Page 1

» EX-JOGADOR DE FUTEBOL MARINHO CHAGAS ESTÁ INTERNADO NA UTI • PÁGINA 13

Ano 63 • Número 197 • Terça-feira, 12 de novembro de 2013

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

Sílvio estreia diante da torcida em decisão

JÚNIOR SANTOS

EXEMPLAR DO ASSINANTE

EXEMPLAR DO ASSINANTE

O goleiro Sílvio substitui Andrey, no América, hoje contra o xará Mineiro. Será a primeira partida do goleiro diante da sua torcida. « ESPORTES 11 »

Arena tem todos os bilhetes vendidos em fase 2 da Fifa

Problemas fazem ABC esconder o jogo

A fase 2 de venda de bilhetes da Fifa foi um sucesso. A Arena das Dunas teve todos os ingressos comercializados. « ESPORTES 13 »

O técnico Roberto Fernandes fez mistério sobre o time do ABC, devido a problemas para o jogo de hoje em SC. « ESPORTES 12 »

Eleição no diretório estadual racha o PT « POLÍTICA » A acirrada disputa pelo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores expôs a divisão interna da legenda no RN. Dois grupos liderados pelos principais políticos do partido no Estado (a deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro) estão anunciando uma vitória na eleição realizada domingo e que ainda não teve o resultado proclamado. O duelo ocorre porque será essa nova direção que coordenará o PT nas eleições de 2014. Fátima quer prioridade para a candidatura ao Senado e Mineiro defende nome próprio da legenda para disputar o Governo estadual. « NATAL 3 »

Raio-X das escolas

política

ADRIANO ABREU

Henrique lidera lista dos mais influentes Henrique Alves lidera o ranking do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) dos dez mais influentes do Congresso Nacional. « PÁGINA 5 »

Brasileiros vão pagar contas e gastar menos Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças mostra que 62% dos brasileiros vão usar o 13º salário para pagar dívidas. « PÁGINA 9 »

geral Objetivo é agilizar atendimento aos mais de 9,7 milhões afetados pelo tufão Haiyan. Número de mortos pode chegar a 10 mil. « PÁGINA 8 »

Procurador-geral destaca que texto encaminhado à Câmara instituindo o benefício para estudantes da rede municipal é “o único possível” diante da realidade em que vivem os municípios. « PÁGINA 6 »

« SAÚDE » Sesap fiscaliza hoje ‘Mais Médicos’ em Ceará-Mirim Visita técnica prevista no programa será feita no município de Ceará-Mirim, hoje, para apurar denúncias de falta de estrutura e condições de trabalho, publicadas pela TRIBUNA DO NORTE, no último domingo. « NATAL 5 »

economia

Filipinas: governo decreta calamidade

« PROCURADORIA » Parecer jurídico vai sugerir veto a emendas do Passe Livre

Estudo avaliou infraestrutura de 41 escolas públicas, como a Escola Municipal Henrique Castriciano, nas Rocas. Lá, a quadra está interditada, faltam bebedouros e há necessidade de serviços elétricos e hidráulicos. « NATAL 8 »

Festa da fé

ALEX RÉGIS

colunistas Woden Madruga Os gritos da seca por milho que nunca chega ao interior. « PÁGINA 2 »

« PEDRA PRETA » Engenheiros do Crea sugerem interdições de imóveis O parecer dado pelo Crea/RN sobre vistoria técnica realizada nas edificações de Pedra Preta, atingido por abalos sísmicos, recomenda a interdição de alguns imóveis que têm maiores fissuras e danos estruturais mais significativos. « NATAL 1 »

Eliana Lima

« VOOS » Embarque em PE e PB deixa passagens mais baratas

O PT de Fátima coloca como prioridade a candidatura ao Senado. « NATAL 6 »

Negócios e Finanças O Fundo de Garantia (FGTS) poderá ser usado em infraestrutura.« PÁGINA 10 »

Tradicional procissão das bandeiras abre oficialmente a festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação. Programação segue até o próximo dia 21. « NATAL 3 »

34

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

Diante da alta das passagens aéreas, natalenses preferem voar a partir de cidades como João Pessoa ou Recife. Em alguns casos, embarcar em Natal chega a custar até 2,3 vezes mais do que sair das capitais vizinhas. « PÁGINA 9 » NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Do milho que não chega

No calor dos 33 graus cai na minha bacia das almas um meio de Joana D’Arc Pires Soares da Silva, médica veterinária, agropecuarista seridoense e líder do movimento “Grito da Seca” Rio Grande do Norte. Aqui e acolá ecoam por estas páginas suas falas e seus gritos na cobrança daquilo que o governo promete, anuncia e não faz. Essa coisa do milho da Conab, por exemplo, não passa de um engodo do marquetingue oficial. Na verdade verdadeira, de vera, mais uma falácia de Brasília em parelha com o governo estadual. Ouçamos o grito de Joana: “A Medida Provisória 610 de 0204-2013, que estabelece a doação de milho a granel, pelo Governo Federal, aos estados atingidos pela seca foi uma atitude louvável, mas infelizmente a inoperância do Governo do Rio Grande do Norte é tamanha que não operacionalizou a comercialização do milho para os produtores rurais das regiões mais sofridas com a seca, até a presente data. São12miltoneladas.Asnotíciasdessemilhosãodesencontradasnonosso Estado, tanto por parte do Governo Estadual, como da CONAB-RN. Infelizmente quem sofre são os pequenos produtores rurais que ficam sendo humilhados nos balcões da CONAB, enfrentando filas, perdendo dias de trabalho na tentativa de comprar um pouco de milho para salvar o que ainda resta de seus rebanhos. Para agravar a situação, no mês de setembro a CONAB disponibilizou pouco milho à venda e o mês de outubro não começou rosa e, sim, preto para os trabalhadores do campo que sofrem a maior seca dos últimos anos. Como se já não bastasse a falta de água, não existe mais milho nos estoques da CONAB. Sumiu! Há notícias a respeito de “gente

grande”querecebeuomilhoessemês, masagrandemaioria(pequenosprodutoresdesamparadospelajustiçasocial) não viu nem a cor do grão. Não dá para entender a falta de milho e, especialmente para o Rio Grande do Norte, pois os meios de comunicaçãodivulgaramqueoBrasil produziu, no ano de 2012, 71.072 milhõesdetonelada,representando 27,7% a mais do que no ano de 2011. Por que o milho não chega aos sofridos criadores potiguares? Onde foram parar as 12 mil toneladas doadas pelo Governo Federal ao Rio GrandedoNorte?Outrosestadosdo Nordeste receberam. Chega de governo inoperante, chega de inércia! Não temos representantes políticos envolvidos com a causa do Rio Grande do Norte. A bancada federal não faz nada. Cruzou os braços diante de uma situação tão grave, uma seca que mata sem piedade os animais e tira o homem do campo. Chega! Pedimos ajuda à imprensa para divulgaronossoclamor.Precisamos unir forças em prol dos produtores ruraisquesofremcomasconsequênciasdapiorsecadosúltimos50anos. Desde já agradeço a atenção dada aoassuntoeficonacertezaqueonosso GRITO será ecoado.”

opinião

Um tempo de saudade AGNELO ALVES Jornalista

m fim de semana diferente. De muita recordação e por que não dizer, muitas emoções. Infelizmente, não compareci e, portanto, não assisti a nenhum dos encontros promovidos pela Prefeitura de Natal com a realização do Festival Literário de Natal (FLIN), reunindo intelectuais, escritores e jornalistas admiráveis do nosso cotidiano e confrades nacionalmente conhecidos e aplaudidos. As razões de minha ausência, não preciso explicitar, suponho. Mas tive a extrema felicidade de viajar no tempo para muitos anos atrás, primeiramente conhecendo, na sexta-feira, Carlos Augusto Lacerda, neto de Carlos Lacerda, minha maior admiração pela genialidade, reunindo nele – Carlos Lacerda – talento, cultura, ação política e ainda um conjunto de qualidades intelectuais que nunca havia conhecido numa só pessoa. Uma convivência movida pela admiração e pela proximidade profissional. No sábado, reencontro com Murilo Melo Filho, Murilinho, Zuenir Ventura, que conheci na Tribuna da Imprensa, ele come-

U

Brum

çando nos arquivos e eu já na redação, mas sem saber a diferença entre o “noticiarista” e o repórter, até o dia em que, estando a redação reunida para ouvir uma aula de Carlos Lacerda, perguntei qual a diferença, já que, como “noticiarista”, fazia o trabalho de repórter. Todos riram com a pergunta do “cabeça chata” – eu – cabendo a Hilcar Leite, por incumbência de Lacerda, responder. A diferença era apenas salarial. Eu precisava ganhar mais um pouco para fazer face às despesas com a pensão... Mas era mesmo um repórter. Foi o período mais fértil da minha vida como jornalista. A convivência com Carlos Lacerda acima de tudo, para não dizer acima de todos. E na conversa com Murilinho, relembramos quase todos que faziam o Sindicato dos Jornalistas que cobriam os acontecimentos políticos na fase áurea da política brasileira, depois dos 15 anos da Ditadura de Getúlio Vargas. Puxei pela memória de Murilinho. Ele puxou pela minha memória, claro. Villas Boas Corrêa, Carlos Castelo Branco, Benedito Coutinho, Otacílio Lopes, Rafael Correia de Oliveira, Oto Lara Resende, Heráclito Jales, João Duarte Filho, Hélio

O reencontro com Murilo Melo e Zuenir Ventura – Valeu a promoção da Prefeitura de Natal, reunindo escritores, intelectuais, jornalistas nacionais e norterio-grandenses’

Fernandes, alguns outros e claro, Murilinho. Eu, apenas um principiante acolhido pela generosidade deles, as grandes estrelas. Um grande aprendizado para mim. Muitos já do outro lado do mundo. Outros aposentados. Murilinho, afastado do Jornalismo, é imortal da Academia Brasileira de Letras. Zuenir, dedicado a atividades culturais como um dos mais festejados e reconhecidos intelectuais brasileiros. Uma época de Carlos Lacer-

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Mais Médicos (1) Pobres médicos! A maioria tem vocação, preparo, boa noção de relação médico-paciente, mas o problema da saúde no Brasil é estrutural. Deveriam contratar estes médicos, com postos bem estrututurados, mas construir hospitais de pequeno porte, dotado de mais profissionais, com especialistas, contratos via concurso público federal. Aí sim, pode trazer os cubanos, franceses, argentinos, mas com ações estruturais importantes.

O Papa libera Leio em O Globo: - Além de empolgar os jovens, trazer para o debate assuntos considerados tabus pela instituição e incentivar a punição de lideranças religiosas que cometeram deslizes, o Papa Francisco conseguiu o que talvez fosse o seu maior desafio: estancar a queda do número de católicos praticantes. - Segundo uma pesquisa do sociólogo italiano Massimo Introvigne, que comanda o Centro de Estudos de Novas Religiões (Ces-

nur, na sigla em italiano), 51% dos 250 padres entrevistados relataram um aumento significativo de público nas igrejas italianas desde a eleição do cardeal argentino. - O fenômeno, que já foi intitulado por especialistas de Efeito Francisco, também teve resultados em outros países. No Reino Unido, onde a pesquisa visitou 22 catedrais, 65% dos cardeais entrevistados disseram ter notado um aumento no número de frequentadores.

pjcgurgel@gmail.com

Mais Médicos (2)

Do tempo Previsão do tempo do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao INPE, para esta terça-feira, 12: “No centro-sul do Maranhão, do Piauí e noroeste da Bahia: Nublado com fortes pancadas de chuva”. Segundo ainda o CPTEC a tendência para o leste do Piauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco é de “possibilidade de chuvas”. No centrosul do Maranhão e do Piauí e mais no oeste da Bahia: “variação de nu-

vens e pancadas de chuva localmente forte à tarde”. O boletim de ontem da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) registrou algumas chuvas no sul daquele Estado, pegando o Cariri e uma banda do Inhamuns (já encostando no Piauí). Choveu nos municípios de Assaré e Potengi, 35 milímetros, Altaneira, 31, Nova Olinda, 16, Brejo Santo, 14, Santana do Cariri, 12, Farias de Brito, 10, Caririacu, 8.

Rubem Fonseca Aos 88 anos de idade, o escritor Rubem Fonse-

ca, mineiro radicado no Rio de Janeiro, está lançando um novo livro de contos: Amálgama. São 34 contos.

Da imortalidade O Festival Literário de Natal, encerrado sábado com sucesso, reuniu numa noite só, na sextafeira, 8, quatro imortais da Academia Brasileira de Letras. Além do conterrâneo Murilo Melo Filho, mais Arnaldo Niskier, Marco Lucchesi e Ivan Junqueira. Os três primeiros participaram de um debate sobre “Liberdade e Literatura”, tendo como mediador Diógenes da Cunha Lima, imortal estadual. Ivan Junqueira, grande poeta e crítico literário, dividiu uma mesa com a poeta Marize de Castro discutindo o tema “A poesia brasileira contemporânea”. Os

dois deram show de bola. O que causou estranheza no auditóriofoiaausênciadosimortaisda Academia Norte-Rio-Gradense de Letras.Dostrintaetantosquefazem a ANL, sem contar com Diógenes da Ciunha Lima, presidente da instituição, apenas um acadêmico daqui compareceu para ouvir seus colegas federais: Ticiano Duarte. Nem mestre Gaspar, peagadê em superego de província, entendeu a ausência dos imortais da aldeia. Murilinho Melo Filho, conterrâneo nascido ali na Ribeira, local do evento, também não deve ter entendido nada.

De livro Será amanhã, coisa das 19 horas, no Éden Recepções, o

lançamento do livro do médico Jairo Santos Leite, Reminiscências de Família.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

da, Luiz Carlos Prestes, Jorge Amado, Bilac Pinto, Afonso Arinos de Melo Franco, Gustavo Capanema, Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek, João Agripino, Carlos Luz, Milton Campos, Israel Pinheiro, Otávio Mangabeira, Aliomar Baleeiro, Juraci Magalhães, Herbert Levi, Vieira de Melo, Raul Pilla, Adauto Lúcio Cardoso e os nossos conterrâneos Café Filho, José Augusto Bezerra, Aluízio Alves e Ferreira de Souza. O embate era político. Grandes debates. Nada de corrupção. Uma conversa para muitos dias. Vamos esperar e desejar que nosso Murilinho, no devido tempo, publique suas memórias, com toda certeza, reportando para as gerações de hoje a era mais rica, politicamente, do Brasil. Hoje? Quem se lembrará com o respeito e saudade? Um momento de humor. Carlos Lacerda, veementemente contra Getúlio, quando Ivete Vargas insiste num aparte. Carlos Lacerda concede. – “Vossa Excelência é um purgante”, disse Ivete Vargas ante a gargalhada geral da bancada do PTB. – “E Vossa Excelência é o efeito”, responde Carlos Lacerda com a gargalhada de toda a Câmara, inclusive de deputados do PTB.

Flagrantes da Grande Natal VALÉRIO MESQUITA Escritor

uito antes da “era cibernética”, quando até emissora de rádio “era luxo”, vários municípios montavam suas “divulgadoras”, a “Voz do Município”, etc. Com Parnamirim não foi diferente. O locutor oficial Douglas Silva – nome artístico – deitava falação. No quadro “mensagens musicais”, o moço mandou o verbo: “Atenção Maria Lúcia, assim como as flores se abrem para receber o orvalho matinal, “também se abra” para receber “Cabeça Inchada”. O vinil rodava “Estou doente morena, doente tô morena, cabeça inchada morena, tô, tô e tô”. O disco parou de rodar e, Douglas parou na delegacia para explicar o real com o subentendido. O cabaré da 15 de Novembro na Ribeira, foi palco de muitas badernas, principalmente entre soldados do Exército e de marinheiros. Numa dessas brigas, um marujo bom de rasteiras, deu um trabalho imenso a patrulha. Dominado, foi levado à presença do coronel chefe da antiga “ordem social”. O marujo se dizia graduado e queria ser levado para a base naval. Chegando na sala do comando, o moço explanou ao coronel que lia um jornal: “Ô bi-

M

Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

cho, manda teus “bichanos” tirar as mãos de mim. Eu quero ir pra minha base. Sou carioca e tô à passeio. Vê lá. Borraram minha farda. Vamos lá ô meu!”. E haja xingamentos. O coronel levantou da cadeira e, do alto das botas disse: “Eu sou herói de guerra. Voltei da Itália com duas medalhas. Sou coronel do Exército, advogado, chefe deste departamento e acho que ainda não sou merda nenhuma”. E arregalando os grandes olhos: “O que você pensa que é seu imbecil?” O marujo baixou a vista e o facho: “Desculpe coronel. O bosta daqui sou eu mesmo”. Um famoso pai-de-santo, fez assento com seu terreiro em Natal. A fama do homem era de norte a sul. Um mecânico de nome Zé Galego, procurou o médium, um tanto perturbado. “Diga meu filho”, falou o pai-de-santo, “o que te faz bater a minha porta?”. Zé Galego explicou: “Olhe, roubaram meu macaco e, eu quero ele de volta custe o que custar”. O “painho” impôs: “A consulta custa cinqüenta reais”. Galego, rápido, tirou do bolso uma nota de cinqüenta reais e a pôs sobre a mesa. O médium concentrouse, olhando para um copo cheio d’água, vaticinou: “Já tô vendo o seu macaco!!!” Zé Galego animou-se. “Olhe, o seu macaco tá

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

na cidade de Macau”. “Vou buscar”, vexou-se o cliente. O médium se encolhendo, completou: “Ai coitadinho, acaba de levar três cipoadas do domador do circo. Ele tá aprendendo a contar dinheiro”. Zé Galego ouvindo isso segurou a nota que ainda estava sobre a mesa e detonou: “Seu “painho” de araque, meu macaco é o de lá da minha oficina. Vá roubar outro”. Numa solenidade altamente concorrida com o teatro municipal de São Gonçalo lotado, o engenheiro Aldo Tinôco Filho descrevia sobre o “Plano Diretor”. De repente, um celular na platéia dispara em quentíssimo forró. O orador parou por um instante e todos olharam rumo ao barulho. A dona do equipamento, nervosa, tentava desligar “a caixa de som” mas não obtinha sucesso. Alguém tentou ajudála e com muita luta conseguiu controlar o aparelho. Depois de tudo, já na calçada do teatro, um vereador aproximou-se da amiga e disse: “Você viu, que velha burra, não conseguiu desligar o celular. Atrapalhou até o orador”. “Burra é a p.q.p”, disse a senhora, “aquele celular é meu. Alguma coisa “enganchou” na mensagem e eu fiquei nervosa. Bicho nojento é celular e você também...”. Caiu a cortina.

O problema da saúde no Brasil é que a maioria do povo precisa de um profissional que possa diferenciar uma gripe de um caso de dengue, que receite um remédio para matar os vermes de uma criança, curar a pereba de um agricultor que cortou o pé num caco de vidro. Mas os médicos brasileiros querem trabalhar nos confins do Nordeste com tomógrafos, ressonância magnética etc. Primeiro precisamos atender os doentes para depois pensar na parafernália eletrônica. jucademetriogu@gmail.com

Polícia (1) O coronel Araújo, homem de bem, profissional qualificado , faz o que pode e o que não pode na corporação que dirige. Contudo, esse tal "legado" que ele imagina ficar com o advento da Copa é mera ilusão. Qualquer equipamento de alta tecnologia que ficar ou restar não terá manutenção e logo será enterrado. O RN, há muito, é uma grande sucata. fabio.neri@ig.com.br

Polícia (2)

É uma pena que o comandante gaste tanto tempo em dar explicações de como a instituição está usando a criatividade para superar problemas que passam por atraso em pagamentos de diárias, bloqueio de veículos alugados e deficit de 4 mil policiais. Não vi, não li e não ouvi nada sobre a redução dos índices na criminalidade. gj.juliao@gmail.com

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

3

Eleição indefinida expõe divisão do PT estadual

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Reação

O prefeito de Jucurutu divulgou uma nota na qual reclama que a governadora Rosalba Ciarlini esteve no município para visitar o canteiro de obras da Barragem de Oiticica, mas não convocou a população nem as autoridades locais para acompanhála na inspeção. “Foi, chegou, saiu e, certamente, não volta, sempre como pessoa alheia”, lamentou George Queiroz. Ele criticou a atitude, ao lembrar que a construção da barragem é uma reivindicação “secular” do povo de Jucurutu, finalmente atendida, com a transferência de recursos federais.

« RUMO A 2014 » Com disputas acirradas pela hegemonia do Partido dos Trabalhadores, apurações não têm sequer números parciais

JOÃO MARIA ALVES

JOÃO GILBERTO

Convênio A governadora Rosalba Ciarlini recebeu ontem o prefeito Carlos Eduardo. Ele solicitou a cessão da área externa do Centro de Convenções para a realização do Fifa Fan Fest – evento cultural que acontecerá du-

rante a Copa 2014, em Natal, com uma programação de shows musicais, apresentação de DJs, concursos, teatro e dança. A governadora afirmou que a área poderá ser concedida sem dificuldades.

Articulação Para definir a estratégica e ações conjuntas entre Estado e município, a governadora marcou para a próxima quinta-feira (14) um encontro prévio entre representantes do Governo e da

Prefeitura. No ocasião, deverão ser apresentadas propostas para as despesas complementares, como hospedagem de funcionários e artistas, traslado e segurança.

Aeronáutica O deputado Felipe Maia conheceu ontem a logís-

tica da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex) da Força Aérea Brasileira (FAB). DIVULGAÇÃO

Abastecimento Durante o exercício da presidência da República, ontem, o deputado Henrique Eduardo Alves recebeu, no Palácio do Planalto, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, que assegurou a aquisição de 300 mil toneladas de milho, no Mato Grosso, para abastecer os aviários nordestinos. O anúncio foi durante a audiência que tratou do pleito dos avicultores do Nordeste. Neri Geller informou que Ministério da Agricultura vai baratear o frete para que o milho chegue ao Nordeste com o preço subsidiado. O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo Melo, apresentou a Henrique Eduardo Alves um balanço do milho destinado ao RN nos últimos 12 meses.

Projeto O presidente da Câmara dos Deputados, no exercício da Presidência da República, Henrique Eduardo Alves, ainda recebeu no gabinete do Palácio do Planalto o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Os dois conversaram sobre projetos de saneamento básico para Macaíba e São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal. O projeto de saneamento básico, drenagem e pavimentação

do Distrito Industrial de Macaíba (DIM), já havia sido discutido com Henrique Alves, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), em Natal, em reunião com empresários que têm indústrias no DIM e o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha. “A pavimentação do local, o saneamento e a drenagem do DIM custariam em torno de R$ 5 milhões”, explicou o presidente ao ministro.

Mobilização A Comissão Geral “SOS Municípios” vai se reunir hoje no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A intenção é discutir as dificuldades financeiras das prefeituras. “Vamos ampliar o debate, nacionalizando os pleitos e depoimentos apresentados no movi-

mento promovido em Natal, no mês passado, com ampla participação dos prefeitos. Temos a expectativa de que as causas municipalistas terão eco em todo o Congresso Nacional”, afirmou o deputado Fábio Faria, segundo vice-presidente da Câmara .

Piquiri Há um movimento para criar mais um município no Rio Grande do Norte. Ontem, houve uma audiência pública na Assembleia Legislativa durante a qual se discutiu a transformação do distrito de Piquiri, localizado em Canguaretama, em município. Piquiri tem 10 mil habitantes.

O deputado Ezequiel Ferreira defendeu a iniciativa. “A localidade é maior do que muitas cidades do Estado, que também mereceram um dia seu reconhecimento como município. Quero deixar aqui nossa mensagem em defesa desse movimento”, comentou.

Fernando Mineiro apoia Juliano Siqueira e Eraldo Paiva

Fátima Bezerra apoia Olavo Ataíde para o diretório

eleição para presidente estadual do Partido dos Trabalhadores expõe a divisão interna da legenda, envolvendo as divergências dos grupos favoráveis à deputada federal Fátima Bezerra contra os que estão aliados com o deputado estadual Fernando Mineiro. A votação ocorreu no último domingo, no mesmo dia em que os filiados ao PT votaram para os diretórios municipal e nacional. Mas até ontem à noite não teve o resultado proclamado. O grupo de Mineiro já comemorava a reeleição do atual presidente Eraldo Paiva. Já o grupo da deputada federal Fátima Bezerra faz uma contabilidade diferente e aponta para a conquista da presidência por Olavo Ataíde, apoiado pela parlamentar federal. A comissão eleitoral promete para hoje o anúncio do resultado e justifica o atraso pela falha no envio de atas das eleições nos municípios do Oeste potiguar. O grande duelo ocorre porque será essa nova direção que coordenará o PT nas eleições do próximo ano. Enquanto o resultado oficial não é proclamado, a eleição para o diretório estadual tem comemoração dos dois grupos. Os apoiadores de Olavo Ataíde garantem que ele ganhará o pleito com 36 votos de diferença, no placar de 2.017 votos a 1.981. Já o grupo de Eraldo Paiva aponta que a vitória já está certa com uma maioria de 1%, o que aponta 50 votos, no colégio eleitoral com cerca de 5 mil votantes. O resultado será divulgado apenas hoje, com horário ainda indefinido.

tado Fernando Mineiro. Ele obteve 60% dos votos válidos. “E ganhamos em todos os quatro zonais”, destacou Juliano Siqueira, ressaltando que nas zonas Sul, Norte, Leste e Oeste a vitória foi dos candidatos apoiados por ele. O novo presidente do diretório municipal do PT atribuiu a conquista a vitória da militância. “Assumi a candidatura como uma tarefa das forças que apoiaram o meu nome. É importantíssima (o pleito), mas é uma vitória da militância. É possível ganhar no PT com ideias, projetos, propostas”, disse. Para Juliano Siqueira não há mais que se falar em disputa para o diretório estadual: “Já ganhamos. Nossa maioria é de 1% dos votos com a vitória de Eraldo (atual presidente)”. Ontem, um dos apoiadores de Olavo de Carvalho, que pediu para não ter o nome publicado, contestou o percentual apresentado pelo presidente eleito do diretório municipal. Ele assegurava que uma apuração paralela feita por apoiadores de Olavo sinalizava que o candidato de Fátima Bezerra seria o vencedor. Os conflitos na eleição interna antecipam os empates sobre os rumos do PT para as eleições do próximo ano. Enquanto os liderados de Fátima Bezerra estão mais alinhados com a estratégia de formar uma aliança, tendo como prioridade a candidatura da deputada ao Senado, abrindo mão de concorrer ao Governo, os aliados de Fernando Mineiro insistem com a possibilidade de candidatura própria a governador.

A

ELEIÇÃO DIRETA DO PT Presidente nacional do PT Rui Falcão Resultado parcial Apoios: ex-presidente Lula e presidenta Dilma Rousseff

Presidente estadual Candidatos: >> Olavo Ataíde Apoio: deputada Fátima Bezerra >> Eraldo Paiva Apoio: deputado Fernando Mineiro Apuração em andamento Presidente municipal (Natal) >> Juliano Siqueira Eleito Apoio: deputado Fernando Mineiro

O processo de apuração envolve tanta discussão que ontem na rede social Twitter, no perfil oficial do PT do Rio Grande do Norte, chegou a ser postado uma parcial, mas depois foi apagada. As únicas informações disponíveis foram publicadas ainda no domingo e apontam que Olavo Ataíde estava com 1.350 votos e Eraldo Paiva tinha 1.428 votos. No total, o processo eleitoral envolveu 95 municípios que têm diretórios constituídos do Partido dos Trabalhadores.

Município

Em Natal, principal colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, a vitória para o diretório municipal foi do ex-vereador Juliano Siqueira, apoiado pelo depu-

Votação foi em um ambiente tenso A eleição dos diretórios municipal e estadual do Partido dos Trabalhadores, no domingo (10), transcorreu em clima de animosidade e tensão. Os grupos da deputada Fátima Bezerra e do deputado Fernando Mineiro, militantes em campos opostos na esfera interna, evitavam dividir inclusive o mesmo espaço durante a votação. Não houve discussões mais acaloradas, até que uma das urnas foi questionada no momento da apuração e foi necessário o chamamento da polícia para acalmar os ânimos. O deputado Fernando Mineiro teve como candidatos Eraldo Paiva (estadual) e Juliano Siqueira (municipal). Já Fátima Bezerra defendia os nomes de Olavo Ataíde (estadual) e Gilderlei Soares (municipal). O grupo do deputado estadual foi acompanhado pelos liderados dos vereadores Fernando Lucena e Hugo

EMANUEL AMARAL

Petistas comparecem às urnas para escolha dos diretórios

Manso. A hegemonia de 12 anos em Natal foi mantida. A nível estadual permanece a incógnica e é onde permanece a discórdia. Nas redes sociais, defensores de Eraldo e Olavo comemo-

ram, cada um a sua maneira, a suposta vitória na eleição. O candidato Eraldo Paiva, que concorre à reeleição, chegou a se reunir ainda no domingo com aliados para “curtir” a suposta conquista. A desavença no ambiente interno do PT não é novidade. Eles costumam divergir na esfera partidária, mas “fecham questão” quando o assunto é externo. E um elemento a mais na disputa para os diretórios municipal e estadual ainda está por vir. É que o grupo do deputado Fernando Mineiro ameaça pedir a impugnação de urnas em municípios do interior que deram ampla vitória a Olavo Ataíde. Apesar dos ânimos exaltados, um grupo de petistas já atua para apagar o fogo da discórdia. Quanto a Fátima e a Mineiro não se sabe até o momento qual o grau da desavença resultante do acirramento da eleição.

Juliano diverge do ‘grupo de Fátima Bezerra’

O grupo vencedor para diretório municipal do PT em Natal foi a corrente que defende a candidatura própria ao Governo do Estado. “Mas nossa posição não é dogmática, que não tenha possibilidade de alteração a partir de alianças que possamos construir”, disse Juliano Siqueira, eleito presidente municipal da legenda. Ele destacou que para a deputada federal Fátima Bezerra ser candidata ao Senado terá que passar por “todas as instâncias”. “Se ela passar será também a nossa candidata”, afirmou. Sobre a aliança com o PMDB, o presidente eleito do diretório municipal foi contundente: “a aliança exclui DEM, PPS e PSDB completamente. Não sou menino, não vamos fazer aliança para ajudar a eleger o filho de José Agripino (deputado Felipe Maia)”. Juliano Siqueira apresentou um condicionante para o PT fazer aliança com o PMDB. Segundo ele, os peemedebistas terão que “reconhecerem publicamente todos os males que cometeram contra o Rio Grande do Norte, inclusive o apoio ao Governo Rosalba Ciarlini”. O presidente eleito do diretório do PT em Natal disse que a “independência precisa ser preservada”. “Os números precisam vir a mesa”, ressaltou. Sobre o racha no PT potiguar, Siqueira negou. Segundo ele, concluída a votação, todos passam a se unir. “Precisamos estar unidos para 2014, será uma batalha difícil. Mesmo que não simpatizemos um com o outro, a unidade é questão de sobrevivência para nós. Estamos condenados a unidade”, completou. Mas, os pronunciamentos de alguns filiados do partido ontem nas redes sociais não confirmavam as declarações do presidente municipal eleito. “Pior do que concluir a apuração, será a missão de reunificar o @PTnoRN Estarei empenhado nesta tarefa, mas será difícil”, afirmou o petista Fábio Henrique Lima, que é assessor da deputada Fátima Bezerra.

Precisamos estar unidos; será uma batalha difícil” JULIANO SIQUEIRA presidente eleito do PT Municipal


4

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

‘Imobiliária Exército’

A Marinha do Brasil pode ser uma mãe, mas o Exército briga para ser um pai no ramo imobiliário: são mais de 19 mil imóveis do Exército com a designação de “Próprio Nacional Residencial” (PNR), ou seja, com o propósito de serem distribuídos em todo o território nacional a seus integrantes, que pagam apenas uma taxa de ocupação de valor reduzido. Um sargento, por exemplo, paga no máximo 5% do soldo.

Não dá para comparar banana com laranja” JOSÉ SERRA (PSDB) evitando comparações entre ele e o presidenciável Aécio Neves.

No interior

Patrimônio

A 4ª região (Tocantins, Goiás, Brasília e parte de Minas) é responsável por mais de 25% das unidades residenciais do Exército: 4,8 mil.

Além das casas, a “imobiliária Exército” ainda contabiliza seus próprios operacionais, além de escritórios, fazendas etc.

Prazo

Transferências

Depois de reformados, os militares ganham prazo elástico de 180 dias para desocupar a unidade residencial onde residam.

As Forças Armadas acham necessários tantos imóveis, por serem freqüentes as transferências dos militares para unidades militares.

PMDB pretende lançar Clésio Andrade O presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), reafirmou em Caratinga que o partido deve lançar candidatos próprios e que o senador Clésio Andrade é hoje o principal nome para o governo de Minas, e não o empre-

sário Josué Alencar, filho do falecido vice José de Alencar, um mineiro que sempre viveu em São Paulo, não conhece o eleitorado e teria dificuldades até de formular uma plataforma eleitoral para 2014.

Minas o quê?

Toma lá, dá cá

Josué Alencar disse que vai a um encontro do PMDB, dia 23, em Montes Claros e Diamantina. Periga se perder no caminho.

Para barrar projetos que impliquem em gastos, a ministra Ideli Salvatti prometeu liberar emendas para a base aliada, e até para a oposição.

Poço de mágoas O presidente do PPS, Roberto Freire, topa se aliar a Aécio ou Eduardo Campos, mas Marina Silva, que o preteriu, é taxativo: sem chance.

Árabes na área

Eis a questão

O príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed bin Zayed disse ao vice Michel Temer que enviará comitiva de governo para tratar de negócios envolvendo portos, aeroportos, rodovias e ferrovias no Brasil, em 2014.

Correndo o risco de extinção em 2014, o DEM não sabe ainda de lança Ronaldo Caiado (GO) ou apoia Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência. A cúpula teme que candidatura própria dificulte a eleição de deputados.

Tiro no pé

Os rigores da lei

Osmar Terra (PMDB-RS) desceu a lenha, em audiência na Comissão de Saúde do Senado uruguaio, na decisão do país de legalizar a maconha: “Só aumenta o tráfico de outras drogas, inclusive ao Brasil”.

Após meses tentando audiência, o governador Beto Richa (PSDB-PR) será, finalmente, recebido pela presidente Dilma para tratar do “excesso de rigor” na liberação de empréstimos para seu Estado.

Nome é secreto

Acordo tucano

O governador Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro Fernando Pimentel participam em Camaçari, nesta quarta, do lançamento do primeiro carro criado no Brasil, com transmissão ao vivo para Ford de vários países.

A provável candidatura Pimenta da Veiga ao governo de Minas, em 2014, é vista na política mineira como compromisso do senador Aécio Neves com FHC, de cujo governo ele foi ministro das Comunicações.

Planos políticos Com o pé no PSB de Eduardo Campos, a mi-

nistra Eliana Calmon (STJ) disse, em conversa com o prefeito ACM Neto (DEM-BA), que a fascina a idéia de disputar a Câmara ou Senado, possivelmente por Brasília.

Palavra da Receita A Receita Federal nega o sumiço de multas aplicadas, e informa que impugnações são apreciadas na Delegacia de Julgamento e depois pelo conselho de Recursos Fiscais. E que o ex-subsecretário de Fiscalização Caio Cândido deixou o cargo “por motivos pessoais”.

Luta de raças

Além da cota de 20%, Dilma criou o Disque Igualdade, para denúncias. Brancos ou que assim se dizem poderão reclamar ao bispo.

política

Presidente do PT quer evitar intervenção nos Estados « RUMO A 2014 » Rui Falcão afirma que não haverá interferência, mesmo se as decisões locais divergirem da estratégia nacional da legenda presidente do PT, Rui Falcão, que pelas apurações foi reconduzido ao cargo na eleição interna da legenda, o deputado estadual Rui Falcão (SP) disse que respeitará eventuais decisões locais que contrariem a estratégia nacional para reeleger a presidente Dilma Rousseff. “Não cogitamos nenhum tipo de intervenção (nos diretórios estaduais)”, disse o parlamentar, depois de votar na capital paulista. Apesar da afirmação, Falcão disse que o partido terá no máximo 12 candidaturas próprias a governador em 2014. “A nossa orientação nacional é reeleger a presidente Dilma Rousseff e aumentar o número de deputados e senadores”, argumentou. Principal aliado da presidente no plano nacional, o PMDB fala em lançar 22 nomes, o que inviabilizaria a capilarização da parceria. Depois de concluída a apuração das urnas do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, o que deve ocorrer até hoje a primeira missão da nova cúpula petista será reconstruir pontes com os líderes regionais peemedebistas. Durante a campanha do PED, os candidatos adversários de Falcão criticaram a decisão de dar prioridade às alianças locais com o PMDB em detrimento do lançamento de candidaturas próprias. Foi a demora da cúpula petista em intervir nos diretórios “rebeldes” que levou o aliado a anunciar voo próprio em quase todos os Estados brasileiros. “Entendo esse processo (de candidaturas próprias) como natural. Cada um vai ter que se virar com as armas que tem”, disse recentemente à reportagem o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO). Segundo o peemedebista, as conversas com os petistas sobre os palanques regionais serão intensificadas depois do PED. Pelo cenário atual, PT e PMDB têm chances concretas de estarem unidos em cinco Estados: Pará, Amazonas, Rondônia, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ainda assim, não existe consenso fechado nesses locais. Para ampliar esse número, Falcão teria de convencer os petistas de Estados como Goiás, Espírito Santo e Maranhão a abrirem mão de seus planos locais para apoiar o PMDB. O caso do Maranhão, base política do senador José Sarney (AP), é considerado o mais emblemático. Em 2010, o PT apoiou a candidatura de Roseane Sarney, mas saiu do processo rachado. Três anos depois, o partido está novamente dividido entre seguir com o clã Sarney ou apoiar a candidatura do presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), ao governo estadual. “Tenho posição pessoal de apoiar a candidatura de Roseana ao Senado. Acho que a maioria da nossa militância tende apoiar a candidatura do Flávio Dino para o governo”, disse Falcão. Outro Estado problemático é o Espírito Santo. A cúpula nacional do PT tenta costurar uma aliança em torno de uma candidatura do PMDB, mas o diretório local insiste em apoiar a reeleição do atual governador, Renato Casagrande (PSB), que é do mesmo partido de Eduardo Campos, provável adversário de Dilma em 2014. “É uma possibilidade estar com o PSB, mas também podemos formar um palanque mais forte. O Casagrande já disse que ficará neutro na campanha, mas estamos buscando mais que a neutralidade. Nós queremos o apoio”, disse. (Com informações do jornal O Estado de São Paulo)

ÍCARO LIMA / AE

O

Rui Falcão lidera a apuração e deve ser reeleito para presidir o Partido dos Trabalhadores

Apuração parcial indica que Rui Falcão deve ser reeleito

O deputado estadual Rui Falcão lidera a disputa pela presidência do PT, segundo balanço parcial divulgado pela legenda ontem. O atual presidente tem mais de 83 mil votos (69,39%), seguido do deputado federal Paulo Teixeira (SP), com 22.388 (18,55%). O resultado oficial deve ser divulgado hoje. O chamado Processo de Eleições Diretas (PED) foi realizado domingo e vai eleger 100 mil cargos de direção em 4.808 diretórios nacional, estaduais e municipais. Dos cerca de 806 mil militantes aptos a votar, 128.832 votos foram contabilizados até o momento, de acordo com o último balanço, com 28% das urnas apuradas. Em 2009, 518.912 participaram das eleições.

Seis candidatos disputam a presidência nacional do PT. Depois de Paulo Teixeira, aparece em terceiro colocado Valter Pomar (7.639 votos); Renato Simões, em quarto (4.349 votos); Markus Sokol, em quinto (1.707 votos); e Serge Goulart, em sexto (850 votos). Rui Falcão deve ser reeleito e, além de comandar a sigla pelo período de 2014 a 2018, terá como desafio ajudar na coordenação da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Ao votar no domingo, o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a outra prioridade do PT em 2014 é vencer a eleição pelo governo de São Paulo. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é o provável candidato.

“Entendo esse processo de candidaturas próprias como natural. Cada um vai ter que se virar com as armas que tem”

A eleição direta é democrática, mas é preciso rever o método de escolha. Houve pouco debate político”

RUI FALCÃO

ROMÊNIO PEREIRA

presidente nacional do PT

secretário de Relação Institucional do PT

Com três candidatos, apurações são adiadas

O resultado do Processo de Eleição Direta (PED) do PT em Pernambuco, só deverá ser conhecido hoje. Prevista para ser retomada no início da tarde de ontem a apuração dos votos foi reiniciada somente no início da noite. Às 19 horas, o resultado parcial, oficial, com 79 municípios apurados, indicava o candidato Bruno Ribeiro (Construindo um Novo Brasil) com 2.965 votos, a deputada estadual Teresa Leitão, do Coletivo PT Militante, com 3.111, e Edmilson Menezes, da corrente “O Trabalho do PT”, com 77 votos. Apesar de se encontrar na dianteira, o grupo de Ribeiro, comandado pelo senador Humberto Costa e pelo deputado fede-

ral João Paulo, não cantou vitória. O candidato tem mais votos no interior do Estado, mas na capital é Teresa Leitão, ligada ao ex-prefeito do Recife, João da Costa, quem tem maioria. Embora PSB e PT tenham rompido nacionalmente, João da Costa mantém relação próxima com o governador Eduardo Campos, possível candidato à Presidência da República. O dia de votação, no domingo, 10, foi tranquilo, sem nenhum incidente, assim como tem ocorrido a apuração dos votos. Um total de 49 mil petistas estavam aptos a votar, 18 mil deles no Recife. No caso de nenhum candidato obter 50% dos votos, um segundo turno ocorrerá no dia 24.

Secretário nacional quer eleição indireta

O secretário nacional de Relações Institucionais do PT, Romênio Pereira, vai propor na próxima reunião do diretório nacional do partido, no dia 18, o fim do Processo de Eleições Diretas (PED) para escolha dos dirigentes partidários. Romênio é o articulador da corrente Movimento PT, uma das maiores do partido, que apoiou a eleição do presidente nacional do PT, Rui Falcão. Até então apenas correntes minoritárias, os chamados radicais petistas, defendiam o fim do PED sob o argumento de que as eleições diretas privilegiam os grupos que controlam as maiores máquinas partidárias e provocavam desequilíbrio entre as forças internas do PT. Com a posição do Movimento PT, a corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB) perde um aliado importante na defesa das eleições diretas. É a primeira vez que uma corrente importante sugere o fim do processo. A manutenção ou não do PED será decidida no 5o Congresso Nacional do PT, instância máxima do partido, marcado para os dias 12, 13 e 14 de dezembro em Brasília. Romênio defende que o partido volte a adotar o método anterior para escolha dos dirigentes. O primeiro PED foi realizado em 2001. Antes, a direção era eleita em encontros nos quais apenas delegados escolhidos pela base tinham direito a voto. O PT é o único partido do Brasil que faz eleições diretas para escolher seus dirigentes. “O PED é democrático mas é preciso rever o método de escolha. Houve pouco debate político. Numa eleição por delegados o debate fica mais qualificado”, disse Romênio. O secretário nacional de Mobilização, Jorge Coelho, um dos principais nomes da CNB, discorda. “Nunca houve tanto debate em um PED. Só os candidatos a presidente nacional fizeram oito debates, três deles transmitidos pela internet. A base do PT gosta do PED. Quem reclama são alguns dirigentes”, disse ele. Valter Pomar, candidato a presidente nacional pela corrente Articulação de Esquerda, fez um cálculo segundo o qual 30 mil pessoas participaram dos debates no PED de 2013. O número é pequeno se comparado ao total de filiados aptos a votar, 806 mil.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

política

5

Henrique lidera ranking do Diap « ARTICULAÇÃO » Jornal Valor Econômico destaca que o presidente da Câmara é o parlamentar mais influente na lista elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, lidera o ranking do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) dos dez mais influentes do Congresso Nacional. A informação foi destaque no jornal Valor Econômico. Segundo o Valor, em primeiro lugar ficou o presidente da Câmara, seguido do líder da bancada do PMDB, Eduardo Cunha. “Só no terceiro posto aparece o nome de um petista, o deputado Arlindo Chinaglia (SP), líder do governo”, informou a reportagem assinada pelo jornalista Raymundo Costa. Para o Valor, a “grande surpresa da lista é a colocação do senador Aécio Neves (MG), précandidato a presidente da República do PSDB, empatado na décima posição com o senador Walter Pinheiro (PT-BA), vicelíder do governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional”. O jornalista Raymundo da Costa aponta que a posição de Aécio Neves reflete a percepção sobre o desempenho do senador. Os eleitores dos dez mais do Diap são os 100 parlamentares que conduzem o processo decisório no Congresso Nacional, os chamados “Cabeças do Congresso, escolhidos por uma série de critérios que vão desde a reputação até os projetos que cada um conseguiu negociar e aprovar, passando por sua função institucional na Câmara e Senado. “A relação dos dez parlamentares mais influentes do Congresso é liderada pelo principais partidos da base de sustentação do Governo Dilma, o PMDB e o PT”, diz o jornalista Antonio Augusto

O

A relação dos dez mais influentes do Congresso é liderada pelo principais partidos da base do governo Dilma, o PMDB e o PT” ANTÔNIO AUGUSTO QUEIROZ diretor de pesquisas do Diap

Queiroz, diretor de pesquisas do Diap, no texto de apresentação da publicação que apresenta a relação dos dez mais, a ser divulgada nesta semana. “No PMDB”, destaca a reportagem do Valor, “além de Henrique Alves e Eduardo Cunha, também integram a lista o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ex-líder de Dilma, o senador Romero Jucá, destituído da função apesar de ser reconhecido como hábil articulador para a aprovação de projetos”. Bancadas O PT, partido no governo, entrou no ranking com dois deputados: Chinaglia e o líder na Câmara, José Guimarães (CE), em nono lugar, além do senador Pinheiro, em décimo. A oposição está representada pelo PSDB e o DEM. Os tucanos possuem dois senadores —Aécio e Aloysio Nunes Ferreira - e um deputado, Carlos Sampaio (SP), líder na Câmara. O nome do Democratas é o de Ronaldo Caiado (GO). A reportagem do jornal Va-

lor Econômico também desaca que, desde o primeiro ranking dos dez mais, realizado em 1996, o Partido dos Trabalhadores é a legenda que mais teve parlamentares entre os mais influentes do Congresso Nacional, em um total de 47. O PMDB vem a seguida, com 43 e o PSDB aparece em terceiro lugar, com 31. Decadente, neste critério, o DEM/PFL havia três anos ausente da lista, a qual voltou agora com o deputado Ronaldo Caiado. O PT liderou as indicações de 2001, um ano antes da eleição de Lula da Silva, até 2008, com exceção de um empate em 2005, ano do mensalão, com o PMDB, cujo controle do Poder Legislativo se estende até os dias atuais. “Os 100 ‘Cabeças’, ao votarem na eleição dos dez mais influentes, optaram por valorizar o critério institucional, ou seja, o posto que o parlamentar ocupa na estrutura da Casa”, diz Antônio Augusto Queiroz, “já que foram escolhidos os presidentes das duas Casas do Congresso, o líder do Governo na Câmara dos Deputados e cinco líderes partidários”. Isso mostra que os parlamentares seguiram critérios estáveis na consulta feita pelo Diap. “O grau de influência dos parlamentares, a julgar pelas escolhas feitas pelos ‘Cabeças’ que foram entrevistados, depende, em primeiro lugar, do exercício de missão partidária na Mesa Diretora, nas lideranças ou vicelideranças”, diz Augusto Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

LUIS MACEDO

Henrique Eduardo é destaque na pesquisa do Diap pela capacidade de articulação no Congresso

Mais influentes do Congresso Nacional Ranking do Diap, segundo o jornal Valor Econômico

Dilma defende integração

ROBERTO STUCKERT

« INTERCÂMBIO » Presidenta brasileira aproveita encontro com Ollanta Humala para pedir parcerias no combate ao tráfico de pessoas s presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do Peru, Ollanta Humala, defenderam ontem a necessidade de aprofundamento da integração entre os dois países, além do aumento das trocas comerciais e parcerias estratégicas. “O caminho da integração é irreversível e inexorável”, declarou Humalla na declaração conjunta à imprensa. A presidenta Dilma, por sua vez, depois de comemorar o crescimento do comércio entre

O

os dois países, com grande aumento das exportações do Brasil para o Peru, comentou que é preciso fortalecer também a parceria sul-sul. Dilma aproveitou para defender o entendimento entre Brasil e Peru para o combate ao tráfico de pessoas que está atingindo principalmente os haitianos. Segundo a presidenta, os haitianos estão sendo vítima de coiotes que os exploram quando eles tentam ingressar no Brasil, passando pe-

lo Peru, e que os dois países querem acabar com este absurdo. “O Brasil considera muito os haitianos e não queremos que eles sejam vítimas dos coiotes e, por isso, abrimos nossas embaixadas para atendê-los”, disse Dilma. A presidenta está em visita oficial ao Peru e participa de um encontro com empresários para tentar atrair investimentos para o Brasil. Ela voltaria ao Brasil no início da noite de ontem. Esta é a quarta visita de Dilma ao Peru.

Em sua fala, o presidente peruano destacou a importância de serem aprofundadas as relações em áreas estratégicas e a integração oceânica ligando o Pacífico ao Atlântico. Humalla citou a necessidade de os dois países terem um acerto para que empresas peruanas possam entrar com maior facilidade no Brasil, assim como as brasileiras, no Peru. Ollanta Humala pediu cooperação do Brasil para implantar no seu país o programa farmácia popular.

Dilma Rousseff recomenda ajuda mútua no combate ao crime


6

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

geral

Prefeito vetará emendas

« INFLAÇÃO »

« PASSE LIVRE » Mudanças propostas pelos vereadores deverão ter impacto adicional de R$ 700 mil por ano, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Mobilidade prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), deve vetar todas as emendas inseridas à lei do ‘Passe Livre’ que oneram os cofres do município. Com isso, a proposta do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), que aumenta o número de créditos dos estudantes de 44 para 60 não deverá ser acatada pelo chefe do executivo. Ontem, o procurador-geral do município, Carlos Castim, afirmou que a “tendência natural” é manter os vetos a toda e qualquer emenda que venha a ampliar os custos da prefeitura. “Eu ainda estou para receber esse projeto, como foi aprovado na Câmara. Em princípio, tudo que ocasionar gastos deverá ser vetado exatamente em função da impossibilidade de se apresentar emendas que resultem em oneração e gastos para o município”, enfatizou. Ele destacou que ao receber o projeto com as alterações da Câmara Municipal de Natal (CMN) conversará com o prefeito Carlos Eduardo para analisar todo o teor da matéria. A prefeitura tem 30 dias para vetar ou sancionar o projeto. O procurador frisou ainda que o texto encaminhado pelo Executivo para análise dos parlamentares é o “único possível dentro de uma estratégia e de um planejamento voltado ao estímulo da freqüência escolar do aluno”. “O que porventura aumentar número de passes, despesa para o município naturalmente deverá ser objeto de veto”, reforçou. As emendas aprovadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Natal (CMN) vão implicar acréscimo de R$ 700 mil por ano. Aprovado na sessão da última quinta-feira (7), com o acréscimo de nove modificações, o projeto será encaminhado ao prefeito Carlos Eduardo para então chegar à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), onde será implantado. Entre as emendas há a retirada da condicionante para o uso do benefício “apenas por estudantes fardados e munidos do Cartão de Gratuidade Estudan-

MAGNUS NASCIMENTO

O

Inep publica regras para provas de 2013

Castim lembra comprometimento das finanças municipais e sugere veto a todas emendas que impliquem aumento de gastos

Em princípio, tudo que ocasionar gastos deverá ser vetado para não onerar o município” CARLOS CASTIM procurador-geral do Município

til”. Da mesma forma, retirouse o texto onde estava descrito que a gratuidade só poderia ser usada no trajeto casa/escola durante os dias úteis. Os vereadores aprovaram ainda outras duas propostas de Hugo Manso (PT), cujo teor versava sobre a possibilidade de as redes públicas estadual e federal formatarem projetos semelhantes ao da Prefeitura do Natal. O petista fez a ressalva, contudo, de que a res-

Governo envia débitos do IPVA para dívida ativa

ão Paulo (AE) - O governo de São Paulo fechou o cerco contra os devedores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Iniciativa inédita no Brasil, a ordem é protestar as dívidas em massa nos cartórios. Foram protestados R$ 130,3 milhões em tributos entre dezembro e outubro. A meta da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) é inscrever na dívida ativa o imposto atrasado no mesmo ano em que deveria ser pago. “Quanto mais recente a dívida protestada, maior a probabilidade de recuperação”, diz o subprocurador-geral, Eduardo Fagundes. Os primeiros protestos de IPVA são de débitos a partir de 2011. O contribuinte deve ser notificado por carta sobre a inscrição no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados (Cadin) de órgãos e entidades estaduais, de devedores. Depois, a Fazenda Estadual envia a relação de devedores para a PGE, que lança CDA para fazer protesto eletronicamente nos tabelionatos.

S

Apesar da queda de preços dos produtos da cesta básica, o custo de vida em Natal teve subiu,26% em outubro, segundo boletim do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN). A inflação foi puxada para pelos reajustes de preços dos grupos Despesas Pessoais e Comunicação – telefone celular 2,64%. Com isso, a variação do IPC chegou a 4,09% em 2013. O Idema registrou um recuou médio de 1,1% nos preços dos produtos da cesta básica. O custo da alimentação para uma pessoa ficou em R$ 247,32. Legumes (-13,94%), feijão (-7,86%), tubérculos (-7,61%) e farinha (-7%) caíram de preço. Já o açúcar aumentou 11,2%.

« ENADE »

« TRIBUTOS »

Governo de São Paulo adota medidas para combater inadimplência

Custo de vida sobe 0,26% em outubro

A primeira tentativa de protestar devedores de IPVA ocorreu em 2002, mas foi abandonada por causa de ações judiciais contestando o procedimento. Na época, o modelo era ainda manual. Hoje, o governo de São Paulo se vale de uma lei federal publicada em dezembro que prevê, expressamente, o protesto de dívidas ativas de tributos. O projeto-piloto atual começou em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, em 2011, cidade que também é pioneira na cobrança de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por meio de protestos. Foram registrados, manualmente, no cartório 50 débitos de IPVA e outros 50 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os procuradores perceberam que as empresas devedoras de ICMS recorriam à Justiça, enquanto os donos de automóveis, pessoas físicas, estavam mais dispostos a quitar a dívida do imposto. Assim, os donos de veículos com IPVA atrasado foram eleitos os primeiros alvos de protestos em série feito de forma eletrônica por um governo de Estado. A intenção, porém, é protestar também no futuro as empresas de arredamento mercantil - que têm automóveis “financiados” aos consumidores por meio de leasing.

ponsabilidade pelas despesas ficará por conta de cada ente. “Se o estado ou o Governo Federal se disponibilizarem a realizar projeto similar devem assumir os gastos”, frisou na ocasião. O projeto da Prefeitura do Natal de instituir o benefício da gratuidade no Sistema Municipal de Transporte Coletivo de Passageiros para os estudantes da rede pública municipal de ensino de Natal foi entregue à CMN no dia 25 de outubro. Os recursos para o custeio do Passe Livre Municipal sairão do orçamento da secretaria de Educação de Natal. Terão direito ao beneficio os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino de Natal. Segundo o projeto, é de responsabilidade de todas as escolas da rede pública municipal manter em seus bancos de dados, um Sistema de Cadastramento de Gratuidade Estudantil (SCGE), contendo todas as informações dos alunos.

Prefeitura de São Paulo opta por solução intermediária

São Paulo - Principal alvo dos protestos de junho e local de nascimento do Movimento Passe Livre, São Paulo optou por uma solução intermediária à gratuidade. Ao invés de liberar as catracas para estudantes - e demais usuários de transportes de massa, como queriam algumas correntes do movimento - o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou a implantação do bilhete único, que é uma promessa de campanha. O sistema está em fase de testes para vigorar, para valer, a partir do dia 30 deste mês de novembro. Ao longo de 31 dias, sem limite de viagens, os ônibus poderão ser usados pelo custo máximo de 140 reais. Mas até o início da semana passada, menos de 200 mil usuários havia feito a inscrição, número bem

abaixo dos 2 milhões previstos pela Prefeitura. A SPTrans esclareceu ontem que os interessados em adquirir o Bilhete Único Estudante para utilizar ainda em 2013 devem fazer o pedido até esta quinta-feira, dia 14. A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos disse que mantém um grupo de trabalho para acompanhar o processo de implementação do Bilhete Único Mensal. “Do ponto de vista técnico, a integração com a rede metroferroviária é possível. Mas, no aspecto econômico, a secretaria estadual ainda aguarda o município mensurar a quantidade de usuários que deverão aderir ao benefício”, disse o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Cláudia reassume comando da Prefeitura de Mossoró « ELEIÇÕES » Por 3 votos a 2, Tribunal Regional Eleitoral reforma sentença do juiz da 33ª Zona e devolve cargo à prefeita eleita da segunda maior cidade do RN JÚNIOR SANTOS

EDILSON DAMASCENO Jornal de Fato

ossoró - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) autorizou ontem o retorno da prefeita Cláudia Regina Freire (DEM), ao cargo de chefe do executivo. Por três votos a dois, os desembargadores do TRE/RN modificaram decisão do juiz da 33ª Zona Eleitoral, Herval Sampaio, que havia determinado o afastamento. O magistrado havia cassado a prefeita na quintafeira, 7. Com a liminar assegurada, automaticamente Cláudia foi reconduzida ao cargo e ontem mesmo se reuniu com os secretários no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência. A reunião foi fechada. Ainda na sessão de ontem, os desembargadores, à unanimidade dos votos, rejeitaram recurso da coligação “Frente Popular Mossoró Mais Feliz”, que não aceitou sentença do juiz Pedro Cordeiro, da 34ª Zona Eleitoral, acerca de denúncia de que a retirada de tapumes da praça da Paróquia do Alto de São Manoel – à época da campanha eleitoral passada – teria beneficiado a então candidata Cláudia Regina.

M

Brasília (AE) - Em esforço para inibir casos de estudantes que boicotam o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou ontem portaria para segurá-los em sala, no mínimo, por uma hora. A próxima edição da prova será no dia 24. O estudante que deixar o local de exame antes de uma hora não poderá assinar a lista, será considerado ausente e ficará em situação irregular. A participação no Enade é condição para a expedição do diploma. O Inep prevê que 196.855 estudantes façam o Enade 2013.

« SAÚDE » Médicos cubanos desembarcam em SP São Paulo (AE) - Um grupo de médicos cubanos, que vai atuar no Mais Médicos, desembarcou na manhã de ontem, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ainda nesta semana, outros 150 profissionais do país caribenho chegarão à capital paulista para iniciar, com o primeiro grupo, o curso de formação obrigatório de três semanas antes de serem enviados para o SUS. O treinamento começará amanhã, e a avaliação será aplicada no dia 30. A data de início de atendimento e as unidades para as quais cada médico será encaminhado não foram definidas.

« AVIAÇÃO » Piloto sofre fraturas após bater em urubu

Cláudia Regina: reunião com assessores após vitória no TRE

Em votação na semana passada, quatro desembargadores haviam negado o recurso e o juiz federal Eduardo Guimarães pediu vistas. Ontem, em seu relatório, ele deixou entender que estaria acatando o recurso, de que a retirada dos tapumes teria caracterizado ato inaugural da praça, mas foi informado que tal fato teria acontecido antes da campanha e seguiu os demais desembargadores. Dois processos estão para ser apreciados pelo pleno do Tribunal na sessão da próxima terça-

feira, sendo um de relatoria do juiz Eduardo Guimarães, que analisou ação que resultou na cassação da prefeita com base nas acusações de que a mensagem da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em áudio, comparecimento dela na campanha, declaração de Rosalba de que Mossoró avançaria com Cláudia e carta endereçada aos moradores do conjunto Santa Delmira teriam desequilibrado o resultado da eleição. O voto do relator foi favorável à cassação.

Salvador (AE) - O piloto e instrutor da Academia da Força Aérea Marcos Alessandro Sell ficou ferido após o avião que pilotava, modelo T27-Tucano, bater em um urubu, quando se preparava para aterrissar na Base Aérea de Salvador, na tarde de domingo. O impacto rompeu o vidro da cabine do avião, do lado esquerdo, onde estava o piloto. Apesar de ter sofrido fraturas em ossos da face, Sell conseguiu concluir o pouso. O piloto foi atendido no Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas e transferido, ontem para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. O estado de saúde foi considerado estável pelos médicos.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

geral

7

Falta de profissionais ameaça saúde « RECURSOS HUMANOS » Relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde aponta baixos salários, falta de estímulos e envelhecimento da força de trabalho como causas do problema em escala global

ecife (Ag. Lusa) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou ontem que faltam 7,2 milhões de profissionais de saúde no mundo e que o déficit subirá para 12,9 milhões até 2035, com graves implicações para milhões de pessoas. As conclusões constam do estudo “Uma Verdade Universal: Não Há Saúde sem Profissionais”, divulgado pela OMS durante o terceiro Fórum Global sobre os Recursos Humanos da Saúde, que reúne mais de 1.300 participantes de 85 países, incluindo 40 ministros da Saúde, na capital pernambucana. Embora reconheça melhorias desde o último estudo sobre o assunto, em 2006, o documento indica que 83 dos 186 países com informação disponível, ou seja 44,6%, ainda não atingiram sequer o patamar mínimo definido pelo Relatório Mundial de Saúde de 2006, que prevê 22,8 profissionais de saúde qualificados por 10 mil habitantes. Outros 17 países (9,1%) ultrapassam o patamar mínimo, mas não atingem a meta da Organização Internacional de Trabalho (OIT), que aponta para 34,5 profissionais de saúde qualificados por 10.000 habitantes e há, ainda, 18 países (9,7%) que atingem essa meta, mas não o patamar dos 59,4 profissionais para 10.000 cidadãos. Do total, apenas 68 países (36,6%) atingem ou ultrapassam a última meta, revela a agência da ONU para a saúde. No relatório, a OMS alerta que mais grave é o que se prevê, já que as estimativas da organização apontam para um déficit global de 12,9 milhões de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e parteiras, até 2035. O motivo, segundo o documento, está no envelhecimento dos profissionais de saúde, que se aposentam ou deixam a profissão por empregos mais bem pagos sem ser substituídos, assim como o fato que poucos jovens entram no setor da saúde ou recebem a formação adequada. A situação é mais grave quando a tendência de queda dos profissionais que atuam no setor coincide com um aumento da procura, não só porque a população mundial continua a aumentar mas, também, porque é

LÍBIA FLORENTINO/AE

R

Documento da OMS estima em 7,2 milhões déficit de profissionais de saúde qualificados para atender demanda de serviços médicos

 O QUE “Uma verdade universal: não há saúde sem profissionais”, estudo da Organização Mundial da Saúde, divulgado ontem no Recife

cada vez maior o risco de doenças não transmissíveis como as cardiovasculares, entre outras. Além disso, destaca a OMS, as migrações internas e internacionais de profissionais de saúde tendem a aumentar as desigualdades regionais. “As fundações para uma força de trabalho forte e eficaz na saúde para o futuro estão se corroendo diante dos nossos olhos por não estarmos correspondendo a formação de profissionais com a procura das populações de amanhã”, diz a diretora-geral adjunta da OMS para os Sistemas de Saú-

de e a Inovação, Marie-Paule Kieny. Para evitar o pior, acrescentou ela, é preciso “repensar a forma como se ensina, como se forma, como se coloca e como se paga aos trabalhadores da saúde para que o seu impacto seja maior”. Embora a Ásia seja a região onde se preveem maiores falhas em termos numéricos, é na África Subsaariana que o déficit se fará sentir de forma mais aguda, estima a OMS. A organização alerta que nos 47 países daquela sub-região há apenas 168 escolas de medicina; há 11 países sem qualquer escola de medicina e 24 países têm apenas uma. Na Américas, 70% dos países têm pessoal de saúde suficiente para assegurar os serviços básicos de saúde, mas muitos países ainda têm dificuldades ligadas à distribuição dos profissionais, às suas migrações e à qualidade da sua formação. A OMS pede a todos os países, incluindo os mais desenvolvidos, que estejam atentos aos sinais de alerta, sublinhando que 40% dos enfermeiros nos países ricos abandonarão o setor na próxima década. Com uma profissão exigente e uma remuneração relativamente baixa, muitos jovens profissionais de saúde têm poucos incentivos para permanecer na profissão, alerta a organização.

Cubano explica contrato diferenciado de médicos

Recife (AE) - O ministro da Saúde de Cuba, Roberto Ojeda, disse ontem que os médicos cubanos contratados pelo Programa Mais Médicos não recebem o salário integral e nem podem trazer as famílias para acompanhálos - como ocorre com os outros profissionais estrangeiros - a partir de um princípio que norteia a saúde pública no país: o “internacionalismo proletário”. “A saúde pública em Cuba tem um princípio incorporado que nós, em nossa formação, vamos acumulando em nosso sentimento e pensamento, que é o princípio do internacionalismo proletário”, afirmou, em visita a um posto de saúde da família em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, ao lado do ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, e da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, que participam do Fórum Global de Recursos Humanos, em Olinda (PE). “No caso particular de Cuba, não há contratação individual de médicos, há um convênio com a Opas e com o governo brasileiro”,

Revolta no enterro de criança

destacou Ojeda, ao afirmar que cada profissional de Cuba tem um emprego, um local de trabalho, salário e seguro social garantido, assim como saúde e educação gratuitos. “Enquanto eles trabalham em missões internacionais, o Ministério da Saúde de Cuba e o governo cubano se ocupam da sua família e de cada problema que possa surgir no período”, afirmou. “Por isso, não falamos de exportação de serviços, falamos de colaboração, de integração”, completou.” A diretora da Opas disse não acreditar que o Mais Médicos seja a única resposta do Brasil visando a uma cobertura universal de médicos. “É apenas um começo. uma intervenção de curto prazo em que o Brasil desenvolve suas equipes médicas”. Segundo ela, o protesto dos médicos nativos em relação a estrangeiros acontece em muitos países, mas “não no nível que ocorre no Brasil”. Etienne considerou positivas algumas críticas ao programa. “Significa que as pessoas estão preocupadas com a saúde e com a entrega da saúde no seu país”, declarou.

Estudo destaca disparidades no Brasil

O Brasil tem 81,4 profissionais de saúde por 10 mil habitantes, muito acima das metas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas há uma grande desigualdade entre regiões, revela um relatório da entidade divulgado ontem. A conclusão está no estudo Uma Verdade Universal: Não Há Saúde sem Profissionais, divulgado pela OMS durante o terceiro Fórum Global sobre os Recursos Humanos da Saúde, que reúne mais de 1.300 participantes de 85 países, incluindo 40 ministros da Saúde. No documento, a OMS apresenta os perfis de 36 países, incluindo o Brasil. Segundo os dados, o país tem 2.523 parteiras, 1.243.804 enfermeiros e 341.849 médicos, o que resulta em 1.588.176 profissionais de saúde qualificados, ou seja, 81,4 por 10 mil habitantes. No perfil relativo ao Brasil, a OMS ressalta que há grandes disparidades geográficas no acesso a profissionais de saúde, e exemplifica que embora a média nacional seja 17,6 médicos por 10 mil habitantes, a densidade varia entre 40,9 por 10 mil no Rio de Janeiro e 7,1 no Maranhão. A organização destaca que o país tem investimentos e estratégias em curso para abordar a questão das disparidades e lembra que o Ministério da Saúde lançou, em junho, o Programa Mais Médicos, para recrutar clínicos dentro e fora do país e preencher vagas nas regiões mais carentes em atenção básica de saúde. “Estamos na faixa intermediária, avançamos nos últimos anos, mas ainda temos muito o que fazer para trabalhar com critérios de acessibilidade e qualidade”, reconheceu o secretário de Gestão na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales. “Temos a compreensão de que vivemos uma situação de ambiguidade com profissionais com alta especialização em grandes centros e grande parte do território brasileiro, como a Amazônia e o Semiárido, com ausência de profissionais.” RENE MOREIRA/AE

« VIOLÊNCIA » Polícia apura se o pequeno Joaquim Marques, morto e

jogado em riacho no interior de São Paulo, recebeu insulina em excesso ão Joaquim da Barra (AE) O corpo do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, foi enterrado no início da tarde de ontem, no Cemitério Municipal de São Joaquim da Barra (SP). Sob forte comoção, a cerimônia foi acompanhada por parentes e populares. Uma das hipóteses investigadas pela polícia é de que Joaquim, que era diabético e cujo corpo foi encontrado no Rio Pardo, em Barretos (SP), no domingo, teria recebido uma dose excessiva de insulina, o que poderia ter causado a morte, de acordo com o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 3) João Osinski Júnior. Ele descartou a hipótese de acidente. A mãe do menino, a psicóloga Natália Ponte, de 29 anos, e o padrasto, Guilherme Longo, de 28, foram impedidos pela Justiça de acompanhar o velório e o enterro. O casal está preso. No velório, alguns dos presentes ensaiaram gritos de revolta, outros bateram palmas e rezaram. Necropsia feita pelo Instituto Médico-Legal (IML) em Barretos comprovou que Joaquim foi jogado morto no Córrego Tanquinho. O pulmão dele não tinha

S

água, o que descarta a possibilidade da morte por afogamento. Há informações de que Natália estaria presa na cadeia feminina do Jardim Guanabara, em Franca (SP), e, chorando muito, teria dito a algumas detentas que não teria nada a ver com a morte do filho e que a culpa seria do padrasto. A Justiça decretou no domingo à noite a prisão temporária de Natália e de Longo. O casal ficará preso por 30 dias.

No domingo, o dono de um rancho localizou o cadáver e chamou o Corpo de Bombeiros. O menino, segundo a versão do casal, sumiu na madrugada de terça-feira, de dentro de casa, em Ribeirão Preto (SP), onde estaria dormindo. Na residência, no entanto, não havia marcas de arrombamento. Agora, uma das principais hipóteses é de que Joaquim tenha sido jogado no Córrego Tanquinho, que passa

perto de sua casa e deságua no Rio Pardo. Como choveu muito durante a semana, o corpo teria sido levado até Barretos. Desde o início das buscas, a Polícia Civil concentrava os trabalhos no Rio Pardo. A suspeita aumentou apó um cão farejador da polícia ter dado uma pista. Após cheirar roupas da crianças e do padrasto dele, o cachorro seguiu trajeto da casa da vitima até um córrego próximo.

Revolta e comoção marcaram o enterro do pequeno Joaquim


8

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

geral Governo decreta calamidade após passagem de tufão « FILIPINAS » Medida tem objetivo de agilizar assistência aos mais de 9,7 milhões afetados pelo Haiyan e impor controle de preços a bens de primeira necessidade anila (AE) - O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, decretou ontem estado de calamidade em razão das mortes e da destruição causadas pelo tufão Haiyan, que atingiu o país entre sexta-feira e sábado e pode ter deixado mais de 10 mil mortos. A medida é uma tentativa do governo de evitar a especulação e impor um controle de preço aos bens de primeira necessidade em falta no país. Segundo as autoridades filipinas, o número de pessoas afetadas chega a quase 9,7 milhões, dos quais 615 mil foram desalojadas. Cerca de 430 mil filipinos foram levados para 1,4 mil abrigos temporários. Pelo menos uma dezena de aviões militares de carga dos Estados Unidos e das Filipinas chegaram hoje à cidade de Tacloban, na ilha de Leyte - região mais afetada pelo tufão, onde milhares andam pelas ruas em busca de água e comida. Segundo a Força Aérea Filipina, 66 toneladas de suprimentos foram distribuídas desde sábado. “As pessoas estão perambulando pela cidade, procurando comida e água”, disse Christopher Pedrosa, um funcionário da área assistencial do governo. Caminhões que saem de aeroportos levando ajuda estão tendo dificuldades para entrar nas cidades em razão da grande quantidade de pessoas que tentam deixar as áreas mais destruídas. Centenas de pessoas já partiram em aviões de carga para a capital, Manila, ou para Cebu, segunda maior cidade do país, e muitos outros dormem de mo-

AARON FAVILA

M

Navio ancorado em Lyete foi arrastado pelas fortes ondas

do precário nos aeroportos na esperança de conseguir entrar num voo nos próximos dias. No fim de semana, foram registrados saques em mercados e em um shopping center. Segundo Pedrosa, na manhã de ontem soldados dispararam tiros de advertência para impedir que pessoas roubassem combustível de um posto. Uma presença maior de soldados e da polícia nas ruas cobertas de detritos também impediu que mais saques ocorressem. Em algumas áreas, Coca-Cola foi distribuída de graça, já que era impossível encontrar água potável. As autoridades estão prevenindo os moradores para que não bebam água de poços, provavelmente poluída. Mas há um outro motivo para os saques terem diminuído: “Não sobrou nada para saquear”, disse Pedrosa. Um aviso escrito à mão colocado em um posto de polícia improvisado perto de uma loja de

departamentos alertava para o toque de recolher das 8h às 17h. Até agora, as autoridades confirmavam 1.744 mortes em todo o país. Entidades de ajuda humanitária que trabalham nos resgates, no entanto, mantém a previsão de milhares de mortos, já que muitas pessoas ainda podem estar debaixo de escombros. Segundo a Care, até a manhã de terça-feira no horário local (tarde de segunda-feira no Brasil), muitas áreas ainda estavam isoladas e não tinham recebido nenhum tipo de ajuda. Também atuando na região, a Médicos Sem Fronteira (MSF) afirmou, em nota, não ser possível avaliar a dimensão das necessidades na região porque é muito difícil chegar às regiões mais remotas das ilhas Filipinas. Ontem, o ciclone seguiu em direção à Ásia continental, passou pelo Vietnã e chegou ao sul da China, deixando pelo menos 17 mortos e centenas de feridos nestes países.

« GOLPE »

Polícia prende acusados de estelionato no Rio Operação em quatro Estados deteve bando acusado de crimes contra microempresas io (AE) - A Polícia Civil do Rio, com o apoio de agentes de Espírito Santo, Paraná e Bahia, prendeu ontem 15 acusados de praticar 554 crimes de estelionato, além de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Os suspeitos foram presos nos quatro Estados. De acordo com a Polícia Civil, o grupo atuava nos quatro Estados e teria movimentado cerca de R$ 40 milhões ao longo de dois anos de golpes. As vítimas seriam pequenos empresários, bancos e o poder público. Nas investigações, a polícia quebrou o sigilo bancário de 35 empresas e 173 contascorrentes foram analisadas. Além disso, houve 36 contas bancárias analisadas e 70 mil ligações e mensagens interceptadas. O grupo atraía os empresários com promessas de sucesso em licitações lançadas por prefeituras da Baixada Fluminense. Para participar das disputas, eles exigiam que os empresários contraíssem emprés-

R

timos bancários para elevar o capital social. Meses depois, incapazes de honrar os compromissos com os bancos, eles caíam na segunda fase do golpe: eram convencidos pelos golpistas a abrir uma nova firma e repassar a antiga, endividada, para eles. A quadrilha punha então um `laranja’ no comando da empresa corroída pelos empréstimos e aproveitava o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para captar ainda mais dinheiro na rede bancária. Com os novos recursos, eles atraíam mais vítimas, formando uma espécie de pirâmide do crime. “Eles precisavam de empresas com CNPJ antigos para dar continuidade aos empréstimos e, quando essas empresas não conseguiam arcar com o valor emprestado no banco, eles colocavam um `laranja’ deles como sócio. Esses `laranjas’, na maioria das vezes, eram pessoas analfabetas”, afirmou o delegado Felipe Curi, titular da 54ª Delegacia de Polícia (DP), de Belford Roxo (Baixada Fluminense). Segundo a Polícia Civil, o líder do grupo é Rogério Manso Moreira, preso em Duque de Caxias na manhã de ontem. Parentes dele e funcionários públicos também estão entre os presos.


TELEFONES ÚTEIS

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

DÓLAR COMERCIAL Compra: R$ 2,3330 Venda: R$ 2,3350

DÓLAR TURISMO Compra: R$ 2,2600 Venda: R$ 2,4370

EURO TURISMO Compra: R$ 3,0070 Venda: R$ 3,2600

LIBRA ESTERLINA Compra: R$ 3,7237 Venda: R$ 3,7286

OSX, DO EMPRESÁRIO EIKE BATISTA, OFICIALIZA PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL. Página 10

NA TN ONLINE Hotsite da Tribuna mostra a interiorização da indústria, as oportunidades de negócios e empregos. tribunadonorte.com.br/costurandoodesenvolvimento

economia Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 12 de novembro de 2013

Embarcar fora do RN custa menos « VIAGENS » Com passagens aéreas mais caras em Natal, potiguares têm optado por voos que saem de

aeroportos vizinhos, como os de João Pessoa e Recife. Agências confirmam e apontam diferenças de preços DIVULGAÇÃO

ANDRIELLE MENDES repórter

alta nos preços das passagens aéreas, apontada como responsável por reduzir o fluxo de turistas no Rio Grande do Norte, não tem afetado apenas quem vem de fora. O custo também tem pesado no bolso dos potiguares, que têm preferido viajar de carro até estados vizinhos e voar a partir de capitais como João Pessoa ou Recife. O preço das passagens com chegada e saída a partir de Natal, em alguns casos, quase dobrou nos últimos cinco meses, segundo Diassis de Holanda, dona da agência de viagens Harabello e presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) no RN. “Antes o cliente comprava uma passagem Natal-São Paulo-Natal por R$ 800. Hoje, ele não paga menos de R$ 1,2 mil”. O servidor público Felipe Vieira, 26, é um dos que adotaram a nova estratégia. Felipe viaja, em média, cinco vezes por ano para participar de concursos, e tem se deparado com tarifas cada vez mais altas, afirma. “Faço muito concurso público fora e por isso viajo com muita frequência. Tenho me deparado com uma oferta menor de voos, muitas conexões, e valores fora do normal”, relata. A saída encontrada pelo servidor público para driblar o preço das passagens em Natal é dirigir até estados vizinhos e pegar voo em aeroportos como os de João Pessoa, na Pa-

A

Aeroporto de João Pessoa, na Paraíba: consumidores viajam de carro até a cidade para “voar”

raíba, e em Recife, Pernambuco. Ele viaja com um grupo de oito amigos em fevereiro para fazer uma prova em Salvador. Os nove colegas vão de carro até Recife para só então voar para a capital baiana. O carro ficará no estacionamento do aeroporto, e a economia, mesmo com as despesas com combustível, poderá chegar a R$ 700 por pessoa. “Se fôssemos sair de Natal pagaríamos R$ 950 de passagens. Saindo de Recife, pagamos R$ 200”, compara Felipe. Em março, ele parte com um grupo de dez amigos para o carnaval do Rio de Janeiro. A estratégia, diz Felipe, será a mesma. “Vamos

« PESQUISA »

Décimo terceiro será usado principalmente em dívidas Subiu o percentual de brasileiros que vão usar o ‘extra’ para ficar em dia com as contas ão Paulo (AE) - Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), realizada em outubro e divulgada ontem mostra que a maioria dos consumidores brasileiros - 62%, ante 61% no ano passado - pretende utilizar os recursos do 13º salário para pagar dívidas. Em nota enviada à imprensa, a Anefac credita a alta do endividamento dos consumidores ao ambiente de redução da atividade econômica e inflação mais elevada. O levantamento, feito com 612 consumidores de todas as classes sociais, apurou ainda que recuou de 16% para 14% o total de brasileiros que pretendem utilizar o 13º para a compra de presentes, o que, para a Anefac, mostra maiores dificuldade e preocupações com os gastos neste ano. No grupo disposto a gastar, os produtos que mais vão atrair os recursos do 13º salário serão celulares (74%), roupas (70%) e eletroeletrônicos (68%). O levantamento mostra a preocupação dos consumidores em reduzir o volume de seus gastos nes-

S

te Natal: 80% pretendem gastar até R$ 500 ante 76% em 2012, enquanto 20% devem gastar mais de R$ 500 contra 24% no ano passado. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a primeira parcela do 13º deve ser paga de 1º de fevereiro até 30 de novembro aos trabalhadores celetistas. A segunda parcela deve sair até 20 de dezembro.

 O QUE O 13º salário é uma gratificação ou abono natalino que deve, obrigatoriamente, ser pago ao empregado

COMO O pagamento deve ser feito em duas parcelas. Descontos de impostos e encargos só são permitidos na segunda parcela

POR QUE O não pagamento é considerado uma infração e pode resultar em multas para a empresa

embarcar em João Pessoa. A economia com passagens ficará em torno de R$ 300”. A cena, segundo Diassis de Holanda, presidente da Abav no RN, é mais comum do que se imagina. “Há muitos casos. Isso ocorre praticamente todos os dias e em todas as agências”, confirma.

Mudança

Silvana Ciríaco é proprietária da SI Agência de Viagens e confirma a mudança de comportamento dos clientes. “Há três meses, de cada dez clientes que nos procuravam para comprar pacotes de viagens, nove saíam pelo aeroporto Augusto Severo. Esse

número caiu para cinco, ou seja, de cada dez que nos procuram para comprar pacotes, só cinco saem por Natal. Os outros saem por outros estados”, observa. O mesmo ocorreu na Logos Tur, diz a consultora de viagens da agência, Adriana de Souza. “Muitos clientes optam por embarcar em outras cidades, mas não é só uma questão de preço. Há companhias aéreas que só operam voos nesses outros estados, como a Copa Airlines, a América Airlines e a Delta”, afirma. Ela frisa que passagens Natal-Miami já chegaram a custar quase o dobro de passagens Recife-Miami.

Governo descarta conceder incentivos a voos em 2013

O secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, José Airton, confirmou ontem que o governo estadual não pretende aprovar a redução de imposto sobre o querosene de aviação este ano. A medida é pleiteada pelo setor do turismo como forma de reduzir os custos das companhias aéreas com combustível, baratear o preço das passagens e, assim, atrair mais voos e passageiros para o Rio Grande do Norte, durante a alta temporada – entre dezembro e março. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE no dia 6 de novembro, a governadora Rosalba Ciarlini já havia afirmado que julgava mais prudente definir se o estado concederia incentivos com essa finalidade só após o início da operação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, previsto para abril do próximo ano. O secretário de Tributação disse compartilhar da mesma opinião e esclareceu que a razão para não aprovar a desoneração esse ano é puramente financeira. O governo, segundo ele, só poderá abrir mão de receitas (advindas da cobrança de impostos) quando atingir o equilíbrio financeiro. Ele não precisou uma data para isso ocorrer. Segundo Aírton, o governo permanece, porém, aberto para dialogar com as companhias aéreas. “Se nos apresentarem pro-

postas objetivas, avaliaremos”, disse. Segundo o secretário, a CVC, que procurou o governo meses atrás propondo aumentar o número de voos para o estado, se a desoneração fosse aprovada, não chegou a apresentar uma proposta concreta até o momento. A TRIBUNA DO NORTE procurou a TAM e a Gol, as duas maiores companhias aéreas no país, para saber porque as passagens para Natal custam mais do que para outros destinos, mas a TAM afirmou que só poderia se posicionar hoje, e a Gol se limitou a dizer que “em períodos de festas ou de grandes eventos, a procura é maior e, eventualmente, os bilhetes restantes são aqueles de maior valor”. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) não disponibilizou porta-voz. ADRIANO ABREU

José Airton, secretário

Juros sobem em novembro « CHEQUE ESPECIAL » Pesquisa do Procon-SP apontou uma alta de 0,07 ponto percentual na taxa média mensal em relação ao mês anterior ão Paulo – Os juros cobrados pelos bancos no cheque especial voltaram a subir, acompanhando o movimento de elevação da taxa básica de juros, a Selic. Pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP no dia 4 de novembro e divulgada ontem apontou uma taxa média mensal do cheque especial de 8,25%, superior à verificada no levantamento feito em outubro, de 8,18%. Os juros médios cobrados pa-

S

ra o cheque especial subiram 0,07 ponto percentual em novembro na comparação com outubro, puxados pelo reajuste das taxas em quatro dos sete bancos avaliados. O Banco do Brasil, o Bradesco, o HSBC e o Safra elevaram os valores cobrados para essa modalidade de crédito. De acordo com o Procon-SP, o Banco do Brasil elevou a taxa de 6,07% para 6,18% ao mês; o Safra, de 8,25% para 8,90%; o

Bradesco, de 8,90% para 8,94%; e o HSBC, de 9,90% para 9,95%. O Itaú, por outro lado, reduziu a taxa de 9,13% para 8,75%, uma queda de 4,16%. A Caixa Econômica e o Santander mantiveram os juros no mesmo patamar. A CEF continua cobrando a menor taxa entre os bancos pesquisados (4,41% ao mês). O Santander permanece com os maiores juros para o cheque especial (10, 59%). Para o empréstimo pessoal,

considerando contratos de 12 meses, a taxa permaneceu praticamente estável nas instituições pesquisadas, variando apenas 0,01 ponto percentual. O pequeno aumento veio do reajuste feito pelo Bradesco, que aumentou 6,27% para 6,31% os juros cobrados ao mês. A taxa média para o empréstimo pessoal está em 5,28%. A CEF cobra o menor valor para essa forma de crédito (3,51%) e o Bradesco, o maior (6,31%).


10

economia

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

Negócios &Finanças

Empresa de Eike formaliza pedido de ‘recuperação’

LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Aplicação do FGTS

Para ter uma melhor remuneração mas, sem garantia, o FGTS poderá ser usado em infraestrutura. Como já fez ainda no governo de Fernando Henrique, quando o FGTS foi aplicado na Petrobras e na Vale do Rio Doce, o governo vai permitir novos investimentos onde o trabalhador poderá aplicar até 30% do saldo de seu Fundo com direcionamento à infraestrutura, a partir de um Fundo que será criado pela Caixa Econômica em janeiro. Esse Fundo deve render mais que a inflação, mas não há garantia e, caso haja grande procura, o conselho curador do FGTS poderá ampliar esse limite até R$ 6 bilhões.

OPÇÃO Alguns analistas apontam a LCI como o investimento

da vez, por ter baixo risco, bom rendimento, é isenta de IR e se baseia na taxa de Selic. A Letra de Crédito Imobiliário (LCI), é um produto garantido pelo banco emissor e pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que protege aplicações até R$ 250 mil e chega a ter uma rentabilidade 40% acima da poupança.

Termômetro

Falências

Indicador de crescimento, as vendas de papelão ondulado subiram 4,69% em outubro, sobre o mesmo período de 2012, e dispararam 11,31% sobre setembro, diz a associação que representa o setor, ABPO, citando dados preliminares. No acumulado do ano, o segmento registrou vendas de cerca de 2,84 milhões de toneladas, crescimento de 2,88% sobre o mesmo período de 2012.

Foram acatados, em todo o país, 181 pedidos de falência em outubro, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Em setembro último, houve 156 requerimentos. Dos 181 pedidos de falência efetuados em outubro, 94 foram feitos por micro e pequenas empresas, 39 por médias e 48 por grandes.

PREÇOS Cálculos do Idema registram variação positiva no IPC e

queda na Cesta Básica de Natal. Com o resultado, a variação no ano chega a 4,09%. Nos últimos doze meses (novembro de 2012 a outubro de 2013), a variação é 5,22%. Já o custo da Cesta Básica em Natal apresentou queda (-1,10%), para o mês de outubro. Nas despesas com os produtos essenciais, o custo com a Alimentação por pessoa foi de R$ 247,32.

Decisão familiar Com a idade já avançada e sem vocação para atitudes benevolentes como Bil Gates e Warren Buffet, o empresário Nevaldo Rocha, presidente do Conselho de Confecções Guararapes, decide doar parte da sua riqueza (ações), aos próprios filhos. Segundo notícias da agência Reuters, a Guararapes, empresa controladora da rede de varejo Riachuelo, infor-

« NEGÓCIOS » Com R$ 4,2 bi em dívidas, a OSX, do ramo de construção naval, seguiu os mesmos passos de outra empresa do grupo: a OGX io (AE) - A OSX, braço de construção naval do grupo EBX, do empresário Eike Batista, formalizou ontem seu pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão havia sido aprovada pelo conselho de administração da empresa na sexta-feira, 08. A companhia repetiu os passos da petroleira OGX, que pediu proteção em 30 de outubro. A recuperação da OSX abrangerá dívidas de R$ 4,2 bilhões. Isso inclui créditos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal e fornecedores como Acciona e Techint. O aval das dívidas emitidas no exterior para a construção das plataformas OSX-2 e OSX-3 foi dado pela OSX Brasil e também entra no valor, segundo uma fonte próxima ao processo de recuperação. A equipe que trabalha na recuperação do estaleiro OSX já considera a possibilidade de o BNDES executar a fiança bancária do empréstimo-ponte de R$ 548 milhões contratado pela empresa em 2011, garantido pelo Votorantim. O banco privado passaria então a ser credor da empresa. O BNDES não comenta.

R

Estratégia mou ontem que Nevaldo reduziu sua participação no total do capital da empresa de 41,9% para 21%. Enquanto isso, os filhos Lisiane, Élvio e Flávio Rocha elevaram suas fatias para 20,9, 20,5 e 20,4%, respectivamente. Apesar de ser uma empresa de capital aberto, Guararapes é uma empresa familiar, mas de visão estratégica para negócio ampliado.

DIDA SAMPAIO

A estratégia do plano de reestruturação da OSX é vender suas três plataformas. Segundo uma fonte envolvida na reestruturação, as subsidiárias estrangeiras da empresa, sediadas na Holanda e na Áus-

Eike Batista, empresário: a Caixa e o BNDES estão entre os maiores credores da empresa OSX

 O QUE A recuperação judicial é o último recurso antes de se decretar a falência de empresas em crise, diz Benjamin Yung, sócio da Estratégias Empresariais, consultoria especializada em reestruturação financeira

COMO Com respaldo jurídico, a Companhia em processo de recuperação ganha um novo prazo de negociação, na tentativa final de se quitar as dívidas

DIVULGAÇÃO

negação fiscal. Metade dos R$ 86 bilhões em tributos vencidos pertence a grandes empresas, sendo que esse total significa mais de quatro vezes o valor aplicado no Bolsa Família. Em terceiro lugar está a Itália, segundo levantamento feito pelo grupo internacional Tax Justice Network, com base em dados de 2011 do Banco Mundial. As empresas devedoras questionam os tributos e contribuições aproveitando as brechas da lei.

1

As demais regiões do planeta que fiquem de olho, América do Sul e Ásia, principalmente. A União Europeia e os Estados Unidos retomaram as negociações do maior acordo de livre comércio, apesar das recentes revelações de espionagem norteamericana contra seus aliados. Um acordo incluindo barreiras para produtos de outros países fora dos EUA e Europa vai mudar o cenário do comércio mundial.

2

Especialistas preveem que a administração Dilma Rousseff deixará uma marca nada agradável para um governante: entre 2011 e 2014, o rombo nas contas do setor público deverá totalizar R$ 534,6 bilhões, segundo as estimativas mais conservadoras do mercado e da equipe econômica. O futuro comandante do Palácio do Planalto será obrigado a aumentar impostos para manter o país governável.

3

JUROS A taxa média de juros do cheque especial sobe e chega a

8,25% em novembro, segundo o Procon de São Paulo. Esse patamar equivale a uma taxa de 158,78% ao ano. É uma taxa abusiva que pode levar o consumidor a enfrentar dificuldades se não tiver controle do orçamento doméstico.

ELEIÇÃO O Conselho Curador do Natal Convention & Visitors Bu-

reau, presidido pelo empresário Fernando Bezerril, fará a eleição dos novos membros do seu colegiado para o biênio 2014/2015. Será na próxima quinta-feira, a partir das 8h30, na sede da ABIH-RN. Representantes de 28 empresas mantenedoras se inscreveram.

DOAÇÃO A Universidade Potiguar fará hoje a entrega, de mais

de R$ 72 mil à Liga Contra do Câncer, arrecadado a partir do engajamento da UnP na campanha mundial Outubro Rosa, através do Vestibular Solidário e de ação no Facebook da UnP. A entrega acontecerá às 10h30, na Liga, na Avenida Miguel Castro.

mou que há negociações para a venda de uma parte do empreendimento para a espanhola Dragados Offshore. Além disso, o plano de reestruturação contaria com alguma geração de caixa a partir dos próximos meses, quando uma parte menor do estaleiro já estaria operando. Na petição inicial - que inclui a OSX Brasil, a OSX Construção Naval e a OSX Serviços Operacionais - os advogados das companhias pedem que o processo seja encaminhado para a 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que já cuida da recuperação judicial da OGX. A justificativa é as empresas sempre atuaram de forma integrada e o grupo OSX é um dos maiores credores da petroleira de Eike.

O cenário traçado no pedido de recuperação judicial das três empresas da OSX com sede no Brasil, a que a reportagem teve acesso, prevê que as companhias “sucumbirão” caso não haja o deferimento imediato da proteção da Justiça. A projeção é que elas possam atingir um caixa negativo em R$ 1,2 bilhão em abril de 2014 caso a recuperação seja negada. O cálculo é feito com base nas dívidas a vencer nesse período e parte de um caixa realizado de R$ 7,1 milhões. Já em um cenário em que a recuperação é deferida, a expectativa é que o caixa fique positivo em cerca de R$ 31,8 milhões no mesmo prazo. O processo de recuperação protege a companhia de ações e execuções por 180 dias a partir do deferimento pela Justiça. Na petição inicial entregue nesta segunda à Justiça do Rio, os advogados afirmam que as companhias OSX Brasil, OSX Construção Naval e OSX Serviços Operacionais não possuem dívidas trabalhistas e que “a folha de seus empregados encontra-se rigorosamente em dia”. Ontem, a BM&FBovespa

suspendeu os negócios com ações da OSX, no aguardo da confirmação da efetiva entrada em juízo da recuperação judicial.

Sem proteção, empresas temem “sucumbir”

SONEGAÇÃO No mundo, o Brasil só perde para a Rússia em so-

No quarto trimestre, os indicadores de emprego calculados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) voltaram a sinalizar melhora nas condições do mercado de trabalho. Do lado das empresas, há maior disposição para contratar e, do lado dos consumidores, melhorou a percepção sobre a oferta de trabalho.

tria, ficaram de fora da recuperação porque há o entendimento de que os ativos valem mais do que as dívidas. “Nas empresas estrangeiras, o ativo é maior do que o passivo. Elas não precisam de recuperação judicial”, disse, sob condição de anonimato. Com a venda das plataformas, seria possível pagar o total da dívida emitida no exterior e ainda sobraria um saldo, que poderia ser aplicado no plano de recuperação da OSX Brasil. O Credit Suisse negocia a venda das plataformas OSX-1, OSX-2 e OSX-3. No caso do estaleiro, em construção no Superporto do Açu, litoral norte do Rio, a fonte ouvida pela reportagem infor-

Sondas de perfuração da OGX, que também pediu recuperação

OGX

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) confirmou ontem a recomendação para que o Tribunal de Justiça rejeite o pedido de recuperação das subsidiárias estrangeiras da petroleira OGX, a OGX Áustria e a OGX International , sediadas na Áustria. Os promotores Marcos Lima e Leonardo Marques ressaltam que tanto as devedoras como os detentores dos títulos de dívida, emitidos na Áustria, têm domicílio no exterior. E destacam uma contradição na conduta da OGX: “Ao optarem pela constituição dessas sociedades na Áustria é porque não queriam estar submetidos à legislação brasileira, sobretudo fiscal! E agora, no momento de dificuldade, não nos parece legítimo as requerentes pretenderem a guarida do Poder Judiciário Brasileiro e das leis brasileiras, antes relegados por opção própria”, dizem no parecer.


NO FACEBOOK

Confira a charge que o Brum fez na coluna Apito Final, relacionada ao esporte. facebook.com/tribunarn

NO RÁDIO

11h e 17h - Globo Esportivo 18h30 - Figueirense x ABC 20h50 - América x América/MG www.radioglobonatal.com.br

HOJE NA TV

18h30 - Série B: Paraná x Chapecoense; SporTV 2 20h50 - Série B: Paysandu x Palmeiras; SporTV

FLÁVIO BOAVENTURA REFORÇA A ZAGA DO ABC EM SANTA CATARINA. Página 14

BLOG DO CIRÍACO

Acompanhe tudo sobre ABC e América na reta final da Série B do Brasileiro. www.tribunadonorte.com.br/blogdociriaco

esportes

11

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 12 de novembro de 2013

Jogo para garantir a permanência « BRASILEIRO - SÉRIE B » América recebe o xará mineiro às 20h50, no Estádio Nazarenão, em Goianinha, e

sabe que uma vitória somada a uma combinação favorável de resultados podem sacramentar o time na “B” om 41 pontos conquistados, o América/RN enfrenta hoje, às 20h50 (no RN), no Nazarenão, o seu “xará” mineiro, precisando de uma vitória para, praticamente garantir sua permanência na série B do próximo ano. O duelo é válido pela 35ª rodada da competição. Caso vença, o alvirrubro vai chegar aos 44 pontos e faltando apenas três jogos para o término da disputa, dificilmente será alcançado pelos seus concorrentes contra o rebaixamento, caso de Atlético/GO e Paysandu, os dois primeiros entre os últimos quatro colocados. O técnico americano, Leandro Sena, vai ter que mudar a equipe titular em três posições, em relação a que conquistou o empate diante da Chapecoense/SC, na última rodada. O atacante Max e o volante Fabinho voltam de suspensão, assim como o lateral esquerdo Wanderson. No gol, Andrey, suspenso, dá lugar a Sílvio, que vai fazer apenas seu segundo jogo na série B e o primeiro no Nazarenão. “Venho trabalhando firme para, quando chamado, conseguir fazer um bom trabalho. Esse jogo vai ser uma decisão e temos que entrar concentrados e buscar os três pontos, que, se não vai nos garantir matematicamente na série B de 2014, vai nos

C

FICHA TÉCNICA AMÉRICA-RN AMÉRICA-MG Sílvio; Norberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Coutinho, Adílson Goiano, Fabinho e Régis; Max e R Pimpão - Técnico: Leandro Sena

Matheus; Elsinho, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Marcelo Rosa, Gualberto, Elvis e Bady; Nikão e Alessandro Técnico: Silas

Estádio: Nazarenão, em Goianinha (RN) Horário: 20h50 (no RN) Árbitro: Wagner Magalhães (RJ) Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Márcio Luiz Augusto (SP)

deixar muito perto do objetivo”, afirmou o goleiro. Como o América/RN foi punido com a perda de um mando de campo e vai cumprir contra o Oeste/SP, na última rodada, esse vai ser o último jogo do time, nessa temporada, no Nazarenão. “Temos que valer fazer o mando de campo e não podemos perder pontos em casa, já que essa vai ser a última partida nossa no Rio Grande do Norte”, disse o técnico americano.

América/MG

Um dos objetivos do América-MG para não deixar escapar a vitória é voltar a fazer gols, je-

jum que já começa a incomodar os atacantes da equipe é também o técnico Silas. O treinador entende que a ausência de bolas nas redes está relacionada com o emocional dos jogadores. “A questão dessa última bola, vai muito da confiança do jogador, muito do emocional. E a partir de agora, os últimos 20 minutos dos jogos, serão de tudo ou nada. Os times vão se lançar para cima dos adversários. Esses serão jogos para se ganhar de forma organizada”, disse. Para duelar contra os potiguares, Silas já começou a estudar opções para escalar o América-MG. O comandante do Coelho não poderá contar com os volantes Andrei Girotto e Leandro Ferreira, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O técnico americano lamenta a ausência dos titulares pelo entrosamento e experiência da dupla, especialmente de Leandro Ferreira. Porém, se sente tranquilo pelas boas opções que tem no grupo. “Talvez esta seja a posição que mais temos opções”, diz o treinador, que enumera os jogadores do setor: “Tenho o Marcelo Rosa, o Juninho, o Gualberto, que já atuou ali, o Claudinei e o Júnior Lemos”, disse Silas, que não quis confirmar a escalação do time.

JÚNIOR SANTOS

O goleiro Sílvio entra na vaga de Andrey em jogo decisivo

Rodada pode definir título, acesso e queda

Gazeta Press -Rio de Janeiro (RJ) - A 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que será disputada hoje à noite, pode ter algumas definições importantes. Como já era esperado, o Palmeiras, líder com 73 pontos, tem tudo para confirmar o título. Para ser campeão o Verdão necessita de um simples empate com o Paysandu, em Belém (PA). Mas como joga 21h50(de Brasília), o time palmeirense pode entrar em campo campeão. Para isso basta que a Chapecoense, às 19h30(de Brasília), não consiga superar o Paraná, em Curitiba (PR). A Chapecoense, por sinal, em caso de vitória pode garantir o acesso por antecipação. Mas, para isso, vai precisar que o Icasa tropece no Bragantino, no interior paulista, ou que não tenha vencedor no choque direto entre Ceará e Avaí, que duelam no Nordeste. A rodada pode definir ainda, por antecipação, o rebaixamento do lanterna ASA, que tem 29 pontos e recebe o Guaratinguetá. Perdendo, o time alagoano estará na Série C automaticamente.


12

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

esportes

ABC usa o mistério à força em SC « SÉRIE B » Com problemas de ordem médica e também por força dos cartões amarelos,

o técnico Roberto Fernandes só revelará o time que vai a campo pouco antes do jogo depto do mistério para escalar suas equipes, o técnico do ABC, Roberto Fernandes tem demorado para escolher os 11 que vão à campo devido aos problemas de contusão e cartão e não mais por opção para confundir o adversário. Para o jogo de hoje, às 18h30 (horário do RN), no Orlando Scarpelli, diante do Figueirense, o roteiro se repete. O treinador Alvinegro sabe que o zagueiro Rogélio e o meio-campista Erick Flores são ausências confirmadas. Guto e Alvinho, em fase de recuperação de problemas físicos, também não são opções. Júnior Timbó, lesionado, é outro desfalque, enquanto Giovanni Augusto e Gilmar são dúvidas. Por outro lado, Flávio Boaventura retorna aos relacionados depois de cumprir suspensão. Em busca de garantir a permanência na segunda divisão nacional, o clube potiguar está invicto há duas rodadas e chega ao confronto no Orlando Scarpelli embalado por vitória por 1 a 0 sobre o Icasa. Detentor da 16ª colocação, com 39 pontos, o time do Rio Grande do Norte tem três pontos de vantagem em relação ao Paysandu, que é a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. Apostando na sequência do Campeonato Brasileiro, nos jogos no estádio Frasqueirão, a diretoria abecedista prorrogou a promoção no preço dos ingressos para o jogo contra o ASA, na próxima sexta-feira. A arquibancada terá preços a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Punido pelo STJD, o ABC deverá enfrentar o Avaí longe da capital potiguar e os dirigentes acreditam que o duelo contra o ASA pode ser a chave da permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, em fase de ascensão no Campeonato Brasileiro da Série B desta temporada, o Figueirense segue em busca de garantir retorno a elite do futebol nacional em 2014. E, visando este objetivo, o time catarinense precisa da vitória. Após triunfar diante de Avaí e Guaratinguetá em seus jogos mais recentes, o clube alvinegro se reaproximou ao grupo de equipes que subiriam para primeira divisão nacional. Atualmente, o time catarinense ocupa a sétima posição na tabela de classificação da Série B, com 52 pontos, e está um ponto atrás do quarto colocado, Icasa. Para esta partida, o treinador Vinícius Eutrópio contará com os retornos do atacante Pablo e do zagueiro Douglas Marques, que cumpriram suspensão no triunfo por 2 a 1 sobre o Guaratinguetá. Com isto, Gutti e Arthur deixam a equipe titular. Na lateral esquerda, Rivaldo e Luan disputam posição na vaga do capitão Wellington Saci, que é desfalque certo por causa do acúmulo de cartões amarelos. “Essas substituições são naturais, pois o Pablo e o Douglas estavam bem antes de sair. O Gutti e o Arthur tiveram boas atuações, mas cansaram depois”, afirmou o técnico.

A

FICHA TÉCNICA FIGUEIRENSE-SC ABC-RN Thiago Volpi; André Rocha, Thiego, Douglas Marques e Rivaldo (Luan); Paulo Roberto, Rivaldo e Maylson; Éverton Santos, Pablo e Rafael Costa Técnico: Vinicius Eutrópio

Wilson Júnior no gol; Renato, Flávio Boaventura, Lino e Wesley Bigú (Bileu); Daniel Paulista, Edson, Somália e Giovanni Augusto; Gilmar (Pingo) e Rodrigo Silva Técnico: Roberto Fernandes

Local: Estádio Orlando Scarpelli (SC) Horário: 19h30 (de Brasília) Árbitro: Anderson Daronco (RS) Assistentes: Marcos Antonio da Silva Brigido (CE) e Elan Vieira de Souza (PE)

FOTOS: JÚNIOR SANTOS

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B SEGUNDO TURNO Time 1º Palmeiras-SP 2º Chapecoense-SC 3º Sport-PE 4º Icasa-CE 5º Avaí-SC 6º Ceará-CE 7º Figueirense-SC 8º Joinville-SC 9º América-MG 10º Paraná-PR 11º Boa Esporte-MG 12º Oeste-SP 13º Bragantino-SP 14º Guaratinguetá-SP 15º América-RN 16º ABC-RN 17º Paysandu-PA 18º Atlético-GO 19º São Caetano-SP 20º ASA-AL

PG 73 62 56 53 53 53 52 52 52 51 47 43 42 41 41 39 36 35 32 29

J 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34

V 22 17 18 16 15 14 16 15 13 14 12 11 12 11 10 11 9 9 8 9

E 7 11 2 5 8 11 4 7 13 9 11 10 6 8 11 6 9 8 8 2

D 5 6 14 13 11 9 14 12 8 11 11 13 16 15 13 17 16 17 18 23

GP 64 55 58 45 47 56 56 50 45 49 30 37 33 38 41 40 38 34 40 37

GC 25 29 52 48 42 42 49 39 38 33 39 49 39 45 50 55 53 45 53 68

SG 39 26 6 -3 5 14 7 11 7 16 -9 -12 -6 -7 -9 -15 -15 -11 -13 -31

% 71,6 60,8 54,9 52,0 52,0 52,0 51,0 51,0 51,0 50,0 46,1 42,2 41,2 40,2 40,2 38,2 35,3 34,3 31,4 28,4

» 34ª RODADA

» 35ª RODADA

Chapecoense 0 x 0 América-RN São Caetano 1 x 1 América-MG Bragantino 2 x 0 Atlético-GO ASA-AL 1 x 0 Avaí-SC Boa-MG 3 x 2 Paraná-PR Palmeiras-SP 3 x 0 Joinville-SC Ceará-CE 4 x 1 Sport-PE ABC-RN 1 x 0 Icasa-CE Paysandu-PA 3 x 3 Oeste-SP Figueirense 2 x 1 Guará-SP

Ceará-CE x Avaí-SC Boa-MG x São Caetano-SP Bragantino-SP x Icasa-CE Figueirense-SC x ABC-RN Paraná-PR x Chapecoense-SC ASA-AL x Guaratinguetá-SP Atlético-GO x Sport-PE América-RN x América-MG Paysandu-PA x Palmeiras-SP Joinville-SC x Oeste-SP

« ARAPIRACA » Guará pode rebaixar o ASA A caminhada do ASA na Série B pode ter um final trágico hoje. Caso perca para o Guaratinguetá, em partida válida pela 35ª rodada da competição, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, a equipe de Arapiraca está rebaixada para a terceira divisão do futebol nacional. Mesmo que vençam os três jogos restantes, contra ABC, Figueirense e São Caetano, os comandados de Heron Ferreira só chegarão aos 38 pontos, pontuação insuficiente para ultrapassar o ABC, primeira equipe fora da zona da degola, que já soma 39.

« V. CAPANEMA » Confronto direto por vaga no G-4

Flávio Boaventura reforça a zaga do ABC em jogo importante

Com mais sorte do que juízo, especialmente após a última rodada quando perdeu para o Boa Esporte após abrir uma vantagem de dois gols no placar, mas viu os adversários diretos tropeçarem, o Paraná Clube enfrenta a Chapecoense, às 18h30 (do RN), na Vila Capanema. É mais um confronto decisivo na luta pelo G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, que entrou em sua reta final. O Tricolor não deve ter muitas mudanças em relação ao time que caiu em Minas Gerais. O técnico Dado Cavalcanti não poderá contar com o zagueiro Alex Alves, que cumpre suspensão automática. Brinner será o substituto.

« ARENA JOINVILLE » Catarinenses querem acesso

Gilmar deixou o campo sentindo dores e virou dúvida

O técnico Roberto Fernandes agora faz mistério por obrigação

Belém (PA) - Gazeta Press Só uma derrota combinada a uma vitória da Chapecoense impede que o Palmeiras cumpra sua última meta no ano hoje. Basta não perder do Paysandu no jogo das 20h50 (do RN), em Belém, pela 35ª rodada, para o time conquistar com antecedência o título da Série B do Brasileiro, e é possível até que já entre em campo como campeão. A Chapecoense enfrenta o Paraná às 18h30 em Curitiba e, se não vencer, já garantirá a taça para o Verdão. Por isso, existe uma quase certeza de festa no Mangueirão, com palmeirenses que moram no Pará, e não veem a equipe de perto desde 2010, já armando a comemoração. Em campo, o discurso é da busca pelo ponto que falta para o único time com acesso garantido à primeira divisão atingir seu objetivo sem depender de ninguém. “Estamos muito felizes com a campanha e muito perto do título. Queremos corar essa campanha”, comentou Juninho. No pôster que deve ser o da segunda conquista do clube na Série B, não estarão Valdivia, já à disposição da seleção chilena, e Leandro, que cumpre suspensão por ter sido expulso na vitória de sábado sobre o Joinville,

Matematicamente, o Boa Esporte até pode chegar ao G4 da Série B, mas ninguém no time mineiro pensa nesta possibilidade, já que a equipe ocupa apenas a 11ª colocação, mas nem por isso, o time de Varginha pretende facilitar a vida do São Caetano no jogo de hoje, às 18h30, no estádio Melão, no Sul de Minas. A equipe da terra do ET está embalada pela virada histórica em cima do Paraná, na rodada passada, e conta com a torcida para colecionar mais um triunfo. A Coruja chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o Paraná, mas virou o marcador no finalzinho da partida, vencendo por 3 a 2. Neste jogo, a diretoria boveta distribuiu dois ingressos sem custos para o torcedor, o que vai voltar a acontecer diante do Azulão. “Espero a torcida no Melão para dar o apoio que a gente precisa para conquistar mais uma vitória”, disse veterano Marcelinho Paraíba. Um dos trunfos dos mineiros para subir um pouco mais na tabela é o atacante Marcelo Karanga, que passou 15 jogos sem balançar as redes e voltou a fazer um gol no jogo contra o Paraná. O jogador comemora o tento anotado e já pensa em

Palmeiras joga pelo título da competição

além de Vilson, Luis Felipe, Charles e Mendieta, ainda sem condições físicas de atuar. Na escalação, Alan Kardec volta após cumprir suspensão e deve formar um trio no ataque com Vinicius e Ananias. A formação tática, provavelmente, será no 3-4-3 que agradou a Kleina, com Marcelo Oliveira na zaga, Wendel e Juninho nas alas e Márcio Araújo marcando, com Wesley mais solto para suprir a ausência de Valdivia. O mais importante, contudo, é que o time mantenha o respeito que mostrou durante toda a competição.

FICHA TÉCNICA PAYSANDU-PA PALMEIRAS-SP Matheus; Pikachu, Fábio Sanches, Leonardo Dagostini e Pablo; Zé Antônio, Vanderson, Jailton (Djalma) e Diego Barboza; Héliton e Marcelo Nicácio Técnico: Vagner Benazzi

Fernando Prass; André Luiz, Henrique e Marcelo Oliveira; Wendel, Márcio Araújo, Wesley e Juninho; Ananias, Vinicius e Alan Kardec Técnico: Gilson Kleina

Local: estádio do Mangueirão (PA) Horário: 20h50 Árbitro: Anderson Daronco (RS) Assistentes: Marcos da Silva Brigido (CE) e Elan Vieira de Souza (PE)

Boa Esporte recebe o desesperado São Caetano

voltar a marcar no jogo contra o São Caetano, partida considerada difícil por Karanga, que justifica alegando que os paulistas ainda brigam para escapar da degola. Após o empate diante do América-MG, na rodada passada, o São Caetano ficou em situação muito delicada na Série B do Campeonato Brasileiro. Para escapar da degola, o Azulão precisa vencer os próximos quatro jogos diante de Boa Esportes e Asa fora de casa, além de Joinville e América-RN em São Caetano do Sul.

FICHA TÉCNICA BOA ESPORTE-MG SÃO CAETANO-SP Douglas; Rafinha, Ciro Sena, Thiago Carvalho e Crystian; Rodrigo Souza, Betinho, Vinicius Hess e Marcelinho Paraíba; Felipe e Fernando Karanga Técnico: Nedo Xavier

Rafael Santos; Samuel Xavier, Bruno Aguiar, Luiz Eduardo e Diego; Fabinho, Leandro Carvalho, Wagner Carioca e Éder; Marcelo Soares e Cassiano Bodini Técnico: Pintado

Local: Estádio Melão, em Varginha (MG) Horário: 18h30 (de Brasília) Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS) Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)

O Joinville, ainda esperançoso com a possibilidade do acesso, enfrenta o Oeste de Itápolis, na Arena Joinville, nesta terça, às 18h30, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O foco dos paulistas é o distanciamento da zona da degola, tendo vantagem de quatro pontos sobre o primeiro time que ocupa as posições de rebaixamento. Os catarinenses realizaram um último coletivo na manhã da segunda-feira. O técnico Sérgio Ramírez acertou a lateral-esquerda e o setor ofensivo da equipe, mudando o antigo esquema para o costumeiro 4-4-2. A dupla de ataque deve ser formada por Ronaldo e Edigar Júnior.

« SERRA DOURADA » Sport pode ajudar potiguares Apesar da goelada por 4 a 1 sofrida para o Ceará no último sábado, o Sport segue na terceira colocação e cada vez mais perto do acesso à elite do futebol nacional. E às 20h50 (do RN), o Leão da Ilha espera aproveitar o péssimo momento vivido pelo AtléticoGO para vencer em pleno Serra Dourada e seguir firme no G-4. O confronto colocará frente à frente o terceiro e 18º colocados. Os pernambucanos venceram dois dos últimos três jogos no torneio e, em caso de derrota da Chapecoense para o Paraná Clube, pode até começar a sonhar com o vicecampeonato. Já os goianos têm 35 pontos, quatro a menos do que o ABC. “O grupo está abatido psicologicamente de tal forma que estamos entregues mesmo ainda faltando quatro jogos”, lamentou o técnico atleticano, Gilberto Pereira.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

esporte

13

Arena atinge 94% do projeto total « COPA 2014 » Proximidade da conclusão do estádio já faz os responsáveis pelo projeto acelerarem as discussões sobre a inauguração. A data prevista é o dia 12 de janeiro, a ideia é fazer um ABC x América om o projeto de construção do estádio bem adiantado, tendo atingido 94,07% do seu total no balanço realizado no final de outubro, o governo do estado e a OAS, empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, começam a trabalhar a data para inauguração da nova praça esportiva de Natal. O dia 12 de janeiro do próximo ano, passou a ser a data mais viável para festa de inauguração, uma vez que os responsáveis pelo evento não abrem mão da realização de um clássico entre ABC x América, o problema de calendário das equipes, torna praticamente impossível que a festa seja realizada numa data mais próxima. A intenção é marcar a abertura do estádio com a realização do maior clássico do futebol potiguar, para que o confronto entre para história do novo estádio, assim como ocorreu no dia 4 de julho de 1972, quando foi inaugurado o antigo Castelão — que hoje cedeu espaço para construção da praça esportiva Arena das Dunas. A princípio, havia a possibilidade de se realizar a inauguração oficial da arena logo no dia 5 de janeiro, porém a necessidade de se respeitar o período de férias dos jogadores e também os trabalhos da pré-temporada fizeram a empresa responsável pelo projeto e o secretário da Secopa-RN, Demétrio Torres, modificar os planos iniciais e fixar o dia 12 de janeiro como a data prevista para realização da festa. Não existe um plano B, ao contrário do que aconteceu na inauguração da Arena Castelão, em Fortaleza, a possível organização de uma rodada dupla, com ABC e América realizando jogos contra adversários distintos, pela disputa do Estadual e pela Copa do Nordeste, respectivamente, não agrada. “No meu entender o jogo de

ALEX RÉGIS

C

Estrutura metálica da cobertura da Arena das Dunas está instalada, faltando ainda a implantação das telhas metálicas. Os dois telões já estão montados e no local

O clássico vai marcar essa data e entrar para história desse novo momento do futebol que a arena irá propiciar ao RN” DEMÉTRIO TORRES Secretário da Secopa-RN

abertura da Arena das Dunas deve ser mesmo entre ABC e América. O clássico vai marcar essa data e entrar para história desse novo momento do futebol que a arena irá propiciar ao RN. Assim como ocorreu com o antigo Castelão, o autor do primeiro gol será eternizado, bem como aquele clube que conquistar a primeira vitória”, ressaltou Demétrio Torres.

Ritmo

A Arena das Dunas, dos estádios que irão servir a Copa do Mundo de 2014 e que ainda não foram entregues, é o de ritmo mais acelerado. Faltando apenas 5,93% para conclusão total do projeto, a data entrega da pra-

ça esportiva ao governo estadual está prevista pata o dia 31 de dezembro. Todas as 20 pétalas da cobertura do estádio já estão fixadas e os trabalho de implantação das telhas metálicas já foi iniciado. No setor oeste do estádio, voltado para avenida Prudente de Morais, esse serviço já se encontra em fase de acabamento. O gramado está próximo de receber o corte que será usado durante as partidas válidas pelo mundial. Os dois telões de alta resolução no estádio potiguar já foram instalado, bem como 70% dos 306 refletores do campo de jogo. As cadeiras também estão em fase final de implantação. Resta

Gramado do Itaquerão foi importado As obras da Arena Corinthians fecharam o mês de outubro com um índice de avanço de 93,48%. O estádio receberá a abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014 e outros cinco jogos do torneio. Com prazo de entrega marcado para o final de dezembro, o empreendimento emprega hoje 1.560 trabalhadores, concentrados, a maioria, em serviços de acabamento. O gramado já está pronto e demarcado. O setor leste já recebeu os assentos – que também começam a ser colocados no setor sul – e a maior parte dos banheiros e pisos já estão prontos, assim como as coberturas das arquibancadas leste e oeste, a fachada. Das coberturas metálicas, faltam dois módulos, um no setor sul, outro do norte, que deverão estar colocados em meados deste mês. Também estão em estágio avançado o acabamento dos camarotes, das lojas e dos vestiários. A grama foi importada dos Estados Unidos. Do tipo Raygrass, especial para o inverno. O gramado funcionará interligado a um sistema de drenagem à gravidade e por sucção. O estádio recebeu, nesta semana, máquinas que colocarão em funcionamento um sistema inédito de resfriamento do gramado. São 40 km de finos tubos de plásticos pelos quais circula água gelada. Durante o verão, para que a grama sobreviva ao calor, o líquido em baixa temperatura em circulação resfria o gramado.

apenas a fixação das arquibancadas móveis, que está dentro da matriz de responsabilidade do governo estadual e se encontra em fase de implantação do processo licitatório. O Itaquerão, que como o estádio natalense teve problemas no início do projeto e obedeceu também a um cronograma especial estipulado pelo Comitê Organizador Local, também está com o projeto adiantado e tem hoje 93,48% do estádio concluído. A Arena Pantanal, com 85% do projeto, a Arena da Baixada (83%) e a Arena Amazônia (88%) são os projeto mais atrasados. O estádio Beira-Rio atingiu 92% do projeto total. EMANUEL AMARAL

Ex-jogador Marinho Chagas está na UTI do hospital São Lucas e será reavaliado hoje. Portador de hepatite C, ele inspira cuidados

Marinho Chagas é internado com sangramento digestivo

O ex-jogador Marinho Chagas, nomeado como embaixador da Copa do Mundo de 2014 em Natal, se encontra internado na UTI do Hospital São Lucas com uma quadro de hemorragia digestiva. O caso, segundo o medico do atleta, Antônio Araújo, exige cuidado apesar da situação estável. O histórico de internações do jogador é o que mais preocupa. “Procurei algumas informa-

ções com a equipe do São Lucas e soube que a situação se encontra estável. As funções vitais como pressão e batimento cardíaco se encontram normais, porém o caso de sagramento preocupa justamente por poder alterar essas funções. O que preocupa também é fato dele ser portador da hepatite do tipo C”, afirmou Antônio Araújo. Como a situação está sob controle, Antônio Araújo disse

que apenas hoje vai procurar realizar um exame mais apurado para saber a real condição de Marinho. “Como foi detectado o sangramento digestivo, ao que parece a internação ocorreu mesmo por medida de prevenção. Mas amanhã (hoje) vou fazer uma visita ao hospital para poder me inteira melhor sobre a situação. Como Marinho está estabilizado e se encontra recebendo a atenção correta, não há mais o que fazer por enquanto”, ressalta o médico. A hepatite tipo C já foi diagnosticada em vários atletas que atuaram no futebol potiguar nas

décadas de 70 e 80. A doença é causada por um vírus (HCV) e pode ser transmitida por pessoas que usam seringa sem esterilização necessária, contato sexual ou outro tipo de contato com o sangue infectado. A maioria das pessoas infectadas com hepatite C de forma recente não apresenta sintomas. Cerca de 10% têm icterícia (pele amarelada) que desaparece num curto espaço de tempo. Boa parte dos infectados com o HCV desenvolve a forma crônica da doença, que pode levar a morte devido ao surgimento de uma cirrose, que degenera o fígado.

Ingressos se esgotam em 3 horas Os ingressos para a Copa do Mundo de 2014 colocados à disposição dos torcedores ontem, na segunda fase de vendas, se esgotaram em apenas algumas horas. A comercialização foi iniciada às 9 horas, mas no final da tarde já não era mais possível obter uma entrada de nenhuma das categorias regulares. Apenas quem procurava bilhetes para pessoas com mobilidade reduzida e obesos conseguia fazer o pedido. Em 8 de dezembro, começa a terceira etapa de vendas. A Arena das Dunas, foi uma das que se encerraram primeiro junto com os jogos de Fortaleza e Salvador. Ontem, a Fifa colocou à disposição dos torcedores 228 959 bilhetes para 57 dos 64 jogos do torneio. Como a compra foi feita por ordem de chegada, desde cedo o site da entidade recebeu um grande número de acessos, causando congestionamento. Várias pessoas que tentaram adquirir um bilhete sem conseguir entrar na página de compra foram “aconselhadas” por mensagem a permanecerem em uma espécie de fila virtual. Em pouco tempo, porém, a venda de ingressos da categoria 4, os mais baratos, foi paralisada. E em menos de três horas os bilhetes para jogos no Rio de Janeiro e em São Paulo haviam se esgotados. No começo da tarde se esgotaram as entradas para todas as outras sedes, com exceção de Cuiabá e Manaus. No fim da tarde o site já não permitia compra para partidas nessas duas cidades. Pela programação da Fifa, esta segunda etapa de vendas vai até o dia 28. Caso ocorra desistência dos ingressos adquiridos, eles voltarão a ficar disponíveis no site da Fifa (www.fifa.com/ingressos). O comprador que desistir pagará multa entre 10% e 30% do valor do bilhete. Nesta fase iniciada ontem não estavam disponíveis ingressos para os jogos de abertura e final da Copa, para as outras duas partidas da seleção brasileira na fase de grupos, para o confronto de oitavas de final em Belo Horizonte e para as semifinais. Na terceira fase de vendas, a que começa dia 8 de dezembro, estarão disponíveis ingressos para todos os 64 jogos da Copa, garante a Fifa.


14

esportes

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cruzeiro esquece hipocrisia e festeja « BRASILEIRO - SÉRIE A » Mesmo sem a confirmação do título oficial, os jogadores já deram a volta olímpica no estádio Mineirão e assistiram a um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas e pelas ruas de Belo Horizonte elo Horizonte (MG) - Gazeta Press - A festa do Cruzeiro começou logo após a vitória contra o Grêmio, no Mineirão, e mesmo sem a confirmação do título oficial, os jogadores já deram a volta olímpica no Gigante da Pampulha. O atacante Dagoberto não quis saber de cautela, e afirmou que seria hipocrisia a Raposa não comemorar o título que já está mais de 99% ganho. “Seria hipócrita se eu dissesse que não somos campeões, mesmo que matematicamente não esteja confirmado, estamos muito próximos”, disse Dagoberto, que foi um dos mais animados com a comemoração celeste. “Não sei bem qual era o sentimento naquele momento, sei que era de muita alegria, extravasar mesmo porque a pressão durante o ano todo é muito grande e merecedor está todo mundo de parabéns”, declarou. Apesar da euforia total, Dagoberto deixa claro que o time vai entrar motivado no duelo contra o Vitória, na próxima quarta-feira, mas já com o sentimento de campeão que será confirmado. “O sentimento é de campeão. Vamos focados, para não deixar nenhum marasmo tomar conta da nossa equipe, como nunca tomou”, afirmou. Com 71 pontos, o Cruzeiro só perde o título Brasileiro se tropeçar nas cinco próximas ro-

JULIANA FLISTER/ESTADÃO

B

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE A

Depois de vencer o Grêmio por 3x0, os jogadores do Cruzeiro comemoraram o título de campeão

dadas e o Atlético-PR ganhar todos os jogos restantes, situação que é improvável na visão de Dagoberto, que frisa que a Raposa não lidera a competição por acaso. “Mais uma vez a equipe demonstrou por que está em primeiro e por que merece ser campeã”, concluiu.

Disputas

A 33ª rodada, disputada no fim de semana, ficou marcada

por acirrar a luta pelo G-4, a zona de classificação para a próxima Copa Libertadores, e contra o rebaixamento. Como o Botafogo perdeu para o Internacional por 2 a 1 e estacionou nos 53 pontos e o Grêmio ficou parado nos 54, ambos permitiram que o Goiás, que tem 53 pontos e o Vitória, que pulou para 51 após fazer 3 a 0 na Ponte Preta, encostassem. A luta contra o rebaixamen-

to também está acirrada. Com o empate por 2 a 2 com o Santos, o Vasco conseguiu escapar da zona de queda, que agora tem como novo integrante o Fluminense, derrotado pelo Corinthians por 1 a 0. O Tricolor carioca foi ultrapassado até mesmo pelo Criciúma, que para muitos era carta fora do baralho e fez 1 a 0 no Náutico, já rebaixado. A Ponte Preta é a outra integrante da indesejada área da tabela.

SEGUNDO TURNO Time 1º Cruzeiro-MG 2º Atlético-PR 3º Grêmio-RS 4º Botafogo-RJ 5º Goiás-GO 6º Vitória-BA 7º Atlético-MG 8º São Paulo-SP 9º Santos-SP 10º Internacional-RS 11º Flamengo-RJ 12º Corinthians-SP 13º Coritiba-PR 14º Portuguesa-SP 15º Bahia-BA 16º Vasco da Gama-RJ 17º Criciúma-SC 18º Fluminense-RJ 19º Ponte Preta-SP 20º Náutico-PE

PG 71 58 54 53 53 51 49 46 45 45 45 45 41 40 39 37 36 36 34 17

J 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33

Tá ficando show Para os que passam em frente ao Arena das Dunas a mudança no visual do novo estádio é muito visível. Faltando pouco mais de 60 dias para a entrega do estádio a beleza do mesmo impressiona a todos. Com uma arquitetura moderna e futurista o Arena das Dunas será sem dúvida um dos mais bonitos do Brasil. Sua inauguração está marcada para o dia 14 de janeiro, e tudo indica que com o maior clássico do nosso futebol. Acre-

ALEX RÉGIS

dito que com a nova casa do futebol potiguar pronta, vários torcedores que estão afastados dos estádios deverão voltar a prestigiar este esporte tão popular no mundo inteiro.

Figueirense x ABC O ABC tem um jogo dificílimo na noite de hoje em Florianópolis contra o Figueirense. Isso porque além de jogar fora de casa à equipe potiguar enfrentará um adversário que luta para garantir sua participação na série A de 2014. Com 39 pontos na tabela de classificação o alvinegro viajou querendo voltar com uma vitória, pois a luta para continuar na série B em 2014 ainda é intensa. Sem poder contar com Junior Timbó que ficou em Natal em tratamento médico o técnico Roberto Fernandes

ainda não anunciou a equipe que vai para o jogo. Agora, acredito que o ABC deverá entrar em campo com três volantes – Bileu, Edson e Daniel Paulista -, com Giovanni Augusto fazendo o quarto homem de meio. Que o Figueirense é o favorito isso é fato. Agora, nada impede o alvinegro potiguar de voltar com três pontos na bagagem, até porque a série B está muito disputada. Vencendo a partida de hoje o alvinegro dará um grande passo escapar definitivamente da turma de baixo.

Junior Timbó não estará em campo na noite de hoje na partida contra o Figueirense. Jogador de muita qualidade o meia fará falta a equipe. Não dá para negar que o alvinegro cresceu muito com a sua chegada, principalmente do meio de campo pra frente. Junior Timbó joga de cabeça erguida, olhando seus companheiros, e isso faz a diferença em quem joga na posição. Vamos torcer para que a equipe não sinta tanto a sua falta na noite de hoje e que ele se recupere rápido para poder enfrentar o ASA na próxima sexta-feira.

GC SG % 29 40 71,7 39 13 58,6 33 4 54,5 38 8 53,5 35 7 53,5 45 4 51,5 30 9 49,5 35 0 46,5 35 7 45,5 47 2 45,5 37 1 45,5 20 6 45,5 41 -3 41,4 45 1 40,4 39 -7 39,4 54 -9 37,4 57 -14 36,4 42 -7 36,4 48 -14 34,3 68 -48 17,2

Grêmio-RS x Vasco da Gama-RJ Goiás-GO x Ponte Preta-SP Botafogo x Portuguesa-SP Criciúma-SC x Atlético-PR Vitória-BA x Cruzeiro-MG Coritiba-PR x Corinthians São Paulo-SP x Flamengo-RJ Santos-SP x Bahia-BA Atlético-MG x Inter-RS Fluminense x Náutico-PE

« BARCELONA »

Messi só voltará aos gramados em 2014

Vasco e Fluminense?

Fará falta

GP 69 52 37 46 42 49 39 35 42 49 38 26 38 46 32 45 43 35 34 20

Bahia-BA 0 x 0 Atlético-MG Portuguesa 0 x 0 Coritiba-PR Flamengo-RJ 1 x 1 Goiás-GO Cruzeiro-MG 3 x 0 Grêmio-RS Inter-RS 2 x 1 Botafogo-RJ Atlético-PR 3 x 0 São Paulo-SP Ponte Preta 0 x 3 Vitória-BA Vasco-RJ 2 x 2 Santos-SP Corinthians 1 x 0 Fluminense Náutico-PE 0 x 1 Criciúma-SC

[ pedron@natal.digi.com.br ]

Pelo andar da carruagem tudo indica que Vasco da Gama ou Fluminense mais uma vez estarão na série B em 2014. E não duvidem se não caírem os dois. No momento o Fluminense está na zona de rebaixamento, porém o Vasco da Gama tem dois jogos dificílimos nas próximas rodadas, pois enfrentará Grêmio e Corinthians fora de casa. Para muitos a chegada de Vasco da Gama e Fluminense a série B será sensacional. Para outros isso seria muito ruim, pois não teríamos quatro vagas de acesso à série A em disputa em 2014, mas sim apenas duas, já que os dois cariocas sairiam na frente pelas vagas. Com elencos bem inferiores há anos anteriores os dois tradicionais clubes tem grande torcida na região nordeste. Sem dúvida alguma os dois cariocas levariam muitos torcedores aos estádios da região caso venham a disputar a série B do ano que vem. Contudo, é melhor aguardar, pois ainda restam cinco rodadas na série A e muita água ainda vai rolar por baixo da ponte.

D 6 7 9 10 8 10 10 13 10 10 10 8 12 13 12 14 17 15 17 24

» 34ª RODADA

Pedro Neto O América volta a campo na noite de hoje no Nazarenão onde enfrentará o América MG. A equipe rubra tem 41 pontos na tabela de classificação e precisa da vitória para chegar aos 44 pontos. Sem Márcio Passos, Andrey e Adriano Pardal o técnico Leandro Sena já definiu seus substitutos. Silvio será o goleiro. Adilson Goiano o volante. E, Max volta ao comando do ataque no lugar de Adriano Pardal. Além dessas mudanças o técnico terá Fabinho e Wanderson que não estiveram em campo na partida contra a Chapecoense. O torcedor rubro tem se movimentado e deverá comparecer em grande número ao estádio Nazarenão. Na realidade deveremos ter casa cheia na noite de hoje. O jogo começa às 20h50 horário local. Que o clube rubro possa conquistar uma grande vitória, até porque em vencendo praticamente garante sua participação na série B em 2014. E que o torcedor americano possa se fazer presente a Goianinha, incentivando e motivando a sua equipe numa partida tão importante.

E 5 10 9 8 11 9 10 7 12 12 12 15 11 10 12 10 6 9 7 5

» 33ª RODADA

RAFAEL RIBEIRO/CBF

América x América MG

V 22 16 15 15 14 14 13 13 11 11 11 10 10 10 9 9 10 9 9 4

arcelona (Espanha) - Gazeta Press - Lionel Messi só voltará a jogar em 2014. Após exames médicos na tarde de ontem, na Ciudad Deportiva, uma lesão na coxa foi diagnosticada, e o prazo de recuperação vai de seis até oito semanas. A segunda parte do tratamento será feita em Buenos Aires, informou o clube catalão. O argentino sentiu dores no local durante a goleada do Barcelona sobre o Real Bétis, neste domingo, pelo Campeonato Espanhol, e acabou sendo substituído ainda no primeiro tempo. Esta é a terceira lesão do camisa 10 nesta temporada europeia, que vem sendo uma das piores da sua carreira. Assim, o técnico “Tata” Martino não deverá poder contar com o melhor jogador do mundo nas próximas quatro rodadas da Liga BBVA e na reta final da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O lateral-direito Daniel Alves lamentou o desfalque do colega. “É uma pena, porque é a pior coisa que pode acontecer com um atleta. Será uma grande baixa, mas desejo uma ótima recuperação pra ele”, disse o brasileiro, que deverá ver o compatriota Neymar assumir definitivamente o protagonismo do time do Camp Nou. Neste fim de semana, o atacante chamou a responsabilidade após Messi deixar o campo do Benito Villamarim, fez gol e voltou a ser elogiado por imprensa e torcida. Durante este tempo sem Messi, Neymar deverá ser o centro das atenções locais. Após Messi sofrer outra lesão, a Espanha está voltando as suas atenções para Neymar, autor de um dos gols da goleada do Barcelona sobre o Real Bétis, por 4 a 1, neste domingo.

B O atacante Neymar comemorando na vitória diante do Japão

« PRÊMIO PUSKAS »

Neymar concorre ao gol mais bonito do ano O jogador vai tentar ser premiado com o gol que fez contra o Japão na Copa das Confederações urique (AE) - A Fifa anunciou ontem a lista de 10 gols concorrentes ao Prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito do futebol mundial no ano, e voltou a incluir um marcado por Neymar. Dessa vez, o atacante do Barcelona vai tentar ser premiado com o gol que fez na vitória da seleção brasileira por 3 a 0 sobre o Japão, na abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Este é o quarto ano seguido que Neymar é indicado ao Prêmio Puskas, mas em todas as outras três oportunidades ele havia concorrido com gols marcados pelo Santos. Ele inclusive teve um gol feito contra o Flamengo, em 2011, na Vila Belmiro, eleito o mais bonito daquele ano. Nas outras duas vezes, Neymar não triunfou. Em 2010, um gol marcado contra o Santo André, não ficou entre os três finalistas Já gol feito contra o In-

Z

ternacional em 2012 ficou em terceiro lugar, em eleição que foi vencida pelo eslovaco Miroslav Stoch, com um gol marcado pelo Fenerbahçe. Agora, Neymar volta a concorrer ao Prêmio Puskas com o primeiro gol da última edição da Copa das Confederações, vencida pela seleção brasileira. Na jogada, o lateral-esquerdo Marcelo lançou o atacante Fred, que ajeitou para Neymar ao tentar matar a bola no peito. O atacante chutou forte, com a bola entrando no ângulo esquerdo da meta defendida por Kawashima. O gol marcado por Neymar não foi o único que saiu em um estádio brasileiro a ser indicado ao Prêmio Puskas. O outro gol feito no País que está concorrendo é do uruguaio Olivera, do Náutico. Em partida contra o Sport, pela Copa Sul-Americana, o atacante uruguaio tabelou de cabeça com Tiago Real e, sem deixar a bola cair, finalizou de fora da área, com a bola entrando no ângulo direito da meta adversária. Além dos gols de Neymar e Olivera, a Fifa selecionou outros oito gols para concorrer ao Prêmio Puskas.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Noventa dias depois

Praticamente três meses após a a mesma rodada desta noite pela série “B”, quando os adversários de logo mais disputavam o primeiro turno - dias 16 e 17/08, o quadro geral sofreu algumas alterações. Pouca mudança no G-4, com o Palmeiras na ponta, já disparado, com 40 pontos, seguido por Chapecoense e Sport, ambos com 30, o Paraná em 4º com 27. Na turma lá de baixo estava o ABC no último lugar com 11 pontos num grupo formado por América em 19º com 15 pontos, Paysandu, São Caetano, ASA e Atlético Goianiense com 16, Ceará em 14º com 18 ao lado do Guaratinguetá. É evidente que a dupla potiguar reagiu, senão estaria na área de risco, fatalmente. Cresceram, porém pararam no meio do caminho, e isso prejudicou aos dois, muito mais o Alvinegro, que chegou a passar três rodadas sem somar ponto algum após seis vitórias seguidas, deixando apavorada a família abecedista. Com chances de escapar, perder seria um desastre.

Último dos anos 40 Tidão (2) O veterano dos veteranos, do ABC FC, o ex-atacante Tidão (João Tavares de Moraes) e familiares comemoraram no último sábado 88 anos de idade do “patriarca”, irmão mais velho do saudoso Jorginho. Tidão é um dos poucos jogadores de sua época ainda vivos, remanescente do elenco abecedista campeão de 1947, título decidido no ano seguinte, dia 04/03, atrasos que eram comuns naquela época. Raro no futebol, dois irmãos campeões:Jorge e Tidão.

A equipe que decidiu o título contra o já extinto Santa Cruz FC formou com Brasil, Gageiro e Ernani, Dequinha, Arnaud e Carrapicho, Valeriano, Jorginho, Tidão, Terrico e Abacaxi. O técnico era Vicente Farache, despedindo-se naquele ano, da função de treinador, sendo substituído por Edésio Leitão. A data foi lembrada pelo colecionador Ribamar Cavalcante, no seu blog, complementados os dados com por esta coluna.

Festa tricolor Com as vitórias do Sampaio Correa sobre o Vila

Nova/GO e a do Santa Cruz/PE sobre o Luverdense, os resultados apontam para a decisão do título da “C” entre os dois tricolores. Dia 17 será o jogo da volta – Santa x Luverdense, ficando a decisão para a grande final. O Tricolor do Arruda tem previsão de vitória de 53.6% e 18.9% de vitória do Luverdense no Arruda.

Chances e riscos

Acesso e descenso

Vejamos as previsões dos “experts” quanto à próxima rodada da “B”: Joinville 64.0% x Oeste 14%, América/RN 37.0% x América/MG 34.9%, Ceará 55.9% x Avaí 21.6/%, Paraná 43% x Chapecoense 26.7%, Bragantino 44% x Icasa 27%, Figueirense 61.9% x ABC FC 17.4%, Paysandu 22.5% x Palmeiras 54.1%, Boa Esporte 51.1% x São Caetano 22.0% e ASA (já rebaixado) 34.0% x Guaratinguetá 39.8%, todos, hoje.

Apenas um clube da “B” está rigorosamente garantido na série “A”, que é o Palmeiras, com 100%, Chapecoense 99.9%, Sport 75.1%, e uma vaga para ser disputada entre Icasa, Avaí, Figueirense e Ceará, dependendo do que apresentarem nos cinco jogos que restam para cada um. Para o descenso (rebaixamento), os clubes em pior situação são o São Caetano 97%, Paysandu 85%, Atlético/GO 78%, indo se juntarem ao ASA/AL.

Quem explica?

Quem explica? (2)

Antigamente, costumava-se recorrer a um velho jargão que dizia “nem Freud explica” para justificar fatos surpreendentes, inusitados. Pois, é o que dá vontade, atualmente, com as atuações do Botafogo, especialmente Seedorf, maior salário do clube, a sensação do Alvinegro nos seus primeiros meses. Apesar da idade, Seedorf mantinha em forma seu preparo físico, era o ídolo da torcida.

Passada a fase de ouro, eis Seedorf fritando bolinho, não jogando nada, não justificando o maior salário do clube e um dos maiores do Brasil. A notícia que circula é que Seedorf está concluindo curso de técnico para ir treinar o Milan, da Itália, clube onde ele fez nome. Aqui na TN, dois botafoguenses não entendem queda tão brusca: o repórter Valdir Julião e o gerente dos Classificados, Manoel Belo.

Os homens do apito Um trio da pesada para o jogo Figueirense x ABC, esta noite. Quem apita é um nome raro por aqui: Cleisson Veloso/MG, assistentes Celso Luiz e Sisber Faria/RJ, assessor Vairan Rosa/catarinense, isto é, de casa. Para o jogo América/RN x América/MG, apita o carioca Wagner Nascimento, assistentes Rodrigo Jóia (Fifa) e Márcio Luiz/Fifa; assessor aqui mesmo da FNF: José Nilman

« CARTÃO AMARELO »

15

Williams confirma acerto com Massa para 2014 « FÓRMULA 1 » Piloto brasileiro correrá pela terceira equipe na categoria. O ex-ferrarista iniciou na Sauber e se transferiu para a Ferrari em 2006 ondres (AE) - Felipe Massa já definiu o seu futuro na Fórmula 1. O piloto brasileiro vai trocar o vermelho da Ferrari pelo azul da Williams a partir da temporada de 2014, conforme anunciou a equipe de Frank Williams, ontem. Massa será o substituto do venezuelano Pastor Maldonado, que ainda não anunciou onde correrá no próximo ano, e formará dupla com o finlandês Valtteri Bottas. O anúncio já era esperado há algumas semanas, desde que rumores apontavam a Williams como o destino do brasileiro. Massa chegou a abrir negociações com outras equipes, como Force India e Sauber, mas evitava apontar preferências. Após oito anos, o piloto está deixando a Ferrari para ser substituído pelo finlandês Kimi Raikkonen - o brasileiro foi homenageado pela escuderia italiana em evento especial no último domingo. “Williams é uma das equipes mais bem-sucedidas e mais importante de todos os tempos da Fórmula 1. Quando eu era criança, eu sempre sonhei em correr pela Williams, Ferrari e McLaren. E estou feliz por ter assinado com mais um ícone do esporte, assim como a Ferrari”, declarou Massa, que faturou 11 vitórias, 36 pódios e foi vice-campeão

BELA SZANDELSKY ASSOCIATED

L

Depois de muita especulação, o piloto brasileiro finalmente anunciou por qual equipe vai correr

de 2008 pela equipe italiana. Massa fez questão de lembrar que um dos pilotos mais bemsucedidos nas pistas, o compatriota Ayrton Senna, já defendeu as cores da Williams. “É sempre legal lembrar que um dos melhores pilotos do Brasil correu pela Williams e sedimentou uma forte ligação nacional com a equipe”, comentou. A equipe contou recentemente com Bruno Sen-

na, sobrinho do tricampeão. Nelson Piquet, Antônio Pizzonia e Rubens Barrichello também já pilotaram um carro da equipe. Tratado com um “talentoso e experiente” piloto da Fórmula 1, Massa foi exaltado por Frank Williams. “Estamos encantados em poder confirmar Felipe na família Williams em 2014. Ele tem um talento excepcional e é um grande lutador nas pistas. Ele vai

trazer uma rica experiência ao time assim que iniciar este novo capítulo de sua história”, comentou o experiente dirigente. “Felipe tem demonstrado seu talento e velocidade nos últimos anos, assim como sua habilidade em ajudar a motivar e liderar uma equipe em busca do título”, reforçou Claire Williams, filha de Frank e uma das dirigentes do time britânico.

« KART »

« VOLEIBOL »

Guilherme Barreto brilha e conquista o pernambucano

Na seleção, Rapha pensa em voltar ao Brasil

Para vencer, a jovem revelação contou com a solidariedade do amigo Victor Uchoa piloto potiguar Guilherme Barreto é o mais novo campeão Pernambucano de Kart. No último domingo, no kartódromo Tamboril, em Paulista/PE, o kartista sofreu com problemas mecânicos, correu com o motor emprestado, largou na última posição, mas garantiu a maior e mais importante título da região. Para vencer, a jovem revelação contou a solidariedade do amigo Victor Uchoa.

O

Líder até a sétima etapa, Guilherme chegou à última etapa como favorito para levantar o troféu. No entanto, problemas mecânicos antes da prova deixaram piloto e equipe preocupados. “São coisas que acontecem em todas as categorias, até na F-1, mas que prejudicam nosso desempenho. Tive a ajuda importante do meu amigo Victor Uchôa que cedeu o seu equipamento”, destacou Guilherme. A atitude Fair Play do colega emocionou o jovem piloto. “A força que ele me deu foi muito importante. O Victor é um grande amigo, que sempre viaja comigo para as competições e foi fundamental”, comemorou.

O jogador estava fora da seleção desde que Bernardinho assumiu o comando da equipe io (AE) - Aos 34 anos, o levantador Rapha recebeu uma nova chance na seleção brasileira de vôlei. Há mais de uma década jogando fora do País, ele não teve oportunidades reais nos últimos anos com o técnico Bernardinho, mas está entre os 14 jogadores que se preparam para a disputa da Copa dos Campeões. O veterano, mais velho do grupo que irá ao Japão nes-

R

ta terça-feira, quer aproveitar o momento para retornar ao vôlei brasileiro. “Tenho muita vontade de voltar. Antes, eu tinha essa ligação com o Trentino (na Itália), com um contrato longo, de cinco anos, e não tinha como sair. E eu também estava muito bem na Itália. Mas, claro, sempre tive vontade de estar novamente no Brasil. A partir de 2014, vamos ver como vai ser. Penso em começar a programar, sim, para uma possível volta”, comentou o levantador, que atualmente defende o Halkbank Sport Club, emprestado pelo Trentino, e está em último ano de contrato.


16

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

esportes

Meia Maratona de Natal

prova, que aconteceu no último sábado, reuniu seis mil corredores que transformaram a Via Costeira em um verdadeiro “mar” de gente. Logo nas primeiras horas da tarde os participantes começaram a chegar no Centro de

A

Confira as imagens dos vencedores FOTOS: JOANA LIMA

Seis mil corredores se fizeram presentes à maior corrida de rua do Rio Grande do Norte, que aconteceu na Via Costeira Convenções, para a corrida de rua. Eram grupos de atletas, gente nova, idosa, portadores de necessidades especiais, todos prontos para mais um ano da maior corrida de rua do Rio Grande do Norte. A primeira prova a largar foi

de portadores de necessidades especiais, e, logo em seguida, o pelotão dos 5km. Em seguida, foi a vez dos participantes da prova dos 21km e, por último, os corredores do percurso de 10 quilômetros. Confira as imagens:

A atleta Sara Liberato de Lima conquistou a prova dos 21 km

EMANUEL AMARAL

A potiguar Gerlane Iara da Silva foi a vencedora nos 5 km

Cristiane Xavier superou os desafios e ficou em primeiro nos 10 km

A prova foi toda na faixa litorânea de Natal, entre o Centro de Convenções e a Ponte Newton Navarro, com seis mil participantes EMANUEL AMARAL

Adriano José dos Santos foi o mais rápido na disputa dos 10 km

Ênio Clayton foi o grande vencedor na prova dos 21 km masculino

Severino de Melo cruzou a linha de chegada em primeiro nos 5 km os atletas tiveram muitas dificuldades durante o percurso, por causa das ladeiras e pelo calor que fez em Natal durante a prova


TEMPO HOJE

NO FACEBOOK

Máx.: 30ºC Mín.: 24ºC Céu parcialmente nublado

Curta e compartilhe charge de Brum.

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 12h45 -2.0 Baixa-mar 06h09 -0.5 - 18h38 - 0.6

ELEQUICINA DOS SANTOS, DA SEMOB, QUER QUE ENTIDADES DEFINAM OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA • PÁGINA 04

natal Editora: Rosa Lúcia Andrade [pautatn@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 12 de novembro de 2013

Crea sugere interdição de casas « PEDRA PRETA » Apesar de não enumerar, equipe aponta para estruturas que têm maiores fissuras. Outra sugestão é a Prefeitura providenciar profissionais para orientar construções parecer dado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RN) sobre vistoria técnica realizada nas edificações do município de Pedra Preta, atingido por abalos sísmicos, recomenda à Defesa Civil que interdite algumas construções que têm maiores fissuras e danos estruturais mais significativos. A interdição seria para uma análise mais detalhada. Para outros prédios, o parecer confirma o que foi adiantado pelos engenheiros no dia da visita ao local: de que o quadro encontrado não aponta evidências de desestabilização iminente nas edificações vistoriadas; embora faça a ressalva quanto ao risco caso venham a ser registrados abalos sísmicos de maior magnitude. “Existem casas construídas com vícios construtivos, sem acompanhamento técnico. Essas que já têm fissuras deveriam ser interditadas para uma melhor análise posterior devido às rachaduras em toda sua extensão”, disse Gérson Ricardo, engenheiro civil responsável pelo laudo do Crea-RN. Gérson lembra que essas casas de situação mais críticas são encontradas em toda a cidade e que, de forma geral, a maioria das construções de Pedra Preta têm “alguma anomalia”, sendo umas em maior intensidade e outras menores. Existe a recomendação do Crea que cabe à Defesa Civil realizar um laudo final, com os profissionais competentes, avaliando essa situação. Além disso, a orientação é de que as Defesas Civil, do Estado ou do Município, devem realizar acompanhamento constantes nas edificações, sob a supervisão de profissional habilitado e qualificado, com intuito de evitar acidentes. O Crea-RN fez a vistoria das edificações nas Zonas Rural e Urbana de Pedra Preta, diante de um pedido encaminhado pelo coordenador estadual da Defesa Civil, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, Josenildo Aciolli. Os técnicos visitaram imóveis residenciais, por amostragem, além de um ginásio poliesportivo, onde constatou-se a existência de rachaduras “que supostamente apareceram em decorrência dos abalos relatados”. Segundo o relatório, uma das casas vistorias, a de número 442

O

 QUEM Equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

O QUE Sugere que casas mais prejudicadas pelos abalos sísmicos tenham acompanhamento

da rua Luiz Antônio, possui rachaduras em praticamente todos os cômodos, que sendo uma edificação construída há muitos anos e sem estrutura necessária “a torna suscetível à ocorrência desta natureza”. Em igual situação encontrou-se uma edificação na Zona Rural, com idade semelhante, que também apresenta rachaduras generalizadas nos cômodos. Quanto ao ginásio poliesportivo, uma obra inacabada, a vistoria técnica constatou que foi verificada a existência de rachaduras no piso da quadra, nas arquibancadas e nas paredes. O relatório conclui: “Porém, não podemos afirmar se são decorrentes dos recentes abalos ou em função da má execução, mas, sem sombra de dúvida, muitas delas foram agravadas em decorrência destas atividades sísmicas”. O engenheiro Gérson Ricardo de Oliveira executou a vistoria, disse que, a priori, foi só vistoria de constatação. Mas, por configuração das casas observadas, ele admite que elas podem vir a ruir, caso persistam os tremores de terra. Ele confirma a necessidade de um acompanhamento rotineiro, “pra se ficar mensurando o estado delas”, pois se, por ventura, vier a ser ampliado o fenômeno sísmico, “a população deve ser retirada de suas residências”. Para Oliveira, do jeito que as casas estão, podem ser restauradas. Como a maioria da população é de baixa renda, Oliveira acredita que “o governo deva assumir isso”, seguindo uma metodologia e tecnologia específica.

+

PÁGINA 2

LabSis implanta mais quatro estações

NA TN ONLINE

Confira destaques do blog TN Concursos.

tribunadonorte.com.br


2

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

natal

LabSis amplia monitoramento « PEDRA PRETA » O Laborarório de Sismologia da UFRN instalou mais quatro estações de monitoramento no município, a fim de verificar se o epicentro dos abalos continua sendo o que foi estudado em 2011 Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) montou neste fim de semana mais quatro estações sismológicas no município de Pedra Preta, a fim de verificar se a área epicentral é a mesma estudada nos anos de 2010 e 2011. Isso, em virtude dos vários abalos sísmicos de magnitude acima de 3.0 na escala Richter, registrados nos últimos dias. Os abalos sísmicos em Pedra Preta começaram no dia 25 de outubro e, desde então, a equipe do LabSis (UFRN) vem fazendo visitas à região.Em 6 de novembro, técnicos percorreram a área mais próxima do epicentro para verificar, novamente, os efeitos dos tremores e levantar possíveis locais para instalação de mais estações sismográficas na região. A área epicentral as localidades de Baixa da Beleza e Toco Preto foram as mais afetadas. O coordenador do LabSis/UFRN, professor Joaquim Ferreira, disse que as quatro estações somam-se a uma estação que já havia sido instalada em Pedra Preta, sendo que o último tremor de terra e de magnitude 1.6, ocorrido às 21h40 do domingo (10), foi registrado pela estação sismológica do município de Riachuelo, a 70 km de Natal. “Essa pausa pode significar tanto o início de um período de baixa atividade quanto um período de acumulação de energia que precede um evento de maior magnitude”, disse o professor.

FOTOS: EMANUEL AMARAL

O

BATE-PAPO José Augusto Freitas Rego vice-presidente do Crea-RN

Engenharia pública ajudaria nas construções A que conclusão chegou esse relatório feito em Pedra Preta?

Equipe do Crea/RN visitou construções nas áreas urbana e rural do município de Pedra Preta

Nós detectamos várias fissuras e rachaduras nos imóveis provenientes desses abalos sísmicos. O que nós constatamos é que boa parte dessas moradias não teve nenhum acompanhamento técnico, são moradias sem nenhuma estrutura que venha a suportar pequenos abalos sísmicos. É bem verdade que nós não podemos ter uma previsão da amplitude desses abalos, mas existe tecnologia que suporta abalos, como no Japão onde existe uma tecnologia bem avançada. Mas no caso específico é importante que o município tenha dentro de sua infraestrutura engenheiros e profissionais para orientação dos moradores e proprietários para que tenham edificações com a mínima infraestrutura possível dentro dos padrões estabelecidos pela ABNT.

A população corre risco, diante do laudo elaborado pelo Crea?

Laudo aponta para necessidade de haver acompanhamento da Defesa Civil em algumas casas

tn família

Não digo a população, mas existem moradias que devam ser interditadas, para que se haja uma averiguação melhor, porque apresentam fissuras de

grande avaria. As moradias não têm estrutura para suportar abalos, algumas antigas. As moradias novas tem que seguir padrões de prevenção contra os tremores? Sem dúvida, acho que a própria prefeitura podia exercer a questão da engenharia pública, já que boa parte da população é de baixa renda. Essa engenharia pública seria importante para todas as moradias terem um acompanhamento técnico, entendendo que uma cidade como Pedra Preta, passível de abalos sísmicos, embora de pequenas amplitudes, é importante que as casas sejam estruturadas para minimizar esses efeitos sísmicos. Acho que deveria ser uma norma para todos os municípios do Brasil, onde as prefeituras tinham a sua disposição, até talvez bancados pelo governo federal, engenheiros e profissionais da agronomia e da arquitetura, até para dar suporte no planejamento urbano e ocupação do solo em todas as cidades do interior.

Todos os domingos na

TRIBUNA DO NORTE


natal

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

3

Fiéis abrem festejos da padroeira « APRESENTAÇÃO » Até o dia 21 próximo, a Igreja católica vive os festejos à Nossa Senhora da Apresentação com novenário, barracas e procissão. Na abertura, ontem, houve procissão das Bandeiras no centro erca de 200 pessoas participaram ontem da procissão das bandeiras, que abre oficialmente a festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação. O cortejo saiu da antiga Catedral para a Catedral Metropolitana, ambas na Cidade Alta, onde houve missa, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Logo após, foi aberta a quermesse, com funcionamento de barracas. Neste ano, a festa também é em ação de graças pelos 25 anos da dedicação da Catedral Metropolitana e marca o encerramento do Ano da Fé. O tema da festa da padroeira e de Natal deste ano é “Virgem da Apresentação: templo de Deus, Mãe da nossa fé”. A festa de Nossa Senhora da Apresentação será encerrada no dia 21 de novembro, uma quinta-feira, feriado no município de Natal. A banda da Polícia Militar conduziu a procissão, que era aplaudida pelos funcionários das lojas do Centro da cidade. O cortejo foi acompanhado por um grupo especial, formado por 50 romeiras. Devotas de Nossa Senhora, carregavam as imagens peregrinas que circulou por casas e instituições no mês que antecedeu os festejos. “Carregar esta imagem e estar aqui significa tudo para mim”, comemorou a farmacêutica Gorete Lins. Há três anos ela é uma das romeiras e tem como missão levar a imagem da Nossa Senhora da Apresentação. O ano de 2013 marca também os 260 anos de aparição da

C

imagem em umas rochas na margem direita do Rio Potengi, na frente à Igreja do Rosário. “A história de Natal, para muita gente, passa por essa imagem. Respeitando a pluralidade, mas ela tem um significado imenso. É um ícone, referência para todos nós”, afirmou Dom Jaime. Durante o período festivo, serão realizadas várias atividades, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como antiga Catedral. Diariamente, às 5h, ocorrerá o ‘Madrugando com Maria’. Trata-se de uma caminhada, que sairá da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e seguirá até à antiga Catedral, onde haverá missa. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação ainda ocorrerão os ‘Louvores a Nossa Senhora’, com oração do terço e ladainha, sempre às 16h30. No final, às 17h30, haverá celebração eucarística. No período de 18 a 20, às 11h30, também haverá celebração de missa. Até o dia 21 será desenvolvida programação na Catedral, em homenagem à padoreira. De segunda a sábado, haverá missa, às 11h e às 16h30. Aos domingos, a missa será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas.Na capela do Santíssimo Sacramento, na cripta da Catedral, haverá missa, de segunda à sexta-feira, às 8h. Todos os dias, às 10h15 e às 15h45, na Catedral, será rezado o Ofício de Nossa Senhora. No mesmo período, às 18h, será recitado o terço mariano, com transmissão pela Rádio Rural de Natal.

ALEX RÉGIS

Procissão das Bandeiras marcou abertura da programação da festa de Nossa Senhora

Encerramento será dia 21 próximo No dia do encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação, 21 de novembro, a programação começa a zero hora, com uma vigília, na Pedra do Rosário, coordenada pela Comunidade Católica Shalon. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, até à Pedra do Rosário, onde, às 5h, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Padre Flávio Herculano. Às 7h30, na antiga Catedral, também haverá missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales. Às 10 horas, na Catedral, haverá missa

solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. A procissão, conduzindo a imagem da padroeira, terá início às 16h, saindo da Matriz, seguindo pelas principais ruas do Centro, encerrando na Catedral, onde será celebrada missa, marcando o fim dos festejos. Neste ano, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira, de comum acordo com o clero, decidiu que a procissão faráo trajeto entre a antiga e a nova Catedral. “No ano de 2003, por ocasião da comemoração dos 250 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Apresentação à Pedra do Rosá-

rio, o então Arcebispo, Dom Matias Patrício, decidiu modificar o trajeto da procissão, que iniciaria no Santuário dos Mártires”, disse. De lá pra cá, a procissão obedeceu a esse trajeto, até o ano passado. Muitas pessoas não participavam porque o percurso era muito longo. Pela ocasião dos 260 anos de chegada da imagem à Pedra do Rosário, ao encerramento do Ano da Fé e na perspectiva de unir as duas paróquias dedicadas a Nossa Senhora da Apresentação, Dom Jaime decidiu que o percurso da procissão seria da antiga à nova Catedral”, informa o Padre Valdir.

Arcebispo presidirá novenário

As novenas serão celebradas no período de hoje até o dia 20 de novembro, sempre às 19h, presididas pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Para cada noite, foi convidado um pregador. A primeira novena acontece hoje e terá como pregador o administrador diocesano de Caicó, padre Ivanoff Pereira. No final de cada novena, acontecerá a bênção do Santíssimo, sempre conduzida por um padre da Arquidiocese de Natal. No dia 15, a Arquidiocese celebrará graças pelos 25 anos de dedicação da Catedral. Nessa noite, a novena terá como pregador o bispo de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano. A dedicação da ‘nova Catedral’ aconteceu em 15 de novembro de 1988, no governo do então Arcebispo, Dom Alair Vilar. “A dedicação é o ato em que o bispo consagra e unge o altar e abre a catedral para as celebrações litúrgicas. A dedicação é uma festa para a Igreja Diocesana. Todas as paróquias celebram, nesse dia, nessa intenção”, explica o pároco da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais. Todas as noites, após a novena, será desenvolvida a programação sócio-cultural, com funcionamento de quermesse, no pátio da Catedral Metropolitana.


4

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

natal

Sistema sem data para implantação « BILHETAGEM » O Sitoparn pressionou o prefeito Carlos Eduardo para dar celeridade ao processo. O sindicato estima que será necessário, após a oficialização da unificação, pelo menos 60 dias para implantação FOTOS:JOANA LIMA

ROBERTO LUCENA Repórter

secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) não definiu quando a unificação da bilhetagem eletrônica entrará em vigor. Nos próximos dias, representantes dos setores técnico e jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e Sindicato dos Transportes Opcionais do Rio Grande do Norte (Sitoparn) vão discutir a operacionalização do sistema. Ontem à tarde, o Sitoparn pressionou o prefeito Carlos Eduardo para dar celeridade ao processo. O sindicato estima que será necessário, após a oficialização da unificação, pelo menos 60 dias para implantação do sistema. Na manhã de ontem, a comissão formada por representantes da Prefeitura, Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, Seturn, Sitoparn e Câmara Municipal realizou a primeira reunião na Semob. A titular da secretaria, Elequicina dos Santos, iniciou os trabalhos lembrando que Sitoparn e Seturn seriam os responsáveis pelo andamento do projeto. “A lei já está definida. Os órgãos agora precisam discutir como será a operacionalização do sistema. Estamos reunidos aqui, mas cabe ao Seturn e Sitoparn definir”, disse. Segundo a lei número 6.410, de 27 de setembro de 2013, de autoria do Executivo e aprovada na Câmara, o sistema de bilhetagem será único tanto para os opcionais

A

Reunião discutirá como será operacionalização do sistema

Delegado Elivaldo Jácome começou a ouvir acusados

como para os ônibus. A Semob corre contra o tempo para regulamentar a lei. Para que o sistema unificado entre em vigor, duas alternativas eram sondadas. Na primeira, apenas o Seturn continuaria vendendo as passagens e ficaria responsável de repassar os valores arrecadados referentes aos alternativos ao Sitoparn. A segunda opção define que o Sitoparn passa a também co-

mercializar as passagens em locais próprios. Esta é a proposta que entrará em vigor em data ainda desconhecida. De acordo com o Sitoparn, um estudo para calcular os custos de implantação do novo sistema já foi realizado, no entanto, o sindicato não quis revelar o montante. “Mas o usuário pode ficar tranquilo. Não haverá nenhum repasse para quem usa o sistema”, disse Nivaldo An-

drade, presidente do Sitoparn. Com a unificação da bilhetagem eletrônica e novo sistema de venda sob responsabilidade do Sitoparn, o usuário terá mais opções no ato da compra de passagens e recarga do cartão eletrônico. Com o mesmo cartão, o usuário poderá embarcar no ônibus ou alternativo. A forma como o repasse do valor será destinado a cada sindicato será definido em duas reuniões. Na próxima quinta-feira, às 10h, membros do setor jurídico de Seturn e Sitoparn vão se encontrar na Semob. Na segunda-feira, dia 25, no mesmo local, será a vez dos técnicos de ambos sindicatos conversarem. Ontem à tarde, a direção do Sitoparn se encontrou com o prefeito Carlos Eduardo. Os permissionários pressionaram o prefeito para que a unificação comece o mais breve possível. Pela lei, a Semob e os sindicatos terão direito ao acesso a toda base de dados do sistema de bilhetagem eletrônica, simultaneamente recebidos pelos veículos nas garagens e em pontos pré-determinados, inclusive as informações geradas pelos dispositivos implantados online. Ainda não está determinado o prazo para que a bilhetagem unificada entre em vigor. O que está confirmado é que a Prefeituranão vai subsidiar nenhuma intervenção necessária no sistema para que ocorra unificação da bilhetagem. “Está claro no projeto que serão as próprias empresas que arcarão com os custos”, disse Elequicina.

Delegado ouve jovens acusados de depredação

O delegado Elivaldo Jácome, titular da 1ª Delegacia de Polícia e responsável pela investigação da ocupação na Câmara Municipal de Natal, começou a ouvir os 19 jovens acusados de terem promovido atos de depredação contra o patrimônio público. Na manhã de ontem, o delegado ouviu o bacharel em Direito, Dayvson Moura e, até quinta-feira, pretende ouvir os demais envolvidos no caso. O delgado também é responsável pela investigação de um possível crime de falsidade ideológica envolvendo membros do movimento Corpo Jurídico Voluntário (CJV). No último dia 15 de outubro, um grupo de aproximadamente 30 pessoas começou uma ocupação na Câmara de Vereadores de Natal que durou dez dias e deixou um rastro de sujeira e destruição. O presidente da Casa, vereador Albert Dickson, acionou a Justiça para desocupação do prédio. Com o intuito de manter o grupo no local, o CJV impetrou um pedido de Habeas Corpus preventivo no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para tanto, usou o nome de 19 pessoas. Segundo o CJV, as pessoas que constam no pedido não estavam acampadas na Câmara. “As pessoas envolvidas são inocentes e não tem nada a ver com a ocupação. Nós assinamos o

documento porque o objetivo do CJV é esse: prestar assessoria aos movimentos sociais”, disse Dayvson Moura. No entanto, para Albert Dickson, os jovens são culpados pelos prejuízos estimados em R$ 35 mil. “Vamos prestar os esclarecimentos sobre a depredação que a casa sofreu, os atos cometidos contra o patrimônio público e mostrar o orçamento do prejuízo que tivemos. Esperamos que os responsáveis paguem. Vamos dar o exemplo ao Brasil”, colocou.

Vamos prestar os esclarecimentos sobre a depredação que a casa sofreu, os atos cometidos contra o patrimônio público e mostrar o orçamento do prejuízo que tivemos. Esperamos que os responsáveis paguem” ALBERT DICKSON Presidente da Câmara Municipal


TEMPO HOJE

NO FACEBOOK

Máx.: 30ºC Mín.: 24ºC Céu parcialmente bublado.

Curta e compartilhe charge de Brum.

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 12h45 -2.0 Baixa-mar 06h09 -0.5 - 18h38 - 0.6

VEREADORA ELEIKA BEZERRA INTEGRA COMISSÃO QUE DIAGNOSTICOU PROBLEMAS NA REDE DE ENSINO • PÁGINA 08

NA TN ONLINE

Confira destaques do blog TN Concursos.

tribunadonorte.com.br

natal Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 12 de novembro de 2013

Editora: Rosa Lúcia Andrade [pautatn@tribunadonorte.com.br ]

Sesap vistoria posto de Ceará-Mirim « MAIS MÉDICOS » Visita técnica prevista no programa será feita no município de Ceará-Mirim, hoje,

para apurar denúncias de falta de estrutura, publicadas pela TRIBUNA DO NORTE, no último domingo coordenação do Programa Mais Médicos na secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza hoje uma visita técnica ao município de Ceará-Mirim. A Sesap vai apurar as denúncias feitas por dois médicos estrangeiros relatadas em reportagem da TRIBUNA DO NORTE de domingo (10). Pouco tempo após o início dos trabalhos, os profissionais convivem com problemas habituais da rede de assistência à saúde e já pensam em pedir transferência para outras cidades. A secretária de Saúde de Ceará-Mirim se defende e afirma que o Programa passa por um período de adaptação. De acordo com o coordenador do programa na Sesap, Hugo Mota, uma equipe de técnicos iniciou uma série de visitas aos municípios onde há profissionais em atividade. “As primeiras cidades visitadas foram Pau dos Ferros e Mossoró. Vamos visitar as outras”, disse. Hoje, os servidores chegam à Ceará-Mirim. Lá, segundo relato de dois médicos espanhóis, há problemas estruturais e de gestão que comprometem o atendimento dos pacientes. Os profissionais reclamam também que não receberam ajuda de custo necessária. “Vamos conversar com todos para saber o que está acontecendo. É preciso verificar se há algum problema no repasse de verba e como está a dinâmica de trabalho dos profissionais”, acrescentou Mota. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE mostrou a realidade do posto de saúde São Geraldo, no Centro de Ceará-Mirim. O prédio está deteriorado e faltam medicamentos básicos e outros insumos como luvas, esparadrapo e gaze. A titular da secretaria Municipal de Saúde de Ceará-Mirim, Maria Elaine Bezerra, reconhece a precariedade do posto. “A estrutura não é adequada”, disse. “Já tentamos alugar outro prédio, mas, naquela localidade, não há casas disponíveis”, completou. Maria Elaine informou ainda que o Município foi contemplado no programa Requalifica UBS, do Ministério

A

MAIS MÉDICOS Lançado pelo Governo Federal em julho passado, o Programa Mais Médicos conta com a aprovação de 84,3% da população, segundo pesquisa divulgada na última quinta-feira pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Apesar do apoio majoritário, o projeto do Governo Federal é alvo de críticas dos profissionais ligados ao programa. O Mais Médicos pretende, entre outros objetivos, catapultar cerca de 10 mil médicos para municípios do interior, distritos indígenas e periferias das grandes cidades do país. Para tanto, o Ministério da Saúde (MS) abre editais de convocação de profissionais brasileiros e estrangeiros. Atualmente, 3.664 profissionais estão atuando no programa. Destes, 819 são brasileiros e 2.845 têm outra nacionalidade.

www.tribunadonorte.com.br

FOTOS

Confira galeria de fotos mostrando a falta de estrutura da unidade de saúde de Ceará-Mirim

da Saúde (MS), e a construção de uma unidade básica de saúde está em processo de licitação. “Foi aprovado o repasse de 20% do valor necessário e estamos no meio do processo licitatório”, explicou. Sobre a acusação de que a secretaria não teria realizado os repasses referentes ao auxílio-moradia dos médicos estrangeiros, Maria Elaine rebateu afirmando que aguarda uma autorização da Câmara Municipal. “Os médicos sabem que estamos num processo de adaptação. Eles sabem que é necessário a autorização, através de Portaria, da Câmara dos Vereadores, para repassar os valores. Estamos trabalhando nesse sentido, mas vou conversar com eles”, disse. JÚNIOR SANTOS

Posto São Geraldo tem salas com infiltrações e mofo


6

natal

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

« ELIANA LIMA »

Anna Ruth Dantas (interina) - annaruth@tribunadonorte.com.br

“Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono” Mario Quintana JOAONETOTOFOS.COM

DESABOYA.COM

Duelo

O Zangão fez um rasante pela sede do PT no Barro Vermelho e constatou que o clima é de crise e grande. O PT de FM (Fernando Mineiro) não quer ouvir falar em aliança com PMDB levando a reboque o DEM. O PT de FB (Fátima Bezerra) coloca como prioridade única a candidatura ao Senado. Resumo: a eleição do diretório estadual apenas acentuou a crise no partido da estrela.

Negociação...

1 – Maternidade Em clima maternal, a arquiteta Cláudia Belém e a filha Betina

2 – Par Mateus Dores e Fernanda Patriota circulando juntinhos

3 – Noivos Na contagem regressiva para grande festa que marcará o casório, os lindinhos Rodrigo Peres e Ana Arcoverde

1

Nas mãos do secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, está a negociação para retomada (ou não) das cirurgias cardíacas pelo Sistema Único de Saúde. A Secretaria de Saúde divulgou, há mais de 20 dias, uma nota oficial afirmando que os contratos estavam sendo concluídos. Mas nada foi assinado e as cirurgias cardíacas eletivas estão suspensas por falta de contrato no Incor, Natal Hospital Center e Hospital do Coração.

4 – Casal CD

Em jantar bacana, o casal querido George e Larissa Gentili

2 AA

...frustrada...

Circula nas redes sociais uma informação que soa como desabafo de uma médica intensivista do Hospital Walfredo Gurgel. Como a empresa SAFRO, responsável pela higienização e nutrição do HWG, suspendeu os serviços, a unidade não está fornecendo alimento para os funcionários de plantão, de 12 ou 24 horas.

... reincidente...

A situação do Hospital Walfredo Gurgel continua dramática também em outro setor: na superlotação. Segundo o relato da médica, por falta de vagas na UTI e no Centro de Recuperação pósoperatório, o centro cirurgião foi, praticamente, interditado.

...com lotação

Ainda de acordo com o relato da médica intensivista, 26 pacientes aguardavam por uma vaga na UTI, no último sábado, no HWG.

Disputa...

A escolha do nome do futuro defensor público geral do RN é de livre iniciativa da governadora Rosalba Ciarlini. A lista que deveria ser trípli-

4

3 ce só deverá ter dois nomes. A candidata Joana Darc Bezerra já havia declarado que retiraria o nome dela da lista se não alcançasse a maioria dos votos. A primeira da lista é a atual Defensora, Jeane Karenina Santiago. Lembrando que na última lista tríplice que recebeu a governadora não escolheu o primeiro colocado. Foi na vaga de desembargador do TJ.

.. com tablet

Aliás, ontem dia da votação, um fato chamou atenção. Os defensores ganharam da Defensoria um mimo antes de votar: um tablet da Sansung.

Ego

Pelos lados do Seridó, qualquer faísca já se transforma em

uma grande fogueira. O prefeito de Jucurutu, George Queiroz, não gostou nada da governadora ter feito vista as obras da barragem de Oiticica sem comunicálo. Resultado, emitiu uma nota oficial sobre o assunto.

Duelo

No pequeno município de Lajes Pintada, o duelo pela Prefeitura, que será disputada em eleições suplementares, é entre duas mulheres. Preta Furtado, do PMDB. Luciana Gomes disputa pelo PP. Em comum entre as duas: o fato de ambas terem como principal apoiadores exprefeitos: o de Preta, é o marido, Jucier Furtado, o de Luciana, o prefeito cassado Nivaldo Alves.

Pesquisa

Pesquisa inédita na praça. O Sindicato da Indústria da Construção Civil divulgará hoje o “1º Relatório Trimestral da Pesquisa de Indicadores do Mercado Imobiliário de Natal e da Região Metropolitana”. Trata-se de pesquisa inédita com a participação de empresas que representam aproximadamente 90% do mercado imobiliário da região. No relatório serão apresentados o estoque de imóveis na região, quantidades vendidas no período, e os bairros com maior número de ofertas e vendas.

Led

O Armazém Pará está em fase de ampliação dos negócios. A empresa criou uma Divisão de Iluminação, responsável exclusivamente pela comercialização

de toda linha de produtos de led. As vendas são focadas nas grandes corporações, mas também no varejo. Os consultores do Pará, distribuídos pelas três lojas de Natal, estão passando por um intenso treinamento para melhor capacitá-los nas qualificações sobre o produto de led.

potiguar Marcelo Navarro, está com a agenda repleta de compromissos. O magistrado representa o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 no Seminário Franco-Brasileiro sobre Cooperação Judiciária em Matéria de Criminalidade ligada aos Grandes Tráficos, que será realizado hoje, em Brasília/DF. Semana passada, Marcelo Navarro foi o palestrante do evento sobre Direito eleitoral na 6th International Conference on the Training of the Judiciary, realizada nos Estados Unidos. Na ocasião, foi eleito membro do Comitê Executivo da International Organization for Judicial Training, que atua no aperfeiçoamento judicial e reúne dezenas de países.

Pele

No blog da Abelhinha entrevista com a dermatologista top Regina Jales, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O destaque: ainda é tempo de se preparar para o verão, os tratamentos são aliados.

« COLMEIA »

Fronteiras

Uma unidade hospitalar de Natal levou toda sua equipe para realizar mutirão no vizinho Estado da Paraíba. O Hospital da Visão de Natal realizou três dias de mutirão de cirurgia de catarata e p

Agenda lotada

O diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), desembargador federal

à Um novo conceito de música

ganhará forma e conteúdo hoje, 12, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. A SESI Big Band, formada por 20 músicos e conduzida pelo maestro português, Eugénio Graça, fará sua apresentação de abertura, com entrada gratuita, inspirada nos embalos das BigBands (Grandes Bandas) dos anos 20 e 50, com participação especial da cantora santista, Babi Mendes.

Ordem de serviço sai em dezembro « MERCADO » O prefeito Carlos Eduardo sinalizou ontem que as obras de reforma do Mercado Público das Rocas poderão ser retomadas ainda este ano. A reforma está parada há quatro anos s obras de reforma do Mercado das Rocas, parada há quatro anos, poderá ser retomada em breve. O prefeito anunciou ontem através da rede social Twitter, que até o dia 10 de dezembro será dada a ordem de serviço. O edital de licitação foi lan-

A

çado em outubro deste ano. O vencedor do processo licitatório será conhecido, segundo a prefeitura, no dia 25 de novembro. A proposta é que o novo mercado tenha 88 boxes, praça de alimentação e elevadores de acessibilidade. A prefeitura remanejou R$

2,216 milhões da Secretaria de Comunicação para o serviço e os outros R$ 842 mil são oriundos de recursos federais. A obra que deve ser iniciada ainda em dezembro e terá a duração de um ano será acima de R$ 3 milhões. A reforma é a retomada de

um projeto que estava paralisado e teve que ser refeito pelo executivo municipal. Os serviços de reforma das praças Irmão Vitória e do Pátio da Feira, que ficam na mesma região, já estão em andamento e a Praça do Por do Sol, em frente ao mercado do peixe, passará por um processo de ur-

banização. Além disso, a Prefeitura fará a construção de uma nova praça em frente ao Hospital dos Pescadores. Essa área será feita em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O projeto se encontra em processo de ordenamento e contempla a criação de

uma Indústria do Conhecimento - são unidades compostas por computadores, acesso à internet, biblioteca com acervo bibliográfico, dvdteca, cdteca, gibiteca. A unidade será mantida em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).


natal

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

7

Confea escolhe seus representantes « ELEIÇÃO » Cerca de 12 mil profissionais cadastrados no Crea no Rio Grande do Norte estão aptos a votar para

escolher representantes do Conselho Federal. Pleito no Estado ocorrerá em cinco municípios, das 9h às 19h ais de 12 mil profissionais registrados no Conselho Regional de engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) devem ir às urnas hoje para escolher o representante potiguar no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A eleição ocorre nas cidades de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Assu, Caicó e Currais Novos, das 9h às 19h. A expectativa é que no prazo de 24h após o término da votação, novo conselheiro federal seja conhecido. A cada ano o plenário do Confea é renovado em um terço de seus membros, seguindo legislação. Os conselheiros federais eleitos neste pleito sistema Confea/Crea vão representar quatros estados e grupos profissionais. Sendo o conselheiro de Goiás eleito para representar a modalidade “industrial”, de Pernambuco a modalidade “civil”, São Paulo a modalidade “elétrica”, e o Rio Grande do Norte a modalidade “agronomia”. Três engenheiros agrônomos concorrem à vaga: Mário Amorim, Auricélio Costa e Antônio Carlos Magalhães Alves. Os três candidatos consideram fundamental a participação de um representante do RN no Conselho Federal. “Fundamental para o fortalecimento da engenharia e agronomia potiguar já que são apenas 12 conselheiros federais para representar todos os estados brasileiros. A relação é de um conselheiro para cada 72 mil profissionais brasileiros”, destaca o titular da Chapa 1, Mário Amorim. Para Auricélio Costa, da Chapa 2, é uma oportunidade para buscar melhorias para o estado. “Estando lá, vamos defender as principais questões que digam que são de interesse do Rio Grande do Norte”, afirmou. Já para Antônio Carlos Magalhães Alves é importante tra-

M

balhar o profissional nacional. “Não existe falta de profissional no mercado brasileiro, existe a necessidade de se trabalhar a empregabilidade”. O último representante do RN no Confea, é o atual presidente do Crea RN, Modesto Santos, que atuou entre 2008 e 2010. A falta de representatividade permanente é consequência de uma legislação desatualizada. “A lei contempla apenas 15 regiões do país e data de 1966. Nessa época o Rio Grande do Norte não tinha Crea e assim permanece”, explica. Enquanto a lei não é atualizada – um projeto já tramita no Congresso Nacional – é feito um revezamento entre os estados que não são contemplados no texto original. “O conselheiro é um facilitador para a administração dos conselhos regionais. É importante. Não ter um, é como ter um governador sem bancada de senador e deputados para fazer articulação em Brasília”, relaciona. A função básica dos Creas é a fiscalização do exercício das profissões que lhes foram atribuídas por lei específica. Operacionalmente, isso é feito através de registros prévios e de fiscalização de atos ou empreendimentos, em visitas de agentes ou por outros meios. Além dos engenheiros (todas as modalidades) e dos gngenheiros agrônomos, estão vinculados aos Creas, os geólogos, geógrafos (bacharéis) oeteorologistas, bem como todos os técnicos de nível médio e tecnólogos desses grupos profissionais.

Informações

- A eleição ocorre hoje, das 9h às 19h, nas sedes e das inspetorias. Votam os profissionais registrados no Crea RN com anuidade em dia e paga até o dia 11 de outubro. ADRIANO ABREU

FOTOS: ALEX RÉGIS

Chapa 1

Mário Varela Amorim é engenheiro agrônomo e candidato a conselheiro federal. Suplente: Emmanoel Mateus Alves Costa Quais as suas principais propostas?

O exercício do mandato será pautado pelas demandas das entidades de classe em cima dos profissionais da engenharia, agronomia, meteorologia, geologia e tecnólogos do RN que estão vinculados ao Crea. Participar da discussão da política brasileira e da estrutura pública de rodovias, ferrovias, hidrovias e da estrutura da produção rural brasileira. Trabalhar para fortalecimento de acordos para presença de profissionais estrangeiros no Brasil. E, por fim, fortalecimento das atribuições dos profissionais vinculados ao CREA. Qual a importância da presença do RN no Confea?

Entendemos como fundamental para o fortalecimento da engenharia e agronomia potiguar já que são apenas 12 conselheiros federais para representar todos os estados. A relação é de um conselheiro para cada 72 mil profissionais brasileiros.

Chapa 2

Francisco Auricélio de Oliveira Costa é engenheiro agrônomo. Suplente: Silvana Patrícia Fernandes Soares

Chapa 3

Quais as suas principais propostas?

A modernização do sistema para dar melhores respostas à sociedade e também nas questões ligadas ao atendimento profissional é a nossa principal proposta. Por exemplo, os arquitetos saíram do Crea pela não resolução dos seus conflitos. Outra proposta é que a instituição e os profissionais se envolvam mais na grandes discussões da engenharia, saneamento básico, mobilidade urbana e a questão dos agrotóxicos. O que vemos hoje é a judicialização de muitas discussões por falta de termos um sistemas envolvido nessas questões. Por falta de interesse da sociedade e dos profissionais do sistema.

Quais as suas principais propostas?

Qual a importância da presença do RN no Confea?

É a maior possível. É uma representatividade importante e não podemos abrir mão. Devemos ter uma representatividade forte para poder defender os direitos e deveres dos nossos profissionais.

Fundamental. Estando lá, vamos defender as principais questões que digam que são de interesse do Rio Grande do Norte. Isso, independente da categoria profissional.

Antônio Carlos Magalhães Alves é engenheiro agrônomo. Suplente: Roberto Vieira Pordeus Trabalhar a empregabilidade dos profissionais do sistema Confea/Crea, principalmente com a entrada de profissionais estrangeiros. É trabalhar os nossos profissionais. Não existe falta de profissional no mercado brasileiro, existe a necessidade de se trabalhar a empregabilidade. Outra proposta é um compromisso com o ensino, através da interiorização do ensino, tanto para nível médio quanto nível superior. E, por fim, promover ampla discussão com bases para que possamos levar todos os anseios para o Confea e representar os profissionais da melhor possível. Qual a importância da presença do RN no Confea?

Abastecimento é retomado

« CAERN » Cinco municípios da região do Seridó tiveram abastecimento de água retomado. O fornecimento foi suspenso para reparo Caern comunicou ontem, que desde o sábado, o abastecimento de água foi retomado em cinco cidades da região Seridó. O fornecimento havia sido suspenso na última quarta (6) para que fosse feita a mudança do ponto de captação da adutora Serra de Santana na Barragem Armando Ribeiro

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves abastece cidades afetadas

Gonçalves. As cidades que voltaram a ter o sistema funcionando foram Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó. Comunidades rurais localizadas nesses municípios também voltaram ao normal, assim como as zonas rurais de Jucurutu, Cerro-Corá e Santana do Matos.

A empresa também informou que ontem a cidade de Jucurutu amanheceu com o sistema de abastecimento de água 100% restabelecido. A mudança do ponto de captação foi realizada após o rebaixamento do nível do manancial, ou seja, parte da bomba flutuante que leva a água à adutora che-

gou ao fundo da barragem. Com isso, segundo a Caern, foi preciso fazer a derivação para um novo ponto, a cerca de 700 metros da localização atual, em uma parte mais profunda da barragem, para permitir que o sistema de abastecimento funcione em melhores condições de atendimento à população.


8

natal

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

Falta o básico na rede municipal « EDUCAÇÃO » Um relatório feito por amostragem nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil

aponta que a estrutura está comprometida, faltando instalações adequadas e segurança para os alunos “Henrique Castriciano” reflete relatório

DAÍSA ALVES repórter

uadra, parque infantil, banheiro, cozinha, água para consumo, são requezitos básicos de uma escola, mas na rede municipal, em maior parte, compreende o status: inadequado, ou até, inexistente. A situação foi averiguada e documentada por vereadores de Natal, da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, que desde abril visitaram 30% das escolas e centros infantis municipais da cidade, e apresentaram ontem à tarde o relatório de estudo na Câmara Municipal de Vereadores. O estudo “Conhecer a Rede Municipal de Ensino de Natal”, avalia, por amostragem, a situação real da rede, com informações obtidas por visitas dos próprios vereadores da Comissão, composta por Eleika Bezerra, Ary Gomes, Amanda Gurgel, Júlia Arruda e Júnior Grafith. Foram sorteados 21 escolas e 20 centros municipais de educação infantil, compreendendo 30% do total de cada categoria, distribuídas nas quatro zonas da cidade, estabelecendo entre 8 a 9 unidades visitadas por cada um dos cinco vereadores da Comissão. Pela observação e entrevista nas unidades verificaram questões como atendimento, servidores, equipamentos de apoio, espaço físico, dimensão pedagógica e de gestão. O relatório será enviado à Secretaria de Educação Municipal e deverá nortear as proposições da Câmara Municipal quanto as questões de educação da cidade. Ao resultado da pesquisa, os requisitos estruturais de espaço físico e equipamentos de apoio saltaram à vista pelos números alarmantes. As condições básicas, como uma sala de aula, são preocupantes, visto o alto índice de deficiência. 50% das salas de aula dos Cmeis visitados foram consideradas inadequadas. Da sala para a cozinha o número aumenta, 75% das cozinhas dos centros também foram taxadas como inadequadas. Instalações elétricas e hidráulicas também preocupam. Tomando-se em consideração o ambiente designado para o acolhimento de crianças, é

Q

Raio X da rede municipal de Natal Dados obtidos do relatório da realidade dos Cmeis e escolas municipais: Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei's) Condições sanitárias do prédio

Condições da água consumida Adequado Inadequado Inexistente

15%

20%

5%

Inexistente

Adequado

35%

50%

Adequado Inadequado Inexistente Não respondeu

Condições elétricas do prédio

Inadequado

Adequado

30% 50% 15% 5%

Adequado Inadequado Inexistente

221 salas

52% Inadequado

Adequado

destaque a grande porcentagem de falta de áreas para esporte e recreação. 50% dos Cmeis que possuem parque infantis estão inadequados,enquanto 62% das Escolas não chegam nem a possuir um parque. Como solução, o investimento financeiro é visto como um dos principais pontos. Eleika Bezerra relatou três sugestões a serem colocadas formalmente ao legislativo: autonomia financeira das escolas, um estudo de custo por aluno e educação integral. Além da ampliação do orçamento. FOTOS: ALEX RÉGIS

43% 33% 24%

Salas de Aula

35% 65%

Adequado Inadequado

40% 60%

Adequado Inadequado

50% 50%

24% Adequado

63%

Inexistente

Quadra

Pátio Adequada Inadequada Inexistente

Salas de aula

Adequado

Inadequado

Adequada Inadequada Não respondeu

Inexistente

5%

33%

Adequada Inadequada Não respondeu

95%

Banheiros

Parque infantil

Inadequado

Condições sanitárias do prédio

52% 24% 24%

Adequado Inadequado

84%

Condições da água consumida

Inadequado

Adequado

511 turmas 16%

Não responderam

Adequado

40% 50 % 10%

Condições hidráulicas do prédio

19%

29%

45%

35% Cozinha

Pátio

21 escolas visitados

Escolas municipais

Quadra

Inexistente

Parque Infantil

55% 25% 20%

Condições hidráulicas do prédio

20%

Inadequado

Adequado

Condições elétricas do prédio

153 turmas

Inexistente

20%

60%

20 centros visitados 97 salas

36% 32% 32%

Adequada Inadequada Inexistente

76% Inadequado

Cozinha 29% 33% 38%

Inadequada Adequada

Banheiros 57% 43%

Inadequados Adequados

48% 52%

ADRIANO ABREU

Na Escola Henrique Castriciano falta o básico, como bebedouro. Uma garrafa serve os alunos

A Escola Municipal Henrique Castriciano, no bairro das Rocas, que abriga crianças até 5 anos e 11 meses, foi uma das visitadas pela Comissão. Na unidade a falta de infraestrutura rasteja pelo tempo. Em agosto, completou um ano que a quadra esportiva da escola está interditada pela Defesa Civil, desde que a cobertura solar desabou. Para os pequenos estudantes, resta apenas espaços de terra para brincadeiras, ainda com perigo. A grade que envolve a quadra também tem risco de queda. Por isso, as crianças são prejudicadas sem as aulas esportivas, por falta do espaço adequado. As salas de aula, tampouco, comportam as atividades que exigem espaço. A escola está nos seus limites, de quantidade de alunos, e suporte físico. Falta até equipamento para disponibilizar aos 370 alunos, o líquido mais básico para saúde humana, água. Na falta de bebedouros, há quase um ano, o serviço é improvisado com a disponibilização de água por um garrafão térmico. O relatório da Comissão de Educação também averigua situações semelhantes. Apenas 52% das Escolas da rede possuem condições adequadas de água consumida. Altair Gama, diretor da Escola, expõe outras defasagens estruturais. Frequentemente necessitam fazer serviços elétricos e hidráulicos, mas, para ele, o ideal seria uma reforma geral no prédio, ou mudança de local. “Queremos oferecer qualidade, mas a gente esbarra nas condições”, reclama. Mesmo com a atual situação, o diretor conta que a SEM tem solicitado que amplie o número de matriculas. As turmas que agregam 25 alunos, passariam para o número de 35 em cada sala. Um salto de 370 para quase 500 alunos na escola. “A gente não pode acolher um número maior do que comporta. Para essa demanda, ou muda o local ou amplia o espaço”, declara.

Obra gera engarrafamento « TRÂNSITO » Mudança na rede elétrica devido às obras de mobilidade

parou o trânsito na Prudente de Morais durante dia de ontem colocação de um poste de 24 metros, pesando cerca de 10 toneladas parou o trânsito na Prudente de Morais, em Lagoa Nova, na manhã e tarde de ontem, entre os cruzamentos da avenida Miguel Castro até a Rua Francisco B. de Oliveira. O poste foi colocado para sustentar a rede elétrica na região, já que nesta ou na próxima semana, sete postes já existentes no trecho serão retirados para construção do viaduto, dentro das obras de mobilidade urbana executadas pela Prefeitura de Natal. A previsão era de que às 6h30 começasse a operação. Além de um pneu furado no guindaste, o que interferiu no cronograma foi a falta de um documento que liberasse a instalação do poste. Os operários ficaram a manhã toda esperando os papéis de autorização, que só chegaram no início da tarde. A Prudente che-

A Colocação de poste só foi feita na parte da tarde

Motoristas enfrentaram engarrafamento no local

gou a ser interditada pelos fiscais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por volta das 11h, mas 30 minutos depois o tráfego foi liberado mais uma vez. A Semob decidiu interditar parcialmente a avenida. Os motoristas foram autorizados a passar pelo lado direito da via, enquanto que os guindastes tomavam o canteiro central. A pista foi totalmente interditada apenas na hora que o poste foi içado, para evitar possíveis acidentes. Toda a operação foi acompanhada pelo chefe da fiscalização da Semob, inspetor Carlos Eugênio. Os ônibus e veículos particulares que se deslocavam do Centro para a zona sul tinham a opção de entrar na avenida Miguel Castro e seguir o deslocamento pela avenida Jaguarari. Carros menores, segundo o inspetor Carlos Eugênio, também

tinham a opção de seguir pela rua São José. Também havia a opção de acessar o sistema viário da avenida Salgado Filho/BR-101. Essas rotas poderão ser usadas também na próxima operação envolvendo as obras de mobilidade urbana e a rede elétrica. Segundo Eugênio, um poste foi implantado ontem na região do entorno da Arena das Dunas porque sete postes já existentes serão retirados. As estruturas, que estão no trecho das proximidades rua Lima e Silva até a avenida Capitão-Mor Gouveia, ficam exatamente onde deve passar o viaduto a ser levantado no local. O poste colocado ontem servirá para suprir parte da demanda de energia elétrica na região. O restante da rede será formada por uma fiação subterrânea. “Quero ver se negociamos para fazer essa retirada no domingo, e também vamos tentar fazer

uma interdição parcial, que seria da Miguel Castro até a Raimundo Chaves”, adiantou o inspetor da Semob.

Avaliação

“Ainda aparece uns trafegando na contramão, perdidos, mas a grande maioria dos motoristas já se acostumou”, disse o inspetor Carlos Eugênio, referindo-se às vias interditadas desde o dia 21 de outubro. Quanto aos transtornos com engarrafamento, ele explica que a Avenida Salgado Filho é a que registra maior número de veículos desde então. “Pelo nível de obras que está acontecendo, os engarrafamentos até são normais. O problema é que a população está procurando só a Salgado Filho, por isso os engarrafamentos constantes ali”, explicou. Uma alternativa seria a Avenida Ruy Barbosa ou a Jaguarari.


CANAL ZAP

"Domingo Espetacular" exibiu matéria sobre o Rei do Camarote baseada em um falso texto PÁGINA 2

AUDIOVISUAL

HOJE NA TELINHA

Festival Goiamum encerra hoje inscrições para oficinas PÁGINA 3

Longa de John Huston sobre Sigmund Freud é destaque hoje no Clube do Filme da TV Cultura PÁGINA 2

CANTORA DE JAZZ BABI MENDES É CONVIDADA PARA ESTREIA DA SESI BIG BAND • PÁGINA 4

BLOG TOQUE

Livro revela as riquezas da estrada real

tribunadonorte.com.br/toque

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 12 de novembro de 2013

O cinema engajado de Santiago Zannou Diretor espanhol e revelação do Goya pelo filme ‘El Truco del Manco’ e ‘Alacrán Enamorado’, o cineasta e professor de cinema diz que o Brasil deve ter orgulho de sua diversidade cultural pois é nela que está a força motora. O diretor fará oficina de dois dias, no Museu de Cultura Popular, onde mostrará experiências de realização de curtas de baixo orçamento ALEX RÉGIS

YUNO SILVA Repórter

E

m Pindorama, o cineasta espanhol Santiago Zannou circula despercebido; é só mais um no meio da multidão de mulatos, caboclos e cafuzos. Aos 36 anos de idade, poucas foram as vezes que saiu para passear sem ser apontado como ‘diferente’: filho de imigrante africano com uma espanhola, é visto como branco na África e negro na Europa. Em Natal desde o dia 5 de novembro, como diretor convidado do Cine Natal no seminário “E por falar em cinema...” promovido pela Fundação Capitania das Artes semana passada, Zannou aproveita sua primeira visita ao Brasil para conhecer um pouco mais sobre a Cultura que brota em solo potiguar – não, ele não esticou por conta própria sua estadia por causa das praias ou das dunas, quer conhecer pessoas, ouvir histórias e trocar ideias; coisa de cineasta engajado. Antes de fazer o caminho de volta, rumo ao Velho Mundo no próximo sábado (16), Santiago Zannou ministra oficina gratuita sobre curta-metragem nas manhãs desta quarta (13) e quinta-feira (14) no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, Ribeira. A oficina é gratuita e os interessados em participar podem se inscrever na Funcarte ou através do e-mail cinenatalfuncarte@gmail.com. Realizador de longas, curtas e documentários, professor de Cinema na Universidade de Barcelona há dez anos e vencedor na categoria Diretor Revelação do Prêmio Goya (o Oscar espanhol) em 2008 com o filme “El truco del manco”, Zannou tem seu nome vinculado a produções “mestiças”, politicamente engajadas e socialmente comprometidas com as minorias. Atualmente está em fase de divulgação de seu segundo longa-metragem de ficção, “Alacrán Enamorado”, filme baseado em romance do escritor Carlos Bardem, irmão do astro espanhol Javier Bardem (“Onde os fracos não tem vez”), que inclusive faz um papel secundário na película como um ideólogo neonazista. Seu próximo trabalho, ainda na fase pré-produção e escolha do elenco, já tem confirmado o ator Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis, Senhores do Crime, 28 dias). O diretor espanhol conver-

sou com o VIVER sobre indústria do cinema, incentivo público, crise na Europa, preconceito e a importância da diversidade cultural.

ì QUEM Santiago Zannou, 36, é cineasta e professor de cinema na Espanha. Ganhou o Prêmio Goya na categoria Diretor Revelação pelo longa “El Truco del Manco” em 2008. Seu filme mais recente, “Alacrán Enamorado”, traz no elenco o premiado ator Javier Bardem. Em Natal, participou do debate “Na mesma direção: O cinema ibero-americano e seus contadores de histórias”, dentro do seminário Cine Natal

Qual a impressão que você leva de Natal, das pessoas daqui, do pouco que conheceu?

Essa é minha primeira vez no Brasil, já estive outras vezes na América Latina, e antes de mais nada é importante dizer que cada país tem sua personalidade. Temos que falar desse continente como um grande conjunto de culturas variadas. Aqui em Natal, percebi que há um movimento cultural em construção. Vi pessoas com gana, interesse e, sobretudo, com inquietude. Do pouco que conheci, vejo que a cidade está aberta para intercâmbios, para absorver conhecimento e construir sua identidade.

SERVIÇO Oficina gratuita de curtametragem com Santiago Zannou. Quarta e quintafeira, das 8h30 às 12h30, no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. Inscrições na sede da Funcarte ou através do e-mail cinenatalfuncarte@gmail .com.

Há como traçar um paralelo entre o cinema Latino-americano e o espanhol?

De modo geral não temos como comparar, mas é importante ressaltar as crescentes co-produções entre realizadores espanhóis e latino-americanos. Em comum, está a necessidade de haver um apoio maior do Governo para a circulação e exibição dos filmes nacionais. Películas feitas na Espanha, em Portugal, no Brasil, na Argentina, no Chile... contam histórias mais próximas da nossa realidade, por isso devese proteger um pouco mais de dar visibilidade a essa produção.

Seus filmes têm dinheiro público?

Têm sim, e fico feliz por isso; é uma responsabilidade a mais saber que estamos produzindo com dinheiro público. Quero que os espectadores vejam meus filmes e percebam que represento uma parte da sociedade na tela, que isso gere orgulho e sirva como referência. Essa é uma das minhas missões como cineasta. Cinema militante, engajado, independente do nome, vejo na dificuldade o combustível para ser criativo. Sente preconceito no seu país por ser negro e cineasta?

Primeiramente, quando soube que viria para o Brasil, pensei que pela primeira vez vou caminhar sem me sentir diferente. A Espanha é um país racista, muito difícil um negro servir de referência para as pessoas se sentirem orgulhosas. Aqui vejo as crianças daqui dizendo “quero ser como esse escritor ou aquele jogador de futebol”, e pensar em chegar a presidência, independente da cor, da raça. Na Espanha isso não existe. Por ignorância pensam que você não pode ser igual aos demais. Falta uma compreensão maior do que significa mestiçagem. E você se sente responsável em colaborar com a mudança desse olhar?

E quanto ao cinema brasileiro?

Durante o seminário aqui em Natal tive o privilégio de conhecer um diretor pernambucano (Cláudio Assis). Sem dúvida uma das coisas que levo na bagagem é o atrevimento do filme “Febre do Rato”, uma produção ousada, politizada, original, que muitos diretores da Espanha precisam ver, principalmente os mais jovens. Vivemos uma grande crise de valores, de identidade, e esse filme tem a capacidade de despertar uma consciência. A diferença entre o cinema brasileiro e o espanhol está no medo que temos da crise. Nas crises é que devemos ser ainda mais criativos, não ter medo de reivindicar e lutar. A diversidade cultural brasileira deve ser vista como motivo de orgulho, é ela que driblou todas as crises que o país já enfrentou.

tante, que gera emprego.

Cinema é uma indústria cara em qualquer lugar do mundo. Na Espanha também há subsídio público?

Diretores sempre tiveram problemas para finalizar seus filmes. Na Espanha também temos subvenção do Governo, mas uma coisa que precisa ser revista quando se utiliza dinheiro público é a impressão de que só serve para se produzir alguma coisa

física. Mesmo considerando o cinema uma indústria, o lado emocional é muito mais importante. Então, assim como a pesca e a agricultura, a Cultura também precisa de atenção. É um trabalho, somos muitos, movimenta toda uma cadeia de profissionais, e é preciso explicar ao povo, ao políticos, que a Cultura é necessária, que é uma indústria impor-

Uma das coisas que levo na bagagem é o atrevimento do filme ‘Febre do Rato’, uma produção ousada, politizada, original, que muitos diretores da Espanha precisam ver, principalmente os mais jovens”

Sim, é o que me motiva a trabalhar em cinema. Como creio que um outro mundo é possível, levo isso para o meu trabalho por trás das câmeras. Meus filmes são mestiços, misturo atores profissionais com não profissionais; gente de diferentes raças e ideologias políticas, ao ponto de montar uma equipe técnica metade de Barcelona e metade de Madri. O que pretende ensinar durante sua oficina?

Técnicas de produção de curtas que desenvolvi como professor, funciona para quem está interessado em contar suas histórias sem precisar sofrer com um papel em branco na hora de escrever um roteiro. Minha orientação é para que as pessoas construam uma história se divertindo. É o mínimo. Entre outras coisas, o método traz coisas básicas como fazer um roteiro e uma edição enxuta, rápida.


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR LUIZA DANTAS/CZN

Novos tempos

Caça-talentos

Do estrangeiro

Nos últimos anos, a televisão vem passando por alguns ajustes. Recentemente, o veículo está se aproximando cada vez mais da estética do cinema. Por isso, esse novo processo de produção chama a atenção de diversos atores. Após atuar com esquema de cinema em “Rei Davi’’, Renata Dominguez experimentou uma nova forma de trabalho. Não foi à toa que o convite para participar do especial de fim de ano da Record, “Casamento Blindado’’, atraiu a atriz, perfeccionista com seu trabalho. “É outro tempo para compor o personagem. O processo é mais rico. Novela é muito texto e essa pressa, às vezes, me frustra. Tenho maior prazer em seguir essa linha de cinema”, afirma. Na história, ela dará vida à sensível Clarinha, que interrompeu a carreira e os estudos para cuidar do irmão mais novo. Ao perceber que ele cresceu e está prestes a casar, a personagem sofre com a sensação de perda. “É síndrome do ninho vazio. É algo muito atual e interessante para se discutir”, valoriza a atriz, que

A Globo trabalha para renovar seu elenco de diretores, editores, autores e produtores. A emissora criou um setor para analisar novos talentos espalhados pelo país. Uma equipe é encarregada de observar jovens profissionais que estejam chamando a atenção em diferentes áreas. Uma série de relatórios são feitos e encaminhados para a diretoria da emissora para avaliações. A ideia é buscar novos talentos para dar um frescor e renovar a programação da Globo.

De folga da tevê desde o fim de “Máscaras”, Nicola Siri irá voltar ao ar no especial de fim de ano “Tá Tudo em Casa”, o antigo “Coisas de Casal”, da Record. Na história, ele dará vida a Joe, um empresário de jogador de basquete americano. A produção é assinada por Letícia Dornelles e dirigida por Edgar Miranda, que assumiu os trabalhos da trama de Lauro César Muniz após a saída de Ignácio Coqueiro.

Sem sair do lugar

No sorriso

A estreia do “Domingo da Gente” não marcou índices expressivos para a Record. O programa atingiu média de 5 pontos e ficou no terceiro lugar na audiência. A produção foi ao ar sob o comando de Adriane Galisteu. No próximo domingo, será a vez de Ticiane Pinheiro conduzir os trabalhos. Os números do programa especial se igualaram aos desenhos e ao “Tudo a Ver”, que eram exibidos no mesmo horário.

Após uma breve participação no primeiro capítulo de “Amor à Vida”, Gabriela Duarte voltará à tevê na segunda temporada de “Junto & Misturado”. Esta é a primeira vez que a atriz integra o elenco fixo de um programa de humor da Globo. Gabriela já fez participações em produções como “Casos e Casos”, “Dicas de Um Sedutor” e “A Turma do Didi”. O humorístico irá ao ar assim que a exibição dos quatro episódios inéditos de “Sai de Baixo”, aos domingos, chegar ao fim.

volta a trabalhar com humor. “Adorei esse tom leve do texto. Venho de uma linha de papéis muito dramáticos”, completa. Baseado no livro homônimo de Renato e Cristiane Cardoso, a produção será inteiramente

gravada em São Paulo. Equipe e elenco já se encontram na cidade para a realização das primeiras sequências. “Estou lendo o livro e assistindo a filmes sobre casais. E pesquisei bastante sobre essa síndrome”, explica.

« NOVELAS »

Márcia diz a Félix que lembrou dele no bar onde Paloma teve Paulinha

Malhação Globo 17:30 Bernadete cozinha angu para Caetano. A família comenta o suposto clima entre Martin e Meg. Claudio, pai de Sidney, o procura na escola. Sofia coloca um maço de cigarros na bolsa de Meg. Antônio mostra uma queimadura em seu corpo e insinua para Anita que Hernandez o agrediu.

Chiquititas SBT, 20:30 Junior deixa cair a caixa da aliança de Carol no pátio e Pipoca a pega. Carol vai ao pátio procurar Junior e acha a aliança no chão. Junior pede Carol em casamento. No orfanato, Mosca se depara com Mili ensaiando sozinha. O garoto questiona o motivo, e lhe propõe ajuda.

Joia Rara Globo 18:00 Amélia vai à mansão buscar Pérola, mas Franz decide que a filha passará a noite com ele. Amélia diz a Silveira que quer impedir legalmente que Ernest veja Pérola. Ernest recebe um bilhete anônimo avisando do namoro de Hilda e Toni.

Amor à vida Globo 21:00 Márcia diz a Félix que lembrou dele no bar onde Paloma teve Paulinha. Aline se insinua para Bruno. Félix exige que Jacques se afaste de Pilar. Niko agradece Félix por ter exigido que Eron pagasse a conta do hospital. Ninho e Aline trocam olhares.

Além do Horizonte Globo 19:00 Lili se desespera e presta socorro a William. Marlon conta para Paulinha sobre sua tia Tereza. Lili vê um cartão da livraria que Rafa frequenta cair de um livro de seu pai. Marlon, Paulinha e Joana se deparam com uma onça. Paulinha engana Joana e faz a onça correr atrás dela. Lili e William se beijam.

Pecado Mortal Record 22:30 Picasso suborna Donana. Patrícia pede para que Michele use sua influência para prender Picasso. Patrícia intima Monet. Laura pede ajuda a Otávio para falar com Gui. Otávio conta para Carlão que ele é casado e tem dois filhos. Carlão não reconhece Patrícia.

★ ★ ★ MATO SEM CACHORRO (12 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 14h20 (sáb e dom) e 21h30 Deco (Bruno Gagliasso) e Zoé (Leandra Leal) se conheceram quando ele quase atropelou Guto, um cachorro que desmaia toda vez que fica animado. Mas depois de um relacionamento de dois anos, Deco leva um pé na bunda de Zoé, que fica com Guto e de sobra arruma um novo namorado. Deco, revoltado, tentará tomar as rédeas da situação e com a ajuda do primo Leléo (Danilo Gentili) pegar o cachorro do casal de volta. Direção: Pedro Amorim ★ ★ ★ SERRA PELADA (14 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 16h50 e 19h20. Os amigos Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade) deixam São Paulo em busca do sonho do ouro. O ano é 1980. Os dois chegam à Floresta Amazônica, como tantos outros milhares de homens, repletos de sonhos e ilusões. Mas a vida no garimpo muda tudo. A obsessão pela riqueza e pelo poder os destrói. Juliano se torna um gangster. Joaquim deixa todos os seus valores para trás. Uma história sobre a febre do ouro, sobre ganância e violência. Sobre uma grande amizade e seu fim. Com Wagner Moura, Sophie Charlotte e Matheus Nachtergaele no elenco. Direção: Heitor Dhalia

★★★ TÁ CHOVENDO HAMBURGUER 2 (Livre, dublado) Moviecom 3. Sessões 14h35 e 19h10 / Cinemark 5. Sessões 12h (exceto sex) e 14h10 Após a desastrosa tempestade de comida no primeiro filme, Flint e seus amigos são obrigados a deixar a cidade de Boca Grande. Sem saída, ele aceita o convite de seu ídolo, Chester V, e junta-se à The Live Corp Company, que reúne os melhores inventores do mundo. Direção: Cody Cameron e Kris Pearn ★ ★ ★ ★ ★ GRAVIDADE (12 anos, legendado) Moviecom 3. Sessões 16h40 e 21h20 A Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) parte para sua primeira missão espacial, com o astronauta veterano Matt Kowalsky (George Clooney). Mas, durante um passeio espacial, aparentemente rotineiro, ocorre um acidente. A nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky completamente sozinhos, dependendo um do outro em um ambiente de total escuridão. O silêncio ensurdecedor confirma que eles perderam qualquer ligação com a Terra… e qualquer chance de resgate. Conforme o medo vai se tornando pânico, o oxigênio que resta vai sendo consumido desesperadamente. E, provavelmente, o único jeito de ir para casa seja encarar a imensidão assustadora do espaço. Direção: Alfonso Cuarón ★ ★ ★ ★ THOR 2: O MUNDO SOMBRIO (10 anos, dublado e legendado) Moviecom 4. Sessões (leg) 14h10, 16h30, 18h50 e 21h10 / Moviecom 6. Sessões (3D) (dub) 14h50, 17h10 e 19h30 / Moviecom 6. Sessões (3D) (leg) 21h50 / Cinemark 2. Sessões (3D) (leg) 11h (exceto sex), 13h30, 16h10, 18h50, 21h30 e 0h10 (sáb) / Cinemark 4. Sessões (leg) 13h, 15h40, 18h20, 21h e

Episódio inédito de The Walking Dead Fox, 21h30 A quarta temporada está cheia de desafios e inimigos inesperados, que colocam pressão sobre Rick e o grupo. A pergunta que se faz é, se estes acontecimentos poderiam ser o ponto de ruptura da prisão e dos sobreviventes? Em “Internment”, a vida dos moradores corre risco quando a prisão é novamente atacada. Para quem não acompanhou o episódio 4, o grupo sai em busca de suprimentos e remédios para tratar da gripe. Rick resolve banir Carol, após ela ter confessado o assassinato de dois doentes.

Astral perfeito para você encarar um desafio com energia redobrada. Esperança e conexão com as pessoas envolvidas em empreendimento são os quesitos essenciais. Crescimento emocional, percepção de horizontes e novas possibilidades.

Touro 21/04 a 20/05 Vênus e Plutão fornecem magnetismo e persistência em assuntos afetivos, especialmente amorosos. Filhos e fertilidade em geral são temas em destaque. Para ajudar você, a sorte de Júpiter e do Sol na forma de ótimos parceiros que chegam!

Gêmeos 21/05 a 20/06 Mercúrio e Netuno inspiram, e finalmente agora pode ser que uma tarefa que vinha se arrastando chegue a conclusão. Prosperidade de talentos e uma entrada boa de recursos também estão no programa astral. Autoconfiança no amor.

Câncer 21/06 a 21/07 Que dia lindo para você curtir! Por meio da emoção e de uma sintonia apurada com os sentimentos de pessoas amigas, segue protegido e bem aceito. As circunstâncias ajudam e seu faro está perfeito. No amor, mais acolhida e suporte.

A falta de apuração do “Domingo Espetacular”. O programa exibiu uma matéria sobre o Rei do Camarote baseada em um falso texto de um site de humor. O erro é uma clara evidência da falta de atenção da produção do jornalístico. ★★★

Nesta terça, “A Liga” mostra as diferentes festas que ocorrem pelo Brasil, como a Oktoberfest. ★★★

Hoje, em “Chiquititas”, Júnior pede Carol em casamento. ★★★

Em ‘’Pé na Cova’’, Darlene surpreende e anuncia que vai casar nesta terça. ★★★

Hoje, em “Tapas & Beijos’’, Fátima descobre que a primeira vez de PC foi com Sueli.

23h40 (sáb) / Cinemark 6. Sessões (3D) (dub) 12h30, 15h10, 17h50, 20h30 e 23h10 (sáb) Thor (Chris Hemsworth) luta para salvar a Terra e os Nove Reinos de um inimigo sombrio, mas uma antiga raça liderada pelo vingativo Malekith (Christopher Eccleston) retorna para levar o universo de volta às trevas. Enfrentando um inimigo que nem mesmo Odin (Anthony Hopkins) e Asgard são capazes de derrotar, Thor embarcará em sua jornada mais perigosa e pessoal que o reunirá Jane Foster (Natalie Portman) e o forçará a sacrificar tudo para salvar a humanidade. Direção: Alan Taylor l BONS DE BICO (Livre, dublado) Moviecom 5. Sessões 15h, 17h, 19h05 e 21h05 / Cinemark 7. Sessões 10h50 (exceto sex), 13h10, 15h20, 17h40 e 20h Jake e Reggie são dois perus com grandes diferenças e poucas afinidades. Mas o destino unirá essas duas figuraças, quando eles terão que viajar no tempo juntos para mudar os rumos da história e fazer o impossível: impedir que os perus se tornem o prato tradicional do Natal. Direção: Jimmy Hayward ★ ★ ★ MEU PASSADO ME CONDENA (12 anos, nacional) Moviecom 7. Sessões 16h, 18h15 e 20h30 / Cinemark 1. Sessões 11h20 (exceto sex), 14h, 16h30, 19h10 e 21h50 / Cinemark 3. Sessões 12h20, 15h, 17h20, 19h40 e 22h Com apenas um mês de namoro Fábio e Miá resolvem se casar e passar a lua de mel em um cruzeiro até a Europa. O problema é que na viagem eles encontram seus respectivos ex-namorados, Julia e Tiago, agora casados e também em lua de mel. Direção: Júlia Rezende

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

Áries 21/03 a 20/04

Foi mal

« CINEMA »

Amélia vai à mansão buscar Pérola

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO »

A volta de Adriane Galisteu à tevê no “Domingo da Gente”. A loura tem um carisma natural e sabe como conduzir um programa sem muitas enrolações.

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

l CAPITÃO PHILLIPS (14 anos, legendado) Moviecom 1. Sessões 13h40 (sáb e dom), 16h20, 19h e 21h40 / Cinemark 5. Sessões 16h20, 19h30 e 22h20. Baseado na história real do capitão Richard Phillips (Tom Hanks), que aceita ser tomado como refém por piratas somalianos em troca da liberdade da sua tripulação. Direção: Paul Greengrass

Homenagem ao cinema de Jorge Dória Canal Brasil, 16h e 18h O Canal Brasil presta uma homenagem ao ator e comediante Jorge Dória, falecido na quarta-feira (06), aos 92 anos. Será exibida uma sessão dupla que marca a irreverência e talento do artista nos longas: “Teu Tua” (1979), de Domingos Oliveira, às 16h; e “O Beijo” (1963), de Flávio Tambellini, às 18h. Devido à programação especial, saem da programação hoje El Parlante Amarillo e A Paixão de Jacobina.

Foi bem

Freud Além da Alma Tv Cultura, 23h Biografia romanceada do pai da psicanálise, dirigida por John Huston, mostra os casos mais célebres de Sigmund Freud e seu envolvimento com os pacientes. Demonstra a história da elaboração da teoria psicanalítica, que procura explicar nossa constituição psíquica. Reconstroi a vivência e as descobertas de seu criador. O diretor mostra como as teorias freudianas esboçam a própria vida de um dos maiores gênios da Humanidade. Com Fernand Ledoux, Lary Parks, Montgomery Clift.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br

A segunda parte do bate-papo com Fagner Tv Brasil/TVU, 22h Convidado do programa Arte do Artista da semana passada, o cantor e compositor Fagner retoma a conversa com Aderbal Freire-Filho. O músico lembra diversos casos desses mais de 40 anos de amizade com o apresentador que é seu conterrâneo. Fagner também canta sucessos como “Rainha da Vida” e “Boa noite, amor”. Entre uma canção e outra, o artista comenta sobre as músicas para poemas de Cecília Meirelles e Florbela Espanca. Fagner recorda ainda as parcerias com Vinicius e Ferreira Gullar.

Episódios inéditos de Brasil no Prato Bem Simples, 21h15 Carla Pernambuco convida todo mundo para atacar a geladeira no meio da madrugada. E ensina a transformar as sobras em um prato reconfortante, que vai assolar a fome dos notívagos. O programa ainda reserva um passeio pela noite de São Paulo, a cidade que nunca dorme, e revela lugares que fazem sucesso na madrugada paulistana. Já em Risoto Rico, Risoto Pobre: ela vai mergulhar nos aromas de Recife, ensina um Arroz de Polvo e o famoso Bolo Luís Felipe.

Poder da fé em causas, ideias e filosofias em destaque. LUA CHEIA em Touro: 17/11 Leão 22/07 a 22/08 Sol e Júpiter formam ângulo positivo perfeito hoje, amparados pela Lua, que simboliza o emocional coletivo, no artístico e inspirado Peixes. Recursos ou valores prometidos enfim chegam, e você tem ótimas notícias também no campo afetivo.

Virgem 23/08 a 22/09 Apoiado em energia aplicada a fins concretos, a fim de mais ação e menos teoria, você tem o apoio de alguém poderoso, e portas serão abertas. Campos privilegiados: publicações, aulas, cursos, viagens, espiritualidade. Vá por aí e seja feliz.

Libra 23/09 a 22/10 Refinamento e perícia levam você a funções mais artísticas, talvez no campo visual e ligadas a atividades de trabalho. Receberá convite para um trabalho, interessante. Dinheiro e finanças em alta, notícia boa na área. Reconhecimento social.

Escorpião 23/10 21/11 Vênus e Plutão em seu signo cada vez mais unidos somam foco com sedução, mas tome cuidado com quem você seduz! Marte e Saturno evocam início de atividades de longo prazo, ligadas a trabalho. Sol, Júpiter e Lua protegem seus filhos.

Sagitário 22/11 a 21/12 Seu regente, Júpiter, completa hoje um lindo aspecto com Sol, prodigalizando o entendimento, a capacidade de síntese e aspirações maiores. Você terá o apoio de alguém próximo para realizar um sonho. Sorte, em todos os campos!

Capricórnio 22/12 a 20/01 Talvez você esteja arriscando alto, mas ainda tem o controle da situação. Planejamento e observação atenta são exigidos agora, não vá perder o equilíbrio! Um papo esclarecedor com alguém que consultar trará luz e paz ao seu coração.

Aquário 21/01 a 19/02 Esta é a época em que as experimentações e as atitudes de vanguarda devem esperar, pois a atitude geral anda renitente, conservadora e com medo do novo. Reserve e concentre suas energias para batalhas futuras. Amor em alta!

Peixes 20/02 a 20/03 A Lua em seu signo entra em contato com Sol e Júpiter, favorecendo vitória em competições, abundância de intuição e bom julgamento. Destaque social e profissional. Expanda seu caminho, ele está mais fácil para você.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

viver EXTRA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

3

ZÉ TAKAHASHI | AG. FOTOSITE

Nova loja

Como vocês já devem ter visto, a nossa Glam Verão traz uma reportagem especial do evento Alagoas Trend House onde o styling Weuquens Queiros produziu um ensaio maravilhoso enfocando os talentos da terra. Por isso, acontece hoje às 17h, no restaurante Lopana, na praia de Ponta Verde o lançamento da nossa revista.

A Rio Center abriu suas portas do Natal Shopping no último dia 07, em cerimônia aberta ao público, sob as bênçãos de padre Zé Mário marcando o início da 3ª geração a administrar a empresa. E olha, a loja está lindíssima toda projetada pelo arquiteto carioca, Sérgio Lousada. Em suas arras encontramos muitas novidades com produtos para atender toda a família. Vale a pena conferir.

A empresária e arquiteta Ysnara Almeida recebe hoje imprensa e convidados a partir das 17h, em sua loja artefacto home.D, para conferir a exposição da designers de joias, Rosa Leal. Na ocasião ela irá expor suas peças para a Castro&Co. sob a presença da Blogueira Juliana Flor. Outra presença confirmada no evento é do cantor e ator Dado Dolabella que irá fazer uma participação super especial. Imperdível!

Chegando Ampliando o seu mix de lojas, o Norte Shopping recebeu no último dia 06 a marca potiguar On Line. Por lá, também foram inauguradas as lojas Lupalupa, Euro Relógios e Alecrim Presentes. E estão previstas para o próximo mês as inaugurações das lojas Hering, Sant’Apollinari e a rede de cinema Cinépolis.

Misses No último sábado, dia 9 de novembro, aconteceu pela primeira vez em Moscou, na Rússia o concurso Miss Universo. Nesta edição de 2013 a venezuelana Gabriela Isler levou a coroa de diamantes. A Miss Brasil, Jakelyne de Oliveira, até que chegou longe demais, ela terminou em quinto lugar que cá pra nós foi uma ótima colocação para o nosso País, tendo em vista que nos últimos três anos sempre vem figurando o top 05. Entre os jurados, destaque para cantor Steven Tyler, vocalista da banda de rock Aerosmith.

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

Joia rara

George Azevedo

Glam Alagoas

Congresso

Os irmãos Flávia, Bruno e Mariana formam a nova geração da Rio Center

Luz na passarela: Danielle Winits, Tito Bessa e Thiago Fragoso encerrando o desfile da TNG DIVULGAÇÃO

Moda Mal chegou ao fim a 24ª edição do Fashion Rio no último sábado, 09, onde foram apresentadas as novidades para o Inverno 2014 e a galera já está com a temporada de Verão 2015 marcada. O calendário oficial da moda brasileira tem início com o São Paulo Fashion Week entre os dias 31 de março e 04 de abril. Em seguida, é a vez do Fashion Rio que acontecerá entre os dias 08 e 12 de abril. E olha, a terceira edição do Salão Bossa Nova Moda e Negócios, resultado da união dos eventos Fashion Business e Rio-à-Porter, será realizada de 08 a 11 abril.

Voleibol O super interiorano de voleibol agitou o final de semana de Afonso Bezerra, lotando o ginásio da cidade. No masculino e feminino

foram às equipes de Carnaubais que se consagrou campeã. O evento, promovido pela Federação NorteRiograndense de Voleibol - FNV terá agora duas etapas simultâneas, a Etapa da Região Oeste será disputada na cidade de Mossoró e a Etapa da Região Agreste | Trairi que acontecerá na cidade de São Paulo do Potengi, ambas entre os dias de 22 a 24 de novembro.

« ARTIGO »

« AUDIOVISUAL »

Poema, letra e canção no FLIN

Goiamum encerra hoje inscrições para oficinas

LÍVIO OLIVEIRA procurador federal e escritor livioliveira@yahoo.com.br

P

retendia falar hoje sobre o tema “Literatura e Erotismo” que me foi proposto para debater por ocasião do Festival Literário de Natal – FLIN – encerrado no sábado passado de maneira apoteótica na nossa combalida, porém ainda esperançosa, Capital. Ocorre que colhi no ar a existência de um fio condutor temático dominante no FLIN e que, consciente ou inconscientemente eleito, permeou os quatro dias do importante evento. Falo da discussão acerca do assunto implícito ou explícito das diferenças e semelhanças, encontros e desencontros entre o poema, a letra e a canção. Desde o emocionante batepapo e recital da cantora (e agora escritora) Marina Lima com seu irmão filósofo, escritor, poeta e compositor Antonio Cicero, na quarta-feira de inauguração do festival, passando pela aulaespetáculo de José Miguel Wisnik acerca da obra de Vinicius de Moraes na quinta (com auxílio luxuosíssimo de Vânia Bastos e meramente razoável de Gereba), chegou-se ao apogeu do evento e do debate decisivamente central na mesa capitaneada de forma inédita pelo próprio presidente da FUNCARTE, Dácio Galvão (aliás, esse foi um acontecimento repleto de felizes ineditismos), contando com o múltiplo artista Caetano Veloso no epicentro das atenções, coadjuvado pelo valoroso, competente poeta e dublê de tiete Eucanaã Ferraz. A mesa de Caetano levava justamente o título “A poesia na canção, a canção na poesia” e fecharia acertadamente a temática que predominara no evento. Se eu já tinha um pensamento amadurecido no sentido de que o poema produzido para o suporte livro é coisa translucidamente distinta da letra produzida para um fundo artístico cha-

Colhi no ar a existência de um fio condutor no FLIN: a discussão sobre as diferenças e semelhanças entre o poema, a letra e a canção”

A melodia, a harmonia, o ritmo, enfim a estrutura da canção é o que se faz guia para as palavras” mado canção, agora já não possuo mais qualquer dúvida acerca disso. As posições abalizadas de gente do nível de um Antonio Cicero, de um Wisnik e de um Caetano Veloso (“não creio em diferenças, mas que existem...existem”) reforçaram isto. Acredito que nenhum debatedor recalcitrante – mesmo desses que exigem semelhanças radicais e correspondências descabidas entre os gêneros poema e letra – ficou com essa equivoca-

da convicção após ter ouvido essas três figuras que têm um bocado de estrada nesse ofício do poema, da letra e da canção. Ressalvo que não sei se Naná Vasconcelos e Lui Coimbra chegaram a discutir o tema. Não consegui vê-los e ouvi-los em ação no evento. Ora, evidencia-se que o poema possui estrutura e espírito diferentes da letra de música. A letra pode até ser coincidentemente um poema (basta lembrar que Tom Jobim musicou um ou outro dos sonetos de Vinicius sem mudar uma palavra, por isso mesmo com uma dificuldade danada), mas não sofrerá jamais dessa exigência. Isso não é lei para a canção, que é fundo e é “moldura” e é um terceiro gênero autônomo. Uma vez tive a confirmação disso vindo à realidade de maneira inquestionável quando fiz letras para o CD Cineclube, na boa parceria com o músico Babal Galvão. Percebi que a melodia, a harmonia, o ritmo, enfim a estrutura da canção é o que se faz guia para as palavras nesse tipo de feitura artística. Nunca mais tive qualquer dúvida. O tema, no entanto, permanece ricamente envolto por nuances que sempre merecem debate, como o que maravilhosamente foi produzido no FLIN. E o que dizer se, depois de presenciar uma série de conversas inteligentes durante a excelente programação, Natal dispunha da especial possibilidade de receber um “Abraçaço” de Caetano na Praça Augusto Severo? Mais nada! Nadinha! Até mesmo porque Caetano deixou suspenso todo esse debate – “este segredo guardado bem lá no fundo do peito” (lembro a canção “Gayana”) – e nos mostrou visceralmente o que faz um artista pleno no alto dos seus 70 anos embebidos em arte poética. Meu desejo é de que o FLIN se mantenha e se aperfeiçoe com força total, nos permitindo outros momentos como esses.

Mag

Quebra-Nozes A tradicional história, contada ao som do ballet Quebra-Nozes de Tchaikovsky, é tema da decoração natalina deste ano do Natal Shopping, que será apresentada ao público no próximo dia 17 de novembro. Como não poderia deixar de ser, o Papai Noel neste ano terá uma chegada surpreendente. Aguardem!

Sob os embalados do Novembro Azul mês dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, o humorista Fábio Porchat fará um stand up comedy especial para os cerca de 3.500 médicos que participam do 34º Congresso Brasileiro de Urologia, da Sociedade Brasileira de Urologia, entre os dias 16 e 20 de novembro, em Natal. A jornalista Mônica Waldvogel também estará na capital potiguar para o mesmo evento. Ela será mediadora do Momento Saúde do Homem sobre as novas armadilhas para a medicina brasileira.

O casal Kleber e Patrícia Carvalho, à frente do Pittsburg em Maceió, é só sorriso

Antecipando 2014, a 35ª edição da revista ffwMAG! vem mostrando as diferentes nuances do esporte que é paixão nacional: o futebol como circo, como esporte global, como entretenimento, como arte. Entre as matérias desta edição, a ffwMAG! resgatou a história do jogo entre as piores seleções do mundo - Butão x Montserrat. O lançamento da revista hoje, às 19h, na Livraria Cultura no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

DIVULGAÇÃO

Ú

ltima chamada para o Goiamum Audiovisual . O festival encerra nesta terça-feira a etapa de inscrições para as oficinas oferecidas nesta edição, que acontecerá de 25 a 29 de novembro, no IFRN – Campus Cidade Alta. O evento foi contemplado na primeira edição do edital Cine Natal de co-patrocínio lançado pela prefeitura. Serão quatro minicursos oferecidos gratuitamente durante o evento, com a participação de profissionais do mercado cinematográfico nacional. As inscrições podem ser feitas pelo goiamumaudiovisual.com.br. A diretora geral do festival, Keila Sena, disse que as oficinas são os pontos altos do festival, desde a primeira edição: “O Goiamum tem como objetivo o fomento pela exibição, capacitação e discussão de políticas públicas”, comenta. Voltada para atores profissionais, a oficina “Preparação de Atores para Cinema” será ministrada pelo assistente de direção, Hsu Chien, que tem 60 longas-metragens no currículo. Já o realizador e gestor cultural, Hermano Figueiredo, vai capacitar seus participantes para a leitura crítica do audiovisual através da oficina “Leitura e Expressão Audiovisual”. Voltada para realizadores e produtores, a oficina “Produção Cinematográfica” levará a assinatura de Fernando Zagallo, profissional com mais de vinte anos de experiência no mercado cinematográfico. Finalizando, o curador do Goiamum, o coordenador da pesquisa de conteúdo para o Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo, William Hinestrosa, vai debater sobre os meandros do curta-metragem com a oficina “Distintas Narrativas”.

Hermano Figueiredo fará oficina de “leitura e expressão”


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 12 de novembro de 2013

WANDERLEY ADAMS

Parabéns! Trocando de idade hoje com os vivas da coluna: Marcele Bezerra Vasconcelos, José Lage Filho, jornalista Luis Antonio Felipe e Magaly Medeiros.

Come il fault! Assim foi o nupcial de Ana Beatriz e Ismar Jr, sábado passado, na Capela do Maria Auxiliadora, sendo o primeiro a ser realizado naquele templo, com celebração de Pe Robério, que por sinal fez um bonito sermão. A capela recebeu decoração sóbria em rosas branca e rosa em vasos e iluminação interna e externa assinada pelo craque Luciano Almeida que também de show na produção do Olimpo. O grupo Harmonium foi responsável pela trilha sonora da cerimônia e a noiva teve cortejo nupcial formado pelas princesinhas Julia Diógenes, Julia e Lívia Barreto. Ana Beatriz vestiu uma criação from EUA e mantilha espanhola com buque nos mesmos tons da decoração da igreja e Olimpo.

Os nubentes em pose com os pais e irmãos de Ana Beatriz

WANDERLEY ADAMS

Os noivos em pose para o álbum com os pais e irmãos de Ismar J.O

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Ismar e Ana Beatriz com as daminhas Julia Diógenes, Lívia e Julia Barreto

Jota Oliveira

WANDERLEY ADAMS

Foco Em nosso blog, na seção Foco Pessoal, entrevista com Vitória dos Santos Costa, publicada nesta TN em 18/07/1993.

O importante não é convencer com grandes palavras, é surpreender com grandes atitudes” ANÔNIMO

De Lamento O meu abraço de pesar para Ivanilson Araújo/Leisia, Val Barbosa, Luanda, Elissa, Elisio e demais familiares pela perda da mais querida Savana, que Deus a chamou para o andar de cima sábado passado, deixando a família e muitos amigos tristes. Estive no velório e não me senti forte para abraçar a família diante do tamanho sofrimento e dos muitos amigos que lá foram para o último adeus. Rezei pedindo a Deus que confortasse a todos, pois só ele tem a força maior.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A Festa!

Descontração

Deslumbrante com Luciano Almeida e equipe mais uma vez dando show de criatividade e bom gosto usando o espaço com muita imaginação. Na entrada, sala dos chocolates Kopenhagen e mesinhas para café, ambiente do bolo de Tereza Neuma e milhares de docinhos e bem casados de Kyara adoçaram a ocasião. Uma parede com folhagens e espelhos ovais deixaram o espaço mais chique. Na entrada, as lulus receberam vale-sandália para a hora da descontração. No grande salão mesas quadradas e redondas, lounges, davam a suntuosidade da festa. Num espaço à direita do grande salão, ambiente do bar de coquetéis fez a opção dos convidados.

A felicidade dos anfitriões contagiou os convidados e a descontração foi o ponto alto da festa que teve dois palcos que foram montados para a apresentação das bandas Forró Dubê e Pura Tentação, que levaram os festeiros a lotar a pista de dança caindo nos requebros até as cinco da matina e com direito a bailarinos comandando as coreografias. Ai que tudo! Notadamente familiares dos noivos e amigos chegados deles e de seus pais Denise e Aldo Barreto de Paiva, Maria Luiza Barbosa Cunha e Ismar Diógenes Gurgel.

Em noite de vivas, os anfitriões Ângela e Wober Jr JOÃO NETO

Serviço

Se ligue! >Tim Cook, CEO da Apple, defende lei contra discriminação de gays e lésbicas no trabalho, leia no Arcoíris> No nosso blog: Louis Vuitton lança vídeo campanha com David Bowie e Arizona Muse, confira no Fashion.> Fãs fazem campanha para transex Carmen Carrera desfilar para Victoria's Secret.>

Vivas para Magali e Luciano Medeiros. Ela rasgando folhinha

A iluminação da igreja e Olimpo recebeu a assinatura da Helisom, O cerimonial Nobres foi responsável pela organização do nupcial, Wanderley Adams assina o álbum da ocasião. Borbulhas e scotch Jonh Walker Gold sem enfado fizeram as cabeças dos festeiros no serviço volante impecável da casa nos carrinhos/bar. Cascatas de camarão e entradas de finger food fizeram os sabores, mais uma farta mesa/bufê.

Cinema brasileiro bate recorde de estreias em 2013 com 115 filmes « MERCADO » O resultado deste ano representa 18,8% do mercado exibidor nacional, contra 8% do registrado em 2012 ROBERTA PENNAFORT/AE

Formação é inspirada nas antigas bandas de metais, que tiveram seu auge entre 1920 e 1950

Revivendo o som das Big Bands « INSTRUMENTAL » Big Band Sesi faz sua estreia oficial hoje no TAM, com participação da cantora de jazz Babi Mendes

U

m novo conceito de música instrumental ganha forma nesta terça-feira, com a estreia da Big Band Sesi. Formada por vinte músicos e conduzida pelo maestro português Eugénio Graça, o conjunto é inspirado no conceito das antigas BigBands que tiveram seu auge entre os anos 1920 e 50. A nova big band potiguar terá estreia oficinal será logo mais às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, tendo a participação da cantora de jazz santista, Babi Mendes. A entrada gratuita. O conjunto está inserido no projeto Sesi Arte e vinculado ao setor de educação da entidade. “A iniciativa da formar uma Big Band tem a finalidade de ampliar o repertório de opções culturais para o trabalhador da indústria e para a sociedade”, afirma o superintendente do Serviço Social da Indústria, Marcos Lael. O Sesi Arte visa promover desenvolvimento da educação musical através do uso dos instrumentos musicais de sopro, corda, percussão, além de aulas teóricas, canto, oficinas e cursos. A partir da formação da Sesi Big Band estão previstas apresentações e audições nos palcos e indústrias potiguares. O repertório da banda tran-

Babi Mendes (SP): convidada

sita entre o jazz americano e o choro e bossa nova brasileira. Segundo a maestro Eugénio Graça, a iniciativa de misturar ritmos em terras potiguares proporcionará a construção de novos públicos. “É como uma criança que para poder aprender novas coisas, precisa antes, conhecê-las. Músico, professor e maestro, com mestrado e doutorado, nasceu em 1978 em Portugal. Iniciou estudos musicais com 6 anos de idade na Orquestra Filarmônica de Vagos, ingressando aos 10 no Conservatório de Música de Aveiro, onde estudou saxofone. Fez o Curso Internacional de Saxofone no Conservatório Superior de Música de Amsterdam. Já Babi Mendes faz sua estreia em Natal fazendo a participação

especial no projeto. “É necessário darmos a oportunidade para que as pessoas daqui conheçam a Big Band. Conheçam o nosso jazz”, afirma. A cantora foi convidada pelo maestro quanto esteve na Pipa participando do Fest Bossa e Jazz. Babi conta que desde criança, sempre foi incentivada pelos pais e pelos avós, também músicos, a começar a cantar. “Lembro que quando era menina, ouvia Frank Sinatra com o meu pai, no rádio do carro”. Aos 9 anos de idade iniciou um curso de inglês para crianças e aos 14 começou a cantar profissionalmente. Seu primeiro trabalho, o álbum Short Stories lançado em 2011, contém um repertório de 10 músicas, todas em inglês. Sobre sua grande paixão, o Jazz, Babi comenta que apesar da pouca popularidade no Brasil, o gênero é de extrema importância para a música brasileira e também, para a formação de novas plateias em Natal. Neta da compositora carioca Dináh Menezes e do jornalista Carlos Menezes, Babi Mendes começou a estudar Inglês aos 9 e a cantar com 14 anos de idade. Estudou canto popular em conservatórios santistas e, desde cedo, mostrava interesse por jazz, blues, bossa nova e R&B.

O

cinema nacional vai fechar 2013 com 115 filmes lançados. É um número a que não se chega desde a chamada retomada, há duas décadas - a média em geral fica em 80 títulos anuais. O resultado se credita não só a blockbusters, como “Minha Mãe é Uma Peça” (com 4,5 milhões de espectadores) e “Vai Que Dá Certo” (2,7 milhões), mas também aos chamados filmes médios, com público entre 100 mil e 500 mil pessoas, caso de “A Busca” (351 mil) e “Cine Holliúdy” (450 mil). A porção do mercado alcançada pelas produções brasileiras está em 18,8%, quando no mesmo período de 2012 era de 8% (o ano acabou fechando com 10,6% de market share). A renda superou R$ 240 milhões, ou seja, mais do que dobrou em relação ao ano passado, computada em R$ 100 milhões. “É um ano de consolidação do cinema brasileiro. Caso não aconteça nada de grave, esse cenário tende a permanecer e mesmo crescer”, analisa Paulo Sérgio Almeida, diretor do Filme B, portal especializado no mercado de cinema no Brasil, que compilou os dados. Dos oito longas nacionais mais vistos do ano, cinco são comédias - encabeçadas por “De Pernas Pro Ar 2”, que estreou em dezembro de 2012 e foi assistida por 4,7 milhões de pessoas. A forte presença dos novos nomes do humor, como Paulo Gustavo, Fábio Porchat, Gregório Duvivier e Bruno Mazzeo, nas telas da TV e do computador e também nos teatros, indicam que ainda há sucessos por vir. “Não acho que 2013 seja um

ano atípico. O ingresso da classe C foi determinante. O público está cada vez mais receptivo ao cinema brasileiro, em especial às comédias. Mas acho que daqui a pouco isso acaba, porque é algo muito limitado. Cinema é muito mais do que comédia, no mundo todo a comédia é só mais um gênero”, analisa Antonio Carlos Fontoura. Diretor de “Faroeste Caboclo”, Fontoura furou o bloco do riso e chegou em sexto lugar no ranking, com 1,5 milhão de ingressos vendidos, atrás de “Somos Tão Jovens” (1,7 milhão). Ele mesmo trabalha no momento numa comédia: está começando a captar para “Radical Chic”, versão cinematográfica do personagem de Miguel Paiva. Em atividade há quase 50 anos, o diretor não tem uma bilheteria tão expressiva desde os anos 60/70, quando lançou “Copacabana Me Engana” (1968) e “A Rainha Diaba” (1974). “Agora o mercado é muito mais difícil. Eu estreei com 400 cópias junto com o Homem de Ferro 3, que tinha mil.” Paulo Sérgio Almeida destaca o papel importante dos filmes médios nesse bom momento. “Foram 15 filmes médios nesse ano; em 2012, não tivemos isso. Não estamos mais naqueles extremos: ou blockbuster, ou filme de público muito reduzido. O cinema brasileiro se aproxima de uma fase de pré-indústria, ou seja, começa a se olhar a longo prazo. Glauber dizia que filme bom é aquele que tem data marcada para estrear. Para 2014 já existem 35 filmes com data, o que significa que há interesse dos distribuidores e exibidores.” Para Roberto Santucci Filho,

mirar no filme médio é estratégico. Diretor de “De Pernas pro Ar 2”, ele lançou em junho “Odeio o Dia dos Namorados”, que levou 460 mil pessoas aos cinemas. “O arrasa-quarteirão nos dá moral diante dos filmes americanos, mas eu quero fazer o filme médio também. Esses resultados trazem muito otimismo para continuar fazendo cinema brasileiro como um todo, e não só comédia”, diz Santucci, que em 2012 chegou ao primeiro lugar nas bilheterias nacionais com “Até Que a Sorte Nos Separe”, que fez 3,3 milhões de pagantes. A comparação com os lançamentos pré-retomada é difícil, pois nas décadas anteriores as estatísticas se referiam aos filmes produzidos, e não aos lançados no circuito. De lá para cá, a economia brasileira se estabilizou, a legislação do audiovisual se consolidou, o financiamento dos filmes se tornou mais fácil, as salas de cinema se digitalizaram (o que facilita a distribuição) e a qualidade dos filmes melhorou. A elevação do poder de compra da classe C, que prefere o cinema nacional, por se identificar com os personagens e pela ausência de legendas, é outro fator fomentador das nossas produções. “Os investimentos em infraestrutura que há 15 anos vêm sendo feitos melhoraram as salas, o som, os serviços. As pessoas voltaram a frequentar. A imagem do cinema brasileiro é muito melhor, e nunca houve tanto dinheiro disponível para os filmes, nem mesmo na época áurea da Embrafilme. Todos os públicos estão sendo contemplados, o adolescente, o jovem adulto e o adulto. Só falta o público infantil”, avalia Paulo Sérgio Almeida.

Tribuna do Norte - 12/11/2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you