Issuu on Google+

» REUNIÃO QUE DISCUTIRIA ALTA DA GASOLINA É ADIADA PARA PRÓXIMA SEMANA • ECONOMIA 4

Ano 63 • Número 205 • Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

EXEMPLAR DO ASSINANTE

ROBERTO BARROSO/ABR

EXEMPLAR DO ASSINANTE

Câmara vai analisar cassação « MANDATO »

« SAÚDE »

« PENAS »

Mesa Diretora da Câmara Federal se reúne hoje para analisar perda de mandato de José Genoino condenado pelo STF. Processo seguirá rito dos demais casos envolvendo deputados

A presidenta Dilma Rousseff manifestou ontem preocupação com o estado de saúde do deputado Genoino. Defesa pediu para petista cumprir pena em prisão domiciliar

Outros três condenados no Mensalão (Emerson Palmieri, Enivaldo Quadrado e José Borba) começam a cumprir penas alternativas próximo dia 13 de dezembro. « PÁGINA 5 »

« POLÍTICA » PR decide amanhã se continua na base aliada Deputado estadual do Partido da República, George Soares, prefere o afastamento, mas atual secretário de Turismo, Renato Fernandes, quer a continuidade da aliança. « PÁGINA 3 »

ZPE de Macaíba está em processo de privatização « ECONOMIA » A Zona de Processamento de Exportação de Macaíba - projetada para abrigar empresas exportadoras com regime fiscal, cambial e tributário diferenciados - será privatizada. A informação foi confirmada ontem por Helson Braga, presidente da Associação Brasileira de ZPEs. O processo de privatização é nos moldes do já usado e frustrado na ZPA de Assu. A licitação começou em outubro e foi apontada como única saída para viabilizar o projeto anunciado em 1988 e oficializado em decreto presidencial em 2010. « ECONOMIA 1 E 2 »

Espera da Fé « TORCIDAS » Sesed descarta investigação conjunta de homicídios

JUNIOR SANTOS

« JUDICIÁRIO » Magistrado do RN lidera lista tríplice para ministro do STJ

O secretário-adjunto de Segurança Pública, Clidenor da Silva Júnior, afirmou que polícia ainda está juntando informações para chegar a uma linha de investigação. « PÁGINA 10 »

O desembargador federal potiguar, Luiz Alberto Gurgel de Faria lidera a lista tríplice dos candidatos à vaga aberta em setembro no Superior Tribunal de Justiça. « PÁGINA 8 »

« JUDICIÁRIO » Instalações de câmeras de monitoramento são adiadas

« RIO DE JANEIRO » Justiça Federal confirma leilão do Aeroporto do Galeão

Asprimeirasdasmaisde300câmeras de monitoramento que deveriam estar sendo instaladas nas ruas de Natal desde outubro, só devem chegar próximo mês. « PÁGINA 9 »

A Justiça Federal não aceitou o pedido de liminar do MPF para suspender o leilão do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, marcado para amanhã. « ECONOMIA 3 »

No início da noite de ontem, fiéis já estavam na Pedra do Rosário onde ocorreria a vigília e procissão fluvial celebrando a Festa da padroeira Nossa Senhora da Apresentação que se encerra hoje em Natal. « PÁGINA 11 » JUNIOR SANTOS

30

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

GIULIANO GOMES

esportes

esportes

Machucado, Max é dúvida no América

Flamengo arranca empate no 1º jogo

Atacante segue se recuperando de uma lesão na coxa direita e ainda não sabe se vai enfrentar o São Caetano. Zagueiro Edson Rocha treinou. « PÁGINA 16 »

Jogando em casa, o Atlético/PR largou na frente com gol de Marcelo, mas Amaral (foto) deixou tudo igual para o time carioca, que tenta o tri. « PÁGINA 7 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

opinião

2014 só em 2014 AGNELO ALVES jornalista

Autor potiguar premiado Caiu na minha bacia das almas imeio da Babaçu Comunicação, dando conta de que um “autor potiguar é finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2013”. Autor potiguar?! Bom, já tinha divulgado aqui, algumas semanas atrás, os dez finalistas ao título do Melhor Livro do Ano, do Prêmio São Paulo. Na lista, dois cariocas, dois paulistas, um mineiro, um paranaense e quatro nordestinos. Entre os nordestinos, dois cearenses (Xico Sá e Ronaldo Correia de Brito, este meio pernambucano), um sergipano (Francisco J.C Dantas) e um pernambucano (José Luiz Passos, que vive atualmente nos Estados Unidos). Potiguar, nenhum. Volto a ler o comunicado da Babaçu. Está lá escrito: “O livro A Condessa de Picaçurova, de Antônio Salvador, editado pela Prólogo Selo Editorial, é finalista na categoria Autor Estreante, do Prêmio São Paulo de Literatura. O anúncio dos autores vencedores será realizado no dia 25 de novembro, no Museu da Língua Portuguesa, edifício da Estação da Luz, na capital paulista”. O Prêmio São Paulo de Literatura, além de eleger o “Melhor Livro do Ano”, escolhe também o “Melhor Autor Estreante” (dez finalistas) este ano dividido em duas categorias: “Autor estreante com mais de 40 anos” e “Autor estreante até 40 anos”. É nesta última categoria que entra o potiguar Antônio Salvador. São quatro os autores finalistas de até 40 anos. E quem é Antônio Salvador, este potiguar, que já ganhou outros prêmios literários? Tem uma fichinha dele no comunicado da Babaçu: - Antônio Salvador é jurista e escritor brasileiro. Nascido em 1980, em Natal, viveu em São Paulo e, atualmente, mora em Berlim, Alemanha. Paralelamente à atividade de escritor, dedica-se à carreira acadêmica, tendo ministrado aulas em universidades brasileiras e estrangeiras, como PUC-SP e Universitat de Barcelona (ES). Como escritos em diversas áreas do conhecimento, participou de institutos internacionais, como o DiverCult, desenvolvido na Espanha, e a RAIA – Rede Audiovisual Ibero-Americana. Co-pesquisador do documentário Ctri-V-VideoControl, lançado em 2011. Autor do livro ensaístico A Cultura fora das grades, a ser publicado em 2014. Com o romance A Condessa de Picaçurova foi finalista do Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, em 2012, além de vencedor do Prêmio Nascente de Literatura, concedido pela USP’ Entrei pelas veredas infinitas da web no rasto de Antônio Salva-

dor. Na primeira investida fiquei sabendo que Antônio Salvador é o pseudônimo de Júlio César Pereira, nascido em Natal, em 1980, está, portanto, com 33 anos de idade. Mas não adianta nada sobre sua vida em Natal. Muita coisa lá fora. Vi um vídeo com um depoimento do escritor e dramaturgo João Silvério Trevisan dizendo maravilhas sobre A Condessa de Picaçurova. Acho que o título já estimulou o entusiasmo de Trevisan. Acessei vários saites e blogues querendo saber da vida natalense de Júlio César Pereira. Nada. Lá adiante encontrei um texto seu com o título “Trilhos urbanos”, datado de 30 de outubro, falando sobre a Feira do Livro de Frankfurt. O seu livro estava lá exposto. O escritor fala um pouco sobre o seu romance: “O pilar que sustenta o mundo de A Condessa de Picaçurovaé representado por uma árvore, o orabutã, que em tupi significa “paurosado”, “pau-brasil”. Portanto, o eixo que estabelece a estrutura do romance está fincado no Brasil profundo, quente e úmido, longe dos grandes centros de influência cultural (nordeste) e influência política-econômica (sudeste).” Pego o telefone e ligo para a Fran Alves, simpática assessora de imprensa da Babaçu Comunicação, que cuida da Prólogo Selo Editorial, a editora de Antônio Salvador. Me falou que o autor está em São Paulo e que iria fazer uma ponte do escritor com este conterrâneo que vos fala. No final da tarde, enquanto Fran Alves não retornava de São Paulo, dei uma girada por alguns dos mais conhecidos escritores locais e leitores abalizados. Ninguém sabia de Antônio Salvador, mas mestre Gaspar, com os olhos brilhando, levantou uma questão: “Este escritor teria alguma ligação com Antônio Lamas, pai de Salvador Lamas, um dos maiores craques natalense de futebol de salão?” Antônio Lamas foi uma das grandes figuras da Ribeira. Teria?

Rei Ronaldo Acompanhei a vitória da seleção de Portugal pelos jornais de Lisboa e o noticiário da RTPI. Na televisão as manchetes repetiam: “Portugal vai mesmo ao Brasil”, “Portugal a caminho do Brasil”. Entre uma manchete e outra, os três “golos” de Cristiano Ronaldo. Manchete do jornal Correio da Manhã: “Rei

Ronaldo leva Portugal ao Mundial”. A notícia começa assim: “Cristiano Ronaldo fez ontem uma exibição épica no relvado do Friends Arena, em Solna: marcou os três golos na vitória (3-2) de Portugal diante da Suécia e levou a equipa ao Campeonato do Mundo de 2014 (Brasil)”.

Futebol é dinheiro Já o jornal Diário de Notícias associou a vitória da seleção portuguesa à economia do país. Deu esta manchete: “A simples presença da seleção no Mundial vai gerar mais de 400 milhões de euros na economia portuguesa”. E acrescenta: - Se para o orgulho nacional o apuramento da seleção nas quinas cura qualquer maleita ou má-disposição, em termos económicos o Mundial do Brasil deverá ter um impacto bem mais real com a estimulação na economia nacional no próximo verão. Se a seleção portuguesa chegar á final do Mundial no Brasil, o feito poderá ter um impacto de mais de 600 milhões de euros no PIB nacional.

Poesia O livro Vento da Tarde, da poeta Rizolete Fernandes, edição bilíngue (português/espanhol), será lançado no dia 28, na Academia Norte-Riograndense de Letras.

Calçadas Como estão estragadas as calçadas da terra de Poti mais esburacada! As calçadas da Ribeira causam dó e topadas. Como é difícil caminhar por elas. A Ribeira dói. Imortal Semana que vem, dia 27, tem a posse de João Batista Machado na Academia Norte-Riograndense de Letras. O novo imortal será saudado pelo acadêmico Ticiano Duarte.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

A

dualidade de lideranças dentro do PT-RN, consagrada nas urnas pelos eleitores petistas, deixou o quadro político-eleitoral de 2014 ainda mais confuso do que sempre esteve. Não apenas internamente como também no relacionamento com os demais partidos para o estabelecimento de alianças. Até antes da eleição interna no PT-RN, quem falava em nome dos petistas era a deputada Fátima Bezerra, tida e havida como “candidata natural” ao Senado da República em aliança com o grupo de partidos liderados pelo PMDB, em cujos quadros é unânime o reconhecimento de que deverá caber aos peemedebistas apontar o candidato a governador. Salvo uma decisão de cima para baixo – isto é, do Diretório Nacional, de uma intervenção branca, clínica, do tipo negociada entre as duas alas petistas, a ala vitoriosa comandada pelo deputa-

Brum

do Mineiro e a ala derrotada comandada pela deputada Fátima Bezerra – só uma intervenção cirúrgica resolve, já que as duas facções têm posições políticas divergentes de maneira até radical, motivadoras da disputa interna. Por outro lado, parece nítido, perante à opinião pública, que o “PT de hoje”, mais pragmático, já não é mais aquele, o PT ideológico, até romântico. A própria vitória interna da ala liderada pelo deputado Fernando Mineiro e a ala derrotada da deputada Fátima Bezerra têm um denominador comum que ambas as lideranças disputantes reconhecem e se submetem: a candidatura presidencial à reeleição de Dilma Rousseff, em aliança com o PMDB, com indicação de um peemedebista para vicepresidente da República. Pragmatismo entre os dois PTs. Uma realidade político-eleitoral que tanto a deputada Fátima quanto o deputado Mineiro reconhecem, não discutem e proclamam. Ao PT Nacional não interessa a disputa local. E

A dualidade de lideranças no PTRN complicou para os petistas. – Como atuará o Diretório Nacional, clinicamente ou cirurgicamente? aí reside a grande vantagem política da deputada Fátima Bezerra, desde que una o partido em torno do seu nome para chegar ao PMDB que indicará o candidato a governador, forte, unido. Até aí, pode eleger o pragmatismo? É possível? O PMDB já tem na aliança nacional o seu interesse maior resolvido, a Vice-Presidência da República com um peemedebista. Plenamente satisfeito o PMDB, ainda mais com a chance de eleger a cabeça das duas casas do Congresso Nacional,

completando a cadeia do comando político do país como já acontece hoje. O PMDB preside o Senado e a Câmara Federal. Muito pragmatismo. Portanto, independe dos interesses políticos do Rio Grande do Norte os interesses maiores da aliança PT-PMDB para presidente da República. Mas como a “cabeça de chapa” local é reconhecida como devendo ser do PMDB, a candidatura majoritária seguinte ao Senado deverá caber ao PT, desde que unido. Não chega a ser uma religião como “dogma”, mas uma condição até para o convencimento dos demais partidos que integrarão a grande aliança. Se a chapa PMDB para governador e PT para senador ainda não era uma questão resolvida, agora parece mais complicada, seguindo a máxima que nunca mudou: “em política, o tempo costuma ser o Senhor de todas as soluções”. Portanto, é aguardar o desenvolvimento dos fatos e atos. 2014 só em 2014.

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Marcelo Alecrim (1) Parabéns ao empresário Marcelo Alecrim. Conheci esse rapaz em 1990, quando ele trabalhava com o pai na Comercial Caraú (posto de combustíveis em Canguaretama). Na época eu gerenciava interinamente a agência do Bandern naquela cidade e mantinha contato com Marcelo diariamente. Sempre vi nele um empreendedor, um cara de visão. Sabia que ele iria longe; o resultado está aí: um grande empresário. Ao sucesso Marcelão. albertosbezerril@uol.com.br

Marcelo Alecrim (2)

Pouco a comemorar ALCYR VERAS economista e professor universitário

E

stamos nos aproximando do final do ano e surgem as inevitáveis perguntas. Como vai indo a nossa economia? Que avaliação podemos fazer de seu desempenho ao longo deste ano que está findando? O PIB – Produto Interno Bruto (somatório de todos os bens e serviços produzidos durante um ano), em sua variação mês a mês, apresentou índices de crescimento compatível com as expectativas? A SELIC, que na linguagem do “economês” significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia (mas que na prática é a taxa de juros oficial de referência), vem funcionando realmente como instrumento de regulação entre a demanda e a oferta monetária? Como vem se comportando a Força de Trabalho quanto à sua capacitação e aproveitamento? Esse potencial humano depende de como a sociedade está organizada através de seu sistema produtivo, o que permite dimensionar a chamada população economicamente ativa de um país. Do lado oposto, temos a formação do Desemprego que, em outras palavras, representa uma situação de ociosidade involuntária (que pode ser eventual ou temporária) das pessoas que compõem a força de trabalho de uma nação. A bem da verdade, o Pleno Emprego, proposto por Keynes, não quer dizer que a taxa de Desemprego seja zero. Para ele, a situação de Pleno Emprego é considerada até o limite máxiClassificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

Outra pergunta, bastante recorrente trata da questão inflacionária. Como se costuma dizer em tom irônico, a inflação �� “filha bastarda” do consumo e da taxa de juros” mo de 3% da força de trabalho desempregada, como forma de manter o equilíbrio econômico estrutural. Mas, essa afirmativa Keynesiana é relativamente polêmica. Alguns economistas da corrente monetarista discordam dessa linha de pensamento. Outra pergunta, bastante recorrente trata da questão inflacionária. Como se costuma dizer em tom irônico, a inflação é “filha bastarda” do consumo e da taxa de juros. Com o crédito fácil, aumenta a propensão a consumir. A imediata elevação do consumo diante de uma oferta estacionária, puxa os preços para cima. O baixo volume de investimentos no Brasil, em inovações tecnológicas e em infraestrutura, impede o aumento dos ganhos de produtividade. Em síntese, o Governo brasileiro está conseguindo manter a inflação sob controle? Como vimos, são inúmeras as perguntas através das quais poderemos concluir sobre a atual per-

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

formance da economia brasileira. Os mecanismos existentes de transferência de renda limitamse aos programas sociais de governo com forte conotação assistencialista, como o bolsa família. Efetivamente, não agregam valor econômico ao sistema produtivo, capazes de fortalecer a relação capital – trabalho, com o objetivo de aumentar a massa salarial. No ano passado (2012), o PIB brasileiro chegou a 2.223 trilhões de dólares (cerca de 4.650 trilhões de reais). Mas a sua trajetória, ao longo dos últimos dez anos, revelou-se extremamente instável, cujos índices de crescimento registraram as seguintes variações: 2,7% (em 2002); 1.1% (2003); 5,7% (2004); 3,2% (2005); 4% (2006); 6,1% (2007); 5,2% (2008); -0,3% (2009); 7,5% (2010); 2,7% (2011) e 0.9% (2012), segundo dados do IBGE. Embora a Balança Comercial tenha registrado um Superávit de US$ 19,43 bilhões em 2012, este valor, porém, representa uma queda de 35% em relação ao ano de 2011. Os principais produtos exportados pelo Brasil são as comodities (que internamente não agregam valor): minério de ferro, petróleo bruto, soja, açúcar, carne bovina, café, frango, etc. Enquanto que as importações estão concentradas em artigos que provocam a evasão de nossas divisas devido contribuir para a geração de empregos lá fora (equipamentos pesados, produtos eletro/eletrônicos, transmissores/receptores, medicamentos, materiais cirúrgicos, automóveis, peças para veículos, e motores para aviação).

Num país em que os nordestinos só aparecem quando há notícia ruim, a entrega do título de cidadania ao conterrâneo Marcelo Alecrim é motivo de alegria para todos nós, nordestinos, que enfrentamos dificuldades de todos os lados, somos alvos de discriminação e bullying e vistos como uma carga pesada para o Brasil carregar. Que Marcelo sirva de exemplo para nossos jovens empreendedores. O seu exemplo mostra que é possível crescer, mesmo diante de um quadro de dificuldades. Parabéns. jottamaralmpe@gmail.com

Mensalão Que aconteça com os mensaleiros o mesmo que aconteceu com o Salvatore Cacciolla, que mesmo após julgado e condenado, foi posto em liberdade e fugiu pra Itália, só sendo preso anos depois. wwando@ig.com.br

Previdência Muito bem senhor ministro, finalmente eu vejo alguém falando a verdade, sem aquela conversa mole de que as dificuldades da Previdência são por conta do aposentado que contribuiu a vida toda e por conta disso não recebe o reajuste devido. Alguém deveria impetrar uma ADI no STF, pois somente o trabalhador urbano tem o legítimo direito de aposentar-se pela Previdência Geral. Que se crie um fundo próprio pelo Governo Federal, para dar assistência ao trabalhador rural. fcmtimbo@hotmail.com Cartas para esta coluna deverão ter no máximo 40 linhas para cada leitor e endereçadas para a seção Coluna do Leitor - Fone: 4006-6100 FAX: 4006-61224 - Redação/Tribuna do Norte. Email - tribuna@digizap.com.br

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

3

Indicado do PR afirma que ‘não é o momento de sair’

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Votação A Câmara de Natal aprovou um projeto de lei que deve garantir os recursos financeiros para a contrapartida necessária às obras de mobilidade urbana na cidade. O projeto de lei altera os artigos 1° e 2° da Lei Municipal n° 6.408 de 27 de setembro, que tratam de financiamento das obras para a Copa 2014. O superintendente da Caixa Econômica Federal no RN, Roberto Sérgio Linhares, esteve na Câmara para explicar a mudança que envolve a classificação do município em relação à captação de recursos do Governo Federal.

« ARTICULAÇÃO » Enquanto o deputado do Partido da República prefere o rompimento, Renato Fernandes quer a continuidade da aliança

ALEX FERNANDES

ALDAIR DANTAS

Classificação O superintendente da Caixa Econômica informou aos vereadores que se trata de uma diferença entre capacidade de endividamento e pagamento. Havia uma situação que classificava Natal ao nível D de confiança. “Agora, o potencial é de pagamento, que alavancou a posição

da cidade para A. Este avanço facilitará a vinda de recursos e investimentos para a capital potiguar”, explicou Roberto Linhares. Com as explicações, a maioria dos vereadores acataram o pedido de urgência para votação do projeto de lei e logo depois também aprovaram a proposta.

Reforma e críticas A menos de um ano das eleições, o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) anunciou a redução do número de secretarias de sua gestão, das atuais 28 para 21. Ao assumir o primeiro mandato no Estado, em 2007, Campos herdou 18 pastas e criou outras dez. A notícia do enxugamento foi antecipada por ele na semana passada, no Programa do Jô, da Rede Globo, ao criticar o número “excessivo” de ministérios do gover-

no Dilma Rousseff - 39 - e ser questionado sobre a quantidade, também grande, de secretarias de seu governo. A economia com a redução de pastas será de R$ 25 milhões. O orçamento do Estado é de R$ 31 bilhões. Segundo Campos, em setembro houve a redução de mil cargos comissionados. A atitude é considerada eleitoreira pela oposição. “É uma agressão à inteligência do povo pernambucano”, disse o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB). DIVULGAÇÃO

Entrevista

George Soares sinaliza com a saída da base aliada

O

Partido da República (PR) decidirá na próxima sextafeira (22), durante reunião partidária, se continua ou se rompe política e administrativamente com o Governo Rosalba Ciarlini (DEM). Atualmente, a legenda comanda a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), cujo titular é o empresário Renato Fernandes. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o secretário da Setur garantiu que ao contrário do que se especulou ontem não há uma definição sobre se sairá ou permanecerá na gestão estadual. “Estou aguardando essa reunião, mas de antemão sou do grupo que acha que não é o momento de sair [do Governo]”, destacou Renato Fernandes. O encontro ocorrerá a partir das 9h no Versailles Recepções, no bairro Cidade Jardim, em Natal. Com a declaração do secretário se firma no PR dois grupos divergentes: um que pretende continuar na gestão e outro que defende o rompimento imediato. Neste último caso está o deputado estadual George Soares, vice-presidente estadual da legenda. “Analisando todo o período que o PR ficou no Governo e vimos que passou a impressão de que ele (o Governo) não quer ser ajudado. O nosso parti-

do tem uma capilaridade no Estado todo, prefeitos importantes, mas nunca foi consultado”, comentou o deputado. Ele ressaltou que nunca teve qualquer participação no Executivo. “O Governo criou uma situação dentro do partido. Mas vamos concretizar (a saída) apenas depois de ouvirmos todos os prefeitos e vereadores”, destacou George Soares. O deputado reclamou que não teve emenda liberada pelos auxiliares de Rosalba Ciarlini. “Nenhuma emenda foi liberada e o Governo não tem chamado os deputados para ver a possibilidade do que pode ou não pode”, disse o deputado.

Consulta O PR deverá reunir todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que atuam no Rio Grande do Norte. O argumento de Renato Fernandes para que o partido continue no Governo passa pela leva de investimentos que será iniciada com o advento do programa “RN Sustentável”. “Nós teremos R$ 200 milhões de investimentos para serem aplicados no Turismo. Esses recursos foram conseguidos com muito trabalho e acredito que deveremos contri-

Renato Fernandes quer permanência da colaboração

Os recursos foram conseguidos com muito trabalho e devemos contribuir com esse momento” RENATO FERNANDES secretário de Turismo

Nosso partido tem uma capilaridade no Estado, prefeitos importantes, mas nunca foi consultado” GEORGE SOARES Deputado Estadual

buir com esse novo momento”, comentou o secretário. Ele observou, porém, que prefere não arriscar palpites quanto ao posicionamento a ser adotado pela legenda no Rio Grande do Norte. “Eu confesso que não saberia dizer se é para deixar ou ficar. Eu ouvi filiados, conversei com lideranças, e acho que a expectativa é que se melhore a gestão. O Governo de Rosalba trabalhou muito para melhorar. Mas eu não estou dentro da cabeça de todo mundo, então não sei dizer”, enfatizou. Se resolver deixar o Governo, o PR será a quarta baixa entre os partidos que estiveram no palanque da governadora Rosalba em 2010. O primeiro a deixar foi o Partido Verde, presidido pelo senador Paulo Davim, ainda no ano passado. Há três meses foi a vez do PMDB, presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, deixar a base governista. Logo em seguida, o PSL, de Araken Farias, também rompeu com a gestão Rosalba Ciarlini. Em comum entre todas as legendas que estão deixando a base de apoio do Governo, há a justificativa comum do “isolamento” do Executivo e da centralização da gestão.

MARCELO BARROSO

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, é o entrevistado desta semana do programa “Jogo do Poder”, transmitido para todo o Brasil pela Rede CNT. A entrevista será exibida hoje, às 22h10 (horário local). O Jogo do Poder é apresentado pelo jornalista José Marcelo Santos e veiculado nos canais 176 (SKY), 126 (ClaroTV), 236 (VivoTV), 26 (OiTV), 245 (GVT), 708 (CTBC), 30 (SUPERITV), 24 (NET) e por antena parabólica (Satélite Brasilsat B4). Na entrevista, o ministro fala sobre temas como déficit da Previdência, combate a fraudes, Funpresp, fator previdenciário e reforma no sistema de concessão de pensões. O programa foi gravado na tarde de ontem.

JÚNIOR SANTOS

Rede social O Governo Federal lançou, na manhã de ontem, a página do Palácio do Planalto no Facebook. Em um vídeo de menos de um minuto, a presidenta Dilma Rousseff apresenta o espaço e convida os internautas para curtir a novidade. “Ela foi

lançada para ser mais um espaço para você acompanhar de perto as atividades do Governo Federal. Vamos também debater a evolução dos cinco pactos”, diz Dilma, lembrando das propostas lançadas por ela durante as manifestações de junho.

Facebook A página do Governo Federal na rede social traz ainda uma lista de regras de utilização com nove itens. “Expresse-se respeitosamente”; “Não publique propagandas político-partidárias ou opiniões favoráveis ou contrárias a candidatos e partidos políticos”; “Linguagem chula e de baixo calão não será permitida” são algumas das regras. Além do vídeo com a apresen-

tação da presidenta, das regras e de uma sessão sobre os cinco pactos, a página tem uma linha do tempo com todos os presidentes da República desde 1889, inclusive os que comandaram o país durante os 21 anos do regime militar. Até o momento, a página tem cerca de 630 curtidas. O endereço é: www.facebook.com/PalacioDoPlanalto.

Programação A governadora Rosalba Ciarlini aproveita o feriado desta quinta-feira, em Natal, para cumprir uma programação em São Gonçalo do Amarante, onde visitará a construção do Centro de Educação

Tecnológica do Estado e de uma rodovia. Na sexta-feira, ela vai a São Miguel do Gostoso, onde inspecionará as obras de recuperação da estrada de acesso ao município.

Vereador Sandro Pimentel afirma que usou metáfora

Eraldo Paiva está no exercício da presidência estadual do PT

« LEGISLATIVO »

« PARTIDO »

Sandro Pimentel depõe na Comissão de Ética

Diretório estadual do PT vai julgar recursos

Vereador do PSOL é o 2º a prestar depoimento nas apurações sobre quebra de decoro

Dirigentes petistas terão dois dias de reuniões para avaliar contestações

O

vereador Sandro Pimentel (PSOL) foi o segundo parlamentar a prestar esclarecimentos à Comissão de Ética Parlamentar da Câmara Municipal de Natal (CMN), ontem. Ele depôs sobre a acusação feita por Adão Eridan de falta de decoro parlamentar. “Postei, sim, no Twitter que se o povo tivesse de pichar alguma coisa, não seria a Câmara Municipal, mas os vereadores que votaram a favor do veto da Prefeitura ao Passe Livre. Todavia, usei apenas uma metáfora e nunca tive a intenção de incen-

tivar a pichação no sentido literal da palavra. Quero deixar claro que defendo os movimentos sociais organizados e manifestações democráticas e pacíficas”, explicou. Em contrapartida, Sandro Pimentel também acusa Adão Eridan por falta de decoro. “Durante a ocupação do pátio externo da Câmara pelos manifestantes que reivindicavam a aprovação do Passe Livre, ele disse que eu incentivei a depredação do prédio, sendo que eu sempre fui contrário a qualquer tipo de vandalismo”, disse Sandro Pimentel, que emendou: “Quanto a isso, solicito apenas uma retratação em plenário, pois a iniciativa significaria o reconhecimento de que houve um equívoco e que não voltaria a ocorrer”.

O

desfecho da eleição para o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, onde o atual presidente Eraldo Paiva disputa com Olavo Ataíde, terá amanhã mais um capítulo. O diretório estadual do PT confirmou que amanhã e sábado serão realizadas reuniões da executiva para discutir os recursos impetrados no processo de eleição, onde o resultado proclamado considera Eraldo reeleito. O grupo de Olavo Ataíde protocolou o pedido de uma reunião extraordinária da legenda, o que foi confirmado para o próximo

sábado. Para reunião estão sendo aguardados membros da executiva nacional. As reuniões de amanhã e sábado discutirão sobre os recursos impetrados pela chapa “Ousar Lutar Vencer”, que teve como candidato a reeleição Eraldo Paiva, e a “Novo Tempo”, cujo candidato foi Olavo Ataíde. Ambos reclamam de irregularidade nas votações feitas em municípios do interior. A chapa “Novo Tempo”, de Olavo, aponta a irregularidade da não contabilização dos votos de Carnaúba dos Dantas, Pureza, Serra Negra do Norte, Tibau do Sul e Touros. Já a “Ousar Lutar Vencer”, de Eraldo, aponta que uma série de irregularidades, como na cidade de Serra Caiada, onde, segundo ele, um fiscal do bloco foi expulso antes de ser feita a apuração de votos.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

PT ignora estatuto O artigo 231 do Estatuto do Partido dos Trabalhadores prevê expulsão de filiados condenados “por crime infamante ou práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado.” Mas os meliantes do mensalão só seriam expulsos por decisão da Executiva Nacional, e o assunto nem mesmo foi discutido na reunião de segunda (18). A regra, que contraria o estatuto, foi adotada pelo presidente do PT, Rui Falcão.

O governo de Dilma não deixou sua marca” MARINA SILVA (SPB), para quem falta ao atual governo personalidade própria

Dono da bola

Perda de mandato

Corruptos transitado em julgado do mensalão permanecem filiados, diz a assessoria do partido, porque “o PT não concorda com o julgamento”.

O Estatuto do PT também prevê comunicação à Justiça Eleitoral dos condenados desfiliados, o que implicaria em perda de mandato.

Regras pra quê?

Pensando bem...

Entre os réus petistas condenados no processo do mensalão estão dois ex-presidentes do partido, José Dirceu e José Genoino.

...para certos petistas, os corruptos do PT são melhores e até mais “éticos” que os corruptos dos outros partidos.

Diretor investigado O diretor de Políticas Agrícolas da Cia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, voltou de convenientes férias, após o escândalo da Operação Agro-Fantasma, da Polícia Federal, que apura desvios

de recursos do Fome Zero. Ele está entre os dez dirigentes da Conab cujas prisões a PF pediu à Justiça. É mais um auxiliar que a presidenta Dilma não afasta do cargo após graves denúncias, como prometera.

Nome do boi

Eu sou o cara

As “costas largas” que mantêm Silvio Porto na Conab atendem pelo nome de ministro Gilberto Carvalho (SecretariaGeral da Presidência).

Ao reaparecer em seu local de trabalho, ontem, Silvio Porto se jactou de suas ligações ao Planalto para não ser demitido da Conab.

Caro suco Porto autorizou compra sem licitação de R$ 11 milhões em suco de uva de duas cooperativas gaúchas, mas o limite legal é R$ 1,5 milhão cada.

Repúdio ao repúdio Zeca Dirceu foi o único no PT do Paraná a subscrever o protesto contra prisão dos mensaleiros. Envergonhados, os demais petistas, como o casal

Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações), caíram fora. Nem o presidente do PT-PR botou sua assinatura na reta.

Tarefa da AGU A Advocacia Geral da União tem a obrigação legal de processar os 25 condenados para devolverem a grana surrupiada dos cofres públicos no mensalão do governo Lula, maior escândalo de corrupção do País.

Papuda

Filme antigo e ruim

A penitenciária da Papuda tem histórico de regalias a presos “ilustres”. Em 2003, os três assassinos do índio Galdino saíam da prisão para beber cerveja, namorar e dirigir carrões por Brasília.

A Mesa Diretora da Câmara deve adotar no caso do mensaleiro preso José Genoino o mesmo procedimento que absolveu o deputado ladrão Natan Donadon: a cassação deverá ser decidida no plenário.

Lorota racista Números do Infopen, do Ministério da Justiça, desmentem a pregação de “maioria negra nas prisões brasileiras”. Em dezembro de 2012, em Ala-

goas, Estado pobre, eram 1.075 brancos e 752 negros presos. No DF, maior renda per capta do País, 1.348 brancos e 1.561 negros.

Tá feia a coisa Durante reunião no Planalto, o líder Anthony Garotinho (PR-RJ) alertou a presidenta Dilma que o pacto contra “pauta bomba”, modificado cinco vezes por ela, só serve para mostrar à oposição que o governo vai mal.

Pontualidade

Que venham férias

Os Correios garantem que 93% das cartas foram entregues dentro do prazo, e que o atraso em 75% atestado por levantamento da ONG Pro-teste, foi por causa da greve greve de 2012. Ah, bom.

A ordem do Planalto agora é empacar a votação Marco Civil da Internet – que antes era “prioridade” – para impedir que prospere o projeto criando piso nacional para agentes comunitários de saúde.

política

Kassab anuncia apoio do PSD à reeleição de Dilma « RUMO A 2014 » Ex-prefeito de São Paulo ignora embate político com

Haddad e assegura aliança nacional com o Partido dos Trabalhadores FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM

O

presidente do PSD, Gilberto Kassab, ignorou o embate político com o seu sucessor petista na Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, por conta de denúncias de corrupção e fez o primeiro anúncio oficial de um partido à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. A garantia antecipada de apoio tem como objetivo obter prestígio da presidenta para obter condições favoráveis para pleitear, em uma eventual vitória de Dilma, a ampliação de seu espaço na Esplanada, hoje limitada ao Ministério da Micro e Pequena Empresa. Outra intenção é assegurar uma boa condição de negociação dos palanques estaduais com aliados nos Estados e, assim, conseguir ampliar a bancada de deputados federais, uma das prioridades da legenda para 2014. Dilma, por sua vez, ganha um bom tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, estimado em um minuto e meio. Considerando-se esse critério, a provável aliança governista o PSD deverá ser a terceira força, atrás apenas de PT e PMDB. O evento ocorreu na sede do partido e teve a presença de Dilma, que comemorou a adesão. Mas evitou vinculá-lo à campanha. “Fico muito feliz com o apoio. Sou presidenta da República, tenho 13 meses de governo, e considero que o melhor apoio que vocês podem me dar é o apoio ao meu governo, porque como presidenta estou em uma situação diferenciada”, declarou a presidenta, ao comentar que ela precisa governar enquanto os demais candidatos ao Planalto precisam fazer campanha. “Eu tenho uma obrigação: eu tenho de governar”, afirmou Dilma, sendo interrompida por aplausos. “Todos os demais candidatos que estão querendo

Com o apoio a Dilma Rousseff, Gilberto Kassab quer ampliar o espaço do PSD no Governo Federal

ser presidente têm de fazer campanha. Por isso, eu fico muito grata pelo apoio. Sei que é esse o sentido da pré-campanha Fico muito grata ao PSD”, insistiu. Kassab também enalteceu a aliança. Acreditamos que o melhor para o Brasil é a continuidade do governo Dilma”, afirmou, ao lado de Dilma. “A partir de agora a senhora pode contar com algo que sabíamos desde o início sabíamos que ia acontecer, mas queríamos que todos (do partido) se manifestassem para que a decisão não fosse questionada”, emendou Kassab. Nenhum dos dois quis comentar os problemas dos dois partidos em São Paulo. Também presente ao encontro, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, agradeceu o apoio do PSD e considerou que a legenda já era uma aliada desde o seu surgimento em 2011 e lembrou ainda que a formalização do PSD acontecia até mesmo antes da do PT, que só ocorrerá no ano que vem.

Presidenta aproveita reunião e faz “prestação de contas” A presidenta Dilma Roussef fez, durante o encerramento da Reunião da Executiva Nacional do Partido Social Democrático (PSD), que oficializou apoio à sua reeleição, um balanço da sua gestão, preparando uma prestação de contas para a campanha de 2014. Ela celebrou a marca de 2 milhões de casas contratadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, considerado uma das vitrines da administração petista. Segundo a presidenta, no início do programa houve críticas de que a iniciativa era uma “invenção eleitoral”. “O governo federal não tinha parceria com Estados e municípios, hoje temos. Nós dependemos das prefeituras para uma série de programas cruciais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida. Atingimos a contratação de 2 milhões de moradias dentro do meu governo, coisa que no início consideravam que a gen-

te não conseguiria contratar 200 mil”, afirmou a presidente, A presidenta também comentou a questão do desemprego. “Temos uma das menores taxas de desemprego do mundo e uma das maiores demandas por auxílio-desemprego. É óbvio que há alguma coisa que não está certa. Por isso conversamos com as centrais e definimos que vamos modificar isso. Vamos exigir do desempregado, na segunda vez, que faça um curso de capacitação profissional”, observou. “O Brasil é, sem dúvidas, um dos campeões de emprego “. De acordo com Dilma, o Brasil vive um processo de estabilidade no que se refere ao mercado de trabalho. “Óbvio que toda estabilidade tem flutuações. Essa flutuação é não expressiva. Nós hoje, ao longo desses últimos anos, nós temos uma contratação de 4,7 milhões de novas vagas.”


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

política

5

Câmara abre processo de cassação « MENSALÃO » Mesa Diretora se reúne hoje para analisar perda de mandato de petista condenado pelo Supremo. Processo seguirá mesmo rito dos demais casos envolvendo deputados acusados de corrupção RENATO RIBEIRO SILVA

EDUARDO BRESCIANI E FELIPE RECONDO Agência Estado

B

rasília - O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) convocou para a manhã desta quinta-feira reunião da Mesa Diretora para abrir processo de cassação que leve ao plenário a decisão sobre o mandato do deputado José Genoino (PT-SP), preso desde sexta-feira por sua condenação no processo do mensalão. A medida é vista como um desafio ao STF que decidiu, no ano passado, que a Câmara deveria apenas decretar a perda de mandato dos condenados neste processo, mas como o comunicado oficial da Corte não trouxe tal ordem e o tema ainda será debatido novamente pelo tribunal, Alves decidiu que dará andamento ao processo deixando a decisão com os colegas. Submetido a uma cirurgia cardíaca em julho, Genoino está de licença médica. Ele requereu à Casa aposentadoria por invalidez em setembro e em janeiro do próximo ano passará por nova avaliação de junta médica . Como no processo de cassação a ser aberto há prazos a serem cumpridos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário, o que pode fazer com que a aposentadoria seja concedida antes e o processo encerrado. Alves já decidiu que não vai suspender o salário dele mesmo com a prisão. O processo terá como base o que foi feito no caso de Natan Donadon, que acabou absolvido pelos colegas mesmo estando preso. “É para já abrir o processo, é assim que o regimento determina para dar andamento com o processo final em plenário”, disse Alves. “É todo aquele procedimento que teve com Natan”, complementou. A única diferença, segundo ele, é que a decisão final será em votação aberta, mas a mudança na Constituição para abolir o voto secreto nestes casos ainda está em tramitação no Congresso. Alves, porém, afirma que só colocará pro-

Penas alternativas serão cumpridas em dezembro Brasília (ABr) – O juiz Nelson Ferreira Júnior, da Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas do Distrito Federal (Vepema), determinou ontem que os três condenados a penas alternativas na Ação Penal 470, o processo do mensalão, apresentem-se à vara, no dia 13 de dezembro, para começar a cumprir as penas. A execução das condenações foi determinada terça-feira pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Os seguintes condenados tiveram as penas executadas: Emerson Palmieri, ex-tesoureiro informal do PTB; Enivaldo Quadrado, ex-sócio da corretora Bônus-Banval e José Borba, ex-deputado federal (PMDB-PR). Eles deverão pagar multa e prestar serviços comunitários por terem sido condenados à pena abaixo ou igual a quatro anos. O juiz determinou que os condenados sejam comunicados sobre a decisão. Borba e Palmieri moram no Paraná e Quadrado, em São Paulo. Palmieri cumprirá pena de quatro anos; Borba, de dois anos e seis meses e Quadrado, de três anos e seis meses. Barbosa determinou também a expedição das cartas de sentença ao juiz de Direito da Vepema, informando o regime de pena, o valor da multa e o tipo de serviço que será cumprido.

cesso sobre perda de mandato após a promulgação desta alteração na Constituição. A definição de se abrir processo com rito próprio e decisão final do plenário conflita com o posicionamento do Supremo no caso do mensalão. Por cinco votos a quatro, a Corte decidiu no ano passado que cabe à Mesa da Câmara apenas decretar a perda de mandato dos deputados envolvidos no mensalão. Como teve quatro votos divergentes, porém, tal posicionamento será ainda analisado novamente pelo STF nos embargos infringentes. No comunicado enviado à Câmara, o presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, oficiou a suspensão dos direitos políticos devido à condenação criminal, não avançando para a forma pela qual a Casa deveria decidir sobre o mandato. “Nesse caso, a decisão estaria em suspenso”, reconheceu o ministro Gilmar Mendes, um dos que defendem a tese da perda imediata. “Não houve a preclusão maior quanto à perda e não houve porque nós tivemos quatro votos vencidos. Essa matéria está abordada em embargos infringentes”, afirmou Marco Aurélio Mello, outro ministro favorável à tese. Apesar do anúncio de abertura do processo, será necessário maioria na reunião da Mesa para que seja tomada a medida. Deputados do PT, como o vice-presidente André Vargas (PR), já manifestaram entendimento de que somente após o julgamento dos embargos seria possível adotar qualquer posição. Ontem, o IML do Distrito Federal divulgou laudo dizendo que Genoino é portador de “doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos". Com base no laudo, o ministro Joaquim Barbosa decidirá sobre pedido de Genoino para cumprir a pena de 6 anos e 11 meses em prisão domiciliar. No entanto, até o fechamento desta edição, às 23h30 (horário de Brasília) não havia sido divulgada nenhuma decisão neste sentido.

Licenciado do mandato e com pedido de aposentadoria tramitando na Câmara, Genoino pleiteia prisão domiciliar para tratar saúde

Saúde de Genoino preocupa Dilma Não me permito, como presidenta, fazer qualquer observação, análise ou avaliação sobre as decisões do Supremo. Isso não significa que eu não tenha as minhas convicções” DILMA ROUSSEFF Presidenta do Brasil

Campinas (AE) - A presidenta Dilma Rousseff manifestou ontem preocupação com o estado de saúde do deputado federal José Genoino (PT-SP), um dos 11 condenados presos por envolvimento no mensalão. Em entrevistas a emissoras de rádio de Campinas, interior de São Paulo, Dilma disse que não comentaria as prisões dos réus, mas que nada a impede de fazer considerações pessoais sobre os aspectos “humanitários” da sentença. “Manifestei, de fato, uma grande preocupação em relação à saúde do deputado federal Genoino. Por dois motivos: porque eu sei as condições de saúde dele, que teve uma doença extremamente grave do coração e toma anticoagulante, e ao mesmo tempo é importante que eu diga que tenho uma relação pessoal com a família”, disse Dilma.

Essa foi a primeira manifestação pública da presidenta sobre as prisões. Nos próximos dias o Supremo Tribunal Federal (STF) irá se manifestar sobre a possibilidade de conceder a Genoino o cumprimento da sentença em regime semiaberto, por conta dos problemas de saúde que ele enfrenta. Na manifestação, Dilma lembrou que esteve encarcerada com mulher do Genoino durante a ditadura militar. “Por isso manifestei a minha preocupação com a saúde dele em caráter estritamente pessoal”, disse. Genoino, que já ocupou a presidência do PT, o partido da presidente, cumpre pena de quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto pelo crime de corrupção ativa. Seu advogado recorre da condenação por formação de quadrilha,

que pode elevar a pena para seis anos e 11 meses, mais multa de R$ 468 mil. Ele passou recentemente por uma cirurgia no coração para corrigir uma lesão na artéria aorta. A defesa do advogado aguarda resultados de perícia para atestar a necessidade de transferir o cumprimento da pena para o regime domiciliar. Apesar da preocupação pessoal, Dilma também disse nas entrevistas que não vai comentar o caso, por respeito à Constituição, que exige “convivência harmônica” entre os Três Poderes da Repúblicas. “Não me permito, como presidenta, fazer qualquer observação, análise ou avaliação sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal. Isso não significa que eu não tenha as minhas convicções”, afirmou.


6

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

política

Delator envolve seis tucanos

« ESPIONAGEM »

« MÁFIA DO METRÔ » Relatório entregue ao Cade pelo ex-diretor da Siemens aponta

secretário da Casa Civil do governo Alckmin como um dos recebedores de propinas

ANDRE DUSEK

FERNANDO GALLO, RICARDO CHAPOLA, FAUSTO MACEDO Agência Estado

S

ão Paulo - Em relatório entregue no dia 17 de abril ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer afirma que o hoje secretário da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin (PSDB), deputado licenciado Edson Aparecido (PSDB), foi apontado pelo lobista Arthur Gomes Teixeira como um dos recebedores de propina das multinacionais suspeitas de participar do cartel dos trens em São Paulo. O ex-executivo, que é um dos seis lenientes que assinaram um acordo um mês depois com o Cade em que a empresa alemã revela as ações do cartel de trens, também cita o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), aliado dos tucanos, como possível beneficiário. Trata-se do primeiro documento oficial que vem a público que faz referência a supostas propinas pagas a políticos ligados a governos tucanos. Até agora, o Ministério Público e a Polícia Federal apontavam suspeitas de corrupção que envolviam apenas ex-diretores de estatais como a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As acusações do ex-diretor da Siemens foram enviadas pelo Cade à Polícia Federal e anexadas ao inquérito que investiga o cartel de trens no Estado de São Paulo e no Distrito Federal. No texto, Rheinheimer afirma ainda ter em seu poder “uma série documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção no Estado de São Paulo durante os governos (Mário) Covas, Alckmin e (José) Serra, e que tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa 2 do PSDB e do DEM”. “Trata-se de um esquema de corrupção de grandes proporções, porque envolve as maiores empresas multinacionais do ramo ferroviário como Alstom, Bombardier, Siemens e Caterpillar e os governos do Estado de São Paulo e do Distrito Federal”, escreveu. Outros quatro políticos são citados pelo ex-diretor da Siemens como “envolvidos com a Procint”. A Procint Projetos e Consultoria Internacional, do lobista Athur Teixeira, segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, é suspeita de intermediar propina a agentes públicos. O documento faz menção ao senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), os secretários estaduais José Aníbal (Energia), deputado (PSDB-SP); Jurandir Fernandes (Transportes Metro-

politanos) e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico). Rheinheimer foi diretor da divisão de Transportes da Siemens, onde trabalhou por 22 anos, até março de 2007. Ele e outro leniente prestaram depoimento à Polícia Federal em regime de colaboração premiada em troca de eventual redução de pena ou até mesmo perdão judicial, eles decidiram contar o que sabem do cartel. Esses depoimentos estão sob sigilo. Sobre Aparecido e Jardim, Rheinheimer sustenta em seu texto que “seus nomes foram mencionados pelo diretor-presidente da Procint, Arthur Teixeira, como sendo os destinatários de parte da comissão paga pelas empresas de sistemas (Alstom, Bombardier, Siemens, CAF, MGE, T’Trans, Temoinsa e Tejofran) à Procint”. De Aloysio, Jurandir e Garcia, diz ter tido “a oportunidade de presenciar o estreito relacionamento do diretor-presidente da Procint,

B

Aloysio Nunes Ferreira, da linha de frente do PSDB, é citado em relatório sobre propinoduto DIVULGAÇÃO

Trata-se de um esquema de corrupção de grandes proporções, porque envolve as maiores multinacionais do ramo ferroviário” EVERTON RHEINHEIMER Ex-diretor da Siemens

José Anibal teria envolvimento com empresa suspeita de intermediar propina a agentes públicos

Arthur Teixeira, com estes políticos”. Sobre Aníbal, anotou: “Tratava diretamente com seu assessor, vice-prefeito de Mairiporã, Silvio Ranciaro.” Ele ainda apontou o vicegovernador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli (PMDB), e o exgovernador do Distro Federal José Roberto Arruda (então filiado ao DEM) como “políticos envolvidos com a MGE Transportes (Caterpillar)”. A MGE é apontada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal como a outra rota da propina, via subcontratações - a empresa era fornecedora da Siemens e de outras companhias do cartel. Rheinheimer diz ser o autor da carta anônima que deflagrou a investigação do cartel dos trens, enviada em 2008 ao ombudsman da Siemens. Ele relata ter feito as denúncias para se “defender de rumores sobre seu envolvimento neste escândalo”. O executivo assevera que, apesar de suas denúncias, a Siemens optou por “abafar o caso”.

Araponga foi demitido após encontro com americanos

Lobista é indiciado por corrupção São Paulo (AE) - A Polícia Federal indiciou criminalmente o engenheiro Arthur Gomes Teixeira, controlador da Procint Projetos e Consultoria Internacional e apontado como lobista do cartel dos trens - organização que se teria infiltrado no setor metroferroviário dos governos do PSDB Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, entre 1998 e 2008. O indiciamento ocorreu segundafeira, em audiência tensa. A PF enquadrou Teixeira por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e crime financeiro. Foi sugerido a Teixeira que colaborasse com a investigação. Mas ele não aceitou. Indignado, alegou não ter nenhum envolvimento com o cartel, nem com repasse de propinas. A PF está convencida de que, por meio da Procint, Teixeira realizou pagamento de propinas a agentes públicos e a políticos.

Dossiê enviado pelo Ministério Público da Suíça, juntado ao inquérito da PF, indica que o ex-diretor de operações da CPTM, João Roberto Zaniboni, recebeu US$ 836 mil na conta Milmar, de sua titularidade, no Credit Suisse de Zurique. Parte desse valor - US$ 103,5 mil - teria sido repassada em 2 de maio de 2000 por Teixeira, pela conta Rockhouse. Outros US$ 113,3 mil caíram na conta de Zaniboni, enviados por Sérgio Meira Teixeira, amigo de Arthur. Dono da Constech Consultoria, Sérgio morreu em 2011. Ele e Arthur mantinham sociedade informal, empregando mais de 20 profissionais, a maior parte engenheiros. A propina teria sido paga a Zaniboni em troca da contratação do cartel, beneficiado também com aditamentos autoriza-

dos pelo ex-executivo da CPTM. Esses aditamentos elevaram em R$ 11,4 milhões, em valor da época (outubro e dezembro de 2002), o custo contratual. A Suíça condenou Zaniboni por lavagem de dinheiro e aplicou multa contra ele. Os procuradores de Genebra informaram que “ainda está em aberto a investigação criminal contra Arthur Teixeira”. Eles pediram “com veemência” interrogatório do consultor. Teixeira nega o papel de pagador de propinas. Graduado pela Escola Politécnica da USP em 1959, aos 78 anos, ele ostenta extenso currículo profissional dedicado a grandes empresas do setor ferroviário. Seu advogado, o criminalista Eduardo Carnelós, é taxativo. “Ele (Teixeira) nunca esteve envolvido com corrupção, jamais se prestaria a uma atitudes dessas.”

rasília (AE) - O diretorgeral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza, admitiu ontem, no Senado, a exoneração por “quebra de confiança” de um funcionário do órgão que teve encontros com um agente secreto dos Estados Unidos. O general José Elito, ministro do Gabinete de Segurança Institucional e chefe imediato de Trezza, sustentava que esse funcionário foi exonerado por ter cumprido tempo de aposentadoria. Também presente na audiência pública, Elito se limitou a “passar a palavra” para seu subordinado. O caso envolvendo os espiões da Abin e da CIA, o serviço secreto norte-americano, foi revelado no mês passado pelo Estado. Os encontros entre os agentes ocorreram até agosto de 2012, no Paraná, período em que a presidente Dilma Rousseff e o seu alto escalão estavam sob espionagem de agentes da NSA, a agência de segurança nacional dos Estados Unidos. A Abin demitiu o seu funcionário, identificado como o oficial de inteligência 008997, sem instaurar sindicância ou processo administrativo. Depois, a agência tentou abafar o caso. Após a divulgação do episódio, o ministro José Elito se esforçou para associar a exoneração do funcionário do cargo como superintende da Abin em Manaus como um caso rotineiro. A Abin percebeu que seu oficial, um agente que atuava na região de Foz do Iguaçu, se encontrava com o agente da CIA, numa operação de contraespionagem. Wilson Trezza e José Elito estiveram ontem numa Comissão Mista de Inteligência, formada por deputados e senadores, nas dependências do Senado. Aos parlamentares, Trezza evitou dar detalhes sobre as conversas entre os dois espiões, gravadas por outros agentes da ABIN. “Nós não estaríamos aqui se não fosse minha determinação de abertura de operação de contrainteligência”, afirmou.” “Inicialmente, esse tipo de situação é do conhecimento apenas do diretor-geral e de duas ou três outras pessoas. A operação de contrainteligência é uma investigação e serve como sindicância”, completou. Trezza deixou claro que a exoneração ocorreu porque o agente cometeu desrespeito à hierarquia. Ele também confirmou que a Abin realizou uma operação para verificar uma possível sabotagem por trás da explosão da base de lançamento de satélites em Alcântara, em 2003 e e o monitoramente de diplomatas estrangeiros no Brasil na mesma época.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

geral GIULIANO GOMES

7

« SUL-AMERICANA »

Ponte Preta frustra a festa armada para Ceni No primeiro encontro paulista para definir uma vaga na final, Ponte sobrou: 3 a 1

O

Meio-campista Amaral acertou um belo chute e deixou o Flamengo com boas chances de conquistar o tricampeonato no Maracanã

Nada de vitória no duelo rubro-negro pelo título « COPA DO BRASIL » Apesar do apoio dos seus torcedores, Atlétlico-PR

não conseguiu superar o Flamengo, que busca o tricampeonato no Rio

E

m meio a um mar rubronegro de caveiras na Vila Capanema, o Atlético Paranaense ficou no empate em1 a 1 diante do Flamengo, pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2013. A equipe da casa saiu na frente na busca pela vantagem para a volta, mas cedeu a igualdade ainda no primeiro tempo. A festa do torcedor foi recompensada logo aos 17 minutos da primeira etapa, com um belo gol de Marcelo, que acertou uma bomba para abrir o placar. O empate veio na mesma moeda, nos pés de Amaral, aos 29 minutos. Depois do intervalo, confronto equilibrado as nada de bola na rede. A próxima partida está marcada para a próxima quartafeira, dia 27, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Um empate sem gols dá o título aos cariocas. Com igualdade de dois gols ou mais o Furacão leva a conquista inédita em sua história. As duas equipes entraram

com novidades em campo. Pelo time da casa, Juninho foi o escolhido para ocupar a vaga deixada pelo suspenso Léo, enquanto Pedro Botelho retornou para a lateral esquerda. Pelos cariocas, Felipe, recuperado de lesão, retomou a camisa 1. Com a bola rolando, o jogo era truncado, com as equipes cautelosas. Na pressão, o Atlético tentou dois cruzamentos seguidos com Paulo Baier, mas parou nas mãos de Felipe. Mas, aos 17 minutos, Paulo Baier deu um passe genial para Marcelo, que abriu espaço e fuzilou de fora da área para abrir o placar e levar o torcedor à loucura em Curitiba. Mesmo após o gol, o panorama da partida não mudou muito, com muita marcação em campo. Aos 27 minutos, André Santos, lesionado, obrigou o técnico Jayme de Almeida a colocar João Paulo em campo. Até que a resposta flamenguista veio na mesma moeda atleticana. Aos 29 minutos, Ama-

FICHA TÉCNICA ATLÉTICO/PR FLAMENGO Weverton, Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho (Dellatorre); Deivid, Zezinho, Everton e Paulo Baier (Maranhão); Marcelo e Ederson (Ciro)Técnico: Vagner Mancini

1 1

Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Chicão (Samir) e André Santos (João Paulo); Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo (Diego Silva); Paulinho e Hernane Técnico: Jayme de Almeida

Estádio: Durival Britto e Silva Árbitro: Paulo C. de Oliveira (Fifa-SP) Assistentes: Altemir Hausmann (FifaRS) e Alessandro Rocha (Fifa-BA)

ral acertou um lindo chute de fora da área para empatar. Para o segundo tempo, nenhuma nova modificação nas equipes. O jogo era equilibrado, com as duas equipes se alternando. Aos nove minutos, Hernane desviou na área, com perigo, para fora.

« HOMENAGEM »

« CIDADANIA »

Obama inicia tributo ao presidente Kennedy

Dilma destaca consciência negra nas redes sociais

Esportistas, políticos, apresentadores de TV e servidores públicos recebem medalha

W

ashington (AE) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu ontem o dia de tributos ao ex-presidente John Kennedy concedendo a Medalha Presidencial da Liberdade à americanos de destaque, 50 anos depois do assassinato de Kennedy. Obama apresentou a medalha - a mais alta condecoração que os Estados Unidos dão a um civil - à apresentadora Oprah Winfrey, ao ex-presidente Bill Clinton e a líderes do mundo dos esportes, entretenimento, ciência e serviços públicos. Hillary Clinton e o diretor de cinema Steven Spielberg estavam entre os participantes do ato na Sala Leste da Casa Branca. “Hoje, saudamos concorrentes ferozes que se tornaram verdadeiros campeões”, afirmou Obama, que falou pessoalmente sobre cada homenageado e suas contribuições para a sociedade. A cerimônia marca o começo do dia de honras ao legado de Kennedy, dois dias depois de o país ter parado para lembrar o 50º aniversário de seu assassi-

nato. Obama ainda visitou, ao lado da primeira-dama Michelle Obama e integrantes das família Clinton e Kennedy, a chama eterna, onde está o túmulo de Kennedy A cerimônia foi realizada no Cemitério Nacional de Arlington. Dirigindo-se ao ex-morador da Casa Branca, Obama afirmou que o mandato de Bill Clinton foi apenas o começo de seu trabalho para melhorar o mundo, citando seus trabalhos humanitários após ter deixado a presidência como importantes para salvar e melhorar a vida de centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo. “Sou grato, Bill, assim como pelos avisos e conselhos que você já me deu dentro e fora do campo de golfe”, disse Obama, rindo. “E o mais importante, pelo seu trabalho de salvar vidas em todo o mundo, o que representa o que há de melhor nos Estados Unidos”, completou. Kennedy criou a versão moderna da medalha Presidencial da Liberdade, mas foi assassinado por Lee Harvey Oswald em Dallas, no dia 22 de novembro de 1963, duas semanas antes de distribuir as primeiras medalhas. Centenas de figuras notáveis têm recebido a condecoração desde então.

S

ão Paulo (AE) - Com presença cada vez mais frequente nas redes sociais da internet diante da aproximação das eleições de 2014, a presidenta Dilma Rousseff voltou ontem ao microblogue Twitter para falar sobre o Dia da Consciência Negra. “Hoje é comemorado o Dia da #ConscienciaNegra, dia de o Brasil olhar para si, rever o seu passado e discutir o seu futuro”, foi a mensagem publicada na conta de Dilma, abrindo os comentários dela sobre o tema. Dilma criticou formas de exclusões racial e social. “O passado de escravidão retorna, sempre, como racismo, como tentativa de manter a hierarquia e os valores de uma sociedade superada”, cita a segunda postagem sobre o tema. Em seguida, a presidente menciona: “...sociedade na qual negras e negros ocupam sempre a base da pirâmide social”. Diante desse cenário, Dilma analisou que “é por isso que a exclusão racial e a exclusão social viraram uma coisa só.” De acordo com Dilma, “a efetiva igualdade racial apenas será conquistada com políticas afirmativas de promoção de oportunidades”

Em boa arrancada de Marcelo, aos 13 minutos, o atacante ganhou da zaga e chutou para Felipe defender e Samir afastar o perigo. Mancini surpreendeu com a entrada do atacante Dellatorre no lugar do lateral Pedro Botelho, visivelmente sem ritmo. Aos 21 minutos, Marcelo invadiu a área em velocidade, se jogou e ficou pedindo pênalti, sem ser atendido pela arbitragem. Aos 24 minutos, Léo Moura recebeu passe açucarado de Paulinho e isolou a bola. O meia Éverton recebeu o terceiro cartão amarelo, em lance aos 28 minutos, e está fora da segundo jogo. Na cobrança falta, na entrada da área, Luiz Antônio mandou para fora. De longe, Éverton experimentou o chute, aos 30 minutos, e exigiu boa intervenção de Felipe, que cedeu escanteio. O Flamengo buscava explorar os contra-ataques. Aos 38 minutos, João Paulo tentou surpreender Wéverton e a bola subiu.

mando de campo e os mais de 50 mil presentes não fizeram diferença para a Ponte Preta, na primeira semifinal da Copa Sul-americana. Na chuvosa noite de ontem, a equipe de Campinas venceu o São Paulo por 3 a 1, de virada, em pleno Morumbi, e saiu em vantagem rumo à decisão do torneio continental. Antônio Carlos (contra), Leonardo e Uendel balançaram a rede de Rogério Ceni, depois de Paulo Henrique Ganso ter feito um belo gol pelo time da casa. A vaga será decidida na próxima quarta-feira. Não em Campinas, mas em Mogi Mirim, já que, por solicitação da diretoria são-paulina, a Conmebol vetou o Moisés Lucarelli, fazendo valer a exigência de capacidade mínima de 20 mil espectadores estabelecida no regulamento. Exigência que não vinha sendo cumprida nas fases anteriores. Penúltimo colocado da série

A e muito próximo de ser rebaixado, o time treinado pelo exsão-paulino Jorginho poderá até perder por 2 a 0, daqui a uma semana, para chegar à decisão. Ao São Paulo, apenas um triunfo por três gols de diferença o deixará em condições de disputar o bicampeonato. O que seria de festa para Ceni – que fez sua 1116ª atuação pelo clube e igualou recorde de jogos de Pelé –, se transformou num grande motivo para frustração são-paulina.

FICHA TÉCNICA SÃO PAULO PONTE PRETA Rogério Ceni; Paulo Miranda, Antonio Carlos, Rodrigo Caio e Reinaldo; Denilson, Maicon (Luis Fabiano), Lucas Evangelista (Wellington) e Paulo Henrique Ganso; Ademilson (Welliton) e Aloísio Técnico: Muricy Ramalho

1 3

Roberto (Edson Bastos); Artur, César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Felipe Bastos (Chiquinho) e Elias (Magal); Rildo e Leonardo Técnico: Jorginho

Estádio: Morumbi Árbitro: Diego Abal (Argentina) Assistentes: Hernan Maidana e Juan Belatti (ambos da Argentina)

« ELIMINATÓRIAS »

Uruguai completa lista de campeões na Copa 2014 Com homenagem ao carrasco do Brasil, Celeste fica no 0 a 0 e se garante no Mundial

A

pós uma goleada de 5 a 0 sobre a Jordânia no Oriente Médio, a seleção uruguaia não poupou titulares, mas, aparentemente, tirou o pé diante de sua torcida, que lotou o Estádio Centenário e assistiu a um empate em 0 a 0, que confirmou a vaga da Celeste na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O jogo foi marcado por uma homenagem ao ex-atacante Ghiggia, carrasco da Seleção

Brasileira na Copa de 1950, conquistada pelo Uruguai em pleno Maracanã, em episódio que ficou conhecido como ‘Maracanazzo’. O ex-atleta é o único sobrevivente da última seleção uruguaia campeã do mundo. “É muito profundo reviver aquela época, me faz chorar”, declarou Ghiggia, que foi celebrado pelos seus conterrâneos durante ‘o grito de gol que nunca aconteceu’, enquanto dava voltas em um carrinho pelo gramado. Dentro de campo, as seleções não estiveram em seus melhores dias. Uruguai desperdiçou algumas chances, sendo a melhor delas após cobrança de escanteio desviada por Cavani.


8

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

geral

Ativista brasileira paga fiança e sai da prisão

« JUDICIÁRIO »

Magistrado do RN lidera lista tríplice para o STJ

« RÚSSIA » Bióloga foi a primeira a ser libertada do grupo de ativistas detidos, após protestos contra a exploração de petróleo no Ártico

DMITRY LOVETSKY

B

rasília (ABr) – A ativista brasileira Ana Paula Maciel deixou ontem o Centro de Detenção em que estava presa, na cidade russa de São Petersburgo, após pagamento de fiança de 2 milhões de rublos, cerca de 140 mil reais, segundo informações extraoficiais, divulgadas por agências de notícias. De acordo com o Greenpeace, ela foi a primeira do grupo de 28 ativistas e dois jornalistas a ser libertada após o pagamento de fiança. Até o final da tarde de ontem, pelo horário de Brasília, não foram informados pela Justiça russa as condições e restrições impostas aos ativistas beneficiados com a liberdade provisória. Também não foi divulgado se a brasileira poderá deixar a Rússia ou receber visitas. Segundo a organização não governamental, as informações devem ser esclarecidas nos próximos dias. Provavelmente ela deverá permanecer na Rússia até a conclusão do processo. A brasileira saiu da prisão exibindo um cartaz com os dizeres “Salvem o Ártico”, em inglês. Ela não fez nenhum comentário antes de entrar num carro com o advogado. Um ativista do Greenpeace disse que ela seria levada para local seguro, sem revelar onde. No Twitter do Greenpeace foi divulgado um desabafo da mãe de Ana Paula. “Meu coração de mãe sempre me disse para eu manter a fé. Mal posso esperar para ter a minha amada filha nos meus braços de volta a casa. Sabemos que ainda não terminou, mas minha filha é uma guerreira e superará tudo isso no final”. Ao todo, 15 ativistas foram libertados pela Justiça russa, sob o pagamento de fiança. O ativista australiano Colin Rusell é o único com ordem de prisão preventiva prolongada por mais três meses, até 24 de fevereiro. Estavam marcadas para ontem várias audiências para a Justiça definir se prolongava ou não o período de detenção dos ativistas, incluindo o período inicial de prisão preventiva de dois meses, que termina no próximo domingo. O Artic Sunrise, navio do Greenpeace, foi retido no dia 19 de setembro por comandos

Ana Paula Maciel deixa prisão em São Petersburgo fazendo um apelo em defesa do oceano Ártico

da guarda costeira russa, depois de os ativistas da organização terem tentado escalar uma plataforma da empresa de gás Gazprom, no Mar de Barents (Ártico Russo). Os ativistas protestavam contra a exploração petrolífera no Ártico. No início de outubro, os 30 membros da tripulação de 28 nacionalidades diferentes foram acusados formalmente de “pirataria em grupo organizado”. No dia 30 de outubro, a Justiça russa decidiu reduzir a acusação contra a tripulação, passando de “pirataria” para “vandalismo”. Segundo a lei russa, o crime de vandalismo é passível de uma pena de até sete anos de prisão. Na terça-feira, quando a Justiça russa aventou a possibilidade de libertar os ativistas sob fiança, a presidenta brasileira, Dilma Rousseff, usou seu perfil no twitter para dizer que estava feliz com a liberdade provisória concedida Ana Paula. “Fiquei feliz com a notícia de que a bióloga brasileira Ana Paula Maciel possa, mediante fiança, responder em liberdade ao seu processo na Justiça da Rússia”, disse a presidenta, lembrando que o desenrolar do caso estava sendo acompanhando com atenção pelo Ministério das Relações Exteriores.

Mãe de Ana Paula fica aliviada com libertação Porto Alegre (AE) - A motorista Rosângela Maciel, mãe da bióloga e ativista Ana Paula Maciel, sentiu-se aliviada com a libertação da filha, na Rússia, depois de dois meses em prisões de Murmansk e São Petersburgo. “A sensação é de alegria”, resumiu. “Agora, meu coração está mais leve.” Até o fim da tarde, Rosângela, que mora em Porto Alegre, não havia falado com Ana Paula e, por causa do fuso horário, havia transferido a expectativa de um contato para a madrugada desta quinta-feira. A certeza de que a bióloga e ativista do Greenpeace saiu da cadeia veio por informações da organização e também pelas fotos do noticiário eletrônico, que Rosângela não conseguiu ver com a rapidez que desejava porque passou o dia atarefada com o transporte de estudantes e, nos intervalos, com o atendimento dos telefonemas de parentes e amigos. Apesar do alívio, as informações sobre o futuro próximo da filha ainda são escassas. “Soubemos que ela iria passar a noite na casa de uma advogada do Greenpeace”, revelou a

mãe. “Depois, é possível que a organização providencie alojamento para todos os que forem libertados”, previu, admitindo ainda não saber que exigências a Justiça da Rússia impôs ao período de liberdade da ativista. Rosângela afirmou estar convicta, no entanto, de que a filha não será autorizada a viajar para o Brasil. Orientada pelo Greenpeace, a mãe já está com as malas prontas. Assim que a organização enviar as passagens, ela e a neta Alessandra embarcam para a Rússia. No reencontro, é certo que não fará qualquer apelo para a bióloga deixar o ativismo de lado. Rosângela reitera que sempre apoiou a escolha da filha e que não é agora que deixará de fazer isso. "As imagens da nossa querida amiga Ana Paula saindo do Centro de Detenções é algo que milhões de pessoas ao redor do mundo vão receber como sinal de esperança. Esperamos que os outros guerreiros possam voltar para suas famílias e que sua mensagem pelo Ártico alcance as pessoas", afirmou o diretorexecutivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo.

Luiz Alberto pode ser o terceiro potiguar a ocupar cargo de ministro na corte

O

Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolheu, no início da noite de ontem, a lista tríplice dos candidatos à vaga aberta com a aposentadoria do ministro Castro Meira, ocorrida em setembro. O primeiro da lista é o desembargador federal potiguar Luiz Alberto Gurgel de Faria, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). Ele obteve 23 votos. O segundo é o paranaense Néfi Cordeiro, do TRF-4 , com 19 votos. O mato-grossense Ítalo Mendes, do TRF-1, entrou em 3º, com 17 votos obtidos em segunda votação. Na composição do STJ, a vaga atual é destinada a membro de Tribunal Regional Federal (TRF). Quinze candidatos estavam na disputa: quatro desembargadores federais do TRF da 1ª Região, dois da 2ª Região, cinco da 3ª Região, três da 4ª Região e um da 5ª Região. Com a escolha definida, a lista tríplice será encaminhada à presidente Dilma Rousseff, que indicará o sucessor de Castro Meira. O nome será submetido a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e votado pelo plenário daquela casa legislativa. O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos Tribunais Regionais Federais, um terço de desembargadores provenientes dos Tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e de membros do Ministério Públi-

co Federal, estadual e do Distrito Federal. Luiz Alberto poderá ser o terceiro magistrado norte-riograndense no STJ. O primeiro foi José Fernandes Dantas, que atuou como ministro entre 1976 e 1998, quando se aposentou. Natural de Pau dos Ferros, Fernandes morreu em janeiro deste ano. O segundo, José Augusto Delgado, natural de São José de Campestre. Delgado tomou posse em 15 de dezembro de 1995 e atuou até junho de 2008, quando requereu aposentadoria. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, turma de 1991, Luiz Alberto Faria ingressou por concurso na Justiça Federal como juiz substituto da 5ª Região. Atuou na 1ª Vara Federal de Natal entre 1993 e 1998, depois transferido para o Recife. Foi promovido a desembargador do TRF-5 em 2000 e presidiu a aquela corte entre 2009 e 2011. É autor dos seguintes livros: “A extrafiscalidade e a concretização do princípio da redução das desigualdades regionais”, “Controle da constitucionalidade na omissão legislativa: instrumentos de proteção judicial e seus efeitos”, “A contribuição do direito natural para o positivismo jurídico” e “Possibilidades de sujeição passiva”. No “Extrafiscalidade”, de 2011, ele defende a tese de que a guerra fiscal dos Estados já esgotou todas as possibilidades de crescimento econômico e social e, para alcançar um desenvolvimento real, é preciso que a União separe parte dos tributos para um fundo que beneficiaria as regiões Norte e Nordeste, dando ênfase a obras de infraestrutura. ADRIANO ABREU

Luiz Alberto defende tese da redistribuição de tributos federais


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe charge de Brum.

TEMPO HOJE

TÁBUA DE MARÉS

Máx.: 30ºC Mín.: 23ºC Nublado com curtos períodos de sol.

Preamar 06h24-2.0- 18h36-2.1 Baixa-mar 00h04-0.4 - 12h08-0.5

facebook.com/tribunarn

SECRETÁRIO ADJUNTO DA SESED, CLIDENOR SILVA JÚNIOR, FALA SOBRE AS INVESTIGAÇÕES DE HOMICÍDIOS NO RN • PÁGINA 10

natal Editora: Rosa Lúcia Andrade[pauta@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 21 de novembro de 2013

Projetos de segurança com câmeras ficam para dezembro « MONITORAMENTO » Dos três projetos previstos para instalar cerca de 300 câmeras de

segurança em Natal, apenas dois devem sair ainda este ano; o do comércio está sem previsão

A

penas em dezembro, Natal deverá começar a receber as primeiras das mais de 300 câmeras de monitoramento que serão instaladas nas ruas da capital. A proposta é que todas estejam instaladas até junho de 2014, quando começa a Copa do Mundo. Três programas distintos devem trazer a Natal os novos equipamentos, adquiridos via recursos dos governos Federal e Estadual. Dos equipamentos esperados, 62 vão monitorar áreas do comércio; 40 são vinculados ao programa de combate ao crack e outras 200 estão previstas para a vigilância das vias próximas à Arena das Dunas e pontos turísticos, avaliados como importantes para a Fifa. “Devido à burocracia”. É a resposta na tentativa de explicação dos membros do governo para a demora na implantação das tecnologias. O que era previsto para outubro, vai ser executado provavelmente apenas no mês que vem. É o caso das 200 câmeras a serem instaladas no entorno do palco da Copa em Natal. “Já temos o projeto em Brasília e estamos esperando o retorno para começar”, disse o major da Polícia Militar, Emiliano Loiola, que coordena o projeto pelo Rio Grande do Norte. Em setembro, o secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, disse à TRIBUNA DO NORTE que o investimento seria de R$ 5 milhões. As câmeras seriam implantadas no entorno da Arena das Dunas e nas vias que dão acesso ao estádio: as avenidas Hermes da Fonseca, Roberto Freire, Prudente de Morais, e a Via Costeira por ser uma região turística. A expectativa, segundo Loiola, é a de que na quinta-feira que vem o projeto seja aprovado e que no final da primeira quinzena de dezembro comece a implantação dos equipamentos, pelo consórcio Contex/Radio, escolhido pela Secretaria Na-

cional de Segurança Pública (Senasp), em Brasília. Segundo ele, o governo estadual já fez sua parte e só espera o governo federal, porém, justifica que é normal essa demora, devido à burocracia, como a obtenção de licenças ambientais. Outro projeto também vinculado ao megaevento de 2014, está também vinculado ao comércio natalense. É o único dos três, que terá participação financeira do Estado, segundo o major Emiliano. Ele afirma que R$ 4 milhões serão destinados à iniciativa solicitada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), que reclama dos constantes assaltos no principais pólos comerciais da cidade. Destes recursos, 5% será a contrapartida estadual. As câmeras vêm do Programa “Brasil Mais Seguro”, do Governo Federal. Elas vão ficar nos bairros do Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis, Ribeira e Igapó, só não foi informado em que pontos específicos. O projeto, elaborado pelo Governo do Estado, também ainda está sob análise da Senasp. Esse deverá demorar um pouco mais a ser executado, visto que o RN ainda aguarda a liberação desses recursos. “Se aprovado, o projeto vai para o processo licitatório, e sabemos que esse processo é demorado. Então certamente a implantação fica para o próximo ano, entre janeiro e fevereiro”, adiantou o PM, que destacou que a partir do início do serviço de instalação, a empresa vencedora deverá concluir tudo em 60 dias. O programa nacional “Crack, é possível vencer”, tem previsão de instalar 40 câmeras nos bairros de Felipe Camarão, na zona Oeste, e Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte, sendo 20 em cada. Também deverá ficar para o início de dezembro e está sob a responsabilidade federal. ALEX RÉGIS

O entorno da Arena das Dunas é um dos prontos prioritários

NA TN ONLINE

Confira hotsite com mudanças no trânsito de Natal.

tribunadonorte.com.br


10

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

natal « CLIDENOR DA SILVA JÚNIOR » FOTOS: ALEX RÉGIS

relacionados a rixas de torcidas. Esses casos foram solucionados?

Existe é uma rivalidade desportiva VINÍCIUS MENNA repórter

A

Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) sustenta a tese de que os crimes ocorridos após o jogo entre ABC e Asa de Arapiraca não tenham ligação com rixas de torcidas. Em entrevista, o secretário adjunto de Segurança Pública, Clidenor da Silva Júnior, afirmou que indícios preliminares apontam para “outros problemas” dos jovens. Ele disse ainda que não há estrutura para um monitoramento contínuo e permanente das torcidas nas redes sociais e que não há previsão de criar uma força-tarefa para esse tipo de crime. Ontem, terceiro dia de investigação, a delegada do caso de Neópolis, Alzira Veiga, da 10ª DP, ouviu duas pessoas que prestaram socorro e uma das vítimas alvejadas. “Ainda estamos juntando informações para chegar a uma linha de investigação”, disse. A Sesed não vê vinculação dos crimes com torcidas organizadas. Por quê?

Foi um dia de jogo, havia muitas pessoas com camisa do time, mas pode ter havido uma

ì QUEM Secretário adjunto da Sesed, Clidenor da Silva Júnior

O QUE Refuta que homicídios entre jovens no RN tenham ligações com torcidas organizadas

coincidência. Não há indícios que liguem os crimes a torcidas organizadas. Os primeiros relatos mostram semelhança na forma como os acusados alvejaram as vítimas, de dentro de um carro...

Por que não empregar a inteligência da Polícia para mapear torcidas e integrantes violentos, como disse o diretor de Polícia da Grande Natal, Odylon Teodósio?

Ele [Odylon Teodosio] é quem vai determinar esse trabalho. O setor de inteligência é subordinado ao DPGran, que responde a ele e ao delegado geral [Ricardo Sérgio]. Mas existe estrutura para monitorar as torcidas?

Mas até agora a gente ainda não pode afirmar que exista essa relação. Crimes dessa natureza, em que o pessoal passa atirando, são comuns. Quando se atira em um alvo móvel, geralmente se atira de um carro.

Nunca há estrutura para monitorar isso de forma contínua e permanente. Nós temos diversas coisas para monitorar. Essa é apenas uma delas. A estrutura hoje é só a delegacia do bairro e um banco de dados, que também é alimentado com base nas redes sociais.

Então há indícios de que os acusados queriam ferir esses jovens especificamente, não um torcedor qualquer?

Existe alguma força-tarefa para investigar casos desse tipo?

Existem indícios de que esses jovens tinham outros problemas. Pode ser que mude tudo na nossa convicção, mas por enquanto, não.

Crimes dessa natureza, em que o pessoal passa atirando, são comuns”

O que acontece nessas situações é que quem investiga é a delegacia do bairro, não existe uma delegacia específica para esse tipo de crime e nem poderia ter, na atual situação do Estado. Muitas vezes, os casos são tratados de maneira estanque, não temos como reunir as informações.

Quais as linhas de investigação consideradas?

Na verdade, consideramos todas, mas isso faz parte da investigação, não podemos revelar nada ainda. O Conselho de Direitos Humanos apontou que, neste ano, 14 casos de homicídios estariam

Não. O mais importante hoje é uma força-tarefa de homicídos. Preciso dela funcionando e não consegui que ela fosse colocada para funcionar. Já são 1.200... Mas a Sesed admite que a rivalidade entre torcidas tem levado a práticas de violência? E quanto a crime de ódio?

O que que existe é uma rivalidade desportiva. Na maioria das vezes, os crimes são de disputas pessoais. Para ser um crime de ódio, tem que ter uma motivação específica.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

natal

Festejos encerram com procissão

11

« FEDERAL »

Hospitais no « PADROEIRA » Festa de Nossa Senhora da Apresentação é celebrada com novo percurso da RN são procissão. Nas primeiras horas da manhã, a tradicional missa campal na Pedra do Rosário contemplados com repasses EMANUEL AMARAL

O

Apoio As estruturas do entorno da Pedra do Rosário foram preparadas pela equipe da Semsur que reuniu cerca de 30 homens para a poda das árvores, pintura dos muros, limpeza, capinação e plantio de novas mudas, ontem. Para garantir a segurança dos fiéis, a Polícia Militar reforça a segurança dos locais e entorno das celebrações, com aumento do efetivo nas viaturas, cavalaria e motos da Rocam, afirmou o Coronel da PM Alarico Azevedo, responsável pela operação. Quanto à mobilidade dos fiéis, a Semob, tem uma operação especial com interrupções no fluxo da Avenida do Contorno, onde é celebrada a missa na

O

Arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira, ressalta a importância da participação dos fiéis na procissão de encerramento

Confira no mapa o percurso do cortejo

Dom Jaime, arcebispo Metropolitano

Rua

Ulis

ses

O QUE

as

Matriz de Nossa Senhora da Apresentação

da F

Rua

Mos

soró

Deo

doro

Celebra a missa de encerramento dos festejos da padroeira de Natal

Cald

ca

QUEM

Procissão de encerramento

onse

ì

Rua

Mos

soró

Av.

Pedra do Rosário, desde a noite de ontem, quarta-feira, e deve ser liberado somente após às 8h de hoje. A Semob indica também que a população utilize a tarifa social dos ônibus para se locomover até os locais de celebração, evitando o grande fluxo de carros.

Comércio Segundo a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal) com feriado, em homenagem à padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, o comércio funciona em horário diferenciado e os bancos e repartições públicas não funcionam. O comércio de rua, no Alecrim e Cidade Alta, a abertura é facultativa, mas as lojas que decidirem abrir, funcionam das 8h às 13h. As grandes lojas abrem em horários diferentes. Os shoppings abrem as praças de alimentação das 11h às 22h e o funcionamento das lojas ocorre em horários distintos. Já os supermercados, de grandes redes, funcionam das 7h às 22h.

Herm

es d

a Fo

nsec

a

Catedral Nova Saída da Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, às 16h seguindo pela rua Ulisses Caldas, com parada na Praça Sete de Setembro para Rua homenagens da banda da Polícia Militar e Apo di pronunciamento do Prefeito Carlos Eduardo. Seguindo pela Rua Mossoró, Avenida Hermes da Fonseca, Rua Apodi, chegando a Catedral Nova, na Avenida Deodoro da Fonseca

Av.

último dia de celebração da Festa da padroeira Nossa Senhora da Apresentação tem início com a vigília à meia-noite, na Pedra do Rosário. A procissão fluvial, com previsão de começar às 3h30, sai do Iate Clube de Natal, no barco Chama Maré, do Idema, rumo à Pedra do Rosário, onde é celebrada a tradicional missa campal. A programação segue com as missas de celebração e, na parta da tarde, a procissão de encerramento sai, às 16h da Matriz de Nossa Senhora da Apresentação em direção à Catedral Metropolitana. Após a chegada da imagem na Pedra do Rosário, por volta das 5h da manhã, é celebrada pelo padre Francisco Flávio Herculano do Nascimento, a missa que reúne todos os anos cerca de 20 mil fiéis. De lá, a imagem segue para a Matriz da Apresentação onde é celebrada uma missa às 07h30, pelo Arcebispo Hemérito Dom Heitor de Araújo Sales. O Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, celebra também às 10h, uma missa na Catedral Metropolitana de Natal. Às 16h horas, tem início a procissão, com acompanhamento dos batedores da Semob que devem viabilizar o fluxo do cortejo. A imagem da Santa sai da Catedral Antiga, seguindo em procissão pela Ulisses Caldas, com parada na Praça Sete de Setembro para homenagens da banda da Polícia Militar e pronunciamento do Prefeito Carlos Eduardo. Seguindo pela Rua Mossoró, Avenida Hermes da Fonseca, Rua Apodi, chegando a Catedral Metropolitana, na Avenida Deodoro da Fonseca,por volta das 18h, para a celebração da missa solene. Segundo o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a mudança do percurso foi uma decisão do colegiado da Arquidiocese para celebrar o “Ano da Fé” que terá o encerramento oficial no próximo domingo (24). “Nós decidimos que deveríamos concluir, na Arquidiocese de Natal, o “Ano da Fé” durante as celebrações da padroeira, juntamente com o lançamento da campanha ‘Um catecismo em cada lar’ que tem como objetivo disseminar o conhecimento da doutrina e a vivência da fé”, explica Dom Jaime.

Feriado municipal Decidimos concluir o “Ano da Fé” durante as celebrações da padroeira” DOM JAIME VIEIRA Arcebispo metropolitano

SHOPPING Shopping Midway Mall Praça de Alimentação e lazer: 11h às 22h. Lojas:12h às 21h.

Praia Shopping Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h. Lojas e Quiosques: 15h às 21h.

Natal Shopping Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h. Lojas e Quiosques: 14h à 21h.

Shopping Cidade Jardim Praça de Alimentação: A partir das 11h. Lojas e Quiosques: 14h às 20h.

Norte Shopping Praça de Alimentação: 11:30h às 22h. Lojas e Quiosques: 15h às 21h

Shopping Via Direta Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h. Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h.

SUPERMERCADOS Funcionamento normal das grandes redes em dias de feriado, das 07 às 22hs.

COLETA DE LIXO As coletas funcionarão normalmente.

ÔNIBUS Os usuários poderão utilizar a tarifa social

ALEX RÉGIS

Procissão de encerramento volta a percorrer as ruas do Centro com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação

« CAICÓ »

TJ determina bloqueio de recurso para custear hospital

O

Veja o que funciona e o que permanece fechado hoje

BANCOS E REPARTIÇÕES PÚBLICAS Fechados

s três hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estão incluídos na portaria 2.759 do Ministério da Saúde que autoriza a liberação de R$ 82,4 milhões para 29 hospitais universitários federais, de todas as regiões do Brasil. A aplicação será exclusivamente em atenção à saúde nos serviços ambulatoriais e hospitalares - com aquisição de equipamentos de videocirurgia. O recurso faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e executado em parceria pelos ministérios da Educação e Saúde. Os situados no Rio Grande do Norte são o Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, com o valor de R$ 2,4 milhões; o Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz, R$ 506.089,71; e Maternidade Escola Januário Cicco, também na capital, com cerca de R$ 2 milhões, sendo esta unidade referência para partos mais complexos, na rede Sus. Os recursos contemplam hospitais de 18 Estados e do Distrito Federal, sendo o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão o maior beneficiado, com R$ 6,5 milhões. O Programa Rehuf foi criado em 2010 e tem entre suas diretrizes a recomposição do financiamento dos hospitais universitários federais e a recuperação física e tecnológica das instituições.

desembargador Saraiva Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, deferiu um pedido de antecipação de tutela formulado pelo Município de Caicó e determinou o bloqueio de R$ 488.762,17 da conta do Estado do Rio Grande do Norte, em virtude de atrasos no repasse de recursos para a saúde municipal, para subsidiar o custeio de medicamentos para assistência farmacêutica. Em sua decisão, o magistrado observou que havia marcado uma audiência de conciliação entre as partes para o último dia 14 de novembro, a qual não foi realizada devido à ausência de representante do Estado. Frisou ainda que o próprio Estado confessou sua condição de inadimplente, “concordando por conseguinte, com o valor de de R$ 488.762,17, dito incontroverso”. O desembargador Saraiva Sobrinho aponta que o direito à saúde é “garantia indisponível, derivado da própria força impositiva dos preceitos de ordem pública que regulam a matéria”. Assim, evidenciada a verossimilhança dos fatos alegados, deve ser resguardado o direito constitucional à saúde. “No respeitante ao risco de lesão, não se pode desconhecer a imprescindível e inadiável acesso desse numerário pelo Município-Autor, restabelecendo, sobretudo, um dos principais serviços prestados pelos Entes Federados, qual seja, a assistência total à saúde, quiçá a própria integridade física da sua população carente”, destacou o julgador.


12

natal

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

« ELIANA LIMA »

Anna Ruth Dantas (interina) - annaruth@tribunadonorte.com.br DESABOYA.COM

AB

Fumaça...

1 – Moda

Na alta cúpula de um templo da cidade dos magos, um processo corre em segredo. Aponta para um líder acusado de práticas condenáveis pela lei de Deus e dos homens.

Karen Geppert em pose na convenção da Toli

2- Circulando... olho no olho o casal Cláudio e Iracema Muniz

...e fogo O mesmo líder já foi punido por outro processo e se encontra afastado das suas atividades máximas. Mas a Abelhinha, com assento na cozinha da cúpula, garante que o processo em tramitação pode trazer punição muito maior.

3 – ….pela.... Neli Fernandes, Maria Eliza e Rita de Cássia em papo animado

3

4 – ...noite

JOAONETOFOTOS.COM

Taiza e Rodolfo Valença

Desatualizado Apesar de ser considerado como presidente da legenda no Estado, desde agosto passado que a Direção Nacional do Solidariedade (SDD) ainda não oficializou o deputado Kelps Lima como dirigente partidário. Quem confere o sistema da Justiça Eleitoral, a presidência do Solidariedade no Rio Grande do Norte ainda é exercida pelo assessor, Anderson Lopes da Silva.

« COLMEIA »

1

à

JOAONETOFOTOS.COM

Passaporte Pelas Casas legislativas da capital e do Estado o feriado de Nossa Senhora da Apresentação gerou uma movimentação extra de carimbo de passaporte no Aeroporto Internacional Augusto Severo.

As inscrições para Residência Médica em Cardiologia do Hospital do Coração de Natal poderão ser feitas dos dias 2 a 30 de dezembro de 2013. O hospital oferece, em 2014, duas vagas para a residência médica em cardiologia. Os médicos interessados em participar da seleção têm que ter inscrição no Conselho Regional de Medicina e, como pré-requisito, residência médica de dois anos em Clínica Médica.

Continua hoje a programação em comemoração aos 20 anos dos Clowns de Shakespeare. O grupo promove o festival “O Mundo Inteiro é um Palco”.

à

Cash Pelas lagoas próximas a capital dos magos endinheirados, uma propriedade foi vendida por R$ 800 mil a vista.

Disputa... Em ano que antecede a eleição estadual, é grande a articulação de alguns deputados querendo a indicação de deputado do ano, título que será conferido pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa.

...nos dois Na Câmara Municipal a expectativa também ocorre. Afinal será a primeira eleição de Vereador do Ano com a composição de 29 parlamentares na Casa.

Arena O arquiteto responsável pe-

2 lo projeto do Arena das Dunas,Danilo Carvalho, estará em Natal no dia 3 de dezembro. Ele será um dos convidados para o grande evento promovido pelo Armazém Pará e Delta Faucet, empresa líder mundial na tecnologia de metais sanitários. A temática do evento será a abordagem para soluções de economia de água e produtos de alta tecnologia . O vice-presidente mundial da Delta Faucet, Hans-Juergen Kalmbach, estará presente e pela primeira vez vem a Natal. O encontro será voltado para arquitetos, engenheiros, instaladores e clientes do mercado corporativo do

4 Armazém Pará.

dora Rosalba Ciarlini.

Turismo

Lançamento

Na pauta da preocupação com o desenvolvimento do turismo, o presidente da ABIH, Habib Chalita, reuniu-se com o presidente da Fiern, Amaro Sales. Alternativas para os “gargalos” da atividades estiveram na pauta.

Amanhã será lançado o livro “Cabeças do Vento”, de Emanuel Neri, que conta histórias (e estórias) de São Miguel do Gostoso. O livro tem prefácio do jornalista e escritor Xico Sá. Até o final do ano, a obra também deverá ser lançado em Natal.

Inauguração

Arte

Novidades pelos lados da BR 101. A indústria Becker inaugurará na segunda-feira a nova fábrica de energia solar e eólica. Solenidade agendada para às 19h com a presença da governa-

Em uma noite concorrida no foyer do Teatro Riachuelo, o pintor catalão Josep Maria Jubells recebeu autoridades, empresários e amantes da arte para sua vernissage composta por 32 o-

bras em aquarelas técnicas mista sobre papel. Organizada pela empresária e curadora de artes Carmen Tatché, a vernissage reuniu as obras de Josep Maria Jubells, instaladas nas paredes do foyer do teatro, dando ideia de um grande museu, onde todos poderiam circular livremente para apreciar a arte do pintor catalão. Uma novidade foi a apresentação também das telas e outros trabalhos do pintor projetados na parede próximo ao teto do foyer do teatro.

Música Para agitar o feriadão a banda Sam Vibe promove a

primeira edição Quinta na Vibe, no Barviera a partir das 14hs. Sam Vibe é um projeto inovador com mistura de ritmos e batidas do samba house. Após duas semana da estreia, a banda já conseguiu reunir grandes públicos nos bares da capital, isso por que possui um repertório diferenciado que inclui clássicos do forró, além de novidade do samba e pagode. E devido a todo esse sucesso, os fãs da Sam Vibe terão um encontro marcado todas as quintas no Barviera para curtir boa música e com muita gente bonita.

Natal recebe físicos de 18 países « ASTRONOMIA » Em comemoração aos 400 anos do anúncio da descoberta das manchas solares e da rotação do Sol por Galileu Galilei, evento discute novos projetos da astronomia e sua utilização prática

C

omeça hoje (21) em Natal o workshop internacional que comemora os 400 anos do anúncio público da descoberta das manchas solares e da rotação do Sol por Galileu Galilei. Com toda a programação em inglês, o evento restrito aos cientistas convidados e inscritos, contará com representantes de

18 países que discutirão os resultados de suas pesquisas. O evento é uma parceria entre o Instituto Internacional de Física da UFRN e o European Southern Observatory (ESO), “Observatório Europeu do Sul”. De acordo com um dos organizadores do evento, o professor José Renan de Medeiros, do IIF,

entre os materiais a serem apresentados estão resultados de três missões espaciais, duas norteamericanas e a Corot, uma missão euro-brasileira com participação da UFRN. Nos resultados obtidos estão os dados que contribuem para a compreensão do Sol, de seu papel e de seus efeitos sobre o Sistema Solar e o planeta Terra.

Além disso, outras pesquisas devem apresentar resultados práticos para a sociedade. “Resultados a serem apresentados mostram os efeitos da rotação do Sol e do vento solar sobre o clima terrestre”, afirma professor Renan. Ele lembra também que ao todo irão ocorrer 43 palestras até a próxima terça-feira, dia 26.

Entre os participantes do “400 Years of Stellar Rotation”, 400 Anos da Rotação Estelar em tradução livre, está Cláudio Melo, natalense e diretor científico do ESO. Na palestra dele serão abordadas estrelas jovens similares ao Sol e sua evolução, além de tratar do campo magnético e a rotação dessas estrelas.

Melo afirma que os resultados não influenciam diretamente a sociedade, mas provocam reflexões filosóficas de relevância como a existência humana, além do importante impacto tecnológico.Ele acrescenta que esses resultados também podem produzir um impacto tecnológico futuramente.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

natal

Unidade é necessária para Estado « TRAUMATOLOGIA » O hospital referência em traumatologia tem projeto parado na

Assembleia Legislativa. Governo quer iniciar obra ainda nos primeiros meses de 2014

O

JÚNIOR SANTOS

secretário estadual de Planejamento, Francisco Obery Rodrigues Júnior, trabalha com a perspectiva de que a construção do Hospital de Trauma de Natal comece em abril ou maio do próximo ano, caso a Assembléia Legislativa vote e aprove autorização para o governo destinar, através do Fundo Garantidor, cerca de R$ 100 milhões para adimplemento das empreiteiras que vierem a participar da futura concorrência pública para execução das obras do hospital. Obery Rodrigues Júnior disse que o líder do governo, deputado Getúlio Rego, colocou a questão, na TRIBUNA DO NORTE de ontem, do ponto de vista da perspectiva política, mas não se eximiu também de avaliar a questão: “Estamos aguardando que a Assembleia se manifeste sobre isso, mas o governo não vai pautar a Casa, que é um poder autônomo e independente para exercer sua pauta de votação”. Mas o importante, segundo o secretário, que em qualquer diagnóstico que se faça, “há necessidade de ampliação do serviço de atendimento de pacientes traumatizados no Rio Grande do Norte, que cresce assustadoramente de motocicletas”. Obery Rodrigues disse, ainda, que da mesma forma que se aprovou com celeridade a Parceria Público-Privada (PPP), “há de se esperar que a Assembléia tenha a percepção da necessidade do investimento de um hospital moderno, que está dimensionado para atender a demanda da população do Rio Grande do Norte”. Quanto a questão administrativa, Obery Rodrigues explicou que entre 8 de abril e 8 de maio deste ano houve o processo de consulta pública, período em que foi exposta toda a documentação referente a PPP para o Hospital de Trauma. No dia 26 de abril realizou-se a audiência pública, para a qual, além da divulgação do projeto da PPP, convidou-se representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MP) para o processo de discussão. Rodrigues afirmou que, em seguida, ocorreu em 3 de setembro o envio da mensagem da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para a Assembléia: “A gente não vai lançar um edital de concorrência pública como instrumento fundamental para dar garantia aos participantes e empresas interessa-

ì

« CIDADANIA »

Corregedores do MPF percorrem interior do RN

O

QUEM Secretário de Planejamento Obery Rodrigues

O QUE Fala sobre a importância da instalação de um hospital de traumas no RN

Secretário Obery Rodrigues espera que trâmite na AL possibilite a construção a partir de abril

das, com o risco de ter uma concorrência internacional diversa pela falta de amparo legal e jurídico”. Segundo o secretário, o importante é que se comece esse processo o quanto antes, porque se lançando o edital em dezembro, “teria-se ai os prazos de no mínimo 60 e até 90 dias para apresentação e julgamento das propostas e recursos”. Obery Rodrigues declarou que o projeto prevê a construção do Hospital do Trauma em duas etapas, a primeira demoraria um ano e é destinada à urgência e emergência, ficando a segunda etapa para a internação e outros serviços. O que pauta essa modalidade de contratação, explicou ele, é o valor da contraprestação. “O Estado já definiu pelos estudos e levantamentos realizados até agora, e com o dimensionamento do hospital em função da necessidade, que a contraprestação anual prevista é de no máximo R$ 99 milhões”. A PPP para a construção do Hospital de Trauma é semelhante ao processo contratado com a empreiteira OAS para a construção do estádio Arenas das Dunas, “onde o Estado não colocou um centavo ainda”, segundo Rodrigues. A partir do funcionamento do hospital, cujas receitas provirão pela prestação de serviços ao SUS e pagamento feito através das chamadas AIHs (Autorização de Internação Hospitalar), governo divide as receitas com a empresa que vier a construir e gerir o hospital.

autos &

13

motores

TODAS AS SEXTAS NA TRIBUNA DO NORTE

Profissionais serão dos quadros da Sesap O secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, informa que o quadro de recursos humanos previsto para o Hospital de Trauma é de 1.704 funcionários, dos quais 1.126 são os chamados “batas brancas”, ligados diretamente à área de saúde e 578 são de “batas cinzas”, que é todo o pessoal operacional e de apoio, que atuarão na limpeza e manutenção das instalações hospItalares. Obery Rodrigues explica que o pessoal de “bata branca” será todo dos quadros da Secretaria Estadual de Saúde Pública, mas a despesa financeira com o pessoal de “bata cinza” está incluída na contraprestação de R$ 99 milhões/ano do Hospital de Trauma. Os estudos apresentados pela empresa Andrade Gutierrez em 26 de abril deste ano, que a média de permanência de pacientes atendidos na especialidade traumatologia nos hospitais do Rio Grande do Norte fica em torno de 20 dias. Os indicadores de saúde do Estado mostravam que 30 estabelecimentos de saúde têm atendimento de emergência traumoortopédico, enquanto 12 fazem atendimento cirúrgico. Já o número de leitos disponíveis na rede chega a 225. Segundo o estudo, a projeção de demanda de leitos na Região Metropolitana de Natal (RMN) já este ano, era de 315 leitos para assistência trauma-

Perfil do Hospital de Trauma Implantação será em dois momentos

FASE 1

FASE 2

6 salas de reanimação 12 leitos de estabilização 15 leitos de suporte à cirurgia 10 leitos de retaguarda 54 leitos de observação 2 salas de cirurgia

6 salas de reanimação 12 leitos de estabilização 15 leitos de hospital dia 60 leitos de UTI 222 leitos de internação 10 salas de cirurgia de alta complexidade

Tomografia, raio X, ultrassom de emergência e unidade de videoscopia.

1 sala de hemodinâmica Medicina Diagnóstica

65.845 m²

38.348 m²

685

é a área total

é a área construída

vagas de estacionamento

s cidadãos que quiserem apresentar denúncias, críticas, representações, sugestões ou elogios à atuação dos membros e do próprio Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte serão recebidos pelos corregedores que virão à Procuradoria da República/RN, em Natal, e às procuradorias nos Municípios de Assu, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, na próxima semana. O calendário da Correição Ordinária (conferir detalhes abaixo) prevê horários de atendimento ao público na sede de todas unidades do MPF/RN. A comissão de correição designada pela Corregedoria do Ministério Público Federal será formada pelos procuradores regionais da República Fábio George Cruz da Nóbrega e Uairandyr Tenório de Oliveira; e pelo procurador da República Victor Carvalho Veggi; além de contar com a presença do corregedorgeral do MPF, o subprocuradorgeral da República Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho. Eles atenderão ao público e irão promover também a correição ordinária nos gabinetes de todos os procuradores da República que atuam no Rio Grande do Norte, com objetivo de verificar a regularidade do serviço, a eficiência e a pontualidade dos membros do MPF e de suas funções. Os corregedores avaliarão ainda o cumprimento das obrigações legais, bem como as dificuldades e necessidades da unidade, com objetivo de apresentar sugestões a serem encaminhadas aos órgãos superiores do Ministério Público Federal.

Confira o calendário de atendimento ao público:

Fonte: Governo do Estado

Há necessidade de ampliação do atendimento ” OBERY RODRIGUES Secretário de planejamento

to-ortopédica e suporte da Rede de Urgência e Emergência (RUE), com dimensionamento de uma permanência de 6,5 dias, com taxa de ocupação de 85%. Já em relação ao número de consultas/ano, o estudo diz que a demanda de emergência préhospitalar e trauma era de

712.807 consultas e o número de consultas de assistência traumato-ortopédica, exclusive emergência, era de 109.297. A proposta do Hospital de Trauma é o de ser referenciado e especializado em traumatologia adulto e infantil, ortopedia, neurologia e doenças cardiovasculares. O Hospital de Trauma terá um perfil consolidado para 282 leitos e uma unidade de atendimento emergencial que contempla 54 postos de atendimento como reanimação à vida, estabilização, leitos de observação e para medicação, já com a possibilidade de expansão ao longo dos anos, com ocupação das demais áreas do terreno 65.845 metros quadrados.

Procuradoria da República em Pau dos Ferros: Av. Getúlio Vargas, 1911, Centro, Pau dos Ferros-RN Dia 25 de novembro (segunda-feira) – 17h às 19h Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN): Av. Deodoro da Fonseca, 743, Tirol, NatalRN Dia 26 de novembro (terça-feira) – 17h às 19h Procuradoria da República em Mossoró: Rua Filgueira Filho, 9, Costa e Silva, Mossoró-RN Dia 26 de novembro (terça-feira) – 17h às 19h Procuradoria da República em Caicó: Rua Zeco Diniz, S/N, Penedo, CaicóRN Dia 28 de novembro (quinta-feira) – 17h às 19h


NO RÁDIO

NO FACEBOOK

12h - Globo Esportivo primeira Edição 17h - Globo Esportivo

Confira a charge de Brum no Cartão Amarelo, com o tema atual do dia no Esporte.

www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

14

HOJE NA TV

5h - GP da Malásia de Fórmula 1 - TV Globo 16h - Madureira x Botafogo - TV Globo

MAX FICA FORA DO TREINO E NÃO DEVE ENFRENTAR O SÃO CAETANO• PÁGINA 16

BLOG DO CIRÍACO

Em vídeo acompanhe um debate sobre a situação de ABC e América na Série B. www.tribunadonorte.com.br/blogdociriaco

esportes

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 21 de novembro de 2013

Robinho bate marca do rei Pelé « COPA 2014 » O atacante da Seleção Brasileira marcou seu nono gol contra o Chile e praticamente

assegurou uma vaga na equipe de Luiz Felipe Scolari que disputará o mundial no Brasil ano que vem

A

utor do gol que garantiu a vitória da seleção brasileira sobre o Chile, por 2 a 1, em amistoso disputado na noite de terça-feira, em Toronto, no Canadá, Robinho saiu de campo com motivos de sobra para comemorar. Além de ter aproveitado bem a chance proporcionada pelo técnico Luiz Felipe Scolari para tentar ir à Copa do Mundo de 2014, ele superou uma marca de Pelé ao contabilizar o seu nono gol em partidas contra os chilenos. “Procurei fazer o meu melhor, a gente sabe que são poucos jogos até a Copa do Mundo e cada jogador tem que aproveitar ao máximo as chances que o professor Felipão dá. Procurei fazer o meu melhor contra Honduras e também contra o Chile. Agora é se preparar no Milan, que é importante, e fazer tudo para estar na Copa do Mundo”, projetou Robinho. Em seguida, ele minimizou o

IVO GONZALEZ

peso da marca histórica que atingiu no amistoso no Canadá, reverenciando o Rei do Futebol, autor de oito gols pelo Brasil em partidas diante da seleção chilena. “Contra o Chile eu sempre dei sorte, não sabia que tinha feito o nono gol, mas contra o Chile graças a Deus sempre tive a felicidade de fazer gol. E o Pelé é jogador incomparável, mas fico feliz pela minha boa média de gols contra o Chile”, destacou. Assim como no jogo contra os chilenos, Robinho entrou em campo apenas no decorrer do amistoso contra Honduras, no último sábado, em Miami (Estados Unidos), quando também soube aproveitar bem os minutos em que jogou. Na ocasião, ele acertou uma bola na trave e participou de um gol marcado por Hulk nos 5 a 0 sobre os hondurenhos. Assim, se mostrou como forte nome a ser incluído no grupo de 23 jogadores que irão para a Copa do Mundo de 2014.

México confirma presença

Um dos pilares da seleção brasileira na última Copa do Mundo, na África do Sul, Robinho ainda não tinha sido chamado por Felipão - sua última convocação foi em agosto de 2011, época em que Mano Menezes era o técnico. Mas o atacante de 29 anos ganhou a chance diante do Chile e Honduras e soube aproveitá-la. Agora, espera se firmar no grupo.

Wellington (AE) - A seleção mexicana superou todos os problemas enfrentados ao longo das Eliminatórias da Concacaf e confirmou ontem sua classificação, ao derrotar a Nova Zelândia por 4 a 2. Depois de golear por 5 a 1 na partida de ida da repescagem, semana passada, no Estádio Azteca, o México abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, na cidade de Wellington, e acabou de vez com o sonho dos neozelandeses. A classificação confirma o México como uma das equipes de maior tradição na história da Copa do Mundo, chegando agora à 15ª edição da competição - atrás apenas dos campeões mundiais Brasil, Alemanha, Itália e Argentina. A seleção mexicana, no entanto, teve muito trabalho nas Eliminatórias da Concacaf e esteve à beira da eliminação, que só não aconteceu por conta de uma vitória dos Estados Unidos sobre o Panamá na última rodada do hexagonal final, resultado que colocou o México na repescagem Para ser a 31ª classificada para a Copa de 2014, a seleção mexicana contou ontem com uma atuação de gala do atacante Oribe Peralta. Carrasco do Brasil, já que marcou os dois gols que acabaram com o sonho do ouro olímpico para a equipe do então técnico Mano Menezes na final dos Jogos de Londres, em 2012, o jogador marcou três vezes no primeiro tempo e praticamente definiu a vitória.

Mistério O técnico Luiz Felipe Scolari encerrou contra o Chile sua temporada de reformulação na Seleção Brasileira tendo o grupo praticamente definido para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, mesmo com apenas mais uma convocação antes do anúncio da lista final, o treinador ainda tenta manter um clima de mistério. “Por enquanto, tenho este time, mas estou sempre observando jogadores e não temos uma definição total sobre os 23”, afirmou o treinador.

Pedro Neto [ pedron@natal.digi.com.br ]

O jogo do ano

A um empate

O ABC terá depois de amanhã o jogo mais importante do ano de 2013. A equipe alvinegra está a uma vitória de garantir a sua permanência na série B em 2014. O alvinegro terá como adversário o Avaí às 16h20 no Frasqueirão. Como não poderia ser diferente a frasqueira está prometendo lotar o estádio. E, não dá para duvidar disso, pois ela tem feito à diferença em diversos jogos. A direção abecedista manteve a promoção no preço dos ingressos cobrando R$ 20 - inteira - e R$ 10 – estudante – na arquibancada. Caso vença a partida contra o Avaí o ABC já estará garantido na série B em 2014 independentemente do resultado do Paysandu. E, para que isso aconteça à presença da frasqueira será de fundamental importância. Tenho certeza que teremos um público superior a 10 mil torcedores, até porque o próprio torcedor alvinegro entendeu o apelo da direção e tem comparecido em grande número nos últimos jogos. Então, se você ainda não comprou seu ingresso que compre antecipadamente para que o jogo do “fico” se torne um pouco mais fácil. JÚNIOR SANTOS

O América está a um empate da série B em 2014. A equipe rubra joga no sábado às 20h00 (horário Natal) contra o São Caetano precisando apenas de um pontinho.LeandroSenaaindanãodefiniu o substituto de Max, caso o atacante não possa atuar. Agora, o técnico tem as opções de Cascata e Adriano Pardal. Já na zaga Zé Antônio deve permanecer como titular, até porque Edson Rocha ainda se recupera da contusão. O América vem numa crescente e isso pode fazer a diferença na partida contra o São Caetano. Se jogarcomojogoucontraoAvaíoclube rubro conquistará não apenas o ponto que precisa, porém uma grande vitória para carimbar de vez a sua permanência em 2014.

Robinho minimizou o feito e exaltou a boa partida disputada

Craques com vaga na Copa HECTOR VIVAS

AP

ANDRES KUDACKI

Dispensas

Rubens Guilherme O presidente do ABC, Rubens Guilherme, vem dando expediente quase que integral no clube. Rubens sabe da importância desses dias para o destino do clube alvinegro. Após o jogo contra o Avaí a direção abecedista poderá estar tirando um grande peso das costas com a confirmação da permanência na série B do ano que vem. Sempre digo que Rubens Guilherme tem procurado fazer o melhor para o alvinegro, entretanto nem sempre isso é possível, pois futebol é muita paixão e pouca razão. Para muitos torcedores Rubens Guilherme até o ano passado era um herói, pois levou o clube a sua maior conquista que foi o titula da série C. Já hoje ele é vilão, até porque o ABC está há dois anos sem conquistar o título de Campeão Estadual e escapando sempre nas últimas rodadas da série B. Mesmo assim, é bom não esquecer que o presidente é um homem de bem que não usa o ABC para tirar proveito de alguma situação. Aliás, muito pelo contrário. Rubens Guilherme pecou – e continua pecando – quando deu a algumas pessoas que não merecem autonomia em alguns setores do clube. Agora, todos os alvinegros são sabedores da sua honestidade de integridade. Torço para que o ABC confirme logo a sua permanência na série B em 2014 para que o presidente possa respirar mais aliviado, pois ele é uma pessoa de bem.

Na próxima semana deveremos ter muitas novidades nos dois principais clubes do nosso futebol. ABC e América devem começar a anunciar as dispensas e algumas novas contratações já visando o ano de 2014. Isso se ao término das duas partidas dos clubes neste sábado a permanência já estiver garantida. Na realidade o América já começou a limpeza no elenco dispensando na última terça-feira Mazinho, Almir, Diogo e Vandinho. Já no ABC a intenção é resolver todas as pendências com a maior brevidade possível. Vamos ficar atentos às novidades no decorrer da semana que se aproxima.

Potiguar M O Potiguar M já contratou vários jogadores visando a Copa do Nordeste. A equipe rubra mossoroense já se apresenta no início do mês dezembro. O técnico da equipe será o experiente Arnaldo Lira com passagens por vários clubes do nordeste. Entre as novas contratações estão Fabinho Cambalhota, Vavá, Erivelton e Ivson, entre tantos outros. Que a equipe príncipe possa realizar uma grande Copa do Nordeste.

Peralta (México)

Ribéry (França)

Cristiano Ronaldo (Portugal)

Oribe Peralta Morones, nascido em 12 de janeiro de 1984 (29 anos), apelidado de “El Cepillo – A escova”, é o principal craque mexicano que vem a Copa. O jogador – craque da clasificação para o mundial esteve presente nos dois principais títulos mexicanos até o momento no futebol. A medalhas de ouro no Pan de Guadalajara (2011) e o ouro nas Olimpíadas de Londres (2012).

Franck Bilal Ribéry, nascido em 7 de abril de 1983 (30 anos), atua como meia. Atualmente, joga no Bayern de Munique. Já foi chamado de “a joia do futebol francês” por um dos maiores jogadores franceses, Zinedine Zidane. Aos dois anos de idade foi vítima de um acidente de automóvel, que lhe deixou cicatrizes no rosto. O jogador é o principal articulador das jogadas da seleção e candidato a melhor do mundo este ano.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, nascido em Funchal, 5 de fevereiro de 1985 (28 anos), tornou-se no jogador mais caro da história do futebol após a sua transferência em 2009 do Manchester United para o Real Madrid, num acordo no valor de 80 milhões de libras esterlinas (94 milhões de euros). Candidato a melhor do mundo este ano, Ronaldo se transformou em favorito depois de marcar os três gols na vitória sobre a Suécia, que deu a vaga a Portugal para a Copa.

03

02

53

é o número de Copas que Ribéry irá disputar pela França, contando com a do Brasil.

medalhas de ouro pelo México tem o jogador Peralta. Uma delas sobre o Brasil, em Londres 2012

gols em uma temporada pelo Real Madrid, marcou Cristiano Ronaldo, recordista do time

NÚMEROS


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Dezesseis estão a perigo Das quatro séries que formam o Campeonato Brasileiro de Futebol, nada menos de 16 clubes (“A” e “B”) correm algum tipo de risco. Uns, iminência de cair na zona de rebaixamento, outros podem respirar aliviados com um empate nos jogos que restam, e ainda os que escaparão até mesmo com uma combinação de resultados. Sumariamente rebaixados, apenas ASA e Náutico, sendo que o “Timbu” desde cedo deixou fugir a chance de permanecer no grupo de elite. Até para tentar um novo retorna é difícil, pois o clube está moralmente arrasado. Os clubes que estão em situação preocupante e/ou aflitiva são, na “B” o São Caetano (35 pontos), Atlético/GO (38), Paysandu (39), Guaratinguetá (41), ABC (42), Bragantino (43), Oeste e América/RN (45 pts.) Na série “A”, a Ponte Preta está numa posição de altíssimo risco (35 pontos), Vasco também com 38 pontos, Coritiba (41), EC Bahia e Fluminense (42), Flamento e Inter com 45 pts.

ABC tem outro tabu

Portugal de novo?

Depois de mandar para as cucuias o tabu diante do ASA de Arapiraca, aplicando a goleada de 4x1, o ABC defronta-se com um outro na caminhada rumo à permanência na série “B”: o rival é justamente o Avaí. Em seis jogos valendo a “B”, são três derrotas e dois empates, incluindo o 2x0 do primeiro turno deste ano. O primeiro confronto aconteceu em 1999, deu Avaí 2x0, em 2008 empates de 0x0 e 1x1, em 2012 Avaí 3x1 e ABC 1 x Avaí 2.

Em 1972, quando aconteceu a Copa Independência no Brasil, festejando os 150 anos da emancipação brasileira do jugo português, Natal serviu de sede de um dos grupos, hospedando a seleção portuguesa, juntamente com Equador, Eire e Chile, classificando-se Portugal. A seleção lusitana é uma das que virão ao Brasil daqui a poucos meses na Copa 2014. Dependendo do sorteio, Natal pode voltar a receber a seleção portuguesa.

Nenhum nordestino O Campeonato Brasileiro da série “B” no sistema de pontos corridos – a partir de 2006, jamais teve um campeão saído do Nordeste. O primeiro exsérie “A” a retornar à elite foi o Atlético Mineiro em 2006, ano que teve o América//RN in-

cluído entre os quatro que subiram em 2007, mas o time americano não se garantiu em 2008. A sequência teve como vencedores Coritiba em 2007, Corinthians 2008, Vasco 2009, Coritiba novamente em 2010.

Nenhum (2) Portuguesa 2011, Goiás 2012 e agora o Palmeiras de volta em 2014. Clubes que têm arqui-rivais dentro do próprio estado, e que devem sofrer as costumeiras gozações se não escaparem, são Náutico e Sport (o rubro-negro lá no alto mas na “B”), Bahia e Vitória com o Bahia correndo risco, mas o Vitória já garantido, Coritiba x Atlético/PR com o time “coxa” pendurado, Vasco em situação vexatória com apenas 38 pts, e os rubro negros de olho...

O susto dos amigos Esta quem passou para o APITO FINAL foi o amigo João Felinto. Quando Marinho Chagas necessitou ser internado às pressas para resolver problemas de uma úlcera no duodeno, os amigos do lourão ficaram atentos na busca de notícias. Um deles, foi Felinto, cujo irmão, Arnóbio, reside no Rio, é muito ligado a Marinho. Nesse clima de expectativa, alguém comunicou Arnóbio que o lourão havia morrido.

O susto (2) De imediato, a notícia se espalhou entre os amigos cariocas, um deles seu velho companheiro de farras – Paulo César “Caju” que, de sua parte, tratou de avisar aos amigos de Marinho. Ao ser logo informado de que a notícia era inverídica, e Marinho estava bem melhor, estava na CTI e não na UTI. Segundo Felinto, somente no dia seguinte é que conseguiu desfazer a boataria entre Natal e Rio.

Pechincha

Pechincha (2)

A comissão que está à frente da construção da Arena América – em Parnamirim, está lançando promoção bastante atrativa. Consiste no adquirente de uma cadeira cativa no futuro estádio, rubro, automaticamente ter o mesmo direito na belíssima Arena das Dunas. O projeto prevê disponibilidade de sete mil lugares.

É garantido já para o Estadual/2014: serão 30% dos jogos na Arena de Parnamirim e 70% na Arena das Dunas. No Estadual/2014, 40% dos jogos em Parnamirim e 60% na Arena das Dunas. No Brasileirão/ 2014, a divisão será de 40% dos jogos na Arena América e 60% na Arena das Dunas. Quem dá o aval é o presidente da comissão de construção, José Rocha.

« CARTÃO AMARELO »

Vettel diz esperar corrida “louca” e desgastante

« BERNARDINHO »

Técnico exalta o equilíbrio contra EUA

« FÓRMULA 1 » Alemão, que já garantiu título dessa temporada, corre atrás de mais um recorde na sua carreira: conquistar nove vitórias consecutivas JF DIORIO / AE

S

15

ão Paulo (AE) - Com o tetracampeonato mundial garantido desde o dia 27 de outubro, quando venceu o GP da Índia, Sebastian Vettel chega ao Brasil para disputar a última corrida desta temporada, neste domingo, em busca de novos recordes. Atrás de sua nona vitória consecutiva, ele espera triunfar novamente na prova que qualificou como “louca”, ontem, pelas exigências e alternativas que proporciona aos pilotos. Embora tenha subido ao topo do pódio nas últimas oito corridas e acumulado 12 vitórias em 18 etapas realizadas neste ano, o alemão da Red Bull mostrou que não espera ter as mesmas facilidades que exibiu, por exemplo, no GP dos Estados Unidos, no último domingo, quando ganhou de ponta a ponta. “Essa corrida é sempre louca. Ela tem atualmente uma volta muito curta e é muito difícil ultrapassar em Interlagos”, disse Vettel, para depois apontar outra exigência provocada pelo traçado da pista paulistana. “A prova é longa, com mais de 70 voltas, e te coloca um monte de carga em seu pescoço por causa das curvas longas para esquerda. Então a força centrífuga te puxa para uma pouco familiar direção anti-horária”, completou. Mas, apesar das dificuldades, o fato é que Vettel correrá como grande favorito e tem grandes de conquistar neste domingo a sua nona vitória seguida na Fórmula 1, o que apenas o italiano Alberto Ascari conseguiu fazer até hoje, emendando uma sequência de nove triunfos entre os anos de 1952 e 1953. Ganhar neste domingo também significará igualar outro recorde, que pertence ao compatriota Michael Schumacher, dono do maior número de vitórias em uma só temporada, com as 13 obtidas no campeonato de 2004. O alemão, entretanto, assegura que não trata a busca de recordes como uma obsessão, embora tenha festejado o fato de que se tornou o primeiro piloto da história da Fórmula 1 a ganhar oito provas consecutivas em um único ano. “É fenomenal, difícil de compreender. É um dos recordes que eu pensava que iria permanecer para sempre”, disse Vettel.

São Paulo (AE) - Os pilotos vão hoje pela primeira vez para o autódromo de Interlagos, em São Paulo, para os compromissos oficiais do GP do Brasil de Fórmula 1. As atividades na pista só começam nesta sexta e antes disso a agenda será de reuniões com os engenheiros da equipe e encontros com jornalistas. Ontem, a movimentação nos boxes foi apenas de tratores e empilhadeiras. Os veículos transportavam os equipamentos que chegaram diretamente do GP dos Estados Unidos. Os mecânicos passaram o dia ocupados com a organização do espaço de trabalho e a montagem dos carros, geralmente escondidos atrás de biombos. Ainda assim, nenhum motor chegou ainda a ser ligado. Atrás dos boxes, no paddock, os funcionários finalizaram a montagem de espaços como a

cozinha e áreas de escritório e para a recepção de convidados. Quanto ao autódromo, a organização da prova garante que tudo já está pronto para a realização da corrida, neste domingo. Ao longo deste ano, poucas intervenções precisaram ser feitas no local e o circuito passou apenas por retoques para receber a prova. Os principais itens verificados foram a grama, as zebras e a pintura. Nos últimos dias, o tratamento especial dos funcionários do autódromo foi destinado ao asfalto. O piso tem sido continuamente limpo com água e também por caminhões de eletroímã responsáveis por percorrer o traçado e remover qualquer resto de peças ou sujeiras que podem ficar na pista e prejudicar os carros. A primeira sessão de treinos livres está marcada para as 9h (no RN) de amanhã.

« BOTAFOGO »

« FLUMINENSE »

« VASCO »

Gabriel crê em dificuldade no final

Vitória contra o Santos é fundamental

Torcida espera lotar o Maracanã

Faltando apenas três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Botafogo busca a vitória nas últimas partidas para alcançar uma vaga na Libertadores. O volante Gabriel sabe que enfrentará dificuldades, mas demonstrou confiança após a goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR, adversário direto. “Essa vitória dá um ânimo maior para essas três batalhas que vamos ter na reta final. Vão ser três jogos muito difíceis. O São Paulo, mesmo com time misto, deu trabalho para o Fluminense. Temos que nos impor mesmo fora de casa porque nossa briga é para chegar à Libertadores, nosso objetivo tem que ser maior que o deles”, analisou o jogador.

Na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 42 pontos, o Fluminense está fora da zona de rebaixamento só pelos critérios de desempate. Portanto, é fundamental atingir uma pontuação que lhe dê tranquilidade o mais rápido possível. Justamente por isto, após duas vitórias como mandante, o Tricolor carioca mira a trinca contra o Santos, neste domingo, às 16h (no RN), em Presidente Prudente (SP), pela 36ª rodada. Os jogadores entendem que somar três tentos como visitante neste momento pode ser o alívio na reta final. “Ganhamos dois jogos em casa e fizemos a nossa obrigação. Porém, ainda estamos muito longe de termos tranquilidade”, disse Edinho.

Se depender da longa fila que cercou São Januário na manhã de ontem, o Maracanã terá um ótimo público no próximo domingo, durante o jogo entre Vasco e Cruzeiro. Os torcedores cariocas demonstraram empolgação para ver o time se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Aproximadamente 200 fãs começaram a chegar ao estádio por volta das 5h (no RN), quase três horas antes do começo do treinamento da equipe. A expectativa da diretoria do clube é a de que mais de 50 mil bilhetes sejam vendidos até o começo da partida, marcada para as 16h (no RN). Mesmo sabendo que não terá muita renda no Maracanã, a cúpula manteve a promoção de entradas – as mais baratas custam R$ 20.

Vettel classficou a corrida em Interlagos como desgastante

Organização deixa pista pronta para receber carros

K

yoto (Japão) - Gazeta Press - Embalado por vitória sobre o Irã em sua estreia na Copa dos Campeões desta temporada, o Brasil chegou ao seu segundo triunfo ao superar o Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 31/29, 25/23 e 25/23, nesta quartafeira, no Ginásio da Prefeitura de Kyoto. Apesar do êxito em sets diretos da equipe verde-amarela, a partida foi marcada por ritmo equilibrado entre os times. Atento ao jogo, o treinador Bernardinho destacou o desempenho dos atletas. “Foi um 3 a 0 com cara de 3 a 2. Todos os sets foram lá em cima, jogados até o último ponto, literalmente. Taticamente, o nosso time soube sair de determinadas situações de dificuldade e isso foi importante. Atuamos contra uma grande equipe e esse é um torneio equilibrado. Hoje (quarta-feira), o Irã venceu a Itália, que havia vencido a Rússia ontem (terça-feira). Esse é o cenário do voleibol masculino mundial”, afirmou o técnico. Único time invicto na Copa dos Campeões, o Brasil segue ocupando a primeira colocação na tabela de classificação da competição intercontinental, com seis pontos. Também nesta quarta-feira, a Itália sucumbiu por 3 sets a 2 diante do Irã, com parciais de 26/24, 16/25, 25/23, 23/25 e 15/12, e permaneceu na segunda posição, com quatro pontos. Estados Unidos e Irã aparecem na sequência, com três e dois pontos, respectivamente, enquanto Rússia e Japão não pontuaram. A delegação da Seleção cumpre programação hoje e embarca para Tóquio, onde disputa os últimos três jogos do torneio realizado em território asiático. A equipe comandada pelo treinador Bernardinho volta a entrar em quadra amanhã, às 7h10 (do RN), quando mede forças com Japão, novamente no Ginásio Metropolitano de Tóquio. “O jogo foi muito difícil e são situações como essas que fazem o time crescer. Cinco partidas neste nível são importantes para avaliarmos como estamos. Ontem e hoje passamos alguns momentos onde o time mostrou que não se desintegrou. Essa força que o grupo demonstrou talvez seja um dos pontos mais positivos. Saber resistir a pressão e jogar taticamente foi algo muito importante. Que essa experiência nos sirva para melhorarmos ainda mais para os próximos jogos, em Tóquio”, encerrou o treinador.

hoje na tv 9h - Redação Sportv;Sportv 11h30 - Jogo Aberto;BAND 12h15 - Torneio Intercontinental de Futebol de Areia:Brasil x Rússia; SporTV 2 12h30 - Bate-Bola 1ª Edição;ESPN Brasil 12h50 - Globoesporte;Globo 13h - Arena Sportv;Sportv 15h30 - Desafio Internacional de Futebol de 7: River Plate x Barcelona; FOX Sports 16h45 - Desafio Internacional de Futebol de 7:Nacional x Flamengo; FOX Sports 18h - Liga Nacional de Handebol Feminino:Concórdia x São Bernardo; SporTV 2 18h - Bate-Bola 2ª Edição,ESPN Brasil 19h - NBB:Palmeiras x Flamengo; SporTV 21h15 - Copa Sul-Americana:Libertad x Lanús;FOX Sports e SporTV 22h30 - NFL: Atlanta Falcons x New Orleans Saints; Esporte Interativo e ESPN Internacional 23h - Sportscenter - ESPN Brasil


16

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

esportes JÚNIOR SANTOS

Machucado, Max só assiste ao treino e ainda é dúvida « BRASILEIRO - SÉRIE B » O técnico do América,

Leandro Sena, ainda não sabe se vai poder contar com o atacante para o jogo contra o São Caetano

O

América segue esperando o atacante Max, que vem se tratando de uma contusão na coxa esquerda, para definir o time que vai enfrentar o São Caetano, sábado, em São Paulo, pela 37ª rodada da série B. Ontem, o jogador apenas observou o último treino antes da partida e viu Adriano Pardal ser utilizado na sua vaga, formando dupla de ataque com Rodrigo Pimpão. Mas, o técnico alvirrubro, Leandro Sena espera poder contar com Max para o desafio contra os paulistas. “Ainda não temos uma palavra final do nosso departamento médico em relação ao Max e vamos esperar até o fim para saber se vamos poder contar com o jogador para essa partida dificílima contra o São Caetano”, disse Sena. Se Max segue como dúvida, o zagueiro Edson Rocha, que estava se tratando de uma lesão no joelho, voltou ao time titular no treino de ontem e está confirmado para o jogo de sábado. Com isso, o time americano que vai enfrentar o São Caetano deve ser o mesmo que vinha atuando, com An-

drey; Norberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Márcio Passos, Coutinho, Fabinho e Régis; Adriano Pardal e Rodrigo Pimpão. Para Pimpão, mesmo que o São Caetano esteja com grandes possibilidades de ser rebaixado, já que tem que vencer seus dois últimos jogos e torcer por uma improvável combinação de resultados, não diminui a dificuldade da partida de sábado. “A pressão vai ser toda em cima do São Caetano, mas o América precisa entrar ligado no jogo, com inteligência, porque precisamos de apenas um ponto, para nos livrarmos matematicamente do rebaixamento e não podemos nos descuidar. Vamos para São Paulo com o pensamento de vitória e temos que manter a concentração nesses dois jogos que restam”, afirmou o atacante. Após cair para a Série A-2 do Campeonato Paulista, o São Caetano está próximo de mais um rebaixamento na temporada. Com 35 pontos na vice-lanterna, o Azulão precisa vencer suas duas últimas partidas e torcer por uma

improvável combinação de resultados para seguir na Série B do Campeonato Brasileiro. Ontem, surgiu a notícia de que o clube atrasou um mês de salários e dois nos direitos de imagem seria um dos motivos da péssima campanha do time do ABC na competição. O atacante Geovane, no entanto, nega o fato. “O São Caetano sempre pagou certinho, sempre foi um clube muito organizado. Se depender de dinheiro, a gente vai seguir na Série B. Pode ter certeza disso”, garantiu o jogador, por telefone, logo após o segundo treino no dia. “Está tudo certinho. Nosso salário venceu ontem e vão pagar hoje”, completa. Segundo Geovane, a semana de preparação para o duelo contra o América/RN, tem sido tranquila. Para o atacante, o São Caetano tem plenas chances de contrariar as previsões e seguir na segunda divisão. “A gente vem trabalhando firme, confiante. Tudo pode acontecer no futebol. Até a matemática não acabar, temos chance”, concluiu.

Ainda sem condições de treinar, o atacante Max teve que acompanhar os trabalhos de fora

Giovanni Augusto sofre contusão e preocupa o ABC Se o técnico do ABC, Roberto Fernandes, vinha encontrando dificuldades em montar o meio campo ideal do time, com a contusão do meia Júnior Timbó, que só volta aos gramados na próxima temporada por causa de uma lesão no joelho, ele “ganhou” uma surpresa desagradável no treino dessa quarta-feira. O camisa 10 alvinegro, Giovanni Augusto, sentiu dores na coxa direita e deixou o treino mais cedo, preocupando, não só a comissão técnica e médica alvinegra, como também os torcedores, já que o jogador vinha sendo o responsá-

vel pela armação das jogadas ofensivas. O meia deve passar por exames hoje para saber o grau da sua lesão, mas, de antemão, o comandante abecedista adiantou que, tanto ele, quanto o atacante Gilmar, vão ficar concentrados para a partida decisiva, sábado, no Frasqueirão, contra o Avaí, pela 37ª rodada da série B. Uma vitória livra o time potiguar do fantasma do rebaixamento. Gilmar teve uma pequena fissura no tornozelo direito no clássico contra o América/RN e já desfalcou o ABC nas partidas

contra Figueirense e ASA/AL e deve ficar de fora do jogo contra o Avaí. O atacante Maurinho, mesmo criticado por parte da torcida, segue no time titular. O Avaí não tem mais chances de chegar à elite do futebol brasileiro em 2014, e o meia Cleber Santana garantiu que a oportunidade não foi desperdiçada por causa dos salários atrasados: “O salário atrasou dois meses, dois meses e pouco. Não perdemos por causa disso. É difícil porque temos o objetivo de chegar à Serie A e chegamos próximo. Perdemos cinco jogos seguidos e isso nunca havia acontecido”, afirmou. Cleber ainda lembrou que essa situação não é um problema recorrente apenas no clube catarinense.


TELEFONES ÚTEIS

DÓLAR COMERCIAL

DÓLAR TURISMO

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

Compra: R$ 2,2750 Venda: R$ 2,2760

Compra: R$ 3,0230 Venda: R$ 3,1900

DÓLAR PARALELO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,2730 Venda: R$ 2,3870

Compra: R$ 3,6690 Venda: R$ 3,6710

IMPLANTAÇÃO DE ZPES EM ESTADOS VIZINHOS DEIXA O RN EM DESVANTAGEM, DIZ HELSON BRAGA • Página 2

economia Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ]

« MACAÍBA »

ZPE do RN está em processo de privatização ANDRIELLE MENDES Repórter

A

Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Macaíba – espécie de condomínio industrial que deverá abrigar empresas exportadoras com regime fiscal, cambial e tributário diferenciados será privatizada. A informação foi confirmada ontem por Helson Braga, presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe). O processo de privatização começou em outubro. A possibilidade era discutida desde junho de 2012 e foi apontada como única saída para instalar a zona de processamento, idealizada em 1988 e criada através de um decreto presidencial em 2010. As empresas interessadas em participar da licitação para captar investidores, implantar e administrar a ZPE durante 20 anos (prorrogáveis) têm até o dia 13 de dezembro para retirar o edital na sede da Prefeitura de Macaíba. Os envelopes contendo as propostas serão abertos no próximo dia 13. A expectativa é que o vencedor seja conhecido ainda este ano, segundo Helson Braga, presidente da Abrazpe. Até o momento, uma empresa local retirou o edital. O nome da empresa não foi revelado. Com a privatização, a ZPE, que hoje é administrada pela prefeitura de Macaíba, governo do estado e Federação das Indústrias do RN (Fiern) passará ao controle apenas da iniciativa privada.

Modelo O modelo de gestão é semelhante ao que foi adotado para a ZPE de Assú, que teve o contrato de concessão anulado este ano pelo Município e corre o risco de ter o decreto de criação cancelado pelo governo federal por descumprir os prazos de implantação, que estourou em junho de 2012. A única diferença entre os dois modelos, esclarece Helson Braga, é que a empresa que for implantar a ZPE de Macaíba terá que vencer a licitação primeiro, diferente do que ocorreu em Assú, onde após uma licitação deserta, a prefeitura decidiu assinar o contrato diretamente com o investidor. Helson reconhece os riscos em se transferir a gestão para a iniciativa privada, como ocorreu no caso de Assú, mas minimiza as chances de insucesso. “Não acredito que a licitação de Macaíba será deserta. Até o dia 13 surgirão outros interessados. E mesmo que não apareçam, existe a possibilidade de realizar uma outra licitação com restrições mais abrandadas”, analisou. A privatização das ZPEs, segundo ele, segue orientação do Banco Mundial. O modelo já foi adotado em outras localidades do país, como em Ilhéus, na Bahia, e até em outros países. “O ideal é que o controle seja mesmo privado”, afirmou.

+

PÁGINA 2

Outros estados enfrentam dificuldades para implantar ZPEs

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 21 de novembro de 2013

NA TN ONLINE Hotsite da Tribuna mostra a interiorização da indústria, as oportunidades de negócios e empregos. tribunadonorte.com.br/costurandoodesenvolvimento


2

economia

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Negócios &Finanças

Das 23 ZPEs criadas no Brasil só duas foram inauguradas

LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Nova atração Com a nova fórmula de reajuste dos combustíveis, uma espécie de gatilho, a Petrobras volta ao radar de gestores e investidores. O primeiro aumento poderá ser anunciado amanhã, com repercussão na inflação no primeiro mês de 2014. Segundo os analistas, a nova metodologia de reajuste dos combustíveis poderá trazer mais previsibilidade de caixa para a estatal. Além disso, o aumento constante da produção daqui pra frente, como já vem ocorrendo e as novas descobertas é mais “combustível” para atrair os investidores.

« INFRAESTRUTURA » Os estados do Acre e do Ceará saíram na frente e já

começam a receber as primeiras empresas. Outros enfrentam dificuldades MAGNUS NASCIMENTO

LEGISLAÇÃO A Comissão Especial da Câmara dos Deputados vota pela alteração na Lei das Micro e Pequenas. Os projetos preveem mudanças no Estatuto, alteração da tabela do Simples e a substituição tributária e a inclusão de novos segmentos. Se aprovado, o projeto segue para o Plenário da Casa.

Empréstimo

Indústria

O Ministério da Fazenda avaliza os empréstimos do RN e Ceará. Os valores somam R$ 234 milhões no caso de Rio Grande do Norte e R$ 72,6 milhões do Ceará, ambos firmados com a Caixa, dinheiro a ser usado para obras do PAC. O Ministério concedeu garantia da União para dois empréstimos tomados pelo RN junto à Caixa Econômica Federal, com a interveniência do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste.

O economista e jornalista de economia Ricardo Amorim fará a palestra de abertura da I Feira Potiguar da Indústria sobre “A economia e a indústria”. Realizada pelo Sistema Fiern, a feira acontecerá de 11 a 13 de dezembro, no Centro de Convenções, com mais de 70 estandes é voltada para empresários enxergam novos mercados e oportunidades de negócios. Mais de 300 empresas devem participar das rodadas de negócios organizadas pelo Sebrae.

PALESTRA A Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (Adhonep) traz a Natal o engenheiro e analista do Banco Central, João Carlos Peréa Monteiro. Doutor em contabilidade e finanças, escritor e palestrante, Peréa falará para empresários em um jantar promovido pela associação sobre como ter sucesso nas diversas áreas da vida. Será amanhã, às 20h, no restaurante Sal e Brasa.

Produzir e transmitir A estatal Chesf vai investir R$ 1,18 bilhão em parques eólicos, com 12 projetos que, juntos, terão energia para abastecer 1 milhão de casas populares, a partir de 2016. A estatal, em parceria com outras empresas, foi a grande vencedora do último leilão de eólica. Os parques terão capacidade instalada pa-

ra 338 megawatts (MW), o que corresponde a 38% do que foi comercializado. Mas, a própria Chesf, ganhadora de leilões de linhas de transmissão, não vem cumprindo os prazos para a instalação dessas linhas no Nordeste. Por esta e outras razões, o RN ficou de fora do último leilão de energia.

NORDESTE O lucro da americana John Deere sobe 17,3% no trimestre, para US$ 806,8 milhões. A empresa acaba de chegar ao Nordeste com a inauguração ontem em Recife, com uma filial de equipamentos para construção e hoje em Petrolina, de tratores e equipamentos. Os Conselhos Regionais de Contabilidade realizam eleições, até hoje (21), com aproximadamente 491 mil contadores participando do processo eletrônico de votação. A eleição é para a escolha de dois terços dos membros dos Conselhos Regionais de Contabilidade de todo o País. Para isso, basta acessar o portal do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br) e seguir as instruções.

1

A ocupação hoteleira vai se manter elevada em Natal, durante toda a semana. Depois do Congresso dos Médicos Urologistas, que terminou ontem, começa o XV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro até sábado. Em debate as ações dos cartórios para desafogar o Poder Judiciário. Outro tema é “A atuação dos cartórios na defesa dos direitos fundamentais sociais: uma análise crítica dos 25 anos da Constituição Brasileira”.

2

Faltando poucos dias para o início da Semana Nacional da Conciliação que acontece entre os dias 2 e 6 de dezembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região já recebeu 650 solicitações de inclusão de processos nas pautas de audiência. Os pedidos são feitos através do link em sua página oficial (www.trt21.jus.br), que receberá solicitação de inclusão de processos para conciliação até amanhã (22).

3

LANÇAMENTO A empresa RN Tecnologia apresentou ontem à noite os novos produtos para o mercado, no segmento de soluções tecnológicas inovadoras. A empresa atua desde 2001, com produtos que abrangem do desenvolvimento de hardwares para aplicações industriais até softwares de alta complexidade. São quatro novos produtos: Rede social educacional, sistema de supervisão de processo industrial, sistema de rastreamento urbano e um gestor de conteúdo para acesso em celulares. CIDADE Natal será premiada com o TOP em Turismo de 2013. A escolha ficou a cargo dos agentes de viagens que participaram da 36ª Aviestur – Feira de Turismo do Estado de São Paulo, realizada nos dias 17 e 18 de Maio, em Holambra/Campinas/SP. Natal foi premiada na categoria de Melhor Cidade Brasileira. A entrega do troféu, será segunda-feira (25), às 18h, em Campinas.

PAPAI NOEL Milhares de cartas enviadas por crianças ao Papai Noel já estão disponíveis para adoção nas agências dos Correios. Em cada uma delas, palavras e desenhos traduzem os sonhos de meninos e meninas de um Natal mais feliz. Uma aluna de 10 anos, de uma escola pública da zona rural de São José de Mipibu, pede o presente ideal que seria material escolar, para garantir os seus estudos e diminuir os gastos dos pais agricultores.

Parte da área prevista para instalação da ZPE de Assu: Implantação do empreendimento está atrasada e corre risco de ser cancelada JÚNIOR SANTOS

O

utros estados também têm enfrentado dificuldades para instalar suas Zonas de Processamento de Exportação. Das 23 já criadas em todo o país, apenas duas foram inauguradas: a de Senador Guiomard, no Acre, em 2012, e a de Pecém, no Ceará, no início deste ano. As ZPEs do Acre e do Ceará – criadas no mesmo ano em que a ZPE de Macaíba e a de Assú já começam a receber as primeiras empresas, segundo Helson Braga, presidente da Abrazpe. No Ceará, pelo menos uma empresa já começou a se instalar: a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), formada pela Vale e duas empresas asiáticas, que prometem instalar no estado a maior siderúrgica do país e produzir, por ano, 3 milhões de toneladas de placas de aço. Segundo apresentação feita pela CSP, os investimentos na Zona de Processamento no Ceará chegarão a US$ 5,1 bilhões (R$ 11,5 bilhões, considerando a cotação do dólar de ontem) até 2015. O número de pessoas empregadas diretamente na construção da siderúrgica chegará a 15 mil durante o pico da obra. O investimento que será aplicado por apenas essa empresa será suficiente para elevar em 6% o PIB do Ceará. A inauguração da ZPE de Pecém, admite Braga, presidente da Abrazpe, coloca o RN em desvantagem. A ZPE cearense é 26 vezes maior que a de Macaíba e está localizada dentro do Porto de Pecém, um dos maiores do

ENTENDA AS ZPES OBJETIVOS à Atrair investimentos estrangeiros; à Reduzir desequilíbrios regionais; à Fortalecer o Balanço de Pagamentos; à Promover a difusão tecnológica;

Braga: Com ZPEs em estados vizinhos, RN está em desvantagem à Criar empregos;

ì O QUE ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior que reúnem empresas que produzem bens com foco principalmente na exportação

POR QUE As empresas que se instalam em ZPEs têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos e o principal requisito é o seu caráter eminentemente exportador

Nordeste. “O RN está em desvantagem. Sua ZPE tem que ser muito melhor que a dos outros. Por

isso, a privatização”, observa. A falta de competência técnica e de recursos suficientes por parte do governo do estado e da prefeitura de Macaíba foram determinantes para a decisão adotada no RN, segundo ele. Três anos após publicação do decreto de criação, a ZPE de Macaíba já era para estar funcionando, mas não passa de um terreno cercado, observa o presidente da Abrazpe. A empresa que vencer a licitação da Zona de Processamento de Exportação de Macaíba terá direito de cobrar um aluguel e uma espécie de taxa de condomínio para as empresas que se instalarem na área, de acordo com informações divulgadas pela Abrazpe. A reportagem tentou contato com o prefeito de Assu, Ivan Júnior, para obter detalhes sobre a ZPE do município, mas não obteve êxito.

à Promover desenvolvimento econômico e social do país; à Aumentar a competitividade das exportações brasileiras. Incentivos que as empresas instaladas nessas áreas recebem: Para aquisição de bens e serviços, contam com suspensão dos seguintes tributos: à No mercado interno: IPI;COFINS;PIS/PASEP à Na importação: II; IPI; COFINS – Importação; PIS/PASEP - Importação; e AFRMM. Fonte: Abrazpe


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

economia

Justiça mantém leilão do Aeroporto do Rio de Janeiro « GALEÃO » O Ministério Público Federal questiona pontos do edital

de concessão e pedia a suspensão do leilão, mas o pedido foi negado DIVULGAÇÃO

R

io (AE) - A Justiça Federal não aceitou o pedido de liminar do Ministério Público Federal para suspender do leilão do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, marcado para amanhã. Na decisão, o juiz responsável pelo caso avalia que a ação “parece invadir” a área de competência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ao questionar as exigências de segurança do edital de concessão do terminal. A ação foi a movida pelo MPF na quinta-feira, 14, e questionava a “omissão” do edital em relação aos quesitos de segurança do terminal. A ação pedia duas medidas liminares, uma para suspender o leilão do aeroporto do Galeão e outra para obrigar a Anac a realizar audiência sobre os termos do edital de concessão referentes à segurança do terminal. No despacho publicado na noite de terça-feira, 19, o juiz Raffaele Felice, da 1ª Vara Federal, afirmou que somente a Anac possui “autoridade e competência técnica” para regulamentar a segurança dos aeroportos. O juiz avaliou que o edital deixa claro que a futura concessionária tem o “dever de atender prontamente as resoluções da Anac editadas a qualquer tempo”. “Impor ao contrato de concessão cláusulas que espelhem a necessidade de melhorias sob a ótica do Ministério Público me parece uma perigosa interferên-

Aeroporto do Galeão, no Rio: O aeroporto será leiloado amanhã, assim como o de Confins (MG)

cia na discricionariedade técnica da autarquia”, diz o documento.

Riscos Na ação, o MPF elencou riscos existentes no terminal, como falta de câmeras de vigilância, precariedade de inspeção de controle de funcionários e de checagem de bagagem, entre outros problemas, como roubos e furtos. Em resposta, a Advocacia Geral da União (AGU) apresentou um posicionamento jurídico em que afirma que o aeroporto não sofrerá “qualquer diminuição em relação aos padrões e requisitos de segurança”. A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), informou ontem que as concessionárias

vencedoras terão que investir R$ 9,2 bilhões em “segurança e conforto” dos passageiros dos terminais de Galeão e Confins, que serão leiloados na sexta. Para evitar novos questionamentos judiciais, a AGU montou um plantão especial para responder a possíveis pedidos de suspensão. Cinco consórcios apresentaram na segunda-feira documentação e propostas para a disputa pelos aeroportos do Galeão, no Rio, e de Confins, em Minas Gerais. A Anac divulga nesta quinta as empresas que não cumpriram todas as exigências legais para a inscrição no certame. A expectativa do governo é de um ágio superior a 350% no valor da outorga de R$ 4,9 bilhões, para

o Galeão, e R$ 1,096 bilhão para Confins. Entre as concorrentes está a Invepar, empresa que já opera o terminal de Guarulhos, em São Paulo. Também integram o consórcio as empresas EcoRodovias e Fraport, operadora do aeroporto de Frankfurt. Também confirmaram participação os consórcios formados por Odebrecht TransPort e a operadora Changi (Cingapura); Queiroz Galvão e Ferrovial (operadora de Heathrow, em Londres); a Carioca Engenharia com GP Investimentos e as operadoras ADP (Paris) e Schiphol (Amsterdã); e ainda a CCR em parceria com a suíça Flughafen Zurich (Zurique) e alemã Flughafen München (Munique).

« GOVERNO »

Projeção de alta do PIB é mantida em 2,5% este ano

B

rasília (AE) - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou ontem que será mantida a previsão de crescimento da economia brasileira este ano em 2,5%. Amanhã, o Ministério do Planejamento terá que divulgar o relatório de avaliação bimestral de receitas e despesas. Para isso, fixa parâmetros macroeconômicos que embasam as previsões de receitas. “Nós estamos no final do ano. Temos a visão de que vamos crescer 2,5% este ano. Vamos manter isso no relatório. Faremos ajustes sem grandes mudanças em relação ao relatório anterior”, afirmou ao sair da Câmara dos Deputados, onde participou de audiência pública. Miriam disse que, do lado das receitas, a principal alteração será a inclusão da previsão de arrecadação em 2013 com a abertura dos parcelamentos especiais (Refis) para multinacionais, bancos e seguradoras e a reabertura do chamado Refis da Crise para os contribuintes inadimplentes.

viver

De terça a sábado

3


4

economia

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Discussão sobre reajuste é adiada « COMBUSTÍVEIS » Reunião da Petrobras em que seria discutido o futuro sistema de reajuste automático dos combustíveis ocorreria amanhã, mas, por falta de consenso, ficou para a quinta-feira da próxima semana ADRIANO ABREU

Proposta é de reajuste com base em cotações internacionais

B

rasília (AE) - Por falta de consenso em torno do futuro sistema de reajuste automático dos combustíveis, a reunião do Conselho de Administração da Petrobras foi adiada para quinta-feira da próxima semana. O encontro estava marcado para esta sexta, 22. A avaliação no governo é que a pauta ainda não está madura para ir à deliberação dos conselheiros da estatal. O Ministério da Fazenda tem resistências ao modelo proposto pela Petrobras, que prevê correções periódicas dos preços com base nas taxas de câmbio e nas cotações do petróleo no mercado internacional. O ministro Guido

Mantega já afirmou que é preciso cuidado para que não se crie um novo mecanismo de indexação no País, que pode prejudicar o controle da inflação. Mantega também não gostou de a proposta ter sido divulgada pela empresa antes de sua aprovação. A presidente da Petrobras, Graça Foster, informou no final de outubro, durante a divulgação do balanço da empresa do terceiro trimestre de 2013, que a diretoria da estatal apresentou ao conselho de administração uma nova metodologia para reajuste dos combustíveis.

Metodologia Logo após essa divulgação, po-

A metodologia de reajuste é coisa séria, não pode ser feita de afogadilho” GUIDO MANTEGA Ministro da Fazenda

rém, Mantega fez questão de afirmar que o governo ainda estava trabalhando no mecanismo que permitirá a correção automática dos preços dos combustíveis. “Não há metodologia fixada”, disse. “A metodologia de reajuste é coisa séria, DIVULGAÇÃO

não pode ser feita de afogadilho”. O conselho teria até esta sexta-feira para analisar e se posicionar sobre a proposta. A intenção, segundo ela, é dar maior previsibilidade ao alinhamento dos preços domésticos do diesel e gasolina às cotações internacionais dos dois produtos. A Petrobras também já divulgou um fato relevante ao mercado informando que a nova fórmula estava em estudo. Mas, segundo o próprio Mantega, o comunicado só foi divulgado para atender à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já que essa é uma informação sensível, que afeta o mercado.

« NEGÓCIOS »

Sebrae oferece capacitação em Congresso no Seridó DA AGÊNCIA SEBRAE RN

A O iPhone 5S é o modelo mais caro já vendido pela Apple no País

« CONSUMO »

Novos iPhones chegam ao Brasil custando até R$ 3.599 Os novos modelos serão disponibilizados pelas operadoras à meia-noite de 6ª feira

S

ão Paulo (AE) - Os novos iPhones 5S e 5C, lançados pela Apple em setembro, chegam ao Brasil à meia-noite de sexta-feira, 22, pelas operadoras Tim, Claro, Vivo e Oi. Os preços variam de R$ 949 (5C) a R$ 3.599 (5S), tornando o iPhone 5S o modelo mais caro já vendido pela Apple no País. O iPhone 5C era previsto para ser um modelo mais acessível, mas tem preço elevado para mercados emergentes como o Brasil. O modelo chega ao Brasil custando R$ 1.999 (com 16GB) e R$ 2.399 (32GB) na versã0 desbloqueada, de acordo com dados da Tim. Esse valor pode cair para R$ 949 no plano pós-pago, segundo a Vivo. O mesmo modelo custa entre US$

549 e US$ 649 na versão desbloqueada nos EUA. Já o iPhone 5S, que tem como principal novidade um leitor de impressões digitais no seu botão frontal para substituir a inserção do código para desbloqueio do celular, custará, em sua versão desbloqueada mais barata R$ 2.799 ( 16GB). O preço sobe para R$ 3.199 (32GB) e R$ 3.599 (64GB) de acordo com a Tim. Nos EUA, a versão desbloqueada mais cara custa US$ 849. Na versão pós-paga, os preços começam em R$ 1.749 (16GB) na Vivo As demais operadoras não divulgaram os valores dos planos pós-pagos dos modelos. O valor cobrado pelos novos modelos do iPhone no País voltou a chamar a atenção para o custo dos eletrônicos no Brasil. Recentemente, a Sony anunciou o lançamento do Playstation 4 no País por R$ 4 mil, preço mais caro cobrado pelo console no mundo Nos EUA, o videogame custa US$ 399.

s ações da Semana Global de Empreendedorismo em Caicó começam com a segunda edição do Congresso de Negócios e Empreendedorismo do Seridó, a partir desta quinta-feira (21), na Casa do Empresário de Caicó. As atividades previstas para empreendedores da região foram inseridas na programação do evento. O diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, é um dos convidados do painel de abertura, que vai tratar do tema Desafios do Desenvolvimento Sustentável. A palestra está prevista para as 20h, de amanhã. O Congresso de Negócios e Empreendedorismo do Seridó será realizado no período de 21 a 23 de novembro. A programação consta de palestras, debates, casos de sucesso e minicursos que abordarão temas relacionados à inovação, superação e sustentabilidade. No evento, o Sebrae disponibilizará dois minicursos: ‘Caminho da Inovação na Pequena Empresa – da Ideia ao Resultado’, a ser ministrado pelo doutorando em administração (PUC), Sueldo Câmara, e ‘Cinco Menos que são Mais – Redução e Desperdícios’, com o engenheiro mecânico Carlos Magno Soares Teixeira. O Congresso terá uma programação de 25 horas de aula e irá receber nomes de destaque no cenário nacional. O cientista e meteorologista Luiz Molion, o consultor potiguar Fred Alecrim, o professor da UFRN Ricardo Valentim e o comediante Murilo Gun, são alguns deles. “Criatividade, máquina de resolver problemas” será o tema da palestra-show do humorista, que é considerado um dos fenômenos da internet no Brasil. Os vídeos dele já tiveram mais de 15 milhões de visualizações no youtube. Murilo Gun é formado em administração, com MBA em Gestão de Negócios e faz sempre palestras que conciliam o humor e a informação. Histórias de empreendedorismo também serão contadas. Gilson dos Santos, do Supermercado Santa Rita e Massas Vitakera; Marcos Guedes, diretor dos Lacticínios Isis; João das Castanhas, da Casa do Nordeste, e Genivan Josué Batista, presidente do Grupo A Construtora, contarão como conseguiram alcançar o sucesso.


NOVELA

Amor à vida: Perséfone passa mal e é internada às pressas. PÁGINA 2

CANAL ZAP

HOJE NA TV

Miguel Thiré viverá personagem na trama das nove da Globo, "Em Família". PÁGINA 2

A criação da ópera Dr Atomic é detaque em Film&Arts. Na TV Cultura, será exibido Claude Chabrol, o artesão. PÁGINA 2

GOIAMUM DESTACA A REALIDADE FEMININA E PRESTA HOMENAGEM À ATRIZ ZEZÉ MOTTA, DIA 25. PÁGINA 4

BLOG AO PONTO Veja como fazer a receita “Tilápia à New Orleans”.

tribunadonorte.com.br/aoponto

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 21 de novembro de 2013

O sonho de um tenor O

universo conspira a favor do cantor lírico Kaio Morais, agora ele busca apoio coletivo para tornar o sonho de estudar fora do país realidade. Graduado no curso de Licenciatura em Música pela UFRN, onde atualmente faz o Bacharelado, Kaio embarcou em uma corrida contra o tempo desde que ficou sabendo ter sido admitido na Schulich School of Music da McGill University, instituição canadense entre as dez melhores faculdades na área musical do mundo. O potiguar, que conta com apoio de vários professores da Escola de Música da UFRN, tem até o próximo dia 10 de dezembro para levantar R$ 20 mil se quiser garantir a vaga. Parte desse valor foi doado pelo Sesi-RN, e a outra parte o rapaz de 22 anos espera conseguir com venda de ingressos para recitais e/ou através de doações no sistema “crowdfunding” – palavrão que na prática significa “financiamento coletivo”. Para tanto, Kaio Morais abriu a página benfeitoria.com/kaiomorais onde qualquer pessoa pode colaborar com a causa. Em números, na ponta do lápis, não é muito: 800 pessoas doando R$ 25 ou 400 contribuições de R$ 50 cada. “Esse dinheiro garante minha vaga no curso por um ano, hospedagem e alimentação eu consigo por lá trabalhando”, disse Morais a reportagem do VIVER. Por enquanto ainda não há uma novos recitais programados. Professor da rede estadual de ensino, Kaio começou a vislumbrar novos horizontes profissionais em maio do ano passado durante a Semana do Canto Lírico da EMUFRN, quando participou de aulas do professor canadense Stefano Algieri. “Em uma dessas masterclasses (aula especial para músicos) o talento de Kaio chamou atenção do professor Algieri, que se disponibilizou a dar aulas via internet”, contou o pianista e professor da Escola de Música Durval Cesetti.

Cantor lírico Kaio Morais faz maratona de shows e campanha de doação coletiva, no sistema “crowdfunding”, para arrecadar verba que lhe garantirá a estada na Schulich School of Music da McGill University, instituição canadense entre as dez melhores faculdades na área musical do mundo DIVULGAÇÃO

Impressionado com a evolução do cantor potiguar, Algieri fez o convite para seu aluno virtual fazer a seleção da Schulich School, onde é professor. Cesetti lembra que Algieri comentou na ocasião que Kaio “é um dos melhores jovens talentos que eu já escutei, um talento de primeira qualidade, um talento a nível mundial”. Cesetti reforça a campanha: “Kaio impressiona a todos com quem trabalha. Extremamente dedicado, inteligente e talentoso, possui uma elevada habilidade musical”. O potiguar cumpriu todas as etapas burocráticas, passou na difícil prova do Toefl (que mede a proficiência do candidato no inglês) e enviou vídeos cantando em russo, italiano, alemão, inglês, francês e português. “Só está faltando esse dinheiro”, destacou Kaio Morais. Nascido em Natal, o tenor e pianista Kaio Morais tem atuado em diversos projetos desde meados de 2007: foi monitor no Curso Básico (piano e teoria musical) e no Projeto de Iniciação a Cordas da EMUFRN; professor de Canto Coral da Escola de Música de Macaíba; e pianista do projeto de musicoterapia desenvolvido no Hospital Walfredo Gurgel. Atualmente, além de professor do Estado, também é pianista-acompanhador da classe da professora de canto Elke Riedel na Escola de Música.

Algieri, da Schulich School of Music da McGill University, fez questão de redigir uma carta pedindo apoio ao pupilo: “Tive a grande honra de ser convidado pela Escola de Música da UFRN para me apresentar e conduzir masterclasses durante a Semana do Canto Lírico em maio de 2012, onde conheci vários jovens cantores ansiosos em aprender. Um dos cantores era realmente um excepcional tenor, Kaio César Freitas Morais. E é com grande satisfação que escrevo esta carta de recomendação em apoio a ele. Ele é um dos melhores jovens tenores que eu tive o prazer de ouvir. Possui uma bela voz de qualidade mundial, e talento com potencial para uma carreira internacional. Sabendo da rica história de grandes músicos brasileiros, e a reputação de seu país no apoio a cultura, música e arte, eu escrevo esta carta para pedir sua assistência financeira para ajudá-lo nesta época crítica de desenvolvimento. Ele precisa de ajuda para desenvolver seu talento e preparar-se para uma carreira internacional”.

Carta de apoio

VIDEO

Como cantor teve suas primeiras experiências no Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, com o qual participou como coralista e solista nos espetáculos “Amor à La Carte”, “A Morte da Soprano” e em diversas cenas líricas produzidas pelo grupo. Teve papel de destaque como solista na tonadilla (canção tradicional espanhola) “Al fin Vence la Mujer” e desde 2010 faz parte do Madrigal da UFRN, onde assumiu o cargo de coralista e ensaiador substituto. O professor canadense Stefano

www.tribunadonorte.com.br Evocação - Heitor Villa-Lobos http://www.youtube.com/watch?v=kR3UJhgCKQ Minha Terra - Waldemar Henrique http://www.youtube.com/watch?v=6xVh oM2YLX4 O Del Mio Amato Ben - Stefano Donaudy http://www.youtube.com/watch?v=IX6sL Y0pLL4&feature=youtu.be A Vucchella - Paolo Tosti http://www.youtube.com/watch?v=J11ym g9BGJM

SERVIÇO Kaio Morais em cena de Al fin Vence la Mujer, com a cantora lírica Daliana Cavalcanti

Programação

« DRAMATURGIA »

O teatro anda solto no Barracão

A

s comemorações em torno dos 20 anos de atividades dos Clowns de Shakespeare segue a todo vapor até o próximo dia 25 de novembro. O grupo criou o festival “O mundo inteiro é um palco” para abarcar toda a programação festiva que celebra a data, e hoje recebe o pessoal do Arkhétypos (RN) e os pernambucanos do Magiluth – o primeiro aceitou o desafio de apresentar uma versão de “Hamlet”, montagem mais recente dos Clowns, dentro da mostra de cenas curtas; enquanto o segundo encena o espetáculo “Viúva, porém honesta”. O teatro rola solto a partir das 19h30 no Barracão em Nova Descoberta. Os ingressos para assistir os espetáculos no Barracão Clowns custam R$ 30 (valor inteiro), mas as cenas curtas, de até 15 minutos, acontecem na calçada em frente a sede do grupo mais ativo do teatro potiguar na atualidade. Amanhã, no mesmo horário, o grupo Facetas, Mutretas e Outras Histó-

Informações sobre a campanha na página eletrônica kaiomorais.com

rias faz cena curta de “Fábulas” e o Alfenim (PB) apresenta o espetáculo “O Deus da Fortuna”. Ao longo dessas duas décadas, o Clowns de Shakespeare montou uma estrutura profissional, investiu em formação, consolidou uma teia de contatos (principalmente no Nordeste) e comprovou ser possível fazer teatro, e conquistar reconhecimento nacional, sem precisar mudar de ‘mala e cuia’ para o Sul maravilha. Por dois anos, o grupo contou com suporte financeiro da Petrobras dentro de programa voltado para manutenção de grupos teatrais, patrocínio que venceu em fevereiro deste ano. “No momento estamos sem uma empresa mantenedora, por isso estamos batalha por outras alternativas, inscrevendo projetos em editais. O não podemos é dar um passo atrás”, avaliou o diretor Fernando Yamamoto. O núcleo do grupo é formado por 15 pessoas, entre atores, diretor, produtor e equipe técnica. Desde 1993 o grupo já montou 14 es-

DIVULGAÇÃO

Barracão Clows Dia 21, quinta Cena curta “Hamlet”, com o grupo Arkhétypos (19h30); e “Viúva, porém honesta”, com Magiluth (PE) (20h) Dia 22, sexta Cena curta “Fábulas”, com o Facetas (19h30); e “O Deus da Fortuna”, do grupo Alfenim (PB) (20h) Dia 23, sábado Cena curta “O Capitão e a Sereia”, com os grupos Estandarte e Carmin (19h30); e “Retrato do Artista Quando Coisa”, da Bololô Cia de Arte (RN) (20h). Às 23h, no DoSol, Ribeira, “O mundo inteiro é uma festa” com a banda Rosa de Pedra e DJ Cícero (CE) Anfiteatro da UFRN Dia 24, domingo 18h - “Sua Incelença, Ricardo III”, com os Clowns de Shakespeare

petáculos e se apresentou em seis países, incluindo o Brasil, para um público total estimado em 150 mil pessoas. No país, acumula passagem por 80 cidades das cinco regiões. Após a segunda etapa do Programa Petrobras de Distribuição

de Cultura, no segundo semestre, quando encenam “Sua Incelença, Ricardo III” no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, só vai faltar o Amazonas para os potiguares marcarem presença em todo o território nacional.

Grupo pernambucano Magiluth encena “Viúva, porém honesta”, na maratona de aniversário dos Clowns

Dia 25, segunda 20h - “Os Gigantes da Montanha”, do Grupo Galpão (MG) Serviço: Festival “O mundo inteiro é um palco” segue até o dia 25, com apresentações no Barracão Clowns e anfiteatro da UFRN. Informações: 3221-1816 ou clowns.com.br


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR LUIZA DANTAS/CZN

Trabalho longo

Primeiros passos

As novelas têm se tornado um produto raro no currículo de Miguel Thiré. Nos últimos anos, o ator privilegiou séries como “Sansão e Dalila”, da Record, e “Copa Hotel”, do GNT. No entanto, após um período de folga dos folhetins, ele volta ao formato na próxima trama das nove, “Em Família”, como o dedicado médico Gabriel. “Tinha saudade de fazer novela. É um trabalho com muita quantidade de cenas, o que dá mais fluidez. Já nas séries há um padrão mais cinema e um tempo mais lento”, compara. Na história de Manoel Carlos, o personagem de Miguel será namorado de Sílvia, interpretada por Bianca Rinaldi, e amigo de Felipe, papel de Thiago Mendonça, que terá problemas com alcoolismo. Ao decorrer dos capítulos, Gabriel e Sílvia tentam salvar o amigo do vício. “O Gabriel vai ter ciúmes dessa relação entre a Sílvia e o Felipe. Ele vai se sentir carente de atenção”, adianta Miguel, que não acredita que seu personagem possa enveredar

Os trabalhos de “O Caçador”, próxima série policial da Globo, já começaram. Esta semana, o elenco recebeu os primeiros capítulos da produção escrita por Marçal Aquino e Fernando Bonassi. As gravações devem se iniciar em janeiro. O projeto tem direção de núcleo de José Alvarenga. A série é protagonizada por Cauã Reymond e Cleo Pires.

Longo prazo

para a vilania. “O Manoel Carlos não costuma ter esses arquétipos. Os personagens são bem naturalistas”, completa. Pela primeira vez trabalhando em uma obra do autor, o ator se encantou com a possibilidade de integrar o elenco do último folhetim de Maneco. “É um autor que respeito muito. As novelas dele sempre me atraíram. Ele tem uma personalidade na escrita”, elogia.

Só no batidão A funqueira MC Bruninha fará uma participação no especial de fim de ano da Record, “Tá Tudo em Casa”. A cantora irá participar das sequências de uma festa da trama escrita por Letícia Dornelles e cantará seus grandes sucessos. A produção deve ir ao ar no dia 8 de dezembro e conta com Juliana Silveira, Luciano Szafir, Antônia Fontenelle e Camila Rodrigues no elenco.

« NOVELAS » Malhação Globo 17:30

Joia Rara Globo 18:00 Lola fica com ciúme ao ver Volpina na casa de Fabrício. Venceslau protege Volpina de Benito e acaba apanhando dele. Ernest diz a Venceslau que não fará mal a Volpina se ela mudar o depoimento. Ela diz ao delegado que foi forçada por Mundo a mentir e afirma que Ernest é inocente.

Otismismo A série ‘’Doctor Pri’’ ainda não estreou, mas a Globo se mostra

Chiquititas SBT, 20:30 Vivi entra na cozinha e destrata todos. Eduarda chega à mansão e pede para conversar com Carmen. Uma mulher chamada Estefânia se apresenta como mãe de Mili. Mili conta a Duda sobre sua mãe. Mosca aparece no lugar e Mili desliga o celular. Mosca revela que sentirá a falta de Mili se ela for embora.

Amor à vida Globo 21:00 Glauce recusa ajuda a Félix. Maciel tenta se aproximar de Pilar. Aline procura Bruno em seu trabalho. Perséfone passa mal e é internada às pressas. Na reunião para a escolha do novo presidente do San Magno, Félix mostra o relatório sobre César feito por Atílio.

Pecado Mortal Record 22:30

Assis consente que Marlon fale com Tereza. Kléber e Edu combinam de receber as mercadorias à noite. Acontece um blecaute em Tapiré. Tereza vai até a Central de Energia da Comunidade. Líder Jorge avisa a Tereza que a filha de LC é a mais nova integrante do Grupo. Celina é

Patrícia aceita fugir com Carlão e os filhos. Veludo rapta Patrícia. Carlão se oferece para ficar no lugar de Patrícia. Veludo faz Carlão de refém. Otávio atira em Veludo. Carlão e Otávio se disfarçam de seguranças, entram na casa e encurralam Danilo e Omar.

★ ★ ★ ★ THOR 2: O MUNDO SOMBRIO (10 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões (leg) 14h10, 16h30, 18h50 e 21h10 / Moviecom 6. Sessões (3D) (dub) 14h50, 17h10 e 19h30 / Moviecom 6. Sessões (3D) (leg) 21h50 / Cinemark 5. Sessões (leg) 16h20 e 21h20 / Cinemark 7. Sessões (3D) (dub) 12h (sáb e dom), 14h30, 17h05, 19h45 e 22h10 (sáb) Thor (Chris Hemsworth) luta para salvar a Terra e os Nove Reinos de um inimigo sombrio, mas uma antiga raça liderada pelo vingativo Malekith (Christopher Eccleston) retorna para levar o universo de volta às trevas. Enfrentando um inimigo que nem mesmo Odin (Anthony Hopkins) e Asgard são capazes de derrotar, Thor embarcará em sua jornada mais perigosa e pessoal que o reunirá Jane Foster (Natalie Portman) e o forçará a sacrificar tudo para salvar a humanidade. Direção: Alan Taylor ★ ★ ★ MEU PASSADO ME CONDENA (12 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 15h50, 18h10 (sáb, dom e feriado) e 20h30 / Cinemark 3. Sessões 12h40, 15h, 17h20, 19h40 e 22h / Cinemark 5. Sessões 14h, 18h50 (exceto ter e qui) e 23h50 (sáb) Com apenas um mês de namoro Fábio e Miá resolvem se casar e passar a lua de mel em um cruzeiro até a Europa. O problema é que na viagem eles encontram seus respectivos exnamorados, Julia e Tiago, agora casados e também em lua de mel. Direção: Júlia Rezende

★ ★ ★ ★ ★ BLUE JASMINE (12 anos, legendado) Moviecom 3. Sessões 15h10, 17h15, 19h20 e 21h30 Jasmine (Cate Blanchett) vive na alta sociedade em Nova York. Sua vida muda completamente quando ela separa-se do marido e perde todo seu dinheiro. Com isto ela é obrigada a ir morar com sua modesta irmã em São Francisco. Agora, distante de seu luxuoso universo, Jasmine precisará reorganizar toda sua vida. Direção: Woody Allen

l JOGOS VORAZES EM CHAMAS

(14 anos, dublado e legendado) Moviecom 4. Sessões (leg) 15h20, 18h20 e 21h20 / Moviecom 7. Sessões (dub) 14h20, 17h20 e 20h20 / Cinemark 1. Sessões (dub) 13h, 16h10, 19h20 e 22h30 / Cinemark 2. Sessões (leg) 11h40 (sáb e dom), 14h50, 18h, 21h10 e 0h20 (sáb) / Cinemark 6. Sessões (dub) 12h10 (sáb e dom), 15h20, 18h30 e 21h40 Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) retorna a salvo, depois de ter ganhado o 74º Jogos Vorazes com o colega Peeta Mellark. Vencer significa que eles devem retornar e abandonar sua família e amigos próximos, embarcando na “Turnê da Vitória” nos distritos. No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo que o Presidente Snow prepara o 75º Jogos Vorazes, uma competição que pode mudar Panem para sempre. Direção: Francis Lawrence

Claude Chabrol, o artesão Tv Cultura, 21h Dirigido por Patrick Le Gall, o filme narra a vida e obra deste cineasta francês. O que anima esse retrato é o contrário de um cenário: não procurar fazer uma retrospectiva da longa carreira desse cineasta, mas evocar sua personalidade. Uma personalidade tão densa que se extravasa na sua maneira de filmar os locais, os seres, as situações, que dá aos filmes de Chabrol um sabor bem particular e reconhecível. É como um fio condutor na carreira de Chabrol: seus filmes mudam e evoluem com ela.

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Tensões entre interesses, preocupações familiares e obrigações de trabalho com o chefe. Um dia delicado, para você se mover com cuidado. Se perder a paciência, pode criar mais tensão ainda. Atenda os dois polos de cada vez.

Touro 21/04 a 20/05 Lua e Júpiter passam o dia todo juntinhos, somando forças a favor da expansão de seu conhecimento. Favorecem também os relacionamentos e a troca de informações. Tudo bem carregado de emoção e sentimento. Confrontos éticos.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Com o emocional coletivo bem carregado à sua volta, você é dos poucos que ainda consegue manter a cabeça fria, para enxergar todos os lados no embate. A força da lei versus a força do hábito é uma briga e tanto para você encarar hoje.

Câncer 21/06 a 21/07 Com a Lua ainda em seu signo, a diretiva mais importante é manter o cuidado com a saúde, atendendo as suas necessidades físicas e emocionais. A pressão que vem na direção contrária é grande, terá de atender algumas urgências externas.

Foi mal A falta de expressão de Christiana Ubach, a Paulinha de “Além do Horizonte’’. A atriz apresenta a mesma cara apática em todas sequências e mostra não estar preparada para aguentar um papel de destaque. ★★★ Nesta quinta, o “Conexão Repórter” traz revelações delicadas sobre a questão do suicídio. ★★★ Daniela Albuquerque ajuda, hoje, Maria Aparecida a recuperar a vaidade no “Sob Medida”, da RedeTV!. ★★★ Hoje, o “The Voice Brasil’’ entra no seu último dia de batalhas. ★★★ A Globo exibe, nesta quinta, o filme “Fuga Pela Vida”, do “Festival de Sucessos”.

★ ★ ★ ★ ★ CAPITÃO PHILLIPS (14 anos, legendado) Moviecom 5. Sessões 19h e 21h40 / Cinemark 4. Sessões 20h e 23h (sáb) Baseado na história real do capitão Richard Phillips (Tom Hanks), que aceita ser tomado como refém por piratas somalianos em troca da liberdade da sua tripulação. Direção: Paul Greengrass ★ ★ ★ BONS DE BICO (Livre, dublado) Moviecom 5. Sessões 14h40 e 16h40 / Cinemark 4. Sessões 13h20, 15h30 e 17h50 Jake e Reggie são dois perus com grandes diferenças e poucas afinidades. Mas o destino unirá essas duas figuraças, quando eles terão que viajar no tempo juntos para mudar os rumos da história e fazer o impossível: impedir que os perus se tornem o prato tradicional do Natal. Direção: Jimmy Hayward l DEPOIS DE MAIO

(16 anos, legendado) Cinemark 5. Sessão 18h50 (ter e qui) Arredores de Paris início dos anos 70. Jovem estudante é pego em uma manifestação política e criativa. Mas assim como seus amigos ele está dividido entre um compromisso sério com a causa e suas questões pessoais. Em viagem á Itália e Londres ele começa a encontrar seu caminho. Direção: Olivier Assayas

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

Áries 21/03 a 20/04

Depois de deixar o elenco do “The Voice Brasil”, Daniele Suzuki voltou a se dedicar integralmente ao Multishow. A apresentadora estreia, no próximo dia 27, o “Vamos Rachar”. Na produção, ela percorre as ruas de São Paulo em busca de participantes para a brincadeira. Com um ‘’tablet’’ nas mãos, ela testa as pessoas com questões de conhecimentos gerais. As perguntas são feitas pelo próprio elenco do canal, como Bruno De Luca, Didi Wagner, Dani Valente e Miá Mello, ou por artistas como Claudia Leitte e Emicida.

O entrosamento entre Mariana Ximenes e Leandro Lima, que vivem Aurora e Davi, em “Joia Rara”. Os dois apresentam um casal divertido e simpático sem cair na “água com açúcar” dos demais pares do folhetim.

« CINEMA »

Além do Horizonte Globo 19:00

“Wonders Are Many”: a criação da ópera Dr Atomic Film & Arts, 19h30 Documentário segue o compositor John Adams e o diretor Peter Sellars no transcurso do ano que trabalharam para transformar a lenda de J. Robert Oppenheimer num drama musical como nenhum outro: a ópera sobre o estranho e maravilhoso Dr. Atomic. O especial mostra o trabalho para criar uma ópera a partir da vida do cientista e aborda temas como as ações acidentais dos homens que criaram a primeira bomba atômica, a corrida armamentista e a convivência das armas atômicas com o terrorismo.

Perguntas e respostas

Foi bem

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

capturada na escuridão.

Todos ficam chocados e Meg tenta se explicar. Zureta, Minhoca e Junior não entendem o comportamento de Sidney. Os alunos são hostis com Sidney e Virgilio o defende. Meg diz que voltará para os EUA. Tita ouve quando Antônio diz que desistiu de procurar seu pai. Ben se desculpa com Sofia.

Ticiane Pinheiro negocia a renovação de seu contrato, que vence em dezembro, com a Record. A apresentadora do “Programa da Tarde” deve permanecer na casa por mais dois anos. Recentemente, ela foi uma das artistas responsáveis pelo comando do “Domingo da Gente”. No entanto, não cogita ter uma produção própria na emissora, por enquanto. “O futuro a Deus pertence. Estarei à disposição do canal para o que eles quiserem”, desconversa.

otimista com o novo projeto de Aguinaldo Silva. Com previsão de ir ao ar a partir do ano que vem, a série protagonizada por Gloria Pires pode ganhar mais duas temporadas, segundo o autor. A trama principal contará a história da doutora Priscila, sua família e amigos. Além disso, cada episódio retratará diferentes casos de pacientes da médica, o que enriquece a possibilidade de participações especiais ao longo da produção.

Episódio inédito de The Good Wife Universal, 22h No episódio com participação de Stockard Channing e Bruce McGill, a Lockhart/Gardner representa no tribunal o diretor financeiro de uma empresa de arquivamento online de impostos que é acusado de fraude. A sessão é encerrada quando a questão do privilégio matrimonial elimina uma evidência - a gravação de uma conversa telefônica particular entre o réu e sua esposa. Mas o verdadeiro caso para Alicia será a intimação recebida pela mãe dela informando que ela não herdou todos os bens do marido.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br

Zoombido recebe Leandro Lehart Canal Brasil, às 20h30 Batizada de “Memórias Artesanais”, a nova temporada foi sediada em São Paulo. Com o objetivo de chegar mais próximo de artistas que estão por lá, o músico e apresentador Moska foi com sua equipe e registrou conversas musicais com quem representa tão bem o movimento da cidade. Com mais de 300 músicas gravadas por nomes como Alcione, Seu Jorge, Fundo de Quintal e Jorge Ben Jor, o cantor e compositor Leandro Lehart - exvocalista do grupo Art Popular - é o convidado.

Olha Quem Está Falando Sessão da Tarde Globo, 16h Comédia que fez sucesso no final dos anos 80, com direção de Amy Heckerling, o filme traz no elenco John Travolta, Kirstie Allen, Olympia Dukakis, George Segal. Mãe solteira abandona o amante mulherengo e procura um pai digno para o bebê. As dores do parto começam justo quando ela está em um taxi, cujo motorista pobretão mas muito alegre e dedicado, a socorre e a acompanha. Os dois se apaixonam e têm o bebê juntos, mas não sabem que a criança ouve e entende tudo, além de fazer comentários sobre os acontecimentos da vida diária.

O poder do clã versus o poder do Estado, com Lua e Júpiter opostos a Vênus e Plutão Leão 22/07 a 22/08

Saúde e trabalho, rotina e necessidade de ser mais livre e menos pressionado por demandas de todo tipo. Este é o tom geral desta quinta-feira delicada. Razão e emoção em dissonância trazem chance também de entender algo obscuro, tente.

Virgem 23/08 a 22/09 Você conta com bons apoios hoje. Por meio de sua energia focada em objetivos claros e mais cuidado com detalhes, angaria atenção e apoio de entidades. Amigos reforçam suas decisões. Trabalho em equipe tem ótimo resultado, vá fundo.

Libra 23/09 a 22/10 Librianos estão no meio de um fogo cruzado astral hoje. Por causa dele, precisam redobrar atenções. Você está disposto a cuidar melhor dos seus interesses e metas externas, sociais e profissionais. A pressão vem de casa, no sentido contrário.

Escorpião 23/10 21/11 Seus sonhos podem esclarecer caminhos hoje. Confie neles como faróis num dia difícil. Confie no que sentir, suas emoções o levarão ao lugar certo. Intuição certeira sobre assuntos jurídicos. Cuidado com o que vai expor aos mais próximos.

Sagitário 22/11 a 21/12 Alerta vermelho astral nas finanças hoje, com a flutuação de interesses de clientes e a pressão de dívidas tirando seu sono. Boa opção é investir em imóveis, mas terá de fazer isso sozinho, sem sociedade com ninguém. Tudo na discrição.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Sedução, charme e poder. Cuidado hoje com isso! São instrumentos que podem, sim, levar seu parceiro a fazer o que é contrário a ele próprio, mas o resultado é triste. Respeite as medidas do outro e suas necessidades. Como você iria julgar?

Aquário 21/01 a 19/02 A maneira como você gera riqueza e estabilidade está mudando. Lentamente, mas está; coisa para anos adiante. Mas em alguns momentos, como hoje, pequenos passos na direção certa reforçarão sua segurança futura. Decisões importantes.

Peixes 20/02 a 20/03 Estabilidade emocional com Lua e Saturno em acordo, sinal de bom ritmo e aceitação da realidade. Você está com força total para expressar o que sente. Ótimo contato com amigos, camaradinhas, perfeito dia para dar o seu melhor na área da comunicação.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

viver GEORGE AZEVEDO

3

GEORGE AZEVEDO

On the Beach O fim de ano já está chegando e para brindar 2014 em grande estilo, a Pepper´s Hall, está preparou uma festa. Vem aí o Réveillon Pepper’s on the Beach 2014. O agito vai acontecer no espaço Praiamar Beach, a beira mar de Ponta Negra e terá como animação a cantora Rita de Cássia, Cristiano Frois, Caddu Rodrigues e o Dj Gunner. Imperdível para quem quer curtir a queima de fogos de Ponta Negra com visão privilegiada. O primeiro lote de ingressos já está sendo. Garanta já o seu.

Em cena Entre os dias 19 e 22 de dezembro o Studio de Dança Clézia Barreto apresentará no Teatro Municipal Dixhuit Rosado, em Mossoró o seu tradicional espetáculo especial de final de ano. Baseada no filme “Billy Elliot” a peça conta a história de um garoto de 11 anos, que vive em uma cidade do interior da Inglaterra e mesmo assim, se apaixona pela dança clássica.

TODOS OS VIVAS - nossos e do seu gato Pedro Henrique para Priscila Gimenez com aniversário sábado

Nossa Senhora ! Rogai por nós Hoje festejamos a Nossa Padroeira, começando com a tradicional missa às 5 horas na Pedra do Rosário. Programação encerra com procissão pelas ruas do Centro e missa solene na Catedral.

Industrias Becker As Industrias Becker especializada em limpeza e higienização de ambientes inaugura sua fábrica em nosso estado no próximo dia 25, às 19h. A Unidade em São José de Mipibu é movida a energia solar e eólica com selo Green Concepts. A empresa Becker é referência no setor e criou nas suas unidade a Escola de Limpeza direcionada a profissionalização do mercado, com professores graduados em Engenharia Química, Civil e Sanitarista.

Sábado de “sins” Cumpriremos roteiro para abraçar os noivos deste sábado. 1-Na Igreja do Galo, Convento de Santo Antônio, às 18horas, será o “sim” do Engenheiro Fernando Pinheiro de Moura com Luciana Peixoto. O noivo é filho do nosso amigo Eduardo Pinheiro de MouraNair e a noiva filha de Efábio de Lima Peixoto-Luci. Após a cerimônia os noivos recepcionam convidados no Versailles/Tirol. 2- Outro casal amigo casa sua filha DÉBORA neste mesmo sábado : Paulo de Bulhões Júnior (Palocha)-Elizabeth de Almeida Bulhões. O noivo Diogo, é filho de Francisco Edson do Monte Negreiros e Ana Maria Leite Pinto. A cerimônia será às 19h, na Igreja de Santana (Capim Macio), seguida de recepção nos salões do Versailles/Cidade Jardim.

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

A primeira exposição do Coletivo Aboio, formado pelos artistas visuais Clarissa Torres, Rodrigo Fernandes e Viviani Fujiwara, intitulada de “Uma Parte de Nós” fica em cartaz na Pinacoteca do Estado até o próximo dia 7 de dezembro. A mostra faz referência à interação do homem com a natureza. A visitação pode ser feita de terça a sábado, das 8h às 18h.

Vitória Lins, Kelly Fonseca, Olga Carvalho e Hellen Jotce no backstage do desfile da Convenção de Inverno da Toli

O estilista Gláucio Paiva com as modelos Thais Paulo e Thaysa Bello AUGUSTO BEZERRIL | CEDIDA

Na telinha Considerada uma das melhores e maiores prévias do Carnatal começa na próxima segunda-feira, 25, às 13h, na telinha da Band Natal a edição 2013 do De Olho na Folia. Sob o comando da apresentação estará à cantora e apresentadora Priscila Freire, a jornalista Camilla Savana e da dupla Daniel e Donato. Show!!

EPOCA 2013 Com o tema: “Tecnologia e Educação”, teve início ontem, 20, e segue até sexta-feira, 22, a 6ª Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações EPOCA 2013. O evento que é promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA – tem em sua programação, minicursos, palestras, mesa redonda e sessões técnicas com apresentação dos trabalhos científicos aprovados.

Chanel Ainda não foi conferir a exposição “Coco Chanel – Moda em tempos de guerra” no Nalva Melo Café Salão? Pois então

hilnethcorreia@tribunadonorte.com.br

Exposição

Hilneth Correia

Sempre que chegamos a Mossoró nos deparamos com gratas surpresas. Bom, pelo menos no setor de construção civil. E dessa vez, uma belíssima surpresa, pois com a inauguração do Residencial Cristais do Alto, podemos dizer que a cidade ganhou um novo cartão postal. Duvida? Então se joga pro coquetel de “corta fitas” que acontece logo mais às 21h, com produção da Master e show de André Luvi.

George Azevedo

Cristais do Alto

passa lá, porque vale a pena ir conferir. Como já adiantamos por aqui, a exposição resultou do projeto Nalva Faz Minha Cabeça, cuja ideia é transformar, através de ensaio fotográfico, clientes do local em ícones pop. Desta vez, sob a consultora de moda de Gladis Vivane e cliques de Vlademir Alexandre a escolhida para viver Coco Chanel foi a jornalista Carol Reis. A mostra está aberta de segunda a sexta, das 10h às 19h. Confira!

Traje de gala O estilista Arthur Caliman, um dos grandes nomes da moda festa do país, desembarcar em Natal no próximo dia 27 para apresentar sua coleção alto verão 2014 no Glam Coleções, evento que celebra o 5° aniversário da Revista Glam e que acontecerá no Chaplin Recepções. Mister Caliman vai aproveitar sua passagem pela terrinha para produzir uma “Pop Up Store” com vendas dos seus maravilhosos vestidos, e o local será no Antiquário Raridades nos dia 28 e 29 de novembro. Fiquem ligados!

NAT DE ANINHA - entre os amigos o parabéns com o casal Regina e Cap. Av. Maduro

Michelle Geppert e Amaury Fonseca eram só sorrisos na Convenção de Inverno da Toli

Inverno chegando

Artur Caliman é presença confirmadíssima no Glam Coleções

{

O empresário Amaury Fonnseca e sua irmã Michelle Geppert realizaram mais uma “bem sucedida” convenção da Toli. Aconteceu anteontem no Spaço Guinza reunindo fraqueados da marca e alguns convidados de imprensa. Na ocasição foi apresentado o vídeo de making off da nova campanha Toli, essa fotografada em Paris. Mas o ponto alto da convenção foi o desfile com as novas bossas do inverno 2014.

PARABÉNS – para Antônio Driussi em clic com a mamy Tereza, a mana Cláudia e a musa Lu Toscano

NO ANTIQUARIUS ÉPOCA - Ceiça Wanderley se dividiu entre as “luluzinhas” e os bolinhas dom Ismael Wandreley

Parabéns para vocês

eee A noite de hoje vai ser de muita ferveção no Sélect Nouveau com a festa “Quintas Intenções” ao som de André Luvi e Ewerton Linhares, com direito a entrada livre para a mulherada que chegar até às 23h. eGeorgiano Azevedo esteve no Fashion Rio e gravou matérias maravilhosas para o programa Entre no Clima/TCM, que vai ao ar a partir de hoje. Às 15h15 na telinha do canal 10. eParabéns para Dayse Couto Gurgel, Bia Maia, Adriano Nogueira, Munique Bessa da Silveira e Eduardo Medeiros que estão aniversariando, hoje.

CEDIDA

Alto nível

Abraçar e festejar (hoje) Wagner Tinoco, Camila Rocha de Paula, Justina Iva de Araújo Silva, Domício Rosendo Filho, Samuel Capistrano...SEXTA: Sylvia Lopes da Silva, Carlos Maia, Francenilda Alves de Souza... SÁBADO:Priscila Gimenez, Alvinho Porto Santos, Raissa Morais Bezerra, Álvaro Alberto Trindade, Edmar Henrique Gadelha, Anne Gurgel Rocha e Antônio Driussi.

» RAIO X »

}

Queridinhos!!! EM clima “lua de mel” Cláudia e Paulo Galindo foram comemorar Bodas de Prata, no Rio de Janeiro. Show!!! ...* QUEM está na terra é Heliana Almeida, tia da noiva Débora Bulhões. Hoje, teremos almoço para reviver os bons tempos, na casa de Betinha-Palocha Bulhões ...*O amigo Antônio Driussi esta todo prosa com a mamy Tereza e a irmã Cláudia Driussi em visita a terrinha. A noite desta quarta-feira foi de comemorar o nat antecipado com a família, o amor Lu Toscano e amigos...*SÁBADO foi nas Benditas o nat de Tereza Barreto. Sem festa em clima de amigos...*NA véspera do feriado festejamos o nat de Ana Lídia Correia, amigos da família, sua amigas das antigas e as colegas da Unidade de Saúde da BANDT. Ai era a Ten. Revel...

A Escola da Magistratura promoveu o o curso “Cooperação Jurídica Internacional”, no auditório da Justiça Federal do RN. Entre os Mestres do Direito Internacional estavam Antenor Madruga é Doutor em Direito Internacional pela USP, Especialista em Direito Empresarial pela PUC-SP e Graduado pela UFRN e Márcio Garcia é Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em direito internacional pela [Universidade de Cambridge, Bacharel em Direito e Relações Internacionais pela UnB, é professor na pós-graduação "lato sensu" de Relações Internacionais da UnB, Professor Titular no Instituto Rio Branco, Assessor de Ministro no Supremo Tribunal Federal. Ambos do Madruga&Feldens. Participaram também participam do evento Adam S. Kaufmann (Ex. Promotor de Manhattan/New York); Margarida Cantarelli (TRF5 / UFPE) e Marco Bruno Miranda Clementino (JFRN. De Brasília Raphael Correia, da equipe Feldens&Madruga veio participar “aprendendo com os feras” e matar saudades.

TOP Natal Chegando convite assinado pela Cônsul Pesquisa e Tribuna do Norte para a noite de premiação dos TOPS 2013 e “AS MARCAS MAIS LEMBRADAS”. Jantar para convidados, dia 28, no Olimpo. Pede confirmação...

Agendem-se *O cantor Moacyr Franco comemora 53 anos de carreira em

Natal com um show nesta sexta, às 20h, no Teatro Riachuelo...* A PG Prime Chrysler apresenta sexta aos clientes, a partir das 19h, o briefing da 1ª edição do Off Prime Jeep em um coquetel na concessionária. O evneto ocorre no sábado partindo da loja, seguindo pelo litoral até Tibau do Sul...* Na sexta, a Vinhedos realiza, em parceria com a distribuidora Decanter, um Wine Dinner com o Enólogo Chef da Viña El Principal, Gonzalo Guzmán. O evento será realizado na loja da Avenida Prudente de Morais, em Natal, a partir das 20h...* No sábado acontece o XV FETAC - Festival de Teatro Amador do CEI, a partir das 14h, no Teatro Riachuelo. Serão apresentados seis espetáculos.

Reviver é preciso O bloco Saca Rolha vai comemorar 40 anos de sua primeira saída carnavalesca, no sábado, com festa na residência do folião Etienne Reis, na Av. Hermes da Fonseca, nas proximidades da Escola Doméstica de Natal, a partir das 13h30.

Em Gostoso... O livro "Cabeças do Vento", de autoria do jornalista Emanuel Neri, será lançado,amanhã as 17h, na sede do Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri (Iasnin), em São Miguel do Gostoso.Haverá uma segunda sessão com autógrafos de Neri, no coquetel de abertura da 1a Mostra de Cinema de Gostoso, as 22h . Este será na residencia do autor do livro, na praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

BOBFLASH

A descontração das “cantoras” Thacy/Thaysa e Lourdes

Parabéns! Trocando de idade hoje com os cumprimentos da coluna Wagner Tinoco de Andrade e Camila Rocha de Paula.

Pioneiro Quando o assunto é cirurgia minimamente invasiva, técnica que está aprimorando com o Dr. Diego Gonzalez, banbanban na Europa, o Dr. Carlos Alberto (Cabeto) introduziu a prática em Natal, fazendo cirurgias com apenas uma incisão/corte, chamadas de Uniportal ou SinglePort. Em dezembro, Carlos Alberto fará um aprimoramento em La Corunã, e passará fa azer todas as cirurgias de tórax por essa técnica.

Horário

A aniversariante Thacy em pose com Tereza Mariz Duarte e a sogra Diva Duarte Bezerra

Nesta quinta, Natal comemora o dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade. Durante o feriado, o comércio vai funcionar em horário diferenciado que você confere no nosso blog.

Sabores Nesse feriado, o Talher faz a opção de almoço com seu variado cardápio, funcionando das 11h às 15h.

Em Sampa, no Bagatelli, com Graça Silveira, Dani Fonseca e Matheus Bulhões

Embora, conscientemente, saibamos que tudo tem um fim, emocionalmente vivemos como se tudo fosse durar para sempre” NO F.B

Business Em São Luís, este colunista atendendo convite do capitão de empresas, Antônio Gentil e família, participa da inauguração da Master Franquia Habibs Maranhão/Piauí, que acontece logo mais às 19h, no nº 1000 da Av. dos Africanos. Amanhã, às 9h30, o Grupo Gentil Negócios promove palestra com o presidente e fundador do Habib’s, Dr. A. Alberto Saraiva, na sede da FIEMA.

Viajantes

Cortejo

Casal Marcos Nepomuceno e Verônica embarca para São Luis/MA, onde participa da inauguração da Master Franquia Habib’s, hoje. Eles aproveitam para o fim de semana na Ilha do Amor.

Em vivas a padroeira de Natal, N.S. da Apresentação, devotos como fazem todos os anos rezam em missa às cinco da matina de hoje, na Pedra do Rosário, onde a imagem foi encontrada por pescadores. Ainda nas comemorações, missa às 7h30 na Antiga Catedral celebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Heitor, às 10hs, na Nova Catedral o Arcebispo Dom Heitor celebra missa. Às 16h procissão da antiga Catedral para a nova com missa de encerramento.

Se ligue! No nosso blog, leia mais sobre: Novos iPhones 5S e 5C terão preços entre R$2.000 e R$3.600 no Brasil. > Primeira loja da masculina Rochas abre as portas em São Paulo. > Facebook agora mostra se usuários estão online em PC ou smartphone. > “Selfie” foi eleita a palavra do ano em 2013 pelo tradicional dicionário Oxford. > Jacqueline e Michelle, as primeirasdamas inovadoras e suas similaridades. > Irlanda é o país mais satisfeito com a educação pública, segundo pesquisa. > Exemplo: Londres vai usar calor do metrô para aquecer residências.

Força e poesia feminina na tela do festival Goiamum

BOBFLASH

YUNO SILVA

YUNO SILVA

Na seção Take a Note do nosso blog, confira dicas de como ser mais produtivo trabalhando em um café ou espaço público, dando um tempo do ambiente do escritório sem perder o rendimento.

Em Miami

Nos mares do sul o charme de Flávia Santa Rosa vestindo Bob Store

Série norte-americana de sucesso, Elementary ganhará novas filmagens em Londres MARIANE MORISAWA

N

repórter

O

Produtores e diretores do Goiamum apresentam programação

William Hinestrosa é curador

demais está na equipe, formada não só produtores e realizadores como também por cinéfilos”, disse Hinestrosa, citando a parceria da Galeria Zoon com o Cineclube Natal na realização. Para William, que coordena os programas brasileiros do Festival Internacional de CurtasMetragens de SP desde 2005, organizado pela Associação Cultural Kinoforum, “o setor cultural como um todo, e não só o audiovisual, sofre com a falta de sensibilidade dos gestores”, respondeu ao ser questionado quais as principais dificuldades de se produzir cinema no país. Dentre as atrações anunciadas, seguindo a temática ‘força e poesia’ e o perfil feminino que permeia a seleção de todas as mostras, chama atenção a presença do filme “O renascimento do parto”, do diretor Eduardo Chauvet (DF). O próprio Eduardo, convidado do evento, parti-

val Internacional de Cinema de Baía Formosa e do 26º Festival de Cinema de Natal (FestNatal) para tentar montar uma agenda mais integrada e menos atropelada: todos os quatro eventos serão realizados em três semanas(!), um em seguida do outro. No último dia, sexta (29), bate-papo sobre produção audiovisual de baixo custo, com o cineasta potiguar radicado no Paraná Aristeu Araújo, e lançamento da Zoon Galeria Móvel, contêiner que ficará ‘estacionado’ na rua Professor Zuza, Cidade Alta, ao lado do IFRN, contendo exposição fotográfica retrospectiva dos sete anos do Goiamum.

cipa do debate “Humanização do parto” no dia 28 com representantes da Ong Rama (Rede de Apoio a Maternidade Ativa).

Lançamento Todas as manhãs, sempre às 9h, o evento exibe curtas infanto-juvenis para alunos da rede municipal de ensino. Na segunda (25), destaque para a homenagem a Zezé Motta; na terça (26) haverá debate sobre a Mídia Ninja e reunião da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABDeC); quarta (27) encontro com o diretor cearense Petrus Cariry, que irá exibir longas e curtas com sua assinatura. Já na quinta (28), além do filme e debate sobre humanização no parto, merece atenção o encontro entre promotores de festivais do RN. Foram convidados representantes da 1ª Mostra de Cinema de Gostoso, do 4º Festi-

Lá fora!

NamoradadeMiamiBeach, Tereza Tinocoreuniupoucosebonspara jantaremtornodeLucianaeElias Barreto. Ocasiãocomcardápio assinadopelocunhado/chefJohn Constantinoutambémemtemporada comLorenanaquelacidade.

Lucy Liu continua como parceiro de Sherlock

Motta e o cineasta cearense Petrus Cariry, que irá exibir longas e curtas YUNO SILVA

O fashionismo da comadre Erika Nesi nos mares de Búzios

« TELEVISÃO »

« AUDIOVISUAL » Evento vai investir em convidados, como a atriz Zezé

Goiamum Audiovisual anunciou programação completa de sua sétima edição durante coletiva na manhã desta quarta-feira no IFRNCidade Alta, epicentro do festival que acontece entre os dias 25 e 29 de novembro. Para 2013 o evento traz duas novidades principais: mostra internacional não competitiva de curtas e o Prêmio Mangue Filmes para o melhor filme potiguar. Este ano a mulher ganha destaque na programação a partir da temática ‘força e poesia’, tendo a atriz e cantora Zezé Motta como grande homenageada. A programação é extensa, toda gratuita, e ainda inclui mostra infantil, oficinas, debates, palestras e exibições competitivas de curtas nacionais. Contemplado no edital Cine Natal, da Prefeitura, com um aporte financeiro de R$ 100 mil, o Goiamum Audiovisual está inserido nas atividades do Natal em Natal e durante o mês de dezembro promoverá sessões de cinema em diversos bairros da cidade. Durante a coletiva, o paulista William Hinestrosa, pela terceira vez em Natal para acompanhar o Goiamum, que assumiu a co-direção do festival, ressaltou a importância do evento abrir espaço para se discutir políticas culturais voltadas ao segmento audiovisual: “Esse detalhe diferencia o festival dentro do cenário nacional”, garantiu. “Outro fator que difere o Goiamum dos

BIA SOUZA

BOBFLASH

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Jota Oliveira

BOBFLASH

Serviço Goiamum Audiovisual, de 25 a 29 de novembro, no IFRN-Cidade Alta. Programação inclui exibição de filmes de Mostras competitivas local e nacional, não competitiva e internacional. Acesso gratuito

ova York - Robert Doherty não teve medo de tomar suas liberdades ao criar sua versão televisiva para as histórias do brilhante detetive Sherlock Holmes. Na bem-sucedida série norte-americana “Elementary”, uma das principais mudanças no esqueleto da história é o papel do parceiro do investigador, Watson, que aqui transformou-se em mulher e é interpretada por Lucy Liu. Normalmente rodada em Nova York, a série, que é exibida no Brasil pelo canal pago Universal Channel, começou o segundo ano justamente em Londres - não a de Sir Arthur Conan Doyle, mas a dos dias atuais. Lucy Liu conta que levar a produção para a Inglaterra foi um movimentoousado.“Nãotivemostempo nenhum de preparação durante asgravações,porquefilmamosaprimeira temporada durante dez meses”, explicou a atriz durante conversa com a imprensa em Nova York. “No final, não falávamos coisa com coisa. A gente teve algumas semanas de folga e já precisamos preparar as malas para ir a Londres.” Fãs da série podem notar algo a mais na relação entre Watson e Sherlock (vivido por Jonny LeeMiller), que tem se estreitado - ele até batizou uma nova espécie de abelha com o nome da companheira. Mas Lucy garante que as coisas vão ficar por aí. “O relacionamento dos dois tem muitas camadas. Há tensão por causa da maneira como ele investiga os casos e lida com as pessoas. Mas Rob (Doherty) faz questão de dizer que não vai passar dis-

so “ . Naverdade,ébemprovávelque aDra.JoanWatsontenhaalgunsencontros com outros homens durante os próximos capítulos. “Ela não é tão obcecada pelo trabalho, gosta maisdahumanidadequeoSherlock, então deve rolar alguma coisa sim”, promete a atriz. Watson começou a história como uma espécie de babá de Sherlock Holmes, contratada para garantir sua sobriedade - ele mergulhou nas drogas e quase se autodestruiu antes de conhecê-la. “Aos poucos, ela está se tornando uma parceira de investigações. Mas vai ser devagar, queremos que seja uma progressão natural. Joan nunca vai ser tão inteligente quanto ele, não vai virar outro Sherlock.” Houve episódios, porém, em que ela levou quase sozinha uma investigação. Para a atriz, conhecida pelas participações em filmes de ação como “As Panteras” (2000) e “Kill Bill” (2003), é uma oportunidade e tanto. “Nos testes para alguns projetos, o ator sempre precisa ir com um monólogo memorizado. Sempre escolhi monólogos masculinos, por serem mais interessantes”, contou. “Na televisão, porém, as mulheres têm a chance de mostrar a que veio”, completou, provocando risos. DIVULGAÇÃO

Lucy Liu se diz fã de personagens masculinos


Tribuna do Norte - 21/11/2013