Page 1

» UNIVERSIDADE DA RÚSSIA BUSCA PARCERIA COM A FEDERAL DO RN - PÁGINA 7

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

DIVULGAÇÃO

Ano 63 • Número 005 • Sexta-feira, 29 de março de 2013

Páscoa sortida de boa música, comida e teatro

NOVO CADERNO ESTREIA HOJE

O NOVO MODELO HB20S SEDAN DA HYUNDAI O HB20S da Huyndai, produzido no Brasil, tem design consagrado para modelo sedan. Carro está em exposição. « AUTOS/PÁGINA 6 »

Para aqueles que gostam de almoçar ou jantar fora durante o fim de semana santo, boa parte dos restaurantes da cidade estará de portas abertas com sugestões para a ceia. A Pipa é o território de shows e festas, mas Natal ainda reserva bons programas como Geraldo Azevedo, no Teatro Riachuelo. « PÁGINAS 6 A 9 » DIVULGAÇÃO

Comércio pede socorro e PM promete ajudar

« INFLAÇÃO » BC admite que taxa do ano não ficará na meta de 4,5%

« SEGURANÇA » O Comando da Polícia Militar se comprometeu em aumentar o policiamento nos bairros da zona Leste de Natal. Os horários de turnos para as rondas serão alterados e o efetivo policial receberá o reforço de uma viatura, trio de motoqueiros e mais policiais a pé nas ruas da Cidade Alta e Alecrim. As medidas foram anunciadas após apelo de representantes do comércio lojista durante reunião com oficiais da PM. « PÁGINA 11 » JOÃO MARIA ALVES

O Banco Central estima que as tarifas de telefonia fixa terão queda de 2% e o preço da gasolina um aumento de 5%, até dezembro deste ano. As projeções fazem parte do Relatório de Inflação, documento publicado trimestralmente pela instituição. O relatório também admite que a inflação de 2013 não será menor que 4,5%. « PÁGINA 6 »

« POLÍTICA » Governadores vão pressionar Dilma por verbas e ração animal Os governadores do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo se encontram com a presidenta Dilma Rousseff, na próxima terçafeira (02), durante reunião do Conselho da Sudene, em Fortaleza (CE). Rosalba Ciarlini defende que se faça pressão para a liberação de milho e recursos. « PÁGINA 3 »

Procissão sai às 16h30 pelas ruas do centro Aviso aos leitores Devido ao feriado de hoje, quando a Igreja Católica celebra a Paixão do Senhor, a TRIBUNA DO NORTE não vai circular na manhã deste sábado (30). Nossa edição de domingo (31) circula no horário de sempre.

42

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

« FUTEBOL » América espera estádio lotado e relaxamento zero do time

A Arquidiocese de Natal marcou para as 16h30 de hoje a procissão do “Senhor Morto”, rito que marca a Sexta-Feira da Paixão (foto). O percurso inclui os quarteirões entre as ruas Mossoró e Apodi, no entorno da Catedral Metropolitana. Ontem, durante a missa do lava-pés, o papa Francisco inovou, ao incluir mulheres de um centro de detenção, em Roma. « PÁGINAS 7, 9 E 10 »

natal

viver

e mais

Juiz não fixa mínimo para Carla devolver

FJA manterá coleções de literatura local

PRF intercepta ônibus da Jardinense superlotado

A Justiça negou recurso do Ministério Público e deixou de fixar o valor mínimo a ser devolvido por Carla Ubarana aos cofres públicos. « PÁGINA 13 »

A Gráfica e Editora Manimbu, mantida pela Fundação José Augusto, tem planos para lançar 20 títulos literários, este ano, de autores locais. « PÁGINAS 1 E 3 »

ABC se une para tentar minimizar a crise

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br HOME PAGE: www.tribunadonorte.com.br

« PÁGINA 12 »

« PÁGINA 16 »

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

O técnico Roberto Fernandes exige que a equipe do América tenha relaxamento zero para evitar surpresas contra o Coríntians. Por outro lado, a direção do clube aposta em lotação total no estádio Nazarenão e colocou à venda 4.500 ingressos. « PÁGINA 16 »

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

opinião

Roteiro do Rio de Janeiro NEI LEANDRO DE CASTRO escritor

A Páscoa de Dilma Pensei em escrever sobre o ovo da Páscoa depois das filas que vi no supermercado lotado. Nem lugar no porão para estacionar o carro o cristão tinha. Uma multidão. Nas filas do chocolate e dos pescados também. Incrível essa convenção de que se tem de comer bacalhau na Semana Santa e ovo de chocolate na Páscoa. No começo dos tempos não havia chocolate e se comia mesmo era ovo de galinha. Depois dessas antigas festas da primavera apareceu o cristianismo, o ovo de galinha continuou sendo pintado e reverenciado e, então, bem mais tarde inventaram o chocolate. Hoje tem ovo de chocolate que custa mais caro do que um quilo de bacalhau importado da Noruega, daqueles de três dedos de lombo. Famílias inteiras preferem se lambuzar com o chocolate. É chique. Voltando do sofrimento do supermercado (todos falando nos seus celulares), bati na porta da web procurando sobre o “ovo de Páscoa”, mas caí na página da Folha de S. Paulo e vi lá a manchete: “Banco Central eleva previsão de inflação para cima de 5% em 2013 e 2014”. Aí juntei a informação com a irritação da presidente Dilma Rousseff, anteontem na África do Sul, onde participava de uma reunião com os companheiros da China, Índia, Rússia e África do Sul. Deixei o ovo de lado e procurei saber o que é que estava acontecendo com a presidente. Encontrei a resposta na crônica de Eliane Cantanhêde, também da Folha. Confira o que ela escreve e se prepare para a inflação. Título da crônica: “O ato falho de Dilma”: “Pelo visto e pelos relatos da imprensa, a ida da presidente Dilma Rousseff à reunião dos Brics, em Durban, foi cheia de percalços. E de tropeços. Dilma levou chá de cadeira do presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Depois de quase uma hora e meia esperando, com seus ministros, imagine-se o humor da presidente. Ela voltou para o hotel e foi à abertura do encontro, mas dispensou o jantar. Não é trivial. Será que alegou uma dor de cabeça danada? Ontem (quarta-feira), Dilma disse em entrevista coletiva que não concorda com combate à inflação à custa do desenvolvimento. Depois, diante da reação de es-

panto e crítica, disse que não disse. Mas é o que ela pensa, certo? Vejamos as frases da presidente: 1) “Não concordo com políticas de combate à inflação que olhem a questão da redução do crescimento econômico”; 2) “Esse receituário que quer matar o doente em vez de curar a doença, ele é complicado. Eu vou acabara com o crescimento do país?” O mercado deu um pulo. Interpretou que Dilma estava assumindo a leniência com a inflação, o que, a esta altura do campeonato, é quase uma heresia. Nesses poucos mais de dois anos, o combate à inflação não chega a ser prioridade. Mas há coisas que até se pensam, mas não se dizem. Principalmente presidentes. Pelo Blog do Planalto, Dilma tentou consertar. Acusou que sua fala foi manipulada por agentes do mercado financeiro e empurrou o abacaxi para o presidente do BC descascar. Ele é que mostrasse por “A” mais “B” que, como disse Dilma na nova versão, “o combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente”. Cá entre nós, a frase original de Dilma tem um fundo de verdade e combina com a ação do seu governo, já que a inflação ultrapassa o centro da meta e se aproxima do teto. E o pior é que o Brasil não tirou nota baixa na inflação para poder tirar 10 no crescimento. Com o pibinho de 0,9% em 2012 (bem abaixo dos Brics), não brilhou em nenhum dos dois.” Feliz Páscoa!

plantão meteorológico diário” E mais outra informação: “Ceará deve ter chuvas no feriado da Semana Santa”. De quarta para quinta-feira, ontem, choveu em 54 municípios cearenses, entre eles alguns da região do Jaguaribe, encostada ao Rio Grande do Norte. A maior chuva foi em Itaícaba, distante uns 10 minutos de Mossoró: 57 milímetros. Em Aracati, “anêxo”, 28.

Mesmo antes de ser inaugurado (daqui a cinco meses) o Terminal de Passageiros Marítimos do Porto de Natal já é um problema para o bairro da Ribeira. Ou é a Ribeira um problema para o porto? Por falar em terminal, quando é que começa a funcionar o Terminal Pesqueiro, inaugurado faz é tempo? Os caminhões vão conseguir chegar lá?

Livraria O norte-riograndense Francisco Edmilson Xavier Gomes, da Livraria Cortez, foi reeleito, ontem, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), que tem sede em São Paulo. Uma das propostas da nova diretoria: “Trabalhar pela manutenção das pequenas e médias livrarias espalhadas pelo país”.

Artes A oficina permanente de desenho e aquarela do Departamento de Artes da UFRN está com inscrições abertas para seus alunos e o público externo. São três módulos. O primeiro começa no dia 13 de abril.

Jabuti Mestre Gaspar sugere que a propaganda oficial do Governo do Estado (super inventiva), que aparece abundante e densa na mídia impressa (página dupla) e na televisão, seja inscrita no Prêmio Jabuti-2013, na categoria ficção. Tem amplas chances de levar o caneco. Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Andréia Barandas Gerente de Circulação: Thales Vilar

O pôr do sol sobre o Potengi é muito mais bonito, mas nunca mereceu aplausos dos natalenses” Tijuca. A viagem é longa, uma distância como de Natal para Macaíba. Mas o pintado na brasa e as casquinhas de siri compensam tudo. A Tijuca está sendo muito visitada, principalmente para almoços e jantares. A Rua Uruguai concentra o maior número de restaurantes do Rio de Janeiro. Vale a pena conhecer a Casa da Ostra, com comidas deliciosas e preços bem em conta. A Lapa é outra pedida. Agora revitalizado, o bairro recebe multidões nos fins de semana.

No início do século 20, as polacas deixavam o seu país e iam se oferecer nas calçadas da Lapa, no seu triste desempenho de mulheres da vida difícil. Uma boa pedida é o bar e restaurante Bar das Quengas, com suas codornas recheadas. Na Rua Mem de Sá, Lapa, o bardo pode trocar sua farofinha de ovos por um pernil de cordeiro com arroz de brócolis. Sei que é difícil o bardo deixar de lado sua farofinha preferida, mas tenho certeza de que ele vai comer e repetir. O centenário Amarelinho, em plena Cinelândia, continua cheio de charme. Foi lá onde me sentei com meu amigo Laélio Ferreira e conversamos sobre os nossos tempos do Atheneu. Alô, Laélio, mande notícias. Pensamento da semana: “O pessimista é aquele que reclama do barulho quando a oportunidade bate à sua porta.” (Alex Rodrigo Rodrigues do Nascimento)

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Domésticas (1) Concordo a tese de alguns especialistas em direitos trabalhistas de que a PEC das Domésticas representa hoje o mesmo que a abolição da escravatura representou para o Brasil do século 19. Na época, as previsões eram as mais catastróficas possíveis. Diziam que os fazendeiros e donos de engenhos não teriam condições de manter tantos serviçais em casa, que o futuro do país estava comprometido por falta de mão de obra para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar e do café. No início o impacto foi forte, mas aos poucos o mercado foi se amoldando à nova realidade. No caso das domésticas deve acontecer a mesma coisa. É só uma questão de tempo.

O Rosto nos rostos vigário paroquial de São Pedro

Do Terminal

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Brum

PE. VICENTE LAURINDO ARAÚJO

Cadê a chuva? Quinta-Feira Santa, ponto facultativo nas repartições públicas, a Emparn fechou as portas, o pessoal pegou a Reta Tabajara e notícia de chuva no Rio Grande do Norte agora só terça-feira. No Ceará a Semana Santa não impede o funcionamento da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia). O pessoal trabalha. Abro o seu saite e está escrito, logo em cima: “Até domingo, Funceme terá

O

bardo da Rua São João resolveu superar o pânico de avião e pretende passar uns dias no Rio de Janeiro, na companhia da belgazinha rica. Ele me pede um roteiro para caminhar com a namorada, na primavera carioca. Vamos lá: O Cristo Redentor. A partir das sete horas da manhã, há filas quilométricas, mas vale a pena. Lá de cima se vê a mais bela paisagem do Rio, com seus mares, lagoas e florestas. Para os apreciadores do voyeurismo, nada melhor do que uma ida a Copacabana, Ipanema ou Leblon, para ver as deusas com seus fios dentais. As deusas do Olimpo não se exibiam tanto e, acredito, não tinham corpos tão bem feitos. Visitar o Pão de Açúcar, onde também há filas monumentais. Ali perto há a Trilha Cláudio Coutinho, entre o mar e o bosque. A

belgazinha vai suspirar, de mãos dadas com o bardo sedutor. Caminhar pelo entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, pelo Parque Tom Jobim, é um bom programa. Na contramão você aprecia as deusas com seus shortinhos bem justos, exibindo o V da vitória da anatomia feminina. À tardinha, o programa é ver o por do sol do Arpoador, com dezenas de pessoas aplaudindo o espetáculo. O por do sol sobre o Potengi é muito mais bonito, mas nunca mereceu aplausos dos natalenses. Para almoçar, vale a pena ir ao centenário Lamas, hoje meio decadente. Foi no Lamas onde comemorei, há alguns anos, a vitória do meu América de Natal sobre o Vasco, em pleno São Januário, gol de Bagadão. Cheguei e fui pedindo um filé à Bagadão. O garçom perguntou como era esse filé e eu disse: “É o melhor que existe.” Outra pedida é a Toca da Traíra, nos confins da Barra da

O

perfil do Verbo Eterno que se fez carne, antes era utópica fantasia. Mas o “Verbo se fez carne e habitou entra nós”(cf. Jo.1,1). Ele estava junto de Deus e era a Palavra de Deus. Nele ‘havia a vida’, inclusive, aquela que o Criador traslada, do seio da Trindade, para a criação, quando disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança... Deus criou o homem à sua imagem; criou à imagem de Deus, criou o homem e a mulher”(cf. Gên, 1,26-27). Desde então, Criador e criatura estabelecem uma relação próxima e qualitativa, pois caminham para uma identificação possível na “plenitude dos tempos” em Cristo, aquele que, quem o visse, veria o Pai, a Quem ele nos ensinou a ChamáLo de “meu Pai e vosso Pai” ou, simplesmente, “Pai Nosso”, e que Paulo, habituado à ternura do Cristo, como quem já não vivia mais para si, mas para o “Abbá, Pai”, de quem se fazia sinal, como já manifestava a presença viva do Pai: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Essas aproximações vão se infundindo, até que, em Jesus, a natureza humana e a divina se reencontram, numa identificação para além de todos os limites: quem o visse, já veria o Pai, pois do Pai o Cristo Jesus já era sinal, anúncio e presença, sobretudo de vida, na vida dos irmãos. Era impossível aproximar-se do Nazareno sem sentir, Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

como Simeão, que ele era o desabrochar daquela Criança que viera para ser um “sinal de contradição”, sobretudo, salvação para todo aquele que nele cresse. “Crede no Pai, crede, também em mim”. É a reconciliação da carne e a reconstituição da semelhança com Deus, pela identificação exaustiva com a Trindade, de onde viera e para onde reconduziria a humanidade afastada de Deus, pelo pecado. ‘A história se curvou, Deus invadiu o tempo, foi Cristo que

O mundo de hoje revela um grau de sofrimento social que, em magnitude, é sem precedentes na história humana” se encarnou’, para que nele tivéssemos a realização das promessas, feitas a Abrão, a David e a concretização da história salvífica, da qual somos herdeiros, cúmplices e corresponsáveis. Dele e, nela, a missão mais inusitada foi a do “Servo Sofredor de Javeh”, de que nos fala o profeta Isaias (Is. Cap. 40-55) que, se trasladado para todos os tempos, atualizará a incursão da Salvação para toda a história da humanidade, sobretudo, para aqueles que já vivem o dom da Fé em Cristo e do seu Reino se

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

Malaquias Cortez – via e-mail

fazem mensageiros da vida plena. Atualizar a Paixão de Cristo, nessa história, é completar nela, em cada ser humano, o que faltou à Paixão de Cristo, como disse o Apóstolo Paulo. Essa tarefa é a de todos os escolhidos, já que responderam ao chamado. A figura do mundo passa, os acontecimentos são únicos, singulares; é preciso transfigurá-los para que eles se eternizem na História e, para além dela, façam parte do “Livro da Vida” e se afastem do vestíbulo da morte, de que o mundo, por si só, é sinal e mensageiro oportunista e fecundo. A missão do discípulo de Cristo é diferenciada e atual. Ele, como seu Salvador, não está aí para relegar. Tendo sido alcançado por Cristo, também vê em cada ser humano um perfil possível da constituição da imagem do Pai e do Filho, principalmente nos que estão desfigurados pela atualização da dor, que nele, ensaia tomar ares de condomínio. Fato é que o mundo de hoje revela um grau de sofrimento social, política e economicamente estruturado que, em magnitude, é sem precedentes na história humana. Quanto aos indivíduos, não é diferente: pobreza, fome, doença, desumanização, opressão que chocam todo o ser humano pensante, desafiando a consciência dos que acreditam ter sido salvos pelo Cristo crucificado, que fez o Centurião exclamar, ao contemplar aquele Rosto: “Verdadeiramente este homem é o Filho de Deus!”

Domésticas (2) Fiquei sabendo que só uma, em cada dez domésticas, tem carteira assinada no Brasil. Imagine agora com essas novas exigências, muita gente vai deixar de ter doméstica em casa. Flávio Alex – via facebook

Buracos Já está passando da hora de a Prefeitura do Natal retomar a recomposição do asfalto nos buracos deixados pela prefeita Micarla de Sousa. Buracos assassinos estão por todas as partes, como na descida da Avenida Rio Branco e também no Largo do Teatro Alberto Maranhão. Rodolfo Matias – via e-mail

Futebol É certo que o América deu um grande passo para a conquista do turno. Mas é sempre prudente lembrar que muitos times na situação em que se encontra o alvirrubro natalense já tiveram dissabores enormes. Recentemente vimos o Barcelona desclassificar o Milan, mesmo perdendo a primeira partida, por 2 a 0. Se bem que o Coríntians de Caicó nem de longe arrama as chuteiras do time catalão. Mas a esperança é a última que morre. Né mesmo abecedistas? Mateus Fernandes – via e-mail para esta coluna deverão ter no » Cartas máximo 40 linhas para cada leitor e

endereçadas para a seção Coluna do Leitor Fone: 4006-6100 - FAX: 4006-61224 Redação/Tribuna do Norte. Email - tribuna@digizap.com.br

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

política

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Tratamento médico O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, fez uma cirurgia de hérnia abdominal ontem, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O procedimento transcorreu normalmente. Ele deve receber alta hoje. Segundo a assessoria do parlamentar, em um check up foi verificada a existência de uma hérnia abdominal que exigia a realização de uma cirurgia. Para se adequar à agenda do parlamentar, a operação foi marcada para coincidir com o feriado da Páscoa. Henrique Eduardo Alves viajará para Natal no domingo e seguirá para Brasília na terça-feira (2). “Aproveito o feriado para cuidar da saúde. O médico recomenda próxima semana leve. Eis o desafio”, comentou o deputado no twitter.

Troca de comando O comando do PP estadual passará por mudança. O exvereador de Parnamirim Sérgio Andrade, que está na presidência da legenda, pediu para sair, e tudo indica que o vereador natalense Rafael Motta — filho do presidente da Assembleia, Ricardo Motta — assumirá a função. Isso estaria dentro de um cronograma que pretende consolidar a unidade

na base aliada da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Tanto que o PP sempre foi citado entre as legendas que estariam ao lado da chefe do Executivo estadual e agora vem a confirmação de que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), passará a definir os rumos do PP, já que Rafael Motta é seu filho.

Justificativa do ex-presidente A explicação de Sérgio Andrade, conforme consta da sua carta-renúncia, vem do cenário nacional. O senador Francisco Dornelles (presidente nacional do PP e que seria o padrinho político de Sérgio) não quer mais o cargo no partido. Sem padri-

nho forte, a permanência de Andrade ficaria inviável, já que Ricardo Motta é quem estaria tomando as decisões relacionadas ao PP, no sentido de que a legenda apoie o governo do DEM no Estado e faça parte da aliança partidária de 2014.

Até ontem essa comissão era desconhecida. Talvez tenha sido a boa mão de Deus que nos colocou aqui, para mostrarmos as boas coisas. Quebramos uma barreira e demos uma lição”. MARCO FELICIANO deputado federal, que assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos

Debate interno A comissão executiva do PT/RN fará uma reunião na próxima segunda-feira no IFRN do centro da cidade. O encontro vai reunir também os coordenadores de núcleos, prefeitos e presidentes dos diretórios municipais da região metropolitana. Na pauta, eleições 2014 e atual conjuntura política do Estado.

Governadora vai levar reivindicações a Dilma « NORDESTE » Rosalba Ciarlini participará na próxima terça-feira

de uma reunião de governadores com a presidenta da República WILSON DIAS

GABRIELA FREIRE repórter

A

governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vai se encontrar com a presidenta Dilma Roussef (PT) na próxima terça-feira, 2, durante reunião da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) com os governadores dos estados do nordeste, do Espírito Santo e Minas Gerais. A expectativa é que a presidenta apresente propostas e ações para reduzir as consequências da seca no semiárido nordestino. Um dia antes Rosalba vai reunir sua equipe econômica com os secretários estaduais de Recursos Hídricos e de Agricultura, Leonardo Rego e Júnior Teixeira, para formatar a proposta que o Rio Grande do Norte levará para a reunião. A assessoria de comunicação do governo do estado informou que a governadora vai pedir mais agilidade na liberação de recursos federais e logística para trazer milho para o estado. A presença da presidenta Dilma foi anunciada na última terça-feira durante visita da chefe de governo a Pernambuco. Rosalba Ciarlini viaja ainda na tarde de segunda-feira para Fortaleza, onde antes de participar da reunião que contará com a presença de Dilma Roussef, tomará café com o governador do Ceará Cid Gomes (PSB). O objetivo é unificar as propostas dos estados nordestinos e definir uma proposta de consenso sobre a seca. A justificativa é que a situação é semelhante em todos os estados. Duas medidas já estão definidas: prorrogação do Bolsa Estiagem e do Garantia-Safra. A Bolsa Estiagem assiste agricultores familiares com renda até dois salários mínimos em municípios em situação de emer-

Dilma Rousseff deve anunciar medidas específicas para os nove Estados nordestinos e Minas

ì O QUE É Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, que define e aprova medidas que serão adotadas pelo órgão para amenizar os efeitos da estiagem.

QUANDO Próxima terça-feira, dia 2 de abril, em Fortaleza.

QUEM Vão participar do encontro a presidenta Dilma Rousseff, governadores dos Estados do Nordeste, Minas e Espírito Santo e ministros.

gência ou calamidade pública. O Garantia-Safra é destinado aos agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca. Mas outras ações serão discutidas, como perfuração de poços cartesianos e fornecimento de mais carros-pipa através do Exército e Defesa Civil Estadual, a questão da alimentação animal e a logística de navios para trazer milho para o nordeste. Ainda em Pernambuco, durante inauguração da primeira etapa da adutora do Pajeú, Dilma garantiu que o governo ampliará ações em andamento no sertão nordestino, como o trabalho do Exército na operação carro-pipa de abastecimento e a venda de milho aos pequenos produtores a preços mais baixos que os de mercado, mas ressaltou que é preciso discutir o futuro pós-seca. “Eu acredito que temos que avançar e assegurar que os mecanismos de combate à seca se-

RN está com 144 municípios em emergência

Pesquisa eleitoral pesquisas realizadas nas últimas semanas. Uma delas, do Instituto Venezuelano de Análise de Dados (Ivad), indica que nas próximas eleições presidenciais 53,8% dos venezuelanos votariam pelo candidato Nicolás Maduro, que fica com vantagem de 22,2% sobre Henrique Capriles, com 31,6% de respaldo.

Rumo a 2014 Editorial da Folha de São Paulo sobre a pré-candidatura do senador Aécio Neves à presidência da República: “Agora o candidato que pretende governar o Brasil, antepondo-se a uma presidente popular que será competitiva no ano que vem, está desafiado a revelar, sem subterfúgios, sua plataforma e sua personalidade”. Recursos hídricos A governadora Rosalba Ciarlini deve assinar na próxima semana o convênio para a construção da Barragem de Oiticica.

Rosalba Ciarlini prepara as sugestões

Contestação de Genoíno

Conselho vai apreciar resoluções

De volta à Câmara dos Deputados desde janeiro, o deputado José Genoíno (PT-SP) passou a divulgar boletins quinzenais com análises sobre a conjuntura política do país e contestações ao julgamento do Supremo Tribunal Federal que o condenou a seis anos de prisão por participar do esquema do mensalão. O parlamentar é o último dos quatro dirigentes pe-

tistas punidos no julgamento do mensalão a voltar ao debate público sobre a política nacional. O ex-ministro José Dirceu, o deputado João Paulo Cunha e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares costumam emitir suas opiniões em sites, redes sociais ou eventos organizados pelo PT. Genoíno, no entanto, ficou em silêncio até voltar ao Congresso.

Mensalão Ao comentar o julgamento do mensalão durante um encontro com militantes, o deputado José Genoíno afirma que não vai “abaixar a cabeça”. “O único patrimônio que posso deixar aos meus filhos é meu nome e minha trajetória de luta política, e por isso vou lutar até o fim para provar minha inocência”, diz o deputado, no evento. Em um vídeo, o deputado também elogia uma resolução do Conselho Federal de Medicina que recomenda a liberação do aborto até a 12ª semana de gravidez.

jam permanentes. Não é, de jeito nenhum, que vamos ficar com a mesma história todo o tempo, mas na hora que acabar a seca e vier a chuva, nós vamos ter de criar mecanismos que durem e assegurem que as pessoas não sejam atingidas”, disse a presidenta durante inauguração da primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú, em Serra Talhada/PE. A presidenta garantiu que o governo federal terá um programa de recomposição do rebanho morto em decorrência da maior seca da região nos últimos 50 anos, mas ressaltou que precisam ser tomadas ações para que as perdas de animais não voltem a acontecer com tanta intensidade. “Vamos ter que tratar de uma questão que é o estoque da alimentação dos rebanhos, como garantirmos que haja permanentemente um estoque de segurança de garantia dos rebanhos aqui na região”.

JOSÉ CRUZ/ABR

EDU BARBOZA

Os resultados das mais recentes pesquisas de opinião feitas por diversos institutos da Venezuela apontam o presidente em exercício, Nicolás Maduro, com vantagem entre 16% e 22% sobre o candidato de oposição, Henrique Capriles. O jornalista venezuelano José Vicente Rangel deu informação sobre várias

3

Estarão em pauta na reunião dos governadores do Nordeste com a presidenta Dilma Rousseff três resoluções que tratam da atuação do Governo Federal em relação à seca que atinge o Nordeste. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, apresentará um balanço das ações implementadas para enfrentar a estiagem e anunciará novas medidas a serem adotadas. Uma das resoluções das resoluções a serem apreciadas pelos conselheiros se refere à autorização concedida ao Banco do Nordeste para promover a adequação do Plano Aplicado do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) dos exercícios de 2012 e de 2013, dando con-

Governador do Ceará, Cid Gomes: anfitrião

tinuidade ao Programa Emergencial para a Seca.

Seca Uma outra resolução, de Nº 62, trata da autorização ao Banco do Nordeste do Brasil para “proceder a suplementação do orçamento dos recursos do Programa Emergencial para Seca, no exercício de 2012, em R$ 130 milhões, de forma que a dotação adicional, aprovada pela Resolução Condel nº 062/2012, passasse de R$ 150 milhões para R$ 280 milhões, a fim de perfazer o total de R$ 1,78 bilhão, valor equivalente à demanda daquele ano; como também, a reprogramação da dotação de 2013, do Programa Emergencial para a Seca, reduzindo-a de R$

250 milhões para R$ 120 milhões”. Será votada, ainda, a autorização ao Banco do Nordeste para adequar o Plano de Aplicação do FNE do Exercício de 2013, dando continuidade ao Programa Emergencial para Seca, com a suplementação de R$ 500 milhões oriundos de remanejamentos do Programa de Aplicação de 2013. Outros assuntos a serem abordados são a adequação de procedimentos operacionais do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) ao Decreto nº 7.838, de 09 de novembro de 2012, e a apreciação da proposição que trata dos resultados e impactos do FNE no 1º semestre do exercício de 2012.

A estiagem que assola o interior do Rio Grande do Norte já dura 19 meses e avoluma prejuízos em outras atividades do setor agropecuário - como a produção de mel, castanha de caju, leite e laticínios. Atualmente, 144 municípios do RN estão em estado de calamidade. Cerca de 500 mil pessoas foram afetadas diretamente. A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) estima uma queda de 70% na produção agrícola e que 30% do rebanho já foi dizimado. A apicultura também tem sofrido com a estiagem. É possível identificar produtores que não extraíram nenhum litro e mel este ano. Sem flores, as abelhas vão embora e a produção de mel é impossibilitada. Apenas sete dos 46 reservatórios que abastecem os 167 municípios do Rio Grande do Norte estão com volume d’água superior aos 50%. A situação é preocupante porque as previsões meteorológicas apontam para chuvas abaixo do normal no sertão nordestino em 2013. O racionamento de água é a única aposta levantada pelo Governo do Estado para evitar o colapso no fornecimento de água. A transposição também é um opção, porém, as águas do rio São Francisco só devem chegar ao RN em 2015. Os sintomas da estiagem no RN, bem como projetos para combater os efeitos desta, são discutidos semanalmente em reuniões do Comitê Gestor Integrado da Seca.


4

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

PEC 37 não suprime direito A simples leitura da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, de 2011, e da própria Constituição, ao contrário do que se divulga, não suprime do Ministério Público o direito de investigação, até porque a Carta Magna não o prevê, nem sequer implicitamente. Mas determina que o MP é o fiscal da lei e o titular da ação penal pública, conferindo-lhe o poder de requisitar investigações e a realização de diligências.

política

Marco Feliciano provoca “debandada” de servidores « DIVERGÊNCIAS » Dos 19 funcionários que trabalhavam na Comissão

de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, somente dois ficaram FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR

PPS vai recorrer ao deputados do Conselho de Ética

Democracia é isso” PASTOR FELICIANO (PSC) após prender e retirar manifestantes de sessão na Câmara

Competência

Como antes

Pela Constituição, o MP exerce controle externo da polícia e determina que compete às polícias civil e Federal investigar as infrações penais.

A PEC 37 tampouco impede a criação de CPIs ou a atividade de controle e fiscalização atribuídas a órgãos como TCU, CGU, Coaf etc.

Pior que o soneto À desastrada resposta de Dilma sobre o controle da inflação, seguiu-se outra, na África do Sul, sobre quem a “manipulou” “Eu não foi (sic)”.

Sob pressão A bancada do Nordeste pressiona o Planalto a aumentar investimentos no Dnocs (Obras Contra Secas) e não apenas na Codevasf.

Aécio ameaça desistir para forçar união Ao afirmar que somente será candidato a presidente da República com a união do PSDB em torno dele, o senador Aécio Neves (MG) chegou a ameaçar desistir da disputa, em encontros com governadores e se-

nadores do partido: “É fácil, até já tenho pronto o discurso explicando por que saio da disputa”. O apelo de Aécio à união dos tucanos pegou mal em vários setores, que temem uma condução autoritária do partido.

Problema dele Aécio Neves desdenha da aproximação de José Serra a Eduardo Campos (PSB): “Não muda nada, temos que cuidar é da nossa vida”. Atira pra todo lado Já Domingos Sávio (PSDB-MG) critica “rasgação de seda” de Eduardo Campos para Serra. “Isso é próprio da indefinição política”, alfineta. Balança A popularidade de Dilma chega a 76%, diz o Ibope, mas a confiança do consumidor cai pelo sexto mês consecutivo.

B

rasília, 28 (AE) - A permanência do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias provocou uma debandada de servidores. Dos 19 funcionários que trabalhavam no colegiado, somente dois ficaram. Alguns foram dispensados, outros pediram para sair. As mudanças podem provocam um prejuízo de perda de “memória” do trabalho na comissão. Exercendo a presidência sob protestos, Feliciano será levado ao Conselho de Ética pelo PPS pela suspeita de uso de recursos da Casa em proveito próprio. A assessoria do deputado do PSC afirmou que o processo de substituições é “natural”. Diz que

alguns dos servidores pediram desligamento ao longo do mês e outros foram dispensados para que o deputado pudesse formar sua própria equipe. Dos 17 funcionários que saíram, 12 são efetivos da Casa e estão sendo realocados em outras atividades. Os dois servidores que ficaram pediram ao parlamentar para continuar.

Pastor Servidores que atuaram na comissão contam que sete deles deixaram os cargos por diferenças ideológicas assim que Feliciano foi eleito. Outros continuaram na expectativa de uma renúncia do pastor, o que teria levado alguns aliados de Feliciano a tomá-los por “espiões”.

Ex-presidente da comissão, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) relata que uma consequência da debandada é a perda da “memória” do trabalho realizado. “Esse é mais um capítulo dessa tragédia que se abateu sobre a comissão. As pessoas que estavam ali eram pessoas que estavam há muito tempo e tinham todo o conhecimento do que já foi feito”, disse. Para ele, o PSC, que não teria parlamentares ligados à causa, também não possui servidores com o perfil necessário para o trabalho. A assessoria de Feliciano sustenta que foi feita uma transição para se absorver o máximo possível de informações dos funcionários que deixaram os cargos.

Presidente do STF diz que não admite ‘flexibilizar lei’

« ADMINISTRAÇÃO »

« MENSALÃO » Joaquim Barbosa sinaliza que não vai atender os

Boca de espera

pedidos de advogados dos réus que foram condenados nos processos

Dilma deve bater o martelo nesta segunda sobre o novo ministro dos Transportes. Estão no páreo os deputados Jaime Martins (MG), seu preferido,

Garotinho (RJ) e Luciano Castro (RR), e o ex-governador baiano Cesar Borges, vice-presidente do Banco do Brasil, todos do PR.

Ave Lula

Meu holofote

Lula aconselhou Dilma a não ser ministra da Fazenda, e preocupar somente com política. Não foi ouvido, e deu no que deu. Em Durban, declarações arrevesadas sobre inflação causaram pânico no mercado.

O governador Eduardo Campos (PSB-PE) enviou aos parlamentares convite para a inauguração da primeira etapa da Adutora do Pajeú, na última segunda. O aviso de presença de Dilma só aparece no rodapé.

Xenofobia

Liberdade de imprensar

O Conselho Federal de Medicina organiza para a próxima terça (2) manifestação contra plano do governo de trazer médicos estrangeiros para o Brasil. A expectativa é reunir cerca de 600 médicos em Brasília.

Petistas sugeriram na internet “cassar” a TV Bandeirantes pela “tortura” do mensaleiro condenado José Genoino (PT-SP), no “CQC” de segunda (25), perguntando “Onde vai passar o réveillon? Na Papuda”?.

Santa Gramática Além da comunidade gay, o deputado Pastor Feliciano enfrenta outro inimigo no Congresso: a Língua Portuguesa. Justificou a mudança da sala na Câmara com a necessidade de mudanças “áusteras” (sic).

Solidão

Força-tarefa

Os tempos de poder do exministro Geddel Vieira Lima ficaram para trás. Agora, ele pode ser visto almoçando sozinho no célebre Piantella, de Brasília, sem cumprimentar ninguém. Nem ser cumprimentado.

A Embrapa montou uma força-tarefa para identificar pontualmente as mudanças que precisará fazer após o novo Código Florestal, aprovado no ano passado, e a fim de orientar produtores rurais com dúvidas.

Pensando bem... ... Dilma divide seu governo com outra brava senhora: D. Inflação.

Pastor Marco Feliciano resiste a deixar o comando da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

R

io de Janeiro (AE) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deixou claro que não pretende atender pedidos de advogados dos condenados no processo do mensalão que, na prática, podem atrasar o cumprimento das sentenças. “Tem havido pedidos no sentido de flexibilizar a lei penal. Mas todos me conhecem e sabem que eu não sou de flexibilizar a lei em nenhum sentido. Todas as decisões que tomei até agora foram no sentido de aplicar a lei”, declarou o ministro em entrevista na noite de quarta-feira (27). Relator do processo do mensalão, o presidente do STF esteve no Rio para receber o prêmio Faz Diferença, na categoria “Personalidade do ano”, concedido pelo jornal O Globo. Na terça-feira passada (26), o ministro negou pedidos de dois condenados, o ex-ministro José Dirceu e o empresário Ramon Hollerbach, ex-sócio do publicitário Marcos Valério, também condenado. Dirceu pedia a divulgação dos votos dos ministros no processo antes da publicação do acórdão, prevista para a próxima segunda-feira (1º). Hollerbach solicitou a ampliação do prazo para recursos de cinco para trinta dias depois da publicação do acórdão. No mesmo dia, um grupo de 15 advogados de condenados protocolou no Supremo pedido de ampliação do prazo de recursos de cinco para vinte dias. “Já decidi contrariamente”, afirmou Babosa, referindo-se ao pedido de Ramon Hollerbach e indicando que seguirá a mesma linha e manterá o prazo legal de cinco dias. Questionado se haverá atra-

Na tentativa de retirar o pastor Marco Feliciano do comando da comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, uma vez que ele se recusa a renunciar, o PPS decidiu entrar na próxima terçafeira com processo por quebra de decoro parlamentar contra o pastor no Conselho de Ética da Casa. O colegiado tem a possibilidade de decidir por um afastamento de Feliciano da função. “Precisamos acabar de vez com a situação vexatória vivida na a Câmara desde a eleição do pastor para presidir o colegiado”, afirmou o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA). Para o PPS, além das acusações de racismo e homofobia, o pastor precisa explicar denúncias de uso irregular de verbas de sua cota na Câmara. Jordy alega que Feliciano paga com dinheiro público escritórios de advocacia que lhe defendem em processos de interesse pessoal. O pastor nega irregularidade. O deputado do PPS defendeu ainda como outra alternativa uma renúncia coletiva dos integrantes da comissão de Direitos Humanos, mas a ideia deve ser descartada pelos líderes porque a maioria do colegiado é composta por apoiadores do pastor.

NELSON JÚNIOR

Dilma sanciona criação de ministério

B

Joaquim Barbosa é a personalidade do ano para o jornal O Globo

As oportunidades são tantas de arejar mentes, de contribuir para a moderna idade do país que o mau humor chega a soar uma heresia”. AYRES BRITO ex-ministro do STF

so na publicação do acórdão com as decisões de todos os ministros, o presidente do Supremo respondeu apenas: “Espero que não.” Barbosa disse que, depois da publicação, certamente haverá recursos e evitou falar de prazos para a prisão dos condenados. O ex-ministro e ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto foi premiado na categoria

“País”. Em discurso de agradecimento, disse que “quem chega ao Supremo Tribunal Federal não tem sequer direito a mau humor”. “As oportunidades são tantas de arejar mentes, são tantas as chances de contribuir para a moderna idade do País que o mau humor chega a soar uma heresia”, afirmou Ayres Britto. O ex-ministro dedicou o prêmio à mulher, Rita: “A mulher com quem durmo e acordo é também a mulher dos meus sonhos”. Joaquim Barbosa defendeu transparência na vida pública. “Não concebo a vida do Estado e seus personagens sem o controle e a vigilância da imprensa. Na minha concepção, a transparência deve ser a regra. Não deve haver mistério para aqueles que exercem atividades públicas”, afirmou. O presidente do STF disse que participará, no dia 4 de maio, a convite da Unesco, de uma conferência sobre liberdade de expressão na Costa Rica.

rasília (AE) - Um dia após afetar os mercados com uma controversa fala sobre inflação, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a criação do 39º ministério do seu governo, o da Micro e Pequena Empresa. A sanção deve ser publicada na edição de segunda-feira (1º) do Diário Oficial da União, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de ministério, deverá auxiliar na elaboração de políticas de estímulo ao microempreendedorismo. As competências do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior referentes à microempresa, à empresa de pequeno porte e ao artesanato serão transferidas para a recém-criada secretaria. Nas contas do Palácio do Planalto, o 39º ministério representará um gasto anual de R$ 7,9 milhões aos cofres públicos. O projeto de lei aprovado no Congresso Nacional previa a criação dos cargos de ministro, secretário-executivo e outros 66 em comissão. A criação de mais um ministério foi alvo de críticas da oposição e de um dos conselheiros mais próximos da presidenta, o empresário Jorge Gerdau, que afirmou em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” que a burrice de abrir uma nova pasta “está no limite”. No dia 15 de março, a presidenta oficializou a troca de comando em três pastas - Secretaria de Aviação Civil, Trabalho, Agricultura -, em um esforço para aumentar o peso político do PMDB e amarra o PDT ao seu projeto de reeleição.


geral

Natal โ€ข Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de marรงo de 2013

5


NA TN ONLINE

O presidente da Comissão de Advogados Trabalhistas da OAB/RN, Renato Rodrigues, explica novos direitos das domésticas.

EURO TURISMO

SALÁRIO MÍNIMO

Compra: R$ 2.0210 Venda: 2,0220

Compra: R$ 2,4670 Venda: 2,6970

R$ 678,00

+0,57%

DÓLAR TURISMO

LIBRA ESTERLINA

TAXA SELIC

CDB

Compra: R$ 3,0696 Venda: 3,0723

7,25%

Compra: R$ 1.9100 Venda: 2,1230

blog.tribunadonorte.com.br/mercado

BOVESPA

DÓLAR COMERCIAL

TELEFONES ÚTEIS

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

7,02%

econonia

6

Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ] Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 29 de março de 2013

Banco Central admite que inflação vai continuar alta

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Otimismo com o crescimento Em mais uma prévia, o Banco Central prevê crescimento de 3,1% da economia brasileira (PIB), em 2013. É o que consta no Relatório Trimestral de Inflação divulgado ontem. Em, 2012 a expansão foi de apenas 0,9%. A projeção anterior, que considerava os quatro trimestres encerrados no terceiro trimestre de 2013, sugeria avanço de 3,3% dentro desse intervalo. Para a atividade agropecuária a estimativa é de avanço de 6%, ante os 4,8% previstos no relatório de dezembro, que tinha como data de corte os quatro trimestres encerrados no terceiro trimestre de 2013. Em 2012, a atividade encolheu 2,3%. O consumo das famílias deve crescer 3,5% no ano. Em 2012, esse componente subiu 3,1% e a projeção do relatório anterior projetava incremento de 4%.

PREJUÍZO A estatal Eletrobras apresenta um reluzente prejuízo em seu balanço de 2102. Ao registrar o prejuízo líquido de R$ 6,8 bilhões, a estatal computou em seu balanço a saída de R$ 10,085 bilhões como “efeitos da Lei 12.783/13”.

Energia

Calendário

Subsidiar energia é prática comum no mundo. Os subsídios ao consumo de energia chegam a US$ 2 trilhões “em praticamente todos os países do mundo”, o subsídio é um problema, afirma estudo divulgado pelo Fundo Monetário Internacional. Segundo o relatório, mesmo quando os países cobram impostos sobre energia, eles raramente são altos o suficiente para dar conta de todos os efeitos causados pelo consumo energético excessivo.

A nova elevação do imposto (IPI), do carro zero será a partir de 1º de abril, segundafeira. A alíquota para o modelo popular é de 2% até este mês e sobe para 3,5% em abril e depois para 7% em julho. Quem pensa em comprar um carro zero tem a possibilidade de pagar menos por ele, se fechar o negócio até domingo (31), antes da nova rodada de alta do IPI. Algumas montadoras deverão manter as ofertas por mais alguns dias.

CALENDÁRIO Corre com celeridade o tempo para quem vai declarar o Imposto de Renda 2013, ano-calendário de 2012. O feriado prolongado é um bom período para preenchimento da declaração.

Adutora é a solução O Ceará deverá adotar um arrojado programa de adutoras, como o Rio Grande do Norte vem executando ao longo de duas décadas. O especialista Hypérides Macedo, maior autoridade brasileira em recursos hídricos, disse ao governador Cid Gomes que a melhor saída para a escassez O crédito imobiliário atingiu R$ 12,5 bilhões no primeiro bimestre do ano. O montante é 15,7% acima do volume contratado no mesmo período de 2012, indicando uma recuperação nas vendas. Nos últimos 12 meses março/2012 a fevereiro/2013 -, os empréstimos para aquisição e construção de imóveis, com recursos da poupança (SBPE), somaram R$ 84,5 bi, ou 4,4% mais do que nos 12 meses anteriores.

1

2

hídrica, como agora, é a construção de adutoras. Ele traçou um quadro sombrio para este ano. A Zona de Convergência Intertropical, que provoca chuvas no RN e Ceará, “está muito ao Norte, e para piorar, o sol mudou desde o dia 19, tornando difícil o aquecimento do Atlântico”. Com um

crescimento de 16% entre 2012 e 2013, o grupo Industrial Potengy se mantém na liderança do mercado potiguar e atinge 80% do mercado consumidor. O grupo tem investido em novos produtos e soluções Fortnil e Fortcola e prepara para este ano, o lançamento da nova fábrica de Argamassas, que irá aumentar a capacidade de produção.

3

A

inadimplência das empresas recuou 12% em fevereiro, na comparação com janeiro último, revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. O levantamento verificou um recuo de 0,7% na relação entre fevereiro deste ano e igual mês do ano anterior. Já na comparação do acumulado entre os dois primeiros meses de 2013 e 2012, houve um avanço de 2,2% na inadimplência das empresas.

PREVIDÊNCIA Até o final da próxima semana (5), o INSS/RN pagará R$ 355,5 milhões em benefícios no Estado. É praticamente igual ao volume da folha salarial dos servidores estaduais. Pagará a 511.391 aposentados e pensionistas, sendo 258.624 benefícios rurais equivalendo a R$ 151 milhões; os outros 252.767 são urbanos e correspondem a R$ 204 milhões. VAGA O Grupo Vila está contratando analista de marketing. É exigido nível superior completo em: administração (com ênfase em Marketing), Marketing, Comunicação Social ou Economia. É exigida experiência em departamentos de marketing ou comercial. Mais informações:(84) 3213-5005.

TRAINEE A Companhia Hipotecária Brasileira lança o seu programa de trainee. Os candidatos devem cursar o último ano ou ser formados há dois anos em Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito ou Engenharia. As inscrições terminam no dia 31. Currículos devem ser eviados para contato@rh2.com.br.

« PREÇOS » Para a instituição não será possível trazer a inflação para o

centro da meta de 4,5% este ano, mesmo que os juros voltem a subir

B

rasília (AE e ABr) - O Banco Central (BC) estima que as tarifas de telefonia fixa terão queda de 2% neste ano, segundo informou ontem no Relatório de Inflação, documento publicado trimestralmente. Para o preço da gasolina, a estimativa é de aumento de 5%, até dezembro. No caso do preço da eletricidade, a projeção é queda de 15%, devido ao impacto direto das reduções de encargos do setor, anunciadas recentemente pelo governo, e dos reajustes e revisões tarifárias programados para 2013. Para o preço do botijão de gás, o BC projeta estabilidade. O Banco Central admitiu que não será possível trazer a inflação para o centro da meta de 4,5% este ano, mesmo que os juros voltem a subir. No relatório, a instituição divulgou elevação generalizada de suas projeções de inflação para este e para o próximo ano. Se as estimativas se confirmarem, o governo Dilma Rousseff fechará os quatro anos de seu mandato com o índice de inflação (IPCA) acima de 5%. O BC disse que ainda é possível agir para alcançar uma inflação mais baixa, mas apenas em 2014. A expectativa agora é que o índice de preços ao consumidor saia dos atuais 6,3% acumulados em 12 meses e chegue a 6,7% em junho, valor que supera o teto da meta, que é de 6,5%. A inflação terminaria 2013 em 5,7% e cairia para 5,3% em 2014. A instituição também apresentou, pela primeira vez, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013, de 3,1%, pouco acima dos 3% estimados pelo mercado. Apesar de reafirmar que irá aguardar novos dados e agir com cautela em relação aos juros, o BC diz que “é plausível” dizer que outras ações de política monetária podem ser necessárias. Um dia depois de a presidente Dilma afirmar que não con-

JÚNIOR SANTOS

Os combustíveis estão entre os itens que pesarão mais no bolso este ano: a gasolina deve subir 5%

ì O QUE É INFLAÇÃO É o aumento contínuo de preços de bens, produtos e serviços em uma determinada região durante um período.

O QUE PROVOCA Ao mesmo tempo em que os produtos se tornam mais caros, o poder de compra da moeda nacional diminui. A inflação elevada também encarece os produtos nacionais, aumenta a demanda por importações e reduz as exportações.

corda com políticas de combate à inflação que olhem a redução do crescimento e de o BC afirmar que a declaração foi mal interpretada, a instituição voltou ao assunto. O diretor de Política Econômica, Carlos Hamilton, começou sua apresentação enfatizando que o BC tem “zelo especial” pela comunicação e que a palavra final do relatório de inflação é de responsabilidade da instituição. Na véspera, Dilma havia dito que quem falava de inflação era o Ministério da Fazenda. O Banco Central admite que a inflação é alta, resistente e que o nível de preocupação com ela é maior que o normal. Além disso, como os aumentos de preços foram maiores no segmento de alimentos e combustíveis, produtos que têm mais visibilidade, o BC avalia que existe uma percepção, por parte da população, de que há mais inflação do que os índices de preços estão apontando.

IMPOSTO DE RENDA

Pergunte

ao

leão Recebi uma doação de um carro no valor de R$ 24.000. Devo declarar ou não? Não possuo mais bens em meu nome.. Resposta: Primeiro, o contribuinte deve verificar as condições de obrigatoriedade de entrega da declaração. Se estiver inserido em pelo menos uma das condições a declaração deve ser apresentada. Estando obrigado à entrega da declaração, o veículo de sua propriedade deve ser relacionado na Ficha Bens e direitos, independentemente do custo de aquisição. As perguntas desta coluna são respondidas por técnicos da Delegacia da Receita Federal em Natal.Envie suas dúvidas com nome,e-mail e telefone para irpf@tribunadonorte.com.br Questões anteriores estão disponíveis no site da Tribuna do Norte,no seguinte endereço: http://tribunadonorte.com.br/coluna/2031


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

geral

7

ADRIANO ABREU

Papa inclui mulheres na cerimônia de lava-pés « RELIGIÃO » Mantendo a tradição da época em que era arcebispo de Buenos Aires, Francisco comanda ritual católico em centro de detenção

R

oma (AE) - O papa Francisco lavou os pés de uma dúzia de adolescentes presos em um centro de detenção juvenil de Roma durante um tradicional ritual católico da Quinta-Feira Santa. A cerimônia foi realizada no centro de detenção de Casal del Marmo, na capital italiana, onde 46 adolescentes estão presos atualmente. Muitos dos jovens ali detidos são ciganos e imigrantes do norte da África. De acordo com o Vaticano, os 12 selecionados para o ritual - dez rapazes e duas moças - não precisavam necessariamente ser católicos. Pelo fato de os detentos serem menores de idade, o Vaticano e o Ministério da Justiça da Itália limitaram o acesso ao interior do presídio. Segundo a Rádio do Va-

ticano, o papa Francisco disse aos jovens detentos que Jesus Cristo lavou os pés de seus discípulos em um gesto de humildade. “Se o Senhor lava os pés de seus discípulos, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”, disse o papa aos jovens. Mais tarde, o Vaticano divulgou um vídeo de parte do ritual que mostra Francisco ajoelhado diante dos jovens infratores enquanto lava pés brancos, negros, masculinos, femininos e até tatuados. Depois da cerimônia, Francisco entregou a cada um dos jovens detidos na Casal del Marmo um ovo de páscoa. “Não percam a esperança”, disse o papa. “Entenderam? Com esperança, vocês podem sempre seguir em frente.” Com a cerimônia de ontem,

ì O QUE É Lava-pés é um rito cristão que simboliza a purificação, realizado por Jesus durante a Última Ceia.

Francisco repete como papa o gesto de quando atuava como arcebispo de Buenos Aires e, para realizar o ritual de lava-pés, visitava presídios, hospitais e manicômios argentinos. Os papas anteriores a ele realizavam o ritual em uma basílica romana e escolhiam 12 padres para representar os 12 discípulos de quem

Jesus lavou os pés. O fato de Francisco ter incluído duas jovens no grupo também é digno de nota, uma vez que os mais tradicionalistas argumentam que os 12 discípulos de Jesus eram homens e que a Igreja é claramente dominada por homens.

Indicações Horas antes da cerimônia de lava-pés, o papa Francisco fez sua primeira indicação ao nomear o bispo de Santa Rosa como seu sucessor no cargo de arcebispo de Buenos Aires, que é o principal nome da igreja católica na Argentina. O arcebispo Mario Poli fora bispo auxiliar da capital argentina entre 2002 e 2008, período no qual a ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje papa, já era arcebispo. OSSERVATORE ROMANO/AP/AE

Antes de Francisco assumir o pontificado, papas celebravam a Quinta-Feira Santa em basílicas romanas e usavam padres no lava-pés

Francisco beatifica 63 católicos Brasília (Lusa/ABr) - O papa Francisco aprovou ontem as beatificações de 63 católicos, na maioria vítimas da guerra civil espanhola, do nazismo e do comunismo, anunciou o Vaticano. Pela primeira vez desde que é papa, Francisco autorizou a Congregação para a Causa dos Santos a promulgar os decretos que, no futuro, vão possibilitar as beatificações. A análise da vida e morte virtuosas dos futuros beatos foi lançada anos antes da eleição do papa em 13

de março. A maior parte dos mártires reconhecidos por Francisco foram mortos “por ódio à fé” na Guerra Civil da Espanha (1936-1939). Entre os futuros beatificados, está Vladimir Ghika (18731954), príncipe romeno ortodoxo que se converteu ao catolicismo e trabalhou nomeadamente ao serviço da diplomacia de Pio XI, depois de vários anos em Paris. Ghika regressou à Romênia durante a 2ª Guerra Mundial para ajudar os refugiados polone-

ses que fugiram da invasão nazista. Em 1952, foi detido pela polícia comunista. O italiano Rolando Rivi (1931-1945) também vai ser beatificado. Ele foi morto por comunistas aos 14 anos, três anos depois de ter entrado no seminário. O compatriota dominicano Giuseppe Girotti (1905-1945) foi morto no campo de concentração de Dachau (Alemanha). Em 1995, foi reconhecido como “justo entre as nações” pela ação a favor dos judeus.

ONU teme prisões arbitrárias « DIREITOS HUMANOS » Nações Unidas estão preocupadas com política de repressão para limpar as ruas durante a Copa do Mundo

B

rasília (AE) - A Organização das Nações Unidas está receosa com o aumento de prisões arbitrárias por causa de grandes eventos que serão realizados no País, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. No relatório preliminar da visita de dez dias que o Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária da ONU fez ao País, a missão da entidade ouviu relatos de que ocorreriam pressões para que fossem efetuados prisões e confinamen-

tos compulsórios de dependentes de drogas, na maioria jovens, pobres e desabrigados, num esforço para “limpar” as ruas. O grupo de trabalho também se diz preocupado com o que considera uso excessivo de privação de liberdade de cidadãos e com as deficiências em relação à assistência jurídica a presos e detidos. A prática seria o recurso mais comum usado no País, segundo o relatório “Existe uma cultura do uso de privação de liberdade como a

norma e não como uma medida excepcional reservada para delitos graves, conforme exigido pela normas internacionais de direitos humanos”, disse o advogado chileno Roberto Garretón, ao fim da visita oficial que o organismo da ONU fez ao País. Outro ponto é a dificuldade dos pobres de ter acesso à Justiça. A maioria deles, segundo a entidade, não tem recursos para pagar advogados, e a Defensoria Pública, única alternativa que dispõem, é deficiente.

Não percam a esperança. Com esperança, vocês podem sempre seguir em frente.” PAPA FRANCISCO mensagem aos jovens

+

PÁGINA 10

Natalenses participam de procissão do Senhor Morto.

Timoshek: Natal, a única capital nordestina no roteiro dos russos

« EDUCAÇÃO »

Universidade russa busca parceria com a UFRN Departamento para América Latina quer ampliar intercâmbio com Brasil

A

Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN), antiga Patrice Lumumba, está interessada em estabelecer intercâmbio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Contatos preliminares neste sentido foram feitos na quarta-feira durante reunião de uma delegação russa com a Secretaria Relações de Internacionais da UFRN, com a presença da reitora Ângela Paiva. Fundada em 1960 pelo governo da União Soviética como símbolo da luta dos povos oprimidos por liberdade e independência econômica, e inicialmente destinada a estudantes do terceiro mundo, a universidade russa quer agora uma maior aproximação com a América Latina. Hoje ela tem 27 mil alunos, dos quais 6 mil estrangeiros, mas apenas 600 latino-americanos de 18 países. Em 53 anos de história, formou mais de 800 mil estudantes em 72 especialidades. É lá onde

estudam atualmente os cosmonautas do programa espacial russo e onde se formaram pelo menos brasileiros 300 brasileiros neste período, entre eles o médico potiguar e ex-prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro. Além da UFRN, a delegação chefiada pelo diretor do Departamento Internacional para América Latina e do Norte, Vladimir Timoshek, tem agendadas visitas à Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília e Universidade de São Paulo. O intercâmbio será firmado de acordo com os critérios estabelecidos no programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, e num protocolo assinado pela presidenta Dilma Rousseff durante a visita do primeiroministro Dmitry Medvedev ao Brasil no final do mês passado. “Tivemos uma boa conversa com a Universidade [Federal] do Rio Grande do Norte”, disse Timoshek, que morou dez anos em Moçambique e quatro no Rio de Janeiro. Atualmente, 34 brasileiros estudam na Universidade Russa da Amizade dos Povos. A seleção é feita levando-se em conta o desempenho escolar do aluno, cuja média não pode ser inferior a sete.

Brasileiros farão pesquisa sobre remédios na Europa Brasília – Pesquisadores brasileiros serão treinados e poderão acompanhar por, pelo menos um ano, projetos de desenvolvimento e pesquisa de medicamentos em três centros especializados no exterior: Cambridge, na Inglaterra; Paris, na França, e Frankfurt, na Alemanha. O intercâmbio poderá ser feito a partir dos próximos meses, pelo Programa Ciência sem Fronteiras. A expectativa de especialistas e de autoridades do governo brasileiro é que o treinamento supra um déficit de conhecimento científico sobre pesqui-

sa e desenvolvimento de medicamentos, que ainda serão produzidos e que estão em fase de testes iniciais de segurança. Na semana passada, representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assinaram parceria com o grupo farmacêutico francês Sanofi. Pelo acordo, o grupo vai disponibilizar os centros de pesquisa especializados para a imersão dos pesquisadores e, em contrapartida, o governo federal vai arcar com as despesas do aluno, por meio de bolsas de estudo.


geral MEC divulga regras do Enade 2013

8

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

« EDUCAÇÃO » Teste que tem como objetivo medir o rendimento de alunos de cursos universitário será realizada no dia 24 de novembro. Inscrições começam em julho WILSON DIAS/ABR

MARIANA TOKARNIA Agência Brasil

Calendário

B

Datas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

rasília – O Ministério da Educação publicou ontem, no Diário Oficial da União, portaria com as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), marcado para o dia 24 de novembro. O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3, razoável e o 4 e o 5, bons. A avaliação é feita a cada três anos. Neste ano serão avaliados os cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também serão avaliados os cursos técnicos de agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia. Devem fazer o exame, os estudantes que ingressaram no curso em 2013 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término

31 de maio Data limite para divulgação das diretrizes do exame 19 de julho a 16 de agosto Inscrições 20 a 30 de agosto Inclusões ou retificações 22 de outubro a 24 de novembro Questionário do Estudante para preenchimento obrigatório

Marcha da Maconha cria nova polêmica São Paulo (AE) - O coletivo Marcha da Maconha promete distribuir “drogas” a quem passar pelo Viaduto do Chá, em São Paulo, às 16h20 da próxima terça-feira. O ato será em protesto a um projeto de lei que deve ser votado na Câmara dos Deputados. O texto propõe mudanças na Lei de Drogas. Segundo os manifestantes, a proposta “representa um retrocesso”, uma vez que estabelece a obrigatoriedade de uma nova classificação e institui política de internação compulsória .

« INVESTIGAÇÃO »

24 de novembro Aplicação das provas

do período. Também fazem a prova estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso. Para os cursos superiores de tecnologia, participam os estudantes que têm expectativa de conclusão em dezembro deste ano, assim como os que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo. Ficam dispensados do exame aqueles que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2013 e os estudantes que estiverem

« MANIFESTAÇÕES »

Estilista de moda é encontrada morta em Higienópolis No ano passado, mais de 587 mil concluintes de cursos superiores fizeram provas do Enade

oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização da prova, em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante. A dispensa constará no histórico escolar do aluno. Os dirigentes das instituições de ensino superior são os responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados, que devem ser feitas de 9 de julho a 16 de agosto pelo endereço eletrônico: http://ena-

de.inep.gov.br. Cabe também às instituições a divulgação da lista de estudantes habilitados. Do dia 20 ao dia 30 de agosto, as instituições poderão fazer inclusões ou retificações, no mesmo endereço eletrônico. Os estudantes farão a prova no município sede do curso, com exceção daqueles que cursam a modalidade de educação a distância. Esses poderão fazer a prova no município em que a instituição tenha um polo de apoio presencial.

As diretrizes para o exame serão divulgadas até o dia 31 de maio. Entre 22 de outubro e 24 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, pelo site: http://portal.inep.gov.br. Somente depois do preenchimento do questionário, o estudante terá acesso ao local de prova e poderá imprimir o Cartão de Informação do Estudante.

São Paulo (AE) - A estilista Clô Orozco, de 60 anos, foi encontrada morta na manhã de ontem em frente ao seu prédio, em Higienópolis, no centro de São Paulo. Clô sofreu uma queda de seu apartamento, que fica no 6º andar do edifício localizado na rua Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 7h58 e uma moto foi enviada ao local. A estilista foi socorrida pelo Samu, mas morreu logo após a queda.


TEMPO HOJE

NO FACEBOOK

Confira charge de Brum sobre o caso dos Precatórios

Max.: 31ºC Min.: 25º C Possibilidade de chuva

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 05h39-2.4 - 18h02-2.4 Baixa-mar 11h28-0.1 - 23h53-0.2

CORONEL FRANCISCO ARAÚJO ANUNCIA REFORÇO POLICIAL NA CIDADE ALTA E ALECRIM • PÁGINA 11

NA TN ONLINE

Veja galeria de fotos sobre comércio de rua em Natal

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 29 de março de 2013 EDU BARBOZA

EMANUEL AMARAL

Na Rodoviária, a demanda deve ser superior a 22 mil passageiros

ì O QUE ABRE

Shoppings (exceto Via Direta) Praças de Alimentação: Midway Mall, a partir às 12h; e Norte Shopping, a partir das 11h30; os demais a partir das 11h. Lojas: a partir das 15h Supermercados: funcionam normalmente das 8h às 22h

O QUE FECHA Comércio de Rua (Exceto Americanas e Riachuelo que estarão abertas das 9h às 15h ) Bancos Repartições públicas

O tradicional rito do lava-pés levou milhares de fiéis à Catedral

Procissão pelas ruas do centro marca a sexta-feira da Paixão VINÍCIUS MENNA Repórter

A

capital potiguar ficou mais movimentada nesta quintafeira (28) com os preparativos dos natalenses para o feriado da Semana Santa. Quem deixou para comprar o peixe e o ovo de Páscoa na última hora enfrentou filas

nos supermercados. Já no Canto do Mangue e no Mercado do Peixe, o consumidor pode escolher o pescado com mais tranquilidade. Na rodoviária e nas estradas o movimento cresceu já a partir de ontem. Hoje, a partir das 16h30, a Arquidiocese de Natal aguarda milhares de fiéis para a procissão do Senhor Morto que marca a pas-

sagem da Sexta-feira da Paixão. Com o feriado, o serviço público, estadual, federal e municipal não funciona. Já o comércio de Natal também terá horário diferenciado.

+

PAGINA 10 Procissão do “Senhor Morto” começa às 16h30 na Catedral Metropolitana

EMANUEL AMARAL

Nas lojas, o movimento cresceu com a venda de ovos da Páscoa


10

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

natal

Procissão sai da Catedral às 16h30 « PAIXÃO DE CRISTO » O cortejo que relembra a via-crúcis, conhecido como procissão do “Senhor Morto”, vai percorrer as ruas no entorno da Catedral Metropolitana, saindo da avenida Deodoro da Fonseca EDU BARBOZA

N

Frota de ônibus será reduzida em 50% em Natal

Ontem no início da noite, Dom Jaime Vieira celebrou a missa dos Santos Óleos para centenas de fiéis que compareceram à Catedral

ì

CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA

QUEM

Confira o trajeto da procissão do “Senhor Morto” e as missas programadas até domingo Veja o percurso:

Rua

Horário de Saída: 16h30

Mos

soró

nsec

a

Local: Catedral Metropolitana de Natal

ro d

e Mo Av. P

rude

Catedral Metropolitana

nte d

A Avenida Deodoro da Fonseca estará fechada ao trânsito a partir das 13h e as demais vias onde ocorre a procissão serão interditadas apenas durante a passagem dos fiéis

rais

eodo

COMO

Rua

Apo

di

QUADRO DE MISSAS Paróquia

www.tribunadonorte.com.br

NA TN ONLINE

Confira galeria de fotos do ritual lava-pés e da missa dos Santos Óleos.

Santos Óleos Na manhã de ontem, dom Jaime também celebrou na Catedral a Missa dos Santos Óleos, cujo objetivo é a renovação sacerdotal de padres e diáconos, que confirmam sua obediência ao clero e ao arcebispo. A Missa dos Santos Óleos contou com a participação de 150 padres e

Procissão do “Senhor Morto”

a Fo

A Arquidiocese de Natal realiza hoje a procissão do “Senhor Morto”, que rememora a via-crúcis de Jesus Cristo.

Av. D

a parte litúrgica, o feriado desta sexta-feira da Paixão será marcado pela Procissão do Senhor Morto, com saída prevista para às 16h30, na Catedral Metropolitana de Natal, na Cidade Alta. Antes, às 15h, será o momento de lembrar da morte de Cristo, com a Celebração da Paixão do Senhor. Depois, o cortejo religioso sairá da Arquidiocese de Natal, seguindo pela Avenida Deodoro da Fonseca, Rua Mossoró, Avenida Prudente de Morais e Rua Apodi, de onde retornará à arquidiocese. A Avenida Deodoro da Fonseca estará fechada ao trânsito a partir das 13h e as demais vias onde ocorre a procissão serão interditadas apenas durante a passagem dos fiéis. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) estará atuando durante o cortejo com oito agentes de trânsito, quatro viaturas e quatro batedores, segundo informou a assessoria da Semob. A Catedral também recebeu os católicos na noite de ontem para a tradicional Missa de Lava-pés e da Ceia do Senhor, que relembra o ato de Jesus Cristo de lavar os pés dos apóstolos, além de rememorar a instituição da Eucaristia e do Tríduo Pascal. A missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha, atraindo centenas de fiéis. O gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos durante a última ceia simboliza a doação de Jesus para a libertação do homem do pecado e do mal. A cena do lava-pés expressa, portanto, o cume da doação de si mesmo que Jesus faz à humanidade na Eucaristia. Com toalhas e uma bacia, dom Jaime limpou, secou e beijou os pés dos participantes, num ato de servidão que remonta ao exemplo dado por Cristo. Durante a homilia, o arcebispo de Natal ressaltou que os fiéis vivam com autenticidade o mandamento novo, “na construção de um mundo de paz, esperança e amor”.

60 diáconos. Na ocasião, houve o derramamento do óleo de oliva, misturado com perfume (bálsamo), para ser usado nas celebrações do Batismo, da Crisma, da Unção dos Enfermos e nas Ordenações Sacerdotais durante o resto do ano litúrgico.

Paróquia da Catedral - Tirol Bem-aventurado José de Anchieta – L. Nova Bom Jesus das Dores - Ribeira Cristo Rei – Pirangi N. Sra Aparecida – Neópolis N. Sra da Candelária – Candelária N. Sra. de Lourdes – Petrópolis N. Sra. Perpétuo Socorro - Quintas Sagrada Família – Rocas Sagrado Coração de Jesus – Morro Branco Santo Afonso Maria de Ligório – Mirassol São Camilo de Lélis – Lagoa Nova São João Batista – Lagoa Seca São Pedro Apóstolo – Alecrim São Sebastião – Alecrim Santuário dos Mártires - Nazaré

Paixão do Senhor (Hoje)

Vigília Pascal (30/03)

Ressurreição (31/03)

15h 15h 15h 16h 16h 15h 15h 17h 15h 16h 18h 16h 16h 15h 13h e 15h 15h e 17h

20h 19h30 19h 19h30 19h30 19h30 22h 22h30 20h 20h 19h 19h 18h30 20h 21h 21h

7h / 11h / 19h 17h 8h / 17h 7h 19h30 7h / 17h / 19h30 9h / 19h 8h / 19h30 19h 19h30 8h / 19h 7h / 19h 19h 17h 8h / 16h30 / 19h30 7h e 17h

Fonte: Arquidiocese de Natal

EMANUEL AMARAL

Consumidores vão às compras de última hora Às vésperas da semana santa, os natalenses foram às ruas à procura do tradicional alimento consumido na sexta-feira da paixão: o peixe. O movimento ontem foi intenso em busca de pescado nos supermercados, reafirmando a máxima de que o brasileiro sempre deixa preparativos como esse para a última hora. Por outro lado, no Canto do Mangue e no Mercado do Peixe, os comerciantes alegam ter tido uma baixa nas vendas, se comparado com o ano passado. Exemplo disso é João Paulo Mendonça, que teve seu lucro reduzido quase na metade em sua barraca no Canto do Mangue, no comparativo com 2012. “No ano passado, eu vendi uma média de 100 a 120 quilos de peixe por dia. Já este ano, a média variou entre 50 e 70 quilos”, afirmou. O comerciante Marcos Costa, que possui um box no Mercado do Peixe. Ele conta que chegou a vender 500 quilos por dia no ano passado, às vésperas do feriado, número que caiu

para a marca de 150 quilos/dia no mesmo período de 2013. Outra situação constatada foi relacionada ao ovo de páscoa, cujo preço não agradou e fez com que alguns consumidores desistissem do produto este ano. A camareira Sandra Maria, 43, foi uma que precisou ir até um supermercado na véspera do feriado para garantir o peixe da semana santa. Enquanto embalava apressada as postas de atum e cangulo, contou que a páscoa de seus filhos este ano não contemplariam ovos de páscoa. “Optei pelo chocolate em barra. Está mais em conta”, disse. A dona de casa Maria da Conceição, 46, pensa o mesmo que Sandra, mas acabou cedendo à pressão de suas duas filhas, que queriam os brinquedos que acompanham o produto. “Criança quer ovo de páscoa e, principalmente, o que tem dentro. Mas que está caro, está. No ano passado, comprava o mesmo ovo por R$ 18. Agora, está custando R$ 25”, explicou.

Comerciantes apontam que as vendas caíram pela metade este ano, em relação ao ano passado

Quem fica em Natal, conta hoje com o benefício da tarifa social, que permite aos passageiros rodarem de ônibus pagando a metade do preço. Por outro lado, a oferta de ônibus na capital será reduzida na metade durante a semana santa, com exceção do sábado, que terá 70% dos veículos disponíveis. Já quem for trafegar de carro nas rodovias federais estará sujeito à ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que de hoje até domingo dá continuidade à operação Semana Santa 2013. Deflagrada ontem, a operação inclui a aplicação de testes de bafômetro nas principais saídas. A PRF chama a atenção dos condutores para a BR-304, que liga Natal a Mossoró, local que tem registrado acidentes graves. As rodovias BR 226 (Natal – região do Seridó) e BR406 ( Natal – Macau ) também preocupam. Aqueles que dependem dos trens urbanos devem ficar atentos. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o sistema não funciona hoje e domingo. No sábado, o primeiro trem da linha Norte sai de Ceará-Mirim com destino a Natal às 05h20 e o último sai de Natal com destino a Ceará-Mirim às 15h26. Já na Linha Sul, o primeiro trem sai de Parnamirim com destino a Natal às 05h40 e o último às 12h42.

Rodoviária: 60 ônibus extras saem por dia Mais de 22 mil pessoas devem passar pelo Terminal Rodoviário de Natal até o sábado da Semana Santa, segundo estimativa da administração do local. Para suprir essa demanda foram disponibilizados desde a quarta-feira (27) cerca de 60 ônibus extras por dia. Os destinos mais procurados pelos natalenses são Recife, Fortaleza, Mossoró e Caicó. Por dia, cerca de 180 ônibus etão saindo do Terminal Rodoviário. Os passageiros decidiram antecipar as viagens da semana santa neste ano. De acordo com o gerente de núcleo do Terminal Rodoviário, Rodrigo Wanderley, o aumento da procura por passagens já na quarta-feira difere do observado em outros feriados. “No carnaval, o movimento é muito mais intenso, mas essa procura antecipada não acontece”, informou. A Semana Santa é tida como o segundo feriado de maior movimentação na Rodoviária de Natal. A técnica de edificações Maria Silva de Faria, 22, entrou, ontem, pela primeira vez na rodoviária de Natal e já tinha a passagem em mãos, comprada pela Internet. “Preferi antecipar a compra pelo site. Foi um processo bem simples, não senti dificuldade”, disse. Ela vai passar o feriadão em Recife e busca descanso. Com a intenção de visitar a família, a auxiliar bibliotecária Erivanda Melo, 37, embarcou ontem à tarde para Passa e Fica, acompanhada do marido, o motociclista Alcides da Silva, 37. Eles preferiram ir ontem por acreditarem que seria mais difícil conseguir uma vaga no ônibus para a cidade hoje. “Geralmente lota. Só tem uma linha, um alternativo”, explicou. Segundo o gerente do Núcleo do Terminal, o movimento deve ser intenso nesta sexta-feira.


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

natal

e-turismo ANTONIO ROBERTO ROCHA [antonioroberto@tribunadonorte.com.br ]

Promoção não pode parar O Rio Grande do Norte precisa reconquistar, aos poucos e pelas beiradas, pequenas fatias do mercado internacional. Não está fácil, claro. Mas a busca tem que continuar. O perfil do turista estrangeiro mudou. A economia mundial revela novas tendências. Ao contrário de uma década atrás, quando se captava com facilidade charteres (voos fretados) no Velho Mundo, agora o foco é o turista de bom poder aquisitivo, que só viaja em voos comerciais. Fretamento é coisa do passado. É risco. As operadoras não adotam mais esta estratégia. E o principal: não há mais público quantitativo. O trabalho de promoção precisa ter foco no turismo qualitativo. São os passageiros que viajam na Tap para Natal, de várias cidades da Europa. Ou chegam via Alitalia, por Fortaleza. Ou quem sabe na Condor, via Recife. E até mesmo por São Paulo ou Rio de Janeiro. O importante é não parar de buscá-los. Não se pode aguardar grande fluxo de turistas estrangeiros no momento, obviamente. Mas dá, sim, para vender o destino Natal e tentar captar um volume reduzido, porém de bom nível. A Pipa, por exemplo, ainda recebe casais ou famílias da Europa, que muitas vezes sequer visita Natal.

PM reforça policiamento nas ruas da zona Leste « SEGURANÇA » A decisão foi anunciada, ontem, pelo comando da PM em reunião com comerciantes e beneficia os bairros da Cidade Alta e Alecrim FOTOS:EMANUEL AMARAL

Policiamento no Alecrim terá quatro viaturas a partir da segunda

Portugueses ainda vão para Alagoas E por falar nos (quase) extintos voos fretados, Natal não está mais “na mira” dos portugueses nem na Semana Santa. Mas Maceió continua firme. Mais de 200 turistas de Portugal desembarcaram esta semana na capital alagoana. Muitos deles vão para Maragogi, segundo desti-

no turístico alagoano. Vieram em voo da empresa Hy Fly, fretado pelas operadoras Alto Astral e Soldeférias, que já atuaram no mercado de Natal, assim como a própria Hy Fly. Detalhe: é o segundo voo charter de Lisboa que Maceió recebe este ano. O primeiro foi no último dia 16.

BNTM promete novo formato A 22ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), que se realizará de 10 a 14 de abril no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com a participação do Rio Grande do Norte nos setores institucional e comercial, terá novidades no formato das rodadas de negócios. Este ano os suppliers (fornecedores) é que irão até o cliente apresentar os produtos ou serviços.

O secretário executivo da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste), Roberto Pereira, que é filho do falecido escritor Nilo Pereira, nascido em Ceará Mirim, informa que o evento terá 246 compradores (operadores nacionais e internacionais), 170 vendedores (hotelaria, agências de receptivo e passeios) e 118 expositores. Os nove estados do Nordeste integrarão a ala institucional.

Tibau do Sul inicia inventário turístico É boa a expectativa em relação à atuação do secretário de Turismo de Tibau do Sul/Pipa, Jean Claude (Spa da Alma). Profissional do setor de Marketing que virou hoteleiro, ele já se mostrou convicto de que a tarefa é difícil, mas disse que vai tentar. Já é bom começo. Nesta semana, a secretaria implantou cadastro/questionário dos meios de hospedagem de Tibau do Sul e Pipa para a ela-

boração dos planejamentos de marketing e de infraestrutura do destino turístico. Tais informações também propiciarão o tão esperado inventário turístico do município. O próximo passo, segundo Jean Claude, será cadastrar restaurantes, bares e similares. Na terceira etapa, diz ele, serão catalogados transportadores turísticos, prestadores de serviços e agências de turismo.

Paraíso do Gostoso tem boa aceitação O complexo turístico Paraíso do Gostoso, na praia de São José do Gostoso, em Touros (RN), anuncia que já comercializou 30% dos seus 396 lotes. O empreendimento será construído em área de 600 mil metros quadrados. Segundo se comenta, também abrigará hotel de bandeira internacional, ainda em negociação.

BATE PAPO Marcelo Naliatto gerente de Vendas, Reservas e Eventos do Pestana Natal

O Pestana Natal será o primeiro all inclusive da rede na América Latina? É também o primeiro hotel em Natal a adotar o sistema. É projeto-piloto? Sim, será o primeiro hotel do Grupo Pestana, na América Latina, em regime de all inclusive. Começaremos com esse novo formato no final de maio. A idéia do tudo incluído é, também, uma tentativa de reconquistar o turismo

internacional? No desenvolvimento deste processo e após os estudos de mercado e visitas que fizemos aos concorrentes, acreditamos que será uma mais valia para o Estado e para o destino turístico Natal. Este novo conceito representa um novo atrativo e uma nova proposta turística para um segmento que está em forte crescimento no Brasil e é muito apreciado pelos mercados internacionais

Roteiros O navio Louis Aura, que de 28 de novembro deste ano a 30 de março de 2014 fará cruzeiros para Fernando de Noronha, terá pacotes de duas, quatro, cinco, seis e sete noites. Na rota, além de Natal, também atracará em Cabedelo (PB), Recife e Fortaleza.

Festival A Fogo & Chama Steak House é um dos poucos restaurantes de Natal atentos às datas festivas: nesta Sexta-feira Santa promove o 1º Festival de Frutos do Mar. O cardápio terá pratos à base de bacalhau, moquecas, camarão e lagosta. Tanto no almoço quanto no jantar.

Promoção Em parceria com a Tam, a Arituba Turismo anuncia promoção de passagens aéreas para Miami em classe executiva. A tarifa (ida e volta) está em torno de R$ 2 mil, a partir de Natal. E pode ser parcelada.

11

Na rua Ceará-Mirim, a PM mantém viatura com quatro homens

RAFAEL BARBOSA Repórter

CASOS RECENTES

Polícia Militar vai disponibilizar uma viatura a mais para o bairro de Cidade Alta, e outra para o Alecrim, ambos na zona Leste de Natal, a partir da próxima segunda-feira. A necessidade do efetivo extra, segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante da PM, se dá pelas recorrentes reclamações de comerciantes da área com relação à insegurança. O coronel também confirmou que haverá mais três homens em motocicletas em cada bairro e outros policiais transitando a pé. Para fazer a segurança na localidade, atualmente a polícia dispõe de três viaturas, sendo apenas uma do 1º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento na zona Leste, e as outras duas do Batalhão de Choque e das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas. Segundo o major Marlon de Goes, comandante do 1º BPM, a estrutura é a mesma para a Cidade Alta, bairro comercial também bastante movimentado. Apesar de disponibilizar o reforço, o comandante não considera a Cidade Alta e o Alecrim como localidades de índices de violência preocupantes. Araújo disse ainda que vai modificar os horários de entrada e saída dos policiais nos plantões, visando deixá-los nas ruas em momentos de maior circulação de pessoas, para tentar evitar a ocorrência de crimes. As reclamações de lojistas de toda a cidade foram levadas ao coronel Araújo em uma reunião ocorrida, na manhã de ontem, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, no Tirol.

16 de janeiro Assalto à lotérica localizada no cruzamento da rua Potengi com a avenida Afonso Pena.Os bandidos levaram R$ 6 mil.A mesma lotérica foi alvo de assaltantes no dia 21/01, com roubo de mais de R$ 5 mil.

A

Manoel Etelvino (ao microfone) cobrou mais segurança nas ruas

Eu fui registrar Boletim de Ocorrência em uma DP e o agente me disse que não tem gente suficiente para registrar os BOs e investigar” ALEXANDRE DIAS Empresário

Na reunião, os empresários cobraram providências do Estado em relação aos assaltos que vêm acontecendo a estabelecimentos comerciais. Derneval Sá, presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim, contou que o estabelecimento do qual é proprietário foi assaltado quatro vezes nos últimos seis meses. “Uma vez nos seguiram até a loja, outra ocorreu dentro do estabelecimento e nas outras duas abordaram funcionários nossos a caminho do banco”,

lembrou. Derneval Sá confirmou que os estabelecimentos localizados no Alecrim são responsáveis por 44% da arrecadação da Grande Natal. São, em média, 100 mil pessoas transitando pelo bairro por dia durante a semana e 150 mil nos finais de semana. Na avaliação dos comerciantes, entre eles, Manoel Etelvino, do grupo Nordestão, o efetivo não é suficiente para suprir a demanda de criminalidade. Para Alexandre Dias, dono de uma clínica médica, em Lagoa Nova, que foi assaltada na terça-feira passada, o número de policiais é insuficiente em toda a cidade. Dias também reclamou da lentidão com que age a Polícia Civil na elucidação dos crimes. “Eu fui registrar Boletim de Ocorrência em uma DP e o agente me disse que não tem gente suficiente para registrar os BOs e investigar. Ou fazem um, ou fazem o outro”, contou. O delegado Matias Laurentino, do Departamento de Polícia da Grande Natal (Depegran), reconheceu que o número de agentes não é suficiente para atender a demanda de maneira satisfatória.

25 de fevereiro Durante a noite uma farmácia, localizada no bairro das Rocas,foi assaltada.Um homem armado anunciou o assalto e levou pertences pessoais dos funcionários e R$ 100,00,em espécie. 26 de fevereiro Um supermercado,localizado nas Rocas, foi alvo de bandidos,logo após a abertura do estabelecimento.Na tarde desse mesmo dia uma clínica médica,na rua Seridó,emPetrópolis,foi alvo de arrastão.Imagens do circuito interno de segurança foram enviadas à Polícia Civil. 28 de fevereiro Uma loja de roupas no shopping CCAB,em Petrópolis,foi alvo de um arrastão.Três bandidos armados renderam,às 10h,uma funcionária, que foi levada para o provador, enquanto eles levaram dinheiro que estava no caixa e roupas. 25 de março Um grupo de três bandidos armados assaltaram,à luz do dia, uma clínica na rua Professor Clementino Câmara,no Barro Vermelho.A clínica já tinha sido assaltada,por uma dupla,há menos de duas semanas.Os homens levaram objetos pessoais como joias,carteiras,celulares,dinheiro e um carro,no qual fugiram.


12

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

natal EDU BARBOSA

Jardinense tem ônibus barrado na BR-406 por superlotação « TRANSPORTE INTERMUNICIPAL » A empresa já é alvo de ação judicial. O MP denunciou as péssimas condições das viagens para Caicó

U

m ônibus da empresa Jardinense foi interceptado por Policiais Rodoviários Federais no quilômetro 294 da BR406 por superlotação. Segundo fiscais da PRF, o veículo que saiu da rodoviária de Natal às 15h de ontem com destino a Caicó estava trafegando acima da capacidade de passageiros, com pessoas em pé e em outros casos com a numeração de poltrona igual para três pessoas. De acordo com a passageira Cristina Augusta, crianças e pessoas chegaram a desmaiar com a superlotação. “Se o ônibus não fosse parado o trajeto da gente ia ser muito complicado”, disse a passageira. Cristina contou que o número de passageiros aumentou no conhecido posto do Dudu, em Parnamirim, onde muitos pegam os ônibus intermunicipais. “A confusão”, contou ela, “começou no posto, quando um dos passegeiros disse que havia comprado passagem antecipada há 15 dias, mas estava sem poder sentar na poltrona escolhida porque ela estava ocupada por uma pessoas que tinha o mesmo bilhete. Eles [a em-

presa] continuaram a vender, mesmo sabendo que todo os lugares estavam ocupados”. João Maria, que se identificou como fiscal da empresa, refutou a versão dos passageiros, dizendo apenas que o ônibus estava parada por causa de problemas mecânicos. “A bateria arriou e a marcha deu problema, mas não estamos irregulares”, disse ele. Sobre as denúncias de Cristina Augusta, João Maria disse que ela havia comprado passagem de estudante, mas não estava com a carteira para comprovar a condição. Enquanto o ônibus estava parado em frente ao posto da PRF, os passageiros que desceram foram aos poucos sendo recolocados em outros veículos da linha. Dois ônibus foram deslocados para resgatar os passageiros, segundo o dono da empresa, José Baltazar. Às 17h30, vários passageiros ainda aguardavam a chegada do segundo veículo. O fiscal da empresa justificou o atraso pelo congestionamento na BR-406, no final da tarde, devido ao feriado da Semana Santa.

O destino dos passageiros era a cidade de Caicó. O excedente foi transferido para outro veículo enviado ao local pela Jardinense

Jardinense deve encerrar linhas até 10 de abril A direção da empresa Jardinense informou que, apenas na última quarta-feira, foi notificada sobre a decisão do juiz André Melo Gomes, da 1ª Vara Cível de Caicó, que determinou, no último dia 15, o encerramento das atividades que tenham como destino, origem ou itinerário, o município de Caicó. A decisão é o desdobramento de uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE), ainda em 2011, cobrando melhorias no serviço prestado pela empresa. “Fomos notificados ontem [quarta-feira] e vamos apresentar nossa defesa. Vamos recorrer”, disse José Baltazar, proprietário da Jardinense. Com a decisão, a empresa terá que encerrar as atividades no dia 10 de

abril, para respeitar o prazo de 15 dias decretado pela Justiça. O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) também é réu no processo e deve habilitar uma ou mais empresas para prestar o serviço de transporte intermunicipal e, em um ano, “providenciar a realização de procedimento licitatório para a concessão do serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros no que se refere a todas as viagens que tenham como origem ou destino Caicó ou que tenha o referido município no itinerário de ida ou de volta”, conforme decidiu o juiz. A decisão judicial foi motivada pelo descumprimento de um acordo firmado em junho passado, durante uma Audiência Pública que

ì O QUE Empresa Jardinense teve um ônibus com destino a cidade de Caicó interceptado pela PRF

PORQUE O veículo estava superlotado. A empresa já responde ação na Justiça por falhas no serviço de transporte

contou com a presença do MPRN, juiz André Gomes e o proprietário José Baltazar. Na ocasião, o proprietário confirmou que iria im-

plantar as mudanças necessárias para melhorar o atendimento. Entre elas, regular a inspeção sobre os veículos, observância dos itens obrigatórios de segurança e pagar até dois peritos judiciais que realizariam a fiscalização do cumprimento do ajuste. No entanto, pouca coisa foi feita. “Fizemos algumas mudanças, mas não pudemos fazer tudo”, esclareceu José Baltazar. O empresário alegou que é prejudicado pela falta de fiscalização do DER/RN e a falta de reajustes nas tarifas. “Passamos três anos e meio sem reajuste. Não podia investir mais. Além disso, somos prejudicados com a ação do transporte clandestino. E mesmo o transporte alternativo, autorizado pelo Estado, não é controlado”, contou.


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

natal

13

Juiz não fixa mínino para devolução « REPARAÇÃO DE DANOS » O juiz explicou que o MP não solicitou o valor mínimo “de maneira expressa

e com a devida formalidade”. O promotor Flávio Pontes disse que o juiz teria que fixar o valor “de ofício” MAGNUS NASCIMENTO

ROBERTO LUCENA repórter

Patrimônio alienado

juiz José Armando Ponte, da 7ª Vara Criminal, não acolheu o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para fixar em sentença o valor mínimo a ser ressarcido por Carla Ubarana e George Leal aos cofres públicos. A solicitação do MPRN foi feita através de um embargo de declaração que foi julgado improcedente pelo magistrado. Na decisão que condenou o casal, o juiz não definiu valor mínimo de ressarcimento e explicou que o MP não requereu a solicitação “de maneira expressa e com a devida formalidade”. De acordo com o promotor Flávio Pontes, o juiz teria que fixar o valor de ofício, ou seja, sem a necessidade de formalização do pedido. Na decisão publicada na última quarta-feira, o juiz afirma que “nem em alegações finais”, o MP requereu a fixação de valor mínimo de reparação de danos. O magistrado aponta ainda que pedido no mesmo sentido não foi feito pelo Estado do Rio Grande do Norte. “Não pode o magistrado, de ofício, fixar valor mínimo de reparação de danos, sob pena de afronta às regras do sistema acusatório, de afronta ao princípio da correlação entre a sentença e a denúncia e mesmo de afronta ao princípio do contraditório”, escreveu. Entrementes, o promotor do Patrimônio Público, Flávio Pontes, afirmou à reportagem da TRIBUNA DO NORTE que o juiz teria que fixar o valor mesmo sem a formalização de pedido do MP. “Existe um artigo no Código Penal que orienta o juiz nesse sentido. Não era necessário o pedido do Ministério Público. É uma decisão de ofício”, explicou. O artigo citado pelo promotor é o de número 387. De acordo com a lei, o juiz, ao proferir sentença condenatória, mencionará as circunstâncias agravantes ou atenuantes definidas no Código Penal, e cuja existência reconhecer; mencionará as outras circunstân-

Bens de Carla Ubarana e George Leal, alienados pela Justiça, somam mais de R$ 4,6 milhões

O

* Bens do casal já leiloados

R$ 14.195.702,82 total desviado do Setor de Precatórios do TJRN Bens a serem leiloados

Dois celulares da marca Vertus

Mercedes-Benz “Asa de Gaivota” - R$ 415 mil Mercedes-Benz GL 500 – R$ 203 mil Ômegas – um por R$ 73 mil e outro por R$ 43 mil Pajero Full HPE 3.2 D – R$ 120 mil Apartamento no Tirol – R$ 558 mil Total arrecadado – R$ 1.412.000,00

R$ 3.800,00, cada

Dinheiro entregue pelo casal

R$ 170

18,8

5

mil

mil euros

mil francos suíços

Uma mansão em Baía Formosa, avaliada preliminarmente, em R$ 3 milhões

Até agora, Carla Ubarana devolveu pouco mais de R$ 1,6 milhão

ì QUEM O juiz Armando Pontes negou pedido do MP para fixar valor mínimo de reparação de danos.

PORQUE O magistrado alegou que nem o Ministério Público nem o Estado pediram fixação de valores.

cias apuradas e tudo o mais que deva ser levado em conta na aplicação da pena, de acordo com o disposto nos artigos 42 e 43 do Código Penal; mencionará as outras circunstâncias apuradas e tudo o mais que deva ser levado em conta na aplicação da pena. A ex-chefe da Divisão de Precatórios do Tribunal de Jus-

tiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Carla Ubarana e o marido dela, George Leal, foram condenados por peculato – desvio e roubo de dinheiro público. O casal articulou um esquema que desviou mais de R$ 14 milhões do TJRN. O casal devolveu, até o momento, pouco mais de R$ 1,6 milhão. Ao julgar o embargo de declaração impetrado pelo MP, o juiz afirmou que “a sentença já determinou a restituição ao Erário dos valores apurados com a alienação judicial dos bens dos réus condenados, bem como a restituição da quantia em moeda nacional e estrangeira apreendida em poder deles e daquela colocada pelos próprios réus à disposição deste Juízo, e ainda a restituição dos valores objeto de sequestro judicial nas contas e aplicações financeiras”. Os valores, apesar de não totalmente liquidados, segundo o juiz, dão “à toda evidência, como reparação parcial dos danos causados pelo crime”.

Carla recebeu visitas apenas de seus advogados até agora Segundo uma agente penitenciária do Centro de Detenção Provisória Feminino de Parnamirim, a movimentação de advogados que visitam Carla Ubarana é intensa. A agente afirmou à reportagem da TRIBUNA DO NORTE que nenhum familiar compareceu ao local. “Até porque ela está no setor de triagem e não é permitido nesse primeiro momento, a visita de nenhum familiar”, explicou a funcionária. Os advogados levaram objetos de higiene pessoal, roupas e remédios para Carla Ubarana. “Ela toma muitos remédios”, disse a agente. Carla divide uma cela com mais trinta presas. Ainda de acordo com a agente, a maioria das detentas que está na cela que abriga a ex-chefe do setor de precatórios do TJRN é composta de idosas e gestantes. “Todas possuem um bom com-

portamento. Elas sabem quem é Carla por causa dos programas de TV, mas não houve nenhum tipo de hostilidade ou comportamento diferente”, falou a agente. A diretora do CDP Feminino, Hindiane Saiures, acredita que Carla Ubarana deve ser transferida ainda esta semana para um presídio destinado à custódia de presos julgados. George Leal vivencia situação semelhante a da esposa. Ele foi encaminhado ao CDP do conjunto Pirangi, onde permanece encarcerado com 35 homens em uma única cela. George já recebeu a visita de familiares e advogados. Carla Ubarana e George Leal foram presos em casa no início da manhã da última terçafeira. Ambos foram condenados pelo crime de peculato. O casal foi levado à Delegacia de Capturas (Decap), onde o de-

“Existe um artigo no Código Penal que orienta o juiz nesse sentido [de fixar valor mínimo de reparação]. Não era necessário o pedido do Ministério Público. É uma decisão de ofício” FLÁVIO PONTES promotor do patrimônio público

legado titular deu vistas ao mandado de prisão e os encaminhou ao Itep. Os dois realizaram exame de corpo de delito e depois seguiram para as unidades prisionais de destino.


14

natal

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

“Viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus, que é aquela do amor e de doar a si mesmo”

« ELIANA LIMA »

Mensagem do papa Francisco, no Twitter, para a Semana Santa

elianalima@tribunadonorte.com.br

JOAONETOFOTOS.COM

Cadê... Na contabilidade realizada pela Gestão Carlista, chegouse à falta de inúmeros itens patrimoniais. De copo, prato...à obra de arte. Em algumas secretarias, faltam até cadeiras e panelas. Até no Palácio Felipe Camarão ainda procuram uma peça de arte. A cada relatório, novas ausências são constatadas.

JOAONETOFOTOS.COM

1 - PORTARETRATO

1

Casadónsjornalistónsqueridóns, Virgínia Coelli e o sorridente Heverton de Freitas

ajustes e adaptações para dar resposta às demandas geradas”.

2

...Quem puder

Cheios de felicidades: Erich Rodrigues e Iara Pinheiro

Informa que os plantões funcionam nos dias de segunda a quarta, das 7h às 19h; sexta e sábado, das 18h às 23h. No domingo, 7h às 13h. “O horário original do plantão noturno, que acontece na sexta-feira e sábado, é das 12h às 24h”.

Aparelhos de celular, idem, alguns carros foram encontrados em outros setores, etc e mais. E vem mais.

3 - FASHION

Reconhece

Toda estilosa: Sonali Paiva

Sorte que...

Dácio Galvão e Titina Medeiros no debate com a classe teatral da Funcarte, após a confirmação oficial, por parte do prefeito Carlos Eduardo, dos editais inéditos para o Natal em Cena, no Natal em Natal, com 12 apresentações nas zonas Norte e Sul

“A redução da carga horária do plantão ocorreu por dois motivos: a impossibilidade de pagamento de gratificação/hora extra (o pagamento desta deixou de existir com a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salário, patrocinado pela gestão anterior do município) e, principalmente, pela suspensão da alimentação, diante do término do contrato com a empresa fornecedora”. Mas garante que a atual gestão busca soluções.

2 - FLASH

...Wally?

4 - HOLOFOTES

Secretária de Planejamento da Gestão Carlista, Virgínia Ferreira tem sido apontada como salvadora da pátria. As asas-abelhudas captaram que aos mais próximos o prefeito Carlos Eduardo comenta que não sabe o que faria sem ela na sua equipe.

...Que tem ela Em Brasília, somam-se elogios em torno de Virgínia nos ministérios. Pelo seu trabalho realizado na primeira gestão carlista. “Natal era um filho que não nos dava problemas”, disse a ministra Mirian Belchior (Planejamento) à época.

DIONÍSO OUTEDA

4

Simples e chique

JOAONETOFOTOS.COM

3 receita adicional não seriam suficientes para cobrir a despesa”.

Em tempo

...Explica

Lembrar que Virgínia Ferreira era dos quadros que elevavam o PT potiguar. Deixou o partido pela postura tomada à época de não permitir que ela participasse da administração de Carlos Eduardo. Mesma atitude que o PT toma atualmente, com um alvo certo: Cipriano Maia, secretário de Saúde.

Informa que a receita total bruta do Fecop, em 2012, foi de R$ 85.366.973,17. Direito, garante, aplicado, conforme definido pelo Conselho, no financiamento do Programa do Leite, do Restaurante Popular e no Programa de Habitação de Interesse Social, em observância ao que dispõe a Lei (dados do Portal da Transparência do RN).

Procurando... Assim que assumiu o governo, Rosalba Ciarlini aplicou a lei, sancionada no fim do governo antecessor, que aumentou o ICMS sobre a gasolina comum e energia elétrica, em 2%.

...A aplicação Peso no bolso do consumidor para aumentar a fonte de receita do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop), que deveria ter um complemento de 15% no valor recebido pelas famílias beneficiadas pelo Progra-

ma Bolsa Família, do governo federal, no RN, sobretaxando esses dois itens. Uma receita de cerca de R$ 33 milhões por ano, que deveria ir para o Fecop.

O governo... Sabendo que o montante ainda não foi injetado onde deveria, a coluna questionou o governo. Secretário de Planejamento, Obery Rodrigues justifica que existe na Lei Complementar “a “possibilidade” de complementar, num percentual de 15 %, o benefício do BF, mas não esta-

beleceu obrigatoriedade”, e não revogou as demais ações suplementares previstas, nem revogou a competência do Conselho de definir o plano de aplicação dos recursos do Fecop.

...Se... Justifica que em 2012, a União aplicou no RN R$ 469.581.172,00 no Bolsa Família, e “caso se complementasse 15 %, isso representaria uma despesa anual de R$ 70.437.175,00 para o FECOP”. Assim, “os R$ 33 milhões/ano que se diz ser a

Para trás Olhando para o retrovisor, Obery lembra que a lei foi sancionada pelo ex-governador Iberê Ferreira. Supõe que “à época do envio do Projeto de Lei à AL (às vésperas da eleição), não se calculou o impacto dessa despesa (15%), nem se previu que fonte passaria a financiar as demais ações previstas (nutrição, habitação etc)”.

Questionamentos Continuou Obery: “Repito

que a Lei anterior já previa a aplicação dos recursos do Fecop em complementação da renda familiar, então, por que não se efetivou? Ademais, já demonstrado que o acréscimo não é suficiente para cumprir os 15 %. Em 2012, os pagamentos do Programa do Leite foram regularizados, inclusive os atrasados de 2010”.

Continuação A coluna aguarda o posicionamento do Ministério Público sobre a aplicação dos novos impostos.

Salve-se... Os bares, restaurantes, cinemas, etc e e mais, continuam sem fiscalização sanitária no período noturno. Motivo: ainda não foram retomados os plantões na Covisa de Natal. A coluna levou a preocupação ao órgão. Chefe do Setor de Vigilância Sanitária, Ana Cristina Ferreira falou em dificuldades herdadas da gestão passada, mas garante que a vigilância “nunca deixou de funcionar. Está apenas passando por

Para uma boa mesa nesta Sexta Santa, a coluna solicitou dica à Verônica Motta, do Nick Buffet. Começa brincando: “Pode ser o meu cardápio (rs)”. Ora, deve. Pois. Então, vamos a ele: entradinhas: ova, caldinho de ostra, camarão crocante, vinagrete de polvo, bruschettas. Almoço: moqueca de peixe com pirão, arroz, saladinha de grãos com folhas verdes, camarão com croutons de jerimum, terrine de caranguejo. Sobremesa: Manjar de coco com calda de goiaba, bombocado e doces.

« COLMEIA » Hoje tem grito de felicidade para Joacir Potiguar, Kléber Morais, Rosane Soares, Alexandre Kokoá Sampaio, Neiva Paffetti (a gerentegentil do Manary), Stefânia Figueredo, Fábio Henrique Lima.

à

Terminam no dia 31 as inscrições para o 1º programa de formação de trainee da Companhia Hipotecária Brasileira (CHB). Os candidatos devem cursar o último ano ou formado há dois anos nas áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito ou Engenharia, e que tenham interesse em desenvolver carreira em instituições financeiras. Currículo para contato@rh2.com.br.

à

Ciclistas realizam bicicletada no dia 7 « DIA MUNDIAL DA SAÚDE » A concentração está marcada para ocorrer na Praça Cívica, em Petrópolis. A

largada está prevista, segundo a SMS, para as 8h10. O destino final dos ciclistas será o Parque das Dunas

E

m parceria com a ONG Baobá, Bicicletada Natal e a Associação dos Ciclistas do RN, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN realiza um passeio ciclístico no próximo domingo, dia 7 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O objetivo é divulgar e sensibilizar a sociedade sobre a impor-

tância da promoção da saúde e qualidade de vida. O evento contará com a participação de ciclistas da capital e da região metropolitana de Natal. A concentração ocorrerá na Praça Cívica [antiga Praça Pedro Velho], no bairro de Petrópolis, das 7h30 às 8h. A largada está prevista para às 8h10. A inscrição é gratuita. As ca-

misas serão entregues na concentração e os ciclistas devem preencher um formulário para, no final do evento, participar do sorteio “Barco Ecológico de Cunhaú”, com direito a concorrer a dez passeios de barco. O Dia Mundial da Saúde, foi instituído no ano de 1948, pela Organização Mundial de Saúde,

dentro dos princípios da Declaração dos Direitos Humanos no qual “Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a saúde e o bem-estar próprios e de sua família, incluindo alimentação... ou outros meios de subsistência em circunstancias fora de seu controle” (Artigo 25, parágrafo 1).

Serviço Passeio Ciclístico Dia Mundial da Saúde Data: 07.04.2013 (domingo) Local: Praça Cívica/Natal-RN (Praça Pedro Velho) Inscrição: gratuita Hora/concentração: 7h30 às 8h00

(inscrição e camisas) Hora/largada: 8h10 Roteiro: Av. Potengi, Av. Hermes da Fonseca e Av. Alexandrino de Alencar Local de chegada: Parque das Dunas (Bosque dos Namorados)


NO RÁDIO

NO FACEBOOK

HOJE NA TV

12h - Globo Esportivo 17h - Globo Esportivo Segunda Edição

Escolha quem é o favorito ao título na nossa enquete: América ou Coríntians?

16h30 - Campeonato Francês: Paris Saint-Germain x Montpellier; SporTV Ao Vivo

www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

DIRIGENTES E EX-CARTOLAS DO ABC SE UNEM PARA ACABAR COM A CRISE NO CLUBE • PÁGINA 16

BLOG DO CIRÍACO

Confira vídeo sobre a expectativa para a final entre América e Coríntians. www.tribunadonorte.com.br/blogdociriaco

esportes

15

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte •sexta-feira • 29 de março de

Apito Final EVERALDO LOPES [ elopes@tribunadonorte.com.br ]

Uma boa ideia na arbitragem A ideia é do ex-árbitro Carlos Pontes, e tem tudo pra vingar, pelas uma nova alternativa que surge e quebra de uma viciada rotina. É sobre o revezamento de árbitros entre duas ou mais federações de futebol, que admitam levar avante a iniciativa. Atualmente, as federações da Paraíba e Alagoas adotam a fórmula. Consta do seguinte: cada federação conveniada oferece nomes de três a quatro trios de árbitros de outro estado, entre os de melhor projeção e experiência. Em troca, recebe o oferecimento da outra parceira. Como os estados são de uma mesma região, as despesas de viagem e taxas são facilmente cobertas pelos clubes que forem beneficiados com a arbitragem. Para alguns árbitros, a permuta tem sido aplaudida, até por oferecer caras novas do apito, ampliando um mercado ainda muito repetitivo.

Público caiu

Crise braba

Na coluna de quarta-feira, abordando o início da decisão do returno, citei uma outra decisão, que foi a do Estadual 2001 envolvendo Corinthians x América num jogo único disputado no Marizão. Talvez pelo grande entusiasmo da torcida do “Galo” seridoense, compareceram àquela partida 5.902 pagantes, lotando o estádio. Anteontem, novamente os dois rivais decidindo um turno, o público pagante caiu pela metade. Pagaram ingresso, quarta-feira, 2.397 assistentes, ou seja, menos da metade da primeira decisão. Considere-se que, em 2001, foi num domingo à tarde e o Alvinegro tinha um time forte.

Num momento em que muito se comenta a séria crise financeira no ABC FC, inclusive com a notícia já divulgada pela imprensa, de mais um contratempo junto à Justiça do Trabalho, de Aracaju vem a informação de que um jogador do Sergipe FC, de nome Thiago, sentiu-se mal em pleno treinamento, e aí, tonto, sentouse no gramado. Pesquisado o motivo, ao ser atendido pelo médico do clube, ficou constatado que o jogador teve problema de inanição, debilidade. O atleta resolveu abrir o jogo e dizer que era falta de alimentação. “Eu ganho o salário mínimo, não queria nem que isso viesse a público...”

Humor De tanto ver Ronaldo “fenômeno” aparecer na telinha da tevê como personagem de anúncios comerciais (o mais recente é o ex-jogador aparecer dando uma boa risada, certamente faturando uma nota preta de uma marca de cerveja), o blogueiro Juca Kfouri faz um questionamento: “Afinal, Ronaldo Nazário é garoto-propaganda, é membro do Comitê Olímpico, empresário ou comentarista de televisão?”. Hoje, em jornais, revistas e televisão, Neymar e Ronaldo são os que mais faturam em comerciais.

Humor (2) Foi tudo muito rápido, mas nem por isso deixou de ser curioso. Aconteceu com os coleguinhas que fazem esporte no “Novo Jornal”. A notícia era o início da decisão do 2º turno do Estadual, jogo Corinthians/Caicó x América. Teve o comentário de praxe, as escalações dos dois times e, como sempre ocorre, o nome dos dois treinadores. A surpresa é que, no local destinado aos nomes dos treinadores, estava lá escrito “fulaninho” e “fulaninho”, no time do ABC e no do Corinthians. Nota: a direção do jornal pediu desculpas pela pisada de bola.

Lá como cá Arrecadações fracas nos estádios brasileiros têm sido comentadas pela imprensa. É raro, raríssimo, um estádio lotado, de norte a sul. O Estadual/RN não seria a exceção. Inacreditável é um jogo Fluminense/RJ x Macaé/RJ ter apenas 703 pagantes, o Flu, campeão carioca 2012. A queda de público é fenômeno nacional.

Diá 1 x 0 Na coluna de quinta-feira, registrei o confronto Francisco Diá x Sérgio Alves, o ex-abecedista goleador, estreando como treinador dirigindo o Ferroviário/CE. Sérgio não quis ir para o gramado, preferindo comandar do alto da cabine. A vitória foi do Icasa de Diá, por 1x0. O Verdão está em alta.

20.5% não pagaram Nunca me apeguei muito a números referentes às arrecadações nos estádios. Casualmente, deu-me vontade de verificar o percentual de não pagantes no jogo Corinthians x América, quarta-feira. O público pagante foi de 2.397, o não pagante chegou a 491. Fui para a matemática e cheguei à conclusão de que 20.5% dos que assistiram Corinthians x América, quarta-feira, no Marizão, não pagaram pra entrar.

« CARTÃO AMARELO »

América-RJ faz proposta para Adriano jogar Série B « RIO DE JANEIRO » O time carioca acredita que pode atrair o jogador com os possíveis ganhos através do marketing e sonha com o atacante MARCOS DE PAULA

R

io de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - Após ser especulado no Palmeiras, o atacante Adriano está nos planos da diretoria do América-RJ. De acordo com informações do Extra, a cúpula do clube carioca já formalizou um convite e, agora, espera pela resposta do Imperador, que, caso aceite a proposta, jogará a Segunda Divisão do Carioca. Sabendo da desmotivação do atleta de 31 anos em retornar ao futebol, os diretores rubros também tentam contatar amigos de Adriano para convencê-lo. A última vez que ele esteve no gramado foi há mais de um ano, no dia 4 de março de 2012, no jogo contra o Santos, quando ainda defendia o Corinthians. Com a camisa 10 do tradicional time carioca, Adriano seria peça importante para o departamento de marketing. “O nosso parceiro entende que o Adriano é uma peça-chave para a estratégia de marketing”, disse o presidente americano, Vinícius Cordeiro, ao Extra. “Ele vende muita camisa”, acrescentou. Depois das falhas tentativas de contato da diretoria palmeirense com Adriano, a expectativa de todos na Rua Campos Salles é a de que a família, próxima do jogador, seja um fator ‘pesado’ nas negociações. A Chap, empresa responsável pela gerência do futebol do clube, também deu garantia financeira.

Adriano nasceu e viveu durante sua infância na Vila Cruzeiro, uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro. Começou sua carreira nas divisões de base do Flamengo, tendo sido promovido ao time profissional em 2000. Nesse mesmo ano, ainda com com a idade de dezoito anos, o atacante foi convocado pela primeira vez para a Seleção. Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Adriano teve a oportunidade de participar das conquistas da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005. Foi destaque nesses dois

« EUROPA »

« POLÊMICA »

Uefa cobra maior rigor para combater o racismo

Justiça deixa Pistorius fazer viagens internacionais

S

ófia (AE) - O Comitê Executivo da Uefa pediu ontem para que os jogadores falem contra companheiros e torcedores após incidentes racistas em jogos de futebol em uma das propostas que foram ratificadas pela entidade em uma tentativa de combater a discriminação. As mesmas foram apresentadas pelo seu Conselho de Estratégia do Futebol Profissional, que é comandado por Michel Platini. O chamado para punições mais duras ecoou comentários recentes do presidente da Fifa, Joseph Blatter, mas foi mais longe ao sublinhar um papel fundamental dos jogadores para conter o problema. Jogadores e treinadores, “nomeadamente aquelas com maior influência sobre os autores de atos racistas, devem falar, mesmo que isso possa significar criticar seus próprios torcedores ou jogadores”, afirmou a Uefa. Depois de vários incidentes no Campeonato Inglês na última temporada, Chelsea e Liverpool foram criticados por apoiarem John Terry e Luis Suárez, respectivamente, que foram punidos por insultos raciais. O debate sobre o racismo no futebol europeu se intensificou nesta temporada depois de novos incidentes, incluindo uma confusão em jogo entre Sérvia e Inglaterra e Hungria e Bulgária, punidos pela Fifa.

Além do bom futebol, Adriano ficou conhecido pelas polêmicas nos clubes por onde passou

Origem

P

retória (AE) - Oscar Pistorius pode deixar a África do Sul para competir em provas internacionais, determinou, ontem, a Justiça do seu país, aceitando o recurso do atleta paralímpico contra algumas das restrições da fiança. O juiz Bert Bam determinou que Pistorius, acusado de ter premeditado o assassinato da sua namorada Reeva Steenkamp, pode viajar sob determinadas condições. Seu passaporte deve ficar com a Justiça enquanto ele estiver na África do Sul, e ele só pode deixar o país se fornecer o itinerário de sua viagem com pelo menos uma semana de antecedência. Pistorius também deve entregar seus documentos ao tribunal em um prazo de 24 horas após voltar ao país. A decisão da Justiça sulafricana abre o caminho para que o campeão paraolímpico, que pode pegar uma pena de prisão perpétua se for condenado, possa participar novamente de competições internacionais. Os advogados de Pistorius disseram na audiência de apelação que o velocista paralímpico não tinha planos imediatos de competir, mas ele poderia voltar para ganhar dinheiro. O paratleta não compareceu ao tribunal. “Ele não tem nenhum desejo de competir, mas agora ele pode mudar e vai mudar”, disse o advogado de defesa Roux Barry ao defender o atleta.

O nosso parceiro entende que o Adriano é uma peça- chave para a estratégia de marketing” VINÍCIUS CORDEIRO Presidente do América

torneios, sagrando-se artilheiro e melhor jogador, garantindo sua vaga para a Copa de 2006.

hoje na tv 10 horas - Copa do Mundo de Ginástica: etapa de Doha; SporTV 2 12h30 – Jogo Aberto RN – Band Natal 14h30 - Campeonato Inglês (segunda divisão): Crystal Palace x Birmingham City; ESPN 15 horas - Campeonato Francês de Rúgbi: Biarritz x Grenoble; BandSports 16 horas - Tênis: semifinal 1 do Masters 1.000 de Miami; SporTV 2 16h30 - Campeonato Francês: Paris Saint-Germain x Montpellier; SporTV 16h30 - Campeonato Inglês (segunda divisão): Leicester City X Millwall; ESPN 16h30 - Campeonato Francês: Paris Saint-Germain x Montpellier; ESPN Brasil 19h15 - Liga Paulista de Futsal: Barueri x Sertãozinho; SporTV 20 horas - Tênis: semifinal 2 do Masters 1.000 de Miami; SporTV 2 20 horas - Basquete universitário dos EUA: Oregon x Louisville; ESPN+ 21 horas - Liga Paulista de Futsal: Orlândia x Corinthians; SporTV 22 horas - NBA: Denver Nuggets x Brooklyn Nets; ESPN 22h30 - Basquete universitário dos EUA: Michigan x St. Duke; ESPN+ 2 23 horas - Basquete universitário dos EUA: Florida x FGCU; BandSports

Na Copa, porém, Adriano não conseguiu repetir o desempenho dos torneios anteriores. Marcou apenas dois gols em toda a Copa e viu a seleção canarinho ser eliminada precocemente nas quartas-de-final, já que o Brasil era o grande favorito ao título daquela Copa do Mundo. Em 2009, Adriano volta a ser convocado após ter um bom futebol apresentado no Flamengo, onde havia estado na artilharia do Brasileiro. Disputou alguns amistosos e também jogos válidos pelas eliminatórias, mas não ficou entre os titulares e acabou não indo à África do Sul.

« BARCELONA » Xavi fica fora do jogo de amanhã O meia Xavi se tornou ontem uma dúvida do Barcelona para o confronto de amanhã, contra o Celta de Vigo, fora de casa, pelo Campeonato Espanhol. O clube catalão confirmou que o jogador se apresentou ao time com uma lesão no bíceps femoral da perna direita, depois de ter defendido a seleção espanhola nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. O departamento médico do clube revelou que o jogador foi submetido a um trabalho de fisioterapia nesta quinta e destacou que “sua evolução marcará a disponibilidade para o próximo jogo” A tendência é a de que Xavi seja descartado, até porque o Barça segue disparado na liderança do torneio nacional e já vislumbra os confrontos que fará contra o Paris Saint-Germain pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.


16

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

esportes

ABC se une para minimizar a crise « CAMPEONATO POTIGUAR » Os dirigentes, ex-dirigentes e até opositores à atual administração do clube estiveram juntos em uma reunião para ajudar o presidente Rubens Guilherme a quitar os débitos ASSESSORIA DO ABC

E

m meio a uma crise financeira e problemas políticos, o ABC parece ter encontrado uma luz no fim do túnel. Uma reunião aconteceu na noite da última quarta-feira para tentar acabar com os “ruídos” entre algumas correntes alvinegras. O encontro foi idealizado pelo vicepresidente do conselho deliberativo do clube, Fernando Vasconcelos. “O objetivo da reunião era acabar com toda essa polêmica que vinha sendo alimentada nos últimos tempo, envolvendo a atual presidência do clube a alguns ex-dirigentes. Conversei com todos antes desse encontro e eles aceitaram participar, assim como o presidente Rubens Guilherme Dantas. Mesmo não sendo uma reunião de trabalho, o encontro foi muito proveitoso. Hoje, a situação está em paz”, afirmou Vasconcelos. Presentes na reunião, além de Fernando Vasconcelos e Rubens Guilherme Dantas, estiveram Leonardo Arruda, Judas Tadeu e Paiva Torres, ex-presidentes abecedistas e também Bira Marques, vice de futebol, Sílvio Bezerra, vice do clube, e os conselheiros Gláucio Uchôa, Cláudio Porpino e José Adécio. O ex-presidente Judas Tadeu falou sobre a reunião e explicou o que vinha acontecendo e o que foi resolvido. “A nível de relacionamento, foram quebra-

Técnico do América alerta para evitar o relaxamento

Ao final do encontro, os abecedistas fizeram questão de mostrar união em favor do alvinegro

A atual direção do ABC sempre teve uma ideia errada de que éramos oposição” JUDAS TADEU Ex-presidente do ABC

das possíveis arestas que pudessem existir. A atual direção do ABC sempre teve uma ideia errada de que éramos oposição, mas, isso nunca existiu, já que apoiamos Rubens Guilherme na sua reeleição. Agora, temos um clube mais forte”, disse Tadeu, que foi seguido por Leonardo Arruda, que agora, faz parte do departamento de futebol do clube. “Esse foi um encontro bastante importante na vida do clube. Além de fortalecer o ABC, acredito que essa reunião serviu para aparar

qualquer aresta, que volto a dizer, não existiam, mas que algumas pessoas de fora insistiam em criar. Agora, grandes abecedistas vão estar juntos”, previu. “Trazer esses alvinegros para participar dos momentos e das decisões do clube será muito importante e fortalece ainda mais a gestão de Rubens, que abraça esses grandes abecedistas. Acredito que era um desperdício não tê-los junto conosco”, disse o vice presidente do clube, Sílvio Bezerra.

O América está muito perto de conquistar o título da Copa RN e, de quebra, garantir presença na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste em 2014. A classificação para as competições nacional e regional foi uma das principais metas traçadas pela diretoria no início da temporada e cumprida essa etapa, o treinador Roberto Fernandes e os atletas vão tirar um peso extra das costas. É justamente em cima disso que a comissão técnica pretende trabalhar o grupo até domingo, no sentido de evitar de que ocorra algum relaxamento natural. A essa altura, é normal o excesso de empolgação, uma vez que para tirar o título do América a equipe caicoense terá de vencer o confronto final marcado para o próximo domingo, no estádio Nazarenão em Goianinha, por três ou mais gols de diferença, uma vez que os natalenses possuem a vantagem do empate e também jogam por dois resultados iguais. “Não tem nada definido embora a gente tenha aumentado a vantagem”, alerta o treinador alvirrubro, que promete cobrar o empenho que talvez tenha faltado no primeiro jogo da decisão e que poderia

deixar o clube natalense numa condição bem mais cômoda. “A gente poderia ter ampliado, você tem a condição de liquidar o jogo e não faz. Vamos continuar trabalhando, passando confiança e cobrando para ver se a gente melhora neste quesito”, salienta Fernandes. Punido com o terceiro cartão amarelo, o lateral-direita Norberto não poderá atuar no domingo, mas como pode optar por realizar algumas variações no sistema de jogo, o comandante alvirrubro vai deixar para definir a equipe no treino de sábado pela manhã. Fabinho é a opção para atuar pela lateral. Como não repôs algumas das peças que deixaram o clube, durante a forçada redução de elenco após a eliminação da Copa do Nordeste, a diretoria vai tentando dotar o grupo com mais algumas opções. O presidente Alex Padang anunciou duas novas contratações: o goleiro Rodrigão, vindo do Central de Caruaru/PE e o volante Peu, que já atuou pelo Guarani/SP. Mas estes atletas só vão estar a disposição da comissão técnica para disputar a Taça Cidade do Natal (fase de volta do segundo turno). RODRIGO SENA

O volante Fabinho pode ser improvisado no lugar de Norberto

Diretoria americana coloca 4.500 ingressos à venda Se dentro das quatro linhas a comissão técnica procura evitar o clima de euforia, fora dele a diretoria age exatamente ao contrário e lança promoção para atrair sócios e torcedores para o Nazarenão. Os ingressos para decisão de domingo já estão a venda e o preço que vinha sendo cobrado foi mantido. Quem for ao estádio pagará R$ 40,00 pelo ingresso de arquibancada. Foram solicitados a confecção de 4.500 ingressos, dos quais 500 serão colocados a disposição dos torcedores caicoenses. A preocupação com o feridão da Semana Santa, fez a diretoria alvirrubra antecipar a venda da carga, que será realizada no Espaço Sócio Dragão (na sede social), Loja do Pittsburg (Prudente de Morais) e Quiosque Bom de Bola (no

Hiper da Prudente de Morais). Vale salientar que idosos e estudantes têm direito direito a 50% de desconto no preço dos ingressos. As entradas para os torcedores corintianos serão vendidas exclusivamente no Pittsburg da Prudente de Morais. O sócio Dragão que estiver com a mensalidade em dia, os que aderirem ao projeto nos próximos dias, além daqueles que retomarem o pagamento do título, vão participar da promoção “Vá com o presidente ao estádio”. Os ganhadores da promoção vão embarcar numa van de luxo e desfrutarão de bebida e petiscos a vontade durante o trajeto. Chegando ao estádio Nazarenão, terão o direito de assistir o confronto entre América x Coríntians no camarote da diretoria.


20130329_MOT01_MOT01.qxd

TELEFONES ÚTEIS Detran STTU Reboque 24 h

28/3/2013

20:35

Page 1

PRODUÇÃO

Renault reinaugura fábrica em São José dos Pinhais (PR). PÁGINA 2

3234-1214 3232-9120 3201-2960

ESPORTIVOS

Veja quais são os carros mais caros vendidos no Brasil. PÁGINA 4

CHEGA A NATAL O MODELO SEDAN DO HYUNDAI HB20 • PÁGINA 6

4X4

Suzuki Grand Vitara recebeu inovações em sua linha 2013. PÁGINA 5

autos&motores Editor: Fernando Siqueira [fernandosiqueirarn@gmail.com

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 29 de março de 2013 FOTOS: DIVULGAÇÃO

Executivos da Toyota e do Grupo Parvi descerraram placa

U

ma noite memorável, da maior significação para o mercado automotivo do Rio Grande do Norte, particularmente da cidade de Natal, a do dia 27 de março do ano em curso. Um marco na trajetória de sucesso do Grupo Parvi, um dos mais sólidos do Brasil, constituído por 65 concessionárias de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus de diversas marcas espalhadas pelo território nacional, cujo presidente é o visionário, líder e empreendedor "Pedro Schwambach". Naquela data, às 20 horas, foi entregue oficialmente ao Rio Grande do Norte a Toyolex, concessionária autorizada de uma das marcas mais qualificadas, bem sucedidas e confiáveis do mundo, a TOYOTA. Presentes ao ato inaugural como representantes da montadora japonesa estavam os Srs. Luiz Carlos Andrade Júnior, vice-presidente Senior da Toyota Mercosul; Vladimir Centurião, gerente-geral de Vendas da Toyota do Brasil; Luís Carlos de Souza, gerentegeral de Pós-Venda da Toyota do Brasil e Luiz Montenegro, presidente do Banco Toyota, além de autoridades, empresários, profissionais liberais, clientes e amigos daquela casa.

Clientes lotaram showroom da concessionária na noite festiva

Tradicional celebração japonesa marcou inauguração

Toyolex

Inaugurada a maior concessionária do RN Natal ganha a maior e mais bem instalada concessionária de automóveis do Estado do Rio Grande do Norte e uma das melhores da região Nordeste. Toyolex pertence ao Grupo Parvi e é destaque entre as concessionárias Toyota no Brasil, pelos seus excelentes resultados

Presenças ilustres O Senhor Pedro Schwambach e sua digníssima esposa, Senhora Tânia Schwambach, além do Senhor Breno Schwambach, diretor Executivo do Grupo Parvi e os executivos da Toyolex, Marcelo Ferreira (diretor Comercial), e Leonardo Albertin (gerente-Geral), emprestaram brilho e significado todo especial à inauguração.

O ato solene A solenidade foi iniciada às 20 horas, com as palavras do empresário Pedro Schwambach, que salientou, entre outras coisas, que "por concessão e confiança da Toyota do Brasil, temos concessionárias da marca em outros mercados, mas posso garantir que a instalação de Natal é a melhor de todas, pois combina funcionalidade com conforto. Isso implicou no aumento expressivo de 30% nas vendas de veículos novos e seminovos neste novo endereço". A seguir, falou o Sr. Luiz Carlos Andrade Júnior, vice-presidente Senior da Toyota Mercosul que, enfático, afirmou: "Natal merece uma concessionária deste porte. Isto é prova da absoluta confiança do Grupo Par-

A Toyolex está instalada ao largo da Av. Dão Silveira, número 6.300, no Vale do Pitimbu, em Natal. Um belo e aconchegante prédio para os produtos Toyota

ì QUEM A Toyolex, empresa do Grupo Parvi, é concesionária autorizada da marca Toyota em Natal desde 1997.

O QUE PRETENDE Através de um atendimento fantástico, expandir a penetração da marca no mercado automotivo do RN.

vi, um dos nossos maiores e melhores distribuidores, na marca Toyota". Finalmente, a Toyota fez a entrega de uma "placa" de homenagem à Toyolex, declarando abertas, oficialmente, as novas instalações daquela concessionária e foi oferecido um co-

Amplo showroom apresenta todos os modelos da Toyota

quetel aos presentes.

A Toyolex Vale salientar, que a concessionária autorizada da Toyota do

Brasil em Natal, a Toyolex, não é simplesmente uma obra de cimento, pedra e cal, de 8.567 metros de área construída, erguida em um terreno de 16.500 metros

quadrados, estrategicamente situada. Ela extrapola os limites das instalações físicas, uma vez que abriga em seu quadro funcional 141 pessoas focadas, qualificadas e comprometidas com as funções que ocupam e o trabalho que executam, oferecendo, com inusitado entusiasmo e elevado espírito público, aos visitantes e clientes, um atendimento singular e diferenciado, fruto da cultura implantada pelo capitão de empresas Pedro Schwambach e seguida por seus executivos. A Toyolex está preparada para comercializar 180 veículos novos e 60 seminovos por mês. Conta, ainda, com amplo "show room" de veículos novos, com 5.750 metros quadrados de área; "show room" de seminovos com 1.001 metros quadrados; ampla oficina, com 2.238 metros quadrados de área, 44 box; funilaria com 1.888 metros quadrados e 36 boxes; recepção de serviços com 343 metros quadrados, entre outros diferenciais.

Pelo quarto ano consecutivo fomos reconhecidos como Dealer 'A', programa de avaliação da Toyota, que escolhe seus melhores concessionários no Brasil". PEDRO SCHWAMBACH presidente do Grupo Parvi


2

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

Especulando AURINO ARAÚJO

Estória do Fusca (198) O doutor Carlos Roberto de Miranda Gomes, filho do Desembargador José Gomes da Costa e irmão do arquiteto Moacyr Gomes - pai do "Poema de Concreto" recentemente transformado em pó - brilhante advogado e escritor, na juventude, cantava ao microfone no inesquecível programa "Domingo Alegre", comandado pelo locutor e radioator Genar Wanderley, inicialmente no Cine São Luiz, no Alecrim e depois no auditório da Radio Poti, no final da Deodoro. Casou com a vizinha e namorada de infância Terezinha Rosso, filha do italiano Rocco Rosso, com a qual teve quatro filhos.

Em produção anual contínua. Formado em Direito e em início de carreira aí pelos anos sessenta, naturalmente seu primeiro carro foi um... Fusquinha. E, como quem casa quer casa, Carlos e Terezinha mudaram-se para um pouco distante das casas vizinhas onde nasceram, cresceram, namoraram, noivaram, casaram. Quando eles saíam à noite para um cinema, ou para um programa domingueiro onde não poderiam levar os filhos pequenos, é natural que os deixassem com os avós. Daí a paciente manobra de Carlos ao pegar de volta os meninos, evidentemente adormecidos, quando o programa era noturno: Encostava o Fusquinha, pegava o primeiro, acomodava-o no banco de trás, voltava p´ra pegar o segundo e assim fazia até ajeitar os quatro no banco. Em casa, "descarregava" o Fus-

ca do mesmo modo. Seu pai, como De-sembargador, tinha direito a um carro de representação, na época um enorme Chevrolet Bel-Air integrante da famosa "Frota Danúbio Azul", assim chamada pela oposição ao governador Dinarte Mariz, que importou dos Estados Unidos vários veículos para uso do Estado. Mas, austero como era, nem pensar em acomodar os netos naquele carrão... OS FILHOS, ACOMODAVA, TODOS NO BANCO TRASEIRO. Quando o casal retornava, D'algum entretenimento, Naquele apertado assento, OS FILHOS, ACOMODAVA. E Carlos os arrumava, No seu modo costumeiro, Mesmo sem travesseiro, De maneira confortável, Muito segura e estável, TODOS NO BANCO TRASEIRO.

autos & motores

Renault reinaugura fábrica e amplia produção de veículos « INSTALAÇÃO » Montadora incrementa o complexo Ayrton Senna e passa a produzir 380.000 veículos e 500.000 motores por ano

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A

montadora Renault inaugurou dia 20 a nova fábrica da empresa em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (Paraná). A nova instalação da Renault, que está no Estado desde 1998, demandou investimento de R$ 500 milhões e deve ampliar a capacidade do Complexo Ayrton Senna de 280 mil para 380 mil veículos por ano. O projeto de ampliação faz parte do programa "Paraná Competitivo", do governo estadual, que tem por objetivo incentivar a geração de novos empregos. Participaram da solenidade o Srs. Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior; Beto Richa, governador do Paraná e Luiz Carlos Setim, prefeito de São José dos Pinhais, além de executivos da Renault. O investimento fará com que a fábrica de automóveis, que produz os modelos Duster, Sandero e Logan, aumente a capacidade de 220 mil para 320 mil por ano. A produção da fábrica de veículos comerciais leves deve manter a produção anual de 60 mil unidades, e o acréscimo na produção de 100 mil motores por ano deve levar a produção para 500 mil unidades. O processo produtivo foi ampliado em todas as fases, com investimentos nas áreas de estamparia, carroceria, pintura, montagem, logística e na infraestru-

Empresa emprega 6.500 pessoas na fábrica de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná

tura interna do complexo. Não há previsão sobre o número de empregos que a ampliação deve gerar no futuro, mas a empresa diz que desde 2011 foram abertos 1.200 novos postos de trabalho, chegando a 6.500 colaboradores diretos (80% são paranaenses). A Renault ainda garante que o parque de fornecedores no Estado

do Paraná gera 25.000 empregos indiretos.

Responsabilidade Social A inauguração também serviu para a empresa anunciar a doação de um prédio e um terreno para a Associação Borda Viva, que deve abrigar um Centro Municipal de Educação Infantil. Cerca de 120

crianças devem estudar no local que será administrado pela prefeitura de São José dos Pinhais. A associação é uma entidade sem fins lucrativos que atende sete mil crianças, jovens e mulheres da região. A Renault também anunciou a doação de dois veículos para o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).

McLaren pede desculpas à RBR « DEFEITO » Falha em computador central do carro fez o piloto

perder todos os dados da telimetria na volta de apresentação GETTY IMAGES

A

McLaren pediu desculpas à RBR pelo problema no ECU (Eletronic Central Unit), que prejudicou a largada de Mark Webber no GP da Austrália, recentemente realizado. O sistema, uma espécie de computador central padrão para todos os carros, é desenvolvido pela McLaren Electronic Systems (MES), empresa ligada à equipe inglesa da Fórmula 1. “Isso interrompeu os preparativos deles e têm nosso pedido de desculpas. Estamos trabalhando junto da RBR para evitar que isso se repita”, declarou um porta-voz do time britânico. As esperanças de Webber conseguir um bom resultado diante de sua torcida em Melbourne foram embora nas primeiras curvas. Em razão de uma péssima largada, o piloto da RBR despencou da segunda para a sétima posição, terminando a prova de abertura da temporada 2013 em

Webber largou em 2º, mas caiu para 7º na 1ª curva do G. Prêmio

sexto lugar. Logo após a corrida, a escuderia austríaca afirmou que a partida ruim foi devido à queda no sistema do ECU, que fez o carro de Web-

ber perder todos os dados de telemetria na largada. “Os problemas de Mark foram muito frustrantes, já que foi uma falha no ECU, que é for-

Série Especial: Citroën lança versão Atacama A Citroën anunciou, dia 20, que a partir do início do próximo mês, venderá a série especial Atacama da minivan Aircross. Partindo de R$ 55.990,00 a novidade tem como base as configurações GLX e Exclusive. A caracterização do Aircross Atacama se limita a acessórios como guarnição do para-choque dianteiro, barras de teto transversais e cobertura do estepe alusiva à série – assim como os emblemas nos para-lamas dianteiros. Não há mudanças internas e o motor é o mesmo 1.6 16V, de 122 cv e 16,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades. O diferencial estético custa R$ 1.300,00 em relação às versões originais. Confira todos os preços da série Atacama: Aircross GLX Atacama: R$ 55.990,00 Aircross GLX Atacama automático: R$ 59.690,00 Aircross Exclusive Atacama: R$ 62.690,00 Aircross Exclusive Atacama automático: R$ 66.490,00

necido por uma terceira parte, que vou deixar vocês adivinharem qual é” ironizou o chefe da RBR, Christian Horner, dirigente da RBR. “Perdemos todos os dados da telemetria na volta de apresentação e não pudemos nos preparar, e ele foi às cegas para a largada. O problema do ECU derrubou o Kers também. A partir do momento que precisamos reiniciar todo o sistema, obviamente ele teve a largada prejudicada e perdeu terreno. É algo que eles precisam otimizar, visto que teve muitos problemas nos testes também”, ressaltou Horner. Uma nova configuração do ECU foi instalada nos carros da F-1 este ano, como preparação para a mudança dos motores V8 2,4 litros para o V6 turbo 1,6 litros em 2014. Como lembrado por Horner, durante a pré-temporada, ocorreram algumas falhas, que foram alvo de críticas das equipes.


autos & motores

Natal โ€ข Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de marรงo de 2013

3


4

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

autos & motores

Mercedes lança versão Turbo Sport do Classe C ‘Coupé’

« PRECIOSIDADES » FOTOS: DIVULGAÇÃO

« DETALHES » Modelo esportivo sai de fábrica equipado com motor V6 1.8, de 204 cavalos de potência. É, sem dúvida, um belo automóvel

A

Mercedes-Ben lança no Brasil o C 250 Turbo Sport Coupé, versão mais esportiva do cupê Classe C. O modelo é equipado com motor 1.8 V6, de quatro cilindros, com turbo, que desenvolve até 204 cavalos de potência, e será vendido por R$ 189.900,00 O propulsor conta, ainda, com injeção direta de combustível, que ajusta com precisão desse processo. O torque máximo é de 31,6 kgfm entre 2.000 e 4.300 rpm e o carro vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, de acordo com a fabricante. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 240 km/h. O conjunto é completado pelo câmbio automático de sete marchas com sistema eletrônico que monitora o estilo de condução do motorista e ajusta automaticamente os pontos de

troca das marchas. E a suspensão se adapta às condições da estrada. O C 250 Turbo Sport Coupé tem um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,26 que, segundo a Mercedes, se deve a linhas mais visíveis da carroceria, revestimento das caixas de rodas, spoilers de rodas, coluna "A", defletores de vento, vidros, retrovisores externos e painéis da parte inferior da carroceria. Um obturador no radiador permite que somente o ar necessário para a refrigeração do motor passe. Como itens de segurança, o carro possui alerta de mudança de faixa, que percebe comportamento que pode indicar que o motorista está com sono e emite sinais sonoros e luminosos, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade

ì DESTAQUE O Coupé com motor 1.8 V6, de quatro cilindros, com turbo, que desenvolve até 204 cavalos de potência. Assentos são individuais para quatro ocupantes com ajuste elétrico de altura para os dianteiros e memória do posicionamento para o motorista.

e de tração, assistente de partida na subida, entre outros. As rodas são de liga leve de 17 polegadas, com a grife AMG e há teto solar panorâmico. No interior, também são de série o volante multifuncional, com "borboletas" (paddle shifters) para troca de marchas, central multimídia com tela de 11, 4 cm com DVD, GPS, Bluetooth, streaming de áudio, entrada USB e acesso à internet. Os ocupantes podem navegar livremente quando o veículo estiver parado ou usar um aplicativo da Mercedes quando o automóvel estiver em movimento. Os assentos são individuais para quatro ocupantes com ajuste elétrico de altura para os dianteiros e memória do posicionamento para o motorista. O porta-malas tem capacidade para 450 litros.

O Lexus LFA deverá custar quase R$ 3.000.000,00

Carros esportivos mais caros vendidos no Brasil Lista é liderada pela Ferrari FF e o Lamborghini Aventador

A

divulgação, na semana passada, de que a Toyota ofereceria no Brasil um único exemplar do superesportivo Lexus LFA gerou relatos

de que o carro custaria quase R$ 3 milhões. Oficialmente, a montadora diz que o preço é "sob consulta" (por isso ele não entra na lista abaixo). O veículo será entregue ao comprador em breve. Mas outras supermáquinas à venda no Brasil já beiram os R$ 3 milhões, caso do Lamborghini Aventador e da Ferrari FF. Confira a lista das preciosidades, abaixo:

Lista dos mais caros A Ferrari FF está no topo do ranking, seguida de perto pelo Lamborghini Aventador e o Ferrari 599 GTB 1 .Ferrari FF Onde é produzido: Itália Motor: 6.3 V12, 660 cv Preço: R$ 2,80 milhões 2 .Lamborghini Aventador Onde é produzido: Itália Motor: 6.5 litros V12, 700 cv Preço: R$ 2,80 milhõe 3 .Ferrari 599 GTB Fiorano Onde é produzido: Itália Motor: 6.0 V12, 620 cv Preço: R$ 2,50 milhões 4 .Lamborghini Performante Onde é produzido: Itália Motor: 5.2 V10, 570 cv Preço: R$ 1,75 milhão 5 .Lamborghini Gallardo Spider LP 560-4 Onde é produzido: Itália Motor: 5.2 V10, 560 cv Preço: R$ 1,70 milhão 6 .Ferrari 458 Italia Onde é produzido: Itália

Motor: 4.5 V8, 570 cv Preço: R$ 1,65 milhão 7 .Lamborghini Superleggera Onde é produzido: Itália Motor: 5.2 V10, 570 cv Preço: R$ 1,60 milhão 8 .Lamborghini LP 570-4 Super Trofeo Stradale Onde é produzido: Itália Motor: 5.2 V10, 570 cv Preço: R$ 1,60 milhão 9 .Ferrari California Onde é produzido: Itália Motor: 4.3 V8, 460 cv Preço: R$ 1,45 milhão 10 .Lamborghini Gallardo Bicolore Onde é produzido: Itália Motor: 550 cv Preço: R$ 1,45 milhão 11 .Lamborghini Gallardo LP 560-4 Onde é produzido: Itália Motor: 560 cv Preço: R$ 1,45 milhão

O automóvel Mercedes-Benz C 250 Turbo Sport Coupé, produzido na Alemanha, se destina a clientes jovens e sofisticados

Novo Freelander modelo 2013 « DESIGN » Visual "renovado" e motor a gasolina, agora, é o do

Evoque. Internamente, tem novas funções e lembra o Discovery 4

A

s primeiras unidades da versão 2013 da linha Freelander 2 chegam ao mercado brasileiro em abril, mas a marca inglesa já adiantou o que o SUV trará de novo, embora não tenha divulgado preços. A mudança mecânica está na nova opção de motor a gasolina, o 2.0 turbo de 240 cv de potência e 34,6 kgfm de torque que equipa o Evoque. A versão a diesel continua a mesma, o 2.2 SD4 de 190 cv. O destaque está no interior, completamente renovado. A&M conferiu o carro em apresentação estática, com a versão 2012 e a 2013 lado a lado. Na parte externa, nota-se claramente o novo conjunto óptico, com novos faróis traseiros e dianteiros em LED, com novo desenho, e luzes diurnas com a mesma tecnologia. Os faróis de neblina receberam acabamento brilhante e novo desenho, mais esportivo. A grade frontal, agora, está com acabamento preto. As rodas variam de 17" a 19". Para acompanhar o apelo mais esportivo e mais "clean" do Freelander 2 2013, o interior foi redesenhado, para acomodar melhor os instrumentos e facilitar a vida do condutor. Pode-se dizer que o SUV virou um pequeno Discovery 4, com couro e uso de materiais com a mesma qualidade. O painel de instrumentos ago-

« CONVOCAÇÃO »

Mercedes-Benz convoca recall do SLK (conversível) e do S63 AMG A Mercedes-Benz deu início, dia 22, a um recall envolvendo 366 unidades do SLK (nas versões 250 e 350 CGI) e três do S63 AMG. O problema, segundo a marca, está "no flange do filtro de combustível, que pode apresentar fissura e possibilitar vazamento de combustível". A empresa alerta para o risco, ainda que remoto, de incêndio. O chamado envolve unidades com data de fabricação entre abril e julho de 2011. A Mercedes disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedesbenz.com.br para mais informações.

« LANÇAMENTO »

Chegou a Frontier 2014 com preço competitivo O Freelander 2 modelo 2013 chega ao mercado brasileiro mais moderno e lembra o "Discovery 4"

ra é uma tela de 5 polegadas, colocada entre o velocímetro e o conta-giros para o condutor ver as informações básicas. Nele, estão indicados temperatura, nível de combustível, marcha selecionada quando em modo sequencial, e a função do modo Terrain Response selecionada no momento (aquela que adapta o carro para enfrentar diversos tipo de terreno). As configurações e ajustes de visualização do painel são feitas por meio do controle no volante. O sistema Terrain Response, inclusive, teve seu acionamento alterado para botões em linha, em substituição ao botão giratório presente na versão anterior. A mu-

dança, junto com a substituição do freio de mão tradicional pelo eletrônico, fez com que o espaço no console central fosse otimizado, dando amplitude ao ambiente e melhorando o conforto entre passageiro e motorista. O segundo painel do carro é o central, com tela de 7 polegadas sensível ao toque. Nela, é possível interagir com o rádio, o GPS neste caso, as indicações também aparecem na tela do painel de instrumentos -, ter imagens da parte traseira quando a marcha à ré é engatada (o sistema exibe linhas que ressaltam os limites do modelo e a direção do movimento), entre outras funções.

Sistema de som O Freelander 2 passa a ser equipado, pela primeira vez, com o sistema de som Meridian, em duas opções: 380W com 11 altofalantes ou 825W com 17 altofalantes e apenas 0,02% de distorção. Ambas são equipadas com subwoofers para melhorar a qualidade de frequências graves. O sistema oferece conectividade com iPod e USB, além de reproduzir CD/DVD de áudio e streaming de áudio via Bluetooth, que permite reproduções de músicas pelos seus telefones celulares ou por componentes com a mesma tecnologia. O sistema traz, ainda, memória interna de 10 CDs.

A Nissan anunciou, dia 22, que começa a vender a linha 2014 da "Frontier", que chega às lojas da marca a partir de R$ 91.990,00. A principal novidade é a frente levemente reestilizada, que estreou na versão "10 anos". A marca também destaca que as versões têm nova nomenclatura: "a de entrada, XE, passa a se chamar S; a intermediária, SE, SV Attack e a LE, torna-se SL. Segundo a Nissan, a mudança alinha as configurações da picape com as de outros modelos, como March e Versa. Há, também, mais itens de série, de acordo a Nissan. Todas as configurações passam a contar com computador de bordo, sistema "keyless" de chave e detalhes prateados no interior.


autos & motores

Circulando FERNANDO SIQUEIRA

O aniversário da Harley A Harley-Davidson anunciou recentemente mais uma atração da sua festa de 110 anos, que acontecerá em Milwaukee (USA): Kid Rock (cantor) encerrará sua turnê "Rebel Soul" na cidade onde fica a sede da marca centenária de motocicletas, no dia 31 de agosto.

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

GM confirma venda do SUV ‘Tracker’ na Argentina « PRODUTO » Utilitário-esportivo se chamará "Tracker", mas fábrica

não diz onde será produzido. O carro é esperado para o Brasil

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A

BMW confirma produção do X4 Há muito se especula acerca da produção do "BMW X4", mas agora é oficial: o modelo deve passar a integrar a família de SUVs no próximo ano. Segundo o CEO da montadora, Norbert Reithofer, o objetivo da empresa é manter os bons números comerciais alcançados pelos outros modelos da linha X. Em comparação ao X3, o X4 deverá apresentar visual mais esportivo, com teto mais baixo. Segundo o site Automotive News Europe, a proposta do X4 é se encaixar em um segmento completamente diferente do X3. "Com o X6, nós atraímos compradores completamente diferentes do que os do X5. Nossa expectativa é que aconteça o mesmo com o X4 em comparação com o X3", afirmou Ian Robertson, diretor de vendas da montadora. O novo SUV será produzido nos Estados unidos, onde são montados os outros modelos da linha X. No entanto, o local deve receber investimentos para aumentar a capacidade.

Ducati revela modelos brasileiros A subsidiária brasileira da Ducati confirmou alguns dos modelos que irá comercializar no País: a musclebike Diavel, cuja produção via CKD está sendo realizada na fábrica da Dafra, em Manaus (AM); as nakeds Monster 796 e Street-

figter 848, a bigtrail Multistrada 1200 e as superesportivas 848 EVO e 1199 Panigale. Por enquanto, a marca italiana não divulgou os preços nem se pronunciou quanto à rede de concessionárias que pretende montar no Brasil.

5

GM confirmou que começará a vender este ano o SUV "TRAX" na Argentina, onde receberá o nome de Tracker, igual ao de outro utilitário da marca que foi fabricado na década passada naquele país, que era "irmão" do Suzuki Gran Vitara. No comunicado divulgado dia 15, a General Motors não informa, no entanto, onde serão fabricadas as unidades do Trax para a Argentina. O novo utilitário é feito na Coreia do Sul e no México -não há informações sobre uma possível produção sul-americana. A GM já afirmou ter interesse na venda do modelo também no Brasil, mas vê dificuldades tanto para produzir o carro aqui quanto para importá-lo. No Salão de Detroit (USA), em janeiro, Jaime Ardila, presidente interino da filial brasileira e chefe da GM América do Sul, afirmou que a produção no Brasil de modelos recém-lançados, como Onix e Cobalt, não atendia à demanda e que era necessário aumentá-la. Naquele mês, a GM anunciou a ampliação da produção na planta de Gravataí (RS), onde é feito o Onix e onde passou a ser fabricada a sua versão sedã, batizada de novo Prisma, lançada recentemente. A importação do modelo esbarraria em custos e medidas do governo. Há um ano, Brasil e

O Chevrolet "Tracker" parece ser um veículo muito interessante, à semelhança do que foi o seu irmão

México restringiram o comércio de carros entre os dois países, a pedido do primeiro. O governo brasileiro reclamava de importar muito mais automóveis de lá do que exportava, então foram criadas cotas renováveis anualmente. A GM traz daquele país a Captiva e o Sonic e as cotas estão, segundo Ardila, abaixo da demanda. Assim, seria difícil "espremer" mais um modelo no "bolo", ainda que as cotas tenham sido alargadas este ano, como previsto. Para importar o Trax da Coreia do Sul, o problema seriam

os custos da operação e o fato de que carros trazidos de outro países, fora os do Mercosul e o México, tiveram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) aumentado em 30 pontos percentuais em2012. Por outro lado, o novo regime automotivo, que começou a vigorar este ano, abriu brechas para que as montadoras e importadoras pudessem trazer uma cota de veículos sem o imposto "inflado", desde que atinjam algumas metas do programa. Quem se encaixar poderá trazer de outros países uma cota de

até 4.800 carros ao ano sem o IPI aumentado. E também é permitido importar, por um tempo, se houver a intenção de fabricar aquele veículo no Brasil. Neste caso, ele poderá ser trazido de fora enquanto a fábrica local se adequa à produção. Ainda em Detroit, a GM teve que pedir a retirada de um cartaz em seu próprio estande, que apontava que o Trax seria fabricado também no Brasil. Segundo a montadora, tratou-se de um equívoco. O mesmo cartaz apontava o SUV na Argentina, além de México e do Canadá.

« ELEGÂNCIA »

Kia mostra a versão hatchback do Cerato Hatch"

A A chinesa Lifan está retornando ao Brasil. A principal novidade, que chega no próximo mês, é o SUV X60 (foto). Ele tem motor 1.8 de 134 cv, a gasolina, tração 4x2 e vai custar entre R$ 50 mil e R$ 60 mil

AUTO-SHOPPING

Kia vai apresentar no salão de Chicaco, EUA, a versão hatchback do Cerato. Conhecido por lá com o nome "Forte", o modelo adota um design um pouco mais distante do sedã do que nas gerações anteriores. A diferença mais clara é a grade frontal, apelidada pela marca como "focinho de tigre", muito menor do que nos três volumes. Com isso, sobrou espaço para uma peça trapezoidal no para-choque. O DNA dessa versão Hatch do Kia é da Hyundai, compartilhada com a versão sedã do Cerato, Hyundai Elantra e Kia Soul. A versão básica do hatch, chamada EX, usa motor 2.0 GDi, que nele desenvolve 173 cv. O modelo SX, por seu turno, é equipado com um 1.6 GDi turbo, que transmite 201 cv para as rodas dianteiras. Além da potência, há uma diferença na transmissão: o SX pode optar entre câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas, enquanto o EX fica apenas com o câmbio automático. Recheado de equipamentos e de tecnologias, ele vem com câmera de ré, rádio com bluetooth, volante com acabamento de couro e controles para o áudio, e faróis de LED e de neblina.

Os veículos produzidos pela Suzuki conquistaram o Brasil por sua elevada qualidade

O novo Suzuki Grand Vitara « IMPORTADO » O renovado Suzuki Grand Vitara está em exposição no showroom da Ippon Veículos, concessionária da marca em Natal

A

linha 2013 do Suzuki Grand Vitara passou por reestilização e incremento de equipamentos. A principal mudança está no visual: grade frontal, para-choques e rodas têm novo desenho. Outra novidade estética é a inédita cor Bronze - as outras são prata, branco, preto, azul, vermelho e cinza. Entre os equipamentos, há o Brake Override, um sistema

que reconhece quando acelerador e freio estão pressionados simultaneamente e garante a desaceleração do veículo em situações de emergência, eliminando a atuação do acelerador. A marca ainda destaca o teto-solar como equipamento inédito. De série, o modelo traz direção hidráulica, ar-condicionado digital, computador de bordo com até 11 funções, banco do motorista e volante com regulagem

de altura, vidros e espelhos retrovisores elétricos, estepe na porta traseira com capa rígida (com exceção da versão manual 4x2), gancho para reboque dianteiro e traseiro, para-choque dianteiro, traseiro e maçanetas na cor do veículo e rack de teto. Sob o capô, o Suzuki Grand Vitara leva um motor 2.0 16V a gasolina, de 140 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 18,7 kgfm a 4.000 rpm.


6

autos & motores

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

Linea A Fiat prepara para o fim do ano o "face lift" do Linea. A fábrica de Betim (MG) montou as primeiras unidades para testes de rodagem. A mecânica não sofrerá alterações: serão mantidos o motor 1.8 E.torQ e as opções de câmbio: manual e Duologic. Externamente, pequenas modificações. A maior alteração será no interior do carro, que ficará mais sofisticado, com a adoção do painel do Punto EVO.

AUTOMÓVEL: Gandini traz “Geely”

NOTAS • NOTAS • NOTAS FOTOS: DIVULGAÇÃO

Novo Prisma Impressionante o investimento que a General Motors do Brasil está fazendo em mídia na TV GLOBO (que não é barato!), visando alavancar a imagem do automóvel sedã Prisma, mais novo integrante da família Chevrolet. Vamos ver se vai colher bons frutos.

Chery

[fernandosiqueirarn@gmail.com]

A SAEL, concessionária BMW em Natal, confirma que a marca alemã iniciou as vendas do novo Série 6 Gran Coupé. O cupê de 4 portas tem motor turbo 3.0, 6cc e 320 cv de potência. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e chega a 250 km/h de final. O modelo é um banho de tecnologia, luxo e desempenho. Destaque para o sistema Start/Stop, que desliga o motor durante as paradas no trânsito.

Trânsito Livre

BMW Coupé

A Chery Brasil foi habilitada no novo regime automotivo do País. Agora, ela pode vender e fabricar carros em nosso território e investir no desenvolvimento de tecnologias que priorizem a segurança, a eficiência e a qualidade, sem descurar o meio ambiente. Está construindo fábrica em Jacareí (SP)

Apesar de ter assinado, há 2 anos, contrato para importar e distribuir os automóveis da marca Gelly no Brasil, só agora José L. Gandini, presidente da Kia Motors, decidiu trazer a marca para o nosso mercado, no segundo semestre. É que a empresa chinesa decidiu fabricar 2 modelos no Uruguai e instalar uma unidade industrial também no Brasil. Os carros serão: um hatch e outro sedã.

Lançamentos Quem apostou que os lançamentos de carros no Brasil iriam diminuir neste 1º- semestre, perdeu feio. As montadoras não param de apresentar ao mercado novos produtos e novos "face lifts". Uma loucura, a imprensa não tem descanso.

A3 Sedã A Audi revelou, dia 2, a versão sedã do "A3", através do seu canal Audi Media TV. O carro esteve no Salão de Genebra de 2011, como Conceito. Tinha motor 2,5, de 408 cv e 50 kgfm de torque. A revelação ocorre no momento em que o carro "CLA" chega ao mercado como um dos principais lançamentos da Mercedes-Benz em 2013.

Acidente mais caro A polícia do Japão divulgou, semana passada, que pretende cobrar R$ 8 milhões de 10 motoristas presentes em um acidente ocorrido em 2011 na província de Yamazuchi. A colisão foi apelidada pela imprensa do país como o acidente mais caro do mundo, pois o "engavetamento" envolveu 14 carros de luxo, entre eles 8 Ferraris, uma Lamborghini e 3 Mercedes-Benz.

Novidade O Urban SUV Concept, exibido no stand da Honda no Salão de Detroit (USA) como protótipo (foto acima), será produzido no Brasil em 2014, na planta de Sumaré (SP). O câmbio CVT pode ser um dos atrativos do utilitário, cujas linhas serão praticamente às do carro-conceito exposto nos Estados Unidos.

HB20S: o mais completo da Hyundai « SEDAN » O primeiro automóvel três-volumes compacto da Hyundai, com produção nacional, apresenta design que consagrou os sedans da marca no Brasil. O modelo se encontra em exposição na Orient Natal FOTOS: DIVULGAÇÃO

P

ensando no consumidor que não abre mão do espaço, e busca o melhor em estilo, segurança e inovação para a sua família, a Hyundai apresenta o HB20S, sedan compacto que chegou à Orient, concessionária Hyundai Motor Brasil em Natal esta semana. O modelo traz como diferenciais o reconhecido design da marca e um pacote de equipamentos de série sem igual no mercado.

A traseira do sedan da Hyundai Motors do Brasil, a semelhança do HB20 (hatch) é muito interessante

Por dentro do HB20S O HB20S oferecerá um interessante pacote de itens de série, com áudio Hyundai BTH com comandos no volante, direção hidráulica, ar condicionado com filtro de ar, duplo airbag frontal, fixações ISOFIX®, trava e vidros elétricos, computador de bordo, alarme, console central com porta-objetos, gaveta sob o banco do motorista e banco do motorista com ajuste de altura. O áudio Hyundai BTH conta com rádio 2 DIN com função MP3 player, Bluetooth® com áudio streaming, conexões USB/AUX frontal, comando de áudio e Bluetooth® no volante, 4 alto-falantes e uma discreta micro-antena no teto. O interior do HB20S mantém a essência dos modelos da família HB, preservando a modernidade, a sofisticação, o conforto e a praticidade. O sedan conta com saídas de ar, maçanetas internas e moldura do câmbio pintadas na cor prata. Nas versões Comfort Style e Premium, o botão do freio de mão e as saídas de ar possuem detalhes cromados. Além disso, o HB20S

O HB20S é um automóvel de linhas harmoniosas, que chamará a atenção no trânsito

O público consumidor de sedans compactos tem razões muito racionais para adquirir um carro” CASSIO PAGLIARINI diretor de marketing da Hyundai Motor Brasil

vem com o Supervision Cluster, painel de instrumentos que fornece leitura clara e direta e é acionado ao girar a chave, sem a necessidade de acender os faróis. Os motores que vão equipar o sedan são os Flex 1.0 de 12v, três cilindros, de 80cv; e 1.6 de 16v, quatro cilindros, de 128 cv - o mais potente da categoria - ambos com comando de válvula variável (CVVT), garantindo maior potência, torque e economia de combustível. O 1.0 que equipa a família HB20 recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem, e o 1.6, a nota B. O HB20S estará disponível nas versões Comfort Plus 1.0, Comfort Style 1.0, Comfort Plus 1.6, Comfort Style 1.6, (manual e automático), e Premium 1.6,

(manual e automático). As cores sólidas disponíveis são branco e preto, as metálicas são prata e cinza; e há ainda a opção do azul perolizado. Desenvolvido especialmente para o mercado nacional, o terceiro membro da linha HB traz o design dos sedans já consagrados da marca. Assim como no modelo hatch, o HB20S chama a atenção por sua frente esportiva e agressiva, trazendo grade dianteira em formato hexagonal e faróis com moldura negra ou prateada, que dão ao carro um ar de esportividade e sofisticação . Seguindo a filosofia de Escultura Fluida da Hyundai, o veículo se destaca por sua lateral dinâmica com linha de cintura elevada, lanternas traseiras que in-

vadem a lateral do carro e linhas de design que fazem a perfeita integração do porta-malas com o resto da carroceria. Uma moldura cromada localizada na tampa do porta-malas e um aerofólio totalmente integrado conferem um visual ao mesmo tempo elegante e esportivo.

Público-alvo e mercado O HB20S é destinado a consumidores que valorizam espaço interno, conforto e confiabilidade, sem abrir mão de modernidade e estilo. Itens como porta-malas, equipamentos de série e acabamento também são valorizados pelos compradores dos sedans compactos, cuja maioria é do sexo masculino e tem ao menos um filho. O mercado brasileiro de se-

dans compactos cresce ano a ano e representa 24% do total de automóveis comercializados no segmento B no país. Em 2012, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), foram emplacados mais de 580 mil unidades de sedans dessa categoria no Brasil. "O público consumidor de sedans compactos tem razões muito racionais para adquirir um carro. Nosso objetivo com o HBS20 é entregar um carro com excelente custo benefício, agregando o design Hyundai, tecnologia de ponta, amplo pacote de itens de série e acabamento superior ao oferecido hoje pelo mercado", afirma Cassio Pagliarini, diretor de Marketing da Hyundai Motor Brasil.


ESPETÁCULOS

NO FACEBOOK

NOVIDADES NA TELINHA

Paixão de Cristo será encenada em Ponta Negra e São Gonçalo do Amarante. PÁGINA 4

Você gosta de teatro? Então participe da enquete no canal da TRIBUNA DO NORTE.

Facebook/tribunadonorte

Na próxima terça-feira, Fox estreia produção brasileira de terror: “Contos do Edgar”, inspirada na obra de Edgar Alan Poe. PÁGINA 2

NOVA TEMPORADA DA SÉRIE DE MAGIA GAME OF THRONES ESTREIA DOMINGO. PÁGINA 3

BLOG AO PONTO

Quatro receitas de bacalhau para quem vai se aventurar na cozinha nesta Semana Santa.

tribunadonorte.com.br/aoponto

viver Editora: Cinthia Lopes [cinthialopes@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 29 de março de 2013

Imprimindo

Vem por aí...

memórias

FRANKIE MARCONE

Franklin Jorge: livros de memória e entrevistas Entre os títulos no prelo da Manimbu, dois são do escritor e jornalista Franklin Jorge: “Assu Mitologias e Vivências”, que resultou de uma série de matérias feitas para a TN, nos anos 1970. “São 200 anos de história que ficaram gravadas no imaginário coletivo", comenta. Já em “Gente de Ouro”, ele reúne conversas com gente simples como parteiras e agricultores. “Escrevo vários livros ao mesmo tempo”.

Gráfica e Editora Manimbu (FJA) tem como meta lançar cerca de 20 novos livros da Coleção Cultura Potiguar até o fim do ano. O edital público para acolher projetos editoriais segue aberto em fluxo contínuo, mas para publicação a partir de 2014 JOÃO MARIA ALVES

YUNO SILVA

ADRIANO ABREU

repórter

A

ntes esquecida em gavetas ou empoeirando nas estantes, parte importante da memória do norte-riograndense volta a ganhar o devido registro com a retomada das publicações de livros pela gráfica e editora Manimbu. Desde 2011, as duas novas impressoras off-sets já rodaram cerca de 20 livros e praticamente todo o material gráfico utilizado pela Fundação José Augusto – inclusive impressos coloridos, um feito para quem operou ‘monocromaticamente’ até o início de 2009. Este ano, a meta é materializar mais 18 títulos da Coleção Cultura Potiguar e outros tantos livretos de cordel da Coleção Chico Traíra. Os dois primeiros livros da safra 2013 foram lançados durante o Dia da Poesia: “Um canto conforme a noite”, do jovem poeta Yuri Hícaro; e “Natal, poemas e canções”, do veterano Diógenes da Cunha Lima. As coleções fazem parte da política editorial adotada pelo Governo Estadual, que passou a acolher propostas editoriais através dos editais Cultura Publicações (02/2011) e Chico Traíra (021/2012). Ambos são de fluxo contínuo, abertos permanentemente para autores interessados em passar as ideias para o papel. Vale frisar que os livros devem ser encaminhados devidamente revisados e diagramados, prontos para impressão. “As obras selecionadas tem tiragem inicial de 500 exemplares, impressas sem custo para o autor, sendo 60% destinados à bibliotecas públicas e distribuição gratuita durante eventos específicos”, informou Socorro Soares, designer da Manimbu e atual diretora. Socorro contou que o espaço físico da gráfica está sendo readequado para acomodar melhor a reserva técnica e os departamentos. “Temos um acervo ri-

O centenário da valsa Royal Cinema No mês de julho, o professor e pesquisador Cláudio Galvão lança título sobre a valsa valsa “Royal Cinema”, de Tonheca Dantas; e em novembro livro com entrevistas concedidas nos anos 1970 à FJA. “As entrevistas fizeram parte de um projeto idealizado por Sanderson Negreiros. Neste volume comento as entrevistas (todas transcritas) de Sílvio Caldas, Paulo Tapajós, Glorinha Oliveira e Grácio Barbalho”.

ALEX REGIS

Gonzagão e suas andanças pelo RN

Segundo Socorro Soares, a capacidade da Manimbu é de 500 livros de 200 páginas a cada três dias

ì

Coleção Cultura Potiguar

Coleção Chico Traíra

Através de edital, a gráfica vai rodar, em 2013, 22 livros entre obras de pesquisas, biografias, poesia e prosa. O edital está disponível no www.cultura.rn.gov.br.

O conselho editorial da Manimbu estabeleceu cotas para atender a demanda, sendo 10% das publicações destinadas aos novos autores; 20% para obras inéditas de escritores consagrados; 15% para reedições de obras fundamentais da literatura potiguar; 15% de trabalhos e pesquisas; outros 20% paraestudos vinculados ao Centro de Pesquisa Juvenal Lamartine (Cepejul); 10% HQs; e 10% para cordeis. A tiragem de cada título é de 500 exemplares.

A previsão deste ano é publicar 12 cordéis, com tiragem de mil exemplares cada, selecionados a partir de edital público. Podem se inscrever autores potiguares e de outros estados, desde de que comprovem residência há pelo menos dois anos no RN. A tiragem é distribuída da seguinte forma: o autor fica com 60% dos exemplares; o xilogravador com 10% e os 30% restantes ficam no arquivo da FJA e do Centro de Pesquisa Juvenal Lamartine (Cepejul).

quíssimo, algumas raridades dos anos 1970 e 80, mas muitos foram jogados fora por problemas na armazenagem”. As off-sets coloridas não são top de linha, hoje a capacidade média de produção da gráfica e editora é de 500 livros (com cerca de 200 páginas) a cada três dias, mas são bem mais mo-

dernas que o restante do parque gráfico e demais equipamentos: as guilhotinas são manuais e seguem funcionando, mas as rotativas antigas estão paradas porém permanecem na convivência dos cerca de 22 funcionários da Manimbu. O serviço de colagem é terceirizado: “Fazemos da arte da capa e

diagramação até a impressão, qualquer serviço extra tem que ser contratado por fora”, explicou a diretora.

QUEM Com 47 anos, a Gráfica Manimbu vem desenvolvendo uma política editorial desde 2012, sob a direção de Socorro Soares, designer e diretora.

O QUE

+

PAGINA 3 Destaque para o sertão na Coleção Cultura Potiguar.

Luiz Gonzaga e suas conexões no RN serão ressaltadas no livro de Leide Câmara, que tece colcha com referências e parcerias colecionadas pelo Rei do Baião em terras potiguares. “Faço um apanhado detalhado dessas conexões, onde abordo o tema de diferentes ângulos. Também terá um capítulo falando sobre biografias, cruzando informações e desfazendo série de controvérsias”, explicou a autora.


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR LUIZA DANTAS/CZN

Novos rumos

Operação reação

O sucesso de um personagem traz o ônus e o bônus da fama. No ar em “Flor do Caribe” como a romântica Taís, Débora Nascimento tenta se desvirtuar da exuberante Tessália de ‘’Avenida Brasil’’, que a projetou na televisão no último ano. A atriz acredita que, aos poucos, o público vá se acostumar com os novos papéis. “As pessoas já me chamam de Débora na rua. É ótimo isso. Já tem uma desassociação da personagem comigo”, aponta ela, que não cria nenhuma expectativa em relação a alcançar o sucesso do folhetim de João Emanuel Carneiro. “É uma oportunidade de ouro. Essa personagem é bem diferente da Tessália. Então, é o melhor trabalho que eu poderia fazer neste momento”, completa. Em sua primeira novela de Walther Negrão, Débora comemora a sintonia entre sua atuação e o texto do autor. Acostumada a não ler o capítulo inteiro, a atriz ressalta que, pela primeira

Em “Balacobaco”, Taís, papel de Letícia Medina, tem certeza de que Norberto, interpretado por Bruno Ferrari, está vivo e grava um vídeo para a internet, onde o denuncia e pede informações sobre seu paradeiro. A repercussão é imensa, mas o resultado não é exatamente o que a adolescente esperava. Ao assistir o vídeo, o vilão tem um ataque de fúria e planeja fazer a menina sofrer. Nos capítulos seguintes, ele irá sequestrar Taís e mantê-la como refém em um cativeiro. A cena irá ao ar nesta sexta. Em sua reta final, o desfecho da trama de Gisele Joras vai ao ar no final de maio.

Participações

vez, está indo além de suas falas. “A trama é incrível. É um texto que cabe na boca, muito bem escrito e

desenhado”, valoriza ela, que não passou por grandes mudanças de caracterização entre um trabalho e outro.

Angélica voltou com todo o gás para a nova temporada do “Estrelas”. Essa semana, a apresentadora gravou com o cantor Thiaguinho e sua mãe. A participação deve ir ao ar em breve.

Na frente Mesmo com a temporada atual

« NOVELAS » JOÃO MIGUEL JR

estendida, a produção para a próxima fase de “Malhação” já começou. Com direção de núcleo de Dennis Carvalho, a história é protagonizada pelos personagens Anita e Ben, que passam a morar juntos quando a mãe da garota e o pai do menino, Vera e Ronaldo, respectivamente, se casam. Os jovens têm uma empatia imediata, mas logo Anita se descobre apaixonada por Ben que, por sua vez, está muito feliz por ter encontrado a irmã que sempre sonhou ter.

Ela fica O SBT desmentiu que a apresentadora Sônia Abrão teria falado em seu programa que Christina Rocha estaria deixando a emissora. Segundo comunicado oficial, a apresentadora do “Quem Convence Ganha Mais” e “Casos de Família” está muito feliz e não pretende deixar o canal. Christina comandará, na próxima segunda, a nova temporada e inédita do programa ‘’Casos de Família’’.

editora

Flor do Caribe: Cassiano consegue ligar para casa e fala com Chico

Salve Jorge: Helô avisa a Lucimar que ninguém pode saber sobre Morena

Malhação Globo 17h30

mansão de mãos dadas com Nando.

Carrossel SBT 20h30 Paulo e Abelardo sonham que seguem dois piratas para pegar os tesouros deles. Abelardo é capturado pelos piratas, e Paulo salva o amigo. Eles acham o tesouro dos piratas, com mensagens que remetem à família. Quando acordam do sonho, decidem voltar para suas casas.

Alberto se declara para Ester. Yvete diz a Alberto que gostaria de ser sua secretária particular. Cassiano é escalado para pilotar o avião que levará Dom Rafael e família para a apresentação de Cristal. Cristal se interessa por Cassiano. Cassiano consegue ligar para casa e fala com Chico.

Salve Jorge Globo 21h Lucimar e Morena se abraçam. Helô avisa a Lucimar que ninguém pode saber sobre Morena. Lucimar anuncia para a comunidade que o exame de DNA deu negativo. Júnior descobre que Morena não morreu. Lívia vai à casa de Theo. Wanda liga para Nunes.

Balacobaco Record, 22h10

Guerra dos Sexos Globo 19h Nando teme ter que sair da ilha. Felipe conta a Fábio que Carolina está grávida. Carolina se faz de vítima para Felipe e acaba revelando que Analú armou o sumiço de Nando. Juliana e Nando são resgatados da ilha. Juliana entra na

★★★

Amanhã, o “Programa Raul Gil” recebe a cantora Gaby Amarantos em seu programa. ★★★

O “Caldeirão do Huck” estreia, amanhã, seu novo cenário para a temporada 2013

Na estreia de “Contos do Edgar” e final de temporada de “The Walking Dead”, Fox deve liderar audiência

MATHEUS CABRAL

REPRODUÇÃO

Flor do Caribe Globo 18h

Foi mal A overdose dos participantes do “Big Brother Brasil” na programação da Globo. Aparentemente, os três meses de ‘’reality show’’ não foram suficientes para divulgar a produção.

« ESTREIAS » CINTHIA LOPES

Lia grava a conversa de Caixote e Alemão. Ela consegue fugir dos bandidos, mas deixa seu celular no jardim secreto. Axel oferece um emprego a Sal. Rita desabafa com o pai sobre o preconceito que enfrenta. Bruno tem seu carro roubado e é consolado por Fatinha. Marcela desocupa um quarto para Lia.

Foi bem Taumaturgo Ferreira em “José do Egito”. Marcado por personagens tímidos na televisão, o ator mostra uma versatilidade cênica ao encarnar o imponente Potifar.

Norberto diz que vai manter Taís em cárcere privado e exige a colaboração de Fabiana e Arnaud. Isabel conversa com Lucas e conta que Arthur ameaçou Abigail com uma arma. Vitor/Violeta consegue a entrevista exclusiva e descobre que Marcelona é Josefina.

Sim, você é um Walking Dead maníaco. E na próxima terça-feira, dia 2 de abril, estará às 22h30 com os olhos grudados na tevê para assistir ao desfecho de Prison vs Woodbury em “Welcome To The Tombs”. O motivo é justo. Trata-se do último capítulo da terceira temporada da série, quando se espera um final eletrizante que ponha um remate na desavença entre o lunático Governador ( líder de uma vila protegida por muros e barricas, batizada de Woodbury) e Rick Grimes com seus filhos (um deles recém-nascido) e companheiros sobreviventes, que tentam transformar uma cadeia abandonada em lar. A torcida é para os “mocinhos”, mas há grandes chances de um final melancólico, com baixas de personagens importantes. Os mais ansiosos ainda vão poder se antecipar dia 31 de março e assistir ao capítulo exibido nos EUA, pois pode ser baixado online. Através da rastag #walkingdeadday também pode-se acompanhar via twitter. Enfim, os zumbis estão na moda. The Walking Dead é um dos maiores fenômenos da televisão. Nos EUA, uma média de 10,1 milhões de espectadores vem acompanhando a segunda parte da terceira temporada. O índice foi considerado recorde da produção do canal AMC, que exibe a série. No Brasil, é exibida pela Fox, todas as terça-feiras às 22h30 e já compete com canais abertos como Globo, SBT, Record e Band, chegando ao 5º lugar em média de audiência com as emissoras de grande alcance [são dados divulgados da primeira parte da 3ª temporada que terminou em dezembro passado]. O seriado é exibido aqui apenas dois dias depois que o capítulo passa nos EUA. Atualmente, é a série dramática mais vista da TV por assinatura e foi premiada com o Emmy (Melhor Maquiagem), além de ter recebido indicação ao Globo de Ouro (Série de drama) e outros prêmios concedidos à produções de tv. Mas por que tudo isso? inspirada em uma série de

quadrinhos, The Walking Dead conta a história dos meses e anos seguintes a um apocalipse zumbi e gira em torno de um grupo de sobreviventes liderados pelo policial Rick Grimes (Andrew Lincoln) que viajam em busca de um lugar seguro para viver. A série foge do enredo frequente nessas produções de terror — zumbis gosmentos com fome e pessoas histéricas. Isso até tem. Mas discute drama da sobrevivência sob muitos aspectos. As relações humanas, questões íntimas como amor, traição, ódio, amadurecimento, religião e loucura. Uma boa produção com personagens parcantes. Contos do Edgar bota mais suspense A estratégia da Fox é de fato atrair o espectador mais cedo. Antes da saga zumbi, às 22h15 o canal exibe o episódio especial de estreia da produção

original brasileira “Contos do Edgar”. Filmada em São Paulo, a série traz a adaptação de contos do escritor norte-americano Edgar Allan Poe para a realidade atual, com a atmosfera de suspense e terror presente nos textos do autor. A atração é uma co-produção da FOX com a O2 Filmes e tem produção de Fernando Meirelles com Direção Geral de Pedro Morelli. Em vez de castelos e casas assombradas, as locações de “Contos do Edgar” são realistas: antigos apartamentos do centro da cidade, oficinas mecânicas, botecos, cemitérios, etc., retratando o lado underground de São Paulo. “O tom sombrio é balanceado por leves pitadas de humor, dando a algumas cenas pesadas e carregadas de tensão certa ironia como pano de fundo”, explica Pedro Morelli, diretor geral e criador da série. Outra característica da obra de Poe, a narração em primeira pessoa, também foi mantida na série, por meio do protagonista Edgar (Marcos de Andrade), um paulistano que teve a vida desmoronada quando seu bar foi lacrado pela prefeitura e sua mulher, Lenora, desapareceu. Recebeu ajuda de um amigo de infância, Fortunato (Danilo Grangheia), dono da dedetizadora DDT Nunca Mais, onde Edgar trabalha e mora – mas desconfia que Fortunato está envolvido com o desaparecimento de Lenora. O episódio d“Berê”, é uma adaptação do conto “Berenice” e tem a participação especial de Gaby Amarantos no papel da protagonista, uma cantora que sofre de falta de autoestima por conta de seus dentes feios. Seu primo, Cícero (Maurício de Barros), paga a troca dos dentes e do dia pra noite fica fascinado por eles. Sua obsessão é tamanha que, depois de constatada uma infecção, impede a remoção dos dentes, pondo em risco a vida de Berê. A história é narrada por Edgar, que no início do episódio é convocado a combater uma infestação de ratos na boate onde Berê faz seus shows. A terça-feira se completa com episódio de Os Simpsons, inspirado na série The Walking Dead. Agora é preparar a pipoca. (com informações da Fox).

« DESTAQUES DE HOJE »

Festival Lollapalooza ao vivo a partir de hoje - 15h15, Multishow Trinta câmeras em quatro palcos, sete gruas, mais de 200 pessoas na equipe, quatro unidades móveis de vídeo em HD e oito horas por dia no ar. Esses são os números da transmissão do Lollapalooza no Multishow. De hoje a domingo, o canal levará ao ar com exclusividade os shows dos palcos Cidade Jardim e Butantã, que também serão transmitidos na web, no multishow.com.br. O site ainda exibirá as apresentações dos artistas dos palcos Perry e Alternativo.

A Paixão de Cristo de Mel Gibson - 22h30, Fox O polêmico filme de Mel Gibson narra as últimas horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser espancado pelos seus captores, o profeta é entregue ao governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), para que seja julgado. Boa parte da população pede que Jesus seja crucificado.

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Áries 21/03 a 20/04 Fim de semana vem chegando com um pique mais calmo. Você já pode se programar para atividades domésticas e familiares, contando com um pouco de estabilidade. No amor, faltam brilho e criatividade —mas sobram segurança e compromisso.

Touro 21/04 a 20/05 O astral de hoje reforça as relações sérias, a busca por fidelidade. Você está tão aberto para isto que vibra nessa frequência. Sol, Vênus, Urano e Marte em Áries trazem inquietude, e é bom você encarar sua necessidade de ser um pouco mais livre.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Esta tem sido uma semana de altos e baixos. Você pode não saber para onde está indo nem o que será de tanto imprevisto. Mas hoje há um intervalo e você pode colocar ordem nas finanças, resolver assuntos médicos e acabar com tarefas pendentes.

Câncer 21/06 a 21/07 Um pouco de paciência? Se alguém lhe pede isso nestes dias, só pode ser maluco. Hoje, aproveite o embalo mais tranquilinho para curtir o seu amor. Vai dar até para respirar e esquecer por um fim de semana as surpresas da família e do trabalho.

Cinema de Páscoa exibe Spartacus, Rei dos Reis e Ben-Hur - 14h, TCM Para marcar a Páscoa em 2013, o TCM exibe clássicos do cinema ambientados no período ou contexto que originou a data. De hoje até domingo, serão exibidos Spartacus (29), O Rei dos Reis (30) e BenHur (31). O clássico de hoje, Spartacus (1960) foi dirigido por Stanley Kubrick, e vencedor de quatro Oscars. A produção leva o nome do escravo insurgente, vivido por Kirk Douglas, que lidera uma grande rebelião contra o decadente Império Romano.

FOTOS: INTERNET

Aparecida, O Milagre estreia na tevê - 16h05, TV Globo Dirigido por Tizuka Yamasaki, filme conta a história do menino Marcos, devoto de Nossa Senhora Aparecida, que vive uma infância humilde ao lado dos pais. Contudo, a morte do pai em um acidente na basílica que tanto amava provoca uma dupla perda: da familia e da fé. Após 35 anos, Marcos é um empresário de sucesso, mas um pai distante e frio. Quando seu filho sofre um acidente, ele relembra a infância ao lado do pai, buscando forças na devoção e na fé. Com: Murilo Rosa, Jonatas Faro.

O Rei da munganga 22h30, TV Brasil Documentário acompanha uma turnê do cantor e compositor Genival Lacerda, aclamado rei pelos amantes do forró de todo o país. O filme acompanha o cantor por importantes centros do nordeste, além de apresentar depoimentos de personalidades da cultura popular regional, como Dominguinhos e Elba Ramalho. Nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 1931, Genival Lacerda acumula no currículo sucessos como Severina, Xique Xique, De quem é esse jegue?.

Destaque para medidas do governo que estabilizam seu poder

Leão 22/07 a 22/08 Um bom (e necessário) papo sobre as dívidas que esperam ser pagas e você fecha com sucesso uma negociação difícil. Lua e Saturno juntinhos em Escorpião fecham um ciclo em família. O tempo passa —fale disso com seu amor e filhos.

Virgem 23/08 a 22/09 Cenário astral conturbado impõe escolhas prementes, apressadas, nos últimos dias. A onda ainda não passou! Mas hoje alguém dá notícia sobre algo que o interessa e assim você comprova uma suspeita. Mergulhos profundos nas emoções.

Libra 23/09 a 22/10 Parcerias em momento de oscilação —tudo deve ser esperado de sócios, clientes ou parceiros que não conseguem prometer nada. Libereos de compromissos! Certezas de amor você pode ter —e uma decisão será tomada porque já tem a devida experiência.

Escorpião 23/10 21/11 Hoje, com a Lua e Saturno em seu signo, o essencial é respeitar seus limites. Alguém próximo e querido é quem lhe ajudará nisso. Um filho, por exemplo, será um porto seguro. No amor, abrir seu coração poderá aliviar o peso e a responsabilidade.

Sagitário 22/11 a 21/12 Devoção e doação —você tem de continuar dando a mão para um parente querido que anda meio perdido. Sol, Vênus, Urano e Marte liberam altas ondas de paixão. Um pouco de esporte entremeado com meditações pode ser a boa pedida a partir da tarde.

Capricórnio 22/12 a 20/01 A semana termina ainda sob o fogo cruzado de um astral dos mais surpreendentes —fazer planos somente hoje pode ser considerado razoável. “Ou vai ou racha” é o clima que envolve a situação familiar e a profissional. Respire fundo hoje e fuja!

Aquário 21/01 a 19/02 As forças astrais alinham-se de um modo polarizado hoje, num xadrez cósmico em que Mercúrio apela para a misericórdia e o Sol clama por revolução. Você entende o clamor de mudança, mas tem de ouvir sua intuição para decidir melhor.

Peixes 20/02 a 20/03 Você pode exercer um papel essencial hoje de intermediário entre quem não quer abdicar do controle e quem sente que um ciclo terminou. Destaque por sua visão ampla, seu poder de síntese. No amor, a variedade e a profundidade estarão presentes.


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

viver

3

O lançamento da 16ª edição da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada - Expofruit está agendado para o dia 04 de abril no Sebrae – Mossoró, às 18h, onde será apresentado todas as novidades desta edição que vem abordando o tema “Exposição os Doces Sabores do Brasil”. Na ocasião, vai rolar uma palestra com o deputado federal Betinho Rosado sobre “Fruticultura e suas Perspectivas”.

Judas

Reggae Longe dos forrobodós da vida, vai rolar uma festa super astral em Tibau neste sabadão, 30, o “I Reggae dos Ancorados” com agito de David Roots e Dj Roberta Lima, às 22h, na Âncora Pousada, próximo ao campo da praia do Ceará.

Bailando A Master Produções assina o baile de formatura dos concluintes do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Mater Christi, que acontecerá amanhã, 30, no Requinte Buffet, com direito a boa música da Radiola Clube e André Luvi. Às 22h.

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

Danielson Santos anuncia que vai rolar maior auê amanhã, 30, no clube Álibi, em Tibau, com a noite “Aleluia” ao som de Renata Falcão e Dj Balinha, a partir das 22h. Levando o “judas”, além de não pagar a senha, ainda concorre a prêmios.

George Azevedo

Fruticultura

Pipa beach A praia de Pipa é o destino de muitos “aviõzeiros” neste feriadão para conferir mais uma edição do “Aviões Beach” que vai rolar amanhã, 30, com do Aviões do Forró, da banda Só na Marosidade (PE) e DJ Biel Carvalho. Que tudo!!!

Marluce Bezerra em momento “Parabéns pra você” ao lado do esposo Reginaldo Lopes e das filhas Rayane e Marina

Na pressão... Espetáculo de sucesso no Sul e Sudeste do país, “Pressão Alta” do ator carioca Raull Gazolla chega a Natal. A apresentação será no próximo dia 18, às 21h, no Teatro Riachuelo. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro.

Mais mudanças...

Jardel Litter e suas noivas para Anninha Casar

{

Mais samba... Em Natal a contagem é regressiva para o próximo show de Jorge Aragão na capital. O sambista é atração principal da Praia do Jorge, festa que reunirá muita gente bacana no dia 06 de abril, na Praia Devassa. Também estão escaladas para animar a programação a banda Patusco, de Recife, e os grupos potiguares Tá no Dom e Mesa Doze. Aqui, sim!

Se joga... Dia 12 de abril o Pepper´s Hall inova mais um vez e realiza em Natal a primeira edição da festa “Pepper´s Tronic: a balada dos grandes DJs”. Para a abertura já

Teste seu português TEREZINHA BELOTE CHAMAN

“Devemos imitar o eterno exemplo dos rios: dão suas águas ao mar e nunca ficam vazios”.

V

ocê sabia que uma peneira pode ser feita de verdade? Que também pode ser tecida de bondade? E finalmente, que se pode fazer uma peneira com a necessidade? Pois bem, tentarei provarlhe que sim. Leia com atenção, pese as palavras em seu contexto. Olavo foi transferido de projeto logo no primeiro dia. Para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta: - Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele... Nem chegou a terminar a frase, e o chefe apartou: - Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Que peneiras, chefe? - A primeira, Olavo, é a da verdade. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro? - Não, não tenho não. Como posso saber? O que sei, foi o que me contaram. Mas eu acho que... E novamente Olavo foi interrompido pelo chefe: - Então a sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: é a da bondade. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Claro que não! Deus me livre! - diz Olavo assustado. - Então, continua o chefe, a sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da necessidade. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante? - Não, chefe. Pensando desta forma, vi que não sobrou nada do que eu iria contar

}

- fala Olavo, surpreendido. - Pois é, Olavo! Já pensou como as pessoas seriam bem mais felizes se todos usassem essas peneiras? - diz o chefe sorrindo e continuou: - Da próxima vez que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras: verdade, bondade, necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante. Pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas comuns falam sobre coisas e pessoas mesquinhas falam sobre pessoas. Aproveito a oportunidade para desejar a todos, uma Feliz Páscoa. Teste o seu Português 1 – Qual das frases está adequada? a - O Estados Unidos vão propor novo acordo de Paz. b - O Estados Unidos vai propor novo acordo de Paz. c - Os Estados Unidos vão propor novo acordo de Paz. d - Os Estados Unidos vai propor novo acordo de Paz. 2 – Existe uma ______________ de culturas, em nosso país. a ( ) mixigenação; b ( ) missigenação; c ( ) miscigenação; d ( ) micigenação; e ( ) misigenação. 3 – É muito _________ sua opinião sobre política. a ( ) ortodoxa; b ( ) ortodoquiça; c ( ) ortodoça; d ( ) ortodocsa. 4 – O futebol é um grande ____________ para o povo. a ( ) intreterimento; b ( ) entretenimento;

c ( ) entreterimento; d ( ) intretenimento. 5 – É totalmente __________ escolher ou lavar aquele arroz. a ( ) superflo; b ( ) supérfulo; c ( ) superflu; d ( ) supérfluo. 6 – Comi um delicioso _____________ de salmão. a ( ) escabeche; b ( ) iscabeche; c ( ) escabexe. 7 – Aos domingos, o Carlos passa a manhã toda ___________ na cozinha. a ( ) intertido; b ( ) entretido; c ( ) intretido; d ( ) entertido. 8 – Era um _________saboroso de uvas brancas. a ( ) rasemo; b ( ) rasimo; c ( ) racemo; d ( ) racimo. ATENÇÃO: existem duas respostas corretas. 9 – DEUS é como uma ___________ em nossa vida. a ( ) centelia; b ( ) centelha; c ( ) sentelia; d ( ) sentelha. 10 – No restaurante, nada é feito sem a ________ do “Chef”. a ( ) anuênssia; b ( ) anuênsia; c ( ) anuênscia; d ( ) anuência.

Respostas do Teste o seu Português nº. 279 Resp 3.: a - É muito ortodoxa sua opinião sobre política. Ortodoxa (= radical, inflexível). Resp 2.: c - Existe uma miscigenação de culturas, em nosso país. Miscigenação (= reprodução oriunda de indivíduos de etnias diferentes). Resp 1.: A frase adequada é: c - Os Estados Unidos vão propor novo acordo de Paz. OBS.: Referência com artigo definido, no plural (os). Concordância no plural.

Resp 7.: b - Aos domingos, o Carlos passa a manhã toda entretido na cozinha. Resp 6.: a - Comi um delicioso escabeche de salmão. Escabeche (= molho ou conserva de vinagre e temperos para carne ou peixe). Resp 4.: b - O futebol é um grande entretenimento para o povo. Entretenimento (= diversão, distração). Resp 5.: d - É totalmente supérfluo escolher ou lavar aquele arroz. Supérfluo (= inútil, desnecessário).

Resp 10.: d - No restaurante, nada é feito sem a anuência do “Chef”. Anuência (= consentimento, concordância, aprovação). Resp 9.: b - DEUS é como uma centelha em nossa vida. Centelha (= faísca, lampejo). Resp 8.: c – d - Era um racemo ou racimo saboroso de uvas brancas. Racemo ou racimo (= pequeno cacho) Cf. Borba 2004, à p. 1163. Entretido (= distraído, absorto).

Professora de Língua Portuguesa,com especialização em Lingüística de Texto.Mestre em Comunicação pela Unesp de Bauru e doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, jornalista e produtora do quadro "Teste o seu Português",Programa Mestre-Cuca - da CNT.Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP).

está confirmada entre as atrações a DJ curitibana Ale Rauen, uma das DJs mais requisitadas do Brasil. Guarde esta data e prepare-se.

Para a temporada de lançamentos do verão 2013-2014 do Fashion Rio, tudo volta a acontecer num “velho” e agradabilíssimo lugar: A Marina da Glória. Isso mesmo, o evento que estava ancorado no Piér Mauá retorna ao seu lugar de origem e está agendado para acontecer entre 15 e 19 de abril.

Outra grande novidade é o Salão Bossa Nova de Moda e Negócios, que vem a ser a união da rodada de negócios do Fashion Rio e Rioà-Porter, e para essa edição em especial, o evento acontece entre 14 e 17 de maio, devendo voltar a ser realizado paralelo ao Fashion Rio nos lançamentos de outo inverno 2014, em novembro.

» RAIO X » eee O Hotel Villa Oeste preparou um super jantar de Páscoa com uma variedade de saladas,peixes,frutos do mar e muito mais.Hoje,sexta-feira da Paixão,a partir das 20h.Reservas através d (84) 3323-0300. eee Para o almoço de Páscoa no próximo domingo,31,a bacana Neves Li Causi preparou surpresinhas no restaurante Trattoria,no centro e Nova Betânia.Fez parceria com a Vinhedos Distribuidora e oferecerão aos seus clientes além de vasto e saboroso cardápio pascal,alguns vinhos para serem apreciados junto à refeição em família. eee Hoje é dia de enviar os parabéns para Walter da Fonseca Júnior,Paulinha Dutra.Regina Gadelha e Maria José Batista,pela passagem do aniversário. eee Antecipamos os parabéns para Mizomar Falcão,Andrea Costa de Holanda, Carol Schenfert,Junior Xavier e Maria Odete Rosado,aniversariantes de 30 de março.

A batalha dos tronos está de volta no próximo domingo « SERIAL » Inspirada em fantasia épica de George

Martin, Game of Thrones estreia 3ª temporada no Brasil dia 31, simultaneamente com Estados Unidos DIVULGAÇÃO

A

batalha pelo Trono de Ferro, entre as famílias que dominam os Sete Reinos de Westeros, continua na terceira temporada da série original da HBO, Game of Thrones. Ganhadora de dois Emmys em 2011 e seis Globos de Ouro em 2012, a série se baseia nos famosos livros de fantasia épica “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R.R. Martin. A HBO Latin America estreia a nova temporada da série simultaneamente com os Estados Unidos, no próximo dia 31 de março. Muitos dos acontecimentos das duas primeiras temporadas terminam de maneira violenta e com vários protagonistas enfrentando seus destinos. Novos inimigos surgem de lugares inesperados e todos querem conquistar o Trono de Ferro. Antigos e novos personagens precisam lidar com as exigências das famílias, questões de honra, ambição e amor e, acima de tudo tentar sobreviver diante da guerra civil que se aproxima de Westeros, junto com o outono, e na qual qualquer um pode morrer.

Starks versus Lannisters A família Lannister mantém o domínio de King’s Landing após rejeitar o exército de Stannis Baratheon (irmão do falecido rei Robert); Robb Stark - Rei do Norte - ainda controla grande parte do sul sem ter perdido nenhuma batalha. No norte, Mance Rayder (novo personagem interpretado

Personagem Daenerys Targaryen forma seu exército

por Ciarán Hinds) reuniu os bárbaros e criou o maior exército já visto em Westeros. Eles pretendem marchar rumo ao sul e escalar a Muralha, e só existe a Patrulha da Noite entre eles e os Sete Reinos. Em Narrow Sea, Daenerys Targaryen e seus três dragões partem em direção à baía Slaver em busca de barcos e aliados para reconquistar seu lar. Nessa terceira temporada, a série conta com novos personagens como Diana Rigg no papel de Lady Olenna Tyrell; Mackenzie Crook como Orell; Clive Russell como Bryndon “The Blackfish” Tully; Nathalie Emannuel como Missandei; Kerry Ingram como Shireen Baratheon; Paul Kaye como Thoros of Myr; Thomas Brodie-Sangster como Jo-

jen Reed; Ellie Kendrick como Meera Reed, entre outros. Estão de volta também o ganhador do Globo de Ouro e do Emmy, Peter Dinklage (Tyrion Lannister), Lena Headey (Cersei Lannister), Michelle Fairley (Catelyn Stark), Emilia Clarke (Daenerys Targaryen), Nikolaj Coster-Waldau (Jaime Lannister), entre outros. Composta por dez episódios de uma hora de duração cada um, Game of Thrones conta com a produção executiva de David Benioff, D.B. Weiss, Carolyn Strauss, Frank Doelger, Bernadette Caulfield. Entre os produtores estão também George R.R. Martin, Vanessa Taylor, Alan Taylor, Guymon Casady, Vince Gerardis, Christopher Newman e Greg Spence.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013 BLOGJOTAOLIVEIRA

Abraços com vivas de felicidades para a amiga Rosane Soares que, de bem com a vida e em plena forma, completa hoje 5.1. Também em nova primavera hoje, com os vivas da coluna empresário grupo Redenção Joaci Potiguar, médico Kleber Morais, Fábio Henrique Lima de Almeida. Neste sábado, 30, vivas antecipados para a arquiteta Gracinha Madruga, Michelle Elali, o advogado Rodrigo Dantas, maquiador Tácio Melo, a amiga e exsecretária deste colunista por muitos anos, Quézia de Andrade Sena.

Nas páginas Da revista ISTOÉ desta semana matéria com Débora Seabra, primeira professora, formada em nível médio, com síndrome de Down no país. Nas linhas, sua história de superação, preconceito e luta pela inclusão dos portadores no mercado de trabalho. Nossos aplausos para um exemplo da causa tão bem representado pela amiga Débora de quem somos amigos.

Cindra enche de mimos o muso aniversariante Joaci Potiguar

Em noite de vivas: Maria do Carmo, Veruska Borges, Dóris Macedo, Edna Galvão e Beta Almeida WELLINGTON BARBOSA

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Parabéns!

Jota Oliveira

Vivas para os + queridos Lauro Herculano/Rosane. Ela rasgando folhinha

Circulando Em clima de véspera de feriado, formavam mesas a dois, no Cascudo Bistrô da Praça das Flores, noite de quarta, os casais Bebeta/Amaro Jordão, Uianê/Artêmio Azevedo. Prazer em reencontrá-los.

Independência não é sinônimo de solidão. É sinônimo de honestidade: Estou onde quero, com quem quero e porque quero” (MARTHA MEDEIROS)

Se Ligue! Em nosso blog, na seção GFK: Marcas que podem desaparecer em 2013.> Máquina usa folhas usadas para criar lápis.> Benefícios do chocolate na dieta.> Seleção para profissional de cerveja.> Consumo de refrigerante em queda.>Na seção Fashion: Coleção de Karl Lagerfeld para Melissa tem lançamento antecipado.>Transforme suas unhas.> Pedro Lourenço lança coleção de joias com Swarovski.>

Mérito

Sucesso

O empresário e ex-presidente da FIERN, Flávio Azevedo, recebeu, em Brasília, a Ordem do Mérito Industrial em reconhecimento ao seu destaque no ramo empresarial.

Os organizadores do Rock in Rio não têm do que reclamar. A duas semanas do começo das vendas oficiais, a segunda prévenda de ingressos já esgotou, com mais de 140 mil vendidos. A venda oficial começa em 4 de abril e quem quiser garantir o seu é bom se preparar.

Tutti-Frutti Esse é o nome da nova coleção da joalheria Anna Rocha e Appolinario, que foi apresentada em clima de páscoa. Conhecida pelas joias exuberantes e nada tímidas, as peças misturam pérolas, turmalina rosa, esmeraldas, safiras azuis e incolores. Um deleite aos olhos. Nas páginas da Vogue e na seção fashion do nosso blog, detalhes do lançamento.

A “beleza” de Neymar não é novidade para ninguém, contudo, ela anda sendo questionada nas redes sociais. A frase “Neymar é tão feio que quando nasceu...” entrou nos Trending Topics do Twitter. Veja as respostas em nosso blog.

JOÃO MARIA ALVES

ì QUEM Edições de Oswaldo Lamartine ficaram a cargo de Mário Ivo Cavalcanti, Vicente Serejo, Marize Castro e Giovanni Sérgio.

nua”, organizada pelo médico, escritor e artista plástico Iaperi Araújo. “É um livro iconográfico, com 50 imagens de pinturas de maria do Santíssimo”. O título foi inspirado em um poema de Walmir Ayala, dedicado à artista potiguar quando ela participou de uma ex-

posição no Rio de Janeiro. “Santíssimo usava anilina sobre cartolina e um talo de coqueiro como pincel, a técnica é muito sensível a luz e tenho obras quase transparentes”, revela Araújo, que doou 30 obras de Maria do Santíssimo para a Pi-

ARQUIVO PESSOAL

Beauté

os quatro volumes da coleção “Obra reunida de Oswaldo Lamartine”

Escritor Oswaldo Lamartine (1919-2007) será reeditado

Médico Kleber Morais em idade nova hoje

Depois de atacar os homossexuais e negros, o alvo da vez de Marco Feliciano são os jornalistas. O presidente da Comissão de Direitos Humanos afirmou que a imprensa está ultrapassando o limite e que só fala besteira. - Ele não deve estar gostando das críticas que anda recebendo. Por que será?!

Na semana em que a polêmica sobre o casamento gay foi parar nos tribunais americanos, a revista “Time” publicou edição onde a capa mostra um casal homossexual se beijando, afirmando que a união ganhou. Belo exemplo!

« GRÁFICA » Ponto alto da coleção será lançado em novembro, com

O

Alvo

Apoio

Destaque para o sertão na coleção cultura potiguar ponto alto da Coleção Cultura Potiguar em 2013, de acordo com Isaura Rosado, secretária Extraordinária de Cultura do Estado, será em novembro, com o lançamento dos quatro volumes que compõem a “Obra reunida de Oswaldo Lamartine”. A responsabilidade pela edição do projeto foi dividida entre o publicitário Mário Ivo Cavalcanti, o jornalista Vicente Serejo, a escritora Marize Castro e fotógrafo Giovanni Sérgio. Novembro é o mês de nascimento do sertanista Oswaldo Lamartine de Faria (1919-2007). O conteúdo de cada volume já está definido: o primeiro trará uma compilação de 17 obras publicadas por Lamartine; o segundo reúne material disperso publicado em vários jornais, juntamente com as chamadas “Notas de carregação”; o terceiro volume é pontuado por ensaios de autores convidados para falar sobre a obra do sertanista, e ainda traz a entrevista “Alpendre Acauã” concedida a Serejo, mais cartas trocadas entre Oswaldo e os intelectuais Veríssimo de Melo e Câmara Cascudo. O último volume é recheada por ensaio de Giovanni Sérgio sobre o sertão e imagens de Candinha Bezerra. “Essas fotos vão virar uma exposição”, adiantou Isaura, informando que as publicações este ano estarão atreladas a datas comemorativas. A arte de Maria do Santíssimo (1890-1974) também estará registrada na obra “Canção Ingê-

BLOGJOTAOLIVEIRA

JOÃO NETO

nacoteca do Estado. “A publicação deste livro foi a forma que encontrei para ter como contrapartida da doação”. O título também traz críticas sobre a artista assinada por Roberto Pontual, José Roberto Teixeira Leite, Geraldo Edson de Andrade, Flávio de Aquino e Clarivaldo Prado Valadares. “Todos eles fizeram elogios à pintura primitiva que ela fazia por instinto”. No prelo da Manimbu ainda estão “Marana Pabeima Guerra Infinita”, de Arlindo de Melo Freire; “Os Olhos da Noite”, de Zaíra Caldas; “Arquitetura Tradicional Acari”, de Paulo Heider; “Cabaú do engenho ao casario”, de Margareth Pereira; “Chamas do Passado”, de calazans Fernandes; “Armas e Brasões” de Anadite; “A história de Ó e outras histórias”, de Nadja Lira, “Universidade de Palha: a saga das algas marinhas no litoral do RN”, de Clementino C. Neto; “O sonho de voar”, de Suzana Azevedo Albuquerque; e “Mãe Luíza – a odisséia de uma nação como e por que começou”, de José Bernardo da Silva.

Advogado Rodrigo Dantas rasgando folhinha amanhã

« AGENDA » Paixão de Cristo em Ponta Negra DIVULGAÇÃO

Ponta Negra recebe sua encenação da Paixão de Cristo neste domingo, às 19h30, promovida pela paróquia de Santa Rita de Cássia sob coordenação do grupo de oração Cristo Ressuscitado. O espetáculo tem entrada gratuita e acontece após a missa das 18h, na Praça Tancredo Neves (por trás da Associação de Moradores), com expectativa de reunir cerca de três mil pessoas. A apresentação teatral acontece desde 1995 e tem sido aprimorada e reformulada ao passar dos anos. Entre as novidades deste ano está a estrutura, que contará com três palcos e uma passarela, e mais de 15 cenários.

Atores de S. Gonçalo em cena Os grupos de teatro de São Gonçalo do Amarante vão manter a tradição da Paixão de Cristo. São seis grupos que receberam incentivo cultural da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, e vão mostrar o talento dos artistas locais. Os grupos Gruteg, Gruteu, Coração de Jesus, Tesap, Tesga e o grupo de teatro de Massaranduba têm apresentações agendadas para todo o município e outras cidades do Rio Grande do Norte.

Oficina de desenho na UFRN ADRIANO ABREU

Interessados em desenvolver suas aptidões nas artes plásticas ganham um novo estímulo. O Departamento de Artes da UFRN abre inscrições para a oficina permanente de desenho e aquarela, dirigida ao público externo. Os Módulos são: de 8 de abril à 3 de junho, com o tema “Seguindo a linha, discernindo a forma, descobrindo a cor”. Módulo II, de 5 de agosto à 07 de outubro, vai abordar “Pesquisando a composição: a forma e a cor no espaço da criação”; e de 14 de outubro à 09 de dezembro, terá como foco “Libertando a imaginação: recriar o mundo com o seu próprio olhar”. Valor é de R$ 100. Inscrições pelo luiza14@gmail.com ou no Deart-UFRN


+

Geraldo Azevedo, Mônica Jucá, Pluft e outras atrações de lazer

A Pipa vai ferver com Zoom Boxx e Aviões Beach

« PÁGINAS 5 E 9 »

« PÁGINA 8 »

FIM DE SEMANA É UM SUPLEMENTO DA TRIBUNA DO NORTE. NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE.

Natal • Rio Grande do Norte • sexta-feira • 29 de março de 2013

sabores de sexta a domingo Restaurantes e doceiras criam pratos exclusivos para brindar a mesa neste feriadão. PÁGINAS 6 E 7


10

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

FERIADO Cantoria de viola na Redinha A Aplauso Casa Show, na Redinha, recebe neste sábado uma edição do Grande Cantoria em Natal, a partir das 20h, dedicada aos violeiros. O som ficará por conta dos violeiros Sebastião da Silva, Zé Viola e convidados. O evento é promovido pelo programa "Nordeste, a sanfona e a viola", da rádio São Gonçalo FM (87,9). Mais informações pelos 8845-1250 e 88507771.

Circo Grock em Cidade Satélite O Circo Grock está em temporada até abril no prolongamento da avenida Prudente de Morais, na Cidade Satélite. Apresentações às 17h30 e 20h. Os palhaços Espaguete e Ferrugem comandam o espetáculo, juntando humor e apresentações de artistas circenses. Os ingressos custam R$ 20 e 10.

Rastapé põe forró em Ponta Negra O Rastapé segue levantando a poeira em Ponta Negra. Na sexta tem Geandro Bagaceira, Sal e Brasa, Paraíba do Forró, e Moacir do Repente. No sábado será a vez de Fuxiqueiros do Forró, Forró de Cabra Bom, Silva Jr e Moacir do Repente. Entrada: R$20. Rua Aristides Porpino Filho, 2198, Ponta Negra. Tel.: 3219-0181.

Páscoa no Norte Shopping O Norte Shopping segue até o dia 31 a programação de sua Chocofesta, das 17 às 20h, em sua praça de eventos. O espaço tem jogos, brincadeiras, oficinas de pintura, música, filmes. Acesso gratuito. Tel.: 3674-8200.

DJ Alemão agita Pipa

Uma roda

de samba e axé

“Largadinho em Pipa” vai agitar a Sexta-Feira Santa do balneário do litoral sul, das 16 às 22h. O evento reúne os pernambucanos Patusco e Padang, e do RN Somzueira DIVULGAÇÃO

F

esta Uma grande roda de samba, pagode e axé será o clima da festa “Largadinho em Pipa”, que vai agitar a sexta-feira santa do balneário mais badalado do litoral sul das 16 às 22h. O evento reúne as bandas pernambucanas Patusco e Padang, além da potiguar Somzueira, com direito ao DJ Bala soltando o som durante os intervalos. Tudo isso será regado a open bar com cerveja, vodca, jurubeba, refrigerante e água. A festa será realizada num área de 625 metros quadrados preparada com uma estrutura para receber até mil pessoas. O evento ainda vai contar com o estúdio fotográfico Megaflash, para registrar gratuitamente os melhores momentos da balada. Um dos destaques da programação é o Patusco, um dos mais populares grupos de samba de Pernambuco.

Forró e sertanejo no Peppers Hall

Serviço:

A sexta do Peppers Hall será animada por Rogerinho do Acordeon abre a noite, seguido pelo grupo Forró Bom de Verdade, a partir das 22h. No sábado tem diversidade com a dupla Hayner & Fabrício, com muito sertanejo universitário, e depois a banda The Frois (axé, samba, samba- rock, reggae, forró, pop-rock). Onde: Av. Eng. Roberto Freire, 3071, Ponta Negra. Tel.: 3236-2886.

Largadinho in Pipa. Sexta, a partir das 16h. Rua Albacora, 80, centro de Pipa. Entrada: R$200. Tel: 2127-9191.

Pop, Rock e Blues em Ponta Negra

Grupo de percussão Patusco nasceu em Olinda-PE

O Patusco nasceu em Olinda, em 2002, para comemorar o final da Copa de Mundo daquele ano. Mas foi mais longe que isso. É composta por integrantes da bateria do Bloco Anárquico Místico Carnavalesco Patusco, que desfila pelas ladeiras históricas olindenses desde 1962. No repertório tem músicas como “É

hoje”, “Festa colorida”, “Coisinha do pai”, “Fotos”, entre outras. O Padang nasceu em 1995, e firmou com sucesso o pagode na terra do frevo.

Freddy’s investe em carnes e burgers Mais um restaurante vai por a prova a paixão do natalense pelas carnes. Inaugura no dia 8 de abril, no bairro de Petrópolis, o Freddy’s Burger & Steak House, restaurante especializado em hamburgueres e cortes nobres. A casa funcionará na rua Potengi. Freddy’s não é franquia, mas seu conceito vem sendo desen-

A programação dançante prossegue na Ânima Pipa, neste sábado. A casa receberá o som do DJ e produtor alemão Wippenberg, tocando sua mistura de prog house, electro e techno. A noitada terá ainda o projeto potiguar Sax In The House e o DJ Z1 (PE). Os ingressos estão sendo vendidos na Maranello Recepções (Hermes da Fonseca, Tirol), das 11h às 20h. Mais informações pelo 81180123, 8849- 1234 e 81402345.

volvido há mais de um ano pelos proprietários Frederico Lima, Tásia Lopes Barreto e Jozimar Júnior, tendo a consultoria do chef Thiago Gomes. Entre os produtos testados estão as batatas caseiras a hamburgueres, pães e molhos e grelhados, todos com receitas da casa. Como dá para perceber, o restaurante segue o perfil típico

norte-americano. São sanduíches e carnes, saladas e petiscos, grelhados. Entre as receitas de lançamento, o cupcake de hamburguer, costela suína de porco ao barbecue, hamburguer “poseidon” de peixe e no camarão popcorn, uma das atrações exclusivas da casa. O Freddy’s terá dois ambientes e um espaço kids

O projeto “Pop, Rock & Blues” se encerra neste sábado, no Botequim Tá Na Hora, com apresentações das bandas Conhaque com Tequila e Funkaholic. O som começa a partir das 20h. O som do Conhaque mistura Noel Rosa, Benjor, Gonzagão, Los Hermanos, entre outros. Já o Funkaholic vai de clássicos do funk e soul. Entrada: R$15. Onde: Rua Francisco Gurgel, 47, Ponta Negra. Tel.: 2010-0034.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

CINEMA

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

Vai que dá certo (12 anos, nacional) Moviecom 1. Sessões 15h15, 17h15, 19h15 e 21h15 / Cinemark 1. Sessões 11h50 (sex, sáb e dom), 14h, 16h10, 18h10, 20h10, 22h10 (exceto ter e qui) / Cinemark 3. Sessões 17h10, 19h10 e 21h10 O filme narra o reencontro de cinco amigos de adolescência que compartilham a frustração de não terem alcançado o sucesso que projetaram para suas vidas. A possibilidade de recuperar o tempo perdido surge através de uma tentadora e arriscada proposta: o assalto a uma transportadora de valores. O crime (quase) perfeito que prometia transformar suas trajetórias cumpre o seu propósito, mas não exatamente como planejaram. Direção: Maurício Farias ★★★

A busca (12 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 14h50 e 19h30 / Cinemark 3. Sessões 13h e 15h O médico Theo Gadelha (Wagner Moura) é casado, pai do adolescente Pedro (Brás Antunes) e filho de um pai ausente (Lima Duarte). Sua esposa pede a separação, seu filho rejeita sua orientação e a casa da família vai ser posta à venda. Aos poucos constata que seu mundo está desabando, mas nada se compara ao que está por vir: Pedro some de casa pouco antes de completar 15 anos. Theo parte em busca do filho em uma jornada desesperada, que vira um caminho de autoconhecimento, transformações e descobertas. Direção: Luciano Moura ★★★

★ ★ Parker (14 anos, legendado) Moviecom 2. Sessões 17h e 21h40 Parker (Jason Statham) é um ladrão profissional que vive com uma série de regras: não roubar de que não tem e não machucar quem não merece. Mas, em seu mais recente trabalho, sua equipe o trai, rouba sua parte e o deixa para morrer. Movido pelo desejo de vingança, Parker vai até Palm Beach onde a equipe está planejando seu maior roubo. Disfarçado de um texano rico, começa uma parceria com Leslie (Jennifer Lopez), que conhece a área e está com pouco dinheiro, mas é muito bonita, inteligente e ambiciosa. Juntos, eles tentarão derrubar a equipe e pegar o dinheiro, além de saírem limpos. Direção: Taylor Hackford ★ ★ ★ Oz, mágico e poderoso (Livre, dublado e legendado) Moviecom 3. Sessão (leg) 20h30 / Cinemark 4. Sessões (leg) 15h30, 20h40 e

23h40 (sáb) / Cinemark 7. Sessão 3D (dub) 13h Quando Oscar Diggs (James Franco), um inexpressivo mágico de circo de ética duvidosa vai parar na vibrante Terra de Oz acha que tirou a sorte grande, isso até ele encontrar três feiticeiras: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams) não estão convencidas de que ele é o grande mágico anunciado. Envolvido, por tabela, nos problemas épicos que a Terra de Oz e seus habitantes enfrentam, Oscar precisa descobrir quem é bom e quem é mau antes que seja tarde demais. Direção: Sam Raimi

11

★ ★ ★ Os croods (Livre, dublado) Moviecom 3. Sessões 14h, 16h10 e 18h20 / Moviecom 6. Sessões (3D) 14h50 e 19h20 / Cinemark 4. Sessões 13h15 e 18h20 / Cinemark 7. Sessões (3D) 15h40, 18h05, 20h30 e 23h (sáb) Família pré-histórica precisa achar um novo lar quando sua caverna é destruída. Liderados por Grug (Nicolas Cage), só não imaginavam que sair das cavernas ia render a maior aventura de suas vidas. Direção: Kirk De Micco e Chris Sanders

Jack, o caçador de gigantes (10 anos , dublado e legendado)

l

Moviecom 4. Sessões (dub) 14h10, 16h30, 19h05 e 21h25 / Cinemark 2. Sessões (3D) (dub) 11h10 (sex, sáb e dom), 13h30, 16h e 18h30 / Cinemark 2. Sessões (3D) (leg) 21h e 23h40 (sáb) Uma guerra antiga se reinicia quando um jovem trabalhador do campo abre inconscientemente um portal entre o nosso mundo e uma raça de gigantes. Soltos na Terra depois de séculos, os gigantes tentam reconquistar seu território que foi perdido, forçando o jovem Jack (Nicholas Hoult) a entrar na batalha para impedi-los. Lutando por um reino e seu povo, e pelo amor de uma corajosa princesa, ele fica frente a

frente com os guerreiros que ele pensava serem apenas uma lenda... e ganha a chance de se tornar uma lenda também. Direção: Bryan Singer G.I. Joe 2 – retaliação (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 5. Sessões (leg) 14h20, 16h40, 19h e 21h20 / Moviecom 6. Sessão (3D) (dub) 17h / Moviecom 6. Sessão (3D) (leg) 21h30 / Cinemark 6. Sessões (3D) (dub) 11h20 (sex, sáb e dom), 13h50 e 19h / Cinemark 6. Sessões (3D) (leg) 16h30, 21h30 e 23h55 (sáb) A equipe dos G. I. Joe luta contra Zartan, seus comparsas e os líderes mundiais influenciados por ele. Do primeiro filme retornam Duke (Channing Tatum), o ninja Snake Eyes (Ray Park) e Storm Shadow (Lee Byung-hum). O veterano Bruce Willis interpreta o General Joe Colton, homem que deu origem ao codinome G.I. Joe. l A hospedeira (12 anos, legendado) Moviecom 7. Sessões 14h05, 16h35, 19h05 e 21h35 / Cinemark 5. Sessões 13h10 (sáb), 15h50, 18h40, 21h20 e 0h (sáb) Melanie (Saoirse Ronan) e Jared (Max Irons) foram feitos um para o outro. Esta seria mais uma história de amor, se não fosse um detalhe: estamos no futuro, e a humanidade está quase extinta. A Terra foi invadida por alienígenas que controlam a mente e corpo dos humanos. Melanie e Jared são os últimos humanos que lutam para sobreviver. Até que Melanie é capturada pela Buscadora (Diane Kruger), que usará as lembranças de Melanie para localizar o esconderijo dos humanos. Para não revelar o esconderijo Melanie ocupa a sua mente com visões do homem que ama, desviando a atenção de Peregrina, que começa a se sentir intensamente atraída por Jared. Direção: Andrew Niccol ★ ★ ★ ★ ★ O som ao redor (16 anos, nacional) Cinemark 1. Sessão 22h10 (ter e qui) A vida numa rua de classe média, na zona Sul do Recife, toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Direção: Kleber Mendonça Filho


12

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

MEDITANDO NA ADEGA

agendril)a do vinho (ab 12 e 13/04

Evento enogastronômico fechado (degustações e jantares harmonizados) na Pousada Enseada dos Amores, em São Miguel do Gostoso.

O vinho e o alimento

18 e 19/04

Curso de Introdução ao Vinho e à Degustação na Sala de Prova da Adega São . Cristóvão. Aberto ao público Informações e inscrições . pelo fone: (84) 4006-6370

24 a 26/04

sil 17ª Edição do Expovinis Bra – Salão Internacional do Vinho, a maior feira do seguimento da América – Latina – Expo Center Norte – Pavilhão Azul - São Paulo cadastros pelo site do evento: www.exponor.com .br/expovinis

ì Porque Bacalhau com Tinto Talvez o prato mais consumido desta sexta feira santa seja o bacalhau. Mas como dizem os portugueses, bacalhau não é peixe, é bacalhau. A rigor, bacalhau é o nome dado ao processo de secagem e salga porque passam os peixes propícios a esse tipo de beneficiamento denominado de: “Bacalhau”. Esse processo dá para o peixe em questão uma textura e um sabor cuja intensidade apela mais aos vinhos tintos que aos brancos. Mas se é verdade que os tintos são mais solícitos, também o é que estes não podem ser tânicos, alcoólicos ou encorpados. O ideal será um tinto de boa acidez e preferencialmente sem passagem, ou de leve passagem por madeira. Os Pinot Noir e Merlot frutados jovens, o Gamay (Beaujolais) e o Cinsault fazem par perfeito com o bacalhau por não subjugar o seu sabor delicado nem brigar com seu caráter sápido. Os brancos que celebram aliança com esse prato necessitam de estrutura, a exemplo dos Chardonnay e Viognier fermentado em madeira e de outros brancos apurados em razão da elevada patente vinicular.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O vinho é a melhor bebida para acompanhar um prato, daí porque a razão de o considerarmos um complemento alimentar

S

eria demasiado simplório enxergar o vinho, no contexto de uma refeição, apenas como um complemento alimentar. Ocorre que esta função, que os menos afeitos à sua compreensão pensam ser a única, soma-se a outras duas criando uma importante inter-relação no contexto da comensalidade. Indiscutivelmente o vinho é a melhor bebida para acompanhar um prato, daí porque a razão de o considerarmos um complemento alimentar. Mas para além dessa função, cabem-lhe ainda as funções de ingrediente nas preparações gastronômicas e de anticéptico bucal, ajudando na percepção gustativa dos comensais. Como ingrediente, juntamente com outros insumos, alimentos e temperos, o vinho vai à panela, submetido ou não à cocção, transferindo às preparações gastronômicas valores gusto-olfativos importantes para o prato. Com o vinho marinamos uma carne, saporizamos um molho, ou apuramos uma redução, dando um up de sabor no prato em questão. Mas é bom lembrar

O bacalhau, o prato mais consumido nesta Sexta-Feira Santa, harmoniza com o vinho tinto

ì SAIBA QUE Como ingrediente no preparo do prato, o vinho só alcança seus objetivos se for jovem e frutado

que, como ingrediente, o vinho só alcança seus objetivos se for jovem e frutado, portanto, nada de vinho oxidado ou impróprio para o consumo numa preparação gastronômica. Depois o vinho desponta na cena da mesa como coadjuvante, complementando o prato, ficando o êxito desse matrimônio a mercê dos vínculos estabelecidos entre am-

bos, algo que na ótica da moderna enogastronomia baseia-se na relação entre o contraste e/ou a semelhança das características preponderantes do prato e do vinho. Por fim, tem o vinho ainda a função de limpar as nossas papilas e o palato, dos sabores deixados pelos resíduos dos alimentos, que cansam o sentido da gustação neutralizando-o e reduzindo a sensação de prazer com o avançar da refeição. Nesse momento o vinho com sua acidez, atua nas papilas permitindo que renovemos a nossa percepção sensorial, estimulando o sentido da gustação, que se cansa facilmente com a persistência do mastigar, renovando a nossa perspectiva de gosto com o prato da primeira a última garfada.

União perfeita: prato + vinho


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

2

MEU PROGRAMA LEGAL

Viagens

com criatividade

O FDS de Marília Andrade é bastante movimentado. Apaixonada por viagens, moda e fotografia, Marília faz um pouco de tudo onde quer que esteja

QUEM Marília Andrade é estilista e publicitária

GOSTOS Buongustaio para jantar ou ficar na varanda petiscando; a asinha de frango apimentada do Dom Vinícius; o aconchego do Between Café e Casa di Maria; máquina fotográfica na bolsa; balé clássico, Alan Kardec e viagens

“V

destaque para carpaccio de carne, camarão com tomate e filé. Para happy hour ou almoço no domingo, indico o Dom Vinícius; a asinha de frango e a picanha são demais. Between Café: lugar lindo e aconchegante. Conheci recentemente e amei; destaque para os sucos, pão da casa e pratos do dia. Para um pós praia, adoro o 294. Na minha opinião, melhor caranguejo no coco de Natal. Para as pizzas do domingo: Tomatino ou Rosso Pomodoro. Casa di Maria Café: todas as atenções para o bolo doce de berinjela. Em Pipa, ador o Tapas. O atum com gergelim e teriaki, batata doce com wasabi e o tomate com crosta de parmesão são maravilhosos. Entre os filmes que indico sempre estão ‘Julie & Júlia, ‘Billy Elliot’, ‘Uma Prova de Amor’, ‘Cisne Negro’, e o mais recente, ‘O Lado Bom da Vida’. Meu livro de cabeceira é ‘A prece’, de Alan Kardec. Leio livros de roteiros turísticos como se fossem um romance. ‘O Viajante Independente na Europa’ é fantástico”.

CEDIDA

ì

iajar é um excelente exercício pra mente, é instigante. Sair da rotina é o caminho para alimentar a alma criativa”, afirma a estilista e publicitária Marília Andrade. Quando não está criando para a Bossa Nova – empresa que planejou desde o TCC no Rio de Janeiro, onde é diretora e estilista – Marília gosta de arejar os pensamentos (e se inspirar também) em viagens pelo exterior, Brasil, e em sua própria cidade também. “Ando diariamente com uma máquina fotográfica a tira colo e sempre tiro fotos do que acho que pode ser referencial, é daí que saem as grandes ideias”, diz. “Recentemente, após 11 anos, voltei para o Ballet Municipal, onde faço o avançado, antigo corpo de baile, e adequo isso à minha rotina durante duas horas por dia, de segunda à sexta feira. No final de semana: família e amigos. Se não estiver com eles, provavelmente estarei na paz da minha casa, lendo, assistindo filme ou dormindo (amo dormir!). Se pudesse, meus domingos seriam apenas para respirar. Sair da cama é sacrifício. Sou a natureza, especialmente o mar. Quando possível, vou para Jacumã, praia onde veraneio e geralmente é ponto de encontro da turma. Às vezes, Ponta Negra, mesmo que seja só, com um livro ou revista de companhia. Restaurantes que freqüento: Buongustaio para jantar ou ficar na varanda apenas ‘beliscando’;

“Ando diariamente com uma máquina fotográfica a tira colo e sempre tiro fotos do que acho que pode ser referencial”


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

DOCES

Mirelle Costa criou a Docencantos para se dedicar à delicada guloseima de origem franco-italiana. Ingredientes finos fizeram a fama da doceira

D

elicado, secular, saboroso, temperamental. Tudo isso cabe num docinho pequeno, redondo e colorido chamado macarron (ou macaron), uma presença cada vez mais constante nas vitrines e bufês natalenses. A guloseima de origem franco-italiana sempre esteve no cardápio da Docencantos, empresa da doceira Mirelle Costa, atuando há dois anos e meio no mercado. O macarron é difícil de fazer, mas bem fácil de gostar. Os apreciadores só aumentam. O macarron é feito à base de açúcar e farinha de amêndoa, recebendo daí vários recheios de creme. “Eu costumo dizer que é um doce temperamental, pois qualquer coisa pode afetar a produção dele”, afirma Mirelle, que aprendeu a fazer o docinho num curso em São Paulo. Segundo ela, não basta apenas misturar os ingredientes nas quantidades certas e esperar. “Até o clima pode afetar a produção, seja um dia muito quente ou chuvoso, por exemplo. É um doce muito delicado, e o ponto só é observado no olho”, explica. Similar a um suspiro, o macarron ideal é crocante por fora e macio por dentro. As cores – feitas a partir de um corante especial em pó – são utilizadas como forma de identificar os sabores do doce, ressalta Mirelle. Ela

macarrons cada vez mais delicados FOTOS: ALEX RÉGIS

ì O QUE A ‘finesse’ do macarron não é apenas aparente. Sua criação tem um ar de intriga palaciana, uma inegável origem nobre. Consta que surgiu no século 16, através de uma troca de informações entre a Itália e a França.

COMO

O macarron é o carro-chefe, mas a Docencantos já trabalha com brownies e doces finos

trabalha cerca de quinze recheios, como pistache, morango, amora, mirtilo, framboesa, brigadeiro (preto ou branco), limão siciliano, castanha, coco, rum com chocolate, e café. “Apesar de parecer um suspiro, o macarron não é tão doce e enjoativo como um, e a consistência também é muito diferente”, completa.

O aspecto do macarron caiu como uma luva nos buffets de eventos. Além de saborosos, são bonitos e decoram bem uma mesa. Mirelle Costa fala que os doces são encomendados para as mais variadas ocasiões, desde batizados até casamentos, passando por aniversários. Os apreciadores afirmam que o docinho “harmoni-

za” muito bem com café. Ela ressalta que, apesar de a Docencanto não ter venda pronta-entrega, atende a encomendas individuais de no mínimo 50 unidades, com dois recheios diferentes. Serviço: Docencanto Doces Finos. Encomendas pelos números 3234-9192 e 9407-7775.

A nobre italiana Catarina de Médici se tornou rainha da França e levou para a cozinha de seu novo país, uma velha receita de casa. Os doceiros franceses, no entanto, deram seu toque pessoal e daí nasceu o macarron como se conhece. A guloseima logo se tornou popular entre a aristocracia da época, mantendo seu posto de doce fino por séculos. A pâtisserie Ladurée, em Paris, imortalizou os docinhos preferidos da rainha Maria Antonieta.

3


4

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

ACHADOS CULINÁRIOS A massa delicada e o sabor diferenciado vêm fazendo a fama de Erivan Pão de Queijo. Hoje, sua produção chega a seis mil pães por dia, além de tortas caseiras e biscoitos

Pão de queijo...

como antigamente

O

s pães de queijo de Erivan Cunha são daqueles que remetem às melhores lembranças gustativas de antigamente, por serem difíceis de se achar nos dias de hoje. É uma das razões para que seus saborosos pãezinhos artesanais estejam circulando atualmente por toda a Grande Natal, através de encomendas variadas. A produção atual é de seis mil pães por dia – marca atingida em seis anos de trabalho, e que só tende a aumentar. A receita do pão de queijo caseiro chegou a Erivan através de sua cunhada. Uma combinação de leite condensado, farinha de trigo, óleo, ovos, sal e fermento que a princípio deu muito trabalho para aprender a fazer. “É uma massa mais fina do que parece. Quando a gente achou o ponto ideal é que decidimos iniciar o negócio”, completa Micheline Cunha, esposa de Erivan. O pão macio e de sabor marcante conquista fácil o paladar. Remete às cantinas de escola e aos quitutes feitos em casa. O pão de queijo tem dois tamanhos; o menor é a versão “festa”, para buffets de aniversários e afins. As guloseimas salgadas são abastecem padarias, cantinas de escolas, mercadinhos, cigarreiras, e eventos. Quem quiser comprar porções pequenas para saborear em casa, pode ir ao espaço produtor no loteamento Novo Amarante, no caminho para São Gonçalo. Está nos planos

FOTOS: ANA SILVA

O processo de cortar e ‘bolear’ a massa ainda é feito manualmente, já que não conseguimos achar uma máquina que fizesse isso do jeito que a gente queria” MICHELINE CUNHA esposa de Erivan

Erivan e a esposa Micheline aperfeiçoaram uma receita da família: uma massa mais delicada

do casal, para breve, transforma o espaço numa padaria com pronta-entrega. Além dos pães, Erivan e Micheline também bolos (de ovos, milho, moça e mesclado) e tortas (de chocolate).

mentar a renda. “Foi difícil aprender a fazer no começo, pois a massa é muito fina e a gente não estava acostumado com um produto tão delicado”, ressalta. Após dominar os segredos da massa, o casal decidiu dar um suporte profissional ao negócio. Procurou o Sebrae, que orientou sobre compra de equipamentos, conservação e gestão, e procurou financiamento no banco para viabilizar tudo. A produção cresceu rapidamente. Erivan conta que começou a vender os pães, por conta própria, no mercado onde trabalhava como

Perseverança A entrada de Erivan no negócio de pães é uma história de acaso e perseverança. A função anterior do agora padeiro e comerciante era o açougue de um mercadinho. Numa época difícil, ele recebeu a receita da cunhada (que fazia só para a família) e resolveu investir nela para comple-

açougueira. Até que a patroa provou o pão e encomendou rapidamente uma fornada para vender no local. Agradou em cheio. As encomendas cresceram rapidamente, e o casal foi obrigado a transformar toda a casa em que morava num galpão de produção. Apesar de todo o equipamento necessário à produção, o pão de queijo de Erivan conserva o sabor caseiro, e algumas funções ainda permanecem manuais. “O processo de cortar e ‘bolear’ a massa ainda é feito manualmente, já que não conseguimos achar uma máquina que fi-

zesse isso do jeito que a gente queria”, ressalta Micheline. Além da receita, Erivan também observa sobre a qualidade de seu pão de queijo: “A gente só usa ingredientes de primeira qualidade. Na maioria das padarias, se usa a mesma farinha para fazer tudo, por isso que o resultado não fica tão bom”, diz. A julgar pelo número de pedidos, a clientela já sabe a diferença. Serviço: Erivan Pão de Queijo. Encomendas pelos números 3664-9142, 8711-0983 e 8715-7238.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

5

LAZER

Fantasminha camarada

Clássico de Maria Clara Machado, ‘Pluft, o fantasminha’ chega ao palco do TAM, dia 31, numa montagem da Cia Manacá de Teatro FOTOS: DIVULGAÇÃO

A

mais internacional das peças clássicas de Maria Clara Machado, “Pluft, o fantasminha”, volta ao palco do Teatro Alberto Maranhão neste domingo, às 16h30, pela Companhia Manacá de Teatro. Pluft é um fantasma criança que tem medo de gente. Mas uma situação que põe a vida de uma amiga em perigo o obriga a enfrentar seus medos - inclusive o de crescer. Essa temática levou o texto a ter milhares de montagens. A direção é de Costa Filho. A peça conta a história do rapto da menina Maribel pelo pirata Perna-de-Pau. O vilão esconde a garota no sótão de uma velha casa abandonada, onde vive uma família de fantasmas: a Mãe, que faz pastéis de vento e conversa ao telefone com Primo Bolha; o fantasminha Pluft, que nunca viu gente; Tio Gerúndio, que passa o dia inteiro dormindo dentro de um baú; e Chisto, o primo aviador.

Peça conta a história do rapto da menina Maribel pelo pirata Perna-de-Pau. O violão esconde a garota no sótão, onde “vive” Pluft

A trama se concentra na procura do tesouro do avô da menina, o Capitão Bonança - que morreu no mar, deixando lá no fundo a sua herança. Mas a

grande chave da poesia teatral criada pela autora é a amizade que surge entre a menina Maribel e o Fantasminha Pluft. Os momentos de comicidade

ficam por conta dos amigos de Maribel, o trio clownesco JoãoJulião-Sebastião, que vai a sua procura para salvá-la. A primeira montagem da peça foi em 1955.

Serviço: Pluft, o Fantasminha. Domingo, às 16h30, no TAM. Preços: R$30 (inteira) e R$15 (estudante).

Solidariedade e nhoque nesta sexta Degustar um bom prato por uma boa causa deixa a experiência ainda mais saborosa. É a ideia da nova edição do “Dia 29 é dia de Nhoque!”, o projeto do Mamma Italia que homenageia a tradição do nhoque. Esta sexta marcará a entrada do restaurante como parceiro do GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) no projeto Gourmet Solidário. O estabelecimento vai doar ao grupo 5% do valor arrecadado com a ven-

da dos nhoques. O chef Mattia Cutrufelli preparou dois novos sabores para a ocasião: nhoque de massa ‘Choux’ gratinado com molho bechamel ao sabor de abobrinha com gorgonzola e parmesão, e nhoque amarelo de batata ao sabor de açafrão com bolonhesa de cordeiro. Os pratos são individuais, e quem pedir nhoque terá 15% de descontos na taça de vinho importado. A adega da casa também está sortida.

A doação para o GACC funciona assim: quando o cliente for fazer a simpatia do nhoque da fortuna, colocando dinheiro embaixo do prato antes de comer, ele encontrará um envelope. Se ele quiser fazer uma doação para o GACC, deve colocar o dinheiro dentro do envelope e depositá-lo na urna que se encontra no salão do Mamma. Onde: Av. Governador Sílvio Pedrosa, 43, Praia de Areia Preta. Tel.: 3202-1622.

Nhoque de massa Choux com molho bechemel e abobrinha


6

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

GASTRONOMIA

Ceias de Páscoa

Restaurantes abrem as portas no feriado com pratos exclusivos para compartilhar à mesa.

TÁDZIO FRANÇA repórter

P

áscoa é uma data que, definitivamente, tem um sabor todo próprio. A tradição manda no cardápio. Mesmo assim, ainda é possível ser criativo no momento de degustar algumas das iguarias associadas ao feriado cristão. Para aqueles que gostam de almoçar ou jantar fora durante o fim de semana santo, boa parte dos restaurantes da cidade estarão de portas abertas - e muitos criaram sugestões especialmente para essa ocasião. Há alternativas também para quem não deseja sair de casa, mas não quer perder o apelo gastronômico da data. Acima de todas as crenças, todos desejam uma Páscoa mais saborosa. ADRIANO ABREU

ì

Ceia por encomenda é aposta do Magazzino

A Magazzino Vinhos e Cozinha está apostando na praticidade. Os pratos prontos por encomenda são ideais para saborear em casa sem ter trabalho. “Os restaurantes estão cheios, e ao mesmo tempo as pessoas não querem ter trabalho na cozinha. Por isso criamos esses pratos”, diz a proprietária Verônica Chianca. O cliente pode escolher entre o filé de salmão, bacalhau em lombo ou desfiado, salada de bacalhau, um filé de carne vermelha, e as quiches (tomate seco, presunto, bacalhau e frango). A casa pôs em promoção a linha de vinhos chilenos Viu Manent Gran Reserva, ao preço de R$62. Os coelhinhos de crochê são mimos para dar o toque personalizado. Há também duas opções de cesta.

Harumaki ì de bacalhau do Lótus Que tal um jantar de Páscoa com um toque oriental? O restaurante japonês Lotus, em Capim Macio, abrirá sexta e sábado das 19 às 0h, com um menu especial para a data. O chef Joelson Leite elaborou assim: duas entradas com salada de polvo com especiarias asiáticas e azeita de ervas e os canudinhos de Harumaki de bacalhau em musseline de abóbora com shimeji; dois pratos principais, bacalhau marinado em missô com sakê licoroso regado com azeite acompanhado de risoto de aspargos e os sushis e sashimis fusion (10 peças); como sobremesa, profiterole de baunilha recheado com sorvete de chocolate em calda de chocolate e frutas vermelhas. Preço: R$59 por pessoa.

de Cintra para católicos ì eVilamuçulmanos O restaurante de temática medieval Vila de Cintra, em Ponta Negra, funcionará normalmente para almoço e jantar sexta e sábado, e domingo só para almoço. O proprietário e chef Marcelo Cintra sabe que a data é especial para os católicos, e indica à clientela a ‘peixada dos mouros’, iguaria portuguesa que traz uma posta de sirigado grelhada com tomate, batata, e pimentões amarelo, vermelho e verde. Acompanha arroz de coco e pirão. Marcelo também pensou naqueles que comem carne – os ‘muçulmanos’, seguindo a linha temática da casa – e para estes indica o pernil de cordeiro gaulês com especiarias do Oriente e mel. Acompanha salada de batata e arroz de amêndoas. O restaurante aceita reservas.

ADRIANO ABREU


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

7

DIVULGAÇÃO

GASTRONOMIA JÚNIOR SANTOS

Bacalhau do ì bistrô Dolce Vita O bistrô Dolce Vita, em Petrópolis, funcionará só para jantar na sexta e no sábado, das 19h30 às 0h. O cardápio conta com diversas opções uma Páscoa de sabor gourmet. O proprietário José Maria Xavier indica o bacalhau grelhado à lagareira, posta grelhada com brócolis, confit de alho e batatas ao forno; outra dica da casa é o sirigado ao forno com legumes grelhados e arroz de açafrão. Os dois são pratos individuais. Para sobremesa, Zé Maria sugere um brownie de chocolate com nozes e sorvete de creme. Reservas também estão sendo aceitas.

EU

Camarão do

ì Cascudo bistrô Na sexta-feira da paixão e no sábado de aleluia, o Cascudo bistrô, em Petrópolis, funcionará normalmente. O chef Daniel Cavalcanti preparou pratos como os empanados do mar (mix de frutos do mar empanados e servidos com maionese temperada), pastel aberto de camarão, camarão com manga, peixe com mariscos, e o peixe acastanhado (filé de peixe branco coberto com crosta de castanhas brasileiras, servido com arroz de manga). ADRIANO ABREU

Peixe à moda

ì do chef ì Polvo do Santa Maria De novo endereço em Lagoa Nova, o Santa Maria é outro que conserva o sabor lusitano da Páscoa daqueles que comerão fora de casa. Na sexta e sábado para almoço e jantar, e domingo só para almoço. “O cardápio será reduzido para que a gente possa atender melhor as pessoas”, avisa Cláudio Amaral. O atendimento será por ordem de chegada, sem reservas. Entre as iguarias do fim de semana santo ele sugere o arroz de polvo, o bacalhau Gomes de Sá (em lascas) e à lagareiro (posta alta). Como sobremesa, o pastel de Belém ou as nozes de Cascais (creme de ovos com amêndoas).

O Real Botequim, no Cidade Jardim, abrirá só sexta e sábado para almoço e jantar. Há pratos para dois, como filé de peixe à moda do chef (pescada amarela com molho branco à base de banana e champignon – R$42,90); bacalhau do chef (posta alta acompanhado de legumes e arroz branco – R$69,90), e o camarão real (grelhado ao molho de uva, acompanhado de arroz de espinafre – R$44,90).

ì Frutos do mar no Funchal Casa portuguesa instalada no Tirol, o Funchal vai abrir para almoço e jantar de sexta a sábado, e domingo para almoço. “Para nós a data é boa, já que 80% dos nossos pratos são de frutos do mar”, afirma Paulo Lopes. Ele facilita a escolha do cliente, indicando os lombos de peixe dourado ao mel (servido em rodelas de abacaxi caramelizado, molho de mel, pêssego e suco de abacaxi), e o peixe à Funchal (garoupa ou robalo preparado com uma camada de sal umedecido com ervas, assado no forno e que vai à mesa em chamas), que serve duas pessoas ao preço de R$68. Quem preferir bacalhau terá à lagareiro, ao Brás, e Zé do Pipo.

Robalo do La ì Brasserie O ambiente refinado do La Brasserie de La Mer, restaurante do hotel Majestic, abrirá normalmente, sendo o domingo só para almoço (11h30 às 15h). O maître Gil Dantas indica o robalo com molho chardonay e purê de mandioquinha, ou grelhado; camarão à provençal; risoto de frutos do mar; lagosta ao forno com risoto de limão siciliano.

Serviço: Vila de Cintra. Reservas pelo 9658-8888. Bistrô Dolce Vita. Reservas pelo 3201-1916. O Funchal. Tel.: Reservas pelo 2020-2171. Santa Maria. Tel.: 3234-0710. Lotus Japanese Fusion Cuisine. Tel.: 3217-3451. Le Brasseire de La Mer. Tel.: 3642-7007. Real Botequim. Tel.: 3217-8999 Cascudo Bistrô. Tel.: 3202-1005. Magazzino Vinhos e Cozinha. Tel.: 3212-1477.


8

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

BALADAS

A Pipa vai ferver Duas festas diferentes agitam o balneário do litoral sul, neste sábado de feriado, com atrações como Aviões do Forró e grupo eletropop Zoom Boxx

QUEM Aviões Beach é a versão show de praia da banda cearense Aviões do Forró, que reúne sucessos próprios, de outras bandas e compositores

Serviço Aviões Beach Pipa Edition. Sábado, às 16h, na entrada de Pipa. Vendas: Polo Play (Midway) e Galeria Vila das Mangueiras (Pipa). Tel.: 3620-5262.

A combinação de música eletrônica e bandas tocando ao vivo está cada vez mais popular nas baladas locais. O projeto Zoom Boxx, formado por guitarrista, tecladista e DJ, vai agitar a pista de dança do espaço Ânima Pipa, neste sábado, a partir das 2h30 (a casa abrirá às 0h, com DJs locais). Apesar de composto por músicos de Minas Gerais, o trio se formou nos Estados Unidos e traz de lá a sua bagagem de apresentações em bares e boates. O grupo é formado pelos irmãos Sidney (guitarra e vocal) e Felipe Oliveira (teclado e vocal), e a DJ Renata Campos, que além de soltar os beats eletrônicos, também canta. O repertório é uma mistura de sucessos dançantes das paradas, entre a house e o hip hop mais pop. Espere versões para para hits de The Black Eyed Peas, Flo.Rida, Usher, LMFAO, PitBull, David Guetta, Swedish House Mafia, entre outros. O trio também investe em canções próprias, como é o caso do último single, “Hey how you be”, que já barulho nas pistas por onde eles passam. Os irmãos Sidney e Felipe começaram na música em 2003, onde agitavam festas na Costa Leste do país. Já se apresentaram em eventos como Brazilian Day, New Year’s Eve, Independence Day e 5 de Maio. No entanto, a saudade de casa e a vontade de apresentar o trabalho para um novo público foram os ingredientes para o retorno. “O diferencial é que, além da experiência e bagagem, nós conseguimos interagir com o público”, disse a DJ Renata. Serviço: Zoom Boxx na Ânima Pipa. Sábado, 0h, praia de Pipa. Entrada: R$50.

ì QUEM Zoom Boxx é um grupo mineiro que se fez carreira nos EUA com uma música ao vivo mesclada às batidas eletrônicas. Covers de sucessos das pistas estão no repertório

FOTOS: DIVULGAÇÃO

ì

A tradicional balada de Semana Santa de Pipa abrirá espaço para o forró pela primeira vez. Famosa no Brasil, a banda Aviões do Forró chega com seu evento Aviões Beach, sucesso no país por realizar shows em praias, em Pipa, neste sábado, a partir das 16h. E para estreia, duas novidades: o palco será mais baixo que em outros lugares, e a banda vai tocar três horas com sucessos novos e antigos além de músicas do momento. A festa ainda terá o grupo Só na Marosidade (PE), e o DJ Biel Carvalho. O Aviões Beach Pipa Edition acontece numa área espaçosa, cuidadosamente preparada para o evento logo na entrada da praia da Pipa. “Tivemos todo cuidado nessa questão de local, estrutura para que saia tudo da melhor maneira”, declarou Bernardo Bezerra, um dos organizadores. A festa já atrai atenção pelo conceito de levar o forró do Aviões à praia. A organização do evento garante diferenciais para oferecer mais conforto e segurança. “Temos essa preocupação. Não adianta fazer algo com lotação máxima sem oferecer segurança e conforto às pessoas”, disse Bernardo. “É um evento que ultrapassa as fronteiras. Para ter ideia, temos comissários vendendo ingressos em João Pessoa e Recife”, informou.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

9

SHOWS DIVULGAÇÃO

O inimigo apresenta Renegades of Punk

Cantando

A revista eletrônica O Inimigo apresenta nesta sexta a primeira edição de seu projeto “O Inimigo Apresenta”, no Centro Cultural DoSol. A partir das 18h se apresentarão a banda sergipana Renegades of Punk, Sertão Sangrento (Caicó) e N.T.E (Natal). Os Renegades estão divulgando o álbum “Coração Metronomo”. Preço: R$5.Rua Chile, Ribeira.

o Nordeste e o amor

S

ão mais de quatro décadas sintonizando o Nordeste com a música brasileira. O cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo é um dos nomes mais populares da música nacional, e a escolha apropriada para abrir a programação do projeto Palco Brasil, que será aberta neste sábado, às 21h, no Teatro Riachuelo. A cantora potiguar Mônica Jucá vai abrir a noite. A apresentação será do jeito que o público gosta: totalmente baseada nos sucessos do cantor. São canções que os fãs conhecem de cor, como “Dia branco”, “Dona da minha cabeça”, “Quando fevereiro chegar”, “Moça bonita”, “De volta pro meu aconchego”, “Táxi lunar”, “Bicho de sete cabeças”, “É brincadeira”, “O princípio do prazer”, “Canta coração”, “Coração bobo”. Geraldo Azevedo é da geração que ajudou a renovar a música nordestina e a MPB a partir dos anos 70. No início da década, junto com o também pernambucano Alceu Valença formou dupla. Em seguida, entrou no time de grandes sucessos como Elba e Zé Ramalho, Fagner, entre outros nomes. Lança discos desde 1972, sendo seu último o “Salve São Francisco” (de 2011). Já Mônica Jucá é carioca radicada em Natal, que canta desde 1992. Começou na banda Tropicália, que costumava se apresentar no carnaval da Redinha. Atualmente está à frente de uma banda que toca rock e pop nacional e internacional.

Serviço: Geraldo Azevedo. Sáb, às 21h, no Teatro Riachuelo. Preços: R$80/40 (balcão) e R$100/50 (plateia e camarotes). Tel: 4008-3700.

Um bom motivo para ir ao shopping no sábado de “Aleluia”? Geraldo Azevedo se apresenta no Teatro Riachuelo, no projeto Palco Brasil. A cantora Mônica Jucá abre a noite

Samba e teatro no relógio do Sesc MARUCIA TODOROV

O Terraço do Relógio vai homenagear o samba e o teatro nesta sexta-feira, às 19h. A cantora Kristiane Lima vai revisitar as raízes do samba com o show ‘Na Cadência do Samba’. A noite ainda contará com intervenção teatral em homenagem ao Dia do Teatro. Onde: Sesc Centro (Rua Coronel Bezerra, 33). Acesso gratuito.

GMP trio embala a Catita

Geraldo Azevedo faz compilação de mais de três décadas de música. E Jucá, abre a noite (foto alto)

Pobres de Marré em temporada no Barracão O grupo Carmim de Teatro termina hoje (sexta) a sua minitemporada no Barracão dos Clowns, apresentando a peça “Pobres de marré”, dirigida por Henrique Fontes e atuada pelas atrizes Quitéria Kelly e Alessandra Augusto. O espetáculo estreou em 2007 e desde então já realizou mais de 60 apresentações para um público estimado em 15 mil pessoas. A pobreza ur-

bana é discutida no palco. Quitéria e Alessandra são Maria e Dasdô, duas mulheres da rua. Elas reviram os sacos de lixo e vagam pelos becos de um antigo bairro à procura da própria vida. Chamá-las de mendigas talvez não seja a melhor definição, que esperam a chegada de um emprego encontrado no jornal tirado do lixo. Elas também não são pedintes, porque

não pedem. A peça conta um dia na vida das duas. Momentos onde se pode acontecer muita coisa, ou nada. Mas que parecem sempre durar uma eternidade. As atrizes foram às ruas, pesquisar o universos das pessoas que não tem perspectivas de vida. A curiosidade e o desejo de falar sobre moradores de rua foi o ponto de partida para o grupo dar início aos seus trabalhos. Serviço: Pobres de Marré. Sexta, às 20h, no Barracão dos Clowns, Nova Descoberta. Entrada: R$20 (inteira) e R$10 (estudante). Tel.: 3221-1816.

O Buraco da Catita entra em clima romântico nesta sextafeira, ao som do grupo GMP Trio. O repertório trará sucessos de Roberto Carlos, Trio Irakitan, Cauby Peixoto, Adriana Calcanhoto. No sábado, será o grupo Sambrasil, às 20h Onde: Trav. Alexandre Garcia, 95, Ribeira. Tel.: 2010-9185

Jazzy ao som de Titãs e Eller O Jazzy Rocks Bar está com diferentes programações roqueiras neste fim de semana. A sexta é saudosista, com Ângela Castro interpretando sucessos de Cássia Eller. Depois, Titanossauros faz show com clássicos dos Titãs. No sábado, terá Monster Coyote e Damage Division. : Av. Salgado Filho, 3510, Candelária.


10

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

FERIADO Cantoria de viola na Redinha A Aplauso Casa Show, na Redinha, recebe neste sábado uma edição do Grande Cantoria em Natal, a partir das 20h, dedicada aos violeiros. O som ficará por conta dos violeiros Sebastião da Silva, Zé Viola e convidados. O evento é promovido pelo programa "Nordeste, a sanfona e a viola", da rádio São Gonçalo FM (87,9). Mais informações pelos 8845-1250 e 88507771.

Circo Grock em Cidade Satélite O Circo Grock está em temporada até abril no prolongamento da avenida Prudente de Morais, na Cidade Satélite. Apresentações às 17h30 e 20h. Os palhaços Espaguete e Ferrugem comandam o espetáculo, juntando humor e apresentações de artistas circenses. Os ingressos custam R$ 20 e 10.

Rastapé põe forró em Ponta Negra O Rastapé segue levantando a poeira em Ponta Negra. Na sexta tem Geandro Bagaceira, Sal e Brasa, Paraíba do Forró, e Moacir do Repente. No sábado será a vez de Fuxiqueiros do Forró, Forró de Cabra Bom, Silva Jr e Moacir do Repente. Entrada: R$20. Rua Aristides Porpino Filho, 2198, Ponta Negra. Tel.: 3219-0181.

Páscoa no Norte Shopping O Norte Shopping segue até o dia 31 a programação de sua Chocofesta, das 17 às 20h, em sua praça de eventos. O espaço tem jogos, brincadeiras, oficinas de pintura, música, filmes. Acesso gratuito. Tel.: 3674-8200.

DJ Alemão agita Pipa

Uma roda

de samba e axé

“Largadinho em Pipa” vai agitar a Sexta-Feira Santa do balneário do litoral sul, das 16 às 22h. O evento reúne os pernambucanos Patusco e Padang, e do RN Somzueira DIVULGAÇÃO

F

esta Uma grande roda de samba, pagode e axé será o clima da festa “Largadinho em Pipa”, que vai agitar a sexta-feira santa do balneário mais badalado do litoral sul das 16 às 22h. O evento reúne as bandas pernambucanas Patusco e Padang, além da potiguar Somzueira, com direito ao DJ Bala soltando o som durante os intervalos. Tudo isso será regado a open bar com cerveja, vodca, jurubeba, refrigerante e água. A festa será realizada num área de 625 metros quadrados preparada com uma estrutura para receber até mil pessoas. O evento ainda vai contar com o estúdio fotográfico Megaflash, para registrar gratuitamente os melhores momentos da balada. Um dos destaques da programação é o Patusco, um dos mais populares grupos de samba de Pernambuco.

Forró e sertanejo no Peppers Hall

Serviço:

A sexta do Peppers Hall será animada por Rogerinho do Acordeon abre a noite, seguido pelo grupo Forró Bom de Verdade, a partir das 22h. No sábado tem diversidade com a dupla Hayner & Fabrício, com muito sertanejo universitário, e depois a banda The Frois (axé, samba, samba- rock, reggae, forró, pop-rock). Onde: Av. Eng. Roberto Freire, 3071, Ponta Negra. Tel.: 3236-2886.

Largadinho in Pipa. Sexta, a partir das 16h. Rua Albacora, 80, centro de Pipa. Entrada: R$200. Tel: 2127-9191.

Pop, Rock e Blues em Ponta Negra

Grupo de percussão Patusco nasceu em Olinda-PE

O Patusco nasceu em Olinda, em 2002, para comemorar o final da Copa de Mundo daquele ano. Mas foi mais longe que isso. É composta por integrantes da bateria do Bloco Anárquico Místico Carnavalesco Patusco, que desfila pelas ladeiras históricas olindenses desde 1962. No repertório tem músicas como “É

hoje”, “Festa colorida”, “Coisinha do pai”, “Fotos”, entre outras. O Padang nasceu em 1995, e firmou com sucesso o pagode na terra do frevo.

Freddy’s investe em carnes e burgers Mais um restaurante vai por a prova a paixão do natalense pelas carnes. Inaugura no dia 8 de abril, no bairro de Petrópolis, o Freddy’s Burger & Steak House, restaurante especializado em hamburgueres e cortes nobres. A casa funcionará na rua Potengi. Freddy’s não é franquia, mas seu conceito vem sendo desen-

A programação dançante prossegue na Ânima Pipa, neste sábado. A casa receberá o som do DJ e produtor alemão Wippenberg, tocando sua mistura de prog house, electro e techno. A noitada terá ainda o projeto potiguar Sax In The House e o DJ Z1 (PE). Os ingressos estão sendo vendidos na Maranello Recepções (Hermes da Fonseca, Tirol), das 11h às 20h. Mais informações pelo 81180123, 8849- 1234 e 81402345.

volvido há mais de um ano pelos proprietários Frederico Lima, Tásia Lopes Barreto e Jozimar Júnior, tendo a consultoria do chef Thiago Gomes. Entre os produtos testados estão as batatas caseiras a hamburgueres, pães e molhos e grelhados, todos com receitas da casa. Como dá para perceber, o restaurante segue o perfil típico

norte-americano. São sanduíches e carnes, saladas e petiscos, grelhados. Entre as receitas de lançamento, o cupcake de hamburguer, costela suína de porco ao barbecue, hamburguer “poseidon” de peixe e no camarão popcorn, uma das atrações exclusivas da casa. O Freddy’s terá dois ambientes e um espaço kids

O projeto “Pop, Rock & Blues” se encerra neste sábado, no Botequim Tá Na Hora, com apresentações das bandas Conhaque com Tequila e Funkaholic. O som começa a partir das 20h. O som do Conhaque mistura Noel Rosa, Benjor, Gonzagão, Los Hermanos, entre outros. Já o Funkaholic vai de clássicos do funk e soul. Entrada: R$15. Onde: Rua Francisco Gurgel, 47, Ponta Negra. Tel.: 2010-0034.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

CINEMA

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

Vai que dá certo (12 anos, nacional) Moviecom 1. Sessões 15h15, 17h15, 19h15 e 21h15 / Cinemark 1. Sessões 11h50 (sex, sáb e dom), 14h, 16h10, 18h10, 20h10, 22h10 (exceto ter e qui) / Cinemark 3. Sessões 17h10, 19h10 e 21h10 O filme narra o reencontro de cinco amigos de adolescência que compartilham a frustração de não terem alcançado o sucesso que projetaram para suas vidas. A possibilidade de recuperar o tempo perdido surge através de uma tentadora e arriscada proposta: o assalto a uma transportadora de valores. O crime (quase) perfeito que prometia transformar suas trajetórias cumpre o seu propósito, mas não exatamente como planejaram. Direção: Maurício Farias ★★★

A busca (12 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 14h50 e 19h30 / Cinemark 3. Sessões 13h e 15h O médico Theo Gadelha (Wagner Moura) é casado, pai do adolescente Pedro (Brás Antunes) e filho de um pai ausente (Lima Duarte). Sua esposa pede a separação, seu filho rejeita sua orientação e a casa da família vai ser posta à venda. Aos poucos constata que seu mundo está desabando, mas nada se compara ao que está por vir: Pedro some de casa pouco antes de completar 15 anos. Theo parte em busca do filho em uma jornada desesperada, que vira um caminho de autoconhecimento, transformações e descobertas. Direção: Luciano Moura ★★★

★ ★ Parker (14 anos, legendado) Moviecom 2. Sessões 17h e 21h40 Parker (Jason Statham) é um ladrão profissional que vive com uma série de regras: não roubar de que não tem e não machucar quem não merece. Mas, em seu mais recente trabalho, sua equipe o trai, rouba sua parte e o deixa para morrer. Movido pelo desejo de vingança, Parker vai até Palm Beach onde a equipe está planejando seu maior roubo. Disfarçado de um texano rico, começa uma parceria com Leslie (Jennifer Lopez), que conhece a área e está com pouco dinheiro, mas é muito bonita, inteligente e ambiciosa. Juntos, eles tentarão derrubar a equipe e pegar o dinheiro, além de saírem limpos. Direção: Taylor Hackford ★ ★ ★ Oz, mágico e poderoso (Livre, dublado e legendado) Moviecom 3. Sessão (leg) 20h30 / Cinemark 4. Sessões (leg) 15h30, 20h40 e

23h40 (sáb) / Cinemark 7. Sessão 3D (dub) 13h Quando Oscar Diggs (James Franco), um inexpressivo mágico de circo de ética duvidosa vai parar na vibrante Terra de Oz acha que tirou a sorte grande, isso até ele encontrar três feiticeiras: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams) não estão convencidas de que ele é o grande mágico anunciado. Envolvido, por tabela, nos problemas épicos que a Terra de Oz e seus habitantes enfrentam, Oscar precisa descobrir quem é bom e quem é mau antes que seja tarde demais. Direção: Sam Raimi

11

★ ★ ★ Os croods (Livre, dublado) Moviecom 3. Sessões 14h, 16h10 e 18h20 / Moviecom 6. Sessões (3D) 14h50 e 19h20 / Cinemark 4. Sessões 13h15 e 18h20 / Cinemark 7. Sessões (3D) 15h40, 18h05, 20h30 e 23h (sáb) Família pré-histórica precisa achar um novo lar quando sua caverna é destruída. Liderados por Grug (Nicolas Cage), só não imaginavam que sair das cavernas ia render a maior aventura de suas vidas. Direção: Kirk De Micco e Chris Sanders

Jack, o caçador de gigantes (10 anos , dublado e legendado)

l

Moviecom 4. Sessões (dub) 14h10, 16h30, 19h05 e 21h25 / Cinemark 2. Sessões (3D) (dub) 11h10 (sex, sáb e dom), 13h30, 16h e 18h30 / Cinemark 2. Sessões (3D) (leg) 21h e 23h40 (sáb) Uma guerra antiga se reinicia quando um jovem trabalhador do campo abre inconscientemente um portal entre o nosso mundo e uma raça de gigantes. Soltos na Terra depois de séculos, os gigantes tentam reconquistar seu território que foi perdido, forçando o jovem Jack (Nicholas Hoult) a entrar na batalha para impedi-los. Lutando por um reino e seu povo, e pelo amor de uma corajosa princesa, ele fica frente a

frente com os guerreiros que ele pensava serem apenas uma lenda... e ganha a chance de se tornar uma lenda também. Direção: Bryan Singer G.I. Joe 2 – retaliação (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 5. Sessões (leg) 14h20, 16h40, 19h e 21h20 / Moviecom 6. Sessão (3D) (dub) 17h / Moviecom 6. Sessão (3D) (leg) 21h30 / Cinemark 6. Sessões (3D) (dub) 11h20 (sex, sáb e dom), 13h50 e 19h / Cinemark 6. Sessões (3D) (leg) 16h30, 21h30 e 23h55 (sáb) A equipe dos G. I. Joe luta contra Zartan, seus comparsas e os líderes mundiais influenciados por ele. Do primeiro filme retornam Duke (Channing Tatum), o ninja Snake Eyes (Ray Park) e Storm Shadow (Lee Byung-hum). O veterano Bruce Willis interpreta o General Joe Colton, homem que deu origem ao codinome G.I. Joe. l A hospedeira (12 anos, legendado) Moviecom 7. Sessões 14h05, 16h35, 19h05 e 21h35 / Cinemark 5. Sessões 13h10 (sáb), 15h50, 18h40, 21h20 e 0h (sáb) Melanie (Saoirse Ronan) e Jared (Max Irons) foram feitos um para o outro. Esta seria mais uma história de amor, se não fosse um detalhe: estamos no futuro, e a humanidade está quase extinta. A Terra foi invadida por alienígenas que controlam a mente e corpo dos humanos. Melanie e Jared são os últimos humanos que lutam para sobreviver. Até que Melanie é capturada pela Buscadora (Diane Kruger), que usará as lembranças de Melanie para localizar o esconderijo dos humanos. Para não revelar o esconderijo Melanie ocupa a sua mente com visões do homem que ama, desviando a atenção de Peregrina, que começa a se sentir intensamente atraída por Jared. Direção: Andrew Niccol ★ ★ ★ ★ ★ O som ao redor (16 anos, nacional) Cinemark 1. Sessão 22h10 (ter e qui) A vida numa rua de classe média, na zona Sul do Recife, toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Direção: Kleber Mendonça Filho


12

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 29 de março de 2013

MEDITANDO NA ADEGA

agendril)a do vinho (ab 12 e 13/04

Evento enogastronômico fechado (degustações e jantares harmonizados) na Pousada Enseada dos Amores, em São Miguel do Gostoso.

O vinho e o alimento

18 e 19/04

Curso de Introdução ao Vinho e à Degustação na Sala de Prova da Adega São . Cristóvão. Aberto ao público Informações e inscrições . pelo fone: (84) 4006-6370

24 a 26/04

sil 17ª Edição do Expovinis Bra – Salão Internacional do Vinho, a maior feira do seguimento da América – Latina – Expo Center Norte – Pavilhão Azul - São Paulo cadastros pelo site do evento: www.exponor.com .br/expovinis

ì Porque Bacalhau com Tinto Talvez o prato mais consumido desta sexta feira santa seja o bacalhau. Mas como dizem os portugueses, bacalhau não é peixe, é bacalhau. A rigor, bacalhau é o nome dado ao processo de secagem e salga porque passam os peixes propícios a esse tipo de beneficiamento denominado de: “Bacalhau”. Esse processo dá para o peixe em questão uma textura e um sabor cuja intensidade apela mais aos vinhos tintos que aos brancos. Mas se é verdade que os tintos são mais solícitos, também o é que estes não podem ser tânicos, alcoólicos ou encorpados. O ideal será um tinto de boa acidez e preferencialmente sem passagem, ou de leve passagem por madeira. Os Pinot Noir e Merlot frutados jovens, o Gamay (Beaujolais) e o Cinsault fazem par perfeito com o bacalhau por não subjugar o seu sabor delicado nem brigar com seu caráter sápido. Os brancos que celebram aliança com esse prato necessitam de estrutura, a exemplo dos Chardonnay e Viognier fermentado em madeira e de outros brancos apurados em razão da elevada patente vinicular.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O vinho é a melhor bebida para acompanhar um prato, daí porque a razão de o considerarmos um complemento alimentar

S

eria demasiado simplório enxergar o vinho, no contexto de uma refeição, apenas como um complemento alimentar. Ocorre que esta função, que os menos afeitos à sua compreensão pensam ser a única, soma-se a outras duas criando uma importante inter-relação no contexto da comensalidade. Indiscutivelmente o vinho é a melhor bebida para acompanhar um prato, daí porque a razão de o considerarmos um complemento alimentar. Mas para além dessa função, cabem-lhe ainda as funções de ingrediente nas preparações gastronômicas e de anticéptico bucal, ajudando na percepção gustativa dos comensais. Como ingrediente, juntamente com outros insumos, alimentos e temperos, o vinho vai à panela, submetido ou não à cocção, transferindo às preparações gastronômicas valores gusto-olfativos importantes para o prato. Com o vinho marinamos uma carne, saporizamos um molho, ou apuramos uma redução, dando um up de sabor no prato em questão. Mas é bom lembrar

O bacalhau, o prato mais consumido nesta Sexta-Feira Santa, harmoniza com o vinho tinto

ì SAIBA QUE Como ingrediente no preparo do prato, o vinho só alcança seus objetivos se for jovem e frutado

que, como ingrediente, o vinho só alcança seus objetivos se for jovem e frutado, portanto, nada de vinho oxidado ou impróprio para o consumo numa preparação gastronômica. Depois o vinho desponta na cena da mesa como coadjuvante, complementando o prato, ficando o êxito desse matrimônio a mercê dos vínculos estabelecidos entre am-

bos, algo que na ótica da moderna enogastronomia baseia-se na relação entre o contraste e/ou a semelhança das características preponderantes do prato e do vinho. Por fim, tem o vinho ainda a função de limpar as nossas papilas e o palato, dos sabores deixados pelos resíduos dos alimentos, que cansam o sentido da gustação neutralizando-o e reduzindo a sensação de prazer com o avançar da refeição. Nesse momento o vinho com sua acidez, atua nas papilas permitindo que renovemos a nossa percepção sensorial, estimulando o sentido da gustação, que se cansa facilmente com a persistência do mastigar, renovando a nossa perspectiva de gosto com o prato da primeira a última garfada.

União perfeita: prato + vinho

Tribuna do Norte - 29/03/2013  
Advertisement