Issuu on Google+

» APÓS DECISÃO DO TJRN, ESTADO NÃO CORTA SUPERSALÁRIOS DO EXECUTIVO • PÁGINA 5

Ano 63 • Número 111 • Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

ARENA DAS DUNAS: CONSTRUÇÃO CHEGA PRÓXIMO DOS 85% ALEX RÉGIS

O consórcio responsável pela construção da Arena das Dunas deve divulgar hoje os números da obra. O percentual está próximo dos 85%. A cobertura, que começou a ser içada no lado Oeste do estádio tem previsão de conclusão para 45 dias. A drenagem do campo de jogo está em fase final de implantação e o próximo passo será a instalação do gramado. « ESPORTES 4 »

Placar

Série A Portuguesa 1X1 Criciúma Fluminense 1X0 Cruzeiro Atlético/MG 1X2 Atlético/PR Coritiba 5X3 Ponte Preta Corinthians 2X0 Grêmio Bahia 3X0 Flamengo

Sem os cortes, Governo receia atrasar salários O DESEQUILÍBRIO

esportes

A LEGALIDADE

RODRIGO SENA

Em entrevista coletiva, o secretário de Finanças, Obery Rodrigues, falou sobre o desequilíbrio financeiro do RN e foi taxativo: sem contenção de gastos, o pagamento da folha de pessoal está ameaçado.

OS PODERES

Auxiliares do Executivo defendem a legalidade do decreto que reprogramou o orçamento estadual e cortou em 10% o valor previsto para os Poderes em 2013. Citaram decretos similares já utilizados pela União.

Os repasses destinados aos Poderes aumentaram mais que o incremento de 16,7% da receita no primeiro semestre. O orçamento do TJRN subiu em 19,9%, do MP em 21,2% e do TCE foi 44,5% mais alto. « PÁGINAS 3 E 4 »

ALEX RÉGIS

ABC tem dificuldade para contratar Em São Paulo, o diretor Ferdinando Teixeira confessou que o ABC pretende contratar. No entanto, problemas nas finanças impedem. « ESPORTES 1 »

colunistas

O prefeito Carlos Eduardo decretou estado de calamidade pública na rede municipal de Saúde. O objetivo é agilizar a contratação de pessoal e a captação de recursos para recuperação de pelo menos 37 unidades básicas de saúde. « NATAL 1 E 2 »

Woden Madruga Calendário eleitoral antecipa debate e avaliação administrativa. « PÁGINA 2 »

Negócios e Finanças PIB americano surpreende e cresce acima da expectativa. « ECONOMIA 2 »

« DÍVIDA » Construtora desiste de obra do Terminal Pesqueiro

Greve dos aeroviários

36

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

« MUNICÍPIO » Natal decreta calamidade na Saúde pública por 90 dias

A paralisação nacional dos aeroviários não alterou muito a rotina do 'Augusto Severo'. Nenhum voo que saiu de Parnamirim, até as 19h de ontem, teve atraso na decolagem e, dos 16 que chegaram de outros destinos, apenas três registraram alteração no horário. Representantes do sindicato fizeram pequena mobilização no aeroporto. « NATAL 4 »

Empresa responsável pela construção do Terminal Pesqueiro de Natal desiste de concluir projeto e pede, na Justiça, rescisão de contrato com o Estado e pagamento de dívida de R$ 7 milhões. « ECONOMIA 1 »

economia

natal

geral

viver

Fecomércio entrega Mérito Jessé Freire

Obra do calçadão fica pronta em setembro

Curso de Medicina não será estendido

Artes visuais: destaque no ‘Agosto da Alegria’

Cinco empresários locais receberão a Comenda do Comércio, Serviços e Turismo este ano. Homenagem é concedida pela Fecomércio/RN. « ECONOMIA 2 »

Mais de 60% das etapas de reconstrução e proteção do calçadão de Ponta Negra já foram concluídas, o que equivale a 1.200 metros de orla recuperados. « NATAL 3 »

O Governo Federal recuou e o curso de Medicina não será estendido em dois anos. Mas ainda está em análise a obrigatoriedade de 'estágio' no SUS. « PÁGINA 7 »

Com programação enxuta, a terceira edição do ‘Agosto da Alegria’ tem início hoje. Sem shows de artistas nacionais, as artes visuais ganham destaque. « VIVER 1 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Na contagem do tempo Chegamos a agosto, mês trágico na história política brasileira. O presidente Getúlio Vargas suicidou-se em 1954 (dia 24) e Jânio Quadros renunciou à presidência no dia 25, em 1961, não chegando a completar oito meses no Poder, Brasília recém-inaugurada e ainda com saudades de Juscelino. Contando, a partir de hoje, faltam 17 meses para o término do mandato da presidente Dilma Rousseff, o mesmo tempo que resta à governadora Rosalba Ciarlini, as duas enfrentando tempestades nos agitos da opinião pública. Hoje, primeiro de agosto, é consagrado a Santo Afonso de Ligório, que tem paróquia em Natal (ali pelo Capim Macio, arredores do campus da UFRN) e, se a memória não me falha (e tem falhado, uma topada aqui outra acolá), é comandada pelo Monsenhor Lucas, das melhores figuras destas aldeias católicas do Rio Grande do Norte. Afonso de Ligório, como conta a história, era um nobre italiano, advogado brilhante, que deixou a profissão quando constatou que na defesa de um cliente teria usado documentos falsos. Abandonou a profissão, foi ser padre e passou a cuidar dos pobres, dos mendigos e dos camponeses. É o fundador da Congregação do Santíssimo Redentor e padroeiro dos moralistas e confessores, muito necessitado por estas bandas. Foi canonizado em 1831. Olhando para o calendário, ao lado da janela que dá para a romãzeira e suas flores quase vermelhas, querendo dimensionar o tempo político que falta para os atuais mandatários do poder, vejo sobre a mesa o recorte da crônica de Merval Pereira, analista político de O Globo. Tíitulo: “Jogo bruto”, que começa assim: - O Congresso volta aos trabalhos nos primeiros dias de agosto com projeto b em definido: derrubar alguns vetos da presidente Dilma. Liderado pelo deputado Eduardo Cunha e com o apoio do presidente da Câmara, Henrique Alves, a bancada do PMDB pretende conti-

nuar seu trabalho de boicote ao Palácio do Planalto até que essa queda de braço defina com clareza quem é quem na aliança governista. E vai em frente: - O PT deu o primeiro recuo, retirando do texto oficial de sua convenção as referências à necessidade de rever as alianças com partidos conservadores. A afirmativa tinha endereço certo: o PMDB. Mas a disputa na Câmara não engloba apenas o PMDB. Também alas do PT descontentes com a atuação do governo, especialmente na área econômica, insuflam a rebeldia na base aliada, em busca de um clima político que favoreça a volta de Lula. E mais adiante: - A antecipação do processo eleitoral trouxe para a discussão a questão econômica, sobretudo a inflação. À medida que se coloca o debate da inflação no centro da discussão política, da disputa eleitoral, ela se realimenta com a expectativa. Além disso, a candidata não pode tomar medidas que a presidente precisa tomar no combate à inflação. A presidente passou a ser tratada como candidata e seu julgamento é nessa condição. O calendário eleitoral antecipado é uma abstração que neurotiza a política. Os políticos vivem um calendário que não é real.” A propósito, pergunto eu, agora: como funciona o calendário eleitoral da governadora Rosalba Ciarlini? Bom, faltam 14 meses para a eleição, contando com a Copa do Mundo.

opinião

Deu a louca no Governo? AGNELO ALVES jornalista

A

presidente Dilma Rousseff decretaria um “Plano de Economia” utilizando verbas de outros Poderes, o Legislativo, o Judiciário, o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público? Qual seria a reação do Supremo Tribunal Federal, do Senado, da Câmara, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União? A governadora Rosalba Ciarlini terá cometido um ato que transcende todos os parâmetros da insensatez realizando o maior “absurdo dos absurdos”, em qualquer ângulo que seja analisado, o seu decreto usando verbas dos Poderes constituídos, que são independentes, mas devem funcionar harmônicos entre si. A governadora quebrou a harmonia entre os Poderes. Avocou direitos que não tem para cometer o que não está capitulado na Constituição, desprezando o bom senso comum a qualquer pessoa e principalmente a quem

Brum

exerce um cargo de gestão pública responsavelmente. O governo dispõe de estruturas administrativas e assessorias competentes, concursadas ou convidadas para cargos comissionados de confiança. Foram ouvidas? Parece que não. Salvo se o governo, no todo, estiver contaminado pela obediência, no caso, incompatível. Ou a governadora guarda a certeza de que os demais Poderes vão ceder? “O que é ilegal, por um acordo, seria considerado legal”... Comenta-se, confiantemente, no governo, chegando-se mesmo a um raciocínio algo fora de qualquer propósito. Sem sentido nenhum com a razoabilidade. Pelo menos até prova em contrário. A governadora Rosalba Ciarlini assumiu no primeiro dia de janeiro de 2010 para um mandato de quatro anos. Falou em uma “herança maldita” que recebera. Estava, a princípio, coerente com as práticas políticas. A opinião pública aceitava, até porque o sucessor fora eleito pela oposição... Ocorre que Rosalba, com to-

Dilma fez plano de economia cortando despesas só no Executivo – Rosalba foi fundo nos recursos dos demais Poderes – Loucura? Insensatez? Incompetência? Confiança de que não haverá reação?” da carga alegada de “herança maldita”, pagou absolutamente em dia o pessoal civil e militar em janeiro, seu primeiro mês de governo, assim como, sucessivamente, o primeiro trimestre, o primeiro semestre, o primeiro ano. Que “herança maldita” recebeu? Pagou, no segundo ano de governo, mês a mês. Ultrapassou a primeira metade de seu governo com a “herança maldita” no colo, sem

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Médicos (1) Na minha modesta opinião, a onda de protestos de rua já deu o que tinha que dar. Seria uma boa prática, simpática para a opinião pública, se os doutores, em vez de saírem às ruas com nariz e apitos de palhaço, resolvessem atender à população pobre das cidades que não têm médico. Seria uma grande ação humana. Aposto que eles ganhariam a simpatia de todos. Do jeito que a coisa está, só quem entra pelo cano é a população. natanielfgsant@hotmail.com

Médicos (2)

Menos livros A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), numa parceria com o Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) e a Câmara Brasileira de Livros (CBL), anunciam uma pesquisa que mostra que a venda de livros no Brasil caiu 7,36%, em 2012, na comparação com 2011, consideradas as vendas para o governo e para o mercado.

Foi o pior desempenho do setor editorial na década. A maior queda foi nas compras por governos (federal, estadual, municipal) que adquiriram 10% menos títulos no ano passado. A pesquisa mostrou também que o livro no Brasil ficou 12,46% mais caro que em 2012, após oito anos de queda no preço ou crescimento abaixo da inflação.

Chuvinhas Julho fechou com chuvinhas no seu último dia. Mais pelos tabuleiros do litoral Sul: Baía Formosa, 12, Georgino Avelino, 5,4, Canguaretama, 5, Nísia Floresta, 3. Umas neblinas mantendo o chão molhado pelo Agreste: Vera Cruz, 2,7, Serrinha, 2,2.

Festa do Bode O Governo do Estado não vai bancar a Caprifeira de Lajes, uma das mais tradicionais do calendário de exposições agropecuárias do Rio Grande do Norte, criada há vinte anos e que deu um grande impulso a nossa caprino ovinocultura. O governo alega falta de dinheiro em

seus cofres. Mas a Prefeitura de Mossoró garantiu (sem a parceria do Governo do Estado) a realização da Festa do Bode, que é uma da mais importantes exposições norteriograndenses, incluindo também aí boi e vaca, com leilões e tudo. Começa no dia 8.

Mocó

Livro

Hoje, na Pinacoteca do Estado (Palácio Potengi), a partir das 18 horas, tem a abertura da exposição “Do Barroco ao Contemporâneo”, do artista plástico Mocó. Seu nome de batismo é Rasmussen Ximenes, nascido em Currais Novos. Mora na Califórnia, Estados Unidos.

Anote aí em sua agenda: na segunda quinzena deste mês, consagrado a Nossa Senhora da Guia, padroeira do Acari, o escritor Paulo Bezerra, também conhecido nas rodas acadêmicas por Paulo Balá, lançará o quarto volume das “Cartas dos Sertões do Seridó”.

Assembleia Anuncia-se, para esta semana que vai terminando, o fim do recesso da Assembleia Legislativa. Assunto não falta. Trabalho, também não.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Andréia Barandas Gerente de Circulação: Thales Vilar

tomar qualquer providência para resolver o infortúnio herdado e, finalmente, comete o “inacreditável do inacreditável”: elabora um decreto para usar o dinheiro que não é do Poder Executivo, invadindo competências, anulando a harmonia entre os Poderes. Não tenho o dom da adivinhação. E não confio que alguém tenha para dizer como terminará essa crise sem antecedentes nos anais históricos do Rio Grande do Norte. Loucura? Incompetência? Falta de respeito aos demais Poderes? Afronta à sociedade? Vamos ver as reações. A Presidência da República está decretando a economia de nada menos que 10 bilhões de reais para enfrentamento de crise algo semelhante, sem atingir os demais Poderes, sobre os quais não tem a mínima influência, pois são independentes e harmônicos entre si, conforme preceito constitucional. Deu a louca no Governo do Estado? Ou o governo está certo e a loucura aderiu aos demais Poderes? Avocar quem, para decidir? O Supremo Tribunal. O Governo do Estado está à deriva. É o consenso geral.

Adimplência parcial ALCYR VERAS economista e professor universitário

Q

uando se tenta fazer uma avaliação sobre a situação econômica do Brasil, nos dias atuais, somos levados, na maioria das vezes, por impulso, a emitir opiniões sobre os pontos críticos, esquecendose os acertos e avanços, sobretudo nas duas ultimas décadas. É evidente que houve alternância entre períodos prósperos e recessivos. Por exemplo, a crise econômica de 2008, motivada pela “bolha” americana, não afetou drasticamente o Brasil. A própria crise européia, que se arrasta até hoje, provocou alguns percalços quanto à diminuição do volume das nossas exportações, mas não entramos em pânico, nem tivemos nossa moeda desestabilizada. É verdade que o país vive, atualmente, um patamar de baixo crescimento econômico (a previsão do PIB caiu de 3.2% para 2.5%, segundo o FMI). Contudo, há setores que estão começando a reagir favoravelmente; como o agronegócio e o ramo da construção civil. Mas, quando o assunto é Dívida Externa, precisamos desmistificar alguns “tabus” que surgem devido à análises parciais ou incompletas, as quais levam a interpretações equivocadas que, por sua vez, alimentam falsas conclusões eufóricas. Vejamos a seguinte per-

Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

gunta que tem se mostrado sempre recorrente: a Dívida Externa total do Brasil realmente foi paga? Não, não está integralmente paga. Na verdade, em dezembro de 2005, o Brasil quitou apenas a dívida que tinha com o FMI (Fundo Monetário Internacional), pagando, por antecipação, o valor de 15,5 bilhões de dólares que venceriam até o final do ano de 2007, economizando assim 900 milhões de dólares em juros. Porém, ainda restam dívidas referentes a empréstimos com outras entidades financeiras internacionais como, por exemplo, o BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), também chamado de Banco Mundial, e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), além dos bancos Barclays e Morgan Stanley. Como se sabe, a Dívida Externa brasileira é o somatório de todos os débitos resultantes de empréstimos e financiamentos obtidos no exterior pelo próprio Governo Federal, como também por empresas estatais e por empresas privadas. O primeiro empréstimo externo, contraído pelo Brasil com a Inglaterra, foi em 1824 no valor de 3,7 milhões de libras esterlinas. Na época, era chamado de “empréstimo português” porque teria sido destinado a cobrir dívidas do período colonial, o que na prática, segundo dizem, significava o pagamento a Por-

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

tugal pelo reconhecimento da Independência do Brasil. Durante a fase do Império, há registros de que os governantes da monarquia brasileira tomaram 17(dezessete) empréstimos em Bancos Ingleses para quitar débitos antigos. Para bancar a guerra com o Paraguai, foram feitos novos empréstimos com a Inglaterra destinados a comprar navios e suprimentos. Com a instalação da República, o governo Campos Sales fez a primeira renegociação da Dívida Externa do Brasil. Mas, em 1931, a primeira moratória brasileira foi matéria de capa do “New York Times”. Durante o Estado Novo (1937), Getúlio Vargas suspendeu o pagamento de todos os empréstimos por três anos. Em 1959, Juscelino Kubitschek rompeu com o FMI, porque aquela Instituição Financeira Internacional não aceitava os altos índices da inflação brasileira. Entretanto, o período em que o Brasil mais vezes recorreu ao FMI e em valores extraordinariamente altos, foi durante o Regime Militar, tanto devido à crise internacional do petróleo em 1973, como para manter artificialmente o chamado “milagre econômico”, que mesmo apesar disso, diga-se por uma questão de coerência, formou-se a base da infraestrutura brasileira nas áreas de energia, transportes e telecomunicações.

Apoio a proposta dos médicos. É preciso ter condições de trabalho, uma carreira que dê estabilidade e que garanta, pelo menos, o pagamento dos serviços prestados. Meu filho é médico, começou a carreira trabalhando no interior. No começo era uma experiência interessante. Depois começou a falta material e os pagamentos atrasavam a cada mês até ele levar um “toco” de seu empregador. É desta forma que o Governo quer os médicos no interior? F. Damata – por e-mail

Crise Surpreso mesmo com o decreto da governadora está o povo norte-riograndense com essa prática abominável do Judiciário/RN de “farinha pouca, meu pirão primeiro”... integral e à vista!!! Viva o Brasil, gente! A propósito, vocês sabem o que é esse tal de custeio tão reclamado? Eu digo: em contabilidade pública, é referente à manutençãodasatividadesdosórgãos, “abrangendo basicamente os gastos com pessoal”, salários, material de consumo e serviços de terceiros. luiztrindade53@yahoo.com.br

Baraúnas Série D nunca mais! É isso aí. A força do Leão é sua torcida. Se mil torcedores mandarem 50 reais, teremos 50 mil. A meta é levantar um milhão de reais. Campanha Baraúnas na Série B. O patrocinador é o torcedor. Não pergunte o que seu time pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu time. O objetivo inicial é manter-se na Série C e também objetivando subir para a Série B, assim como o Icasa o fez ano passado. bsbgassrn@ig.com.br

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

3

Secretário alerta que sem ajuste há risco de atrasos

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Renúncia O vereador Júnior Protásio (PSB) entregou ontem o cargo de de líder do prefeito na Câmara de Natal. Ele divulgou uma nota na qual afirma que discorda de algumas medidas adotadas pelo prefeito, o que teriam motivado a decisão de deixar a atribuição de liderar a base aliada. “Em virtude de decisões administrativas da Secretaria Municipal de Saúde (que determinou o fechamento do posto saúde do Conjunto Jiqui, área em que sou o vereador mais votado) e decisões administrativas da Secretaria Municipal de Tributação (que propõe o fim do Programa de Incentivo à Educação Universitária-Proeduc, projeto de minha autoria, sancionado no primeiro governo de Carlos Eduardo que beneficia 12 mil alunos da rede pública), apesar de entender a situação financeira difícil que passa a Prefeitura, me encontro em uma situação incômoda de ser líder do Governo e ter que defender decisões com as quais eu não concordo”, disse o vereador.

Transição Júlio Protásio afirmou ontem que fez um acordo com o prefeito para permanecer na liderança até a escolha do substituto. “Em comum acordo com o prefeito, resolvi entregar a liderança para que ele possa convidar outro parlamentar da nossa bancada. Irei continuar na Câmara Munici-

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

pal ajudando Carlos Eduardo a fazer um bom governo para Natal e, ao mesmo tempo, terei a liberdade para defender a continuidade do Posto do Jiqui e do Proeduc, sem consequências negativas para o Governo Municipal”, destacou em nota o vereador do PSB.

« CONTAS PÚBLICAS » Obery Rodrigues afirma que despesas crescem mais do que o aumento das receitas e que, sem ajustes, folha está ameaçada MARIA DA GUIA DANTAS repórter

“O

Governo gasta mais do que arrecada”, disse ontem o secretário de Planejamento e das Finanças (Seplan), Obery Rodrigues. A avaliação foi a resposta encontrada para a pergunta mais ouvida nos últimos dias: “Como a economia potiguar inspira tantos cuidados com a arrecadação em alta?”. O auxiliar da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) frisou que é verdade que a receita estadual cresceu, superando inclusive a inflação, mas – disse Obery Rodrigues – houve um aumento ainda maior nas despesas, incluindo os repasses

feitos aos Poderes, Ministério Público e Tribunal de Contas. Em seguida, ele alertou: “Se o Estado não antecipasse as medidas de contenção nesse início de semestre, no final do ano a situação estaria crítica, inclusive com possibilidade de faltar recursos para prioridades, como a folha de pessoal”. A coletiva contou com a participação, também, do controlador-geral e consultor-geral do Estado, Anselmo Carvalho e José Marcelo Costa. O titular da Seplan disse que o Rio Grande do Norte enfrentou o primeiro semestre com uma frustração na receita de 5,3% entre o que foi projetado para o período e o que foi efetivamente consolidado. Segundo

ele, não houve superestimação no orçamento elaborado pelo Governo para este ano. Ele assinalou que a maior fonte de receita do Estado – o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – é estimado conforme previsão da Secretaria Estadual da Tributação e com base em critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Quanto ao Fundo de Participação dos Estados (FPE), a segunda origem dos recursos, a projeção é de responsabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Fatores Para Obery Rodrigues, a frustração na receita do Rio Grande do Norte advém de fatores macroe-

conômicos que tem alcançado o país inteiro. “É normal que no segundo semestre se aplique uma estimativa e eventualmente se consolide um ganho ou perda de produtividade”, pontuou. Os cortes anunciados pelo Executivo atingem 10,74% das finanças inicialmente programadas para os Poderes, MPE e TCE/RN. No caso do Governo, o montante chega a R$ 417,9 milhões, o que resultará em uma redução nas transferências para os municípios de R$ 127,3 milhões. O secretário Obery Rodrigues afirmou que os investimentos no Estado estão comprometido se dependerem de recursos próprios. No entanto, observou que a intenção é preservar contrapartidas de convênios, sobretudo os que já estão firmados. IVANÍZIO RAMOS

A falta de coordenação e de alinhamento de todas as etapas para o pleno cumprimento dos contratos gera atrasos e aumenta custos” TRECHO DE EDITORIAL DA FOLHA DE SÃO PAULO, no qual comenta a demora nas obras de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante MARCELO BARROSO

Obery Rodrigues, Anselmo Carvalho e José Marcelo concedem entrevista coletiva sobre os ajustes no orçamento do Estado

Auxiliares destacam legalidade

Federalização O senador Cristovam Buarque (PDT) participou ontem, em Natal, ao lado do prefeito Carlos Eduardo, da 1ª Conferência sobre Educação Integral. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra). O senador defendeu, na ocasião, a federalização da educação básica.

Reforma Em uma semana de funcionamento do portal criado para ouvir sugestões para o anteprojeto de Reforma Política, o site do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados já recebeu mais de 16 mil visitas e 64 mil acessos até ontem. Entre as

ideias mais populares apresentadas pelos eleitores estão a criação de mecanismos para limitar os salários dos deputados e o fim do voto obrigatório, das “regalias parlamentares” (como cota para gastos dos congressistas) e dos cargos comissionados.

Sugestões O portal recebeu até agora 14 mil votos em 126 ideias propostas e 113 tópicos de discussão foram criados. Segundo o coordenador do grupo, o petista Cândido Vaccarezza (SP), só um internauta apresentou uma sugestão que recebeu mais de 60 comentários. Ao total, foram registra-

das 1.016 participações, apesar de os trabalhos parlamentares só começarem na próxima semana, após o retorno do recesso branco. São Paulo lidera o ranking dos acessos por cidade(16,05%), seguida por Brasília (11,22%), Rio de Janeiro (8,71%), Belo Horizonte (6,75%) e Salvador (4,35%).

Debates Em 90 dias de trabalho, o grupo formado para discutir e elaborar uma proposta de reforma deve realizar quatro audiências públicas, sendo a primeira no dia 15 de agosto. Já foram convidadas entidades civis, como a OAB, centrais sindicais e o Movimento Passe Livre, que comandou as primeiras manifestações contra o reajuste do transporte coletivo no país.

Filiados Uma vez que o partido ao qual é filiado pretende lançar a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência, o ex-governador de São Paulo teria tentado conquistar o apoio do PPS, PTB, PSD e PV para uma aliança que viabilize o nome dele na disputa da sucessão de 2014. Mas apenas o PPS sinalizou favorável à iniciativa. A informação foi destaque ontem no jornal O Globo. Os demais partidos responderam que é cedo para uma definição sobre a corrida pelo Palácio do Planalto. Em setembro termina o tempo hábil para filiação partidária de quem pretende as eleições do próximo ano.

Os auxiliares de Rosalba Ciarlini referendaram a legalidade do decreto que reprogramou o orçamento estadual, inclusive com redução dos valores cabíveis aos Poderes. Eles destacaram que a previsão legal está estampada no próprio ato governamental, ou seja, no art. 64 da Constituição Federal; nos art. 8º e 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); nos art. 52 e 55, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (2013); no art. 14 da Lei Orçamentária Anual (LOA) e no decreto que fixa normas para a execução orçamentária e financeira do exercício de 2013. Essa tese é questionada pelo TJ/RN e MPE. Para reforçar o argumento do Governo, o controlador Anselmo Carvalho lembrou que somente este ano foram três os decretos

A governadora manteve contatos, reuniões com os Poderes. E desde o início estas dificuldades vêm sendo relatadas” OBERY RODRIGUES secretário de Planejamento

da presidenta Dilma Rousseff (PT) com fim de reduzir a previsão orçamentária. E que diante disso, os Poderes da União publicaram uma portaria conjunta por meio da qual anunciaram

um corte de R$ 166 milhões. “O Executivo define as adequações orçamentárias, agora onde cortar e como, isso deve ser definido em ato próprio por cada Poder”, frisou o controlador. Eles evitaram tecer críticas a relutância dos Poderes em acatar o decreto governamental, mas deixaram claro que todos sabiam das adequações que seriam feitas no orçamento. “A governadora manteve contatos, reuniões com os Poderes. E desde o início estas dificuldades vêm sendo relatadas”, frisou Obery. Segundo ele, houve a compreensão por parte de todos sempre que o assunto era debatido. O consultor José Marcelo Costa disse na ocasião que não houve, até agora, qualquer manifestação ou solicitação formal dos Poderes. ADRIANO ABREU

Rosalba vê com “naturalidade” reação do Judiciário e MP A governadora Rosalba Ciarlini afirmou ontem que vê com “naturalidade “ a reação dos Poderes ao decretoqueenxugaoorçamentoestadual. “Sinto como se fosse uma mãe, quando não pode dar a mesadacompletaaofilho”,disseela.Achefe do Executivo admitiu que as medidas tomadas não são simpáticas, masreforçouquetudofoifeito“dentro da lei”. De acordo com a democrata, TJ/RN, MPE, AL e TCE/RN foram chamados para conversar e exporasituaçãocríticanaqualseencontra o Estado. E falou que as mudançasforamsimilaresàsocorridas em São Paulo e Paraná. Rosalba Ciarlini não participou da coletiva concedida pelos três secretários da administração direta.

Ela tem ponderado com os Poderes que não há outro jeito para ajustarasfinançasdoEstadosenãocom o ajuste nas contas. Apesar das reações do MPE e TJ/RN para que não haja cortes, o Governo não acena no sentido de recuar na redução estipulada. Não há, no âmbito do PoderExecutivo,intençãodereembolsarosPoderescomosvaloresretirados pelo decreto. “Até porque o TJ, por exemplo, sequer gastou todooorçamentodoanopassado,tantoqueR$21milhõesestãosendoincorporados na receita deles de superávit”. Ontem, um decreto da governadora destinou R$ 11 milhões ao Tribunal. Os recursos, segundo Obery, sobraram no orçamento do Judiciário de 2012.

Sinto como se fosse uma mãe que não pode dar a mesada completa aos filhos” ROSALBA CIARLINI governadora

Cortes de gastos serão nas diárias e gratificações O conjunto de medidas de contenção de despesas promovidos pelo Executivo serão retirados de gastos como diárias, custeio, gratificações, mas não há, segundo os secretários, um detalhamento sobre as mudanças que serão feitas. Obery Rodrigues enfatizou, entretanto, que este não é o primeiro “arroxo administrativo” realizado pelo Estado este ano. Segundo o secretário, já em fevereiro um contingenciamento atingiu a receita. Ele disse também que a redução obtida com a economia nas diárias superou os 50% de 2010 até agora. Um outro ajuste que segundo ele poderá contribuir decisivamente na diminuição dos gastos e consequente elevação do poder financeiro do Estado diz respeito a readequação da folha de pessoal. Obery observou que a decisão do Tribunal de Contas do Estado de determinar a redução dos salários de quem recebe acima do teto, embora suspensa, poderá ser um suspiro nas finanças potiguares. “O Estado recorreu da decisão do Tribunal de Justiça que suspendeu o corte nestes vencimentos”, disse o titular da Seplan. Um pedido de reconsideração foi interposto junto ao desembargador Expedito Ferreira, do TJ/RN, que suspendeu a determinação do TCE. No Supremo Tribunal Federal um recurso já tramita para que a decisão do Tribunal de Contas do Estado se mantenha. O corte deveria ter sido feito já em julho.

+

PÁGINAS 4 E 5

Mais informações sobre os gastos do Governo e ajustes no orçamento


4

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Crime nos EUA O deputado americano Tim Ryan anunciou ontem numa TV de Ohio (EUA) que o Brasil revogou a cidadania brasileira de Cláudia Hoerig, acusada de matar a tiros em Ohio o marido Karl Hoerig, ex-combatente no Iraque, e fugir para o Brasil. A coluna Cláudio Humberto foi a primeira a noticiar o caso, em 2007. Procurada pela Interpol, ela teria optado pela cidadania americana, e estaria vivendo em Brasília.

Preferi sair a roubar” EX-PREFEITO MÁRCIO FABER (SP) Ao renunciar para ganhar mais como ginecologista

Primeira vez

Contra-ataque

Seria o primeiro passo, segundo o deputado, para extraditar a brasileira e julgá-la nos EUA. A Constituição impede a extradição de nacionais.

O crime mobilizou a bancada de Ohio com cartas ao presidente Barack Obama e projeto de lei impedindo vistos a brasileiros até punir Cláudia.

Barra pesada

Cachoeira

Se condenada pelo crime, ela poderá enfrentar a pena de morte, como o americano que manteve três mulheres reféns por 10 anos em Ohio.

Piadistas da internet apontam a origem da tragédia na Zona Oeste do Rio, terça (30): “lágrimas de Cabral provocam rompimento de adutora.”

Mapeamento dos minérios no país Relator do novo Código da Mineração, Leonardo Quintão (PMDB-MG), defende que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) – vinculado ao Ministério de Minas e Energia – realize o mapeamento geofísico dos

minérios no país, num prazo de até cinco anos. A medida poderá custar até R$ 5 milhões aos cofres públicos. “Não conhecemos nem 20% da riqueza mineral existente no território. Assim não dá pra investir”, alega.

Mais cargos

Contra o tempo

O relator, que já recebeu 372 emendas ao projeto do governo, também quer aumentar estrutura do Departamento Nacional Produção Mineral.

Na expectativa de votar o projeto até outubro, Quintão pretende fazer audiência pública ainda este mês em Minas, Bahia, Pará e Goiás.

Em pânico A presidenta Dilma teme que se repita, no novo código da Mineração, o “balcão de negócios” que tomou Câmara na votação da MP dos Portos.

Estatal do pesadelo #foracabral No começo do seu governo no Rio, Sérgio Cabral e o presidente da Cedae, Wagner Victer, prometeram transformar a estatal fluminense na “Petrobras das águas”. Virou o pesadelo dos cariocas.

O PMDB garante que as declarações de solidariedade a Sérgio Cabral nada tem a ver com “boatos” de que ele renunciaria ao governo do Rio, após sonora vaia na Zona Oeste. A rejeição dos cariocas chega a 50%.

Rumo a Ottawa

Cinema mudo

Já com o agrément do governo do Canadá, o embaixador Pedro Brêtas foi indicado ontem pela presidenta Dilma para chefiar a embaixada do Brasil em Ottawa. O Senado agora agendará sua sabatina.

O badalado cineasta “de esquerda” Oliver Stone, que filmou a vida do finado Hugo Chávez, criticou Dilma no Twitter por não asilar ex-espião Edward Snowden. “Muito desapontado. Não é tão astuta quanto Lula”.

É fogo!

Tô dentro

O Ministério Público-DF pediu à Justiça que cancele o contrato da Infraero com a Iveco Magirus para comprar 80 caminhões contra incêndio por R$141 milhões. Custam entre R$370 mil e R$520 mil.

Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha (PMDB-RS) diz que continuará “ajudando Michel Temer na articulação política no Congresso”, independentemente de assumir cadeira de deputado.

Sem voz O senador Lobão Filho (PMDB) afirmou que o principal motivo de seu pai, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), desistir da disputa ao go-

verno do Maranhão está na saúde: “Disposição ele tem, o problema é a voz que ficou fraca depois da isquemia cerebral, no ano passado”.

Nada transparente A transparência na Câmara Legislativa do DF engatinha. Balanço do Adote um Distrital deu nota média de 3.6 aos 24 distritais, num ranking de 0 a 10. Só quatro deputados conseguiram nota superior a 5 pontos. Pensando bem... ...se pegar na FAB a moda da Marinha de folgar às sextas para economizar, autoridades talvez sentem em poltronas da TAM e GOL.

política

Repasses ao TJ crescem 19% e ao Ministério Público, 21% « CONTAS PÚBLICAS » Portal da Transparência informa que, no 1º semestre,

houve expansão da participação do Tribunal de Justiça e MP no orçamento

FOTOS: EMANUEL AMARAL

N

o Portal da Transparência facilmente se constata parte dos argumentos do secretário Obery Rodrigues, quanto a uma receita aquém e uma despesa em expansão. Um comparativo do primeiro semestre do ano passado com o primeiro deste ano mostra dados desoladores para o Estado: o aumento da receita cresceu em 16,7% enquanto que os repasses destinados aos Poderes foram, em média, de 19%. O Tribunal de Justiça conseguiu aumentar o orçamento no mesmo período em 19,9%, o Ministério Público em 21,2%, a Assembleia Legislativa perdeu 1% e o Tribunal de Contas do Estado teve as finanças aumentadas em 44,5%. O Estado transferiu em 2012 R$ 299,5 milhões ao TJ/RN; R$ 89,5 milhões ao MPE; R$ 119,5 milhões à AL; e R$ 21,7 milhões ao TCE/RN. Em 2013, esses valores passaram a ser de R$ 359,2 milhões para o Tribunal de Justiça; R$ 108,5 milhões para o Ministério Público; R$ 119 milhões para a Assembleia; e R$ 31,3 milhões para o Tribunal de Contas. O controlador Anselmo Carvalho observou que o ideal é haver um crescimento linear da receita do Estado, dos repasses dos Poderes e dos gastos gerais. “Sem isso o desequilíbrio é inevitável”, frisou. Quanto à relação do orçamento estadual com o duodécimo dos Poderes este se consolidou nos primeiros semestres do ano passado e deste ano da seguinte forma: o Judiciário consumiu 7,1% da receita em 2012 e 7,3% em 2013; o Ministério Público 2,1% (2012) e 2,2% (2013); a Assembleia Legislativa 2,8% em 2012 e 2,4% em 2013; e o Tribunal de Contas 0,5% em 2012 e 0,64% em 2013. Em suma, somente a Assembleia Legislativa obteve uma queda no comparativo com a receita. As informações são todas do Portal da Transparência. Para fazer frente à tese do Governo, o Poder Judiciário preparou ano passado um levantamento sobre evolução da receita, arrecadação e gastos do Estado. Na ocasião constatouse um crescimento vertiginoso em fontes como ICMS e no próprio Fundo de Participação do Estado. Com a nova crise entre os Poderes e o Executivo, o TJ/RN já prepara um novo estudo com informações sobre a cena orçamentária do Rio Grande do Norte.

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte recebeu, no primeiro semestre deste ano, R$ 359 milhões

Evolução dos repasses aos Poderes Variação das transferências aos Poderes 1º semestre de 2012

1º semestre de 2013

Crescimento

R$ 4.188.288.859,72

R$ 4.889.241.728,00

16,7%

R$ 89,507,774,84

R$ 108.5511.870,93

21,2%

R$ 299.590.976,85

359.262.607,27

19,9%

Repasses à Assembleia Legislativa

R$ 119.513.571.04

R$ 119.056.179,91

- 1%

Repasses ao TCE

R$ 21.719.863,52

R$ 31.387.431,76

44,5%

Receitas do Governo do Estado Repasses ao Ministério Público Repasses ao Tribunal de Justiça

PARTICIPAÇÃO NO ORÇAMENTO DOS REPASSES Ministério Público

Tribunal de Justiça

Assembleia Legislativa

TCE

1º semestre de 2012

2,1%

1º semestre de 2012

7,1%

1º semestre de 2012

2,8%

1º semestre de 2012

0,5%

1º semestre de 2013

2,22%

1º semestre de 2013

7,3%

1º semestre de 2013

2,4%

1º semestre de 2013

0,64%

Presidente da Assembleia pede negociação

Ministério Público recebeu, no 1º semestre de 2013, R$ 108 milhões

Transferência foi parcial, diz Femurn A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e cinco entidades representativas de prefeituras emitiram nota denunciando que o Governo do Estado não repassou integralmente o valor do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) que seria destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Do total de ICMS arrecadado pelo Estado, 25% vai para os municípios e outros 75% ficam com o Estado. É exatamente esse percentual que, parte, é destinado a compor o Fundeb dos municípios. Segundo o presidente da Femurn, Benes Leocádio, os municípios potiguares deveriam ter recebido na última terça-feira R$ 30 milhões, referente ao período de 10 a 20 de julho. Mas desse total foram depositados apenas R$ 21 milhões.

A consequência direta será o atraso no salário de pessoal, inclusive professores. “Muitos municípios não conseguiram pagar o pessoal. Teve prefeitura que deixou os cargos comissionados para pagar apenas no dia dez”, afirmou Benes Leocádio. Ele detalhou que procurou a Secretaria de Planejamento do Governo do Estado para pedir explicações e recebeu a informação de técnicos de que o valor, retirado do Fundeb dos municípios, teria sido usado para completar o repasse das instituições. “A explicação que recebemos foi a falta de dinheiro e o Governo sacrificou os municípios”, afirmou Leocádio. O presidente da Femurn confirmou que já protocolou pedido oficial de informações junto ao Governo do Estado. “Muitos municípios atrasaram o pagamen-

to. Além da queda de arrecadação, agora temos mais esse problema”, destacou. Na nota oficial, divulgada ontem à imprensa, as entidades representativas das prefeituras potiguares destacaram: “O não cumprimento dessa obrigação constitucional acarreta sérios transtornos aos municípios, dentre os quais o atraso no pagamento da folha de pessoal em elevado número de prefeituras”. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou o Governo do Estado. Por intermédio da Assessoria de Comunicação, o secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, afirmou que repassou R$ 21,3 milhões, mas disse que naquele momento, 19h30, não teria como checar a informação passada pela Femurn de que o correto para o repasse do ICMS referente ao Fundeb seria R$ 30 milhões.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), defendeu o diálogo entre os três poderes para resolver o impasse do corte no orçamento, determinado pelo Governo do Estado. Segundo Ricardo Motta, o caminho é o entendimento, para que se encontre a solução que atenda as dificuldades do Executivo sem prejuízo do funcionamento das demais instituições. “Sempre defendemos o diálogo, entendemos a situação de dificuldade do Governo do Estado, mas os poderes precisam garantir as condições para que o seu funcionamento não seja prejudicado”, afirmou o presidente. No início deste ano, a Assembleia legislativa conduziu, com êxito, o fim do impasse em torno de vetos do Executivo ao Orçamento Geral do Estado que atingiam o Legislativo, o Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público. NocasodaAssembleia,alémda atividade de legislar e fiscalizar, há um amplo leque de serviços à população, como o Procon , a Assembleia Cidadã e o Instituto do LegislativoPotiguar.RicardoMottaacrescentou que os técnicos do Legislativo estão avaliando o decreto governamentalqueinstituiuocortelinear de 10% no orçamento dos poderes para que a Mesa Diretora possa se pronunciararespeitodocaso.Opresidente do TJ/RN, desembargador Aderson Siilvino, disse ontem que o Judiciário está analisando a legalidade do decreto.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

política

5

Governo não aplica o abate-teto « CONTAS PÚBLICAS » Após a decisão do Tribunal de Justiça que concedeu liminar para impedir cortes nos salários dos auditores fiscais, remunerações que ultrapassam o teto são mantidas

E

mbora reconheça que a decisão do Tribunal de Justiça contemplava apenas os auditores fiscais sindicalizados, que conseguiram judicialmente a garantia de não ter a redução salarial do abate-teto, o Governo do Estado optou por implantar a determinação para todos os servidores públicos, sem aplicar qualquer limitador de salário. Com isso, o Estado opta por não seguir a decisão do Tribunal de Contas do Estado de implantar o abate-teto para funcionários que recebem mais de R$ 25.323,50, valor referente ao salário do desembargador do Tribunal de Justiça. O procurador geral do Estado, Miguel Josino, disse que a decisão do Estado é “provisória” e que foi adotado o critério da “proibição de comportamento contraditório”. “Já que há uma decisão judicial e nós entendemos, provisoriamente, que ela (a decisão) é para todos. Há essa (decisão judicial) que permite o Estado estender para todos os casos, já que estão na mesma situação jurídica”, argumentou Miguel Josino, reconhecendo que a liminar concedida pelo desembargador Expedito Ferreira favorece diretamente apenas os auditores fiscais sindicalizados, já que foi a entidade sindical a autora da ação judicial. O procurador geral do Estado confirmou que entrará com um agravo no próprio Tribunal de Justiça para tentar reverter a decisão que suspendeu o abate-

EMANUEL AMARAL

Já que há uma decisão judicial e nós entendemos, provisoriamente, que ela (a decisão) é para todos”

vernadora Rosalba Ciarlini, na semana passada, durante agenda que cumpriu em Caicó. O sistema funcionaria da seguinte maneira: quem ganha acima do teto teria o valor excedente retido até decisão final da comissão especial, criada para analisar os processos administrativos. Se a decisão fosse favorável ao servidor, o dinheiro seria devolvido, caso contrário, ele teria de procurar a Justiça.

MIGUEL JOSINO procurador-geral do Estado

teto para os auditores fiscais. “Precisamos aguardar o desfecho dessa questão. A verdade é que estamos atrasados, isso (a implantação do abate-teto) já deveria ter sido feita há mais de 10 anos”, ressaltou. Miguel Josino disse que tem pareceres de juristas dando cobertura a medida adotada pelo Estado de ampliar a decisão do Tribunal de Justiça para não aplicar o abate-teto a nenhum servidor. “Mas essa é uma medida provisória”, reforçou. Se o Estado do Rio Grande do Norte implantasse o abate-teto, como foi determinado pelo Tribunal de Contas do Estado, 687 servidores, entre ativos e inativos teriam redução nas remunerações. Isso porque o total dos salários recebidos ultrapassa R$ 25.323.50, que é o subsídio de desembargador. O anúncio do abate-teto já havia sido feito pela própria go-

Determinação Na semana passada, o desembargador Expedito Ferreira concedeu liminar suspendendo os efeitos do edital publicado pelo Governo do Estado, que concedia 10 dias para os servidores com salários acima do teto permitido se manifestarem. O mandato de segurança foi impetrado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado (Sindfern). A decisão foi publicada ontem. Pela determinação do Tribunal de Justiça, o secretário de Administração e Recursos Humanos (Searh), Alber da Nóbrega, e o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern), José Marlúcio Paiva, somente poderiam executar as decisões que impliquem em corte de remuneração após esgotadas as instâncias recursais administrativas. A multa para o caso de descumprimento por cada desconto efetuado no contracheque de cada servidor será no valor de R$ 500,00, a ser suportada pessoalmente por ambos.

Miguel Josino explica o procedimento adotado pelo Governo após a decisão favorável aos auditores

Cálculo será com base no salário bruto O Tribunal de Contas do Estado definiu que o abate teto a incidir sobre os rendimentos dos servidores do Executivo estadual que recebem valores superiores a R$ 25.323,50 (equivalente ao rendimento de desembargador do Tribunal de Justiça) deve ser calculado sobre o salário bruto. O pronunciamento da Corte de Contas ocorreu em resposta a questionamento feito pela Secretaria Estadual de Administração. Em ato conjunto, assinado pela diretora de Controle Externo de Despesa com Pessoal, Jandira Borges de

Oliveira, e pelo procurador geral do Ministério Público junto ao TCE, Luciano Ramos, observou que as comparações de valores devem ser as mesmas. “Não se pode considerar o valor do subsídio bruto em espécie dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e compará-lo com o valor líquido a ser recebido pelos servidores estaduais”, diz um dos trechos do documento da Corte de Contas. No ato foi explicado também que as pensões alimentícias, o Imposto de Renda e o desconto previdenciário incidem após a aplica-

ção do “abate-teto”. Na consulta, o procurador geral junto ao TCE lembrou que o entendimento adotado de que o redutor deve incidir sobre o salário bruto é o mesmo já feito pelo próprio Tribunal de Contas, pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça. No documento é ressaltado também que os servidores do Estado de São Paulo provocaram o Supremo Tribunal Federal sobre o assunto e foi mantido entendimento de incidir o abate-teto sobre o valor bruto, inclusive com repercussão geral da questão.


6

geral

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

Seridoenses elevam IDHM da mesorregião Central

« SAÚDE »

Curso de medicina não será estendido

« INDICADORES SOCIAIS » Distribuição de indicadores pelas 4 grandes

regiões mostra que Agreste tem 67% dos municípios com baixo IDHM

Governo recua e anuncia mudanças na principal proposta do Mais Médicos

N

B

atal tem os melhores indicadores de saúde e renda. Parnamirim tem os melhores indicadores de educação e ocupa o quatro lugar na qualidade de vida da região Nordeste. Os dos municípios alcançaram o status de “alto desenvolvimento humano”, segundo um estudo divulgado na segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com desempenho expressivo nestas três áreas, seria normal que o Leste Potiguar fosse a mesorregião com melhor IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – do Rio Grande do Norte. Mas não é. Nem primeiro, nem segundo. O Litoral Potiguar, onde estão inseridos os municípios da região metropolitana de Natal ocupa o terceiro lugar no ranking das mesorregiões do Estado. O melhor é o da região Central, que concentra os municípios localizados numa faixa que vai de Equador, no Seridó, até Macau, na microrregião salineira. O destaque são os municípios de Caicó, São José do Seridó e Parelhas, com Longevidade acima de 0,8, o que os inclui na faixa de “muito alto” desenvolvimento humano na saúde. As microrregião Seridó Ocidental e Seridó Oriental se destacam nos indicadores de educação. De acordo com o Atlas-2013 do PNUD, a mesorregião Central tem um município (Caicó) na faixa de alto, 27 em médio e 12 com baixo IDHM. Com IDHM 0,615, puxado por Mossoró, o Oeste ocupa o segundo lugar no ranking estadual. Dos 59 municípios, um está na faixa de “alto”, 41 na de médio e 17 na de baixo desenvolvi-

Rio Grande do Norte Indicadores de Desenvolvimento Humano das mesorregiões AGRESTE IDHM

0,592

Médio 32,55%

CENTRAL IDHM Alto 2,5%

Baixo 67,45%

0,624

LESTE IDHM

Baixo 30,0%

Alto 8,00%

Médio 67,5%

0,611

OESTE IDHM

0,615

Baixo 48%

Alto 1,69%

Baixo 28,82%

Médio 44,00%

Médio 69,49%

Os melhores OESTE Mossoró 0,720 Areia Branca 0,682 Pau dos Ferros 0,678 Alto do Rodrigues 0,672 Grossos 0,664

LITORAL Parnamirim Natal São Gonçalo Extremoz Tibau do Sul

0,766 0,763 0,661 0,660 0,645

CENTRAL Caicó 0,710 São José do Seridó 0,694 Currais Novos 0,691 Ipueira 0,679 Acari 0,679

AGRESTE Santa Cruz Nova Cruz Campo Redondo Várzea Lajes Pintadas

0,635 0,629 0,626 0,626 0,625

mento. Além de Mossoró, destaque para os indicadores de saúde e renda em Pau dos Ferros, Alto do Rodrigues, Macau, Areia Branca e Assu. O Litoral Potiguar tem IDHM 0,611 e está em terceiro. Além de Natal, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim também se destacam no indicador Longevidade. O Litoral tem dois

municípios do Alto desenvolvimento humano, 11 com médio e 12 com baixo IDHM. O Agreste é o que está em pior situação e que deve merecer atenção das políticas públicas. Tem 67% dos municípios com baixo desenvolvimento. Santa Cruz, Nova Cruz e Campo Redondo, pela ordem, lideram o ranking da região. Parazinho,

Ielmo Marinho e Lagoa de Pedras, pela ordem, ocupam os três últimos lugares. O novo IDHM foi divulgado segunda-feira em Brasília por ocasião do lançamento do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. O atlas é uma plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano de 5.565 municípios.

Câmara do Rio é invadida « PROTESTOS » Polícia monta cordão de isolamento, mas grupo de

manifestantes fura bloqueio com objetivo de montar acampamento

R

io (AE) - Cerca de 2 mil manifestantes se reuniram ontem na Cinelândia, na região central do Rio, seguiram em passeata até o Ministério Público Estadual, depois até a Assembleia Legislativa e finalmente à Câmara Municipal, também no Centro. Alguns manifestantes tentaram invadir a Casa, mas foram impedidos pelos policiais militares, que formaram um cordão de isolamento e, até as 21h30, não haviam recorrido a bombas nem balas de borracha. Cerca de 50 ativistas conseguiram furar o bloqueio e entrar na Câmara, onde pretendem acampar. A maioria dos ativistas permanecia ao redor da Câmara.

O grupo que está no interior da Casa exige a presença de advogados e de integrantes do grupo Mídia Ninja, que transmite as manifestações ao vivo pela internet. O grupo protestava contra o Decreto Estadual 44.305/2013, que criou a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV). Trezentos policiais de três batalhões acompanharam o ato, e ruas da região foram interditadas. Um grupo de 40 pessoas mascaradas, integrantes do grupo Black Blocs, que defende a prática de atos de depredação, participava do ato. O estudante Tiago Barreto, de 18 anos, foi detido pela PM

quando segurava uma pedra. Segundo a polícia, ele fez menção de jogar a pedra contra os policiais. Tiago disse, por sua vez, que havia sido atingido pela pedra e por isso a pegou. O decreto do governador Sérgio Cabral (PMDB) foi criticado por juristas porque atribuiria à comissão o poder de quebrar o sigilo de pessoas investigadas por suspeita de envolvimento em atos de vandalismo. Só a Justiça pode autorizar essa quebra de sigilo, defendem os críticos. Cabral então anulou a primeira versão do decreto e publicou outro texto, com mudanças pontuais e também criticado. A norma foi produzida com apoio do

Ministério Público Estadual. Por isso, nesta quarta-feira, os manifestantes foram até o órgão e se reuniram com o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira. Ele atendeu o grupo e rebateu críticas ao decreto: "Essa interpretação (de que é ilegal) é equivocada. Em momento algum a comissão pensou em quebrar sigilo. O decreto está em harmonia com o ordenamento jurídico". Atendendo a pedidos dos manifestantes, Marfan disse que o Ministério Público vai divulgar, pela internet, informações atualizadas sobre investigações que envolvem o governo estadual, como o uso de helicóptero e gastos com a Copa e a Olimpíada.

autos &

motores

TODAS AS SEXTAS NA TRIBUNA DO NORTE

rasília (AE) - O governo recuou de um dos pontos principais da proposta original do programa Mais Médicos e passou a defender que o segundo ciclo dos cursos de medicina, como proposto pela Medida Provisória que trata do tema, seja aproveitado como residência médica. Bombardeado por críticas de diversas entidades do setor, o Executivo decidiu adotar a sugestão de uma comissão de especialistas que debate a proposta. A mudança de tom, no entanto, não satisfez o Conselho Federal de Medicina (CFM), que acusa o governo de tratar a matéria com improvisação e promete se articular no Congresso contra a MP. “(A diretriz é que) após a formação do médico na graduação, em seis anos, a residência médica assegure essa vivência na urgência e emergência e na atenção primária”, disse, nesta quarta-feira, 31, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Junto ao titular da pasta da Saúde, ministro Alexandre Padilha, Mercadante participou de uma reunião com integrantes da comissão de especialistas e de representantes de escolas federais de medicina. Já na semana passada, os dois ministros haviam dado declarações no sentido de que aceitariam a saída trazida à mesa pela comissão de especialistas. Eles alegam que a MP já previa a possibilidade de os dois anos adicionais serem aproveitados na forma de residência. Outro ponto que o governo defende é que seja garantido, até 2017, o acesso de todos os estu-

dantes de medicina à residência, tornando-a obrigatória a partir do ano seguinte. Atualmente, apenas metade dos formados tem acesso à residência. “Vamos ampliar essa oferta com qualidade e com o apoio das universidades federais”, disse Mercadante. Pela nova ideia, o primeiro ano da residência seria centrada na atenção básica e na urgência e emergência. O estudante, que já seria diplomado após o término dos seis anos de graduação, poderia escolher, uma vez graduado, por qual especialização seguir. “Se (o estudante) optar por pediatria, no primeiro ano (ele) vai fazer a urgência, emergência e a atenção básica, já orientado para a sua especialização como pediatra”, defendeu o ministro da Educação. Toda a residência aconteceria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão final sobre como ficará a formação dos médicos no País depende agora do Congresso Nacional, onde tramita da MP dos Mais Médicos. Com base na definição do Parlamento, o Conselho Nacional de Educação (CNE) deverá elaborar um parecer com as novas diretrizes curriculares dos cursos de medicina no País. As escolas particulares comemoraram o recuo do governo. De acordo com o assessor do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Sólon Caldas, o anúncio do MEC trouxe otimismo ao setor. “Na nossa avaliação, a residência não deveria ser obrigatória, mas sim opcional para os estudantes do ensino particular. Se o próprio governo investir na estrutura do SUS, dando condições adequadas para o aprendizado, o aluno das instituições particulares vai se interessar em fazer a residência”.

« CASO MÉRCIA »

« INSEGURANÇA »

PROMOTOR FALA EM ESTELIONATO JURÍDICO

TIROS DE FUZIL ATINGEM SEDE DO AFROREGGAE

São Paulo (AE) - No terceiro e último dia do julgamento do vigia Evandro Bezerra Silva, acusado de ser cúmplice de Mizael Bispo no assassinato de Mércia Nakashima, o promotor Rodrigo Merli disse que a defesa cometeu um “estelionato jurídico”. Durante os debates entre defesa e acusação, ele afirmou que Mércia morreu mesmo no dia 23 de maio de 2010, contrariando a tese da defesa de que a advogada foi assassinada em outra data. Merli falou que a testemunha “ômega”, sigilosa, é um pescador que estava na represa e teria visto um carro sendo empurrado por um homem para dentro da represa. Evandro confessou que deu carona para Mizael na data do crime, mas alegou que não tinha conhecimento do assassinato.

Rio (AE) - O prédio do AfroReggae incendiado há duas semanas, na favela da Grota, no Complexo do Alemão (zona norte do Rio), foi atingido por oito tiros de fuzil, na noite de segundafeira. O novo ataque causou tensão ontem, durante a reabertura de outro núcleo da ONG na mesma região, fechado há onze dias por ordem do tráfico de drogas. Entre os convidados estava o governador Sérgio Cabral e várias autoridades do Estado. O governador disse que os tiros eram uma tentativa de “intimidação” e apoiou a retomada dos trabalhos do AfroReggae. O secretário de Mariano Beltrame anunciou que haverá mudanças nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) das favelas onde há maior resistência do tráfico.


geral

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

7


geral Fred acaba série de derrotas do Flu

8

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

« BRASILEIRO – SÉRIE A » A estreia de Luxemburgo foi difícil, o time não rendeu bem na

primeira etapa e ele teve de lançar mão dos garotos da base para o tricolor poder vencer

D

epois de cinco derrotas seguidas, o Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo, realizada ontem, no Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, gol marcado por Fred, no segundo tempo. Na etapa inicial, o artilheiro chegou a desperdiçar um pênalti, defendido por Fábio.A quebra do jejum fez o Fluminense deixar a zona do rebaixamento e pular para a 11ª posição com 12 pontos ganhos. O Cruzeiro segue em primeiro com 18 pontos. O Fluminense de Vanderlei Luxemburgo não mostrou muita novidade em relação ao time, antes comandado por Abel Braga, mas teve a felicidade de ser mais objetivo para alcançar a vitória. O Cruzeiro desperdiçou boas chances na etapa inicial, mas caiu de produção no segundo tempo e acabou sendo derrotado.Na próxima rodada, o Fluminense vai enfrentar a Ponte Preta, em Campinas. O Cruzeiro receberá o Coritiba, no Couto Pereira. Fred voltou da Seleção Brasileira em alta com o título da Copa das Confederações e o posto de vice-artilheiro do torneio. No retorno ao Fluminense, porém, os gols custaram a sair e o centroavante foi até expulso contra o Vasco. O matador por pouco não viveu nova noite infeliz ao

MÁRCIO MERCANTE

perder pênalti, mas buscou a redenção e marcou o gol da vitória. O Fluminense tinha dificuldades para encontrar espaços na defesa cruzeirense quando Fred teve a chance de abrir o placar em penalidade. O camisa 9 bateu no canto esquerdo, Fábio defendeu, o atacante pegou o rebote no canto direito e viu o goleiro defender novamente. “No pênalti o Fábio foi muito bem. Eu tenho meu estilo de bater. Ontem no treino bati 30 pênaltis e fiz a maioria. No jogo o mérito é do goleiro, mas às vezes você não bate tão bem. Mantive a tranquilidade e o grupo me ajudou, todo mundo me deixou muito tranquilo”, disse Fred.

CRUZEIRO Diego Cavalieri; Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho(Igor Julião), Deco(Felipe) e Wágner(Kennedy); Rafael Sobis e Fred Técnico:Vanderlei Luxemburgo

Coritiba vira sobre a Ponte e é líder Em um jogo emocionante, com três viradas e oito gols, o Coritiba venceu a Ponte Preta por 5 a 3, no Couto Pereira, e reassumiu a liderança do Brasileiro. Com 20 pontos, o Coxa agora seca o Botafogo, que entra em campo nesta quinta-feira, diante o Vitória. Já a Macaca, com 10 pontos, volta a se preocupar com a proximidade da degola. Alex brilhou com uma cobrança de falta perfeita para empatar em 3 a 3 e depois Lincoln, comum chute mascado, virou e Robinho, aos 43 minutos, fechou a contagem. Na próxima rodada, o Coritiba volta a campo no sábado, quando enfrenta o Cruzeiro.

« INDEPENDÊNCIA » Furacão acaba série invicta do Galo

FICHA TÉCNICA FLUMINENSE

« COUTO PEREIRA »

1 0

Atlético-MG e Furacão fizeram um duelo morno ontem, no estádio Independência. O futebol abaixo do esperado da equipe mineira resultou no primeiro revés do Galo no Horto desde a reabertura, acabando com a invencibilidade alvinegra. Triunfo paranaense por 2 a 1, de virada. O primeiro gol do jogo foi do garoto Bernard, que na comemoração tirou a camisa, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Após a saída do jogador, o Furacão foi para frente do Atlético-MG e conseguiu a virada com gols de Everton e Ederson, após os 40 minutos do segundo tempo.

Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Souza, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Luan(Willian); Vinícius Araújo(Lucca) Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Maracanã (RJ) Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Gol: Fred/FLU (32’/2ºT)

Depois de perder o pênalti, Fred manteve a tranquilidade para perseguir o gol e fazer a festa

Em noite inspirada, Bahia vence Fla com festa de gols Em uma grande exibição na Fonte Nova, o Bahia venceu por 3 a 0 o Flamengo, ontem, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os baianos chegaram a 19 pontos e assumiram a viceliderança da competição, um ponto a menos que o Coritiba. A equipe comandada por Cristovão Borges vai terminar a rodada no G-4, pois só podem ser ultrapassados pelo Botafogo, que joga nesta quinta-feira contra o Vit��ria, no Maracanã. Já os rubro-negros voltaram para a zona de rebaixamento. Desde o começo da partida, os donos da casa foram mais objetivos e chegavam com perigo. O primeiro gol veio com Fernandão, aproveitando rebote do goleiro Felipe. No fim da etapa inicial, o Bahia ampliou com Wallyson, em gol polêmico. O atacante aproveitou rebatida e chutou para a rede, mas o assistente havia levantado a bandeira. No entanto, o árbitro confirmou o gol. O terceiro veio no segundo tempo, com Marquinhos Gabriel.

Rescisão Emprestado ao Porto no primeiro semestre do ano, Liedson voltou ao Flamengo no início de junho e fazia apenas um traba-

lho separado enquanto aguardava a definição de sua situação no clube carioca. Nesta quartafeira, no entanto, a espera do atacante chegou ao fim. A diretoria rubro-negra fez um acordo amigável com o jogador e acertou a rescisão de contrato, que se encerraria apenas em dezembro de 2013. Em seu site oficial, o Flamengo explicou o rompimento do vínculo com Liedson, mas não deixou de mostrar o carinho que tem pelo jogador. Com duas passagens pelo clube carioca.

FICHA TÉCNICA BAHIA FLAMENGO Lomba, Madson, Rafael Donato, Titi e Raul; Fahel (Diones), Hélder, Rafael Miranda e Marquinhos Gabriel; Wallyson (Anderson Talisca) e Fernandão (Souza) Técnico: Cristóvão Borges

3 0

Felipe, Leonardo Moura, Wallace, González e João Paulo; Luiz Antonio, Elias, Paulinho (Fernando) e Adryan (Bruninho); C. Eduardo (Gabriel) e Marcelo Moreno Técnico: Mano Menezes

Local: Arena Fonte Nova (BA) Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC) Gols: Fernandão/BA (28’/1ºT), Wallyson/BA (46’/1ºt) e Marquinhos Gabriel/BA (31’/2ºT) EDSON RUIZ

Fernandão e Wallyson garantiram a festa dos baianos ontem

« CANINDÉ » Portuguesa leva empate no fim Portuguesa agora soma cinco partidas sem vencer no Campeonato Brasileiro. Pela 10ª rodada, o time estreou o técnico Guto Ferreira poucos dias após ser apresentado e novamente foi castigada nos minutos finais. O time do Canindé vencia até os 47 minutos, assim como na derrota para o Atlético-PR no último sábado, mas levou o empate do Criciúma: 1 a 1. O clube rubro-verde saiu na frente aos 22 minutos do primeiro tempo, quando o meio campista Bruno Henrique arriscou de fora da área e balançou as redes dos catarinenses, que empataram nos acréscimos com Elton.

« PACAEMBU» Corinthians encontra o caminho da vitória Corinthians teve um melhor desempenho e, ontem, voltou a vencer. Após uma derrota e dois empates no Brasileiro, a equipe criou mais, safou-se quando errou na defesa e triunfou sobre o Grêmio por 2 a 0. Com o resultado no Pacaembu, a equipe de Tite chegou aos 14 pontos e passou para a metade de cima da tabela. O Tricolor gaúcho, estacionou nos 15. Só o Timão buscou o ataque no primeiro tempo, e o prêmio foi um gol de Emerson. O Grêmio saiu para o jogo na etapa final, equilibrou as ações e chegou a acertar o travessão, mas foi castigado em escanteio no qual Paulo André desviou e Alexandre Pato concluiu.


TELEFONES ÚTEIS

DÓLAR COMERCIAL

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

Compra: R$ 2,2770 Venda: R$ 2,2780

DÓLAR TURISMO Compra: R$ 2,2270 Venda: R$ 2,3870

EURO COMERCIAL Compra: R$ 3,0290 Venda: R$ 3,0310

EURO TURISMO Compra: R$ 2,9530 Venda: R$ 3,1300

DÓLAR ACUMULA ALTA DE 11,39% NO ANO E LIDERA RANKING DE INVESTIMENTOS • PÁGINA 3

NA TN ONLINE As últimas notícias da economia nacional e o ritmo de crescimento do Rio Grande do Norte. blog.tribunadonorte.com.br/mercado/

economia Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 01 de agosto de 2013

Construtora desiste do terminal « INFRAESTRUTURA » Empresa entra com pedido de rescisão contratual alegando falta de pagamento

de serviços já realizados por parte do Governo do Estado. Sentença deve sair na próxima semana

ALEX RÉGIS

ANDRIELLE MENDES repórter

A

Constremac Construções, empreiteira responsável pela construção do Terminal Público Pesqueiro de Natal, desistiu de concluir a obra, e protocolou um pedido de rescisão contratual na 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal. Segundo o escritório Mendes Cunha, contratado pela empresa para cuidar do caso, a razão foi a falta de pagamento de alguns dos serviços prestados ao governo do Estado e o descumprimento do contrato. Além da rescisão, a empresa solicita que o Estado assuma a responsabilidade pelo terminal – mesmo inacabado, e pague a dívida atrasada que já supera os R$ 7,5 milhões. Há serviços que aguardam pagamento há mais de um ano, segundo a empreiteira. O posicionamento da Justiça deverá ser divulgado, segundo o escritório, até a próxima semana, quando a Constremac saberá se poderá entregar a obra ao governo – que contratou os serviços através de licitação em 2009. A decisão da empresa, esclareceu Marcelo Lauar, advogado do escritório Mendes Cunha, é irreversível. Segundo descrito na própria petição, a empresa “não possui mais qualquer interesse em retomar as obras do Terminal Público Pesqueiro”. O terminal foi licitado em 2009 e deveria ter sido concluído, segundo previsão inicial, em novembro de 2010. De acordo com Lauar, a empreiteira, que já disputou outras licitações e participou de outras obras no Estado, está disposta a recorrer, caso a decisão da Justiça seja desfavorável. Segundo ele, nenhuma outra empresa poderá assumir a construção e dar continuidade a obra até todos os recursos, que são comuns em casos como esse, serem julgados. O atraso no pagamento, segundo Marcelo Lauar, levou a empresa a assinar sete aditivos, adiando o prazo de entrega e aumentando o valor aplicado na obra. Alguns dos aditivos, segundo a empresa, tiveram que ser assinados, porque o projeto básico fornecido pelo governo do estado “se mostrava inadequado”. A assinatura de tantos aditivos chamou a atenção de órgãos de fiscalização e transformou o terminal em alvo de investigação do Tribunal do Contas da União e da Controladoria Geral da União. Além do pedido, o documento entregue na Justiça revela que o terminal pesqueiro está recebendo embarcações mesmo inacabado – como foi denunciado pela TRIBUNA DO NORTE no início do ano - e que há risco de toda a estrutura ruir, caso as embarcações não autorizadas coli-

ì LINHA DO TEMPO à 30 de junho de 2009:

governadora Wilma de Faria assina ordem de serviço para a construção do terminal, com promessa de inaugurá-lo até o final de 2010; à 10 de setembro de 2009: tem

início a obra; à 10 de outubro de 2009: a então

governadora do RN, Wilma de Faria, visita as obras do Terminal e anuncia a conclusão do projeto para novembro de 2010; à 12 de julho de 2010: em visita às

obras, o ministro da Pesca e Aquicultura, da época, Altemir Gregolim, garante que o Terminal será o mais importante do Nordeste; à 15 de abril de 2011: obras do

Terminal Pesqueiro são paralisadas por falta de pagamento do Governo do RN à Constremac Construções; à 25 de janeiro de 2012: dívida do

Governo do Estado com a Constremac Construções completa um ano e chega a R$ 6 milhões; à 15 de abril de 2012: paralisação

das obras completa um ano;

Terminal Pesqueiro de Natal deveria ter entrado em funcionamento em 2010, mas falta de recursos adiou conclusão das obras

NÚMEROS

R$ 7,5

à 25 de abril de 2013: o secretário

estadual, em exercício, da Agricultura e da Pesca, José Simplício Holanda, informa que as obras passam por auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) por suspeita de superfaturamento; à 15 de abril de 2013: paralisação

das obras do terminal completa dois anos; à 30 de julho de 2013: Constremac

Construções, responsável pela obra, protocola pedido de rescisão de contrato junto à Justiça.

milhões é a dívida que o Governo do Estado tem com a empresa, segundo pedido de rescisão contratual.

95% é quanto já foi executado do projeto inicial.

R$ 29 milhões era o investimento previsto no projeto inicial.

Fonte: Sape/RN / empresas / Arquivo TN

R$ 35,5 dam com as estacas. “O risco é insustentável. O terminal foi projetado para receber embarcações pesqueiras em suas dimensões usuais e não qualquer tipo de embarcação”, ressalta a empresa. Procurado pela equipe de reportagem, o governo esclareceu, através do secretário adjunto de Agricultura e Pesca, Tarcísio Dantas, que tem dinheiro em caixa para concluir a obra, mas que aguarda a finalização de um relatório por parte da Controladoria Geral da União (CGU) para liberar a verba. Segundo a CGU no RN - que encontrou ‘impropriedades’ na execução do contrato, mas preferiu não detalhá-las - não há data para divulgação do relatório.

milhões foi o total investido na construção após os aditivos.

R$ 18 milhões é de quanto o Estado precisa para construir um viaduto e viabilizar o escoamento do pescado no local.

O que falta para entregar a obra

•Concluir a fábrica de gelo •Instalações elétricas •Acessos internos •Acesso externo (viaduto) •Acabamentos


2

economia

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

Fecomércio homenageia geradores de empregos

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Dificuldades dos EUA O PIB americano cresceu 1,7% no segundo trimestre - depois da revisão para baixo do crescimento - maior que o esperado no período de abril a junho. O avanço do primeiro trimestre foi revisado de 1,8% para 1,1%. Esse foi o nono trimestre consecutivo de crescimento da maior economia global, o ciclo mais longo desde que os EUA acumularam 25 trimestres seguidos de expansão, entre o fim de 2001 e 2007, mas persistem as dificuldades para acelerar a economia criando mais empregos, sem que ela continue dependente dos atuais estímulos (injeção mensal de US$ 85 bilhões via compra de títulos do Tesouro e juros perto de zero).

REDUÇÃO O desemprego caiu em junho em sete regiões do País pesquisadas pelas entidades Dieese/Seade (não inclui o RN). A taxa recuou nas regiões metropolitanas para 10,9% em junho, ante 11,3% em maio. O contingente de desempregados nas sete regiões foi estimado em 2,424 milhões de pessoas. O rendimento médio real dos assalariados, ou seja, o conjunto dos empregados com carteira assinada, avançou para R$ 1.655.

Abertura

Exemplo

A economia continua movimentando o País, como revela o Indicador Serasa Experian. No primeiro semestre do ano, 905.468 mil empresas foram criadas e passaram a funcionar dentro do território nacional. Esta quantidade representou um avanço de 1,39% frente ao total de novas empresas surgidas durante o primeiro semestre de 2012 (893.034).

Enquanto muitos setores resistem aos cortes nos orçamentos públicos, a Assembléia Legislativa de Pernambuco reinicia os trabalhos hoje com menos 577 cargos comissionados, cerca de 31,5% dos 1.833 comissionados que existiam até junho. Além do enxugamento da máquina, a mesa determinou uma reestruturação geral do quadro criando um plano de carreiras.

COOPERAÇÃO O Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) lança, em todo o País, o “Dia de Cooperar”. O projeto une solidariedade e voluntariado em prol das comunidades, com apoio de diversas cooperativas brasileiras, para mostrar ao Brasil o poder transformador da cooperação. O evento principal ocorrerá no dia 14 de setembro. O “Dia C”, em Natal será amanhã (2), às 14 horas.

Confiar ou desconfiar? A confiança do comércio cai 3,4% no trimestre até julho e tem o menor nível histórico. A confiança de serviços cai 6,4% em julho, para o menor nível desde 2009. Os protestos em junho podem ter influenciado no resultado, diz a pesquisa da Fundação Getúlio

Vargas. Mas, em outros segmentos a confiança cresceu. “A diminuição da confiança do comércio foi determinada pela piora na percepção em relação ao momento presente. As expectativas em relação aos meses seguintes pouco se alteraram”, destaca a FGV.

RECONHECIMENTO A Fecomércio RN vai entregar hoje à noite no Boulevard Recepções, a empreendedores potiguares o Mérito Jessé Freire, dentro das comemorações do Dia do Comerciante (16 de julho). Serão agraciados os empresários Marcelo Alecrim, José Geraldo de Medeiros, Caio Fernandes, George Costa e Glauber Gentil. O Mérito Jessé Freire é concedido a todo ano a cinco empresários, que atuam no mercado local e tenham reconhecido destaque.

1

A partir de hoje (1º), os bancos começam a encaminhar os dados dos clientes que aceitarem fazer parte do cadastro positivo para as novas centrais que serão criadas. Entidades de defesa do consumidor recomendam avaliar bem antes de aceitar fazer parte do cadastro autorizando que seus dados financeiros sejam abertos, com informações como data e valor de concessão de crédito, valores devidos e pagamentos.

2

O TRT-RN discutirá hoje o direito do trabalhador à aposentadoria, dentro do projeto CLT 70 X 70 de agosto. O tema, à luz da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), será analisado durante 70 minutos, na Livraria Saraiva (Midway), às 19hs, pelo advogado trabalhista e professor, Alexandre Pinto e pelo advogado e gerente da Agência da Previdência, em João Câmara, André Azevedo.

3

A Riachuelo inaugurou terça-feira (30), sua primeira loja no Amapá. A loja está instalada no Amapá Garden Shopping, em Macapá/AP, o espaço surge dentro de um novo conceito arquitetônico. O complexo industrial-varejista potiguar já emprega um batalhão de 40 mil pessoas em todo o País e vai ampliando a cada inauguração de loja.

ENERGIA Mesmo com a economia estagnada – não existe uma crise – o consumo médio nacional de energia aumentou 3,1% em junho, para 37.664 gigawatts-hora (Gwh), sobre o registrado no mesmo período do ano passado. No primeiro semestre, o consumo de energia no país aumentou 2,8%, resultado também puxado pelo setor residencial, que cresceu 6% no período.

CONCLUSÃO A construtora Planc entrega hoje o Residencial Hélio Santiago, empreendimento, construído na Avenida São José, entre a Miguel Castro e Amintas Barros. Localizado em Lagoa Nova, com 21 pavimentos-tipo, com dois apartamentos por andar. Cada unidade tem 115m² e toda a área comum foi equipada e decorada.

DEFEITO O recall no Brasil agora virou um fato corriqueiro, mesmo colocando em risco a vida ou a saúde do consumidor. A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, determinou que a Fiat Automóveis faça campanha de chamamento para substituição dos fechos de fixação dos cintos de segurança dos assentos do motorista e do passageiro de vários modelos de seus veículos.

« COMENDA » Federação do Comércio entrega, hoje à noite, Medalha Jessé Freire a cinco empresários do Rio Grande do Norte

A

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN) entrega hoje a cinco empresários locais o Mérito Jessé Freire. Considerado a comenda mais importante do Comércio, Serviço e Turismo no estado, o Mérito é entregue há nove anos a empresários que se destacam em seus segmentos. Desde que foi criado, 75 empresários locais já foram homenageados. Este ano, receberão a comenda Glauber Gentil, diretor da holding Gentil Negócios; George Costa, da empresa Luck Receptivos e presidente do Natal Convention Bureau; Caio Fernandes, empresário do setor de corretagem de imóveis e diretor da imobiliária Caio Fernandes; Marcelo Alecrim, presidente da Alesat Combustíveis S.A, e o presidente do Conselho Deliberativo da rede de supermercados Nordestão, José Geraldo Medeiros, ganhador na categoria “Experiência Empresarial”. Há critérios bem definidos para a escolha. Entre eles, que o empresário e sua empresa tenham se destacado no mercado, que tenham uma contribuição efetiva e eficaz para o desenvolvimento do estado, e que valores como retidão e ética estejam presentes no trabalho e no dia a dia da empresa. O objetivo do prêmio, destaca Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio/RN, é reconhecer o esforço de cada um dos empresários na geração de emprego e renda no estado. Marcelo admite, no entanto, que a comenda é entregue este ano num momento em que o setor vive um período de baixa. Segundo levantamento realizado com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Trabalho e Emprego, o Rio Grande do Norte registrou, no primeiro semestre de 2013, um dos piores desempenhos desde 2002 em termos de exportações e geração de emprego com carteira assinada. O reflexo foi sentido, inclusive, em setores como o de Comércio e Serviços, que vem se destacando como principal empregador no RN. “O nosso primeiro semestre não foi fácil. Embora tenhamos, até maio, um balanço po-

RODRIGO SENA

Marcelo Queiroz: reconhecimento ao esforço para fortalecer a economia do Rio Grande do Norte

BATE-PAPO

Somente com a geração de emprego e renda é possível promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado de maneira sustentável” MARCELO QUEIROZ empresário

sitivo de vendas, com alta de 10,3% no mês e um acumulado de 10,8% de alta no ano, os números de geração de empregos preocupam”, analisa. Marcelo justifica que RN está no contexto nacional, e, que como estado pequeno depende, muito, dos aportes de recursos federais, em obras e outros tipos de investimento. De acordo com Marcelo, o estado necessita, para voltar a crescer num ritmo mais rápido, de ações de governo que redundem no fomento à atividade econômica, com mais investimentos e medidas que reflitam na redução de custos para as empresas. “Somente com a geração de emprego e renda é possível promover o desenvolvimento socioeconômico do estado de maneira sustentável”, destaca.

Marcelo Queiroz presidente da Fecomércio/RN

O primeiro semestre do ano não foi fácil

indicadores que apontam para este cenário não muito favorável são o aumento do custo do crédito, o aumento nas taxas de inadimplência e a redução nos investimentos públicos.

Que balanço a Fecomércio faz do setor no último semestre deste ano? O nosso primeiro semestre não foi fácil. Embora tenhamos, até maio, um balanço positivo de vendas, com alta de 10,3% no mês (contra 6,9% registrados em 2012) e um acumulado de 10,8% de alta no ano, os números de geração de empregos preocupam. De acordo com o Caged – Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor de Comércio e Serviços abriu, de janeiro a junho deste ano, 2.966 vagas, um número bem distante dos 5.417 postos abertos no primeiro semestre de 2012 e também dos 3.205 computados no mesmo período de 2011. O mesmo comportamento se observa nos dados gerais do estado. A redução no ritmo da oferta de emprego é um dos indicadores potenciais de que podemos começar a registrar retração econômica, o que também impactaria nas vendas. É um círculo vicioso. Os outros

Que projeções a Fecomércio faz para o segmento este ano? Se não houver nenhum fato novo, como uma guinada nos investimentos públicos ou uma ação efetiva dos governos que impacte na maior oferta de empregos, com o consequente aumento de renda, os números devem iniciar uma queda neste segundo semestre. Estamos, por exemplo, com um aumento médio das vendas acima de 10%, até maio. No ano passado, este aumento foi de 7,6%. Se repetirmos em 2013 este percentual já será motivo de muita comemoração. Já em relação aos empregos, no ano passado, apenas o nosso setor de Comércio e Serviços abriu pouco mais de 11 mil novas vagas formais. Acho pouco provável que este número se repita em 2013. A economia do Estado fechou o semestre em baixa. Ainda dá tempo para acelerar a economia até o final do ano? Esperamos, sincera e ansiosamente, que sim.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

economia

Dólar lidera ranking de investimentos no ano

« TRABALHO »

Desemprego em São Paulo recua para 10,2%

« MERCADO » Moeda acumula alta de 11,39% em consequência das

incertezas do mercado sobre estímulos à economia dos Estados Unidos DIVULGAÇÃO

S

ão Paulo (AE) - O dólar comercial lidera o ranking de investimentos deste ano. A moeda norte-americana acumula alta de 11,39%. Somente em julho o dólar avançou 2,11% - foi o terceiro mês consecutivo de elevação. A valorização do dólar tem ocorrido principalmente pela incerteza do mercado sobre em qual momento o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) vai reduzir os estímulos à economia. “Ainda há uma visão de que em algum momento as taxas de juros vão subir nos Estados Unidos, o que provoca uma fuga dos investidores (do Brasil)”, afirmou Michael Viriato, professor do Insper. “Há muita volatilidade no mercado. É difícil dizer se há uma tendência de desvalorização da moeda brasileira.” A saída de investidores tem afetado o desempenho da Bolsa neste ano. O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) já caiu 20,86% em 2013. No mês passado, porém, veio um alívio: o Ibovespa avançou 1,64%, a primeira alta mensal da Bolsa neste ano. Em parte, a recuperação ocorreu justamente pela indicação de que o Fed não deva retirar os estímulos tão rápido como o mercado esperava. “Houve uma recuperação em função de o Fed dar o indicativo de que não vai retirar esses estímulos tão rapidamente, o que acabou favorecendo a Bolsa”, disse Fabio Colombo, administrador de investimentos. Além da turbulência internacional, a Bolsa brasileira tem sido prejudicada pelo cenário macroeconômico ruim. As previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano estão próximas de 2%. “A economia brasileira sofre com os problemas internos de baixo crescimento, as balanças comercial e de pagamentos estão pressionadas e as manifestações não se encerram”, afirmou Colombo. Em julho, a boa notícia para o investidor foi a menor pressão inflacionária. Todas as aplicações tiveram ganho real. O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) teve alta de 0,26%, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) - uma prévia da inflação oficial do País avançou apenas 0,07%. O cenário de investimento do mês passado também foi marcado por um bom desempenho dos fundos DI, que superaram a poupança antiga As aplicações a juros foram favorecidas pelo aumento da Selic, de

3

Saída de investidores está afetando o desempenho da Bovespa, que acumula queda de 20,86%

Corrida dos investimentos Aplicações e rentabilidades no mês de julho e no ano de 2013

Taxa na capital e na região metropolitana é a menor desde 1989, aponta Dieese

S

ão Paulo (AE) - A taxa de desemprego no município de São Paulo ficou em 10,2% em junho, a menor para este mês desde 1989, quando foi de 8,9%, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada ontem pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a taxa de desemprego ficou em 11,3%. Tirando junho de 2012 (11,2%) e de 2011 (11%), a taxa na RMSP também é a menor desde 1989 (9,7%), segundo destaca o estudo. O coordenador da pesquisa da Fundação Seade, Alexandre Loloian, disse que esperava resultados menos expressivos devido aos números da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada no último dia 24 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego apurada pelo órgão subiu de 5,8% em maio para 6% em junho. “Apesar do alarmismo que se fez em torno dos números do IBGE, o desemprego não está ruim pela nossa análise.”

Sobre a taxa de desemprego em junho na capital paulista, Loloian afirmou não saber dizer o que a levou a ser a menor para junho desde 1989. “Uma das hipóteses é de que a indústria melhorou um pouco e o comércio e os serviços também tiveram boa participação.” Segundo o coordenador da PED, a tendência para o segundo semestre é de que a taxa de desemprego na RMSP registre variações negativas. “Nada muito expressivo, mas deve fechar o ano um pouco mais baixa. É uma questão sazonal. O segundo semestre costuma ser melhor.” A economista Ana Maria Belavenuto, técnica do Dieese, também acredita nessa tendência para o conjunto das sete regiões metropolitanas onde a PED é realizada: Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo “O que acontece em São Paulo acaba se refletindo nas demais regiões”, afirmou. A taxa de desemprego no conjunto das sete regiões passou de 11,2% em maio para 10,9% em junho. Loloian chamou a atenção ainda para o rendimento médio real dos ocupados na RMSP, que subiu 1,5% em maio ante abril. “Essa é uma boa notícia, já que o rendimento vinha caindo desde outubro do ano passado.”

« ESTRADAS »

Governo volta atrás e admite reajustar pedágio Ministério dos Transportes assegura cumprimento de contratos

B O investidor não pode colocar todos os ovos na mesma cesta.

rodando na faixa de 6%. Para uma Selic de 8,5%, a perspectiva de ganho continua ruim para o investidor que aposta na renda fixa quando são descontados a taxa de administração e o Imposto de Renda das aplicações”, afirmou Colombo.

Diversificação FÁBIO COLOMBO administrador de investimentos

8% ao ano para 8,5% ao ano. “Mas, analisando numa escala mais ampla, a inflação continua

O momento de incerteza no cenário de investimentos reforça a tese de diversificação, segundo Colombo. “O investidor não pode colocar todos os ovos na mesma cesta. Quem é extremamente conservador deve procurar aplicações com custos baixos.

É preciso batalhar pelos custos e pesquisar bastante”, afirmou. Na avaliação do professor do Insper, o mercado acionário pode trazer ganhos interessantes por causa da forte queda do Ibovespa em 2013. “Uma queda de 20% no mercado acionário brasileiro ainda é muito forte. O resultado das empresas pode trazer números pouco agradáveis, o que ainda deve pressionar a Bolsa brasileira Mas grande parte desses resultados já está refletida no preço das ações”, observou Viriato. “Continuo acreditando que a Bolsa pode melhorar até o fim deste ano.”

rasília (AE) - O governo voltou atrás, vai reajustar os pedágios de rodovias federais e aumento das tarifas começa em agosto. O ministro dos Transportes, César Borges, garante que o governo irá cumprir “estritamente todas as cláusulas” dos contratos, mas afirmou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abrirá mão de taxas para que o efeito ao consumidor seja reduzido ou nulo. Segundo ele, as duas primeiras concessões que passarão pelo processo serão a da Nova Dutra e da Ponte RioNiterói. “Nessas duas, já sabemos que o pedágio vai permanecer quase no mesmo valor. As concessionárias terão seus aumentos e o governo irá abrir

mão de receitas para não impactar o pedágio”, disse o ministro a jornalistas nesta quarta-feira, 31. De acordo com ele, a ideia é deixar de cobrar ou reduzir a cobrança das taxas de fiscalização da ANTT. Isso seria possível devido à entrada de novas concessões no portfólio da agência, o que reequilibraria a arrecadação. E, como se tratam de recursos próprios da ANTT, a medida não teria custos para o Tesouro Nacional. Borges ponderou, no entanto, que a compensação talvez não tenha a mesma eficácia para todos os pedágios federais. Segundo o ministro, algumas concessões passarão pela revisão periódica de cinco anos no decorrer do segundo semestre, o que pode resultar em reajustes maiores ou menores do que o IPCA anual. O ministro garantiu que os investimentos programados nas rodovias concedidas serão realizados.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

economia


TEMPO HOJE

NO FACEBOOK

Máx.: 28ºC Mín.: 24ºC Parcialmente nublado.

Curta e compartilhe charge de Brum.

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 00h06 -1.8- 12h43 - 1.8 Baixa-mar 06h32 -0.8 - 18h51 -0.8

MARCELO BESSA (SESAP) EXPLICA FECHAMENTO DE UTI DO HOSPITAL SANTA CATARINA. PÁGINA 7

NA TN ONLINE

Veja as novidades do hotsite do Enem.

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 01 de agosto de 2013

Saúde em estado de calamidade « PRECARIEDADE » Com o decreto, Prefeitura do Natal espera acelerar a liberação de R$ 3 milhões para

recuperar pelo menos 15 unidades básicas que estão em situação precária. Duas delas já fecharam as portas

O

prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, decretou estado de calamidade pública por 90 dias na rede municipal de assistência à saúde, a fim de acelerar a captação e aplicação de recursos públicos para recuperação de pelo menos 37 unidades básicas de saúde que se encontram em situação precária, o que levou ao fechamento, inclusive, da Maternidade Leide Morais e das unidades de Soledade I e Bela Vista, em Igapó. O secretário municipal de Saúde, médico Cipriano Maia de Vasconcelos disse que o município necessita, de imediato, de R$ 3 milhões para recuperar as 15 unidades de saúde que estão em situação mais crítica, mas avisa que são necessários pelo menos R$ 20 milhões para a recuperação da cobertura, de instalações elétricas e hidráulicas e corrigir infiltrações nos prédios que se agravaram com as chuvas do meio do ano. Com o decreto de calamidade público prorrogável por mais três meses, o município deverá, ainda, realizar a contratação mediante chamada pública de profissionais da área de saúde para complementar o quadro de 300 servidores para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança, cuja abertura está prevista para outubro deste ano. Além disso, o decreto permitirá que o município faça a dispensa de licitação pública para a contratação de bens, prestação de serviços e de obras relacionadas com a manutenção dos serviços públicos de saúde. “Diferentemente do decreto

anterior, que tinha sido ancorado, basicamente, para a contração de pessoal para uma UPA, esse tem abrangência maior”, disse Cipriano Maia. “O decreto visa dar maior celeridade aos processos de gestão da saúde, que possam responder melhor a essas problemáticas constantes do decreto e que dificultam o atendimento da população”. O secretário ainda afirmou ter a clareza de que esse decreto “não é a salvação de todos os problemas, porque não cria orçamento e não viabiliza a disponibilização de recursos novos, mas ele pode trazer alguma facilidade no trâmite dos processos burocráticos”. Cipriano Maia informou que o orçamento do município para este ano é de R$ 550 milhões, “no entanto é uma receita que na nossa avaliação não se realiza”, principalmente em relação à captação de recursos federais, condicionados à implementação de programas. “O orçamento realizável vai ser menos do que isso”, avisou. Ele estimou que o orçamento da saúde não vai alcançar 2/3 dessa receita, embora 40% daquele valor sejam de recursos próprios da prefeitura. “Nós temos um orçamento próprio de R$ 204 milhões, que está condicionado à receita municipal”, afirmou Cipriano Maia. O município tem uma rede de 67 postos de saúde nas quatro regiões adminsitrativas da cidade.

+

PÁGINA 2 SMS precisa de mais 100 médicos para UBSs JOÃO MARIA ALVES

Cipriano Maia diz que decreto dará mais agilidade aos processos


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

natal

SMS precisa de mais 100 médicos

« SÃO JOSÉ »

Defesa de PM « POSTOS DE SAÚDE » Para reverter quadro crítico, medidas urgentes foram adotadas, como pede que ação a contratação de 70 médicos pelo Provab e negociação de dívidas em torno de R$ 2 milhões penal seja suspensa MAGNUS NASCIMENTO

O

secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia de Vasconcelos, disse que para reverter o quadro crítico da Saúde algumas medidas urgentes já foram tomadas, como a contratação de 70 médicos através do Provab, mas ele admite que há necessidade - para um quatro atual de 600 médicos – de pelo menos mais 100 médicos. Cipriano Maia informou que dentre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e pessoal do apoio, o quadro de pessoal da saúde é de 6 mil profissionais, mas seria preciso a contratação urgente de pelo menos 500 profissionais. O titular da Saúde ainda confirmou que o município tem, hoje, 116 equipes do Programa Saúde na Família (PSF), e está caminhando para 130, mas “o que é preciso mesmo é praticamente o dobro disso”. Apesar do aperto financeiro do município, Cipriano Maia falou que já se conseguiu equacionar dívidas acumuladas desde julho do ano passado e que somavam algo em torno de R$ 2 milhões, bem como a autorização para a realização de 200 cirurgias eletivas, “o que permitiu zerar algumas filas de pacientes em Natal”. Para ele, as condições estruturais não possibilitam algumas respostas em tempo curto, mas acredita que o decreto de calamidade pública facilitará um pouco esse processo. Em reportagem na edição desta quarta-feira (31), a TRIBUNA DO NORTE mostrou que nas unidades básicas de Saúde, da zona Norte à zona Sul da cidade, a situação é crítica. As realidades dos Postos de Saúde parecem sincronizadas. São lon-

A

No Igapó, a UBS do Bela Vista que cobria uma área com 28 mil pessoas fechou em decorrência da falta de manutenção preventiva

gas filas formadas a partir das 4h da manhã, escalas médicas incompletas ou insuficientes para atender a atual demanda, prédios desestruturados, longos prazos para a realização de exames simples e complexos, além do histórico desabastecimento das farmácias e estoques dos postos. Não bastassem os problemas acima elencados, algumas unidades foram fechadas em decorrência da falta de manutenção preventiva nos prédios, a exemplo da Unidade Básica de Saúde Bela Vista, em Igapó, que cobre uma área com 28 mil pessoas. O secretário admitiu que em

algumas áreas de Natal existem comunidades com até 50 mil habitantes sem nenhuma assistência básica de saúde. Para suprir essa deficiência, ele disse que já neste começo de agosto, a prefeitura deverá lançar um edital de licitação pública para a contratação de obras para quatro novas UBS, três das quais serão erguidas no Planalto e outra no Nossa Senhora da Apresentação. “Nós temos carências em muitas áreas da cidade, que se expandiu mas os serviços não acompanharam, como no Guarapes e em algumas áreas da Zona Norte”, reforçou o secretário.

Justificativas Decreto de calamidade pública na Saúde ■ Interdição de unidades de saúde

■ Limitações pré-existentes em

por causa das chuvas; ■ Risco de desassistência em obstetrícia, cirurgia traumato-ortopédica, urgência pediátrica e neonatal, neurocirurgia pediátrica e assistência em leitos de terapia intensiva; ■ Superlotação dos serviços de saúde ocasionada pelo grande fluxo de pacientes oriundos do interior do Estado;

muitas dessas áreas, objeto de demandas judiciais contra o município para atendimento de grupos e indivíduos; ■ Agravamento dos riscos epidemiológicos associados a coleções aquáticas, como dengue e leptospirose, por causa do período das chuvas. FONTE - PMN

Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai voltar a debater o caso do tenente da Polícia Militar Púbio Otávio de Souza Segundo, acusado de matar, em 2006, um estudante em São José de Mipibu. Na próxima terça-feira (6), o órgão vai apreciar um pedido de habeas corpus para o PM. A defesa do tenente pede que a ação penal originária seja suspensa porque algumas diligências solicitadas não foram autorizadas pelos juízes até o momento. Os advogados afirmam que alguns elementos precisam ser considerados, como a vinda da arma encontrada com o acusado; a vinda do projétil, que teria sido encontrado no crânio da vítima, Igor Vale de Medeiros. É criticada pela defesa a contradição em exames feitos pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), alegando que, em 2 de outubro de 2006 o primeiro necrotomista afirmou que não foi encontrado nenhum projetil no crânio da vítima. Já em 14 de outubro do mesmo ano, durante exumação do corpo, outro necrotomista afirmou ter colhido um projétil do crânio da vítima. Igor Vale morreu aos 20 anos no dia 1º de julho de 2006, após ser atingido por um tiro na cabeça durante uma festa junina em São José do Mipibu. Na época, testemunhas afirmaram que o tenente Púbio estava embriagado e atirou em Igor e mais três pessoas para livrar o irmão de uma briga. Durante depoimento, o tenente alegou inocência e disse que os tiros foram disparados acidentalmente.

tn família TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

natal

3

Semopi conclui 1.200 metros Movimento marca novo da obra de enrocamento ato em frente à Câmara « TRANSPORTE »

« PONTA NEGRA » A previsão é de que a obra de proteção do calçadão seja concluída em setembro. A cada 200 metros serão instaladas escadas ADRIANO ABREU

A

s obras de recuperação do calçadão de Ponta Negra prosseguem em ritmo acelerado, dando nova forma ao caos que se tornou a praia considerada cartão postal da cidade. Segundo o secretário adjunto de Obras da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi), Caio Múcio Pascoal, 60% da obra já foi concluída, o que equivale a 1200 metros de orla recuperados. Atualmente, os técnicos da construtora Collier, responsável pelo projeto, estão removendo algumas pedras da estrutura do enrocamento para a instalação de escadas de madeira e rampas de acessibilidade. “A cada 200 metros serão instaladas essas estruturas, totalizando dez ao longo da orla”, diz o secretário. As obras de recuperação do calçadão consistem no enrocamento, aterramento e recuperação da drenagem e esgotamento sanitário dos dois quilômetros de extensão da avenida Erivan França. Para a etapa de enrocamento, o orçamento estipulado é de R$ 1,2 milhão. Segundo o secretário Caio Pascoal, as obras (iniciadas em maio deste ano) estão adiantadas e estarão concluídas um mês antes da previsão inicial, que era outubro. “Com o término das obras, haverá uma faixa livre de 15 metros de praia no período de maré alta”, assegura o secretário. O valor total das obras de recuperação é de R$ 4,739 milhões para a proteção completa de 2000 metros da orla da Praia de Ponta Negra. Ainda nessa primeira fase, outros R$ 1,2 milhão serão utilizados para a recuperação do calçadão. Com a conclusão das obras

No momento, os técnicos estão removendo pedras do enrocamento para a instalação de escadas

Com o término das obras, haverá uma faixa livre de 15 metros de praia na maré alta” CAIO MÚCIO PASCOAL secretário adjunto da Semopi

em setembro, se iniciam os trabalhos de um outro projeto, o Orla de Natal, que visa a recuperação de toda a orla marítima da capital, partindo de Ponta Negra e passando pelas praias de Areia Preta, dos Astistas, do Meio e do Forte. O projeto integra as ações preparatórias para a Copa do Mundo e é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e a Secretaria Municipal de Obras

Públicas e Infra-estrutura (Semopi). Os recursos (R$ 14,6 milhões) são do Governo Federal. O projeto prevê a reforma de quiosques, instalação de banheiros, construção de ciclovias, substituição de luminárias, instalação de postos salva-vidas, além de toda a parte de pavimentação, sinalização turística, acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência. O prazo de conclusão é maio de 2014.

A mobilização está sendo denominada “Ato do Silêncio” e terá apoio dos alternativos

O

movimento por melhorias nos transportes irá realizar nesta quinta-feira (1/08), a partir das 14h, uma intervenção cultural e política em frente à Câmara Municipal de Natal. O “Ato do Silêncio” pretende lembrar o dia 18 de julho, no qual os manifestantes estiveram na CMN para protestar contra o projeto que autoriza a licitação dos transportes públicos em Natal. Na ocasião, houve conflito entre o grupo e a Guarda Legislativa. A data foi escolhida por ser o retorno das atividades dos vereadores após o recesso. “Será um ato pacífico e lúdico. A ideia é muito mais um ato politico que envolva a arte do que uma mobilização de massa”, informou Tiago Aguiar, membro do coletivo de comunicação. O movimento, que é dividido em comissões, se reuniu na tarde de hoje no setor II da UFRN para confeccionar cartazes, frases e poemas. De acordo com Tiago Aguiar, amanhã os manifestantes irão cobrir a boca com faixas para representar o silêncio. A expectativa do movimento é que compareça de 150 a 400 pessoas. “Acreditamos que com um número menor de pessoas podemos manter o caráter pacífico e de diálogo”, disse o manifestante. O ato será em “resposta contra a repressão sofrida na Câmara” duas semanas atrás, informou o grupo nas redes sociais. No dia, foi solicitada a retirada do projeto da pauta da convocação extraordinária com prazo de 100 dias para a discussão da matéria. A CMN formou uma comissão para investigar a ação da Guarda Legislativa durante a ocupação do palácio Padre Mi-

guelinho. A instauração foi publicada em 25 de julho no Diário Oficial do Município. Segundo Tiago Aguiar, o movimento está indo aos bairros para realizar assembleias populares com um dos objetivos de conhecer como está o transporte nas comunidades. Após a mobilização do dia 18 de julho, a Câmara Municipal não só retirou o projeto de lei da pauta da Casa, como o devolveu ao Executivo. Os permissionários do transporte opcional que ocuparam a Prefeitura de Natal por dois dias na semana passada também irão fazer uma manifestação nesta quinta-feira (1) para chamar atenção do poder executivo e legislativo e da população para as reivindicações.

Com um número menor de pessoas, podemos manter o caráter pacífico e de dialógo” TIAGO AGUIAR ativista da Revolta do Busão

Entre elas estão a unificação da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte coletivo de Natal, a redução do preço da passagem de R$ 2,20 para R$ 2,00 e o retorno do projeto de licitação dos transportes coletivos para a PMN. A concentração será a partir das 10h30 no KM 6, segundo informou o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Sintoparn), Nivaldo Andrade. Ele disse que os permissionários irão até a Câmara apoiar o Movimento por Melhoria nos Transportes. A paralisação total ou parcial das atividades dos permissionários será decidida em reunião.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

natal

Aeroporto tranquilo, apesar da greve « AUGUSTO SEVERO » Ontem o atraso mais grave - de quase uma hora - foi de um voo da empresa Avianca,

com origem de Brasília. Outros dois voos também atrasaram, mas rotina mudou pouco neste início de greve FOTOS: ALEX RÉGIS

O

Sindicalistas fizeram mobilização dentro do aeroporto

s passageiros de voos que saíram de Natal nesta quarta-feira não sofreram atrasos por causa da paralisação dos aeroportuários. Até às 19h, apenas três, dos 16 voos previstos para pousarem no Aeroporto Augusto Severo chegaram com atrasos, o mais grave foi um voo da empresa Avianca, com origem em Brasília, que atrasou cerca de uma hora. O primeiro avião a desembarcar no dia de ontem no Aeroporto Internacional Augusto Severo chegou com atraso. O voo 3606 da companhia aérea TAM, que saiu do Rio de Janeiro, estava previsto para estar na pista de pouso do aeroporto às 13h38, mas devido a greve dos aeroportuários, que afetou o serviço de manutenção e área operacional de outros 61 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), chegou às 14h20. O voo 3606 da TAM era apenas um dos 29 que passaram ontem pelo Augusto Severo. Do total, 16 saíram e 13 chegaram em Parnamirim-RN. O primeiro a sair do solo potiguar foi o 3313, também da TAM, com destino a Brasília. Antes de embarcar no voo, o autônomo José Fernandes de Medeiros, que chegou ao local às 10h, vindo do município de Campo Grande-RN, revelou preocupação com a greve. “De Brasília ainda vou pegar outro avião porque meu destino final é em Roraima”, disse. Durante a parte da manhã, o Aeroporto Augusto Severo estava tranquilo, apesar da greve. Poucos passageiros, assim como

No Aeroporto Augusto Severo apenas três dos 16 voos previstos para ontem chegaram com atraso

José Fernandes, se encontravam no saguão. Do lado de fora, apenas os táxis e um carro de som da Central Única dos Trabalhadores (CUT), com representantes Sindicato Nacional dos Empregados em Empresas Administradoras de Aeroportos (Sina) explicavam as reivindicações. O Sina luta contra a privatização de grandes aeroportos e contra a Infraero, que alegou escassez de recursos para aplicar os 7% de reajuste pedido pelos trabalhadores. Leny Dantas, representante do Sina em Natal, falou que 90% do efetivo de 117 aeroportuários entraram em greve no Rio Grande do Norte, mas disse que os 30% garantidos pela lei trabalharam. “O maior problema foi na área operacional, porque os funcionários que trabalham na

área de embarque não estavam com gente suficiente e isso atrasou muitos voos”, disse ele. Em nota, a Infraero afirmou que respeita a manifestação dos seus empregados e que para manter os serviços essenciais e a operacionalidade dos aeroportos, elaborou um plano de contingenciamento. Esse plano incluiu o remanejamento de empregados, tanto do quadro administrativo como do de escala para reforçar as equipes nos horários de maior movimento de passageiros e aeronaves. A empresa esclarece ainda que os salários dos empregados estão em dia e que ainda negocia com o sindicato para se chegar a um acordo coletivo que atenda aos interesses do corpo funcional e da Infraero. Ontem, decisão do Tribunal Superior do Traba-

lho (TST) impôs limites à greve. O presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, decidiu que os controladores de tráfego aéreo não poderão aderir ao movimento e determinou que 70% dos servidores ligados às áreas de operação e segurança e 40% dos demais servidores continuem trabalhando normalmente. Se a decisão for descumprida, o Sina terá de pagar multa diária de R$ 50 mil. Uma audiência de conciliação foi marcada para o próximo dia 6, na sede do TST em Brasília. De acordo com a Infraero, apenas 6 dos 63 aeroportos do país foram efetivamente atingidos pela paralisação - Galeão (RJ), Congonhas (SP), Vitória (ES), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

natal

5

Atividades poluidoras sob vistoria « FISCALIZAÇÃO » Segundo levantamento da Semurb, Natal tem 20 pontos com registro de atividades poluentes. O trabalho está sendo conduzido por um grupo de 12 técnicos que identificam os riscos FOTOS: EMANUEL AMARAL

N

atal tem no momento 20 pontos com registro de atividades poluidoras do meio ambiente. O apanhado é do Grupo Interinstitucional de Áreas Contaminadas (Giacon) e diz respeito, até o momento, a postos de gasolina. Mas, segundo técnicos do Giacon pode haver mais áreas da cidade cujo solo sofre o impacto de contaminação. O Giacon, que é formado por 12 técnicos , sendo cinco da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), dois da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), quatro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e um da Guarda Municipal, foi instituído no último dia 17 e segue Política Nacional do Meio Ambiente, por meio da resolução 420/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que prevê a adoção de medidas que assegurem o conhecimento e as características dessas áreas e os impactos causados pelas mesmas. De acordo com Carlos Silva, membro da Semurb no Giacon, outros pontos serão verificados como cemitérios, lixões, detetizadoras, lavajatos, oficinas mecânicas e outros estabelecimentos que realizam atividades potencialmente poluidoras a merecerem atenção especial dos órgãos de controle ambiental. “Temos pontos certos que vêm sendo vistoriados e vão ser especificados em breve, mas esse número pode passar de 20”, disse ele. A metodologia de trabalho do Giacon é primeiramente listar empresas e áreas em que são realizadas atividades poluidoras em potencial e notificá-las a fazer um relatório sobre o solo em que atuam. Se houver confirmação de poluentes na área há a necessidade de realizar um diagnóstico, que é uma etapa detalhada e avaliação de risco. Para isso, o GIACON contará com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que medirá os níveis presentes nas áreas, fazendo a comparação com os níveis toleráveis. Por fim, é realizada a intervenção, que é a etapa de execução de ações de controle para a eliminação do perigo ou redução dos níveis, bem como o monitoramento das áreas vistoriadas. Durante as fases aplicadas de investigação de alguns estabelecimentos, Carlos Silva acredita ser desnecessária a interrupção dos serviços dos mes-

Lavajato na calçada é alvo da fiscalização

Lavajato foi notificado a explicar, num prazo de 30 dias, o porquê do funcionamento na calçada e sem qualquer regularização

Ativos de poluição ì Poluentes Orgânicos Persistentes (POP) dedetizadores, pesticidas e defensivos agrícolas; ì Hidrocarbonetos e seus derivados - oficinas mecânicas, lavajatos e postos de gasolina;

ì Substâncias orgânicas e metais pesados - cemitérios, lixões, laboratórios, clínicas e incineradoras.

Os postos foram os primeiros a entrar na lista de vistorias

mos. “Fechar estabelecimentos não é uma resolução. O interessante é cessar com a fonte de contaminação da área”, explicou Carlos Silva. Impactos O Giacon está sendo coordenado pela Semurb, que é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos segmentos potenciais contaminadores, com o objetivo de fazer levantamento, cadastro de áreas e gerenciamento até a descontaminação. Porém Carlos Silva não soube dar uma previsão de quando todo o trabalho será finalizado, uma vez que desde 2008 a Semurb vinha procurando o contaminante óleo Ascarel, que pertence ao grupo de compostos orgânicos sintéticos. Estes possuem propriedades de resistividade e rigidez e capa-

cidade calorífica elevada, tendo sido amplamente aplicados no isolamento e resfriamento de transformadores elétricos. A contaminação tanto do solo como da água, ameaçando, em especial, os lençóis freáticos e a biota aquática é o principal impacto causado pelo ascarel. De certo mesmo é que, a partir de agora, o trabalho será retomado de forma mais abrangente, englobando outros segmentos, de acordo com a resolução do Conama. O documento visa a investigação da presença de qualquer substância química no ar, água ou solo, decorrentes de atividades realizadas pelo homem, em concentrações tais que restrinjam a utilização desse recurso ambiental para os usos atual ou pretendido, definidas com base em avaliação de risco à saúde humana.

Carlos Silva, técnico do Giacon

Entre os lugares apontados pela Semurb como ponto de contaminação e poluição, estavam um posto de gasolina e um lavajato. O primeiro, localizado no bairro de Mirassol, em frente ao supermercado Carrefour, as margens da BR-101, já estava em processo de remediação, ou seja, de aplicação de técnicas visando a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes. Já o lavajato, que fica na rua Missionario Gunnar Vingren, no bairro de Capim Macio, o caso é mais sério. Em frente a uma casa simples, o proprietário do local, Ionaldo Dias, lava os carros com a R$10 com mais um funcionário em cima da calçada, mas não vê problema. “Uso somente água e o aspirador. Não tenho produto químico no meu trabalho”, disse o autônomo. Funcionando desde o dia 23, o dono do lavajato falou que recebeu um documento da Prefeitura do Natal para que ele alegue no prazo de até 30 dias o porque do funcionamento do estabelecimento sem documentação. “O Sebrae me deu 180 dias para legalizar minha situação quando abri a microempresa e pretendo usar esse tempo”, disse.


6

natal

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

« ELIANA LIMA » elianalima@tribunadonorte.com.br

“Soube hoje que o Estado do RN DESCONTOU do contracheque de um médico o terço de férias PAGO no mês passado. Aplica-se o direito brasileiro aqui?” Do juiz federal Marco Bruno Miranda, no Twitter

PAULO OLIVEIRA/JO

JOAONETOFOTOS.COM

Intumescer

Bom de som

Sobre a convocação do secretário Obery Rodrigues (Planejamento) para esclarecer na Assembleia Legislativa o que levou o Estado à bancarrota, a Abelhinha de Plantão ouviu de deputados que se as explicações não forem elucidativas, cogitam convocar a chefemor. Ou seja: a governadora Rosalba Ciarlini.

Confirmadas as apresentações no Fest Bossa & Jazz, que acontece de 22 a 25, na praia da Pipa: o violonista e compositor argentinoespanhol de World Music Sebastián Pitré, o compositor e intérprete norte-americano J.J Jackson; guitarrista e pianista americano de jazz/jazz fusion Stanley Jordan; Ivan Lins, Babi Mendes; Peter ‘Madcat’ Ruth é um dos maiores gaitistas de blues do cenário mundial, entre outros bons.

1

2

Memória Mesmos deputados que lembraram da Mensagem Anual que a governadora leu no púlpito da AL, em fevereiro último. O cenário que ela passou foi totalmente diferente da crise atual. “Como pode de repente o mar de rosas virar uma floresta de espinhos”, ironizou um parlamentar.

1 – PORTARRETRATO

3 – COLMEIA

Viagem

Todo aniversariante, Sérgio Medeiros recebe o carinho dos amigos Renato Feitosa, Jota Oliveira e Ivone Freire

Em noite concorrida no Solar Bela Vista: Carlos Frederico Mesquita e Cris Leite

2 – PÓLEN

4 - FAVO

Em noite Bzzz, os casadóns Inalva e Paulo de Tarso Teixeira

As bacanas: Emília Godeiro, Natácia Varella Barca, Adriane Oliveira

Abdon Gosson montou novo roteiro exclusivo pela Arituba Turismo: o Cruzeiro Fluvial Provence, com viagem pelas cidades e comunas francesas de Marselha, Gordes, Fontaine de Vaucluse, Lyon, Chalon Sur Saône, Beaune, Tournon/Tain L’hermitage, Viviers, Avignon e Arles. No cardápio, delícias e vinhos da região, cervejas e bebidas frias inclusos. Saída no dia 1º de outubro, com retorno dia 12.

JOAONETOFOTOS.COM

JOAONETOFOTOS.COM

Gastos Outro deputado comentou sobre as idas e vinda de auxiliares nos finais de semana a Mossoró, em veículos locados ao Estado. Disse que secretário tem por obrigação residir na capital. Pode ter casa também em Mossoró, mas a locomoção deve ser em carro próprio. Particular.

Homenagem

Faça o que diz Foi quando o deputado Kelps Lima (PR), que fez a convocação, criticou: “Se o governo quer economizar, tem que dar o exemplo de austeridade, para ter poder de corte (despesas dos poderes) e convencimento”. Opinou que todos os carros do governo devem ser adesivados, com rastreador e mapa publicado no site de cada Secretaria, para o contribuinte acompanhar os gastos.

Então As perguntas que não querem engasgar: quem quebrou o Estado? Quem vai ser penalizado?

À força A tesoura do governo chegou aos contracheques. O pagamento está garantido, mas quem recebeu o percentual de férias em junho (um direito) foi surpreendido com o adicional descontado no salário de julho. À boca pequena, comenta-se que foi ordens superiores para conseguir fechar a folha. Revolta geral.

4

3 Rachadura...

Frente

Após resolver o impasse do projeto de licitação dos transportes, segunda última, entre o prefeito Carlos Eduardo, o supersecretário Sávio Hackradt, o presidente da Câmara, Albert Dickson (PP) e o vereador Júlio Protásio (PSB), entrou em pauta o assunto liderança. JP, líder de CE na CMN, falou do orgulho de defender a Gestão Carlista, do esforço para um trabalho vitorioso, etc e mais.

Com a saída de Júlio, os nomes na lista de cotação para substituílo são os de Maurício Gurgel (PHS), que é o vice-líder; Júlia Arruda (PSB), George Câmara (PCdoB) e Franklin Capistrano (PSB).

...Liderada Maaasss...com o fechamento do posto de saúde do Jiqui e o fim do Proeduc, sem possibilidade de revogar a decisão, JP disse que ficou sua posição na liderança. O prefeito entendeu, mas pediu para ele repensar. Sem recuar, nem pensar, diz um próximo ao pessebista.

Diferenças De um carlista, sobre a comparação que se faz entre a contratação da Falconi pelo governo Carlos Eduardo com a consultoria da Fundação Getúlio Vargas contratada pela antecessora Micarla de Sousa: “Como a FGV é reconhecida em todo o Brasil pela qualidade dos seus técnicos, dá para concluir que foi Micarla e sua equipe que não fizeram o dever de casa que a FGV lhes passou. O problema não está propriamente nas consultorias, mas nos métodos administrativos. E esses agora são outros. Bem di-

ferentes. Aguardem”.

Em tempo Nos escaninhos do Palácio Felipe Camarão, comenta-se que há incorporações feitas, num passado recente, na folha do Município. O trabalho da Falconi vai verificar se esse tipo de situação é verdadeira. E se há outros tipos de irregularidades. Viiixeee...

Distância No voo TAM rumo a Brasília, na tarde de ontem, dois senadores: José Agripino (DEM) e Cristóvam Buarque (PDT-DF). JA para um lado, CB sozinho, na bancada da internet, conectado às redes sociais. É um tutiteiro de muitos comentários. Na aeronave, JA sentou em poltrona na primeira fileira. Buarque pa-

ra trás do meio do avião. Na descida, senadores sem contato.

Bacana Toda linda, Paula Rocha Gaspar será apresentada hoje a embaixadora do Arezzo Mob Party, no Favela Pub, ao som Sax In The House e DJ Múcio NT. Trata-se da balada oficial da marca que acontecerá terça-feira em todo o Brasil. Em Natal, será na Arezzo do Midway Mall.

Som na caixa Dia 10 tem dose dupla do romântico-brega no palco do Teatro Riachuelo. Com participação de José Orlando, Reginaldo Rossi apresenta a 3ª edição do ‘Cabaret do Rossi’, inspirado no seu último trabalho. Noite também com releitura de sucessos populares.

Para festejar os pais, o Complexo Educacional Contemporâneo terá o Dia da Família, no hotel Vila do Mar. A recepção da festa terá uma cabine com o Fotobox, para as fotos criativas, que serão impressas instantaneamente. As brincadeiras terão o tema ‘Caça ao tesouro’, pensadas para todos os convidados, das 8 às 11h. Em seguida, show da banda Uskaravelho.

« COLMEIA » à Hoje tem coro de parabéns para

Elma Melo, Soraya Freire, Marta Motta, Marcos Sá, Adrianni Marinho, Rodrigo Rafael, Domingos Chacon, Eduardo Passaia. à Khrystial solta a voz no palco do

Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, hoje, 21h, lançando o CD Dois Tempos. à Com coquetel, os diretores da

Planc entregam hoje, 20h, o Residencial Hélio Santiago, em Lagoa Nova. São 21 pavimentos, dois apartamentos por andar, cada com 115m². Na área de lazer: piscina, espaço gourmet, salão de festas, quadra poliesportiva e de jardim.

Defesa Civil autoriza reabertura de igrejas « SEM RISCOS » Duas capelas foram liberadas definitivamente pela Defesa Civil, após vistoria nos prédios. Outras sete foram desinterditadas, sob a condição de que a paróquia realize reparos num prazo de 90 dias

D

as dez capelas da Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona norte de Natal, que foram interditadas durante o período de chuvas, duas já estão liberadas definitivamente pela Defesa Civil, após vistoria nos prédios. Outras sete foram

desinterditadas, sob a condição de que a paróquia deve realizar, num prazo de 90 dias, reparos nas estruturas, segundo informou o diretor do Departamento de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Jeoás Santos. “Após a análise da estrutura,

os técnicos permitiram a desinterdição dos prédios com algumas ressalvas. Foi solicitada”, disse ele, “a instalação de um plano contra incêndio e a realização de pequenos reparos em uma parte que não oferece risco à estrutura do prédio”. A décima capela interditada é a Igreja de São

Bartolomeu, que desabou em parte no último dia 6 de julho, e terminou sendo demolida. A capela Santa Clara foi reprovada pelos técnicos, após ter sido verificado problemas na estrutura de uma de suas paredes. A interdição foi mantida, devido à estrutura danificada de uma das pa-

redes, que ainda oferecia risco de desabamento. “Os responsáveis pela capela se comprometeram a fazer os reparos até o final da semana”, ressaltou Jeoás. Na na manhã desta quarta-feira (31) os reparos tinham sido feitos e o prédio da capela já tinha sido liberado pelos engenheiros da Semdes.

Segundo Jeoás, após o prazo de 90 dias dado pelo órgão para a realização dos reparos nos prédios vistoriados, a equipe da Semdes fará novas visitas aos locais para verificar se as orientações foram seguidas e se as estruturas estão adequadas para funcionamento.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

natal

7

Sesap desativa UTI do Santa Catarina « CRISE NA SAÚDE » A unidade tem três pacientes que serão transferidos para o Hospital Ruy Pereira.

Funcionários do HJPB são contra a decisão. Parentes dos pacientes afirmam que vão proibir a transferência ROBERTO LUCENA E VINÍCIUS MENNA repórteres

A

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do maior hospital de urgência e emergência da zona Norte de Natal será desativada. Os três pacientes que ocupam a UTI do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (HJPB), o Santa Catarina, devem ser transferidos, ainda hoje, para o Hospital Dr. Ruy Pereira. A decisão de fechar o setor foi anunciada ontem pela secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo a secretaria, a UTI ficará fechada por dois meses. Funcionários do HJPB são contra a decisão. Parentes dos pacientes afirmam que vão proibir a transferência dos enfermos. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do

Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), os 32 servidores da UTI foram comunicados, na manhã de ontem, que a unidade seria fechada e que, a partir de hoje, deveriam cumprir escala em outros hospitais. “Não houve qualquer diálogo anterior. Somos contra essa medida drástica e autoritária. Ninguém apoia essa manobra”, colocou Simone Dutra, coordenadora -geral do sindicato. Profissionais que trabalham no Santa Catarina e médicos ouvidos pela reportagem consideram a decisão de transferir os pacientes para o Ruy Pereira e fechar a UTI um equívoco. “Como vamos trabalhar sem ter a assistência da UTI no hospital? O povo da zona Norte vai ficar sem UTI?”, questionou a técnica de enfermagem, Maria Auxiliadora da Silva.

A mudança atinge nove médicos (sendo 3 cardiologistas) e seis enfermeiros que passam a cumprir escala no Walfredo Gurgel. Além destes, 17 técnicos de enfermagem passam a cumprir escala no Ruy Pereira. Ontem à tarde, os profissionais do setor organizavam um abaixo-assinado contra a decisão da Sesap. Um médico ouvido pela TRIBUNA DO NORTE afirmou que uma unidade com portas abertas para urgência e emergência, como o Santa Catarina, não pode “se dar ao luxo” de não possuir retaguarda de UTI. “Não tem condições. Além da urgência e emergência, ainda há o setor obstétrico”, pontuou o profissional. A ideia da Sesap era transferir os pacientes ainda ontem, no entanto, a transferência não foi efetivada devido a um problema no condicionar de ar da UTI do

Hospital Ruy Pereira. “Eles vão levar o ar condicionado daqui para lá. Além disso, precisa verificar como será feita essa remoção”, explicou o diretor administrativo do HJPB, Antônio Alves.

Entraves A ideia da Sesap vai esbarrar em outros entraves. Funcionários do Santa Catarina e a coordenadora-geral do SindsaúdeRN afirmaram que vão ajuizar uma ação contra a decisão da secretaria. Parentes dos pacientes prometem realizar uma manifestação na frente do hospital. “O perfil desta secretaria é esse, fecha um serviço para abrir outro. O que vai acontecer é que estes servidores serão remanejados para outros hospitais para cobrir a falta de profissionais e a UTI do Santa Catarina ficará fechada por muito mais tempo do que o ne-

cessário”, disse Simone Dutra. O pai do motorista Milklei Leite, 35 anos, é um dos três pacientes internados na UTI do Santa Catarina. Milklei contou que ficou sabendo da transferência dos pacientes pela imprensa. “Cheguei aqui e os servidores me disseram que vão levar meu pai não sei para onde. Não vou deixar que isso aconteça. Vou convocar todos os familiares e amigos para fazer uma manifestação na frente do hospital amanhã [hoje]”, afirmou. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve ontem à tarde no HJPB. No momento em que chegávamos ao hospital, o secretário adjunto da Sesap, Marcelo Bessa, deixava o local. Ele explicou que a transferência dos pacientes foi uma decisão necessária. “Com isso, vamos assegurar o atendimento na UTI cardiológica do Walfredo Gurgel e o

Santa Catarina passar a contar com seis leitos de UTI lá no Ruy Pereira”, informou. A Sesap divulgou uma nota afirmando que a transferência tem como objetivo “otimizar recursos humanos e infraestrutura hospitalar, ampliar e assegurar uma melhor assistência à população”. O secretário adjunto disse ainda que o Santa Catarina passará dois meses sem UTI. “Nesse período, as obras de construção da UTI definitiva serão finalizadas. Serão dez leitos nessa nova unidade”, lembrou. A UTI do Santa Catarina funciona, atualmente, num local improvisado. O setor está em reforma há mais de um ano. “Não acreditamos que essas obras ficarão prontas e a UTI volte a funcionar nesse período. Infelizmente não podemos confiar”, disse Simone Dutra.

JÚNIOR SANTOS

Cardiologistas do HJPB vão cobrir escala do Walfredo

Pronto-Socorro volta às atividades nesta quinta

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou ontem que quatro cardiologistas, com 40 horas cada, vão completar a escala da UTI Cardiológica do Hospital Walfredo Gurgel (HWG). A chegada dos médicos visa cobrir cinco cardiologistas que deixam hoje o atendimento da unidade. A UTI Cardiológica do HWG é responsável pelo atendimento de cerca de 30 pacientes por mês, em média. De janeiro a junho de 2013, os 10 leitos da unidade acolheram 177 pacientes internados. Os dados foram repassados pela comunicação da Sesap. De acordo com a Sesap, os quatro cardiologistas, com carga de 40 horas cada, somados a outros quatro médicos que já integram a equipe serão suficientes para cobrir o atendimento dos 10 leitos em escala. A Sesap divulgou ainda que, dos quatro médicos que complementam a escala, três foram remanejados da UTI do Hospital Santa Catarina, que foi fechada para reformas. O outro já fazia parte do quadro do HWG, mas tinha pedido demissão antes dos cinco cardiologistas e deverá ser reintegrado à equipe. No início do mês de julho, cinco cardiologistas pediram demissão do HWG. Segundo eles, o motivo foi a sobrecarga da jornada de trabalho, somada à falta de equipamentos adequados, além de problemas no ar condicionado e com infiltrações, conforme carta divulgada na oportunidade. Eles também denunciaram assédio moral, através de coações. “Sem vislumbrar perspectivas de soluções, buscando não compactuar com esse caos perene e estando inconformados com o completo descaso, solicitamos nosso desligamento”, disseram os médicos. Além das más condições de trabalho, o grupo reclamou da falta de equipamentos na UTI cardiológica do HWG. Segundo eles, pacientes estariam sendo encaminhados a outras salas do pronto-socorro ou ao Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).

Enquanto a UTI Adulto é desativada, outro serviço no Santa Catarina retorna às atividades hoje. Fechado desde o dia 16 de julho, devido à falta de pediatras, o Pronto Socorro Infantil (PSI) da unidade volta a atender pacientes. Mas já há uma nova data para que o serviço volte a ser suspenso. De acordo com a direção do hospital, o número de pediatras disponíveis só cobre a escala até o dia 18. Segundo o diretor administrativo, Antônio Alves, a Sesap está ciente dessa lacuna. “A secretaria sabe, um mês antes, como estão definidas as escalas”, disse. Por enquanto, o ambulatório e os consultórios médicos do PSI estão vazios. São mais de 15 leitos desocupados. O local atende, por dia, aproximadamente 200 pacientes. Os “buracos” nas escalas de médicos pediatras é um problema recorrente nas unidades de saúde pública em Natal. Em abril passado, no próprio Santa Catarina, a escala ficou descoberta no dia 20. Naquele mesmo mês, o problema atingiu o Hospital Walfredo Gurgel. De acordo com informações repassadas pela direção do HJPB, o quadro atual de pediatras da unidade é de 56 médicos. Desses, somente 20 atuam no PSI e, desse total, só 11 estão em atividade. Sete deles estão se aposentando e estão em licença prêmio. Há ainda o problema das licenças médicas em grande volume que dificulta completar a escala médica. O número necessário de pediatras para o PSI é de 28 profissionais.

A nova área de UTI do Hospital Santa Catarina terá, quando concluída, dez leitos. O espaço está em obras há mais de um ano JÚNIOR SANTOS

Otimizar recursos humanos e infraestrutura hospitalar é o objetivo” MARCELO BESSA secretário adjunto da Sesap

Profissionais consideram decisão de transferir pacientes para o Hospital Ruy Pereira um equívoco JÚNIOR SANTOS

EMANUEL AMARAL

ì QUEM Hospital José Pedro Bezerra, no Conjunto Santa Catarina, zona Norte de Natal

O QUE “Me disseram que vão levar meu pai não sei para onde. Não vou deixar que isso aconteça”

Equipamentos Na data do pedido de demissão, a Sesap informou que os equipamentos requisitados pelos médicos estavam sendo providenciados por meio de licitação, de maneira emergencial, e que ainda em agosto a situação estrutural seria normalizada.

JÚNIOR SANTOS

MILKLEI LEITE Segundo direção do HJPB, os pacientes da UTI Adulto serão transferidos ainda nesta quinta

motorista

Terá a UTI Adulto desativada a partir de hoje


8

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

natal MP pede condenação de médico do HRTM por homicídio doloso « DESASSISTÊNCIA » O médico teria se negado a operar uma paciente, alegando que estava encerrando seu plantão. O caso foi em abril/2012 e paciente veio a óbito

E

m ação que tramita na 1ª Vara Criminal, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o Ministério Público Estadual está pedindo a condenação de um médico por homicidio doloso. Segundo denúncia do promotor de Justiça Ítalo Moreira Martins, da Comarca de Mossoró, o profissional teria se negado a operar uma paciente em estado de saúde grave. O caso ocorreu entre os dias 3 e 5 de abril de 2012, no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. O promotor sustenta que “o médico assumiu o risco de morte da paciente” ao não realizar o procedimento supostamente devido ao fim do seu horário de plantão. Esta é a primeira vez que um médico é denunciado por omissão de socorro. Caso a denúncia seja aceita pela Justiça, o profissional será julgado por um Tribunal do Júri Popular. O próximo passo é a instrução processual, na qual o juiz titular da Vara Criminal vai anexar ao processo a defesa do médico feita por um advogado e contrapor com as alegações do representante do MPE. Ao final, o juiz decidirá se leva o caso a Juri Popular ou não. De acordo com a denúncia do MP, Rita Maria Batista, de 55 anos, deu entrada no HRTM no dia 3 de abril, apresentando quadro de obstrução intestinal resultante de Fecaloma por Megacolon Chagásico, razão pela qual estava aproximadamente há 90 dias sem defecar. A vítima foi atendida por um médico que so-

ì QUEM Promotor de Justiça Ítalo Moreira Martins

O QUE Pediu a condenação do médico em ação que tramita na 1ª Vara Criminal do TJRN. Ele sustenta que o médico assumiu o risco de morte da paciente ao não realizar o procedimento

licitou exames e determinou a realização de terapia laxativa e lavagem intestinal. No dia seguinte, a paciente foi avaliada. Segundo o MP, a vítima foi atendida pelo médico acusado. Ele teria feito a prescrição de medicação para aliviar a dor. Pelo início da tarde do dia 4, a enfermeira que atuava no caso constatou que a paciente apresentava muitas dores e se encontrava com o abdômen dilatado, sendo então providenciada a realização de um “raio x”. Porém, às 14h, a enfermeira apresentou o resultado ao médico, que determinou nova lavagem intestinal para posteriormente fazer nova avaliação. Após ser realizado o último procedimento, o médico foi informado de que não havia se

conseguido o resultado desejado. Às 17h15 informou à enfermeira que seria o caso de cirurgia imediata. A enfermeira, então, aguardou a iniciativa por parte do médico de determinar os procedimentos prévios necessários para realização da cirurgia. Porém, como não houve qualquer recomendação, a enfermeira voltou a procurá-lo às 18h15. Foi quando o médico supostamente teria informado que não iria realizar a cirurgia porque não haveria tempo de terminar antes do fim do plantão, que era às 19h. Após a negativa do médico, a enfermeira, por volta das 18h45, telefonou para a promotora de Justiça com atuação na área da saúde, relatando o problema e pedindo providências. A representante do MP foi ao hospital Tarcísio Maia para tentar viabilizar a cirurgia da paciente, que ocorreu quando iniciou o plantão de outro médico. O plantonista do momento, que já havia substituído o médico acusado pelo MP, analisou a situação de Rita Maria Batista e iniciou os procedimentos para realização da cirurgia, que teve início as 20h40 horas e término as 23h. Porém, às 9h do dia 5 de abril, a paciente morreu em decorrência de insuficiência renal devido ao quadro de desidratação e distúrbio hidroeletrolítico e obstrução intestinal. * Colaboração do Jornal de Fato

« CASO F. GOMES »

TJ mantém júri popular em Caicó na segunda Pleno do TJRN negou pedido dos advogados dos réus para mudar local do julgamento

O

júri popular dos réus acusados pela morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, conhecido como F. Gomes, foi mantido para a próxima segunda-feira, 5 de agosto, às 9h, no Fórum de Caicó, em sessão a ser presidida pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça. No início da tarde desta quarta-feira (31), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negou o pedido da defesa dos réus e decidiu que não havia motivos para a mudança no local do júri. Durante a sessão do Pleno foram analisados os pedidos de desaforamento do Júri feitos pela defesa dos réus João Francisco dos Santos e Lailson Lopes, acusados da morte de F. Gomes, ocorrida em 18 de outubro de 2010. À unanimidade, os magistrados decidiram que o júri popular deverá ser mantido em Caicó, uma vez que a defesa dos réus não comprovou de forma documental a possibilidade de parcialidade dos jurados. O relator do pedido de desaforamento, desembargador

Virgílio Macêdo Júnior, considerou ainda que a defesa não apresentou indícios concretos de que o corpo de jurados viesse a ter sua imparcialidade afetada devido ao forte clamor social gerado pelo caso. O magistrado apontou que o Ministério Público opinou pelo deferimento do desaforamento para que o júri ocorresse na comarca de Natal, e que o próprio juízo originário informou que “é inegável que o crime objeto da apuração no processo crime mencionado causa grande clamor social e que é possível – até provável – que o corpo de jurados pode ter sua imparcialidade afetada. Esse fato pode justificar, a propósito de assegurar o interesse da ordem pública e da imparcialidade dos jurados, o desaforamento do presente feito”. Contudo, o desembargador Virgílio Macêdo considerou que o pedido de desaforamento é medida excepcional e que não pode ser concedida com base em meras conjecturas. Considerando seus significados, o desembargador explicou que as expressões “possível” e “provável” não comprovam concretamente a parcialidade dos jurados e que o pedido da defesa foi embasado “apenas numa cognição superficial”, concluiu o desembargador.


DANÇA

Espetáculo “Proibido Elefantes”, do grupo Gira Dança, de graça, hoje na Ribeira. PÁGINA 4

MERCADO LITERÁRIO

DESTAQUES DA TV

As vendas de livros digitais dispararam em 2012 no Brasil e os impressos registram queda. PÁGINA 4

O êxito do cinema nacional fora do eixo Rio-SP, a produção de PE e o primeiro stop-motion do país. PÁGINA 2

CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO RN HOMENAGEIA TONHECA DANTAS • PÁGINA 4

BLOG AGITOS E BALADAS

Banda Uskaravelho anima Dia dos Pais antecipado no Vila do Mar, no próximo sábado (3).

tribunadonorte.com.br/agitosebaladas

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 01 de agosto de 2013

ACERVO PESSOAL

Agosto das

Artes visuais Um diálogo entre a arte popular e contemporânea pode ser visto a partir de hoje na Pinacoteca do Estado, com a abertura do Agosto da Alegria, que destaca uma série de exposições coletivas e individuais de linguagens distintas FOTOS: REPRODUÇÃO

YUNO SILVA

3º Fórum Nacional de Gestores acontece em Natal

repórter

A

terceira edição do projeto Agosto da Alegria, espécie de festival multicultural promovido pela Fundação José Augusto em parceria com diversas secretarias do governo Estadual como a de Educação e de Trabalho e Assistência Social, inicia suas atividades nesta quintafeira (1º) com fórum nacional de gestores; abertura de exposições na Pinacoteca do Estado às 19h; e concerto da Orquestra Sinfônica do RN no Teatro Alberto Maranhão às 20h. A programação completa do evento, que se estende durante todo o mês de agosto de forma descentralizada, ainda não foi divulgada, mas as informações disponibilizadas até o momento dão conta que as atividades deste ano serão mais enxutas: sem shows de artistas nacionais e com ênfase nas artes visuais. Nesse campo, merecem atenção do público a Mostra Nordeste de Artes Visuais (MinC/NE e Funarte) e a coletiva do 3º Salão Nordeste de Arte Popular Xico Santeiro. O salão, criado com a intenção de incentivar, reconhecer e divulgar trabalhos de artistas nordestinos, reúne cerca de 30 obras em três categorias: objetos de arte popular, escultura e pintura. Ao observar as obras, Dorian Gray afirmou que o que chamou mais a sua atenção foi a originalidade trazida por novos artistas. “É interessante observar que a todo momento surgem artistas trazendo novas linguagens. Vendo essas obras já me deparei com vários artistas que eu não conhecia, essa vitalidade é uma maravilha”, comemora o poeta e artista plástico veterano Dorian Gray Caldas, integrante da comissão que selecionou os trabalhos ao lado do marchand Antônio Marques e do pintor Francisco Iran. Apesar do caráter regional, os potiguares ficaram com os primeiros prêmios: na categoria pintura o escolhido foi Wagner de Oliveira, de Assu; José Fernandes Soares de Assis, de Santa Cruz, ficou em primeiro no segmento escultura; e Zé de China (José de Daniel), de Natal, ganhou o prêmio principal em objeto de arte popular. De cada categoria foram selecionadas dez obras, sendo que o vencedor recebeu o prêmio aquisição no valor de R$ 3 mil – os demais receberam R$ 400.

A primeira atividade oficial do Agosto da Alegria será o Fórum Nacional dos Secretários de Cultura, realizado hoje das 9h às 18h na Escola de Governo do Centro Administrativo. Esse é o terceiro encontro nacional, e contará com a presença da governadora do RN Rosalba Ciarlini e da secretária Extraordinária de Cultura Isaura Rosado, mais os secretários Hamilton Pereira, do Distrito Federal; Hilton Cobra, da Fundação Cultural Palmares; e Américo Córdula, secretário de Políticas Públicas do Ministério da Cultura. Em pauta, entre outros assuntos, discussão sobre políticas culturais e repasse de recursos federais. O encontro terá desdobramentos no Fórum de Economia Criativa e no Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da Regional Nordeste (Conecta).

O potiguar Rasmussen, criador da Arte Mocó, faz sua primeira exposição no Brasil DIVULGAÇÃO

O artesão paulista Du E-Holic promove oficina com crianças dias 8 e 9, na Pinacoteca

DIVULGAÇÃO

ì

Marcelo Gandhi participa da Mostra Nordeste de Artes Visuais do MinC/NE

Referências e conceitos na mostra da Funarte O caráter questionador da arte é o mote da Mostra Nordeste de Artes Visuais, da Funarte/MinC-NE, que chega a Natal após passagem por Recife (PE). A coletiva inclui trabalho do potiguar Marcelo Gandhi, atualmente radicado em São Paulo, e tem curadoria do professor José Rufino do UFPE e UFPB. A intenção é promover a circulação e contribuir com o intercâmbio cultural entre artistas, público e

espaços culturais. De acordo com Rufino, o elo que une os nomes selecionados é um paradoxo artístico: possuem em comum o fato de serem nordestinos e dos trabalhos transcenderem as questões regionais. “A mostra possui um direcionamento semelhante ao ambiente globalizado em que vivemos. Comparando com as décadas anteriores, possuímos um cenário mais prolífico graças à tecnologia atu-

al, que permitiu uma maior interação entre artistas, público e pesquisadores.”, afirmou. Entre os critérios utilizados pelo curador está o diálogo estabelecido entre criador, obra, público e contexto. “A produção de um artista precisa transcender o nosso olhar, provocar questionamentos e nos despir de idéias préconcebidas. Aí sim, estamos diante de uma ação verdadeiramente transformadora”, pondera. Pa-

Ainda dentro desse universo visual, destaque para “Do Barroco ao Contemporâneo”, primeira exposição no Brasil do currais-novense Rasmussen Sá Ximenes. Radicado há quase uma década nos Estados Unidos, Ximenes criou a Arte Mocó que o próprio considera uma releitura contemporânea do Naïf. “Já representei a arte brasileira em outros países por várias vezes, mas esta exposição é minha primeira grande oportunidade de mostrar meu trabalho por aí. Nunca havia participado de exposições no Brasil”, disse o artista por e-mail, morador da pequena cidade de Petaluma, na Califórnia, “que lembra muito Currais Novos”. Mocó tem trabalhos no acervo do Museu de Arte Moderna (MOMA) de São Francisco e no de Arte Contemporânea (Marin), ambos na Califórnia. O convite para Ximenes participar do Agosto da Alegria foi sugerido por Iaperi Araújo, do Conselho Estadual de Cultura, seguindo a tendência de trazer anualmente artistas que moram fora do RN – ano passado Fé Córdula, que vive em Goiás, foi o convidado. “Infelizmente não estarei aí pessoalmente, estou em processo de adquirir a cidadania norteamericana e não posso me ausentar no momento”, informou. “Do Barroco ao Contemporâneo” trará a público obras de coleções locais e trabalhos recentes enviados pelo artista, todas originais. A Arte Mocó permanece em cartaz durante todo o mês no Palácio Potengi/Pinacoteca.

Da engenharia aos chapéus

O QUE Programação do Agosto da Alegria deste ano destaca as artes visuais. Hoje é dia de abertura de exposições na Pinacoteca do Estado e concerto da Orquestra Sinfônica no Teatro Alberto Maranhão

Mocó Arte e a releitura do Naïf

ra ele os três pilares que fortalecem a produção contemporânea são “contatos, referências artísticas e conceituais, além de uma produção constante”. Serviço Abertura do 3º Salão Xico Santeiro e da Mostra Nordeste de Artes Visuais hoje, às 19h, na Pinacoteca do Estado. Visitação gratuita, das 8h às 18h (exceto às segundas-feiras). Praça Sete de Setembro, Cidade Alta.

Outra presença confirmada na programação é a do chapeleiro e artesão paulista Du EHolic, cujo trabalho interessa não só pela exclusividade das peças como pelo caráter aventureiro e social do projeto “Chapéu sem CEP” – o artista tirou 2013 e 2014 para circular pelo Brasil a bordo de um furgão azul piscina ano 1952 vendendo sua inspirada produção (toda inspirada em músicas) e realizando oficinas de customização com crianças até onze anos. Em Natal, Du estaciona sua caranga nos dias 8 e 9 de agosto no pátio da Pinacoteca, na Cidade Alta. A expedição “Chapéu sem CEP” já esteve em cidades do litoral de São Paulo, da Bahia e de Sergipe. Antes de chegar ao RN, para breve temporada na praia da Pipa onde se encontra no momento e Natal, passou por Olinda, Recife e Garanhuns em Pernambuco. Serviço . Exposição “Do Barroco ao Contemporâneo”, de Rasmussen Sá Ximenes (Arte Mocó). Abertura hoje, às 19h, na Pinacoteca do Estado; e visitação até dia 30 de agosto. . Oficina “Brincadeira Chapéu Sem CEP”, de Du E-Holic. Dias 8 e 9, também na Pinacoteca.


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR JORGE RODRIGUES JORGE/CZN

Suando a camisa

Afobados

Entre linhas e agulhas

A participação de Danton Mello em “A Grande Família” pode ser traduzida como força de vontade. Com a recente estreia de sua peça em São Paulo, o ator não tinha muito tempo para se deslocar ao Rio de Janeiro e encarar as gravações do seriado. Mas, após um pedido do diretor Luis Felipe Sá, o intérprete do barra-pesada Caveira se desdobrou em dois para conciliar as duas produções. “Eu queria muito fazer e trabalhei para que isso acontecesse. Estava uma confusão com a estreia, mas deu certo. Consegui uma liberação rápida do espetáculo”, afirma ele, que ainda aparece em mais quatro episódios e segue gravando no Projac, complexo de estúdios da Globo, localizado na Zona Oeste do Rio. Na história, Danton dá vida a um expresidiário que tem uma relação misteriosa com a personagem Lurdinha, interpretada por Maria Clara Gueiros. E foi justamente o

Os afoitos fãs de “Rebelde” não terão de esperar muito para ver Lua Blanco de volta à tevê. A atriz, que dará vida à romântica Silvinha em “Pecado Mortal”, aparece logo na semana de estreia do folhetim de Carlos Lombardi. Diferentemente de alguns personagens, que só aparecem mais à frente da trama, Lua terá destaque na primeira semana. A novela tem estreia prevista para outubro.

Longe da tevê desde “Amor Eterno Amor”, Ana Cecília Costa já se prepara para encarar sua nova personagem em “Joia Rara”, próxima trama das seis. Na história de Thelma Guedes e Duca Rachid, ela dará vida a uma costureira e começou a frequentar os ‘’workshops’’ para se aperfeiçoar na profissão. Ana Cecília é uma das atrizes queridinhas da dupla de autoras. Ela também esteve em “Cama de Gato” e “Cordel Encantado”.

Início dos trabalhos

perfil do personagem, que aparece com tatuagens por todo o corpo, que atraiu o ator. “Curti muito o papel assim que ele me mandou o primeiro episódio para ler. É um barato fazer dupla com a Clarinha também. E, claro, me juntar a esse elenco incrível com Marco Nanini e Marieta Severo. São

grandes nomes”, valoriza. De folga das novelas desde “Malhação”, Danton tem aproveitado as oportunidades no teatro, cinema e nos humorísticos da emissora. “Não me considero um comediante. Mas fico feliz com os convites que têm surgido”, aponta.

« NOVELAS »

Prestes a entrar em “Amor à Vida”, Carlos Machado começou a gravar suas primeiras sequências como o milionário Ignácio esta semana. O ator esteve no estacionamento de um shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro para rodar uma cena ao lado de Tatá Werneck, que interpreta Valdirene. Na história de Walcyr Carrasco, o personagem de Carlos será um milionário cafona que, finalmente, irá se envolver com a “periguete”.

Guiomar pergunta a Maria Adília se Cadinho é filho de Dionisio

Atílio leva pancada na cabeça e desaparece da casa de Márcia

MALHAÇÃO GLOBO 17:30 Martin é novamente dispensado por Anita e reage indignado. Sofia conta para Flaviana que mudará seu comportamento para conquistar Ben. Ela prepara a mesa do jantar, e o menino fica encantado.

CHIQUITITAS SBT, 20H30 As meninas avisam Ernestina e Chico que Pata sumiu. Carol não entende o motivo da visita de Junior, depois de tê-la demitido, mas diz não se importar. Ela leva Mosca, Binho e Rafa para passarem a noite em sua casa.

TURBO (3D, dublado) Moviecom 2. Sessões 16h35, 18h45/Moviecom 6. Sessões 14h20, 19h10/Cinemark 7. Sessões 14h, 18h50. Um caracol de jardim sonha em se tornar o caracol mais rápido do mundo, quando ele sofre um estranho acidente percebe que talvez consiga realizar seu desejo. Direção David Soren.

FLOR DO CARIBE GLOBO 18:00 Ao depor, Hélio confessa que foi o mandante do sequestro e da tentativa de homicídio contra Samuel, alegando que queria incriminar Alberto. Cassiano desconfia. Guiomar pergunta a Maria Adília se Candinho é filho de Dionísio.

AMOR À VIDA GLOBO 21:00 César se enfurece com a revelação de Edith. César culpa Pilar pela orientação sexual do filho. Márcia obriga Valdirene a ir ao camarim do cantor de forró. Carlito começa uma briga, e Atílio acaba levando uma pancada na cabeça.

Sangue bom globo 19:00 Rosemere confessa a Odila que ainda é apaixonada por Perácio. Verônica diz a Renata que Palmira vai abandonar Érico. Amora anuncia, no programa de Sueli Pedrosa, que vai abandonar sua carreira. Glória pede perdão a Bento.

Dona xepa RECORD 22:10 Esmeraldino sai do carro. Meg decide contar seu segredo para Lady. O homem que pensavam ser Esmeraldino é Rubinato, seu irmão gêmeo. Rosália prepara o chá abortivo para Isabela. Rubinato entrega uma carta de Esmeraldino a Xepa.

TRUQUE DE MESTRE (12 anos, legendado) Moviecom 2. Sessões 20h55/Cinemark 7. Sessões 21h, e 23h40 (só sábado). Dois ilusionistas famosos começam a roubar bancos e fazer do assalto um show de mágica. Após os roubos, eles jogam o dinheiro para a platéria presente. O FBI descobre o truque e tenta capturá-los. Com Mark Ruffalo, Isla Fisher, Morgan Freeman, Michael Caine, Woody Harrelson. Direção: Louis Leterrier.

O CAVALEIRO SOLITÁRIO (14 anos, dublado/legendado) Moviecom 3. Sessões 16h25/Cinemark 1. Sessões (leg) 22h. Uma aventura com humor e ação na qual o herói mascarado ganha vida através de novos olhos. Tonto (Johnny Deep), o espírito guerreiro nativo americano narra as histórias não contadas que transformaram John Reid (Armie Hammer), um homem da lei, em uma lenda da justiça, cheia de surpresas épicas e muito humor enquanto os dois improváveis heróis precisam aprender a trabalhar juntos e lutar contra a ganância e a corrupção. Direção: Gore Verbinski. ★★★ MINHA MÃE É UMA PEÇA (12 anos, nacional) Moviecom 3. Sessões 14h35, 19h20/ Cinemark 4. Sessões 11h50, 13h50, 16h00, 18h, 20h30, e 23h10 (só sáb). Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mulher de meia-idade, aposentada e sozinha, tem como preocupação maior procurar o que fazer. Para uma mãe dedicada, a preocupação com os filhos é sempre uma ocupação. Mas os filhos de Dona Hermínia cresceram e agora ela está entediada. Sem um trabalho ou um companheiro, a nada simpática Dona Hermínia passa seu tempo desabafando com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente. Direção: Andre Pellenz. ★★★ GUERRA MUNDIAL Z (14 anos, legendado) Moviecom 3. Sessões 21h15. A história gira em torno do funcionário das Nações Unidas Gerry Lane (Brad Pitt), que atravessa o mundo em uma corrida contra o tempo para deter uma pandemia que está derrotando exércitos e governos e ameaçando dizimar a própria humanidade. Direção: Marc Forster. l WOLVERINE: IMORTAL (14 anos, dublado/legendado) Cinemark 4. Sessões (dub) 15h, 17h40, 20h20/Moviecom 6. Sessões (dub/3D) 16h30/Moviecom 6. Sessões (leg/3D) 21h20/Cinemark 2. Sessões (dub/3D) 12h10, 18h10/Cinemark 3. Sessões

Shakespeare Segundo Simon Schama Film & Arts, 20h O programa com o historiador e escritor britânico Simon Schama explora a vida de William Shakespeare e as histórias criadas pelo dramaturgo inglês. Schama descobre como em suas histórias Shakespeare criou uma envolvente perspectiva, não somente dos reis e rainhas, mas também dos ladrões, das prostitutas e de sua realização mais simbólica e irreverente da Inglaterra, Sir John Falstaff. Com participação de Judi Dench, Simon Russell Beale e Harriet Walter interpretando textos do Bardo.

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO »

Ser adaptável é o grande segredo para você se dar bem no campo financeiro hoje! Além disso, saiba se beneficiar de pequenas mudanças inesperadas no ambiente —nada de fincar o pé em agendas rígidas. Flua, abra-se para as pequenas surpresas da vida, que o enriquecerão.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Como a Lua transita hoje seu signo, é bom reservar mais tempo para si do que para o resto do mundo. Causas sociais ou culturais também podem aguardar 48 horas. Lua e Urano em ótimo aspecto anunciam esperanças novas e uma boa virada nos seus planos.

Câncer 21/06 a 21/07 Júpiter e Plutão formam um ângulo tenso e difícil hoje, configurando confrontos e brigas para ver quem tem poder —se você ou o parceiro! Você está apressado, instável e mandão, os outros sentem que está caprichoso. Tenha tato e focalize apenas nos desafios importantes.

(leg) 13h10, 16h10, 19h10, 22h10/Cinemark 2. Sessões (leg/3D) 15h10, 21h10, e 0h (só sab). No segundo episódio da franquia protagonizada pelo herói mutante, o X-man Wolverine viaja ao Japão para treinar com um mestre samurai. Logan, recluso no Japão, encontrará uma misteriosa figura de seu passado que deixará marcas no herói para sempre. Direção: James Mangold. O CONCURSO (12 anos, nacional) Moviecom 5. Sessões 15h15, 17h20, 19h25, 21h30/Cinemark 5. Sessões 13h30, 15h45, 17h50, 20h00, 22h20. Quatro finalistas para uma vaga de juiz federal se conhecem no credenciamento e ficam amigos. Durante um fim de semana antes da prova, que deveria ser de descanso, situações hilárias e inimagináveis acontecem. Com Danton Melo, Fábio Porchat, Sabrina Sato, Carol Castro, Anderson De Rizz. Direção Pedro Vasconcelos. O HOMEM DE AÇO (12 anos, dublado/legendado) Moviecom 7. Sessões (dub) 14h40, 17h35, 20h30/ Cinemark 6. Sessões (dub/3D) 12h20/ Cinemark 6. Sessões (leg/3D) 15h20, 18h20, 21h20. Um jovem descobre que tem poderes extraordinários e que não é do planeta Terra. Então, ele viaja para descobrir suas origens e o que veio fazer aqui. Mas o herói que tem dentro de si deve se mostrar para que ele salve o mundo da aniquilação e torne-se o símbolo da esperança para toda a humanidade. Direção: Zack Snyder. ELENA (12 anos, legendado) Cinemark 1. Sessões 19h30 (só ter/quinta) Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar. Deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. Direção: Petra Costa.

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

Touro 21/04 a 20/05

Nesta quinta, o “Na Moral” discute o estado laico com líderes religiosos e o ministro Ayres Britto.

« CINEMA »

★★★ UNIVERSIDADE MONSTROS (Livre, dublado) Moviecom 2. Sessões 14h15. Mike Wazowski e James P. Sullivan são uma dupla inseparável, mas nem sempre foi assim. Desde o momento em que esses dois monstros incompatíveis se conheceram, eles não se suportam. Universidade Monstros revela o segredo de como Mike e Sulley superaram suas diferenças e se tornaram melhores amigos. Direção: Dan Scanlon.

Curioso e interessado em tudo que o cerca, você captará algo novo e poderá se expressar de maneira também inovadora. Notícias mexerão com você de um jeito positivo. Novos interesses e descobertas. Viagens curtas à vista! Muita animação e mente ágil.

★★★

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

MEU MALVADO FAVORITO 2 (Livre, dublado) Moviecom 1. Sessões 14h40, 16h50, 19h, 21h10/Cinemark 1. Sessões 12h50, 15h00, 17h20, e 19h30 (exceto ter/qui)/Cinemark 7. Sessões 11h30, 16h20. A mente do crime Gru volta a ter pela frente seu inimigo Victor, enquanto tenta lidar com outro super vilão, El Macho, que possui um filho chamado Machito. A direção é de Pierre Coffin e Chris Renaud, e o roteiro foi escrito por Ken Daurio e Cinco Paul.

Áries 21/03 a 20/04

Alguns personagens que apareceram na primeira semana de “Malhação” tomaram ‘’chá de sumiço’’ na história de Ana Maria e Patrícia Moretzsohn. A Diva e a Micaela, interpretadas, respectivamente, por Ully Lages e Lais Pinho, tiveram rápidas aparições na semana de estreia e só devem retornar ao folhetim adolescente quando as aulas do fictício colégio começarem. O núcleo do estudantil vai ao ar a partir da próxima semana.

Foi mal Algumas peculiaridades do roteiro de “Malhação” que o tornam infantiloide. O uso da expressão “príncipe sapo” o tempo todo pela personagem de Bianca Salgueiro, Anita, torna o texto da protagonista boboca e reduz a idade mental dela. É hora de tratar os adolescentes com mais maturidade.

ESTEVAM AVELLAR

JOÃO COTTA

Bates Motel: Norma é presa pela morte de Keith Summers - Universal, 22h No quinto episódio inédito da primeira temporada de Bates Motel, Norman passou a noite na casa de Bradley e vai embora pela manhã. Ele anda pela estrada em direção a sua casa e parece muito feliz. Quando chega, Dylan está tomando café da manhã e conta que Norma foi presa durante a noite. Eles vão até a cadeia visitá-la, mas ela não quer ajuda de ninguém. O jovem decide procurar a escritura da casa, para poder penhorá-la e conseguir o dinheiro necessário para a fiança de sua mãe.

Escondidos

Foi bem A entrevista do jogador de basquete Oscar Schmidt no “Agora É Tarde’’. Danilo Gentili não se apegou ao drama da doença do atleta e mostrou uma entrevista divertida e com passagens pela trajetória do esportista.

Oportunidade para rever Homeland NetFlix, qualquer horário Quem não acompanhou na Fox a eletrizante e premiada série Homeland, com Claire Danes, Damian Lewis e Morena Baccarin, terá a oportunidade de assisti-la via Netflix, a partir de hoje. Sucesso de critica e de público, a série conta a história de Carrie Mathison (Danes), uma agente da CIA obcecada por trabalho que desconfia que um fuzileiro da Marinha, Nicholas Brody, Lewis) depois de ser capturado pela Al-Qaeda por oito anos, virou um terrorista e apresenta uma ameaça ao país.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br

A memória dos Palcos Brasileiros Sesc TV, 21h30 A séria Palcos Brasileiros apresenta um teatro a cada dia. Na estreia, o programa visita o Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE), construído no Século XIX, ícone da modernidade e da expansão econômica. Dotado de alguns palcos e jardim de Burle Marx com espécies vegetais típicas, recebe 35 mil pessoas por mês. Na quinta-feira da próxima semana (08.08), será a vez dos Theatro da Paz (PA) e Theatro Alberto Maranhão (RN). E ainda Teatro Municipal de São Paulo (SP), Teatro de Niterói (RJ).

Os desafios do cinema nacional TV Brasil, 22h Só no primeiro semestre de 2013, mais de 13 milhões de espectadores pagaram para assistir a um filme nacional, um público três vezes maior que o do mesmo período do ano passado. O Caminhos da Reportagem entrevista cineastas, críticos e professores de cinema e analisa o sucesso de produções fora do eixo Rio-São Paulo. O programa destaca o cinema de Pernambuco e a produção do primeiro longa de animação em stop motion em São Carlos-SP. Entrevistas com diretores de várias gerações.

Marte e Urano sinalizam impulsividade e imprevidência causadoras de acidentes Leão 22/07 a 22/08

Sol e Urano começam a abrir um aspecto fluente que favorece abertura a amizades e novas parcerias, desde que você some seu poder de criar e seu dom de administrar ao fluxo inquieto e errático de pessoas criativas, mas sem método. Vida social animada hoje.

Virgem 23/08 a 22/09 Vênus em seu signo envia aspecto positivos a Marte em Câncer, esquentando a cena romântica. Você atrai pessoas que querem cuidado e colo, como um amigo que anda inseguro. Planos com ele podem dar certo. Sensualidade e carinho. Assuntos financeiros caminham bem.

Libra 23/09 a 22/10 Você pode contar com um poderoso entendimento de conjunto, captando o quadro geral. As minúcias devem ficar para outra pessoa cuidar. Viagens, arranjos judiciais positivos e favoráveis são possíveis agora. Viradas imprevistas têm a ver com decisões do parceiro.

Escorpião 23/10 21/11 A época favorece os questionamentos. O dia ressalta as conversas que podem esclarecer ainda mais certos pontos obscuros do passado. Questões relacionadas a heranças, pendências financeiras e judiciais tomam rumo ótimo, e pouco ortodoxo.

Sagitário 22/11 a 21/12 Você está mais aberto para os outros agora, o que é bom, mas requer cuidados para tudo fluir bem! Capriche na apresentação, nos modos delicados e na sofisticação. Você impressionará por isso. Vale para todos os campos —do profissional ao amoroso. Saúde delicada.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Clima astral bom para engatar adaptações, novos tratamentos de saúde, resolução de problemas cotidianos, consertos e aperfeiçoamentos em geral. As miudezas da vida serão resolvidas facilmente com a ajuda da tecnologia, se você for flexível e aberto a novidades.

Aquário 21/01 a 19/02 Responsabilidades grandes continuam sendo o tema mais importante do período —mas hoje há uma bela janela astral para você curtir ótimos papos e se divertir mais com amigos e pessoas queridas. Provas de amor, amizade e ambiente leve são essenciais para você se sentir vivo.

Peixes 20/02 a 20/03 Com o Sol em Leão, você está percebendo direitinho como tem de organizar sua rotina e seu trabalho. Com a Lua em Gêmeos, seu coração está em casa, com a família e o ambiente íntimo. Investimento financeiro positivo para melhorar a vida privada é a boa ideia para hoje.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

viver TRAFEGANDO.COM

3

TRAFEGANDO.COM

Ela vem chegando Todos já sabem que a Miss Brasil 2012 Gabriela Markus é presença confirmada na noite do Miss Rio Grande do Norte 2013, não é mesmo! Agora, o que muitos ainda não estão sabendo é que a fofa vai ficar na nossa terrinha por uma semana, para conhecer melhor as maravilhas da terra do sol. Seja bem vinda!

“Tudo se Transformou” A cantora Zizi Possi desembarca hoje na capital potiguar para apresentar o seu novo show “Tudo se Transformou” no palco do Teatro Riachuelo, onde vai apresentar músicas inéditas e sucessos como “Caminhos de Sol”, “Noite”, “Meu Mundo e Nada Mais” e “A Paz”. A partir das 21h.

A MatriarcaD. Elita Gosson chegando aos 9.6. Uma bênção...

Baronesa do Pantanal... O título foi dado pela legião de amigos, afinal ela era a maior criadora de Nelore da região, no Mato Grosso,Franca Giordanetti Firmo. Uma amiga mais que especial, uma irmã do coração...Seu aniversário é neste sábado . Embarcamos para Porto de Galinhas onde ficaremos no Nannai. Não tem parabéns, bolo, nem vela ...Apenas um jantar entre amigos !.. * Desembarcando- No Recife, após chegar de Miami, os amigos Osmarina e Lupercinho Menezes já estão no Nannai. DE Natal seguiremos com Franca, a filha Monique e o genro Marco Túlio , Joanita Potiguar, Graça Mota, Uiara Ferreira de Souza e HC.

Jovem aos 96 anos ... Sou fã da vitalidade e da lucidez da matriarca Elita Gosson. Assim como deve ser , ela chega aos 96 anos, com festa, cercada da numerosa família e dos amigos. Será sábado no condomínio da família. Lamento estar ausente da cidade. Parabéns e em breve vamos festejar o Centenário.

Andando por aí ... Com aniversário nesta sexta-feira o nosso top Trabalhista, Eduardo Rocha, deve ganhar festejos da mulher Andrezza reunindo amigos ...*Minha Cozinha – Com casório em novembro a lindinha Priscila Carvalho, ganha Chá de Cozinha, no Condomínio Residencial Safira, morada da irmã Marcela e do cunhadinho Wellington Paim. Casório com Gustavo Valias será no Thermas ... *Na Terça da Ostra do Choop Petrópolis minha companhia foi o amigo Antônio Driussi. Já estava com saudades : de ambos... *

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

A MIZU Cimentos está com tudo prontinho para a inauguração da escola do curso Formare de Assistente de Serviço Administrativo e Logístico na Indústria, que capacitará jovens da cidade de Baraúna para o mercado de trabalho. A solenidade acontecerá, hoje, às 15h30 na própria fábrica e com as presenças de autoridades políticas, colaboradores, educadores e diretores da empresa, além dos alunos selecionados e seus familiares.

hilnethcorreia@tribunadonorte.com.br

Cortando a fita

Hilneth Correia

Saul Mota e Camilla Nogueira escolheram a Capela de Nossa Senhora de Lourdes para o batizado do filho Davi. Esse momento especial foi celebrado pelo Pe.Janedson de Oliveira na manhã de 28 de julho com a presença de familiares e dos padrinhos Elton Nogueira e Anara Katerine. De lá, o casal recebeu poucos & bons com um café-damanhã no Josué Buffet.

George Azevedo

Breakfest

Zuíla Ramalho recebendo Georgiano Azevedo e a Miss Mossoró 2013, Priscilla Pinheiro, na sua novíssima ZZ

Mais Miss Contagem regressiva para o Miss RN 2013, evento que vai acontecer no dia 8 de agosto, no Vila Hall/Hotel Vila do Mar. Na passarela, as candidatas desfilarão com looks da Estrela Viva, na abertura, Sol Fashion Brasil com beachwear, acessórios Milla Costa e os maravilhosos vestidos da estilista mineira Elizabeth Marques. Sinval de Souza e sua equipe é quem assina a beleza. Como fazer para assistir? É só garantir os ingressos na loja Estrela Viva, Midway Mall.

Miss Glam Em tempo de preparação para o Miss RN 2013, um momento muito especial de puro “glam” vai acontecer na loja Josefina na terça (7), a partir de 17h. Será o lançamento da nova coleção verão com a presença das 25 candidatas ao título e muitos brindes de espumantes entre os convidados.

Saul Mota e Camila no batizado do filho Davi com os avós maternos, Bira Nogueira e Jeane Carlos

{ } Visita

O CCAA Mossoró recebeu a visita da auditora Tatiana Ramalho que veio de João Pessoa para dar inicio a semana pedagógica dessa escola de idiomas referencia na cidade. O encontro aconteceu durante a sexta e o sábado onde a equipe de professores esteve com professora Tatiana discutindo, reciclando e treinando com o objetivo de manter sempre o padrão de qualidade ímpar que a escola mantém para seus alunos. O encontro também teve a participação da atriz mossoroense Joriana Pontes com uma oficina de teatro. Tudo isso supervisionado de perto pela psicopedagoga Dra Bernadete Holanda e por Carlos Augusto Araújo e Viviana.

Bom de boca No quesito “boa gastronomia”, a Terra de Santa Luzia está super bem. Podemos destacar as delicinhas do Canacafé, que fica no Hotel Villa Oeste. Uma das novidades do chef Francinaldo Almeida é o capricho de quitutes da culinária internacional adaptados ao sabor nordestino, como o Waffles, sobremesa americana, que ganha à cobertura do nosso regional mel de abelha, assim como o Crepe, famoso na França, que vem com tempero bem brasileiro: recheio de carne de sol e queijo coalho. Huummm...

Todos os vivas para a amiga querida Franca Giordanetti Firmo. Passando a data no Nannai...

Ela é show! Sábado de festejos para a musa de Joaci: Cyndra Potiguar

{ } Agendão ...

* O sistema Fecomércio promove, nesta quinta, a premiação do Mérito Jessé Freire, que homenageia empreendedores potiguares. O evento será no Boulevard Recepções, a partir das 20h...** A cantora Zizi Possi apresenta seu novo show, “Tudo se Transformou” nesta quinta, às 21h, no Teatro Riachuelo. * O projeto Palco Brasil recebe, nesta sexta, o Trio Irakitan. O show começa às 21h, no Teatro Riachuelo...* O servidor do TRT-RN, Ugo Monte, vai lançar o livro "ROCK IN ROLL Uma breve história da música que mudou a maneira de ver o mundo" nesta sexta, às 19h, durante sessão de autógrafos na Capitania das Artes...* Tem início nesta sexta a décima edição do Festival Gastronômico de Martins. Este ano, o evento ocorre até domingo na Praça Almino Affonso. Haverá cursos, oficinas, shows e muito mais...*

1-Solteirice ... A coluna errou quando disse que a top fashion Tereza Tinoco estava com Vicente em Miami. Necas... ela curte a soleiriçe. Nova partidona alone!!!

2-Primeira Vitória ...

Os futuros médicos não terão que prolongar seu curso em dois anos conforme a “sandice” da presidenta e do ministro da Educação. Virão as outras conquistas...

eee Os irmãos Frediano e Andréa Jales Rosado comemoram o segundo aniversário da TerraSal Chevrolet, concessionárias que atuam nas cidades de Mossoró e Caicó. Sucesso! eee O dia a dia da Miss Mossoró 2013, Priscilla Pinheiro, está corridíssimo!!! Esta semana ela já visitou a Diniz Prime, Extravagance, S.Design, Cilmbem e ZZ. eee Falando na ZZ, a empresária Zuíla Ramalho é só alegria com as novas instalações de sua loja, muito bem localizada no Medical Center. eee Parabéns para Edgardo Benavides Filho, Thiago Soraiva, Lucas Vieira, Robson Medeiros, a modelo Amanda Fernandes e Sarah Muñoz que mudam de idade hoje.

Nosso Top - Eduardo Rocha em “idade nova” brinda em família com Andrezza e o Eduardo Filho

O COLORIDO DE MOCÓ

No “Mozart” - Ricardo Bittencourt entre seus amores : Renata Telles e a filha Marília

» RAIO X »

Com residência fixa na Califórnia, o currais-novense Moco mostra sua arte nos salões da Pinacoteca, abrindo o Agosto da Alegria. Na exposição "Mocó – Do Barroco ao Contemporâneo" o artista expõe 30 telas onde as ceias de banquetes e a religiosidade predominam em cores fortes e vibrantes. Ele estará representado pela sua mulher Karla Magalhães que acompanhou as obras enquanto ele permanece em USA. A vernissage será realizada nesta quinta, às 19h, a Pinacoteca do Estado – Palácio da Cultura. Merece ser vista e aplaudida ...

No “Mozart Romano” ... Perdi a inesquecível noite que Ricardo Bittencourt promoveu para “poucos e bons”. Reunião impecável com o “dedo” de suas preferidas a filha Marília e a musa Renata Telles. Na mesa queijos e finger foods assinados pela filha Marília e nas taças o tilintar de um Brunello di Montalcino, especial da região da Toscana. A noite foi completa com o risoto e massa de camarão e lagosta divinos! Mas, o suspiro geral ficou por conta dos docinhos e em especial um de chocolate quente. Fiquei arrasada porque estava fora da cidade! Com muitos amigos e várias facções, Ricardo tem feito rodizio em

suas noites no “Mozart”. Espero ir na próxima...

Como é bom festejar!... 1-Delícias da Chez Rogéria servidas na big table de Cleuze Fiuza sempre aplaudida. A chef Rogéria Costa, a preferida da casa arrazou para um grupo de luluzinha, os mais íntimos, festejar a nora Embaixatriz Angela Fiuza. Com aniversário recente, ela veio “beijar a pedra” e foi surpreendida com a reunião organizada por Cleuze. Com Fiuza Neto o casal está residindo em El Salvador. 2- No Olimpo- De Arromba foi a festa de Sérgio Medeiros na última sexta-feirano Olimpo. Com clic's de Paulo Oliveira estaremos comentando na coluna de domingo...

Parabéns para vocês Nosso abraço de parabéns para Adrianni Marinho Pires da Cunha, Soraia de Souza Freire, Gilberto Alves,Elma Melo Lins Bahia, Marcos Sá de Paula, Patrícia Cabral Morgantini, Martha Coutinho da Motta...Sexta-feira : Aluízio Alves Filho, Monte Nero, Sibele Queiroz Alves, Eduardo Serrano Rocha, Aldinha Ramalho Pereira, Conceição Sousa Câmara, Rui Câmara Filho...Sábado : Franca Giordanetti Firmo, Cyndra Potiguar, Laisa Dantas, Valdecy Gutemberg Bezerra Tinoco, Fernando Lessa, Tiago Cavalcanti de Souza, D. Elita Gosson e Ailson Guedes


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013 JOÃO NETO

Amanhecem em nova primavera hoje com os vivas da coluna: Elma Melo, colunista do Novo Jornal Marcos Sá de Paula, Soraya de Souza Freire, Martha Coutinho Motta, Aline Marques, Adrianni Marinho Pires Cunha, jornalista Rodrigo Rafael, Jonathan Dantas.

Dança Acontecendo até o próximo sábado, o 5º Encontro Nacional de Dança Contemporânea com oficinas e espetáculos gratuitos. Programação no nosso blog.

Bossas A Louis Vuitton acaba de lançar sua coleção Outono-Inverno de sapatos femininos. São peças be-las que vão deixar as lulus encantadas. Confira algumas no nosso blog.

Com Getúlio Soares e Hilneth Correia celebrando o aniversariante Sérgio Medeiros

Sérgio Medeiros em noite de parabéns com a mana Zelinha e Paulo de Paula ARQUIVO

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Parabéns!

Jota Oliveira

Renata e Andrea em mimos de parabéns para a mami Martha Motta

BLOGJOTAOLIVEIRA/PAULO OLIVEIRA

BLOGJOTAOLIVEIRA/PAULO OLIVEIRA

Mudanças Uma das mais famosas lojas de departamento dos EUA, a Saks, vai mudar de mãos. À venda por causa de crise financeira, o magazine foi comprado pela Hudson’s Bay.

Antenado No mundo fashion, o amigo de longas datas, Severino David Dando dicas fashionistas na seção Fashion do nosso blog. Se ligue!

Aquele que não pode recordar-se do passado está condenado a repeti-lo” (GEORGE SANTAYANA)

Musical

Circulando

O programa de apoio à música brasileira da Natura, Natura Musical, está oferecendo para download, com exclusividade, a música “Amor de Promoção” do novo álbum da cantora paraense Lia Sophia.

A nova edição da Revista Mulheres/Homens. Com previews de moda para as lulus e várias novidades para os bolinhas.

Paralisação

Se Ligue!

Comprovando a insatisfação geral de todas as categorias com a política adotada pelo governo Dilma, agora é a vez dos funcionários da Infraero anunciarem greve, atingindo 63 aeroportos.

Com vernissage para logo mais, às 19h, a Pinacoteca do Estado – Palácio da Cultura abre a exposição ‘Mocó – Do Barroco ao Contemporâneo’, com peças desse artista potiguar que ganhou o mundo. O evento é aberto ao público e estará funcionando durante todo o mês de agosto.

Em nosso blog, na seção GFK: Espanha tem primeira vereadora com Síndrome de Down.> Cientistas estão perto de criar exame de sangue para Alzheimer.> Novas cédulas terão camada protetora contra sujeira.> Na seção Sounds: Elba Ramalho quer gravar CD só com músicas de Dominguinhos.> Na seção Fashion: Marilyn Monroe estrela campanha póstuma.>

Possante

Pacífico

Alerta

Desejo de muitos, os automóveis de luxo estão atraindo mais atenção de investidores e clientes no Brasil. Com crescimento de 55% nas vendas, marcas como Audi, Land Rover e BMW apostam no mercado tupiniquim. Mais no blog.

O movimento Revolta do Busão marcou novo ato para hoje, chamado ‘Ato do Silêncio’ será em frente à Câmara Municipal, às 14h. Vestidos de branco será um protesto contra ‘atos de violência’ do dia 18.

Vídeo polêmico postado no Youtube, esta semana, mostra o Pastor Silas Malafaia numa pregação intimidadora aos fiéis, pedindo que não denunciem os pastores ladrões, pois ninguém deve se meter com os ‘ungidos de Deus’.

Mostra

« AGENDA » Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto

Gira Dança apresenta espetáculo gratuito

A Orquestra Sinfônica sobe ao palco do Teatro Alberto Maranhão nesta quinta-feira, 20h, para um concerto de música popular. Em clima do Agosto da Alegria, a orquestra vai executar peças musicais do compositor Tonheca Dantas, O “Maestro dos Sertões, além músicas de Chico Elion, Luiz Gonzaga e Dominguinhos. O espetáculo faz parte do projeto Movimento Sinfônico e contará com participação da Cia de dança do TAM e da sanfoneira Carol Benigno.

A companhia potiguar Gira Dança apresenta hoje, na Casa da Ribeira, às 19h, o seu premiado espetáculo “Proibido Elefantes”. A entrada é franca e faz parte da programação do Encontro Nacional de Dança Contemporânea. Proibido Elefantes fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. A companhia é formada por pessoas com corpos diferenciados que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria.

Abraços e vivas para o aniversariante Marcos Sá JOÃO NETO

Poderoso Único deputado federal assumidamente gay do Brasil, vencedor do big brother e ícone da luta das minorias e dos direitos humanos, Jean Wyllys foi eleito dos mais influentes do País por pesquisa do IG.

Vivas para Elma Melo em idade nova hoje

Livro digital vende mais e o impresso tem queda em 2012 « MERCADO » Percentual de crescimento do livro digital

no Brasil foi de 343 por cento, entre 2012 e 2011, período em que passou a fazer parte da realidade brasileira MARIA FERNANDA RODRIGUES

E

nquanto o mercado de livros impressos registrou sua pior queda de faturamento da última década, o de livros digitais cresceu 343% entre 2012 e 2011 - período em que ele realmente começou a fazer parte da realidade do brasileiro. E os números devem ser ainda melhores em 2013, já que foi apenas em dezembro que Amazon, Apple, Google e Kobo aportaram por aqui. O que isso representa na conta bancária das editoras, porém, ainda é risível: 0,1% do que elas faturam com as vendas de impressos para o mercado. Segundo a pesquisa Produção e Venda do Mercado Editorial, feita pela Fipe por encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional de Editores (Snel), apresentada nesta terçafeira, foram produzidos no ano passado, pelas 197 editoras consultadas, 7.470 e-books e 194 aplicativos de livros. O segmento de obras gerais foi o mais bem-sucedido nas vendas de e-books: 130.119 exemplares. Já o CTP (científico, técnico e profissional) se destacou, e muito, na comercialização de aplicativos: 7.053. No total, foram vendidos 8.023 apps e 227 292 e-books. Quem ficou com a maior fatia dos R$ 3,8 milhões faturados foi o segmento de

obras gerais (R$ 1.813.529,59), seguido por CTP (R$ 1.263.691,51), didáticos (R$ 520.958,26) e religiosos (R$ 253.011,68). Voltando ao mercado tradicional, as notícias não são tão promissoras. As editoras brasileiras registraram faturamento de R$ 4,98 bilhões em 2012, um aumento de 3,04% em relação ao ano anterior. Descontada a inflação de 5,84% do período, esse ligeiro aumento vira uma queda de 2,64%. O principal vilão foi o governo, que comprou menos livros para escolas e bibliotecas. Mas isso é esperado, uma vez que esses programas são sazonais. Se em 2011 as compras movimentaram R$ 1,38 bilhão, em 2012 ficaram em R$ 1,31 bilhão. Excluindo as compras governamentais, nota-se crescimento de 6,36% no faturamento das editoras - o valor, em 2011, era de R$ 3,44 bilhões e, no ano passado, subiu para R$ 3,66 bilhões. Descontando a inflação, chegase a um aumento real de 0,49%. Outro dado preocupante: o livro está 12,47% mais caro e custa, em média, R$ 13,66. O valor é calculado dividindo o faturamento pelo número de exemplares comercializados, e não fazendo uma média do preço de capa. Somente o setor de obras gerais não teve aumento expressivo (0,17%), ficando em R$ 8,94, e foi o que teve o melhor desempe-

nho em vendas, com melhoria de 7,83% no faturamento e de 7,65% em exemplares vendidos. Os didáticos e os religiosos puxaram o preço para cima, com aumentos de 22,83% e 18,35%, respectivamente.

Produção Foram produzidos, em 2012, 57.473 títulos - 20.792 em primeira edição e 36.681 reimpressões. Em 2011, os números eram, respectivamente, 20.406 e 37.787. Também foram impressos menos exemplares: 485 milhões diante dos 499 milhões de 2011. No total, foram comercializados 434.920.064 exemplares em 2012 (-7,36%). Queda também na produção de livros de autores brasileiros (21.905 em 2012 e 53.506 em 2011) e aumento nas traduções (de 4.687 para 5.568). As livrarias são responsáveis por 47,4% das vendas. “Se a economia não está bombando, isso se reflete na venda de livro. Mas nosso mercado está estável e tem chance de crescer com a melhoria da educação”, diz Sônia Jardim, presidente do Snel. Já Karine Pansa, que dirige a CBL, é mais cautelosa: “Todo o mundo olha o Brasil como o boom editorial, mas isso não é o que vemos na pesquisa. Temos que olhar esse mercado estável com atenção para não vivermos uma crise”.


NO FACEBOOK

Confira o debate sobre as situações de ABC e América na Série B do Brasileiro. facebook.com/tribunarn

NO RÁDIO

12h - Globo Esportivo 17h - Globo Esportivo www.radioglobonatal.com.br

HOJE NA TV

18h30 - Desafio de Futsal: Brasil x Bélgica; SporTV 21 horas - Brasileirão: Goiás x Vasco; SporTV

BLOG DO CIRÍACO

PADANG REVELA QUE CONTRATO COM A OAS É DIFERENTE DO ABC - Página 2

ABC e América vivem momentos distintos no Campeonato Brasileiro - Série B. www.tribunadonorte.com.br/blogdociriaco

esportes Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 01 de agosto de 2013

ABC e o dilema entre querer e poder « BRASILEIRO - SÉRIE B » Time quer deixar a “lanterna”, mas sabe que, mesmo vencendo o próximo jogo,

não poderá deixá-la. Clube quer contratar, mas esbarra na falta de recursos e espera assinatura de patrocínio JÚNIOR SANTOS

A

diferença entre querer e poder. Essa parece ser a realidade vivida pelo ABC neste Campeonato Brasileiro da Série B. O time quer, mas sabe que, mesmo que vença o próximo compromisso – sábado contra o Guaratinguetá – no interior paulista, não poderá deixar o último lugar. O clube quer se reforçar, mas tem consciência de que não pode contratar sem que antes as parcerias com os patrocinadores sejam assinadas. O diretor executivo de futebol, Ferdinando Teixeira, que está em São Paulo junto com a delegação abecedista, deixou claro, em entrevista – por telefone – à TRIBUNA DO NORTE, esse momento de querer e não poder do Alvinegro. “Não tem bobo nisso não. Todos os jogadores, comissão técnica, todo mundo aqui está consciente do que precisa ser feito para reagir dentro da competição. O clima está bom, os jogadores estão querendo e temos que começar a vencer já diante do Guaratinguetá”, afirmou Teixeira, para sem seguida revelar que o time precisa se reforçar em algumas posições,

Roberto Vital tenta acelerar recuperação de atletas e o presidente Rubens Guilherme e Ferdinando Teixeira lutam por contratações

mas, que devido a problemas financeiros, novas contratações estão complicadas. “Todo mundo sabe dos problemas financeiros que o clube atravessa. A herança que ficou é muito pesada, estamos pagando duas folhas salariais. Conversamos sobre reforços e realmente precisamos de algumas peças, não muitas. Agora, tem que ser

jogador que chegue para resolver o nosso problema”, disse o dirigente alvinegro. Em meio a esse momento, a situação do ABC piora a cada rodada que passa. Se, antes dos jogos da última terça-feira, o clube estava distante quatro pontos de sair da zona de rebaixamento, depois da derrota para o São Caetano, essa distância aumen-

tou consideravelmente e agora o alvinegro está a seis pontos do Avaí, que se encontra na 16ª posição, ocupando a incômoda última colocação, com apenas seis pontos em 11 jogos disputados. Para complicar a reação do ABC na série B, dos próximos oito jogos que faltam para encerrar o primeiro turno, o alvinegro vai fazer cinco fora do Fras-

Conversamos sobre reforços e realmente precisamos de algumas peças” FERDINANDO TEIXEIRA diretor executivo do ABC

queirão. Ferdinando Teixeira afirmou que os jogadores sabem da responsabilidade que tem para tirar o clube dessa situação em que se encontra, mas fez um alerta em relação aos jogadores, que até bem pouco tempo eram titulares no time principal e agora estão relegados a equipe B, casos do meio campo Jean Carioca e dos atacantes Elionar Bombinha, Felipe Alves e Rafael Santiago. “Não existe essa de gostar desse ou daquele jogador. Se eles não estão no time principal é porque não estão prontos. Os caras vão ter que mostrar nos treinos que merecem uma oportunidade”, afirmou, sem confirmar a possível negociação entre Bombinha e o ASA de Arapiraca. Em relação ao time que vai enfrentar o Guaratinguetá, Waldemar Lemos vai poder contar com os retornos do volante Bileu e do atacante Wanderley, que ficaram de fora da derrota para o São Caetano, por estarem suspensos. O meia Erick Flores, com uma forte virose, está em observação, mas, não deve ser problema para o duelo contra a equipe paulista.


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

esportes

Sem pressa para assinar o contrato « BRASILEIRO SÉRIE B » Satisfeito com a reação do time na competição, presidente Alex Padang disse que

mesmo com autorização não está com pressa de assinar o contrato com a OAS. Ele solicitou duas modificações

C

om o América reencontrando o caminho das vitórias e muito próximo de abandonar a zona de rebaixamento, a diretoria volta seus olhos para parte financeira do clube. O presidente Alex Padang embora tenha recebido carta branca para assinar o contrato para jogar na Arena das Dunas, disse que não está com pressa para definir a questão, apesar da tentadora oferta financeira. Ele disse que ainda negocia uma melhoria na proposta da OAS e salientou que sequer faz previsão de uso dos R$ 2 milhões oferecidos no caixa do clube. “Existem dois pontos na proposta que nós vinhamos negociando para melhorar. O primeiro já foi aceito pela empresa, falta um que prefiro não comentar, mas que na minha opinião pode travar essa negociação caso não seja alterado”, salienta Padang. Se no lado do ABC já está de-

JÚNIOR SANTOS

O primeiro já foi aceito pela empresa, falta um que prefiro não comentar, mas pode travar a negociação” ALEX PADANG Presidente do América

finido o destino do dinheiro do contrato: 90% para o futebol e 10% para manutenção do Frasqueirão. Alex Padang ressaltou que busca meios ainda de manter o América bem financeiramente sem contar com a injeção dessa verba de R$ 2 milhões. “Particularmente só vou contar com esse recurso quando ele estiver depositado na con-

ta do clube. Só depois disso é que vamos definir o que será feito. De uma coisa pode ter certeza, o dinheiro será usado para manter as contas do América sanadas, essa será a prioridade”, ressaltou o presidente alvirrubro. Com relação ao elenco americano, o dirigente explicou a decisão de emprestar o volante Jérson para a Luverdense. “Era um jogador com salário alto dentro do elenco, mas que não vinha tendo oportunidade. As vezes sequer era relacionado pelo treinador. Então isso deixou o dinheiro aplicado para manutenção do atleta incompatível”, disse. Com o clube apresentando chances de deixar a zona de rebaixamento já na próxima rodada, quando enfrentará amanhã o Boa Esporte, no estádio Barrettão, Padang comemorou o fato dizendo que agora a situação parece estar fazendo justiça ao futebol que o América vinha apresentando em campo.

Pedro Neto [ pedron@natal.digi.com.br ]

Gladstone e Raulen Segundo informações os jogadores Gladstone e Raulen foram colocados no INSS pela direção alvinegra. Raulen chegou ao alvinegro no início do ano passado e talvez não tenha atuado ao longo de desses quase dois anos nem dez partidas pelo clube. No ano passado o jogador sofreu uma grave contusão no tendão e precisou passar por uma cirurgia. Retornou este ano na Copa Ecohouse quando sofreu uma nova contusão. Já Gladstone jogou o Campeonato Alagoano pelo CRB, inclusive sendo considerado o melhor zagueiro da competição, contudo ainda não reestreou no ABC desde que voltou. Acredito mesmo que a direção alvinegra deveria colocar no INSS outros jogadores que também estão há muito tempo no departamento médico.

Não tem alternativa

Thiaguinho e Jean Carioca

Após ser derrotado mais uma vez na série B na última terça-feira o ABC voltará a campo buscando a recuperação no próximo sábado onde enfrentará o Guaratinguetá. A equipe alvinegra permanece na lanterna da competição e precisará mais do que nunca de uma vitória. Waldemar Lemos terá de volta neste jogo os jogadores Bileu e Wanderley que não enfrentaram o São Caetano. O grande problema é que a cada jogo a situação fica ainda mais complicada. Sendo assim, mais do que nunca a vitória se faz necessária. Que o ABC possa trazer os três pontos, até porque na próxima terça-feira já terá o Oeste no estádio Frasqueirão e logo depois o clássico contra o América.

Diariamente eu digo que quem trabalha o dia a dia com o grupo de jogadores são os técnicos. Pois muito bem! Segundo informações o técnico Waldemar Lemos não anda nada satisfeito com o que vem apresentando o lateral Thiaguinho e o meia Jean Carioca nos treinos do alvinegro. Aliás, é um direito dele como comandante. Agora, com todo respeito a Waldemar Lemos, entretanto os dois jogadores citados acima não podem ficar de fora do banco de reservas para dar lugar a Leandro Cardozo e Herivelton. Independentemente do jogo de sábado contra o Guaratinguetá que Waldemar Lemos possa rever seu conceito com relação a alguns jogadores do atual elenco alvinegro.

Vencer amanhã Após a vitória da última terça-feira contra o ASA o América já volta a campo amanhã onde enfrentará o BOA. O técnico Argel Fucks não poderá contar com Edson Rocha que além de ter recebido o 3º cartão amarelo também saiu machucado. Em compensação a equipe terá de volta Norberto, Ricardo Baiano e possivelmente Cascata. Significa dizer que na teoria a equipe ficará bem mais forte. Vencer o BOA e torcer por derrotas dos concorrentes mais próximos para sair do Z4. Isso é tudo que o América quer.

Jerson E o meia Jerson do América foi emprestado ao Luverdense. O jogador que tinha voltado recentemente ao clube rubro após empréstimo a Ferroviária de Araraquara não conseguiu espaço com o técnico Argel Fucks. Jerson teve uma boa passagem pelo ABC na série B de 2011, porém depois caiu de produção e não conseguiu mais mostrar o seu futebol. Contrato pelo América no início desse ano o jogador jamais conseguiu no clube rubro mostra bola para ser titular. Que possa reencontrar seu futebol em Lucas do Rio Verde. FRANKIE MARCONE

Contrato com a OAS E tudo indica que o contrato entre ABC, América e OAS será assinado nos próximos dias. Possivelmente na próxima semana. Os dois clubes estão precisando – e muito – das luvas que será paga pelo consórcio, pois este dinheiro ajudará bastante as direções no tocante a compromissos assumidos com o grupo de jogadores. Tudo indica que teremos uma grande festa na assinatura do contrato com a presença de várias autoridades e também de pessoas ligadas ao futebol. Vamos esperar que este dinheiro possa estar à disposição dos clubes com a maior brevidade possível, até porque todos nós sabemos de como anda a saúde financeira dos nossos clubes.

Presidente do América, Alex Padang, disse que os R$ 2 milhões serão usados para sanar finanças

« VÔLEI DE PRAIA »

« FUTSAL »

« BEACH SOCCER»

Atleta do RN treina na Seleção Brasileira

Começam hoje as semifinais da Taça RN

Etapa de ASSU do circuito é cancelada

Larissa Nunes, atleta federada no RN, participou na última semana do treinamento na Seleção Brasileira Estudantil de Vôlei de Praia, na cidade de Saquarema/RJ e já retornou a Natal para treinar com Alana, sua colega de dupla, para participar da Etapa do Rio de Janeiro do Campeonato Brasileiro de Seleções de Vôlei de Praia na categoria Sub 21, que estão liderando até o presente momento. Outra atleta que apresentou excelente resultado para o voleibol Norte-Riograndense foi Alana Michelly, que sagrou-se Campeã do Circuito Pernambucano, nesse último final de semana. “Cada vitória é um passo à frente para novas conquistas. Eu acredito que venci por muito esforço e treinamento”, ressalta Alana.

A Federação Norte-riograndense de Futsal definiu, em sorteio, os jogos das semifinais da Taça RN de Futsal Adulto Masculino 2013. América/Cavaleiros do Forró e Macau começam a decidir uma das vagas para a decisão já hoje, no Ginásio Nélio Dias, em Natal, que também vai receber o jogo de ida da outra semifinal: URV/São Gonçalo x Alto do Rodrigues jogam amanhã. As datas dos jogos da volta também foram definidas. No dia 9, em Macau, os donos da casa recebem o América/ Cavaleiros do Forró, e no sábado (10), Alto do Rodrigues joga em casa contra o URV/São Gonçalo. Os dois jogos da decisão estão marcados para os dias 17 e 22 ou 23 de agosto.

A etapa de Assu do I Circuito RN de Beach Soccer, previsto para acontecer nos dias 8 a 11 deste mês, não será realizada. O comunicado foi feito pelo Secretario Municipal de Esportes e Cultura da cidade de Assu, Dailson Machado, ao diretor do torneio, Andrey Valério. No comunicado, o secretário alega a impossibilidade do município de receber a etapa da cidade do circuito na data prevista, e disponibilizou a possibilidade de realizar um grande evento da modalidade em outubro, quando a cidade de Assu faz aniversário. Independente do imprevisto, o torneio continua. A próxima etapa da competição será em São Miguel do Gostoso, do dia 8 ao dia 11 e será qualificatória para etapa final, em Natal.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES [ elopes@tribunadonorte.com.br ]

Leonardo joga duro com a OAS “Acho que o ABC não assinou esse contrato pelo uso da Arena das Dunas, mas pelo patrocínio dos R$ 2 milhões que irá receber”. A opinião é do ex-presidente do Alvinegro, Leonardo Arruda, no período de 1995 a 1998. Estendendo mais ainda sua opinião sobre o assunto, o ex-presidente do Alvinegro declarou não se sentir confortável em assinar favoravelmente um contrato cheio de cláusulas, subcláusulas e conexões, sem ter conhecimento do que estava sendo votado. Arruda vai mais além, acrescentando que na reunião do CD não houve a explanação de todo o contrato oferecido, mas apenas detalhes que já haviam sido destacados na reunião anterior. “O contrato só pode ser lido no dia da reunião, o que era insuficiente para um texto de 52 laudas. Arruda dá ênfase à omissão da OAS quanto ao estacionamento da Arena – que terá capacidade para 2000 veículos, e cuja renda será totalmente para o consórcio. De outra parte, o ex-presidente Judas Tadeu, decepcionado com a aprovação do Conselho, licenciou-se do CD até 2015.

As lesões

Tabus americanos

O atacante Van Persie, duas vezes artilheiro da Premier League é um dos jogadores mais caçados pelas defesas adversárias. Ao longo de sua carreira, enfrentou 31 lesões, algumas lhe custando vários dias no “estaleiro”. Eis as contusões que lhe roubaram dezenas de jogos. Contusão no quadril (duas), na virilha (três), na coxa (quatro), no joelho (quatro), no tornozelo (11), nos isquiotibiais (duas) e no metatarso (uma vez).

Foi tudo uma questão de oportunidade e coincidência. O América Mineiro estava devendo uma vitória na série “B” jogando em casa, e aconteceu na rodada cheia de terça-feira – o que é especial, de lavar a alma, pois goleou o Sport Recife por 5x0, com uma exibição primorosa do exabecedista Renatinho, assinalando três gols. No RN, o outro América, também virgem em vitórias (no Barrettão), bateu o ASA, por 2x0, afastando o “fantasma”.

Como será Com a derrota em São Caetano, o ABC é forçado a permanecer na lanterna da “B”, mesmo que consiga derrotar o Guaratinguetá amanhã. O Alvinegro permaneceu com seis pontos, ganhando passa pra nove porém ainda assim não alcança o penúltimo co-

locado – o ASA, que tem 10 pontos. Enquanto isso, se bater o Boa, no Barrettão, o América sai da “zona maldita”. Segundo o blog do Trindade, dependendo de uma série de resultados (dificil de acontecer) o América pode ser agraciado com oito posições

As goleadas Exceção da série “D”, onde se situam as equipes mais frágeis do Campeonato Brasileiro, as séries “A”, “B” e “C”, até agora têm raras goleadas. O maior placar é o Cuiabá EC goleando o Baraúnas por 6x2, vindo em seguida o inexplicável 5x0 do América Mineiro sobre o Sport Club do Re-

cife. A defesa do ABC é uma das poucas a deixar passarem cinco bolas. Foi quando a Chapecoense aplicou 5x1 no Alvinegro potiguar. O Sampaio Correa golear o Brasiliense por 5x1 na série “C” e, por último, o único resultado acachapante da série “A’ que foi o jogo São Paulo 5x1 Vasco.

Taxista desligado Se em Natal, durante a Copa 2014 o torcedor for depender do taxista que teve como freguês o árbitro assistente da Federação Acreana, João Jácome, muitos turistas vão penar. Simplesmente, em vez de conduzir o árbitro visitante até o estádio Barrettão,

o tal taxista tomou o rumo do Nazarenão. Em lá chegando, a surpresa e a decepção: tudo às escuras. Ligou o rádio do carro, e aí ficou sabendo que o jogo ia se desenrolar em Ceará-Mirim, no Barrettão. O assistente só chegou para o segundo tempo.

Filial? Não sei se a diretoria do Alvinegro sabe, mas no bairro de Santos Reis, precisamente à rua da Esperança, 1º andar tem uma placa ABC FC – Rocas. Como era um domingo, horário matinal, a sede estava fechada. Festinha O lar do casal Nelson dos Santos Alves/Marlene reuniu ontem os amiguinhos do filho/atleta Albert Jansen para uma festinha pelo seu natalício. Lembranças Amigo de longas datas do falecido árbitro Luiz Meireles, o alecrinense Normando Bezerra lembra que ele – Meireles, foi quem apitou o jogo que marcou o primeiro título na história do Alecrim FC, quando se sagrou campeão Estadual de 1963 ao derrotar o ABC por 3x1, gols de Zezé (2) e Ferreira, Saquinho para o ABC. No bi de 64, Meireles foi auxiliar do árbitro Fifa, o pernambucano Sebastião Rufino. Os dados foram extraídos do livro “Da Bola de Pito ao Apito Final”.

« CARTÃO AMARELO »

Botafogo e Vitória fazem confronto direto no Maracanã « SÉRIE A » As duas equipes estão frequentando o G-4 desde o início da competição e uma vitória significa a manutenção no grupo dos líderes

CARLOS MORAIS

R

io de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - Botafogo e Vitória se enfrentam às 19h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro em confronto direto por uma vaga na próxima Copa Libertadores. As duas equipes estão frequentando o G-4 desde o início da competição. Atualmente o Alvinegro aparece com 17 pontos, dois a menos que o Rubro-Negro. Na rodada passada os dois times participaram de empates por 1 a 1, mas com gostos diferentes. Para o Botafogo a igualdade diante do Flamengo, também no Maracanã, teve sabor de derrota, já que o rival conseguiu o seu gol no último lance do jogo. Já o Vitória arrancou seu empate diante do Coritiba, o único invicto da disputa, na casa do adversário, com o placar sendo bem comemorado pelos baianos. Na visão dos dois times, os resultados do fim de semana devem interferir de alguma maneira no que acontecerá hoje. O Botafogo, por exemplo, prega o máximo de concentração para não ser surpreendido como aconteceu no último lance do clássico contra o Flamengo. “O Botafogo planeja brigar pelo título e por uma vaga na Copa Libertadores. Portanto, não podemos levar um gol nos minutos finais como aconteceu diante do Flamengo, pois assim vamos acabar tendo os nossos planos prejudicados. É fundamental manter a concentração”, disse o atacante Rafael Marques.

FICHA TÉCNICA BOTAFOGO/RJ VITÓRIA/BA Jéfferson, Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Vitinho (Elias); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Wilson, Daniel Borges, Gabriel Paulista, Fabrício e Danilo Tarracha; Michel, Cáceres, Renato Cajá e Escudero; Maxi Biancucchi e Dinei. Técnico: Caio Júnior

Estádio: Maracanã Horário: 19h30 Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP) Assistentes: Fabiano Ramires (ES) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

3

« COPA AUDI » São Paulo cai diante do Bayern O São Paulo se fechou atrás do meio-campo e suportou o Bayern de Munique o quanto pôde em seu primeiro jogo pela Copa Audi, na Allianz Arena - pouco mais de 45 minutos. Após desperdiçar diversas oportunidades, o campeão europeu conseguiu vazar a meta brasileira passados nove minutos do intervalo e venceu por 2 a 0, classificando-se para a decisão. O goleiro Rogério ainda perdeu pênalti no final. Derrotado com gols de Mandzukic e Weiser (aos nove e aos 40 minutos da segunda etapa, respectivamente), o time treinado por Paulo Autuori decidirá o terceiro lugar contra o Milan, que mais cedo perdeu por 5 a 3 para o Manchester City. A partida será às 13h15 (de Brasília) de hoje, na preliminar da disputa do título, entre alemães e ingleses.

Jogos de hoje Rafael Marques, do Botafogo, alerta para força da concentração

Vasco tenta vencer pela terceira vez consecutiva Embalado pelas vitórias sobre Fluminense e Criciúma, o Vasco visita o Goiás às 21h, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes fazem campanhas semelhantes e buscam o triunfo para encostarem de vez na zona de classificação para a Copa Libertadores. O Cruz-Maltino soma 13 pontos, um a mais que os goianos, que buscam a recuperação após serem derrotados pelo Bahia por 2 a 1 no domingo passado. Dorival Júnior, técnico do Vasco, pediu aos seus jogadores que procurem atuar bem à vontade contra o Goiás, pois a ideia do treinador é ver sua equipe adotando uma postura ofensiva em busca dos três pontos. “Respeitamos o Goiás, mas entendemos que o nosso momento neste Campeonato Brasileiro é muito proveitoso e queremos embalar ainda mais. Para isso é importante não quebrarmos essa sequência de bons resultados e deixarmos o gramado com mais três pontos. Não vai

ser fácil pois o Goiás tem seus planos nesta competição, mas acredito que podemos nos impor”, disse Dorival. Os jogadores vascaínos assimilaram o discurso do comandante e realmente deverão adotar uma postura ofensiva. Isso porque a ideia também é quebrar um incômodo tabu no Brasileirão: ganhar como visitante.

FICHA TÉCNICA GOIÁS VASCO Renan, Clayton Sales (Vítor), Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Hugo e Renan Oliveira; Araújo e Walter. Técnico: Enderson Moreira

Diogo Silva, Nei, Jomar, Rafael Vaz e Henrique; Sandro Silva, Wendel e Pedro Ken; Eder Luis, Edmilson e André. Técnico: Dorival Júnior

Estádio: Serra Dourada Horário: 21h Árbitro: Marcos André G. da Penha (ES) Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Fabio Rogerio Baesteiro (SP)

COPA SUL-AMERICANA Wanderers-URU x Libertad-PAR Cobreloa-CHI x Peñarol-URU Guaraní-PAR x Oriente Petrolero-BOL Mineros-VEN x Barcelona-EQU Independiente Del Valle-EQU x Deportivo Anzoategui-VEN

hoje na tv 10 horas - Golfe: Women’s British Open; ESPN+ 13 horas - Mundial de Esportes Aquáticos: natação (finais); SporTV 2 13h30 - Amistoso de Futebol: Copa Audi (disputa do terceiro lugar); SporTV 3 15 horas - Golfe: PGA Tour (Bridgestone Invitational); ESPN+ 15h30 - Amistoso de Futebol: Copa Audi (final); RedeTV 15h45 - Eurocopa Sub-19 de Futebol: França x Sérvia; ESPN Internacional 16 horas - Copa Sul-Americana: Independiente José Terán x Deportivo Anzoátegui; FOX Sports 18 horas - X Games: etapa de Los Angeles; ESPN Internacional 18h15 - Copa Sul-Americana: Montevideo Wanderers x Libertad; FOX Sports 18h30 - Desafio de Futsal: Brasil x Bélgica; SporTV 19h30 - Brasileirão: Botafogo x Vitória; Pay-perview 20h30 - Copa Sul-Americana: Cobreloa x Peñarol; SporTV 2 21 horas - Amistoso de Futebol: Chelsea x Inter de Milão; FOX Sports 21 horas - Brasileirão: Goiás x Vasco; SporTV 22 horas - X Games: etapa de Los Angeles; ESPN Internacional 23h30 - Amistoso de Futebol: Real Madrid x Los Angeles Galaxy; FOX Sports SEXTA-FEIRA 5 horas - Mundial de Esportes Aquáticos: natação (eliminatórias); SporTV


4

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 01 de agosto de 2013

esportes

Arena supera 80% do projeto total « COPA 2014 » Balanço geral da construção será divulgado nos próximos dias, mas a Secopa acredita que com o início da implantação da cobertura, o projeto deve beirar a casa dos 85% de toda a obra

FOTOS: ALEXIS RÉGIS

Estrutura metálica que sustenta cobertura está sendo instalada

Trabalho de drenagem do campo de jogo está em fase final

A

empresa OAS está concluindo o levantamento de avanço das obras na Arena das Dunas, que será divulgado até o dia 3 de agosto. Os números são mantidos sob completo sigilo, mas a Secopa ressalta que o percentual já venceu a casa dos 80%, podendo inclusive se aproximar dos 85% do total do projeto com o início da fixação da cobertura. Essa parte por sinal, iniciada na última quarta-feira, foi antecipada em 20 dias, uma vez que a previsão era de realizar o serviço a partir do dia 20 de agosto. Os módulos que começaram a ser implantados fazem parte do setor oeste da Arena, aquele que está recebendo prioridade devido a exigência da realização de um acabamento mais refinado, por ser a porta de entrada das autoridades, das delegações e onde funcionará a futura administração da nova praça esportiva. O trabalho da

Novos números da obra como um todo devem ser divulgados

cobertura está previsto para terminar em até 45 dias. De acordo com as informações do Portal Copa 2014, o projeto da arena em Natal é um dos mais adiantados dos seis estádios que irão servir para abrigar os jogos do Mundial e ainda não foram entregues. O último levantamento realizado, no início do mês passado, apontava a Arena das Dunas com 78,25% do projeto concluído, atrás apenas do Itaquerão, em São Paulo, que apresentava no mesmo período um percentual de obras prontas de 82%. Vale ressaltar que esses dois projetos começaram as obras um ano depois em relação aos demais estádios. Iniciado o processo de içamento e fixação da estrutura metálica da cobertura, outro ponto que passou a receber mais atenção foi a questão do apronto do campo de jogo. A implantação da parte de drenagem e irrigação está na fase final. Emb-

ora não exista um dia definido para iniciar o plantio do gramado, o secretário da Secopa, Demétrio Torres, ressalta que essa etapa também está muito próxima de ser iniciada. Os serviços começaram na data determinada pelo cronograma físico traçado pelo Comitê Organizador Local (COL), que dá como previsão de apronto o dia 31 de dezembro, mesma data prevista pela Fifa para o término de todas as obras das arenas. Com a antecipação da implantação da cobertura, o responsável pela execução do projeto da Arena das Dunas, Charles Maia, deseja mostrar um cenário bem mais evoluído do canteiro de obras na próxima visita de inspeção que será realizada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que neste mês de agosto pretende retomar suas viagens ao Brasil, onde praticamente irá fixar residência até o final do Mundial de 2014.

Arena Amazônia também tem avanço CHICO BATATA

A nova medição semanal da Arena da Amazônia, em Manaus, aponta que a obra avançou para 70,9% de construção. A montagem das estruturas metálicas entra em um ritmo cada vez mais acelerado, dando forma ao cesto de palha que inspirou o projeto arquitetônico do novo estádio. Nos próximos meses, haverá mais uma frente de trabalho na cobertura e na fachada, quando for iniciada a colocação das membranas sintéticas na estrutura metálica. Atualmente, existem quatro fábricas de prémontagem no solo e duas frentes de lançamento com dois guindastes de alta capacidade. Nos camarotes (nível 1) dos setores sul e leste já estão sendo colocados os porcelanatos do piso. Nos banheiros, também estão sendo feitos os acabamentos de revestimentos e pinturas. Em toda a arena estão sendo montados os dutos de arcondicionado, instalações elé-

Cobertura da Arena Amazônia começou a ser montada ontem

tricas, contra incêndio e demais cabeamentos. Na parte externa, as rampas de acesso ao pódio já recebem o piso intertravado de alta resistência. A previsão é que as cadeiras comecem a ser montadas em agosto. Os degraus das arqui-

bancadas já estão sendo perfurados para receber os assentos. O gramado deve começar a ser plantado em setembro. A Arena da Amazônia vai sediar quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014 e deve ser entregue em dezembro de 2013.


Tribuna do Norte - 01/08/2013