Tribuna do Norte - 23/04/2010

Page 23

autos & motores

Sexta-feira | 23 de abril de 2010

Tribuna do Norte | Natal | Rio Grande do Norte | 3

[ DUAS RODAS ] O novo modelo chega, na versão 2010, com modernizações de estilo e mais

potência no motor de quatro cilindros em linha, com injeção eletrônica e refrigeração líquida

Circulando FERNANDO SIQUEIRA

Novo Fiat Uno está chegando novo Fiat Uno será lançado entre os dias 4 e 6 de maio na Bahia. O novo Uno já foi clicado algumas vezes, mais sempre com muita camuflagem. Informações preliminares dão conta que o novo Uno terá 3 versões, Vivace, Attractive e Way. Em tamanho, o novo Uno fica entre o Mille atual e o Palio. Seu comprimento é 7,7 cm maior que o Uno antigo e os mesmos 7,7 cm menor em relação ao Palio. O entre eixos supera os dois: com 2,376 m, ele 1,4 cm maior que o Uno e 3 milímetros superior ao Palio. A largura da carroceria é praticamente a mesma do Palio, mas 9,1 cm mais larga que o Mille. A altura é destacada: são 1,486 m, mais de 5 cm acima do Palio. A versão mais básica será a Vivace, que terá um motor 1.0, tem como acessórios ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e trava elétricas. A versão top de linha Attractive vem com um motor 1.4 com 86 cv com álcool.

O

Kia inaugura em Mossoró Marcada para o dia 29 de abril a inauguração da Kia Motors, através da Kia Dunas, na cidade de Mossoró. O espaço de 640 m2 será ocupado com um show room de 260 m2 para veículos novos e semi novos, salas de escritórios e oficina. “A localização não poderia ser melhor, estamos na entrada da cidade”, disse o diretor da Kia Dunas, Arnon César. O investimento feito na nova filial ronda os 500 mil reais. “Foram feitas algumas pesquisas para nos certificarmos do que já desconfiávamos, a região de Mossoró precisava de um ponto de vendas mais direto. A prova disso aconteceu na última FICRO, onde a participação da Kia rendeu excelentes contados e vendas bastante significativas”,

completa Arnon César. Está prevista uma grande festa de inauguração para 300 pessoas com a presença da sociedade mossoroense, autoridades e imprensa. Será feita também uma campanha publicitária local que inclui jornais, televisão, rádio e outdoor assim como, ações promocionais de marketing. A expectativa dos empreendedores não poderia ser melhor. “Vivemos dias muito felizes com relação a vendas, tivemos um início de ano surpreendente. A marca está se solidificando cada vez mais no nosso mercado, com a ajuda dos recentes lançamentos nacionais. Estamos muito otimistas com mais esse ponto de venda e acredito muito na força de mercado da região”, finaliza Arnón César.

MUDANÇA NA DIRETORIA DA VW Flávio Padovan, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, por decisão pessoal e em comum acordo, está deixando a empresa. Em seu lugar assumirá, a partir de 1º- de junho, o executivo alemão, Frank Brustmann, de 43 anos. Brustmann iniciou sua carreira no Grupo Volkswagen em 2001, como Diretor de Vendas e Marketing da Skoda, na Alemanha. Em 2006, foi designado Vice-Presidente de Vendas e Marketing da SAIC VW, na China. Antes de ingressar na VW, o executivo atuou também na Ford e na BMW.

AUTO-SHOPPING

Moto Honda CBF 1000: um banho de tecnologia e beleza primeiro trimestre deste ano no Brasil foi marcado por uma significativa presença, a da motocicleta Honda CBF 1000, 2010. Lançada em 2006, o modelo, do tipo turismo, herdou o motor de 4 cilindros em linha da superesportiva CBR 1000 RR. Mesmo coração, mas fôlegos diferentes, para atender a dois segmentos totalmente distintos. A CBF 1000, idealizada pela Honda Itália com a benção da matriz japonesa, também tem como prima a CBF 600, que utiliza o mesmo expediente, tomando emprestado o propulsor da naked Hornet 600 que, sua vez, é derivado da superesportiva CBR 600 RR. Trata-se de uma fórmula que tem dado certo entre os fabricantes, permitindo o aparecimento de modelos de qualidade para cada nicho de mercado, sema a necessidade de altíssimos investimentos no desenvolvimento de um motor específico para cada modelo e viabilizando a constante expansão da linha, com novas motocicletas. Dessa forma, o motor da CBR 1000 RR passou por um ajuste, com redução da potência e melhora no torque, para atender às exigências de utilização da nova CBF 1000, como versão 2010, que está disponível no mercado mundial desde janeiro, com visual ainda mais modernizado.

FOTOS:DIVULGAÇÃO

O

A nova carenagem,com dois faróis,foi inspirada no modelo superesportivo CBR 600 RR,de tanto sucesso

MOTOR E VERSATILIDADE O motor, com a tradicional arquitetura de 4 cc em linha, tem 998 cm3 de cilindrada, injeção eletrônica e refrigeração líquida. Em relação ao modelo anterior, a nova CBF 1000 ganhou mais 9 cv, atingindo 107,4 cv a 9.000 rpm. O torque é de 9,8 kgfm a 6.500 rpm. São números que permitem circular na cidade sem muito esforço e também encarar as estradas com bastante conforto. Nesse particular, a CBF 1000 modelo 2010 tem para brisa regulável (em altura) em

até 120 mm, conforme a conveniência do piloto, além de banco ajustável em três níveis, partindo da posição padrão (a 795mm do chão). O tanque de combustível passa ter capacidade de 20 litros, proporcionando boa autonomia ao modelo. Para aqueles que não saem das estradas, a Honda oferece a versão “ST”, que vem com bolsas laterais na cor da moto. Como opcional, oferece manoplas aquecidas. Na parte aerodinâmica, a CBF 1000 ganhou nova ca-

renagem, que abriga os faróis duplos, inspirados na CBR 600 RR. A carenagem ganhou abas laterais, que cobrem o radiador e abrigam as setas dianteiras. O escape, com saída lateral pela direita, tem ponteira única e cromada. No que tange à versatilidade, o painel foi modernizado e tem instrumentos digitais e analógicos, além de controle de intensidade da iluminação. A distância entre eixos é reduzida e as rodas são em liga leve, aro 17 polegadas. O câmbio é de 6 marchas.

[ PILOTAGEM ] Úteis no dia a dia, dicas ajudam, e muito, ao motorista encarar adversidades

encontradas naturalmente no “fora de estrada” e fazem a autoescola parecer jardim de infância

Land Rover promove curso opulares na Europa, cursos avançados de condução ganham força no Brasil. Hoje, apenas a BMW e a Honda (motos) oferecem esse tipo de aula, mas elas devem ter, em breve, concorrentes.O primeiro deles é a Audi, que estréia hoje em Porto Alegre (RS), um módulo itinerante, que correrá vários autódromos brasileiros. No segundo semestre, será a vez da Land Rover, que finaliza a sua pista “off Road” no interior de São Paulo. Focando a parte prática, esses dois cursos mostram ao motorista como explorar a tecnologia disponível nos veículos mais sofisticados e potentes. Também preparam o condutor para enfrentar situações extremas de dirigibilidade. Por exemplo, o exercício que simula, em pista fechada, frenagem de emergência a 80 km/h com desvio e pi-

P

so molhado, é um dos preferidos pelos participantes. Em comparação com as bucólicas aulas de autoescola, esses cursos, que têm duração de um dia, em média, são uma espécie de pós-graduação em “direção”, especialmente em “direção defensiva”, prática tão necessária e pouco ou quase nada aplicada no trânsito conturbado das cidades. Mesmo no nível “básico”, a maioria dos exercícios ministrados pelos instrutores nos cursos acima mencionados provoca, no início, frio na barriga. Mas, após a quarta tentativa, o aluno constata que, tendo aprendido a controlar o carro, até a prova de derrapagem em curva a 60 quilômetros por hora será moleza. O curso de direção defensiva ensina ao motorista não agir pelo instinto de sobrevivência que, às vezes, leva-o à imperícia, tal como frear no momento errado.

Range Rover saindo de riacho para enfrentar lama.Curso otimiza


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.