90'7 *+ 46+7+2A' *37 *+1'/7 )327+0.+/ 637 I 0+/A@3 *3 327+0.3 /7)'0 I 0+/A@3 *3 327+0.3 *+ *1/2/786'A@3 !'6' +,+/83 *+ 59D691 3 2F1+63 *+ '773)/'*37 B *+ "/3 &+6*+

*+ +:+6+/63 *+


"

!

!

!

#

$#' (! $#' (!

!% (!

%%!

%%!

"!%

$ (*' ++'* -&". *+",2*" "$ '( 1 , % 5% $ * &". *+2*"' % % *4'

!% (!

$ -*)-"% '* "* '% %'* " &'. &' " % *4'

"

$ * % * '- (* + &4 &' +!'/ -($ . * "*' &' $'* +, . &,'+ $#' (!

0

*",,'

%- $ &'

%%!

$#' (!

%%!

-*% * -&"

, % 5% &' $-

-

&' " !% (!

* &'% ' *)-", ,' , % 5% %- *2 "

-* &"+, &' "

8$"' * " % *4'

'-*". $ 3' ** "* 5 ' &". *+ *" &, - + # % 6,"% + + '% %'* 47 +

!

"!%

' "

"!%

-,'*" + +,". * % * -&" + &' . &,' )- % * '- ."& &'.'+ ('$" " "+ ( * * '*4 * + -* &4 "' *

% !

P

ara reforçar o trabalho da Polícia Civil, a cidade de Rio Verde recebe agora o Grupo Especial de Repressão a Crimes contra o Patrimônio (Gepatri). A nova delegacia será composta por um delegado, dois escrivães e cinco agentes, com a finalidade única e exclusiva de investigar tais tipos de crime. Antes de providenciar a Gepatri, a investigação de crimes era concentrada no 1º e 2º Distrito Policial de Rio Verde, conforme informações do delegado titular da 8ª Delegacia Regional, Danilo Fabiano Carvalho. "Só que nestes distritos os trabalhos envolviam também outras áreas. Não era específico para investigar os atos praticados contra o patrimônio", lembra. O Grupo Especial de Repressão a Crimes contra o Patrimônio está em fase de implantação, mas, na semana passada, Carvalho conta que alguns agentes já chegaram a Rio Verde. O delegado responsável pelo Gepatri deve vir para a cidade nesta semana, conforme previsão apresentada. "Estamos nos adequando para montar toda a estrutura. Logo após o Carnaval, acredito que daremos início ao funcionamento da delegacia. Inclusive, quero até convidar alguns representantes do comércio para a apresentação do novo grupo. Não seria uma inauguração, mas apenas almejo mostrar a equipe", antecipa. Conforme reforça o delegado, a criação do Gepatri terá incumbência de atuar exclusivamente no combate ao crime contra o patrimô-

nio. "Rio Verde enfrenta um acréscimo de crimes no comércio, principalmente ao se tratar de roubo. Isso acontece em vários tipos de estabelecimentos comerciais, indo desde postos de combustível até supermercados." Além deste fator, o delegado titular da 8ª Regional conta que também tem sido comum os casos de furtos a residências. A atuação do Gepatri irá abranger também a zona rural. A ação no campo, segundo informou o delegado, é importante pelo fato de alguns fazendeiros sofrerem prejuízos em decorrência dos roubos de agrotóxicos. "Sem contar que há ainda furtos de gado", completa. Em todos os crimes contra o patrimônio, em destaque para casos de furto e roubo, o Gepatri terá atuação de combate. "Se os servidores da nova delegacia estão especificamente voltados para investigar essa área criminal, a polícia terá agilidade na investigação", garante. Consequentemente, isso trará resultados, completa o delegado. Conforme diz, uma delegacia de repressão a crimes contra o patrimônio já se fazia necessária em Rio Verde. Entretanto, ele explica que a polícia não implantou um grupo especializado antes, pelo fato de não haver número de profissionais suficiente na corporação. "Mas, com o novo concurso, somente no município foram empossados 30 agentes escrivães, que já estão em serviço. Dentro da nossa Regional, mais 15 servidores atuam em outras cidades", completa.

Segundo Carvalho, a 8ª Delegacia Regional foi abastecida com mais sete delegados e, deste total, dois trabalham em Rio Verde e cinco atuam em municípios próximos. Outra vantagem apontada pelo delegado é que a chegada dos policiais fortaleceu o serviço de várias delegacias da cidade. "Por exemplo, o Grupo de Investigação de Homicídios estava com três agentes, mas hoje dispõe de seis, além de ter ganhado mais um escrivão e um delegado. Com o reforço do efetivo, o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos

comporta seis agentes e recebeu agora um escrivão, profissional este que não existia na delegacia especializada", ressalta. A vinda dos profissionais concursados propiciou um aumento em torno de 60% de servidores da Polícia Civil em Rio Verde, segundo conta Carvalho. "É um acréscimo significativo. Não é a quantidade de profissionais ideal, pois precisamos receber mais policiais para atender à necessidade do município, mas este auxílio, certamente, ajuda a aliviar a demanda de serviços", conta.

Os crimes contra o patrimônio - furto e roubo registraram um aumento de 10% de 2012 para 2013, segundo lembra o delegado. "Nos casos de roubos em residências ou na zona rural, o Gepatri terá mais condições de encontrar a quadrilha especializada na prática de tais atos, evitando que mais crimes sejam cometidos. Com a delegacia especializada, queremos possibilitar eficácia maior neste combate. A ideia é agilizar a investigação. Se os bandidos são descobertos mais cedo, quem ganha

é a comunidade”, avalia. Mapeamento A Polícia Civil realizou um mapeamento da cidade de Rio Verde, a fim de delimitar os bairros com maior incidência de furto e roubo. Tal iniciativa visa, principalmente, melhor direcionar o trabalho do grupo recém-criado. "Fizemos um levantamento estratégico, visando atuar especificamente nos locais onde os crimes acontecem. Com o Gepatri, ganhamos em agilidade e qualidade investigativa", finaliza.


!

&

&* ! $

D

o funk às tradicionais marchinhas. Os ritmos que embalam os goianos no Carnaval são os mais variados possíveis e é nas cidades do interior que a festa acontece. Em Goiás, a capital Goiânia, assim como municípios maiores, a exemplo de Rio Verde, não contam com grandes comemorações e programação específica para a data. Mas isso não é motivo para desanimar os foliões, já que mais de dez cidades do interior contam com ótimas atrações. No Sudoeste goiano, por exemplo, o tradicional Carnaval de São Simão teve início na noite do último dia 28, com programação que se estende até o dia 4 de março. Com entrada franca, o Carna Simão 2014 conta com a apresentação de DJs todos os dias, além do campeonato de som automotivo. A festa é promovida pela Prefeitura de São Simão, por meio da Secretaria de Turismo. No primeiro dia de festa, & !

#

quem se apresentou foi o grupo K Entre Nós. No sábado, a animação da galera ficou por conta de Leandro Lopes, ex-Rapazolla. E não poderia faltar o som sertanejo de Thiago Brava, que se apresenta na noite deste dia domingo, 2. Para encer-

#

(

'

rar a programação de shows, os foliões vão poder conferir amanhã, segunda, 3, a banda Vixe Mainha e o cantor Júlio Ferraz. Durante todo o feriado, a expectativa da Prefeitura de São Simão é receber mais de 60 mil pessoas. Conforme

(

!

informações que nos foram repassadas por meio da Secretaria de Turismo, na manhã de sexta-feira (28), já era intensa a movimentação de foliões na cidade. Como nos demais anos, o Carna Simão é realizado na área de eventos, localizada na Praia

$#

"

%

do Lago Azul. A estrutura foi montada em 2011, sendo que, anteriormente, o Carna Simão acontecia na faixa de areia do lago, que conta com mais de um quilômetro de praia. Há três anos, o novo espaço foi criado para a realização

$

$

do tradicional Carnaval da cidade. De acordo com a Prefeitura de São Simão, a estrutura conta com bares e camarotes fixos, fatores estes que acarretam em economias de cerca de R$ 150 mil, além de contribuir com a logística do Carna Simão.

) " &- '

& !

Pirenópolis e a Cidade de Goiás recebem turistas de várias partes do Brasil, que buscam um Carnaval ainda mais tradicional, com resgate aos antigos costumes da festa. Tais cidades contam ainda com belezas naturais que permitem uma animada aventura pelas trilhas ecológicas. Em Pirenópolis, por exemplo, o concurso de fantasias dá uma graça a mais ao Carnaval, promovendo a interação entre os foliões, que se reúnem na chamada Rua Direita. Por lá, é possível encontrar das mais simples às mais variadas fantasias carnavalescas.

&

) " &- '


$$0 $

' # #

#

#

)

$

#

+

N

as sessões de fevereiro da Câmara de Rio Verde, a apresentação de um projeto de lei polêmico rendeu debates calorosos entre os membros da Casa. A proposta diz respeito à reestruturação no quadro de servidores da Universidade de Rio Verde (UniRV) e, por isso, alguns vereadores questionaram os investimentos direcionados à instituição. Neste mês, as sessões foram realizadas entre os dias 24 e 28 de fevereiro, em um plenário improvisado na garagem da Câmara, já que o auditório e demais espaços do prédio passam por reforma. O projeto trata da criação de cargos comissionados, com salários que variam de R$ 750 a R$ 6 mil, além também de um aumento no quantitativo de quadros já existentes na universidade. A justificativa é de que – diante do crescimento da UniRV no aspecto administrativo e pedagógico, além também da proposta de ampliação de dois novos campus a oferecer o curso de Medicina – é necessário aumentar a quantidade de profissionais. Segundo consta na proposta, a medida não causa impacto orçamentário negativo, pois a pretensão é alterar uma norma de 2005. “Então, depois de quase nove anos, o quadro de servidores é o mesmo e a arrecadação subiu”, diz o texto do projeto. Ao se manifestar contra a proposta, a vereadora Lúcia Batista (PT) entende que o projeto deveria ter sido retirado e revisto. "A ideia é criar 472 cargos comissionados, mas qual o impacto financeiro que isso representa no orçamento do município? Era necessário ter esse detalhe", argumenta. Lúcia também critica o fato de criar cargos de assessoria na universida-

#

#.

$%*

# $

cionários visando abrir mais duas faculdades. Se tivesse algo que proibisse a expansão disso, certamente não haveria autorização para os cursos", explica. Casagrande defende que os cursos renderão lucros à UniRV, lembrando que muitos se deslocam de várias partes do País à Rio Verde com a intenção de prestar o vestibular de medicina. "O projeto resulta num impacto positivo na arrecadação do município. A meta é abrir cargos para contratar professores responsáveis”, opinou. &

!# ! $%

!# $

de, alegando que existe inconstitucionalidade. "Professor não é assessor. Em qualquer função de carreira, é preciso de processo seletivo e contrato. Não está claro", reafirmou.

Baseando-se em um item da Lei de Responsabilidade Fiscal, ela ressalta que a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento de despesa será acompanhado da estimativa de impacto orçamentário e financeiro. Diante da informação, Lúcia questiona a falta desta estimativa. O vereador Manoel Pereira (PSDB) argumentou e disse que apenas à base de “mágica” para adivinhar qual será o

%

$ &%

+

#

impacto financeiro. “Primeiro, temos que ver quantos profissionais serão contratados. Não é chegar e sair contratando 100 assessores de uma só vez. A contratação acontece gradativamente, de acordo com o crescimento das faculdades”, disse Pereira. Em resposta, Lúcia informou que apenas fez observâncias com base nas normas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. “A lei deve, então, ser respeitada. Entendo que há falta de planejamento, a Universidade de Rio Verde não é um órgão independente. Volto a dizer que é essencial a apresentação do impacto financeiro e a alteração no orçamento do município", reforça. O projeto repercutiu de forma bem eficaz nas redes sociais, oportunidade em que diversos estudantes universitários manifestaram suas insatisfações. "Recebi um telefonema de um funcionário da UniRV que relatou não saber sobre a criação desta quantidade de cursos. Também fui informada que falta laboratório na faculdade de Engenharia Civil. Além

,

&$

!

do mais, sei que a preocupação é grande por parte dos alunos de Agronomia, devido à carência de infraestrutura. A UniRV não funciona apenas em detrimento da Medicina, há outras áreas em que é necessário propor investimentos", completou Lúcia. Na opinião da vereadora, o reitor da Universidade de Rio Verde, Sebastião Lázaro Pereira, deveria comparecer ao Legislativo para debater o assunto junto aos vereadores e à população. Algo que, de acordo com ela, não aconteceu. "Muitos cursos pedem socorro", reforçou. Já o vereador Manoel Pereira disse compreender que a criação dos cursos de medicina em outras cidades possibilita a geração de renda que, consequentemente, beneficiará a UniRV. "Esperamos que a implantação das faculdades funcione e tenha sucesso. A expansão de campus gera dinheiro e, desse modo, é possível construir laboratórios em prol dos estudantes", opinou. O vereador Antônio Paes Toledo (PSD) se manifestou claramente contra o projeto.

%

#-

%*#

%'

Segundo ele, a Universidade de Rio Verde está preocupada em criar novas faculdades sem antes colher os resultados do atual curso de medicina na cidade. “A primeira turma de alunos nem se formou. Ainda demorará para sabermos com que qualidade sairão os futuros formandos”, ressaltou. Seguir adiante com a proposta sem existir um hospital universitário é outra crítica apontada por Toledo. “Diante de todos esses fatos, mesmo assim, querem expandir o curso de Medicina para outras duas cidades? Isso é irresponsabilidade”, reclama. Com o projeto, Toledo entende que a Prefeitura pretende dar um passo longo demais. "A ideia é criar uma fábrica de diplomas. Digo isso no caso específico dos dois cursos que o município almeja instalar”, comentou. Por outro lado, o vereador Elecir Casagrande (SDD) não vê polêmica no assunto e afirma que o curso de medicina é autorizado pelos órgãos competentes, incluindo os governos federal e estadual. "Votamos a formação do quadro de fun-

IF Goiano A Câmara Municipal apro vou um projeto de lei que autoriza o município a doar uma área de seis hectares ao Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em Rio Verde. Com a aprovação, o terreno estará disponível para a construção do polo de inovação em grãos e bioenergia, cujo investimento chegará a R$ 10,4 milhões. Segundo informações do IF Goiano, o projeto será financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (Setec/MEC). “O foco é a capacitação técnica e o desenvolvimento tecnológico voltado à cadeia produtiva da cana-de-açúcar”, informa em nota a assessoria de comunicação do instituto. O projeto prevê implantar, via Programa Nacional de Acesso ao Emprego (Pronatec), diversos cursos para capacitação técnica, além de auxiliar na implantação de mestrados profissionais em Cana-de-Açúcar, Proteção de Plantas e Biotecnologia na Agropecuária. A previsão é de que as atividades no polo se iniciem ainda no primeiro semestre deste ano.

Prefeitura realiza audiência para prestação de contas Promovida pela Secretaria da Fazenda de Rio Verde (Sefaz), foi realizada na tarde da última quinta-feira, 27, uma audiência pública sobre o cumprimento das metas fiscais, apontando as despesas e receitas do município no terceiro quadrimestre de 2013. A apresentação aconteceu no auditório Kleber Reis Costa, anexo à Prefeitura, com início às 15 horas. De acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação do Executivo, o objetivo da audiência foi levar ao conhecimento da comunidade os dados referentes ao cumprimento das metas fiscais. “A transparência é uma das características primordiais em um governo democrático, sobretudo, quanto à administração pública”, reforçou em nota. Marcaram presença na audiência os secretários da Fazenda, Evandro Abib; de Políticas Estratégicas, Fausto Capparelli; assim como o

' & /

!1

!# $% -,

presidente da Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT), Francisco Nunes Moraes; além do subprefeito do distrito de Ouroana, Onaldo Lopes Borges. Apesar de um dos objetivos ser a apresentação das despesas e receitas à população, a audiência não contou com significativa presença popular. A apresentação foi comandada pela coordenadora de contabilidade da Prefeitu-

% $

% &

ra, Cleidiomar Mendes. Na oportunidade, ela destacou que é uma obrigação do município realizar a prestação de contas. Segundo ela, a audiência serve como uma ferramenta de controle à disposição da comunidade, que pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Conforme informações repassadas durante a audiência, a arrecadação do município de Rio Verde superou as

! &

! #%

! -, ! !& #

expectativas do Executivo. Isso porque, no terceiro quadrimestre de 2013, o valor de arrecadação de todos os órgãos municipais foi de R$ 211 milhões de aquisição. Assim, segundo a coordenadora de contabilidade, as metas estabelecidas foram cumpridas e os objetivos alcançados. Destaques Duas pastas merecem atenção especial, sendo elas

! # '

# $ ) 2 & % "& ( &% '

# %*# / & 3

Saúde e Educação. Em 2013, a prestação de contas aponta que a Prefeitura investiu além do previsto por lei para as duas secretarias, que é de 15% na Saúde e 25% na Educação. Assim, a expectativa de investimentos na primeira delas era de R$ 23 milhões, enquanto que foram aplicados R$ 41 milhões. Já na Educação, a previsão era de R$ 12 milhões, sendo aplicados R$ 27 milhões por meio

# # % #

$ #

& !#

2 % $ $3

do Fundo Municipal - mais que o dobro. Presente na audiência pública, o secretário da Fazenda, Evandro Abib, reforçou que os trabalhos da pasta, assim como dos demais departamentos do Executivo, primam pela transparência. “Acreditamos que as audiências são uma forma que a população pode avaliar mais de perto os trabalhos e ações da administração”, disse.


Marconi foca interior contra rejeição na Capital Governador tenta ganhar o eleitorado do interior e apaziguar descontentamento da Região Metropolitana com obras !

"

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

.)B 9=-;<G7 ,- .:1;): 7 9=- 7 <= +)67 <-5 .-1<7 4I5 ,1;;7 /) :)6<- 9=- ) ;-6;)HG7 I ,1.-:-6<,7 9=- 57;<:)5 ); 8-;9=1;); R 6,- -= <-607 -;<),7 7 /7>-: 6),7: I 5=1<7 *-5 :-+-*1,7S ,1B 8):) -4) 7 +0-.- ,7 @+=<1>7 ;<),=)4 ,->- +76<16=): 57;<:)6,7 7 9=- .-B 8):) +76 9=1;<): )16,) 5)1; ) 878=4)HG7 )/,) <)5*I5 ).1:5) 9=6) +1,),- 76,- 57:) )4,); 7>); ) :-)41,),- I 5=1<7 ,1.:-6<- ,7; 6O5-:7; )8:-;-6<) ,7; 4) -6<:-<)6<7 6G7 +7 5-6<) ) ;1<=)HG7 ,7 <=+)67 6) +)81<)4 ,7 ;<),7 7= 67; 7= <:7; 5=61+K817; ,) #-/1G7 -<:78741<)6) R G7 -;<1>- +75 -4- 6-;;); +1,),-; -6<G7 6G7 87;;7 ).1:5): 6),)S ,1B

!#

!

#

% $

; 41,-:)6H); ,) *);- 7=>1,); 8-4) %:1*=6) ).1:5)5 9=- 7 .)<7 ,); +1,),-; ,) #-/1G7 -<:78741<)6) ;-:-5 ),5161;<:) ,); 87: 8:-.-1<7; ,- 787;1HG7 8;) *);<)6<- 71F61) 8):-+1,) ,- 71F61) 6D8741; ); 8:16+1 8)1; +1,),-; ,) #-/1G7 -<:7 8741<)6) ;G7 /7>-:6),); 87: 8:.-1<7; ,- 787;1HG7 )/,) 7.)<<7 ).1:5) 9=- ) 16.4=J6+1) ,- =5 8:-.-1<7 ;7*:- ;-= -4-1<7:) ,7 I /:)6,- ;7*:-<=,7 9=)6,7 ) /-;<G7 I *7) R!)=47 ):+1) !% <-5 .-1<7 =5) *7) ),5161;<:)HG7 -5 71F61) );;15 +757 )/=1 <7 '14-4) ! -5 8):-+1,) ,- 71F61) - 6<M617 751,!% -5 6D8741; !7: 1;;7 ) 878=4)HG7 )+)*) ;-6,7 4->),) +75 ) ;1<=)HG7 874K<1+) ,- ;-=; 4K ,-:-;S -@841+) 7 +76<:D:17 ,) ,-8=<),) .,-:)4 !)=47 ,- -;=; +:1<1+) ); /-;<N-; 5=61+18)1; ;7*:-<=,7 ) /71)61-6;- R!)=47 I 7 8:-.-1<7 5)1; 751;;7 ,- 71F61) 46G7 .7+) -5 :-;=4<),7;S )876 <) 7584-5-6<)6,7 -;;) 1,-1) 7)9=15 ,- );<:7 )+:-,1<) 9=) 878=4)HG7 ;- +76.=6,- ;7*:7 9=- I :-;876;)*141,),- ,7 8:.-1<7 - 7 9=- I :-;876;)*141,),,7 /7>-:6),7: R /7>-:67 ,71D; <-5 .-1<7 5=1<7 -69=)6<7 ) +)81<)4 ;7.:- +75 =5) 8I;;15) /-;<G7 6<G7 7 -4-1<7: )+)*) ;+76.=6,16,7 +75 9=-5 .-B 5)1; 8-4) 878=4)HG7S ,-;<)+) $

"! "!

,) !74K+1) 141<): $)*-6,7 ,1;;7 7 /7>-:6),7: 2D >-5 16<-6;1.1+)6,7 ;=) )/-6,) +75 >1;1<); ) +1,),-; ,7 16<-:17: ,- 71D; -;,- 7 16K+17 ,- .->:-1:7 -4- <-5 8);;),7 87: >D:17; 5=61+K817; );;16)6,7 +76>J 617; +75 8:-.-1<=:); - 4)6H)6,7 >1;1<)6,7 7= 16)=/=:)6,7 7*:); 8:75-;;) I ,- >1;1<): +1,) ,-; )<I 7 .16)4 ,- 5):H7 +75 .7 +7 67 .7:<)4-+15-6<7 - 6) *7) 5)6=<-6HG7 ,- ;=) 15)/-5 6-; ;-; 47+)1; )8:7>-1<)6,7 ) *7) :-+-8HG7 9=- >-5 <-6,7 5 71F61) 67 -6<)6<7 -; <) :-+-8<1>1,),- 6G7 ;- :-8-</7>-:6),7: 16+4=;1>- +0-/7= ) ,1;+=<1: +75 )4/=6; -;<=,)6<-; 9=- 7 9=-;<176):)5 ;7*:- ;=) ),5161;<:)HG7 -5 =5) -,1HG7 ,7 7>-:67 <16-:)6<- 6) #/1G7 7:7-;<- ,- 71F61) =6 <)6,7 -;<- -81;L,17 +75 7 :-;=4

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

,7: 2D <-5 5-407:),7 ;=) 15) /-5 ,-;,- 7 )67 8);;),7 $-/=6,7 !)=47 ,- -;=; ): +761 ;-58:- <->- :-2-1HG7 87: =5) 8):+-4) ,7 ;<),7 R G7 ,D 8):) )/:),): <7,7 5=6,7S .:1;) ;-+:-<D:17 ,- HN-; 6;<1<= +176)1; ,7 7>-:67 ,7 ;<),7 7)9=15 ,- );<:7 !$ +75 84-5-6<) ) 78161G7 ,7 8:-;1,-6<:-/176)4 R :-2-1HG7 I 6)<=:)4S )876<) 8-;;-,1;<) +7584-<) ;=) .)4) ;)41-6<)6,7 ) 9=-;<G7 ,- 9=- ,-871; 9=- ); 7*:); -;<1 >-:-5 8:76<); - 7 87>7 2D -;<1>-: =;=.:=16,7 ;-=; *-6-.K+17; -;;) ;1<=)HG7 <-6,- ) 5=,): '&

CP

R 15)/-5 ,7 /7>-:6),7: ,->- ;-: +76;<:=K,) +75 )HN-;S ).1:5) 7 ,-8=<),7 .-,-:)4 #7*-:<7 )4-;<:) !! $-/=6 ,7 -4- I 1;;7 9=- ):+761 <-5

"!

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

$%

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

Governistas minimizam desgastes de 2012 <I ;-/=6,7 ) ,-8= <),) .-,-:)4 - 8:-;1,-6<- :-/17 6)4 ,7 !# )/,) 7.)<<7 7 ,-;+76<-6<)5-6<7 +75 7 /7 >-:6),7: ):+761 !-:1447 !$ -:) )+-1<D>-4 R 878= 4):1,),- +)1= ,- >-:,),- 0D =5 )67 - 5-17 )<:D;S ).1:5) 4) ;- :-.-:- E; 16>-;<1/)HN-; ;7*:7 *1+0-1:7 ):41607; )+07:-1 :) 6); 9=)1; 7 675- ,7 <=+)

67 .71 +1<),7 R 71 =5) ;1<=) HG7 <-::K>-4S :-4-5*:) !7:I5 ,- )+7:,7 +75 -4) 072- ) ;1 <=)HG7 I <7<)45-6<- ,1.-:-6<*);- )+:-,1<) 9=):+761 2D <-60) ;- :-+=8-:) ,7 ,7 /748- - 9=- ) 878=4)HG7 ;-9=-: ;- 4-5*:) ,1;;7 ;+:-<D:17 ,HN-; 6;<1<= +176)1; ,7 7>-:67 7)9=15 ,- );<:7 !$ )+:-,1<) 9=-

7; ,71; 8:15-1:7; )67; ,7 O4<1 57 /7>-:67 ,- !-:1447 .7:)5 7; 5)1; ,1.K+-1; 2=;<)5-6<- 87: -;;) 9=-;<G7 5); 9=- )/7:) 67 O4<157 )67 ,- /-;<G7 ) <-6 ,J6+1) I 5-407:): +75 ); 7*:); 9=- 7 /7>-:6),7: <-5 -6<:-/),7 -5 <7,7 7 ;<),7 4I5 ,1;;7 7 ,-8=<),7 #7*-:<7 )4-;<:) !! +:1<1+) 9=- 7 -6>74>15-6<7 ,- =5) 41

,-:)6H) +75 -;+F6,)47; 874K<1 +7; 6G7 I 57<1>7 8):) +:1<1+): ;=) /-;<G7 R 4/=I5 9=-;<176) 7 /7>-:67 145) 87: +)=;) ,7 -6;)4G7 S 16,)/) !

; 41,-:)6H); ,) *);- )+:,1<)5 9=- +);7 ):+761 ;-2) +)6,1,)<7 ;=) +)58)60) )2= ,):D ) -9=141*:): ) ;1<=)HG7 -5

71F61) - 6) #-/1G7 -<:787 41<)6) R 4- <-5 7 8:7/:)5) -4-1<7:)4 ,- =5) +1,),- /:)6,- ;)*- 41,): +75 1;;7S :-;;)4<) )4-;<:) 4- )+:-,1<) )16,) 9=- 7 /7>-:6),7: 87;;) :-+76 9=1;<): ) 878=4)HG7 )8:-;-6 <)6,7 84)67; 8):) 7; 8:L@157; 9=)<:7 )67; ,- /-;<G7 9=)6,7 7 07:D:17 -4-1<7 :)4 +0-/): ); 7*:); ;-:G7 =5)

/):)6<1) 8):) #-/1G7 -<:7 8741<)6) ,- 71F61) - 16<-:17: ,7 9=- 7 /7>-:6),7: 87,- .) B-: ,- )+7:,7 +75 7 ,-8=<) ,7 8-81;<) D 7 8:-;1,-6<- :/176)4 ,7 !$ !)=47 ,-;=; ).1:5) 9=- !-:1447 ;)*<:)*)40): 8):) /)60): R$) *-57; 76,- <-57; >7<7; - 7 9=- .)B-: 8):) /)60D 47;S $ )>1;)


Precisa-se de um articulador no PMDB Movimento pede a candidatura de Iris Rezende e coloca o ex-governador no jogo eleitoral. O desafio agora é unir o partido o mais breve possível

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

&

# !# $

%

/0 9?>?-<9 ==9 :9<;?0 9 :<J .,8/4/,>9 ,9 29@0<89 /9 =>,/9 :069 :,<>4/9 9 :<0104>9 /0 8E:964= 8>N849 974/0 :<0.4=, <08?8.4,< ,9 =0? .,<29 ,>J 9 48L.49 /0 ,-<46 =0 ;?4=0< .98.9<<0< , ,62?7 .,<29 :P-64 .9 8,= :<MA47,= 0604IO0=

06.349< ,==?74? , <0=:98=,-464/,/0 /0 >08>,< ,.9</9 ,>J 70,/9= /0 7,<I9 0@4/9 , 0==0 47-<M2649 08@96@08/9 9 :<,C9 /0 /0=48 .97:,>4-464C,IH9 9 $( 7,<

#

$%

$

.9? , /01484IH9 :,<, 9 /4, /0 7,<I9 ;?,8/9 9= /0602, /9= /9 :,<>4/9 =0 <0?84<H9 :,<, /01484< 9 .,74839 /, ,2<074,IH9 S*,79= 1,C0< ?7 0=19<I9 :,<, ;?0 :9==, 79= ,1?846,< 0=>, =4>?,IH9 8,= :<MA47,= /?,= =07,8,= 429 /?,= =07,8,= :9<;?0 @,4 3,@0< ?7 08.98><9 /9 $( 07 8E:964= 89 /4, /0 7,<I9 $<9@,@06708>0 9= ,8,:96489= @H9 ,.,-,< 6,8 I,8/9 974/0 .,8/4/,>9 , 29@0<8,/9< (,6@0C /,L 8H9 >083, @96>, 7,4=T /4==0 6J7 /0 06.349< 8083?7, 9?><, 64/0<,8I, /9 :,<>4/9 =0 ,:<0=08>9? .97 /4=:9=4IH9 0 .,.410 :,<, 1,C0< 0==, :98>0 /0 ,<>4.?6,IH9 .97 9 9-50>4@9 /0

+ $

!&%

-

#%&

?84< 9 :,<>4/9 07 >9<89 /0 ?7, P84., .,8/4/,>?<, # 0A =08, /9< !,?<9 !4<,8/, 08=,49? 0==0= :,==9= 3E ,62?7,= =07, 8,= ;?,8/9 =0 <0?84? .97 P849< 0 /0:94= .97 <4= 4==0 ;?0 0=>,@, /0 19<, /9 :<9.0==9 :9< ;?0=>O0= 1,7464,<0= 7,= ;?0 0=>,<4, 5?8>9 .97 9 .,8/4 /,>9 ;?0 , S.98@08IH9 /9 $! T 0=.9630< 0:94= /4==9 =?74? 89@,708>0 $# #

!$ #

?<,8>0 , 08><02, /9 7,8410=>9 ,9 :<0=4/08>0 ',7?06 06.349< 9 2<?:9 :<M <4= 79=><9? 19<I, ,9 79-464 C,< .0<., /0 746 :0==9,= 8, =0/0 /9 /4<0>M<49 0=>,/?,6 9 >9/9 /9= .0<., /0

%

!

%&#

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

(

' #

# #$

)

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

Aliados de Iris priorizam união do partido "H9 194 ,:08,= 9 :<0=4/08 >0 ',7?06 06.349< ;?0 19.9? , ?84/,/0 /9 :,<>4/9 /?<,8>0 9 79@4708>9 :<M <4= (9/9= 9= :<48.4:,4= 48>02<,8>0= ;?0 ,==48,<,7 9 7,8410=>9 1,6, <,7 /, 47:9<>G8.4, /0 <4= &0C08/0 0 P849< /9 <4-94 0=>,<07 5?8>9= 7,8>08/9 ,==47 , ?84/,/0 :,<>4/E<4, ==9 48.6?=4@0 194 ?7, /,= :<09.?:,IO0= /9= :,<>4.4:,8 >0= /?<,8>0 , 9<2,84C,IH9 /9 0@08>9 R ,:0=,< /0 /,< 19<I,= :,<, ?7, 89@, .,8/4/,>?<, /9 0A 29@0<8,/9< ,9 29@0<89 0@4>,< /4=.?<=9= ;?0 :9/0<4,7 ,?708>,< ,48/, 7,4= ,= ,<0= >,= 08><0 9= /94= 2<?:9= '02?8/9 198>0= 89 $! 39?@0 >9/, ?7, :<09.?:,IH9 80==0 =08>4/9 S(<9.,79= >060 19807,= /?<,8>0 >9/, , =07, 8, 0 <0==,6>,79= ;?0 /0@0<4, 3,@0< ?7 0=19<I9 /0 8H9 ,64 708>,< ,48/, 7,4= 0==0 <,.3, $<0.4=,79= 7,8>0< 9 :,<>4/9 ?84/9T <0@069? ?7 :0070/0 -4=>, /0 .P:?6, ?<,8>0 08><0

@4=>, ',7?06 06.349< <0,14< 79? , :<09.?:,IH9 /0 ?84H9 S# ;?0 0A4=>0 3950 89 $! J ?7 :<950>9 P84.9 /0 ?84H9 'H9 /?,= >0=0= ,:<0=08>,/,= ;?0 >K7 .979 9-50>4@9 :<48.4:,6 7,8>0< , ?84/,/0 89 :,<>4/9T

/4C0<0= S <4= 0 <4-94 R ?8>9= =979= 19<>0= 0 47-,>L@04=T

$(

<4=>,= 0A4-4<,7 ?7, 1,4A, 07 :<96 /, ?84H9 08><0 <4= 0 <4-94 07 1<08>0 ,9 /4<0>M<49 >J 70=79 ,= 64/0<,8I,= ;?0 :0/4,7 , .,8/4/,>?<, /0 <4= &0C08/0 ,9 29@0<89 /9 =>,/9 1<4=,<,7 ;?0 , ?84H9 /9 :,<>4/9 J ,629 47:9<>,8>0 S ==0 79@4 708>9 8H9 @,4 ><,C0< 8083?7, .98=0;?K8.4, # $! J9 7,49< :,<>4/9 /0 94E= >9/9 :,<>4/9 2<,8/0 >07 /4=.?==O0= ? >0839 ,-=96?>, .0<>0C, /0 ;?0 8H9 3,@0<E 8083?7, 60=H9 ;?0 :<9@9;?0 <,.3,/?<, 8,

$ /

#% )

.,7:,83, 0604>9<,6 /0==0 ,89T /4==0 9 0A :<0104>9 /0 ,>,6H9 0 0A :<0=4/08>0 /9 $! /4-

"&

+

' #*

$. $0

64,= #?><9 /0>,630 194 ?7, 1,4A, 6929 8, 08><,/, /9 /4<0>M <49 0=>,/?,6 .97 9= =02?48>0=

# >97 /, 08><0@4=>, /9 :<0=4/08>0 <02498,6 /9 $! ',7?06 06.349< 194 /0 ?84H9 8H9 =M 48>0<8, .979 /0 >9/, , 9:9=4IH9 98><,<4,708>0 , 7?4>9= ;?0 ,.<0/4>,7 ;?0 9= /94= :,<>4/9= :9/07 =0 ?84< ,:08,= 89 =02?8/9 >?<89 ',7?06 <019<I9? , 4/04, /0 ;?0 J 47:<0=.48/L@06 ;?0 $! 0 $( =0 ?8,7 5E :,<, , :<4704<, 0>,:, /,= 0604IO0= S =>,79= ,8>0.4:,8/9 , 89==, /4=.?==H9 :,<, ;?0 :9==,79= =08>,< .97 9 $,<>4/9 /9= (<,-,63,<0= 0 5?8>9= ,.0<>,< 79= 0==, ?84H9T /0108/0? :9==4-464/,/0 /0 ?84H9 .97 9 $( J :,<, 7?4>9= 9 :<48.4:,6 ><?819 /9 0A 29@0< 8,/9< <4= &0C08/0 :,<, .98 =02?4< =0 .98=964/,< .979 .,8/4/,>9 ,9 29@0<89 :069 $! ==9 :9<;?0 P849< /9 <4-94 10.39? ,= :9<>,= ,9

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

Júnior conquista a cúpula. Iris tem a base do PMDB

#

= 0@08>9= :0070/0-4=>,= /, ;?48>, 0@4/08.49? ?7, /4@4=H9 7?4>9 .6,<, 89 $! 7 $9==0 9 07:<0=E<49 P849< /9 <4-94 $! :<J .,8/4/,>9 /9 :,<>4/9 1,69? :,<, ?7, :6,>04, /0 ,64,/9= ,9 6,/9 /0 @E<4,= 64/0<,8I,= :0070/0-4=>,= ;?0 :9==?07 7,8/,>9= :<48.4:,6708>0 /0:?>,/9= 0=>,/?,4= 0 10/0<,4= E 9 0A 29@0<8,/9< <4= &0C08/0 8H9 :<0=08.49? 7,= 194 <0:<0=08>,/9 :9< ?7 2<,8/0 @96?70 /0 :,<>4/E<49= /, -,=0 /9 $! 07 0@08>9 ;?0 :0/4? ,9 /4<0>M<49 <02498,6 , =?,

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

.969.9? 89 :<9.0==9 ,><,4? -9, :,<>0 /, .P:?6, /9 :,<>4/9 # =0? :<48.4:,6 :98>9 /0 ,><,IH9 J , :9==4-464/,/0 ;?0 <4-94 >07 /0 ,5?/,< /0:?>,/9= .97 , 0=><?>?<, 148,8.04<, 80.0==E<4, :,<, -?=.,< ,= =?,= <00604IO0= ==9 >0@0 ?7 47:,.>9 242,8>0 8, .98;?4=>, /0 ,:949= :,<, , =?, :<J .,8/4/,>?<, (,8>9 ;?0 ,6J7 /0 <?89 ,:08,= 9 /0:?>,/9 "J649 9<>?8,>9 0=>0@0 :<0=08>0 89 0@08>9 :M= <4= 97:,<0.0? >,7-J7 9 =?:608>0 /0 /0:?>,/9 L@49 ?.4,89 19<I, /0 <4= :9<J7 0=>E 7?4>9 69820 /, .P:?6, /9 :,<>4/9 !9=><9? :9< 7049 /9 0@08>9 ;?0 -9, :,<>0 /,

-,=0 /9 $! ;?0< , =?, ;?,<>, .,8/4/,>?<, ,9 29@0<89 /9 =>,/9 <4= 79=><9? ;?0 .98>48?, 07 19<7, .97 , 7,==, :0070/0-4=>, ,9 <0?84< 07 =0? 8970 9 ,:949 /0 /9= .0<., /0 /4<0>M<49= 7?84.4:,4= ==, J ?7, 19<I, 0=:<0==4@, ;?0 /,;?4 :,<, 1<08>0 =0<E =07:<0 9 :,<G70><9 :,<, 70/4< , 4816?K8.4, /0 <4= 89 $! $<48.4:,6708>0 :,<, =0<@4< /0 .98><, ,<2?708>9 ,9= 5?84=>,= ;?0 :9< 7?4>9 >07:9 :<02,<,7 ;?0 9 07:<0=E<49 >483, 9 ,:949 /0 /9 :,<>4/9 ",= :<MA47,= =07,8,= 9 /0=,149 7,49< /9 $! =0<E =0 9<2,84C,<

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


Pesquisa estimula reações opostas Enquanto Iris Rezende e Vanderlan Cardoso comemora o desempenho na Grupom, governistas e prefeito Maguito Vilela preferem se esquivar

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

DQ#

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

& !2 %"& "&'% " % "! !'" !"&& ! &'% .-" ! "% ! " " #%" '" " # % " ") %!" " &' "

%

'" $( % !. " ( !" / %('" ( '% '1% #" 0' $( &', % % " % "! !'" #"#( .-"3 %&

+!

! % !

* ") %! "%

% "&"

#%/

!

'" " ") %!"

"&&"!" ! !-"/ "! " # "% " '"% " #"% &&" &' "&# % "%% ! ""& (! 0# "& " !"&# % !. % )& ! &&,% 3 2! "% " % "

Prefeito se cala e vice prevê reação do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

?7, ><,50>M<4, :96L>4., ;?0 0=>E , 70<0.0< 9 <0.9830.4708>9 /, :9:?6,IH9T /0.6,<, 7 >97 ,74=>9=9 9 0A :<0104>9 /0 94G84, 8H9 :9?:, 48/4<0>,= ,9= ,/@0<=E<49= S# <0=?6>,/9 >,7-J7 =0<@0 /0 ,60<>, :,<, 9= :96L>4.9= 7,4= 59@08= ;?0 :<0.4

&% #* $

$$ "& + # ,. $

) # # # $ #*

?7, :0==9, ,48/, /0=.9830 .4/, /9 0604>9<,/9 ,:,<0.4 /08=0 60 0=>E :<0:,<,/9 :,<, 081<08>,< 0==0 /0=,149T ,14<7, # @4.0 :<0104>9 ,.<0/4 >, ;?0 >9/9 :,<>4/9 ;?0 >07 , 48>08IH9 /0 =0< S2<,8/0T /0@0 7,<.,< :<0=08I, 89 5929 :96L >4.9 8,/, 70639< ;?0 ?7, 0604IH9 , 29@0<8,/9< :,<, /0798=><,< 0==, .,:,.4/,/0 S 974/0 194 0=.9634/9 :069 $( 0 =,-0<E 081<08>,< =0?= ,/@0<=E<49=T ,.<0/4>, 60 0=:0<, ;?0 3,5, ?7 /4E6929 .97 9 $! :,<, /01484< 9 8970 /, 9:9=4IH9 ,=9 0==, /0.4=H9 8H9 =,4, ,>J 9 /4, /0 7,<I9 0 9=

=,7 08>08/0< ;?0 9 <0.9830.4 708>9 0 , .9814,8I, /, :9:?6, IH9 9.9<<07 /0@4/9 , ?7, =97, /0 ,IO0= ;?0 <0,14<7,7 ?7 6L/0< :96L>4.9T .?>?., 97 <06,IH9 F =?.0==H9 0=>,/?,6 <4= ,14<7, ;?0 .98>4 8?, ,2?,</,8/9 , /01484IH9 /9

% "& ! #

/0602,/9= /9 $,<>4/9 /9= (<,-,63,/9<0= 9:>,<07 :069 :<0104>9 /0 8E:964= 7?4>9= :0>4=>,= /4C07 ;?0 8>N849 974/0 =0<E .,8/4/,>9 70=79 =0 39?@0< ?7 8970 /9 $! 07 5929 =05, P849< 9? <4= &0C08/0

"W!

&#'

# .08E<49 ?7 /, :0=;?4=, 0=>47?6,/, (< 4 - ? 8 , / 9 $6,8,6>9 <?:97 /, =07,8, :,==,/, .969.9? <4= &0C08/0 .97 /,= 48>08IO0= /0 @9>9= 07 :,<0.4/, /0 94G84, *,8/0<6,8 ,</9=9 ,:,<0.0 .97 0 !,<.984 $0<4669 .97 "9= .08E<49=

$! 07 >9<89 /, 0=.963, /9 8970 ;?0 /4=:?>,<E 9 .,<29 /0 29@0<8,/9< 950 9 :<48.4:,6 ,/@0<=E<49 /0 <4= &0C08/0 J 5?= >,708>0 =0? .9602, /0 :,<>4/9 P849< /9 <4-94 :<J .,8/4/, >9= /0 =0? :,<>4/9 ,9 29@0<89 :0=;?4=, ><9?A0 ,629 48J/4

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

>9 07 <06,IH9 F= 0604IO0= /0=>0 ,89 $06, :<4704<, @0C ?7 8970 ;?0 8H9 9 /0 <4= &0C08/0 9? !,<.984 $0<4669 ,:,<0.0? 8, 64/0 <,8I, "9= .08E<49= /94= 0 ><K= /, :0=;?4=, 0=>47?6,/, *,8/0<6,8 ,</9=9 0=>E F 1<08>0 /9 ,>?,6 29@0<8,/9< /0 94E= .97 @,8>,

#%/

!

'" " ") %!"

207 /0 :98>9= :9<.08>?,4= <0=:0.>4@,708>0 =>0= .08E<49= 8H9 .98>,<,7 .97 9 8970 /0 <4= *,8/0<6,8 0A,6>, 9 <0.9830 .4708>9 07 =0? ><,-,639 ,9 ,8, 64=,< 9= <0=?6>,/9= /, :0=;?4=, #= 8P70<9= 79=><,7 9 <0.9 830.4708>9 F 89==, ,/7484=><, IH9 07 '08,/9< ,80/9 0 >,7 -J7 ,9 :<950>9 /9 $' :,<, 9 29@0<89 /9 =>,/9 '%) *

#* &" '(

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

Para cientista, base necessita de estratégia na RMG $,<, 9 .408>4=>, :96L>4.9 0 :<910==9< /0 4K8.4,= $96L>4.,= /, )84@0<=4/,/0 0/0<,6 /0 94E= $0/<9 J649 6@0= 9<20= 9 29@0<8,/9< !,<.984 $0<4669 >0<E ;?0 .<4,< ?7, 0=><,>J24, /0 <0.?:0<,IH9 /0 47,207 0 /0 @9>9= 8, <024H9 70><9:964>,8, /0 94G84, $9< =0< ?7, <024H9 /0 19<>0 4816?K8.4, /9 $! 9 ,>?,6 .3010 /9 A0.?>4@9 0=>,/?,6 /0@0<E .<4,< 89@,= ,6>0<8,>4@,= :,<, ,><,4< 9= @9>9= /9= .4/,/H9= /0 :,<0.4/, #= /,/9= /, :0= ;?4=, (< 4 - ? 8 , / 9 $ 6, 8 ,6 > 9

<?:97 79=><,7 ;?0 , =9-0<, 84, /9 $! 89 7?84.L:49 J 2<,8/0 ", /4=:?>, ,9 29@0<89 /0 94E= 3E ;?,><9 ,89= <4= &0C08/0 .98=02?4? 9= @9>9= /0 0604>9<0= 89 :<4704<9 >?<89 # =02?8/9 7,4= @9>,/9 89 7?84.L:49 194 9 ,>?,6 29@0< 8,/9< !,<.984 $0<4669 .97 @9>9= 7 =?, :<4704<, 0604IH9 .979 .,8/4/,>9 , 29@0< 8,/9< 9 07:<0=E<49 *,8/0<6,8 ,</9=9 >0@0 9 @9>9 /0 .4/,/H9= ,:,<0.4/08=0=

#= /,/9= /4@?62,/9= 8, :0= ;?4=, (<4-?8, /9 $6,8,6>9 <? :97 ,60<>, ;?0 9 $' 0=>E :0< /08/9 0=:,I9 8, .4/,/0 '02?8 /9 9 .408>4=>, :96L>4.9 $0/<9 J 649 9<20= 9 1,>9 /0 :,<0.4/, /0 94G84, 0=>,< =08/9 ,/7484= ><,/, :069 $! 4816?K8.4, 89= /,/9= S 0 ;?,6;?0< 7,804<, 3E ?7 19<>,60.4708>9 /, 9:9=4 IH9 8, <024H9 70><9:964>,8, /0 94G84,T ,8,64=, & '

! "(#

'0 :9< ?7 6,/9 9 $'

/9

29@0<8,/9< !,<.984 $0<4669 :<0.4=, 79/414.,< =0? 79/9 /0 9:0<,IH9 8, .4/,/0 $0/<9 J649 6@0= 9<20= ,@,64, ;?0 9 $! 5E >07 ><,/4IH9 8, <024H9 70><9:964>,8, /0 94G84, ,6,@,8.,/, :06,= ,/7484=><,IO0= /0 <4= &0C08/0 S 19<I, 0604>9<,6 /9 :,<>4/9 80==, E<0, J 7?4>9 2<,8/0T 0A:64., # :<910==9< ,.<0/4>, ;?0 , >08/K8.4, J ;?0 9 $! .<0=I, 7,4= 0 ;?0 *,8/0<6,8 ,</9=9 =0 0=>,-464 C0 S"H9 ,.<0/4>9 8, 19<I, /0

P849< ,48/, 3E 7?4>9 .3H9 :,<, ><,-,63,<T ,8,64=, 4816?K8.4, /0 <4= &0C08/0 8, <024H9 @07 /0 ,/7484=><, IO0= ,8>0<49<0= 94 9 0A 29@0< 8,/9< ;?07 4/0,64C9? , .98= ><?IH9 /0 @E<49= -,4<<9= 8, &024H9 "9<90=>0 /0 94G84, "0=>, :,<>0 /, .4/,/0 9 :0070 /0-4=>, >07 0=:,I9 :96L>4.9 .98=964/,/9 ==9 4816?08.49? =?, 47,207 8,= .4/,/0= :<MA4 7,= ,>48248/9 ,==47 >9/, , C98, 70><9:964>,8, 8, ,8E64=0 * /9 .408>4=>, :96L>4.9

#

+

%# ,+ %# ! %


Governo federal é o mais bem avaliado Administração de Dilma Rousseff tem 52,8% de “ótimo” e “bom”. Índice é maior do que o do prefeito Maguito Vilela e o do governador Marconi Perillo

@+63+JI9 .+ +.7383=><+JI9 7?83-3:+6

=>37?6+.+

@+63+JI9 .+ +.7383=><+JI9 /=>+.?+6

#?+6 9 -98-/3>9 ;?/ >/7 -97 </6+JI9 G +.7383=><+JI9 .9 :</0/3>9 +1?3>9 (36/6+

@+63+JI9 .+ +.7383=><+JI9 0/./<+6

=>37?6+.+

#?+6 9 -98-/3>9 ;?/ >/7 -97 </6+JI9 G +.7383=><+JI9 .9 19@/<8+.9< +<-983 "/<3669

#?+6 9 -98-/3>9 ;?/ >/7 -97 </6+JI9 G +.7383=><+JI9 .+ :</=3./8>/ 367+ $9?==/00

T>37+

T>37+

T>37+

9+

9+

9+

$/1?6+<

$/1?6+<

$/1?6+<

$?37

$?37

$?37

"K==37+

"K==37+

"K==37+

%/8>37/8>9 /7 </6+JI9 G +.7383=><+JI9 7?83-3:+6 S =>37?6+.+ #?+6 K 9 =/8>37/8>9 -97 </6+JI9 G +.7383=><+JI9 .9 :</0/3>9 +1?3>9 (36/6+

%/8>37/8>9 /7 </6+JI9 G +.7383=><+JI9 /=>+.?+6 S =>37?6+.+ #?+6 K 9 =/8>37/8>9 -97 </6+JI9 G +.7383=><+JI9 .9 19@/<8+.9< +<-983 "/<3669

/-/:JI9

%/8>37/8>9 /7 </6+JI9 G +.7383=><+JI9 0/./<+6 S =>37?6+.+ #?+6 K 9 =/8>37/8>9 -97 </6+JI9 G +.7383=><+JI9 .+ :</=3./8>/ 367+ $9?==/00

/=-9803+8J+

/-/:JI9

/=-9803+8J+

/-/:JI9

%+>3=0+JI9

%+>3=0+JI9

97:<//8=I9

/=-9803+8J+

97:<//8=I9

%+>3=0+JI9

97:<//8=I9

9803+8J+

$/4/3JI9

9803+8J+

$/4/3JI9

9803+8J+

$/4/3JI9

#

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

+75 =5 K6,1+- ,K6,1+- ,- )8:7>)HG7 ,7 /7>-:67 ,- ):+761 !-:1447 -5 8):-+1,) I 41/-1:)5-6<- ;=8:17: )7 ,- #17 '-:,- ;-/=6,7 ) 8-;9=1;) %:1*=6) ,7 !4)6)4 <7 :=875 ,1>=4/),) 6) ;5)6) 8);;),) ) +1,),- ,7 ;=,7-;<- 7 <=+)67 <->,- )8:7>)HG7 D 145) #7=; ;-.. <->- -5 8):-+1,) =5 K6,1+- ,- )8:7>)HG7 *-5 5)17: 9=- -5 #17 '-:,- 76,;-= /7>-:67 .71 )8:7>),7 87: ,7; -4-1<7:-; '

CP

# %

"=)6,7 7 8-;9=1;),7: ,7 16;<1<=<7 :=875 9=-;<1767= 7 -4-1<7: ,- 8):-+1,) ,- 71F61) +75 =5) 8-:/=6<) 5)1; ,1:-<) Q )8-6); +75 ); 78HN-; R 8:7>)S 7= R -;)8:7>)S 7 :-;=4<),7 <->- =5) 8-9=-6) >):1)HG7 -;;) 57,)41,),- ) ),5161;<:)HG7 ,)/=1<7 '14-4) <-5 ) 5)17: )8:7>)HG7 +75 7; -6<:->1;<),7;

=>37?6+.+

,1;;-:)5 9=- ,-;)8:7 >)5 7 /7>-:67 ,7 8--5-,-*1; <) 8:-.-:1:)5 6G7 )>)41): /7>-:67 ,) 8:-;1,-6<145) #7=;;-.. <)5*I5 <-5 =5 87:+-6<=)4 ,- )8:7>)HG7 5)17: 9=6-;<) 57,)41,) ,- 7 <7<)4 ,7; -6<:>1;<),7; ,1;;-:)5 )8:7>): 7 /7>-:67 ,- #7=;;-.. K6,1+,- ,-;)8:7>)HG7 I ,,7; -4-1<7:-; )8):-+1,-6;-; -:+) ,,); 8-;;7); 9=-;<176) ,); 8:-.-:1:)5 6G7 7816): ) )>)41)HG7 ,1:-<) ,- /7 >-:67 ) ),5161;<:)HG7 -;<),=)4 I ) O61+) -5 9=- 7 87:+-6<=)4 ,- )8):-+1,-6;-; 9=- 7 ,-;)8:7 >) I 5)17: ,7 9=- ) )8:7>)HG7 7; -6<:->1;<),7; ,1;;:)5 )8:7>): 7 /7>-:67 ,):+761 !-:1447 -69=)6<7 9=.)4):)5 9=- 7 ,-;)8:7 >)5 K6,1+- ,7 -4-1<7:),7 9=6G7 )>)417= I ,$

C

; ),5161;<:)HN-; ,7 8:-

.-1<7 )/=1<7 '14-4) - ,7 /7>-: 6),7: ):+761 !-:1447 ;G7 5)1; :-4)+176),); +75 ;-6<15-6<7; 6-/)<1>7; ,- )+7:,7 +75 ) 8-;9=1;) %:1*=6) ,7 !4)6)4<7 :=875 !):) 7; -6<:->1;<),7; 7; ,71; ;-6<15-6<7; 5)1; ,-; 8-:<),7; -5 :-4)HG7 )7; ,71; /7>-:67; ;G7 R -+-8HG7S R -;+76.1)6H)S 7 +);7 ,) ),5161;<:)HG7 5=61+18)4 ,); 8-;;7); ,1;;-:)5 9=- 7 ;-6<15-6<7 8:16+18)4 I ,R -+-8HG7S D ) R -;+76 .1)6H)S 41,-:) 7; ;-6<15-6<7; :-4)+176),7; )7 /7>-:67 -;<) ,=)4 +75 =5 87:+-6<=)4 ,+-:+) ,6K>-4 ,- R -;+76.1)6H)S ,) ),5161;<:)HG7 ,- )/=1<7 '14-4) I ,-69=)6<7 9=- ) R -+-8HG7S .71 7 ;-6<1 5-6<7 );;16)4),7 87: 9=)6,7 ) )>)41)HG7 I 7 /7>-: 67 -;<),=)4 ;-6<15-6<7 87;1<1>7 5)1; :-4)+176),7 )7 /7>-:67 ,7 5=61+K817 I ) R$)<1;.)HG7S +75 =5 87:+-6

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

Inflação é o que mais preocupa eleitorado

53% dos aparecidenses não acessam Internet

)=5-6<7 ,7; 8:-H7; ,8:7,=<7; - ;-:>1H7; I 7 9=5)1; 8:-7+=8) 7 )8):-+1,-6;;-/=6,7 7; 6O5-:7; ,) 8-;9=1 ;) % : 1 * = 6 ) , 7 ! 4 ) 6 ) 4 < 7 :=875 7 <7<)4 ,- -6<:->1; <),7; 16,1+):)5 ) 16.4) HG7 +757 ) 8:16+18)4 8:-7+=8) HG7 )<=)4 ;<) +76;=4<) .71 :-) 41B),) 6) .7:5) ,- 5O4<184) -;+740) 7= ;-2) 7 -4-1<7: 8M,-;+740-: )<I <:J; ,7; 1<-6; )8:;-6<),7; 8-47 -6<:->1;<),7: -;<) .7:5) ) ;75) ,7; 87: +-6<=)1; I 5)17: ,7 9=;-/=6,) 5)17: 8:-7+=8) HG7 ,7 -4-1<7: ,- 8):-+1,) ,71F61) I ) >174J6+1) -:+) ,,7; -4-1<7:-; )876<):)5 7 1<-5 +757 8:-7+=8)6<; K6,1+-; ,- >174J6+1) <J5 )=5-6 <),7 67; O4<157; )67; ;-/=6,7 ); -;<)<K;<1+); ,7 /7>-:67 - ;+76+-6<:) 8:16+18)45-6<- -5 /:)6,-; +-6<:7; =:*)67; +757 ) #-/1G7 -<:78741<)6) ,71F61) Q ,) 9=)4 8):-+1,) .)B 8):<- Q - ) #-/1G7 ,7 6<7:67 ,- :);K41) &5) +=:17;1,),- I 9=16.4)HG7 - >174J6+1) <)5*I5 .7:)5 ); 5)17:-; 8:-7+=8)HN-; )8:-;-6<),); 8-47 -4-1<7: ,- #17 '-:,- ;-/=6,7 ) 8-;9=1;) %:1*=6) ,7 !4)6)4<7 :=875 ; ,),7; .7:)5 ,1>=4/),7; 6) ;-5)6) 8);;),) ) 5)1; 878=47;) +1,),- ,7 ;=,7-;</71)67 87:I5 7; K6,1+-; .7:)5 5-67:-; Q 16.4)HG7 .71 )876<),7 87: -69=)6<7 9=- >174J6+1) <->$-: >K<15) ,- )4/=5) ,7-6

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

"</9-?:+JP/= S =>37?6+.+ /=>/= :<9,6/7+= ;?+3= 9= ;?/ 7+3= 62/ :</9-?:+7 +>?+67/8>/ Q6>3:6+= </=:9=>+= >K 38.3-+JP/= 806+JI9 (396L8-3+ 9/8J+ +6>+ ./ .382/3<9 "/<./< 9 /7:</19 +<</3<+ :<903==398+6 +6>+ ./ ?7 + -97:+82/3<9 + +6>+ ./ +7319= /82?7 :<9,6/7+

%/<@3J9= :Q,63-9= S =>37?6+.+ @+63/ -97 89>+= ./ + -+.+ ?7 ./=>/= =/<@3J9= :Q,63-9= ./ </=:98=+,363.+./ .+ :</0/3>?<+ 96/>+ ./ 63B9 6?738+JI9 :Q,63-+ %38+63D+JI9 ./ ><H8=3>9 37:/D+ .+= <?+= 98=/<@+JI9 ./ <?+= / +@/83.+= 98=/<@+JI9 ./ :<+J+= / 4+<.38= &<+8=:9<>/ :Q,63-9 >/8.37/8>9 G =+Q./

H) 7= .)4<): ,160-1:7 67 7:H) 5-6<7 .)5141): .7:)5 :-;8-+<1 >)5-6<- ); 78HN-; 9=- 5)1; 8:-7+=8)5 7 -4-1<7: ,8):-+1,) )8L; 16.4)HG7 - >17 4J6+1) 7 <7<)4 <-5- .1+): ,7-6<- -69=)6<7 9=- 87=+7 5)1; ,,7; -6<:->1;<),7; <J5 :-+-17 ,- 6G7 +76;-/=1:

:-+=:;7; ;=.1+1-6<- 8):) ;5)6<-: -:+) ,,7; -6<:>1;<),7; ,1;;-:)5 6G7 <-5-: 6-60=5 ,7; 876<7; )8:-;-6<) ,7; 8-;9=1;) % : 1 *= 6 ) , 7 ! 4 )6 )4 < 7 :=87 5 <-5 5): /-5 ,- -::7 ,876<7; 87: +-6<=)1; 8):) 5)1; 7= 8):) $ 5-67;

$/./= =9-3+3= S =>37?6+.+ '=9 .+= </./= =9-3+3= =N :+<+ /8></@3=>+.9= ;?/ +-/==+7 38>/<8/> S Q6>3:6+= </=:9=>+= S =>37?6+.+ +-/,995 !?>6995 % 8=>+1<+7 %5C:/ &A3>>/< )2+>= :: I9 +-/==+ </./= I9 3809<79?

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

8:7/:)5); 41;<),7; 6G7 16.7:5):)5 9=)1; :-,-; =<141B)5 8-;9=1;) %:1*=6) ,7 !4)6)4<7 :=875 7=>1=

-4-1<7:-; ,- 8):-+1,) ,71F61) -6<:- 7; ,1); ,2)6-1:7 ) ,- .->-:-1:7 ,$


“Gomide só deixa a prefeitura pelo governo” Deputado federal diz que plano do seu partido, o PT, é seguir firme para as eleições deste ano, carregando nome do prefeito de Anápolis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

! $21,$4 1 A $.*1 ,/2155C8(. ?1 (55$ ',5&755?1 $,0'$ (56< (/ $%(461 $5 (7 0?1 6(0+1 'G8,'$ 37( $ 2$46,4 '1 /1/(061 37( 1 ! .$0@17 5(7 &$0','$61 ( 6(8( 7/$ 4(&(26,8,'$'( /7,61 %1$ &$'$ 8(: /$,5 (55$ 2155,%,.,'$'( 5( ',56$0&,$ 1551 241-(61 A &108(0&(4 1 $ 015 $21,$4 !(/15 37( 4(52(,6$4 $5 ,056>0&,$5 2$46,'<4,$5 2$4$ 6(4 (55$ 4(52156$

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

!4,%70$ )(: '7$5 2(537,5$5 (/ 2$4(&,'$ ( (/ ,1 #(4'( 1/1 1 54 8,7 (55(5 0G/(415 D5 (56$/15 /7,61 $6(0615 =5 2(537,5$5 ( $ 6(/15 &1/1 7/ ,05647/(061 ,/2146$06( 2$4$ )$:(4 1 2.$0(-$/(061 '1 01551 64$%$.+1 (55( /1/(061 015 ,06(4(55$ /(',4 $ 4($.,'$'( '( 7/ /70,&C2,1 $06(5 '$ $24(5(06$@?1 '1 01551 24A &$0','$61 ( $8$.,$@?1 '(21,5 37( $ *(06( 2$55$4 214 .< 1551 &$0','$61 $,0'$ 0?1 2$5517 214 2$4(&,'$ 0(/ ,1 #(4'( 06?1 6(/15 37( (52(4$4 7/$ 018$ 2(537,5$ 2$4$ $8$.,$4 ( 2(05$4 01 24D9,/1 2$551 55$5 2(537,5$5 $2(5(06$'$5 /1564$/ 37( 1 0C8(. '( &10+(&,/(061 '1 01551 &$0','$61 $,0'$ A %(/ ,0)(4,14 $15 176415

2$46,4 '(55$ 2418$@?1 01551 24A &$0','$61 -< )1, 6$9$6,81 .( 5$, '$ 24()(,674$ '( 0<21.,5 $2(0$5 2$4$ 5(4 &$0','$61 $ *18(40$'14 C 5,/ A 7/ &$/,0+1 5(/ 81.6$ ( +178(4 7/ $&14'1 $06(5 '(55$ '$6$ +< $ 2155,%,.,'$'( '( 1/,'( )$:(4 2$46( '$ &+$2$ /$-14,6<4,$ 214A/ (/ 17641 &$4*1 ?1 .( -< ',55( 37( 0?1 1551 24A &$0','$61 -< '(,917 &.$41 37( 6(/ 7/$ 6$4()$ ,/2146$06( )4(06( = 24()(,674$ '( 0<21.,5 37( 0?1 A 7/$ 24()(,674$ 37$.37(4 ; 1 5(*70'1 '1 56$'1 7/$ 24()(,674$ 37( 8,8( 7/ /1/(061 /7,61 (52(&,$. ( 7/$ &,'$'( 37( 8,8( 7/ ',0$/,5/1 /7,61 *4$0'( '1 21061 '( 8,56$ (&10E/,&1 .( '(,917 %(/ &.$41 37( 5D 5$, '$ 24()(,674$ 2$4$ 5(4 &$0','$61 $ *18(40$'14 .( $6A -< &1.1&17 ,551 &1/ %$56$06( 64$037,.,'$'( 2$4$ $5 .,'(4$0@$5 2(6,56$5 ( 6(/ (924(55$'1 ,551 015 .7*$4(5 (/ 37( 6(/ ,'1 .( (56< 5$6,5)(,61 ( )(.,: 01 37( (56< )$:(0'1 ( $1 $24(5(06$4 5(7 01/( (.( 1 )$: &1/1 7/$ '(/10564$@?1 '( '(524(0',/(061 '( $.*7A/ 37( 21'(4,$ ),&$4 0$ 57$ :10$ '( &10)1461 214 /$,5 '1,5 $015 ( 1,61 /(5(5 7/$ 5,67$@?1 24,8,.(*,$'$ /$5 6(/ 8106$'( '( 5(48,4 $ 7/ 241-(61 /$,14 .(8$4 $1 56$'1 '( 1,<5 $37,.1 37( (56< 5(0'1 )(,61 ( /7,61 %(/ )(,61 0$ &,'$'( '( 0<21.,5 24(5,'(06( 7, $.&?1 8(,1 $ 1,>0,$ +< $.*705 ',$5 551 )146$.(&(7 $ &$0','$674$ '( 1/,'( /$5 '(,917 /7,61 &.$41 37( 7/ 241-(61 &1/ 1 (9 *18(40$'14 4,5 (:(0'( 4()14@$0'1 $ $.,$0@$ 0$&,10$. ! 6$/%A/ A 7/$ 24,14,'$'( '1 2$46,'1 54 (06(0'( 37( '(55$ )14/$ 551 5(/24( )1, 24,14,'$'( (/24( ',55( 37( 0D5 $37, (/ 1,<5 6(/15 &1/1 24,14,'$'( $ $.,$0@$ ! 0&.75,8( 0$ (.(,@?1 '( (7 (4$ 24A &$0','$61 $1 *18(401 '1 56$'1 ( $%4,/15 /?1 '1 01551 01/( 2$4$ $21,$4 1 06?1 ,551 A 7/$ 24,14,'$'( 0?1 5D 2(.1 37( $ ',4(@?1 0$&,10$. ',: /$5 6$/%A/ 2(.1 37( 0D5 '$37, '1 56$'1 5(/24( 6,8(/15 (55$ 8106$'( $5 5( 81&B (567'$4 %(/ 1 37( 1 7, $.&?1 ',55( $37, 01 ',$ 4(5210'(0'1 = ,0'$*$@?1 '$ ,/24(05$ 1 37( 5( (06(0'( A 37( H5(4,$I ',)(4(06( &$51 4,5 )155( 1 &$0','$61 7(4 ',:(4 5( 6,8(55( 5,'1 .< $64<5 (21,5 37( 1 241&(551 (56< (/ $0'$/(061 A 1764$ &108(45$ 21437( (037$061 0?1 6C0+$/15 7/ 01/( ( 0?1 1 (56<8$/15 64$%$.+$0'1 $ &$2$&,'$'( '( $46,&7.$@?1 21.C6,&$ ( '( *(56$4 7/ $&14'1 A /$,14 (21,5 37( 81&B -< (56< (/ &$/21 &1/ 7/ 01/( 37( 6(/ 4(&(26,8,'$'( ( $1 /(5/1 6(/21 2(4&(%(/15 7/$ *4$0'( ',8,5?1 ,06(40$ '(0641 '1 A ',)C&,. )$.$4 0(55$ 70,'$'( 0(55( /1/(061 / 4(.$@?1 $5 &+$2$5 241214&,10$,5 &1/1 81&B5 6(/ 64$%$.+$0'1 ,551 !(/15 6,'1 7/$ 4(&(26,8,'$'( /7,61 *4$0'( (/ 01/( '1 06E0,1

1/,'( (/ 4(.$@?1 =5 &+$2$5 241214&,10$,5 / 61'15 15 (0&106415 (56$/15 4(&(%(0'1 /$0,)(56$@F(5 '( $21,1 ( '( ',5215,@?1 '( .,'(4$0@$5 $ 5( $24(5(06$4(/ &1/1 &$0','$615 $ '(276$'15 )('(4$. ( (56$'7$. -756$/(06( 2(.$ 0155$ &$0','$674$ 7 64$%$.+1 2$4$ 37( 1 ! 2156$ ',5276$4 (55$5 (.(,@F(5 %75&$0'1 1 /<9,/1 2155C8(. '( &$0','$674$5 '1 2$46,'1 ,551 8$, '1%4$4 0155$ 2$46,@?1 01 10*4(551 ( 0$ 55(/%.(,$ 54 &105(*7,7 81615 (/ 57),&,(06(5 2$4$ 57$ 8$*$ ! 64$%$.+$ 0$ 2155,%,.,'$'( '( 7/$ &+$2$ 24D24,$ 2$4$ '(276$'1 )('(4$. 21'(0'1 )$:(4 '7$5 8$*$5 5(/ '(2(0'(4 '( 572.B0&,$ ( '$5 $.,$0@$5 ! -< 6(4,$ )(,61 ,551 0$ (.(,@?1 2$55$'$ (55$ (.(,@?1 1 37$'41 21.,6,&1 /7'17 2$4$ /(.+14 ( 015 6(/15 &10',@F(5 '( )$:(4 8,'(06(/(06( 37( 8$/15 &108(45$4 &1/ 15 2$46,'15 #$/15 )146$.(&(4 1 01/( '( 1/,'( ( %75&$4 $.,$0@$5 56$4(/15 $%(4615 ( 5(05C8(,5 $ 2127.$@?1 ( 6$/%A/ (56$/15 &108(45$0'1 &1/ *4$0'(5 2$46,'15 $.,$0@$ &1/ 1 A ,/2146$06( /$5 2$4$ *$0+$4 0?1 A 57),&,(06( 7/$ $.,$0@$ $2(0$5 &1/ 1 ; 24(&,51 /$,5 2$46,'15 06E0,1 1/,'( (56< ',521561 $ &108(45$4 ( (56$/15 %75&$0'1 ,551 &1/ .,'(4$0@$5 37( 6(/15 2(4&(%,'1 0(55$5 4(70,F(5 A 37( 15 21.C6,&15 24()(4(/ )$:(4 7/$ $.,$0@$5 2$4$ '(276$'15 (56$'7$,5 &1/ 15 2$46,'15 /(014(5 ( 2$4$ '(276$'1 )('(4$. &1/ 15 2$46,'15 /$,14(5 $5 ,551 $,0'$ 8$, '(2(0'(4 '( /$,5 4(70,F(5 $&$%$ $*4(*$0'1 0(55(5 (0&106415 61'15 15 176415 2$46,'15 /(014(5 '$ 1215,@?1 &1/1 '1 ( ! 7$,5 2$46,'15 51%4$4,$/ 2$4$ 81&B5 #$/15 %75&$4 $21,1 1551 '(5(-1 A $ /$,14 70,'$'( 2155C8(. 01 24,/(,41 67401 D5 37(4(/15 &108(0&(4 1 '( '$4 (55$ 1214670,'$'( 2$4$ 1 ! &1/ $ $-7'$ '(.( 1,<5 -< )1, *18(40$'1 214 8<4,$5 2$46,'15 /$5 (55$ 1214670,'$'( 0?1 )1, '$'$ $,0'$ $1 $46,'1 '15 !4$%$.+$'14(5 7(/ 5$%( (55$ 1214670,'$'( &+(*17 7(4(/15 37( 1 $%4$ /?1 '$ &$0','$674$ ( 015 $21,( )$:(0'1 2$46( '$ &+$2$ /$-14,6<4,$ $51 ,551 0?1 5(-$ 2155C8(. 0D5 (56$/15 &108(45$0'1 &1/ 176415 2$46,'15 2$4$ $7/(06$4 $ $.,$0@$ 15 (0&106415 37( 0D5 ),:(/15 015 (56,8(4$/ 24(5(06(5 8<4,$5 .,'(4$0@$5 ,0&.75,8( '1 ,'(4$0@$5 '1 '1 '1 ! ! D5 37(4(/15 &108(0&B .15 '( 37( 1 /(.+14 &$/,0+1 2$4$ ',5276$4 ( 8(0&(4 (55$5 (.(,@F(5 A 1 01551 37( 41/2( &1/ &$0','$674$5 64$',&,10$,5 "/ 01/( 37( 5( $24(5(06$ &1/1 0181 0?1 $2(0$5 01 01/( /$5 0181 0$ 24<6,&$ 21.C6,&$ 6$/%A/ 54 ',55( 37( 01 241070&,$/(061 '1 7, $.&?1 &$/,0+$4 &1/ 4,5 (4$ 2155C8(. /$5 ),&17 /$,5 ',)C&,. 1-( 1

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


.# & '!

#

E

m um encontro para discutir demandas rurais, como limites de créditos e liberação de recursos para a safra 2014/2015, produtores rurais estiveram no dia 24 de fevereiro com a equipe do Banco do Brasil. A reunião foi mediada pelo presidente da Comissão de Grãos, Fibras e Oleaginosas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Flávio Faedo, e pelo assessor técnico do Sindicato Rural e presidente da Comissão de Crédito Rural da Faeg, Alexandre Câmara Bernardes. Na oportunidade, os produtores não deixaram de debater sobre assuntos pertinentes à classe. Inclusive, Faedo lembra que a agência bancária já antecipou aos agricultores que fará o précusteio. "O Plano Safra geralmente é lançado pelo governo federal em maio, mas, neste ano, informaram que será em abril", diz. Segundo ele, essa antecipação é positiva aos produtores para a compra de fertilizantes ou de algum outro tipo de insumo. "Isso já ajuda, às vezes, a aproveitar melhor a oportunidade de compra", diz o presidente. Outra novidade mostrada no encontro é referente às mudanças na regra dos financiamentos de armazéns. "Antes, havia muita dificuldade nas questões de crédito, porque os silos geralmente possuem valor elevado. Isso impactava diretamente no limite

#

de crédito do produtor", comenta. No entanto, depois das modificações, Faedo explica que foi apresentada uma nova modalidade de cálculo. Sobre o assunto, o gerente do Banco do Brasil, Giovani Chaves, afirmou que a agência atua no Programa de Armazenagem (PCA), projeto do governo federal, que tem a meta de ampliar a capacidade de armazenamento agrícola do País, reduzindo problemas logísticos de escoamento. Segundo ele, o programa visa investimentos com o propósito de ampliar e

"

construir novos armazéns. Para isso, o limite financiável é de 100%, com taxa de juros de 3,5% ao ano e prazo de até 15 anos para pagamento, com três anos de carência. Conforme Faedo, o governo federal tem grande interesse de que o produtor construa os armazéns devido aos problemas de escoamento enfrentados pela classe ruralista. "Como temos colheitas bem rápidas e concentradas num período, principalmente aqui na região Centro-Oeste, os portos ainda não estão preparados para receber essa

quantidade de soja." Hoje em dia, ele avisa que há concentração do grão em um período curto, lembrando também que as colheitadeiras estão cada vez maiores, o que propicia um ritmo mais veloz na colheita. O presidente da Comissão de Grãos, Fibras e Oleaginosas da Faeg destaca a preocupação do governo em contribuir com o processo de produção agrícola. "Por meio da ajuda do banco haverá mais facilidades na hora de o produtor adquirir financiamento para armazéns", garante.

$"" &

%

Visando auxiliar os produtores, Faedo lembra que o Sindicato Rural de Rio Verde está aberto à conversas com qualquer instituição bancária a fim de estabelecer um diálogo. "Sabemos que a agricultura depende muito do clima e, neste ano, todos perceberam os problemas que tivemos, a exemplo da falta de chuvas por dois períodos em nossa região", exemplifica. Neste cenário de estiagem, Faedo relata que muitos donos de terra enfrentam dificuldades. "Ocorreram, por exemplo, diversas situa-

ções isoladas e, inclusive, alguns produtores sofreram com 100% de perdas nas lavouras. Sabemos que a agricultura é uma atividade de risco mais elevado do que outras atividades econômicas", compara.

Justamente por causa destas questões, ele ressalta a necessidade de estabelecer uma relação com as agências bancárias. "Tudo isso é importante para vermos aspectos, por exemplo, referentes ao modo que o banco procederá no caso de produtores que, às vezes, precisam de prazo mais longo no pagamento das contas. Enfim, tivemos uma conversa e o Banco do Brasil se mostrou bastante aberto", disse. A gerência do Banco do Brasil informou que as renegociações acontecem nas agências antes dos vencimentos dos financiamentos, informando ainda que o produtor deve manter um bom diálogo com o banco, a fim de evitar sanções creditícias e abalos de crédito devido à estiagem.


2014 03 02 sudoeste sudoeste