Issuu on Google+

» CONFLITOS NO EGITO DEIXAM 54 MORTOS E MAIS DE 300 FERIDOS • PÁGINA 7

Ano 63 • Número 091 • Terça-feira, 09 de julho de 2013

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

MAGNUS NASCIMENTO

SEMINÁRIO DISCUTE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Educadores, gestores, lideranças empresariais e políticas participaram do 17º seminário do projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, debatendo propostas e saídas para o ensino básico e tecnológico. O deputado federal Gabriel Chalita, principal palestrante, defendeu o ensino integral, com mais controle e planejamento. « ESPECIAL 1 A 4 »

natal ALEX RÉGIS

O deputado Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação em São Paulo, foi a atração do seminário pela manhã, lotando o auditório do Praiamar Hotel

Mais de 400 à espera de uma cirurgia ortopédica « SAÚDE » A fila para a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Memorial chegou a 400

Natal e Pau do Ferros lideram na dengue No primeiro semestre deste ano, Natal já teve 1.258 notificações de casos suspeitos de dengue. O combate à endemia será terceirizado. « PÁGINA 11 »

pacientes. O atendimento vive nova crise após a suspensão das cirurgias no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, e no Hospital Médico-Cirúrgico, em Natal. A prioridade está sendo para pacientes idosos. No Hospital Santa Catarina, os exames ortopédicos estão prejudicados pela falta de “revelador” para raio X. No HWG, os quatro cardiologistas formalizaram os pedidos de demissão. « NATAL 11 » JOÃO MARIA ALVES

viver EMANUEL AMARAL

A ira de um padre contra o pecado Emanoel Barreto, jornalista e professor universitário, estreia na literatura com romance sobre um padre que assassina pecadores. « VIVER 1 »

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte atende menos da metade das chamadas na Região Metropolitana. Até abril deste ano, foram 4.088 chamadas por ajuda, das quais 1.894 foram atendidas. A corporação tem 640 militares e a demanda seria para 4.500 « NATAL 9 »

colunistas Woden Madruga O plebiscito de Dilma virou mania até para decidir sobre feira. « PÁGINA 2 »

Negócios e Finanças

DIAS PARA A COPA

30

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

O balanço do primeiro semestre mostra um crescimento de 10,7%, em comparação ao mesmo período de 2012, com US$ 49,7 bilhões exportados. « ECONOMIA 6 »

Bombeiros não atendem mais de 50% dos pedidos

As duas vitórias sobre a Bulgária e a derrota dos EUA para a Polônia, na Liga Mundial de Vôlei, colocam o Brasil na fase final do torneio. « PÁGINA 14 »

338

No pacote de medidas contra a crise na saúde, anunciado pela presidenta Dilma, consta oito anos para a formação médica, dois deles com serviços ao SUS. « PÁGINA 5 »

três mil homens, corporação não ajuda a todos

Brasil se classifica para final da Liga

faltam

« ECONOMIA » Exportações do agronegócio crescem 10,7% e batem recorde

« É FOGO » Com déficit de pessoal acima dos

esportes

Pela 8ª semana seguida, cai a previsão de crescimento « PÁGINA 6 »

« MEDICINA » Dilma anuncia mudanças para os cursos de medicina no país

A igreja vai ser demolida Sem equipamentos disponíveis, a Semurb não tem data prevista para demolir o que restou da Igreja São Bartolomeu, na Vila Paraíso (zona Norte). O templo não resistiu às chuvas do fim de semana. « PÁGINA 13 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

« VIOLÊNCIA » Assassinato de mendigo tem outro morador de rua como suspeito

« SÉRIE B » Diretoria faz reunião e cobra reação aos atletas do ABC

Polícia identificou outro morador de rua através de câmeras de segurança do posto de gasolina, próximo ao local onde atearam fogo em Denilson Gomes. « PÁGINA 12 »

O presidente do ABC, Rubens Guilherme, cobra reação e ameaça dispensar atletas que não mostrarem compromisso com o projeto do clube no Brasileiro. « PÁGINA 16 »

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Tempo de plebiscitos As manchetes tiraram o plebiscito de Dilma da vitrine. Em seu lugar aparecem a espionagem norte-americana no Brasil e a importação de médicos, só que os cubanos teriam perdido a vez. O governo brasileiro sorri agora para os portugueses e espanhóis. O salário do médico cubano (10 mil reais) não seria pago a ele. A grana cairia diretamente na conta do governo democrático de Cuba. O governo de Brasília não teria concordado com essa terceirização made in Fidel Castro. Bom, mesmo tendo saído das manchetes, o plebiscito de Dilma continua nas páginas dos jornais, mote de colunas e de blogues, aqui e acolá de um editorial. Na feira de São Paulo Potengi ninguém fala desse plebiscito, o que se fala mesmo por lá é sobre uma enquete levantada pelo blogueiro Silvério Alves: “A feira deve continuar no domingo ou noutro dia da semana?” Pelo movimento das repostas, a maioria está querendo que a feira não seja mais no domingo, contrariando uma tradição de cem anos. Foi de uma feira, nos idos de 1911, 12, que surgiu o arruado do Juremal, berço da futura cidade de São Paulo do Potengi, município criado em 1943. Se eu fosse votar, votaria não. Não sendo no domingo deixaria de bater os meus papos com mestre Ambrósio Azevedo e tantos amigos de fé camarada que tenho por lá. Domingo é o dia desses encontros, que começaram à sombra do Monsenhor Expedito, lá se vão 50 anos. Bom, mas a questão está ligada mais às pessoas que moram e vivem em São Paulo do Potengi. O meu canto, nas Queimadas (Lagoa de Velhos) fica 20 quilômetros mais adiante, na mesma ribeira. Na esteira dessas consultas ao povo, aparece uma sugestão do escritor e cronista Carlos Heitor Cony. Na sua coluna de domingo, na Folha de S. Paulo, ele fala de um “Plebiscito sobre plebiscito”. Sim, ouvir o povo sobre esse rumo, se necessário ou não sair de casa para responder à pergunta palaciana. Vejamos a proposta de Cony: “Não sabemos se a ideia do plebiscito foi de dona Dilma ou de algum assessor dela. De qualquer forma, foi ingenuidade ou esperteza para ganhar tempo e deixar arrefecer os protestos das ruas. Impossível que não houvesse uma alma para lembrar que a sugestão seria impraticável pela sua complexidade e falta de tempo.

Uma vez invocado o recurso, que vem lá de trás, do direito romano, seria o caso de convocar o plebiscito para que o povo se manifestasse sobre a necessidade ou não de um referendum. Seria uma consulta viável. Plebiscito ou referendum foram feitos para provocar respostas precisas: sim ou não. Foi assim quando o povo decidiu sobre a Monarquia ou a República, sobre o parlamentarismo ou o presidencialismo, sobre a venda de armas. Com a resposta do povo, que seria rápida e bastante, dona Dilma poderia partir para a etapa seguinte, fazendo um mix das medidas (ou pactos) que acalmasse o povo. Algumas das propostas da presidente Dilma Rousseff, como o fim do voto secreto nas eleições do Congresso Nacional, a ficha limpa para que qualquer cidadão possa exercer função pública e os royalties do petróleo poderiam até ser objeto de emendas constitucionais. Onde a porca torce o rabo é na mais importante e necessária reivindicação popular: a reforma política. Não poderia ser respondida com um sim ou um não. O próprio governo, com ou sem a colaboração do Congresso Nacional e/ou do Supremo Tribunal Federal, proporia a reforma política em todos os seus meandros. Aí sim, seria convocado não um plebiscito, mas um referendum em que o povo aprovaria ou não a proposta da reforma política, na base do sim ou do não”.

Economia ruim

opinião

Nação inteira, sem remendos AGNELO ALVES jornalista

L

i toda a mídia nacional, incluindo observadores e analistas. Acompanhei pela TV todo o noticiário. Uma lembrança – Carlos Lacerda – e o encontro com quem não esperava – o advogado Erick Pereira – por julgar que a política não é a praia dele, como costuma falar Vulgo da Silva, através de um artigo que exprime o retrato mais fiel da situação brasileira. A lembrança me toca com certa emoção, o depoimento de Carlos Lacerda perante a Comissão da Constituição e Justiça da Câmara Federal que, logo em seguida, aprovaria a cassação do mandato dele, Lacerda: “Infeliz da Nação que, para afirmar-se, se vale de remendos para mostrar-se inteira”. É o que está acontecendo com o Brasil novamente nos dias atuais. A Nação cansou de tanto esperar. Mas acordou. E a classe dirigente do país fica plantando remendos na espera que a Nação canse novamente para tudo continuar como antes. Valho-me do artigo do Advogado Erick Pereira, veiculado se-

Brum

mana passada, no “Novo Jornal”. O que atormenta não é o que está acontecendo, mas como terminará ou resultará. A Nação não dá o menor sinal de que, desta vez, cansará. Pelo menos é o indicativo que vem das ruas, onde, a cada manifestação, é maior o número de manifestantes. Reivindicações podem ser múltiplas. Tudo bem. Mas o sentido de todas é unificado e traduzido como “mudar o que está aí”. O debate se o plebiscito não tem prazo para ter sua validade nas eleições de 2014 chega a ser pueril. O importante, fundamental mesmo, nos parece, é vencer todos os prazos e atender às ruas, o clamor que delas emana, mostrando uma Nação inteira, acordada. O que não pode acontecer é a eleição de 2014 ainda se consolidar sob a égide de uma legislação permissiva de todos os vícios para assegurar tudo o que a Nação quer revogar. Atentem a presidente Dilma Rousseff e os congressistas, senadores e deputados. Se o que está acontecendo atormenta, ou pior, atormentará – imagino – o que ninguém é capaz de prever. O que sabemos é que não vale a

Futebol As arenas onde foram realizados os jogos da Copa das Confederações não conseguiram repetir, domingo - quando foram realizadas algumas partidas da Copa do Brasil - nem a metade da média do público. Em Recife, por exemplo, durante o clássico Fluminense e Botafogo, do Rio, o público pagante não passou de 7 mil pessoas. Nem 20% da capacidade do estádio.

Literatura Depois do sucesso de Paraty, a 10ª Flip, encerrada domingo, prepara-se agora para atravessar o Atlântico e aportar na costa leste da Inglaterra, onde acontecerá, entre 4 e 6 de outubro, a 1ª Flipside. Nomes de alguns brasileiros já confirmados: Milton Hatoum, Bernardo Carvalho, Adriana Lisboa, José Miguel Wisnik, Alex Bellos. Na abertura, uma homenagem a Vinícius de Morais e Antônio Carlos Jobim lembrando a Bossa Nova. Chuva As chuvas do final de semana, começadas na tarde de sextafeira até ao amanhecer de ontem, segunda, se concentraram principalmente no Litoral, a maior precipitação em Maxaranguape, 218 milímetros. Em Canguaretama, 123, Natal, 108, Nísia Floresta, 93, Baía Formosa, 91, Parnamirim, 90, Extremoz, 71, Touros, 60, São Gonçalo do Amarante, 53, Ceará-Mirim, 32, Pureza, 28, Montanhas. No Agreste, chuvas finas molhadeiras: Vera Cruz, Jundiá e Várzea, 16, Ielmo Marinho, Bom Jesus, Santa Maria, São Pedro e Santo Antônio, 11, Serrinha, 10. Registrou-se uma chuva de 12 milímetros em Mossoró. Livro O livro “O Maribondo Amoroso”, da escritora Nati Cortez, literatura infantil, será lançado no dia 25, na sede da Academia NorteRiograndense de Letras.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Andréia Barandas Gerente de Circulação: Thales Vilar

AEROPORTO DE PARNAMIRIM

Espionagem I Os Estados Unidos estão acossados pela revelação de que espionam o mundo. Será que só os EUA usam a espionagem, seja pessoal, seja utilizando a tecnologia?

Espionagem II Os Estados Unidos vão ficar muito “preocupados” com a “preocupação” e a “indignação” do governo brasileiro perante a acusação de espionagem. Falta de assunto ou desvio de atenção?

Espionagem III

O que será feito do Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim? Tem de um tudo. Acesso e

Eike Batista está menos bilionário? Vítima da espionagem da Bolsa de Nova York na bolsa de São Paulo/Rio...

Cartas Médicos (1)

Brasil está em chamas VALÉRIO MESQUITA

quadro projetado para 2014, o ano da Copa, também não é animador. No corredor da inflação, houve um sopro mais refrescante. O mercado está esperando uma redução, descendo do batente dos 5,87% para 5,81%. Entretanto a meta da inflação carimbada pelo governo era em torno de 4,5%. Amanhã, o Banco Central divulga a nova taxa do Selic, atualmente na casa dos 8% ao ano.

pena testar. Todas as vezes, no passado mais distante e no mais recente, são provas definitivas que podem valer para adiar, apenas. A diferença agora é que o clamor não é dos políticos. É da Nação acordada nas ruas. A Nação precisa ser inteira como instituição política, em sintonia com as ruas nos mesmos sentimentos, falando a mesma linguagem.

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

escritor

O cenário da economia brasileira permanece no horizonte cinzento. Um novo boletim Focus, do Banco Central, divulgado ontem, anuncia que os analistas do mercado financeiro continuam revisando para baixo o crescimento de nossa economia este ano. A estimativa é que o PIB crescerá 2,34%, abaixo dos 2,40%previstos há uma semana. No começo do ano a previsão era em torno de 3,26%. O

O Brasil vem de remendo em remendo quando deveria apresentar-se por inteiro – Se 2014 for pelas regras atuais, será mais um remendo”

desacesso. Estacionamento, área ampla, geral e irrestrita. Só num país como o nosso –não existe exemplo no mundo dito rico – se constrói um novo aeroporto distante um do outro apenas dez segundos de voo. Nada contra São Gonçalo. Tudo a favor do aproveitamento do aeroporto de Parnamirim com um novo destino que não seja o abandono.

Q

uem não assistiu episódios da comédia “Toma lá, dá cá” ou “Sai de baixo”, da TV Globo de televisão? Talentos como Miguel Falabella, Marisa Orth, Aracy Balabanian, Luiz Gustavo, Márcia Cabrita e outros, com as piadas e jargões que divertiram milhões de brasileiros por longo tempo? Lembrei-me de um deles, saído da boca de Falabella sempre gritando a mulher quando falava besteira: “Cala a boca Magda!”. No momento em que Dilma Rousseff partiu com aquela idéia de plebiscito e constituinte, ainda atordoada com a magnitude do protesto nacional contra o seu governo, além da vaia do Maracanã, lembrei-me da frase. De um tumulto que começou contra vinte centavos a mais no preço das passagens urbanas, fez o fogaréu ganhar proporções inimagináveis. Outro transtorno da conduta presidencial residiu na acusação aética e despropositada ao jogar a culpa pela construção de estádios monumentais aos exauridos governos da federação. Ora, todos nós sabemos que Luís Inácio destacou-se, quando presidente, no maior entusiasta, seguido de Dilma, para o Brasil sediar a Copa do Mundo. Até jeitinhos brasileiros foram utilizados no sentido dos estados obterem financiamentos em bancos da União. Quem não viu permanentemente o ministro dos Esportes Aldo RebeClassificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

Para acabar com vinte ministérios, dos trinta e nove existentes, não precisa plebiscitar. Extinga-se, sim, o aleitamento materno das tetas do tesouro” lo acompanhar a visita dos dirigentes da Fifa às arenas futebolísticas? Rebelo, com a fisionomia de mormaço, sisudo, sempre deixa no clichê a impressão fisionômica equivocada de onde está pisando. Foi visto ainda enigmático na entrevista coletiva de Blatter, presidente da Fifa, só porque a seleção venceu a copa das confederações. Há outro fato curioso. Ninguém leu nas passeatas nenhuma faixa pedindo reformas política e eleitoral. O povo nas ruas exigiu saúde, educação, segurança, o endurecimento da legislação penal, transporte público, todavia, o defecável plebiscito elege como prioridade as duas, financiamentos de campanha, tudo com dispêndios superiores a quatrocentos milhões quando o próprio Congresso Nacional pode fazer sozinho tais iniciativas. Por que os poderes da República que criam moedas eleitorais para amordaçarem o quarto ex-

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

trato social (bolsa família), são impotentes para modificarem a omissa legislação penal que não pune ninguém; não mobilizam as forças armadas para combaterem os cartéis da droga nas fronteiras do país, visto que, somente com a policia a guerra está perdida? Com tanto dinheiro no PAC não enxergam a falta de hospitais e penitenciárias e nem subsidiam o transporte de massa? São os problemas sociais e não os políticos ou eleitorais que o sentimento do país exige prioridade. Daí, o sonoro e atualíssimo “Cala boca Magda!”. Com o tempo, o Brasil contraiu pelos vícios do corporativismo as suas castas. Novas elites subiram ao pódio favorecidas pelos acordos espúrios que sacramentam ganhos funcionais acima dos limites da decência. Daí a busca frenética de alguns gestores pelos faturamentos extras nas licitações fraudulentas e superfaturadas. Os propinadutos que escalam edifícios de luxo para conservarem privilégios que devem acabar sem carecer plebiscito, ouvindo-se o óbvio grito ululante do povão. O problema da República é que os altos poderes constitucionais viraram castas. Para acabar com vinte ministérios dos trinta e nove existentes não precisa plebiscitar. Extinga-se, sim, o aleitamento materno das tetas do tesouro do bloco do “mamãe eu quero”, com medidas fortes, eficazes, resolutivas. Aí o Brasil vai renascer, sem rimar amor com dor!

Completo, agora no final do ano, 30 anos de formado. Lidamos com vidas, perdemos finais de semanas, feriados, baixos salários, péssimas condições de trabalho, e vejo um total desrespeito dos governos em suas três esferas. Nunca nos respeitaram. Primeiro, a governadora Rosalba Ciarlini tratando nossa categoria como inimigos, depois Dilma-Padilha-PT, com a vinda dos cubanos e outros pontos que não precisam entrar em detalhes, e ainda jornalistas querendo se promover e tirar onda em cima de nós, médicos, uma categoria de pessoas honestas e batalhadoras. Convido jornalistas a passar conosco uma semana nos hospitais, para ver a real situação à qual somos submetidos, as condições insalubres que somos obrigados a atender os doentes, as péssimas condições de alojamentos dos pacientes SUS, falta constante de material etc. Aí pergunto: aonde foi que erramos, para passarmos por tudo isso? Flávio Cunha – por e-mail

Médicos (2) É preciso dar razão aos médicos em muitas das reclamações que fazem sobre a falta de condições de trabalho. Mas também é preciso dizer que a melhoria da saúde não passa, nem de perto, pelo aumento da remuneração deles. É preciso ir além, valorizar os demais profissionais. Na minha opinião, um dos principais pobres é o duplo vínculo no serviço público. Deveriam acabar com esse privilégio. Com dois ou três empregos, o médico termina não trabalhando em nenhum deles. cezarsantiag@gmail.com

Professores (1) Tem muito professor ocioso também na própria Seec. Quero ver o Ministério Público mandar esses professores voltarem para a sala de aula? Mas esvaziar o sindicato, o MPE e Seec sabem. maxhist@hotmail.com

Professores (2) Urge que a sociedade tome conhecimento de quantos funcionários do Estado estão cedidos ao MPE e, acrescente-se, com ônus para as secretarias cedentes. atcalazans@hotmail.com

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

3

Programa Mais Médico é a salvação dos municípios

Notas & Comentários [colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Queda no Fundo de Participação Antes de embarcar para Brasília, onde participam de uma mobilização convocada pela Confederação Nacional dos Municípios, os prefeitos do Rio Grande do Norte receberam uma notícia preocupante: a primeira cota do Fundo de Participação de julho terá queda de 30% em relação ao mês anterior e aumento nominal (sem o desconto da inflação do período) de 6,5% em relação a julho do ano passado. Os municípios com menos de 10.188 habitantes vão receber, brutos, R$ 192,7 mil, o menor valor de primeira cota de 2013. Para este mês, o Tesouro Nacional prevê queda de 16% em relação ao mês anterior.

« SAÚDE » Femurn estima entre 300 e 400 número de médicos

para colocar em funcionamento as ações básicas no interior do RN JÚNIOR SANTOS

EMANUEL AMARAL

A frota cresce Na esteira da discussão da melhoria dos transportes de massa, dados coletados pelo IBGE mostram que o mercado de veículos automotores no Rio Grande do Norte não têm do que reclamar. Entre 2005 e 2012, a frota de automóveis em Natal teve aumento de 56,98%, passando de 121.491 para 190.717. Em Mossoró o aumento foi de 115,2%, em São Gonçalo do Amarante de

153%. Parnamirim foi o campeão: no período, a frota cresceu 169,7%, proporção de um automóvel para cada cinco moradores. A estatística não leva em conta as motocicletas, cujas vendas “explodiram” nos últimos anos, nem ônibus, nem utilitários. Entre 2005 e 2012, a frota de ônibus e micro-ônibus em Natal teve aumento de 32,7%, passando de 2.702 para 3.588.

Quatro rodas Aumento da frota de automóveis em algumas cidades do RN NATAL

MOSSORÓ

População

817.590

População

266.758

2005

121.491

2005

19.564

2012

190.717

2012

42.102

Aumento

56,98%

Aumento

Relação

1 para 4,2

Relação

PARNAMIRIM

11,2% 1 para 6,3

SÃO GONÇALO

População

214.199

População

2005

15.040

2005

2.695

2012

40.563

2012

6.821

Aumento

169,7%

Aumento

153%

Relação

1 para 5,2

CAICÓ

Relação

1 para 13,4

ASSU

População

63.571

População

2005

4.755

2005

9.599

2012

2012 Aumento Relação

90.376

101,8% 1 para 6,6

54.031 2.145 4.626

Aumento Relação

115,6% 1 para 11,6

Fonte: IBGE

Pulando fora Ainda aguardando uma decisão sobre o pedido de desfiliação do DEM, o deputado federal Betinho Rosado afirma que se sente sufocado dentro do partido do senador José Agripino. Betinho, que é cunhado da governadora RosalbaCiarlini,disseontemquepre-

tende se filiar a um partido “bom e que tenha abertura para que a gente possa manifestar a vontade de trabalhar pelo Rio Grande do Norte. Ele disse que o DEM tem usado todos os instrumentos jurídicosparaatrasaradecisãodoTSE sobre o pedido.

Cultura Carro-chefe da gestão de Isaura Rosado na Secretaria Extraordinária de Cultura, o evento Agosto da Alegria teve de enxugar o orçamento de 2013. As celebrações do folclore deste ano não contarão com os shows musicais de artistas nacionais. O público já contava com as apresentações da sambista Mart’nália e do rapper Criolo, que foram cancelados nos últimos dias.

O programa Mais Médicos não tem como principal objetivo trazer médico do exterior, mas sim levar mais saúde para o interior do Brasil.” Dilma Rousseff, presidenta do Brasil, no lançamento do programa Mais Médico, ontem em Brasília.

Falando nisso...

O lançamento do programa Mais Médico foi o tema predominante ontem nas redes sociais. Entre a classe médica, a proporção era de 99 críticas para um elogio. Abaixo, relacionamos um exemplo de cada lado.

à Ricardo Wândega, médico sanitarista (facebook) - “A classe médica é, no geral, elitista e egoísta e quase sempre o dinheiro vem antes de tudo. As exceções não têm vencido a batalha do público x privado. Não me sinto representado pela minha própria classe.” à Jeancarlo Cavalcante, médico cirurgião (twitter ) -“Que absurdo! O que o Governo fez foi trazer o Serviço Civil Obrigatório para a graduação do curso de medicina”

Posse

O promotor Jovino Pereira da Costa Sobrinho foi empossado ontem no cargo de procurador-geral adjunto do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Leocádio: situação inusitada na gestão da saúde municipal

Davim defende medidas, desde que seja adotado o Revalida

presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, estimou que o déficit de médicos na rede pública dos municípios potiguares fica entre 300 e 400 profissionais. Ele elogiou o programa “Mais Médicos para o Brasil”, lançado ontem pela presidente Dilma Rousseff, mas observou que a proposta do Governo Federal pune os municípios que já estavam cumprindo as obrigações de contratação dos médicos. A ressalva do presidente da Femurno ocorre porque pelo projeto do Governo Federal nas prefeituras será pago, diretamente pela União, R$ 10 mil de salário ao médico e outros R$ 4 mil de ajuda para completar o restante da equipe dos programas Saúde da Família. “E com as prefeituras que já estão com médicos e custeando essas despesas? De repente vai ficar mais vantajoso o prefeito encerrar os contratos, que são precários, e aderirem todos ao programa do Governo Federal”, disse Benes Leocádio. Ele reconheceu que o programa da União é um “alívio” para os prefeitos, que não precisarão se responsabilizar pelo pagamento dos médicos. “É um contrato di-

tantes. Essa é a sinalização já dada pelo Governo Federal aos prefeitos. No entanto, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte afirma que muito mais interessante do que a ajuda financeira, seria fixar o pagamento de 1% a mais do Fundo de Participação dos Municípios no mês de agosto e outros 1% no final do ano. “Caso não seja possível fixar já esse 1%, então defendemos que a ajuda financeira seja uma compensação pelos dois últimos anos de perda de receita proveniente dos incentivos tributários dados pelo Governo, como o da linha branca”, ressaltou Benes Leocádio, estimando em R$ 2 bilhões essas perdas. Ele chamou atenção ainda que há uma insatisfação do povo com o serviço prestado pelo município e é sobre isso que recai a responsabilidade do Governo Federal em ajudar as prefeituras. O programa “Mais Médicos para o Brasil” pretende ampliar, a partir de 2015, de 6 para 8 anos a duração do curso de Medicina e, com isso, atrair profissionais para municípios que se ressentem de atendimento. O lançamento do projeto foi feito pela presidente Dilma Rousseff, ontem.

O

Vai ficar mais vantajoso o prefeito encerrar contratos precários e aderir ao novo programa” BENES LEOCÁDIO presidente da Femurn

reto com o Governo Federal. Mas ele (o Governo Federal) poderia assumir com todos os profissionais, essas contratações oneram para o município com as obrigações (previdenciárias)”, disse o presidente da Femurn. Ele participou, no início da noite de ontem, de uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, onde foi anunciado que haverá aumento no Piso de Atenção Básica, o valor repassado por município de acordo com o número de habitantes. Para participação da presidente Dilma Rousseff hoje, na Marcha dosPrefeitos,estásendoaguardada também uma ajuda financeira para as prefeituras de até 50 mil habi-

Sinmed vê declaração de guerra O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), Geraldo Ferreira, afirmou que o sentimento dos profissionais é de que “o Governo Federal declarou guerra aos médicos brasileiros”. Ele disse que representada por 53 entidades a categoria vai a Brasília próximo dia 11 com a tentativa de convocar uma greve geral e iniciar o enfrentamento com o Planalto por meio de duas frentes: uma batalha jurídica e uma pressão no âmbito do legislativo. “Nós estávamos negociando com o Governo e imaginávamos que o bom-senso iria prevalecer. Há necessidade de melhora na infraestrutura e uma carreira para os profissionais. No entanto, o Governo anunciou uma serie de medidas cada uma pior que a

ALBERTO LEANDRO

Geraldo: greve geral em pauta

outra que não vão resolver o problema”, criticou o presidente do Sinmed. Geraldo Ferreira disse ter identificado uma farta tentativa de exploração da mão de o-

bra da carreira, primeiro através de remuneração por meio de bolsa, segundo na ampliação do curso de medicina em dois anos. “Esquecendo que o médico nos últimos dois anos de curso já trabalha para o Sus [Sistema Único de Saúde]”, assinalou. Ele observou que o Governo quis proceder uma manobra “ruim” para, ao não convencer os médicos sobre as principais reivindicações, recorrer aos estrangeiros. “Eles querem escravos para trabalhar. Essa ideia foi vista com maus olhos, a classe brasileira está decepcionada”, completou. O presidente do Sinmed também sustenta que os profissionais estrangeiros devem ter aprovação em exames de proficiência e de revalidação. “O Governo está passando por cima da Constituição Federal”, frisou.

Rosalba elogia “estágio obrigatório” A proposta da presidente Dilma Rousseff de obrigar os médicos recém-formados a atuarem por dois anos no Sistema Único de Saúde para poder terem o registro oficial da profissão recebeu elogios da governadora Rosalba Ciarlini. “Faltou apenas o governo aumentar o repasse per capita da área de saúde para o programa ‘Mais Médicos para o Brasil’ fi-

car completo”, disse a chefe do Executivo estadual, logo após participar, da solenidade de lançamento do programa. A governadora defende a liberação de recursos para reformar, ampliar e equipar os hospitais públicos. A governadora Rosalba Ciarlini, através da Assessoria de Imprensa, afirmou que também concorda com a decisão do governo federal de aumentar a du-

ração do curso de Medicina. “Acho muito justo aumentar em dois anos o período curso de medicina e tornar obrigatório o recém-formado trabalhar em unidades de saúde do SUS”, destacou. Ao fixar os recém-formados no interior, disse a governadora, “você terá mais médicos para saúde da família”, em uma referência ao Programa Saúde da Família.

Davim concorda com importação de médicos

O senador Paulo Davim (PV) disse que concorda com o reforço de médicos estrangeiros para trabalharem no Brasil desde que todos sejam submetidos ao chamado exame de “revalidação”. Para o pevista, que também é médico, esses profissionais devem ainda comprovar que estão aptos a compreender a língua portuguesa para que possam diagnosticar enfermidades com correção e sugerir tratamentos adequados aos pacientes. “Minha opinião não mudou em nada. Os médicos e as entidades não se opõem a esse reforço. Não somos xenófobos, mas a verdade que ninguém da área vai trabalhar na Espanha ou em Portugal sem ter a revalidação, então queremos reciprocidade”, destacou o senador. Davim assinalou que os médicos brasileiros também são submetidos ao exame que atesta a qualificação ao serviço. Ele enfatizou também que o profissional oriundo da Espanha, Portugal ou qualquer outro lugar não deixa o país de origem por filantropia e que geralmente o problema que o acomete é de desemprego ou algum contexto adverso no local onde vive. “Quem vem não é bom médico, mas sim um mediano. Ao vir para cá você há de convir que tem porque precisa de emprego”, frisou. Paulo Davim observou também que os profissionais que chegam, por necessitarem do emprego, costumam não se desincompatibilizar com os respectivos prefeitos e denunciarem as condições inadequadas de trabalho. “Portanto, não acredito que esse profissional colabore para construir com o sistema de saúde do Brasil”, acrescentou. Sobre os médicos cubanos, ele destacou que os médicos passaram no país de Fidel a Castro a serem tratados como mercadorias, tamanho o lucro que esses profissionais dão à ilha caribenha. “Cuba tem uma receita da importação de médicos de R$ 6 bilhões. Isso é mais do que turismo e exportação de níquel”, opinou. Sobre as condições impostas pelo Governo brasileiro para receber os médicos estrangeiros, Davim destacou que estas podem até substituir a revalidação, mas frisou que é necessário clareza e transparência. “O nosso medo é a flexibilização dessas avaliações. A avaliação de um médico tem que seguir critérios técnicos”, alertou.

+

PAGINA 5

Dilma lança programa e aluno de medicina terá estágio de 2 anos no SUS


4

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

Cláudio Humberto [ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Salário de Donadon

O presidente da Câmara, Henrique Alves, deverá suspender o salário e a chamada “cota parlamentar” de Natan Donadon (RO), preso há duas semanas após condenação por ladroagem, transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal. Com isso, não receberá R$ 130 mil mensais, que é a média do custo de cada deputado e inclui, além dos salários, verba de gabinete, auxílio moradia e verba indenizatória.

É uma coisa que não dá para imaginar” MINISTRO MARCO ANTONIO RAUPP (C&T) abismado com a espionagem dos EUA no Brasil

Fora do jogo

O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, recomendará a suspensão dos pagamentos a Donadon: em cana, não pode exercer o mandato.

Dinheiro do bolso

Conforme esta coluna revelou no sábado, desde sua condenação, em outubro de 2010, Donadon faturou R$ 4,3 milhões da Câmara.

Fora do jogo O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, recomendará a suspensão dos pagamentos a Donadon: em cana, não pode exercer o mandato.

Dinheiro do bolso Conforme esta coluna revelou no sába-

do, desde sua condenação, em outubro de 2010, Donadon faturou R$ 4,3 milhões da Câmara.

Jogado fora

Mesmo preso, o deputado Donadon ainda mantém toda estrutura de gabinete, além de imóvel funcional no valor de R$ 3,8 mil por mês.

Fim do prazo

Os advogados de Donadon têm até quinta para entregar a defesa dele ao deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ), relator da cassação na CCJ.

Já era Renan Calheiros (PMDB-AL) diz que usava aviões da

FAB como de representação porque era essa a prática dos presidentes do Senado e da Câmara. Mas reconhece: esse direito foi cancelado pelas ruas.

Desinteligência Mais que ingerência dos americanos, a espionagem de brasileiros mostra o desperdício vexaminoso de dinheiro público com adidos militares, da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência.

política

MP-RJ vai investigar uso de helicópteros por Cabral « SERVIÇO PÚBLICO » Ministério Público instaura procedimento para apurar se há irregularidade em uso de aeronave do governo do Rio

io e Brasília (AE) - O Ministério Público do Rio instaurou procedimento para apurar se há irregularidades na utilização de helicópteros da frota oficial do Estado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB). O procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, vai oficiar a Secretaria Estadual da Casa Civil, requerendo informações sobre o uso das aeronaves pelo governador e por sua família. Reportagem da revista “Veja” desta semana mostrou que o luxuoso modelo Agusta AW 109 Grande New, adquirido em 2011 por US$ 9,7 milhões (equivalente a R$ 15,2 milhõesàépoca),éutilizadoaosfins de semana pelo governador e por sua família. Às sextas, a aeronave levaria a primeira-dama, Adriana Ancelmo, os filhos do casal, as babás e até o cachorro da família para Mangaratiba, no litoral sul do Estado, onde Cabral tem uma mansão. O governador vai para Mangaratiba aos sábados. Aos domingos, o helicóptero faz dois voos de volta ao Rio: no primeiro viajam Cabral e a família; os empregados são transportados no segundo. A rotina foi revelada à Veja por pelo menos dois pilotos e um funcionário do heliponto do Estado, que não foram identificados. Outro funcionário do heliponto ouvido pela reportagem confirmou as informações. Cabral utiliza diariamente helicópteros oficiais para trabalhar, apesar de a distância entre seu

JOEL RODRIGUES/FRAME/AE

R

Cabral, sobre avião: “Não estou fazendo nenhuma estripulia

apartamento, no Leblon, e o Palácio Guanabara, sede administrativa do governo do Estado, em Laranjeiras, ambos na zona sul do Rio, ser de apenas dez quilômetros. A distância entre o palácio e o heliporto do Estado, na Lagoa Rodrigo de Freitas, é ainda menor: 7 quilômetros. Ainda segundo a revista, os voos de Cabral e sua família custam R$ 2,8 milhões aos cofres públicos por ano. Deputados da oposição, Marcelo Freixo (PSOL), Luiz Paulo (PSDB) e Paulo Ramos (PDT) apresentaram à presidência da Assembleia Legislativa denúncia por crime de responsabilidade e quebra de decoro contra o governador

- primeiro passo para o pedido de impeachment. Também entregaram representação ao Ministério Público Federal, pedindo investigação pelo crime de peculato. “O governador está dizendo que seus deslocamentos em trajetos curtos têm amparo legal. Mas não têm amparo moral. É um completo abuso. Ele não se pronuncia sobre o uso privado, o transporte da sua família, das babás e até do cachorro. Isso não tem amparo legal, nem moral”, afirmou Freixo. Para Luiz Paulo, as denúncias são graves. “Um voo de sete quilômetros em perímetro urbano não guarda o princípio da razoabilidade”, afirmou. ANTÔNIO CRUZ/ABR

Epidemia Tal como o ex-ministro da Fazenda Antônio Paloc-

Múmia anulada dele, quando despacha quase diariamente no ministério. Pela pífia atuação, Ribeiro é chamado de “Múmia Paralítica”, no Planalto.

Vítima deve virar suspeito De vítima pode passar a investigado Wellington Ferreira da Costa, secretário parlamentar do presidente da Câmara, que alega ter sido assaltado, em Brasília, por ocupantes de um Fiat Strada que fecharam seu Ômega e, armados, roubaram-

lhe R$ 100 mil de origem ainda não explicada. A polícia ficou desconfiada após Wellington alegar “stress” para não prestar depoimento, quinta (4), e viajar “em férias”. Se continuar evitando a policia, poderá ser conduzido “coercitivamente”.

Silêncio A assessoria do presidente da Câmara não responde às ligações sobre o assunto, tampouco Henrique Alves, chefe do suposto assaltado.

Desconfiança O dinheiro roubado de Wellington foi sacado três dias antes do assalto. “Passou-se muito tempo entre o saque e o furto”, desconfia um policial.

Convite O presidente da Câmara, Henrique Alves, pode ser convidado a ajudar a policia nas investigações, ajudando a esclarecer o caso. Malas prontas

Após receber convite pessoal do senador e presidenciável Aécio Neves (MG), o deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF) bateu o martelo: irá para o PSDB. A expectativa dele é se filiar até a primeira quinzena de agosto.

Culpa da distância

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), alega que é o recordista nos gastos com passagens aéreas – R$ 70 mil só em 2013 – devido aos valores abusivos das tarifas e à distância Brasília-Manaus.

Patriotada Impressiona o verde-amarelo do gramado do Estádio Nacional Mané Garrincha. As duas áreas do campo mudaram de cor, amarelaram. Para algo que custou tão caro, Brasília merecia coisa melhor. Avisa lá Antes que viremos (novo) alvo de chacota, é bom o

governo explicar ao mundo que FAB não quer dizer “Força Aérea de Botswana”.

« ELEIÇÕES »

rasília (AE) - Fracassou o primeiro esforço do Senado para votar uma proposta que modifica a escolha da suplência de senador. A mudança nessa regra eleitoral foi uma das sugestões feitas pela presidente Dilma Rousseff para um plebiscito, em mensagemencaminhadanasemana passada ao Congresso Nacional. Por falta de acordo político e baixo quorum, a Casa adiou ontem a votação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acabava com a figura do segundo suplente de senador. Não há prazo para que a discussão seja retomada. Somente 51 senadores registraram presença na sessão desta segunda-feira. Para aprovar a PEC, eram necessários regimentalmente pelo menos 49 votos favoráveis dos 81 senadores, em dois turnos de votação. Ou seja, havia o risco de a matéria ser derrubada. Os parlamentares também se queixaram que não há consenso sobre o texto que seria apreciado em plenário. “Determinei à Mesa que levante todas as matérias que tratem da suplência de senador”, afirmou o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que presidia a sessão do plenário, ao anunciar o adiamento da votação da matéria. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que havia decidido convocar sessões de votação de uma pauta prioritária nas segundas e sextas-feiras como uma das respostas às manifestações das ruas, ausentou-se momentaneamente do plenário durante a discussão da matéria. O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), criticou a inclusão da proposta na pautadevotaçãodoplenário.“Nãovinenhumcartaz,nenhumacartolinazinhafalandodesuplentedesenador”, afirmou o tucano, referindo-se às manifestações das ruas.

B

Pagode chinês Ex-miss Brasil 1968, a baiana Martha Vas-

concelos teme morrer ao volante de seu JAC 3: a carroça chinesa trava volante, freios e apaga o painel. A revendedora em Salvador conserta, mas não garante.

Ontem, após sair de reunião em Brasília com os ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Cabral ficou irritado ao ser questionado por jornalistas sobre o uso dos helicópteros do Estado. “Não sou o primeiro a fazer isso no Brasil, outros fazem também, e faço de acordo com o cargo ocupo. Não estou fazendo nenhuma estripulia, não é nenhuma novidade”, disse o governador. Cabral ressaltou que outros governadores têm até avião, o que não é o seu caso. Ele afirmou ainda que ficou “chateado” com a foto publicada pela revista em que aparece seu filho utilizando o helicóptero, segundo ele, como se estivesse cometendo alguma irregularidade. “Eu me transporto com a minha família”, enfatizou. Perguntado se estaria disposto a abrir mão de parte da frota, Cabral virou as costas e deixou a rápida entrevista sem responder a pergunta. A assessoria de Cabral não respondeu as questões do Grupo Estado sobre os gastos com os deslocamentos de helicóptero do governador. Limitou-se a encaminhar a mesma nota distribuída no domingo, 7. “O governador Sérgio Cabral encara como uma perseguição ao seu mandato informações que soem como ‘denúncias’ quanto ao uso de helicópteros do Estado para utilização pessoal”, diz trecho da nota.

Senado adia votação de regra para suplência

ci, Alexandre Padilha (Saúde) é citado como “infectologista”, mas a especialidade não consta nos registro de ambos no Conselho Federal de Medicina.

O líder do PP na Câmara, Artur Lira (AL), diz a aliados em Alagoas que manda o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) se levantar e se senta na cadeira

Irritação

Alckmin reivindica R$ 10,8 bilhões para estações de trem e novas linhas do metrô em São Paulo

Planalto reúne governadores para discutir investimentos « MOBILIDADE » Ministra conversa com governadores de três Estados e prefeitos de capitais sobre investimentos de R$ 50 bilhões em obras rasília (AE) - Diante da pressão dos protestos de rua, o governo federal recebeu ontem governadores de São Paulo, Rio e Bahia e os prefeitos das três capitais destes Estados para discutir a distribuição de R$ 50 bilhões em investimentos em mobilidade urbana, mas ao longo do dia só liberou promessas. O governador paulista, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pediram um total de R$ 17,3 bilhões. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que os projetos deles para obras em metrô, trem e corredor de ônibus ainda serão analisados. Miriam ainda ouviu pedidos de verbas do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, no valor de R$ 4,3 bilhões, e do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, de cerca de R$ 5 bilhões. Nesta semana, a ministra ainda receberá os governadores e prefeitos das capitais de Minas, do Paraná, do Ceará, de Pernam-

B

buco e do Rio Grande do Sul. Alckmin pediu R$ 10,8 bilhões para prolongar as linhas 5, 2 e 9 do metrô e construir 30 estações de trem e dois corredores de ônibus metropolitanos do ABC a Guarulhos e de Campinas a Sumaré. Por sua vez, Haddad, voltou a pedir, como fez num encontro na semana passada com a ministra, dinheiro para construir 150 quilômetros de corredores, num custo de R$ 6,5 bilhões. “Todos esses projetos são de transporte de alta capacidade e qualidade”, disse Alckmin que terá de esperar pelo menos duas semanas para saber quais projetos serão atendidos. O governo decidiu que os projetos de mobilidade urbana deveriam ser discutidos diretamente pelos governadores e prefeitos à exaustão, dispensando a apresentação de técnicos. O anúncio dos repasses de recursos será feito mais à frente pela presidente Dilma Rousseff, que perdeu pontos significativos nas pesquisas de popularidade após a onda de protestos que levou milhares de pessoas

às ruas da principais cidades. A ministra Miriam Belchior fez questão de acompanhar as entrevistas dos governadores e prefeitos após os encontros no seu gabinete para discutir os projetos. “As propostas apresentadas pelo Estado e pela Prefeitura (de São Paulo) estão em linha com a preocupação de governo em priorizar o transporte coletivo de massa, como metrôs, corredores, BRTs”, disse a ministra. “Ninguém trouxe aqui avenida para carros.” Ogovernador baiano, Jaques Wagner, foi o único a evitar entrevistas. Ele alegou que estava atrasado para pegar o voo de volta para Salvador. É na capital da Bahia que está um símbolo das obras atrasadas na área de mobilidade urbana. O metrô de Salvador que começou a ser construído em 2000 era para ter sido entregue em 2003. Após seis anos no governo do Estado, Wagner ainda não conseguiu inaugurar a obra, que por muito tempo esteve sob responsabilidade da prefeitura da capital.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

política

5

Dilma lança programa para a Saúde « SUS » Presidenta anuncia medidas para melhorar ações preventivas que incluem ampliação de vagas

em cursos de medicina e mudanças na grade curricular e conclama classe médica a participar do programa rasília (ABr) - A presidenta Dilma Rousseff disse ontem, durante o lançamento do Programa Mais Médicos, esperar que médicos brasileiros atendam ao chamado do governo para trabalhar no interior do país e nas periferias das grandes cidades, mas que, se não houver interesse, o governo vai buscar os bons médicos onde eles estiverem. “Acredito no interesse dos jovens brasileiros na proposta que fizemos, tenho confiança de que muitos vão comparecer. Mas se não tivermos brasileiros, buscaremos onde estiverem os bons médicos” Dilma disse que o pacto pela saúde, lançado pelo governo no fim de junho, vai ampliar a infraestrutura do setor e melhorar a formação dos médicos, mas, que até lá, os brasileiros que vivem em cidades e regiões sem

B

atendimento não podem mais esperar. “Até que tudo isso aconteça, pergunto a vocês: quem vai atender os brasileiros que não têm acesso a médico? Estou falando do agora, dos próximos meses. Estou falando da justa e inquestionável reclamação dos brasileiros por uma saúde com mais qualidade agora”. O Programa Mais Médicos prevê a contratação de médicos para atuar na atenção básica à saúde em municípios do interior e na periferia das grandes cidades. As vagas poderão ser preenchidas por profissionais formados no Brasil e no exterior, inclusive estrangeiros. A quantidade de vagas só será conhecida depois que os municípios apresentarem suas demandas, mas o governo estima que o número possa chegar a 10 mil. “Não se pode obrigar um mé-

FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR

Ministro Alexandre Padilha apresenta as linhas gerais do programa lançado pelo Governo

dico que prefira morar na capital a viver no interior, mesmo que a gente ofereça as condições. Ele tem o direito de trabalhar onde quiser, de viver com sua família onde preferir e de fazer o tipo de medicina que escolheu, mas pre-

cisamos admitir que algo deve ser feito para que todos os brasileiros tenham direito a médico e é isso que se está garantindo, que todos os brasileiros tenham acesso a médicos”, reiterou. Na avaliação da presidenta,

Aluno de medicina terá de ficar 2 anos no SUS rasília (ABr) - Os alunos que ingressarem nos cursos de medicina a partir de 2015 terão que atuar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o diploma. A medida é válida para faculdades públicas e privadas e faz parte do Programa Mais Médicos, anunciado ontem pelo governo federal. Com isso, o curso passará de 6 anos para 8 anos de duração. Os estudantes irão trabalhar na atenção básica e nos serviços de urgência e emergência da rede pública. Eles vão receber uma remuneração do governo federal e terão uma autorização temporária para exercer a medicina, além de continuarem vinculados às universidades. Os profissionais que atuarem na orientação desses médicos também receberão um complemento salarial. Os últimos dois anos do curso, de atuação no SUS, poderão contar para residência médica ou como pósgraduação, caso o médico escolha se especializar em uma área de atenção básica.

B

Com a mudança nos currículos, a estimativa é a entrada de 20,5 mil médicos na atenção básica. “Esse aumento será sentido a partir de 2022, quantos os médicos estarão formados”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. De acordo com os ministérios da Educação e Saúde, as instituições de ensino terão que acompanhar e supervisionar o aluno. Após o estudante ser aprovado no estágio no SUS, a autorização temporária de exercício será convertida em inscrição no Conselho Regional de Medicina. Por haver recursos federais no programa, os alunos das escolas particulares deverão ficar isentos do pagamento de mensalidade. Esse trabalho na rede pública não acaba com o internato, no quinto e no sexto anos do curso. Até 2017, a oferta de vagas nos cursos de Medicina terá um aumento superior a 10%. Com o programa Mais Médicos, serão abertas 3.615 vagas nas universidades públicas e, entre as particulares, devem ser criadas

Esse aumento [de 20,5 mil médicos] será sentido a partir de 2022, quando os médicos estarão formados" ALOÍZIO MERCADANTE ministro da Educação

7.832 novas matrículas. O aumento deve ser sentido este ano, quando abertas 1.452 vagas. Em 2014, serão 5.435, anunciou Mercadante. De acordo com o ministro, haverá uma descentralização dos cursos que serão instalados em mais municípios. A residência médica terá de acompanhar o ritmo de vagas abertas na graduação. “Não basta abrir curso de medicina para fixar um médico em

uma região que temos interesse para ter. É preciso residência médica, que é um fator decisivo para a fixação, além de políticas na área de saúde. Estados que têm oferta de residência médica, tem uma concentração grande de médicos, como Rio de Janeiro e São Paulo”, disse o ministro. Segundo ele, haverá uma melhor distribuição dos cursos pelo país. Atualmente, 57 municípios oferecem cursos de medicina, com o programa de residência. Mais 60 passarão a ofertar, totalizando 117 municípios no país. Isso acarretará, para as federais, a contratação de 3.154 professores e 1.882 técnicos-administrativos. Nas particulares, segundo Mercadante, não haverá mais a “política de balcão”, onde os institutos apresentam as propostas para a abertura de cursos. Agora, a oferta de cursos de medicina será definida por meio de editais públicos, de acordo com a necessidade do país. “Vamos verificar as áreas que têm condições e necessidade de ofertar vaga e lá ofertaremos”.

o Brasil precisa de médicos de “diferentes naturezas e para diferentes circunstâncias”. “Temos milhões de brasileiros, que antes de precisar de uma tomografia ou de exame de especialista – que são muito importantes –

carecem do mínimo, de uma consulta com um competente e dedicado médico”, ponderou. “O povo mais pobre quer direito a saúde pública, de ser recebido, atendido, examinado por um profissional”. Dilma diz que em todas as conversas que tem sobre saúde, o tema da humanização do atendimento é recorrente e que o investimento em profissionais é essencial para melhorar o serviço. “O conhecimento profissional, o contato humano, a palavra certa, valem mais que qualquer máquina de última geração. Todas as pessoas pedem humanização do atendimento e isso só se faz com pessoas, gente, profissionais. Podemos erguer o hospital mais moderno e ele será inútil se dentro dele não houverem bons médicos, enfermeiros e gestores”, comparou.

Dilma: governo construirá postos de saúde equipados

Brasília (AE) - A presidente Dilma Rousseff disse ontem que o governo construirá postos de saúde bem-equipados, vai assegurar que a rede de saúde funcione direito e suprirá a rede de profissionais. O discurso foi feito em cerimônia de lançamento do programa Mais Médicos, no Palácio do Planalto, em Brasília. “Vamos acelerar investimentos em equipamentos e infraestrutura física. Vamos ampliar as vagas nas nossas universidades. Criaremos até 2017 mais 12 mil vagas de residência. O Brasil precisa de pediatras”, disse. “(Faremos) Esforço imediato pra suprir a falta de médicos nas áreas mais carentes, preenchendo vagas existentes nos postos de saúde e nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento).” De acordo com Dilma, muitos médicos brasileiros comparecerão ao “chamamento” para trabalhar em regiões carentes. Se as vagas não forem preenchidas por brasileiros, serão ofere-

cidos para médicos estrangeiros, afirmou. “Serão exigidos currículo adequado, registro profissional e domínio da língua portuguesa. Eles receberão a mesma remuneração dos brasileiros, os R$ 10 mil mais ajuda de custo”, destacou. “Humanização no atendimento só se faz com gente, com profissionais.” A presidente disse também que “não se pode obrigar um médico que prefere viver na capital a ir para o interior”. “O profissional de saúde tem o direito de trabalhar onde quiser, de viver com a sua família onde preferir. Precisamos admitir que algo deve ser feito para que todos os brasileiros tenham direito a um médico”, disse. “O médico leva de seis a dez anos para concluir a sua formação e até que essa nova geração, que hoje nós criemos as condições para ampliar, através de mais vagas, até que essa geração chegue ao mercado, as pessoas vão continuar adoecendo”, lembrou a presidenta.


DÓLAR COMERCIAL

NA TN ONLINE Prefeitura realiza inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida a partir desta quarta. blog.tribunadonorte.com.br/mercado/

6

Compra: R$ 2,8100 Venda: R$ 3,0430

DÓLAR TURISMO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,1400 Venda: R$ 2,3600

Compra: R$ 3,3726 Venda: R$ 3,3744

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

SALÁRIO-MÍNIMO R$ 678,00

TAXA SELIC 8%

NA TN ONLINE Salão de Turismo Rota 101 Nordeste reuniu cerca de 8 mil visitantes em Natal. blog.tribunadonorte.com.br/eturismo/

economia

Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ] Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira, 09 de julho de 2013

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br ]

Nova redução do PIB

Pela oitava semana seguida, os analistas cortam a previsão de crescimento da economia brasileira. Está praticamente abandonada a estimativa de evolução do PIB em 3% para 2013. De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, a economia do país deve crescer 2,34%, ante uma previsão de 2,40% da semana passada. Os economistas mantiveram a perspectiva de que a Selic será elevada em 0,5 ponto percentual na reunião desta semana do Banco Central, ao mesmo tempo em que reduziram a projeção para a inflação neste ano a 5,81%, ante 5,87%. O dólar deve fechar o ano em R$ 2,20, contra previsão de R$ 2,15 na semana passada.

DESACELERAÇÃO Segundo a OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em seu último indicador antecedente composto mensal como um todo subiu para 100,6 em maio, de 100,5 em abril. A organização diz que a economia do Brasil e de países emergentes desaceleram. Já os países desenvolvidos estão ganhando ritmo.

Cheque (I)

Cheque (II)

As dificuldades levaram o Nordeste à liderança do ranking de inadimplência com cheques (3,26%), em junho, diz a empresa Telecheque. Considerando todas as regiões, o índice de inadimplência do mês passado foi de 2,80%, o que representa uma queda de 9,86% em relação a maio, e de 8,57% sobre igual mês de 2012. Há menos cheques em circulação.

A falta de fundos continua sendo a principal causa de inadimplência, com 74,61% dos valores em cheques não liquidados em junho. Os outros fatores são: cheques sustados (9,77%), roubados ou furtados (4,30%), fraudados (1,17%) e outros motivos (10,16%). Conforme o estudo, o valor médio nacional dos cheques foi de R$ 388,75 em junho.

PECUÁRIA O IDIARN promoverá um curso de Certificação Fi-

tossanitária na Ufersa, em Mossoró, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária. Começa hoje e vai até sexta-feira os cursos de Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada, cumprindo uma programação que todos os anos oferece aos Agrônomos durante a Expofruti. O IDIARN habilitará 40 técnicos.

Mais recursos do IR A Receita Federal liberou ontem a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda de 2013 (ano-calendário 2012). Foi liberada, também, a consulta a lotes residuais dos anos de 2012, 2011, 2010, 2009

e 2008. Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal ou ligar para o Receitafone, no número 146. O dinheiro das restituições será depositado na próxima segunda-feira (15).

FRACASSO Para o SPC/Brasil, a Copa das Confederações não ala-

vancou o turismo interno. Estudo encomendado para traçar o perfil do consumidor que foi aos estádios revela que a maioria pertencia à cidade onde estava sendo realizado o jogo. De acordo com dados da própria Fifa, apenas 3% dos ingressos foram comprados por torcedores estrangeiros.

Em maio, o volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis somou R$ 9,75 bilhões, o melhor resultado histórico. Em termos relativos, observou-se crescimento de 18% em relação a abril e de 54,8% comparado a maio do ano passado. Nos primeiros cinco meses de 2013, os financiamentos imobiliários perfizeram R$ 38,4 bilhões.

1

TELEFONES ÚTEIS

EURO TURISMO

Compra: R$ 2,2560Venda: R$ 2,2580

2

A BSPAR que chegou à Natal com investimentos no segmento imobiliário, acaba de dar mais um passo para consolidar sua marca. Coloca em operação a BSPAR Finanças, que traz soluções financeiras para o mercado de crédito corporativo. A Gerente de Negócios, Kalyana Alves, ficará à frente da operação no RN. A empresa tem sede em Fortaleza e atua em Recife, Salvador e SP.

3

O saldo da carteira dos bancos de montadoras para financiamento de veículos segue em queda. As campanhas promocionais e o aumento nos valores de entrada influenciam diretamente o saldo total da carteira de veículos, com as vendas à vista mantendose no mesmo patamar observado nos últimos anos. Na comparação com maio do ano passado, quando foram liberados R$ 9,6 bilhões, houve um decréscimo de 3,1%.

CONCURSO (I) A Petrobras oferece 53 vagas para estágio, com inscrições até amanhã (10). As vagas são oferecidas através do Instituto Euvaldo Lodi é para estudantes dos níveis técnico e superior, nas cidades de Natal, Mossoró e Guamaré. O Programa possibilita que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão e adquiram experiência nas áreas de estudo. Em Mossoró, estão sendo ofertadas 19 vagas. CONCURSO (II) Os 20 principais concursos com inscrições abertas no País somam 14.253 vagas. A remuneração oferecida vai até R$ 14,2 mil, dependendo da função desejada. Existem oportunidades em diversos cargos destinados a candidatos de todos os níveis escolares. A CBTU fará concurso com 525 oportunidades. CONSELHO O presidente do Conselho Curador do Natal Con-

vention & Visitors Bureau, Fernando Bezerril, convocou reunião ordinária para hoje, às 8h30, no Centro de Convenções. A equipe técnica apresentará os novos projetos e o balanço das ações e resultados do Natal CVB no primeiro quadrimestre de 2013. O conselho é composto de 14 conselheiros titulares.

Exportação do agronegócio é recorde com US$ 49,57 bi « COMÉRCIO EXTERIOR » Soma foi registrada no primeiro semestre e representou um crescimento de 10,7% sobre o mesmo período de 2012 rasília (AE) - As exportações do agronegócio brasileiro no primeiro semestre atingiram o montante recorde de US$ 49,57 bilhões, valor 10,7% superior ao do mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério da Agricultura, o bom desempenho se deve ao aumento das vendas externas de milho, soja e açúcar. A receita das exportações de milho cresceu 409%, passando de US$ 469 milhões para US$ 2,39 bilhões. No caso da soja, o aumento foi de 15,7%, para US$ 13,81 bilhões. No açúcar, a expansão foi de 27%, para US$ 5,46 bilhões. Os técnicos do Ministério da Agricultura observam que para atingir um aumento de US$ 4,96 bilhões na receita das exportações no primeiro semestre foi necessária uma expansão de 13,5 milhões de toneladas nos volumes embarcados de milho, soja e açúcar.

AE

B

Destaques

O estudo divulgado ontem mostra que os principais destaques na balança comercial do agronegócio foram complexo soja (US$ 17,31 bilhões); carnes (US$ 8,13 bilhões); complexo sucroalcooleiro (US$ 6,24 bilhões); produtos florestais (US$

O milho foi um dos destaques no semestre: A receita das exportações do produto cresceu 409%

4,66 bilhões); e cereais, farinhas e preparações (US$ 3,02 bilhões). Segundo os técnicos, os cinco setores ampliaram a participação no total exportado do agronegócio, passando de 76,2% no primeiro semestre do ano passado para 79,4% neste ano. As exportações de soja em grão lideram as estatísticas. Os embarques no primeiro semestre aumentaram 11,7% e atingiram 26,1 milhões de toneladas. No caso do farelo de soja, as exportações recuaram 18% em vo-

lume, mas a receita cresceu 2,1%, sustentada pela alta de 24,6% no preço médio. O óleo de soja registrou queda de 42,8% no volume e de 47% na receita, enquanto o preço médio recuou 7,3%. As vendas externas de carnes subiram 8,2% no primeiro semestre e alcançaram US$ 8,13 bilhões. Segundo o estudo, a receita das exportações de carne de frango cresceu 7,9% e de carne bovina, 14,6%. Já as exportações de carne suína caíram 8,3% e as de peru, 3,5%. O relatório aponta ainda que

Acionistas estudam pedir que justiça bloqueie bens de Eike « EM MEIO À CRISE » Minoritários tentam preservar direitos e ganhar voz nas empresas do bilionário, em meio à crise e derrocada na Bolsa io (AE) - Acionistas minoritários das empresas X criaram uma associação para tentar preservar seus direitos em meio à derrocada das ações de companhias como OGX e OSX. Liderada pelo advogado Adriano Mezzomo, do Rio de Janeiro, a Unax tenta reunir procurações de investidores locais e estrangeiros para ter representatividade junto às empresas e a entidades como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em comunicado, o grupo diz que “estuda medidas judiciais e administrativas visando ao bloqueio de bens do senhor Eike Fuhrken Batista”. “Precisamos analisar os fatos para então tomar as providências cabíveis. O que nos estranha é a rápida deterioração do grupo. Queremos entender o motivo”, diz Mezzomo, que também é acionista A associação pretende protocolar em bloco as procurações obtidas de investidores e tentar con-

R

PATRICIA SANTOS/AE

Eike: Empresário é alvo de desconfiança no mercado

vocar assembleias extraordinárias. Um dos objetivos é instaurar conselhos fiscais em empresas do grupo, proposta que foi vetada na assembleia geral ordinária da OGX, realizada em abril. Além das empresas X, da CVM e da ANP, a Unax também busca esclarecimentos de agências de classificação de risco e au-

ditorias independentes. Segundo Mezzomo, há um descompasso entre os relatórios dessas empresas e a situação real das companhias de Eike Batista. A iniciativa da Unax é paralela a outra que organiza um encontro que está sendo promovido via Twitter pelo acionista da OGX, Willian Magalhães no dia 13 de julho, em São Paulo. O objetivo da reunião é debater o futuro da petroleira e aumentar a influência nos destinos da empresa. A tendência é que esses movimentos de acionistas de difundam por todo o País com o agravamento da situação financeira do grupo. Os movimentos prometem ser no mínimo mais uma dor de cabeça para Eike.

www.tribunadonorte.com.br

VÍ-DEO

Professor explica crise enfrentada por Eike Batista e o impacto no mercado de ações. Veja o vídeo.

as exportações do complexo sucroalcooleiro subiram 30,7% e atingiram US$ 6,24 bilhões. O açúcar respondeu por quase 90% das vendas do setor, com crescimento de 27% na receita, para US$ 5,46 bilhões. O volume exportado cresceu 57,3% e compensou a queda de 19,3% no preço médio. A receita das exportações de etanol cresceu 64,9%, para US$ 772 milhões, impulsionada pelo aumento de 93% no volume embarcado. O preço médio do etanol recuou 14,5%.

« PARA OUTUBRO »

Ministério autoriza novo leilão com energia eólica rasília (AE) - O Ministério de Minas e Energia autorizou a Agência Nacional de Energia Elétrica a promover no dia 25 de outubro deste ano o leilão para compra de energia de novos empreendimentos de geração, denominado Leilão A-3. No leilão, serão negociados Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado na modalidade por quantidade, com prazo de suprimento de 30 anos, para empreendimentos hidrelétricos; e na modalidade por disponibilidade, com prazo de 20 anos, diferenciados por fontes, para empreendimentos de geração a partir de fonte eólica, fonte solar, termelétrica a gás natural, inclusive em ciclo combinado ou a biomassa. O início do suprimento de energia elétrica ocorrerá em 1º de janeiro de 2016. Um outro leilão, exclusivo para a comercialização de energia eólica, é previsto para agosto deste ano.

B


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

geral « EGITO »

Confrontos deixam ao menos 54 mortos e 300 feridos Número de vítimas inclui manifestantes e integrantes das forças de segurança do Egito airo (AE) - Ao menos 54 pessoas foram mortas e mais de 300 ficaram feridas em confrontos armados entre soldados e partidários do presidente deposto do Egito, Mohammed Morsi, ontem. Entre os mortos, 51 seriam manifestantes e três integrantes das forças de segurança. Em comunicados, a Irmandade Muçulmana, que apoia Morsi, disse que soldados abriram fogo com munição de verdade contra partidários do ex-presidente, quando eles participavam de uma oração durante a madrugada. O grupo chamou as mortes de “massacre” e pediu a seus seguidores que lancem um “levante” contra “aqueles que roubaram a revolução”, uma referência ao Exército egípcio. Desde o golpe militar que derrubou Morsi, a Irmandade tem

C



OQUE Na semana passada, o exército do Egito depôs o presidente Mohammed Morsi, suspendeu a constituição do país e prometeu convocar novas eleições em breve

QUEM Primeiro presidente eleito democraticamente na história do Egito, Morsi é acusado pela oposição de tentar impor uma agenda religiosa no país, além de ter se tornado autoritário e de não controlar a crise econômica

realizado protestos regulares do lado de fora do prédio da Guarda Republicana, onde, acreditase, o ex-presidente é mantido. As duas últimas semanas têm sido marcadas por grandes protestos contra Morsi, além de manifestações exigindo sua volta ao poder e confrontos isolados entre opositores do ex-presidente e seus partidários islamitas.

NASSER SHIYOUKHI/AE

Simpatizantes do ex-presidente do Egito rezam após conflito

Anistia registra mais de 200 ataques sexuais Em meio ao conflito que se agravou no Egito desde a semana passada, com a deposição do presidente Mohammed Morsi, as mulheres vêm sendo cada vez mais vítimas de atos de violência. Dados da Anistia Internacional publicadas no portal G1 apontam que, entre o dia 28 de junho, quando a última onda de protestos começou, e o dia 3 de julho, dia do golpe contra o presidente Mohammed Morsi, foram registrados mais de 200 casos de ataques sexuais. Nesses episódios, geralmente dezenas de homens de repente fazem um círculo em volta das mulheres, durante manifestações, e as levam, no meio da multidão, enquanto elas são tocadas e atacadas. Diante dos casos, grupos de guardas voluntários têm formado círculos em volta das manifestantes para tentar protegêlas enquanto protestam na praça Tahrir, no centro do Cairo.

Suposta espionagem no Brasil será investigada « SEM SIGILO » A PF e a Anatel abriram investigação sobre denúncia

de que o governo dos EUA espionou empresas e pessoas brasileiras DIVULGAÇÃO

Vídeos

Os dois lados se apresentam como vítimas do confronto de ontem. A Irmandade enviou, por e-mail, links para vídeos no YouTube que mostram vítimas civis sendo retiradas do local onde ocorreram os disparos antes do amanhecer. A televisão estatal egípcia mostrou imagens de civis disparando contra soldados e policiais, ao mesmo tempo que afirmava que os soldados em frente à sede da Guarda Republicana agiram em autodefesa. Mohamed ElBaradei, líder da oposição egípcia que foi indicado como vice-presidente na noite de domingo, disse em sua página no Twitter, ontem, que “violência gera violência e deve ser fortemente condenada. Uma investigação independente deve ser realizada. A transição pacífica é o único caminho.” A Frente de Salvação Nacional, agrupamento de partidos políticos liderado por ElBaradei, expressou sua “profunda tristeza” por causa da violência e exigiu uma investigação independente. Segundo testemunhas, primeiro foi usado gás lacrimogêneo, seguido por disparos com balas de verdade e de chumbinho. O médico El Hassan Ahmed, que trabalha na emergência do hospital Kasr el Aini e estava no hospital de campanha da mesquita Raba quando vários feridos chegaram, disse que as idades dos pacientes vão de uma criança de 10 meses até um homem de 65 anos.

7

Suposta espionagem no Brasil teria sido revelada pelo ex-analista da NSA, Edward Snowden

rasília (AE) - A presidente Dilma Rousseff disse ontem que o governo federal pediu à Polícia Federal e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que investiguem as denúncias de que telefonemas e transmissões de dados de empresas e pessoas brasileiras tenham sido alvo de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos. “A primeira (medida tomada pelo governo) foi justamente encaminhar ao nosso embaixador nos Estados Unidos um pedido de explicações. Fizemos a mesma coisa aqui no Brasil em relação ao embaixador americano. Decidimos apresentar também uma discussão na União Internacional de Telecomunicações, com sede em Genebra, pedindo que se assegure segurança cibernética tanto para telecomunicações como para todas as outras formas de comunicação que usem redes, que usem internet”, disse Dilma. Ela acrescentou que o governo pediu à Policia Federal e à Anatel investigação sobre a suposta participação de empresa ou empresas de telecomunicação brasileiras no caso de “espionagem de dados absolutamente privados de pessoas e de empresas privadas brasileiras.” Dilma foi atendida. O ministro da Justiça, José

B

 OQUE Reportagens do jornal “O Globo” afirmam que Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), monitorou, na última década, milhões de telefonemas e correspondência eletrônicas de pessoas residentes ou em trânsito no Brasil

QUEM A informação foi revelada pelo exanalista da NSA Edward Snowden. De acordo com o texto, o País aparece em destaque nos mapas da NSA como prioridade no tráfego de telefonia e dados, ao lado da China, Rússia, Irã e Paquistão

Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar o monitoramento de comunicações brasileiras pelos Estados Unidos e

suposta espionagem dos EUA no Brasil. O pedido de investigação partiu do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e foi encaminhado ao Ministério da Justiça. O objetivo é que se apurem as ações de inteligência que tenham ofendido o “quadro legal brasileiro”. A Anatel informou que também abrirá procedimento administrativo para investigar se as empresas de telecomunicações sediadas no Brasil violaram sigilo de dados e comunicações. O presidente do órgão regulador, João Rezende, afirmou que esse sigilo é assegurado na Constituição. O ministro Paulo Bernardo, disse acreditar que a violação de dados de telefonemas e e-mails de brasileiros pelo governo americano tenha sido feita sem a participação das empresas do setor no país. ”Eu acho que o mais provável é que tenha sido monitoramento via cabo submarino, satélite, que se faz de fora, porque ter um convênio para uma empresa entregar dados eu acho muito mais complicado, porque isso, claramente, é crime.” Dilma destacou que o governo federal pretende revisar o projeto de lei que estabelece o marco civil da internet, que atualmente está tramitando na Câmara dos Deputados.

Teles brasileiras e governo dos EUA refutam acusação Brasília (AE) - As empresas de telecomunicações negam ter repassado ou facilitado o envio de informações sigilosas de usuários de seus serviços. A informação é do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). A entidade se colocou à disposição das autoridades para ajudar a esclarecer as denúncias de espionagem dos Estados Unidos. “O SindiTelebrasil reforça, com veemência, o fato de que as teles que operam no Brasil agem estritamente de acordo com a lei e que não mantêm nenhum tipo de parceria com empresas ou órgãos estrangeiros para a realização de escuta telefônica, acesso a dados privados dos clientes ou que contrarie qualquer outra determinação prevista na legislação brasileira”, diz nota divulgada pela entidade ontem. Segundo o sindicato, informações sobre comunicações telefônicas e dados de cidadãos brasileiros somente são disponibilizadas mediante ordem judicial, na forma da lei brasileira.

EUA

O embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, informou ao ministro Paulo Bernardo que não houve coleta de dados pelo governo norteamericano em território brasileiro e também não houve a cooperação de empresas brasileiras com o serviço secreto dos Estados Unidos. Segundo Bernardo, Shannon confirmou que o governo norte-americano monitora dados nos Estados Unidos como horários das ligações telefônicas, números de telefones e locais onde as chamadas são feitas, o que não inclui o conteúdo das conversas. Mas o embaixador garantiu que esse tipo de monitoramento não é feito no Brasil. Shannon disse que as informações publicadas sobre o monitoramento de informações de brasileiros apresentaram uma imagem “que não é correta” sobre o programa de inteligência dos Estados Unidos.


8

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

geral MAURICIO DE SOUZA/AE

Manifestações prometem parar rodovias e portos no país « FORÇA SINDICAL » Manifestações marcadas para a quinta-feira (11) devem afetar do Sul ao Nordeste, inclusive o Rio Grande do Norte

Porto de Santos: segundo a Força Sindical, cada dia de paralisação no terminal impede a movimentação de R$ 70 milhões

ão Paulo (AE) - A Força Sindical divulgou na manhã de ontem sua agenda preliminar das manifestações que pretende realizar na quintafeira, 11, quando as centrais sindicais, de forma conjunta, planejam o Dia Nacional de Lutas com Greves e Paralisações. As centrais sindicais decidiram realizar o evento para defender a pauta trabalhista, que inclui o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, entre outros pleitos históricos do movimentos. De acordo com a Força, pelo menos sete rodovias que passam pela capital paulista terão trechos interrompidos pelos trabalhadores Além disso, ao menos três portos - Santos-SP, ParanaguáPR e Suape-PE -, nos quais a Força representa a maioria dos sindicatos, serão paralisados. Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, Rodnei Oliveira da Silva, cerca de 80% das exportações brasileiras passam pelos portos de São Paulo e Paraná. “Tudo que o Brasil exporta de soja, por exemplo, sai de Santos e Paranaguá.” Ele afirmou que há uma estimativa da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) segundo a qual cada dia de paralisação no Porto de Santos faz com que R$ 70 milhões deixem de ser movimentados. O sindicalista disse ainda que o congestionamento causado pela manifestação dos trabalhadores na quinta-feira deverá fechar parte da Rodovia Anchieta. “Vai ser muito pior do que os congestionamentos que já temos normalmente. Vamos andar pela Avenida Perimetral do porto até a entrada da cidade de Santos.” Para Rodnei, mesmo com os transtornos que serão causados, a ação é importante para a luta dos trabalhadores. “O prejuízo fica com eles (empresas).” Além da paralisação da próxima quinta-feira, os portos também estarão fechados no dia anterior. O protesto na quarta-feira (10) será contrário à Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos. O presidente da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), conhecido como Paulinho da Força, confirmou atos em pelo menos sete rodovias na quinta-feira:

S

NÚMEROS

7 rodovias que passam pela capital paulista deverão ter trechos interrompidos pelos trabalhadores.

80% das exportações brasileiras passam pelos portos de São Paulo e Paraná, que poderão ter as atividades paralisadas.

55 mil funcionários do Complexo Portuário de Suape-Ipojuca deverão cruzar os braços durante toda o dia na quinta-feira.

Raposo Tavares, Fernão Dias, Dutra, Anchieta, Mogi-Bertioga, Castelo Branco e Anhanguera.

Estados

A Força Sindical também informou ter a confirmação de manifestações em vários Estados do País. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a BR-290, conhecida como Freeway, terá protestos desde as 7 horas. Na capital gaúcha, está prevista a concentração de trabalhadores, às 16 horas, em frente à prefeitura. Já em Santa Catarina, a BR101 terá atos nas proximidades de Itajaí, Laguna, Chapecó e Criciúma. Em Florianópolis, a partir das 15 horas, haverá concentração na Praça Tancredo Neves. No Paraná, a BR-277 e a BR-376 deverão ter trechos interrompidos. Em Curitiba, a Praça Rui Barbosa, no centro, terá concentração de trabalhadores às 16 horas. No Rio de Janeiro, o ponto de encontro dos manifestantes será na Cinelândia, às 15 horas. Em Pernambuco, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão interrompidas e 55 mil funcionários do Complexo Portuário de Suape-Ipojuca não vão trabalhar durante todo o dia. No Rio Grande do Norte, os trabalhadores deverão se concentrar na Avenida Beira-Mar. Já em Manaus, os cerca de cem mil trabalhadores do Parque Industrial deverão cruzar os braços.


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe a charge de Rodrigo Brum.

TEMPO HOJE

TÁBUA DE MARÉS

Máx.: 28ºC Mín.: 23º C Muitas nuvens. Chuva a qualquer hora.

Preamar 4h05- 2.1 - 16h25-2.1 Baixa-mar 9h50 -0.2 - 22h10 - 0.2

facebook.com/tribunarn

FRANCISCO GOMES, DIRETOR DO MEMORIAL REVELA FILA PARA CIRURGIAS. PÁGINA 11

NA TN ONLINE

Confira no site da TRIBUNA os Motores do Desenvolvimento

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Rosa Lúcia Andrade [pauta@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 09 de julho de 2013

Atendimentos não chegam a 50% « BOMBEIROS » Números da Subcoordenadoria de Estatística do Ciosp apontam que até abril deste ano foram 4.088, das quais 1.894 foram atendidos. São 640 militares na corporação e a demanda seria de 4.500 EMANUEL AMARAL

RAFAEL BARBOSA

NÚMEROS

Repórter

Corpo de Bombeiros do Rio GrandedoNorteatendemenos da metade das chamadas na Região Metropolitana. De acordocomosnúmerosdaSubcoordenadoria de Estatística do Ciosp, até abril deste ano foram 4088, das quais 1894 foram atendidas. O efetivo de 640 homens é apontado como a causa principal do déficit nos atendimentos,umavezque,segundoaassessoriadoórgão,seriamnecessários 4.500 homens. Em 2012 o total de solicitações foi de 12.164, mas somente em 5.425 os Bombeiros estiveram presentes. O problema do baixo contingente reflete, inclusive, nos serviços prestados pelo CBM nas praias. São 15 pessoas trabalhando diariamente em toda a faixa litorânea do Estado, divididas em turnos. Trata-se de uma extensão de 420 quilômetros, mas de segunda a sexta-feira somente as praias de Ponta Negra e do Meio têm postos fixos com guardas vidas trabalhando. No final de semana, a cobertura de estende para a Redinha e Búzios. Caso haja alguma ocorrência nas demais praias, os bombeiros que estiverem de serviço precisam se deslocar para atender. Segundo o tenente Cristiano Couceiro, da assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, outra deficiência provocada pela falta de profissionais é a dos desencarceramentos de pessoas que sofreram acidentes automobilísticos. Como só existem sedes do CBM em Caicó, Natal e Mossoró, em colisões que acontecem nos demais municípios, as vítimas eventualmente presas em ferragens precisam aguardar para que sejam retiradas dos veículos. “Apesar de termos conseguido novos equipamentos e carros nos últimos anos, falta gente para opera-los”, destacou Couceiro. Ainda de acordo com a assessoria, no ano de 2002, quando o CBM dissociou-se da Polícia Militar, a lei que permitiu a separação previa também um efetivo de 1.065 bombeiros. Atualmente, segundo Cristiano Couceiro, os Bombeiros precisam de pelo menos 3200 profissionais no trabalho operacional, além de mais 1300 nos setores administrativos, totalizando 4500. O déficit também atinge o setor de engenharia do Corpo de Bombeiros, onde é feito o trabalho de prevenção das ocorrências. Há 40 engenheiros no setor, sendo que somente 10 podem fazer análises para liberações de estruturas, como habite-se. Desses, somente dois podem assinar o laudo. “E quando recebem o laudo para assinatura, acabam reavaliando-o para poder dar a liberação. É o nome deles que está em jogo”, pontuou o tenente Couceiro.

O

Apesar de termos conseguido novos equipamentos e carros nos últimos anos, falta gente para operá-los” CRISTIANO COUCEIRO Tenente do CB

4.088 Chamadas foram feitas na região metropolitana, 1.894 foram atendidas

640 militares fazem parte da corporação e seriam necessários cerca de 4.500 para atender todo o Estado

40 Engenheiros fazem parte da equipe de análise do Habite-se. Apenas 10 deles podem assinar

15 guarda-vidas trabalham em todo o litoral potiguar que tem aproximadamente 420 quilômetros de extensão O Estado tem um litoral com extensão de 420km e 15 bombeiros são responsáveis pelo resgate de banhistas em todas as praias

Último concurso para a área foi realizado em 2007

Desde 2007 não há concurso para a composição do quadro. “E para oficiais nunca houve certame. Ainda são os mesmos desde a época que os Bombeiros eram integrados à PM”, completou o tenente. Segundo ele, há casos de profissionais com 20 anos de carreira que nunca receberam promoção. Esse é outro fator que incomoda os servidores e os deixa desmotivados. A falta de recomposição do efetivo em detrimento das aposentadorias também é motivo de preocupação. Dados do setor de Recursos Humanos apontam que até o início de 2014 mais 70 bombeiros devem se aposentar, reduzindo o efetivo para 570. Apesar disso, não há previsão de realização de processo seletivo, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

Polícia Militar

Amanhã os representantes dos 824 concursados da Polícia Militar se reúnem para discutir o impasse na convocação com o procurador-geral do Estado, Miguel Josino. Eles ainda aguardam a decisão do juiz da 4ª Vara Pública de Natal, Cícero Martins, pa-



QUEM Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte tem defasagem na equipe

ra que se possa tomar qualquer providência. Ainda em 2010, o magistrado definiu o dia 10 de janeiro de 2011 como prazo máximo para convocação. No entanto, no dia 27 de julho passado, a Câmara Cível do Tribunal de Justiça anulou a sentença, devolvendo o processo à primeira instância e determinando sua revisão. O impasse começou quando o Governo do Estado, no início da gestão de Rosalba Ciarlini, alegou que o concurso havia vencido, o que impossibilitava que os aprovados fossem convocados. À época, o Ministério Público entrou com uma ação na Justiça, solicitando a afixação de um prazo para esta convocação, que provocou a decisão do juiz Cícero Martins, agora anulada.


10

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

natal

Após vistoria, Ceduc deve ser reaberto esta semana « ASSISTÊNCIA SOCIAL » Juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude vistoriou o prédio e verificou que o mesmo está em condições de receber os menores ADRIANO ABREU

MAGNUS NASCIMENTO

Após concluída, reforma deixou o prédio apto para funcionar

Desde o mês de março o prédio foi interditado após incêndio

Centro de Educação (Ceduc) do bairro de Nossa Senhora de Nazaré, na zona Oeste, deve ser reaberto até o final desta semana. Esta é a expectativa do juiz Homero Lechner, da da 1ª Vara da Infância e da Juventude. O magistrado realizou ontem uma inspeção na unidade e vai remeter hoje o processo com o laudo para a análise do Ministério Público. Assim que for liberado, o Ceduc vai receber de volta os 12 adolescentes em conflito com a lei que estavam em regime de socioeducação na unidade antes da interdição, além de outros que foram apreendidos neste período em que o Centro permaneceu fechado. Segundo Homero Lechner, há 20 vagas, mas a demanda de internos já deve ultrapassar este número. “Não vai reabrir lotado, porque ainda vamos procurar os adolescentes para deixá-los cientes da reabertura. Mas até agosto todos devem estar lá”, afirmou. Para acelerar a liberação do

Ana Rosa Vidal Ferreira, diretora do Ceduc Nazaré, concordou com o juiz e confirmou que, após este serviço, há condição de receber os adolescentes. Ela espera conseguir executar um bom trabalho de socioeducação, bem como atuar na assistências às famílias dos jovens. A equipe do Centro conta atualmente com 20 educadores, 2 assistentes sociais, 1 psicóloga, seis auxiliares de serviços gerais e uma pedagoga.

O

prédio, Lechner precisou antecipar a inspeção no Ceduc Nazaré, em virtude da demora da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) em fazer o laudo após o fim da reforma. A análise seria feita por um especialista e entregue à Justiça, que só então iria verificar se o conteúdo do estudo condizia com a realidade. No entanto, desde o dia 26 de junho passado a 1ª Vara aguardava o laudo, que até ontem ainda não havia chegado. Por conta disso, foi preciso que a própria Justiça analisasse a estrutura. O prédio foi interditado no final de março, quando houve uma rebelião entre os socioeducandos que provocou deteriorações. A Justiça determinou que o Estado reformasse a unidade, para que ela pudesse atender os adolescentes. Mais de três meses depois, a Fundac finalizou as obras, que consistem basicamente na pintura dos dormitórios e banheiros e substituição de portas quebradas durante a rebelião.

Problemas

A falta de lugares para socioeducação no Rio Grande do Norte não diminui com a reabertura do Ceduc Nazaré. Além da unidade ser liberada para funcionamento com a possibilidade de lotação no próximo mês, os demais Centros do estado permanecem fechados. Em Natal, o Ceduc Pitimbu está em obras desde o final de 2009. Nos Ciads da Cidade da Esperança e da Zona Norte, que servem para a internação provisória até que o adolescente tenha seu processo julga-

do, a situação não é diferente. Das 42 vagas, 30 estão fechadas. Nos Ciads,oadolescentedeveriapermanecer somente até receber o enquadramento em algum dos regimes para o cumprimento das sanções, masadeficiêncianosistemaosobriga a funcionar como os Ceducs. Em Mossoró, na região Oeste, o Ceduc está parcialmente interditado desde 2008. O prédio deveria comportar 48 internos, mas tem vagas atualmente para 30. Além disso, a unidade lotada. Em Caicó, no Seridó potiguar, o Centro está sob intervenção judicial desde 2008. Segundo o juiz José Dantas, eram 28 vagas, mas atualmente só pode haver 18 adolescentes no local. Não cabe mais ninguém. A falta de unidades para receber menores infratores fez com que vários jovens progredissem para o regime de liberdade assistida este ano, inclusive todos os que estavam no Ceduc Nazaré e agora devem retornar. Neste regime, eles permanecem em casa, sob tutela dos pais.

PF investiga TelexFree « MARKETING MULTINÍVEL » Ministério da Justiça determinou a análise da empresa que arregimentou mais de 1 milhão de pessoas no Brasil ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou ontem a abertura de investigação policial relativa às atividades da empresa TelexFree no país. O órgão informa que vem apurando denúncias sobre a empresa desde janeiro, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor. A suspeita é de explorar o sistema comercial conhecido como pirâmide financeira, proibido no Brasil. O modelo se mantém por meio do recrutamento progressivo de pessoas, até chegar a níveis que tornam o retorno financeiro insustentável. Estima-se que a TelexFree tenha

O

arregimentado pelo menos 1 milhão de pessoas no Brasil. No Rio Grande do Norte, as investigações feitas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte correm no âmbito interno e por enquanto não serão divulgadas. A afirmação é de Alexandre Cunha Lima, promotor do órgão estadual. Segundo o promotor, as investigações terão duração de 90 dias contados a partir da publicação do inquérito civil no Diário Oficial do Estado (DOE), que aconteceu no último sábado. “Não temos novidade ainda e estamos em processo interno de investigação. Não

podemos divulgar todos os processos do inquérito”, disse. Estão sendo investigadas ao todo seis empresas. Uma delas, a Cidiz Comércio Ltda, vinha sendo investigada pelo MP/RN desde a última sexta-feira. A empresa atua no ramo de roupas e calçados. As outras empresas investigadas são: TelexFree, BBOM, NNEX, Priples e Multiclick Brasil. O promotor vai ficar a frente de todos os seis inquéritos civis sob a desconfiança de ganhos financeiros incompatíveis com a realidade do país e outras práticas como venda de bens para investir nessas empresas. Na área

de defesa do consumidor, de acordo com o diretor geral do Procon-Natal, Arakem Farias, ainda não houve reclamações. Apesar da determinação da Polícia Federal, da decisão judicial de suspender os repasses da TelexFree, e das investigações do MP, os negócios na área continuam sendo executados e até novos serviços estão surgindo. Um desses novos serviços é o “Dumba”, que vem enviando email para as pessoas sugerindo a adesão. O cartão de visita da empresa é a adesão grátis até o próximo dia 15, depois passando para R$ 600.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

natal

Fila para cirurgia tem 400 pessoas « SAÚDE » Hospital Memorial aguarda decisão formal da Secretaria Estadual de Saúde

para dar início a um mutirão de pequenas e médias cirurgias eletivas de ortopedia

FOTOS: JOÃO MARIA ALVES

A

fila para a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Memorial chegou a 400 pacientes. Eles aguardam uma decisão formal da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) relacionada ao fechamento de contrato, para então começar o mutirão de cirurgias eletivas de ortopedia. Os procedimentos estão represados pela falta de atendimento no Hospital Deoclécio Lucena, em Parnamirim e no Hospital Médico-Cirúrgico, em Natal, vinculados respectivamente às redes de saúde pública e privada do Rio Grande do Norte. Diretor presidente do Hospital Memorial, o ortopedista Francisco da Silva Gomes estima que dos cerca de 400 pacientes que aguardam a realização de pequenas e médias cirurgias a maioria são referentes aos membros superiores. A prioridade do atendimento, segundo o médico Francisco Gomes, são de idosos - “que precisam de uma recuperação de 24 horas na UTI” - e de pacientes que necessitam de cirurgias dos membros inferiores, “que não podem ficar sem andar”. Francisco Gomes informou que o Memorial atualmente conta com cinco leitos de cirurgia para ortopedia, mas o hospital está trabalhando para ampliar o número de leitos para dez. Gomes disse, ainda, que com os leitos em funcionamento e outro que está para abrir no decorrer da semana, o Memorial tem capacidade para realizar 30 cirurgias por dia, ou 150 por semana. No caso da Sesap autorizar a realização do mutirão, ele disse acreditar que em dois meses o Hospital Memorial poderá atender essa demanda reprimida, com as cirurgias sendo feitas inclusive aos sábados. O Hospital Memorial é o único com especialidade em cirurgias ortopédicas reparadoras, incluindo a alta complexidade, que atende todo o Rio Grande do Norte, diz Gomes, até porque houve o fechamento Itorn e o Hospital Médico-Cirúrgico também foi descredenciado pela rede pública de saúde: “O Hospital Deoclécio Lucena não tem material e não faz nada, porque o pronto-socorro do Hospital Walfredo Gurgel faz o primeiro atendimento, estabiliza o paciente e o manda pra cá”. Segundo Gomes, o Memorial atende aos pacientes que passam pela Central de Regulação da rede pública de saúde, e só então o nome dele vai para o sistema informatizado do Memorial. Mas, continuou ele, existem casos de pacientes que não passam pela regulação “e chegam sem autorização para a internação”. O diretor do Memorial afirmou que o SUS credenciou o atendimento de 400 pacientes por mês, mas à medida que houve a necessidade, o hospital tem feito o atendimento suplementar com as cotas que eram destinadas, por exemplo, ao Itorn e ao Médico-Cirúrgico.

11

« DENGUE »

Natal faz convocação para novos agentes

D

Hospital Memorial é o único no Rio Grande do Norte com especialidade em cirurgias ortopédicas reparadoras e de alta complexidade

Cardiologistas formalizam Servidores de Parnamirim pedido de demissão no HWG decidem entrar em greve A posição dos cardiologistas que pediram demissão dos cargos públicos no Hospital Walfredo Gurgel é irrevogável. Quatro, dos cinco profissionais que enviaram uma carta para a diretora da unidade pedindo o desligamento dos cargos, protocolaram, ontem, o pedido individual de exoneração no setor de Recursos Humanos do hospital e na Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Segundo o assessor de imprensa do HWG, Marcelo Soares, com a exoneração dos cinco profissionais, o quadro de profissionais da UTI será reduzida de nove para quatro médicos. Entretanto, ficou

decidido em reunião na última sexta-feira, que todos cumpririam a escala de plantão até o ato de exoneração sair no Diário Oficial do Estado. A Sesap, através de sua assessoria de imprensa, confirmou os pedidos de desligamento junto à secretaria. Quanto às vagas que ficarão em aberto, deve-se suprir em caráter emergencial. “Vamos remanejar médicos de outros hospitais, todos profissionais do Estado, para que os pacientes não fiquem desassistidos”, informou a assessoria. Além das más condições de trabalho, o grupo de médicos reclamou da falta de equipamentos na UTI cardiológica.

Os servidores da Saúde de Parnamirim entraram em greve ontem. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde/RN), os trabalhadores suspenderam cirurgias eletivas, vacinações e serviços ambulatoriais. Após negociação realizada entre Sindicato e Prefeitura, os trabalhadores optaram pela greve. As reivindicações da categoria são implantação de Plano de Cargos e Salários, aumento de gratificações e realização de novo concurso, além de melhores condições de trabalho. Em negociação, o secretário adjunto de Saúde, Antônio Brito, informou que se a categoria

desistisse da greve, uma posição sobre o plano seria dada até quarta-feira. Contudo, a categoria rejeitou a proposta e manteve a paralisação. “Se quiserem negociar, vai ter que ser dentro da greve. A parada é por tempo indeterminado”, disse o diretor do Sinsaúde, Paulo Martins. De acordo com Antônio Brito, a categoria pretende paralisar serviços essenciais como a UTI Neonatal e o Centro Obstétrico da Maternidade Divino Amor. Por esse motivo, a Procuradoria Geral do Município solicitou à Justiça que seja definido qual o percentual de cada serviço deverá ser mantido.

Santa Catarina tem problemas com o raio X O Hospital Santa Catarina enfrenta problemas no setor de raio X. A diretor, Maria da Guia Araújo negou que não estejam sendo realizados exames, mas confirmou que existe lentidão nos procedimentos. A falha decorre do fato do HSC, apesar de possuir dois aparelhos novos, executar a revelação dos filmes em um processador antigo, que não suportou a demanda. A diretora admitiu que, em virtudedaquebradoequipamento,os filmes de raio X estavam sendo revelados no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, no conjunto ParquedosCoqueiros,tambémnaZona Norte da cidade. “O setor de raio X junta um certo número de exames e leva tudo de uma vez”, disse. Segundo a diretora, informado do problema, o secretário municipal adjunto de Saúde, Ion Andrade, se prontificou a ceder, por empréstimo, o processador existente no antigo Hospital dos Pescadores, nas Rocas. O administrador do HSC, Antônio Alves de Souza, informou que o processador já se encontrava à disposição no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na rua Antônio Basílio, e que no começo da

ois meses após o fim do contrato de 137 agentes de endemias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou no último sábado, no Diário Oficial do Município, a convocação dos prestadores de serviço. O contrato dos agentes havia encerrado no dia 6 de maio. No primeiro semestre deste ano, Natal já teve 1.258 notificações de casos suspeitos, ficando atrás apenas de Pau dos Ferros, onde esse número foi de 1.273. Atualmente, a SMS conta apenas com 270 agentes de endemias do Município para trabalhar no controle do mosquito transmissor da dengue. De acordo com o administrador do Centro de Zoonoses da SMS, Sérgio Ernani, os agentes prestadores de serviço ainda passarão pelo processo de assinatura dos contratos. Os agentes terão até a próxima sexta-feira para se apresentarem à SMS e assinar os contratos. “Depois disso, o Departamento de Gestão vai encaminhar um documento indicando quando será feita a apresentação desses agentes para Centro de Zoonoses”, esclarece Sérgio Ernani. Até o dia 29 de junho, o Rio Grande do Norte registrou 11.288 casos notificados como suspeitos de dengue, sendo 3.193 confirmados.

É importante se manter atento com os recipientes de armazenamento de água” KRISTIANE FIALHO coordenadora da Sesap

O Hospital Santa Catarina também enfrenta problemas de infiltração de água em vários setores

tarde um técnico de raio X e um funcionário do Setor de Patrimônio do Hospítal Santa Catarina estariam se deslocando no começo da tarde para receber o equipamento. A médica Maria da Guia Araújo informou, ainda, que desde março está em curso um processo de licitação a cargo da Sesap, para que seja adquirido também um aparelho conhecido como CR, que será usado para digitalização dos exames de raio X do Hospital Santa Catarina, que é um equipamento mais compatível ao uso dos equipamentos de raío X já existen-

tes na unidade.

Reforma Cerca de de três mil telhas serão utilizadas no trabalho de retelhamento do Hospital José Pedro Bezerra, no conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal. As últimas chuvas que caíram em Natal provocaram infiltrações em algumas áreas daquela unidade hospitalar, sobretudo na sala do atendimento de emergência, conhecida como “sala vermelha”, objeto de comentário na rede social twitter por parte do neurocirurgião Se-

bastião Paulino, que atua como intensivista Hospital Santa Catarina, como é chamado costumeiramente pela população natalense. A diretora geral do HSC, médica Maria da Guia Araújo, disse que um engenheiro do Departamento de Engenharia da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) esteve naquela unidade ainda na sexta-feira ((5), tendo ela sido informada que durante a reforma concluída em dezembro do ano passado, também houve uma falha estrutural. Segundo ela, a Sesap corrigirá o problema.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Kristiane Fialho, 3.138 casos foram de dengue clássico e outros 55 são considerados graves, sendo 30 decorrentes de dengue com complicações e 25 de febre hemorrágica do dengue. No primeiro semestre de 2013 foram confirmados cinco óbitos causados por dengue, sendo três por complicações da doença e dois por febre hemorrágica do dengue. O RN possui 63 municípios com incidência alta da doença, 34 com incidência média, 48 com incidência baixa e 22 considerados como de incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Pau dos Ferros (1.273), Natal (1.258), Currais Novos (539), Santa Cruz (515) e Parelhas (489).“Realizamos operações com carros-fumacê em 31 municípios do Estado para combater o mosquito”, informa Kristiane Fialho. A coordenadora do Programa enfatizou que a população deve tomar cuidado no sentido de evitar a propagação do mosquito.


12

natal

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 09 de julho de 2013

« ELIANA LIMA » ANNA RUTH DANTAS - INTERINA annaruth@tribunadonorte.com.br

“O amor verdadeiro começa quando nenhuma retribuição se espera” Saint Exupéry

JOAONETOFOTOS.COM

ARD

Grande...

nandes, Virgínia Coelli e Anelly Medeiros já se preparam para encarar o desafio em 2014.

O lançamento da revista Bzzz em Mossoró repetiu o sucesso ocorrido em Natal. Festa concorrida com direito aos vips da capital do Oeste e muitos que seguiram de Natal. Beth e José Carlos Rego, diretores do hotel Garbos, foram os anfitriões da noite.

Sem...

...estilo

Durante o show da Blitz, no palco do Teatro Riachuelo, um imprevisto ocorreu com uma das vocalistas da banda. Exatamente no momento em que Evandro Mesquita iria apresentá-la ao público, o vestido da moça abriu atrás. Mas ela foi discreta, acenou para a plateia com uma mão, enquanto a outra segurava o vestido.

2

Os jornalistas Eliana Lima e Carlos de Souza comandaram a festa e receberam muitos elogios pela mais nova publicação potiguar.

1 - Lua de mel

Presença

Lindinhos, protagonistas de uma festa em grande estilo Lucas Galvão e Mariana Dantas

Muitas foram as presenças na festa de Mossoró. Por lá passaram, a ex-prefeita Fafá Rosado e o marido, o deputado Leonardo Nogueira, o casal Layre Rosado e Sandra Rosado, com os filhos a deputada Larissa e o vereador Layrinho, acompanhado da esposa Polyana Simas. Beth e José Carlos Rego foram os anfitriões do Garbos

Ausência

2 - Lançamento... Polyana Simas, Layrinho Rosado e Layre Rosado festejaram Eliana Lima

3 - ...em grande estilo... A ex-prefeita Fafá Rosado, Andreia e Alexandre foram só elogios

4 - ...da Bzzz... Mãe e filha, Sandra e Larissa Rosado, comentando a revista

1

5- ...em Mossoró O casal Beth e José Carlos Rego foram os anfitriões no Garbos

Mesmo com a chegada de um importante veículo de comunicação na cidade, a prefeita Cláudia Regina não foi e nem mesmo justificou.

JOAONETOFOTOS.COM

Shows A cunhada da governadora, Isaura Amélia, à frente da Secretaria Especial de Cultura cuida de mais uma edição do “Agosto da Alegria”, que vem com investimento expressivo em shows nacionais. Por aqui deverão aparecer Martinália e até o forrozeiro Alcimar Monteiro. Outros nomes ainda estão sendo confirmados.

Casório... A emoção imperou no casamento de Lucas Galvão e

Na apresentação natalense, que abriu a turnê Blitz 30 anos, Evandro Mesquita, o sessentão, mostrou que está em grande forma. Já a Viva Promoções, de Jarbas Filho, marcou mais um gol.

Posse O juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara Federal potiguar, será empossado hoje como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A solenidade acontecerá às 14h, no plenário do TRE.

JOAONETOFOTOS.COM

« COLMEIA » O Fest Bossa e Jazz Pipa 2013, que acontece de 22 a 25 de agosto, já confirmou a presença do cantor Ivan Lins. Outra grande atração internacional confirmada é o americano Stanley Jordan. Em sua quarta edição, o Festival oferece ao público potiguar e turistas espetáculos de Jazz, Blues, Bossa Nova e boa música instrumental.

à

Tiro O deputado federal Betinho Rosado não poupa críticas ao Democratas, partido pelo qual foi eleito. O parlamentar tem dito, publicamente, que ainda pode fazer muito “pelo Rio Grande do Norte,mas não no DEM, onde se sente tolhido”.

...vestido

4

3

JOAONETOFOTOS.COM

Mariana Dantas, celebração ocorrida no último sábado. Muitos foram os amigos dos noivos que vieram de São Paulo especialmente para participar do grande momento.

...em grande estilo

Na igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, uma entrada triunfal de Mariana, visivelmente emocionada. No Olimpo Recepções festança em grande estilo comandada por

JOAONETOFOTOS.COM

Lucas e Mariana.

Representação A Meia Maratona do Rio de Janeiro, ocorrida no último domingo, contou com uma grande representação potiguar. Lá estiveram a engenheira Ana Adalgisa Dias e os empresários Renato Gomes e Eduardo Santos. Quem se empolgou com a competição foi a turma da Confraria das Galiotas, Ohana Fer-

RETIFICAÇÃO Retificando legenda, os diretores do Hospital do Coração Nelson Solano e Lauro Arruda, prestigiando a festa da Bzzz.

5

Identificado suspeito do assassinato « MORADOR DE RUA » Polícia identificou outro morador de rua, conhecido por “Buldogue” através de câmeras de segurança de um posto de gasolina próximo do local onde atearam fogo em Denílson Gomes

A

Polícia Civil utilizou imagens da câmera de segurança de um posto de gasolina para identificar o suspeito de atear fogo e matar o morador de rua Denilson Gomes da Silva no dia 1º deste mês. Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da polí-

cia, o responsável pelo crime seria outro morador de rua identificado pelo apelido de “Buldogue”, que permanece foragido. Duas testemunhas foram ouvidas e apontaram “Buldogue” como sendo o autor do crime. Denilson estava na calçada da avenida Roberto Freire, no sen-

tido Ponta Negra - Centro, quando o crime ocorreu. A equipe da 10ª Delegacia de Polícia informou que as imagens do circuito interno de TV do posto de gasolina próximo ao local identificam o suspeito que comprou um galão de gasolina igual ao encontrado na cena do crime. As ima-

gens do posto de combustíveis foram feitas minutos antes do homicídio. O morador de rua não suportou os ferimentos provenientes das queimaduras que atingiram cerca de 80% do corpo e morreu na última sexta-feira. Desde o dia do atentado, Denilson Gomes fi-

cou em estado gravíssimo no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Alguns jovens que bebiam em uma loja de conveniência nas proximidades de onde ocorreu o crime acionaram tanto o Samu quanto a PM. “Quando olhamos, o homem estava pegando fogo e agonizando. Liguei

na ambulância na hora”, contou o universitário Pedro César. O universitário não viu como aconteceu o atentado. Os policiais pedem para quem tiver qualquer informação deve entrar em contato com o disque-denúncia pelo telefone 181 ou pelo número 3232-2280.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

natal

13

Prefeitura não define data para demolição de igreja « VILA PARAÍSO » Prédio da Paróquia São Bartolomeu não resistiu às

chuvas. Semurb espera que máquinas, locadas, fiquem à disposição igreja de São Bartolomeu, no conjunto Vila Paraíso, na Zona Norte, não tem data para ser demolida. A estrutura está comprometida desde o último sábado quando o teto e parte das paredes desabaram no período da noite devido as fortes chuvas que ocorreram durante todo o dia. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Natal, Jeoás Santos, a demolição, em princípio, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “Existe a possibilidade da própria igreja, de maneira particular, realizar a demolição, se for a maneira mais rápida de realizar a ação”. O engenheiro da Defesa Civil de Natal (DCN) esteve no local e condenou a estrutura. De acordo com o coordenador da DCN, a forte chuva e a antiguidade do prédio facilitaram o desabamento. As paredes do imóvel serão demolidas, porém, ainda não há data exata para que isso ocorra. As máquinas para a realização do trabalho pela Prefeitura são locadas e estão todas indisponíveis. Uma nova avaliação, com a presença do Corpo de Bombeiros, deve ser realizada para se encontrar uma alternativa imediata. Valdeir Bento, que faz parte do serviço operacional do Corpo de Bombeiros, esteve no local no dia do acontecimento. “O teto estava todo no chão e tinha só umas paredes de pé ainda. Não fizemos outra coisa a não ser verificar se tinha alguem debaixo dos destroços e isolar a área para proteger os curiosos de uma possível caída das pa-

JOÃO MARIA ALVES

A

Móveis da Igreja São Bartolomeu são retirados e prédio está interditado pela Prefeitura

redes”, disse. A Defesa Civil de Natal interditou o local. Momentos antes do desabamento, cerca de 200 pessoas estavam no interior da igreja, mas ninguém se feriu no acidente. Membro da Pastoral Social da Paróquia Santo Antônio de Pádua, matriz da Paróquia do Parques dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, Diego Breno de Paula chegou pouco depois da queda do teto e do desmoronamento de partes das paredes laterais da igreja. “Ficou preservado justamente a área de trás, onde fica a sacristia com as imagens do padroeiro do bairro e de Jesus Cristo e Nossa Senhora”, relatou Diego Breno. O comerciante Francisco

Bandeira tem uma pequena mercearia na rua Samaritano, ao lado da igreja, e conta que viu o desmoronamento desde o princípio. Ele acredita que devido à estrutura antiga - mais de 30 anos -, o peso do gesso sobrecarregou a estrutura de alvenaria, “que é fina e fraca, feita apenas com cal e barro”.“Estava aqui na frente quando começou a ceder. Primeiro veio abaixo o gesso e em seguida a alvenaria dos dois lados da igreja de São Bartolomeu”, contou o comerciante. Francisco Bandeira disse que ouviu o primeiro barulho por volta das 16h45, antes do começo da missa, que chegou a ser iniciada. Segundo ele, cinco minutos depois caiu a

parte de alvenaria. O padre Inácio Teixeira escutou o som do primeiro estrondo, quando havia praticamente começado a celebrar a missa e daí pediu aos fiéis para que saíssem para a área externa e para rua Ponte Nova, em frente a igreja. A maioria dos bancos da igreja, como também o altar da igreja e a bancada onde fica o cálice, ficaram danificados. De acordo com a Arquidiocese de Natal, a discussão sobre a possibilidade da construção de uma nova paróquia deve ser feita somente pelo padre Inácio Teixeira, já que cada paróquia tem autonomia. Uma equipe da Cosern esteve no local e desligou a rede elétrica.

Acaba prazo de pagamento « TAXA DE LICENCIAMENTO » Os proprietários de veículos com placas

terminadas em zero têm até hoje para quitar o imposto estadual calendário para pagamento das Taxas de Licenciamento de veículos automotores tem o último vencimento programado para hoje. A data diz respeito aos carros com placa de final 0, o que corresponde a 92.033 veículos no Estado, ou 9,941% do total. Especificamente em Natal e

O

Mossoró esses números equivalem a 65.308 e 23.025, respectivamente. Ao todo, a frota no Estado é de 925.578 veículos. Os usuários que não receberam os carnês podem imprimir a segunda via diretamente na página eletrônica do Detran, em seguida deve acessar o link “consultar

veículo”. A mesma regra vale para os contribuintes que estão em viagem e não estão portando o documento. Além disso, os correntistas do Banco do Brasil podem pagar diretamente no caixa eletrônico sem precisar do boleto. O imposto é o único cuja arrecadação é de responsabilidade

do Detran/RN e neste ano não teve reajuste, permanecendo no valor de R$ 60, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte automotor. Os valores arrecadados são utilizados na manutenção física das instalações do Órgão e nas ações empreendidas pela Instituição.

autos &

motores

TODAS AS SEXTAS NA TRIBUNA DO NORTE


NO RÁDIO

NO FACEBOOK

12h - Globo Esportivo 17h - Globo Esportivo

Veja os resultados dos jogos da série B e da Libertadores dessa terça-feira.

www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

14

HOJE NA TV

19h30 - Série B: Paysandu x São Caetano; Sportv 21h50 - Libertadores: I. Santa Fé x Olimpia; FOX Sports

PRESIDENTE DO ABC COBRA REAÇÃO E PEDE DESCULPAS AOS TORCEDORES. PÁGINA 16

TNONLINE

Acompanhe as novidades de ABC e América na disputa da série B do Brasileiro. www.tribunadonorte.com.br

esportes

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 09 de julho de 2013

Massa se mostra desapontado « FÓRMULA 1 » Com 57 pontos conquistados na temporada e apenas na sétima colocação, piloto brasileiro lamentou mais um problema com seu carro da Ferrari, que o tirou da prova disputada na Alemanha

DIVULGAÇÃO

N

urburg/Alemanha (AE) O brasileiro Felipe Massa lamentou o incidente que provocou o seu abandono no GP da Alemanha, a nona etapa da temporada de 2013 da Fórmula 1. O piloto da Ferrari explicou que, ao tentar frear na curva 1, não conseguiu parar o seu carro e acabou rodando. Assim, acabou reconhecendo o seu erro, ocorrido na quarta volta da corrida deste domingo no circuito de Nurburgring. “Estou muito desapontado com o que aconteceu, especialmente depois que o resto do fim de semana tinha corrido bem. No iní-

cio da quarta volta, quando eu estava na reta, no momento em que freei os pneus traseiros, eu não consegui parar o carro e rodei. Quando o carro parou, ficou preso na quinta marcha e eu não conseguia descer a marcha”, disse. Após a rodada, Massa não conseguiu voltar para a corrida, pois o câmbio ficou preso na quinta marcha. O brasileiro revelou que a Ferrari não soube identificar qual problema ocorreu com o seu carro. “É muito estranho que a marcha tenha ficado presa e, até agora, a equipe não viu nada de anormal”, afirmou.

Com esse abandono, Massa permaneceu com 57 pontos, apenas na sétima colocação no Mundial de Pilotos. O brasileiro espera se recuperar na próxima corrida, o GP da Hungria, no próximo dia 28 “Agora quero me concentrar na próxima corrida, quando eu pretendo fazer o meu melhor para mudar as coisas”, comentou.

Aliviado O alemão Sebastian Vettel já conquistou três títulos mundiais, mas apenas neste domingo sentiu a sensação de comemorar um triunfoemcasa.ApósganharoGPdaAle-

Felipe Massa vem enfrentando problemas com o seu carro

Brasil está na fase final

Pedro Neto

« LIGA MUNDIAL » Vitória polonesa sobre os Estados Unidos

[ pedron@natal.digi.com.br ]

beneficiou a equipe de Bernardinho com uma das vagas do grupo RODRIGO SENA

Baraúnas

Semana difícil Na próxima sexta-feira o ABC já volta a campo onde enfrentará o Palmeiras. Após a derrota dentro de casa para o Atlético GO o clima anda pesado entre torcida e jogadores. A frasqueira chiou pela forma como a equipe foi derrotada, até porque alguns jogadores simplesmente não mostraram disposição alguma durante o jogo do último sábado. Perder é normal em quem pratica qualquer tipo de esporte. Agora, perder sem mostrar força ou motivação dentro de uma partida é outra coisa completamente diferente. Com exceção de Bileu, Edson e Erick Flores que correram e que mostraram vontade ganhar, todos os demais jogadores não apresentaram nada de positivo. Para este jogo contra o Palmeiras o técnico já poderá ter a sua disposição alguns jogadores que não estiveram presentes na partida contra o Atlético GO. Alvinho e Wanderley poderão aparecer na equipe alvinegra. Já Rodrigo Silva e Alexandre dificilmente terão condições de participarem da partida. Agora, o ABC vai precisar de bem mais do que desses dois reforços, pois vai enfrentar uma equipe que vem de uma goleada em cima do Oeste por 4 x 0 e que quer chegar a liderança da competição. Como podemos ver o alvinegro terá um jogo complicado. Aliás, muito complicado.

Fabinho e Renatinho O médico do América Maeterlink Rêgo liberou o lateral Renatinho e o meia Fabinho para voltarem a treinar fisicamente. Como o jogo será no sábado tudo indica que os dois estarão à disposição do técnico Roberto Fernandes. O mesmo não se pode dizer de Junior Negão e Cascata que continuam no DM. Continuo acreditando que Cascata é um jogador de su-

manha, o piloto da Red Bull celebrouavitória,aclassificoucomo“especial” e admitiu que poderia ter perdido a liderança para o finlandês Kimi Raikkonen, que o pressionou no final, se a corrida no circuito de Nurburgring tivesse mais voltas. “Foi uma corrida difícil, foi uma das mais difíceis por um longo tempo. Estou feliz que a corrida não teve duas ou três voltas a mais porque Kimi estava um pouco mais rápido no final. Eu estou muito feliz que deu certo e é muito especial. A equipe trabalhou muito para me dar a chance de ganhar neste fim de semana e conseguimos”, disse.

ma importância para o clube rubro, pois é um dos poucos que tem muita qualidade no nosso futebol. Já Júnior Negão ainda não mostrou nada de positivo desde que foi contratado. E, como Rodrigo Pimpão já deverá estar à disposição do técnico, tudo indica que teremos mudanças no ataque rubro. Vamos aguardar os treinamentos ao longo da semana.

Conversa dura O presidente do ABC Rubens Guilherme disse ontem na Rádio Globo que só fica no ABC quem quiser se empenhar. Quem se doar. Quem tiver prazer em vestir a camisa do ABC. Rubens Guilherme disse que a comissão técnica já teve uma reunião na tarde de ontem com os jogadores e que a direção também terá uma conversa com o elenco para saber o que eles querem no ABC. O presidente deixou muito claro que a direção não mais aceitará qualquer deslize de quem quer que seja. Outro ponto citado pelo presidente foi no tocante a atitude do atacante Bombinha que fez gestos obscenos para a torcida e que, segundo Rubens Guilherme, não mais serão aceitos pelos dirigentes alvinegros, pois o torcedor merece respeito.

A equipe mossoroense fez bonito no último final de semana. O tricolor venceu o Rio Branco AC por 3 x 1 fora de casa. O Baraúnas já jogou três vezes pela série C. Venceu uma. Empatou outra. E, perdeu a primeira partida. No momento tem quatro pontos ganhos. A campanha do Baraúnas pode ser considerada boa, até porque os dois últimos jogos foram fora de casa contra Brasiliense e Rio Branco. É importante lembrar que os quatro primeiros clubes de cada grupo passam de fase.

Não entendi... Ao término da partida do ABC contra o Atlético GO no último sábado a Polícia Militar segurou os torcedores alvinegros por mais de 20 minutos enquanto a “torcida” do clube de Goiás deixasse o estádio. Até que daria para entender se realmente tivéssemos tido torcida do clube rubro negro de Goiânia no Frasqueirão. O problema é que apenas dez torcedores do Atlético GO estiveram presentes ao estádio. E, por conta disso os torcedores alvinegros tiveram que ficar na chuva até que a Polícia Militar liberasse a saída deles após todos os goianos terem deixado o Frasqueirão. Você entendeu? Não? Nem eu!

Barretão O estádio Barretão passou nos últimos dias por melhoras. Isso porque eram muitas as reclamações no tocante ao estádio como num todo. O empresário Marconi Barreto ciente de que o torcedor é o seu maior cliente procurou atender aos apelos de quem vai para a arquibancada. Os profissionais da mídia também tem reclamado da acomodação nas cabines de imprensa.

WANDER ROBERTO

S

ão Paulo (AE) - A seleção brasileiramasculinadevôleinem precisou entrar em quadra mais uma vez para se classificar para as finais da Liga Mundial. Em Wroclaw, a Polônia se aproveitou do apoio da torcida para vencer os Estados Unidos por 3 sets a 1 - com parciais de 25/23, 17/25, 25/21 e 25/23. O resultado garantiu o time de Bernardinho matematicamente na próxima fase do torneio. O Brasil é o líder do Grupo A, com 19 pontos, e, após os resultados deste final de semana, só pode ser ultrapassado por uma das equipes da chave. Como o primeiro e o segundo colocado avançam à fase final, a seleção já pôde comemorar a classificação com uma rodada de antecipação. Bulgária e Polônia têm, respectivamente, 14 e 13 pontos e se enfrentarão na última rodada, o que fará com que apenas uma destas seleções possa passar o Brasil. A seleção de Bernardinho terá os Estados Unidos como rival na rodada final, confronto que será realizado no final de se-

mana que vem, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A seleção brasileira entrará em quadrasemnemprecisarvencerpara garantir a ponta do grupo - duas derrotas por 3 sets a 2 já seriam suficientes. A outra vaga do grupo à fase final está totalmente indefinida. Além de búlgaros e poloneses, Estados Unidos e França (12 pontos cada um) estão na briga. Outro time da chave, a Argentina, lanterna

com cinco pontos, já está garantida por ser sede da fase final. O time de Bernardinho para chegar a condição de classificado, antes teve de passar pela Bulgária, com duas vitória por 3 a 1. A renovada seleção mostrou muita maturidade, principalmente o atacante Lucareli, que apesar da pouca idade vem substituindo Murilo, o melhor jogador do último Mundial, muito bem.

« ESPANHA »

« FUNERAL »

« MMA »

David Villa troca Barça pelo Atlético de Madrid

Rincón não resiste à Malária e morre

Weidman pede que respeitem Anderson

O

F

S

em muito espaço no time do Barcelona, principalmente depois da contratação de Neymar, o atacante espanhol David Villa foi vendido para o Atlético de Madrid. O valor do negócio foi 5,1 milhões de euros, mas o antigo clube fica com 50% dos direitos de uma possível futura venda. Maior artilheiro da história da seleção espanhola, com 58 gols marcados, David Villa foi comprado pelo Barcelona em 2010, quando saiu do Valencia por cerca de 40 milhões de euros. Depois de um bom começo no clube, ele sofreu um grave lesão no final de 2011, ficando um semestre inteiro sem jogar. Por conta da lesão, David Villa não esteve com a seleção espanhola na conquista do título da Eurocopa de 2012 - antes, fez parte do grupo que foi campeão da Eurocopa de 2008 e da Copa do Mundo de 2010. E também acabou perdendo espaço no time do Barcelona na temporada passada, virando opção no banco de reservas. Com a chegada de Neymar, David Villa perderia espaço no time. Por isso, já circulavam diversos rumores sobre sua saída.

O técnico Bernardinho se mostrou contente com a classificação

volante Claudiney Ramos, conhecido como Rincón, morreu na madrugada de ontem em Sorocaba, no interior de São Paulo, onde estava internado desde sábado. A causa da morte pode ter sido malária. O jogador tinha 33 anos e estava atuando pelo Avenida, clube de Santa Cruz do Sul que disputa a segunda divisão do futebol gaúcho. Brasileiro naturalizado guinéu-equatoriano, ele jogava também pela seleção do país africano. O problema é idêntico ao do goleiro do Alecrim, Danilo, que está internado no hospital Giselda Trigueiro, em Natal, desde a última sexta-feira, com os mesmos sintomas de Rincón, que foi seu companheiro de equipe na seleção da Guiné Equatorial. Rincón foi destaque nos meios esportivos em março, ao marcar aos 43 minutos do 2º tempo o gol da vitória da Guiné Equatorial sobre a seleção de Cabo Verde pelo placar de 4 a 3. O jogo era válido pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014. No mês passado, Rincón permaneceu três semanas na África com a seleção da Guiné.

oram sete anos e dez defesas de cinturão até o grande nome das artes marciais mistas (MMA) ser batido. Anderson Silva, em uma luta estranha, onde as provocações do brasileiro superaram a sua técnica tão aplaudida até hoje, deixou escapar o cinturão da categoria dos pesos médios para o norteamericano Chris Weidman no UFC 162, em Las Vegas. O fim da série de 16 vitórias consecutivas do curitibano no maior evento de MMA do mundo ocorreu durante o segundo round da luta contra Weidman. “Me sinto incrível pelo que aconteceu. Parece surreal”, disse o novo dono do cinturão dos médios, Chris Weidman, ainda no octógono. Questionado sobre uma possível revanche contra o maior lutador de MMA que o mundo já conheceu, o norteamericano reconheceu a grandeza de Silva. “Respeitem Anderson Silva. Ele é um ídolo, quero a revanche, mas eu venho buscando isso a muito tempo”. Anderson também pediu respeito a Weidman e afastou a ideia de uma possível revanche.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES [ elopes@tribunadonorte.com.br ]

Vinicius e Nildo na seleção da “B” Apenas dois jogadores nordestinos ganharam posição na seleção hipotética da série “B”, organizada pelo portal <futebolinterior> da semana que passou. São eles o meiocampista rubro Vinicius Pacheco e o atacante Nildo, do Icasa. A formação completa da seleção hipotética é esta: Nivaldo (Chapecoense), Samuel (São Caetano), Nildo (Icasa), Fábio (Chapecoense) e Ernando (Atlético Goianiense), Andrei Girotto (América Mineiro), Charles (Palmeiras) e Vinicius Pacheco (América/RN), Lima (Joinville), Careca (Palmeiras) e Leandro (Palmeiras). Técnico, Sidney Pacheco (Icasa). Vinicius foi o autor do gol solitário do América/RN contra o Bragantino.

Rolling Stones no JL Estava comendo umas pipoquinhas e lendo a revista Época quando vi numa das colunas, que o veterano roqueiro fundador dos Rolling Stones, tinha acabado de participar de um show em Glastoriburg/Ing, e que Mick Jagger estava completando 70

anos. E aí me lembrei que, uns 30 anos atrás um empresário de shows estava em Natal oferecendo uma apresentação dessa banda, e o local seria o octogenário estadinho “Juvenal Lamartine”, aqui em Natal. Os caras da banda viviam o auge.

Rolling (2) Ora, os Rolling Stones no velho campinho do Tirol era um presentão ouriçando a antiga jovem guarda natalense. Mas, eis que descobriram que não passava de uma jogada esperta do tal empresário, cujo nome não consigo lembrar. Na verdade, do grupo, fazia parte apenas um integrante que teria tido uma passagem rápida pelos Stones, coisa passageira. Confesso que não lembro se, assim mesmo, houve o show. Mick Jagger, na época, devia ter uns 25 anos. Era um garotão e este colunista estava muito por fora.

Frase “Com 22 jogadores, Felipão fez uma seleção campeã, com 39 ministros a presidente Dilma Rousseff ainda não tem um governo...” (da revista Época desta semana). Calo do Ceará SC

De doer

Quase sempre, nos estados que têm clubes nas séries “A” e “B” há um grande que não afina com um time pequeno. No futebol cearense, está mais do que provado de que o “vovô” Ceará SC não tira conta de força com o Icasa de Juazeiro. No sábado, o Ceará foi ao interior enfrentar justamente o Icasa, e perdeu por 1x0, deixando o treinador Sérgio Guedes já de orelhas em pé... Ressalte-se que o mesmo Icasa já havia acabado de golear o Atlético/GO em Goiânia.

Tem razão a torcida do ABC FC na bronca com seu time, ao ve-lo chegar à oitava rodada da série “B” sem ganhar uma. Algumas colunas atrás citei esse assunto, lembrando um desses campeonatos da CBF em que o ABC chegou à 10ª rodada sem vitória. O América também. Só que, ao derrotar o Bragantino na semana passada, em Bragança Paulista o time rubro quebrou o jejum. Danado é que o ABC já vai pegar o Palmeiras, no Pacaembu. Palmeiras tem 15 pontos, ABC dois. É um risco.

R. Vital em Varsóvia A valise de viagem do médico Roberto Vital acaba de ganhar mais uma etiqueta. O médico abecedista está atuando junto à seleção Brasileira de Esgrima em cadeiras de roda, atualmente participando do Mundial em Varsóvia/Polônio. Vital é o coordenador médico da seleção, devendo retornar amanhã a Natal. Seca de vitórias

ASSU x Santa Cruz

Nenhum clube está livre de uma fase negra. Se ABC e América sempre passam por esses períodos de seca, o mesmo ocorre lá por cima. O São Paulo está enfrentando uma “estiagem” de seis jogos sem derrotar um grande paulista. Vejam: SP 1x3 Santos, SP 0x0 Palmeiras, SP 1x2 Corinthians, SP 0x0 Corinthians, SP 1x2 Corinthians e agora SP 0x2 Santos. Seis jogos sem vencer outro grande.

Nos tempos idos do “finado” estádio Juvenal Lamartine, nem se conhecia arena como sinônimo do estádio. Arena, de verdade, eram terrenos circulares, onde se realizavam touradas, e alguns países ainda mantém a tradição, sendo o maior exemplo na Espanha. Tantos séculos depois, as arenas – hoje, servem para grandes espetáculos de futebol, incluindo Copas do Mundo. Já há muitas por aí, na Europa.

Assu (2) Com tantas restrições, contratos rigorosamente analisados, parcerias de difícil consolidação, quando – um dia, alguém assistirá dois times pequenos se enfrentando na Arena das Dunas, diante de tantas exigências? Há mais de 40 anos quando o ainda colosso de Lagoa Nova foi inaugurado, quase toda semana-se viam-se Força e Luz x Ferroviário, Potiguar/CN x Vênus da Cidade da Esperança, Centenário de Parelhas, x Cosern EC. Só timinhos.

« CARTÃO AMARELO »

15

Botafogo contém euforia depois de assumir a ponta « BRASILEIRO SÉRIE A » Discurso dos jogadores botafoguenses depois da vitória sobre o Fluminense, por 1x0, é de concentração no campeonato

A

vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense, na noite de domingo, deu ao Botafogo a liderança do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos conquistados. Na chegada ao Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira, os jogadores comemoraram bastante o feito e se preocuparam em afastar qualquer clima de euforia, mas demonstraram muita satisfação principalmente com o que pode representar a ponta da tabela de classificação. “Todos os times trabalham para ficar na primeira colocação e com o Botafogo não é diferente. Nós queremos estar sempre em primeiro e conquistar títulos. Portanto, a vitória sobre o Fluminense foi muito importante. Mas é preciso descansar e pensar nos próximos compromissos, pois essa é uma competição muito longa e desgastante”, afirmou o meia uruguaio Lodeiro. O goleiro Jéfferson pensa de forma parecida. “Uma vitória em um clássico, contra um concorrente direto na luta pela classificação, é algo que realmente passa confiança ao grupo, embora ainda não tenha nada definido”, disse Jéfferson. Confiança realmente é a palavra de ordem no Botafogo após a vitória de domingo. Na visão do técnico Oswaldo de Oliveira, pela qualidade do Fluminense, o Alvinegro terá benefícios psicológicos com o bom resultado. “Este foi um jogo importantíssimo para nós pelo que o Fluminense representa. Eles são os atuais campeões brasileiros, têm uma equipe muito qualificada, com condições de ganhar o campeonato. Este resultado é importante, pois tem a consequência técnica, de ganhar os três pontos, e mental à equipe. Nós ganhamos muita confiança após essa vitória sobre o Fluminense. Nem todo mundo vai conseguir fazer isso no campeonato”, afirmou Oswaldo. Após o desembarque os jogadores foram liberados e a reapresentação acontece hoje pela manhã, quando começa a preparação para a partida diante do Grêmio na Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS), prevista para domingo, às 16h, pela sétima rodada. Para este compromisso Oswaldo de Oliveira não poderá contar com o volante Gabriel, que vai ter que cumprir suspensão por ter sido advertido com o terceiro cartão

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A PRIMEIRO TURNO Time 1 ºBotafogo-RJ 2º Coritiba-PR 3º Vitória-BA 4º Fluminense-RJ 5º Cruzeiro-MG 6º Internacional-RS 7º Corinthians-SP 8º Grêmio-RS 9º São Paulo-SP 10º Santos-SP 11º Bahia-BA 12º Goiás-GO 13º Atlético-MG 14º Vasco da Gama-RJ 15º Portuguesa-SP 16º Ponte Preta-SP 17º Criciúma-SC 18º Flamengo-RJ 19º Atlético-PR 20º Náutico-PE

PG 13 12 10 9 9 9 9 9 8 8 8 8 7 7 7 6 6 6 6 4

J 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6

V 4 3 3 3 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 1 1 1

E 1 3 1 0 3 3 3 3 2 2 2 2 1 1 4 0 0 3 3 1

D 1 0 2 3 1 1 1 1 2 2 2 2 3 3 1 4 4 2 2 4

GP 9 8 10 9 12 13 5 6 8 6 6 5 6 8 6 8 8 7 12 4

GC 5 5 6 7 7 10 3 5 5 6 8 9 7 13 6 10 13 7 13 11

SG 4 3 4 2 5 3 2 1 3 0 -2 -4 -1 -5 0 -2 -5 0 -1 -7

% 72,2 66,7 55,6 50,0 50,0 50,0 50,0 50,0 44,4 44,4 44,4 44,4 38,9 38,9 38,9 33,3 33,3 33,3 33,3 22,2

» 6ª RODADA

» 7ª RODADA

Náutico-PE 1 x 3 Ponte Preta Flamengo-RJ 2 x 2 Coritiba-PR Atlético-PR 1 x 1 Grêmio-RS Portuguesa 1 x 1 Cruzeiro-MG Bahia-BA 0 x 2 Corinthians-SP Internacional-RS 5 x 3 Vasco Goiás-GO 1 x 0 Vitória-BA São Paulo-SP 0 x 2 Santos-SP Botafogo-RJ 1 x 0 Fluminense Atlético-MG 3 x 2 Criciúma-SC

Fluminense x Internacional-RS Santos-SP x Portuguesa-SP Ponte Preta-SP x Bahia-BA Grêmio-RS x Botafogo-RJ Coritiba-PR x Atlético-PR Corinthians-SP x Atlético-MG Vitória-BA x São Paulo-SP Criciúma-SC x Goiás-GO Vasco x Flamengo-RJ Cruzeiro-MG x Náutico-PE OTÁVIO DE SOUZA

O holandês Seedorf foi o autor do gol diante do Fluminense

amarelo diante do Fluminense. Para a vaga dele o treinador pode optar por Renato, que tornaria o time um pouco mais ofensivo, ou por Lucas Zen, outra revelação das

categorias de base, que tem estilo de jogo mais parecido com o de Gabriel. Porém, a definição do time ficará para os últimos treinos que acontecem durante a semana.

Flamengo de olho na Copa do Brasil O Flamengo vive momento complicado no Campeonato Brasileiro. Após o empate por 2 a 2 com o Coritiba, quando chegou a abrir 2 a 0, o Rubro-Negro soma apenas seis pontos e amarga presença na zona de rebaixamento. Porém, o próximo compromisso será por outra competição, a Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h50(de Brasília), no Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL), pela rodada de ida da terceira fase. Neste torneio o time carioca vem fazendo boa campanha e já eliminou Remo-PA e Campinense-PB, tendo ganho os quatro jogos que fez. Justamente por isso, a ordem no Flamengo é impedir que a má campanha no Brasileirão interferira no torneio mata-mata. “Sabemos que a campanha no Brasileirão está ruim e que precisamos melhorar muito. Porém, é importante que a gente consiga saber separar as coisas, pois estamos bem na Copa do Brasil e precisamos manter a pegada. O Flamengo também pretende lutar pelo título desta competição e, portanto, o foco agora está voltado para o duelo contra o ASA”, diz o volante paraguaio Víctor Cáceres. Uma das principais contratações para a temporada, o volante Elias pensa parecido. Para ele, o Flamengo deve esquecer momentaneamente os resultados do Brasileirão e entrar focado nas “decisões” da Copa do Brasil. “Nós sabemos que a Copa do Brasil é uma competição onde cada jogo se torna uma decisão, pois se você estiver em um mau dia pode acabar comprometendo toda a classificação. Não queremos que isso aconteça e, portanto, não podemos deixar que os resultados do Campeonato Brasileiro venham a interferir no nosso desempenho”, disse. Entretanto, esquecer do Campeonato Brasileiro deve ser missão complicada para o Mengão. Isso porque, depois do jogo contra o ASA, o time volta a jogar pela competição e terá que disputar justamente um clássico contra o Vasco, no domingo, às 18h30 (de Brasília).


esportes Diretoria cobra e ameaça com novas dispensas

16

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

ADRIANO ABREU

Time espera se aproximar do grupo de elite O Paysandu não sabe o que é perder na Curuzu, mas ainda não engrenou nesta Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, o time poderá se aproximar do G-4 a partir de hoje, às 19h30, quando recebe o também irregular São Caetano, pela oitava rodada. Em Belém, o técnico Givanildo Oliveira não poderá contar com o seu principal jogador – o meia Eduardo Ramos recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Guaratinguetá e está suspenso. Diego Barboza será o substituto, como indicou o treinador nas atividades do último domingo.

« BRASILEIRO – SÉRIE B » Presidente do ABC, Rubens

Guilherme, exige uma reação imediata dos jogadores em campo e disse que os insatisfeitos podem sair

H

á sete rodadas sem vencer na série B do Brasileiro e enfrentando o inconformismo da torcida com a condição da equipe na competição: último lugar com apenas dois pontos ganhos acumulando cinco derrotas no período. O treinador Waldemar Lemos tenta erguer o moral do elenco, enquanto a diretoria sem paciência cobrou mais empenho dos atletas para tirar o clube dessa situação. Pedindo desculpas publicamente aos torcedores, o presidente Rubens Guilherme ameaça dispensar os jogadores que estiverem insatisfeitos e reprovou a atitude de Bombinha, que respondeu aos protestos dos torcedores após a derrota para o Atlético/GO, com gestos obscenos. “Reprovo a atitude, é um desrespeito com os nossos torcedores e Bombinha será cobrado por isso”, quando a situação do clube, o dirigente disse que “ninguém foi condenado por nenhum juiz a jogar no ABC. Aqueles que não estiverem compromissados com os objetivos do clube ou estiverem insatisfeitos vão sair”. A questão é que o resultado, combinado com os demais, vão exigir muito da equipe nas próximas rodadas, quando para deixar a zona de rebaixamento, além de vencer Palmeiras (em São Paulo), Joinville (Natal) e Paysandu (Natal), o clube potiguar terá de torcer para os insucessos de Guaratinguetá, América, Ceará e ASA. Logo, se nota que o plano de recuperação poderá se dar apenas em médio e longo prazos. Na série B do ano passado, com a mesma quantidade de partidas de hoje, o ABC aparecia na 9ª posição, com 9 pontos ganhos (2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas), o Barueri que estava exatamente na posição do alvinegro atualmente, acabou rebaixado com 30 pontos conquistados e 7 vitórias dentro da competição.

Recusa O ex-presidente Judas Tadeu revelou que vem enfrentando problemas com a família, que não deseja mais vê-lo com um cargo diretivo no ABC. Ele disse que assim não terá como aceitar o convite feito por Rubens, para assumir a vice-presidência de patrimônio do clube. Tadeu revelou que, inicialmente, foi convidado pelo amigo Ferdinando Teixeira para ajudar no departamento de futebol. “Não tenho condições de entrar para ajudar o futebol. Se entrasse como vice-presidente de patrimônio, não gostaria de resumir minha ação apenas a parte física do clube. Queria ter total controle sobre passes dos atletas, principalmente os das nossas bases, pois entendo que tudo isso é patrimônio do ABC”, disse. Quanto ao transferência de Flávio Boaventura para o Náutico, a negociação ainda está em andamento. O problema, segundo o presidente Rubens Guilherme é que o time pernambucano não deseja realizar o pagamento da multa rescisória do jogador (R$ 300 mil), mas o vice de futebol Bira Marques vem tentando contornar a situação.

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B PRIMEIRO TURNO Time 1º Chapecoense-SC 2º Joinville-SC 3º Palmeiras-SP 4º Figueirense-SC 5º América-MG 6º Sport-PE 7º Paraná-PR 8º Icasa-CE 9º Bragantino-SP 10º Atlético-GO 11º São Caetano-SP

PG 19 15 15 13 13 12 11 10 10 10 9

J 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7

V 6 5 5 4 4 4 3 3 3 3 2

E 1 0 0 1 1 0 2 1 1 1 3

D 0 2 2 2 2 3 2 3 3 3 2

GP 18 16 12 14 13 12 6 12 6 6 7

GC 5 7 3 10 12 10 5 11 6 9 4

SG 13 9 9 4 1 2 1 1 0 -3 3

12º Paysandu-PA 13º Avaí-SC 14º Boa Esporte-MG

8 8 8

7 7 7

2 2 2

2 2 2

3 3 3

10 9 6

10 11 11

0 38,1 -2 38,1 -5 38,1

15º Oeste-SP 16º ASA-AL 17º Ceará-CE

8 7 7

7 7 7

2 2 1

2 1 4

3 4 2

8 6 6

14 11 7

-6 38,1 -5 33,3 -1 33,3

18º América-RN 19º Guaratinguetá-SP 20º ABC-RN

6 4 2

7 7 7

1 1 0

3 1 2

3 5 5

8 9 3

12 17 12

-4 28,6 -8 19,0 -9 9,5

» 7ª RODADA

» 8ª RODADA

Paysandu 4 x 3 Guaratinguetá Bragantino 0 x 1 América-RN América-MG 2 x 2 Paraná-PR ASA-AL 0 x 2 Chapecoense-SC Palmeiras-SP 4 x 0 Oeste-SP Joinville-SC 2 x 3 Sport-PE São Caetano 0 x 0 Avaí-SC ABC-RN 0 x 1 Atlético-GO Figueirense 3 x 0 Boa Esporte Icasa-CE 1 x 0 Ceará-CE

Oeste-SP x Boa Esporte-MG Paysandu x São Caetano-SP Atlético-GO x Figueirense Palmeiras-SP x ABC-RN Joinville x Chapecoense-SC América-RN x Sport-PE Avaí-SC x Paraná-PR América-MG x Bragantino Guaratinguetá x Icasa-CE Ceará-CE x ASA-AL

% 90,5 71,4 71,4 61,9 61,9 57,1 52,4 47,6 47,6 47,6 42,9

« AMAROS » Duelo para se afastar da zona de rebaixamento O Oeste recebe o Boa Esporte hoje, às 21h, no estádio dos Amaros, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. As duas equipes estão a um ponto da zona de rebaixamento, por isso a vitória não representa apenas um passo a mais na busca pelo acesso à primeira divisão, mas também o afastamento do perigo de cair para a Série C da competição nacional. O time de Itápolis joga em casa na tentativa de esquecer a goleada por 4 a 0 aplicada pelo Palmeiras na última rodada. A aposta do Oeste está nas novas contratações realizadas pelo clube na intertemporada.

« PALMEIRAS » Waldemar Lemos viu de perto a insatisfação dos abecedistas

Roberto Fernandes ganha duas novas opções O técnico Roberto Fernandes recebeu boas notícias do departamento médico do clube nessa segunda-feira. O lateral esquerdo Renatinho Potiguar e o volante Fabinho, foram liberados e já estão treinando com os preparadores físicos para recuperar o tempo parado e assim, ficarem à disposição do comandante alvirrubro para a partida do próximo sábado, contra o Sport/PE, pela oitava rodada da série B do Brasileiro, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. Outra novidade fica por conta do meio campo Cascata. O jogador, que tinha voltado a sentir

dores no joelho direito, por causa de uma tendinite, se mostrou melhor e pode ser mais um reforço para enfrentar os pernambucanos. “Examinamos o Cascata no sábado pela manhã e a situação dele melhorou bem. O próprio jogador me disse que estava se sentindo bem e que queria jogar contra o Sport. Acredito que ele não seja problema”, revelou o médico do América, Maeterlink Rêgo. Em compensação, o zagueiro Edson Rocha vem sentindo dores na coxa direita e vai passar por exames de imagens pa-

« PAYSANDU »

ra saber a gravidade da lesão. O mesmo vale para o atacante Júnior Negão, que está no departamento médico para tratar uma lesão no joelho direito e ainda é dúvida para a partida contra o Sport.

Chances O técnico americano tem algumas opções para formar o ataque, caso Júnior Negão seja vetado pelo departamento médico. Rodrigo Pimpão pode aparecer entre os titulares. Já Almir, recém-contratado, tem poucas chances de jogar. “O Rodrigo Pimpão estando liberado da par-

te burocrática, deve ser utilizado na partida de sábado, ainda não sei se de início ou não. Já a situação do Almir é mais difícil, é um atleta que vem de um tempo parado”, disse. O América enfrenta o Globo, hoje, às 15h30, no estádio de Ceará Mirim, em um jogo treino, para o técnico americano observar melhor o provável time que vai encarar o Sport, no próximo sábado. A equipe titular deve ser: Andrey; Norberto, Edvânio, Cléber e Rai; Márcio Passos, Mazinho, Daniel Resende e Vinícius Pacheco; Alex e Tiago Adam. JÚNIOR SANTOS

Valdívia avisa que não vai jogar sempre Antes de ser decisivo com participação em três gols na vitória por 4 a 0 sobre o Oeste, no sábado, Valdívia ficou 114 dias sem atuar. E já avisa que será desfalque novamente. Até pela programação da comissão técnica, com aval da diretoria, o chileno não terá uma grande sequência de partidas. E ele não se sente em dívida por isso. “Débito é no banco”, brincou o meia, cuja contratação, concluída em agosto de 2010, custará no total R$ 36 milhões a serem pagos até 2016, ano seguinte ao do final de seu atual vínculo com o Verdão. Ausente em cerca de 60% dos jogos do clube nos últimos três anos, o camisa 10 garante empenho e vontade de entrar em campo sempre.

hoje na tv 10h30 - Ciclismo: Volta da França; ESPN Internacional 13h - Amistoso de Futebol: Sturm Graz x Paris Saint-Germain; SporTV 2 18h30 - Liga Paulista de Futsal; SporTV 2 19h30 - Série B: Paysandu x São Caetano; SporTV 20h - MLB: Baltimore Orioles x Texas Rangers; ESPN+ 21 horas - Série B: Oeste x Boa; Payper-view 21h50 -Copa do Brasil: Cruzeiro x Atlético-GO; SporTV e ESPN Brasil 21h50 - Libertadores: Independiente Santa Fe x Olimpia; FOX Sports

Melhor finalizador do América e liderando as estatísticas da Série B, Cascata já se mostra melhor e também está confiante em jogar


ENSINO INTEGRAL

EDUCAÇÃO CONTINUADA

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GABRIEL CHALITA DEFENDE ENSINO INTEGRAL, COM MAIS CONTROLE E PLANEJAMENTO PARA O SETOR. PÁGINA 2

INSTITUTOS FEDERAIS SE INTERIORIZAM E ABREM CINCO MILHÕES DE VAGAS AINDA ESTE ANO. PÁGINA 3

MINISTÉRIO VAI LANÇAR EDITAL DE R$ 30 MILHÕES COM FOCO NA INCLUSÃO SOCIAL PARA O ENSINO. PÁGINA 4

especial

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 09 de julho de 2013

ANDRIELLE MENDES Repórter

H

á saídas para aprimorar a educação básica e profissional no Rio Grande do Norte e no Brasil. Foi este o sentimento que permeou a 17ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, promovido pela TRIBUNA DO NORTE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sistemas Fecomércio/RN e Fiern e a Salamanca Capital Investments, com patrocínio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Cosern e Banco do Brasil, ontem no auditório do Praiamar Hotel, em Ponta Negra. O seminário, que teve entre os palestrantes o secretário nacional do Ministério da Educação (Mec), Marco Antônio de Oliveira, o deputado federal, advogado, jurista, professor e escritor, Gabriel Chalita, e a diretora do Departamento de Ações Regionais para Inclusão Social da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do

Seminário aponta saídas para ensino básico e profissional Educadores, lideranças políticas e empresariais debatem alternativas para desenvolver educação de jovens Ministério da Ciência e Tecnologia, Sônia da Costa, reuniu centenas de profissionais, educadores e autoridades. Para o ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência), que já foi governador do estado, a Educação ainda é o grande desafio do país. Garibaldi disse enxergar avanços nos indicadores, mas admitiu que é preciso investir mais em educação. “Os in-

dicadores relacionados ao ensino básico melhoraram, mas é preciso qualificar ainda mais a mão de obra técnica, investindo na sua profissionalização. Tudo isso depende de mais investimentos e de uma conscientização maior”, afirmou. Além de apontar alternativas para melhorar os indicadores da educação, palestrantes e convidados apresentaram planos de

ação desenvolvidos para a rede de ensino público. A secretária estadual da Educação e Cultura, apresentou o sistema que elaborou, junto a sua equipe e instituições de ensino do estado, para gerir pessoas e recursos dentro da secretaria. “Precisávamos, além disso, de uma política, de um plano de ação, de um diagnóstico, que apontasse falhas e caminhos.

Elaboramos um no primeiro ano do mandato e estamos executando. Os resultados serão vistos no médio e longo prazo”, afirmou. A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz, que abriu o seminário, destacou o papel desempenhado pela UFRN na universalização do ensino, sobretudo o superior. Já o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciên-

cia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, destacou o papel desempenhado pelo instituto federal no acesso aos cursos técnicos e tecnológicos. Segundo Belchior, a rede, que já conta com 16 unidades no estado, fechará o ano de 2014, com pelo menos 21 unidades espalhadas pelo estado. Além das três unidades que serão inauguradas até setembro, o reitor prevê a inauguração de pelo menos mais duas no próximo ano. A oferta de cursos também será ampliada, de acordo com as necessidades do estado e a vocação econômica dos municípios que sediarão novos campi do IFRN. “O RN tem sido exemplo para outros estados, quando se trata da expansão dos institutos federais”, observa Marco Antônio de Oliveira, secretário nacional do MEC, que também proferiu palestra no seminário. Todo esse esforço, segundo Belchior de Oliveira, reitor do IFRN, tem um sentido: “o país passa por um processo de crescimento e necessita evoluir na Educação”. FOTOS: MAGNUS NASCIMENTO

Evento sobre fututo da educação promovido pelo jornal TRIBUNA DO NORTE, com apoio dos sistemas Fiern, Fecomércio, UFRN e da Salamanca Capital Investement lotou auditório do PraiaMarHotel

Educação é o 17º tema no projeto de seminários locais O Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte chega a sua 17ª edição em julho de 2013. O projeto, que começou a ser executado em 2008, já trouxe ao estado, palestrantes como o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e o Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, entre outros representantes do governo federal, em momentos distintos da história do estado e do país. Em seis anos, o seminário já abordou temas como Infraestrutura, Energia, Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, Copa de Futebol de 2014, Transportes e Mobilidade e Pesca e Aquicultura. A 17ª edição trouxe ao centro do debate a Educação Básica e Profissional para o desenvolvimento do Rio Gran-

de do Norte. O assunto, segundo a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, não poderia deixar de ser debatido. “Todos nós acreditamos que sem educação de qualidade em todos os níveis não pode existir desenvolvimento econômico e social. A educação é um direito inalienável”. A mesma opinião foi defendida pelo ministro da Previdência e ex-governador do estado, Garibaldi Alves Filho: “Discutese no momento a destinação de parte dos royalties do pré-sal e do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação. São ações importantes, mas que não trazem um resultado imediato. É preciso avançar mais, investir mais”, avaliou. Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN, também elogiou a escolha do tema, e destacou, na 17ª edição do seminário, o papel da qualificação não só para o desenvolvimento do estado, mas para a so-

JUSTINA IVA Secretária de Educação de Natal,

O RN tem sido exemplo para outros estados, quando se trata da expansão dos institutos federais”

“Esta é a oportunidade para chamar à discussão, não apenas gestores, mas educadores e empresariado sobre novas perspectivas de como melhorar os índices da educação básica e colocar a educação na pauta da sociedade. Natal tem cerca de 70% dos 4.502 professores com pós-graduação, e isso coloca a capital em situação privilegiada em relação ao interior “

MARCELO QUEIROZ MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA

Presidente da Fecomércio

Sec. Nacional do MEC

brevivência da indústria, que pode encontrar na inovação e na tecnologia uma saída para aumentar a competitividade e recuperar mercado. “A defasagem da educação tem reflexo no setor produtivo, nos profissionais que ocupam os postos de trabalho. Precisamos investir na capacitação de nossos trabalhadores. Essa é uma preocupação do setor de comércio e serviços”, acrescentou Marcelo Queiroz, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

“A defasagem da educação tem reflexo no setor produtivo, nos profissionais que ocupam os postos de trabalho. Com isso, precisamos investir na capacitação de nossos trabalhadores e essa é uma preocupação do setor de comércio e serviços. O Motores do Desenvolvimento é um projeto vitorioso por trazer ao debate a educação e a qualificação profissional “

BELCHIOR DE OLIVEIRA ROCHA Reitor do IFRN “O país passa por um processo de crescimento e necessita evoluir na Educação. Hoje, o IFRN é o maior centro de formação de educação profissional do Estado. São 20 mil alunos distribuídos em 15 institutos em operação e ainda os alunos da Educação à Distância. Até setembro, iremos inaugurar mais três Institutos em São Paulo do Potengi, CearáMirim e Canguaretama, com cursos na área de Tecnologia e Turismo”


2

especial

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

FOTOS: MAGNUS NASCIMENTO

O deputado federal, escritor e ex-secretário de educação de São Paulo, Gabriel Chalita, foi a grande atração da primeira parte do seminário, pela manhã, falando sobre alternativas para a Educação

Políticas contínuas de valorização para professor e alunos

BATE PAPO

Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação em SP, defende controle e planejamento adequado Gabriel Chalita SARA VASCONCELOS Repórter

U

m pacto nacional e um novo modelo de ensino em tempo integral foram defendidos pelo professor e escritor, deputado federal Gabriel Chalita, durante a apalestra de abertura do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Para o parlamentar, o problema não é apenas a destinação de dinheiro cuja fatia repassada poderá crescer com a destinação de recursos do royalties do petróleo e a destinação de l0% do PIB para a educação – mas melhor controle e aplicação, a partir de necessidades identificadas previamente e da definição de competências por cada ente. O aperfeiçoamento da rede, passa por três pilares: modelo de ensino em tempo integral, valorização e formação de professores maior destinação e gestão da qualidade de ensino. O modelo que prioriza a maior permanência do aluno na escola, com ensino em tempo integral, é praticado pelos 20 países com melhor resultado no PISA, destacou o ex-secretário de educação de São Paulo. “Não é possível ensinar e aprender em 4 horas, é preciso que esta seja uma prioridade do sistema de educação”, afirma. Com um índice de 60% de analfabetismo funcional, em que crianças do 5º ano do ensino fundamental não detém capacidade de resolver conhecimentos básico em português e matemática, os níveis da educação básica é considerado pelo escritor “bem abaixo do ideal, apesar dos avanços.” Comparando a forma como a educação é tratada no Brasil e em outros países, como o Chi-

le, Paraguai e Uruguai - que conseguem melhores desempenhos educacionais, apesar de menor PIB - Gabriel Chalita criticou o modo como modelos de ensino desenvolvidos por educadores brasileiros são abandonadas no país, apesar de exitosas. “Temos um problema de continuidade nos programas de educação. O método de alfabetização Paulo Freire, criado no Brasil, foi abandonado e usado com êxito nos EUA. A forma de ensino defendida por Anísio Teixeira, de educação integral, é usado no Chile. Por que não conseguimos fazer isso aqui também?”, disse. A escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos as habilidades cognitivas (de aprendizagem considerando as diferenças e tempos de cada um); social (de desenvolvimento da relação interpessoal, para trabalhar em

Precisamos formar nossos professores para que as habilidades cognitiva, social e emocional sejam eficazes e também atraentes para os nossos alunos. É preciso investir em formação e valorizar” GABRIEL CHALITA Professor, escritor e deputado federal

equipe); e a emocional. “Numa era de inteligências múltiplas, não existe criança inteligente ou criança burra, existe criança que é estimulada a desenvolver essas habilidades”, explica. Para isso, Chalita reiterou a necessidade de maior formação dos professores, com formação continuada e condizente com as tecnologias atuais, mas sem abandonar conhecimentos e alguns recursos “da educação do passado”. “Precisamos formar nossos professores para que as habilidades cognitiva, social e emocional sejam eficazes e também atraentes para os nossos alunos. É preciso investir em formação e valorizar”, enfatiza. Reverter a falta de interesse de profissionais pelo magistério e melhorar a qualidade da educação de base, defende ele, passa pela valorização do profissional em três níveis: “cabeça, coração e bolso. A cabeça tem a ver com formação, coração com respeito e diálogo, bolso com salário”, defende. Posicionando-se contrário a federalização da folha de pagamento dos professores da educação básica, o deputado admite a possibilidade de estudar meios de desonerar esta folha e haver maior corresponsabilidade com o governo federal, de modo a dar a municípios e estados maior fôlego para investimentos na área. “A gestão e o cumprimento do papel por cada ente é mais importante”, afirma. Os gestores, enfatiza ele, devem priorizar a construção de creches, em vez de implantar universidades públicas, mantidas por estados em municípios. “Não sou contra o ensino superior. Creche é essencial no processo educativo e deve ser priorizado, não é ação social”, ressaltou o deputado federal.

Professor e escritor, deputado federal, ex-secretário de Educação em SP

“Ensino integral é básico para o desenvolvimento” Quais os principais gargalos da educação básica e as possíveis soluções, na sua avaliação?

A educação básica é fundamental, no Brasil, é claro que temos muitos gargalos, inclusive na educação universitária. Mas é preciso um olhar mais aprofundado para a educação de base, onde está nos primeiros ano de vida de uma criança. E daí vem os desafios que os governos devem ter em pactuar algumas áreas fundamentais e trabalhar de forma conjunta. O fundamental no Brasil hoje é fazer com que a criança fique mais tempo na escola, que os professores sejam melhor formados. Hoje há uma dificuldade de fazer com que as pessoas queiram ser professores e ocorre esse déficit de professores. Faltam professores de português, de matemática, de física, de química. Isso é um problema. É preciso de um pacto para que se elenque algumas áreas fundamentais e sejam priorizadas numa ação conjunta do governo federal, municipal e estadual. Hoje a educação de base está à cargo dos municípios, quando o senhor fala nesse novo pacto esse modelo deve ser alterado?

Não alterado, mas o governo federal tem que ajudar um pouco mais. Porque o que acontece hoje é que temos um piso nacional, como os governadores e prefeitos pagam esse piso? Para cada nova ideia, programa ou discussão isso requer também recursos. Há uma discussão sobre os 10% do PIB, que já passou pela

aprovação da Câmara e que hoje está no Senado. Com isso, a gente teria que ter ter uma participação maior do governo federal na educação básica. E depois tem os recursos do pré-sal. Mas o pacto não é só isso. Não adianta você dispor de recursos se esses não vão para a aplicação correta. O pacto precisa discutir o que é essa gestão correta, o que é uma escola de qualidade e eficiência. Para isso é preciso observar o que o mundo faz. Dos 20 países que lideram o PISA, todos oferecem ensino em tempo integral. Então a gente precisa perseguir esse caminho, a criança precisa ficar mais tempo na escola. Seria necessário maior investimentos em construção de escolas, contratação de professores, abertura de vagas, que é justamente a principal dificuldade reclamada pelos gestores. Como implementar e universalizar esse ensino integral no país?

Mas tem que fazer isso. Não podemos enquanto país que é a sexta potencial mundial, está em 54º na educação mundial. Não há lógica nisso. O Uruguai, o Paraguai, a Argentina, o Chile, para não falar em países europeus e americano, estão em melhores condições do que o Brasil. E na América do Sul somos nós a grande potencia econômica, por consgeuinte deveríamos também ser o mais desenvolvido educacionalmente. Não adianta ter recursos, om um sistema de educação que faz com que boa parte das crianças sejam analfabetas ou se-

jam analfabetas funcionais, isso é uma vergonha para o país. Hoje, se tem uma escola boa quando o diretor da escola, o professor fazem milagres. E não podemos trabalhar com milagres, precisamos de gestão. Como o senhor avalia a educação infantil?

O Brasil avançou sem dúvidas, a mudança no conceito das creches é sem dúvidas um grande avanço. Deixou de ser vista como ação assistencialista, social e não educativa. Hoje há uma preocupação na abertura de novas creches e vagas para cuidar de crianças de 0 a 3 anos, mas ainda estamos muito atrasados em relação aos recursos financeiros para esse setor. Há propostas, como a do senador Cristóvam Buarque, no Congresso, no sentido de o governo federal assumir o pagamento da folha de pessoal da educação básica...

Acho que estamos longe disso e não é necessário. O meu receio de uma federalização é roubar um pouco essa riqueza regional que o país tem. Você trabalhar com um currículo mínimo, como nos Estados Unidos que trabalharam assim por três anos, mas mantendo peculiaridades de cada estado. Acredito que o caminho não é federalizar a educação de base, mas destinar mais recursos para prefeituras e governos, ter um mecanismo maior para isso. Tem o Fundeb, que quando eu era integrante do Consed ajudei a criar e coloca crédito na educação. Mas a sensação que eu tenho é que os prefeitos não conseguem. Um ponto é a questão dos recursos e a outra é essa gestão correta.

CARLOS EDUARDO

AMARO SALES

Prefeito de Natal

Presidente da Fiern

“Discutir a Educação é muito importante para a cidade. Há uma interação entre o Poder Público e a sociedade para discutir temas fundamentais para as políticas públicas que serão desenvolvidas para a cidade e para o Estado. É preciso debater temas que contribuam para Natal e Rio Grande do Norte”

“É preciso que haja uma ampla discussão de algumas reformas que devem ser feitas na Educação. Principalmente na Educação Básica. São necessários mais investimentos, que se refletem na qualidade da mão de obra que é ofertada à Indústria. Mas os números mostram mudanças positivas, como o índice de matrículas no Senai, por exemplo, que em 2013 deverá superar as 60 mil matrículas”


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

especial

3

Cinco milhões de vagas para a profissionalização Ensino técnico e profissionalizante vai receber novo impulso até o fim do ano MAGNUS NASCIMENTO

RICARDO ARAÚJO Repórter

qualificação profissional é uma oportunidade para a inclusão do cidadão brasileiro no mercado de trabalho e uma das formas de geração de emprego e renda. Com o objetivo de qualificar cidadãos, o Governo Federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que ampliou a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes em diversas áreas da Economia. Até o final deste ano, de acordo com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aproximadamente cinco milhões de vagas em instituições de ensino públicas e privadas com vistas è formação técnica e profissionalizante serão abertas. O volume de jovens egressos do ensino médio que buscam os cursos, porém, ainda não é suficiente para preencher todas as vagas que serão disponibilizadas. De acordo com o titular da SETEC, Marco Antônio de Oliveira, os jovens devem se interessar pela Educação Técnica e Profissionalizante para que qualificarem para atender demandas oriundas da expansão da economia brasileira, que se inova cotidianemente e cuja produtividade apresenta ganhos. “Existem diferentes demandas econômicas e sociais. Há um esforço de expansão das Redes Federal, Estadual (através do Progrma Brasil Profissionalizado), e ainda a Rede e-Tec Brasil, que são redes físicas e de educação à distancia para ampliar o acesso à educação profissional em todo o país” destacou Marco Antônio de Carvalho, durante a 17º edição do Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O evento foi

A

Marco Antonio de Oliveira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, anunciou no seminário os planos de expansão de unidades federais de ensino

realizado ao longo desta segunda-feira, 8, e teve como tema a “Educação Básica e Profissional para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”. O secretário anunciou a ampliação dos cursos técnicos e profissionalizantes no Estado com a entrega de três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) até setembro deste ano, nas cidades de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. Para 2014, outros dos Institutos entrarão em operação nas cidades de Lajes e Parelhas. “O que se busca com isso é estruturar o país com educação profissional com uma rede que sustente as demandas econômi-

cas e sociais, os diferentes públicos”, pontuou Marco Antônio de Oliveira. Ele destacou, ainda que há um grande contigente de pessoas que poderiam estar migrando para o ensino técnico-profissionalizante, sem passar pelo ensino superior. “Mas o Brasil ainda é um país que prioriza a formação bacharelesca”, comentou. Contudo, o número de matrículas de jovens em cursos técnicos e profissionalizantes cresceu, entre os anos de 2005 e 2012, saltando de 780 mil para 1,3 milhão. “A evolução Ainda é muito pequena, se compararmos com o total de jovens que concluem o ensino médio anualmente. Há um grande contingente de pes-

soas que podem encontrar na educação profissional, uma alternativa de melhoria de vida e inserção no mercado”. Para o titular da Setec, os dados expressam a expansão da oferta de cursos técnicos no país. O Pronatec é um programa do Governo Federal que tem como âncoras de desenvolvimento a Expansão da Rede Federal de Educação, através de programas secundários como o Brasil Profissionalizado, a Rede e-Tec Brasileira, Bolsas Formação (Cursos FIC e técnicos), FIES Técnico e FIES Empresa e ainda acordos de gratuidade com entidades como o Sesc, Senai, Sesc (conhecido como Sistema S).

Expansão como desafio para o ensino técnico

BATE-PAPO MAGNUS NASCIMENTO

Angela Paiva Cruz reitora da UFRN

ALEX RÉGIS

Marco Antônio de Carvalho destacou que é necessário expadir o número de ofertas de cursos e, além disso, trabalhar para que as articulações entre as entidades não esbarrem somente na questão da oferta pela oferta, sem pensar nas consequências da formação da mão-de-obra. “É necessário fazer uma indução desta oferta pela ótica da demanda, os interesses claramente identificados e que os cursos tragam uma melhoria e possibilidade de incorporação no mercado de trabalho e políticas econômicas locais. Nós temos o desafio de expandir os cursos técnicos”, destacou. Até 2014, a oferta de vagas em cursos técnicos através do Pronatec deverá chegar a 2,4 milhões. Nos Cursos de Formação Iniciada e Continuada, que são aqueles de menor duração, o total poderá girar em torno de 5,5 milhões de vagas até o próximo anos. No Rio Grande do Norte, 30 mil matrículas foram firmadas, sendo 13 mil pelo Sistema S, 16 mil pela Rede Federal (através da UFRN e IFRN). A Meta é atingir 74 mil vagas até o final deste ano. O público alvo do Programa Pronatec vai desde a juventude até trabalhadores de baixa renda e beneficiários de Programas do Governo Federal, como o Bolsa Escola e Bolsa Família, por exemplo. Para a viabilização do

“Investimos na oferta de educação contínuada” Qual é o atual cenário da Educação Básica e Profissional no Estado a partir das ações desenvolvidas pela UFRN?

No RN, institutos federais se interiorizaram e oferecem oportunidades para jovens potiguares

Pronatec há uma integração entre as redes de ensino ofertantes, que são a Federal, Estadual, Municipal, além dos Serviços Nacionais de Aprendizagem e redes privadas habilitadas. Estas últimas passam por um criterioso sistema de seleção e habilitação. “Nós estamos invertendo a lógica puramente ofertista, que é um problema sério da Educação Profissional no país”, enfatizou Marco Antônio de Oliveira. No Pronatec, os estudantes recebem auxílio transporte e alimentação para que não abandonem o Programa. Sobre a ampliação do núme-

ro de Institutos Federais, o titular da Setec destacou que “é uma democratização do acesso ao ensino e interiorização dos Institutos”. Enfatizou, contudo, que há um grande desafio pela frente. “Ainda há muito o que fazer no que tange a expansão da Rede Federal”, disse Marco Antônio de Oliveira. A evolução orçamentária da Rede Federal de 2008 para 2014 saltou de aproximadamente 2 bilhões para 8 bilhões. Além da construção e reformas de escolas, deverá ocorrer a expansão de servidores docentes e técnicos administrativos. Somente no Programa Brasil Profissiona-

lizado quase 200 escolas serão reformadas e/ou construídas até o final de 2013, das quais 44 estão no Rio Grande do Norte “É preciso garantir a qualidade da oferta crescente e manter a integração entre a indústria, o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida do cidadão”, frisou Marco Antônio de Oliveira. Para a Setec, deve prevalecer a necessidade de inovar e gerar ganhos de produtividade para as empresas. “As empresas só terão ganho de produtividade e chances de ganhar no mercado, se houver profissionalização”, concluiu.

No âmbito da UFRN nós temos quatro escolas: a Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem, Escola de Música e o Instituto Metrópole Digital. É uma oferta hoje de vagas em mais de quatro mil matrículas no Ensino Técnico e no Profissionalizante. Além disso, cursos que a gente chama de Formação Iniciada, de Formação Continuada, de cursos técnicos menores de capacitação e atualização, são mais de vinte mil matrículas neste ano de 2013 nestas quatro escolas. Estou falando do cenário da UFRN, mas sabemos que há uma oferta muito ampla no Instituto Federal e no Sistema S (Sesc, Senai, Sebrae e Sesi) e, de todo modo, nós entendemos que ampliar essas oportunidades de curso é muito importante no nosso Estado, que trabalha fortemente por um desenvolvimento econômico e social, mas isso não se faz sem uma base sólida de formação científica e tecnológica, além da continuada.

A formação de um professor, por exemplo, deve ser um processo de construção contínua?

Hoje, nós vivemos num mundo que não adianta ter um curso para começar a trabalhar e permanecer pelo resto da vida naquela profissão. Não. A formação hoje é continuada, os profissionais tem que estar sempre se atualizando e essas escolas, essas instituições buscam esse desafio de estar sempre ofertando e com qualidade cursos nessa área técnica. Além, claro, nas Universidades, a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação. E quanto à interiorização destes cursos, como o assunto é tratado na UFRN?

Está em franca expansão não apenas a nossa perspectiva dos cursos de graduação e pós-graduação. Mas, principalmente, cursos técnicos no interior do Estado. A Escola Agrícola de Jundiaí, por exemplo, já está em 70 municípios ofertando cursos dessa formação continuada. O Metrópole Digital já trabalha com quatro municípios – Mossoró, Caicó, Angicos, além de Natal. A Escola de Música começou a ofertar curso técnico no interior, além dos cursos de formação inicial e continuada. Então, a expansão pelo interior também está sendo tratada no âmbito da UFRN.


4

especial

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

Mais oportunidades de acesso ao ensino tecnológico Ministério de Ciência e Tecnologia lançará, ainda este ano, edital de R$ 30 milhões ALEX RÉGIS

SARA VASCONCELOS

ficas e fora dessas instituições”, avalia Ivonildo Rego. Há na região Nordeste dificuldade para implementar estes polos tecnológicos, pondera Rêgo, devido a exigência de contrapartida e custeio por parte dos municípios e mesmo a quebra de continuidade da política CVT com a mudança de gestão, a cada eleição. “Um modelo de integração que una todas as instituições envolvidas, setor produtivo, sistema S e autarquias, a tendencia é ter dificuldades de manter estes centros em funcionamentos”, observou o diretor-geral do IMD.

Repórter

O

Rio Grande do Norte está entre os estados do Nordeste que receberá atenção especial em políticas de inclusão social e de novas tecnologias por parte do Ministério de Ciência e Tecnologia. A informação foi repassada pela diretora do Departamento de Ações Regionais (Deare) do MCT, Sônia da Costa, durante o Seminário Motores do Desenvolvimento do RN. Costa abordou, na última palestra do dia, políticas públicas no sentido de agregar conhecimento científico para gerar riqueza e desenvolvimento social e econômico. A palestra “Inclusão social e novas tecnologias educacionais” encerrou a programação do Seminário Motores do Desenvolvimento. Dentro da nova proposta de implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), o Ministério irá lançar edital, este ano, com a destinação de R$ 30 milhões, em recursos de emendas parlamentares . O RN está sendo considerado prioritário, explica a diretora do Deare, para receber o apoio de desenvolvimento de novas tecnologias sociais, dentro de uma política nacional voltada paras as regiões Norte-Nordeste, que possam prever e empreender o desenvolvimento regional. “O Rio Grande do Norte bem como os estados das regiões Norte e Nordeste receberá 30% a

Metrópole Digital

Sônia da Costa, diretora do Ministério de Ciência e Tecnologia, anuncia políticas de inclusão social e novas tecnologia para o RN

mais de todos os recursos previstos dentro desse edital”, disse. O Estado já conta com um CVT na Escola Agrícola de Jundiaó, em Macaíba. Além da implementações de mais três CVTs, nas áreas de psicultura, apicultura e aquicultura, o Estado deverá ser contemplado com políticas de inclusão social e de popularização da ciência. “Nós entendemos que o acesso a informação é uma forma de abrir novos possibilidades e melhorar arranjos produtivos locais”, disse. Os projetos são abertos pa-

ra a comunidade, com atendimentos a agricultores familiares, quilombolas, pescadores, estudantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, entre outros segmentos, para serem atendidas como políticas de informatica e disseminação de conhecimentos cientifico-tecnológico, dentro dos Centros. Contudo, ela admite ser um desafio para os municípios, estados e do governo federal viabilizar a educação e equipar a rede, de modo a dar condições de prover as estruturas com as novas tecnologias.

O Centro Vocacional Tecnológico, criado pelo Estado do Ceará foi incorporado pelo MCT, a partir de 2003, dentro da perspectiva de redefinição da educação profissional no país. O modelo que está sendo redesenhado desde o ano passado, tem como proposta ir além de mais uma escola técnica. “É um ambiente tecnológico que esteja aberto para a sociedade sendo de competência dos municípios, mas agregando dentro dessa estrutura espaço para instituiçõesde ensino, pesquisa e extensão, como universidades e institu-

tos federais, o Sistema S, de forma que todos possam usufruir desse ambiente”, afirma Sônia Costa. O diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo, considerou fundamental a instalação de Centros tecnológicos para uso da formação profissional e do conhecimento científico-tecnológico para fazer a inclusão. “O CVT é um programa que tem muito a avançar, pois junta uma série de competências que os institutos e as universidades fazem corriqueiramente. E o faz para atender demandas especí-

Um projeto de infovia está sendo implantado pelo Instituto Metrópole Digital, que deverá integrar a UFRN, que irá implantar banda larga em 630 escolas públicas de Natal. O Metrópole Digital que já recebeu R$ 40 milhões, em 4 anos, funciona como instituto com oferta de cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Nas quatro habilitações do curso técnico são ofertadas 2,4 mil vagas no Estado. “A ideia é implementar o pólo de tecnologia no Estado, para isso implementamos uma rede formação de pessoal, desde o ensino técnico a pós-graduação e geração de negócios, com a incubação de empresas”, disse o diretor geral do IMD. Um novo edital será lançado no segundo semestre, para ampliar a atuação. “Passaremos a abrigar 60 novas empresas”, disse.

ALEX RÉGIS

Sistema integrado de gestão na SEEC O SIGEduc, Sistema Integrado de Gestão da Educação da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, que permite desde o registro de matrículas até a atualização do diário de classe por parte dos professores, vai mostrar como o dinheiro enviado para as escolas estaduais do Rio Grande do Norte é aplicado. A informação foi repassada pela secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, que não fixou uma data para os dados serem disponibilizados no sistema – durante a 17ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O objetivo, segundo ela, é tornar o processo mais transparente no momento em que o governo torna as escolas mais autônomas. Betânia Ramalho abriu o segundo bloco de palestras e teve que enfrentar um protesto silencioso dos educadores, que, com cartazes, mostraram seu desagrado com a política educacional no

estado. Enquanto ela apresentava um perfil da educação do RN, focando a elaboração de uma política voltada à reestruturação do setor, professores exigiam o cumprimento de uma série de acordos, entre eles, do plano de Cargos, Carreiras e Salários. A secretária reconheceu que para a educação avançar é necessário investir em qualidade pedagógica e valorizar os professores e admitiu que aprimorar a educação seja ela básica ou profissional não é tarefa das mais fáceis. “Tratar a educação é extremamente complexo, contraditório”. Durante a palestra, que trouxe um desenho da política educacional do estado, Betânia disse que ainda há muitos passos a serem dados e aproveitou a ocasião para apresentar algumas ações realizadas pela secretaria em 30 meses de gestão, como a implantação do ‘Sigeduc’ implantado em todas as escolas do estado. Betânia reconheceu os plei-

tos dos professores e disse que é preciso que a categoria aproveite o momento histórico vivido pelo Brasil – de mudanças e manifestações - para reivindicar melhores condições de trabalho. Ela comentou as dificuldades vivenciadas pela secretaria e disse que a mudança começou quando a secretaria traçou um plano de ação para identificar e corrigir as falhas. “Fala-se muito em promover uma educação de qualidade. Mas o que é qualidade em educação? Há muita retórica. É por isso que tivemos que estabelecer metas, fazer auditoria na folha de pagamento, um censo dos professores, criar um sistema de gestão, e mensurar resultados para chegar a essa resposta. A Secretaria não tinha nenhum sistema. Era tudo manual. Hoje tem”. Para Betânia, apenas valorizar os professores não basta para dar um salto na educação do estado. Segundo ela, a melhoria

Fala-se muito em promover uma educação de qualidade. Mas o que é qualidade em educação? Há muita retórica”

Professores ensaiam protesto durante palestra da secretária

dos indicadores – e a certeza de que o aluno, de fato, está aprendendo – passa por uma série de pontos, entre eles reorganização do ensino fundamental, investimento em formação continuada, e abertura de escolas em tempo integral. “Precisamos avançar. E não se avança da noite para o dia”. Betânia encerrou sua fala e abriu o debate afirmando que é

necessária uma mudança profunda na estrutura do ensino. Durante o debate, comentou a dificuldade em ampliar o número de bibliotecas nas escolas estaduais, a preocupação em remunerar os professores pelas horas que gastam para planejar as aulas e da necessidade de ‘federalizar’ a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Precisamos avançar. E não se avança da noite para o dia” BETÂNIA RAMALHO Secretária estadual de Educação


ESPAÇO

Solar Bela Vista abre as portas para a comunidade em oficinas e apresentações culturais PÁGINA 4

MOSTRA

HOJE NA TV

Secretaria Extraordinária de Cultura anuncia edital Salão Chico Santeiro PÁGINA 3

Nelson Sirotsky é o entrevistado de Alberto Dinnes, em “Observatório da Imprensa” PÁGINA 2

ARY FONTOURA, O CAMALEÔNICO ATOR EM GRANDE FORMA COMO O DOUTOR LUTERO. PÁGINA 4

BLOG AGITOS E BALADAS

Suzana Vieira e Arlete Sales em “A Partilha”, destaque dia 27 de julho, em Natal.

tribunadonorte.com.br/agitosebaladas

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 09 de julho de 2013 FOTOS: EMANUEL AMARAL

Santo

pecado Incursão na ficção antes do jornalismo

Uma história sombria emaranhada em uma teia de personagens tão estranhos que parecem circular livremente entre as manchetes policiais e os contos de Edgar Allan Põe. É neste cenário que o escritor e jornalista Emanoel Barreto constrói seu primeiro romance, “Os Crimes do Padre Heusz”. A aguardada obra será lançada dia 24, no Solar Bela Vista REPRODUÇÃO

ALEXIS PEIXOTO repórter

E

ì O LIVRO “O salário do pecado é a morte.” Levando o lema às últimas consequências, o controverso padre Heusz se nutre dos pecados alheios na tentativa de purificar seus portadores. O meio para chegar a este fim dá o tempero do livro: hóstias envenenadas

www.tribunadonorte.com.br

VÍDEO

A construção da trama: Emanuel Barreto detalha personagens de “O Crime do Padre Heusz” e fala sobre experiências no jornalismo

m uma cidade sem nome em algum lugar do Brasil no final da década de 1950, um padre leva às últimas consequências o versículo do livro das Revelações que diz que “o salário do pecado é a morte”. Determinado à cumprir a missão que lhe foi confiada por um anjo durante um transe religioso, o sacerdote começa a punir os pecadores com uma hóstia envenenada. Seus caminhos se cruzam com o de um jornalista que, no confronto com o padre, vai ter relevações surpreendentes sobre si mesmo. Essa é a trama do romance “Os Crimes do Padre Heusz”, que o jornalista e escritor Emanoel Barreto lança no próximo dia 24 de julho, no Solar Bela Vista. O livro, que sai via Editora Sebo Vermelho, é o primeiro romance do autor e tem um atmosfera sombria, de suspense e mistério à Edgar Allan Poe, mas também pode ser lido como uma meditação sobre as contradições da condição humana e os critérios que regem as áreas cinzentas entre o Bem e o Mal. “Não tenho a pretensão de abordar a questão de uma maneira política”, contou Barreto, em entrevista ao VIVER. “Quis criar uma história que fosse interessante, mas que provocasse uma reflexão no leitor. Procurei criar personagens moralmente complexos, que não são exatamente antagônicos e fogem dessa ideia maniqueísta do que é o bem ou o mal”. Para chegar à versão final, o “Padre Heusz” passou por um longo processo criativo. O enredo do romance começou a ser delineado por Barreto em fins de 2010. Inicialmente, a ideia do autor era publicá-lo em seu blog (www.coisasdejornal.blogs-

pot.com), mas outros projetos surgiram e, após a publicação do primeiro capítulo, o manuscrito voltou para a gaveta. E lá ficou por três anos, até que Barreto resolveu retomar o livro, que ganhou novo fôlego e uma trama mais complexa. Da concepção original até a versão que agora publicada, o personagem do Padre Heusz passou por várias transformações. Antes, era um jovem que morava em uma favela e se dividia entre a batina e a medicina; na versão final, é um velho sacerdote que se nutre dos pecados alheios. Em comum com as duas versões, só as motivações por trás das atividades sinistras do personagem. Padre Heusz não se considera um assassino, mas sim um missionário divino, que foi incumbido de dar descanso às almas cuja existência perdeu o sentido. A hóstia, aqui convertida em “arma do crime”, não é envenenada com uma porção vulgar, mas sim com um composto especial que faz com que as vítimas do padre morram em estado de graça, numa espécie de “gozo celestial”. O personagem é controverso, mas o autor se previne contra interpretações equivocadas. “Um leitor desatento pode achar que o personagem é contra a Igreja, mas a questão é bem mais profunda e existencial”, esclarece Barreto. “O grotesco nessa situação toda é um elemento importante do livro porque a vida é assim: cheia de coisas absurdas”.

Fato e ficção Parte da trama de “O Crime do Padre Heusz” extrai elementos da experiência profissional de Barreto, jornalista com 39 anos de carreira, com passagem por várias redações da cidade como repórter e edi-

tor. Uma das cenas centrais do livro – onde um transeunte invade a redação para se refugiar de um linchamento – foi inspirado em um episódio real, presenciada pelo autor, na época em que era repórter desta TRIBUNA DO NORTE, no fim dos anos 1970. Apesar das semelhanças com a vida real, o autor faz questão de traçar uma linha entre o que é fato e ficção. “A biografia do personagem que trabalha como editor do jornal difere da minha em vários aspectos”, contou Barreto. “Na verdade, o personagem é apenas um recurso narrativo que eu uso para dar mais verossimilhança à história, detalhando o funcionamento da rotina de uma redação”. Apesar do amor incondicional que tem pela profissão que escolheu, Barreto concorda com o escritor e jornalista americano William Faulkner, que certa vez afirmou que “a melhor ficção é mais verdadeira do que qualquer jornalismo”. “Essa frase é muito certa”, pondera Barreto. “Na ficção só há uma verdade maior, que é a convicção do autor. Enquanto o jornalismo, apesar de se propor objetivo, tem que lidar com várias versões da verdade”. O livro é dedicado a três grandes nomes da crônica policial potiguar: Ubiratan Camilo (in memoriam), Genésio Pitanga e Pepe dos Santos. Todos ex-companheiros de trabalho de Barreto. “Quis homenageá-los pelo nível de competência e profissionalismo com que eles lidam com a realidade dura do jornalismo policial”, disse o autor. Serviço Lançamento do romance “Os Crimes do Padre Heusz”, de Emanoel Barreto. Data: 24/07 – 19h. Solar Bela Vista

Escrevo sobre experiência existencial do ser humano que sai da sua zona de conforto para uma lugar estranho”

“Os Crimes do Padre Heusz” é o primeiro romance de Emanoel Barreto, mas não é sua primeira incursãocomoficcionista.Barretoestreou na literatura aos 17 anos, antes mesmo de adotar o jornalismo como profissão, com um conto publicado no suplemento literário “Contexto” , editado por Tarcísio Gurgel no extinto jornal A República.Maistarde,járepórterdaTN,publicounojornalumasériedecontos de“temáticaurbana”,inspiradospelassuasexperiênciascomorepórter policial. Esses textos, por sinal, estãobemguardadosporBarreto,que não descarta transformá-los em livro. Além disso, o velho jornalista também tem ideias anotadas para dois outros romances. Questionado sobre suas influências literárias, Barreto prefere não citar nomes ou algum gênero específico, embora se confesse um leitor atento de Gabriel García Márquez. “Tenho uma certa inclinação pelos elementos fantásticos, mas na verdade persigo mais temas do que um estilo definido”, diz Barreto. “Escrevo sobre experiência existencial do ser humano que sai da sua zona de conforto para uma lugar estranho”.


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR JORGE RODRIGUES JORGE/CZN

Minha fama de mau

Com frescor

Os caminhos de uma obra aberta são incertos e tortuosos ao longo de seus capítulos. Por isso, Leona Cavalli foi revelando ao poucos o caráter mais obscuro de Glauce, a nova vilã de “Amor à Vida’’. Inicialmente apenas na disputa pelo amor de Bruno, interpretado por Malvino Salvador, a atriz agora divide o posto de antagonista da trama com Félix, vivido por Mateus Solano, e chegará a se aliar ao personagem para derrubar quem estiver em seu caminho. “Sabia que a personagem faria tudo por este amor, inclusive iria contra seus próprios princípios, como foi a situação do registro de nascimento falso. Mas se esse tipo de atitude se repetiria e se ela viria a se tornar uma vilã, não sabia exatamente, era só uma possibilidade”, explica. Pronta para seguir novos rumos no folhetim de Walcyr Carrasco, Leona procura se manter fiel às características básicas propostas pelo autor.

Carlos Lombardi decidiu apostar em caras pouco conhecidas da tevê para seu primeiro trabalho na Record, “Pecado Mortal”. Para dar vida ao jovem bicheiro de Niterói Danilo Ascar, o autor escalou Gustavo Machado, nome pouco conhecido da televisão e com uma larga carreira no teatro. O ator poderá estar em duas produções ao mesmo tempo, já que também participou do seriado policial “A Teia”, da Globo, que também tem previsão de estreia para o meio do segundo semestre.

Normalidade

“A personagem continua com a mesma personalidade, apenas mostra outros lados, mas ainda movida pelo mesmo princípio de amor, só que tendo de se defender de outras formas”, afirma ela, que não

classifica Glauce como a grande vilã da história. “Não a vejo como uma vilã, no sentido de ter uma personalidade maldosa, mas como uma pessoa capaz de cometer atos maldosos”, defende.

« NOVELAS »

SANGUE BOM GLOBO 19:00 Perácio revela a Filipinho que falsificava quadros. Amora é afastada do Luxury e desconta sua raiva em Malu. Verônica gosta de saber que Maurício está saindo com Lara. Glória conta a Eliseu que é avó de Bento. CARROSSEL SBT, 20H30 Jorge faz uma planilha para controlar as visitas de Rabito. Paula pergunta a Cirilo se ele ainda gosta

de Maria Joaquina. Na casa abandonada, as crianças recebem a noticia de que Valéria está numa árvore que será derrubada. SARAMANDAIA GLOBO 23:00 Gibão e Leocádia descobrem que Marcina mentiu. Redonda arruma as malas com comida. Rosalice leva Aristóbulo, desmemoriado, para a pensão. Começa a nevar. Gibão diz a Zélia que Zico está envolvido com o possível atentado. DONA XEPA RECORD, 22:10 Xepa diz que a dívida da casa está em sessenta mil reais e pede ajuda à Rosália. François investiga o passado de Rosália e compara à identidade falsa assumida pela moça. Isabela e Vitor Hugo se chocam com o presente deixado em casa. AMOR À VIDA GLOBO 21:00 Paloma diz a Paulinha que Bruno não é seu pai. Glauce diz que o hospital é o responsável pela morte de Luana, e que Paulinha foi trocada na maternidade. Pilar oferece dinheiro para Bruno desistir de Paulinha.

★ ★ ★ GUERRA MUNDIAL Z (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões 14h15, 16h45, 19h15 e 21h45 / Moviecom 6. Sessão (dub) (3D) 17h / Moviecom 6. Sessão (leg) (3D) 21h40 / Cinemark 7. Sessões (leg) (3D) 19h50 / Cinemark 7. Sessões (dub) (3D) 14h40, 17h20 e 22h20 (sab)/ Cinemark 7. Sessões (leg) 12h10. A história gira em torno do funcionário das Nações Unidas Gerry Lane (Brad Pitt), que atravessa o mundo em uma corrida contra o tempo para deter uma pandemia que está derrotando exércitos e governos e ameaçando dizimar a própria humanidade. Direção: Marc Forster. O CAVALEIRO SOLITÁRIO (14 anos, dublado/legendado) Moviecom 3. Sessões (dub) 21h30/Cinemark 1. Sessões (leg) 23h10 (sab) Uma aventura com humor e ação na qual o herói mascarado ganha vida através de novos olhos. Tonto (Johnny Deep), o espírito guerreiro nativo americano narra as histórias não contadas que transformaram John Reid (Armie Hammer), um homem da lei, em uma lenda da justiça, cheia de surpresas épicas e muito humor enquanto os dois improváveis heróis precisam aprender a trabalhar juntos e lutar contra a ganância e a corrupção. Direção: Gore Verbinski. ★ ★ ★ MINHA MÃE É UMA PEÇA (12 anos, nacional) Moviecom 3. Sessões 15h55, 19h40/ Cinemark 4. Sessões 11h50, 14h10, 16h30, 18h50, 20h50, e 23h20 (sab)/Cinemark 6. Sessões 15h, 21h50. Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mulher de meia-idade, aposentada e sozinha, tem como preocupação maior procurar o que fazer. Para uma mãe dedicada, a preocupação com os filhos é

ALBERTO DINES

Paulo Miklos celebra antecipadamente o “Dia do Rock” - Mix TV, 22h30 O “Paulo Miklos Show” faz uma homenagem ao rock’n’roll e recebe dois representantes do rock brasileiro, o músico Tony Bellotto e a banda Fresno. Com uma trajetória marcada pela música e pelas letras, Bellotto fala do maior presente que ganhou dos pais, a paixão pela literatura, aborda o processo de criação do seu novo livro, “Machu Picchu” e descreve o momento de escrever como uma necessidade quase fisiológica. Além de Tony Bellotto, o Fresno invade a atração.

Nelson Sirotsky no Observatório da Imprensa - TV Brasil/TVU, 20h Alberto Dines entrevista o empresário e jornalista Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS. Responsável pela maior empresa de comunicação do sul do país, o jornalista falou do futuro da imprensa e o desafio do jornalismo multimídia para se manter no mercado. Para ele “no mundo hoje, não existe apenas o jornalismo impresso, se agir assim, vai desaparecer. É preciso buscar novas receitas para gerar sustentabilidade e preservar a independência”.

Com a sensibilidade clara e o coração animado e bem disposto: é assim que o contato entre Lua, Vênus e Urano promete um dia de ideias originais, com mais alegria. Filhos e romance estão em primeiro plano. Livre-se de compromissos chatos e solte a criatividade!

Touro 21/04 a 20/05 Aposte nos caminhos novos, nas soluções fora do comum. Um ótimo dia para recepcionar amigos ou parentes, exibir seus dotes e talentos na arte da hospitalidade e do bem receber. Um clima caloroso com quem você ama também esquenta seu coração!

Gêmeos 21/05 a 20/06 Clima astral ótimo para você se informar, se instruir e aprender —até numa conversa com alguém! Contatos sociais felizes, novidades boas a sua volta, no seu entorno —talvez algo bacana esteja acontecendo bem perto de você. Fique ligado. Amor em dia abençoado.

Câncer 21/06 a 21/07 Com seu talento reconhecido, você pode avançar um pouco mais na profissão. Lembre-se de se valer das ideias novas que circulam no ar. Lua, Vênus e Urano vibram por um novo estilo. Que tal mudar o visual, adotar algo novo no seu estilo? Romantismo e galanteria.

Desde seu grande fenômeno com “Avenida Brasil”, João Emanuel Carneiro teve seu status aumentado consideravelmente na Globo. Além de supervisionar os trabalhos da próxima novela das sete, “Além do Horizonte’’, o autor também fará a supervisão de texto de um novo seriado de humor escrito por Heloísa Périssé, que atuou em sua última trama das nove. A produção tem previsão de estreia para abril do ano que vem.

Foi bem A denúncia do “Fantástico” sobre o comércio ilegal de túmulos no Rio de Janeiro. O programa mostrou uma boa reportagem sobre um esquema desumano.

Foi mal O figurino de Aline, personagem de Vanessa Giácomo em “Amor à Vida”. Não faz o menor sentido uma a secretária de um hospital usar os decotes que ela usa. É hora do autor Walcyr Carrasco rever o ‘’dress code’’ do San Magno. ★★★

# A rixa entre vizinhos será levada ao nível máximo, nesta terça, em “Tapas & Beijos”. ★★★

# Nesta terça, Aryane Steinkopf e Lu Schievano disputam para ver quem continua em “A Fazenda”.

TODO MUNDO EM PÂNICO 5 (14 anos, dublado) Moviecom 3. Sessões 14h, 17h45 / Cinemark 5. Sessões 21h40. Três dançarinos, um veterano e duas novatas, que também são melhores amigas, disputam o papel principal de uma nova produção, dirigida por um diretor arrogante e ditador. Direção: Malcolm D. Lee ★ ★ ★ MEU MALVADO FAVORITO 2 (Livre, dublado) Moviecom 4. Sessões 14h05, 16h15, 18h25, 20h35/Moviecom 6. Sessões (3D) 14h50, 19h30/Cinemark 1. Sessões 11h30, 13h50, 16h10, 18h30, 21h/Cinemark 2. Sessões (3D) 11h, 13h20, 15h40, 18h, 20h20, 22h30/Cinemark 6. Sessões (3D) 12h40, 17h10, 19h30. A mente do crime Gru volta a ter pela frente seu inimigo Victor, enquanto tenta lidar com outro super vilão, El Macho, que possui um filho chamado Machito. A direção é de Pierre Coffin e Chris Renaud, e o roteiro foi escrito por Ken Daurio e Cinco Paul. ★ ★ ★ UNIVERSIDADE MONSTROS (Livre, dublado) Moviecom 5. Sessões 14h10, 16h30, 18h50, 21h10 / Cinemark 5. Sessões 12h, 14h30, 16h50, e 19h10 (só quinta) Mike Wazowski e James P. Sullivan são uma dupla inseparável, mas nem sempre foi assim. Desde o momento em que esses dois monstros

incompatíveis se conheceram, eles não se suportam. Universidade Monstros revela o segredo de como Mike e Sulley superaram suas diferenças e se tornaram melhores amigos. Direção: Dan Scanlon. TRUQUE DE MESTRE (12 anos, legendado) Moviecom 7. Sessões 14h20, 16h40, 19h05, 21h30/Cinemark 3. Sessões 14h, 16h35, 19h20, 22h. Dois ilusionistas famosos começam a roubar bancos e fazer do assalto um show de mágica. Após os roubos, eles jogam o dinheiro para a platéria presente. O FBI descobre o truque e tenta capturálos. Com Mark Ruffalo, Isla Fisher, Morgan Freeman, Michael Caine, Woody Harrelson. Direção: Louis Leterrier. DEPOIS DE LÚCIA (16 anos, legendado) Cinemark 5. Sessões 19h10 (só quinta) Alejandra (Tessa Ia) e seu pai Roberto acabaram de mudar para uma nova cidade. Depois da morte de sua esposa, ele e sua filha de 15 anos tentam recomeçar a vida. Alejandra ingressa em um novo colégio e começa a sofrer abusos físicos e emocionais, mas, envergonhada, não conta nada para o pai. Direção Michel Franco. O HOMEM DE AÇO (3D) Cinemark 6. Sessão 0h (sáb) Um jovem descobre que tem poderes extraordinários e que não é do planeta Terra. Então, ele viaja para descobrir suas origens e o que veio fazer aqui. Mas o herói que tem dentro de si deve se mostrar para que ele salve o mundo da aniquilação e torne-se o símbolo da esperança para toda a humanidade. Direção: Zack Snyder.

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

BARBARA FERRAREZE

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Áries 21/03 a 20/04

De patrão

sempre uma ocupação. Mas os filhos de Dona Hermínia cresceram e agora ela está entediada. Sem um trabalho ou um companheiro, a nada simpática Dona Hermínia passa seu tempo desabafando com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente. Direção: Andre Pellenz

« DESTAQUES DE HOJE »

O Signo da Cidade na Seleção Brasileira - Canal Brasil, 22h O primeiro longa assinado por Carlos Alberto Riccelli conta com roteiro de Bruna Lombardi, mulher do diretor e protagonista do filme. Tendo como pano de fundo a grandiosidade da cidade de São Paulo, a obra busca refletir sobre temas referentes ao dia a dia nos grandes centros urbanos, como amor, solidão, solidariedade e infelicidade. Teca é astróloga e comanda um programa noturno de rádio. Ela escuta as angústias de seus ouvintes e busca ajudá-los com conselhos.

Depois das gravações no Nepal, Carmo Dalla Vecchia e Bruno Gagliasso estão no Chile para novas cenas iniciais de ‘’Joia Rara’’, próxima novela das seis. Os atores participam das sequências de uma avalanche. Bianca Bin, protagonista da história, não está entre o elenco. “Infelizmente não. Adoraria conhecer Santiago”, lamenta, entre risos.

« CINEMA »

Em Amor à vida, Paloma diz a Paulinha que Bruno não é seu verdadeiro pai

FLOR DO CARIBE GLOBO 18:00 Amadeu termina com Isabel. Hélio aceita a proposta de Dionísio. Isabel resolve deixar a república. Maria Adília revela a Lino que é sua mãe. Cassiano encontra uma turmalina Paraíba na mina, com ajuda do faro de Ariana.

Nevasca

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

ESTEVAM AVELAR

MALHAÇÃO GLOBO, 17:30 Flaviana consegue marcar um encontro com Martin. Hernandez conversa com Ben sobre a falta que sentirão um do outro quando ele voltar ao Brasil. Sofia diz a Caetano que vai impedir o casamento da mãe com Ronaldo.

Apesar da boa repercussão e críticas, “Malhação” terminou sua última temporada sem grandes índices de audiência. Seu último capítulo marcou 17 pontos de média, sendo líder absoluto, porém tendo a menor audiência de todos os fins de temporada da história do programa. A média geral também foi a menor audiência da história: 15 pontos. Porém, para a Globo, o saldo final foi

positivo. A repercussão da história na internet foi grande.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br

Investigação Criminal: Governador do Acre - A&E Mundo, 21h Em uma viagem de negócios, o governador do Acre, Edmundo Pinto, se hospeda no mesmo lugar onde sempre se hospedava em São Paulo. Porém, é surpreendido no quarto do hotel por assaltantes que, além de lhe roubar dinheiro, lhe tiram a vida. O crime foi praticado por um ex-funcionário do hotel, que havia roubado as chaves de alguns apartamentos, e que junto com outros dois criminosos, invadiram dois quartos, supostamente para roubar.

Segurança Nacional é o filme da Sessão Brasil - Globo, 2h05 Com direção de Roberto Carminati, o filme traz Thiago Lacerda, Milton Gonçalves, Ângela Vieira, Gracindo Júnior. 2004. A Força Aérea Brasileira passa a ter autorização para perseguir, atirar e, se for preciso, abater aeronaves que entrem no espaço aéreo brasileiro sem autorização. Esta atitude prejudica os negócios de diversos traficantes de drogas, em especial Hector Gasca, que pretende atacar o quartel general do SIVAM, o sistema de vigilância da Amazônia.

Astral energético contagia cena política e cultural no país. Lua crescente em Libra: 16/7

Leão 22/07 a 22/08 Hoje a Lua passa por seu signo, como ocorre uma vez ao mês. Reserve mais tempo para cuidar de si, da saúde e dos seus propósitos maiores. O bom contato entre Lua e Vênus configura sensibilidade apurada para atrair e encantar, bom gosto e amor a sua volta. Novidades!

Virgem 23/08 a 22/09 Nada como ter um tempinho para desenvolver a sós uma atividade que traz alegria e calor a sua vida! O tema astral de hoje é este mesmo: para você ser feliz agora, arte e criatividade andam juntas. Incorpore novas saídas e soluções ao seu dia e aos seus problemas. Segredos...

Libra 23/09 a 22/10 Sua vida social está bem animada hoje, por conta de convites de amigos queridos, encontros inesperados ou notícias novas. Algumas pessoas são do seu trabalho. Pode haver uma boa solução, inesperada, para um problema que o afligia. Dê um tempo para o seu amor.

Escorpião 23/10 21/11 A imagem que você projeta no mundo é um assunto que merece cuidado e atenção —até alguns reparos! Aposte em comportamento proativo, aberto aos outros. Assuntos de família e de profissão enchem o dia. Um amigo abre canais novos para você exibir seu potencial.

Sagitário 22/11 a 21/12 Horizontes mais largos, caminhos a descobrir, especialmente com filhos ou com seu amor, uma vitória nos esportes, rituais que o conectem com um entendimento mais abrangente da vida — temas de hoje e que estão em primeiro plano! Provas de afeto e de amor.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Aceite um convite amigo, pois além de ter agradáveis surpresas e sensações, esta pessoa apontará algo que vem de encontro com anseios por viagem, cursos etc. Tome cuidado com gastos, feitos para agradar alguém. Sua alegria será o melhor presente para quem o ama.

Aquário 21/01 a 19/02 Sem muitas palavras, por favor! O astral de hoje pede outras linguagens apropriadas por meio das quais poderá se expressar com muito mais fluência. E como você atravessa uma fase de muita criatividade, será fácil. No amor, romper com o tédio é urgente.

Peixes 20/02 a 20/03 Intuição e sensibilidade em alto grau tornam este um dia de encontros e entendimentos por meio dos sonhos, da música e dos sentimentos compartilhados. Quem é da sua tribo? Você está descobrindo. Seja diplomático nas abordagens da vida doméstica e da rotina. Pé no chão.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

viver

3

MARCELO BENTO/TRAFEGANDO.COM

Nova Miss

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

George Azevedo

Ficou para Priscila Pinheiro o titulo de Miss Mossoró 2013. A bela de 20 anos, 1,80m de altura representante do bairro de Santo Antônio encantou a todos que superlotaram o Requinte Buffet na noite do último sábado, 06. O concurso organizado pelo colunista Georgiano Azevedo contou com a participação de 15 candidatas que subiram primeiramente na passarela com looks incríveis da Estrela Viva, depois com vestidos da Maison Elegance e beachwear Romance Brazil. Tudo com ares de superprodução by Eronildo Pereira e sua equipe Master Produções e Eventos, que transformaram o lugar num belíssimo celeiro de beldades. No júri nomes como: Kelly Fonseca, Miss RN 2012, a empresária Soraya Simonetti, Gabriel Terceiro, a blogueira Karen Prexedes, a empresária Marluce Bezerra, entre muitos... Além da vencedora o concurso classificou em segundo lugar Jacyara Coelho (Vingt Rosado) e em terceiro Laíse Amorim (Costa e Silva). Todo o evento foi conduzido pelos apresentadores Will Vicente e pela Miss Mossoró 2009, Jyokonda Rocha.

Glam 14 Na ocasião da escolha da Miss Mossoró 2013 aconteceu o lançamento da 14ª edição de Glam. A sessão mossoroense da revista chegou, chegando com a dupla Gianninni e Thábata como capa e recheio em um belíssimo ensaio feito pelo fotógrafo Mathws Aires. E por falar em Thábata e Gianninni, os fofos agitaram a noite de sábado no Requinte Buffet com hits bem dançantes. Para quem ainda não garantiu o seu exemplar é só passar na banca Cidade do Sol na Afonso Pena e no Bagdah Café em Mossoró.

« FESTIVAL »

Agosto da Alegria abrirá programação dia 29 de julho

O

evento Agosto da Alegria anuncia a data de lançamento. Será dia 29 de julho e transcorrerá até os primeiros dias de setembro, com mais uma temporada de atrações. Este ano, haverá a terceira edição do Salão de Arte Chico Santeiro, cujas inscrições permanecem abertas até o dia 26 de julho. O formulário de inscrição e o edital com todas as informações estão no site cultura.rn.gov.br. Entre os destaques já anunciados está o Fórum das Secretarias Nacionais de Cultura, a ser realizado ainda este mês. A programação completa não foi divulgada, mas a secretária Isaura Rosado adianta algumas atrações na área de artes visuais, ponto forte desta edição. Dentre as exposições de destaque para o Agosto deste ano, estão Mocó, o artista curraisnovense que se revelou nos Estados Unidos e faz uma arte viva, colorida, retratando com traços primitivista o cotidiano da vida contemporânea. E Guilhermo Strada: Cuba no Agosto, o Salão de Fotografia Agosto 2012, além da grandiosa exposição Canção Ingênua Maria do Santíssimo, com 13 obras doadas pelo professor universitário, artista e escritor Iaperi Araújo.

Priscila Pinheiro, representante do Bairro Santo Antônio é a Miss Mossoró 2013. Linda!!!

Glam Coleções Na ambientação do Requinte Buffet para a noite GLAM e Miss Mossoró, a Master desenvolveu um espaço para exposição de algumas lojas que estão na revista, como, Carmen Steffens, S.Design, Maison Tráfego, Prisma e New Marluce. Todas com recheio do cast Tráfego. E claro que Georgiano Azevedo aproveitou para gravar seu quadro Por Dentro da Moda, que vai ao ar na próxima quintafeira, 11, no programa Entre no Clima/TCM.

Valeu o boi! Entre os dias 12 e 14 deste mês vai rolar uma movimentação em Currais Novos. O motivo? A vaquejada de lá. O evento conta com atrações de peso como Aviões do Forró, Forró dos Plays, Forró Pegado, Dorgival Dantas, Forró do Muído e Vicente Neri, entre outros.

{

Finally

Em sua primeira edição por terras potiguares a Finally I’m Solto! que vai rolar na sexta-feira, 12, no Chaplin Recepções anuncia mais nodidades. Além dos TOP DJ´s Davi Guimarães, Thiago Mansur e Felipe BZ. A galera da Hemotion, produtora de Herculano Filho, acabam de confirma o e-Double, dupla formada pelos DJs Fernando Menezes e Sérgio Goes que prometem nçao deixar ninguém parado. A venda dos acessos para a festa já começou no site www.showdeingressos.com. Garanta o seu.

}

» RAIO X »

Luz na passarela A noite do Miss Mossoró 2013 ganho um brilho todo especial com a presença de alguma das candidatas ao Miss Rio Grande do Norte na passarela. Bárbara Elali, Miss Natal; Cristina Alves, Miss Parnamirim; Isabela Dias, Miss Montanhas; Erika Fontes, Miss Monte Alegre; Isabelly Brasil, Miss Ceará–Mirim; Helen Jotce, Miss Assu; Alayne Galvão, Miss Macaíba e Aline do Vale, Miss Areia Branca.

Devolva-me

eee O título de Miss Simpatia do Miss Mossoró ficou para a representante do bairro Nova Betânia, Indianara Ferraz. Merecido!!! eee A equipe do Salão Vintage Hair & Make up assinou a beleza das candidatas ao Miss Mossoró 2013. Um arraso!!! eee O missólogo francês Micheal Millet ficou encantado com a beleza das mossoroenses, e também, fez parte do júri do concurso Miss Mossoró. eee As flores das vencedoras do Miss Mossoró foram oferecidas pela Center Plantas Floricultura. Já o troféu foi um capricho do artista plástico Careca, que também participou da comissão julgadora. eee Desde ontem, 08 de julho, começo o liquida total da Jogê. Por lá, peças com descontos de até 60%. Se joga!

No dia 26 de julho, Adriana Calcanhotto sobe ao palco do Teatro Riachuelo para apresentar o seu show “Olhos de Onda”. A turnê comemora 30 anos de trajetória com muitas canções de sucesso.O show marca o reencontro da cantora com o seu violão, após uma lesão na mão direita e promete agradar o público de fãs.

Filme reacende O poema perdido dúvidas sobre morte de João Goulart P « » “Dossiê Jango”, de Paulo Henrique « ARTIGO »

LÍVIO OLIVEIRA

livioliveira@yahoo.com.br Advogado Público Federal e Escritor

DOCUMENTÁRIO

Fontenelle, levanta questões sobre a morte do presidente destituído no golpe de 1964 LUIZ ZANIN ORICCHIO/AE

D

ia 6 de dezembro de 1976 morreu João Goulart, o presidente destituído pelo golpe de 1964. Doze anos depois ainda era anátema para o regime militar. Tanto assim que as notícias de sua morte, na Argentina, saíram truncadas na imprensa. Até hoje as circunstâncias não estão esclarecidas. Cardíaco, Jango teria sido vítima de um ataque fulminante. Mas há quem sustente que o envenenamento seria a verdadeira causa mortis. Teoria da conspiração? Talvez. Mas é em torno dessa dúvida que se constrói o documentário “Dossiê Jango”, de Paulo Henrique Fontenelle. Trilhando caminho original, o filme enriquece a reconstrução trabalhosa dos anos da ditadura (1964-1985). Procura, em sua parte inicial, contextualizar a época e dispor em seus lugares os atores em jogo. Avança, no entanto, ao centrar foco, em sua segunda parte, apenas em Jango e em seu con-

Filme levanta tese de envenenamento de João Goulart

troverso desaparecimento. Mas é preciso dizer que a primeira parte, ao estabelecer a aliança entre civis e militares para a produção do golpe, e a presença dos EUA na desestabilização do governo, é precisa e didática. Por ocasião da morte de Jango, viviase, ainda, a Guerra Fria e atentados a inimigos políticos não eram incomuns. Carlos Prats e Orlando Letelier, ligados ao presidente chileno deposto Salvador Allende, foram assassinados, assim como os uruguaios Zelmar Michelini e Gutierrez Ruiz, amigos de Jango, mortos na Argentina. As suspeitas de assassinato começaram a surgir logo após a sua morte. A tese era de envenenamento, pois o presidente deposto tomava três medicamentos para o coração. Os remédios, que vinham da França, teriam sido adulterados em operação conjunta da CIA e governos do Brasil

e Argentina. Goulart era presença incômoda na Argentina, já também sob regime militar. Tudo faz sentido. Mas não existem provas. O fato, relembrado por Fontenelle através de documentos, é que as dúvidas sempre existiram. Um empresário amigo de Jango, Enrique Foch Díaz, escreveu um livro chamado “João Goulart: O Crime Perfeito”. Foch chegou a denunciar a viúva, Maria Thereza Goulart, de tomar parte no complô, segundo se lê em “João Goulart - uma Biografia”, do historiador Jorge Ferreira, da Universidade Fluminense.Em 2006, o caso voltou à tona com o depoimento do uruguaio Mário Barreiro Neira, que afirmava ter participado de uma certa Operação Escorpião com o objetivo de matar Jango. Ao que parece, a testemunha não é lá muito fidedigna. Era um criminoso comum recrutado pela repressão política no tempo da ditadura.

erdi um poema. Alguns vão dizer: e daí? Mas é que a perda desse poema me fez mal. Deixou-me embaraçado, desconfortável, vazio, com o olhar também perdido no horizonte. Sei que nem todos podem e nem precisam compreender. Isso é coisa que se passa numa alma sensível, errante e fragilizada diante do esquecimento de palavras que lhe eram essenciais. Essenciais à existência mesma. Como o pão e a água. Como o vinho e o leite derramados. Não adianta chorar. Talvez não. Talvez não seja preciso. Preciso mesmo é e será sempre navegar. Navegar no poema e na poesia. Navegar numa vida que se quer fazer diferenciada. Uma vida em que se busque o tempo e as condições para ver a lua e o luar, para ver o mar e suas ondas, para ouvir as canções das sereias e tocar nas cores de um arco-íris ao final da chuva fina. A vida, já dizia o poeta, “vem em ondas como o mar.” É no mar ou num palheiro onde procuro por esse poema perdido, essa agulha, essa fagulha de beleza. Talvez nunca mais o encontre, mas sigo teimando na busca da alegria do reencontro, como quem almeja desesperadamente rever um amor que se foi e que não deu mais sinais e nem esperanças de voltar. Algum dia o terei entre as mãos e diante dos olhos? Conseguirei transpor em grafite para um pequeno papel amassado e cheio de bolor o poema que de mim se rebelou e fugiu? Não sei. E isso me traz a amargura toda de quem se distanciou do objeto amado, da pequena criação com a qual se conviveu por tão pouco tempo. Tempo precioso. Mesmo que difícil. Mesmo que ingrato. Tempo. Tempo.Tempo... Que tempo é esse nosso em que não se luta mais por um poema como se

lutaria por um reino ou por uma princesa de longos cabelos sequestrada no alto da torre? Não garanto ser esse o meu tempo. Não me certifico de ser esse o meu país, o meu mundo. Os guerreiros poderosos de hoje lutam por outros objetos de desejo, algo que não considero tão nobre. Notas de dinheiro e moedas de ouro, carruagens brilhosas emplacadas com prata falsa, voos em pássaros metálicos, castelos inexpugnáveis...impermeáveis menos ao sonho. Nada disso supera um poema. E nada disso supera a dor da perda de um poema. Mantenho, sim, os dois pés no chão. Um chão de barro vermelho, um chão que guarda as

Talvez nunca mais o encontre, mas sigo teimando na busca da alegria do reencontro” raízes de uma mangueira ancestral, um chão em que pisam felinos e passarinhos colhendo alimentos, um chão em que deitarei minhas cinzas e minhas palavras quando todas as palavras e poemas serão, então e definitivamente, esquecidos. Talvez fosse o caso de colocar um anúncio em algum jornal à procura do meu poema perdido. Deixa pra lá! Alguém disse que o encontrarei, em algum momento, mesmo que longínquo dentro de mim mesmo. Alguém também disse que se a poesia não se perdeu, o poema também nunca se faria perdido, apenas estaria esperando nalgum lugar remoto, nos últimos escaninhos da memória e da sensibilidade. Perder um poema pode ser doloroso, angustiante, mas perder a poesia seria muito pior. E essa é minha amiga dileta. Nunca a perderei de vista. Nunca a perderei.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 09 de julho de 2013

SUELY NOMIZO

Rubi Sábado passado, o casal Ronaldo Melo/Marília Borges renovou os laços de matrimônio numa belíssima cerimônia na Igreja Bom Jesus das Dores, celebrada por Dom Canindé Palhano, vindo especialmente de Ilhéus. Após a missa, os convidados foram recebidos nos salões da casa de festas da família, o Versailles Recepções, que estava um primor com decoração puro luxo de rosas vermelhas e tons dourados, tudo executado pela dupla show Fernando e Marco Túlio. Além do buffet, que levou todos ao pecado da gula. A baronesa Marília estava deslumbrante num vestido assinado por Juraci Lyra. O casal abriu a pista de dança ao som da banda metamorfose, sendo seguido pelos demais. Continuando os requebros, o Dj Dilvan abriu suas picapes. Agora é aguardar as bodas de ouro, desse casal show!

Anarriê

Família Versailles recebendo a bênção de Dom Canindé Palhano

Parabéns!

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Nos embalos da junina Alesat, Túlio Flor/Monalisa

Jota Oliveira

SÉRGIO LUIZ

Comandado por Elinor/Marcelo Alecrim, a distribuidora de combustíveis ALESAT realizou, noite de sábado passado, sua tradicional festa junina. Com direito a comidas típicas, a noitada matuta aconteceu no Boulevard Recepções. Para os requebros dos convidados, o forró de Waldonys, Deixe de Brincadeira, Ivanildo de Natal e trio de sanfoneiro. A pista de dança lotou, literalmente faltou chão. A festa já entrou para o calendário da cidade.

Lindas palavras não te tornam uma boa pessoa, assim como um embrulho bonito não faz de um presente o melhor. Essência meu bem, essência, porque embrulhos jogamos fora” (DESCONHECIDO)

Exposição Pegando carona na frase de Caetano Veloso, que Narciso acha feio o que não é espelho; acrescento: Narciso acha feio o que não é espelho e Instagram, em especial, os que se dizem "low profile", que detestam ser notícia nas colunas sociais. Uns alegando a Receita Federal e não sabem os que fazem auto-coluna no Instagram também estão sendo observados. Enfim, a turma da inveja, língua da rua está sempre a postos.

Cinema, circo e literatura no Solar « PROGRAMAÇÃO » Solar Bela Vista abre calendário de atividades de julho a outubro. Nesta quarta, começa o Seda - Semana Audiovisual

O

Solar Bela Vista abre as portas para uma série de atividades, gratuitas ou a preços populares, para a comunidade durante todo o mês de julho. A programação, que se extende para outros meses, inclui oficinas de teatro, encontro literário, semana audiovisual e o camelô 2.0. A Oficina de malabares e acrobacia acontece todos os domin-

gos até dia 28, das 14h às 18h. Já a oficina de teatro estará sob responsabilidade da Cia Atores à Deriva. O “Oficinão à Deriva” será ministrado pelo ator Doc Câmara, nos sábados de julho até setembro. Tel: 3202.1904. Na quarta-feira, acontece a segunda edição da Semana do Audiovisual (Seda), festival promovido pelo coletivo Fora do Eixo no

Brasil e em países da América Latina. A abertura será às 18h com exibição do documentário “Elena”, de Petra Costa. O Seminário Letras Potiguares estreia dia 15 com palestras no auditório do Solar Bela Vista, às 19h30. Debates sobreZila Mamede( Diva Cunha), Myriam Coeli (Conceição Flores), e Jorge Fernandes (Maria Lúcia Garcia).

Maria Nunes, Zélia Madruga, Marisinha Gurgel e Getúlio Madruga festejam as bodas de Ronaldo Mello/Marília ARQUIVO PESSOAL

Felizes

Trocam de idade com os nossos vivas, médico neurocirurgião Hebert Dore, Lucia Helena Pereira, Terezinha Câmara, Vilma Carvalho Freire, Eduardo Caldas, Bruna Freire, Andréa Moraes, Gil Pereira, Francisco Carlos Neto, Daniele Motta e Alex Pinheiro.

Se Ligue! Em nosso blog, na seção GFK: Médicos estrangeiros ocuparão vagas remanescentes.> Receita libera consulta ao 2º lote do IR.> Papa critica indiferença do mundo com a imigração.> Na seção Fashion: M.A.C reduz preços no Brasil.> Na seção Take a Note: Campeãs do Youtube em junho.>

Felicitações para Daniele Motta celebrando nova primavera ARQUIVO PESSOAL

Desempenho

Revertida A doença de Alzheimer foi revertida pela primeira vez no Canadá com sucesso. Usando técnica de estimulação cerebral profunda, investigadores conseguiram “travar” a doença. Não só isso, em dois pacientes a deterioração da área do cérebro associada à memória não só parou como voltou a crescer.

Os milhares de imigrantes nos EUA comemoram a primeira aprovação do congresso, depois Câmara dos Deputados. Com isso, o governo pensa na arrecadação que fará com a cobrança das taxas de legalização dos imigrantes que chegaram ao país até 2011, que não tiveram processos ou qualquer coisa no gênero, ficam habilitados, assim como estudantes com menos de 15 anos. A espera agora é a aprovação na Câmara, onde os Republicanos são maioria e não são simpáticos ao projeto.

Abraços de vivas para Gil Pereira rasgando folhinha

Conforme anunciado por esta coluna no último dia 05, a vitória de Anderson Silva estava desacreditada pelos experts. Fato comprovado! Desde o começo, o clima da luta já ensaiava a derrota do “spider”, que mais pareceu uma marmelada. - Sabe quando ele será chamado novamente para alguma campanha?! Nunca. Nem Ronaldo vai ser capaz de melhorar a imagem dele depois disso.

Ary Fontoura, o ator camaleônico de Amor à Vida « TELENOVELA » Sem usar recursos de humor ou excentricidades, ator volta a surpreender como Lutero, mais um papel merecedor de aplausos ALEX CARVALHO

VALÉRIO ANDRADE Crítico de Televisão

N

o esquema hollywoodiano do passado havia um notável elenco de coadjuvantes. Gente que não falhava mesmo quando o astro do filme fraquejava. Para produtores e diretores, eram os “confiáveis”, pois, independente do papel ou do tamanho deste, sempre estavam bem, segurando e valorizando a cena. No cinema brasileiro, eles também estiveram presentes. Nas comédias de Atlântida, José Lewgoy era o melhor dos vilões, e, nos filmes de cangaço,Milton Ribeiro, depois do clímax de “O Cangaceiro” continuou bem no mesmo papel, fazendo aquilo que o público esperava que fizesse. Atualmente é nas novelas, mais do que nos filmes, que eles se fazem notar.Entretanto,como não são jovens e bonitos, são injustiçados no tocante aos salários e raramente vistos nas revistas de televisão. Enquanto um Igor Rickli é pessoalmente supervalorizado, estraga o papel e afunda a novela, cabendo a Sérgio Mamberti (Dionísio), sentando numa cadeira de rodas ou numa cama, salvar o que é possível salvar, em Flor do Caribe. No elenco dos notáveis da te-

Ator notabilizou-se na criação de personagens bizarros e humorísticos

levisão, um ator, que está há anos e anos no topo da pirâmide dos talentosos, emerge em primeiro plano:Ary Fontoura. Como ocorre somente com os grandes artistas, Ary Fontoura, independentemente do personagem, imprime na tela a marca do seu talento. Além disso, como se isso já não fosse bastante, pertence à rara e preciosa categoria dos camaleônicos. É um ator mutante, e, entre os múltiplos tipos, notabilizou-se na criação de personagens humoristicamente caricaturais, incomuns e bizarros.

Quando o autor da novela permite, Ary Fontoura supera, surpreendendo até mesmo os seus admiradores, com desempenhos antológicos. A lista é grande, mas, para ilustrar o que foi dito, basta relembrar aquele incrível Silveirinha de “Insensato Coração”, também alvo da admiração de Vicente Serejo, que, infelizmente raramente desloca o seu talento de cronista para o cinema e a televisão. Atualmente, em “Viver à Vida”, Ary Fontoura, em outra atuação admirável, volta a surpreender e a ser merecedor de aplausos. E sob certo aspecto, por fugir completamente aos seus personagens característicos, viver o doutor Lutero é ainda mais difícil, tem sido um desafio. Neste papel, abrindo mão de qualquer recurso humorístico, Ary Fontoura surpreende inclusive por uma singularidade: isto é, a interpretação de cunho realista. Entretanto, como o personagem não é excêntrico, talvez não esteja despertando a atenção que deveria estar tendo da critica e do público. O fato, porém, é que na corporificação de um personagem profissional e pessoalmente crepuscular, Ary Fontoura, em outro clímax artístico, vem tento uma atuação de categoria internacional.


Tribuna do Norte - 09/07/2013