Tribuna do Norte - 28/07/2013

Page 6

6

Natal - Rio Grande do Norte Domingo, 28 de julho de 2013

geral JOÃO MARIA ALVES

« EVENTO »

Gestores e produtores definem plano cultural

A Placas de sinalização foram instaladas na manhã deste sábado (27). Interdição vai até o dia 16/08

Começa a interdição para as obras nas marginais da Br-101 « TRÂNSITO » Trecho entre o posto Planalto e o Natal

shopping vai ficar fechado por 20 dias para obras de saneamento. Semob prevê congestionamentos

P

Interdição Por 20 dias, ônibus e carros devem fazer desvio Desvio de linhas: Centro/Bairro

Rua Atau

lfo Alves

Posto Planalto

BR-101

Trecho interditado Marginal da BR-101 para obra de esgotamento Rua F rei H. de Co

Natal Shopping

imbra

elos próximos 20 dias, contados a partir deste sábado, 27, os motoristas que trafegam no sentido Centro-Zonal Sul, pela Marginal da BR-101, deverão evitar o trecho a partir da altura do Edifício Jacumã. O trânsito pelas vias principais da BR-101 deve ser priorizado. Isto porque a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), irá realizar uma obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário e implantação de nova tubulação no bairro de Candelária e interditou, na manhã de ontem, o fluxo de veículos entre as ruas Ataulfo Alves (lateral do Posto Planalto) até a Avenida Brancas Dunas (lateral do Natal Shopping Center). De acordo com o agente de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Israel Ferreira, os ônibus que trafegam pela marginal deverão obedecer o desvio traçado pela Secretaria para evitar congestionamentos. Na altura do Posto Planalto, os ônibus irão dobrar à direita, seguir até à rua Frei Henrique de Coimbra, na qual entrarão à esquerda em direção à Avenida Brancas Dunas. Isto feito, dobrarão à direita na avenida e sairão na Marginal da BR101, ao lado do Natal Shopping. A parada em frente ao Natal Shopping foi temporariamente transferida para o ponto de ônibus em frente ao Carrefour, na antiga Estação de Transferência.

Av.

Na manhã de ontem, enquanto as placas de sinalização e interdição das vias eram colocadas, o trânsito fluía sem maiores transtornos. Além da Marginal da BR, os acessos às ruas localizadas no traçado do serviço também tiveram suas entradas/saídas para a marginal fechadas. Todo o acesso deverá ser feito através de Candelária. A Semob ressaltou que os motoristas evitem a marginal durante o período do serviço para que não fiquem mais tempo do que o

Br

as anc

Dun

as

usual presos em engarrafamentos. Os demais trechos da rodovia não sofrerão interdição nos próximos 20 dias. A previsão da conclusão da obra é o dia 16 de agosto.

Próxima interdição A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) informou, através de edital, que uma segunda intervenção de 30 dias deverá ocorrer entre 17 de agosto e 15 de setembro.

integração do governo e sociedade na construção de políticas públicas em cultura para o Estado, no contexto do Sistema Nacional de Cultura, avançou mais um passo neste sábado, 27. Durante toda a manhã, representantes de secretarias de cultura e educação de 30 municípios potiguares, além de artistas e produtores culturais participaram do Seminário do Plano Estadual de Cultura, realizado no Teatro Alberto Maranhão. O seminário é a última etapa antes do envio da minuta do projeto de lei do Plano Estadual de Cultura para votação na Assembleia Legislativa. “Estamos referendando as ações do Plano estadual que vem sendo trabalhado há um ano e meio. Um momento histórico para a nossa cultura que passará a ter um instrumento regulatório e um norte para ações em dez anos”, ressaltou a secretária de cultura, Isaura Rosado. O plano estadual está em acordo com o que prevê o SNC e deverá inserir projetos e programas baseados em quatro eixos: gestão e fomento; diversidade cultural; acesso a bens e serviços culturais; participação social e políticas setoriais. O idealizador do Sistema, João Roberto Peixe, destacou a necessidade de viabilizar estruturas organizacionais, bem como recursos financeiros e humanos dentro de um novo formato de gestão pública em cultura. O conceito de cultura, explicou ele, foi repensado na tridimensionalidade do simbólico (linguagens artísticas, vivências e eventos), da cidadania (universalização do direito aos bens e serviços culturais) e econômico, enquanto instrumento de desenvolvimento do país para ser aplicado na transversalidade das demais secretarias de governo (educação saúde, segurança, turismo e desenvolvimento econômico). Pensado para ser executado nos próximos 30 anos, sendo atualizado a cada década, a continuidade das ações previstas em 53 metas do SNC - que vão desde a capacitação e qualificação dos agentes culturais e sociedade, construção de espaços e marcos regulatórios - esbarram em dificuldades já conhecidas, como a falta de financiamento. Para isso, estados e municípios devem se estruturar no sentido de criar organismos representativos de gestão, espaços físicos, fundo de financiamento. “A cultura no Brasil nunca foi prioridade de governo para ser contemplada com recursos minimamente suficiente. O plano traz a implantação de um fundo de financiamento, em cada nível de governo, com maior destinação”, afirma. Para assegurar a execução em longo prazo, o idealizador frisou a necessidade de transformar os planos em leis, para garantir a institucionalização dessas ações enquanto plano de Estado e não de governo, mas é preciso que a sociedade tome posse, cobre, para não virar letra morta”, disse. No Rio Grande do Norte, 85 municípios estão em processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

O plano estadual de cultura é a certidão de nascimento da cultura e a discussão com a sociedade vai legitimar as ações ” IAPERI ARAÚJO Pres. do Conselho Estadual de Cultura


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.