Issuu on Google+

» GOVERNO DE BARACK OBAMA FEZ MILHÕES DE ESCUTAS TELEFÔNICAS • PÁGINA 6

Ano 63 • Número 064 • Sexta-feira, 07 de junho de 2013

natal Estudantes querem uma redução maior

JUNIOR SANTOS

Manifestantes da “revolta do Busão” saíram às ruas, insatisfeitos com a redução na tarifa e pedindo transparência nos cálculos do valor. « PÁGINA 9 »

DOCES, PÃES E BOLINHOS COM O SABOR DE PORTUGAL EM BOTECO LOCAL

O BAILE DO BALEIRO PROMETE REUNIR GERAÇÕES COM GILLIARD E KHRYSTAL

« FIM DE SEMANA 3 »

« VIVER 1 »

MAIS ESPAÇO PARA O FORRÓ DE RAIZ DIVULGAÇÃO

ADRIANO ABREU

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

O forró acústico e de raiz ganha novos espaços, como o Buraco da Catita, que estreia projeto hoje à noite, e garante o roteiro das festas juninas. « FIM DE SEMANA 6 E 7 »

Novo Proadi não amplia incentivos com o ICMS « ECONOMIA » A nova versão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial doRio Grande do Norte, em discussão há um ano, mantém em 75% o financiamento do ICMS. Os empresários esperam um índice semelhante ao praticado em estados vizinhos (99%), mas a medida acabou por ser descartada no texto que o Governo promete enviar à Assembleia Legislativa até o fim do mês. Entre as mudanças, está a possibilidade das empresas prorrogarem várias vezes os contratos de isenção. « ECONOMIA 1 E 3 »

Passageiros desabrigados à espera por ônibus

ADRIANO ABREU

economia Confirmação sem anúncio oficial O ministro da Agricultura, Antonio Andrade, evitou fazer um “anúncio oficial”, mas confirmou que o RN “está livre da aftosa”. « ECONOMIA 2 »

esportes América e ABC jogam pela primeira vitória O América recebe o Guaratinguetá. O ABC encara o Chapecoense em SC. Clubes do Estado são únicos ainda sem vitórias na Série B. « PÁGINA 16 »

colunistas Woden Madruga A Reta Tabajara, que poucos conhecem, agora é chique. « PÁGINA 2 »

Faltando pouco mais de um ano para a Copa do Mundo, Natal tem problemas sérios de infraestrutura para atender aos visitantes. Um deles é a falta de conservação dos abrigos de passageiros, que já não atendem aos natalenses. A maioria está depredada e com informações desatualizadas sobre linhas de ônibus. « PÁGINA 11 »

Cláudio Humberto Dilma tem o menor índice de demarcação de terras indígenas. « PÁGINA 4 »

e mais Emparn prevê mais de 20 dias de chuvas em junho « PÁGINA 10 »

Câmara Federal quer votar PEC 37 este mês « PÁGINA 6 »

Coritiba é líder após vitória sobre o Flu « PÁGINA 7 »

46

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

« IMPROBIDADE » Mutirão terá que julgar sete processos por dia para atingir meta

« POLÍTICA » Rosalba afirma apoio a Dilma “sem precisar deixar o DEM”

« EDUCAÇÃO » Estado vai poder fazer contratos temporários com professsores

« POLÍCIA » Briga por posse de terreno motivou morte de advogado

O TJRN anunciou o mutirão para julgar, até o fim do ano, 1.350 processos de improbidade administrativa pendentes. Cada um dos seis juízes terão que julgar mais de um processo/dia. « PÁGINA 12 »

A governadora Rosalba Ciarlini considera que não precisa deixar o DEM para apoiar o governo Dilma Rousseff e negou que esteja negociando com Benito Gama a filiação ao PTB. « PÁGINA 3 »

O Governo está autorizado a fazer contratos temporários para suprir o deficit de 892 professores na rede estadual. A autorização foi aprovada, ontem, pela Assembleia Legislativa. « PÁGINA 8 »

Lucas Daniel André da Silva confessou ter atirado no advogado Antonio Carlos e apontou o comerciante Expedito José dos Santos como o mandante. O crime foi por conta de um terreno. « PÁGINA 13 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br HOME PAGE: www.tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Jornal de WM

opinião

Ponto.com

WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

NEI LEANDRO DE CASTRO escritor

A Reta é chique A Reta Tabajara está na moda, só se fala nela. A Reta será duplicada. Manchetes quase todos os dias nas folhas locais com desdobramento nas redes sociais, mundo afora. Milhares de retas e curvas. Aliás, é a única reta do mundo com curvas, a tal Tabajara. Pelo menos na cabeça de alguns jornalistas e políticos. O assunto cresceu tanto, que a própria Reta cresceu. Passou de pouco mais de 6 quilômetros de extensão para 26, 27 e 28 quilômetros. Dependendo do dia, do jornal, do político e do discurso. A imprensa e os políticos confundem a Reta propriamente dita (6 quilômetros e mais um pedacinho, o que vale uma légua de beiço), com todo um trecho da BR-304, que vai do viaduto de Parnamirim até a sua bifurcação com a BR- 226. Esta seguindo no rumo do Seridó; aquela indo para o país de Mossoró, Aracati logo em seguida, terras cearenses. Lá se vão quase 300 quilômetros. De Parnamirim até a essa bifurcação, onde existe uma rotatória, são 27 quilômetros arredondados. Nesse trecho, que atravessa a cidade de Macaíba, temos retas, curvas (muitas curvas), ladeiras, subidas e descidas. A Reta mesmo, definida em todos os dicionários como “trecho retilíneo de uma estrada”, fica num platô e tem somente 6 quilômetros de extensão, terminando num começodeladeira(LagoadoMato)que vai levar o cristão (ele vindo do Seridó ou das bandas do Oeste) até Macaíba e Parnamirim. Há um detalhe: o trecho Macaíba-Parnamirimjáestátotalmenteduplicado há muitos anos. São 10 quilômetros.Aobraduroumaisde8anos para ser realizada. Quase um quilômetro por ano. Fosse no Japão não levaria doze meses. Mas isso é outra história. O que vale dizer aqui é que, dos 28 quilômetros anunciados nos palanques oficiais e divulgados pela mídia, a duplicação desse trecho da BR-304 será de apenas 17 quilômetros. Exatamente da rotatória, onde a rodovia abre uma perna para Mossoró e a outra para Caicó, para a rotatória de Macaíba (que recebe a BR226)e deondecomeçaotrechojáduplicado no rumo de Parnamirim. Esta BR-226 também tem uma

história curiosa. Ela começa em Natal. Era a antiga estrada construída no governo de Alberto Maranhão (segundo mandato, 1908/1903) que ligaria a capital a Macaíba, margeando o Jundiaí e passando por Guarapes e Ferreiro Torto. A estrada morria na Aliança, entrada de Macaíba. No segundo governo de Ferreira Chaves (1914/1920), abriuse então a “Estrada de Automóveis do Seridó”. Que é esta BR-226 de hoje, que nascendo em Natal (Quintas profundas) desaparece ao chegar em Macaíba para ressurgir, 17 quilômetros na frente, na bifurcação (Seridó/Mossoró), passando “por cima” da Reta Tabajara. Conheço esses caminhos derna de menino, menino morando em Macaíba, e cresci seguindo essas estradas todas. Há mais de meio século, todas as semanas, passo pela Reta Tabajara no rumo de Queimadas de Baixo, ribeirinhas do Potengi. Fui passageiro tantas vezes (quantas, meu Deus?) do misto de Jovino Guilherme (que era também clarinetista e gostava de dirigir assobiando) saindo da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, passando por Mangabeira, Macaíba, Reta Tabajara, As Marias, Panelas (Bom Jesus), Caiada de Baixo (Eloy de Souza), Serra de Joana Gomes, ao lado, Lagoa de Velhos, onde eu me desapeava e pegava o caminho da Fazenda Bom Descanso, do velho Ivo. O misto de Jovino continuava até Barcelona, por onde passa o Rio Potengi que vem lá de cima de Cerro Corá, já no Seridó. Naqueles tempos as estradas eram de barro, mas não tinham a esculhambação de hoje e os governantes eram mais discretos.

“E

u já era apaixonada pelo bardo da São João. Mas a entrevista que ele lhe deu me deixou totalmente sufocada de paixão. Que inteligência! Quanta cultura! Eu acho que, depois de Luís da Câmara Cascudo e Vicente Serejo, baluartes da nossa história literária, Alex Nascimento é quem mais brilha. Como me aproximar desse poeta? Eu soube que ele, como aquele cantor chamado Nando, coleciona calcinhas. Eu quero entregar a ele uma lingerie vermelha, devidamente usada, para sua coleção. Acho que o bardo vai gostar, não vai?” MLN NLC – Margot, o bardo vai adorar a sua lingerie. E, com certeza, vai se sentir seduzido. E não é tão difícil encontrar o poeta: ele assina o ponto, todos os dias, no Bella Napoli. Mas, cuidado: a moreninha que anda com ele, apesar do jeitinho meigo, é braba, não admite assédios

Brum

ao seu bem-amado. “Tenho 28 anos e já escrevi cerca de 49 poemas, todos eróticos, bem eróticos. Muitos desses poemas foram inspirados num personagem que admiro e a quem quero entregar não só meus poemas, mas também meu corpo inteiro. Onde posso me encontrar a sós com o poeta Alex Rodrigo Rodrigues do Nascimento, para lhe entregar esse poemas? Ah, sim, um detalhe importante: sou bonita e tenho um corpinho que faz os homens virarem a cabeça quanto eu passo sorrindo, cheia de graça, a caminho do mar.” – TSR NLC – As dicas que dei a Margot servem para você, Teresa. Vá ao Bella Napoli, conheça o poeta sedutor, seja feliz, nem que seja só por uma noite. “Sou descendente de chilenos e amo a poesia de Pablo Neruda. Há pouco, descobri a tradução de poemas de Neruda por Diógenes da Cunha Lima. Fiquei apaixonada e estou louca para conhecer esse tradutor maravilhoso. Se ele for soltei-

Depois de Luís da Câmara Cascudo e Vicente Serejo, baluartes da nossa história literária, Alex Nascimento é quem mais brilha” ro, com certeza vou morrer de amores por esse tradutor, que com certeza deve ser poeta, um bom poeta. Moro há pouco tempo em Natal. Como encontrar Diógenes? Gostaria de convidá-lo a uma viagem a Isla Negra, com todas as despesas pagas por mim, pois sou sozinha e disponho de uma invejável herança.” LDS NLC – Lorena: Não sei se o poeta está disponível. Mesmo assim, ele pode dar um jeitinho e viajar com você a Isla

Negra. Diógenes tem quatro paixões: Neruda, mulher, poesia e mulher. Não posso dar o endereço do poeta, mas faça uma pesquisa ali na Av. Hermes da Fonseca, perto da AABB. Boa sorte. “Por onde anda o chef Gerard Baptiste? Você nunca mais escreveu sobre ele, o que causa certa estranheza. Pelos bares da cidade, corre o boato de que ele deixou de lhe dar garrafas do melhor vinho para estar sempre em sua coluna.” – HS NLC – O chef Gerard Baptiste foi longe. Esteve em Lisboa, onde conheceu o restaurante Inhaca que, apesar do nome, tem um excelente cardápio. Depois foi até Paris. Numa noite, deixou a querida Selma no hotel e foi se esbaldar no Moulin Rouge. As dançarinas ficaram encantadas com o seu jeito Acari de ser. Viajou a Croácia, para admirar o mais belo por-do-sol do Leste europeu e degustar escorpiões fritos, uma das especialidades locais. Deve estar chegando, cheio de histórias e estórias para contar.

Pensamento da semana: “Assim como são as pessoas são as criaturas” (Micarla Ciarlini)

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Interdição A ideia da interdição da Hermes da Fonseca, para o ciclismo, é ótima e incentiva a prática de atividade física na nossa cidade que é muito carente de ciclovias. Como sugestão, gostaria que este projeto fosse estendido para a Av. Roberto Freire. alyssonere@hotmail.com

Interdição II Acho um erro interditar uma faixa da Hermes da Fonseca e deixar outra com trânsito normal. O risco de acidente é muito grande. O ideal seria interditar um dos sentidos da avenida. alfredoguilherme@hotmail.com

Passarelas

As chuvas De quarta-feira para o amanhecer de ontem, choveu em todas as regiões do Estado, de acordo com o boletim da Emparn. Tem chuva passando dos 60 milímetros, como a que caiu em Canguaretama (65) e em Georgino Avelino, 63. As chuvas mais fortes foram as da região Leste (Litorânea), mas choveu bem em alguns municípios do Agreste e do Oeste. As melhores chuvas do Oeste foram em Patu, 30 milímetros, Coronel João Pessoa, 25, Messias Targino e São Francisco do Oeste, 22, Olho D’Água dos Borges, 15, Martins e São Rafael, 13, Portalegre e Umarizal, 10. No Seridó: Serra Negra do Norte, 9,5, São

Vicente e São Fernando, 7. No Agreste: Vera Cruz, 41, Monte Alegre, 38, Serra de São Bento, 15, Ielmo Marinho, Monte das Gameleiras e Passa e Fica, 13, Nova Cruz, 12, Bom Jesus, 10, São Paulo do Potengi (para a alegria de Ambrósio Azevedo), 9,8, João Câmara, 9, Barcelona e Sítio Novo, 8. Em Queimadas, também 8, até 9 horas. A chuva continuava depois do boletim da Emparn. No Litoral, além de Canguaretama e Georgino Avelino, choveu em Parnamirim, 55, São José de Mipibu, 53, Baía Formosa, 42, São Gonçalo do Amarante, 41, Touros, 35, Pureza, 20. A chuva de Natal foi de 41 mm.

Letras Nesta sexta-feira, 7, começando às 17 horas, tem mais um “Encontro das Letras” na Livraria Nobel, da rua Potengi (quase esquina com a Afonso Pena), em Petrópolis. O dramaturgo Racine Santos falará sobre a obra poética de Franco Jasiello e a professora Lucila Noronha sobre a literatura de cordel no Rio Grande do Norte. Tem ainda o violino de Paolo Fiore, que também canta, e o violão e voz de Amanda Mathilde.

Páscoa Amanhã, às 8 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Líbano, no bairro de Lagoa Nova (rua dr. José Borges) a Colônia Assuense de Natal vai celebrar a sua Páscoa. Mais tarde, coisa do meio-dia, haverá uma confraternização com direito a danças, na sede da AABB.

Cavalgada Domingo começa a 7ª. Cavalgada João Duré, que sairá às 8 horas da Fazenda Jatan, do doutor Zé Mário, em Macaíba, no rumo de Itabaiana, na Paraíba, já encostando em Pernambuco. São sete dias pelas estradas, aqui e acolá, subindo e descendo serras, atravessando rios e riachos de 14 municípios potiguares e paraibanos. Sábado, 15, entra-se em Itabaiana, terra de Sivuca, dos Durés e de Zé Mário. Sax Na Escola de Música da UFRN começa hoje o I Encontro Nordestino de Saxofonistas, o Ensax. No meio dos craques, algumas feras também dos Estados Unidos, São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília. Às 14 horas já tem gente no palco. A programação vai até domingo: recitais, palestras, máster classe, a melhor música. De Xico Na coluna de ontem o nome do escritor e cronista Xico Sá saiu com dois X. Xico Xá dobrado. Coxilho do colunista.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Andréia Barandas Gerente de Circulação: Thales Vilar

Até que enfim vão recuperar. Achei que estavam esperando elas caírem para fazer alguma coisa.

A morada da biosfera PE. VICENTE LAURINDO DE ARAÚJO, MSF vigário paroquial de São Pedro

E

ntenda-se meio ambiente como o habitat, isto é, morada da biosfera, enquanto esta se nutre e garante sua subsistência na dinâmica interativa da biodiversidade, constituída pelas 37 regiões naturais que formam os diversos biomas do planeta. Eis o cenário onde tudo se situa, se movimenta, existe, se transforma e, nos humanos, até se transcende. Para os que creem num Criador, a exemplo das “Religiões abraâmicas” - Judaísmo, Cristianismo e Islamismo - o ato de criar envolve, sob alguns aspectos, a coparticipação da criatura, no mínimo como objeto da misericórdia de Deus, de quem o homem é mais que imagem. Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra. Deus criou o homem à sua imagem, criou à imagem de Deus, criou homem e mulher.”(Gên. 1,26-28). Ao usar o plural “façamos o homem”, o Criador deixa, no tempo e na semelhança, características inconfundíveis que qualificam o homem, habilitando-o para que ele cuide daquilo tudo que é vida, mas que não é a Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

sua vida, e está aí para ser meio a seu serviço: é o meio ambiente e suas mediações. Deus, antes do princípio, é e está além dos meios. Ele é o Fim, além de todos os fins; o homem existe, incluindo-se entre os meios, mas deles transcendendo-se como fim, sem ser o Fim, já que essa prerrogativa é exclusiva de Deus, aquele que entrega a sua obra criada aos cuidados do homem. Eis o cenário próprio do meio ambiente, lugar ou condição propícia para os encontros e desencontros de todos os elementos, sejam eles mecânicos e determinísticos ou racionais e associativos ou produtores de cultura, nos humanos. É quando a biosfera (esfera da vida), no meio ambiente, recebe e hospeda a noosfera (esfera do espírito), apta a associar e desassociar, produzir artefatos de cultura, podendo hominizar (produzir utensílios) e/ou humanizar (produzir cultura humanizante), isto é, com qualidade ética e a serviço do bem estar de todos os homens, atmosfera propícia para se viver construindo um mundo de compreensão e paz, onde poderá até sonhar com uma espiritualidade ecológica, em que as religiões são chamadas a exercer um papel ativo e construtivo. Quais são os desafios? Que tarefas as religiões são chamadas a corroborar, na totalidade das urgentes lutas para “salvar o

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

Júnior Wagner (via Facebook)

planeta”? Sentir-se incluída e dependente do mesmo ambiente, de cuja biosfera a biodiversidade, em seus respectivos biomas, se sente agredido e ameaçado. Sentir-se e impor-se tarefas de cuidar da ecologia como tarefa de justiça e de amor exigente e vigilante; deixar-se convencer de que a terra é um ínfimo planeta, com recursos renováveis e não renováveis, portanto, em processo de exaustão, cujo consumismo atual impõe “pegadas ecológicas” letais ao meio ambiente, principalmente aquelas que se destinam à construção de artefatos bélicos que são feitos para atentar contra vida humana e do planeta. Aquele que acredita em Cristo deixe-se possuir por uma missão: ser mensageiro de vida e mais vida já que a missão de Jesus foi resumida por Lucas, assim: “Ele passou pelo mundo fazendo o bem”, a exemplo do Criador do universo, que no sexto dia disse: “Deus contemplou toda a sua obra e viu que tudo era muito bom” (cf.Gên.1,31). Aí estava, em germe, elementos como: terra, água, ar, energia, identidade genética das espécies, corporeidade, sementes, fármacos e alimentos, tudo isso e muito mais ofertado como oferta universal do Criador à comunidade humana. É o meio ambiente como dádiva a ser usufruído de forma sustentável por todos e cada um dos homens.

Turismo Se a passagem aérea não for comprada com muita antecedência, sair de São Paulo, maior estado emissor, para Natal sai mais caro do que viajar para diversos destinos internacionais. Enquanto destinos como Lima ganham em competitividade, impulsionado pelo belo trabalho feito com a marca do Peru, Natal sucumbe pela incapacidade de criar alternativas, além do sol e mar, pela escassez de voos e pela crescente violência urbana. Gustavo P Araújo

Arena O Arena das Dunas, uma arena multiuso e não só um estádio de futebol, coisa que o ABC pode muito bem fazer de seu estádio, que eu chamo de "maravilha do Nordeste" da maneira que foi colocado aqui, claro que é para o ABC não aceitar essa proposta da OAS não seria interessante de forma alguma, tendo em vista que após a Copa do Mundo sua capacidade serão 31.375 números que com a ampliação do Frasqueirão já não ficava tão distante, para uma ocasião especial. Jogo com uma promessa de grande público, essa arena poderia ser alugada sem um compromisso maior do ABC mandar vários jogos que poderiam ser mandado na nossa casa. franciscofrancinelson@hotmail.com

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 07 de junho de 2013

política

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Prestação de contas Ao comparecer à reunião extraordinária da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o secretário estadual Luiz Roberto Fonseca afirmou que o número de hospitais geridos pelo Governo do Rio Grande do Norte só é inferior ao de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. No RN, a administração estadual é responsável por 24 hospitais regionais. “O Ceará, por exemplo, possui apenas três. Apesar desse número, se sairmos dos oito hospitais principais, os mais demandados, os outros 16 possuem completa incapacidade de resposta por falta de condições”, disse.

Votações na Assembleia Os deputados aprovaram ontem o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado contratar, temporariamente, professores para a rede estadual de Educação. A votação do projeto que cria a taxa de inspeção animal e vegetal ficou para a próxima semana, uma vez que a proposta ainda vai à Comissão de Taxa de Defesa e Inspeção Animal e Vegetal (TDIAV).

Greve no Itep Os servidores do Itep decidiram fazer uma paralisação de 48 horas, nos dias 18 e 19 deste mês. A decisão foi tomada ontem, durante assembleia da categoria. Eles também aprovaram um indicativo de greve por tempo indeterminado. Os servidores reclamam do que consideram como “morosidade do Governo em avaliar a minuta do anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão”.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, recebeu ontem, no Palácio Felipe Camarão, o diretor do Fórum Eleitoral da Capital, juiz José Conrado Filho. O magistrado foi oficializar a parceria com a Prefeitura para o cadastramento biométrico do eleitorado natalense, que ocorrerá de 1º de julho até 19 de dezembro de 2013. O juiz informou ao prefeito que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estima cadastrar 500.00 eleitores nesse período (3.000 eleitores/dia com atendimento normal, podendo haver picos de 8.000 eleitores/dia). Com o cadastro, os eleitores serão identificados, no próximo pleito, por intermédio da impressão digital.

Filha do ministro A advogada Letícia de Santis Mendes de Farias Mello, de 36 anos, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, foi a mais votada na lista tríplice que será encaminhada à presidenta Dilma Rousseff para preencher uma vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal - 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo). Os desembargadores do TRF-2 escolheram três finalistas na lis-

Rosalba destaca apoio administrativo a Dilma « RUMO A 2014 » Governadora afirma que parceria com a presidenta

não depende de filiação partidária e nega que já tenha optado pelo PTB

A

governadora Rosalba Ciarlini não vê necessidade de deixar o DEM para apoiar as ações administrativas da presidenta Dilma Rousseff. Ela afirmou que já apoia o Governo Federal e vai continuar com a mesma postura independente da filiação partidária. “Recebi com respeito [Dilma Rousseff, em Natal, neste semana]. Sou governadora e isso não depende de partido. Já disse e posso repetir: estou apoiando as ações administrativas da presidenta e recebo o apoio dela”, destacou Rosalba Ciarlini. A governadora negou que tenha alguma decisão tomada sobre a troca de legenda. Ela garantiu que não há definição sobre uma possível adesão ao PTB. Ontem, o portal UOL, do grupo que edita o jornal Folha de São Paulo, noticiou que Rosalba negocia a saída do Democratas para se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro. “Ela deve anunciar sua filiação ao PTB nos próximos dias”, destocou a reportagem. A Folha de São Paulo também informou que a articulação de mudança de partido envolve o petista Jaques Wagner, governador da Bahia, terra do presidente do PTB, Benito Gama. “Gama foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Rosalba até novembro do ano passado e vai substituir o também baiano César Borges, agora ministro dos Transportes, numa das vice-presidências do Banco do Brasil —outra costura que teve o dedo de Wagner”, lembrou o jornal paulista. Mas as articulações teriam que superar o entrave da regra de fidelidade partidária. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral impõe como punição — para quem exerce mandato eletivo e troca de partido sem justa causa — a perda do cargo.

Reações ta de seis nomes enviada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Letícia e os outros dois candidatos disputam uma das vagas reservadas à OAB, no chamado quinto constitucional. Ela teve 17 votos. Os outros dois concorrentes são Luiz Henrique Antunes Alochio (14 votos) e Rosane Lúcia de Souza Thomé (13 votos). A decisão final cabe à presidenta da República

Embora a governadora evite dar informações detalhadas sobre as articulação para troca de filiação partidária, as notícias a respeito do assunto repercutem na Assembleia Legislativa. O líder do Governo, deputado Getúlio Rego (DEM), disse que não acredita na mudança.

Rumo à base aliada Troca de partido e implicações Articulações A governadora Rosalba Ciarlini analisa a possibilidade de deixar o DEM, partido no qual está há pelo menos duas décadas. As articulações apontam o PTB como novo destino, de acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo. Antecedentes Em março, a governadora admitiu, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, que há possibilidade de apoiar a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT). Cunhado de Rosalba Ciarlini, o deputado federal Betinho Rosado já anunciou que pediu reconhecimento de justa causa para deixar o DEM. E avisou que o destino será um partido da base aliada da presidenta. Ele analisa o PSC, PTB e PP.

Restituição

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, confirmou ontem, em Natal, que o Rio Grande do Norte é considerado, tecnicamente, área livre de febre aftosa com vacinação. O decreto com o reconhecimento oficial será publicado até o final de julho. Antônio Andrade e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, visitaram o XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes.

A compra de combustível sem comprovação da destinação específica levou a Primeira Câmara do Tribunal de Contas a considerar irregular a prestação de contas apresentada pelo ex-prefeito do município de Passa e Fica, Celso Luiz Marinho Lisboa. Em processo relatado pelo conselheiro em substituição legal, Marco Antônio de Moraes Rêgo Montenegro, o voto foi pela restituição de R$ 286,6 mil. Cabe recurso da decisão tomada à Primeira Câmara.

Troca de partido Uma reportagem publicada no Portal UOL — com informações sobre uma possível desfiliação da governadora Rosalba Ciarlini do DEM para aderir ao PTB — destacou que ela anunciaria a nova opção partidária “nos próximos dias”. A notícia pode estar correta na informação principal, mas equivocada no que diz respeito ao prazo. As declarações da governadora de ontem não descartam a mudança de partido, mas não sinaliza com uma definição tão breve.

Partido no qual pode ingressar O PTB tem origem histórica no apoio a Getúlio Vargas. Na redemocratização, foi fundado com a atual configuração. Compõe, desde o primeiro mandato de Lula, a base de apoio da presidência da República. Filiações de Rosalba Rosalba Ciarlini foi filiada ao PDT, partido pelo qual conquistou a Prefeitura de Mossoró, em 1988; O DEM é o segundo partido da governadora. Implicações Se confirmada a saída de Rosalba Ciarlini, o DEM perderia o único governador que restou ao partido, no Estado que é a base do presidente nacional da legenda, senador José Agripino.

OS DEMAIS PERSONAGENS Benito Gama Presidente em exercício do PTB, substitui o ex-deputado cassado Roberto Jeferson. Benito é ex-deputado federal. Também foi filiado ao DEM. No Rio Grande do Norte, exerceu o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico no início do governo Rosalba Ciarlini. É considerado o principal articulador pela adesão da governadora ao DEM.

Para ele, por enquanto há apenas “especulação”. “Não tomei conhecimento de nenhuma intenção da governadora nesse sentido. Nunca vi nenhum sintoma de que isso poderia ocorrer”, destacou. O deputado estadual Kelps Lima, filiado ao PR e já com pedido de justa causa tramitando no Judiciário Eleitoral para deixar a legenda, disse desconhecer as razões internas que poderiam

Betinho Rosado admite ter intenção de sair do DEM No mesmo período em que a governadora Rosalba Ciarlini se movimenta para deixar o DEM, o deputado federal Betinho Rosado, cunhado dela, também já confirma que entrou com pedido de desfiliação por justa causa para sair da legenda e ressalta que o PTB está nos seus planos de ingresso como novo partido político. O parlamentar federal disse estar entre três legendas: o PP, PTB e o PSC. Segundo ele, o critério de escolha do partido é, em primeiro lugar, ser um partido de apoio ao Governo Federal. Irmão do secretário chefe da Casa Civil Carlos Augusto Rosado, Betinho Rosado negou que tenha a concordância do casal para deixar o DEM. Segundo ele, o assunto da mudança de legenda não foi discutido na família. No entanto, a oficialização do parlamentar para deixar um dos principais partidos de oposição ao Governo Federal ocorre no momento em que a governadora Rosalba Ciarlini demonstra afinidade com a presidente Dilma

criado da dissidência do PDS, no processo de redemocratização. Desde o primeiro mandato de Lula, faz oposição ao Governo Federal.

O atual partido da governadora O DEM foi refundado em 2007, em substituição ao PFL, que por sua vez foi

levar a governadora a mudar de partido. “O partido é um ente privado. O que determina as causas são por atitudes internas ligadas a questão estatutária ou por dificuldade de relacionamento interpartidário. É difícil fazer uma avaliação externa sobre isso”, comentou. Presidente nacional do DEM, o senador José Agripino Maia, disse que não acredita na saída da governadora Rosalba Ciarli-

Betinho Rosado, base aliada

Rousseff já sinalizando, inclusive, que poderia votar para reeleição da líder petista. Enquanto nega que tenha discutido o destino partidário com a governadora, Betinho Rosado confirma que o assunto já foi levado ao presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia.

José Agripino Presidente nacional do DEM, ficaria em uma situação politicamente constrangedora, se a única governadora do partido – ainda mais sendo do Rio Grande do Norte, o Estado do senador – deixar a legenda.

ni do partido. “Não tenho o mais leve indício dessa suposta veracidade da intenção da governadora (Rosalba)”, disse ele. A prefeita de Mossoró, Claudia Regina (DEM), através da Assessoria de Imprensa, disse desconhecer qualquer movimento da governadora Rosalba Ciarlini de deixar o partido. Ela destacou ainda que endossa o posicionamento do presidente nacional da legenda.

Diretório do PTB está sem registro na Justiça Eleitoral

ALBERTO LEANDRO / 29/06/2012

Pecuária

3

RODRIGO SENA - 25/04/2012

O PTB no Rio Grande do Norte está sem diretório estadual. No sistema do Tribunal Superior Eleitoral consta que o PTB no Rio Grande do Norte está sem diretório, já que o mandato do último foi encerrado no dia 4 de maio de 2013. Desde o ano passado o partido vive uma crise. Em 6 de novembro de 2013, o presidente nacional do PTB Benito Gama destituiu o deputado estadual Ezequiel Ferreira do cargo de presidente estadual e escolheu Fábio Rodamilians, então chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para assumir a presidência. O argumento de Gama para retirar o único deputado do partido do cargo de presidente era o fato de documentos para renovação do mandato terem sido enviados fora do prazo. Fabio Rodamilians, que morava na Bahia e veio ao Estado para assumir o cargo na Secretaria então comandada

Rodamilians: presidência

por Benito Gama, ficou no Rio Grande do Norte até o dia 7 de maio deste ano, quando foi exonerado pela governadora Rosalba Ciarlini. Ou seja, o comando do baiano no PTB potiguar encerrou três dias antes dele deixar a função no Executivo estadual.


4

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Baixo índice de demarcação Em comparação com os últimos governos, desde a gestão de José Sarney, a presidenta Dilma foi a que menos demarcou terras indígenas. Levantamento do Instituto Sócio Ambiental aponta que, nos últimos 27 anos, das 340 terras declaradas, apenas cinco foram na era Dilma, o que equivale a 1%. O índice de homologação das áreas também é o pior dos últimos tempos: de 437, apenas 10 são do atual governo.

Minha vida vem sendo vigiada” DEPUTADO GAROTINHO (PR-RJ), acusando o governador Sérgio Cabral de espionagem

Primeiro do pódio O ex-presidente FHC (PSDB) foi o recordista de demarcações. Em dois governos, declarou 118 e homologou 145.

Gestões anteriores

Redução

Em dois anos de mandato, Fernando Collor homologou 112 áreas, seguido de 67 de José Sarney e de 16 do governo Itamar Franco.

Já nas duas gestões do expresidente Lula (PT), o número foi menor. No total, foram declaradas 81 terras indígenas e homologadas 87.

Me dá a chupeta Vem aí o Código Penal do Berçário, após Dilma dizer que “no Brasil todos cumprem a lei, até o bebê”.

Genro deve pagar concessionária Em artigo, o ex-ministro Eros Grau, que integrou o Supremo Tribunal Federal, afirma que estradas objetos de contratos de concessão, no Rio Grande do Sul, só podem voltar ao governo Tarso Genro após este pagar o que deve à concessionária. E que a conta – mais de R$ 3 bilhões – deve ser repartida entre o governo gaúcho e o federal, donos das estradas e das responsabilidades nos contratos de concessão.

Avisa lá

Morto no caminho

Carochinha brasileira: estão atrasadas as obras do porto de Mariel, em Cuba, que já custaram US$ 682 milhões ao nosso BNDES.

Aviso aos vivos: contra tumultos, Fortaleza (CE) proibiu velórios no cemitério próximo à Arena Castelão, na Copa das Confederações.

política

Eduardo Campos articula adesões ao PSB no Ceará « RUMO A 2014 » Luizianne afirma que está isolada no PT e vai conversar com a presidenta antes de tomar uma decisão sobre troca de partido

DIVULGAÇÃO

B

rasília (AE) - A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, pode ter seu futuro político definido nesta sextafeira, 7, após reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, para discutir a sucessão estadual no Ceará. Isolada pelo partido no Estado, a exprefeita e atual presidente do diretório estadual recebeu o convite do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para se filiar ao PSB e ainda mantém conversas com interlocutores do pessebista. “Eu estou avaliando a conjuntura, vendo o que está acontecendo”, contou a petista em entrevista exclusiva ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. A conversa com o presidente nacional do PSB aconteceu há pouco mais de um mês, após “cerco” do governador pernambucano e de boatos de que o governador do Ceará, Cid Gomes, e seu irmão, o ex-deputado federal Ciro Gomes, seriam expulsos do PSB por não se alinharem ao projeto presidencial de Campos. “Na época teve uma deputada do PT que disse: ‘eles seriam muito bem-vindos no PT’. Aí eu fiquei louca. Aí eu topei falar com o Eduardo, que estava insistindo. Eu fiquei em pânico, foi aí que me acendeu a luz vermelha”, revelou a ex-prefeita. Adversária política da família Ferreira Gomes, Luizianne disse que “não fica um dia no PT” se Cid e Ciro se filiarem ao seu partido. De acordo com Luizianne, no encontro com o possível candida-

Ex-prefeita Luizianne Lins reclama das articulações no PT para deixar ela isolada no partido

Eu ouvi o que Eduardo Campos tinha a dizer, foi muito bacana. Ele soube do meu isolamento no Ceará e me valorizou como liderança” LUIZIANNE LINS Ex-prefeita de Fortaleza

to do PSB à Presidência, ela disse que está há muitos anos no PT e que não via sua vida política fora do partido. No entanto, ela admitiu que se sentiu valorizada pelo governador.

Diálogo “Eu ouvi o que ele tinha a dizer, foi muito bacana. Ele soube do meu isolamento no Ceará e me valorizou como liderança”, relatou. Nos bastidores, aliados de Campos afirmam que a estratégia de convidar a petista para o PSB é uma forma de apressar a saída dos irmãos Cid e Ciro. Procuradohá um mêspara comentar a proposta a Luizianne, Cid EMANUEL AMARAL

Está cada vez mais distante o sonho da ministra petista Ideli Salvatti (SC) de disputar reeleição ao Senado numa aliança PSDPMDB-PT.

...you trouxa

O novo Código Penal mantém o artigo arcaico de que índios não “compreendem” a lei. Com laptops, carrões e celulares nas tribos, 8 em dez levariam bomba num teste antropológico sério de origem étnica.

Se um índio for condenado, segundo o Código Penal, ficará impune, em regime semiaberto ou alojado em um órgão federal (a Funai, certamente) mais próximo da tribo, considerando sua “integração”.

B

Welcome A nova embaixadora dos EUA, Liliana Ayalde, foi alvo de “teoria da conspiração” de golpe contra o ex-presidente Lugo quando servia no Paraguai. Ela coordenou o Plano Colômbia, que despedaçou as Farc.

Quem inspirou

Bolsa misteriosa

Peemedebistas suspeitam que a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) é a musa inspiradora da intervenção em 72 diretórios do partido, todos resistentes a apoiar a candidatura dela ao governo estadual.

Além de doadores de campanha no interior, beneficiários do Bolsa Família aparecem em doação a Dilma Rousseff, em 2010. O Ministério do Desenvolvimento Social ainda não matou a charada para a coluna.

Rei nu Mensaleiro condenado no Supremo, o ex-ministro José Dirceu reagiu em seu blog contra as PECs do voto aberto na Câmara: “Se o eleitor tem direito ao voto secreto, seu representante também deve ter.”

O padrinho

Mais espaço

A GOL entrou na Nigéria e a nigeriana Arik Air quer entrar no Brasil, após uma “forcinha” de Lula no país africano. Já está de olho em grana do BNDES para comprar jatos da Embraer. O país é malvisto nos ares.

Preterido no PMDB para cadeira de ministro, o deputado Leonardo Quintão recuou sobre ir para o PSB, onde o prefeito Márcio Lacerda já figura como cacique, e cogita se filiar ao PDT, aliado de Aécio Neves.

Pensando bem... ...o dólar poderia cair e o Brasil subir do vexaminoso 22º lugar no ranking da Fifa.

« SERVIÇO PÚBLICO »

Governo Federal autoriza 7 mil cargos

Saindo do jogo

Me índio...

Gomes disse que não falaria sobre o assunto porque não acreditava que a notícia era verdadeira. Além de Luizianne, a presidente Dilma também terá uma conversa com o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), que pleiteia a candidatura ao Senado e tem o apoio da maioria do diretório estadual. A ex-prefeita, que hoje dá aulas a estudantes de Comunicação Social no Ceará e faz mestrado na área de Ciências Políticas três vezes por semana no Rio de Janeiro, disse que está “comendo o pão que o diabo amassou” desde que deixou a prefeitura.

Deputados vão retomar votações de projetos enviados pelo governo na próxima quarta-feira

Projeto que cria nova taxa vai à Comissão de Desenvolvimento « LEGISLATIVO » Proposta do Governo para instituir cobrança aos agricultores e pecuaristas ficou para apreciação na próxima semana

O

projeto que institui a cobrança de taxas no âmbito do Instituto de Defesa e inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) passará ainda pela Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social para somente após ser votado em plenário. O tributo resultará em recolhimento sobre 103 atividades e/ou serviços no setor agropecuário e por ser uma matéria polêmica os parlamentares optaram por analisá-la mais um pouco. O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rêgo (DEM) disse ontem que acredita na aprovação da proposta sem maiores polêmicas.

“É uma matéria pacífica e consensual”, disse ele. Deputados governistas acreditam na possibilidade de votação na próxima semana. O Governo enviou a proposta em dezembro do ano passado, mas resistências do setor produtivo e de deputados da oposição forçaram o recuo do pedido de apreciação em regime de urgência. O projeto já passou pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Finanças e Fiscalização (CFF) e obteve parecer favorável. No entanto, houve modificações quanto ao período de vigência da lei, que não ocorrerá de imediato; e também que as cobranças só devem ocorrer em período de normalidade climática.

Criado em março de 2006, o Idiarn surgiu para inspecionar e defender a atividades agropecuárias no Estado. O Governo diz que a cobrança de taxas é necessárias para que finalmente a instituição possa se auto-sustentar e se adequar a uma lei federal. Para impor as cobranças, o Estado argumenta que os serviços não podem continuar gratuitos, entre outras coisas, porque dessa forma continuará alheia ao papel de autarquia. De acordo com as previsões do Governo, o apurado com a arrecadação das cobranças renderá ao Idiarn R$ 400 mil/ano. A receita deverá ser utilizada para investimento próprio, manutenção e adequação às novas tecnologias.

rasília (AE) - O Governo Federal autorizou a criação de 7.098 cargos públicos. A decisão está presente na Lei 12.823/2013, publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União, em decisão assinada pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A publicação da lei não representa que haverá imediata realização de concursos para o preenchimento das vagas. Conforme explica o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), não há uma vinculação automática entre a publicação da lei e a realização da seleção. O MPOG informa ainda que a efetivação do impacto dependerá da realização dos concursos e do devido preenchimento dos cargos. Quando todos os cargos aprovados forem preenchidos - o que não tem prazo para ocorrer - o valor anualizado chegará a R$ 594,6 milhões. Esse montante engloba os cargos criados para a finalidade específica de substituição de terceirizados, conforme acordos firmados com o Ministério Público do Trabalho. Conforme presente no texto publicado no Diário Oficial, a lei 12.823/2013 cria cargos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo; da carreira de Analista de Infraestrutura; do plano de carreiras para a área de Ciência e Tecnologia; da carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho; dos planos de carreiras e cargos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS).


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

política

Feliciano e Wyllys trocam acusações « DIVERGÊNCIA NA CÂMARA » Ao participar de debate sobre um documentário,

presidente da Comissão de Direitos Humanos escuta críticas de deputados federais AGÊNCIA CÂMARA

S

ão Paulo (AE) - Um dia depois de subir ao palco e ser ovacionado por milhares de pessoas na manifestação liderada pelo pastor Silas Malafaia, evento que contou com ataques à comunidade LGBT, o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) desceu ontem ao subsolo da Câmara dos Deputados e teve de ouvir críticas indiretas dos também deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Érika Kokay (PT-DF). Feliciano participou de um debate sobre o documentário “Mais Náufragos que Navegantes”, do diretor Guillermo Planel, exibido no auditório Nereu Ramos da Câmara. Ele se definiu como um “corpo estranho” no local e se disse “um aprendiz dos direitos humanos”. Feliciano foi convidado como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa. A princípio, a organização do evento chegou a cogitar realizar uma mesa de debates com os parlamentares, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o diretor do filme. A posição foi revista porque poderia causar constrangimento, pois a ministra, Wyllys e Kokay são críticos à permanência de Feliciano na Comissão de Direitos Humanos. No final das contas, Maria do Rosário não pôde comparecer por estar em viagem oficial; os três deputados, por sua vez, ocuparam a plateia do auditório e subiram ao palco, um por vez, apenas para discursarem. Jean Wyllys não se referiu diretamente a Feliciano, mas condenou a marcha. “Ontem houve uma manifestação que deveria ser

LUCIO BERNARDO JR / AGÊNCIA CÂMARA

« TERRAS »

Fórum vai discutir impasse com indígenas

B

Deputado Jean Wyllys critica a marcha organizada em Brasília

Houve uma manifestação que deveria ser de valores cristãos e virou algo anti-homossexual” JEAN WYLLYS deputado federal pelo PSOL

de valores cristãos e virou algo anti-homossexual”, disse, em referência ao evento promovido pelo pastor Silas Malafaia - na quartafeira na esplanada foi recheado de ataques ao movimento LGBT.

‘Corpo estranho’ Feliciano, que chegou na parte final do documentário e pediu uma cópia do filme para “aprender mais” sobre o tema, foi o segundo a subir ao palco e confessou que se sentia “um corpo estranho” no auditório. Em seguida, sem fazer referências diretas à Jean Wyllys, o deputado do PSC alegou que existe um “ataque ao cristianismo” no Brasil. “Represento essa comunidade cristã que é atacada”, alegou. Em sua fala, o pastor disse que, a princípio, havia resistido ao con-

Deputado Marco Feliciano preside a Comissão de Direitos Humanos

vite de participar do encontro, mas que aceitou pela insistência dos organizadores. Na sua vez de falar, Érika Kokay saiu em defesa de Jean Wyllys. “Aqui nós não podemos permitir que sejam distorcidas as palavras O deputado Jean não veio aqui para atacar o cristianismo. Ele veio aqui para dizer que a lógica do cristianismo é da fraternidade. Um segmento não pode se apoderar dessa concepção e negar todas as outras”, afirmou. De acordo com ela, é incompatível defender os direitos humanos discriminando, ao mesmo tempo, a comunidade LGBT. “Hoje, na Comissão de Direitos Humanos (presidida por Feliciano), temos que defender os direitos humanos das concepções que ali estão postas”.

Há um ataque ao cristianismo. Represento essa comunidade cristã que é atacada” MARCO FELICIANO deputado federal pelo PSC

5

rasília (AE) - Após três horas e meia de reunião com índios terena, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou ontem a criação de um fórum para discutir a polêmica envolvendo a ocupação da Fazenda Buriti, no Mato Grosso do Sul, onde o índio Oziel Gabriel, de 35 anos, foi morto na semana passada. “Vou propor a possibilidade de debatermos e chegarmos a um acordo sobre como pode ser solucionado esse conflito. A ideia é criar um fórum de negociação onde o governo federal vai estar presente”, disse Cardozo a jornalistas. Ele prometeu discutir o assunto com o Conselho Nacional de Justiça, Ministério Público e com o governo do Mato Grosso do Sul. O fórum deve ser instalado dentro de 15 dias. De acordo com Cardozo, os terena se comprometeram a não fazer novas ocupações, permanecendo nas terras em que já estão até o início da negociação. “É uma decisão que eles vão tomar e o Judiciário vai decidir. Nós fizemos apelo veemente para que nenhum ato de violência fosse praticado e se buscasse restaurar a legalidade”, afirmou o ministro. Cardozo e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, assinaram uma nota em que também assumem o compromisso de um “apuração rigorosa” e “imparcial” da morte de Oziel por meio de “inquérito policial, onde será feita perícia isenta”.


6

geral

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Comissão aprova regulamentação « DOMÉSTICAS » A Comissão Mista de Consolidação das Leis do Congresso aprovou ontem o projeto que

regulamenta a profissão de empregado doméstico. Texto vai para votação na Câmara e Senado Federal

B

rasília - O projeto de regulamentação da profissão de empregado doméstico foi aprovado ontem (6) na Comissão Mista de Consolidação das Leis do Congresso, em votação simbólica. Apesar do aval da comissão, ainda não há consenso entre os parlamentares, mesmo após 72 dias da aprovação da emenda constitucional que ampliou os direitos dos empregados domésticos. Existe, inclusive, a promessa de acréscimos de emendas. Agora, o texto será votado no plenário do Senado e, depois na Câmara, e a intenção é finalizar as apreciações por ambas as Casas an-

tes do recesso legislativo, em meados de julho. Relator do projeto, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) sempre se disse preocupado em garantir os direitos trabalhistas recém-adquiridos pelos trabalhadores domésticos adequando-os à realidade do empregador que, como ressalta, “não é uma empresa” e, portanto, mais vulnerável financeiramente. Para garantir essa equação, o parlamentar propôs reduções de alíquotas, ainda observadas com receio pelo governo, e unificações das contribuições que passaram a ser obrigatórias. É o caso da contribuição

patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cujo porcentual caiu de 12% para 8% ao mês. O governo vê com preocupação essa proposta e teme que a medida onere outros contribuintes. Jucá rebate e destaca ter proposto essa redução para dar condições aos patrões de pagar todas as novas contribuições. Nessas novas obrigações está incluso o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que, com a emenda, passou a ser obrigatório. O senador sugere, em seu projeto, que o empregador pague 11,2% por mês, sendo 8% para a contribuição e 3,2%

para um fundo que constituirá a multa de 40% por demissão sem justa causa. Caso o empregado se afaste por conta própria ou seja demitido com justificativas previstas em lei, como maus tratos e abandono de emprego, o patrão poderá reaver o valor, como se fosse uma poupança forçada. Essas contribuições serão unificadas em um único boleto, o chamado “Simples Doméstico”, que vai reunir também os 0,8% sobre o salário correspondentes ao seguro acidente de trabalho, e o Imposto de Renda retido na fonte. Uma mudança de última hora, relativa a pagamento de ho-

ì O QUE Projeto de regulamentação da profissão de empregado doméstico.

QUANDO Aprovado na Comissão Mista do Congresso, deve ser apreciado pela Câmara e Senado até julho próximo.

ANDRÉ DUSEK/EC

« AMÉRICA »

W

ashington - O governo dos Estados Unidos vem coletando, de forma secreta, registros telefônicos de milhões de clientes norteamericanos da companhia Verizon sob uma ordem judicial secreta, segundo a presidente do Comitê de Inteligência do Senado, Dianne Feinstein. O governo Obama defendeu a necessidade da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) de coletar registros telefônicos dos cidadãos norteamericanos. A democrata Feinstein disse ontem (6) que a ordem judicial secreta para a coleta dos registros telefônicos é uma renovação de três meses para uma prática já em curso. Ela falou com os jornalistas durante uma coletiva de imprensa. A coleta de registros telefônicos no país acontece há anos e era parte fundamental do programa de vigilância do governo de George W. Bush, informou um funcionário do governo nesta quinta-feira. A divulgação da coleta dos registros é a mais recente controvérsia a atingir o governo Obama. O presidente também é alvo de questionamentos sobre as ações da receita federal em relação a grupos conservadores, o confisco dos registros telefônicos de um jornalista numa investigação sobre quem vazou informações para a mídia e a forma como o governo tratou o ataque terrorista contra a embaixada dos Estados Unidos em Benghazi, na Líbia, que resultou

na morte de quatro norte-americanos. A Casa Branca não fez comentários formais sobre o assunto. O procurador-geral Eric Holder evitou perguntas sobre a questão durante apresentação perante um subcomitê do Senado. Ele sugeriu que a questão seja discutida uma sessão secreta. A ordem foi emitida pelo Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira em 25 de abril e vigora até 19 de julho, informou o jornal britânico The Guardian. Pela ordem a Verizon, uma das maiores empresas de telecomunicações dos Estados Unidos é obrigada a fornecer “diariamente” à NSA informações sobre todas as ligações fixas e móveis dos sistemas da empresa, tanto dentro do território norte-americano quando entre os Estados Unidos e outros países. O documento mostra, pela primeira vez, que no governo Obama os registros de comunicação de milhões de cidadãos norte-americanos são coletados indiscriminadamente e em massa, independentemente de as pessoas serem suspeitas ou não de algum delito. Um ex-funcionário da inteligência norte-americana, que conhece o programa da NSA, disse que os registros de todas as empresas de telefonia norteamericanas seriam coletados pelo governo, por meios das ordens judiciais, e que os dados incluem números residenciais e comerciais. As reações à revelação - tanto contra quanto a favor - refletem o vigoroso debate em Washington sobre como melhor equilibrar os objetivos de proteger o país de ataques terroristas ao mesmo tempo em que se assegura a privacidade e os direitos civis dos norte-americanos. PABLO MARINEZ MONSIVAIS/AP/EC

Monitoramento é a mais recente controvérsia a atingir Obama

« JUSTIÇA »

Congresso aprova criação de quatro TRFs

Governo dos EUA admite grampos telefônicos O governo Obama vem coletando, de forma secreta, registros telefônicos

ras extras, representa mais um gasto dos empregadores. Antes, todo o tempo que excedesse oito horas de trabalho diário, conforme previsto na emenda, seria revertido para um banco de horas. Pressionado pelas centrais sindicais, Jucá decidiu cobrar dos patrões as primeiras 40 horas mensais que excedam o horário de trabalho. Ou seja, quando o trabalhador trabalhar dez horas em um dia, essas duas horas restantes deverão ser pagas em dinheiro A terceira hora extra diária entra no banco de horas, que passou a chamar compensação de horas, a pedido das centrais.

O

O presidente da Câmara, Henrique Alves, se reuniu com grupo que discute mudanças na PEC 37

Presidente da Câmara anuncia votação da PEC 37 para dia 26 « INVESTIGAÇÃO » Grupo de trabalho que discute mudanças no texto da PEC 37 se comprometeu a entregar um parecer até o dia 19

S

em entendimento sobre pontos polêmicos, representantes do grupo de trabalho que discute mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público, se reuniram ontem com o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, e se comprometeram a entregar um parecer até o dia 19. Henrique Alves reafirmou que a PEC será votada “de forma irreversível” no dia 26. “Voltei a fazer um apelo para que eles se entendam; conversem porque é irreversível: dia 26 deste mês a matéria vai à pauta e vai à votação”, disse o peemedebista. O presidente da Câmara defendeu uma solução consensual que permita a divisão de tarefas na investigação entre as polícias e o Ministério Público. “Estou confiante, e esta Casa tem o dever de procurar harmonizar o texto. O combate à corrupção, à impunidade tem que ter a participação do Ministério Publico e dos delegados de forma harmônica e responsável. Se não chegarem a um entendimento, deixei claro, vou pautar e vamos votar”, acrescentou. Ontem, a presidente em exercício da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Cavalcanti, entregou proposta de anteprojeto, com 48 artigos, para regulamentação da in-

ì O QUE Votação da Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público.

QUANDO O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, reafirmou que a PEC será votada “de forma irreversível” no dia 26.

vestigação criminal. “A proposta que defendemos realmente é a da regulamentação, com regras de prazos, de judicialização das investigações e a amplitude nas investigações de forma total. Não deve existir a palavra privativa para nenhuma das partes. Nem para o Ministério Público, nem para a polícia”, defendeu Cavalcanti. O vice-presidente parlamentar da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, Benito Augusto Tiezzi, disse que é preciso, primeiramente, definir os aspectos constitucionais para, posteriormente, tratar da regulamentação. “Nosso intuito é manter a in-

vestigação que proteja não só aquele que foi vítima, mas o investigado. O que falamos é que toda a investigação tem que ter por base o inquérito policial. Se vier, em algum momento, algum tipo de autorização, que se tenha como regra o inquérito policial. A exceção não pode ter regra própria, tem que submeter à regra geral”, argumentou. O deputado Fábio Trad (PMDB-MS), representante da Câmara no grupo de trabalho, informou que haverá mais três reuniões, nos dias 12, 13 e 18 deste mês, para tentar buscar um acordo. “O importante é considerar que, quando a PEC foi proposta não se admitia sequer a possibilidade de investigação por parte Ministério Público, isso agora é consenso. Falta definir em quais hipóteses”, argumentou Trad. A PEC 37 foi apresentada em junho de 2011 pelo deputado federal e delegado de polícia Lourival Mendes (PTdoB-MA). O texto altera trecho da Constituição, indicando que a apuração das infrações penais é função privativa das polícias Civil e Federal. Na prática, a medida impedirá o Ministério Público de assumir a investigação de crimes, prática usual desde que teve seus poderes ampliados na Constituição de 1988.

CongressoNacionalpromulgou ontem (6) a Proposta de Emenda à Constituição 544/02, do Senado, que cria mais quatro tribunais regionais federais (TRFs) por meio do desmembramentodoscincojáexistentes.Acriação dos novos tribunais é feita por meio de mudança no Ato das DisposiçõesConstitucionaisTransitórias (ADCT). Esta é a 73ª emenda à Constituição. De acordo com o texto, os novosTRFsterãosedenascapitaisdos estados do Paraná, de Minas Gerais, da Bahia e do Amazonas. Defendidosporjuízeseprocuradores, os novos tribunais terão o objetivo dedesafogaraJustiçaFederal,principalmente o TRF da 1ª Região, antes responsável por 13 estados e pelo Distrito Federal. Seis estados antes vinculados a esse tribunal - Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima - passarão a fazer parte deoutrastrêsregiões.Juntos,esses seis estados respondem por quase 50% dos processos distribuídos. Com a emenda constitucional, Minas Gerais terá um tribunal somenteparaoestado(7ªRegião),assimcomoacontecerácomSãoPaulo (3ª Região) após a transferência do Mato Grosso do Sul para o TRF da 6ª Região, o qual também terá ParanáeSantaCatarina,ambosmigrados da 4ª Região. Sergipe sairá da 5ª Região e se juntará à Bahia no TRF da 8ª Região.O9ºtribunalabrangeráAmazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Com essas mudanças, o TRF da 4ª Região atenderá apenas as causas do Rio Grande do Sul. Rio de JaneiroeEspíritoSantocontinuamna2ª Região Como presidente interino do Congresso,ovice-presidentedaCâmara, André Vargas (PT-PR), disse que a emenda é uma conquista da população brasileira em termos de acesso mais facilitado à Justiça Federal. Em relação a posicionamentos contrários à criação de novostribunais,Vargasdissequehouvetemposuficienteparaquepudessem apresentar seus argumentos. Uma das críticas era que a proposta seria inconstitucional por vício de origem. A PEC foi proposta pelo senador Arlindo Porto (PTBMG).Umdosentendimentoséque a iniciativa desse tipo de proposta deveria vir do próprio poder Judiciário. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, é contrário à proposta.


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

geral

Coritiba lidera após vencer o Fluminense por 2 a 1 « BRASILEIRO SÉRIE A » Alex marcou seu gol 400 e deu vitória ao “Coxa”

nos minutos finais da partida garantindo um salto do clube na classificação ALBARI ROSA/AGÊNCIA DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO/ESTADÃO

C

om o gol 400 da carreira de Alex, o Coritiba bateu o Fluminense, ontem, por 2 a 1, no Estádio Couto Pereira, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro 2013. Com oito pontos ganhos, o Coxa se isola na ponta, enquanto os cariocas, com um jogo a menos, estacionam nos seis pontos e perdem os 100% de aproveitamento. O Coxa abriu o placar aos 16 minutos da primeira etapa, com Robinho, que recebeu um passe açucarado de Alex e mostrou categoria para desviar para o fundo das redes. O empate veio aos 22 minutos, com Carlinhos, aproveitando escanteio para tocar de cabeça e marcar. Na segunda etapa, aos 42 minutos, Alex decretou a vitória. Na próxima rodada, o Coritiba volta a campo no domingo, quando recebe o Náutico, novamente no Estádio Couto Pereira. Já o Fluminense encara o Goiás, no mesmo dia, no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. O Alviverde começou tentado mostrar seu cartão de visitas e, logo no primeiro minutos, Gil cruzou fechado, Berna não saiu e Digão apareceu para afastar. O jogo era pegado no meio campo, com a equipe coxabranca marcando forte para permanecer no ataque. Aos sete minutos, Gil cruzou fechado mais uma vez e Edinho apareceu para ceder escanteio. Cobrança de falta para Alex, aos nove minutos, e Berna fez grande defesa, no ângulo. O Coritiba imprimia seu ritmo, pressionando um recuado Tricolor. Aos 12 minutos, Diogo abriu espaço e chutou cruzado para o meio da área, onde Carlinhos apareceu para afastar. Até que, aos 16 minutos, Alex fez a diferença com um passe sensacional para Robinho, que tocou de primeira para abrir o placar. Aos 20 minutos, boa troca de passes do ataque alviverde, Deivid ajeitou para Robinho, que chutou pela linha de fundo. O Fluminense acordou e, aos

Alex surpreendeu o goleiro do Fluminense, Ricardo Berna com um chute forte da entrada da área

22 minutos, Carlinhos subiu no meio da defesa coxa-branca e tocou de cabeça para empatar a partida. A equipe carioca tentava aproveitar o bom momento. Aos 27 minutos, Carlinhos cruzou para Wagner, que cabeceou com estilo, mas parou em grande intervenção de Vanderlei. Wagner teve outra chance aos 35 minutos, em chute no cantinho que Vanderlei foi buscar. O Coritiba sentiu o gol. Samuel recebeu na área, aos 41 minutos, e mandou a bomba sobre Chico.

Segundo Tempo Para a etapa final, as equipes retornaram com a mesma formação, sem modificações. O Coxa voltou mais ligado, especialmente com a participação mais efetiva de Alex. Aos dois minutos, o garoto de ouro alviverde levantou pra Deivid, que não conseguiu finalizar, mesmo com liberdade total. Na resposta, Rafael Sobis

recebeu na área e chutou cruzado para defesa de Vanderlei. O jogo era aberto e equilibrado no Alto da Glória. Aos 10 minutos, Rhayner teve tempo para dominar na área e fuzilar para mais uma defesa de Vanderlei. Querendo a vitória, o técnico Marquinhos Santos tirou o volante Gil para a entrada do meia argentino Bottinelli. Ataque em velocidade do Tricolor, aos 16 minutos, Carlinhos recebeu pela esquerda e chutou para fora, com perigo. O Coxa não conseguia repetir a atuação do inicio da partida, especialmente no setor de meio-campo, que errava demais. Com a torcida pegando no pé, Deivid não estava bem. Aos 30 minutos, o atacante lançou Robinho, mas bola correu demais. Robinho saiu jogando errado e armou contra-ataque para o Fluminense, aos 33 minutos. Na cara do gol, Sobis isolou. Sumido, Alex reapareceu e, como sempre,

foi decisivo. Aos 42 minutos, o meia acertou uma bomba da intermediária e, pela 400ª vez na carreira, balançou as redes e garantiu a vitória coxa-branca.

FICHA TÉCNICA CORITIBA FLUMINENSE Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Junior Urso (Éverton Costa), Gil (Bottinelli), Robinho (William Farias) e Alex; Rafinha e Deivid. Técnico: Marquinhos Santos

2 1

Ricardo Berna, Wellington Silva, Digão, Gum e Carlinhos; Edinho (Felipe), Diguinho e Wágner; Samuel (Thiago Neves), Rhayner (Biro Biro), Rafael Sobis Técnico: Abel Braga

Estádio: Couto Pereira Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO) Assistentes: Cristhian Sorence e Jesmar de Paula (ambos de GO)

Corintianos são libertados « JUSTIÇA » Sete dos 12 torcedores do Corinthians que estavam presos na

Bolívia acusados de envolvimento na morte de um garoto, saem da prisão

S

ete torcedores do Corinthians deixaram ontem a penitenciária San Pedro, em Oruro. Após quase quatro meses, a Justiça boliviana entendeu que não há provas da participação deles na morte de Kevin Beltrán, em 20 de fevereiro. Os outros cinco alvinegros acusados continuam detidos. A prisão ocorreu pouco depois de o garoto de 14 anos ter sido atingido por um sinalizador na partida entre o local San José e o Timão. O disparo teria partido da área destinada aos visitantes no estádio Jesús Bermúdez, o que motivou policiais a le-

var 12 corintianos para a penitenciária. Sob cuidados da embaixada brasileira, os torcedores libertados ainda não definiram se retornarão imediatamente ao Brasil. Eles temem que a saída complique a situação dos que ficaram — estes, segundo as autoridades bolivianas, tinham resíduo de pólvora nas mãos ou sinalizadores na mochila no dia do jogo. A decisão foi festejada pelo Corinthians, que prometeu seguir lutando pela liberdade dos outros cinco. O presidente Mário Gobbi insiste na inocência deles e diz estar trabalhando ao la-

do de diplomatas brasileiro para resolver a questão com a maior agilidade possível. Um menor de 17 anos assumiu a autoria do disparo, em depoimento prestado em Guarulhos, algo que não parece ter alterado essencialmente o processo na Bolívia. Sete torcedores, após 106 dias de prisão, estão livres. Os outros continuam aguardando um julgamento ainda não marcado ou uma solução mais rápida. De acordo com a organizada Gaviões da Fiel, “detalhes burocráticos” separam os outros corintianos da liberdade. O grupo tem um acordo para permanecer

em território boliviano até que todos os 12 sejam soltos pelas autoridades bolivianas. A prisão se tornou uma questão diplomática, com tentativas de ministros brasileiros de intervir. A própria família de Kevin se envolveu no assunto. De acordo com reportagem da revista Istoé, o advogado da família pediu US$ 220 mil para o Corinthians para produzir um novo testemunho, que apontaria na torcida do San José a origem do disparo. Já se passaram quatro meses de muita discussão entre advogados e nenhum julgamento marcado.

7


8

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

geral

AL aprova contratação de temporários « PROFESSORES » Deputados estaduais aprovaram ontem, por unanimidade, o Projeto de Lei que autoriza a contratar, em caráter temporário, professores para a rede estadual de Educação

O

Governo do Estado está autorizado a contratar, em caráter temporário, professores para a rede estadual de Educação. Os deputados aprovaram nesta quinta-feira, por unanimidade, oProjetodeLeidenº139/2012que recebeuumaemendadodeputado Fernando Mineiro (PT). A solicitação foi feita pela Secretaria Estadual de Educação, tendo em vista o grande número de profissionais queestãoforadassalasdeaula-892 professores-,afastadosentreosmesesdejaneiroemarçodesteano.Segundo a secretária Betânia Ramalho, entre as principais razões das ausências estão licenças maternidade e tratamentos médicos. O Projeto de Lei foi aprovado na Casa com algumas alterações. Uma delas foi a correção de um erro da proposta original, que previa contratação para vagas que não existiam no quadro do Estado. Outra mudança delimita o tempo das contratações. O deputado Fernando Mineiro também sugeriu que não contratem para disciplinas onde haja professores titulares. A outra modificação encartada prevê que seja publicada no Diário Oficial do Estado a relação dos professores temporários que serão contratados, assim como a escola onde irão ensinar e a disciplina ministrada. A dirigente do Sindicatos do Trabalhadores em Educação (Sinte), Fátima Cardoso, aprova a autorização com ressalva de manter-se vigilância quanto cumprimento da proposta. “O sindicato vai seguir rigorosamente investigando essa questão. Não vamos aceitar que haja contratação para cargos permanentes. Somos favoráveis a esse tipo de lei, do contrato temporário, desde que cumpra seu objetivo que é para cobrir licenças e afastamentos”.

Projetos OutroProjetoaprovadoportodos os deputados presentes na Casa foi o de nº 75/2013, que altera a Lei Estadual n.º 9.648/2012 com a finalidade de remanejar recursos doFundodeManutençãoeDesenvolvimento da Educação Básica e deValorizaçãodosProfissionaisda Educação(Fundeb)para oPrograma RN Sustentável. Com essa aprovação, o Governo do Estado poderá abrir crédito suplementar de até R$ 60 milhões para viabilizar a adequação na proposta orçamentária da Secretária EducaçãoeCulturanotocanteàalocação de despesas do Fundeb. Para tal remanejamento, os deputados aprovaram outra matéria governamental, a de nº 78/2013, que detalha a distribuição dos recursos. Segundo o Projeto de Lei, os R$ 60 milhões serão repartidos da seguinte forma: R$ 24.400.000,00 para manutenção e funcionamento do Ensino Médio; R$ 27.900.000,00 para manutenção e funcionamento do Ensino Fundamental; R$ 900.000,00 para manutenção e funcionamento do Ensino Especial; R$ 2.800.000,00 para ampliação, reforma e reparação de prédios escolares, espaços esportivos, do órgão central da Dired; R$ 2.000.000,00 para aparelhamento de Escolas da Educação Básica e Profissional do órgão central e da Dired e R$ 2.000.000,00 para construção de prédios escolares e de Espaço Esportivo (Cofin). Ao contrário do que foi divulgado (5), a mensagem 57, que cria a Taxa de Defesa e Inspeção Animal e Vegetal (TDIAV), que será cobrada pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte (Idiarn), não foi a votação nesta quinta-feira. A matéria ainda vai passar pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da AL.


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe charge de Rodrigo Brum.

TEMPO HOJE

TÁBUA DE MARÉS

Máx.: 30ºC Mín.: 23º C Parcialmente nublado.

facebook.com/tribunarn

Preamar 03h36-2.2 - 15h56 - 2.1 Baixa-mar 09h30 -0.4 - 21h39 -0.4

ADERSON SILVINO EXPLICA MUTIRÃO PARA ACELERAR PROCESSOS QUE APURAM IMPROBIDADE PÁGINA 12

NA TNONLINE

Confira hotsite do ENEM com novidades do exame.

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 07 de junho de 2013

Estudantes saem às ruas em protesto « REVOLTA DO BUSÃO » A mobilização contra o reajuste aconteceu em quatro capitais: São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro e Natal. Os estudantes voltaram a ocupar as ruas da cidade por quase quatro horas e meia

E

studantes de quatro capitais do país foram às ruas, no início da noite de ontem, protestar contra o reajuste na tarifa do transporte público de passageiros. São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro e Natal foram palco de cenas de vandalismo e desordem provocadas por uma ala mais radical dos manifestantes. Na capital do Rio Grande do Norte, um estudante caiu do viaduto do Quarto Centenário enquanto os demais integrantes da chamada “Revolta do Busão” se dirigiam para a avenida Prudente de Morais. O protesto foi encerrado por volta das 22h, após quatro horas e meia de muito tumulto, pichações, descumprimento de ordem judicial, pneus queimados, fogueiras nas esquinas das avenidas e revolta dos demais usuários que esperavam os ônibus nas paradas. O protesto de ontem foi iniciado às 17h, ao lado do shopping Via Direta, pouco tempo depois do juiz federal Magnus Augusto Costa Delgado autorizar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar utilizem as tropas de choque durante a manifestação. Indiferentes a ordem, os manifestantes logo ocuparam todas as faixas da BR-101, em ambos sentidos. A mobilização ocorreu dois dias depois da redução de dez centavos aplicado à tarifa de ônibus, devido à desoneração tributária. O grupo era composto por cerca de 500 manifestantes. Alguns cobriam os rostos com máscaras e camisetas e, monidos de latas de spray de tinta, picharam as muretas de proteção da BR com palavras de baixo calão. Uma fogueira com vários pneus foi acesa. O trânsito foi desviado por agentes da PRF na altura da Árvore de Mirassol.

A PRF tentou negociar a liberação de pelo menos uma faixa para o fluxo dos veículos. Alguns estudantes concordaram, mas a maioria preferiu desobedecer outra decisão judicial que proíbe a ocupação da BR-101 para realização de protestos. O grupo caminhou até a passarela localizada no bairro de Potilândia. Lá, uma parte decidiu promover um “roletaço”, outros manifestantes decidiram seguir com a caminhada até as imediações do shopping Midway. Durante a caminhada, o grupo resolveu subir o viaduto do Quarto Centenário para ter acesso à avenida Prudente de Morais. Quando passavam em cima do viaduto, um estudante identificado apenas como Matheus caiu de uma altura de aproximadamente sete metros. Agentes da PRF realizaram os primeiros socorros mesmo com a desaprovação da maioria dos estudantes que jogou objetos contra os policiais e exigiam a presença de uma ambulância do Samu. O estudante foi levado ao pronto-socorro Clovis Sarinho. O restante do grupo de estudantes seguiu em caminhada pela Prudente de Morais até o Midway. Durante o percurso, promoveram cenas de vandalismo. Em algumas esquinas, atearam fogo em objetos de madeira e pneus. Na esquina das avenidas Bernardo Vieira com Hermes da Fonseca, o grupo jogou bola e fez uma ciranda. O subcomandante do BP Choque, major Marlon de Góis, afirmou que a polícia estava pronta para agir. “Mas não foi necessário. Acompanhamos o protesto de perto e o que podemos observar é que uma parte estava de fato reivindicando e outra estava pronta apenas para o confronto”, disse. JÚNIOR SANTOS

Protesto ocorreu dois dias depois da redução R$ 0,10 na tarifa


10

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

natal

Emparn prevê mais 20 dias de chuvas em Natal este mês « PREVISÕES » Segundo Gilmar Bristot, em um inverno normal chega a chover em 25 dos 30 dias de junho, em Natal. O acumulado de chuvas deste ano é de 647,7 mm

A

s chuvas deste início de junho são prenúncio de que a previsão dos meteorologistas de um inverno ligeiramente acima do normal para o litoral leste do Rio Grande do Norte deve se concretizar. “Historicamente esse é o mês que mais chove em Natal”, avisa Gilmar Bristot, que é gerente do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Gilmar Bristot explicou que em período normal de inverno chega a chover em 25 dos 30 dias de junho, em Natal, onde o acumulado de chuvas deste ano é de 647,7 mm, segundo o pluviômetro instalado no campus universitário da UFRN, praticamente a metade do volume pluviométrico do ano passado, que foi de 1.239,6 mm. Mesmo com a estiagem que predominou n a região litorânea do Estado, até maio, nos seis primeiros dias do mês, já choveu em quatro dias, o que reforça o histórico de chuvas durante quase todo “o mês de São João”, como gosta de dizer o sertanejo. Segundo Bristot, choveu somente 41,2 milímetros entre a madrugada e de ontem, mas o volume de água foi o suficiente para alagar algumas ruas, devido a impermeabilização do solo, “que provoca a retenção de água e causa esses transtornos”. Os dados da Emparn apontam, ainda, que na primeira semana de junho só não choveu no sábado (1º) e nem na segundafeira (3). Porém, houve chuvas no domingo (2), 32,8 milímetros; na terça-feira (4), 2,4 mm e na quarta-feira (5), 23,4 mm. Bristot informa que uma frente fria que chegou na Bahia e norte de Minas, está provocando, também, chuvas no litoral e em algumas regiões do Estado, como as de Mossoró, Alto Apodi e do Seridó. “As condições de temperatura ao sul do oceano Atlântico está com a temperatura acima do normal, favorecendo as chuvas”, acrescentou ele, que ainda prevê mais três ou quatro dias de pancada de chuvas na Região Metropolitana de Natal. Em algumas áreas já consideradas crônicas de Natal, as chuvas provocaram transtornos, como o que prejudicou o vendedor Sheylon Silva, que teve de sair “pela janela” do mesmo jeito do motorista do Palio Weekend Adventure, que “apagou” quando tentavam atravessar uma lagoa formada na rua Presidente José Gonçalves com a avenida Nascimento de Castro, em Lagoa Seca. “A gente nem abriu a porta do carro,

Chuvas – Rio Grande do Norte Índices registrados entre às 7h do dia 05/06 às 7h de 06/06 O Setor de Meteorologia da Emparn informou que entre a noite de quarta e o amanhecer de ontem choveu em 58 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. As maiores chuvas ocorreram no litoral leste do Estado, sendo que o maior índice (65,3 milímetros) foi registrado em Barra de Cunhaú, no município de Canguaretama. Na região Agreste, o maior volume de precipitação pluviométrica ocorreu em Vera Cruz, 41,0 mm, enquanto na região Oeste choveu mais em Patu, 30,0 mm. Confira as maiores precipitações pluviométricas: Canguaretama

65,3 mm

Vera Cruz

41,0 mm

Sen. Georgino Avelino

63,5 mm

São G. do Amarante

41,2 mm

Parnamirim

55,8 mm

Monte Alegre

38,0 mm

São José do Mipibu

53,5 mm

Touros

35,0 mm

Baía Formosa

42,9 mm

Patu

30,0 mm

Natal

41,2 mm

Fonte: Emparn

MAGNUS NASCIMENTO

As chuvas devem persistir neste mês, segundo meteorologistas

porque avisaram que era pior, porque ia entrar água”. Outro ponto crítico era a avenida Salgado Filho, no trecho que fica um sinal antes da rua Antonio Basílio, também em Lagoa Seca, onde o trânsito fluia lentamente, com o congestionamento que ia até às imediações da passarela de Mirassol. Também houve alagamentos na avenida da Integração, em Candelária, próximo a marginal da rodovia federal BR-101. No entanto, como as águas escoaram rapidamente, não houve alagamento em outras pontos crônicos, como no chamado largo do Atheneu, na avenida Capitão Mor Gouveia, em Lagoa Nova e na rua Afono Pena com a rua Mossoró, no Tirol.

Defesa Civil Segundo o secretário adjunto da Defesa Civil e Direitos Humanos da Prefeitura de Natal,

Urbano Medeiros, nesta quintafeira (6), equipes da Defesa Civil fizeram uma vistoria geral em todas as lagoas para verificar se há risco de transbordamentos. “Não foi registrado nenhum sinistro na área de Defesa Civil. O que houve até o momento foi alguns alagamentos de ruas que não dizem respeito ao órgão”, completou Paulo Henrique, Chefe do Setor de Defesa Civil e Vistorias Preventivas. A Semdes concluiu levantamento sobre a situação das 55 lagoas de captação. “Estamos agora comunicando às secretarias municipais esses resultados para que sejam realizadas ações de limpeza e manutenção nos locais onde foram detectados riscos”, ressaltou Paulo Henrique. Entre as principais ações que deverão ser realizadas ele destacou à limpeza geral da área da lagoa, manutenção das bombas e conserto de cercas.

« JOÃO CÂMARA »

Polícia Civil investiga caso de arquiteto desaparecido

P

oliciais responsáveis pelas investigações do desaparecimento de Petrônyo Ulisses Gomes da Costa, arquiteto de 28 anos, que não é visto desde a terça-feira (4) ainda não têm informações sobre um possível paradeiro dele. O arquiteto reside na cidade de João Câmara. As investigações começaram após o carro modelo Sandero, de cor prata e placas ainda não confirmadas, ter sido encontrado por volta das 22h30 da noite dessa quarta-feira (5), em Mãe Luíza. De acordo com o chefe de investigações da 4ª Delegacia de Polícia, Paulo César de Macedo, o carro pertence ao arquiteto, que é sobrinho do vice-prefeito de João Câmara, Josafá Araújo da Costa. Ele disse também que a família registrou o desaparecimento na manhã de ontem. Segundo o delegado regional do município onde Petrônyo foi visto pela última vez, Antônio Taveira, foi preso ontem Cleiton da Silva Barbosa, por estar de posse de um revólver calibre 38, e apreendido um menor, de 17 anos, que teria um mandado de busca e apreensão em seu nome, por ser foragido do Ceduc de Mossoró. Ambos foram levados à Delegacia de Plantão da Zona Sul, assim como o revólver. Taveira considera a participação direta da dupla no desaparecimento do arquiteto, mesmo que ambos neguem qualquer envolvimento. O delegado regional está em Natal, participando das investigações em conjunto com a 4ª DP, delegacia do bairro onde o veículo foi encontrado. A Polícia ainda não tem informações sobre o paradeiro de Petrônyo e, segundo delegado de João Câmara, as investigações continuam ouvindo pessoas que possam levar a maiores informações sobre os suspeitos e a localização do desaparecido.

« INTERNET »

Curso ensina como criar campanhas e ações digitais

E

stão abertas as inscrições para o curso Criação de campanhas digitais, ministrado pelo especialista em web, Glebe Duarte. O curso foca a utilização de diferentes mídias digitais para a execução de uma ação ou campanha na internet, desde o planejamento até a avaliação dos resultados. O curso ocorrerá nos dias 15 (sábado) e 16 (domingo), com duração de 16 horas. O conteúdo programado é dividido em três partes. A primeira envolve um estudo do cenário atual das campanhas e das ações digitais. No segundo momento, será estudado todo o processo para um planejamento de uma campanha digital, assim como as principais ferramentas utilizadas no processo. A última abordagem do curso será sobre a análise da campanha com a mensuração e a construção do relatório da ação. Os participantes irão receber o certificado digital na hora, e após o curso, terão acesso a um grupo de suporte e dúvidas. Os interessados devem realizar a inscrição pelo site: http://glebeduarte.com.br/cursos/, e até esta sexta-feira (7), o curso está com o valor promocional de R$300. O curso será ministrado na Av. Prudente de Morais, 774 Ed. Emp. Giovanni Fulco, Piso G-1. Tirol, Natal-RN


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

natal

11

FOTOS: ADRIANO ABREU

1

2

3

Além da espera

ì O QUE

Desconforto e falta de informação nas paradas de ônibus de Natal

ROBERTO LUCENA repórter

altando pouco mais de um ano para o início da Copa do Mundo Fifa 2014, Natal apresenta uma série de problemas estruturais que põe em xeque a qualidade dos serviços que serão oferecidos aos milhares de turistas que a cidade deve receber durante o torneio esportivo. O sistema de transporte público de passageiros é um dos pontos mais preocupantes. As deficiências do sistema são perceptíveis, de imediato, nos abrigos onde os passageiros aguardam o transporte. A maioria das 3 mil paradas não possui qualquer tipo de sinalização e, muitas delas, estão completamente depredadas. O problema não atinge apenas turistas. Os natalenses também reclamam da falta de estrutura adequada e informações básicas sobre as linhas de ônibus que poderiam facilitar o deslocamento na cidade. A TRIBUNA DO NORTE visitou, na última quarta-feira, mais de dez pontos de ônibus e constatou que muitos estão com aspecto

F 4

5

QUEM Prefeitura do Natal promete melhorar as paradas até maio do próximo ano.

de abandono. Pontos importantes da cidade, com grande fluxo de turistas, não são sinalizados. Bairros como a Ribeira, Centro e Alecrim possuem abrigos quebrados e sujos. Ao lado de shoppings conhecidos, a cena se repete. O mesmo problema é flagrado na praia mais importante da cidade, Ponta Negra. Segundo o diretor de Estudos e Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Jimmy Balderrama, até o mês de fevereiro o órgão fez melhorias em algumas paradas, trocando principalmente coberturas, mas agora aguarda licitação de materiais para retomar os serviços. Cerca de 150 solicitações de reparos, conserto e mehorias, segundo ele, estão pendentes. Ele disse não sabe precisar quantas das 3 mil paradas possuem abrigos. A Prefeitura do Natal prevê para o início de agosto deste ano, as obras para acessibilidade universal de calçadas e vias, bem como de implantação de abrigos em corredores de transportes da cidade do Natal. As obras devem ser encerradas até o final de maio do próximo ano.

6

7 dão ao local um aspecto de abandono. Como nos demais abrigos, aqui também não tem placa de sinalização. Do outro lado da avenida Mor Gouveia, há outro abrigo também em péssimas condições.

1. Ribeira A praça Augusto Severo possui uma série de abrigos onde passa ônibus de vários itinerários. O fluxo de veículos é intenso durante o dia e à noite. Os usuários do sistema não contam com a proteção adequada. A maioria das paradas não possui cobertura e os bancos são insuficientes. Apesar da quantidade de ônibus e abrigos, não há nenhuma placa de sinalização e indicação de itinerários. 2. Parada Metropolitana Esta parada está localizada num dos pontos mais importantes da cidade. Perto dali, estão o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Prefeitura. No entanto, não há nenhuma placa identificando esses prédios públicos. No abrigo, há uma placa apontando que houve uma “reestruturação” no local em março de 2008. 3. Alecrim/Avenida 2 As duas paradas localizadas na avenida Presidente Bandeira não possuem qualquer tipo de sinalização. Os usuários contam com a ajuda dos ambulantes para saber qual ônibus devem procurar. Há alguns anos, havia uma placa com a lista de itinerários, mas o equipamento foi quebrado. 4. Rodoviária A antiga estação de transferência está suja, pichada e coberta de propagandas publicitárias que

Faltando pouco mais de um ano para a Copa do Mundo de 2014, Natal tem sérios problemas de infraestrutura. Um deles é o abandono dos abrigos de passageiros de ônibus.

5. Ponta Negra A parada localizada nas proximidades da rotatória de Ponta Negra é muito pequena para a quantidade de usuários que diariamente aguardam o transporte público no local. Esse ponto é o mais próximo da praia. Para o turista, um problema. Não há qualquer indicação de quais ônibus passam no local.

Um problema frequente é a falta de informação sobre as linhas. Em alguns pontos, elas até existem mas estão desatualizadas

Abrigos carecem de obras estruturantes A Lei Municipal 5.669 sancionada pelo prefeito Carlos Eduardo no dia 11 de abril de 2006, obrigava as empresas de transporte público a fixarem nos ônibus informações em braille sobre o percurso das linhas. O sistema de transporte opcional teria que se adequar a mudança. A lei também determina que as paradas de ônibus mantenham placas na linguagem braille informando as linhas que passam pelo local. Sete anos após a publicação da lei, nada foi feito.

Os abrigos carecem de obras estruturantes antes mesmo de receber as placas de sinalização. Enquanto isso não é feito, alguns funcionários da Semob são a salvação dos passageiros que precisam de orientação. Na parada localizada na calçada do Natal Shopping, às margens da Salgado Filho, o agente de fiscalização, Francisco Inácio, 48 anos, tem o dever de orientar o fluxo dos ônibus que chegam ao local. Mas na prática, o trabalho de Francis-

co vai além de apitar e sinalizar onde o motorista deve parar. “Eu acho o pessoal que precisa de informação. Muita gente chega sem saber qual ônibus vai pegar”, disse. O servidor explicou que muitos turistas, inclusive estrangeiros, também pedem auxílio. A placa indicando quais linhas passam no local não é suficiente. “Tem essa placa aí, mas não ajuda muito. O pessoal pergunta mesmo e, sempre que posso, ajudo”, completou.

Inácio orienta passageiros

6. Midway/Bernardo Vieira Nesse ponto, passam ônibus que têm como destino a zona Norte de Natal, Alecrim, Centro e Ribeira. São vários ônibus e muita confusão para quem não conhece o espaço. O usuário não conta com qualquer serviço de informação. A estrutura das paradas é pequena diante da demanda de usuários. 7. Natal Shopping/Salgado Filho Dos pontos visitados pela reportagem, esse foi um dos pontos onde havia placa com informações das linhas que passam no local. No entanto, a placa de sinalização contém erros. Algumas linhas não existem mais e outras não passam na parada. Uma obra no shopping prejudica o deslocamento dos transeuntes. A passarela serve de abrigo.


12

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

e-turismo ANTONIO ROBERTO ROCHA [antonioroberto@tribunadonorte.com.br ]

Voos diretos para Orlando O empresário Abdon Gosson Neto é, literalmente, um multimarcas no setor de Turismo. Depois da agência Arituba e das representações da Tap Partner e da Delta Vacacciones Nordeste, além dos hotéis Arituba Park e Best Western Premier Majestic, todos em Natal, ele anuncia agora a operadora Prime Travel, que já está funcionando no complexo empresarial que o grupo mantém no Tirol. O primeiro produto da Prime Travel é o fretamento exclusivo de três capitais do Nordeste para Orlando, com escala técnica em Barbados. A operação estréia em 1º de agosto, na rota Recife-Orlando. No dia seguinte o voo sai de Fortaleza. No dia 3 de agosto, será a vez de Natal-Orlando. A aeronave utilizada será o Boeing 737-400 da Pop Brasil, empresa charteira pertence a

três empresários brasileiros e que dispõe de seis aeronaves. A configuração do avião que ligará o Nordeste a Orlando prevê 128 passageiros em classe econômica e oito na executiva. Os pacotes oferecidos nas três capitais são de uma semana e custam (aéreo e hospedagem) em torno de R$ 2 mil, em seis vezes no cartão de crédito ou em cheques pré-datados, sem juros. Segundo Gosson, restam poucos assentos nas três primeiras operações. No voo de Natal, diz ele, ainda estão à venda cerca de 30 pacotes. “Nossa ideia é manter voos quinzenais para Orlando dessas três capitais do Nordeste. Vamos ver como o mercado se comporta. A julgar pelos primeiros voos, podemos até pensar, em futuro próximo, em voos semanais. Se houver demanda, garantimos a oferta”, comenta o empresário.

RN oferece jantar em workshop O Rio Grande do Norte oferecerá um jantar para os cerca de 400 agentes de viagem que participam de hoje a domingo (9) do 3º Workshop da Operadora Visual, que se realiza no Iberostar Praia do Forte, no litoral baiano. O Governo do RN vai pagar a conta depois, mas o empresariado potiguar, desta vez, é avalista. Na semana passada, a coluna noticiou que Natal terá voos fretados exclusivos da Visual em janeiro. E para manter parcerias, é preciso obviamente prestigiar os workshops das operadoras. Turismo, afinal, prevê negócios em mão dupla, que abrangem o marketing da cooperação e sobretudo do reconhecimento.

BATE-PAPO Raniery Louzada Diretor-presidente do Grupo Louzada Empreendimentos

Quando se iniciam as obras do hotel do complexo Paraíso do Gostoso? Quais as bandeiras internacionais já contactadas para administrar o empreendimento?

A área onde de lojas e hotelaria já está demarcada. O complexo terá apenas um hotel de rede internacional, cuja bandeira vem sendo negociada. Será um hotel estilo pé na areia e as negociações estão sob sigilo para evitar especulação e interferência da própria concorrência. Os ventos favoráveis à prática de esportes náuticos podem realmente levar negócios e turistas a Gostoso?

Gostoso e região são produtos turísticos que começam a surgir com força nos mercados nacional e internacional, como já destacaram alguns jornais, como a Folha de São Paulo. Não só pela questão dos ventos favoráveis para a prática de esportes náuticos, como também pelo aspecto da ecologia e das energias renováveis. Na Praia do Marco, por exemplo, já há grandes parques de energia eólica. Esse desenvolvimento todo gera um impacto positivo na

região. A hora agora é de investir, de acreditar. Comenta-se que seu grupo empresarial fará outro lançamento no âmbito do Turismo do RN? A informação procede?

O grupo R13 está prospectando novas áreas para a construção de empreendimentos turísticos, em associação com parceiros europeus. Infelizmente nesse setor somos obrigados a trabalhar em silêncio para evitar a ação de especuladores e o aumento de preço dessas áreas, o que pode inviabilizar qualquer negócio em andamento. O complexo Paraíso do Gostoso está numa área onde ocorrem desovas de tartarugas marinhas. Como conciliar o econômico e o ecológico?

Nós acreditamos no desenvolvimento do turismo sustentável. Vamos criar uma reserva ecológica em parceria com a OnG Numar para preservar essa espécie marinha. O nosso empreendimento está inserido no conceito de atitude autosustentável, focado em buscar um relacionamento sustentável com o meio-ambiente.

Turismo de eventos A ampliação do Centro de Convenções de Natal é realmente necessária e oportuna, mas não invalida a tese de que a capital potiguar precisa de um segundo espaço para eventos, com amplo pavilhão de feiras e respaldo tecnólogico de fibra ótica. Não basta ampliar. É preciso se modernizar. Fortaleza e João Pessoa têm equipamentos de ponta no setor.

A boa fase de Maceió Ao contrário do que ocorre em Natal, Maceió vive uma lua-demel no Turismo. Ninguém reclama de nada. Do ambulante ao hoteleiro, passando pelo setor gastronômico, estão todos faturando bem. Aliás, por lá não faltam elogios à iniciativa pública, que segundo o próprio trade turístico alagoano “faz o dever de casa”.

Confirmado O cerimonial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, confirmou a presença dele no Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que se realizará em Natal na primeira semana de julho. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, aliado de Campos e igualmente do PSB, também deverá vir ao Salão, embora sua presença não esteja confirmada oficialmente. Vale lembrar que o evento vai reunir o trade turístico dos quatro estados beneficiados pela duplicação da Rota 101 Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

natal

Mutirão do TJRN deverá julgar até 7 processos/dia « IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA » O TJ anunciou que 1.350 processos que apuram crimes de improbidade estão pendentes de julgamento ADRIANO ABREU

RICARDO ARAÚJO

nalização do processo.

repórter

Reestruturação

A

té o final deste ano, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) deverá julgar 1.350 processos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, conforme diretriz estabelecida na Meta 18 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em novembro de 2012. Para o cumprimento da Meta, a Corte potiguar lançou, na manhã desta quinta-feira, 6, o ‘Mutirão da Improbidade’, composto por seis magistrados que se dedicarão, exclusivamente, ao julgamento de tais processos. Dividindo igualitariamente o montante, cada juiz deverá julgar 225 peças judiciais até dezembro deste ano. Para o cumprimento da Meta 18, os seis deverão julgar, em média, sete processos. Ou seja, cada um deles deverá assinar pelo menos uma decisão final por dia, sem excluir os finais de semana e os feriados até o último dia do ano. Contados a partir da próxima segunda-feira, 10 de junho, restarão 204 dias corridos para o desempenho do trabalho e o atendimento à recomendação do Conselho Nacional de Justiça. O Poder Judiciário potiguar, contudo, sinalizou que o ‘Mutirão’ poderá se estender, caso todos os processos não sejam julgados no período estabelecido, e perdurar por 2013. O presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, creditou a morosidade no julgamento de tais processos à falta de juízes titulares e/ou substitutos em todas as Comarcas do Estado. Entretanto, reiterou que a Meta será cumprida. “O sucesso se prenuncia. Tenho absoluta certeza que os desígnios do mutirão serão atingidos”, enfatizou Silvino. Para ele, o estabelecimento do Mutirão representa uma “mudança de

Mutirão para acelerar julgamentos foi lançado na sede do TJRN

Meta 18 Confira o que é e por quem foi estabelecida A Meta 18 foi estabelecida no VI Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em novembro de 2012, em Aracaju/SE. O objetivo é julgar, até o fim de 2013, os processos contra a administração pública e de improbidade administrativa distribuídos à Justiça Federal e à Justiça Estadual até dezembro de 2011. O controle sobre o alcance da meta é feito pelo Grupo de Monitoramento, presidido pelo conselheiro Gilberto Martins e, este ano, incluirá visitas aos tribunais para verificar o cumprimento das medidas. Fonte: Conselho Nacional de Justiça

paradigma” no âmbito da Corte de Justiça local. “É um novo Poder Judiciário, mas eficiente e mais justo”, assegurou o presidente do TJRN.

Falta de magistrados O coordenador do Mutirão, o juiz assessor da Presidência do

TJRN, Fábio Filgueira, esclareceu que o julgamento dos processos de improbidade e crimes contra a administração pública não foi anteriormente priorizado em razão das ações desenvolvidas pelo Judiciário potiguar no Mutirão Carcerário e no Expresso Judiciário. Ele enfatizou que o déficit de juízes nas Comarcas potiguares acaba atrasando o célere julgamento das causas. “Nós vivemos a dificuldade da falta de magistrados e servidores no Judiciário”, asseverou. Ele comentou, em contrapartida, que os juízes selecionados para compor o Mutirão dispõem do expertise necessário para o julgamento das causas, que ele disse serem complexas, e que todos os esforços serão feitos para o cumprimento dos prazos. Os seis magistrados destacados para o Mutirão ficarão instalados numa sala especial no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal. Quatro deles julgarão os casos de improbidade e dois os processos de crimes contra a administração pública. Serão priorizados processos de Comarcas sem juízes, com a possibilidade de realização de audiências nas respectivas cidades para a fi-

O anúncio da formação do Mutirão da Improbidade pelo TJRN foi apoiado pelo Ministério Público Estadual (MPE), Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn) e Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco/RN). Contudo, algumas ressalvas foram feitas. A presidenta da Amarn, juíza Hadja Rayane de Holanda Alencar, disse que a formação do Mutirão não resolverá, por si só, o problema do Judiciário potiguar. “O Mutirão, sozinho, não irá resolver o problema. Faltam juízes e servidores e o TJRN precisa equacionar isso. É necessário reestruturar o TJ”, enfatizou. Hadja Rayane disse, ainda, que a Magistratura irá se empenhar na causa e, até o final do ano, a sociedade terá uma resposta positiva. O procuradorgeral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, classificou o crime de improbidade administrativa como uma “lástima”. Assim como a presidenta da Amarn, ele enfatizou que o Mutirão não “resolve” o que se busca no Judiciário, que é a prestação de um serviço célere. Ele destacou, ainda, o represamento de processos de improbidade administrativa na Comarca de Mossoró e lamentou a falta de magistrados para julgar tais processos.

Divergência A planilha de controle de processos de improbidade do CNJ expõe uma divergência entre o número de procedimentos a serem julgados pelo Judiciário potiguar e o informado ao Conselho. Consta, na planilha, que 1.555 processos serão alvo de julgamento. O TJ informou que o número é de 1.350 e creditou a diferença ao sistema de informática que está desatualizado.


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

natal

13

Disputa por terreno motivou crime « CASO ANTÔNIO CARLOS » Polícia Civil elucidou o caso da morte do advogado, ocorrida em maio passado. A conclusão é de que ele foi vítima de vingança por estar em briga por terras no Loteamento Santa Luzia RAFAEL BARBOSA repórter

A

ntônio Carlos Souza de Oliveira, 41 anos, advogado criminalista, foi assassinado por uma disputa pela posse de um terreno. A Polícia Civil elucidou o caso da morte do bacharel, ocorrida em maio passado, e chegou à conclusão de que Antônio Carlos foi vítima de uma vingança do homem que afirmava ser o proprietário de vários lotes das quadras 28 e 30 do loteamento Santa Luzia, em São Gonçalo do Amarante, adquirido pelo advogado em fevereiro passado. Os delegados responsáveis pelo inquérito apresentaram as

informações ontem em coletiva de imprensa, onde também foi apresentado o homem preso por supostamente efetuar os disparos, Lucas Daniel André da Silva, o Lukinha. Além dele, a polícia prendeu também no fim do mês passado Expedito José dos Santos, apontado como o mentor e mandante da execução, e a mulher dele, Francine Andrade de Souza, acusada de auxiliar a destruir o automóvel utilizado para cometer o crime. O comerciante Expedito José, que se apresentava como “Irmão Sérgio”, teria tomado a decisão de executar o criminalista depois de uma discussão entre os dois ocorrida em 13 de abril deste ano. Neste dia, Antônio

Carlos foi até o terreno motivo da briga e, junto com amigos, derrubou o muro que havia sido levantado a mando de Expedito, que tinha os planos de construir um supermercado no local. O comerciante diz que os danos provocaram uma perda de R$ 40 mil. Depois de destruir a estrutura com o auxílio de cordas amarradas a um automóvel, ainda de acordo com as investigações da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom), o advogado enviou uma mensagem ao comerciante, informando sobre a atitude. Insatisfeito com o ocorrido, Expedito José chegou a afirmar ao criminalista que ele pagaria “tijolo por tijolo” o que ha-

via feito. Então ele procurou Lucas Daniel e o pedreiro que havia contratado para construir o muro, ainda foragido e identificado pela polícia somente como “Irmão Marcos”, para planejar o assassinato. O delegado Roberto Andrade, que presidiu as investigações, confirmou que a arma, as roupas escuras e a balaclava utilizadas pelo executor, e o transporte até o lugar onde foi praticado o crime, o Doblò de placas MMW-6343, foram cedidos pelo mandante. Lucas Daniel disse ontem, durante a entrevista coletiva, que não praticou o homicídio sozinho. Tanto Expedito José como o Irmão Marcos estavam com ele no veículo. “Marcos foi dirigin-

“Pode ser que haja mais duas ou três prisões por envolvimento intelectual ou material na morte” ROBERTO ANDRADE delegado

do na ida e na volta foi Irmão Sérgio”, relatou. Lucas Daniel também disse que os três passaram momentos antes do assassinato no Binos Bar, estabelecimento onde aconteceu o homicídio, para se certificarem de que a vítima estava no local. “Irmão Marcos desceu para comprar um churrasco e viu que ele estava lá”, contou. Depois, os três pararam o Doblò na rua Pastor Eustáquio Lopes da Silva, paralela à Lima e Silva, onde fica a frente do bar em que estava o advogado. Lucas Daniel aguardou encostado em um poste da rua Ary Barroso Antônio Carlos ir ao banheiro para executá-lo. “Dei seis tiros”, afirmou o acusado.

FOTOS: DEGEPOL/DIVULGAÇÃO

Quem é quem Confira quem são os 4 envolvidos no crime

1

Expedito José dos Santos Apontado pela polícia como mandante do assassinato, ele foi preso em 28 de maio no Ceará. O comerciante teria uma desavença por causa de um terreno com a vítima.

2

Lucas Daniel André da Silva

3

Francine Andrade de Souza

4

Irmão Marcos

A Degepol divulgou foto do terreno, alvo da disputa entre Antônio Carlos e o posseiro Expedito José, que afirmava ser o dono das áreas compradas pelo advogado

Lucas afirma que advogado era seguido Lucas Daniel André da Silva também confirmou à polícia que ele, Expedito José e Irmão Marcos seguiram Antônio Carlos por vinte dias, para observar a rotina dele e em seguida executar o assassinato. O advogado foi morto em 9 de maio, mas, de acordo com os delegados que investigaram o caso, em outra oportunidade Expedito José dos Santos cogitou a possibilidade de atirar contra ele. O comerciante estava com Irmão Marcos, na carro deste, e ameaçou atirar contra o criminalista enquanto os dois o seguiam. Ele foi impedido pelo comparsa, que alegou que a identificação deles seria facilitada, pois o crime seria cometido à luz do dia. O executor confesso do homicídio afirmou ter feito o serviço de graça. “Fiz por amizade”, justificou. Lucas Daniel disse que o comerciante Expedito queixou-se para ele e para um sargento da Polícia Militar, que conhecia os dois, sobre as brigas com Antônio Carlos. “Não conhecia Expedito. Eu fiz por amizade ao sargento Carlos, mas não sabia que ele (Antônio Carlos) era um advogado. Pensei que fosse um vagabundo”, relatou, completando que Expedito José havia afirmado que a vítima se tratava de uma pessoa de má índole. “Só soube que era ad-

PROCESSO Os delegados da Dehom confirmaram que Expedito José dos Santos se apresentavam como “Irmão Sérgio”, e quando questionado sobre sua identidade, afirmava se chamar “Sérgio Huck”. No site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte consta um processo de reintegração de posse, em que o réu tem este mesmo nome. O acusado deste processo, de número 0100675-86.2013.8.20.0129, teria se apossado do terreno pertencente a uma idosa, localizado em São Gonçalo do Amarante, segundo a acusação. A advogada responsável pela causa, Niedja Silva de Medeiros, informou que a vítima não soube identificar o homem que supostamente invadiu sua propriedade e conseguiu o nome de “Sérgio Huck” através de outras pessoas.

vogado no outro dia”. O comerciante nega todas as acusações e mantém a versão de que emprestou o veículo para Irmão Marcos, sem saber que o Doblò seria utilizado na morte do crimi-

nalista. “Acredito na vontade de Deus e será o que Ele quiser”, declarou o acusado sobre seu julgamento. O delegado Roberto Andrade confirmou que no dia 12 de maio a polícia localizou Expedito José e o procurou por telefone para averiguar o motivo de o automóvel de propriedade dele estar envolvido em um caso de homicídio. Mas o comerciante fugiu junto com a mulher para o interior do Ceará, fixando-se em uma residência na cidade de Tabuleiro do Norte. Segundo as investigações, o casal ateou fogo no carro usado no crime e utilizou um maçarico para danificar a numeração do chassi do automóvel, embaixo do banco do passageiro. “Mas a numeração também estava no vidro do Doblò. Foi como conseguimos identifica-lo”, contou Roberto Andrade. O veículo foi encontrado numa estrada do distrito de Bastiões, próximo à cidade de Iracema, também no Ceará. Os dois foram presos em 28 de maio. Apesar de dar o caso como elucidado, a polícia continua em campo, pois as investigações continuam. Os delegados afirmam que pode haver mais pessoas envolvidas no assassinato. “Pode ser que haja mais duas ou três prisões por envolvimento intelectual ou material na morte”, informou Roberto Andrade.

Expedito José nega ser mandante do crime contra o advogado

OAB prepara uma política institucional de proteção ao advogado a fim de que seja submetido ao Conselho para debates, aperfeiçoamentos e sugestões. A ideia é que a OAB/RN funcione como canal institucional para recepcionar as demandas de situações de risco e vulnerabilidade nas quais estejam envolvidos os advogados, notadamente em decorrência do exer-

cício profissional. Recepcionada a demanda, mediante mecanismos e instrumentos próprios, que permitam um mínimo de instrução sobre o caso, a Ordem as encaminharia para as instituições responsáveis e competentes, conforme o caso, solicitando-lhes as medidas protetivas necessárias para remediar ou minimizar a vulnerabilidade.

Mulher de Expedito. A polícia diz que ela auxiliou o companheiro a atear fogo no automóvel usado no crime, uma das provas do homicídio.

Pedreiro contratado por Expedito para levantar um muro no terreno motivo da briga com o advogado. Ele teria guiado o veículo até o bar onde Antônio Carlos foi morto.

Advogado foi morto em bar no bairro Nazaré

Lucas: “Não conhecia Expedito. Fiz por amizade ao sargento”

OAB defende política para proteção A Seccional Potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) marcou para hoje, às 11h, no Fórum Miguel Seabra Fagundes, um Ato Público para cobrar medidas de combate à violência contra os advogados. A concentração será às 10h30, no estacionamento da Ordem, que fica Rua Dr. Lauro Pinto, próximo ao Fórum. Por meio de comissão especial, a

Lucas Daniel não tinha antecedentes criminais, mas foi o autor confesso dos disparos. Ele foi preso no dia cinco de junho enquanto trabalhava em um lava-jato, em Barro Vermelho. Na casa dele, a polícia apreendeu balas de espingarda 28 e a roupa utilizada no dia do crime.

Doblò foi encontrada incendiada no distrito de Bastiões (CE)

O criminalista foi executado a tiros no dia 9 de maio, em um bar no bairro Nazaré, zona Oeste de Natal. Os suspeitos seguiram o advogado dentro do bar, no momento em que ele ia ao banheiro. Após efetuarem os disparos à queima roupa, os criminosos deixaram o estabelecimento em um carro que estava estacionado fora. Dias após o crime, o delegado Roberto Andrade, adiantou que a principal vertente investigativa dava conta de que uma insatisfação de um cliente teria motivado a morte do advogado. O advogado Daniel Pessoa também corroborou esses indícios. Pessoa faz parte da comissão da OAB designada para acompanhar as apurações do caso. Outra vertente não descartada inicialmente pelos investigadores foi a de crime passional. Contudo, as informações divulgadas ontem pela polícia dão conta de que o crime foi motivado por uma desavença.


14

natal

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

« ELIANA LIMA » elianalima@tribunadonorte.com.br HF

Se...

JOAONETOFOTOS.COM

1 VELINHAS

1

Insegurança na Delegacia Especializada em Apoio ao Turista (Deatur), que funciona no Praia Shopping. Não motivada por bandidos, mas pela precariedade do imóvel. O teto ameaça desabar, e o piso em pedaços. Medo dos que trabalham. Inclusive, claro, do delegado.

...Segura!

Enquanto o prefeito Carlos Eduardo corta o bolo, não segura a risada ao ouvir o discurso do filho Cadu, incentivado pela irmã Sofia, observados pela mãe Andréia Alves

Se pior, ou não, lá vai: a Deatur está ameaçada de ser despejada. Por falra de pagamento.

2 PORTARRETRATO

2

Seguro Por falar em Polícia Civil, ao contrário dos carros Ranger da PM, o consórcio locador já recebeu o pagamento das viaturas destinadas à PC.

A propósito... Qual é o pro-

JOAONETOFOTOS.COM

JOAONETOFOTOS.COM

3 ÁLBUM

3

Cheios de sorriso: Flávia Farias e Fábio Melo

blema do Governo com a PM? Não repassa dinheiro, submete os quartéis a condições indignas, não paga Diárias Operacionais em tempo devido, etc e mais. Será que se vale da subordinação praxe da PM?

4 FLASH Lindinhos: Marina Pontes e Thiago Gomes

Formulando...

Que a candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado é tarefa nacional do PT. E que ela vem reclamando aos quatro cantos da aliança do PMDB potiguar com o DEM.

4 claro, são apenas conversas de bastidores na ponte aérea NatalBrasília.

Futuro

Consta também que o deputado-presidente Henrique Eduardo Alves trabalha para remover a candidatura de Wilma de Faria ao governo. Assim, faria uma grande aliança em torno do seu nome.

Por falar em Carlos Eduardo, no seu aniversário organizado ontem no Palácio Felipe Camarão, eis que a filha Sofia Celina coloca o microfone para o irmão Cadu falar. Ora, que ele não se fez de rogado e soltou a voz. Certamente será mais um Alves na política. O locutor pediu uma salva de palmas para ele. E nadica dele se encabular. Ficou firme satisfeito com as palmas.

Quem sabe

Ah!

Se, por acaso, nenhum nome posto hoje vingar até a homologação, o candidato comum ao governo pode ser...o prefeito Carlos Eduardo (PDT). Mas,

Dia desses, quando Cadu foi levado à escola, deparou-se com um enorme tráfego. Eis que ele ficou todo feliz pensando que era uma carreata.

Retratos

Toga letrada Dois desembargadores federais potiguares do TRF5 tomam posse hoje como mombros da Academia de Letras Jurídicas do RN: Luiz Alberto Gurgel de Faria e Edílson Pereira Nobre Júnior. Cerimônia na sede da ALJR, às 19h, com posse também do juiz de Direito Arthur Cortez. Saudação do desembardador-letrado Marcelo Navarro, também do TRF5.

Resumo E hoje tem lançamento do livro ‘Letras & Imagens do Bem - Vol 6’, da Casa do Bem do jornalista Flávio Rezende, a partir das 19h, na Saraiva-Midway. Trata-se de uma coletânea de 25 autores. Iustração do artista plástico Vicente Vitoriano.

Atitude

Conversas nos escaninhos do poder ecoam silenciosamente que o deputado-platinado João Maia (PR) avias que não chega às urnas aliado do Governo Rosa(do). Que seu acordo com o PMDB tem prazo de validade: 2013. Em 2014, ano de Copa e de eleições, a conversa é outra.

...Nuvens

Em noite de estilos, os casadóns Janaína e Alexandre Mulatinho

que acontece nas cidades-sede da Copa do Mundo para mobilizar organizações cristãs a desenvolver ações que disseminem a ‘Palavra de Deus’ em grandes eventos esportivos. Será às 19h, na Missão Evangélica do Alecrim. Inscrição gratuita.

Pente fino

...Jurídico

O Tribunal de Justiça instaura hoje o mutirão contra a impunidade, com presença do Movimento Articulado de Prevenção e Combate à Corrupção (MARCCO), que acompanha os trabalhos das comissões de juízes em torno de ações de improbidade administrativa. Será que agora vai?

A PGR entende que a lei apropria-se de competência da União. O julgamento, que foi à pauta ontem, aguarda o votovista do ministro Gilmar Mendes. O relator é o ministro Luiz Fux. A ADI foi proposta no dia 20 de setembro de 2002, pelo então PGR, Geraldo Brindeiro. Mais informações no blog da coluna: tribunadonorte.com.br/abelhinha.

Elástico... Desde 2002 que entra e sai da pauta de julgamento do STF uma ação da Procuradoria Geral da República contra o Governo do RN e a Assembleia Legislativa. Motivo: contesta a lei estadual, aprovada naquele ano, estabelecendo vitaliciedade aos procuradores do Estado, e que não podem perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado.

Arrasta-pé A partir de hoje, as próximas quatro noites de sexta prometem no Buraco da Catita, com xote, xaxado, baião, coco e rojão. Tudo cuidadosamente selecionadas do vasto repertório da música popular nordestina, a partir das 22h. É o projeto Catita no Rojão, com Marcelo Tinoco (ban-

Dnit detalha projetos na AL

dolim), Carlos Peru (voz e percussão), Charles Cavalcanti (voz e percussão), Ciro Pedroza (voz e violões), Guanabara (percussão), Rafael Bender (percussão) e Thiago Thiálcool (sanfona). Êta que vai ser bão!

Grinalda É hoje, no altar da Capela do Campus Universitário, que Heloísa Pinheiro e Gleydson Oliveira fazem juras de amor eterno, sob as bênçãos dos pais Francisca Sena e Arnaud Pinheiro, Aldexa Lopes e Laércio Segundo de Oliveira. Depois do sim, festa para brindar no Versailles Recepções.

Avante! Capital dos magos-esperançosos, Natal será sede no próximo dia 11 do encontro ‘Joga Limpo Brasil’,

A Liga Feminina de Combate ao Câncer se uniu ao Grupo Reviver de combate ao câncer de mama. Na próxima 5ª Jurídica, na Justiça Federal, o Reviver receberá doação de alimentos não perecíveis que serão entreguee aos que fazem a LFCC para destinar à Casa da Irmã Gabriele.

« COLMEIA » à Hoje tem coro de parabéns para o

ministro José Augusto Delgado, jornalista Luís Fausto (Brasília), Auxiliadora Caldas, Ysnara Almeida, Gerana Araújo, Matheus Nesi Queiroz. Noite de Solar Teatral no Solar Bela Vista, 20h, com a trupe Teart de Teatro encenando ‘A Festa do Rei’, 20h. Entrada gratuita.

à

à Na UFRN, Ana Carla Almeida, do

Ministério do Meio Ambiente, fala sobre a ‘Agenda Ambiental de Administração Pública – A3P’, à O Sindicato dos Corretores de Se-

guros do RN pilota hoje seu ‘Rastapé Seguro’, no Albatroz, ao som de Messias Paraguai. Entrada: um quilo de alimento não perecível.

EDU BARBOZA

« NOVA PARNAMIRIM » Ézio Gonçalves explicou ao deputado Agnelo Alves que o projeto inclui construção de dois viadutos e readequação de vias

O

superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RN), Ézio Gonçalves, apresentou, na tarde desta quinta-feira, 6, ao deputado estadual Agnelo Alves, o projeto de construção de dois viadutos e readequação das marginais da BR-101/Sul na altura do

bairro Nova Parnamirim. As preocupação eram com as adequações para as avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral de forma a comportar o fluxo de veículos com o advento do novo complexo viário. Ézio Gonçalves expôs o projeto e detalhou as obras complementares, esclarecendo que, os primei-

ros 500 metros das duas avenidas serão de mão única. O fluxo sentido bairro/BR101 sairá da Abel Cabral em direção ao viaduto e o tráfego no sentido BR-101 / bairro se dará através da Maria Lacerda Montenegro. A obra deverá contemplar alças para retorno nos sentidos, além da readequação viária de

19,8 km de rodovias marginais. A expectativa do Dnit é de iniciar a obra em outubro e concluí-la em até sete meses. A intervenção deverá começar pelos viadutos, para que fiquem prontos antes da Copa de 2014. “Agora estamos mais tranquilos, sabendo que as vias passarão por melhorias”, disse Agnelo Alves.

Em reunião com Agnelo Alves, Ézio Gonçalves detalhou projetos


NO RÁDIO

NO FACEBOOK

HOJE NA TV

12h e 17h - Globo Esportivo 20h00 - América x Guaratinguetá e Chapecoense x ABC

Veja como foi a estreia do Brasil na Liga Mundial de Vôlei diante da atual campeã Polônia.

12h45 - Liga Mundial de Vôlei: Polônia x Brasil; SporTV 19h05 - Eliminatórias da Copa: Argentina x Colômbia; SporTV

www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

CASCATA E DÚVIDA E VANINHO PODE APARECER NO GRUPO TITULAR DO AMÉRICA - PÁGINA 16

TNONLINE

Veja a crítica dos jogos de ABC e América, que entram em campo hoje pela Série B. www.tribunadonorte.com.br

esportes

15

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 07 de junho de 2013

Apito Final EVERALDO LOPES [ elopes@tribunadonorte.com.br ]

Demitir não resolve Onde há fumaça há fogo, reza uma antiga experiência popular. Se, aqui e acolá já começam a perguntar se algum treinador já caiu, é porque o zum zum zum anda solto por aí. No futebol do RN na série “B”, o bom senso manda que haja mais um pouco de paciência, pois os exemplos passados assim o aconselham. É que, o América FC, dos quatro jogos já cumpridos, apenas o empate no Barretão contra o Icasa configurou-se como um resultado ruim. Os três restantes, todos fora de casa, tiveram números lógicos. Empatar com o Paysandu na arena verde (as arena estão na moda) foi um resultado apreciável, enquanto perder fora de casa para Figueirense (3x2) e Joinville (3x1) fazem parte das previsões. Quanto ao ABC, os três resultados no “Frasqueirão” com uma derrota para o Paraná e empates contra Ceará e Bragantino deixaram o torcedor irritado, lá com suas razões. É preciso ver que, no returno, os adversários que jogaram fora estarão recebendo o ABC, isto é, Paraná, Ceará e Bragantino. Vencer fora é muito mais difícil. Convenhamos, a missão se torna mais difícil.

Um jogo inédito

Duas goleadas

O homem do apito é o carioca desconhecido de nome Felipe Gomes da Silva, enquanto para América x Guaratinguetá, no “Barretão” o sorteio indicou outra vez o baiano Arilson Bispo da Anunciação, o mesmo que apitou 10 dias atrás ABC 1x1 Ceará. Na rodada desta noite que envolve os dois potiguares, o ABC pela primeira vez encara a Chapecoense em jogo do Campeonato Brasileiro.

Muito se comentou para as bandas de Mossoró a goleada do Baraúnas frente ao Fortaleza. O placar de 4x1 pode pesar lá na frente na hora dos critérios de maior ou menor saldo de gols. Sorte do “Baru” é que o Brasiliense, integrante do mesmo grupo, também foi goleado, perdendo de 5x1 do Sampaio Correa, do mesmo grupo da série “C”. O que o “Baru” deve evitar é sofrer outra goleada.

“Grandes” capitularam Foi uma rodada pra ninguém botar defeito, a de quarta-feira na série “A”. Dos considerados grandes, só o Inter/RS escapou de uma derrota ao empatar com a Portuguesa, porque o restante dançou. Vejamos: Criciuma 3x1

Santos (o Santos ainda é grande?), o Náutico ganhou do Flamengo, o Bahia surpreendeu o Botafogo, o Vasco superou o Atlético Mineiro, e o instável time do Cruzeiro venceu o posudo Corinthians Paulista.

Rebordosa E-mails de alguns torcedores advertem esta coluna que, agora, quando o arquirrival América está sem ganhar há vários jogos, pouco se comenta sobre os insucessos de Roberto Fernandes. Um dos torcedores aproveita para tirar um sarro, ao insinuar que, na marcha em que vai, termina RF empatando com o mesmo número de jogos que ele passou sem perder … É isso, o torcedor quer pagar com a mesma moeda.

« SELEÇÃO BRASILEIRA » Atacante do Internacional reclamou de dores

na coxa, terá o quadro avaliado pelo médico e corre risco de ser cortado DIVULGAÇÃO

O

técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, convocou, ontem, o atacante Jô. O jogador do Atlético-MG ganha uma chance na Canarinho por conta de uma lesão muscular na coxa de Leandro Damião. Durante o treino de ontem, fechado para a imprensa, o atacante do Internacional sentiu dores e deixou as atividades. Um exame de imagem confirmará ou não a lesão, mas o atleta não foi desconvocado da Seleção. Como forma de prevenção, o técnico Luiz Felipe Scolari decidiu chamar Jô, atacante do Atlético-MG, semifinalista da Copa Libertadores e fez questão de agradecer ao clube mineiro por ceder o jogador de última hora. “Mais uma vez a comissão técnica quer agradecer aos clubes brasileiros, no caso agora o Atlético Mineiro e seu técnico Cuca”, declarou o treinador. Jô se junta ao restante da delegaçãohoje, em Porto Alegre,onde o Brasil encara a França neste domingo, às 16 horas, na Arena Grêmio.

Atacante Jô é o terceiro nome do Atlético Mineiro na lista de Felipão, que agradeceu a liberação

A gente tem tudo para recuperar nosso antigo status. Temos jogadores de grande qualidade”

tamos trabalhando muito a parte tática. Quando a gente perder a bola, saber se posicionar o mais rápido possível, não dar tempo ao adversário. Futebol moderno é organização, disciplina tática. Depois que recuperar a bola é alegria, jogar para frente como o Brasil sempre fez”, opinou.

Queda

Equilíbrio

DANTE

Em uma entrevista coletiva bastante lúcida ontem, o zagueiro Dante afirmou que a seleção brasileira tem consciência de seus problemas e que trabalha forte diariamente para reverter esse quadro e crescer para disputar o título da Copa das Confederações. “A gente tem tudo para recuperar nosso antigo status. Temos jogadores de grandíssima qualidade. Falta se ajeitar, mas estamos se ajeitando e isso já é importante. Os jogadores estão trabalhando com amor. Não é aquela

zagueiro da Seleção Brasileira

coisa de: ‘está bom, daqui a pouco vai melhorar’”, disse. Dentro deste exercício de detectar os problemas, o jogador observou que o Brasil precisa trabalhar melhor defensivamente se quiser brigar por títulos. “Uma seleção como a nossa tem que tomar menos gols. Quando a defesa toma poucos gols, não é só porque os zagueiros são bons, mas porque o time está compactado”, opinou. “Es-

A ausência de jogos oficiais e de vitórias nos principais amistosos fez o Brasil despencar no ranking da Fifa. O país caiu mais três posições, perdeu 30 pontos no período em que o time do técnico Felipe Scolari teve apenas o empate com a Inglaterra, no Maracanã. Desde que Felipão assumiu o comando, no final de novembro, o Brasil ganhou apenas da Bolívia, somando quatro empates (Itália, Rússia, Chile e Inglaterra) e uma derrota (Inglaterra). Agora, com a 22ª colocação, a Seleção Brasileira atinge a pior posição.

Brasil estreia contra Polônia

Bola & negócios O jeito é dar um pequeno toque na sensação chamada Neymar. Não tanto a bola dele nos últimos meses, mas na figura do craque. É que seu marqueteiro, a partir de agora é o mesmo que cuidou do ex-astro David Beckman

Felipão convoca Jô para vaga de Leandro Damião

durante 10 anos. Atualmente, Neymar é contratado de 12 empresas patrocinadoras. A tendência é, brevemente, o marqueteiro Simon Oliveira começar a vender a imagem de garotão simpático, receptivo e craque da bola.

Fla e Cruzeiro na Z-4 É claro que ainda há muita água pra rolar arenas, mas não deixa de ser um mau começo de Atlético Mineiro, Flamengo, Portuguesa e Santos. Pela ordem, ocupam seus lugares na zona de rebaixamento em 17º lugar, 18º, 19º e 20º. Nenhum dos quatro venceu ninguém. No outro extremo, lá no alto estão Cruzeiro, São Paulo, Vitória e Grêmio, com o rubro-negro baiano na condição de nordestino no meio dos líderes.

Frase - “Tem técnico que é dispensado e tem técnico que é derrubado. No caso de Diá, ele foi derrubado, pois os jogadores que ele indicou para a Série B foram ignorados, preferindo os cartolas contrataram os seus.”

« CARTÃO AMARELO »

« LIGA MUNDIAL DE VÔLEI » Bernardinho, que iniciou um trabalho de renovação da equipe brasileira, aponta os poloneses como favoritos

V

arsóvia (AE) - O Brasil estreia nesta sexta-feira na Liga Mundial, torneio de vôlei masculino em que é o recordista de títulos, com nove conquistas na história. O primeiro desafio é contra a Polônia, em Varsóvia. E, com uma equipe parcialmente renovada, a seleção brasileira já começa enfrentando a atual campeã do torneio, que, na opinião do técnico Bernardinho, mantém o status de favorita. “A Polônia é uma equipe fortíssima, que conhecemos bastante e que tem dois centrais muito altos, de bloqueio e ataque muito fortes. Também tem o Bartman, que é o ótimo oposto, e o Kurek, outro atacante fun-

damental para o time deles. A Polônia vem se consolidando no voleibol e neste último ciclo teve grandes resultados. Inicia um novo como grande favorito nos maiores eventos mundiais”, avaliou Bernardinho, antes da estreia brasileira. Bernardinho lembrou também que a seleção polonesa é a atual campeão da Liga Mundial e vai fazer de tudo para repetir a conquista inédita do ano passado - bateu os Estados Unidos na final disputada na Bulgária. “A Polônia vai brigar não só para estar nas finais da Liga Mundial, como para conquistar o título mais uma vez”, avisou o treinador brasileiro, que nem chegou às semi-

finais da última edição do torneio. Tentando recuperar um título que conquistou sete vezes nos últimos dez anos, mas não fatura há duas temporadas - antes da Polônia, a Rússia ganhou em 2011 -, o Brasil terá nesta Liga Mundial uma equipe parcialmente renovada. Jogadores como Giba, Rodrigão e Serginho já não fazem mais parte do grupo, o que abre espaço para novatos. Um dos estreantes é o ponta Lucarelli. “Estou ansioso por vários motivos. Vai ser o primeiro jogo com a seleção adulta em uma Liga Mundial e contra um time muito forte. Temos estudado bastante o adversário e espero me sair bem”. disse.

Ranking da Fifa Confira os primeiros colocados Col. 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º 15º 16º 17º 18º 19º 20º 21º 22º

País Pontos Espanha 1.614 Alemanha 1.416 Argentina 1.287 Croácia 1.222 Holanda 1.158 Portugal 1.137 Colômbia 1.123 Itália 1.097 Inglaterra 1.095 Equador 1.066 Rússia 1.059 Bélgica 1.035 Costa do Marfim 1.022 Suíça 1.010 Bósnia-Herzegovina 1.008 Grécia 1.006 México 928 França 922 Uruguai 913 Dinamarca 890 Gana 887 Brasil 872

JOGOS DE HOJE ELIMINATÓRIAS DA COPA 2014 AMÉRICA DO SUL Bolívia x Venezuela Argentina x Colômbia Paraguai x Chile Peru x Equador EUROPA Armênia x Malta Finlândia x Bielo-Rússia Azerbaijão x Luxemburgo Letônia x Bósnia Lituânia x Grécia Liechtenstein x Eslováquia Moldávia x Polônia Croácia x Escócia Montenegro x Ucrânia Albânia x Noruega Bélgica x Sérvia República Tcheca x Itália Áustria x Suécia Irlanda x Ilhas Faroé Islândia x Eslovênia Portugal x Rússia CONCACAF Costa Rica x Honduras Jamaica x Estados Unidos Panamá x México


16

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

esportes

Clubes lutam pela primeira vitória « BRASILEIRO SÉRIE B » ABC e América são os únicos clubes na competição que ainda não

venceram nenhuma partida e zona de rebaixamento já preocupa os dirigentes e torcidas FOTOS: JÚNIOR SANTOS

A

BC e América vem conseguindo bater um recorde negativo na história do Campeonato Brasileiro. Segundo o repórter e pesquisador da TRIBUNA do NORTE, Everaldo Lopes, a dupla nunca esteve abraçada dividindo as duas últimas colocação de uma competição nacional ao mesmo tempo. Apesar de ser apenas o início de competição, a situação incomoda e frente a tamanho insucesso já se começam a questionar até mesmo as permanências de Paulo Porto e Roberto Fernandes no comando das equipes, caso não haja uma reação nesta quinta rodada, quando o alvirrubro irá receber o Guaratinguetá, no estádio Barretão, enquanto o alvinegro vai encarar a Chapecoense (pela primeira vez na história) na Arena Condá em Chapecó/SC. Ambos os jogos estão marcados para às 21h50. Dos vinte clubes da série B do Brasileiro, os potiguares foram os únicos que ainda não venceram e precisam reagir para sair dessa condição, no mínimo, desconfortável. Em busca de uma forma de dar uma mexida no elenco: se decidiu poupar a cabeça do treinador, o presidente do América Aléx Padang resolveu antecipar a mais profunda reformulação do elenco. Ele Anunciou ontem que Ruy Cabeção, Elton, Everton, Dimas e o zagueiro Índio, não estão mais nos planos do clube. Ciente de que necessita qualificar mais o grupo, o dirigente não descarta liberar mais jogadores no período da inter temporada, que será realizada durante o período de paralisação do campeonato devido a realização da Copa das Confederações. Nos planos de recuperação traçado por Roberto Fernandes, o América terá preferencialmente de vencer os dois compromissos que terá em casa: hoje contra o Guaratinguetá e na terçafeira contra o Palmeiras. Porém, uma vitória e um empate também servirá para satisfazer, uma

« RESSACADA » Avaí e Joinville duelam por vaga no G-4 Avaí e Joinville se enfrentam às 21h50 de hoje pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, na Ressacada. As duas equipes catarinenses brigam por uma vaga no G-4 da competição. O Avaí ocupa a sexta posição, com sete pontos conquistados, dois a menos do que o quarto colocado. Para o confronto com o rival conterrâneo, o Leão aposta na força da torcida para entrar na zona de acesso à Série A.

« AMÉRICA/MG » Time tenta primeira vitória como mandante

Com cansaço muscular, Cascata é dúvida no time americano

FICHA TÉCNICA

Não temos alternativa a não ser vencer. Precisamos somar, no mínimo, quatro pontos” ROBERTO FERNANDES Técnico do América

PAULO PORTO Técnico do ABC

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE

GUARATINGUETÁ

ABC

AMÉRICA-RN

Nivaldo; Fabiano, Rafael Lima, André Paulino e Alan; Wanderson, Glaydson, Diogo Felipe e Athos; Soares e Bruno Rangel. Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Lopes; Renato, Vinícius (Lino), Leandro Cardoso e Guto; Bileu, Leandro, Mateus e Jean Carioca; Alvinho e Rodrigo Silva. Técnico: Paulo Porto

Estádio: Índio Condá, Chapecó (SC) Horário: 21h50 Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ) Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)

Estamos buscando a vitória. Só precisamos vencer uma partida para quebrar o gelo ”

O lateral esquerdo Guto pode ser titular na partida de hoje

vez que os palmeirenses são apontados como favoritos ao título. “Vamos em busca da vitória contra o Guaratinguetá e não temos alternativa a não ser vencer. Precisamos somar nos dois próximos jogos no mínimo quatro pontos”, afirmou Fernandes. A situação no ABC é inversa.

Flamengo procura treinador

Saulo; Eduardo Arroz, Pedro Paulo, Marquinhos e Giovanni; Cleiton Pedra, Thiago Ulisses, Leandro Oliveira e Renato Peixe; Belusso e Allan. Técnico: Carlos Octávio

Dida; Norberto, Edvânio, Zé Antônio e Pedro Henrique; Márcio Passos, Ricardo Baiano, Fabinho e Cascata (Vaninho); Júnior Negão e Daniel Rezende. Técnico: Roberto Fernandes

Estádio: Barrettão, Ceará-Mirim (RN) Horário: 21h50 Árbitro: Arilson Bispo (BA) Assistentes: Oberto da Silva Santos (PB) e Marcio Freire Lopes (PB)

A equipe desperdiçou a oportunidade de conquistar sua primeira vitória ao empatar com Ceará e Bragantino, no Frasqueirão, e agora vai tentar cumprir essa tarefa fora contra o Chapecoense, que lidera a competição com 10 pontos ganhos, e o Boa Esporte, que também apresenta uma

campanha irregular na competição. “Estamos buscando a nossa vitória a qualquer preço e vamos conseguir. Só precisamos vencer uma partida para quebrar o gelo. Temos que dar segmento no nosso trabalho. Não vamos entrar em desespero, pois sabemos que os dois jogos fora de casa serão de grande importância”, disse Paulo Porto. Para as partidas de logo mais, os técnicos das equipes potiguares ainda não definiram suas equipes titulares. No América, Roberto Fernandes ainda espera pela definição do departamento médico do clube sobre a situação do meio campo Cascata, que vem apresentando um desgaste físico acentuado e pode ser desfalque. Caso o camisa 10 seja vetado, Vaninho pode receber a primeira chance como titular na equipe americana. No ABC, a expectativa é pela entrada do lateral esquerdo Guto no time titular. Com isso, um dos volantes ou um dos zagueiros devem deixar o time. ALESSANDRO BUZAS / AE

« BRASILEIRO SÉRIA A » Mano Menezes é o nome especulado para

O América-MG mostrou poder de reação nas duas últimas rodadas da Série B, jogando longe de casa, e agora terá que provar diante da torcida que o time é realmente candidato ao título. O Coelho vai receber o Oeste, hoje, às 19h30, na Arena do Calçado, em Nova Serrana, tentando emplacar o terceiro triunfo seguido na competição nacional. O time mineiro tem o mando de campo, mas vai ter que jogar longe de Minas Gerais.

« SERRA DOURADA » Atlético/GO recebe aequipe do Paysandu Atlético-GO e Paysandu ainda não engrenaram nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Hoje, às 19h30, os dois times se enfrentarão no Serra Dourada, em Goiânia (GO), pela quinta rodada, querendo subir na tabela antes da pausa para a Copa das Confederações. Vindo de uma dura derrota para o São Caetano, por 4 a 2, na última terça, a equipe rubro-negra terá um reforço. O técnico Waldemar Lemos poderá contar com o zagueiro Artur.

assumir o cargo deixado depois da demissão do ex-técnico Jorginho

hoje na tv

O

8h - Tênis: Roland Garros; BandSports 12h45 - Liga Mundial de Vôlei: Polônia x Brasil; SporTV e Esporte Interativo 15h - Fórmula 1: treino livre do GP do Canadá; SporTV 15h45 - Eliminatórias da Copa: República Checa x Itália; SporTV 2 e ESPN Internacional 16h45 - Eliminatórias da Copa: Portugal x Rússia; SporTV e ESPN Brasil 19h05 - Eliminatórias da Copa: Argentina x Colômbia; SporTV 19h30 - Série B: Atlético-GO x Paysandu; SporTV 2 19h30 - Série B: ASA x Icasa; Pay-per-view 19h30 - Série B: América-MG x Oeste; Pay-perview 21h50 - Série B: Avaí x Joinville; SporTV 21h50 - Série B: América-RN x Guaratinguetá; Pay-per-view 21h50 - Série B: Chapecoense x ABC; Pay-perview

Flamengo demitiu Dorival Júnior no meio do Campeonato carioca porque o treinador não aceitou a redução salarial proposta pela diretoria. A contratação de Jorginho também levou em consideração aspectos financeiros. Isso porque o diretor de futebol Paulo Pelaipe desejava mesmo a chegada de Mano Menezes, que havia sido dispensado um pouco antes da Seleção Brasileira. Nesta madrugada de quintafeira Jorginho não resistiu à derrota de 1 a 0 para o Náutico, que manteve o Rubro-Negro na zo-

na de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, e foi demitido. Agora, o clube está disposto a investir um pouco mais e trazer um nome de impacto para a função. Paulo Pelaipe já fez uma sondagem a Mano Menezes, mas o treinador não parece disposto a assumir um time brasileiro neste momento. Assim, hoje o nome mais forte é o de Celso Roth. O treinador conta com respaldo de Paulo Pelaipe e empresariado por Jorge Machado, que tem boa entrada no Flamengo. O treinador está desempregado desde o

ano passado, quando deixou o Cruzeiro. Porém, recusou recentemente uma proposta do Sporting, de Lisboa, de Portugal, e deseja trabalhar no Campeonato Brasileiro. O salário seria um pouco superior ao de Jorginho. O que pode atrapalhar é que Celso Roth tem pouca aceitação por parte dos torcedores e o investimento nele poderia representar um risco. Muricy Ramalho chegou a ser falado, mas dificilmente aceitaria dirigir um elenco que está longe de poder brigar pelo título do Campeonato Brasileiro.

Os muros da sede do Flamengo foram pichados por torcedores


NA TN ONLINE

Secretário fala sobre crise no turismo e promete retomada até 2014. Veja o vídeo. blog.tribunadonorte.com.br/mercado/

DÓLAR COMERCIAL

EURO TURISMO

Compra: R$ 2,1210 Venda: R$ 2,1220

Compra: R$ 2,6730 Venda: R$ 2,9370

DÓLAR TURISMO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,0500 Venda: R$ 2,2470

Compra: R$ 3,3086 Venda: R$ 3,3105

DECRETO QUE TORNA RN ÁREA LIVRE DE AFTOSA DEVE SAIR ATÉ JULHO, DIZ O MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE. PÁG. 2

TELEFONES ÚTEIS

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000 www.tribunadonorte.com.br

economia Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte •Sexta-feira • 07 de junho de 2013

Novo Proadi não amplia incentivo « ICMS » O governo decidiu manter em 75% o percentual do imposto que pode ser financiado pelas empresas no programa. Havia a expectativa de que o incentivo chegasse a 99%. Proposta ainda será votada na AL SARA VASCONCELOS ANDRIELLE MENDES Repórteres

E

ncalhado há um ano no governo do estado, o projeto de lei para nova versão do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte) seguirá, até o final deste mês, para apreciação na Assembleia Legislativa sem a principal mudança prevista. O governo recuou e irá manter inalterado o percentual de financiamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) possibilitado às empresas no programa. Atualmente, é possível financiar até 75% do valor. Na proposta inicial, detalhada há um ano, havia a expectativa de que o percentual fosse ampliado para até 99%. O motivo da decisão seria o fato de, constitucionalmente, 25% do ICMS compor um fundo partilhado dos municípios. A ampliação do incentivo reduziriauma parte que não cabe ao governo e isso daria brecha para o incentivo ser contestado. O novo Proadi, por outro lado, a prorrogação do prazo de concessão do benefício foi ampliada. Antes o contrato era de dez anos e podia ser renovado por igual período. Na nova proposta passará a ser prorrogado ininterruptamente, a cada década, mediante novo aporte de investimentos pelas empresas. O projeto de reformulação foi concluído em junho de 2012 e deveria ter se transformado em lei ainda no ano passado, segundo previsão da Sedec, na época. Durante doze meses, explicou o secretário de desenvolvimento econômico Rogério Marinho, o projeto foi apreciado e sofreu ajustes sugeridos pelas pastas da Tributação, Planejamento, Procuradoria Geral e, após ser submetido ao Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), está sendo revisado pela Consultoria Geral do Estado para apresentação final à governadora Rosalba Ciarlini e encaminhamento à Assembleia Legislativa. Nos últimos 12 meses, de acordo com estimativa da Sedec, cerca de 15 a 20 empresas se desligaram do Programa, seja por não estarem cumprindo as exigências do contrato ou por iniciativas dos empresários que aderiram a regimes tributários que consideraram mais vantajosos, como o Supersimples. Em contrapartida, dez pedidos de inclusão de empresas no programa foram concluídos e aguardam definição se a entrada no programa ocorrerá após a provação da lei. Uma reunião com as secretarias do governo envolvidas no Proadi na próxima semana, decidirá. A possibilidade de estender o benefício para setores não contemplados e conceder incentivos diferenciados para os mais afetados pela concorrência estrangeira, como o têxtil e de confecções, deverá ser discutida durante a fase de regulamentação

+

PAGINA 3 Secretário explica demora na tramitação que, segundo a Fiern, traz prejuízos


2

economia

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

RN será oficialmente área ‘livre’ de aftosa até julho

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Falências em queda Se o segundo semestre vai ser melhor do que o primeiro, para o comércio varejista, a virada já começou? Pelo Indicador Serasa Experian, de maio, foi registrado o menor número de pedidos de falências para o quinto mês do ano desde a edição da Nova Lei de Falências, em junho de 2005. Foram registrados 156 pedidos de falência em todo o país. O número de falências requeridas em maio último é 1,3% maior que os 154 requerimentos realizados no mês anterior, abril. Já na comparação com maio de 2012, em que houve 203 requerimentos de falência, houve queda de 23,2%. Não deixa de ser animadora essa conjuntura.

Segurança A Fecomércio RN apresenta hoje o projeto de segurança para Natal ao presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo. O encontro reunirá empresários do setor de comércio e a cúpula da Secretaria de Segurança, às 9h, na sede da Federação. Será discutida a viabilização do projeto encampado pela Fecomércio para instalação do monitoramento por câmeras de segurança nos principais corredores comerciais de Natal.

Gente

Manutenção

A pesquisa global da Michael Page aponta as prioridades dos Recursos Humanos para 2013. A Rússia é o país que mais deve contratar, enquanto o Brasil divide a quarta posição no ranking com México e EUA. A pesquisa de alta e média gerência, com 4,3 mil diretores de RH de grandes companhias espalhadas em 32 países, mostra ainda que os países europeus ocupam as últimas posições do ranking.

Apesar do aumento da selic para 8% ao ano, o Banco do Nordeste anuncia que manterá suas taxas de longo prazo em 3% ao ano, para o pequeno empresário, com recursos do Fundo de Constitucional de Financiamentos do Nordeste (FNE). O empresário tem 12 anos para pagar e quatro anos de carência. Dinheiro para investimento de longo prazo deve ser muito barato, como na maioria dos países

Carros A produção de veículos sobe 21,8% em maio, aponta a Anfavea, entidade dos fabricantes. Nos cinco primeiros meses do ano, a produção chegou a 1,54 milhão de veículos, alta de 18,6% em relação ao mesmo intervalo de 2012. Já a venda de veículos cresceu 10% em maio. Mais carros e menos ruas e avenidas e tome engarrafamento e poluição.

Pressão dos custos A indústria brasileira reclama do aumento dos custos. O indicador subiu 5,8% no primeiro trimestre do ano frente a igual período de 2012, mas em desaceleração. O indicador che-

gou a 8,2% no terceiro trimestre do ano passado na comparação com o terceiro trimestre de 2011. Já no quarto trimestre de 2012, a alta foi de 6,5% ante ao igual período em 2011.

Construção Com o período das chuvas e o endividamento das famílias, as vendas de material de construção se retraíram 5% em maio. Mas, o desempenho do setor no ano está 3% acima das vendas no mesmo período do ano passado. Na comparação maio de 2013 sobre maio de 2012, o desempenho foi 2% acima. O XI Enel, no parque de exposições de Parnamirim terá hoje, no final da tarde, a visita do ministro da Agricultura, Antonio Andrade e logo em seguida, o leilão Balde Cheio, com pagamento em até 20parcelas. O Espaço Sebrae está ocupado com uma exposição de máquinas, equipamentos, serviços, insumos e embalagens. O Sebrea contabiliza cerca de 5,5 mil crachás emitidos.

1

O Dnocs ganhou ontem uma nova sede no RN, em frente ao estádio senador João Câmara. O órgão cuida de um patrimônio precioso no Nordeste. São 327 barragens, totalizando 27 bilhões de m³ de águas, além de milhares de poços tubulares. O órgão administra 27 perímetros irrigados. O 28° está sendo construído na Chapada do Apodi, no RN.

2

Depois de receber as duas primeiras parcelas de quem tem imposto a pagar, a Receita Federal libera nos próximos dias a consulta ao primeiro lote de restituições do IR da Pessoa Física 2013. A data de início da consulta ainda está sendo definida pelo órgão, mas o dinheiro das restituições referentes ao primeiro lote estará no banco no dia 17. Serão sete lotes regulares. O último está previsto para o dia 16 de dezembro.

3

Lançamento A Construtora Colmeia lança em Natal mais um empreendimento. O Sports Garden é um condomínio de alto padrão com três torres de 25 andares e duas unidades de 176 m² por andar. O Valor Geral de Vendas (VGV) é de R$ 100 milhões e tem o ator Ricardo Pereira como garoto-propaganda. Também, foi apresentado o novo presidente da construtora, Otacílio Valente.

Congresso O Crea-RN inicia hoje (07), os encontros regionais que antecedem o 8º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP). A programação começa por Assu, com início às 18h30, no auditório do Sebrae. Também será realizada em Assu, a sessão mensal da Câmara Especializada de Agronomia, às 16h, no mesmo auditório, integrando o calendário do encontro.

Shopping O clientes do Praia Shopping, ao comprar o presente do Dia dos Namorados, recebe um cupom, onde responderá para onde fugiria. O autor da melhor resposta vai ganhar um vale viagem da CVC no valor de R$ 2 mil para onde quiser. O cupom pode ser retirado nas lojas ou no stand que será montado no shopping, das 15h às 18h e das 18h30 às 21h – e depositado na urna. A promoção é válida até dia 12 próximo.

« PECUÁRIA » O Estado, hoje classificado como de risco médio da doença, espera ser livre com vacinação para ganhar mercado e reduzir burocracia FOTOS: ADRIANO ABREU

ANDRIELLE MENDES Repórter

O

ministro da Agricultura e Abastecimento, Antônio Andrade, confirmou ontem que o Rio Grande do Norte está livre da febre aftosa com vacinação. A mudança de status, no entanto, só será oficializada entre junho e julho, contrariando a expectativa dos pecuaristas potiguares, como já havia antecipado a TRIBUNA DO NORTE, ontem. O decreto que oficializará a reclassificação de sete estados nordestinos de uma única vez incluindo o RN - segundo o ministro, será assinado no Rio Grande do Norte, na presença da presidenta da República Dilma Rousseff. “Está tudo certo com o RN. Estamos esperando apenas a conclusão da sorologia de um único estado para assinar o decreto”, afirmou o ministro. As declarações foram dadas durante o 4º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que reúne especialistas e produtores de vários estados no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, até o próximo sábado (8). A presença do ministro no evento, para o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, foi um claro sinal de apoio do Ministério ao Rio Grande do Norte. “O setor de leite e derivados vem sofrendo muito. A produção de leite no estado caiu de 600 mil para 250 mil litros diários”, ressaltou o presidente da Câmara.

O deputado Henrique Alves, a governadora e o ministro Andrade (centro): Pecuária em debate

Incentivos O ministro confirmou a importância do segmento para a economia do país e anunciou novas medidas que beneficiarão os produtores, como o lançamento de mais um programa de refinanciamento das dívidas rurais para todo o semiárido. O projeto, que determina a suspensão imediata da execução de dívidas por parte de bancos públicos ou privados, a ampliação do percentual de abatimento das dívidas, e do valor originário da dívida, será incluído numa medida provisória que trata de ações emergenciais contra a seca e votado na próxima terça-feira pela Câmara. O pleito foi apresentado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e à presidenta Dilma Rousseff, pelo deputado federal Henrique Alves na última semana. “Os bancos estão executando as dívidas e os produtores ficando sem as suas terras”, justificou o presidente da Câmara, que assumirá a presidência da República no próximo sábado interinamente. Henrique Alves, que foi homenageado pelos criadores e recebeu ontem o título de sócio benemérito da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), também solicitou a visita do presidente nacional do Banco do Nordeste (BNB) ao Rio Grande do Norte para discutir soluções junto ao setor. Em entrevista recente à TRIBUNA DO NORTE, o superintendente local do banco, Francisco Cavalcante, já havia afirmado que a renegociação da dívida rural, que impede os produtores de realizarem novas operações de crédito e recuperarem o rebanho e a produção, seria uma prioridade da instituição. A governadora Rosalba Ciarlini se mostrou entusiasmada com a medida e falou do esforço realizado pelo governo para tornar o RN uma área livre de febre aftosa com vacinação.

Alegando irregularidades, o Corpo de Bombeiros interditou áreas do Parque de Exposições ontem

Ministro quase se depara com interdição O Parque Aristófanes Fernandes, que sedia o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, chegou a ser interditado pelo Corpo de Bombeiros minutos antes da chegada do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. A decisão causou alvoroço entre os participantes do evento. A interdição foi suspensa logo depois, sob promessa de regularização da situação do parque. De acordo com o ex-comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos, os responsáveis teriam se comprometido a comparecer hoje na corporação para sanar todas as pendências. Segundo ele, que interviu no caso junto ao atual comandante da corporação, caso a interdição

não tivesse sido revista, o evento teria de ser cancelado. Segundo a equipe de vistoria que esteve no local, a interdição foi motivada por uma série de irregularidades. O assessor de eventos da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca, Ricardo Valério, negou. Segundo ele, não há nenhuma pendência envolvendo a documentação do parque. “Apenas algumas ‘ARTs’ - instrumentos legais necessários à fiscalização das atividades em empreendimentos sociais - não foram entregues”. Segundo Ricardo, que acompanhou de perto o processo de desinterdição, alguns ajustes também precisariam ser realizados em um dos pavilhões. Ele taxou a atitude de precipitada. Antes da decisão ser suspensa, a equipe de vistoria ainda in-

terditou o tatersal, estrutura que recebeu o ministro, e o pavilhão do Sebrae, onde está ocorrendo uma série de painéis, oficinas e cursos, além da exposição de várias empresas. “O comandante imaginou que o parque estava sediando um evento como a Festa do Boi, mas o Enel é um evento técnico”, argumentou Ricardo. Só no ano passado, cerca de 500 mil pessoas visitaram o parque de exposições durante a tradicional Festa do Boi, que já ocorre há 50 anos no local. O evento realizado ontem no parque, o Enel, gira em torno principalmente de alternativas para conter o declínio da atividade pecuária e fortalecer a bacia leiteira da região. O evento é realizado pelo Sebrae em parceria com a Anorc e segue até amanhã, dia 8.

SAIBA MAIS A classificação como área livre de febre aftosa com vacinação é um feito inédito para o estado, segundo o secretário de Agricultura do RN, Júnior Teixeira. A mudança de status, esclareceu ele em entrevista recente à TRIBUNA DO NORTE, traz uma série de benefícios para os estados que assim como o RN deixarão de ser considerados áreas de risco médio de febre aftosa: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba,

Pernambuco, Piauí e Pará. Além de derrubar as barreiras sanitárias que restringiam a entrada do rebanho potiguar em vários estados, a reclassificação também permite a retirada do gado para regiões menos atingidas pela seca. A expectativa é que com a mudança, também haja, por exemplo, incremento no comércio de animais e de produtos agropecuários para outros mercados. Isso porque a reclassificação

abre novas possibilidades comerciais para o rebanho e derruba barreiras burocráticas, como a necessidade de os criadores deixarem os animais em quarentena antes de levá-los para estados já considerados livres da doença. “A fase pior já passou. Agora é necessário apenas avançar na renegociação da dívida rural”, avaliou Marco Aurélio de Sá, presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc).


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

economia

3

Demora no Proadi gera apreensão « INCENTIVO » Indefinição sobre novas regras para estímulo à indústria tem levado empresas a ameaçarem deixar o Estado ou cancelar investimentos, diz Fiern. Proposta em análise pode ajudar a evitar fuga

A

demora na reformulação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi) já tem causado prejuízos ao estado, alerta Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern). Segundo ele, “vários” empresários procuraram a Federação nos últimos meses para informar que poderão deixar o estado ou cancelar os investimentos, caso não haja uma definição sobre o incentivo. Amaro preferiu preservar a identidade dos empresários. O programa beneficia atualmente 112 empresas, que juntas geram 31.782 empregos diretos. O presidente da Fiern disse acreditar que o projeto será votado em regime de urgência pela Assembleia Legislativa, dada à importância do Proadi para a atração e retenção de empresas no estado. Entre as mudanças que serão votadas pelo Legislativo está a flexibilização do prazo de prorrogação do programa, hoje fixado em dez anos. A flexibilização, disse Amaro Sales, poderá ajudar a reverter a fuga de empresas já instalados no Estado. “A prorrogação vem dar tranquilidade e competitividade para as indústrias que aqui estão”, afirma. Sobre a inclusão de novas cadeias produtivas e segmentos, Sales disse que as discussões serão retomadas junto ao governo no momento da regulamentação.

Competitividade Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE em 29 de abril de 2012, o coordenador de Desenvolvimento Industrial do RN, Neil Armstrong, reconheceu que o RN es-

JOÃO MARIA ALVES

Incentivo à indústria O governo estuda mudanças em programa voltado ao setor O PROGRAMA O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi) financia hoje até 75% do ICMS devido pelas indústrias beneficiadas

Sales: Empresas pressionam

tava em desvantagem em comparação a estados vizinhos. “Sendo realista, nós não temos nenhum programa melhor que os dos outros estados. O RN também não dispõe de uma boa infraestrutura, diferentemente de Pernambuco e do Ceará. Fazemos o máximo para atrair o investidor. Mas sabemos que se não dermos um incentivo relevante, o investidor vai optar por estados com melhor infraestrutura como Ceará e Pernambuco, que têm atraído grandes indústrias”, afirmou. A revisão do Proadi, segundo afirmou Armstrong, no ano passado, foi motivada pela necessidade de atualização do programa e por um apelo do empresariado. “O Proadi foi reformulado há 15 anos. Muita coisa mudou de lá para cá. Reclamações de industriais também são cada vez mais frequentes”, afirmou, em entrevista em abril de 2012. A TRIBUNA DO NORTE tentou ter acesso a uma cópia do novo projeto mas não foi atendida por não estar finalizado.

Números

112

31.782

10 pedidos

empresas são beneficiadas

empregos diretos são gerados nessas empresas

230 milhões

15 a 20

de inclusão de empresas no Proadi foram concluídos e aguardam a nova lei

de Reais foi o valor arrecadado e usado para financiar o ICMS das empresas dentro do programa

empresas se desligaram do Programa nos últimos dois anos

28 outros processos para inserção estão em análise

Mudanças a caminho Novo Proadi Situação atual: o projeto de lei está em análise na Consultoria Geral do Estado para últimos ajustes e deve seguir, em uma semana, para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e de lá para a Governadoria

Encaminhamento: A governadora determinou que o projeto de lei seja encaminhado para Assembleia Legislativa até o final de junho

Votação: Sem data definida. Após a aprovação, deverão ser realizados os ajustes para regulamentação da nova lei, por meio de decreto, num prazo de aproximadamente 60 dias

O que muda

IMPOSTO Financiamento de ICMS das empresas beneficiadas permanece em 75%. No projeto inicial, havia a possibilidade de ampliar o percentual de financiamento até 99% do ICMS devido pelas empresas beneficiadas

PRAZO Empresas terão prorrogação de forma ininterrupta, a cada dez anos, mediante ampliação em 50% da capacidade de investimentos e geração de empregos. Atualmente, a isenção é dada por dez anos, renovada por igual período, sem possibilidade de nova prorrogação

CONTRATO Empresas beneficiadas podem deixar o Rio Grande do Norte ao término do Contrato. Atualmente, as empresas só podem deixar o Estado dez anos após o término do contrato

RESSARCIMENTO Durante a vigência do contrato, caso a empresa passe por situações “excepcionais” de quebra de safra ou de mercado, e precise encerrar as atividades no Estado não será cobrado o ressarcimento durante os anos que restem para o término.

BENEFICIADOS Novos segmentos industriais e cadeias produtivas poderão ser incluídos no programa, caso seja definido na fase de regulamentação da lei. Ou seja, por decreto, após a aprovação da lei.

SEGMENTOS ESTRATÉGICOS Permite a concessão de incentivo em percentuais diferenciados a segmentos estratégicos da economia

Fonte: Sedec

»ENTREVISTA » ROGÉRIO MARINHO “O projeto traz vantagens às empresas” SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO RN

JÚNIOR SANTOS

« ECONOMIA » O secretário de Desenvolvimento Econômico resume nesta entrevista as principais mudanças no programa de incentivo à indústria Quais são os incentivos, o que muda com o novo Proadi? O financiamento de ICMS das empresas inseridas será ampliado de 75% para até 99%?

Não. Não amplia. Permanece em 75%. O que tem mais de significativo no novo projeto é a possibilidade de prorrogação das concessões de isenção. Imagina uma empresa como a Guararapes que tem mão de obra intensiva e é de interesse para o Rio Grande do Norte e qualquer outro estado, e está com o segundo período do contrato de isenção se exaurindo e não tivermos a possibilidade de renovar? Ela vai embora do Estado, como aconteceu com a Alpargatas e com outras empresas, de maior ou menor expressão. Essa prática acontece em todo o Nordeste, essas empresas de capital intensivo tem pouco mobilizado, e na hora que se extingue o benefício, acaba também a competitividade. Com a renovação por mais dez anos, de forma ininterrupta, mediante ao submissão de um plano de investimentos, isso poderá ser evitado. Já está definido que aporte seria esse?

De 50% a mais do investimento feito no período vigente.

O nosso incentivo é financeiro e não presumido como ocorre nesses estados. Isso nos dá consistência legal”

Enquanto estiver aqui, a empresa terá que cumprir o contrato, mas em situações extraordinárias, ela não seria penalizada”

No ano passado, quando foi elaborado o projeto, a ampliação do financiamento em 99% foi posta como forma de aumentar a competitividade do RN perante a outros estados como Ceará e Pernambuco, que oferecem esse incentivo. O RN não sai perdendo?

Não. Nesses Estados algumas áreas desses incentivos são maciçamente contestadas. Porque, constitucionalmente, 25% do ICMS compõe um fundo partilhado dos municípios. Se faz a concessão nesses moldes ele faz a redução também de uma parte que não lhe cabe, que apenas recolhe e transfere. E isso dá uma fragilidade para a concessão, passível de ser contestada judicialmente. Por outro lado, o nosso incentivo é financeiro e não presumido como ocorre nesses estados. Isso nos dá consistência legal. Já que o Proadi financeiro precisa constar dentro da proposta orçamentária como receita, gera obrigações, mas também sai como despesa. Já que o que entra nos cofres como arrecadação, mesmo que só contabilmente, sai para financiar. O projeto prevê a redução do prazo de permanência da empresa beneficiária após o término do uso do benefício. Como é hoje e

? QUEM É Rogério Marinho tem 49 anos, dos quais 20 dedicados à administração pública POR ONDE PASSOU Já foi secretário municipal de Planejamento, vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal. Foi eleito deputado federal em 2006. Na atual legislatura, assumiu a vaga de Deputado Federal de Betinho Rosado (DEM) até o início de novembro, por ser o primeiro suplente da coligação. Em novembro reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados

FORMAÇÃO Economista

como funcionará?

Hoje, se a empresa terminar as atividades durante a vigência da isenção precisa ressarcir o Estado pelos anos subseqüentes do contrato ou perde outros incentivos como terreno. Atualmente estamos limitando este percentual e abrindo mão dessa situação de ressarcir. Isso dá uma competitividade. Pois imagine se uma empresa tiver problemas no seu fluxo de caixa ou no mercado ter que ser penalizada com o ressarcimento pela vigência. Gera competitividade, mas também traz insegurança para o Estado...

Não. O Estado não está condicionando como uma camisa de forças. Enquanto estiver aqui, a empresa terá que cumprir o que está no contrato, no cronograma, mas em situações extraordinárias, fora do escopo do contrato e dos próprios projetos, como uma quebra de safra, quebra de mercado, prolongados motivados por sinistros não estaríamos penalizando a empresa. Irá ampliar o incentivo para outras cadeias produtivas e segmentos da indústria que hoje não são contempladas? Como será?

No escopo da lei, não. Mas na

fase de regulamentação. Estamos abertos a discussão junto a Fiern e empresários. As empresas e cadeias econômicas que se inserirem dentro do perfil de industria poderão ser incluídas, isso será avaliado com consulta a Fiern, para checar dentro da cadeia o que de fato nos interessa. O estado precisará também definir qual o perfil dentro de uma política industrial, qual o interesse estratégico do Estado, qual o custo de renúncia de impostos, para o emprego de mão de obra intensiva como confecção e metalurgia, onde queremos dar maior enfase. E empresas que já contam com o incentivo hoje e não podem contar atualmente com mais prorrogações. Como ficam?

O problema hoje são as empresas que tem investimentos maduros acima dos 15 anos e que estão vendo a proximidade do período de concessão. Essa é nossa grande angustia é a de perder empresas que permitem gerar grande números de empregos e que de forma direta ou indireta gera impostos. Porque mesmo com o governo abrindo mão da taxação direta, a geração de emprego significa o consumo que impulsiona de forma indireta a arrecadação.


4

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

economia

Brasil recebe classificação negativa « AMBIENTE PARA INVESTIMENTOS » Agência revê classificação de risco do Brasil de estável para negativa, motivada por PIB fraco e gastos elevados do governo. Classificação é como um selo para investidores

B

rasília (AE) - Cinco anos após ser elevado à categoria de grau de investimento pelas agências de classificação de risco, o Brasil recebeu um duro golpe ontem. Motivos: baixo crescimento e gastos do governo. Primeira a promover o País, em abril de 2008, a Standard & Poor’s (S&P) também foi a primeira a reduzir a perspectiva positiva das condições macroeconômicas brasileiras, antes “estável”, para “negativa”. É o primeiro passo na direção do rebaixamento da nota de crédito do País, algo que pode ocorrer ao longo dos próximos dois anos, segundo a S&P. A nota dada pelas agências de rating funciona como um selo de qualidade para o investidor estrangeiro aplicar os seus recursos no País. O movimento da S&P acontece poucos dias depois de

o governo mudar a tributação sobre o capital externo para trazer mais recursos para o Brasil. A decisão da S&P foi sustentada, segundo comunicado oficial da agência de rating, pelo baixo ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos, aliado a uma política de expansão do gasto público. De acordo com o comunicado assinado por Sebastian Briozzo, analista de crédito da S&P, essa dinâmica recente do País resulta em “sinais ambíguos” do governo federal, que reduzem a confiança do investidor estrangeiro.

Pessimismo O mercado reagiu à notícia com pessimismo e um sinal de alerta quanto aos rumos da política econômica brasileira. Ao mesmo tempo, analistas destacaram nesta noi-

te que o movimento iniciado pela S&P confirma, de certa forma, a percepção dos investidores diante da falta de dinamismo da atividade econômica brasileira. A agência não deixou passar despercebido o último resultado do PIB trimestral, divulgado na semana passada. De acordo com dados oficiais, a economia cresceu apenas 0,6% entre o quarto trimestre de 2012 e os primeiros três meses de 2013. A agência destacou o fraco resultado do consumo das famílias neste período - um avanço de apenas 0,1%. Até então, o PIB brasileiro vinha sendo sustentado justamente pela demanda das famílias. A S&P citou, também, o desempenho modesto das exportações e o investimento declinante do setor privado, apesar das enormes necessidades de melhorias logísticas no País.

Negócios: Colmeia anuncia novos investimentos no RN ADRIANO ABREU

A construtora Colmeia, que aportou no Rio Grande do Norte há 18 anos, lançou ontem o empreendimento Sports Garden – um clube residencial de alto padrão com um Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 120 milhões, e anunciou os planos de estrear este ano no Minha Casa, Minha Vida com um empreendimento em São Gonçalo do Amarante. A construtora promete investir cerca de R$ 30 milhões no novo projeto e replicar o modelo nos outros estados onde atua, caso a iniciativa seja exitosa. Os planos foram apresentados pelo novo presidente da empresa, Otacílio Valente (de terno na foto).

« AGRICULTURA »

Dilma lança plano safra direcionado ao Nordeste

B

rasília (AE) - Depois de vários medidas anunciadas em cerimônias no Palácio do Planalto para proteger os agricultores, a presidente Dilma Rousseff preferiu lançar o plano safra do semiárido no Nordeste. É nessa região que a inflação de alimentos subiu mais do que em outras capitais, nos últimos 12 meses, e ameaça corromper a popularidade de Dilma. Os dados sobre inflação analisados pelo Planalto têm base estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos últimos 12 meses. A presidente disse que o Plano Safra de Agricultura Familiar 2013/2014 tem R$ 21 bilhões disponíveis, um crescimento de 17% em relação ao anterior. Há dez anos, segundo ela, o programa tinha verba de R$ 400 milhões. Dilma garantiu que não faltarão recursos para a agricultura familiar. “Se vocês forem capazes de gastar R$ 21 bilhões, o governo federal colocará mais”, disse. Dilma afirmou que os juros do programa, entre 1,5% e 3,5%, são compatíveis com a capacidade e importância do setor. Ela lembrou que essas taxas são negativas, pois são inferiores à inflação. "Temos consciência de que o plano não pode ter apenas ações de crédito”, disse ela.


TELEFONES ÚTEIS Detran STTU Reboque 24h

MEMÓRIA

Jornalista Luís Carlos Secco conta seu envolvimento emocional com seu DKW Vemag. PÁGINA 6

3234-1214 3232-9120 3201-2960

EMPLACAMENTOS

Caem 5.25% os registros de carros novos no Brasil no mês de maio. PÁGINA 5

NÚMERO DE VÍTIMAS FATAIS RESULTANTES DE ACIDENTES COM MOTOCICLETAS É ALARMANTE • PÁGINA 4

PICK UP

Chega a Natal a Volkswagen Saveiro modelo 2014por R$ 33.490,00. PÁGINA 2

autos&motores Editor: Fernando Siqueira [fernandosiqueirarn@gmail.com

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 07 de junho de 2013

Ranking de carros novos em Natal « MERCADO » Em maio, foram emplacados no Departamento Estadual de Trânsito (matriz

situada em Natal) 2.178 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus zero quilômetro

S

aiu o ranking de emplacamentos de veículos novos em Natal referente ao mês de maio. A marca "FIAT" se manteve na liderança do mercado, com 456 unidades emplacadas. A "VOLKSWAGEN" veio logo a seguir, com 451 veículos novos registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Natal). A marca italiana, através das suas duas concessionárias autori-zadas em Natal (Autobraz e Pontanegra Automóveis, foi a que obteve maior índice de penetração de mercado na Capital potiguar (20,94%), seguida pela VOLKSWAGEN (Nacional Veículos e Via Costeira Veículos) com 20,71% de participação. A seguir, vieram a GENERAL MOTORS (CHEVROLET) (Espacial e Natal Veículos), 347 unidades registradas no Detran (15,9% de penetração de mercado); HYUNDAI (CAOA, Orient e Saint Land), 212 unidades, 9,73% de penetração; TOYOTA (Toyolex), 161veículos, 7,39% de participação; RENAULT (Redenção), 133 unidades, 6,11%; FORD (Divepe), 85 carros, 3,9% de participação); HONDA (Motoeste Automóveis), 79 unidades (3,6%); NISSAN (Nissauto), 46 veículos, 2,11%; PEUGEOT (La France), 37 unidades (1,7%); MITSUBISHI (Top Car Veículos), 37 veículos, 1,7%; KIA (Kia Dunas), 29 veículos (1,3%); CITROËN (Victoire), 22 unidades (1,1%); LAND ROVER (PG Prime), 16 carros (0,7%); SUZUKI (Ippon Veículos), 16 unidades (0,7%); JAC MOTORS (Jac), 15 veículos (0,6%); AUDI (PG Prime Audi), 7 unidades (0,3%);

ì O QUE Liderança do mercado continua com a marca Fiat

QUEM Autobraz e Pontanegra comandam a comercialização de veículos novos na capital potiguar

Volkswagen "GOL", fenômeno nacional de comercialização, foi o veículo campeão de emplacamentos de maio em Natal, 245 unidades

NÚMEROS

2.178 é o número de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões emplacados em maio.

245

unidades do automóvel Gol foram emplacadas somente em Natal.

BMW (Sael), 7 veículos novos (0,3%); JEEP (PG Prime), 5 unidades (0,2%); CHERY (Redenção Chery), 5 veículos (0,2%); MINI (Sael), 3 unidades (0,14%); SSANGYONG (Orient), 2 carros (0,09%); DODGE (PG.Prime), 2 unidades (0,09%); MAINDRA (Orient), 2 unidades (0,09%); SHINERAY, 1 veículo (0,05%); TROLLER, 1 carro (0,05%); VOLVO (PG Prime) 1 veículo (0,05%).

Todas as marcas que têm con-cessionárias autorizadas em Natal emplacaram em maio 2.178 veículos zero quilômetro. Um número interessante, que retrata, fielmente, a demanda do mercado natalense por automóveis novos. Autos & Motores chega à conclusão de que os números de maio supra relacionados apontam para um horizonte positivo: o mercado de veículos novos

natalense continua comprador. As marcas Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Hyundai, Ford, Renault, Mitsubishi, Toyota, Nissan e Honda têm uma participação expressiva no emplacamento de veículos, graças ao trabalho competente que realizam. Vale registrar, que a marca FIAT teve, em maio, 20,94% de pe-netração no mercado natalense, enquanto a VOLKSWAGEN ficou com 20,71% . Isso

mostra que a VOLKSWAGEN vem crescendo sua penetração no mercado potiguar de forma impressionante, graças ao esforço altamente meritório de suas concessionárias autorizadas Nacional e Via Costeira Veículos. Outro dado relevante, é a participação fantástica do automóvel "GOL" em Natal (245 unidades emplacadas). Por seu elevado padrão de qualidade e confiabilidade, ele continua sendo o automóvel mais emplacado em todo o território nacional.

A hora é de comprar Aqueles que desejam adquirir veículos (novos ou seminovos), devem aproveitar o momento para concretizar o negócio. Por que? Porque todas as montadoras de veículos do Brasil e suas respectivas redes de concessionárias auto-rizadas, estão fazendo "promoções" (preço, prazo e juros), tanto para carros novos quanto para seminovos.


2

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Especulando AURINO ARAÚJO

Estória do Fusca (208)

R

ecentemente saiu aqui numa destas estórias, o registro da famosa foto dos Beatles atravessando em fila indiana a Abbey Road, em Londres, com um Fusca branco estacionado ao fundo – razão maior do relato. Pois bem, uns de-bemcom-a-vida locais toparam meu convite para repetir a curta caminhada numa das ruas de Natal, sob as lentes do competente fotógrafo Fred Galvão.

Evidentemente, a foto original não foi um acaso. Foi uma peça publicitária bem planejada e, como tal, ensaiada e repetida até chegar ao resultado desejado. Por acaso ali – acho – só teve o Fusquinha estacionado. E com a metade sobre a calçada, num flagrante desrespeito às Leis de Sua Majestade... A foto acima, também foi planejada – inclusive o Fusca. Mas o planejamento só funcionou até o momento em que os protagonistas – o médico, exímio violonista e poeta José Delfino; o empresário Ary Ramalho; o jornalista Fernando Siqueira e o advogado Jorge Galvão, mais o “reserva” Zezito, o “londrino”, na foto - se reuniram, numa ensolarada manhã de domingo. Porque, à partir Dalí, reinou um entendimento entre as partes semelhante ao que norteou os construtores da Torre de Babel. Um queria a foto dum jeito, outro de outro, um terceiro, noutro local. Noves fora as “peruadas” dos amigos que iam chegando ao bar de Ary – aberto por dentro e fechado por fo-

ra, prevenção contra os costumeiros assaltos no chamado Plano Palumbo. Além do mais, parece que metade dos motoristas natalenses resolveu passear naquele trecho de rua durante os “trabalhos”. Até “paredão de som” de vários decibéis transitou por ali, naquela hora. Coisa totalmente inusitada e inesperada no local, numa manhã de domingo... Se, “dirigir” um evento simples como esse dá tanto trabalho, imagine-se o que deve sofrer um famoso diretor de cinema ao comandar uma grande produção estrelada por celebridades. Deve ser por isso que muitos deles enfartam... “LENNON”, É ZÉ DELFINO, “HARRISON”, JORGE GALVÃO. Longe do solo londrino, Se puseram a imitar, Os Beatles, a passear: “LENNON”, É ZÉ DELFINO, Ary – cara de menino, É “Ringo”, sem bigodão. “Mcartney”, de pé no chão, É o Fernando Siqueira E, completando a fileira, “HARRISON”, JORGE GALVÃO.

autos & motores

Top Ippon promove doação de sangue com sucesso « AÇÃO SOCIAL » Iniciativa da “Top Car e Ippon Veículos”, em parceria

com o Hemonorte, ocorreu com êxito e arrecadou 36 bolsas de sangue FOTOS: DIVULGAÇÃO

F

oi realizado, dia 1º, em Natal, uma importante iniciativa em favor da "solidariedade". As concessionárias autorizadas Top Car (Mitsubishi) e Ippon Veículos (Suzuki) promoveram, em parceria com o Hemonorte, a campanha "Top Ippon Doação". Durante toda a manhã de sábado passado, colaboradores das empresas, clientes e pessoas interessadas em participar da campanha de doação de sangue compareceram à unidade móvel do "Hemonorte" que estava estacionada na calçada da Top Car, na avenida Senador Salgado Filho. No total, trinta e seis bolsas de sangue foram coletadas na campanha. Na avaliação dos organizadores, a campanha superou as expectativas. Inúmeros voluntários, além de doarem sangue pela primeira vez, fizeram suas inscrições no "Hemonorte" para, a partir de agora, realizar a doação periodicamente. Alani Gouveia, vendedora de seguros da Ippon (Suzuki), se apresentou à organização do evento para, voluntariamente, doar pela primeira vez sangue. "Não podia ficar de fora desse ato de solidariedade. É muito gratificante para

Unidade móvel do Hemonorte ficou estacionada em frente à concessionária Ippon Veículos

mim, saber que vou ajudar alguém que precisa", afirmou a profissional. Luís Antônio Bezerra, gerente de Serviços da Top Car (Mitsubishi), compareceu à unidade móvel do "Hemonorte" pela segunda vez. "Comecei a doar sangue na campanha do ano passado, me sensibilizei e voltei mais uma vez a contribuir com essa simples, mas tão nobre iniciativa das concessionárias Top Car e Ippon", destacou Luís.

Colaboradores das empresas e clientes participaram da campanha

Chega a Natal a Saveiro 2014 « PICK-UP » Com novo design global da Volkswagen, a SAVEIRO está sendo comercializada a partir de R$ 32.990,00, na capital potiguar

E

stá em exposição nos show rooms da Nacional Veículos e Via Costeira, concessionárias autorizadas da Volkswagen nesta cidade, a nova geração da pick-up Saveiro, modelo 2014. O veículo recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e à linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Nova Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado. Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para choque dianteiro, que tem design exclusivo, reforçando a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para lamas dianteiros além das grades oferecidas nas diversas versões, todos, detalhes exclusivos do utilitário. Agora, com muito mais itens de série e com preço de R$ 33.490,00, a Saveiro deve elevar sua participação no segmento de pick-ups e superar em vendas as suas principais

Pick-up compacta da Volkswagen recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas

concorrentes. A pick-up é oferecida nas versões de entrada, com cabine simples ou estendida e nas versões Trooper e Cross com cabine estendida. Uma novidade importante é o sistema Emergency Stop Signal (ESS) que, em freadas bruscas,

PROGRAMA: Auto Motor VRUM Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo automotivo? Sintonize seu televisor amanhã, às 9,30 horas, na "Band Natal" e assista o Auto Motor Vrum. No programa deste sábado você vai admirar a beleza do novo BMW Pininfarina Gran Lusso Coupé, um "concept car" de tirar o fôlego! Veja, também, quais são as marcas que dão mais dor de cabeça aos consumidores, segundo pesquisa realizada na Internet. No quadro oficina, você ficará sabendo o que fazer quando tenta dar a partida na motocicleta e o motor não "pega". E tem muito mais... Não esqueça, amanhã, 9,30 horas, na TV Band Natal, você tem um encontro com o programa automotivo "Auto Motor VRUM", líder de audiência nos Estados de Pernambuco, Paraíba e, agora, no Rio Grande do Norte. Acelere essa ideia!

aciona automaticamente as luzes de freios sem parar, alertando os motoristas que vêm atrás. O modelo é equipado, também, com o "Comfort Blinker" que, com leve toque na alavanca, aciona a seta por três segundos. Esse sistema é muito útil nas

mudanças de direção.

Motorização A Saveiro 2014 é equipada com o motor do Gol e Voyage, o EA-111 1.6 VHT flex, com 104 cv (álcool) e 101 cv (gasolina). O câmbio é manual de 5 marchas.


autos & motores

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

3


4

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

autos & motores

Número de mortes sobre duas rodas « ESTATÍSTICA » No ano de 2011, foram 11.268 vítimas fatais no Brasil, segundo Ministério da Saúde.Frota de motocicletas aumentou 300% entre 2001 e 2011 no Brasil, exigindo tratamento profissional pelo Governo

O

número de mortes em acidentes de trânsito com motos no Brasil aumentou 263,5% em 10 anos, segundo dados do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade), criado pelo Ministério da Saúde. Em 2011, foram 11.268 mortes no País, contra 3.100 usuários de motos mortos em 2001. O governo informa que os dados de 2011 são os mais recentes disponíveis, visto que o processo de registro de óbito é demorado, levando até dois anos para contabilizar todos os casos. O salto no número de vítimas fatais em acidentes com motos é bem maior que o aumento do número de mortos por acidentes de trânsito em geral, que envolve carros, motos, caminhões, ônibus, pedestres. Em 2011, foram 42.425 mortes contra 30.524 registradas em 2001 - alta de 39%. No mesmo período, a frota brasileira de veículos de duas rodas aumentou 300%, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares), com base em números divulgados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A quantidade de motos emplacadas no Brasil saltou de 4.611.301 unidades, em 2001, para 18.442.413, em 2011.

Fator humano Especialistas apontam o despreparo de motociclistas e motoristas de carro como as principais causas de acidentes, apesar de não haver pesquisas mais precisas sobre seus motivos no País. "O fator humano está presente em grande parte, além do crescimento rápido da frota. Existe também a falta de habilitação, ignorância sobre regras de segurança, não uso de equipamentos e imprudência associada com falta de políticas de transporte adequadas para o uso da motocicleta no trânsito do Brasil", aponta Júlia Greve, coordenadora do HC em Movimento, um programa de preven-

FOTOS: DIVULGAÇÃO

ção de acidentes do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Segundo os médicos do hospital, a maioria das mortes de motociclistas é motivada por lesões na cabeça.

Internações Segundo o Ministério da Saúde, em 2011 houve 155.656 internações por acidentes de trânsito, com custo de R$ 205 milhoes. Os acidentes de moto corresponderam a 77.113 delas, totalizando gasto de R$ 96 milhões.

ACIDENTES NO BRASIL Ano 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Frota de Mortes Motos c/motos 4.611.301 3.100 5.367.725 3.744 6.221.579 4.271 7.123.476 5.0425 8.155.166 5.974 9.446.522 7.126 11.158.017 8.078 13.084.099 8.898 14.695.247 9.268 16.500.589 10.825 18.442.413 11.268

Total de mortes 30.524 32.753 33.139 35.105 35.994 36.367 37.407 38.237 37.594 40.610 42.425

Existe a falta de habilitação e ignorância sobre regras de segurança no trânsito” JÚLIA GREVE Coordenadora do HC

Marcelo de Rezende, médico do IOT e também coordenador do HC em Movimento, afirma que 44% dos atendimentos no pronto-socorro do HC é de motociclistas. Segundo ele, o atendimento rápido da vítima é crucial. "Normalmente, o indivíduo chega ao local e fica esperando para fazer o

As mortes por "acidentes" com motos aumentam assustadoramente a cada ano no País

usuário pode ser multado, o que, na prática, não se observa nas ruas brasileiras. "Se o corredor for proibido vai aumentar o número de mortes de motociclistas. Sem mencionar o caos no tráfego urbano", afirma André Garcia, instrutor de pilotagem, advogado e especialista em gestão de trânsito. "No Brasil, o motociclista é marginalizado pelo próprio Estado. Se em países como França, Itália, Espanha a motocicleta é vista como um importante veículo para tornar eficaz a política de mobilidade, o Brasil caminha na contramão", acrescenta. Na Europa, apesar de algumas vias serem restritas à circulação de motos no corredor, o ato é comum na Itália, França e Espanha. Nos Estados Unidos, onde as leis de trânsito são diferentes em cada Estado, o chamado "lane splitting" é permitido apenas na Califórnia. Apesar do endurecimento americano para a circulação nos corredores, muitos Estados não obrigam todos os motociclistas a usar capacete.

Reais causas tratamento, pois nem sempre existe um especialista para seu caso. A rapidez no atendimento traz menos infecção, recuperação mais rápida e menor quantidade de sequelas", esclarece Rezende. Para o médico, o motociclista não vê a situação de risco e 80% dos acidentados diz que não teve culpa. O médico Rezende também é motociclista, com 29 anos de experiência. "É um transporte mais perigoso, sem dúvida. Quem quiser utilizá-lo tem de praticar 'direção defensiva'. São vários conceitos, até a velocidade que se deve andar até o local", afirma o profissional.

Perfil dos acidentados "A maioria dos acidentados vem de uma classe baixa economicamente, tem de 18 a 30 anos e cerca de 50% usa a moto como meio de transporte", diz Rezende, tra-

çando um perfil dos motociclistas atendidos no HC. Ao divulgar os dados do primeiro trimestre deste ano para os pagamentos do seguro obrigatório (DPVAT), a Seguradora Líder, que administra o serviço, voltou a apontar as motos como primeiras colocadas no ranking nacional, chamando o dado de "preocupante", porque esse tipo de veículo corresponde a apenas 27% da frota brasileira. Em 2012, as motos lideraram as solicitações do DPVAT no País, com 69% do total, ficando à frente de carros (25%), caminhões (4%) e ônibus (2%). O Nordeste foi a região com maior quantidade de pagamentos no ano passado, correspondendo a 29% do total, superando o Sul (28%) e o Sudeste (25%). O crescimento do uso de motocicletas no Nordeste é aponta-

do como fator responsável pela alta de solicitações do DPVAT.

Polêmica do corredor Para a médica Júlia Greve, o deslocamento de motos nos chamados "corredores", o espaço entre duas filas de outros veículos, é agravante nos acidentes. "Principalmente na velocidade em que se anda quando os outros veículos também estão em movimento", opina. De acordo com o Denatran, o artigo que previa a proibição de motos no corredor foi vetado em 1997 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Apesar de não ser ilegal o uso do corredor, o órgão alerta que as motocicletas devem seguir as regras de circulação geral de todos os veículos e que deixar de guardar distância de segurança, lateral ou frontal, de outro veículo pode ser interpretado com infração e o

Em busca de respostas para as causas dos acidentes de motos no Brasil, o Hospital das Clínicas de São Paulo e a Abraciclo trabalham em projeto para analisar os motivos específicos dos acidentes. A pesquisa envolve a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) e as polícias Civil e Militar, com um investimento de R$ 420 mil por parte das fabricantes de motocicletas associadas. O levantamento é feito em área da Zona Oeste de São Paulo e conta com a participação de funcionários do hospital no momento das internações. De acordo com os fabricantes de motocicletas, a pesquisa está em fase final de apuração e será divulgada até o final do ano. A proibição para motos circularem nos corredores foi vetada em 1997, mas o Denatran diz que não manter a distância de outros veículos pode render multa.

Sael recebe o BMW sedã 328i modelo 2014 e promove venda « DETALHES » O 328i modelo 2014 está ainda mais sofisticado, seu motor de 4 cilindros em linha com bloco e cabeçote em alumínio

A

"SAEL", concessionária BMW em Natal, recebeu este "Caderno de Veículos" para apresentar o novo 328i, modelo 2014. Um momento especial para quem aprecia o automóvel e sua história. Da primeira geração, o E21, de 1975, à sexta ora apresentada no Brasil (na Europa, em 2012, no Salão do Automóvel de Frankfurt, o F30, passaram-se 36 anos e mais de 12 milhões de unidades foram produzidas, constituindo o carro de maior sucesso da história da BMW e que, no Brasil, responde por 70% das vendas da marca. O 328i está um pouco maior, mais 93 mm no comprimento e 50 mm entre eixos, para 4.624 e 2.810 mm, respectivamente. A altura permaneceu a mesma, 1.429 mm, mas a largura diminuiu 6 mm. As linhas básicas são as mesmas do E36 de 1990, a terceira geração, com retoques e vincos aqui e ali, mas o capô proeminente, resultado das normas europeias de proteção ao pedestre num atropelamento. A "quebrada Hofmeister" continua nas colunas traseiras, para júbilo dos apreciadores da marca. As bitolas cresceram também, 37 mm e 47 mm, dianteira e traseira. O novo Série 3 (328i) pesa 40 kg menos que a geração anterior e a distribuição de peso segue 5050%, ponto de honra da marca bávara. O espaço para os ocupantes do banco traseiro melhorou com o entre eixo maior. Os encostos do banco são rebatíveis 40-20-40. O volume do porta-malas aumentou

de 460 para 480 litros e traz abertura comandada pela ponta do pé colocada sob o para choque. Novidade também na abertura do capô, que não tem mais a lingueta da trava de segurança, normalmente difícil de encontrar. Basta puxar a alavanca interna uma segunda vez. Por falar em segurança, um detalhe surgido com o E36 de 1990 continua: dois fechos no capô, merece-

O BMW 328i é o automóvel ideal para executivos e profissionais liberais de elevado bom gosto” TÚLIO Diretor da SAEL

dor de todo o aplauso. Este "Caderno" não conheçe outro carro que tenha isso, à exceção do Passat de primeira fase no Brasil. Em nosso País, o 328i é exclusivamente automático, com a caixa ZF de 8 marchas que está se universalizando. O assoalho do modelo foi desenhado para menor resistência aerodinâmica, rigidez torcional 10% maior e 16 tipos de aço na carroceria soleiras de porta removíveis em vez de soldadas, para facilitar repa-

ros. O motor é turbo de injeção direta com o conhecido variador de fase de comando duplo Vanos (admissão e escapamento) e controle da aceleração pela válvula de admissão, o sistema Valvetronic. O turbo, que a fábrica chama de TwinPower Turbo, é de dupla voluta, ou duplo caracol, um para os cilindros 1 e 4, outro para o 2 e o 3. Não é tecnologia nova, já é usada em Diesels de caminhões há algum tempo, mas a aplicação nos motores BMW é nova. A vantagem é reduzir as pulsações de escapamento negativas em baixas rotações e, com isso, ganhar rapidez no aumento de rotação da turbina. Traz o liga-desliga de motor ao parar e regeneração da energia durante as desacelerações e frenagens, quando o alternador fornece corrente à bateria, que grande parte do tempo funciona sem receber carga e desse modo faz reduzir o consumo de combustível. O resultado no 328i modelo 2014 é um motor 4-cilindros de 2 litros que entrega nada menos que 245 cv de 5.000 a 6.500 rpm e 35,7 kgfm de 1.250 a 4.800 rpm. Para o funcionamento suave em baixas rotações é usado volante de duplamassa com pêndulo centrífugo, tecnologia do fornecedor LuK, do grupo Schaeffler, usada pela primeira vez no 320d em 2008. No carro de 1.430 kg isso significa relação pesopotência de 5,9 kg/cv. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, com velocidade máxima limitada de 250 km/h. É claro que esta solução de cilindrada menor com superali-

O BMW 328i é um sedã que se afirma pelas linhas aerodinâmicas, e excelente desempenho

mentação objetiva redução de consumo e a consequente emissão mais baixa de CO2, que neste 328i o torna capaz de rodar 12,2 km por litro na cidade e 19,2 km, na estrada, com emissão média de CO2, resultado excepcional para um carro desse porte e desempenho. Seu tanque de combustível é de 60 litros. O comportamento do veículo pode ser ajustado pelo botão giratório do console, podendo-se escolher entre os modos ECO PRO, Comfort, Sport e Sport +, cada um produzindo diferenças até nos limites do controle de estabilidade. No modo Sport, em veículos equipados com o navegador Professional, dois indicadores num mostrador informam a potência o torque que estão sendo usados. No ECO PRO, o mapa do acelerador é mudado para ficar com curso mais longo e os pontos de troca de marcha são alterados, para favorecer o menor consumo. O 328i tem Cx 0,29, com 2,20 m² de área

frontal, apesar do capô de desenho mais elevado. Novidade são as entradas de ar verticais nas extremidades da dianteira destinadas a produzirumacortinadearnaregiãodas rodas dianteiras, reduzindo o arrasto aerodinâmico. As novidades continuam. Os faróis baixos, além da troca automática alto-baixo, são adaptativos e reagem no sentido de evitarofuscarotráfegocontráriopor meio de redução da intensidade luminosa conseguida por uma cortina deslizante no seu interior. O sistema de áudio conta com 17 altofalantes. O veículo traz um "pelotão de homenzinhos verdes", 18!, destinado a promover a segurança ativa:ou facilitar o dirigir: ABS, distribuidor eletrônico das forças de frenagem, controle de frenagem em curva, controle dinâmico dos freios, assistência à frenagem, controle dinâmico de frenagem, controle dinâmico de marchas, auxílio ao fading dos freios, controle automático de

estabilidade, freio automático do diferencial, regulagem do torque do motor, regulagem do freio-motor nas reduções, controle do torque de frenagem, controle dinâmico da estabilidade,controledinâmicodatração, controle da pressão dos pneus, controle dinâmico da velocidade de cruzeiro e controle eletrônico de desaceleração. Além de toda a conectividade possível, o ajuste dos diversos ajustes de personalização (dois perfis) pode ser armazenado num pen drive ou passado ao carro pela internet: ao chegar ao carro ele recebe seu dono com os ajustes pessoais. O pen drive é prático, por exemplo, ao retirar o carro da oficina, em que normalmente "se mexe" no carro todo - banco, espelhos, volante e outros itens. Que a BMW costuma arrasar, não é novidade, mas desta vez ela se superou com a sexta geração do Série 3, o 328i modelo 2014.


autos & motores

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

5

Circulando FERNANDO SIQUEIRA

Palestra do Sincodiv-RN Ocorreu, com êxito, a palestra sobre "atendimento", promovida pelo Sincodiv RN (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do RN), no dia 16 de maio. Mais de 200 pessoas: dirigentes, gerentes e colaboradores das concessionárias autorizadas de Natal, participaram da palestra do consultor Fred Alecrim, que elencou conceitos e dicas de como construir serviços campeões e inovação em atendimento. O evento foi uma oportuna iniciativa da diretoria do Sincodiv-RN, comandada pelo empresário Rodrigo Candido. EMANUEL AMARAL

O automóvel Volkswagen "GOL" foi o mais emplacado em todos os cinco primeiros meses do ano (maio: 19.955 unidades)

Porsche 911 edição "50 Years” A Porsche criou uma edição especial comemorativa dos 50 anos do lendário 911 Carrera "S", com produção limitada a 1.963 unidades, número que corresponde ao ano do lançamento da 1ª- geração do modelo. O carro será lançado em setembro, no Salão de Frankfurt, evento no qual o 1º"911" foi revelado. O "911 Carrera S 50 Years Edition" estará à venda em setembro, com preços no Reino Unido fixado em £ 92.257 (R$ 302.233,00). Embora baseado no "Carrera S", a nova versão terá traseira e rodas de liga leve mais largas (de 20 polegadas). Ele estará disponível em duas cores exclusivas: cinza escuro "Grafite" e cinza metálico "Geyser", do tradicional preto. O modelo vai ganhar a indicação 911 50 Years, com acabamento em dois tons. Os espelhos retrovisores estão mais esportivos. No interior, o carro recebe um estilo que remete ao 911 original, incluindo a rotulagem verde no painel de instrumentos, com agulhas dos ponteiros bran-

cas e tampas prateadas. Bancos esportivos e manopla de câmbio também ganharam design retrô. O logotipo 911 50 Years também está nos encostos de cabeça, no conta-giros e nas placas de soleira das portas. O 911 50 Years Edition também vem com sistema de escape esportivo, versão ajustada do PASM (Porsche Active Suspension Management), para compensar o corpo traseiro mais largo e o PTV (Porsche Torque Vectoring), com diferencial autoblocante traseiro. Entre os itens de série estão: tela sensível ao toque de 4,6 polegadas, sistema de navegação, ar-condicionado automático e faróis bi xenônio. O motor é o da versão tradicional, 3.8 boxter de 400 cv e 7.400 rpm e 44,8 kgfm de torque a 5.600 rpm. Equipado com câmbio PDK de 7 marchas de dupla embreagem ou manual. O bólido chega a 302 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.

Um problema de segurança Equipamentos de segurança do carro não são necessariamente caros, senão vejamos: cinto é barato e mesmo o retrátil, mais sofisticado, tem custo razoável. Apoio de cabeça idem, tem custo reduzido, muito menor do que eletrônicos como freios ABS e airbag. E aí perguntamos: se o apoio de cabeça e o cinto de 3 pontos não têm custo alto, por que são obrigatórios apenas para 4 passageiros, deixando desprotegido quem vai no meio do banco traseiro? E por que os eletrônicos, mais caros, serão obrigatórios, por LEI, a equipar todos os veículos vendidos no Brasil a partir de janeiro de 2014? O contrassenso é fácil de explicar: em 1º- lugar, nossos carros são homologados na Euro-

AUTO-SHOPPING

pa para 4 passageiros, aqui, para 5. Ora, raciocinam as fábricas: se no Brasil ninguém se preocupa com segurança, não vale a pena investir nesse item. Quem vai no meio do banco traseiro que se contente com os precários cintos abdominais que conte com a sorte para não sofrer uma grave lesão na coluna cervical.

Emplacamentos de veículos caem 5,25% em maio no país « NÚMEROS » Foram emplacados 316.200 carros, caminhões e ônibus

no Brasil. Na comparação anual, no entanto, houve alta de 10%

F0TOS: DIVULGAÇÃO

A

s vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caíram 5,25% em maio, na comparação com abril, quando houve recorde para o mês, informa a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Porém, em relação ao mesmo período do ano passado, houve alta de 10% nos emplacamentos. Foi no fim de maio de 2012 que, frente aos altos estoques de carros em pátios e lojas, o governo federal passou a dar desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que, ao provocar mudanças gradativas, está em vigência até agora, tendo como prazo final dezembro. "O mercado está estável e essa queda nos emplacamentos no mês de maio pode ser atribuída ao menor número de dias úteis em relação a abril. Isso, sem contar que tivemos dois feriados no mês, o que também influencia, negativamente", diz Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave. Maio teve 21 dias úteis, um a menos do que abril. Foram emplacados em maio 316.225 veículos contra 333.730 no mês anterior e 287.447 há um ano. No acumulado de 2013, o setor registra alta de 8,57%, com 1.480.366 unidades emplacadas, contra 1.363.530 entre janeiro e maio do ano passado.

Carros Separando dados por segmentos, o de carros registrou baixa de 5,07% nos emplacamentos, com 300.614 automóveis e comerciais leves "registrados" em maio contra 316.685 em abril. A média de emplacamentos diários, de 11.049 mil unidades, foi menor que a de abril, que foi de 11.173. No acumulado, o segmento de carros tem alta de 8,77% sobre o período de janeiro a maio de 2012, com 1.404.925 de unidades emplacadas contra 1.291.677 nos cinco primeiros meses daquele ano.

Caminhões O segmento de caminhões também apresentou queda no mês passado (9,52%), na com-

O automóvel compacto Fiat Uno ficou em segundo lugar, com 18.180 unidades em maio

OS 10 MAIS EMPLACADOS MAIO E ACUMULADO 2013 Modelo 1º- GOL 2º- UNO 3º- PALIO 4º- STRADA 5º- FIESTA 6º- SIENA 7º- FOX 8º- ONIX 9º- HB20 10º-VOYAGE

maio 19.955 18.180 15.474 11.083 11.083 10.748 10.627 10.184 9.632 18.349

ano 98.813 80.180 76.652 50.256 41.618 46.380 53.362 48.779 53.430 41.541

Entre as motocicletas, em maio a mais emplacada foi a HONDA CG 150 (31.432 unidades).

paração com abril. Foram licenciadas 12.714 unidades em maio, contra 14.052 no mês anterior. No entanto, na comparação com maio de 2012, quando foram registradas 10.792 unidades, o setor registrou crescimento de 17,81%. No acumulado do ano, também há crescimento (4,12%), sobre igual período de 2012, mostrando que houve recuperação após um ano muito difícil.

Ônibus O emplacamento de ônibus registrou baixa de 3,21% em maio, com 2.897 unidades, contra 2.993 em abril. Na comparação com o mesmo período de 2012 (2.321 unidades), o segmento cresceu 24,82%. No acumulado deste ano, o segmento registra alta de 8,97%.

Motocicletas Contado à parte, o segmento de motocicletas apresentou retração de 7,59% em maio, no comparativo com o mês anterior. Foram emplacadas 130.179 unidades, contra 140.875 em abril. Em relação a maio de 2012 (149.884), este setor também teve queda (13.15%). No acumulado do ano, a baixa chega a 14%.

GM passa Volkswagen No ranking das marcas, a Chevrolet (GM) passou a Volkswagen, assumindo a vice-liderança de emplacamentos no País, com 17,09% de participação nos emplacamentos de veículos automotores. A marca alemã ficou em terceiro, com 17,78%. A liderança permaneceu com a Fiat, com 22,57%. Completam a lista das "top 10": Ford (9,16%), Hyundai (6,35%), Renault

(6,02%), Toyota (5,05%), Honda (3,94%), Nissan (2,05%) e Citroën (1,84%). No acumulado do ano, no entanto, as três primeiras posições são ocupadas nesta ordem: Fiat (22,5%), Volkswagen (19,1%) e GM (Chevrolet) (17,7%). Como ocorreu durante todos os meses deste ano, o Volkswagen "GOL" foi o automóvel mais emplacado em maio, com 19.955 unidades, seguido pelo Fiat UNO (18.352 carros) e Fiat PALIO (15.474 unidades). O "trio" havia ocupado essas posições em abril. A novidade é que o automóvel Hyundai HB20, que apareceu em quarto lugar naquele mês, terminou maio em nono lugar entre os carros mais emplacados em todo o território nacional, com 9.632 unidades. Com 10.184, o Chevrolet Onix, que foi o nono em abril, subiu para oitavo. Quem voltou ao "ranking" de emplacamentos foi o Ford Fiesta, na quarta posição (11.395 unidades), embalado por promoções e pelo lançamento do New Fiesta Hatch produzido no Brasil (a Fenabrave conta os dois modelos de "hatch" como um só, assim como faz com o Novo Uno e Uno Mille, Novo Gol e Gol G4.


6

autos & motores

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

"PICK-UP" : VW Saveiro com novo ânimo

NOTAS • NOTAS • NOTAS FOTOS: DIVULGAÇÃO

Segredo A Toyota trabalha o projeto de um sedã intermediário (entre o Etios e o Corolla), a exemplo do que fez a Honda com o City. Fora do Brasil, há o "Vios", mas este divide arquitetura com o Yaris, automóvel caro para a nossa realidade. Especula-se que será um compacto inspirado no Etios sedã.

Salão

[fernandosiqueirarn@gmail.com]

O Volkswagen GOL segue na liderança do "ranking" nacional de emplacamentos, com 19.955 unidades em maio, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Fiat UNO ((18.180) e Fiat PALIO (15.474) mantiveram a segunda e terceira posições. O Hyundai HB20, lançado no mercado nacional em outubro do ano passado, caiu da 4ª para a 9ª posição no mês, mas é o 4º colocado no acumulado anual. Destaque para o Ford Fiesta (somadas as vendas do New Fiesta e do Rocam), que assumiu a posição que era do HB20 no último mês. Entre as motos, a Honda CG 150, com 31.432 emplacamentos, segue na liderança.

Trânsito Livre

Os 10 mais

Mercedes A Mercedes-Benz do Brasil adiou para segunda-feira próxima, a decisão sobre qual "grupo" automotivo irá pilotar a marca na Capital do Rio Grande do Norte. Autos & Motores descobriu que três "monstros sagrados" estão travando acirrada queda de braço: um de Natal, outro de Recife e um terceiro de Fortaleza. Se for feito justiça, o potiguar será o escolhido. Breve, estaremos de parabéns!

A Volkswagen rejuvenesceu sua pick-up Saveiro, a exemplo do que fez com o GOL e Voyage. Com isso, lhe impôs uma sobrevida. A unificação da arquitetura eletrônica e moderno equipamento de áudio, trazem agradáveis sensações no vai e vem diário da cidade. A versão Cross, por exemplo, entrega itens de série excelentes. As suspensões, ponto alto do modelo, ignoram buracos e lombadas.

Você sabia que o Salão do Automóvel de New York (USA) é um dos mais antigos do mundo? Sua 1ª- edição ocorreu no ano de 1900, 3 anos depois do primeiro, em Paris. Foi palco de grandes apresentações, como a do automóvel MercedesBenz "Asa de Gaivota", em 1954.

Novidade O automóvel subcompacto que a Ford do Brasil lançará no próximo ano aqui para substituir o Ka, será pequeno, é claro, mas não tão "mínimo" quanto o futuro subcompacto Ka europeu. O modelo a ser fabricado em nosso País, em Camçari (Bahia), terá pouca similaridade com o homônimo da Europa, além do motor de 3 cilindros. Teremos versões sedã e hatch.

Mini A Mini resolveu vender novamente no Brasil a versão ALL4 do Countryman, que foi comercializada aqui de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. A opção Sport tem motor 1.6 turbo, de 187 cv, câmbio automático de 6 marchas, com opção de trocas por alavancas junto ao volante.

Honda CR-V Flex A principal novidade da linha 2013 do Honda CR-V é o sistema Flex com tecnologia que elimina o famigerado tanquinho (reservatório de partida a frio). O motor 2.0 iVTEC (comando variável de válvulas) desenvolve potências de 150 cv (gasolina) e 155 cv (etanol). O modelo é vendido em duas versões: LX, tração 4x2 e EXL, 4x4

« ARTIGO »

Meu DKW de muitas emoções LUÍS CARLOS SECCO

M

inha origem simples é dos tempos em que os equipamentos de minha casa eram apenas um chuveiro elétrico e umrádio.Sinceramente,nemfogão a gás. Minha mãe cozinhava - bons pratos,porsinal-emfogãoacarvão. E houve tempo até que o banho quente era feito com água aquecidanessefogãoetransferidaparaum balde com o chuveiro instalado na sua parte inferior, pendurado em uma haste fixada à parede do banheiro.Essavidasimplesassimperdurou até o meu casamento, quandominhamulhereeudecidimossomar os nossos pouco mais que salários-mínimos, para enfrentar a vidaqueteríamospelafrente.Nolugar do fogão a carvão, passamos a desfrutar de um modelo a gás, presente de minhas cunhadas. Que conforto, fogão a gás! Mas, não tínhamos nem rádio e o primeiro equipamentoelétricofoiumavelha geladeira,naturalmenteusada, presente de um cunhado. Tão usada que exigia a presença quase semanal de um técnico. E tão frequentes foramoschamadosqueotécnicose tornou amigo ao ponto de sentir a liberdade de recomendar que seria preferíveleucontinuarsemgeladeira até que os dias melhorassem. Essa abertura representa o cenário para expressar cada uma das conquistas que tive ao longo de minha vida, as emoções sentidas a cada ampliação do meu pequeno patrimônio. É possível que muitos se esqueçam do sentimento de alegria ao poder adquirir, mediante muita economia e pagamentos mensais, a primeira geladeira; da satisfação de conquista ao receber a entrega da primeira máquina de lavar e a instalação do primeiro telefone. E a primeira televisão em branco e preto, que me permitia assistir

DIVULGAÇÃO

os jogos de futebol e o programa Almoço com as Estrelas, comandado pelo Airton e pela Lolita Rodrigues. Grandes conquistas, sensações maravilhosas! Sinceramente, depois de realizaralgunsdossonhosmaissimples, passei a almejar um sonho maior: um carro, embora a receita mensal,mesmosomadaàdaminhamulher, se mostrasse insuficiente para permitir a sua realização. O aluguel, as despesas com os filhos que começaram a chegar e os compromissosnaturaisdeumafamília,não permitiampoupançasnadimensão que um carro exigia. Um carro? Só sefosseusado.UmFord29,umPrefect e um Citroën, foram cogitados. Naquele tempo, anos 60, não existiam as facilidades atuais de financiamento e, obter empréstimo em banco era hipótese descartada. Era um ato humilhante e os que se arriscavam a recorrer a um banco dificilmente eram atendidos pelo gerente.Hoje,tudoémuitofácilporqueosbanqueirosdescobriramque dinheiroéumprodutoquepodegerar lucro. Muito lucro! Um dia, surgiu uma nova oportunidade de emprego, que me obrigou a trabalhar das 8 até depois de meia-noite,masmepermitiatomar o último ônibus (às duas da madrugada) que me deixava 30 minutos de caminhada até minha casa me ajudou a ter uma relativa folga financeiraeaimaginar,deformamais concreta, a realização do grande sonho de me tornar proprietário de um automóvel. Com a ajuda de um amigo, o exjornalista e hoje médico Vladimir Bernick, surgiu a oportunidade de comprar um DKW da frota de executivos da "Vemag", uma das primeiras fábricas de automóveis a se instalar no Brasil. Do lado familiar, recebioentusiasmadoempréstimo do dinheiro que faltava para com-

pletar o valor a ser pago. Creio que foram CR$ 1.200,00. Que emoção! Um DKW cinza-chumbo com teto gelo, 12 mil quilômetros rodados, mas impecável. Modelo sedã, ano defabricação1963,comquatroportas. Precisei tirar carteira de habilitação que, em novembro, vai completar 50 anos. Com apenas 1 cruzeiro(unidademonetáriadaépoca) eu conseguia encher o tanque de combustível, em torno de 40 litros. Com esse simpático e delicioso DKW Vemag cometi as primeiras irresponsabilidades, como atingir 80 km/hora numa madrugada, ao regressar para casa após encerrar meu dia de trabalho no jornal. Pouco tempo depois, minha primeira viagem. Com a família, nessa época formada pela mulher Stella e os dois primeiros filhos, Luiz Roberto e José Carlos. Destino: Aparecida do Norte (SP), para cumprir a promessa feita pela sra. Tita (natalense, que trabalhou na casa do exGovernador Aluízio Alves) e que pediu ajuda à padroeira do Brasil para que eu conseguisse adquirir o sonhado automóvel. Naturalmente, a Tita fez parte da viagem. Imagine um motorista inexperiente enfrentar a Via Dutra (estra-

da que liga São Paulo ao Rio de Janeiro), ainda com pista simples. Uma viagem de alguns sustos, como uma ultrapassagem mal calculada que obrigou o FNM que vinha em sentido contrário desviar-se paraoacostamentoafimdeevitaracolisão. Felizmente, ninguém percebeu, talvez por estarem, como eu, extasiados com a grande conquista dafamília.Porsorte,apadroeiraajudou a comprar o carro e, de sobra, também cuidou da proteção. Foram muitas as alegrias e as emoçõesqueoDKW usadomeproporcionou, além do sentimento de importância por possuir um automóvel. O carrinho era a minha condução para todos os lugares, como o ir e vir para e do trabalho, os passeios de fim de semana, as viagens. Ah, as viagens! Assim como as lavagens e polimentos, que fazia com muito carinho. Eu adorava o carro brilhante, com tapetes muito limpos,afaixabrancadospneusverdadeiramente branca. Que delícia! Mesmo sem direção hidráulica, que me obrigava a um grande esforço para as manobras. Sem ar-condicionado, que em dias de calor me fazia recorrer aos quebra-ventos que deixaram de

existir desde os anos 70, com o lançamento do Ford Maverick, para amenizar o calor do habitáculo. Os pneus eram os convencionais e os freios todos a tambor, porque pneus radiais e freios a disco eram privilégio de carros de corrida e de alguns modelos importados que chegavam ao Brasil. Por ter motor 2 tempos, a cada abastecimento de gasolina (não existiam carros flex ou a etanol) era preciso adicionar um frasco de óleo lubrificante. As despesas, especialmente com o aluguel do apartamento eram elevadas e chegou o momento em que os pneus se desgastaram e ficaram inteiramente lisos, como os modelos slicks utilizados por carros de corrida em pistas secas. Com a falta de sulcos a camada de borracha era mínima, o que provocava furos seguidos. Além do desconforto, uma grande irresponsabilidade, que hoje é considerada periclitação de vida, punida pelo código de trânsito em caso de acidente. Mas, a sorte me acompanhou, possivelmente ainda com a proteção de Nossa Senhora. Aparecida. Por ser um sedã de quatro portas, numa tarde de sábado, quan-

do me dirigia ao trabalho no jornal, foi surpreendido pelo gesto de uma senhora no momento em que parei num semáforo da Avenida Pacaembu (SP), bem em frente à praça onde se localiza o estádio de futebol paulista. Sem cerimônias, a senhora simplesmente entrou, sentou-se no banco traseiro e deu a ordem: "Por favor, me leve até a Aclimação!" Por ter tempo disponível e pelo fato de o bairro da Aclimação ser próximo ao jornal, segui a ordem da velha senhora e o destino anunciado.Numdeterminadomomento, ela me deu outras instruções sobre o percurso até chegarmos ao ponto desejado. E me fez a lógica pergunta: "Quanto devo pagar?" Ela se admirou e demonstrou vergonha ao ouvir que não era um táxi. E, muito mais, pelo fato de eu não ter me recusado a atendê-la logo de início ou de ter explicado tratar-sedeumcarroparticular.Insistiu mais vezes para que eu recebessealgopeloseutransporteedesceu inconformada e ainda de faces coradas pelo equívoco cometido. Depois de viagens a Miracema (RJ),terradenascimentodeminha mulher, das férias em Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro, Guarapari(ES),edemuitosprogramas com a família, recebi, com tristeza, a informação peremptória de minha mulher: "o DKW nos dá muitaalegria,maschegouahoradesairmos do aluguel e de termos a nossa própria casa". Com muita tristeza atendi ao apelo racional de minha mulher e odinheiroquerecebipelavendado DKW usado me permitiu o pagamento inicial de minha casa. Senti profundamente a perda do carrinho, de muitas alegrias para mim e para toda a minha família que, àquelas alturas, havia crescido para cinco filhos.


NO FACEBOOK

Abertas as inscrições para as oficinas de artesanato promovidas pela Döhler.

Facebook/tribunarn

EXPOSIÇÃO

HOJE NA TV

“O Melhor dos Mundos Possíveis”, da artista Nara Amélia, pode ser vista na Funcarte. PÁGINA 4

Na Globo News Literatura, Ilze Scamparini entrevista Dan Brown, a partir das 21h30. Veja também outras atrações. PÁGINA 2

O UNIVERSO MÁGICO DE SARAMANDAIA ESTÁ DE VOLTA À TV, COM ESTREIA DIA 24 PÁGINA 2

BLOG AGITOS E BALADAS Ilha da Música faz show, próximo domingo, 16h, no Parque das Dunas.

tribunadonorte.com.br/agitosebaladas

Editora: Cinthia Lopes [cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

ALEX CARVALHO

viver Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 07 de junho de 2013

O baile

perfumado de Baleiro

EVALDO GOMES

Zeca Baleiro realiza show-baile no Teatro Riachuelo e convida duas gerações da música potiguar: a cantora Khrystal e o veterano cantor romântico Gilliard. Batizado de “Baile do Baleiro”, a festa tem duração de três horas e conta com uma banda completa, backing vocais e naipe de sopros YUNO SILVA repórter

Khrystal Cantora e compositora

“Quando digo sim, vou inteira e feliz da vida” Como será sua participação durante o Baile?

Ele adora meu primeiro disco e me pediu pra fazer uma. Como também gosta muito de Elino Julião, certamente vai rolar alguma coisa.

A

intenção é se divertir e fazer as pessoas se divertirem. O compromisso é sério, mas o clima do Baile do Baleiro é de pura descontração. Apostando em um repertório recheado por sucessos de várias épocas e de todos os estilos, Zeca Baleiro se apresenta neste sábado (8) em Natal escoltado por uma grande banda que inclui naipe de sopros e backing vocals. Para tornar a festa ainda mais aconchegante para o público local, o cantor e compositor maranhense convidou Khrystal e Gilliard para participarem da noitada que terá quase três horas de duração. O encontro está marcado para às 21h de amanhã, no

Teatro Riachuelo. “Por onde passo com o Baile convido artistas locais com quem tenho afinidade, que considero, para participar”, disse Zeca Baleiro por telefone ao VIVER. “Admiro a música de Khrystal desde o primeiro disco, ela tem uma pegada nordestina muito forte e gosto disso; sabe se colocar e escolher o repertório. Tem personalidade”, disse Zeca já justificando o convite. “Estamos ensaiando pela internet: mando uma coisas pra ela, ela assiste e manda de volta. E assim vamos trocando figurinha, só na passagem de som aí em Natal, no dia, é que vamos fazer a coisa valendo juntos”, informou. A participação de Gilliard, que mora em São Paulo e está

ì QUEM Cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro reúne artistas que admira em cada cidade que se apresenta.

O QUE O Baile mistura vários gêneros musicais e conta, além dos convidados, com uma banda completa.

participando dos ensaios com a banda baile, se deu por afinidade. “Temos influências musicais parecidas como Beto Gue-

O que está preparando para seu momento solo durante o Baile?

Como estou com trabalho novo (“Dois Tempos”), vou mostrar alguma coisa dele; mais isso se soma a clássicos da musica brasileira cabíveis na proposta da noite que é baile. Na passagem de som é que vamos decidir, a gente só se falou por telefone esses dias. Zeca me disse que os acertos de sua participação estão sendo feitos através da internet. Como é na prática que isso acontece?

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Gilliard cantor e compositor

“Esse Baile vai gerar uma parceria” Antes do convite, você conhecia o Zeca Baleiro?

Conhecia a obra dele, mas nunca tinha tido contato pessoal. Ele começou a cantar minhas músicas e fiquei muito feliz de ter o trabalho reconhecido. Estou lançando essa semana meu novo disco, “Um convite a minha voz” (independente), onde canto “Por que você não vem morar comigo”, uma composição do Chico César que estava comigo há um tempo. Se eu soubesse que iria participar desse show, teria aproveitado para incluir uma música do Zeca no repertório do disco. Mas acredito que esse baile vai gerar uma parceria; já intimei ele para participar da gravação do meu DVD. E como vai ser sua participação durante o Baile do Baleiro?

Ele vai cantar músicas minhas, como ele conhece muitas deixei para ele escolher. Cantamos juntos “Fracassos”, do Fagner, que gravei no início da carreira, e deixamos algumas coisas alinhavadas para ver como a coisa acontece no dia do show.

Muito de boa. Quem tem internet e telefone não sabe o que é distância. Há planos para você, Zeca e Gilliard se encontrarem no palco em algum momento do show?

Zeca Baleiro fez mistério, mas você, Khrystal e ele vão se encontrar no palco?

Talvez. Não sei dos planos de Zeca nesse sentido e nunca estive com o Gilliard. Mas se rolar, vai ser muito bom! Quando digo sim pra um trabalho,vou inteira e feliz da minha vida.

Ah, quanto a isso só vai saber quem estiver lá no Baile. Vamos deixar para o dia do show.

Momento crooner O Baile do Baleiro não está atrelado a nenhum projeto “oficial”, um CD ou um DVD, por isso o músico bate na tecla do “projeto amador, no melhor sentido da palavra”. “É uma coisa pontual, que venho promovendo aqui em São Paulo já há algum tempo sempre no final do ano. É o meu momento crooner, onde convido amigos para dividir o palco”. Zeca informou que continua circulando com o álbum “O disco do ano”, lançado em 2012 pela Som Livre. O Baile surgiu em 2004, com participação de Roger (Ultraje a Rigor) e Moraes Moreira, e a partir de 2007 come-

des, Belchior e Fagner. Conheço muito as músicas do Gilliard, já cantei em vários shows meus, e é importante aproveitar essa oportunidade para mostrar a um grande público o que é que os potiguares têm. Fico feliz em promover esse encontro de gerações”, acredita Baleiro, que não conhecia pessoalmente até o convite para o Baile - o autor do sucesso oitentista “Aquela Nuvem”. “Cantamos juntos uma música e depois deixo ele sozinho com minha banda para fazer mais duas ou três músicas”, adianta. Ainda não está previsto um encontro dos três artistas no palco ao mesmo tempo, “mas tudo pode acontecer”, diz um espirituoso Zeca com ar de mistério.

BATE-PAPO

MARCOS HERMES

BATE-PAPO

çou a circular pelo país. A festa já contou com presença de Chico César, Zé Geraldo, André Abujamra, Odair José, Max de Castro, Théo Werneck, Skowa, Kleiton & Kledir e Zélia Duncan. “As noites são sempre memoráveis”, valoriza. O artista pretende transformar o Baile futuramente em um programa de tv. Zeca Baleiro adiantou que as músicas são covers, “os arranjos originais estão todos lá, com um ou outro tempero a mais nas interpretações”. Além de sucessos próprios como “Babylon” e “Heavy Metal do Senhor”, Baleiro inclui músicas que marcaram época como

“Fogo e Paixão” (Wando), “Louras Geladas” (RPM), “Mesmo que Seja Eu” (Erasmo), “Mulher Brasileira” (Benito di Paula), “Fio Maravilha” (Jorge Ben Jor) e “Anunciação” (Alceu Valença). “Temos mais de 300 músicas no repertório, são quase três horas de show, e a intenção é fazer as pessoas se divertirem”. Serviço Baile do Baleiro, com Zeca Baleiro, Gilliard e Khrystal. Sábado (8), às 21h, no Teatro Riachuelo. Ingressos à venda na bilheteria do teatro por valores (inteiros) entre R$ 120 e R$ 160.

É uma coisa pontual, que venho promovendo em São Paulo já há algum tempo, sempre no final do ano. É o meu momento crooner, onde convido amigos para dividir o palco” ZECA BALEIRO cantor e compositor


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR LUIZA DANTAS/CZN

De primeira

Especiais

A escalação de uma novela é um período conturbado de acertos e erros. Inicialmente escalada para viver a doce Maria Clara em ‘’Pecado Mortal”, primeira trama de Carlos Lombardi na Record, Maytê Piragibe teve sua participação vetada pela emissora após decidirem descansar a imagem da atriz, que teria muito destaque como a romântica Azenate, de “José do Egito”. Mas, recentemente, os planos mudaram mais uma vez e Maytê volta ao folhetim com uma nova função: interpretar Donana, personagem de Jussara Freire na primeira fase. “Essa troca foi uma decisão da empresa que não cabe a mim. Mas estou muito feliz porque será minha primeira vilã”, explica. A atriz irá participar, inicialmente, dos 15 primeiros minutos do capítulo de estreia, que se passa na década de 1940. São nestas sequências que ocorrem fatos decisivos para o futuro da personagem. “São cenas relacionadas ao jogo do bicho e

Marcos Caruso e Bruno Mazzeo fazem uma participação especial no episódio da semana que vem de “A Grande Família”. Caruso interpreta Carvalho, o chefe viúvo de Lineu, papel de Marco Nanini, que vai fazer uma chantagem emocional para não perder o funcionário mais eficiente do escritório. Já Bruno será um diretor de tevê que estará na mira de Tuco, interpretado por Lucio Mauro Filho.

Tudo normal

o caráter dela. É um papel com muitos mistérios”, adianta ela, que não descarta a possibilidade de voltar ao folhetim em “flashback” no futuro. Maytê participou de palestras e ‘’workshops’’ sobre a temática da época em que se passa a história de Lombardi. Além disso, a atriz pegou

referências da época em que viveu a guerrilheira Eleni em “Cidadão Brasileiro”, também da Record. “Tivemos estudos sobre a introdução do jogo do bicho. Vivo em uma pesquisa constante, mas é mais fácil do que reproduzir o Egito antigo”, compara, em tom de brincadeira.

Mesmo com o clima de tensão após as diversas demissões que ocorreram essa semana no Recnov, complexo de estúdios da Record, a emissora pretende dar início, na semana que vem, às gravações de “Pecado Mortal”. As primeiras sequências feitas serão sobre o prólogo do capítulo de estreia, que se passará em 1941. Maytê Piragibe e Marcela Barrozo serão as primeiras a gravarem. O primeiro

« NOVELAS »

Ester descobre o segredo do pai Samuel e resolve ajudar a desmascarar Dionisio

Em Amor à Vida, Glauce suspeita de que Paulinha possa ser a filha de Paloma

MALHAÇÃO GLOBO, 17H30 Ju ameaça deixar de ser amiga de Lia, que conversa com Olavo sobre a saúde de Ju. O pai de Ju fica perplexo. Bruno afirma a Fatinha que eles se casarão no fim de semana. Ju e Lia se reconciliam. O sacerdote faz pedidos incomuns a Bruno e Fatinha para realizar a cerimônia.

CARROSSEL SBT 20:30 Ao lado dos amigos, Cirilo vai à rua testar o carro. Paulo conta a Mário e Jaime que está com a cópia das chaves da sala de Olívia. Renê deixa o computador logado com sua senha e Suzana descobre, ao ver os e-mails dele, que o professor e Helena estão planejando uma viagem.

FLOR DO CARIBE GLOBO, 18H Quirino diz a Samuel que Lindaura pediu para ele não ajudar o marido na investigação contra Dionísio. Ester diz a Samuel que tentará encontrar as joias que Dionísio roubou. Ester promete a Cassiano que vai descobrir onde Alberto escondeu as caixas e o que há nelas.

AMOR À VIDA GLOBO 21:00 Paloma discute com Ninho. Glauce suspeita de que Paulinha possa ser a filha de Paloma, mas Bruno não acredita. Patrícia aceita assumir o namoro com Michel. César entrega a Pilar a joia que comprou com Aline. Niko diz a Eron que quer ter um filho.

SANGUE BOM GLOBO 19H Tito se vangloria do que fez com Renata para Mel. Amora se reconcilia com Maurício. Artur pede para Bento e Malu fazerem uma campanha para a sua ONG. Bárbara chama Tina para trabalhar para ela. Pedrinho foge do hospital. Maurício manda Amora decidir entre ele e Bárbara.

DONA XEPA RECORD, 22H10 Rosália se desvencilha de François ao ver Vitor Hugo e se faz de ofendida na frente do empresário. Júlio César se afasta de Pérola, que tenta se desculpar com ele. Vitor Hugo fica incomodado ao ver Rosália sendo assediada e a defende com a ajuda de François.

Ralação O público começa a se despedir da primeira temporada de “Pé na Cova”. A última gravação do seriado ocorreu até 3 h. O humorístico já tem a próxima temporada garantida para a grade do segundo semestre. Atualmente, Miguel Falabella se dedica à gravação dos episódios especiais de “Sai de Baixo”, que vão ao ar pelo canal Viva.

Presença internacional Ivete Sangalo fará uma participação na final do “Ídolos Kids”, da Record. A cantora irá se apresentar no início e no final do evento, que será gravado diretamente dos Estados Unidos. As gravações serão feitas no mesmo palco do “American Idol” e devem ocorrer no dia 12 deste mês

ILZE SCAMPARINI ENTREVISTA DAN BROWN HOJE GLOBO NEWS, 21H30 O ‘Globo News Literatura’ exibe entrevista com o bestseller Dan Brown, autor dos fenômenos de venda “O Código da Vinci” e “Anjos e Demônios”. No papo, conduzido por Ilze Scamparini, o escritor fala sobre sua nova obra “Inferno”, que mistura mistério, ciência, religião e arte. A correspondente mostra ainda ao telespectador os encantos de Florença, cidade de Robert Langdon, o personagem principal das tramas de Dan. No Brasil, Edney Silvestre entrevista Fernanda Abreu, uma das tradutoras da obra de Brown .

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Áries 21/03 a 20/04 Mente ágil, um tanto nervosa, tendência a se distrair com mil assuntos diferentes. Procure neutralizar com controle mental e confira contas e documentos. Cuidado nas ruas. Pense dez vezes antes de atacar um colega. Dúvidas sobre caminhos a seguir. Dia difícil.

Touro 21/04 a 20/05 Seguindo a tendência astral, pode ser bom tomar uma decisão financeira diferente. O único cuidado: ser criativo, optar por caminhos ousados. Mercúrio e Plutão pedem leveza nas conversas. Seja mais distanciado, objetivo, e não provoque com ciúmes o seu amor.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Contato entre Lua e Marte em seu signo somam suscetibilidade a reatividade. Melhor ficar um pouco afastado de situações delicadas, negociações difíceis, para se preservar. Aja a seu próprio favor, cuidando mais de seu bem-estar, saúde e apresentação pessoal.

Câncer 21/06 a 21/07 Leve em conta certos medos ou impressões, cismas e palpites. Seu instinto de preservação está forte e você não deve se meter mesmo com gente desconhecida, nem andar de bobeira por aí. Escute seu coração também num assunto afetivo. Certas perguntas servem apenas para intimidar.

Foi mal Para os anúncios relâmpagos da Jequiti no meio das programações do SBT. A atitude é uma falta de respeito com o telespectador, que é surpreendido por flash de propaganda de perfume durante as produções. ★★★

O ‘’Estúdio MTV” apresenta o show de Baby do Brasil neste sábado ★★★

Neste sábado, a Band transmite a final feminina de Roland Garros, ao vivo, direto de Paris

Uma visita ao universo de Saramandaia Estreia no próximo dia 24, a nova versão da novela ‘Saramandaia’ — um dos textos mais emblemáticos da obra de Dias Gomes. O autor Ricardo Linhares, a diretora de núcleo e geral Denise Saraceni e o diretor-geral Fabrício Mamberti apresentaram a imprensa, terçafeira passada, a fictícia Bole-Bole, cidade onde se passa a trama. “É um lugar onde tudo pode acontecer e que me permite os maiores absurdos. Estou muito feliz em retomar o gênero de realismo fantástico com esse projeto”, comentou Ricardo. “SAramandaia” será exibida no horário das 23h. No ambiente mágico em que se passa “Saramandaia”, circularão personagens inusitados, como Cazuza (Marcos Palmeira), que coloca o coração pela boca quando fica nervoso, e Marcina (Chandelly Braz), que arde de desejo pelo namorado. Através da comédia, a novela abordará a resistência ao novo e a dificuldade que as pessoas têm em aceitar aquilo que é diferente. Em Bole-Bole, a população está dividida entre os intolerantes e os que encaram com naturalidade pessoas que fogem dos padrões. “Vamos falar da ditatura da intolerância, da falta de liberdade em ser quem somos realmente. Mas tudo de uma forma muito leve. A novela é permeada pela diversão. É a primeira comédia das onze, para rirmos juntos mesmo”, conta o autor. Antes da apresentação do clipe da novela, Ricardo também explicou que alguns personagens são novos e foram criados por ele para interagir com os remanescentes da versão de 1976. Vitória Vilar é um deles.

ALEX CARVALHO

Interpretada pela atriz Lilia Cabral, a empresária é apaixonada por Zico Rosado, papel de José Mayer, e literalmente se derrete por ele desde adolescente. Os dois formam o grande par romântico da trama e a 2ª geração de amores proibidos entre as famílias rivais Vilar e Rosado, que disputam, há séculos, o poder na região. “Esta é outra novidade desta versão. A briga entre as famílias acabará conduzindo toda a história e apimentando ainda mais o esperado plesbicito que decidirá o nome da cidade.

Essa rivalidade também separou Tibério Vilar e Candinha Rosado lá atrás”, comenta Ricardo referindo-se ao papel de Tarcísio Meira e à personagem inédita de Fernanda Montenegro. “Ela é uma graça, um misto muito criativo entre comédia e drama. Sofre de amor pelo namorado da adolescência, mas também interage com galinhas imaginárias. Ela enxota as bichinhas, coitadas. O Ricardinho foi muito feliz ao criála”, diverte-se Fernanda. Ao seu lado, estava Tarcísio Meira, que reiterou as palavras da atriz. “Realmente, estamos todos muito felizes com a obra. Comecei a gravar essa semana e estou encantado”, comento o ator. VERA HOLTZ É DONA REDONDA Quando tudo treme e sai do lugar, os moradores de Bole-Bole já sabem: Dona Redonda vem aí! As pesadas passadas da distinta Evangelina (Vera Holtz) não deixam pedra sobre pedra e abalam as estruturas da cidade. Corre à boca pequena, que seu voluptuoso corpo pesa mais de 250 quilos. Mas ela não liga. Ao contrário, acredita que está em ótima forma e cheia de saúde. Come com muito gosto o que vê pela frente, sem fazer desfeita. E adora quando o apaixonado Encolheu (Matheus Nachtergaele) elogia suas volumosas curvas. O marido inveja e admira seu infindável apetite. Ele, coitado, sofre do estômago e não tem a mesma disposição para comer que a esposa. Chefe de gabinete da prefeitura, Encolheu é praticamente o consultor meteorológico de Bole-Bole: prevê o tempo de acordo com a dor que sente nos ossos de sua costela. Não erra nunca...

« DESTAQUES DE HOJE »

FESTIVAL MAZZAROPI EXIBE “BETÃO RONCA FERRO” TV BRASIL/TVU, 22H30 Mesmo depois da fama, Mazzaropi nunca deixou de frequentar os picadeiros ao redor do Brasil. E no filme “Betão Ronca Ferro”, estreia do Festival Mazzaropi, o comediante presta uma justa homenagem aos artistas mambembes e a sua origem no circo. A direção é de Geraldo Afonso Miranda, com Mazzaropi, Dilma Lóes, Roberto Pirillo. Ele é empregado de um circo pobre que passa a ter o ofício ameaçado depois que sua filha se casa e deixa o mundo dos espetáculos.

Foi bem Para Bia Montez, a Maltida de “Dona Xepa”. A atriz faz uma boa dupla com Ângela Leal, a protagonista-título da novela. As duas são responsáveis pelas melhores sequências do folhetim adaptado por Gustavo Reiz.

« VEM AÍ »

RAFAEL DIAS

MIGUEL JUNIOR

trabalho de Carlos Lombardi na Record tem previsão de estreia para o segundo semestre deste ano.

DIVERSO TRAÇA PERFIL DE WOODY ALLEN TV BRASIL, 17H30 O universo de criação do diretor nova-iorquino Woody Allen é o tema do programa . Conhecido por filmes que condensam comédia e as questões existenciais mais trágicas, o cineasta, roteirista e ator é apresentado tanto por meio de seus cacoetes mais evidentes quanto pela parte da filmografia menos conhecida. Dono de uma obra que beira os 50 longa-metragens, Allen tem suas estratégias e críticas reveladas por estudiosos do cinema, além de uma psicanalista.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

UM RETRATO DE PORTINARI CANAL ARTE 1, 19H O canal Arte 1 exibe o documentário realizado em 2012 pela diretora Sonia Garcia, o filme “Portinari do Brasil” reconta fatos decisivos na vida do pintor Cândido Portinari como o primeiro curso de pintura, o primeiro quadro, “Retrato do Compositor”, em que pintou o maestro Carlos Gomes para homenagear seu pai, a viagem para o Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Belas Artes, a viagem para a Europa, a união com Maria, o nascimento do único filho João Candido.

SPEED RACER NA TELA DE SUCESSOS SBT, 22H45 Trata-se da versão em live-action para a série animada homônima criada por Tatsuo Yoshid nos anos 60 e que foi sucesso na tv brasileira nos anos 70. A direção de Andy Wachowski. Com Emile Hirsch, Christina Ricci, Matthew Fox. Desde criança Speed Racer tinha fixação por carros e pistas. Isso o atrapalhava na escola, já que ele só conseguia falar, pensar e prestar atenção nas coisas relacionadas ao automobilismo.

Marte quadratura Netuno: fofocas e boatos se disseminam, deixando mercados nervosos

Leão 22/07 a 22/08 Configuração astral confusa envolve amigos, associações e entidades com recursos e financiamentos. É bom deslindar os nós e verificar tudo com calma antes de se envolver numa aventura duvidosa. Certos prestígios não servem para nada. Você tem o direito de escolher. Exerça-o.

Virgem 23/08 a 22/09 Seu regente Mercúrio completa hoje aspecto tenso com Plutão em Capricórnio. O que configura um dia de embates e discussões, queda de braço com sócio, pressão de cônjuge. A pior política será se defender, ficar amuado, se esconder. Encare os desafios com galhardia.

Libra 23/09 a 22/10 Tem um assunto familiar complicando sua agenda de trabalho, justamente neste momento em que você tem de dar tudo de si lá. Não passe recibo de provocações, finja que não é com você. Termine tarefas conforme der, adie, negocie prazos. Notícias sobre viagens.

Escorpião 23/10 21/11 Cenário astral complicado do ponto de vista emocional para você; dúvidas, questionamentos, informações desencontradas. E hoje quanto mais perguntar, mais dificuldades vai encontrar. Contraponha pensamentos obsessivos ou negativos com outros, de confiança e fé.

Sagitário 22/11 a 21/12 Caminhos abetos para um negócio com cliente, que é difícil, disperso e pode esquecer detalhes. Tenha tudo anotado para evitar contratempos. Não conte com um subalterno, e se for ao médico cheque exames. Nada de contratar empregados hoje. Saúde delicada.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Este Plutão em seu signo anda fazendo estragos. Você afunda em temores e dúvidas? Geralmente, isso é consigo mesmo. Hoje, os outros se ressentirão dessa atitude negativa, compulsiva. É medo, talvez você precise apelar mais para exercícios físicos e ar puro.

Aquário 21/01 a 19/02 Lua e Marte juntinhos em Gêmeos: o sinal verde para um dia de brilho intelectual completo! Você sai vitorioso, se destacando do comum. Pode representar uma posição importante, ganhando a confiança de um superior. No amor, cenário positivo, energético.

Peixes 20/02 a 20/03 Um momento de decisões que terão impacto em seu futuro. Para tomálas, você tem só que confiar no seu radar interno, que anda bem mais poderoso do que o comum. Há uma divergência com um grupo que está se delineando forte no horizonte. Você segue só, mas fiel ao que crê.


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

viver

3

BOB FLASH

Casamento coletivo Dentro do projeto Justiça e Cidadania, a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Mossoró realiza a primeira etapa do casamento coletivo 2013, hoje, reunindo cerca de 120 casais de Mossoró e região em cerimônia na Praça Cícero Dias, a partir das 17h. A Imagem Formaturas e Eventos é a empresa responsável pela produção e cerimonial da ação.

Pra muito lá de dez O colunista Jota Oliveira. Vem aí com mais uma edição do Arraiá “Pra lá de Dez”, hoje, no Boulevard Recepções. A animação fica garantida com shows de Jorge de Altinho e Deixe de Brincadeira. Como sempre toda ambientação da festa levará a assinatura de Clodualdo Bahia e sua Designer Brasil, aliada à iluminação de Castelo Casado. Os passaportes estão à venda na loja Donna Donna e na Banca Cidade do Sol em Petrópolis.

Spazio Os diretores da Construtora Massai, Guy Porto, José Herbert e Allison Dennis, realizam solenidade de entrega das chaves do Spazio Di Mônaco Residencial, no Nova Betânia, logo mais às 19h30m, no próprio empreendimento com a presença dos proprietários dos apartamentos, seus familiares e imprensa. A Master Produções assina o evento que vai contar com animação de Renata Falcão e André Luvi.

A top Thays Viana recheando a coleção outono-inverno 2013 Wagner Kallieno. Sucesso na Maison Tráfego, em Mossoró!!!

Pingo da Meia Noite Em época de Mossoró Cidade Junina, a Tenda Music Club entra em recesso e promete retornar no mês de julho com muitas novidades. Enquanto isso, vai rolar um grande agito, hoje, com o “Pingo da Meia Noite” ao som de André Luvi, Forró dos e DJ Balinha, a partir das 23h.

TEREZINHA BELOTE CHAMAN

B

om dia... Pense sobre o seguinte: quando solicitado(a) a fazer um determinado serviço ou até um favor, como se porta? Faz com dedicação? O melhor possível? Com amor e carinho? Ou você faz do jeito que der? Às vezes, o que você faz... ou não faz pode lhe trazer surpresas agradáveis ou desagradáveis. Leia com atenção. Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Ele informou ao chefe seu desejo. Disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar. O chefe pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor. O carpinteiro concordou e prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados. Foi uma maneira negativa de terminar sua carreira. Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio, deu a chave da casa para o carpinteiro e disse: _ Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você. O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito tudo diferente. O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível. Depois, com surpresa, nós descobrimos que precisamos viver na casa que nós construímos. Se pudéssemos fazer tudo

de novo, faríamos tudo diferente. Mas não podemos voltar atrás. “A vida é um projeto que você mesmo constrói.” Construa com sabedoria!

b ( ) zouada – zounzo; c ( ) zoada – zonzo. 06 - Suas roupas mais pareciam trapos ou ____________.

Teste o seu Português 01 – “Você não deve ________ no prato em que comeu”. a( b( c( d(

) gospir; ) cuspir; ) cospir; ) guspir.

02 – Todos os dias, _____________ da cruz, faço minhas orações. a ( ) ao pé; b ( ) aos pés. 03 – Todas as vezes que o cozinheiro _________ temperos diferentes, em suas receitas, elas __________ um perfume __________. a ( ) utilisa – ezalam – irrezistível; b ( ) utiliza – exalam – irresistível.

a ( ) molambos; b ( ) mulambos; c ( ) moulambos. 07 – Dorso quer dizer: a ( ) costas; b ( ) parte convexa de um livro; c ( ) parte posterior, reverso. 08 – As senhoras da cidade, acham que você é muito ___________ e ____________. a ( ) traveço – boliçozo; b ( ) traveso – bulissozo; c ( ) travesso – buliçoso. 09 – Todo homem que possui __________ jamais fará uso de __________.

04 – O _________ pode ser considerado um trabalhador ________?

a ( ) argússia – rudesa; b ( ) argúcia – rudeza; c ( ) argúsia – rudeça.

a ( ) boxiador - brassal; b ( ) boxeador - braçal.

10 – Atualmente, fumante ___________ é o que mais existe.

05 – Aquele pessoal, de tanto fazer _________, ficou _______.

a( b( c( d(

a ( ) zuada – zonzu;

Com o Mossoró Cidade Junina se aproximando, o Sélect Nouveau se prepara para dar um tempo na programação semanal em sua sede para se instalar na Cidadela, durante todo mês de junho. E claro que preparou um grande auê de despedida, hoje, com “Noite da Tequila” ao som das bandas Sertanejo Mix e Salsalada, a partir das 22h. Universitário que chegarem até as 23h terão entrada gratuita, enquanto as mulheres poderão usufruir de tequila grátis até este mesmo horário.

Quebradeira

Teste seu português “As pessoas são sempre boas companhias quando estão fazendo aquilo de que realmente gostam”.

Sélect Junino

A população mossoroense vibra com a da “proibição de paredões de som” no Pingo da Mei Dia, evento que abre oficialmente o Mossoró Cidade Junina, amanhã, 08 de junho. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Cultura que junto com a Polícia Ambiental, decidiu regularizar a participação desses paredões na festa. Mas não quer dizer que eles vão ficar extintos!!! Os proprietários dos seus sons potentes serão encaminhados a uma área específica da festa, dando um toque especial aos festejos, sem interferir no andamento normal dos trios elétricos com as atrações principais. Já estava mais do que na hora!!!

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

Sob o comando de Crisany Kelly acontece logo mais às 19h30, no Garbos Recepções e Eventos um showroom com degustação de doces e sobremesas assinada pela brigaderia Chocochic. Na oportunidade acontecerá um desfile das lojas VHall, Prisma, Colcci e SDesign com participação do cast Tráfego Models.

George Azevedo

Doce, doce

) pasivo; ) pacivo; ) pascivo; ) passivo.

Respostas do Teste o seu Português nº. 289 Resp 4.: b - O boxeador pode ser consiResp 3.: b - Todas as vezes que o cozinheiro utiliza temperos diferentes, em suas receitas, elas exalam um perfume irresistível. Utilizar (= usar, fazer uso) Exalam (= emitir ou soltar, cheiro ou vapor). Irresistível (= que não se pode resistir, que seduz). Resp 2.: a - Todos os dias, ao pé da cruz, faço minhas orações. Ao pé = perto, junto. Outros exemplos: ao pé da estufa, ao pé do morro, ao pé do ouvido. Resp 1.: b - “Você não deve cuspir no prato em que comeu”.

Resp 7.: a / b / c – as três alternativas estão corretas. Dorso quer dizer: costas, parte convexa Resp 6.: a - Suas roupas mais pareciam trapos ou molambos. Molambos (= farrapos, trapos, roupas velhas). Diz-se molambento = esfarrapado. Resp 5.: c - Aquele pessoal, de tanto fazer zoada, ficou zonzo. Zoada (= bagunça, confusão, som contínuo, barulho). Zonzo (= estonteado, tonto). derado um trabalhador braçal? Boxeador / boxador / pugilista (= lutador de boxe). Braçal (= que trabalha com os braços).

Resp 10.: d - Atualmente, fumante passivo é o que mais existe. Passivo (= que sofre uma ação, que não age e nem reage). Argúcia (= finura de observação, sutileza, esperteza). Rudeza (= descortesia, grosseria, rispidez, aspereza). Resp 9.: b - Todo homem que possui argúcia jamais fará uso de rudeza. Resp 8.: c - As senhoras da cidade, acham que você é muito travesso e buliçoso. Travesso e buliçoso significam: engraçado, vivo, malicioso, traquinas, inquieto. de um livro, parte posterior, reverso.

Professora de Língua Portuguesa,com especialização em Lingüística de Texto.Mestre em Comunicação pela Unesp de Bauru e doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, jornalista e produtora do quadro "Teste o seu Português",Programa Mestre-Cuca - da CNT.Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP).

O colunista Jota Oliveira comanda o seu tradicional Arraiá Pra Lá de Dez, hoje, no Boulevard Recepções, em Natal

{

As Mona Lisas Zé Maria Dantas é só dedicação ao espetáculo “As Mona Lisas”, que vem aí com o espetáculo “Se Corre o bicho pega, se ficar a bicha come”. Dia 16 de junho no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Uma graça!!!

}

Quadrilha O Grupo TCM reuniu os funcionários do Canal 10, Rádio 95FM e demais setores para gravar o VT Especial do Mossoró Cidade Junina. O resultado já pode ser visto nas telinhas da TV Cabo Mossoró, por sinal, super bacana, com a

Estação das Artes de cenário envolvendo mais de 30 pessoas entre equipe técnica e brincantes. A produção foi da assistente de marketing Synara Gurgel com direção do diretor de Marketing da TCM, Ailton Silveira.

» RAIO X » eee O médico hematologista, Dr. Enildo Alves vai ministrar palestra, hoje, sobre “Revisão em Hematologia”, às 19h no Hotel Villa Oeste. O evento é uma promoção do Conselho Federal de Farmácia. eee No Tenda Happy Hour vai rolar a boa música do cantor Ivan Júnior, hoje, a partir das 21h. eee Hoje é dia de enviar os parabéns para o vereador Jório Nogueira, a jornalista Kaliane Pereira e o radialista Railson Carlos. Tudo de bom!!!


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013 BOBFLASH

Apagando velinhas com os vivas da coluna, Maria Auxiliadora Caldas Rodrigues, Ysnara Almeida Pinto, o afilhado Matheus Nesi Queiroz, brindando a data com os mais chegados, Gilka Dantas, Gerana Alcides Araújo e Ricardo Dantas de Araújo.

Arraiá Prá Lá de Dez! Logo mais, a partir das 23h, o Boulevard Recepções será palco da 12ª Edição do nosso Arraiá “Pra Lá de Dez!”. Todo ambientado na linha matutos estilizados, com assinatura da Designer Brasil, grupos de casados e solteiros vão requebrar ao som do forró da banda local Deixe de Brincadeira e Jorge de Altinho, que prometem levantar poeira no salão. Os festeiros vão molhar as gargantas com open bar de caipis com serviço do Cervantes e degustar delícias típicas do Restaurante Talher, da Nick Buffet e Renata Motta. Quer mais?! Espetinhos da Sal & Brasa, jogos e brincadeiras. Lembrando aos que desejarem levar o seu uísque, lá terá gelo Ster Bom e demais bebidas serão comercializadas pelo bar do Cervantes. As senhas ainda podem ser adquiridas na Donna Donna e na banca Cidade do Sol.

Nos agitos da cidade, Felipe Barreto, Lula Barreto, Clóvis Filho, Renato Segundo e Renato Nelson

Desempenho

Dentro de você há duas teclas importantes: delete e arquive. USE COM SABEDORIA!!!” jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Parabéns!

Jota Oliveira

Em noite de corta fitas, Paulo Oliveira e Parmenas Augusto

ARQUIVO PESSOAL

BRUNO PORPINO

MOVIMENTO Posse dos novos imortais da ALEJURN, às 19h30, na sede da Academia.> Apresentação da peça argentina “Resgate Emotivo”, às 20h, no Espaço Gira Dança

(DESCONHECIDO)

Agradecendo Aos parceiros cativos das nossas promoções: Arituba, Grupo Santana, Donna Donna, Midway Mall, PG Prime, Toli, Ecológica, Caio Fernandes e BSPAR.

Lembrando Também dos nossos apoiadores na noitada “Pra Lá de Dez!”, o Boulevard Recepções, Banca Cidade do Sol, Sal & Brasa, Natal Pneus, Art&C, Gráfica RN Econômico, Dom Cervantes, Pratika Locações, Restaurante Talher, Ar Geradores, Castelo Casado Iluminações, Hotel Arituba, Renata Motta Gastronomia, SterBom, 89 FM, Designer Brasil, Nick Buffet, Viveiros Marina e Hellisom.

Para turbinar ainda mais o treino dos sarados, chegando a Ápice Academia 15 novas máquinas de musculação das marcas italianas Life Fitness e Tecnogym, equipamentos de ponta considerados os melhores do mundo. Ai que tudo! Mais duas Summit da Life Fitness para treino muscular. Este colunista, frequentador feliz daquele pedaço, noticia com prazer.

Letras O jornalista Flávio Resende lança, hoje, às 19h, o livro “Letras & Imagens do Bem”, na Livraria Saraiva do shopping Midway Mall. Toda a renda será revertida em prol da Casa do Bem.

Mais queridos: Érika e Fred Queiroz com as crias Matheus, em idade nova, e Gabi CANINDÉ SOARES

O Ministério da Educação aprovou projeto que prevê financiamentos a universidades brasileiras que queiram ajudar a melhorar o ensino superior na África. Serão enviados professores e pesquisadores para as instituições. - Antes de olhar para fora, o governo deveria se preocupar com a qualidade do ensino no Brasil que vai de mal a pior. Vivas para Auxiliadora Caldas Rodrigues trocando de idade hoje JOÃO NETO

Engodo Paris Jackson, filha de Michael Jackson, tentou “suicídio” quarta-feira. Contudo, policiais afirmaram que a garota ligou para emergência pedindo socorro. Para eles, tudo foi uma forma de chamar atenção.

Ensino

Se Ligue! Em nosso blog, na seção GFK: Facebook lança app para transferência de arquivos.> Pequim pede que mulheres evitem minissaias.> Mulher de Tim Burton vai interpretar Liz Taylor.> Hebe ganhará exposição e livro.> Brasil cai para 22º no ranking da Fifa.> Na seção Fashion: Teaser a coleção de Alber Elbaz para Lancôme.>

Prevenção

A aniversariante Ysnara Almeida recebe vivas do muso Hugo Pinto

Neste sábado, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 12 milhões de crianças até o dia 21.

Entre as artes visuais e a literatura « EXPOSIÇÃO » Obras da artista gaúcha Nara Amelia apresentam um universo lúdico e híbrido. A mostra

“O melhor dos mundos possíveis!” permanece aberta a visitação até o próximo dia 5 de julho na Funcarte REPRODUÇÃO/AMELIA

Criações a partir de técnicas como água-forte e gravura em metal

ì QUEM A artista Nara Amelia é doutoranda em Poéticas Visuais pela UFRGS. Ela foi selecionada em 2012 pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea

EXPOSIÇÃO “O melhor dos mundos possíveis!” promove reflexão crítica sobre a cultura e o homem

O

trabalho delicado e feminino da gaúcha Nara Amelia, que apresenta um universo lúdico, cujas figuras híbridas põem a natureza como um meio propício para a reflexão crítica sobre a cultura e o homem, a partir de sua semelhança com os animais, que por sua vez, alegorizam os comportamentos e valores sociais. As obras da exposição “O melhor dos mundos possíveis!” ocupa a galeria Newton Navarro da Fundação Capitania das Artes até o próximo dia 5 de julho. As obras de Nara, doutoranda em Poéticas Visuais pela UFRGS, também criam um elo sutil entre a literatura e as artes visuais. A artista cria suas imagens a partir de técnicas distintas como água-forte e ponta-seca, gravura em metal e desenhos,

Nara utiliza como suporte para suas obras páginas envelhecidas

Imagens põem a natureza como um meio propício para reflexão

tendo como suporte páginas de livros envelhecidos. Premiada no edital Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012, ela expôs em fevereiro deste ano na sala Nordeste, sede regional do Ministério da Cultura no Recife, e foi lá que sua vinda para Natal foi articulada pelo artista plástico Flávio Freitas, diretor do Departamento de Artes Integradas da Funcarte. “Fui na abertura da exposição, e lá surgiu a oportunidade de trazer parte do acervo”. Freitas ressalta que a curadoria da Funarte é reconhecida pelo profissionalismo “e viabilizar a vinda de uma galera desse nível, neste momento de transição aqui na Capitania, é uma das minhas missões. Essa exposição é extremamente importante para a arte contemporânea do Brasil”, afirmou o artista-gestor.

grandece”. Nara, de acordo com texto de apresentação de sua exposição, apóia sua pesquisa artística no arquétipo da memória universal, utilizada para transmitir conhecimentos e valores através das histórias. “O meu trabalho dialoga com formas e estéticas que reúnem desde as mais antigas representações de animais, como alegorizações de concepções espirituais ou morais, passando pelos tradicionais bestiários, cuja caracterização propõe valores morais para o homem, conforme vemos nas fábulas protagonizadas por estas criaturas, que carregam consigo narrativas com finalidades moralizantes”, afirmou a artista, que buscou referências em nomes como Gustave Doré, Kafka, Júlio Cortazar, Gabriel Garcia Márquez e João Guimarães

Meu trabalho dialoga com formas e estéticas, e alegoriza concepções morais ou espirituais” NARA AMELIA Artista Visual

Conexão literária Flávio explicou que as obras de Nara Amelia são “tecnicamente muito elaboradas e estão conectadas com a literatura mundial. Ela tem uma pesquisa que traz um conteúdo literário para o trabalho de forma sutil, e quanto mais vista mas o sentido da obra de arte en-

Rosa, entre outros. A gaúcha esteve presente na abertura da exposição ontem, e Flávio adiantou que a meta é “manter essa ligação com a Sala Nordeste para trazer outras mostras para cá, e em condições mais favoráveis para promovermos atividades mais alongadas capazes de envolver troca de experiências”. O diretor do Departamento de Artes Integradas lembra que “O melhor dos mundos possíveis!” chegou a Natal após passagem por Recife e João Pessoa. Serviço Exposição “O Melhor dos Mundos Possíveis!”, de Nara Amelia. Aberta a visitação até dia 5 de julho, de segunda a sexta-feira (das 8h às 17h), na galeria Newton Navarro da Fundação Cultural Capitania das Artes.


+

Um bate-papo com Rafael Cortez e o roteiro do Circuito Ribeira

Padaria virtual e botequim de sabores portugueses

« PÁGINAS 8 E 9 »

« PÁGINA 3 E 5 »

EDUARDO BARBOSA

FIM DE SEMANA É UM SUPLEMENTO DA TRIBUNA DO NORTE. NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE.

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 07 de junho de 2013

MAIS ESPAÇO PRO FOLE Forró acústico e de raiz ganha espaço nos primeiros festejos e shows juninos da Grande Natal, como o Catita no Rojão, que estreia hoje, na Ribeira. Confira outros roteiros. págs. 6 e 7


2

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

MEU PROGRAMA LEGAL

Editora: Cinthia Lopes Repórter: Eliade Pimentel End: Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira. Fone: 4006-6113/6128. E-mail: cadernoviver@tribunadonorte.com.br

Gastronomia como razão de viver Até nas horas de lazer, o chef de Currais Novos prefere fazer compras em Natal para seu restaurante Quintal da Villa

CEDIDA

R

eservado? Nem um pouco, principalmente depois de ser alvo de reportagens em diversos veículos de comunicação, incluindo a rede Globo, que o entrevistou para o programa Fantástico, no programa exibido dia 1º de junho. O chef de cozinha Walter Dantas, 27 anos, natural de Currais Novos, revelou-se ao Brasil devido ao seu talento e empreendedorismo, evidenciado no programa Despertar (Sebrae-RN). Misturando a culinária regional, cujo aprendizado começou na cozinha da mãe, com toques contemporâneos coletados nos diversos cursos realizados ao longo da carreira, ele reuniu uma grande bagagem que o possibilitou imprimir um estilo bem pessoal ao seu próprio restaurante. Talento, empreendedorismo e muito bom gosto são suas principais marcas. No seu “quintal”, vários famosos, como Henry Castelli, Grazi Massafera, e a conterrânea da região do Seridó, Titina Medeiros, entre outros, já pro-

ì QUEM Walter Dantas chef e empreendedor

varam e aprovaram seu tempero. Casado há três anos com Cláudia, ele nos revela que também é bom de garfo e adora sair para comer. Na companhia da mulher, sempre. “Em meus poucos momentos de folga, costumo conhecer restaurantes que ainda não conheço, pois acho que sempre aprendemos muito simplesmente comendo. Também viajo muito a congressos de gastronomia, como o ‘Nordeste Culinária’ (o último foi em Maceió), onde tenho a oportunidade de aprender e passear também. Normalmente, às segundas, eu deveria também estar de folga, mas sacrifico esse dia para as compras semanais (em Natal) e finalizo o dia com um bom restaurante, seguido da última sessão do cinema, com minha esposa. De vez em quando, fazemos pequenos passeios pela região,

a fim de aproveitarmos o que temos de bom por aqui mesmo. Recomendo muito pra quem tem uma vida turbulenta como a minha e precisa de momentos relax a pousada Chalés Dos Cajueiros, na cidade de Lagoa Nova, ou a Colina dos Flamboyants, em Cerro Corá, também na serra de Sant’Ana, o roteiro ‘Seridó Frio’. Para mim, o Seridó tem muitas riquezas! Esses dois locais têm clima frio ou no mínimo ameno (a segunda opção gosto mais), uma receptividade imensa que é bem típico da nossa região, enfim, gosto do Seridó. Pena não termos muitos outros restaurantes bons pra completar... Em Natal, adoro o japonês Lotus e Manari Restaurante. Também aprecio bastante o Abade, lugares onde podemos saborear meus pratos preferidos, que são suhis, peixes e uma boa carne de sol na brasa. Embora eu sempre assista a novidades no cinema, os meus filmes favoritos são O Conde de Monte Cristo, O Tempero da Vida e Ratatouille. Alterno essas programações de lazer com uma boa leitura. Gosto muito de ler biografias de pessoas de sucesso. A de Steve Jobs é um bom exemplo”.

Este é um serviço gratuito, oferecido aos leitores da TRIBUNA DO NORTE com objetivo de orientá-los na hora de escolher sua opção de lazer, roteiro gastronômico ou programa cultural de fim de semana. As informações de serviço contidas no caderno foram fornecidas por donos de bares, produtores, donos de restaurantes e casas noturnas. É importante checar antecipadamente, pois não nos responsabilizamos pelas mudanças de horários e preços.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

3

PADARIA

Pães portugueses direto da matriz

Quitutes da Panidor, de Portugal, já podem ser degustados por aqui via padaria virtual Sabores Portugueses, de Joel Marques e o filho André. A receita é simples: as massas vêm congeladas e são assadas aqui FOTOS: EMANUEL AMARAL

P

astel de nata cremoso, com massa folhada ao ponto (nem seca, nem gordurosa em excesso). Folhado de maçã irresistível, com recheio macio e suculento. Pudins de leite e de laranja, bolo de arroz... Hum, deliciosos doces portugueses, com certeza. Quando o assunto é relativo a Portugal, fazer trocadilhos com a canção eternizada pela cantora Amália Rodrigues (Uma casa portuguesa) é tão fácil quanto ter à mesa o verdadeiro sabor d’além mar. Com as facilidades digitais, a distância entre os dois países–irmãos está cada vez mais imperceptível. Por meio de uma simples ligação local, os natalenses podem provar (e comprovar) a singularidade dos Sabores Portugueses, uma padaria virtual familiar criada pelo panificador Joel Marques e seu filho André, após perceberem a inviabilidade técnica de produzir pães com receitas portuguesas sem a matéria-prima apropriada. A solução foi apostar em produtos importados, feitos na fábrica Panidor, que exporta pães e doces ultracongelados para toda a Europa e alguns países da América do Sul. A vitrine da padaria é a internet, que hoje em dia está acessível até mesmo pelo celular. O cliente acessa o site saboresportugueses.com, visualiza os produtos e depois faz o pedido pelo telefone. Em pouco tempo (cer-

o pastel de nata versão 60g.

duzido em Portugal e o pão nosso de cada dia, vendido aos quilos em toda esquina. “A textura e o sabor do pão português são bem diferentes, porque têm em sua composição uma mistura de farinhas especiais que resultam numa massa mais rústica”, descreve Joel, que teve padarias por mais de vinte anos em sua terra. Há dois anos, ele se fixou com a esposa em Natal, depois de conhecer a cidade por meio de amigos. Quando surgiu o desejo de montar um negócio, um dos seus quatro filhos, André, veio ao seu encontro, até que no mês de abril iniciaram o atendimento ao público. Além da venda online, a padaria entrega seus produtos no Cantinho Sertenajo, na padaria Mercatto e está em negociação com outras empresas, mas em breve eles devem lançar um ponto de vendas próprio. Atualmente, trabalham em um galpão alugado no bairro do Alecrim, organizado de acordo com as normas sanitárias, onde o produto é armazenado e assado. O serviço de tele-entregas funciona de segunda a sexta, das 11h às 20h, com cobrança de R$ 5 de taxa para Natal e região metropolitana.

Massa encorpada

Serviço:

O leitor deve estar se perguntando quais as principais diferenças entre o pãozinho pro-

Sabores Portugueses – Padaria Online: www.saboresportugueses.com Tel.: (84) 2020 1243.

O cardápio serve pastéis de nata, pão integral de nozes e passas, azeite e baguetes tradicionais

ca de uma hora), terá em casa ou no trabalho uma fornada de pães e sobremesas recém-assados. “Todos os nossos produtos são fabricados em Portugal, trazidos de navio e mantidos em uma câmara fria cuja capacidade é equivalente a um conteiner e meio”, explica o graduando em marketing André, que enxergou na internet uma maneira viável de realizar o sonho dos pais: montar um negócio no Brasil. A padaria oferece o tradicional pão português em duas versões (50 g e 90 g), comercializado a R$ 0,97 e R$ 1,31, respectivamente; pão integral com passas e nozes, 350 g (R$ 7,2); minipão de azeite e azeitonas, 33 g, R$ 1,07; baguete tradicional, 90 g, e baguete integral, 100 g, R$ 1,7 e R$ 1,83; minibaguete integral, 33 g, R$ 0,81; pão de forma integral, 435 g, R$ 6,71; e pão bola cinco cereais, 33g, a R$

Joel Marques cuida do preparo e finalização dos pães

0,92. Os preços das sobremesas variam entre R$ 1,85 (minipastel de nata ou Belém 35g); R$ 3,35 (folhado de maçã, 40g, bolo de arroz, 72g, e pudim de laranja e de leite, 80g), e R$ 3,75,


4

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

REGIONAL FOTOS: ADRIANO ABREU

Marias’s de Mirassol: aconchego culinário

Riane Martins comanda com o irmão as duas casas

Restaurante é espaçoso com ambientes climatizados

Bacana e regional A

carne de sol continua sendo a vedete de todo bom restaurante regional, principalmente se for agregada à macaxeira ou batata inglesa. No restaurante Maria’s Bacana, que se mudou da avenida Ayrton Senna para o conjunto Mirassol, a estrela da culinária potiguar figura em quase todos os “capítulos” do cardápio. Do tradicional petisco macaxeira com carne de sol, ao escondidinho, batata recheada, lasanha e pizza, diversos pratos levam esse ingrediente de maior expressão da culinária potiguar. Com duas unidades, sendo uma mais caracterizada como petiscaria e casa de shows, em Ponta Negra, o Maria’s faz o estilo “regional estilizado”, com ênfase para a culinária e programação musical nordestinas. Em Mirassol, a casa tem dois ambientes climatizados e varanda e atrai turmas de jovens universitários, grupos familiares e casais. A proprietária Riane Martins Delgado Neto, que é sócia com seu irmão Rubens Martins Delgado Neto, explica que com a mudança de endereço resolveu apostar também nas pizzas, que estão sendo comercializadas a R$ 20 todos os sabo-

Maria’s Bacana aposta na culinária típica e popular nordestina numa seleção de pratos preferidos pelo natalense: carne de sol, macaxeira, arroz de leite, espetinhos variados e o tradicional escondidinho

As refeições são à la carte, com destaque para carne de sol tradicional e coelho à mineira

res (grande). “Foi um tiro bem certeiro”, brinca. Escondidinho de carne de sol, batata recheada e paçocas são servidos a partir de R$ 12,90. Para “beliscar” com uma

bebida bem gelada, uma das pedidas pode ser o espetinho simples ou especial (R$ 2,90 em diante), de queijo, frango, cordeiro, picanha ou medalhão de filé com bacon. Quem não dis-

pensa um pastelzinho, há recheios para todos os gostos, por R$ 5 a unidade. Nas refeições à la carte, o filé à parmegiana (R$ 39,90) tem excelente aceitação. “A gente dá

uma passeada em outras culinárias”, explica Riane, justificando o prato coelho à mineira. “Todos os nossos pratos são indicados para duas pessoas, mas servem bem até três pessoas”, afirma. Para acompanhar, vale desde o suco de laranja ou polpa, aos vinhos (em taça ou garrafa), cerveja “mofadas” e claro, as cachaças regionais. No menu, rótulos de bebidas premiadas como Maria Boa, Samanaú, Serra Limpa, Salinas, Seleta, Volúpia, Mata Verde, Gota Serena, Rainha e Sagatiba. Para matar a fome ou o tempo, o Maria’s Bacana é um lugar interessante,com preços e cardápio convidativos e atendimento excelente. Toda a equipe é atenciosa e procura atender às necessidade dos clientes. Serviço: Maria’s Bacana (Mirassol) – R. Miosótis, 331. Aberto de quarta a domingo, das 17h à meia-noite. Aceita todos os cartões. Tel.: (84) 3208-0280.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

5

TÍPICO

Botequim do Bacalhau é uma mistura de bistrô e bar

O

Joaquim abriu uma “tasquinha” e convidou o Manuel para trabalhar com ele. Se você não entendeu nada ou está achando que é piada de português, descubra um lugarzinho gostoso para comer bolinho de bacalhau e aproveite para aprender mais uma expressão tipicamente portuguesa. Funcionando há sete meses no bairro de Ponta Negra, o Botequim do Bacalhau é um misto de bistrô e barzinho que serve a autêntica comida de Portugal. O proprietário Joaquim Barreto explica que adaptou o nome do seu negócio à maneira como os brasileiros entendem. “Lá no meu país, o termo mais comum seria Tasquinha do Bacalhau”, comenta. Quer dizer, vivendo e aprendendo mais uma diferença no vocabulário dos dois países. Tendo como carro-chefe o bolinho português, a casa funciona para almoço e jantar com um cardápio de pratos típicos à base de bacalhau. São 15 refeições à la carte, que variam entre R$ 40 e R$ 60 (para duas pessoas), do Gomes de Sá (batatas, azeitonas e ovos cozidos) ao São João no Grão (com batatas e grão de bico), além de um especial que mistura camarão (feito apenas sob encomenda). O bolinho é servido em porções com seis unidades a R$ 14, e vai muito bem com um vinho português ou a cerveja bem gelada. O proprietário, que também tem restaurante na Espanha, ex-

Joaquim Barbosa destaca a variedade de receitas

Alguns ingredientes vêm direto de Portugal

Vai uma “tasquinha”de

Bacalhau? Restauranteur e maitre unem experiências em torno da mais popular iguaria lusa: o bolinho de bacalhau. No Botequim do Bacalhau, são 15 receitas FOTOS: ADRIANO ABREU

O bolinho de bacalhau, carro-chefe da casa, é servido em porções de seis unidades

plica que em cada lugar adapta o menu ao gosto do freguês, por isso serve seus pratos acompanhados de arroz. “Atendemos aos usos e costumes da culinária da região em que estamos”, diz. A casa abre para almoço, com

pratos executivos a partir de R$ 15. O cardápio fixo oferece filé de linguado empanado, lombinho de porco, filé de salmão e filé de frango, mais um prato do dia tipicamente português, como tiras de bacalhau com arroz e feijão,

arroz de pato e outros. Para quem deseja petiscar, as opções são inúmeras,como o bitoque (bife com ovo à cavala e fritas), migas de bacalhau com camarões, bacalhau com bacon e fritas em cubos, tortilhas de bacalhau e ca-

marão, contrafilé do Botequim com fritas, entre outros. Joaquim transita em Natal há cerca de 10 anos. Casou-se com uma potiguar, Norilene de Castro, apaixonou-se por Natal e nos brinda com sua tasquinha, digo, Botequim do Bacalhau. Por coincidência, contratou outro português para ser o seu braço direito, o maitre Manuel Marques. “Acho que a ideia de fazer um bistrozinho, com ambiente fechado e climatizado, mas com esse jeitinho de barzinho está dando certo. As pessoas têm nos prestigiado”, fala orgulhoso. Do bacalhau ao azeite, quase todos os ingredientes utilizados nos pratos são de origem portuguesa, além do próprio bolinho de bacalhau que é feito em Portugal e importado, congelado, sendo frito à medida que os clientes pedem. Na carta de sobremesas, pastel de nata fornecido pela padaria Sabores Portugueses. Serviço: Botequim do Bacalhau – Av. Praia de Ponta Negra, loja 1F (vizinho ao Pinga Fogo). Aberto de seg a sáb, das 11h às 16h e das 18h às 23h. Aceita reservas.


6

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

FESTAS

Juninas

de rojão

FOTOS: EDU BARBOZA

O mês de junho começou e com ele uma variada programação de festas e shows onde a trilha sonora é o forró, tocado e dançado em todas as cadências e instrumentos

DIVULGAÇÃO

O engenheiro e sanfoneiro Tiago Araújo integra o Catita no Rojão, que abre nesta sexta-feira com repertório dedicado ao forró de raiz

Jorge de Altinho é o destaque da festa Arraiá Pra Lá de Dez, no Boulevard

ELIADE PIMENTEL repórter

S

e Deus é brasileiro, São João só pode ser nordestino, porque quando chega o mês de junho, o clima muda, as pessoas sorriem mais e tudo fica mais colorido por estas plagas. “Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo”... essa e outras canções, que têm sabor de infância, saem do imaginário popular e voltam com tudo para as caixas de som, se encaixam na melodia da sanfona, no ritmado do triângulo, zambumba e de todos os instrumentos que fazem o povo arrastar as tamancas. Quem faz a festa a partir de hoje, 7, e continua por todas as sextas do mês, com programação especial denominada Buraco no Rojão, é o espaço cultural Buraco da

Catita (Ribeira), com um grupo de profissionais liberais que leva a música muito a sério. De Luiz Gonzaga a Lenine, a trupe pra lá de animada (baseada em uma profunda pesquisa musical), relembra músicas que antecedem até mesmo aos forrós pé de serra, realizando uma verdadeira viagem musical aterrizando nos dias atuais. “Buscamos compor nosso repertório com as músicas que originaram as danças juninas, aquelas tradicionais de são joão que são chamadas de rojões, um subgênero do baião”, explica o médico Carlos Peru, pesquisador musical que canta e toca percussão no grupo que vai se apresentar toda sexta, a partir das 22h, compondo uma meia-lua, abrindo espaço para o público dançar à vontade. “Faremos um forró de

mesa”, caracteriza. A festa vai ser comandada pelo grupo formado por Peru e Guanabara, ambos médicos, na percussão; Ciro Pedroza (jornalista), no violão de sete cordas; Marcelo Tinoco (arquiteto), no bandolim; Tiago Araújo (engenheiro agrônomo), na sanfona; e Rafael Bender, na bateria. “Embora seja mestrando da área de matemática, Bender [Macaxeira Jazz] é o que mais se aproxima de um profissional da área. Todos nós somos apaixonados pela música, mas nos mantemos em atividades paralelas”, diz Peru. Pela sua animação durante a entrevista, pelo visto o baile Catita no Rojão vai ter hora para começar, mas vai se estender por muitas horas, porque o repertório é extenso. “Começaremos com Gonzaga e todos os compositores que fizeram músicas para ele, depois seguimos por Jackson do Pandeiro, Elino Julião, Dominguinhos, Trio Nordestino, Petrúcio Amorim, Maciel Neto, Flávio José, e os ‘novos’ Lenine, Siba e Lula Queiroga”, arremata. Se o figurino vai pedir roupa de matuto ou não, quem decide é o público. Mas é aconselhável ir com um calçado bem confortável para ninguém lamentar depois, porque o arrastapé vai ser grande. “Vamos tocar muito e queremos que o público se ‘rasgue’ no forró”, declara o médico. E o jeito? Até os mais desajeitados não resistem a um bom forró, seja ele de mesa ou não. Serviço: Catita no Rojão – Toda sexta de junho, 22h. Espaço Buraco da Catita. Trav. José Alexandre Garcia, 95. Ribeira. Ingresso: R$ 10 (feminino) e R$ 15 (masculino). Tel.: (84) 2010-9185.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

7

FESTAS ALDAIR DANTAS

Ciro Pedroza (violão) e Marcelo Tinoco (Bandolim)...

se juntam a Tiago Araújo (sanfona) e Guanabara

A partir de hoje, os arraiás são destaque na cidade

Jorge de Altinho no Boulevard e Santo Antônio em Extremoz

A

prefeitura promove a festa “Extremoz te convida, Santo Antônio te espera”, de 10 a 15 de junho, na Arena Cultural Estrela do Mar, com as atrações Dedin Gouveia, Farra de Rico, Ferro na Boneca, Forró Pegado, Reginaldo Rossi, Solteirões, entre outras. A festa começa todos os dias às 16h e se estende até a madrugada. Haverá trio de sanfoneiros, brincadeiras infantis, grupos folclóricos, apresentação da banda municipal, quadrilhas, danças folclóricas, capoeira e chegada do Trem do Grude. Será montada uma cidade cenográfica com capela, sapataria, farmácia, lojas variadas, costureira, casa do artesão, bares, casa do grude, restaurantes etc.

Mercado de Petrópolis animado pelo cantor Jorge de Al- ros do Forró. também faz arrasta-pé tinho (“Nem Ligue”, “Petrolina A Quarta Cultural do Mer- Juazeiro”, “Doido pra vadiar”) e Gonzagueando às sextas cado Petrópolis será exatamente na véspera de Santo Antônio (12). E claro, vai ser montado um grande arraial com barracas de comidas típicas, exposição de pinturas e objetos de arte naïf, discotecagem de músicas juninas e show musical com Raimundo Flor. A programação é gratuita e terá início às 14h, com encerramento previsto para 22h.

Jorge de Altinho em festa “Prá Lá de Dez” É hoje (7), a partir das 23h, a festa junina comandada pelo colunista Jota Oliveira, no Boulevard Recepções. O arraiá vai ser

grupo Deixe de Brincadeira. Os restaurantes Talher e Sal & Brasa assinam o cardápio. No menu, de bebidas, open bar de caipifrutas do Cervantes, que também comercializará bebidas diversas, refrigerantes e água. Senhas a R$ Senhas: R$ 100 na Banca Cidade do Sol e Donna Donna.

Mossoró Cidade Junina A programação do evento Mossoró Cidade Junina será de 8 a 30 de junho, iniciando este sábado, 8, com a tradicional festa pingo da Mei Dia. Atrações: Forró dos 3, Nilson Viana, André Luvi, Pegada de Luxo, Forró Danado, Forró do Muído e Cavalei-

O espetáculo premiado da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão – Gonzagando - será reapresentado toda sexta de junho na EDTAM (Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão). Hoje, dia 7, será às 17h. No dia 14, às 9h30, e no dia 28, às 9h30 e às 17h. Com coreografia de Juarez Moniz, direção de Wanie Rose, o espetáculo será aberto ao público extra escola, com cobrança de ingresso a R$ 5. Tel.: (84) 3232-9726.

Arraiá Pepper’s Hall A banda Forró do Muído faz show no Pepper’s Hall hoje, 7, na primeira festa junina da tempo-

rada. A dupla Luiz Marcelo e Gabriel também se apresenta no local. Ingressos a R$ 30. Tel.: (84) 3236-2886.

São João na zona Norte Os festejos juninos oficiais promovidos pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) terão início no dia 18 de junho, no Ginásio Nélio Dias, no conjunto Gramoré, e transcorrerão até o 29, sempre a partir das 18h. O grande arraiá será montado no estacionamento do ginásio, com barracas de comidas típicas, apresentação de quadrilhas e shows musicais. A festa compreenderá o tradicional festival Forraço (de 22 a 24). Toda a programação será gratuita.


8

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

HUMOR E MÚSICA Tropa Trupe apresenta Walter Velázquez

« RAFAEL CORTEZ »

O artista argentino Walter Velázquez apresenta o espetáculo “Resgate Emotivo”, neste sábado, 7, no espaço Gira Dança (rua Frei Miguelinho, Ribeira), 20h. Ele dirige e interpreta o personagem autoral Don Carlos Calostro Meconio, que vive num abrigo de idosos, não recebe visitas e está planejando uma fuga para voltar a fazer seus shows de tangos. “Na verdade não se sabe se ele tem família ou se ninguém se lembra dele”, afirma o diretor, professor, ator e treinador de atores, que está em Natal fazendo um intercâmbio com grupo Tropa Trupe. Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia). Mais informações: (84) 3322-4900.

“Tem muita gente talentosa que sofre com o

Encontro nordestino de saxofones

C

arinha de bom moço, o paulistano Rafael Cortez conquistou o Brasil com um dos irreverentes repórteres do polêmico Custe o que Custar (CQC, Band). Mesmo estando de casa nova e apresentando um programas de talentos (Got Talent Brasil, Record), o jornalista, ator, humorista e músico continua provocando risadas pelo Brasil afora, com o espetáculo “De tudo um pouco”. Ele se apresenta em Natal neste domingo, 9, às 20h, no teatro Riachuelo. Como no título do espetáculo, o artista coloca no palco um pouco de cada uma de suas facetas, com direito ao violão “para fazer umas graças”. Em entrevista por e-mail — depois de algumas tentativas por telefone (a ligação caiu três vezes) e-mail — Rafael nos brindou com uma bate-papo em que discorre sobre as adaptações do show, criado em 2009, e de quebra dá uma geral sobre o “mercado” do humor no Brasil.

ças com o violão. Quais os temas atuais que não podem ficar de fora do seu show?

O meu show é baseado em comportamento, então os temas são atemporais. Não falo de política, esporte, nem entro em polêmicas. O show tem mais uma pegada de entretenimento, de interação com o público. Uma coisa que eu sempre uso, e tem funcionado, é fazer piadas com informações da cidade em que eu me apresento. Isso é muito legal pra criar uma empatia com o público. O formato dos shows e programas de co-

média atuais estão um pouco diferentes dos tradicionais. O que mudou?

Não sei dizer. Gosto de muita coisa que vejo e cada qual tem seu público e cada apresentador seu talento. Tem muita gente talentosa, ao mesmo tempo estamos sofrendo com um patrulhamento do politicamente correto, que é muito chato. Na teoria temos mais liberdade, mas, na prática, não é bem assim. Existe humor “velho” ou ultrapassado, ou a piada é que não tem graça?

Acredito que, em alguns casos, a piada é que não tem graça. O humor é dividido por gêneros, não por “eras”. Não acredito que as piadas envelheçam, talvez os formatos fiquem cansativos, mas sempre teremos renovações, seja no humor de personagem, stand up etc.

O show já tem quatro anos. Então, o que se mantém atual e o que precisou ser reformulado?

Você está apresentando um programa de talentos na Record. Como está se sentindo nessa fase pós-CQC, que o consagrou nacionalmente, mas tem uma linha diferente do seu trabalho atual?

Sim, o show é apresentado desde 2009 e já foi completamente mudado. Mas foi uma mudança gradual. Algumas piadas entram, outras saem. Algumas coisas funcionam, outras não. Nesse meio tempo eu também adicionei a música. Pois é, eu também faço umas gra-

Estou me sentindo muito bem. Uma nova emissora, um novo projeto, uma nova função. Tudo muito novo e motivador. É uma responsabilidade imensa, mas muito prazerosa. Por outro lado, ter participado do CQC por cinco temporadas foi ótimo, maravilhoso e me abriu muitas portas. Sou absolutamente grato ao CQC e à Band.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Começa hoje, às 14h, e segue até domingo, dia 9, o 1º Encontro Nordestino de Saxofonistas, na Escola de Música da UFRN. O evento é gratuito e vai reunir 11 convidados entre professores e músicos do Brasil e dos EUA. No recital de boas vindas, apresentação do músico Anderson Pessoa com o Bando de Sax. Uma das mais aguardadas atrações será o recital do saxofonista americano Michael Tracy, tido como Embaixador do Jazz.

patrulhamento”


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

9

EVENTOS

Circuito Cultural com tempero junino

O

Circuito Cultural Ribeira entra em clima junino e promove um grande arraiá alternativo pelas ruas e becos do bairro histórico, onde a palavra de ordem é diversidade: música, cinema, circo, teatro e brechó fazem parte do cardápio que movimenta o domingo (9) das 16h às 22h. Sempre bom lembrar que toda a programação é gratuita. O Circuito fecha seu segundo ciclo de edições em julho, pois a renovação do projeto ainda depende da captação de novos patrocinadores. Além dos espaços culturais que tradicionalmente abrem suas portas para atividades, entre eles Nalva Melo Café Salão, Espaço à Deriva, Cultura Clube, Galpão 29 e Casa Ferreira Itajubá, esta edição do CCR marca a inauguração de um novo ambiente: o Espaço Destrilhados, que reforça a vocação da rua Frei Miguelinho como

Projeto acontece domingo na Ribeira e reúne atrações musicais e o “Arraiá do Beco da Quarentena”

Disco: Talma&Gadelha lança “Maiô”

Filme “Doméstica” será exibido domingo na Casa da Ribeira

polo principal da programação com show do mossoroense Artur Soares (20h30). Zona Cultural e a esquina da Dr. Barata com Tavares de Lyra também fazem do parte do Circuito. Entre a extensa (e intensa) programação, destaque para exibição do documentário “Doméstica” (17h30) na Casa da Ribeira; show da banda catarinense Seu Baldecir (19h) em Nalva Melo Ca-

fé Salão; acústico Andróide sem Par no Ateliê Flávio Freitas; Varieté Tropa Trupe no Espaço Gira Dança; Pedubreu (21h) no Centro Cultural DoSol; Arraiá (18h) no Beco da Quarentena; e no Mukifu Cultura Mix às 19h Tarcísio Sanfoneiro e às 19h escolha da Rainha do São João do Circuito. Confira a programação completa na TNOnline (tribunadonorte.com.br).

Após três anos tocando juntos, com um disco lançado na bagagem e participação em diversos festivais espalhados pelo Brasil no currículo, percurso que conferiu maior intimidade, experiência e equilíbrio ao grupo, a banda Talma&Gadelha promove três shows de lançamento do segundo álbum “Maiô”. O primeiro será nesta sexta-feira, às 22h, no Centro Cultural DoSol – amanhã (8) a banda repete a dose com formato diferente no auditório da Aliança Francesa, às 19h e 21h. O novo trabalho mantém-se eclético e pop, porém com mais acidez rock. Os ingressos em qualquer dos shows custa R$ 10 ou R$ 15 com direito a CD.

Banda Seu Baldecir desde à Ribeira

A

A música brasileira ganha pegada rock e blues no trabalho da banda Seu Baldecir

mistura azeitada de samba, rock, jazz, funk e bossa da banda catarinense Seu Baldecir aporta este domingo (9) no Circuito Cultural Ribeira, onde faz show gratuito às 19h no Nalva Melo Café Salão. O grupo aposta em repertório autoral e destila toda a malemolência que vem do Sul do país pela primeira vez em terras nordestinas. Eles iniciam turnê em Natal, em seguida zarpam para João Pessoa Fortaleza e Mossoró – no dia 16 deste mês, encerram o circuito com apresentação no Jazzy Rocks Bar. Seu Baldecir surgiu há três anos

em Florianópolis (SC) com a proposta de passear pela diversidade musical brasileira com pitadas rock e blues. O grupo é formado por Cris Panigas (percussão), Gustavo Costa (baixo), Lu Araújo (voz, piano e flauta), Jesus Leoneti (bateria), Rodrigo Montoro (violões e guitarra) e Samuel Tortato (guitarra). Informações sobre a banda na página seubaldecir.tnb.art.br. Serviço Show da banda Seu Baldecir (SC). Domingo (9), às 19h, no Nalva Melo Café Salão, no Circuito Cultural da Ribeira. Entrada gratuita.


10

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

CINEMA

Amor e glamour Adaptado do célebre romance de F. Scott Fitzgerald “O Grande Gatsby”, do diretor Baz Luhrmann, chega aos cinemas nesta sexta, com versão em 3D FOTOS: DIVULGAÇÃO

COTAÇÃO: ***

LUIZ CARLOS MERTEN/EE

E

m Cannes, na coletiva após a exibição do filme de abertura - “O Grande Gatsby” - para a imprensa, o diretor Baz Luhrmann disse que o astro Leonardo DiCaprio passou boa parte do filme lhe perguntando, com alguma ansiedade - “Estamos honrando o livro?”. O livro em questão é o clássico de F. Scott Fitzgerald sobre a obsessão de um certo Jay Gatsby por reencontrar e seduzir a mulher que amou na juventude, e que virou o farol a guiá-lo na travessia das dificuldades da vida. Mais que uma personagem, Daisy Buchanan é um ideal, um sonho do homem. E, por isso, nem chega a ser curioso que, em todas as adaptações do romance - a de Luhrmann é a quarta -, ‘Jay’ tenha sido sempre interpretado por um astro, um galã, e Daisy por uma atriz insossa, sem grande brilho pessoal. O Gatsby de Luhrmann, no filme que estreia nesta sextafeira, é DiCaprio e sua Daisy, Carey Mulligan, talentosa, por certo, mas não dotada de magnetismo. Daisy existe pelo olhar de Gatsby. Luhrmann lembrou, em Cannes, que Fitzgerald colocou o ponto final de seu romance enquanto Zelda, seu grande amor, o traía na praia com um amante de ocasião, não muito distante do local onde hoje se localiza o palais do Festival de Cannes. Estava escrito - “Este filme tinha de estar na Côte d’Azur”, vaticinou o diretor. Críticos sempre lamentaram

O triângulo amoroso é vivido por Leonardo Di Caprio, Carey Mulligan e Tobey Maguire

ì O QUE Adaptação do romance de F. Scott Fitzgerald (1896-1940) lançado em 1925, o filme mostra o romance proibido entre o misterioso milionário Jay Gatsby e uma mulher casada. Do mesmo diretor de ‘Moulin Rouge’ (2001) e ‘Romeu + Julieta’ (1996) Gatsby e sua Daisy: filme foi tachado de “extravagante”

que um livro tão grande - um romance emblemático - tivesse resultado em filmes tão anêmicos, para não dizer medíocres. Mas os Gatsbys da tela foram gloriosos - Alan Ladd, na versão de 1949; Robert Redford, na de Jack Clayton, de 1974, que acaba de sair em Blu-Ray no País; e agora DiCaprio. Já as Daisys, ou melhor,

Daisies... Betty Field, Mia Farrow e agora Carey Mulligan, nenhuma é marcante no papel e talvez seja esse o segredo, uma atriz opaca para criar uma figura que só é incandescente no imaginário do herói. O australiano Baz Luhrmann é um diretor que costuma dividir os críticos. Não são muitos os que

reconhecem a excelência de sua trilogia da cortina vermelha, formada por “Vem Dançar Comigo”, “Romeu + Julieta” (já com DiCaprio) e o melhor de todos, “Moulin Rouge”, embora seja justamente o musical com Nicole Kidman o objeto de todas as divergências. Luhrmann cultiva um cinema do artifício, aqui realça-

do pelo 3D. A primeira parte de “Gatsby” chega a ser excessiva fogos, plumas, paetês saltam da tela. Mas ela é só preparação para a segunda, dura como aço, e crítica, quando as coisas realmente acontecem. Pode-se viajar na imaginação. No fim da vida, Luchino Visconti tinha dois projetos que não conseguiu concretizar. Uma adaptação de “Em Busca do Tempo Perdido”, e o Marcel Proust de Visconti, privilegiando o volume “Sodoma e Gomorra”, teria ‘um perfume de Balzac’, segundo o grande diretor, e uma ficcionalização da tumultuada relação de Fitzgerald com a mulher, Zelda, projeto para o qual o cineasta tinha o elenco que considerava perfeito Warren Beatty e Julie Christie, que viviam juntos, na época. O tempo perdido nunca foi reencontrado porque a concorrência de Joseph Losey, que tinha um projeto similar, inviabilizou o de Visconti. Scott e Zelda tombou como outros filmes - custos, datas e a doença que deixou o diretor inválido. Zelda, com sua loucura - terminou internada -, acirrou os fantasmas autodestrutivos do marido, mas é possível que, sem ela, Fitzgerald não tivesse se transformado no grande escritor que foi. Belos e malditos - Visconti queria contar essa história Baz Luhrmann a conta um pouco através de Gatsby e Daisy Buchanan, embora exista um autor dentro do filme (Toby Maguire), como do livro, que funciona, duplamente, como alter ego do escritor (e do cineasta). Essa associação de Luhrmann, o mestre do artifício, com Visconti, o realista antropomórfico de “Rocco e Seus Irmãos” não é descabida porque Ewan McGregor, o Nature Boy de Moulin Rouge, era inspirado em Rocco e a morte de Satine (Nicole) chegava a repetir o diálogo de Renato Salvatori e Annie Girardot na obraprima de Visconti.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

CINEMA

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

★ ★ ★ VELOZES E FURIOSOS 6 (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões (dub) 13h45 (sáb e dom), 16h20 e 19h / Moviecom 1. Sessão (leg) 21h40 / Cinemark 2. Sessões (dub) 12h10, 14h55, 17h45, 20h45 e 23h45 (sáb) / Cinemark 7. Sessão (leg) 21h50 Desde que Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) envolveram-se com um chefão do crime no Rio de Janeiro vivem como fugitivos separados pelo mundo. Enquanto isso, o agente Hobbs (Dwayne Johnson) persegue uma organização de pilotos mercenários. Para prendê-los, Hobbs decide fazer um acordo com Dom (Vin Diesel) e sua equipe para que vença esse bando nas ruas de Londres e, em troca, eles poderão retornar ilesos para casa. Direção: Justin Lin l ODEIO O DIA DOS NAMORADOS (14 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 15h, 17h10, 19h20 e 21h30 / Cinemark 1. Sessões 12h20, 15h10, 17h20, 19h40, 22h e 0h10 (sáb) Débora (Heloísa Pérrisé), uma publicitária que privilegia a carreira em detrimento da vida afetiva, precisa aprovar uma importante campanha cujo cliente é o seu ex-namorado Heitor (Daniel Boaventura), que ela dispensou de forma humilhante. Com a ajuda do amigo Gilberto (Marcelo Saback), Débora repensa sua relação amorosa com o ex, enquanto passa por situações hilárias. Direção: Roberto Santucci l DEPOIS DA TERRA (12 anos, dublado e legendado) Moviecom 3. Sessões (leg) 14h45, 16h50, 19h10 e 21h20 / Cinemark 4. Sessões (dub) 12h, 14h20, 16h45, 19h15, 22h10 e 0h20 (sáb) Um pouso forçado deixa o adolescente Kitai Raige (Jaden Smith) e seu lendário pai Cypher (Will Smith) encalhados na Terra, mil anos depois que eventos cataclísmicos forçaram a humanidade a fugir. Com Cypher gravemente ferido, Kitai deve embarcar em uma perigosa jornada para pedir ajuda, enfrentando terreno desconhecido, evoluídas espécies animais que agora dominam o planeta, e uma implacável criatura alienígena que escapou durante o acidente. Pai e filho devem aprender a trabalhar juntos e confiar um no outro se quiserem alguma chance de voltar para casa. Direção: M. Night Shyamalan ★ ★ ★ ★ FAROESTE CABOCLO (14 anos, nacional) Moviecom 4. Sessões 16h30 e 21h / Cinemark 3. Sessões 11h35 (sáb e dom), 13h50, 16h30, 18h50 e 21h20

A saga de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira), inspirada na música de Renato Russo da Legião Urbana, mostra a infância do protagonista desde no interior da Bahia até sua ascensão, quando vai tentar a sorte em Brasília. Ajudado por Pablo (Cesar Troncoso), um primo distante peruano, que vende drogas da Bolívia, ele vai trabalhar numa carpintaria, mas também se envolve com o tráfico de drogas. Um dia, por acaso, ele conhece a bela Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo). Os dois se apaixonam, mas João mergulha cada vez mais numa escalada de crime e violência - até

11

encontrar seu maior inimigo, o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), rival nos negócios e no coração de Maria Lúcia. Direção: René Sampaio ★ ★ SE BEBER NÃO CASE! 3 (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 4. Sessões (dub) 14h20 e 18h50 / Moviecom 7. Sessões (leg) 15h15, 17h25, 19h35 e 21h45 / Cinemark 6. Sessões (leg) 11h10 (sáb e dom), 13h30, 16h, 18h30, 21h e 23h30 (sáb) Desta vez, não há casamento nem despedida de solteiro. Então, nada poderia dar errado, certo? Mas quando o Bando de Lobos cai na estrada, tudo

pode acontecer. Direção: Todd Phillips REINO ESCONDIDO (Livre, dublado) Moviecom 5. Sessão 13h40 / Cinemark 6. Sessões (3D) 17h e 19h20 (exceto ter e qui) A adolescente Mary Katherine (Amanda Seyfried) é magicamente transportada para um universo secreto e vai precisar contar com a ajuda dos seres fantásticos que o habitam para conseguir salvar o mundo dos humanos e este novo reino descoberto de uma força maligna, que ameaça destruir a Terra. Direção: Chris Wedge ★★★

l O GRANDE GATSBY ( 14 anos, legendado) Moviecom 5. Sessões 15h50, 18h40 (sáb e dom), 20h30 (seg a sex) e 21h30 (sáb e dom) / Cinemark 5. Sessões 11h25 (sáb e dom), 14h35, 17h40, 20h50 e 23h55 (sáb) O filme conta a história do aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) que chega à Nova York na primavera de 1922, em meio a uma era de falta de moral e do ápice do jazz. Perseguindo o sonho americano, Nick acaba vizinho de um misterioso e festeiro milionário, Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), além de conhecer sua prima Daisy (Carey Mulligan) e seu marido mulherengo e de sangue azul, Tom Buchanan (Joel Edgerton). É assim que Nick é atraído para o mundo cativante dos superricos, cheio de ilusões, amores e decepções. Enquanto Nick é testemunha, dentro e fora do mundo que habita, ele escreve um conto de um amor impossível, sonhos puros e muita tragédia, criando um reflexo das nossas lutas e tempos modernos. Direção: Baz Luhrmann ★ ★ ★ DE CORAÇÃO ABERTO (14 anos, legendado) Cinemark 7. Sessão 19h20 (ter e qui) Mila (Juliette Binoche) e Javier (Édgar Ramírez) são dois cirurgiões cardiovasculares, casados há dez anos. Suas duas paixões são o amor que eles sentem um pelo outro e pela profissão. Com a gravidez inesperada de Mila, a relação perde o equilíbrio. Direção: Marion Laine ★ ★ ★ A FUGA DO PLANETA TERRA (Livre, dublado) Cinemark 7. Sessões 13h e 15h Scorch Supernova é um herói interplanetário cujas façanhas costumam ser televisionadas para o deleite de seus fãs. Com a ajuda do nerd Gary, diretor da Missão Basa Control, Scorch torna-se uma lenda e conquista o amor da bela repórter de televisão Gabby Babblebrock e a devoção do sobrinho Kip. Quando a chefe da Missão Basa, Lena, intercepta um pedido de socorro vindo do Planeta Escuro, Scorch enxerga a missão de resgate como a grande chance de sua carreira. Gary, no entanto, tenta desencorajá-lo, uma vez que nenhum ser jamais conseguiu voltar do mundo distante (também conhecido como “Terra”). Mas, quando o herói se dá conta de que foi atraído para uma armadilha mortal preparada pelo líder paramilitar General Shanker, talvez seja tarde demais. Direção: Cal Brunker


12

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 07 de junho de 2013

MEDITANDO NA ADEGA

Gilvan Passos [gilvanpassosvinhos@gmail.com]

ì Três grandes franceses Três vinhos excepcionais degustados em companhia Confraria das Amigas no mês de abril último. Provenientes de três regiões distintas, cada qual com sua variedade de uva nativa, com o toque dos melhores franceses: Château Lagrézette Cru d’Exception Malbec 2004. Da região de Cahors, sudoeste da França, terra natal da Malbec. Matura por 18 a 20 meses em carvalho francês (Saury). Produzido por Château Lagrézette. Um espetáculo de Vinhos. Hermitage Le Rouet Rouge 2006. 97% de Syrah e 3% de Marsanne. Um vinho da appellation Hermitage, norte do Rhône, local onde reina absoluta a Syrah. Matura por 18 meses em barricas de carvalho francês. Produzido por Jean-Luc Colombo, um grande artesão do vinho local. Beaune Clos du Dessus des Marconnets 2007. Vinho da Cote de Beaune, Borgonha, terra natal da Pinot Noir (100%). Matura por 12 meses em barricas de carvalho francês e é produzido pela Domaine Pierre Labet. Um típico e expressivo Pinot, francês em sua plenitude. Todos importados pela Decanter e comercializados em Natal (sob encomenda) pela Vinhedos.

A música e o vinho dos namorados Assim como uma música ou um filme, o vinho também pode provocar lembranças e marcar momentos vividos a dois FOTOS: DIVULGAÇÃO

D

a mesma forma que uma determinada música – independente do estilo, mas sem desregro popularista – pode marcar um relacionamento amoroso, suscitando lembranças sempre que for escutada, também um determinado vinho – independente do tipo e da “qualidade” - pode marcar um relacionamento e provocar lembranças sempre que for apreciado, visto ou lembrado, vindo a ser objeto de desejo por ambas ou qualquer das partes, para celebrar ou recordar bons momentos. Isso porque tanto a música quanto o vinho são elementos repletos de valores circunstanciais. Com base nesse raciocínio podemos dizer que a música e o vinho são os únicos elementos passionalmente admitidos na intimidade de uma relação amorosa, capaz de formar um triângulo amoroso, quando apenas um está presente, ou mesmo um quarteto amoroso, quando ambos (música e vinho) fazem parte do contexto do casal. Por esta razão não há um vinho ao qual possamos taxar de vinhos do amor ou dos namorados, porque cada pessoa tem sua individualidade. Mas dá para afirmar que cada casal apreciador da bebida, tem sempre algum, ou alguns rótulos, que, apreciado sob determinadas e marcantes circunstâncias em dado momento, cristalizou as aspi-

agenda

do vinho (junho)

Na intimidade, o vinho é elemento que pode estar presente

rações do casal marcando-o. Se, em termos gerais, quisermos dar vida e movimento a esta incrível bebida, será possível dizer – não sem ressalvas que os espumantes expressam alegria, celebração, efervescência. Os brancos e rosados são vinhos informais, descompromissados e os tintos são vinhos formais e encorpados. O que

não quer dizer que não haja espumantes e brancos sérios, e tintos com alma e leveza de brancos. A sugestão para o dia dos namorados que se aproxima, é que você celebre com o vinho que melhor lhe convier, e que, ao erguer com ele um brinde a sua a sua bem amada, receba as bênçãos de Baco e seja muito feliz.

13/06 Recife – Wine Day Qualimpor Licínio Dias - com azeites e vinhos da Herdade do Esporão, Quinta do Crasto e Quinta dos Murças | Local: Wine Bar Casa dos Frios – Shopping Rio Mar | Horário: das 18h às 22h | Informações e Reservas: Fones: (81) 3125-8080 – (81) 2125-0230 – (81) 2125-0000. 14/06 João Pessoa – Wine Day Qualimpor Licínio Dias - com azeites e vinhos da Herdade do Esporão, Quinta do Crasto e Quinta dos Murças | Local: Buffet Porto Pinheiro – Av. Argemiro de Figueiredo, 636 – Bessa | Horário: das 18h às 22h | Informações e Reservas: Fones: (83) 3245-2600 e (83) 9640-4041


Tribuna do Norte - 07/06/2013