Issuu on Google+

» EX-JOGADOR MARINHO CHAGAS APRESENTA MELHORAS E DEIXA UTI • PÁGINA 16

BRASIL CONHECE 30 RIVAIS QUE VIRÃO À COPA

Ano 63 • Número 204 • Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

EXEMPLAR DO ASSINANTE

PAÍSES CLASSIFICADOS PARA A COPA 2014

EUA

Com a classificação da Grécia, França, Portugal e Croácia para a Copa do Mundo, o grupo europeu se completa com a presença de mais um campeão mundial.

Costa Rica

Inglaterra Espanha

Honduras México

Itália

Portugal

Alemanha França

Bélgica

Suíça

Holanda

Grécia

Croácia

Rússia

32

Europa

seleções serão divididas em oito grupos no sorteio

América Central e do Norte Ásia África

ÚLTIMA VAGA ESTÁ NA MÃO DO URUGUAI

7

América do Sul

Com vantagem de 5 gols, o Uruguai enfrenta a Jordânia hoje, em Montevidéu, apenas para cumprir tabela diante da Jordânia, que não acredita num milagre. « PÁGINA 7 »

Brasil

Argentina Colômbia

Chile

Brasil vence o Chile

campeões mundiais já garantiram vaga na copa de 2014

Camarões

Equador

EXEMPLAR DO ASSINANTE

MOWA SPORTS

Bósnia

Nigéria

Gana

Costa do Marfim

Argélia

Irã

Coreia do Sul

Japão

Austrália

Implantação dos linhões de energia terá novo atraso « INFRAESTRUTURA » A Chesf confirmou atraso na instalação das subestações e linhas de transmissão de energia no RN. A estrutura entre Extremoz e João Câmara deveria ter sido entregue em junho do ano passado e agora tem novo cronograma: janeiro de 2014. A segunda linha entre Santa Cruz e Lagoa Nova passou de maio para julho do próximo ano. A falta de linhões de transmissão foi uma das razões apontadas para o desempenho frustrante do RN no leilão de energia realizado na última segunda-feira. « ECONOMIA 1 »

O futebol apresentado não foi um primor, mas serviu para Robinho mostrar que pode fazer parte do grupo de Felipão na Copa. O jogador foi o autor do gol da vitória de 2 a 1 sobre os chilenos, no Canadá. « PÁGINA 9 »

« TRAUMA » Projeto de novo hospital está há quase três meses parado na AL

« POLÍTICA » Presidente da AL garante que impeachment vai a plenário

« SENADO » Nome de Aluízio Alves é aprovado para aeroporto de São Gonçalo

Encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação de utilização de R$ 100 milhões na construção do hospital de traumas em Natal, projeto não passou ainda pelas comissões. « PÁGINA 11 »

Ricardo Motta garantiu ontem que o processo do impeachment, impetrado por sindicalistas contra a governadora Rosalba Ciarlini, será apreciado, caso se constate a constitucionalidade do pedido. « PÁGINA 3 »

A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto da Câmara que denomina “Governador Aluízio Alves” o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O texto seguirá para apreciação do plenário. « PÁGINA 4 »

JOANA LIMA

geral

« MENSALÃO » Marco Aurélio critica prisão antecipada de condenados

natal

Juiz nega liminar TN é finalista em para anular convênio prêmio nacional MP solicitava anulação do convênio entre Estado e Anorc, de administração do Parque Aristófanes Fernandes.« PÁGINA 8 »

O jornal é finalista do prêmio CNH de Jornalismo Econômico com a série que venceu outros dois prêmios. « PÁGINA 14 »

geral Casos de dengue triplicam no RN As notificações no Rio Grande do Norte pularam de 6.302 em 2010 para 16.035 este ano, em 42 semanas. « PÁGINA 8 »

28

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

« INVASÃO » Prédio da UFRN foi invadido e depredado. Reitoria ainda não contabilizou prejuízos e pediu investigação da Polícia Federal. « PÁGINA 10 »

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

O ministro do STF questionou a prisão antecipada de parte dos condenados no julgamento do mensalão e a decisão de transferir todos para Brasília. Ontem, petistas, juristas, personalidades e familiares dos condenados divulgaram manifesto de repúdio. « PÁGINAS 5 E 6 » NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Preso político, não! O mensalão não sai das manchetes, lá se vão dez anos ocupando as capas dos principais jornais do país, que tomaram mais gordura agora com a prisão dos condenados na grande empreitada da corrupção. O avião da Polícia Federal transportando os presos viajou o tempo todo pelo horário nobre da televisão de sexta para domingo. Nas chamadas redes sociais já não há mais vagas para os comentários em todos os sotaques e credos. No amanhecer de ontem, a internet estampava com todos os destaques a entrevista que o ministro do STF, Marco Aurélio Mello – que participou do julgamento do mensalão e que acaba de tomar posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral – deu para o blogue de Josias de Souza. A entrevista rendeu a seguinte manchete: “Para Marco Aurélio, do STF, Lula sabia do mensalão”. A coluna de Josias de Souza começa assim: - O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse acreditar que Lula sabia da existência do mensalão: “Eu não posso imaginar que alguém atilado como é o ex-presidente Lula, safo como eu disse, não tivesse conhecimento do que estava ocorrendo na República”. Na versão do delator Roberto Jefferson, Lula teria vertido lágrimas ao ser comunicado por ele da existência do esquema. Em entrevista ao blog, Marco Aurélio levou o pé atrás: “Será que durante os oito anos (de mandato) ele delegou tanto a chefia do governo?” Mas embaixo, na trilha do mesmo mote, confiro as manche-

tes dos jornais de ontem. No Globo: “Dirceu, Genoino e Delúbio dividem cela com mais dois”; Estadão: “Dirceu, Genoino e Delúbio vão para ala de regime semiaberto”; Correio Braziliense: “Dirceu e Genoino vão para ala semiaberto”; Estado de Minas, de Belo Horizonte: “Petistas passam para semiaberto”; Jornal do Commércio, de Recife: “Líderes do PT vão para o semiaberto”; Zero Hora, de Porto Alegre: “Mensalão: petistas vão para a prisão de semiaberto” Em seguida, passando pelas páginas do Estadão, vou até ao artigo de Dora Krammer, onde ele aborda a tese de “prisão política” reclamada por alguns dos condenados do mensalão. Transcrevo o artigo na íntegra:

opinião

O que de melhor se salva TICIANO DUARTE Escritor

N

estes tempos de perplexidades e de duras provações. Tempos de acontecimentos não somente traumáticos, mas de surpresas desconcertantes, de testemunhos de vergonhas e avacalhamentos, melhor mesmo é navegar no sonho poético, na arte tida como uma forma de libertação, e de purificação ou de apaziguamento. Manuel Bandeira confessou em suas obras completas que: “De fato cheguei ao apaziguamento das minhas insatisfações e das minhas revoltas pela descoberta de ter levado à angustia de muitos uma palavra fraterna”. Na última crônica, quando falei sobre o sucesso do Festival Literário de Natal e do painel sobre poesia que ali aconteceu, lamentei que entre os poetas da terra citados, não se tivesse lembrado o nome de Gilberto Avelino, entre os que mais se destacaram. No meu discurso de posse, na Academia Norteriograndense de Letras, suceden-

Brum

do-o na cadeira que também fora ocupada pelo seu pai, o grande vate, Edinor Avelino, disse, entre outras coisas, sobre sua poesia que ele sempre procurou assinalar, refletir, o estado d’alma que o cercava, o dominava, de forma lírica, pungente. Disse ainda, que o seu canto tem água do mar, salsugem, sargaços, búzios dourados, cheiro prolongado de maresia. Água da fonte. Os moinhos. O coração de marinheiro que jamais deixou de pulsar, mesmo que as âncoras não caíssem de leve, como sempre quis, num mundo atribulado que enfrentou em busca de um porto seguro. Gosto de citar Tristão de Athaíde, meu mestre: “O talento humano é realmente imortal. Não se sujeita às épocas, fases ou ditaduras, que são superadas pela grandeza do ser humano. A arte tem uma soberania que é semelhante à da fé. A fé vence os períodos mais incrédulos da história, e ressurge mais tarde”. Sua poesia está sempre marcada pela evocação de pedaços do seu chão sagrado, uma per-

Sua poesia está sempre marcada pela evocação de pedaços do seu chão sagrado, uma permanente descoberta que em seu redor tudo é terno, a paisagem, os homens, as coisas, os lugares, as marés e a ilha" manente descoberta que em seu redor tudo é terno, a paisagem, os homens, as coisas, os lugares, as marés e a ilha. Tem “o Sol”, como disse Diogénes da Cunha Lima, “A limpidez e a emoção da lágrima”. Vicente Serejo evocou que, “Feito, ele mesmo de mar e de ilha, vai buscar o mesmo medo

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Mensalão (1)

Ordem dos Fatores “Rememorando o que foram antes e a condição em que estão hoje José Dirceu e José Genoino – para falar dos que nos anos áureos desfilavam com mais visibilidade e discorriam em tom imperativo sobre o “projeto” – compreende-se a razão pela qual procuram vestir o figurino de presos políticos. Na perspectiva deles tudo o que fizeram nunca teve outro objetivo senão a política. Partindo desse princípio desenharam, cada qual à sua maneira, a cena do momento fatal: braços erguidos, punhos cerrados e capa bordada com referência ao poema de Mário Quintana, protestos por escrito contra o “casuísmo”, saudações dos correligionários, vivas ao PT, clamores contra a injustiça. Mas a realidade conta outra história: são políticos presos. Aqui a ordem dos fatores altera o resultado. O que são presos políticos? Por definição, pessoas privadas da liberdade por atos de retaliação do poder em decorrência de opiniões ou ações que contrariem a vontade e/ou a lei imposta pelas autoridades ilegítima e ilegalmente constituídas no país. Nenhuma semelhança, portanto, com o Brasil de hoje. As leis decorrem de um Congresso eleito, a Presidência da República tem seu poder emanado do voto popular e o Supre-

mo Tribunal é composto por nomeações do chefe da nação, aprovadas pelo Legislativo. Tudo nos conformes da legalidade e da legitimidade. Diferente de “ontem”, da ditadura contra a qual Dirceu, Genoino e tantos outros se insurgiram pagando caro com a supressão da liberdade, a violação da integridade física e, em muitos casos, com a vida. Na época, sim, foram presos políticos, vítimas do arbítrio de um regime ao qual se opunham. Agora não, integram a situação. O tribunal que os condenou é instituição de um país democrático, cujo governo, ao contrário de lhes ser hostil, é chamado por eles de “nosso” em contraposição aos “outros”, vistos como infratores por serem adversários. Governo, em nome do qual, cometeram os atos sobre os quais até poderiam não ter noção da gravidade, admita-se, mas pelos quais foram condenados por se acharem acima da lei e atuarem como donos das instituições, senhores de todas as vontades. Ao aceitarmos a denominação de presos políticos para os petistas, devemos aceitar também para os políticos não petistas: Roberto Jefferson, Bispo Rodrigues, Valdemar Costa Neto, Pedro Henry, Pedro Corrêa e companhia. Por que não? Porque seria mera fantasia”.

Livro

Praça

Hoje, coisa das 19 horas, tem o lançamento do livro Flores que encantam o Brasil, de Diógenes da Cunha Lima, Leila Tinôco da Cunha Lima Almeida e Nelson Patriota, num projeto apoiado pela Federação do Comércio. Será em torno do Baobá da Rua São José, em Lagoa Seca, bairro de poucas flores.

A propósito: por que Praça das Flores, aquele chão imprensado de Petrópolis, que a imprensa local tanto enfatiza e onde não existe um pé de cravo de defunto sequer? Talvez carrapicho... Quem danado foi o inventor dessa praça das flores?

Do tempo As chuvas que caíram ontem pelo Litoral do Rio Grande do Norte, correndo água pelas ruas e avenidas de Natal, podem se repetir hoje. Previsão do CEPTEC que acrescenta para esta terçafeira: no sul da Maranhão e sudoeste do Piauí “variações de nuvens com pancadas de chuva localmente forte”.

Música Na II Mostra do Violão da UFRN, tem dois concertos marcados para hoje, a partir das 19 horas: Camerata Filipeia e Música Instrumental Brasileira com Ezequias Lira, Álvaro Barros e Henrique Cazes e seus convidados. Amanhã, o concerto fica por conta do guitarrista português Victor Costa.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

e o mesmo amor dos navegadores, do toque da quilha cortando ondas, zingando correntes”. E o que o faz grande poeta, diz ainda Serejo, “é a capacidade de salvar a sua ilha, levando para o continente os seus homens, suas mulheres”. A ilha que em certo instante do canto, o faz revelar sua lenda e as luminosas cicatrizes que marcaram seus pescadores e salineiros, enfatizando: “em noites de luas de agosto, quando o mar revestese de brancos algodoais, os pescadores escutam cantos de sinos, que vêm da capelinha insepulta, e identificam a voz-tão leve e pura, da Virgem da Conceição falando as águas”. Gilberto se exaure e se entrega, se convoca, se envolve e canta: “cansados os braços, a madrugada no rio, em cujas águas o rosto dela reflete. Tento deslembrar as águas boiando, na fina doçura dos olhos dela. Marinheiros trazendo nas mãos pedaços de viagens... não definas nunca o segredo das colchas”. Nestes tempos de tantas decepções, o que de melhor se salva, sem dúvidas, é o canto poético.

S.O.S. DIM VALÉRIO MESQUITA escritor

D

IM – significa: Distrito Industrial de Macaíba. Antes, chamou-se Centro Industrial Avançado, o qual, para a sua implantação, fui o relator na Assembleia Legislativa do projeto encaminhando no governo Garibaldi Filho. Desse tempo para cá, o distrito industrial avançou, cresceu, desenvolveu-se, atingindo o patamar de vinte e seis empresas de múltiplos serviços, dois mil e seiscentos empregos novos com um faturamento anual de duzentos e trinta milhões de reais. Mas, a falta de uma infraestrutura de drenagem atravanca e prejudica o seu funcionamento e por via de consequência, o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. A luta vem de algum tempo, desafiando as autoridades governamentais, pela demora de uma solução definitiva que reside na execução do projeto técnico de drenagem, já elaborado pela Caern. A esse respeito, foi entregue em mãos ao senhor ministro das cidades Aguinaldo Ribeiro, um expediente assinado por todas as indústrias (26), integrantes do distrito industrial, vazada nos seguintes termos: “As empresas adiante mencionadas, representadas por seus diretores, reiteram a Vossa Excelência a grave preocupação quanto à falta da infraestrutura de drenagem no Distrito Indus-

Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

O quadro é tão grave que os poços artesianos, diante da ausência da correta drenagem, estão sendo contaminados, inviabilizando em consequência, o uso da água potável" trial de Macaíba. A ausência de tal infraestrutura resulta em sérios prejuízos para 26 indústrias ali sediadas, dentre as quais, empresas do ramo alimentício. O quadro é tão grave que os poços artesianos, diante da ausência da correta drenagem, estão sendo contaminados, inviabilizando em consequência, o uso da água potável. O problema afeta a produção, inibe ampliação e criação de negócios e, eventualmente não enfrentado, inviabilizará por completo o Distrito de Macaíba como equipamento e sede de produção industrial, evidenciando, enfim, prejuízos incomensuráveis para o Rio Grande do Norte. O precário sistema atual de

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

infiltração de águas, seguramente, não suportará as chuvas do esperado inverno de 2014 repetindo, em maior intensidade, os muitos transtornos causados durante o curto período chuvoso de 2013. Contando com a atenção de Vossa Excelência e noticiando, mais uma vez, que o projeto técnico confeccionado pela Caern está concluído, as empresas subscritoras alertam, novamente, para gravidade do assunto e espera a adoção das medidas necessárias e urgentes afim de que possam garantir o funcionamento regular das indústrias em operação no Distrito Industrial de Macaíba.” É incrível que a área mais produtiva de Macaíba e uma das maiores do estado, esteja relegada ao abandono. Outro fator que se inclui a escassez de infraestrutura é a ausência de iluminação pública do trevo de Parnamirim ao de Macaíba, na BR 304, bem como, das vias adjacentes, tudo, completamente às escuras. A maioria esmagadora dos dois mil e seiscentos operários e funcionários utilizam como meio de transporte diário - quando não os coletivos - motos, bicicletas, expondo suas vidas às sombras da hoje “cidade do medo”. Ao hospedar neste espaço mais um clamor de Macaíba, os cidadãos esperam que os recursos que estão disponíveis, dos governos federal, estadual e municipal salvem o presente e o futuro de Macaíba.

Estou com a opinião da minoria de que houve um julgamento político da antiga cúpula do PT, no caso do mensalão. A começar pela teoria do domínio do fato, desenterrada por Barbosa para punir mesmo quem não tivesse culpa no cartório. E a minha convicção aumentou no final de semana com aquele espetáculo grotesto dos presos sendo transferidos para Brasília, com direito a transmissão ao vivo - e durante mais de 24 horas de coberturas das redes de televisão. Concordo que Barbosa adotou esta medida para criar imagens que deverão ser usadas na campanha eleitoral do 2014. O problema é que a Justiça não mais poderá colocar debaixo do tapete a sujeita do mensalão mineiro. Pago para ver a Globo transmitido a prisão de Aécio Cunha ou de Eduardo Azeredo. Vou aguarda para ver também o desenrolar do julgamento da máfia do metrô em São Paulo. franconeruda@hotmail.com

Mensalão (1) Estão transferindo o escritório central do PT para o presídio de assistência máxima 5 estrelas, Papuda, aos detentos políticos idealizadores do mensalão. Prisão paraíso? jfpcaldas@gmail.com

Mensalão (3) Eu sou igual a são Tomé tem que ver pra crer, se essa gangue vai ver o sol nascer quadrado por todo esse tempo. nenenespaia@gmail.com

Amâncio E assim é a vida. Frágil como um cristal. Isso faz refletir muito. Que Deus ilumine o seu espírito e conforte a todos os seus amigos e familiares; sobretudo a mulher e as filhas..Estou chocada. Amâncio é meu Amigo e cliente; um rapaz cheio de sonhos; apaixonado pela vida que, para ele, era representada pelas duas filhinhas e pela mulher. A estupefação e a tristeza, naturais nessa hora, passarão e, em seu lugar, ficarão o carinho e a admiração que tenho por você. Que a Luz do Senhor Jesus o conduza na nova morada. luacrescenteg@hotmail.com Cartas para esta coluna deverão ter no máximo 40 linhas para cada leitor e endereçadas para a seção Coluna do Leitor - Fone: 4006-6100 FAX: 4006-61224 - Redação/Tribuna do Norte. Email - tribuna@digizap.com.br

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

[ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Veto A presidenta Dilma Rousseff vetou o projeto de lei que facilitaria a criação dos municípios com a justificativa de que a intenção é evitar o aumento de gastos. Mas os argumentos da presidenta não convenceram alguns parlamentares. A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) lamentou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a atitude de Dilma Rousseff. Gesane chegou a pedir que os senadores “derrubem” o veto da presidenta.

Reação de. Pedimos agora que os senadores continuem comprometidos com o projeto de lei, derrubem o veto da presidenta e façam valer a legislação que eles mesmos criaram”, disse a deputada em seu pronunciamento.

Punição O ex-prefeito de Caiçara do Norte José Edilson Alves de Menezes foi condenado a nove meses de reclusão, em regime inicialmente semiaberto por suposto crime de responsabilidade a partir de uma denúncia do Ministério Público Federal. Em 2001, de acordo com a

acusação do MPF, o então gestor descumpriu um convênio com o Ministério da Integração e descaracterizou por completo uma obra de drenagem, além de não repassar os recursos à empresa apontada como responsável. Ele já apelou da condenação. ADRIANO ABREU

Adiamento O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte adiou o julgamento de dois recursos impetrados pela prefeita Cláudia Regina. Os recursos tentam reverter as sentenças de cassação em primeira instância. As análises dos processos estavam previstas para ontem, mas não ocorreram devido a ausência do juiz Carlo Virgílio. A cargo do jurista estavam os dois processos: um em que ele pediu vista, quando a votação estava um a zero pela manutenção da cassação da prefeita, e outro em que ele é o próprio relator.

Mossoró A maior atenção está concentrada na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) em que a chefe do Executivo mossoroense é acusada de ilegalidade pela atuação da governadora Rosalba Ciarlini na campanha. O parecer do Ministério Público Eleitoral pede a condenação, com o argumento de que houve desequilíbrio do pleito com a “ostensiva” presença da chefe do Executivo estadual na campanha. Esse processo concentra a maior expectativa, por estar anexado de uma densa documentação de via-

gens e atos administrativos da governadora Rosalba na campanha eleitoral de Mossoró. O julgamento deste recurso começou na semana passada, com o voto do juiz federal relator Eduardo Guimarães contrário à prefeita. O outro processo que será colocado na pauta envolvendo Cláudia Regina tem como relator o juiz Carlo Virgílio. Na sessão em que pediu vista do processo relatado por Eduardo Guimarães, Virgílio disse que “pediria vista porque o processo a ser relatado por mim é muito semelhante”.

Município O vereador Bertone Marinho (PMDB), presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal, marcou para hoje o depoimento do vereador Sandro Pimentel (PSOL), às 10 horas. O processo envolve possível quebra de decoro parla-

mentar. Também são apuradas acusações contra o vereador Adão Eridan. Trata-se da primeira vez que esta Comissão é acionada na atual legislatura. Os processos envolvem as polêmicas durante as discussões do projeto do passe livre.

Acordo Em uma tentativa de recuperar a credibilidade com o mercado financeiro, a presidenta Dilma Rousseff firmou ontem um pacto com as lideranças dos partidos de sua base aliada no Congresso Nacional para evitar a aprovação de novos cortes de impostos e novos gastos sem a devida previsão orçamentária.

3

Impeachment vai a plenário se CCJ constatar legalidade

Notas & Comentários

A deputada do PSD afirmou que há moradores de 188 distritos frustrados com o veto. “Milhares de pessoas comemoraram a aprovação da lei no Senado e passaram a acreditar que este sonho se tornaria realida-

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

“É preciso zelar pelo cumprimento das metas fiscais acordadas no Orçamento e na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)”, diz um trecho do pacto, assinado por deputados e senadores da coalizão governista no Congresso Nacional. A informação foi divulgada pela Agência Estado de notícias.

« LEGISLATIVO » Ricardo Motta afirma que Assembleia deve solicitar informações ao Governo sobre cortes no orçamento dos poderes

JOÃO GILBERTO

O

presidente da Assembleia Legislativa (AL/RN), deputado Ricardo Motta (PROS), garantiu ontem que o processo do impeachment impetrado por sindicalistas e sindicatos contra a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) será apreciado pelo plenário da Casa, caso se constate a constitucionalidade do pedido. O parlamentar do PROS destacou que o requerimento para instauração do processo no âmbito da AL/RN encontra-se atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de onde sairá o parecer pela legalidade ou não da matéria. Se a CCJ opinar que não há constitucionalidade no teor do documento este será arquivado. A entrevista foi concedida no programa RN Acontece, da Band. “A CCJ vai analisar e se vir que está dentro do processo legal e que realmente ocorre a gravidade virá a plenário. O plenário deverá deliberar se deve ou não haver o afastamento”, frisou o presidente da Assembleia. Ricardo Motta destacou, no entanto, que nada impede que a Assembleia Legislativa possa solicitar informações ao Governo. “Por exemplo, sobre a retenção de 10,74% nos orçamentos dos Poderes”, frisou ele. De acordo com o presidente da AL/RN o contingenciamento não deveria ultrapassar 4,7%. “Temos que rever isso, esse contingenciamento de recursos. Está sendo cumprido pelo Executivo também?”, indagou. Os deputados aguardam o parecer do deputado Hermano Morais, relator da proposta na CCJ, para se pronunciarem sobre o assunto. Ricardo Motta explicou que o processo com o pedido dos sindicalistas é volumoso. “É lamentável que nesse

Ricardo Motta explica o trâmite do pedido de abertura do processo de impeachment

mandato tenha havido situações como essa. O RN queria que a administração fosse em céu de brigadeiro, mas é inevitável”, opinou ele.

PROS Durante a entrevista, Ricardo Motta falou também sobre o jovem PROS, o partido que comanda no Estado. Ele assinalou que apesar do pouco tempo de existência, a legenda é dona de uma estrutura forte no RN, com a maior bancada na AL/RN – são cinco deputados – e na Câmara Municipal de Natal. Ele citou os nomes de Gilson Moura, Vivaldo Costa, Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho. “Nós temos bastante musculatura e com certeza esse será um partido ouvido e que terá vez nas eleições de 2014”, assinalou. De acordo com Ricardo Motta, o PROS tem como requisito sumário o apoio à reeleição da

presidenta Dilma Rousseff. E afirmou que o sentimento dos correligionários é juntar todas as forças com ponto convergente. Mas aqui no Estado, citou, o partido é independente, “não faz oposição ao RN”. “As críticas que fazemos [ao Governo Rosalba] são construtivas, mostrando caminhos para as possíveis soluções. O Governo com certeza não pode reclamar da AL”, acrescentou. Em tom de ressentimento, Ricardo Motta destacou que antes de se decidir pelo PROS cogitou ir para o PP, desejo impossibilitado pela intromissão do deputado Betinho Rosado, cunhado da governadora. “Betinho disse que iria para o PP e que teria o controle. Eu não concordei com isso. Foi um desconvite isso”, frisou. Ricardo Motta disse que viu com naturalidade, embora já tivesse sido avisado que Betinho Rosado “sempre escor-

Comissão de Ética inicia os depoimentos dos vereadores

« PARTIDO »

« CÂMARA MUNICIPAL » Adão Eridan é o primeiro a depor no processo que envolve apurações sobre possível quebra de decoro parlamentar JOANA LIMA

A

Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal (CMN) analisará nos próximos 15 dias seis processos de decoro parlamentar contra os vereadores Adão Eridan (PR), Sandro Pimentel (PSOL) e Amanda Gurgel (PSTU), cujo desfecho pode resultar em cassação dos respectivos mandatos. Ontem, Adão Eridan foi ouvido para se explicar sobre as denúncias em que é autor e réu. Hoje será a vez de Sandro Pimentel acusar e também se defender. “Essa é uma casa política, então não tenho muita expectativa ficar sem punição, embora ache injusto”, disse ele. O parlamentar do PSOL disse não saber se conseguirá se manter no cargo durante os quatro anos de mandato. “Vou continuar dizendo o que acho certo e isso não é interessante”. O vereador Bertone Marinho (PMDB), presidente da Comissão de Ética e relator de três dos processos, afirmou uma vez finalizados os relatórios serão imediatamente encaminhados para decisão final do plenário. Segundo ele, todos os vereadores já apresentaram as defesas iniciais. A fase atual é de coleta das oitivas dos autores e réus. Posteriormente, será concedido um prazo de cinco dias para a apresentação das alegações finais e, em seguida, o processo será concluído com a elaboração dos relatórios. “As acusações consistem exatamente na

regava nos compromissos”. “Quinze dias antes ele tinha assumido compromisso comigo, quando disse que não iria para o PP e que eu poderia dar continuidade ao redimensionamento do partido”, criticou. Ricardo Motta disse que foi surpreendido com a reação de Betinho. Sobre as eleições, o parlamentar do PROS destacou que não há nada certo e que o momento está, sim, propício para as muitas especulações. Mas destacou, no caso da AL/RN, que por ser um Poder político já há comentários sobre chapas. Ele acredita que a candidatura de Dilma vai balizar os partidos que a apoiam a se unirem. “Nós vamos nos entender, temos partidos que convergem com Dilma, como PMDB, PR, PSD. Eu não estou excluindo ninguém, até porque conversaremos com todos os políticos e correntes no Estado”, finalizou.

Integrantes do PRB trocam acusações

O

Adão Eridan presta depoimento na Comissão de Ética

troca de insultos e acusações, ataques pessoais. Extrapolaram os limites do debate de ideias e fizeram com que a Câmara, que já estava de cócoras, se rebaixasse ainda mais”, criticou Bertone Marinho. Entre as seis denúncias duas são de autoria de Adão Eridan, que representou Sandro Pimentel e Amanda Gurgel; duas são de Sandro Pimentel contra Adão Eridan; duas de Amanda Gurgel contra Adão Eridan; e uma de Aroldo Alves contra Amanda Gurgel. A Comissão de Ética conta ainda com a participação dos vereadores Chagas Catarino (PROS), relator de três representações; e de Bispo Francisco de Assis (PSB). O vereador Adão Eridan disse o que espera após o encerramento do processo que move

contra o parlamentar Sandro Pimentel: “Não estou aqui com a intenção de cassar o mandato de nenhum colega. Entretanto, espero que a Comissão de Ética avalie os fatos e estabeleça a punição justa”, afirmou. Segundo ele, Sandro Pimentel costuma fazer acusações equivocadas a seu respeito quando faz uso da palavra no plenário da Câmara ou através da imprensa. “Ele aproveitou o processo da Operação Impacto para me chamar de corrupto, ladrão e bandido”, completou Eridan. Sandro diz que há um equívoco na declaração de Adão: “ele me representou na CMN por causa de um twitter quando disse que ao invés de pichar a Câmara deveriam pichar os vereadores”, destacou.

PartidoRepublicanoBrasileiro (PRB) no Estado vive uma crise interna com contornosdetrocadeacusações.Opresidenteestadualdalegenda,Abraão Lincoln, destituiu o vereador licenciado de Natal Raniere Barbosa do cargo de presidente da comissão provisória da legenda na capital. Lincoln acusa o vereador de usar o partidocomo“legendadealuguel”. Raniereafirmaqueaatitudedopresidente estadual foi tomada depois que ele negou o pedido do próprio Lincoln para incluir um eleitor na lista dos caminhões pipa que prestam serviço a Prefeitura de Natal. Em meio a troca de acusações públicas, o comando do PRB na capital passa para o pastor Valdir Trindade, que disse “está por fora do assunto”. Em Natal, a legenda contaapenascomumvereador,Júnior Grafith, suplente de Raniere. O vereador licenciado de Natal Raniere Barbosa, secretário municipaldeServiçosUrbanos,reagiu adeterminaçãodopresidenteestadual do PRB, Abraão Lincoln de fazeradestituiçãodacomissãoprovisória do diretório de Natal da legenda,queerapresididoporRaniere. “Percebi que ele (Abraão trabalha de forma autoritária e com o velho jargão de moeda de troca”, afirmou o vereador. Raniere afirmou que já estava se sentindo desprestigiadona legenda. “Fui euque fundei o PRB em 2007. O partido nuncamedeunada”,disse,emtom de desabafo.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Dinheiro desviado O Banco do Brasil ainda não sabe se vai à Justiça para reaver os R$ 73,8 milhões surrupiados desde 2005, pela gangue do mensalão, do fundo de verbas publicitárias do Visanet, que o BB administrava. É a principal prova do uso de dinheiro público na trama. Parte do dinheiro foi para o PT e parte pagou dívidas da campanha de Lula, em 2002. O operador foi Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do BB.

política

Comissão aprova nome de Aluízio para aeroporto « TRANSPORTE » Projeto denomina terminal de passageiros no

município de São Gonçalo do Amarante como Governador Aluízio Alves WALDEMIR BARRETO

TRAJETÓRIA

Até hoje não entendo por que eles vieram pra cá, pra Brasília” MARCO AURÉLIO Ministro (STF) sobre a transferência dos mensaleiros condenados

Nossa conta

Que Visanet?

O BB entregou R$ 58,3 milhões do Visanet à DNA, agência de Marcos Valério, credor de duas dívidas da campanha de Lula no mesmo valor.

O STF condenou os autores do roubo à prisão, mas o BB informa que ainda “analisa o acórdão do STF”, de abril, para tomar uma decisão.

De ombros

Reserva imoral

Gim Argelo foi o relator do projeto da Comissão de Educação e Cultura do Senado

Se o desfalque não preocupa tanto, a fuga de Pizzolato tampouco: “Não muda nada, ele não é mais funcionário”, diz a assessoria do BB.

Pizzolato foi condenado a 12 anos e 7 meses de cadeia, em decisão unânime, por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

A

CNC não larga cargo Nos últimos 8 anos, o Sistema Sesc/Senac DN, controlado por Antônio de Oliveira Santos há 33 anos presidente-carrapato da Confederação Nacional do Comércio, foi condenado três vezes pelo Tribunal de

Contas da União por várias irregularidades nas contas. Condenação suficiente para o conselho da entidade afastá-lo do cargo, como preveem o estatuto e a lei. Mas é ele quem manda no conselho.

Faraônica

Só gente boa

Segundo o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), a CNC constrói, sem licitação, dez prédios em Brasília pela bagatela de R$ 700 milhões.

A Operação Titanic, da PF, desbaratou uma quadrilha que incluía o ex-senador Mario Calixto Filho e Baducho, filho de Antônio Santos.

Querer é poder A lei determina que a sede da CNC seja em Brasília, mas Antonio Oliveira Santos a mantém no Rio de Janeiro, onde ele mora.

Sem mudanças Funcionários da estatal de águas de São Paulo ainda não acreditam que a Benner, empresa com capital de R$ 5 mil, assumiu a gestão dos planos de

saúde do milionário fundo Sabesprev. Apesar de ter vencido a licitação em 2012, até hoje o sistema de gerência não funciona.

Próxima atração É constrangedor o silêncio da oposição, especialmente do PSDB, em relação à cadeia dos meliantes do mensalão. Coisa de quem teme ser o próximo. É que vem aí o julgamento do mensalão tucano, em Minas.

Conta outra... Dá para desconfiar dos sinais exteriores de “pobreza” do mensaleiro José Genoino (PTSP): após 27 anos embolsando salários de marajá, como de-

putado federal, declarou à Justiça Eleitoral patrimônio de apenas R$ 170 mil – correspondentes a meio ano de vencimentos.

Contradição

Busca consenso

Preso em regime fechado em Brasília, o cardiopata Antônio Rodrigues da Silva teve pedido de prisão domiciliar negado pelo Tribunal de Justiça. Mas o mensaleiro Genoino se acha mais igual que outros.

Em meio à guerra interna, o PT de Pernambuco marcou nova reunião para a noite desta quarta-feira na tentativa de costurar acordo para evitar o segundo turno nas eleições pelo comando local do partido.

Chantagem política O líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz (RO), diz que o partido tem conversado com os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Cam-

pos (PSB-PE). É uma lorota da turma de Carlos Lupi para forçar a presidenta Dilma a manter o ministro Manoel Dias (Trabalho).

Enquadrados O vice Michel Temer disse ontem, em evento da Fundação Ulysses Guimarães, que o PMDB não vai mais tolerar prefeitos que apoiam candidatos de outras siglas: “Peça para sair ou tomamos providências”.

Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de lei da Câmara que denomina “Governador Aluízio Alves” o aeroporto internacional em construção no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. O relator da proposta foi o senador Gim Argelo, que teve o parecer aprovado por unanimidade. O projeto agora segue para apreciação dos senadores em plenário. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados, onde passou por três comissões: Viação e Transportes, Educação e Cultura, além de Constituição e Justiça. Na Câmara, a proposição não foi ao plenário, uma vez que o regimento autoriza que os projetos de caráter terminativos, que não tenham recursos, sejem enviados direto ao Senado. A empresa construtora do aeroporto – a Inframérica – estima que o terminal de São Gonçalo estará em funcionamento em abril de 2014. O aeroporto terá uma estação de passageiros com 40 mil metros quadrados e

estacionamento com 1.500 vagas. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas trabalham na obra. No início das operações, a Inframérica prevê que o Aeroporto terá capacidade para receber até 10 aeronaves simultaneamente, com um movimento inicial de 4 milhões de passageiros/ano, chegando a 6,2 milhões em 2024 e aos 11 milhões em 2038. Já no primeiro ano, serão 10 balcões de atendimentos aos passageiros e cinco esteiras de bagagens.

Construção Para cumprir o compromisso de entregar os terminais a tempo da Copa de 2014, cerca de dois mil trabalhadores se revezam em vários turnos de trabalho. O ritmo de obras é intenso e há máquinas e operários em várias frentes. Apenas um dos dois acessos necessários para o tráfego de cargas e passageiros deverá estar pronto até abril: o norte, que ligará o aeroporto até a BR 406, perto da entrada do município de Extremoz e que custará cerca

de R$ 16 milhões ao governo estadual. O acesso compreende um trecho de 13 quilômetros e já foi desmatado e terraplenado. Resta, segundo o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Demétrio Torres, confeccionar as peças do viaduto, fazer a sub-base, a base da pista, o asfaltamento e ‘montar’ o viaduto, que será pré-moldado. O acesso sul, que ligará o terminal as BRs 304 e 226 em Macaíba e cuja obra atingiu 5% da conclusão, só foi desmatado e terraplenado. Demétrio negou a possibilidade de atraso e disse que o compromisso é entregar o acesso norte em março do próximo ano e o acesso sul, em maio – um mês após a operação do aeroporto. Os dois acessos ao novo aeroporto custarão R$ 73 milhões e estão sendo construídos pela EIT Engenharia, chamada para assumir a construção no meio do processo. Até o momento, o governo já investiu R$ 5,1 milhões dos R$ 73 milhões previstos para a obra.

Aluísio Alves foi eleito deputado federal em 1945 e participou da Assembleia Nacional Constituinte que promulgaria a nova Constituição de 1946. Reeleito em 1950, 1954 e 1958. Foi eleito governador em 1960 e fez uma gestão inovadora com importantes obras de infraestrutura para o Rio Grande do Norte. Aluísio Alves conquistou o quinto mandato de deputado federal em 1966 e elegeu o monsenhor Walfredo Gurgel para governador. Em fevereiro de 1969 teve o mandato cassado pelo AI-5. Tão logo restaurado o pluripartidarismo ingressou no PP e a seguir no PMDB. Disputou o governo em 1982 sem conquistar o mandato. Entusiasta da candidatura vitoriosa de Tancredo Neves à Presidência da República foi indicado Ministro da Administração pelo presidente eleito sendo confirmado no cargo por José Sarney e permaneceu à frente desse ministério entre 15 de março de 1985 e 15 de fevereiro de 1989 e durante a sua gestão foi criada a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Em 1990 foi eleito para o sexto mandato de deputado federal, cargo do qual esteve licenciado durante o governo Itamar Franco quando foi Ministro da Integração Regional entre 8 de abril de 1994 e 1º de janeiro de 1995. Como Ministro da Integração, Aluísio retomou o projeto de transposição do Rio São Francisco. Faleceu em Natal, em 2006 vítima de isquemia cerebral.

Vetos estão em avaliação « PASSE LIVRE » Prefeito vai decidir sobre projeto na próxima semana.

Procurador afirma que deverá ser rejeitada emenda que aumente gasto

A

Prefeitura de Natal deverá se pronunciar oficialmente sobre os possíveis vetos às emendas apresentadas pelos vereadores ao projeto do Passe Livre na próxima semana. A informação é do procurador geral do Município, Carlos Castim. Ele explicou que o Executivo Municipal tem 15 dias úteis, a contar da última segunda-feira (18), para repassar o projeto à Camara Municipal de Natal (CMN) com uma definição, mas provavelmente essa resposta será divulgada antes do término desse prazo, que será no dia 9 de dezembro. O prefeito Carlos Eduardo Alves disse ontem que o projeto ainda não chegou a sua mesa e que ainda será feito um exame das emendas incluídas junto a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a equipe financeiro do Executivo. “Não conheço o que foi aprovado, somente em linhas gerais. Vou examinar com a Procuradoria e com o Financeiro para dar uma posição”, afirmou. De acordo com Carlos Castim, a Prefeitura deverá vetar as emendas que resultem em despesa para o erário. Segundo ele, a proposição do vereador Sandro Pimentel (PSOL), que dis-

JÚNIOR SANTOS

Procurador Carlos Castim fará a análise jurídica das alterações

Vou examinar com a Procuradoria e com o Financeiro para dar uma posição” CARLOS EDUARDO Prefeito de Natal

pões sobre a utilização do cartão de gratuidade estudantil com o número de 60 créditos mensais, está entre as passíveis de veto. “Esse aumento de 44 para 60 passes não tem critério algum”, argumentou. Castim acrescentou entre as emendas com possibilidade de veto a do vereador Rafael Motta (PROS), suprimindo o artigo que tratava do pagamento de meia passagem por parte dos estudan-

tes no período de recesso escolar. O procurador geral explicou ainda que existem alterações de caráter pedagógico. “O projeto original inclui a validação diária do cartão, com o objetivo de garantir a frequência escolar. Houve alteração para que essa validação seja feita mensalmente, o que foge ao caráter pedagógico da proposta. Ainda terei uma conversa com Justina [Iva, secretária de Educação] para que ela opine sobre essa perda de natureza pedagógica”, explicou Castim. Por outro lado, conforme o procurador geral do Município, as emendas encartadas pelo vereador Hugo Manso (PT) poderão ser mantidas. As emendas preveem a possibilidade de que as redes públicas estadual e federal, que abrangem escolas de ensino médio e universidades, formatem projetos semelhantes ao da Prefeitura de Natal, desde que a responsabilidade pelas despesas ficará por conta de cada ente. Segundo Castim, também poderá receber a autorização do Executivo a emenda do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), que prevê um crédito adicional ao aluno que comprovar atividade extracurricular.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

política

5

GERVÁSIO BAPTISTA

Ministro critica pressa na prisão de condenados « MENSALÃO » Marco Aurélio de Mello questiona

prisão antecipada de condenados e transferência para Brasília, determinadas por Joaquim Barbosa

FELIPE RECONDO Agência Estado

B

rasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello questionou ontem a prisão antecipada de parte dos condenados no julgamento do mensalão, na semana passada, e a decisão de transferir todos eles para Brasília, onde permanecem presos. “Por que tanta pressa agora na reta final? Vamos observar o figurino, porque aí há segurança para todos”, disse. “Eu até hoje não entendo por que eles vieram para cá, para Brasília”, acrescentou. Marco Aurélio disse o adequado seria esperar o fim do feriado de 15 de Novembro para decretar as prisões. O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, decretou a prisão na sextafeira passada, feriado pela proclamação da República. Condenados de São Paulo, como o exministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, foram levados de avião para a capital federal. Condenados de Belo Horizonte, como o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, também

foram enviados a Brasília. Para Marco Aurélio, o princípio básico é que o cumprimento da pena se dê onde o réu tem raízes, tem domicilio. “Porque se pressupõe que ficando mais próximo da família vai haver a assistência, que é importante para a ressocialização. Estou aguardando para saber qual foi o móvel, porque tudo surge por uma causa”, disse o ministro. A ordem de prisão na sextafeira não foi acompanhada de um detalhamento sobre o tipo de regime em que os condenados deveriam cumprir a pena. Dirceu e Genoino, por exemplo, deveriam ir para o regime semiaberto, mas acabaram ficando alguns dias em cela fechada. Marco Aurélio também disse compreender a decisão de fugir do País do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado por envolvimento no esquema do mensalão pelos crimes de corrupção, lavagem e peculato. “É incito à pessoa tentar escapar, principalmente conhecendo as condições desumanas das nossas penitenciárias”, afirmou. “Como ele tinha dupla nacionalidade, ele saiu do Brasil para se ver livre do que seria o

recolhimento a uma das penitenciárias”, acrescentou o magistrado. Marco Aurélio afirmou não ver leniência ou negligência do governo ou do Judiciário no episódio. “Ele deve ter saído (do País) antes da expedição da carta sentença para a execução da pena, antes da fase de execução da pena”, disse o ministro, segundo quem Barbosa não deveria ter determinado monitoramento eletrônico. “Isso pressupõe uma limitação à liberdade de ir e vir. E ele deve ter saído antes da expedição da carta sentença para a execução da pena, antes da fase de execução da pena. Ainda estavam sendo julgados os embargos declaratórios.” Pizzolato é cidadão italiano. Estando na Itália, não pode ser extraditado para o Brasil. Entretanto, o ministro afirmou que o Brasil poderia pedir à Itália que Pizzolato cumprisse lá a pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal. “O tratado, a meu ver, viabiliza até mesmo, se houver o acatamento do governo italiano, a execução da pena prolatada lá na Itália.”

Marco Aurélio, sobre prisão na Papuda: “Até hoje não entendo porque eles vieram para cá”

Henrique aguarda comunicado do STF Brasília - O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou ontem que vai aguardar a comunicação oficial sobre a prisão do deputado licenciado José Genoíno (PT-SP) antes de decidir o que será feito no caso do parlamentar. Ele afirmou que, assim que a casa receber o comunicado oficial vai reunir a Mesa Diretora para discutir as medidas adequadas. Genoíno, preso na última sexta-feira, está licenciado desde 24 de julho, quando foi submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência. Em setembro, após avaliação médica, a licença foi prorrogada por mais 120 dias. O deputado já havia solicitado aposenta-

doria por invalidez, mas a junta médica que o avaliou, decidiu aguardar até janeiro, quando o parlamentar será reavaliado, antes de emitir um parecer. Henrique Alves afirmou que, assim que a casa receber o comunicado oficial reunirá a Mesa Diretora para discutir as medidas que serão tomadas no caso de Genoíno. “A Câmara não pode iniciar qualquer procedimento somente a partir de notícias da imprensa. É preciso um documento formal para que a Casa possa atuar”. Henrique Alves afirmou que também vai aguardar a comunicação sobre os casos dos demais parlamentares condenados para dis-

cutir as medidas adequadas a cada caso. Ele criticou, no entanto, o fato de a Câmara ainda não ter sido comunicada da prisão de Genoíno até o fim da tarde de ontem. “A Casa não recebeu nenhuma comunicação a respeito da prisão de um parlamentar. E, sem avaliar o mérito da decisão, há o dever protocolar, o que obrigaria esta casa a ser comunicada imediatamente”. A prisão dos condenados no processo do mensalão foi tema ontem no plenário da Câmara .

+

PÀGINA 6

Pizzolato viajou 20 horas para fugir no Brasil


6

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

geral

Pizzolato usou Argentina para fugir « MENSALÃO » Condenado a 12 anos e 7 meses de prisão, o ex-diretor Marketing do Banco do Brasil usou

fronteira do Paraguai para seguir até Buenos Aires e de lá para a Itália, onde está há quase dois meses ANDRE DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO

Oposição reage a discurso de irmão de Genoino

WILSON TOSTA Agência Estado

R

io (AE) - Uma viagem de 1.600 quilômetros, 20 horas de estrada, duas paradas para abastecer o carro, refeições de biscoito, banana e água. Assim o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato chegou à fronteira do Paraguai há cerca de 50 dias. O automóvel, porém, não passou para o lado de lá: ainda em território brasileiro, Pizzolato despediu-se do amigo que o levava, atravessou a pé a linha imaginária entre os dois países e embarcou em outro veículo, que já o esperava, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Foi para Buenos Aires, na Argentina, onde, já com outra via do passaporte italiano - a primeira fora entregue à Justiça do Brasil, com o documento brasileiro -, tomou um voo para o país europeu. A jornada de Pizzolato para escapar ao cumprimento da sentença, que considera injusta, de 12 anos e 7 meses de prisão no processo do mensalão, feita em segredo, começara às 4h30 da manhã anterior à chegada à fronteira. O ex-diretor do Banco do Brasil saiu discretamente do prédio onde morava, em Copacabana, na zona sul do Rio, sem bagagem e levando consigo um pen drive, com cópia de um dossiê que elaborou com sua história desde a campanha eleitoral que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, além de detalhes da ação penal em que foi condenado. Tenso, preferiu deixar a direção com o amigo: não se sentia em condições emocionais de dirigir. Pizzolato decidiu deixar o Brasil em direção à Itália depois do 7 de setembro. Pouco antes, no dia 4, o Supremo Tribunal Federal rejeitara seus primeiros embargos de declaração - tipo de recurso que questiona a clareza das decisões - à sentença que o condenara à prisão por peculato (apropriação criminosamente, por servidor, de dinheiro público), lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Pouco depois, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, outro dos réus condenados no processo do mensalão, reuniu amigos em sua casa, para acompanhar pela televisão uma sessão da Corte que examinava o seu caso e admitiu concretamente a possibilidade de ir para a cadeia. Foi mais um sinal assustador para Pizzolato: o mais graduado dos petistas no processo admitia publicamente que seria pre-

Em discurso no Plenário da Câmara, José Guimarães critica prisão e condições impostas aos condenados no processo do mensalão

Condenados não aceitam ‘humilhação’

Ordem de prisão ja foi emitida pela polícia internacional

so. “O que vai ser depois da condenação?”, preocupava-se o exdiretor do Banco do Brasil em conversas com amigos próximos. A operação secreta que retirou Pizzolato do Brasil foi arquitetada com ajuda de um grupo restrito. Seria, porém, do conhecimento prévio de alguns petistas, entre eles Dirceu. Ao saber da disposição do ex-diretor do Banco do Brasil de deixar o Brasil e continuar lutando por sua absolvição na Itália, o ex-ministro da Casa Civil, condenado a mais de dez anos por comandar o mensalão, não teria se oposto, embora não soubesse de detalhes do plano. O próprio Dirceu descartou a possibilidade - aventada - de fugir do País para a Venezuela ou para Cuba, países em cujos governos o ex-ministro cultiva boas relações e de onde já colhera sinalizações de solidariedade, diante da condenação à prisão anunciada pelo Supremo. Antes da partida, ocorrida alguns dias depois do 7 de setem-

bro, Pizzolato, que tem dupla nacionalidade - brasileira e italiana -, fez algumas avaliações. Uma das mais importantes envolveu o tratado de extradição Brasil-Itália, que desobriga as partes de extraditar para a outra seus nacionais e abre a possibilidade de abertura de novo processo, de acordo com a respectiva legislação local. Esse mecanismo era justamente o que o ex-diretor do BB queria para que seu caso fosse examinado, segundo argumenta, apenas sob a ótica jurídica. O tratado também não permite a extradição se houver motivos para acreditar que o extraditado sofrerá algum tipo de perseguição política. Outra avaliação envolveu possíveis represálias, como confisco de bens e bloqueio de aposentadoria. O único bem de vulto que o ex-diretor possui, segundo seus amigos, é a cobertura na Rua Dias Ferreira, em Copacabana, cujo bloqueio não o afeta imediatamente.

Brasília (AE) - Os petistas presos em Brasília José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares enviaram bilhete aos militantes do PT que estão acampados na entrada do Complexo Penitenciário da Papuda desde domingo. Eles agradecem o apoio e “solidariedade política” dos manifestantes e disseram ainda que não vão aceitar “humilhação”. O bilhete, escrito à caneta, foi entregue aos militantes por um dos advogados de Delúbio, Luiz Egami. “Companheiros e companheiras, a ação de vocês nos sustenta muito, nos alimenta, é a solidariedade política, valor essencial da esquerda. O nosso agradecimento é a luta. Queremos o respeito à lei, não aceitamos humilhação”, dizia a mensagem à militância. Os petistas receberam ontem visitas de parentes e amigos. A um deles, Dirceu confidenciou que prefere agora cumprir a pena de prisão em Brasília, e não mais em São Paulo. Se retornar à capital paulista, ele teme enfrentar o que chama de “ira” do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) contra o PT, com provável transferência para o regime fechado, por falta de vagas no semiaberto. “Temos que enfrentar isso de cabeça erguida e eu quero trabalhar”, teria dito o petista. “Não há por que se envergonhar, não há por que baixar a cabeça”. Apesar da frase otimista, Dirceu oscila momentos de esperança com os de raiva e abatimento.

Não vamos aceitar que venham à tribuna dizer que isso tudo são ações políticas” NILSON LEITÃO Deputado federal PSDB

Seja lá quem praticou corrupção não pode ser enaltecido como herói, mas reconhecido como criminoso” RONALDO CAIADO Líder do DEM na Câmara

Não há por que se envergonhar, não há por que baixar a cabeça” JOSÉ DIRCEU Condenado

Brasília (AE) - A oposição na Câmara dos Deputados reagiu há pouco às declarações do líder do PT na Casa, José Guimarães (CE), que na tribuna da Casa defendeu os dirigentes do seu partido condenados no processo do mensalão e acusou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ser “política”. “É inaceitável dizerem que foi um julgamento político, quando sabemos que oito membros da Corte foram indicados pelo governo do PT”, rebateu o líder do Democratas, Ronaldo Caiado (GO). “Seja lá quem praticou corrupção não pode ser elogiado nem enaltecido como herói. Ele tem que ser reconhecido como criminoso e, como tal, tem que pagar a pena determinada pela Justiça”, emendou o parlamentar. Pouco antes de Caiado subir à tribuna, Guimarães - que é irmão do deputado federal José Genoino - fez um pronunciamento no qual negou que os dirigentes petistas presos por envolvimento com o escândalo sejam “corruptos” e os classificou de “construtores da democracia”. O líder do PT também alegou que o STF sofreu pressões para chegar à sua decisão e afirmou que o julgamento careceu de “provas materiais”. O líder da minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), fez eco às críticas de Caiado e se disse “preocupado” com o discurso de Guimarães. “O que me preocupa é ver o PT recriminando quando a lei é feita”, afirmou o tucano. No Plenário, Nilson Leitão classificou o mensalão de “um instrumento para fazer com que o governo Lula funcionasse de acordo com a vontade pessoal (do ex-presidente)”. Ele cobrou ainda “humildade e autocrítica” do PT. “Não vamos aceitar que venham à tribuna dizer que não sabiam, que não têm culpa e que isso tudo são ações políticas”, concluiu. Ontem, senadores do PT decidiram, em reunião da bancada, fazer uma visita de "solidariedade" hoje aos integrantes do partido que estão cumprindo a pena do processo do mensalão. "É uma visita de solidariedade. As pessoas precisam desse apoio nessas horas", afirmou o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), para quem uma das características do partido é, além da solidariedade, o apoio pessoal, humano e à família.

Genoino passa por avaliação no IML Brasília (AE) - O deputado federal licenciado José Genoino (PT) passou ontem por uma avaliação no Instituto Médico Legal (IML) do Distrito Federal. Desde que foi preso no final de semana, Genoino tem reclamado de problemas de saúde. Submetido em julho a um procedimento cardíaco, ele pediu nesta semana transferência para o regime domiciliar. Ontem, a procuradora-geral interina da República, Ela Wiecko de Castilho, encaminhou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) sugerindo a formação de uma junta médica cardiológica para avaliar a gravidade do estado de saúde de José Genoino. Os advogados do congressista afirmam que ele precisa de cuidados médicos intensivos e que, portanto, não tem condições físicas de permanecer em estabelecimento prisional. No parecer enviado ao STF,

Ela Wiecko de Castilho reconhece que a Lei de Execução Penal admite a prisão domiciliar nos casos em que o condenado sofre de doença grave desde que seja demonstrada a impossibilidade de o detento receber tratamento adequado na prisão. Conforme a procuradora, apesar do estado de saúde alegado, o próprio José Genoino admitiu que tem recebido atendimento médico desde que foi preso. A avaliação no IML, inclusive, foi determinada pelo juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. “Destaca-se, ainda, que o sentenciado poderá ser encaminhado a hospital quando necessário”, observou Ela Wiecko de Castilho. A procuradora indicou no parecer o nome de três médicos cardiologistas que poderão avaliar o quadro de saúde de Genoino.

JOSÉ CRUZ

Genoino: assistência médica


geral

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

7

Vitória deu para o gasto: 2 a 1 « COPA DE 2014 » Mesmo sem apresentar uma atuação brilhante, seleção de Felipe Scolari acaba o ciclo de

2013 com resultado positivo e diante de um adversário que promete dar trabalho na disputa do Mundial

O

Brasil não teve uma atuação convincente na noite de ontem, mas superou o Chile por 2 a 1, no último amistoso da temporada. Com dificuldades diante do time de Jorge Sampaoli, a equipe pentacampeã recorreu a Robinho para superar o adversário, no Rogers Centre, em Toronto. A Seleção Brasileira abriu o placar logo no início do confronto, com gol de Hulk. Porém, a equipe de Luiz Felipe Scolari exibiu dificuldades em campo e sofreu o empate na etapa final, com o gremista Vargas. Os dois treinadores aproveitaram as alterações, e o treinador brasileiro colocou Robinho, que não decepcionou e marcou seu nono gol diante do Chile. Apesar do frio intenso no Canadá, as seleções não tiveram problemas no estádio climatizado, mas o gramado atrapalhou a ambas, pelas placas que se soltavam. Depois de se despedir de 2013 nesta terça-feira, a Seleção tem novo compromisso apenas no dia 5 de março, quando enfrentará a África do Sul, em Johanesburgo, no último jogo antes da convocação final de Felipão para a Copa do Mundo de 2014.

O jogo O Brasil começou a partida pressionando a saída de bola do Chile, que optou por uma formação mais cautelosa, com três zagueiros. A estratégia do time de

FICHA TÉCNICA BRASIL CHILE Julio Cesar; Maicon, Daviz Luiz, Thiago Silva (Dante) e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar (Willian); Neymar (Lucas), Hulk (Ramires) e Jô (Robinho). Técnico: Luiz Felipe Scolari

2 1 Bravo, Medel, González e Jara; Fuenzalida (Valdivia), Díaz (Beausejour), Carmona e Mena; Gutiérrez (Muñoz), Vargas e Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli.

Estádio: Rogers Centre,Toronto (CAN) Árbitro: Silviu Petrescu (CAN) Auxiliares: Joe Fletcher (CAN) e Daniel Belleau (CAN)

Felipão surtiu efeito em pouco tempo. Aos 13 minutos, Jô adiantou a marcação para atrapalhar González, que deu um passe de presente para Oscar. O meia, acionou Hulk, que dominou na área e bateu forte para superar o goleiro Bravo. Depois do gol, Sampaoli corrigiu o posicionamento do Chile, desfazendo o esquema com três zagueiros, já que tirou Fuenzalida para colocar Valdivia. A partir daí, a ‘Roja’ passou a ter mais posse de bola, já o Brasil caiu de rendimento, sem conseguir envolver os adversários, com Neymar apagado. No início do segundo tempo, o jogador do Barcelona tentou mostrar um pouco mais de ve-

locidade, Felipão fez sua primeira troca na equipe, colocando Robinho no lugar de Jô. Com Neymar mais ativo, o Brasil passou a exibir uma postura mais dinâmica, criando chances na frente. Com isso,a seleção seguiu na frente e desperdiçoui boas chances, mas exibia dificuldades para combater o meiocampo chileno. Sampaoli foi obrigado a alterar sua equipe, já que Valdivia não suportou problemas clínicos e acabou substituído por Matías Fernandez. Na sequência, Felipão também mudou, com Willian e Ramires nas vagas de Oscar e Hulk.Aos 25 minutos, o goleiro Bravo bateu tiro de meta, Matías Fernandez desviou de cabeça e a bola ficou na intermediária para Vargas. O gremista observa o posicionamento do goleiro e bate no canto direito de Júlio César, que nem sequer pôde se mexer no lance. Pouco depois, o árbitro marcou impedimento em gol marcado por Robinho. Em seguida, Neymar recebeu na área, e Bravo saiu para dar o combate, levando dois chapéus do atacante, mas o chute parou no goleiro, enquanto os zagueiros se aglomeravam na linha do gol. A pressão surtiu efeito, e Robinho aproveitou cruzamento de Maicon, aos 33 minutos, para mandar de cabeça para as redes e fechar 2013 com vitória para o Brasil.

MOWA SPORTS

Jogadores demonstraram união e comemoraram bastante o gol marcado pelo atacante Robinho JONATHAN NACKSTRAND/AGENCE FRANCE PRESSE/ESTADÃO CONTEÚDO

França faz seu milagre e vem ao Mundial O hino francês entoado antes do jogo foi profético: o dia da glória chegou. A França fez 3 a 0 na Ucrânia, ontem, e conseguiu a improvável vaga para a Copa do Mundo. Foi a primeira vez na história das Eliminatórias Europeias que uma equipe conseguiu superar o placar desfavorável de 2 a 0 na repescagem. Foi na execução do hino nacional, que o time azul começou a se classificar. E os jogadores seguiram essa inspiração, fazendo mais em 10 minutos do que em todo o jogo de Kiev. Com uma marcação, no campo do rival, e sempre com a mesma jogada - o cruzamento na área -, a França implodiu a vantagem do rival em 34 minutos. Os gols foram do volante Sakho e do atacante Benzema, em posição claramente irregular. Ribéry mostrou porque é candidato ao posto de melhor do mundo. Atordoados, os ucranianos não eram sombra da muralha da fase de grupos. Terminaram a partida levando três gols, algo inédito nos últimos 25 jogos. O cenário ucraniano ficou ainda mais tenebroso quando Khacheridi, que já tinha cartão amarelo, deu um carrinho em Ribéry. Com um a mais, os franceses demoraram para fazer o gol salvador. Aos 27 minutos, Gusev se assustou com a presença de Sakho e colocou para dentro: 3 a 0. A França conseguiu seu milagre. A galeria dos campeões mundiais que vão desfilar por aqui no ano que vem está completa.

Uruguai põe força máxima pela vaga

Cristiano Ronaldo vence novo duelo contra “Ibra” Cristiano Ronaldo teve uma atuação espetacular e fez os três gols de Portugal na vitória sobre a Suécia, em Estocolmo, por 3 a 2. O astro colocou seu país na Copa e virá como protagonista. De quebra, o atacante venceu o duelo contra Ibrahimovic, que marcou os tentos suecos, mas chegou a aplaudir o segundo gol do rival português. Com a façanha, o astro lusitano se tornou o maior artilheiro da seleção, ao lado do ex-atacante Pauleta, com 47. Só nas Eliminatórias, foram sete. Na comemoração que está se tornando característica em sua carreira, Cristiano apontou para o gramado do Friends Arena como se dominasse mais um território. O estádio se calou e foi aí que Ibrahimovic aplaudiu seu rival. Cristiano Ronaldo anotou os gols com a sua marca: a velocidade que deixa todos para trás, a frieza para olhar o goleiro e a finalização certeira, sempre em canto diferente. Simples assim. Os companheiros de Cristiano Ronaldo também foram melhores que os parceiros de Ibrahimovic e isso fez diferença. Dois

passes para os gols do astro foram dados pelo meia João Moutinho, que também fez ótima partida. Portugal abriu o placar e levou a virada no começo do segundo tempo. Nesse instante, a balança pendeu para o lado sueco, mas Cristiano Ronaldo mostrou que não deixaria que a partida e a vaga saíssem do controle português.

Últimos classificados Não houve surpresas nos outros jogos das Eliminatórias Europeias. A Croácia espantou a zebra da Islândia com tranquilidade e fez 2 a 0 - dois tentos do Mario Mandzukic, artilheiro do Bayern de Munique. Em Bucareste, a Grécia foi bastante pressionada, mas empatou por 1 a 1 contra a Romênia e também garantiu a vaga depois de ter vencido o jogo de ida por 3 a 1. Com a definição de Grécia, França, Portugal e Croácia como últimas seleções europeias, os classificados para a Copa do Mundo de 2014 estão praticamente definidos. Isso porque as duas vagas em aberto devem ficar com Uruguai e México.

Cristiano Ronaldo garantiu o visto no passaporte de Portugal

Mesmo jogando em Amã, na semana passada, o Uruguai goleou a Jordânia por 5 a 0. Assim, ficou em uma situação extremamente confortável para vencer o confronto válido pela repescagem das Eliminatórias e, garantir vaga, a última, na Copa do Mundo de 2014. Mas, apesar da enorme vantagem, os uruguaios pregam seriedade no jogo de volta, hoje, às 2oh (no RN), no estádio Centenário, em Montevidéu. Durante a entrevista coletiva, o técnico Oscar Tabárez foi perguntado se iria escalar o time reserva, já que a vaga está praticamente garantida. “Essa é uma partida séria, não vamos fazer treinamentos”, respondeu. Após se classificar para a fase final das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014 por causa de uma punição imposta a Cabo Verde, A Tunísia tenta, agora, garantir vaga no Mundial utilizando-se do mesmo expediente. Ontem, a federação de futebol local entrou com um recurso na Fifa questionando a legalidade de dois jogadores de Camarões.


8

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

geral

Notificações aumentam no RN « DENGUE » Número de notificação da doença cresceu 154% no comparativo com 2010, segundo

dados divulgados pelo Ministério da Saúde, que aponta 12 municípios potiguares em situação de risco MARCELO CASAL JR/ABR

A

s notificações de dengue no Rio Grande do Norte tiveram um salto significativo. Pularam de 6.302 em 2010 para 16.035 este ano, em 42 semanas. Apesar disso, os casos graves caíram de 238 para 102. Foram oito mortes este ano ante sete em 2010, segundo balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, que identificou 12 municípios em situação de risco. No Brasil, o número de cidades com risco de epidemia de dengue para este verão dobrou em relação a 2012. Levantamento Rápido do Índice para Aedes aegypti (LIRAa) mostra que das 1.315 cidades analisadas, 157 apresentam um alto índice de criadouros de mosquito transmissor da doença. Em 2012, foram 77 localidades, dentro de um universo de 1.239 municípios analisados. O levantamento, realizado em outubro e novembro, indica ainda que 525 cidades foram consideradas em nível de alerta para a doença. Os números poderão mudar, pois há capitais que ainda não apresentaram os dados, como Belém, Maceió, Recife, Natal, São Paulo e Florianópolis. “O sistema pode estar mais sensível que no ano passado. Mas temos de nos preparar para o cenário pior do que em 2013”, alertou o secretá-

Ao lado do secretário Jarbas Barbosa e do ex-jogador Cafu, ministro Padilha divulga números e anuncia recursos para os Estados

rio de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Este ano foi um dos piores em número de casos de dengue. Entre janeiro e novembro, foi contabilizado um total de 1,4 milhão de casos da doença. Um número bem superior ao apresentado durante a epidemia de 2010

(955.087) e quase três vezes maior do que o registrado em 2012, quando foram confirmadas 545.163 infecções. O aumento de 2013 foi atribuído às eleições municipais de 2012, período de transição de administração, e, sobretudo, à maior circulação do tipo 4 do vírus da doença.

“Número de casos de dengue fala do passado. O LIRAa fala do futuro. Quanto mais ele for usado como instrumento de intervenção, maiores as chances do controle da dengue”, disse Barbosa. As atividades de prevenção, afirmou, devem ser iniciadas o mais rapidamente possível pelas

prefeituras. O ministério repassará R$ 363,4 milhões para intensificar essas atividades. O Nordeste é a região que apresenta maior número de cidades em situação de risco para a dengue neste verão. Das 539 localidades analisadas, 125 têm um alto índice de infestação do mosquito

transmissor da doença, o Aedes aegypti. Outras 254 cidades foram consideradas em situação de alerta, incluindo Salvador, Fortaleza, São Luís e Aracaju. Na Região Centro-Oeste, 11 cidades estão sob risco, incluindo Cuiabá. Goiânia e Campo Grande são consideradas em situação de alerta, além de outras 109 cidades da região. Na Região Norte, 17 cidades estão sob risco, entre elas Porto Velho e Rio Branco. Boa Vista, Manaus, Palmas e outras 55 cidades estão em situação de alerta. No Sudeste, o único município considerado de risco é Governador Valadares (MG). Rio e Vitória estão em alerta, além de outras 84 cidades. De acordo com o secretário, embora os números não tenham sido consolidados, a capital paulista não está em situação de alerta. No Sul, duas cidades estão sob risco e 17 em alerta. Embora os números de casos da doença sejam muito expressivos, o ministério comemorou a redução das mortes provocadas pela infecção. Se o ritmo de 2010 tivesse sido mantido, o número provável para este ano seria de 987 óbitos. Foram registrados 414 a menos do que o esperado: 573. A solenidade contou com a presença do ex-lateral da Seleção Brasileira, Caju. JOÃO BITA - AL/PE

Justiça nega liminar ao MP « ARISTÓFANES FERNANDES » Juíza da Fazenda Pública de Parnamirim indefere

pedido do Ministério Público para anular convênio do governo com a Anorc

A

juíza Marta Suzi Peixoto Paiva Linard, da Vara da Fazenda Pública de Parnamirim, indeferiu liminar pedida pelo Ministério Público que solicitava a anulação do convênio celebrado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc). A intenção do MP era que a administração do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes fosse retomada exclusivamente pelo Estado. Para a juíza, a utilização do local pela Anorc tem sido objeto de convênios sucessivamente celebrados desde 1990, o

que descaracteriza a urgência do pedido. O MP havia alegado no mês de outubro que a forma de convênio está errada e deveria ser vista e firmada como um contrato, retornando a administração do parque ao Estado do Rio Grande do Norte. Os promotores do MP também apresentam nos autos uma perícia contábil realizada em 2011 com base na análise dos convênios e os livros contábeis da Anorc. Entre as irregularidades apresentadas estão os documentos de comprovação de receitas e despesas que não contemplam a totalidade dos recur-

sos destinados e os pagamento de despesas incompatíveis com o objeto dos convênios. Na decisão, a juíza afirma que o MP limitou-se a mencionar que a continuidade da utilização do bem público por associação particular, em proveito desta, consolidará o agravamento de uma irregularidade há anos perpetrada, agravada pela importância financeira que reproduz, principalmente diante da possível negociação do bem público com vistas à realização do Carnatal, no próximo mês de dezembro. Diante disso, foi constatado que há, nos autos, cópia de acor-

do celebrado entre os réus e a empresa Destaque Propaganda e Promoções, referente ao uso do bem público mencionado, com contraprestação pecuniária em favor do Estado do Rio Grande do Norte, o que acaba por enfraquecer a urgência alegada. A juíza também argumentou que, além de se utilizar da força trabalhista de servidores públicos efetivos do Estado, a Associação possui total controle da gestão administrativa e financeira do referido bem público, tendo lucros com sua exploração, conforme perícia contábil realizada por iniciativa do MP.

Deputado Antônio Moraes entrega título de cidadania a Marcelo

« HOMENAGEM »

Marcelo Alecrim agora é cidadão pernambucano Assembleia Legislativa reconhece contribuição do empresário ao desenvolvimento

R

ecife - O empresário Marcelo Henrique Ribeiro Alecrim recebeu ontem o Título de Cidadão de Pernambuco. O homenageado fundou a primeira distribuidora de combustíveis do Nordeste, e é natural de Canguaretama, no Rio Grande do Norte. A proposta de concessão do Título partiu do deputado Antônio Moraes, do PSB. Marcelo Alecrim entrou no setor dos combustíveis aos 19 anos, quando começou a trabalhar no posto do pai, em Canguaretama. Em 1996, fundou a Satélite Distribuidora de Petróleo, SAT, em Natal e, desde então, fincou a logomarca em 220 postos do Ceará à Bahia. O grupo foi eleito a melhor Empresa do Comércio Varejista do Bra-

sil, em 2001, no Anuário da Revista Exame. Posteriormente foi feita a fusão da SAT com a ALE, de Minas Gerais, surgindo a ALE/SAT, rede com 1800 postos de combustíveis, em 22 estados. Em Pernambuco, a empresa está instalada em Suape, gerando empregos e recursos para o Estado. A deputada Terezinha Nunes, do PSDB, abriu a solenidade, destacando “que a iniciativa da Casa e um reconhecimento à contribuição do empresário ao desenvolvimento de Pernambuco. Segundo Antônio Moraes, da sua criatividade de empreendedor nordestino surgiu a marca efetiva das empresas de Marcelo Alecrim em Pernambuco, colaborando com o desenvolvimento econômico do Estado. O homenageado agradeceu a iniciativa da Assembleia, salientando que, aonde for, vai revelar o orgulho de ter conquistado a cidadania pernambucana.


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe a charge de Brum.

TEMPO HOJE

Máx.: 30ºC Mín.: 24º C Possibilidade de chuvas

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 05h51 -2.1 - 18h00 - 2.2 Baixa-mar 11h32 -0.5

JUSTINA IVA FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO JÁ PARA O ANO DE 2014. PÁGINA 12

NA TN ONLINE

Confira a galeria de fotos sobre as casas soterradas em Jenipabu.

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Rosa Lúcia Andrade [pauta@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 20 de novembro de 2013

Polícia afirma que não há provas que liguem mortes a torcidas « VIOLÊNCIA » Delegada responsável pela investigação de menor morto em Neópolis diz que até o momento não há nenhum indício de ligação entre crime e rixa de torcidas

A

Polícia Civil investiga separadamente os casos dos dois jovens mortos na última sexta-feira (15) após partida entre ABC e Asa de Arapiraca em Natal. Em coletiva de imprensa na tarde de ontem, o delegado Odilon Teodósio, da Delegacia de Polícia da Grande Natal (DPGran) informou que, por enquanto, além da polícia não ter pistas sobre as mortes, não há provas de que os crimes tenham relação entre si e nem com rixas de torcidas organizadas. “Pode ser apenas uma coincidência de datas, mas é preciso que se faça um aprofundamento investigativo para saber quais motivações possíveis para esses fatos criminosos. Só depois disso, se identificarmos as motivações e havendo uma comprovação de conexão entre os casos, é que podemos ter uma resposta mais exata”, disse o delegado. Duas delegacias estão responsáveis pelos crimes, a 10ª DP investiga o crime em Neópolis e a 12ª DP da zona Norte. Segundo a delegada Alzira Veiga, responsável pela investigação do crime em Neópolis, as altas de hospital dos jovens sobreviventes do atentado estão sendo aguardadas para que eles possam depor e elucidar alguns questionamentos quanto ao crime. A única novidade do caso de Neópolis é que Flávio Augusto da Costa Leandro, de 17 anos, não estava com nenhuma vestimenta que o caracterizasse como torcedor do ABC. “O garoto que faleceu em Neópolis sequer vestia a camisa do time, algumas pessoas já foram ouvidas e todas elas afirmaram que o jovem vestia uma camisa branca e uma bermuda descaracterizada no momento em que foi baleado”, afirmou a delegada. Já seu irmão, também foi baleado e vestia uma calça do time. Sobre os dados do Conselho Estadual de Direitos Humanos de que 14 integrantes de torcidas organizadas ou simpatizantes de clubes morreram por esse suposto motivo, Odilon Teodósio falou que a diretoria não tem a informação desses números formalmente. O delegado

DEGEPOL

É preciso que se faça um aprofundamento investigativo” ODILON TEODÓSIO delegado da DPGran

O garoto que faleceu em Neópolis sequer vestia a camisa do time” ALZIRA VEIGA delegada da 12ª DP

disse ainda que a DPGran quer todos esses inquéritos para analisar os motivos deles não terem avançado ainda.

Os crimes Flávio Augusto foi morto próximo à passarela de Neópolis, por volta das 21h. Ele estava acompanhado por outras duas pessoas, quando foram baleados por um carro de cor preta. Todos foram atingidos e socorridos para o hospital Walfredo Gurgel, porém Flávio não resistiu aos ferimentos. A outra morte por suposto envolvimento com torcidas aconteceu no loteamento José Sarney, em Lagoa Azul, na Zona Norte. Quatro jovens com camisas do ABC voltavam para casa quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo. Os tiros também vieram de um carro que passou pelo grupo. Ismael Aprígio Teixeira, 18, foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, juntamente com seus colegas, mas não resistiu aos ferimentos.

Delegado responsável pelo policiamento da Grande Natal, Odilon Teodósio, diz que por enquanto investigações seguem separadas


10

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

natal

UFRN quer punir culpados por invasão e depredação « PATRIMÔNIO » A Polícia Federal é quem investiga crime ao

patrimônio da UFRN, que ainda não sabe qual o tamanho do prejuízo JOANA LIMA

A

Polícia Federal irá abrir inquérito para investigar a invasão ao prédio do DAS – Departamento de Assistência à Saúde do Servidor, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De acordo com o professor Herculano Campos, diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes-CHHLA, o local foi invadido na noite da última segunda-feira, tendo sido encontrado sujo e danificado. Seguranças do Campus afirmaram que os vândalos tiveram acesso ao local violando a entrada de um ar-condicionado, na parede de um dos ambientes do DAS. Por fora, o prédio permanece interditado, chamando atenção de curiosos e servidores que passam pelo local. Por dentro, feita a perícia, a Universidade dará início à limpeza, já que algumas paredes foram encontradas com pichações e fezes. Apesar da informação de que portas e armários foram arrombados por ocasião da invasão, ainda não há maiores informações a respeito do prejuízo causado pelos vândalos ao patrimônio da Universidade, mas as providências para que as análises neste sentido sejam feitas, já estão sendo tomadas pelas autoridades competentes. A Polícia Federal esteve no local na manhã de ontem para realizar perícia e de acordo com o Diretor do CCHLA, a UFRN está fazendo o levantamento de imagens que possam ajudar nas

Seguranças da UFRN afirmam que vândalos entraram no DAS pela entrada do ar-condicionado

« JOVEM CIENTISTA »

Estudante da Ufersa ganha prêmio nacional Projeto sobre irrigação utilizando água salina se destaca entre mais de três mil inscritos

U

m estudante de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2013 na categoria Estudante do Ensino Superior. José Leôncio de Almeida Silva, de 23 anos, conquistou o primeiro lugar no prêmio com o projeto “Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino”, orientado pelo professor José Francismar de Medeiros. Em sua pesquisa, ele estudou a possibilidade de produzir uma nova solução de água salina a partir da mistura entre a água proveniente do aquífero calcário Jandaíra - principal manancial e uma das maiores reservas de água dos estados do

Ceará e Rio Grande do Norte – com a água usada no abastecimento urbano e disponível em menor quantidade. O projeto foi motivado pela pouca disponibilidade de recursos hídricos para a prática agrícola na região Nordeste, além dos longos períodos de estiagem O experimento foi utilizado na cultura de milho e sorgo – duas das que mais crescem atualmente no Nordeste –, que são adotadas especialmente por produtores locais. A mistura de águas é uma alternativa viável no cultivo e no desenvolvimento de plantas forrageiras na região semiárida do Nordeste durante períodos de estiagem, que vai de abril a novembro. “O que eu fiz foi descobrir o nível de salinidade que as plantas forrageiras toleram”, concluiu José Leôncio. O anúncio dos vencedores foi ontem. No total, 3.226 trabalhos concorreram na edição deste ano do prêmio que abordou o tema “água”. RÚBIO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO

investigações. De acordo com Campos, após a identificação dos vândalos e da avaliação dos prejuízos, serão tomadas as decisões no sentido de responsabilizar quem tenha causado dano ao patrimônio da instituição. Apesar dos transtornos, não há problema com o andamento e encerramento deste semestre e planejamento do próximo. A Universidade providenciou salas de aula para que as atividades não fossem prejudicadas.“Os últimos dias foram de negociações ” , afirma Herculano, referindo-se à ocupação do Deart, por estudantes.

Alunos decidem desocupar Deart, mas mantêm manifesto Alunos do Deart que ocupam desde o último dia 6 as dependências do prédio decidiram dar início nesta semana à retirada do grupo do local. A aluna Júlia Cooler declarou que a ideia é de que a desocupação seja feita com cortejo musical e uma série de programações que irá comemorar o que ela considera uma conquista: a utilização dos espaços externos do Deart para intervenções artísticas. A estudante ressalta, ainda,

que não deve ser feita ligação deste movimento à recente violação do prédio do DAS. A vice-coordenadora do curso de Artes, Lauritta Sales, destaca a importância que o Deart tem para a Universidade e para o país, e valoriza o manifesto dos estudantes: “Tudo isso está trazendo uma discussão importante sobre o que é a Escola de Artes. É importante sempre aproximar o diálogo com todos envolvidos na instituição”, encerra.

José Leôncio ganhou prêmio na categoria Ensino Superior


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

natal

11

Projeto está parado na Assembleia « SAÚDE » Encaminhado há dois meses e meio à Assembleia Legislativa para aprovação de utilização de R$

100 milhões na construção do hospital de traumas, projeto não passou ainda pelas comissões necessárias

J

á tem dois e meses e meio que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) enviou para aprovação, na Assembléia Legislativa, o projeto de lei em que o Poder Executivo pede autorização para destinar R$ 100 milhões ao Fundo Garantidor das Parcerias Público-Privadas, a fim de assegurar a construção do Hospital de Trauma de Natal. No entanto, a matéria que foi lida no dia 4 de setembro e publicada no Boletim Oficial do Poder Legislativo, no mesmo dia, nem subiu à apreciação de pelo menos três comissões técnicas da Casa. O líder do governo, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), admite que o governo tem encontrado dificuldades para aprovar matérias na Assembléia. “O grande problema do governo hoje é o ‘problema político’ e as matérias do ponto de vista regimental, nós temos que convencer os líderes partidários para que haja colaboração na inserção desse projeto na pauta de discussão e votação no plenário da Casa”. Para o deputado Getúlio Rego, a discussão dessa matéria só vai avançar por acordo de líderes partidários. “Estamos tentando o convencimento pra proporcionar essa sustentação da ideia do governo e deliberar o projeto ainda nesse período legislativa”, mesmo que a mensagem encaminhada pela governadora Rosalba Ciarlini à mesa diretora da Assembléia, no dia 3 de setembro, não fale em regime de urgência para votação garantido recursos no Fundo Garantir

EMANUEL AMARAL

para a construção do Hospital de Trauma. “Nós estamos perdendo um tempo precioso, porque os recursos financeiros para começarem as obras desse empreendimento hospitalar já estão garantidos”, disse o líder do governo. Rego lamenta que o entrave político na Assembléia venha emperrando a votação da matéria. “É uma realidade que nós temos consciência dela, pois Natal é a única capital estadual do Brasil que não tem um hospital municipal habilitado para cirurgias de traumas”, disse ele, dando como exemplo o Hospital José Frota, situado na Praça da Bandeira, em Fortaleza (CE), e nos bairros periféricos unidades que atendem aos pequenos procedimentos da especialidade. Por fim, Rego explicou que vai convidar o secretário estadual de Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, para explicar na Assembléia, como é o projeto de construção do Hospital de Trauma, que prever 310 leitos e dez salas cirúrgicas na área de ortopedia em Natal, segundo a mensagem do governo. “Esse hospital é o instrumento que vai propiciar garantia de atendimento em tempo real, de todas as pessoas fraturadas ósseas no Rio Grande do Norte”, disse o deputado Getúlio Rego, para lembrar que o governo, recentemente, fez esforço com um mutirão de cirurgias ortopédicas obtendo o reconhecimento do Ministério da Saúde, embora a fila tenha voltado a crescer em virtude do fechamento do Hospital Médico-Cirúrgico.

Deputado Getúlio Rego afirma projeto ainda não começou a tramitar devido às dificuldades do Governdo dentro da Assembleia

Unidade deveria funcionar em 2014

Números Veja quais as fontes dos recursos para o hospital Origem dos recursos para o Fundo Garantidor; R$ 50 milhões de empréstimo junto ao Banco do Brasil; R$ 50 milhões de créditos dos royalties e exploração de petróleo e gás natural. Fonte – Governo do Estado

O governo estadual anunciou em 26 de abril deste ano, que a primeira etapa do Hospital Traumatológico de Urgência e Emergência de Natal entraria em funcionamento no primeiro semestre de 2014. Pelo projeto, ao fim de 20 anos de Parceria Público-Privada o Hospital e todas as instalações e equipamentos nele instalados serão de propriedade definitiva do estado do Rio Grande do Norte. Na época, os secretários estaduais Obery Rodrigues Júnior

(Planejamento) e Luiz Roberto Fonseca (Saúde) informaram que caberá ao Estado decidir, então, se faz nova licitação para continuar com o modelo de PPP por mais 15 anos, ou se assume a totalidade da administração, sendo que o limite máximo de uma PPP é de 35 anos. De acordo com o governo do Esatdo, a contraprestação mensal terá uma parte fixa de 70% para pagamento da construção do Hospital e uma outra variável, conforme a avaliação da qualidade do serviço prestado pelo

parceiro privado (vigilância, farmácia, lavanderia, refeições, etc). A primeira etapa do Hospital de Trauma prevê o funcionamento de seis salas de reanimação, 12 leitos de estabilização, 54 postos de observação, 10 leitos de retaguarda e seis salas de cirurgia, além dos serviços de Tomografia, Raio-X e Ultrassom de Emergência. Quando estiver concluído, o hospital terá 282 leitos, sendo 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 10 salas de cirurgia. JÚNIOR SANTOS

JOÃO MARIA ALVES

UPA da Cidade da Esperança está pronta, faltando o término das instalações de equipamentos

Reunião entre servidores e o prefeito Carlos Eduardo não avançou nas negociações

Secretário confirma abertura da UPA Sem acordo, greve deve continuar A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha com a previsão de abrir o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança até a segunda semana de dezembro. O secretário Cipriano Maia de Vasconcelos afirma que a recomendação do Ministério Público para que a unidade de saúde abrisse dentro de 30 dias, contados a partir de 9 novembro, não alterou o cronograma que a Secretaria já estava trabalhando. “Nós já não o fizemos ainda, exatamente pelas dificuldades burocráticas e administrativas da contração de serviços necessários ao funcionamento da UPA, como equipamentos hospitalares e mobiliários”. Cipriano Maia disse que até o fim de novembro a UPA estará finalizada, pois os serviços de instalação começaram há duas semanas e já tem condições de funcionar. Maia citou o exemplo do aparelho de raio x que foi adquirido para a UPA. Como se tratava de um equipamento analógico, não

podia entrar em funcionamento porque o projeto executivo do prédio não previa uma rede de tratamento de esgotos para o resíduo da revelação química do raio x. A SMS iniciou então um processo de compra de uma peça e de softaware de informática para adequação do equipamento e fazer a leitura digital do raio x, sem precisar construir uma rede de tratamento dos resíduos. Outra situação que o secretário Cipriano Maia precisa equacionar é a contratação de médicos, porque dos 70 necessários para preenchimento da escala de plantão, ele diz que dos 19 que responderam à convocação, menos de dez assinaram contrato. Como os salários são de R$ 4 ou R$ 8 mil para plantões de seis ou 12 horas, ele admite que não é um atrativo. “Realmente o salário não é um atrativo para os profissionais, que preferem receber pela cooperativa médica, a quem a SMS vai terminar recorrendo para fechar as escalas de plantões”, disse.

Em relação a outros profissionais, cerca de 300 incluídos os médicos, ele disse que não houve tanto problema, como o caso dos farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ainda os técnicos de radiologia, que foram chamados à parte, porque havia necessidade de contratações para a unidade de emergência Sandra Celeste, no Alto da Candelária e do antigo Hospital dos Pescadores, nas Rocas. A Unidade deverá atender uma média de 600 pessoas por dia, com a presença diária de seis médicos, sendo três clínicos gerais, dois pediatras, um ortopedista e um dentista. “Alguns profissionais já estão em processo de trabalho em outras unidades de saúde, o fluxo de trabalho está sendo implantado”, disse. A UPA contará com laboratório para a realização de exames; salas de raiosx; sala de sutura; sala de medicação; sala de nebulização; consultório de odontologia; e 16 leitos de observação.

O resultado da reunião realizada ontem com o prefeito Carlos Eduardo no Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo Municipal, desagradou a comissão dos servidores municipais, que não viu avanços nas negociações. Sem acordo, a comissão manteve o posicionamento de greve. Proposto por Carlos Eduardo, o encontro com os grevistas foi arranjado na última segunda-feira (18), como condição para a saída dos servidores que invadiram a prefeitura por duas horas. A greve das categorias municipais chega hoje ao 36º dia. O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) pede, entre outros pontos da pauta, reajuste salarial de 27,08%, o que segundo a categoria corresponde a dois anos sem aumento. A melhoria nas condições de trabalho também está entre as reivindicações da categoria. “A proposta da Prefeitura não repõe sequer a inflação do período, que é de 14,97%, contando de

dezembro de 2010 a novembro de 2012. Só oferecem 8%”, afirmou Célia Dantas, que integra a diretoria do SindSaúde-RN. A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Natal (Sinsenat), Soraya Godeiro, também discorda do que está sendo oferecido pela Prefeitura. “É a mesma proposta para os três sindicatos. A gente espera que a Prefeitura apresente uma proposta que reponha minimamente a inflação e que não jogue por terra todas as conquistas do plano de carreira e a database dos servidores”, disse. Segundo ela, a Prefeitura se comprometeu a apresentar uma nova proposta ao Sinsenat na próxima segunda-feira, às 17h, dia que antecede a assembleia da categoria. O Município alega que não há como aumentar a margem de reajuste de 8% com pagamento a partir de janeiro de 2014, contraproposta apresentada no dia 11 de outubro. “Nós temos reafirmado as propostas com aprimoramentos,

mas há um limite de recursos que não permite o atendimento de todas as reivindicações. Demos ênfase para sanar o passivo trabalhista que existe, como adicional noturno, insalubridade e gratificações não implantadas, e ainda sinalizamos hoje com a perspectiva de atender os agentes comunitários. Também resolvemos alguns problemas relacionados aos técnicos de enfermagem, mas o que acontece é que alguns sindicatos querem o atendimento total da pauta e não temos como fazer isso na atual condição financeira do Município”, explicou o secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia. A ocupação da Prefeitura teve o objetivo de negociar com o prefeito Carlos Eduardo. Após assembleia, 20 representantes do Sindicato entraram no prédio para marcar audiência. Esta foi a segunda vez que a Prefeitura foi invadida neste ano. Em julho, foram os permissionários do transporte alternativo que ficaram no local por 30 horas.


12

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

natal

Município amplia rede para 2014

« SERIDÓ »

« EDUCAÇÃO » Dentro de projeto que prevê cerca de 11 mil novas vagas na rede municipal

de ensino até 2015, para o próximo ano secretária garante cinco escolas e três Cmeis

DIVULGAÇÃO

A

Secretaria Municipal de Educação pretende construir quase 50 escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos próximos dois anos. Só até fevereiro de 2014, a proposta é inaugurar oito novas unidades, sendo três CMEIs ainda neste ano, nos bairros de Pitimbu, na zona Oeste, e duas na zona Norte: em Nossa Senhora da Apresentação e em Lagoa Azul. Ao todo, o investimento até 2015 serão entre 10 e 11 mil novas vagas para a rede municipal. “Temos a previsão de nos próximos dois anos, 44 escolas, destas, 38 CMEIS e seis do Ensino Fundamental sejam construídas. Além disso, ainda há escolas que serão construídas através do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ [Governo Federal], porque hoje, o programa diz que acima de 100 unidades habitacionais é preciso ter garantido uma escola de Ensino Fundamental e outra de Ensino Infantil”, declarou a secretária municipal de Educação, Justina Iva. Os centros de educação infantil na zona Oeste e na zona Norte já estão prontos e aguardando apenas os equipamentos. A licitação já foi finalizada, e, segundo a titular da pasta, nos dias 29 de novembro, 6 de dezembro e 13 também do mês que vem, haverá a inauguração, já para o ano letivo do ano que vem. “E neste ano creio que já comecemos a construção de outras oito escolas”, disse Justina Iva. De acordo com ela, os recursos para as obras vêm da licitação que o Governo Federal fez para o Brasil inteiro, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A proposta é eles entregarem tudo num prazo de cinco a seis meses. Algumas unidades vão requerer um investimento

A

Para o próximo ano a Secretaria de Educação anuncia mais cinco escolas e três Centros de Educação Infantil

de R$ 1,9 milhão, enquanto que outras serão R$ 2,5 milhões. “Já foram repassadas parte desses valores para três obras, que devem começar logo mais”. Além disso, está prevista a reforma de toda a rede municipal, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), para o ano que vem. No último dia 14, a SME publicou no Diário Oficial do Município um termo de homologação de serviços de terraplenagem para a construção de seis escolas e 14 CMEIs (Lote 1). O documento reconhece o resultado do procedimento licitatório que tem a Stone Engenharia LTDA como ganhadorado Lote 1, pelo valor de R$ 1.827.390,00. A Plana Edificações ficou com o segundo lote pelo valor de R$ 296.694,28.

Aulas começam dia 4 de fevereiro Já saiu o calendário de matrículas da rede municipal de educação, para o ano letivo de 2014. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o processo para estudantes com necessidades especiais já foi concluído. As próximas serão as renovações para o ensino infantil, que começa no dia no proximo dia 2 e vai até o dia 6 de dezembro. Em caso de transferência entre unidades, o prazo para matrículas ficou estipulado entre os dias 9 e 13. Os novatos terão os dias 16 a 20 do próximo mês para realizarem suas inscrições. Quanto ao Ensino Funda-

mental, as renovações de matrículas vão de 23 a 27 de dezembro, para os alunos entre o 1º e o 3º ano, além do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) I e II. Os outros estudantes, só poderão se matricular no ano que vem. Aqueles encaminhados da Educação Infantil deverão ficar atentos à data de 7 a 10 de janeiro de 2014. Do 4º ao 9º ano e o EJA III e IV, os alunos poderão se matricular entre 20 e 22 de janeiro. Os transferidos de outras escolas da rede municipal poderão realizar a matrícula de 23 a 25 do mesmo mês. Os últimos a ter direito de matrícula são os novatos, que

poderão fazer isso de 27 a 31 de janeiro. Em 2014, as aulas começam no dia 4 de fevereiro, uma antecipação de 23 dias em relação ao ano passado, devido o recesso para a Copa 2014.

Sigeduc Aqueles que saem da rede municipal e seguem para a rede estadual, responsável pelo Ensino Médio, já podem solicitar a transferência automática, pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc), até o dia 22 de dezembro. A divulgação do resultado será feita no dia 28 do mesmo mês e a matrícula poderá ser efetivada entre 2 e 17 de janeiro. MAGNUS NASCIMENTO

Mudança ainda sem data definida Ainda não há data definida para as Secretarias Municipais de Educação e Saúde mudarem de endereço. As pastas, que hoje estão no Novotel, localizado na Ladeira do Sol, em Areia Preta, só esperam o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para finalmente mudarem para o Ducal, no centro da cidade. O Município procura uma nova sede para as secretarias desde o início do ano. Após uma intensa procura, ficou definida a volta para a antiga sede, trocada pelo Novo Hotel em 2010. Segundo o tenente coronel Monteiro Júnior, chefe do serviço técnico de engenharia dos Bombeiros, a sua equipe fez uma vistoria no Ducal, verificou alguns pontos a serem corrigidos no que se refere à segurança e preparou um projeto, que deve ser aprovado e executado pelo Ducal. “A bola agora está com eles, os proprietários do Ducal”, disse o tenente coronel. Após a aprovação, a equipe do CBM retorna para uma nova vistoria e verifica se tudo está de acordo. Até agora, de data, há apenas uma reunião marcada para hoje, às 9h, provavelmente para que os engenheiros que farão as adequações no prédio tirem alguma dúvida. A secretária de Educação, Justina Iva, juntamente com a pasta da Saúde, convocou uma coletiva de imprensa ontem, no seu gabinete, para atualizar as informações sobre a mudança. “Só vamos mudar quando sair o atestado de segurança dos bombeiros”, destacou. Ela também reiterou que um dos pontos que favorecem a troca de endereço é a economia. Atualmente, só

Caern aumenta abastecimento em Parelhas

INSEGURANÇA A mudança do Novotel não é apenas uma questão de economia. Praticamente todos os funcionários das secretarias querem sair. As reclamações unânimes são a falta de segurança e o acesso. “Já teve um caso aqui de o rapaz subir o teto, entrar na sala e assaltar a menina. Não tem segurança alguma. Quando a gente mudar vou até pagar promessa”, disse a servidora da SME, Tereza Matoso. Até a secretária reclama. Ela diz que já presenciou diversos assaltos. A informação extraoficial é a de que a secretaria já teve pelo menos cinco arrombamentos. E ainda tem a insegurança estrutural do prédio. “O Novotel não tem Habite-se desde 2010”, afirmou. Os funcionários vivem reclamando da falta de espaço: salas apertadas, repletas de pastas, muito mofo. “Isso é um hotel, foi feito pra ser um hotel. Não há espaço”, opinou o chefe da engenharia, Seledon Dias, mais um a aprovar a mudança para o Ducal.

com os aluguéis da SME e SMS juntas, no antigo hotel de Areia Preta, a Prefeitura gasta R$ 135.417,70 por mês, sendo R$ 75 mil para a primeira e R$ 60.410,70 para a outra pasta. Mas como no hotel não há espaço suficiente ou estrutura, a pasta da Saúde ainda precisa gastar R$ 16.984,68 mensais para abrigar o departamento de Vigilância Sanitária, na Aveni-

da Floriano Peixoto, e mais R$ 12.574,15 para manter um posto de segurança armada, para o local. No caso da Educação, são R$ 14.586,04 mensais para a locação do seu anexo, na Rua São José, e a despesa com porteiros e ASGs fica em R$ 36.735,86 por mês. No Ducal, o valor deve cair a R$ 79.635,12 para a SME, e R$ 71.900,45 para a SMS, uma economia mensal total de R$ 64.665,86. Isso, segundo Justina Iva, porque o prédio no centro da cidade consegue abrigar as duas secretarias, sem a necessidade de anexos. Quem deve fazer todas as adequações é o Ducal. Até chegar a um acordo com o novo endereço, as secretarias percorreram, juntas, pelo menos oito locais diferentes, entre escolas e prédios particulares. A antiga sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na Ribeira também foi pensada, mas não passou no quesito estrutura física. Um problema pode ser o estacionamento. Hoje as secretarias possuem áreas próprias para os veículos de seus servidores. No Ducal serão 30 no subterrâneo e aproximadamente mais 30 no exterior. A secretária Justina Iva afirmou que há uma lei que permite o estacionamento especial dos veículos dos servidores por eles serem uma espécie de condôminos do Ducal. Durante a mudança, o atendimento e serviços não serão paralisados como um todo. “Apenas alguns setores precisarão ser fechados, mas não que ultrapasse três dias. Vamos proporcionar o mínimo possível transtornos à população”, garantiu Iva.

proximadamente cinco mil pessoas estão sendo beneficiadas diretamente com a obra de ampliação do abastecimento de água para a cidade de Parelhas, concluída recentemente pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Mais precisamente os moradores de cinco bairros que sofriam com o abastecimento irregular em função da localização geográfica de grande altitude, agora contam com uma distribuição de água contínua: Cruz do Monte, Ivan Bezerra, José Clóvis de Medeiros, IPE e Maria Terceira. O projeto incluiu a construção de um reservatório elevado em IPE, que garante a regularidade do abastecimento, pela capacidade de reserva do produto. A ampliação permitiu que a Caern disponibilizasse 1.650 novas ligações de água, ou seja, mais famílias contempladas com o serviço. Outro fator positivo foi a chuva de outubro, que alcançou o patamar de 140 milímetros na cabeceira do Açude Boqueirão, de onde a água é captada para abastecer a cidade, subindo aproximadamente 40 centímetros de volume. A cidade do Seridó conta hoje com 21 mil habitantes e 11 mil ligações de água. A obra inclui, ainda, a instalação de 1,5 quilômetro em de rede de distribuição (tubos de 150mm e 300mm de diâmetro), construção de um booster (conjunto motobomba que lança água da parte mais baixa para área elevada), de reservatório elevado com capacidade para 50 mil litros de água . Também houve a substituição de dois quilômetros de rede de cimento amianto por dutos de PVC.

« MOSTRA »

Alunos expõem projeto de robótica

O Justina Iva falou sobre mudança do prédio da Secretaria JÚNIOR SANTOS

Ducal será o novo endereço, mas ainda sem data de mudança

projeto de robótica dos alunos da estadual de educação, que ficou entre os dez melhores do país na Olimpíada Brasileira de Robótica será uma das atrações da 4ª Mostra Científico-Cultural do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP, relaizada hoje e tem como tema “Influências das Redes Sociais, as Novas Tecnologias e a Cidadania nos caminhos da escola.” Da Secretaria de Estado da Educação, a equipe da escola Senador Jessé Pinto Freire contou com um investimento de aproximadamente R$ 10 mil. Esses recursos foram investidos em compra dos equipamentos utilizados no robô, totalmente produzido pelos alunos. O trabalho dos estudantes João Paulo Rodrigues, Yuri Xavier, Matheus Costa e Yuri Victor de Medeiros, foi orientado pelo professor Alexandre Amaral. Em uma avaliação da direção do CENEP, os trabalhos que serão expostos na mostra científico-cultural durante o dia de hoje envolvem 800 alunos e 23 professores, cujos projetos vão desde a robótica até outras áreas como teatro, música, geologia, biologia, física e até a realização de um café literário, entre outros temas. Os trabalhos foram construídos ao longo do ano, em sala de aula, de acordo com o conteúdo repassado dentro do currículo escolar. O evento está marcado para ocorrer das 9h às 17h, no prédio da escola, em Petrópolis.


natal

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

13

« PAULO SÉRGIO SANTOS » MAGNUS NASCIMENTO

ì

Projeto quer dentista dentro das UTIs DAÍSA ALVES repórter

O

tratamento de dentes e boca, tradicionalmente, é de responsabilidade do dentista e, dos médicos, os demais membros do corpo. Atualmente, surge uma nova tendência profissional, que integra as duas profissões, a odontologia hospitalar. Considera-se a necessidade uma preocupação com a saúde da boca relacionada à atividade de todo o corpo. É destacável, também, o alto número de doenças e tratamentos que desencadeiam complicações bucais e os dentistas podem ser os mais preparados para o tratamento. Visando a capacitação dos cirurgiões dentistas da rede estadual e municipal de saúde para essa nova perspectiva, o Sindicato de Odontologia do Rio Grande do Norte promoveu o Curso de Odontologia Hospitalar e Medicina Oral, com início em setembro de 2012 e término este mês. Os módulos de abertura e finalização do curso estiveram sob responsabilidade do professor doutor Paulo Sérgio de Silva Santos, da Universidade Estadual de São Paulo (USP), especialista no assunto. Segue a entrevista que o professor concedeu à TRIBUNA DO NORTE, em que discute a atuação e vantagens da inserção do dentista no ambiente hospitalar.

Qual o foco da odontologia hospitalar?

Primeiro, a participação do

dentista junto com a equipe multidisciplinar do hospital e a atuação do cirurgião dentista dentro da UTI, setor específico do hospital, altamente especializado, que exige um preparo do cirurgião dentista para acompanhar estes pacientes. Quais perspectivas existem hoje sobre a área no Brasil?

Desde 2008, existe a tramitação de um projeto de lei visando a obrigatoriedade dos cirurgiões dentistas dentro dos hospitais, no Congresso, e que agora foi para o Senado,para votação. Hoje nós temos 21 Estados com comissões de odontologia hospitalar em cada conselho regional. Vai ser finalizado no Conselho Federal de Odontologia com ações que possam ser tomadas, não somente na prática jurídica, mas na regulamentação da atuação do cirurgião dentista no hospital. Além do estabelecimento dos critérios de formação de curso. Apesar de existirem poucos no Brasil, já existem os sistemas de residência nos Hospitais da Universidade de São Paulo e de Ribeirão Preto. Já existem serviços de medicina bucal no país? Qual a vantagem da inserção do profissional?

Em São Paulo houve um programa por meio do governo do estado que começou a instituir o odontólogo no Hospital Mário Covas, no período de seis meses. Nisso, perceberam a redução do uso de antibiótico e tempo de internação em 30%. Existe também um trabalho do

Hospital Albert Einstein em que mostra dentistas que fizeram cuidados bucais em tratamento prévio ao transplante e durante o transplante, usando um laser para reduzir as lesões de boca decorrente da quimioterapia. Foi reduzido dos transplantes autólogos 10 mil dólares por paciente, e dos transplantes alogênicos 16 mil dólares por paciente. Então, economicamente o trabalho que o dentista reduz assim de forma importante os custos. Qual o diferencial do dentista para poder atuar no hospital?

Primeiro, se capacitar em temas que não foram tão aprofundados na faculdade, que são os voltados para a clínica médica. Ele acaba se envolvendo mais com a área médica do que com a técnica odontológica. E com isso vai aprender os cuidados com esses pacientes. Um paciente, por exemplo, tem um abcesso na boca. Como faz esse tratamento? Ele fratura um dente, ele tem uma infecção gengival... Quem atende esse paciente? Se não tem um dentista não tem quem faça. Há uma preocupação especial com os pacientes de UTI?

Outra comissão que começou a ser mais intensamente valorizada é a do paciente do UTI. Se eu tenho um dentista que reduz a quantidade de bactérias na boca, você reduz a incidência de pneumonias nas UTIs. Se você reduz as pneumonias, você reduz o tempo de internação, reduz os antibióticos. E reduz, in-

QUEM Professor Doutor Paulo Sérgio da Silva Santos, autor do livro “Medicina bucal, a prática na odontologia hospitalar”

O QUE Odontologia hospitalar e medicina bucal

clusive, a mortalidade desses pacientes. Então, na realidade, quando eu falo em ter um dentista abordando um paciente hospitalar eu estou pensando em reduzir morte. Quais são as principais doenças com a necessidade do atendimento odontológico hospitalar?

Em paciente UTIs, são infecções bucais que podem provocar pneumonia. Em pacientes com câncer, as infecções bucais são um problema por que os pacientes estão com a imunidade diminuída por causa das drogas, e podem ter infecção generalizada e ir até a morte por causa disso. Além da toxidade na boca, por causa dos remédios anti-câncer que provoca úlceras, provocam alterações que impedem o paciente de se alimentar e podem ser muito graves e muito debilitantes. O paciente transplantado de órgão e tecidos a mesma condição de infecção e a manifestação bucal de drogas, lesões de boca. E outro grupo, cardiopatas, a infecção de gengivas é um risco para as cardiopatias infarto, doença pulmonária.


14

natal

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

« ELIANA LIMA »

Anna Ruth Dantas (interina) - annaruth@tribunadonorte.com.br

“Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, eu ainda tenho um sonho, porque a gente não pode desistir da vida” Martin Luther King

JOAONETOFOTOS.COM

JOAONETOFOTOS.COM

Desconfiado

1 – Executivo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, já sinalizou que a Casa não irá silenciar com os cortes no orçamento feitos pelo Executivo estadual. O deputado confirmou que a Assembleia vai pedir informações ao Governo. Pelos cálculos do Legislativo, o percentual de corte deveria ser 4,7% e não 10,74%.

João e Fátima Soares em momento especial

2 –Vips Para as lentes de João Neto, o casal Ricardo e Tamara Alves

3 –Juntinhos Luciana Caldas e Marcos Morais na noite da cidade dos magos

Bate-Rebate Na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal já tramitam seis processos. É um verdadeiro bate-rebate: dois do vereador Sandro Pimentel (PSOL) contra o vereador Adão Eridan (PR); dois da vereadora Amanda Gurgel (PSTU) contra o vereador Adão Eridan (PR); um do vereador Adão Eridan (PR) contra o vereador Sandro Pimentel (PSOL); e um do vereador Aroldo Alves (PSDB) contra a vereadora Amanda Gurgel (PSTU).

4 – Família A engenheira Larissa Gentile ladeada pela mãe Telma Dantas e a arquiteta Gabriela Xavier

« COLMEIA »

1

3 JOAONETOFOTOS.COM

AR

Frustrada A ausência do juiz Carlo Virgílio ontem no pleno do Tribunal Regional Eleitoral frustrou muitos. Afinal, com ele estão dois recursos da prefeita Cláudia Regina, onde tenta reverter as cassações de primeira instância.

à A RN TECNOLOGIA, empresa que atua com soluções tecnológicas inovadoras, apresenta hoje suas novidades para o mercado em 2014. O evento que marcará o “Lançamento de Novas Tecnologias”, será realizado no Olimpo Recepções, às 21h.

Negativa Os advogados da governadora Rosalba Ciarlini tiveram negado o pedido de vista do processo em que a chefe do Executivo estadual é acusada de conduta vedada ao agente público, ainda na discussão sobre o pleito de Mossoró. O juiz federal Marco Bruno Miranda, em substituição legal ao juiz Eduardo Guimarães, decidiu que não havia como abrir vista ao advogado já que o processo está em fase de elaboração da minuta do relatório.

15 minutos Eis que agora chega o pequenino PRB para os seus 15 minutos nos holofotes da imprensa política. Tudo porque Abraão Lincoln destituiu Raniere Barbosa da comissão do diretório municipal. Discussão pública e já com acusações de “toma lá dá cá”.

Passadinha A Abelhinha Federal avisa que a assessoria da presidente Dilma Rousseff estuda a possibilidade da toda poderosa dar mais uma passadinha em solo potiguar. Seria uma visita a ser feita quando o estádio Arena das Dunas for concluído, o que deve ocorrer ainda este ano.

4

2

Duna O Ministério Público agora foca suas lupas sobre a prática de esporte nas dunas da avenida Prudente de Morais, no San Vale. Uma moradora, nada satisfeita, com os grupos de esporte que por lá chegam, denunciou um suposto “dano ambien-

tal em área de duna”.

Embarque Crise que nada! Pelo menos no esporte. O secretário Joacy Bastos parou toda sua agenda no Estado e embarcou para Mar del Plata, na Argentina, passará dez dias participando “dos 19º Jogos Sul-Americanos Escolares”. Resta saber como fica a determinação, bem recente, da governadora Rosalba que na redução da verba de custeio, limitou as grandes viagens.

Vips A moda do jet natalense agora é o stand-up. Ponta Negra virou o point de chiques e famosos

para a prática do esporte que já virou “febre” na capital dos magos desportistas.

Celular O empresário potiguar Thadeu Oliveira, muso de Valéria Xavier, está na contagem regressiva para mais uma loja Samsung. Desta vez ele abre o negócio em Palmas, no Tocantins. Festança com direito a presença da global Giovanna Lancelotti.

Retorno Residente em São Paulo há 16 anos, a cantora e compositora potiguar Cida Lobo tem se destacado no cenário da música nacional e tem aprimorado

à A Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (ADHONEP) traz a Natal o engenheiro e analista do Banco Central, João Carlos Peréa Monteiro. Doutor em contabilidade e finanças, escritor e palestrante, Peréa falará para empresários em um jantar promovido pela associação sobre como ter sucesso. O evento será sexta-feira na Sal e Brasa.

sua carreira com interpretações autênticas e composições recheadas de bom gosto, com o mais fino charme da MPB. Hoje Cida Lobo apresenta na AABB, em Natal, o show Passa Tempo. No espetáculo, a cantora apresenta em seu repertório canções inéditas em parceria com os compositores Edinho Oliveira e Antônio Ronaldo, além de canções de grandes compositores da MPB, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Zé Kéti, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Jaleco O casal de médicos Renata Cunha, anestesisiologista, e

Andrei Figueiredo,oftalmologista, depois de longa temporada em São Paulo estão de volta a Natal.

Peru A Abelhinha titular desta coluna, Eliana Lima, desembarca com muitas histórias e grandes lembranças do Peru, onde curtiu todos os encantos ao lado do marido Francisco José Oliveira.

Encontro A turma GLS definiu um ponto de encontro com direito a camarote diário. Um centro comercial muito conhecido de Natal se transforma em posto de tórridas cenas com o cair do sol.

ADRIANO ABREU

TN disputa mais um prêmio « ECONOMIA » A série “Crescer”, publicada em 2012, mostrou quais áreas são consideradas importantes para o crescimento do Estado

A

TRIBUNA DO NORTE é finalista do prêmio CNH de Jornalismo Econômico, promovido pela Case New Holland (CNH Global N.V.), empresa de máquinas agrícolas e de construção da Fiat Industrial. A TRIBUNA concorre na categoria jornal, com a série de reportagens “Crescer”, publicada em 2012. Os

vencedores serão divulgados no dia 3 de dezembro, em São Paulo. O prêmio está na 21ª edição e recebeu 281 inscrições. Os trabalhos disputam nas categorias jornais, revistas e blogs, além do prêmio de excelência jornalística. O total e os nomes dos demais finalistas não foram divulgados. A série da TRIBUNA DO

NORTE - de autoria das jornalistas Renata Moura e Andrielle Mendes, editora e repórter de economia – apontou caminhos para que o Brasil e principalmente o Rio Grande do Norte recobrem o fôlego, em meio a um cenário de marcha lenta em diversos setores. As reportagens mostraram, por meio de indicadores e análises, que

áreas são consideradas chaves para a retomada do crescimento, além de desafios e exemplos a serem seguidos em campos como formação de mão de obra e inovação. A mesma série venceu o prêmio BNB de jornalismo, do Banco do Nordeste, e o prêmio CNI de Jornalismo, concedido pela Confederação Nacional da Indústria, este ano.

Renata Moura, editora e Andrielle Mendes, repórter


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Essa vida errante dos técnicos Quando algum empregado, sob qualquer pretexto é mandado embora diz-se que leva “vida de cigano, não para em nenhum emprego”. Hoje, no Brasil, a tal “vida de cigano” cabe muito bem no futebol, diante da altíssima rotatividade dos técnicos de futebol. Se, durante 10 anos ininterruptos Luiz Alonso – o Lula, ocupou o cargo de treinador do Santos FC, Flávio Costa, Telê Santana no São Paulo, Zezé Moreira, Gentil Cardoso foram treinadores anos e anos seguidos num mesmo clube. Hoje, pode acontecer esse profissional ser mandado embora no dia seguinte a sua estreia, ou então duas ou três derrotas seguidas. É o suficiente. Não precisa ir muito longe porque aqui mesmo no futebol potiguar há inúmeros exemplos. Além da alta rotatividade, tem o detalhe do técnico que é mandado embora nunca mais retorne a esse clube. Ainda no tempo do “JL”, a permanência de um treinador num mesmo clube era muito mais longa. Hoje, um clube utilizar às vezes até quatro técnicos num Campeonato Brasileiro, é fato comum. ABC e América estão aí confirmando essa assertiva.

Vida de (2)

Olho grande

No futebol do RN, ninguém supera Vicente Farache, ao dirigir o time do ABC durante mais de 20 anos, ocupando o cargo de Diretor técnico. Não tinha como explicar suas aptidões, pois jogou um ou dois anos na ponta direita do ABC, depois dando preferência à função de diretor técnico. Curioso é que jamais recebeu um centavo do clube. Pelo contrário, tirava de suas economias para ajudar algum jogador mais carente. No rival América, o técnico era sempre um veterano que havia desistido de jogar. O mossoroense Hemetério foi um deles.

A atual diretoria do Flamengo é mesmo ranzinza: não vai reduzir o preço dos ingressos para o jogo decisivo da Copa do Brasil, apesar de uma das promotorias de Defesa do Consumidor ter tentado derrubar os preços exorbitantes. O máximo que o clube fez foi amenizar um pouco a vigilância nas meia entradas, após derrubar a ação da Defensoria, isso mesmo só para o ingresso mais “barato” de R$ 250,00, para localidades baixas da Arena, de preços chamados populares. O clube quer arrecadar R$ 8 milhões. São 72.600 ingressos disponíveis, dos quais a metade já está vendida.

As malas As tradicionais malas pretas (e brancas, para alguns), que tanto aparecem em final de Campeonato Brasileiro, estarão com certeza de volta neste final de disputa. Um caso típico pode acontecer na série “B”, cujo panorama é o seguinte: já rebaixado, o ASA vai enfrentar o Figueirense,

que luta para chegar entre os quatro (Palmeiras e Chapecoense já se garantiram). Pois, o Ceará é um dos candidatos a uma das duas vagas, porém vai necessitar da ajuda do ASA. É a ocasião do Ceará chegar com a mala preta (ou branca) estimulando os jogadores do ASA.

Flamengo e Atlético/PR começam a definir título « COPA DO BRASIL » Atleticanos jogam em casa e querem a vitória para se

aproximar da conquista inédita. O Flamengo tenta parar o adversário

VINÍCIUS COSTA

A

grande decisão da Copa do Brasil começa hoje, às 20h50(no RN), quando o Flamengo visita o Atlético-PR no Estádio Durival Britto, a Vila Capanema, em Curitiba (PR), pelo duelo de ida. A volta será na próxima quarta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Os dois times podem ser apontados como surpresas nesta final. O Rubro-Negro carioca, mergulhado em problemas administrativos, montou um elenco abaixo da expectativa para a temporada e ainda corre risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas mostrou força no formato mata-mata. Conseguiu despachar o campeão brasileiro Cruzeiro nas oitavas, goleou o campeão carioca Botafogo por 4 a 0 nas quartas e eliminou o Goiás nas semifinais com triunfos por 2 a 1. Na mesma linha que o rival, o Furacão também não montou um plantel renomado e muitos especialistas colocavam o time como figurante no início da temporada. Porém, aparece no G-4 do Brasileirão e na Copa do Brasil eliminou Palmeiras, Internacional e, nas semifinais, o Grêmio, ganhando em casa por 1 a 0 e segurando o empate sem gols no Rio Grande do Sul. Com o rótulo de surpresas, os dois treinadores não colocam seus times como capazes de dar espetáculo nesta decisão. Eles, porém, esperam jogos muito disputados. “O Flamengo vai seguir a sua linha de colocar mui-

Hernane que vem se notabilizando por fazer gols importantes, confia na força do time carioca

ta garra em campo para conseguir os objetivos que traçamos para esta Copa do Brasil. A decisão contra o Atlético Paranaense será muito complicada, decidida nos detalhes provavelmente, e não podemos deixar que eles tenham mais vontade que a gente”, disse Jayme de Almeida, técnico do Flamengo. Vágner Mancini, comandante do Atlético, vê semelhanças entre esse Furacão e o modesto Paulista, de Jundiaí (SP), que ele liderou ao título da Copa do Brasil em 2005, em decisão contra o Fluminense. “Vejo semelhanças entre os dois times. Assim como era o Paulista, o Atlético PaLUCA BRUNO

81.1%, Guaratinguetá 29.6%, ABC FC 7%, Bragantino 2.4%, Oeste 06% e América/RN 0.06%. Há casos também de clubes quie não cairão, mas também não subirão. Joinville é um desses, tendo iniciado uma série de dispensas de jogadores.

Não confunda chance com risco Um coleguinha escreveu ontem num dos nossos matutinos que, “segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o ABC tem 6% de CHANCES de cair...” Com todo respeito pelo caro jornalista, mas está no dicionário do mestre Aurélio, que

CHANCE é oportunidade favorável... Jamais um médico irá dizer a um paciente hospitalizado, que ele tem CHANCE de morrer. Terá sim, chance de melhorar, ficar curado. O ABC tem chance de manter-se na série “B” para 2014. O clube corre o risco de cair.

Treinadores, mas razoáveis O leitor Dalmo Dantas, num email pede para a coluna esclarecer uma dúvida: quais os ex-jogadores do América e ABC que assumiram a condição de treinadores dos dois clubes aonde atuaram como atleta, a contar após a era Machadão. No América, meu caro Dalmo, podem ser citados Severinho, Moura, Baltazar, Scala, Hélcio e Souza, porém este desistiu muito cedo.

Treinadores … (2) Wassil assumiu o cargo de treinador do alvinegro, mas interinamente, porém no América não chegou a fixarse. No ABC, podem ser citados o próprio Baltazar (treinou e é campeão pelos dois clubes), Danilo Menezes campeão em 1995 como técnico. Apesar do craque que foi, DM não quis encarar essa nova função, embora revelasse boas aptidões para o cargo.

« CARTÃO AMARELO »

ranaense não se intimida contra nenhum adversário e busca sempre as vitórias na base da garra e da determinação. Contra o Flamengo espero duas batalhas e torço para que minha equipe entenda melhor o caminho para o título”, disse Mancini. Em termos de escalação nenhum dos times foi divulgado com muita antecedência. Em relação ao time atleticano, algumas preocupações. Para a partida, o único desfalque é o lateral Léo, suspenso nos dois jogos além de Roger de Bruno Silva, que disputaram a competição por outra equipe. Jonas assumirá a posição naturalmente.

« SULAMERICANA » São Paulo e Ponte buscam vaga na final

Os riscos... dos outros Segundo a patota do portal <www.futebolinterior.com.br> é o seguinte o panorama dos clubes da “B” ou risco de cair nos jogos que restam: ASA/Alagoas 100% (decretado rebaixado), São Caetano 99.5%, Atlético Goianiense 80.3%, Paysandu

15

Piloto brasileiro, Massa, vai correr pela Williams no próximo ano

« FÓRMULA 1 »

Felipe Massa se despede da Ferrari no Brasil Brasileiro defendeu a escuderia italiana por oito anos e não chegou a conquistar títulos

A

pós oito anos competindo na Fórmula 1 como piloto titular da Ferrari, Felipe Massa encerra sua passagem pela escuderia italiana no próximo domingo, quando disputa o Grande Prêmio do Brasil. Acertado com a Williams para as próximas três temporadas, o paulista relembrou momentos marcantes pela equipe sediada em Maranello, com destaque para as vitórias no Circuito de Interlagos, em 2006 e 2008. “Triunfar aqui é uma sensação difícil de ser descrita. Quando venci em meu primeiro ano pela Ferrari, em 2006, foi definitivamente a corrida mais incrível de minha vida. Disputei aquela etapa vestindo um macacão com as cores da bandei-

ra do Brasil e conquistei um resultado que não esperava”, afirmou o piloto. Em 2007, Massa teve oportunidade de triunfar pela segunda vez no autódromo paulistano, mas precisou ceder a primeira colocação ao seu então companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, que necessitava da posição para chegar ao título do Mundial daquele ano. Com isto, o brasileiro encerrou a corrida na segunda colocação, logo à frente de seu atual parceiro, Fernando Alonso. A história foi diferente na temporada seguinte. Disputando o troféu do Mundial com Lewis Hamilton (McLaren), o piloto da Ferrari largou na pole position e venceu a etapa com domínio sobre seus adversários. O resultado deu momentaneamente o título ao brasileiro, mas o inglês ultrapassou o alemão Timo Glock (Toyota) na última curva da corrida e foi campeão.

A 1.116ª partida de Rogério Ceni com a camisa do São Paulo será uma das mais importantes do clube na temporada. Na noite de hoje, às 20h50 (no RN), no Morumbi, a equipe começará a definir uma vaga na decisão da Copa Sul-americana contra a Ponte Preta. Indicando que pode encerrar a carreira ao final desta temporada, Ceni encara o torneio continental como uma oportunidade de se aposentar bastante em alta.

FICHA TÉCNICA ATLÉTICO-PR FLAMENGO Weverton, Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Deivid, Zezinho, Everton e Paulo Baier; Marcelo e Ederson Técnico: Vagner Mancini

Paulo Victor, Leonardo Moura, Wallace, Chicão e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane Técnico: Jayme de Almeida

Estádio: Durival Britto e Silva Horário: 20h50(no RN) Árbitro: Paulo C. de Oliveira (Fifa-SP) Assistentes: Altemir Hausmann (FifaRS) e Alessandro Rocha (Fifa-BA)

hoje na tv 11h - Torneio Intercontinental de Futebol de Areia: Brasil x Irã; SporTV 11h30 - Sport Center primeira Edição, ESPN Brasil 12h45 - Globo Esporte edição Nacional, Intertv Cabugi 13h - Arena Sportv, Sportv 13h30 - Bola em Jogo, TV Mix (Canal 28 da Cabo TV e 27 da NET) 17h - Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino: São José x São Francisco; FOX Sports 17h - Copa do Brasil Sub-20 de Futebol: Criciúma x Santos; SporTV e ESPN+ 20h - Eliminatórias da Copa: Uruguai x Jordânia; SporTV 3 20h50 - Copa Sul-Americana: São Paulo x Ponte Preta; Globo, SporTV 2 e FOX Sports 20h50 - Copa do Brasil: Atlético-PR x Flamengo; Bandeirantes, ESPN Brasil e SporTV 21h30 - NHL: Ottawa Senators x Minnesota Wild; ESPN+


16

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

esportes

Mesmo remota, ameaça preocupa « FUTEBOL POTIGUAR » Treinador Leandro Sena não deixa o elenco americano relaxar e pede seriedade no

confronto de sábado, contra o São Caetano, no qual o empate sacramenta permanência do América na Série B JÚNIOR SANTOS

S

e para os matemáticos os riscos de o América cair para série C do Brasileiro são considerado desprezíveis, na prática, o treinador Leandro Sena prefere não encarar dessa forma. Pois ele continua firme no objetivo de marcar mais pontos e não dar qualquer tipo de oportunidade para que o azar possa interferir no destino da equipe potiguar. Os alvirrubros necessitam marcar mais um ponto ou torcer para que o Paysandu pelo menos empate contra o Bragantino na 37ª rodada. O Papão da Curuzu que abre a zona de rebaixamento, com 39 pontos ganhos e ainda pode alcançar os natalenses. Para tanto, necessita vencer Bragantino e Sport, além de torcer que o representante potiguar não some mais qualquer pontos na duas últimas rodadas. Leandro Sena sabe que essa combinação de resultados é um tanto difícil, mas como no futebol a lógica deve ser deixada de lado, ele prefere marcar posição com as próprias forças e cobrou muita seriedade aos jogadores americanos no confronto de sábado, às 20 horas (no RN), diante do São Caetano no estádio Anacleto Campanella. A boa notícia é que o médico Materlinck Rêgo, liberou o zagueiro Edson Rocha para participar do coletivo de hoje, no CT de Parnamirim. “Os exames realizados no atleta não apresentaram alteração significativa. As dores que ele reclamava na virilha também não o incomodam mais e, hoje, ele treina normalmente. Se não reclamar de mais nada estará liberado para o jogo”, informou Maeterlinck, que aguarda o exame realizado em Max para saber se o atacante também poderá seguir com a delegação para São Paulo.

São Caetano Mesmo com a vitória sobre o

Zagueiro e capitão da equipe americana, Edson Rocha foi liberado para o treino e se não acusar dores musculares vai para o jogo

Joinville na última rodada, o Azulão é o vice-lanterna da série B e segue com chances remotas de escapar do rebaixamento para a Série C. Giancarlo falou sobre a fase complicada do clube e cobrou uma nova atitude por parte da diretoria. “A situação do São Caetano é difícil. Muitas coisas têm que mudar, tanto dentro de campo quanto fora de campo, desde a presidência até os jogadores. A bola pune”, desabafou. Apesar disso, o atacante afirmou ainda não ter jogado a toalha. “Enquanto há vida a gente tem que ter esperança, vamos buscar escapar dessa situação”, afirmou. Para evitar a queda, o clube do ABC paulista precisa ter 100% de aproveitamento em seus últimos jogos na competição nacional e torcer por derrotas de Guaratinguetá, Paysandu (39 pontos) e Atlético-GO (38 pontos).

MAGNUS NASCIMENTO

Marinho Chagas faz parte dos planos da Fifa para a Copa

atuou durante o tempo que estava em atividade. Marinho está sendo cotado para participar da abertura da Copa do Mundo em Natal ao lado de Beckenbauer e Pelé, mas a questão ainda não está definida, embora um representante da Fifa já ter entrado em contato com a “Bruxa”. “Marinho está em franca recuperação, mas o estado clínico dele sempre vai inspirar cuidados devido a hepatite C. Essa doença ataca o fígado e facilita o surgimento de sangramento interno pelo corpo. Mas ele vem respondendo muito bem ao tratamento e a maior prova é essa: sendo liberado da UTI”, afirmou o médico da Federação de Futebol, Aelson Moacir.

« JIU JITSU » Membro da família mais tradicional do esporte está em Natal, junto com Banni Cavalcanti, para realizar palestras com alunos

« BASQUETE MASTER » Carlos Galvão, presidente da Federação Brasileira, sonha em trazer novos eventos internacionais para o RN ADRIANO ABREU

D

Uma semana após ser internado com um problema de sangramento provocado por uma úlcera no duodeno, o ex-jogador do ABC, Botafogo e da Seleção Brasileira, Marinho Chagas deixou a UTI e foi para enfermaria do Hospital São Lucas, em Natal. O caso do atleta inspira cuidado pelo fato dele ser portador de hepatite C, que afeta o fígado e altera o processo de coagulação do sangue do paciente. Mas como os exames realizados no ex-atleta nos últimos dias foram todos satisfatórios, ele pode deixar a Unidade de Tratamento Intensivo. O anuncio da internação do jogador repercutiu mundialmente e preocupou os amigos com quem o ex-atleta potiguar

O ABC segue na preparação para o jogo decisivo contra o Avaí, no próximo sábado, no Frasqueirão, pela 37ª rodada da série B do Brasileiro. Com 42 pontos e 12 vitórias até o momento, o alvinegro precisa apenas de mais uma vitória diante dos catarinenses, para garantir, matematicamente, a permanência na segunda divisão do futebol brasileiro na próxima temporada. E é com um triunfo em casa que o técnico Roberto Fernandes está contando para não depender de nenhum resultado na última rodada da competição, quando a equipe abecedista vai enfrentar o América/MG, no estádio Independência, em Minas Gerais. “O nosso trabalho é simples: basta ver quantas vitórias o ABC tem no campeonato, quantas foram no Frasqueirão e quantas foram fora. E o América-MG pode chegar vivo na última rodada. Então, você precisar de pontos contra um time que está brigando pelo acesso é mais complicado, sabendo também que na última rodada acontece muita coisa”, disse Fernandes. A única dúvida do treinador abecedista para o jogo de sábado fica por conta do atacante Gilmar, que segue se recuperando de lesão e ainda não sabe se vai ter condições de enfrentar o Avaí. Caso continue de fora, Maurinho deve ser mantido no ataque, ao lado de Rodrigo Silva. Quem retorna ao time titular, depois de cumprir suspensão contra o ASA, é o zagueiro Flávio Boaventura, que vai formar dupla com Lino.

Carlson Gracie faz congresso no RN

Natal vai se candidatar para sediar o Pan-Americano epois de sediar com sucesso o Campeonato Mundial de Basquete Master, Natal pretende se candidatar para abrigar outra competição internacional da categoria: o Panamericano de 2018. A informação é de Carlos Galvão, presidente da Federação Brasileira e que aproveitou a passagem do presidente da Fimba (Federação Internacional), Rubén Rodríguez Lama, e de Carlos Manuel Felipe del Viso, secretário-geral da entidade, pela capital potiguar para realizar o anúncio. Os dirigentes da Federação Internacional estiveram no Brasil para acompanhar a realização do Campeonato Brasileiro de Basquete Master, realizado no período de 8 a 12 de novembro, no Recife/PE e ressaltaram que Natal possui tudo aquilo que a federação necessita para realizar uma boa competição. “Essa cidade possui uma vasta rede hoteleira, dispõe de bons espaços para realização dos jogos, tem o clima agradável, uma entidade muito bem organizada e tem tudo para regressar ao calendário Internacional em 2018”, ressaltou Rubén Rodriguez. A capital potiguar terá de aguardar mais seis anos para poder voltar a lançar candidatura para organizar um Mundial de

Marinho Chagas melhora e deixa UTI do São Lucas

Fernandes aposta no estigma do Frasqueirão

Carlos del Viso e Rubén Rodriguez resolveram passar por Natal

Q

uem está em Natal para participar de um congresso e clínica de Jiu Jitsu é o professor e faixa preta quinto grau, Carlson Gracie Júnior, que veio à capital do Rio Grande do Norte a convite do precursor do esporte no Estado, Banni Cavalcanti, radicado em Brasília/DF, mas que tem academias espalhadas em todo o Brasil e em alguns países da Europa, América do Norte e Ásia. O evento se chama Encontro Geral da Carlson Gracie Team/BFC (Banni Fight Combat) e vai ser direcionado para os alunos e professores de todas as academias que são su-

bordinadas ao Gracie Júnior. “Todo ano fazemos esse encontro e ficou decidido, por votação, que em 2013 seria em Natal e aqui estamos. Vamos receber atletas e professores de todo o Brasil e de seis países. Vem gente do Japão, Holanda, Estados Unidos, Suécia, Portugal e Inglaterra. Estamos esperando mais de 100 pessoas aqui”, prevê Banni Cavalcanti. O seminário tem início hoje a tarde, no ginásio da escola Marie Jost, em Capim Macio e segue até o sábado. A palestra de Carlson Gracie Júnior acontece nessa quarta-feira, à tarde. “Todo ano temos novas re-

gras no esporte e esse encontro é justamente para treinar e passar as novidades. Fora que, temos academias espalhadas por todo o Brasil e os professores e alunos tem pensamentos diferentes em relação aos treinos. Aqui, vamos tentar unificar o modo de treinar”, afirma Gracie. O professor Banni Cavalcanti faz um alerta aqueles pais que estão pensando em colocar seus filhos em academias de jiu-jitsu. “Os pais precisam ter cuidados na hora de escolher a academia dos seus filhos. Procurar saber quem é o professor, se é federado”, avisa Banni. ANA SILVA

Basquete Master. Embora exita a alternância entre cidades europeias e do continente americano, a medida visa oferecer oportunidade para que todos países que incentivem o esporte na categoria Master, tenham a oportunidade de receber a competição. “O Rio de Janeiro está na lista de cidades que almejam sediar o Mundial de 2017, mas a possibilidade é muito remota, justamente devido a esse rodízio de continentes. A Federação Brasileira está pronta a abraçar essa candidatura, pois para gente a próxima competição sempre é a mais importante”, ressaltou Carlos Galvão. O interesse pelo evento é crescente, Brasil, Estados Uni-

dos e Rússia são os países com maior número de participantes, mas alguns gigantes europeus como a Itália e a Croácia estão conseguindo se organizar melhor. Segundo Rubén Rodriguez, na América, Venezuela, Colômbia e México também estão evoluindo muito. Carlos Galvão agradece ao apoio da Ambev, empresa que apoia o Basquete Master do Brasil que é bicampeão mundial geral. 95% dos recursos gastos para levar 15 equipes para o Mundial da Grécia foram doados pela empresa. “Dessas 15 equipes, onze ficaram entre as melhores do mundo”, comemorou. Carlson Gracie e Banni passam por Natal onde vão participar de um ciclo de palestras no Marie Jost


TELEFONES ÚTEIS

DÓLAR COMERCIAL

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

Compra: R$ 2,2750 Venda: R$ 2,2760

DÓLAR PARALELO Compra: R$ 2,2730 Venda: R$ 2,3870

DÓLAR TURISMO Compra: R$ 3,0230 Venda: R$ 3,1900

LIBRA ESTERLINA Compra: R$ 3,6690 Venda: R$ 3,6710

SITE ANUNCIA SUPOSTA VENDA DO VIA DIRETA, MAS DONOS DO SHOPPING NEGAM QUE HAJA QUALQUER NEGOCIAÇÃO • Página 2

NA TN ONLINE Hotsite da Tribuna mostra a interiorização da indústria, as oportunidades de negócios e empregos. tribunadonorte.com.br/costurandoodesenvolvimento

economia Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 20 de novembro de 2013

Linhas para eólicas vão atrasar mais « ENERGIA » A Chesf só terminará de implantar em 2014 linhas de transmissão para escoar a energia gerada no RN que deveriam estar prontas há mais de um ano. A falta de linhas como essas prejudicou o Estado em leilão ALEX REGIS

ANDRIELLE MENDES

MEMÓRIA

Repórter

A

Companhia HidroElétrica do São Francisco (Chesf) confirmou ontem que atrasará outra vez a instalação das subestações e linhas de transmissão de energia no Rio Grande do Norte. A razão do novo atraso é a dificuldade para obter autorizações de proprietários de terra para instalar as torres em suas áreas. A companhia também afirma ter encontrado resquícios arqueológicos em um dos trechos, o que impediu a execução da obra dentro do prazo. Com as mudanças no cronograma, a linha que interligará Extremoz à João Câmara será ‘energizada’ – ligada à rede – apenas em janeiro de 2014 e a que ligará Paraíso (Santa Cruz) à Lagoa Nova, só em julho do próximo ano. A primeira linha deveria ter sido entregue ainda em junho de 2012 e a segunda, de acordo com o último cronograma apresentado, em maio de 2014. Ambas, no entanto, estão atrasadas em mais de um ano, se considerados os prazos originais.

Empecilho A carência de subestações e linhas de transmissão no estado foi uma das razões apontadas para o desempenho ‘frustrante’ do Rio Grande do Norte no último leilão de energia, realizado na última segunda-feira, segundo avaliação do próprio governo do estado. O leilão desse ano só contratou projetos com escoamento de energia garantido. O RN não conseguiu negociar nenhum dos 71 projetos de parques eólicos que habilitou para a disputa. Feito inédito para o estado, que passou a disputar leilões com a participação de eólicas em 2009, e chegou a ser líder em anos anteriores. O superintendente de Transmissão da Chesf, Antônio Varejão, disse que boa parte das torres previstas para os dois traçados já está montada. “Cento e quarenta e três das 175 torres da linha João Câmara-Extremoz já estão montadas. A questão é que encontramos resquícios arqueológicos que nos impediram de instalar três torres. O Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) nos autorizou a fazer o resgate arqueológico e devemos concluí-lo até a próxima semana”, explica. A instalação da linha também esbarrou na dificuldade para obter autorizações para instalar as torres em propriedades privadas. “Tivemos imensos problemas na questão fundiária. Tivemos que recorrer a Justiça para seguir com o cronograma”. A companhia, que aguarda as licenças ambientais para começar a instalar a linha ParaísoLagoa Nova, pediu autorização ao Idema para instalar mais duas linhas de transmissão no RN até dezembro de 2014. A previsão é que comecem a ser instaladas no próximo mês. O valor a ser investido e o número de parques eólicos que serão conectados não foram revelados. O pedido de licença foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado e contempla a instalação de uma linha de 37 km entre Mossoró e Tibau e uma de 58 Km que ligará cinco município.

à A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABBÉolica) classificou o leilão A-3/2013, realizado na última segundafeira, como positivo, e afirmou que o resultado do Rio Grande do Norte já era esperado. “Todos os estados que aprovaram projetos tinham conexão garantida, o Rio Grande do Norte não”, observou Élbia Melo, presidente da Associação.

Parque eólico no RN: Linhas de transmissão para escoar energia são previstas para janeiro e julho de 2014. Entrega está atrasada

Sedec responsabiliza Chesf por fracasso em leilão O governo do estado divulgou ontem, no final da tarde, uma nota “para melhor compreender o resultado do leilão de energia A3/2013, realizado na última segunda-feira”. O comunicado é assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, e traz um breve relato sobre o início do programa eólico no Brasil e as dificuldades enfrentadas pelo estado.

Nele, o secretário responsabiliza a Chesf pelo fato de o Rio Grande do Norte não ter conseguido negociar nenhum projeto no leilão operado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). “Os primeiros lotes de transmissão no Rio Grande do Norte ofertados em leilões tiveram como vencedora a estatal Chesf, que não concluiu as obras nos prazos previstos”, afirmou.

A situação, segundo Marinho, foi agravada no início desse ano, quando o governo federal alterou as regras dos leilões e só passou a aprovar projetos com escoamento de energia garantido. “O RN foi extremamente prejudicado, pois como é de conhecimento público, o nosso estado, até o advento das fontes alternativas, nunca foi vocacionado para gerar energia elétrica

e como consequência nunca necessitou possuir um sistema de transmissão robusto”. Apesar do desempenho considerado ‘frustrante’ pelo próprio governo, Marinho disse acreditar que o quadro será revertido em 2014. “Está previsto até março do próximo ano a realização do primeiro leilão de transmissão de 2014, onde o RN será contemplado com vários lotes”, justificou.

à Ao todo, 39 projetos de parques eólicos foram negociados no leilão. Juntos, eles deverão gerar cerca de 867 MW e consumir R$ 3,3 bilhões em investimentos. A maioria (48% do total) será construída no Rio Grande do Sul, que emplacou 19 projetos e ‘abocanhou’, sozinho, mais da metade do valor a ser investido até 2016 no país (R$ 1,52 bilhão). à O governo do estado, na ótica de Jean-Paul Prates, diretor do Centro de Estratégias em Energia e Recursos Naturais (Cerne), teria deixado de acompanhar e cobrar o cumprimento do cronograma de instalação das linhas de transmissão junto à Chesf e à Agência Nacional de Energia Elétrica, o que se refletiu no resultado do leilão. “Houve um período crítico de total inércia estadual durante 24 meses (2011 e 2012 inteiros)”, afirmou ele.


2

economia

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Negócios &Finanças

Falso anúncio põe Via Direta à venda por R$ 90 milhões

LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Um lucro e tanto Praticamente encerrada a temporada de balanços do terceiro trimestre, o lucro acumulado pelas 320 empresas de capital aberto sobe 10,2%. O setor químico foi o que apresentou o maior crescimento percentual, de 435,9%. Pressionado pelo baixo desempenho da Petrobras, o setor de óleo e gás apresentou a maior queda, de 47,4%, no lucro. De acordo com levantamento da Economatica, a somatória do resultado das companhias é de R$ 39 bilhões, contra R$ 35,3 bilhões alcançados entre julho e setembro de 2012. Para melhorar ainda mais o cenário econômico, a confiança do empresário da indústria volta a subir, segundo a CNI.

BANCO O setor bancário, representado por 25 instituições, continua sendo o que concentra o maior volume nominal de lucro das empresas de capital aberto brasileiras. No terceiro trimestre 2013, as instituições acumularam lucro de R$ 12,54 bilhões, o que significa alta de 11,1% frente igual período do ano passado.

Prévia (I)

Prévia (II)

A prévia da inflação oficial, o IPCA-15, aponta alta de 0,57% nos preços em novembro. De janeiro até novembro, a inflação acumula 5,06%. Nos últimos 12 meses, o índice está em 5,78%. Em novembro de 2012 o IPCA15 havia ficado em 0,54%. O principal responsável pelo resultado de novembro foi o grupo de Alimentação e Bebidas.

Já a inflação pelo IGP-M avança apenas 0,30% na segunda prévia de novembro. No mês anterior a variação foi de 0,91%. A maior contribuição para esta desaceleração teve origem no subgrupo alimentos processados, cuja taxa passou de 2,68% para 0,54%. O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos.

RECEITAS A arrecadação da União bate recorde para outubro. O recolhimento de tributos somou quase R$ 101 bilhões, um aumento real de 5,43% ante outubro de 2012. As desonerações somaram R$ 64,350 bilhões no acumulado até outubro. Pais rico é assim, além de abrir mão das receitas, consegue bater recordes seguidos,sem contar com as sonegações, roubos e falcatruas.

Crescimento global menor As economias emergentes continuam fragilizadas, com exceção da China que continua muito forte. Diante disso, a OCDE cortou as suas previsões de crescimento global para este ano e o próximo, citando a desaceleração de economias emergentes,

como Brasil e Índia. A economia mundial deve se expandir em 2,7% em 2013 e 3,6% em 2014. Para o Brasil, a projeção caiu para expansão de 2,5% neste ano e 2,2% no ano que vem. A previsão anterior era de crescimento de 2,9% e 3,5%, respectivamente.

FERIADO Mais um feriado para os natalenses amanhã (21). É o Dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade. Fecham os bancos e repartições públicas (só reabrem na sexta-feira), enquanto o comércio abre em horário diferenciado. Os supermercados abrem normalmente a partir das 7 horas.

Animação com as vendas do Natal. O brasileiro pretende gastar quase 30% a mais com presente, revela pesquisa do SPC Brasil e CNDL. Segundo o estudo, a melhora do poder de compra do consumidor deve alavancar as vendas. Computadores e tablets são os itens mais desejados. A intenção de gasto médio por compra também aumentou: passou de R$ 86,59 em 2012, para R$ 111,39 em 2013, um aumento de 28,64%.

1

O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito registrou um avanço de 5,0% na busca das empresas por crédito em outubro, comparativamente a setembro passado. Em relação a outubro de 2012, a alta na demanda das empresas por crédito foi de 14,2%. No acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2013, a busca das empresas por crédito foi 1,4% inferior à registrada no período de janeiro a outubro de 2012.

2

Em setembro, comparado à setembro do ano passado, a receita nominal do setor de serviços cresceu 9,6%, aponta pesquisa do IBGE. A taxa foi superior a de agosto, quando o indicador subiu 6,6%. Com o resultado de setembro, a receita nominal de serviços avançou 8,4% no acumulado do ano. Já no acumulado em 12 meses, o indicador subiu 8,7%, um bom desempenho para uma economia em marcha lenta.

3

ENCONTRO Na última terça-feira, a cidade de Santa Cruz sediou o primeiro de nove encontros regionais de apresentação do programa MAIS RN. Os encontros ocorrerão em municípios polos do estado e o próximo será em Pau dos Ferros. O projeto servirá de referência para a ação dos governos e para orientação dos investimentos no RN. É uma ação da Federação das Indústrias, financiada pela iniciativa privada, execução da consultora Macroplan.

LEILÕES Está começando uma nova temporada de leilões. Hoje tem o leilão da UFRN (garagem da universidade), com veículos, tratores e equipamentos. No dia 25, tem leilão de veículos da Prefeitura de Goianinha e no dia 26, um leilão da Caixa Econômica. No dia 27 um grande leilão da Prefeitura de Mossoró e nos dias 4 e 5 de dezembro, dois leilões do Detran. Informações:franciscodoege@gmail.com

ESTÁGIO Estarão abertas até hoje (20), as inscrições, em Natal e no interior, para o Programa de Estágio Remunerado no Tribunal Regional do Trabalho do RN. As vagas são destinadas a alunos de graduação de vários cursos. Há oportunidades de estágio para estudantes de cursos técnicos de nível médio em Informática para internet e Técnico em manutenção e suporte.

« NEGÓCIOS » Site de classificados anunciou a venda do shopping, mas diretoria afirma que oferta é falsa e que não há negociações em curso ARQUIVO

ANDRIELLE MENDES Repórter

R

umores de que o shopping Via Direta estaria à venda em um site de classificados, por R$ 90 milhões, circularam ontem em veículos locais de comunicação. A informação, no entanto, foi negada pelo diretor do grupo controlador, Edson Medeiros. Segundo Edson, o shopping, que foi fundado em 1995 e foi o segundo construído em Natal, não está à venda neste momento. O empresário diz não ter autorizado a publicação do anúncio no site e que não tem ideia de quem fez isso. O departamento jurídico do shopping foi acionado para identificar quem publicou a oferta. “Ainda não sei como agiremos. Caberá ao jurídico decidir”, afirmou Edson. Rumores como esse circulam na imprensa local desde 2007, quando o próprio grupo anunciou que negociava a venda do empreendimento. Embora afirme que não há nenhuma negociação em andamento, Edson Medeiros afirma que todas as propostas são passíveis de avaliação. Além do shopping, o grupo também tem empresas do ramo alimentício e de limpeza na região Seridó. “Nosso shopping nunca foi vendido. Agora se aparecer uma boa proposta, a gente vende. Só eu posso vender o Via Direta. Ninguém mais. Por isso a informação de que o shopping esta-

O Via Direta foi fundado em 1995, em Natal: Site anunciou o shopping como “oportunidade única”

va sendo vendido não procede”, afirmou. Edson também não confirmou qual seria “o preço” do shopping, caso houvesse a decisão de vendê-lo. Ele não informou se seria por mais ou por menos de R$ 90 milhões. O anúncio, conforme noticiado por portais locais de notícias, classificava a oportunidade de compra do shopping como “única” e trazia informações sobre a localização, a estrutura do empreendimento, o número de lojas e até o faturamento anual. Edson informou que o faturamento informado é falso, mas preferiu não divulgar o dado real.

Site A TRIBUNA DO NORTE procurou o anúncio, mas ele havia sido retirado do ar no final da tarde. Quem tentava acessá-lo era informado de que ou o anúncio estava sendo revisado ou o empreendimento já havia sido vendido. A TRIBUNA DO NORTE também tentou contato com o site Bom Negócio (http://www.bomnegocio.com/), onde a oferta foi publicada, para obter mais detalhes sobre quem publicou o anúncio e se propostas haviam sido apresentadas, mas a assessoria de comunicação do site de classifica-

dos grátis informou que “o site preza pela segurança dos seus usuários e, por esse motivo, adota uma política de privacidade”. O site também informou que não participa de nenhuma transação, apenas atua como facilitador para as pessoas que querem vender ou comprar algo. “O negócio é fechado entre as partes envolvidas, no caso comprador e vendedor, sem nenhuma participação do site”. A lista de produtor anunciados no Bom Negócio é extensa e contempla desde tênis usados até apartamentos de luxo, em bairros nobres de Natal.

Contadores fazem eleição « CRC-RN » Duas chapas disputam o comando do Conselho Regional de Contabilidade no Estado. A eleição será encerrada amanhã

O

Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRC-RN) deu largada ontem à eleição da nova diretoria. Até as 20h de amanhã (21), os contabilistas do estado irão às urnas em uma eleição totalmente digital, com votação realizada via internet através do site do CRC (www.crcrn.org.br). Duas chapas estão na disputa. A que for eleita exerce mandato entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2017. A expectativa do Conselho é que 5.518 profissionais da contabilidade no Estado participem do processo. A Chapa 1 - "Trabalho, Resultado e Eficiência no CRC/RN", é liderada por João Gregório Junior, enquanto que a Chapa 2 -

"Renova CRC, Juntos Somos Mais Forte", é encabeçada por Luzenilson Moreira. Dentre as particularidades da eleição do Sistema CFC/CRCs é que ela é feita de forma indireta e com plenário renovando-se em 2/3. "O eleitor vota na chapa e os membros dela, no primeiro dia útil de janeiro, escolhem o presidente. Nesta eleição, das 12 vagas que compõe o plenário, serão eleitas 2/3 nesta ocasião, isto é, 8. É um procedimento similar às eleições para o Senado Federal", explica o atual presidente do CRC-RN, Everildo Bento, em texto publicado no site do conselho. Entre as propostas da Chapa 1, estão a criação de duas delegacias no interior do estado, insti-

tuir o certificado de premiação de melhor trabalho de conclusão de curso, criação de um banco de dados permanente de oportunidades de emprego e, através de fóruns, promover a integração fisco-contabilista-empresários. No caso da capa 2, que defende a bandeira da renovação, entre as propostas estão a criação de uma biblioteca atualizada; a criação do Centro Tecnológico de Pesquisa e da Escola Superior de Contabilidade; estágios assistidos para estudantes de contabilidade; aplicação de uma tabela de honorários para combater a disparidade de preços dos serviços prestados. A valorização do profissional da área contábil é apontada como foco da Chapa.

O presidente do CRCRN, Everildo Bento, destacou a importância da participação dos associados. "É o momento que os profissionais têm para dar sua contribuição no processo de aperfeiçoamento do CRC-RN como instituição. É como uma eleição normal, se você se abstiver e não procurar conhecer as propostas dos candidatos deixa que outras pessoas decidam por você", disse, em texto publicado no site. Para votar, o profissional deve acessar o site www.cfc.org.br e, de posse da senha provisória, preencher os campos para que uma senha definitiva seja gerada. Em seguida, com essa senha, o eleitor deve acessar o mesmo site e votar.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

economia

3

Força do NE atrai setor calçadista « INDÚSTRIA » Segundo maior mercado para o setor, no Brasil, o Nordeste tem ganhado coleções próprias

e investimentos em indústrias e centrais de pesquisa. Ainda há, porém, gargalos para o avanço da região DINARCI BORGES

Empresas miram novos mercados fora do Brasil

SARA VASCONCELOS *Enviada a Gramado

O

setor calçadista brasileiro espera movimentar este ano R$ 40 bilhões 10% a mais que em 2012, ou seja, um gasto por habitante de R$ 245,68. O Nordeste é o segundo maior consumidor de calçados do país, com potencial de consumo estimado em R$ 7,3 bilhões (18%) para este ano, ficando atrás somente da região Sudeste, com R$ 20 bilhões. Os dados são de estudo divulgado em setembro pelo IBOPE Inteligência. A expressividade fez com que marcas que antes replicavam coleções lançadas para o Sul e Sudeste tragam modelagens específicas para atender a demanda nordestina. “O consumo foi alavancado em cerca de dez vezes no Nordeste e ainda há condições, expectativas de continuar a crescer”, observa o presidente da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch. Fabricantes e expositores que participam da edição 2013 da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, realizada em Gramado (RS), estão atentos ao mercado e antecipam as coleções para a temporada outono/inverno 2014, com produtos pensados para o clima diferenciado. O crescimento de vendas da Bebecê Calçados na região foi de 150%, em dois anos, e demandou instalação do central regional de pesquisa e relacionamento em Recife. Da produção de 20 mil pares por dia, 25% são destinados ao Nordeste. “É um mercado potencial e promissor”, explicou o presidente da Bebecê, Arnaldo Moraes. “Há dois anos instalamos uma central para pesquisar o perfil e criar designer exclusivo para as vendas”, observa o gerente de produto e designer da Crysalis, Geanvarsio Oliveira. De olho na região e nos eventos esportivos da Copa de

O setor calçadista brasileiro espera movimentar este ano R$ 40 bilhões e um dos maiores potenciais de consumo está no Nordeste

NÚMERO

R$ 7,3 Bilhões. É o potencial de consumo de calçados na região Nordeste. É o segundo maior do país, atrás do Sudeste

2014 e as Olimpíadas de 2016, a marca esportiva italiana Diadora retorna ao Brasil por intermédio da Dilly Sports. Para a produção da marca, estimada em 1 milhão de pares em 2016, a Dilly Sports conta com uma unidade fabril no Ceará, que deverá começar a operar já em 2014 com investimentos de R$ 80 milhões, e capacidade instalada de até 3 milhões pares/ano e geração de 2,5 mil empregos diretos. O gestor de Vendas e Marketing no Brasil, Milton de Souza, revela que o planejamento da empresa é fazer do Brasil o segundo maior mercado nos

próximos cinco anos, ficando atrás apenas da Itália, país de origem da Diadora. “Esperamos nos posicionar entre as cinco principais marcas internacionais”, frisou. O lançamento da Diadora acontece durante a Zero Grau. A Feira, promovida pela Merkator, acontece no Centro de Eventos Serra Park desde segunda-feira (18) e será encerrada hoje, dia 20, com 290 expositores nacionais. A expectativa é de que a Zero Grau seja responsável por garantir a produção das fábricas por entre 60 e 75 dias e abastecer os estoques para as lojas também para a volta às aulas do próximo período letivo, que deve sofrer alterações em função da Copa do Mundo de 2014. “Com o aumento de demanda previsto, poderemos ter uma ampliação desse comprometimento, com mais vendas durante a Copa do Mundo”, diz o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas, Rogério Müller.

Região ainda precisa vencer barreiras para se consolidar Apontado como o futuro na produção de calçados do país, o Nordeste brasileiro deverá transpor barreiras que vão além de questões de infraestrutura e incentivos fiscais - que começam a se desenhar nos últimos anos antes de se consolidar como pólo calçadista. A análise é do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, que é enfático: “falta ao Nordeste empreendedorismo local”, disse. “É preciso a conjugação de vontades dos gestores, empreendedores e industriais de viabilizar essa indústria para gerar o aglomerado de produção”, reiterou Klein. O mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil vem crescendo e hoje já é responsável por boa parte da produção nacional de calçados, ultrapassando, inclusive, polos mais tradicionais. Embora

muito deste crescimento possa ser atribuído às exportações, o potencial de consumo doméstico também tem chamado a atenção dos calçadistas nos últimos anos. A atração de novas indústrias para o Nordeste depende da capacidade de articulação para a formação de uma cadeia produtiva do setor “forte e integrada”, diz Klein. A localização das fábricas de componentes para o abastecimento das unidades fabris ainda se concentra no eixo SulSudeste. Mesmo as empresas já instaladas no Ceará, Pernambuco e Piauí enfrentam dificuldade logística e de transporte para acesso a insumos da fabricação, aumentando os custos. Com isso, a produção ainda é mais restrita a sandálias em plástico. *A jornalista viajou a convite do evento.

Enquanto o mercado Argentino permanece fechado ao calçado brasileiro nacional, empresas brasileiras prospectam novos mercados. O setor enfrenta dificuldades este ano e registra queda de 16,6% no valor exportado em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O diretor presidente da Werner, Werner Arthur Müller Júnior, busca inserir o produto na Rússia e Itália. “Houve uma mudança no produto nacional, que hoje tem qualidade e designer próprios. Vendemos a nossa moda para todo o mundo com look, designer, conforto e qualidade”, disse. A empresa exporta 35% da produção anual de 500 mil pares para 40 países, como Chile, Estados Unidos, sendo a União Europeia o principal destino. Os Emirados Árabes foi a escolha da empresa gaúcha Picadilly que atua há 5 anos e inauguraram a loja no Barein, há 30 dias. “Esperamos uma inserção maior nesse mercado a partir da nova loja, com divulgação e maior proximidade com esse cliente”, explica o diretor presidente da Picadilly, Paulo Eloi Grings. Atualmente, a empresa exporta para 65 países até 25% dos 60 mil pares que são produzidos diariamente. Para 2014, com a abertura da fábrica em Teotônia (RS) é estimado um crescimento de 10% na produção. A perda do mercado argentino, avalia Grings, foi um grande baque para o setor. “Estamos aguardando uma solução e o governo brasileiro não tem uma postura para reverter a situação em favor da indústria calçadista nacional. Algumas estão com o pátios cheios”, lembra Grings. Somente a Picadilly exportava por ano, 1 mil pares de sapato para o mercado argentino.


economia Gasto no Natal será 30% maior

4

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

« JUSTIÇA »

« PRESENTES » Projeção de crescimento do gasto médio é do SPC Brasil e da CNDL, para

o país. Pesquisa divulgada ontem também mostra que o volume de compras será maior

B

rasília - Uma pesquisa nacional encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela um cenário positivo para o comércio varejista: o consumidor brasileiro este ano deve comprar e gastar mais com os presentes de Natal em relação ao ano passado. A quantidade de itens comprados subiu de 4,1 para 4,4 presentes por consumidor — alta de 7,31%. Além disso, a intenção de gasto médio por compra também aumentou: passou de R$ 86,59 em 2012, para R$ 111,39 em 2013 — um aumento de 28,64%. O levantamento também buscou identificar o motivo para o otimismo entre os consumidores. Na avaliação de 57% dos entrevistados, a situação financeira pessoal melhorou de 2012 para cá. A razão mais citada para explicar o salto foi o aumento da renda. É tanto que metade (50%) dos pesquisados disseram que vão comprar mais presentes do que em 2012. Outros 37% vão presentear com a mesma quantidade e apenas 13% dos entrevistados alegaram que as sacolas vão ficar mais magrinhas.

Gasto Além disso, este ano o brasileiro deve ter um gasto médio de R$ 490,12 com o total de presentes (R$ 111,39 cada um), sendo

JOÃO MARIA ALVES

S

PESSIMISMO No comércio natalense o clima contrasta com a expectativa do setor nacional. Pesquisa recémdivulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) mostrou que o gasto médio das famílias com as compras de fim de ano ficará em torno de R$ 469,21, enquanto o ticket médio por presente ficará em torno de R$ 65,29 - valores até 4% inferiores aos registrados em 2012. Endividamento da população e insegurança com relação ao pagamento do 13º salário por parte do governo estadual são apontados como possíveis freios ao consumo. Com o cenário desfavorável, a pesquisa mostra uma projeção menor de crescimento para as vendas do comércio. Enquanto no ano passado houve crescimento de 10%, este ano espera-se até 5%.

Computadores, notebooks e tablets encabeçam a lista de presentes mais desejados, diz Pesquisa

que em 2012 este valor era de R$ 355,02 (R$ 86,59 cada um). Para esses entrevistados que disseram que vão desembolsar mais com o presente (41%), as respostas mais citadas para justificar o aumento foram o recebimento do 13º (29%), o fato de poderem presentear mais pessoas (19%) e a melhoria no próprio salário (15%). Na avaliação do presidente da

Hermes, dona do CompraFácil, faz pedido de recuperação

CNDL, Roque Pellizzaro Junior, não há surpresa no fato de o 13º aparecer em primeiro lugar na lista de motivos para aqueles que vão comprar mais. “A injeção de dinheiro na economia por conta do 13º será de R$ 143 bilhões, número quase 10% maior do que em 2012 [dados do Dieese]. Além disso, a inflação de alimentos no país já está sob

controle, o que melhora as condições de compra do consumidor, que antes de gastar no comércio compra comida. Assim, a fórmula dinheiro novo mais inflação de alimentos estabilizada aquecem o mercado”, explica. Seis em cada dez brasileiros (67%) vão presentear alguém neste Natal. Os presentes mais procura-

dos pelos brasileiros serão as roupas (73%), os calçados (38%), os perfumes/cosméticos (33%) e os jogos/brinquedos em geral (33%). Entre os produtos mais desejados pelo consumidor como prese ntes estão computadores/notebooks/tablets (51%), seguidos das roupas (36%), calçados (30%) e dos smartphones (28%), segundo a pesquisa.

ão Paulo, 19 (AE) - O Grupo Hermes, por meio de suas empresas Hermes e Merkur, entrou ontem na Justiça do Rio de Janeiro, com pedido de recuperação judicial. O grupo é proprietário do site Comprafacil.com, e suas dívidas chegam a quase a R$ 600 milhões, segundo a consultoria Alvarez & Marsal (A&M), responsável pela operação. A consultoria informou que, com o aumento da competitividade no setor de varejo nacional e a conjuntura macroeconômica, a situação financeira das companhias se deteriorou, "restando como alternativa a proteção oferecida pela lei". A recuperação judicial permite que as empresas contem com um período de 180 dias sem que os credores executem suas dívidas. Durante esse período, as empresas elaborarão e apresentarão em juízo o seu plano de recuperação e liquidação de obrigações, visando sempre a continuidade das empresas. "Com mais de 70 anos de atividade no mercado de varejo a distância e 10 anos no mercado de vendas online, a Hermes - terceira maior em vendas por catálogos, atrás apenas de Natura e Avon possui faturamento anual superior a R$ 2 bilhões, conta com aproximadamente 1.800 funcionários diretos e mais de 500 mil revendedores", informou a A&M.


TOQUE LIVROS & CULTURA Biografia, contos e uma enciclopédia do rock’n roll são destaques na coluna. PÁGINA 4

LANÇAMENTO

NOVIDADES NA TELINHA

Livro “Flores que encantam o Brasil” será lançado hoje no Baobá da rua São José. PÁGINA 3

Ruy Castro apresenta o programa Memória do Brasil (TV Brasil/TVU) com curta sobre Di Cavalcanti. PÁGINA 2

CIDA LOBO APRESENTA SHOW PASSA TEMPO HOJE NA AABB. PÁGINA 3

CONSCIÊNCIA NEGRA Eventos no Beco da Lama e no Mercado de Petrópolis ressaltam passagem da data. PÁGINA 3

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 20 de novembro de 2013

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Filme “O Pacote”, do diretor Rafael Aidar (SP), está na programação da Mostra Nacional de Curtas

Festival abre espaço para exibição de curtas produzidos no RN na Mostra Competitiva e no Desentoca

Goiamum

investe em produção de curtas Goiamum Audiovisual faz lançamento hoje da sétima edição, que conta este ano com patrocínio da Prefeitura via edital Cine Natal. Entre as novidades, um prêmio da produtora Mangue Filmes para viabilização de curta-metragem

YUNO SILVA repórter

O

goiamum com letra minúscula anda para trás e de lado, tem carapaça azulada e vive nos mangues; já a versão audiovisual e com “G” maiúsculo sai da toca uma vez por ano, acaba de anunciar parceria com a produtora Mangue Filmes e volta a andar para frente após tropeçar na falta de recursos. Chegando em sua sétima edição, com patrocínio da Prefeitura de Natal, o Goiamum Audiovisual divulga programação oficial nesta quarta-feira e adianta uma novidade que de-

verá injetar – como diria o saudoso Chico Science – energia na lama: a Mostra Potiguar de Curtas passar a ser competitiva, tendo como prêmio oferecido ao realizador do melhor filme local todo o suporte técnico necessário para produção de um outro curta-metragem. O evento, que acontece entre os dias 25 e 29 de novembro no IFRN-Cidade Alta, foi contemplado no edital Cine Natal (categoria de festivais) e recebeu R$ 100 mil da Prefeitura para ser viabilizado. O Goiamum Audiovisual é realizado pela Galeria Zoon e Cineclube Natal, em parceria com a Fundação Capitania

das Artes e IFRN. O Prêmio Mangue Filmes, cujos serviços equivalem a cerca de R$ 20 mil, oferece cinco diárias (equipamento, equipe e transporte) para captação de imagens mais 40 horas em ilha de edição. “A parceria foi firmada para dar total condição ao realizador sair com um novo filme da produtora”, disse Keila Sena, diretora do Goiamum. Ela explicou que a intenção é incluir o filme produzido na Mangue Filmes na programação do próximo ano. “Haverá um prazo e normas básicas para utilizar o prêmio, mas nada que engesse o realizador”, avisou a diretora geral.

Os oito curtas selecionados para a Mostra Potiguar são: “Estrondo” (18 min), de Ygor Felipe; “Abraço de Maré” (16 min), de Victor Ciríaco; “Noturnos” (4 min), de Cartito Cavalcanti e Joca Soares; “Mamucaba” (19 min), de Anderson Legal; “Fala Comigo” (6 min), de Eli Santos; “Bolou” (8 min), de Rodrigo Sena; “Azul” (3 min), de Felipe Américo; e “Sustento Ferro” (4 min), de Humberto Luiz. “Queremos incentivar o desenvolvimento continuado ao ganhador do Prêmio Mangue Filmes. Acredito que assim também contribuímos com cinematografia potiguar”, informou Keila Sena.

ì SERVIÇO Goiamum Audiovisual, de 25 a 29 de novembro, no IFRN-Cidade Alta. Programação inclui exibição de filmes de Mostras competitivas local e nacional, não competitiva e internacional. Acesso gratuito

O QUE Goiamum Audiovisual chega a sua 7ª edição em 2013 com aporte financeiro da Prefeitura do Natal, através do edital Cine Natal. A realização é da Galeria Zoon e do Cineclube Natal, em parceria com a Fundação Capitania das Artes e IFRN

Além da Mostra Potiguar de Curtas, o Goiamum também realiza oficinas de formação nas áreas de Preparação de Atores para Cinema, Leitura e Expressão Audiovisual, Produção Cinematográfica e O Curta – Distintas Narrativas (inscrições já encerradas). A programação se completa com exibição da 7ª Desentoca, mostra não competitiva de filmes locais, e Mostra Nacional de Curtas. Pela primeira vez o evento promove Mostra Internacional com produções de países como México, Rússia, Ucrânia, Japão, Tailândia, Chipre, Malásia, Egito, Colômbia, Perú e Índia, entre outros.

« TECNOLOGIA »

Biblioteca móvel e compartilhada nos táxis FOTOS: ANA SILVA

U

ma boa ideia surge quando e de onde menos se espera, e não raro brota em momentos de dificuldade. Foi o que aconteceu com o publicitário mineiro Tallis Gomes, criador do aplicativo “Easy Taxi”, serviço personalizado de táxi que começou operar em Natal há pouco mais de cinco meses e que há uma semana passou a oferecer um ‘plus’ aos passageiros: a ‘bibliotaxi’. Ou seja, além da possibilidade de chamar um táxi com um clique no telefone e sem a necessidade de intermediários, utilizando o sistema de georeferenciamento dos aparelhos, o trajeto ganha um significado literário. Criado no início de 2012 no Rio de Janeiro, o serviço é gratuito no Brasil e já está em 17 países até o momento. Por enquanto, dos cerca de 300 taxistas cadastrados em Natal, cerca de 15% já aderiram ao serviço de biblioteca a bordo. “O passageiro pode descer do táxi com o livro, se quiser devolver depois para outro taxis-

DIVULGAÇÃO

O taxista Waldecio Barreto disponibiliza acervo virtual aos passageiros: “O interesante é a interação”

Tallis Gomes, criador do serviço

ta credenciado também. Queremos é que as pessoas leiam, pois livro não vai faltar para abastecer os veículos”, acredita Tallis Gomes, 25, que conversou por telefone com a reportagem do VIVER. A meta do empresário é que em poucos meses a ‘bibliotaxi’ esteja presente em 90%, “ou 100%, da frota credenciada. Como a biblioteca móvel ain-

ì

da está na fase inicial de implantação aqui em Natal, o taxista Waldecio Guedes Barreto resolveu disponibilizar acervo virtual para seus clientes enquanto os livros impressos não chegam. “O mais interessante dessa proposta é a interação que temos com os clientes. O atendimento fica personalizado e ainda podemos criar clientela”, comemora. Ele in-

formou ter sido simples entrar na rede: “Tive apenas que comprar um smartphone para estar conectado”, garante. No momento Waldecio tem apenas livros técnicos disponíveis no acervo do banco traseiro do carro.

Rede social física Tallis Gomes teve a ideia de criar o aplicativo em uma noite

O QUE O aplicativo “Easy Taxi”, utilizado via smartphone (app gratuita), tem cerca de 300 táxis cadastrados em Natal e em torno de 15% dos veículos já aderiram ao projeto ‘bibliotaxi’, onde o passageiro pode ler e levar emprestado livros disponíveis no acervo móvel

chuvosa, quando precisou tomar um táxi no Rio e não conseguiu chamar pelo telefone. “Tive que ir para a rua debaixo de chuva procurar um taxi, e aí veio o ‘insight’: por que não utilizar o sistema de georeferenciamento já existente nos telefones, conectar tudo isso e facilitar as coisas?” Deu certo: hoje o “Easy Taxi” tem 2,5 milhões de usuários e 90 mil táxis cadastrados em todo o mundo, em mais de 60 cidades – destas, 27 são no Brasil. Gomes contou que a proposta da “bibliotaxi” ganhou forma após contato do jornalista e escritor Gilberto Dimenstein. O colunista da Folha de SP e idealizador do site Catraca Livre, que agrupa novidades culturais gratuitas da cidade de São Paulo e outras cidades, já havia pensado e tentado por em prática um projeto semelhante. “O Gilberto tinha a ideia, mas não sabia como criar essa rede de táxis, então fez a sugestão e incorporei na hora! Ele disse que disse que é a primeira rede social física de livros”, recorda Tallis.


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR PEDRO PAULO FIGUEIREDO/CZN

Novo caminho

De volta para casa

Aos 29 anos, Rodrigo Pandolfo tem uma carreira sólida no teatro com grandes montagens, como “O Despertar da Primavera”. No entanto, foi a partir de “Cheias de Charme” que o ator começou a ganhar mais destaque na televisão e chamou a atenção do diretor Maurício Farias, com quem trabalha em “A Mulher do Prefeito”, onde dá vida ao revolucionário Micróbio. “Maurício é uma espécie de padrinho na minha carreira. Fiz trabalhos ótimos na tevê com ele’’, elogia o ator, que também foi convidado para integrar o elenco da segunda temporada de “Junto & Misturado”, sob o mesmo núcleo da série protagonizada por Denise Fraga. “Foi fácil ganhar a liberação da emissora para estar em dois produtos ao mesmo. Não sou só eu. Vários colegas estão no ar também. Mas as produções estão sempre em contato”, explica. No seriado escrito por Bruno Mazzeo, Rodrigo tem a chance de trabalhar com o improviso nas diversas esquetes apresentadas. “É uma loucura. A gente não sabe

Jayme Monjardim e sua equipe encerram as gravações em Viena, na Áustria, da próxima novela das nove, “Em Família”. Ao lado do diretor-geral Leonardo Nogueira, Monjardim utilizou locações como a Catedral de San Esteban, o Museu de Arte Moderna, o Parlamento, o Palácio De Schonbrunn, o Mercado Municipal, o Museu do Freud e o Parque Prater. Gravaram em Viena Bruna Marquezine, Helena Ranaldi, Bruno Gissoni, Sacha Balli, Roberta Almeida e Érika Januzza. bem o que vem depois. Você se caracteriza e tenta descobrir o personagem”, afirma. A temporada tem estreia prevista para 1° de dezembro e contará com cinco episódios. Rodrigo irá dividir as cenas com Fabiula Nascimento, Fernanda de Freitas, Gabriela Duarte, Kiko Mascarenhas, Letícia Isnard, Luis Miranda e Marcelo Médici. “É um elenco generoso. A gente se ajuda muito”, valoriza.

Pé quente

Vodka ou água-de-coco

Aguinaldo Silva espera que a alta cúpula da Globo mantenha o título original de sua nova série, “Doctor Pri”, com previsão de estreia para o ano que vem. O nome da produção é uma alusão à forma como o filho e o marido da protagonista Priscila, interpretada por Gloria Pires, a chamam na intimidade. Segundo Aguinaldo, o título poderá facilitar a compra do seriado por produtora americana.

Naldo Benny foi o terceiro artista a gravar sua participação à frente do “Sai do Chão”. O cantor foi responsável por conduzir o programa e receber os convidados no palco. Na produção, os próprios artistas assumem a função de apresentador, um a cada semana. Focado em jovens talentos da música, o

« NOVELAS »

Malhação Globo 17:30 Vera recebe uma encomenda de bolo para uma atriz famosa. Abelardo avisa a Caetano sobre um processo contra ele. Anita e Sofia quitam a conta do hospital e descobrem sobre a gravidez de Meg. Sidney veste uma saia para ir ao colégio. Sofia diz à família que Meg nunca esteve grávida.

Chiquititas SBT, 20:30 José Ricardo propõe a Carol ser a assessora de Armando. Mosca termina com Vivi. Junior conversa com Maria Cecília. Ernestina e Chico se paqueram virtualmente. Vivi expulsa Michelle das Top 3. Elas avisam que para ficar no grupo, tem que seguir três leis: ser magra, ter namorado e estar na moda.

Joia Rara Globo 18:00 Volpina confessa ao delegado tudo o que viu na noite em que foi planejado o atentado contra Mundo. Fabrício acolhe Volpina, a pedido de Mundo. Amélia pede aos monges que fiquem perto de Pérola para protegê-la. Valter e Ernest são intimados a comparecer à delegacia.

Amor à vida Globo 21:00 Jonathan apoia Félix. Aline fica decepcionada quando César decide guardar sua procuração no cofre. Bruno acusa César de ter armado para ficar com a presidência do hospital. Ordália ouve conversa de Pilar com Herbert e descobre a verdade sobre Félix.

Além do Horizonte Globo 19:00 Marlon e Paulinha ficam encantados com LC. Lili fica confusa com as palavras de Líder Jorge. Guto entrega a William seus documentos falsos. Lili termina o noivado. Marlon encontra Tereza. André avisa a Lili que a investigação do sumiço de seu pai pode ser perigosa. Kléber causa um blecaute na cidade.

Pecado Mortal Record 22:30 Carlão corre atrás de carro onde estão seus filhos e consegue salvá-los. Donana discute com Patrícia. Carlão fica emocionado por lembrar das crianças. Ele beija Patrícia, que não tenta impedor o marido desta vez. A luz acaba na casa dos Vêneto.

★ ★ ★ ★ THOR 2: O MUNDO SOMBRIO (10 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões (leg) 14h10, 16h30, 18h50 e 21h10 / Moviecom 6. Sessões (3D) (dub) 14h50, 17h10 e 19h30 / Moviecom 6. Sessões (3D) (leg) 21h50 / Cinemark 5. Sessões (leg) 16h20 e 21h20 / Cinemark 7. Sessões (3D) (dub) 12h (sáb e dom), 14h30, 17h05, 19h45 e 22h10 (sáb) Thor (Chris Hemsworth) luta para salvar a Terra e os Nove Reinos de um inimigo sombrio, mas uma antiga raça liderada pelo vingativo Malekith (Christopher Eccleston) retorna para levar o universo de volta às trevas. Enfrentando um inimigo que nem mesmo Odin (Anthony Hopkins) e Asgard são capazes de derrotar, Thor embarcará em sua jornada mais perigosa e pessoal que o reunirá Jane Foster (Natalie Portman) e o forçará a sacrificar tudo para salvar a humanidade. Direção: Alan Taylor ★ ★ ★ MEU PASSADO ME CONDENA (12 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 15h50, 18h10 (sáb, dom e feriado) e 20h30 / Cinemark 3. Sessões 12h40, 15h, 17h20, 19h40 e 22h / Cinemark 5. Sessões 14h, 18h50 (exceto ter e qui) e 23h50 (sáb) Com apenas um mês de namoro Fábio e Miá resolvem se casar e passar a lua de mel em um cruzeiro até a Europa. O problema é que na viagem eles encontram seus respectivos exnamorados, Julia e Tiago, agora casados e também em lua de mel. Direção: Júlia Rezende

★ ★ ★ ★ ★ BLUE JASMINE (12 anos, legendado) Moviecom 3. Sessões 15h10, 17h15, 19h20 e 21h30 Jasmine (Cate Blanchett) vive na alta sociedade em Nova York. Sua vida muda completamente quando ela separa-se do marido e perde todo seu dinheiro. Com isto ela é obrigada a ir morar com sua modesta irmã em São Francisco. Agora, distante de seu luxuoso universo, Jasmine precisará reorganizar toda sua vida. Direção: Woody Allen

l JOGOS VORAZES EM CHAMAS

(14 anos, dublado e legendado) Moviecom 4. Sessões (leg) 15h20, 18h20 e 21h20 / Moviecom 7. Sessões (dub) 14h20, 17h20 e 20h20 / Cinemark 1. Sessões (dub) 13h, 16h10, 19h20 e 22h30 / Cinemark 2. Sessões (leg) 11h40 (sáb e dom), 14h50, 18h, 21h10 e 0h20 (sáb) / Cinemark 6. Sessões (dub) 12h10 (sáb e dom), 15h20, 18h30 e 21h40 Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) retorna a salvo, depois de ter ganhado o 74º Jogos Vorazes com o colega Peeta Mellark. Vencer significa que eles devem retornar e abandonar sua família e amigos próximos, embarcando na “Turnê da Vitória” nos distritos. No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo que o Presidente Snow prepara o 75º Jogos Vorazes, uma competição que pode mudar Panem para sempre. Direção: Francis Lawrence

Memória do Brasil: do JB a Di Cavalcanti TV Brasil/TVU, 22h Comandado pelo jornalista e escritor Ruy Castro, a série apresenta neste sétimo episódio dois outros documentários de Jean Manzon. O primeiro bloco é dedicado ao documentário “Comunicação Total”, produzido em 1973 para destacar o trabalho na redação do “Jornal do Brasil”. O filme conta que o JB abandonou em 1972 o prédio neo-clássico que ocupava na Av. Rio Branco desde o começo do século XX e se mudou para a moderníssima sede, na Av. Brasil. Já em “Di Cavalcanti”, produzido em 1972.

Suas antenas estão poderosas hoje pra captar o que se passa em casa, com um familiar — alguém importante em sua biografia. No mundo lá fora, tudo fica menos interessante porque hoje é dia de resgatar e louvar suas raízes, seu passado.

Touro 21/04 a 20/05 Se você não descobrir uma conexão emocional com o que está fazendo, seu dia vai render bem pouco hoje! Varie a rotina, procure dar aquele toque de carinho e cuidado em tudo o que fizer. Encontro com alguém do passado traz doçura e nostalgia.

Gêmeos 21/05 a 20/06 As finanças flutuam, e é preciso que você cuide pessoalmente e com atenção delas agora. Não gaste! Você está captando as tendências no ar, e por isso saberá como traduzi-las, com alto poder de síntese e capacidade criativa. Imaginação!

Câncer 21/06 a 21/07 Um dia pra chamar de seu: a partir do almoço, é bom reservar mais tempo pra si mesmo. A Lua em seu signo pede recolhimento do mundo externo e atenção para com suas necessidades. Atividades artísticas ajudam a carregar as suas baterias.

Foi mal O quadro “Os Imitadores” do ‘’Domingão do Faustão”. Além de ser um formato batido, é inevitável a comparação com o “Famoso Quem?” e o ‘’Máquina da Fama”, do SBT. Faltou ousadia e criatividade no programa de Fausto Silva.

★★★ Nesta quarta, a ex-chacrete Rita Cadillac é a entrevistada do “Gabi Quase Proibida”. ★★★ O episódio da série “A Bíblia” mostra o exílio dos judeus nesta quarta. ★★★ Nesta quinta, o “De Lá Pra Cá”, da TV Brasil, comemora centenário de nascimento do jogador de futebol Leônidas da Silva, conhecido por Diamante Negro.

★ ★ ★ ★ ★ CAPITÃO PHILLIPS (14 anos, legendado) Moviecom 5. Sessões 19h e 21h40 / Cinemark 4. Sessões 20h e 23h (sáb) Baseado na história real do capitão Richard Phillips (Tom Hanks), que aceita ser tomado como refém por piratas somalianos em troca da liberdade da sua tripulação. Direção: Paul Greengrass ★ ★ ★ BONS DE BICO (Livre, dublado) Moviecom 5. Sessões 14h40 e 16h40 / Cinemark 4. Sessões 13h20, 15h30 e 17h50 Jake e Reggie são dois perus com grandes diferenças e poucas afinidades. Mas o destino unirá essas duas figuraças, quando eles terão que viajar no tempo juntos para mudar os rumos da história e fazer o impossível: impedir que os perus se tornem o prato tradicional do Natal. Direção: Jimmy Hayward l DEPOIS DE MAIO

(16 anos, legendado) Cinemark 5. Sessão 18h50 (ter e qui) Arredores de Paris início dos anos 70. Jovem estudante é pego em uma manifestação política e criativa. Mas assim como seus amigos ele está dividido entre um compromisso sério com a causa e suas questões pessoais. Em viagem á Itália e Londres ele começa a encontrar seu caminho. Direção: Olivier Assayas

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

Áries 21/03 a 20/04

Todo ano, a Globo prepara uma programação de fim de ano diferente e diversificada. No entanto, ao longo do tempo, uma produção virou certeza na grade da emissora: o Especial de Fim de Ano de Roberto Carlos. A produção será gravada no próximo sábado, dia 23, e terá o título de “Roberto Carlos, 40 Anos Juntos’’, uma comemoração às quatro décadas de parceria entre o cantor e a emissora. Além de convidados e elenco da Globo na plateia, o espetáculo conta com participações especiais como Lulu Santos, Tatá Werneck, Anitta, Tiago Abravanel, Erasmo Carlos e Fátima Bernardes. A produção irá ao ar no dia 25 de dezembro.

A atuação de Mateus Solano durante as cenas em que Félix é desmascarado por ter jogado Paulinha, papel de Clara Castanho, em uma caçamba, em “Amor à Vida”. O ator dominou os momentos de tensão do folhetim e até conseguiu fazer com que a apática Paloma, de Paolla Oliveira, crescesse nas sequências.

« CINEMA »

Kleber causa blecaute na cidade de Tapiré

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO »

Emoções batidas

Foi bem

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

Bruno acusa César de ter armado para ficar com a presidência do hospital

Freud e Jung em ‘Um Método Perigoso’ Telecine Touch, 21h Dirigido por David Cronenberg, o filme narra a história fictícia baseada no relacionamento entre Sigmund Freud e seu aluno, Carl Jung. Durante o tratamento de uma paciente que sofre de histeria, Jung aplica as técnicas aprendidas com seu mestre, mas as diferenças entre os dois tornam-se cada vez mais evidentes, agravadas pelo erro de Jung de iniciar um romance com a paciente. No elenco estão Michael Fassbender, Keira Knightley e Viggo Mortensen. O filme conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen.

especial tem estreia prevista para janeiro. Thiaguinho e a dupla Jorge e Mateus já gravaram suas participações. Além de Naldo, também integram o projeto Paula Fernandes, Anitta e Luan Santana.

Teixeira Coelho e Antonio Prata no Entrelinhas TV Cultura, 22h30 O programa recebe Teixeira Coelho , crítico de arte e curador do Masp, sendo uma das maiores personalidades do circuito das artes plásticas, com uma extensa produção de ensaios sobre estética e política cultural. Sua obra literária inclui livros como Niemeyer, um romance, As fúrias da mente e História Natural da Ditadura (um dos ganhadores do Prêmio Portugal Telecom em 2007). Já Antonio Prata está renovando a tradição brasileira da crônica. Acaba de lançar Meio intelectual, meio de esquerda, com crônicas publicadas em jornais e revistas.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br

Concerto climático inédito no projeto “4 Estações” - SescTV, 21h Os compositores André Mehmari, no piano, teclado e acordeon; Arismar do Espírito Santos, no violão sete cordas e guitarra; Dante Ozzetti, no violão; e Nailor Azevedo, conhecido como Proveta, no sax alto, sax soprano e clarinete, se encontram no concerto climático 4 Estações para mostrar músicas instrumentais inéditas e individuais inspiradas nas suas percepções com relação às estações do ano. O programa tem direção de Rodrigo Giannetto. Para realizar o espetáculo, cada um dos compositores levou um instrumentista para completar a banda.

Sessão da Tarde exibe Pequenos Invasores Globo, 15h07 Filme de John Schultz, que conta a história de Stuart e Nina Pearson levam uma vida confortável, juntamente com os filhos Hannah , Tom e Bethan. Um dia o casal resolve passar férias junto com a família. Para tanto é alugada uma casa de três andares, para onde também vão o tio Nate , seu filho Jake , a vovó Rose e os gêmeos Art e Lee. Além disto Ricky, o namorado secreto de Bethany, também aparece no local. Ao anoitecer quatro objetos atingem o telhado, trazendo dentro deles extraterrestres.

Lua, Júpiter e Netuno vibram a favor de aspiração de paz. Lua minguante em Virgem: 25/11 Leão 22/07 a 22/08 Pela manhã, um dia cheio de encontros, conversas e projetos “‘ é bom planejar o futuro com quem decide, a vida social está com o sinal verde hoje. Depois de um almoço animado, suma do palco. Emoções oscilantes. Liberdade!

Virgem 23/08 a 22/09 Tudo que for bonito, atraente e evocar horizontes mais amplos do que os seus atuais tem o privilégio de atrair sua atenção. A manhã é ótima pra estreitar contatos com estrangeiros, viajar, mudar de ares. Aproveite o feriado pra fazer algo novo.

Libra 23/09 a 22/10 Descanso bem merecido, libriano! Família chama atenção e sua necessidade de estar na toca, bem amparado e acolhido, está alta hoje. Lua e Netuno favorecem as artes musicais e visuais. Poder de realização e entendimento.

Escorpião 23/10 21/11 Como você está supersensível às pessoas hoje, procure escolher muito bem suas companhias, pois elas terão mais impacto no seu humor e disposição. E o lado bom disso é adivinhar a necessidade do seu amor. De tarde, abertura emocional.

Sagitário 22/11 a 21/12 Sua saúde em primeiro lugar hoje, com atividades físicas e bem junto à natureza. Pé no chão traz energia e recarrega suas energias pra valer. Depois, vale apostar num mergulho —no passado, em busca de sua história e de suas raízes.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Desafios prazerosos também têm sua dose de esforço —hoje é dia de suar a camisa em prol de um deles! O prazer de sentir o corpo e a natureza em plena harmonia é para poucos, como você, que sabe disso. Tarde de amor e intimidade.

Aquário 21/01 a 19/02 As coisas chegam ao fim, e é preciso dar um adeus a elas — vá no embalo da vibração altruísta e misericordiosa de hoje para se despedir de algo do passado que ainda dói e pesa. Sua saúde está frágil hoje, ao gosto das flutuações emocionais.

Peixes 20/02 a 20/03 Mudança de ares, horizontes recortados e a pujança da natureza —tudo que faz bem a sua alma! Um dia bom pra estar com seu amor, com filhos e com quem mais você ama. É preciso reforçar um círculo de afeto e proteção em torno dos seus!


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

viver

DAVID TAVARES/TRAFEGANDO.COM

Celebrando Na ocasião do Tráfego Look 2013, em São Miguel, o colunista Renné Guida brindou seus dez anos de colunismo social no jornal O Mossoroense, homenageando personalidades, como também, uma bela homenagem ao ilustre Padre Cosme Leite da Silva, “O pastor das almas”, pelo centenário de sua morte.

Quer ser modelo? Em tempo que muitos tiram onda de “ser” model para exibição gratuita nas redes sociais, o concurso Tráfego Look aparece para valorizar a profissão e revelar quem “realmente” tem potencial pra coisa. Para participar, não paga nada, basta levar duas fotos – uma de rosto e outra de corpo – e fazer sua inscrição. Em Mossoró, nas lojas On Line, West Shoppping e Liberdade Shopping. Em Natal, na Estrela Viva, Midway Mall. Mais informações no 84. 8899 0413 ou 3223 1035.

Festejando Encerrando o mês de aniversário com tudo o Rastapé recebe logo mais a galera da banda Saia Rodada. E olha só, à noite ainda terá a animação do Forró Xegado, Jarbas do Acordeon e Moacir do Repente. Se joga!

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

Como já realizamos há oito anos, fomos mais uma vez selecionar modelos para o Tráfego Look na cidade de São Miguel, no Alto Oeste do estado. E claro, encontramos garotas belíssimas com grande potencial para seguir carreira. A bem da verdade, nunca foi difícil encontrar gente bonita naquela região, que considero o maior celeiro de beldades do Rio Grande do Norte. O concurso foi coordenado pelo colunista social Rennê Guida e aconteceu no Parque da Lagoa, reunindo muita gente bacana. Vitória Lima, 15 anos e 1,70m; Karolayne Paiva, 16 anos e 1,74m; Luara Nogueira, 15 anos e 1,68m; Dayze de Freitas, 14 anos e 1,75m; e Atália Estevam, 16 anos e 1,72m foram as selecionadas que participarão da semifinal do concurso em Mossoró.

George Azevedo

No Alto Oeste

3

» RAIO X » eee No júri do Tráfego Look, em São Miguel, só gente querida como Georgiano Azevedo, Clístenes Carlos, Lisboa Batista, Márcio Costa, Adriana Isis, Raimundinho Duarte, a top Jyokonda Rocha, Israel Vianey, e a Miss RN Latina 2014, Daniele Fernandes. eeeOs convidados de Renné Guida puderam conferir a coleção verão 2014 da DogVille e HaraFlor em desfile na passarela da lagoa com recheio do cast Tráfego Models/Mossoró.

Renné Guida e Georgiano Azevedo posando com as vencedoras do Tráfego Look, em São Miguel. Karolayne, Atália, Dayse, Luara e Vitória

eeeA Clínica Agnus Dei vai realizar um dia de saúde e bem-estar, no próximo sábado, 23, apresentando os seus serviços. Entre 8h e 14h. eeeComo já é de lei, toda quarta-feira a Taverna Pub abre as portas mais cedo. Hoje vai rolar uma roda se samba pra lá de animada com o grupo Arquivo Vivo e convidados. A ferveção tem inicio a partir das 19h30.

CLÍSTENES CARLOS

eeeInterpretando os sucessos do U2, Coldplay, Beatles, entre outros nomes do pop | rock internacional o cantor Rodrigo Lacaz faz apresentação mais uma vez no palco do Tom Maior Botequim. O showzaço tem início a parti das 19h30. Arrasou!!

Lisboa Batista, Israel Vianey e Raimundinho Duarte na comissão julgadora do Tráfego Look 2013, em São Miguel

Luau no Campus Através do projeto Conviver no CCHILA, acontece hoje véspera de feriado o Luau no Campus. O evento foi criado para promover o encontro entre servidores e estudantes. Por lá, haverá aula de Tai Chi Chuan, exposição de vídeos Recantos do Campus, apresentação da banda Via Única e voz e violão com Renato Andriola. Tudo começa a partir das 18h, no estacionamento da

Sueli Rosado com a aniversariante de hoje, Ellen Paiva. Grande abraço!!!

Superintendência de Infraestrutura, em frente ao Restaurante Universitário. Show!!

Showzaço Radicada em São Paulo, a cantora e compositora potiguar Cida Lobo, que vem se destacado bastante no cenário da música nacional, celebra hoje esse sucesso em uma super apresentação logo mais na AABB. O show intitulado de

Passa Tempo, trás em seu repertório canções inéditas em parceria com os compositores Edinho Oliveira e Antônio Ronaldo, além dos grandes clássicos da MPB. Imperdível!

Arquitetando Lucyvan Sérgio, Bruna Gosson e Eliane Melo convidam para o evento “Mostra Sierra”, que acontecerá logo mais às 20h na Sierra Móveis by Artkasa, na

eeParabéns para Ellen Paiva, Isaura Azevedo, Jany Amorim, Valéria Negreiros Duarte, Rivana Rolim, Maria Cristina Barrocas Rosado e a modelo Márcia Guilherme que estão aniversariando, hoje.

Av.Prudente de Morais, em Natal, onde irão apresentar os novos móveis e objetos de decoração.

Tributo Vai rolar hoje no Shock Bar mais uma edição do projeto Tributos. Na ocasião serão homenageados os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, tudo sob a interpretação do cantor e violista Luciano Queiroz. O agito tem inicio a partir das 20h.

Beleza da flora brasileira ganha livro de fotografia e poesia « LIVRO » Com fotos de Leila da Cunha Lima e textos de Diógenes da Cunha Lima e Nelson Patriota, obra terá lançamento no Baobá da São José

autos &motores TODAS AS SEXTAS NA TRIBUNA DO NORTE

ì O QUE

“Flores que encantam o Brasil” é assinado a seis mãos por Leila da Cunha Lima Almeida, Diógenes da Cunha Lima e Nelson Patriota

F

lores dividem páginas com poemas no livro “Flores que encantam o Brasil” (Ed. da UFRN), assinado a seis mãos por Leila da Cunha Lima Almeida, Diógenes da Cunha Lima e Nelson Patriota. A publicação será lançada hoje, às 19h, num cenário sugestivo: o baobá da Rua São José, Lagoa Seca. O lançamento é uma realização do Sistema Fecomércio RN, através do Sesc. A beleza da flora brasileira é apresentada pelo registro fotográfico de Leila, acompanhado pelos respectivos textos poéticos de Diógenes da Cunha Lima – em edição bilíngüe. “Por que as flores? A sua beleza, o seu perfume, encantam”, resumiu a fotógrafa sobre os alvos de suas lentes. Entre as pétalas que Leila registrou

estão as da xanana – tida como a “flor símbolo” de Natal -, o ipê, girassol, jasmin, rosas, a flor do baobá, margaridas, flores do cactus, maracujá, romã, entre outras. “O nosso país é multiflorado, tem nas árvores a beleza da florinha nativa do pau-brasil, ibirapitanga, até a beleza estranha, contundente, aveludada, da africana flor do baobá de Natal”, disse Diógenes. Segundo o poeta e escritor, ele procurou a forma poética concisa do terceto para dizer o que sentiu da observação e contemplação. “Tentei alinhar-me ao transitório, mesmo que desejando sentir o duradouro das flores”, disse. O lançamento do livro é um dos destaques da programação literária em homenagem aos setenta anos do livro Pequeno Príncipe, que

começa a partir das 8h e segue até as 20h, com exposições de livros, quadros, contação de histórias, realejo e sarau músico-poético. O acesso é gratuito, com direcionamento para o público estudantil. “O Sistema Fecomércio RN, através do Sesc, sente-se imensamente honrado em viabilizar a edição desta obra, que engrandece o universo cultural do nosso Estado e permite conhecer da beleza das flores que nossos olhos jamais se cansam de ver”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

« SHOW »

« MERCADO »

« DOCUMENTÁRIO »

Cida Lobo faz show Passa Tempo na AABB

Eventos no Dia da Consciência Negra

Projeto Macumbit no Beco da Lama

Residente na cidade de São Paulo há 16 anos, a cantora e compositora potiguar Cida Lobo está de volta para temporada de shows. Hoje a cantora apresenta no clube da AABB, às 21h, o show Passa Tempo. Os ingressos custam R$ 15,00 (individual) e R$ 50 (mesa). No espetáculo, a cantora apresenta mostra repertório canções inéditas em parceria com os compositores Edinho Oliveira e Antônio Ronaldo, além de canções de grandes compositores da MPB, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Zé Kéti, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Este espetáculo já foi apresentado na Praça da Sé, no 1º de maio em São Paulo.

A comemoração do dia da Consciência Negra é o tema da Quarta Cultural do Mercado de Petrópolis. O evento acontecerá no próximo dia 20 das 14h às 22h. O evento contará com exposição de artes, de material relativo ao movimento negro, feiras de artesanato e antiguidades, sarau poético e musical de Mané do Café. Durante o evento serão lançados os livros: Cafeopéia, A Romanesca Vida do Padre Emílio e a Folhinha Poética de 2014. As obras são de autoria de Mané do Café, em parceria com os autores Edison Nequete e Eliana de Castela, respectivamente. A noite será animada pela discotecagem do DJ Ilton e contará também com o show de Ismael Alves.

Um relato audiovisual das manifestações afrobrasileiras. Essa é a proposta do projeto Macumbit, que acontece hoje, a partir das 19h, no espaço A Toca, no Beco da Lama. O projeto vem sendo desenvolvido há cinco anos, a partir de visitas e pesquisas em diversas cidades nordestinas. O Macumbit reúne o fotógrafo e documentarista Rodrigo Sena e o sociológo, DJ e artista visual João Meu Bem.

Serviço: Lançamento do livro nesta quarta, às 19h, no Baobá do Tirol, Rua São José, próximo ao cruzamento com a Alexandrino de Alencar.

ALEX RÉGIS


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BOBFLASH

Parabéns! Vivas de felicidades para amiga de sempre, querida deste colunista, Nídia Mesquita, cardiologista Sidney Gurgel, José Reinaldo Batista, empresária Tânia Patrício, advogada Cláudia Rocha e para o amigo Alex Padang saudações alvirubras.

No altar Luiz Felipe Campos Melo Dantas, Theresa Cristina do Amaral Bezerra Lima, Milson Dantas e Martha Dantas, Sérgio Santos Agostini e Karla Adri Oliveira Agostini assinam o convite para a cerimonia religiosa do casamento de seus filhos Carolina e Pedro, a acontecer às 19 horas do dia 19 de dezembro na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação - Cidade Alta. Após a cerimônia, os noivos recepcionarão os convidados no Versailles Recepções - Cidade Jardim.

Nos mares de Búzios: Paulo Rocha/Ana Lídia Procópio, Monalisa/Tulio Flor e Waldemir Marinho

BLOGJOTAOLIVEIRA

Nídia Mesquita, em idade nova, divide pose com Toninho Magalhães, Kívia Bezerra e Gê Madruga BOBFLASH

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Vivas para o casal de dez Carol e Alex Padang

Jota Oliveira

JOÃO NETO

Tintim

No combate

Você pode perder muitas coisas na vida, mas perderá tudo, se perder a sua autoestima, e seu amor”

Em idade nova hoje, o empresário gente boa, Alex Padang comemora a data duplamente. Além da sessão vivas, Padang festeja os 12 anos de sucesso dos Cavaleiros, com show de gravação do DVD da banda, logo mais às 22h, no Ginásio Nélio Dias.

Google vai bloquear buscas por pornografia infantil na web. Gigante de buscas também está testando nova tecnologia para identificar e retirar vídeos de pornografia infantil do YouTube.

DESCONHECIDO

Se ligue!

Noel O Guia Noivas, em parceria com a Caixetas Florais enviando panetone já no clima das Boas Festas de final de ano.

Em casa Os “inocentes” do mensalão estão cumprindo pena em regime domiciliar, como já era de se esperar, principalmente para os cabeças da quadrilha. Depois da sentença dada, fica a pergunta: Quem vai pagar o rombo dos milhões? O ex-presidente Lula, que nunca soube de nada, com certeza também ainda não sabe a resposta.

Corta-fitas É logo mais às 20h que o grupo Artkasa recebe a imprensa e convidados para a inauguração da Sierra Móveis by Artkasa. Ocasião com direito a coquetel e apresentação das bossas da marca, com ambientes criados pelos melhores arquitetos da cidade. Ah, na oportunidade, Sovânia Monte também lança sua nova empreitada, o viajandocomsovania.com.br.

No nosso blog, leia mais sobre: Belém é mais honesta que Berlim e Londres, segundo ranking. > Armas feitas com impressora 3D explodem em teste feito nos EUA. > Verde bandeira é a cor do verão. Inspire-se na no Fashion. > Google vai pagar US$17 milhões por espionar usuários da Apple nos EUA. > A top transexual Lea T. vai para a Tailândia fazer ajustes estéticos. > Fatia de bolo do casamento de Kate e William leva US$ 4 mil em leilão. > Chico Buarque vai regravar música famosa dos anos 70. Saiba qual no Sounds.

Business

Em vivas para Thacy Flor, Renale Costa/Adriano Gaspar JOÃO NETO

Em Sampa, casal empresário Thaysa e Beto Santos cumpre agenda de visitas aos shows rooms das marcas exclusivas dos domínios fashion, que em breve farão looks dos antenados do pedaço.

Autógrafos A procuradora Leila Cunha Lima pilota sessão autógrafos, às 19h, em torno do lançamento do livro “Flores que encantam o Brasil”. A árvore Baobá, na av. São José, será o cenário da ocasião.

Movimento Abraços e vivas para Tânia Patrício rasgando folhinha

Das 14h às 22h, acontece a Quarta Cultural com variada programação no Mercado de Petrópolis.

Toque Livros & Cultura CARLOS DE SOUZA [ fcarlos@tribunadonorte.com.br ]

Biografia, contos e uma enciclopédia do rock’n roll

É

com enorme prazer que me sento para escrever essa resenha sobre três autores que muito honram nossa terra e nossa gente. O primeiro deles Alexis Peixoto com Canguleiro – Ensaio Biográfico Sobre Homero Homem, Edição do Autor, 276 páginas. A primeira vez que ouvi falar em Homero Homem eu estudava ainda no antigo científico (o equivalente hoje ao segundo grau) no Colégio Estadual Winston Churchill. Como a maioria dos jovens, eu entendia muito pouco de poesia e continuo não entendendo muito bem. Mas havia a prosa, seu livro mais famoso, não por acaso, é Cabra das Rocas. Homero Homem era aquele poeta potiguar distante, que morava no Rio de Janeiro e pouco se sabia sobre ele. Mesmo assim caiu em minhas mãos alguns livros de sua autoria e eu os li com grande prazer. Agora Alexis, filho de meu amigo Carlos Peixoto, esse menino que vi crescer sob os cuidados de Ceiça, apresenta essa biografia numa época em que se discute tanto sobre biografias autorizadas ou não. Coincidência ou não, o primeiro contato de Alexis com Homero Homem parece muito com o meu contato com o poeta e ele narra isso na introdução do livro. O encantamento provocado pelo texto no poeta na alma do menino é o mesmo que o meu. Mas olhando o tempo em perspectiva, percebo que Homero Homem foi sendo esquecido pelos seus conterrâneos. Como todos nós que gostamos de ler já sabemos, o povo de Natal detesta consa-

grar quem nasceu aqui. Sua produção poética é portentosa: A Cidade: Suíte de Amor e Secreta Esperança, Calendário Marinheiro, Um Doido e Sua Canção, O País do Não Chove, Tábua de Marés, Rei Sem Sono, Canto Nacional e Abecediário da Transamazônica, O Livro de Saíra Kemper e Poesia Reunida, O Assessor do Dia, Neste e Noutros Natais, Terra Iluminada e Lá Fundamental, O Agrimensor da Aurora: 11 Livros de Poesia, O Luar Potiguar, Lírica e Drama de Cordel, Ata nº 700 do Sabadoyle, Eu Sem Ego. Contos, crônicas e ensaios: Tempo de Amor, Carliteana Carioca, Pelejas de Amor, Rio Grande do Norte. Romances: Cabra das Rocas, Menino de Asas, O Excepcional – Flor que Nasceu com Uma Pétala a Mais, O Goleador, O Moço da Camisa 10, Mundo do Silêncio Verde. Como se vê, sua poética é profundamente ligada à geração de Carlos Drummond de Andrade. Seus romances são filhos do Modernismo. Então, os livros de Homero Homem foram ficando escondidos nas prateleiras de bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e particulares. Vejo então que chegou a hora de conhecer a vida desse homem que “não teve uma só existência, mas várias: antes mesmo de ser escritor foi atleta, canguleiro, jornalista e político”, nas palavras de Alexis. Não espere aqui que eu adiante qualquer fato sobre a vida deste homem. Quero antes incutir em todos vocês o desejo de ler esta biogra-

fia tão bem escrita e tão bem documentada. Livro para ser lido de uma só vez, deitado em uma rede num final de semana qualquer. A prosa de Alexis é fluida, leve, agradável. As passar as páginas, você vai seguindo a vida deste homem interessante, os fatos corriqueiros de uma vida. Não existe deleite melhor. O segundo livro que quero comentar é Pássaro Sem Dono, de Nei Leandro de Castro, Editora Jovens Escribas, 229 páginas. É um livro de contos e Nei Leandro dispensa qualquer apresentação. É nosso maior ficcionista, consagrado em todo o Brasil. O que eu não sabia é que ele domina com tanta maestria a arte do conto. Para quem não sabe o conto é um dos gêneros mais difíceis de se dominar. Ricardo Piglia em seu Laboratório do Escritor (livro esgotadíssima que pede uma reedição urgente) explica que o conto é escrito em camadas. O narrador nunca está contando apenas uma estória. São várias estórias sobrepostas que vão se descortinando à medida em que você vai lendo. O mestre maior deste gênero literário, na minha opinião, é Franz Kafka. Mas muita gente citaria também Tchekov, Jorge Luís Borges, Júlio Cortázar, Caio Fernando Abreu, Machado de Assia, Lima Barreto, só para lembrar alguns. Bem, Nei Leandro já foi o vencedor de um concurso de contos da revista Playboy, quando essa revista promovia concursos literários. Ele domina bem o ofício e sua principal arma é o tempero sexual, o erotismo. Então se

Série biografias estreou com Homero Homem

Novos contos de Nei Leandro de Castro

O rock no contexto histórico

você é daquelas pessoas que fica corada só com a leitura de amenidades em tons de cinza, prepare sua imaginação. O texto de Nei não tem meias palavras. O que tem que ser dito é dito de forma direta, sem subterfúgios. É uma pena que eu não possa reproduzir aqui alguns trechos. Depois de ler o primeiro conto, se você gosta desse universo sacana, não vai conseguir mais parar. As aventuras sexuais vão se desenrolando de conto a conto. Cada uma estória é uma surpresa que provoca aquele risinho no canto da boca de quem lê. Se você for pudico ou pudica de mais, tome cuidado ao folhear este livro. Ele arrebata. O terceiro livro é Rock’n Roll – Uma Breve História da Música Que Mudou a Maneira de Ver o Mundo, de Ugo Monte, Sarau das Letras, 345 páginas. Como o título já explica bem, estamos diante aqui de uma pequena enciclopédia sobre esse estilo de música que se renova a cada década, contrariando as previsões de quem um dia vai morrer. Para quem acha que rock é aquela música de adolescentes burros que não gostam de ler, aqui vai uma má notícia. Ugo Monte é um erudito no assunto. Tudo é contextualizado, explicado, moído até as minúcias. Não é à toa que o autor seja um historiador, ele é formado em História pela UnB. Eu li o livro de forma randômica, procurando as épocas e os artistas que mais me interessavam. Mas a leitura pode e deve ser feita da forma tradicional, de

capa a capa. Tem muita informação e o estilo não é chato, acadêmico, empolado como costumam ser estudos dessa espécie. Não, você lê como se estivesse lendo aquelas coloridas revista sobre rock. Eu tenho um amigo com quem me encontro pelo menos uma vez por mês para sentar, beber cerveja, falar sobre rock e ouvir rock. Não preciso dizer o quanto isso me dá prazer. Ler este livro foi muito parecido com isso. Parece uma conversa de bar repleta de curiosidades. Dos primórdios do rock em seu berço embalado pelos artistas negros embriagados de blues até a última manifestação musical desse gênero, tudo é posto em revista. Um livro desses deveria ser adotado em escolas, porque eu sinto muita pena de ver jovens ouvindo uma porcaria de música que eles pensam que é forró, sempre de forte apelo sexual, e o pior, profundamente machista, desrespeitoso com a condição da mulher. Conhecer a trajetória do rock é fundamental para abrir as portas da sua percepção. Tenho certeza de que ouvir música de qualidade diz muito sobre o caráter das pessoas. Pois este livro de Ugo Monte faz parte agora de minha biblioteca sobre rock, uma biblioteca que começou com o livro básico de Roberto Muggiati, Rock, do Grito ao Mito. Se você não conhece o que está ouvindo, não tem condições de avaliar seu real valor. Pois bem, eis aí três dicas para você escolher e passar horas de muita diversão e conhecimento.


Tribuna do Norte - 20/11/2013