Page 1

» JUSTIÇA CASSA NOVAMENTE OS MANDATOS DA PREFEITA E VICE DE MOSSORÓ • PÁGINA 3

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

Ano 63 • Número 162 • Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

EXEMPLAR DO ASSINANTE

« DESAPARECIDA » A jovem Vanessa (nome fictício), que era mantida acorrentada dentro de casa pela própria mãe, passou quatro meses longe das drogas. Na última segunda-feira, em menos de uma hora após chegar à Casa de Passagem na zona Norte – encaminhada pelo Conselho Tutelar - a adolescente fugiu e, até o fechamento desta edição, às 22h30, continuava desaparecida. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), responsável pela Casa de Passagem, se abstém de qualquer responsabilidade. Na rua, Vanessa está entregue à própria sorte. « PÁGINA 13 »

Passe livre gera conflito entre PM e manifestantes EXEMPLAR DO ASSINANTE

« CÂMARA » O projeto de lei do “Passe Livre” vai entrar na pauta de hoje da Câmara Municipal de Natal, quando será apreciado o trâmite ordinário, com características de regime de urgência. Essa foi a condição imposta por um pequeno grupo de manifestantes que prometia ocupar o prédio caso os vereadores não se comprometessem com a agilidade no trâmite. Antes do acordo, houve confronto entre os jovens e a Polícia Militar, resultando em três pessoas presas e duas machucadas. « PÁGINA 11 »

« DÍVIDA » Prefeitura abre negociação de tributos municipais Os contribuintes em débito com o municípioterãodescontosdeaté90%nas multas e juros. A Prefeitura tenta reaver parte da dívida ativa que gira em torno de R$ 1,5 bi. « ECONOMIA 1 »

CARLOS COSTA/FP/EC

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

esporte América perde para o Bragantino Alvirrubro não conseguiu repetir o bom futebol que vinha jogando no Nazarenão e acabou sendo derrotado por 2x0 para os paulistas. « PÁGINA 7 »

PlacarSérie B

Dilma Rousseff chega hoje ao RN para entregar três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e quatro mil certificados do Pronatec. « PÁGINA 12 »

Atlético/GO 0X1 ABC América/RN 0X2 Bragantino Chapecoense 4X0 ASA Ceará Sport Guaratinguetá Oeste Boa Esporte Avaí Paraná

1X0 3X2 1X1 0X2 0X2 2X1 0X1

Icasa Joinville Paysandu Palmeiras Figueirense São Caetano América/MG

« MUDANÇA » Atrações e novo endereço do Carnatal são anunciados

política Novo partido terá maior bancada na AL O Ricardo Motta decide se filiar ao Partido Republicano da Organização Social e articula a adesão de mais quatro deputados. « PÁGINA 3 »

40

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

« INAUGURAÇÃO » Novos IFRNs vão abrir 3,6 mil vagas no ensino profissionalizante

A torcida do ABC teve que esperar 14 jogos para comemorar uma vitória fora de casa na disputa da Série B do Brasileiro. O feito foi conquistado no Serra Dourada, diante do Atlético/GO, por 1x0, com um gol do meio-campo Júnior Timbó. De quebra, com o resultado, o Alvinegro deixou a última posição do campeonato. « PÁGINA 7 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

O novo endereço da festa é o prolongamento da av. Omar O'Grady, já em Parnamirim. As vendas de camarotes, abadás e arquibancadas serão iniciadas dia 10/10. « PÁGINA 9 »

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Os pros da vida As bolsas de valores no mercado político estão em alvoroço por conta (bote conta nisso) da criação dos novos partidos, cuja soma já chega a 32 legendas com a possiblidade de surgir mais umas três, entre elas a tal Rede impulsionada pela ex-ministra Marina Silva. Os dois caçulas mais recentes são o PROS e o Solidariedade. O primeiro, cujo nome de batismo é Partido Republicano na Ordem Social, poderá ser gerenciado aqui pelo deputado Ricardo Mota, presidente da Assembleia Legislativa, que ainda tem o passe preso ao PMN e um possível passaporte que lhe daria acesso ao PP. NoCeará,oPROSconseguiuduas importantes adesões: a do governador Cid Comes e ao do seu irmão, ex-ministroCiro, significandodizer, pelo temperamento esquentado do mano, que a nova legenda pende maisparaocontradoqueparao pros. O currículo partidário de Ciro é vasto.ComeçounoPDS,quetinhaoforte sotaque da Arena (tempos da ditadura).DepoisingressounoPMDB, emseguidasetransfereparaoPSDB, onde realizou seus voos de tucano. Brigou com o partido e se filiou ao PPS de Roberto Freire, com quem também foi as turras. Foi acolhido pelo PSB do governador Eduardo Campos, de Pernambuco, agora sucateadopelocearense.Osegundonovopartido,oSolidariedade,écriação dodeputadofederalPauloPereirada Silva, o Paulinho da Força Sindical, metalúrgico como Lula, e que começounapolíticajurandoocredodo PCdoBparaemseguidasepassarpara o PDT. O Solidariedade já flerta com o PSDB para dar uma rasteira em Dilma. Quem melhor define este emaranhando de legendas partidárias que sempre mudam de donos quando da aproximação de eleições (tudo é possível: até mulher dançar com homem) é a jornalista Dora Kramer, da principal analista política de nossa imprensa. Já no título do seu artigo de ontem, no Estadão – “Fins lucrativos” – o leitor-eleitor já pode ir tirando uma conclusão do que se passa na bolsa do mercado político-partidário do país. Transcrevo algumas passagens: - Como são 32 poderiam ser 320 os partidos brasileiros que o problema continuaria residindo no método e não na quantidade. As legendas são legais, mas não são em sua maioria legítimas. Ou, por outra, as regras legitimam o pa-

drão da negociata que chegou aos píncaros do desassombro, como se vê nas declarações e movimentações dos capitães das duas mais recentes: PROS e Solidariedade. - Ambos, o ex-vereador/caixeiro viajante Eurípedes Júnior e o deputado/sindicalista Paulo Pereira da Silva, abriram os respectivos guichês assim que obtido o registro na Justiça Eleitoral, com desenvoltura assombrosa. Sobretudo pela aceitação dos métodos no mundo político: nenhum partido, parlamentar ou governante parece ter nada contra a comercialização explícita de prerrogativas partidárias e de benefícios públicos. - Ao contrário. Não obstante vários deles pertencentes às ditas siglas tradicionais teorizem sobre o absurdo dessas empresas de fachada, na prática se valem delas para acomodar seus interesses, bajulam os fundadores e fecham seus contratos sem a menor cerimônia, em meio a manifestações efusivas. - As mercadorias: controle regional da legenda, domínio do tempo de rádio e televisão e repasse dos recursos do Fundo Partidário a cada parlamentar cooptado conforme os votos teoricamente transplantados de um partido ao outro. Entre 40% e 50% é a parcela combinada. - Vamos aos fatos. Mal comparando, o que foi o mensalão senão a transferência de dinheiro às legendas que formariam a maioria do governo petista no Congresso mediante os instrumentos do PT no manejo do poder? O conceito é o mesmo, repetido nas barbas de todos com aval inclusive dos que se imaginam muito diferentes dos políticos condenados pelo Supremo Tribunal Federal.

opinião

Biografia de um homem de saber TICIANO DUARTE Jornalista

U

ma noite, jovem ainda, no ano da eleição em que concorreu ao governo, recordo o seu comício de encerramento de campanha. O Exército cercara a antiga Praça Pio X onde está construída a Catedral Metropolitana e ostensivamente corrigia as pessoas e eleitores que se dirigiam ao local, com o objetivo de ouvir os discursos dos candidatos oposicionistas. Era uma maneira de amedrontar o povo, com o intuito de esvaziar a concentração política que na época conseguira reunir um expressivo número de admiradores e correligionários, um dos maiores comícios dos últimos 20 anos. O interventor e comandante militar, o general Orestes da Rocha Lima estava sendo acusado de ser instrumento do partido governista, usando a máquina a serviço dos interesses do PSD e dos seus candidatos. No decorrer a campanha da eleição, houve realmente violência contra a oposição, daí a po-

Brum

sição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na sua maioria anulando os votos do candidato governista em muitos municípios. O resultado das urnas segundo a justiça local não representava o desejo da maioria que fora impedida de votar livremente, obstruindo o trânsito nas estradas, dificultando o acesso às secções eleitorais, a presença ostensiva da polícia nos locais de votações para amedrontar os que estavam contra o governo, todo um processo de intimidação que ofendia a liberdade do eleitor. Uma serie de fatos que a oposição documentou e fez juntar provas que foram julgadas procedentes pelo TRE e deferidas pelo Ministério Público Federal, mas que o TSE, num julgamento histórico, pelo voto de desempate, deu ganho de causa ao PSD e por consequência legitimou a eleição de José Augusto Varela. Em 1950 Floriano Cavalcanti voltou ao Tribunal de Justiça, em ato de seu adversário político, fazendo justiça a sua história de magistrado e jurista, revertendo-o às suas funções na

nossa maior Corte de Justiça. A partir dessa nova fase, Floriano Cavalcanti retomando o exercício brilhante da magistratura e do magistério no Atheneu e posteriormente na Faculdade de Natal, na cadeira de Introdução à Ciência do Direito, marca mais uma vez o seu desempenho de filosofo, jurista, professor, estudioso profundo, cada vez mais debruçado sobre a Crítica da Razão Prática de Kant, esmerando-se nas obras de Bruchrt, de Le Bom, de Haeckel e outros. Espiritualista, humanista, completando-se com uma profunda sensibilidade, a serviço do bem, da fraternidade, do amor ao próximo. Os que o conheceram de perto, os seus discípulos, os seus inúmeros admiradores jamais poderão esquecê-lo. Este livro registra sua passagem brilhante e altaneira na vida intelectual e política do Rio Grande do Norte, sua presença austera nas praças públicas, nas salas de julgamentos dos tribunais, nas salas de aulas do velho Atheneu e da Faculdade de Direito Natal. O mestre, o orador,

conhecedor dos princípios da critica ao cientificismo, sempre atualizado com os novos valores de pensamentos. Marco Aurélio com o seu valioso trabalho trouxe-o novamente a todos nós que o conhecemos e aos que o ouviram falar de sua presença no Rio Grande do Norte que ele tanto amou. Neste chão onde deixou grandes marcas, no exercício da judicatura, do magistério, da política, uma ação magnífica, um modo erudito de pensar, uma conduta ilibada, um exemplo para as novas gerações, nestes tempos de tantas decepções e desalentos. Ele foi acima de tudo um guia e toda uma geração que conviveu com ele foi seduzida pelo seu talento, envolvida pela sua energia dominadora, de filosofo e de homem de saber. (Trechos do prefácio ao livro de Marco Aurélio Cavalcanti de Albuquerque, - “Desembargador Floriano Cavalcanti de Albuquerque e sua brilhante trajetória de vida“, recentemente lançado em Natal).

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Drogas (1) Só mesmo no Brasil uma mãe é presa por tentar livrar a filha das drogas, já que tinha procurado vários locais e ninguém a ajudou, mas o Conselho Tutelar, que pra mim nada mais é do que um incentivo aos adolescentes cometer atos infracionais e desordem, levou a mãe a uma situação de ter que pagar fiança ao poder público, se o poder público não fez nada para ajudar a mãe. Isto podemos chamar de ajuda? Pois se for eu não sei mais o que é ajudar. dnfrm2000@gmail.com

Drogas (2)

Cristianismo em poucas palavras

Ridícula essa decisão de punir a mãe. Maus tratos é deixar a filha dela na rua sofrendo, privá-la da liberdade para “libertá-la” do mal nunca deveria ser motivo de prisão. Só podia ser neste país onde só bandido é considerado humano. maracms@hotmail.com

LEONARDO BOFF

Agropecuária Manchete nos cadernos econômicos dos principais jornais do país: “Bom desempenho do setor agropecuário evita queda maior na previsão do PIB”. Diz a notícia: - O desempenho do setor agropecuário foi fundamental para que a estimativa de crescimento da economia brasileira, di-

Teólogo

vulgada segunda-feira pelo Banco Central, não caísse tanto. A queda na estimativa poderia ter sido pior se o desempenho da agropecuária não tivesse surpreendido. Ainda que representando apenas cerca de 5% do PIB, o setor se destaca no crescimento, passando de 8,4% para 10%.

Seca A Assembleia Legislativa do Estado marcou para o dia 7, segundafeira que vem, uma audiência pública para discutir o tema: “Os efeitos da seca e as medidas de convivência com o fenômeno”. Será às 14h30. A proposta é do deputado Fábio Dantas. Chuva Outubro começou com algumas chuvinhas pelos tabuleiros do Litoral e aceiros do Agreste. Está no boletim da Emparn: Baía Formosa e Touros, 5 milímetros, Nova Cruz, 4, Nísia Floresta, 3,9, Georgino Avelino e Parnamirim, 2. A previsão para hoje é de mais chuvinhas por estas praias.

Vinicius de Morais A cantora natalense Roberta Sá estará no palco com Nana Caymmi, Miúcha, Toquinho, Arlindo Cruz, no show que será realizado na Praia de Ipanema, dia 19, comemorando os 100 anos de Vinícius de Morais. No mesmo palco, as duas filhas do poeta: Mariana e Georgina.

Medicina O médico e professor Kleber Morais, diretor da Maternidade Escola Januário Cicco, foi eleito presidente da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte. Dos 38 acadêmicos aptos a votar, Kleber teve 35 votos. A eleição ocorreu segunda-feira. O vice é Maciel Matias; secretários, Olímpio Maciel e Ives Bezerra; tesoureiros, Marcos Amaral e Maria Zélia Fernandes. Diretor da revista, Armando Negreiros.

Livro O livro de Nelson Matos Filho, “Diário do Avoante”, será lançado hoje na sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Recife. O autor assina uma coluna aos domingos nesta TN com o mesmo título. O livro reúne suas crônicas de nauta por estes mares e terras.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Andréia Barandas Gerente de Circulação: Thales Vilar

A

dital - Não são poucos, cristãos ou não, os que perguntam: o que o cristianismo pretende? Cristo, de onde vem “cristianismo”, o que pretendeu quando passou entre nós, há mais de dois mil anos? A resposta deve, por um momento, esquecer todo o aparato doutrinário criado ao longo da história e ir diretamente ao essencial. E esse essencial deve ser expressado de forma que pessoas simples possam entendê-lo. Jesus não começou anunciando a si mesmo ou à Igreja. Anunciou o Reino de Deus, que significa o sonho de uma revolução absoluta, que se propõe transformar todas as relações que se encontram deturpadas, no pessoal, no social, no cósmico e, especialmente, com referência a Deus. Esse reino começa quando as pessoas aderem a esse anúncio esperançador e assumem a ética do Reino: o amor incondicional, a misericórdia, a fraternidade sem fronteiras, a aceitação humilde de Deus vivido como Pai de infinita bondade. Além de proclamar o Reino de Deus, qual é a intenção original de Jesus? Os apóstolos fizeram essa pergunta diretamente a Jesus, usando um rodeio linguístico típico daquele tempo:

Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

“Senhor, ensina-nos a rezar” (Lucas 11,1). Isso é o mesmo que pedir: “Dá-nos um resume de tua mensagem; qual é a tua proposta?” Jesus responde com o Pai Nosso. É a ipsissima vox Jesu: a palavra que, sem dúvida, saiu da boca do Jesus histórico. Nessa oração está o mínimo do mínimo da mensagem de Jesus: Deus-Abba e seu reino, o ser humano e suas necessidades. Mais resumidamente: trata-se do Pai nosso e do pão nosso no arco do sonho do Reino de Deus. Aqui, encontram-se os dois movimentos: um rumo ao céu, e aí encontra a Deus como Abba, Pai nosso querido e seu projeto de resgate de toda a criação (o Reino); outro rumo à terra; e aí encontra o pão nosso sem o qual não podemos viver. Observe-se que não se diz “meu Pai”, mas “Pai nosso”; nem “meu pão”, mas “pão nosso de cada dia”. Somente podemos dizer amém se unimos os dois polos: o Pai com o pão. O cristianismo se realiza nessa dialética: anunciar um Deus bom porque é Pai querido que tem um projeto de total libertação e, ao mesmo tempo, e à luz dessa experiência, construir coletivamente o pão como meio de vida para todos. Conhecemos a tragédia que aconteceu com Jesus. O Reino foi rechaçado e seu anunciador executado na cruz. Porém, Deus tomou partido por Jesus: o res-

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

suscitou. A ressurreição não é a reanimação de um cadáver; mas, a emergência do “novo Adão” (I Coríntios 15,45). A ressurreição é a realização do sonho do Reino na pessoa de Jesus como antecipação do que vai acontecer com todos e com o universo inteiro. A execução de Jesus e sua ressurreição abriram um espaço para que surgissem o movimento de Jesus, as primeiras comunidades em âmbito familiar e local e, por fim, a Igreja como comunidade de fieis e comunidade de comunidades. Cristianismo. O mínimo do mínimo recolhe o que significou o cristianismo na história, em seus momentos de sombras e de luzes, até chegar ao dia de hoje, com o desafio de encontrar seu lugar no processo de mundialização da humanidade. Esta descobre-se vivendo em uma única Casa Comum, o planeta Terra, agora gravemente ameaçado por uma crise ecológica generalizada, que pode pôr em risco o futuro de nossa civilização, e, inclusive, a sobrevivência da espécie humana. O cristianismo pode contribuir com elementos salvadores porque Deus, segundo as Escrituras judaico-cristãs é “o soberano amante da vida” (Sabedoria 11,24) e não permitirá que a vida e o mundo, assumidos pelo Verbo, desapareçam da história.

Carroças Cinco anos parece um tempo longo, pois o sofrimento dos animais é algo terrível, os carroceiros os tratam com muita crueldade. E espero que encontrem uma solução, com local adequado para os burros e os cavalos ficarem. goretelis@bol.com.br

Polícia A segurança pública nunca foi prioridade para este governo. A falta de combustível é só a ponta do iceberg que vocês veem. Quem está de dentro vê e ouve coisas muito piores... jnilsonsc@hotmail.com

ERRAMOS A Tribuna do Norte cometeu um equívoco ao atribuir a frase “tem produtor plantando girassol apenas para alimentar o que restou do rebanho” a Marcelo Lira, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), na matéria “Biodiesel ganha nova chance no RN”, publicada na edição do dia 22 de setembro. Pelo equívoco, pedimos desculpas.

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

[ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Ceará-Mirim A presidenta Dilma Rousseff estará hoje em Ceará-Mirim, onde vai inaugurar novas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ela também vai entregar certificados a alunos que concluíram cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Presidência Rousseff na viagem. Tão logo cheguem em Parnamirim, seguem de helicóptero para o local da solenidade, no IFRN de Ceará-Mirim. A previsão é que ela retorne para Brasília por volta das 15 horas.

Pagamento O Governo do Estado teve mais uma nova derrota na Justiça. Desta vez uma decisão em caráter liminar determina o pagamento imediato da chamada “Parcela Autônoma de Equivalência” (PAE) para um grupo de 29 aposentados e pensionistas do Ministério Público. A PAE tinha sido suspensa em junho para esse grupo. O advogado Artêmio Aze-

vedo, que representa esses aposentados e pensionistas, apontou que o pagamento estava sendo feito com regularidade, desde maio de 2009, mas foi interrompido há três meses. “É inconteste o direito dos autores ao recebimento da Parcela Autônoma de Equivalência-PAE”, destacou o juiz Cícero Macedo, autor da decisão.

Alimentos O presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Djair José de Oliveira Júnior, enviou ofício aos deputados estaduais no qual pede ajuda financeira para comprar alimentos. Ele afirma que os policiais em greve tiveram os dias parados descontados nos salários. Segundo o documento, o Sindi-

cato faz uma campanha para arrecadação de “fundos e auxiliar os servidores nas suas necessidades básicas”. “Sabese que o salário do trabalhador assume o status de verba alimentar e que o seu corte, por parte do empregador, provoca danos irreparáveis ao sustento do servidor e de seus dependentes”, afirma um dos trechos do ofício. DIVULGAÇÃO

« RUMO A 2014 » Ricardo Motta decide se filiar ao recém-criado

Partido Republicano da Organização Social e articula mais adesões

O

recém-criado Partido Republicado da Organização Social (PROS) se tornará a legenda com a maior bancada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A articulação está sendo feita pelo deputado estadual Ricardo Motta, presidente do Legislativo. Depois de ser preterido pelo comando nacional do Partido Progressista, que entregou a presidência da legenda no Estado ao deputado federal Betinho Rosado, Motta está costurando o ingresso de outros quatro deputados estaduais. Irão para a legenda os deputados Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa, Gilson Moura e Gustavo Carvalho, além do próprio Ricardo Motta. Desse grupo, apenas Gustavo Carvalho ainda não pediu desfiliação por justa causa do PSB, legenda pelo qual foi eleito. No entanto, como o PROS foi criado na semana passada ele não terá problemas com a legislação da fidelidade partidária, já que o ingresso em um novo partido não se configura infidelidade partidária. Ricardo Motta e Raimundo Fernandes já conseguiram na Justiça Eleitoral a justa causa para deixar o PMN. Processo semelhante tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte para os parlamentares Gilson Moura, que está deixando o PV, e Vivaldo Costa, que sai do PR. No entanto, como ingressarão em nova legenda, não precisarão aguardar a justa causa do TRE para assinarem a ficha de filiação. Toda articulação do PROS está sendo feita com vistas ao pleito de 2014. Os cinco deputados estaduais que ingressarão na legenda são candidatos a reeleição.

DIVULGAÇÃO

Ricardo Motta articula a formação de uma bancada para um partido estreante na política local

ì NOVO PARTIDO O Partido Republicano da Ordem Social-PROS foi oficialmente reconhecido pela Justiça Eleitoral na semana passada. Deve integrar a base de apoio da presidenta Dilma Rousseff

SOLIDARIEDADE O Partido Solidariedade também está entre os mais recentes do sistema partidário brasileiro. Liderado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, tende a ficar na oposição na política nacional e estadual

Independentes

Filiação O presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva, assinou a ficha de filiação ao PMDB. Momentos antes, ele se reuniu com o senador José Sarney (PMDB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), no Palácio do Jaburu, em Brasília. Josué Gomes negou que já tenha a intenção de concorrer a um mandato eletivo no próximo ano. Mesmo assim, ele é apontado como um possível candidato a vice-governador em Minas Gerais, numa chapa encabeçada pelo petista Fernando Pimentel.

Empreendedorismo Os vereadores de Natal aprovaram ontem, em primeira discussão, o projeto que autoriza a criação de micros e pequenas cooperativas de confeccionistas.

A minha prioridade é derrotar o PT, cuja prática e projeto já comprometem o presente e ameaçam o futuro do Brasil” JOSÉ SERRA ex-governador de São Paulo, ao anunciar que permanecerá filiado ao PSDB e, portanto, desistiu de aderir ao PPS.

Partidos Os dois mais recentes partidos registrados na Justiça Eleitoral, o PROS e o Solidariedade, terão bancada na Assembleia Legislativa. O PROS — com o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta — e o Solidariedade, com o deputado Kelps Lima.

Judiciário O TRT-RN abriu edital para duas vagas de titular da Vara do Trabalho em Mossoró. Para a Primeira, que está vaga com a transferência da titular Lilian Pessoa, para a 1ª Vara de Macau e para a 4ª Vara, que será instalada daqui a uma semana pe-

3

PROS terá a maior bancada na Assembleia Legislativa

Notas & Comentários

O avião presidencial sai de Brasília com destino à Base Aérea de Parnamirim às 8 horas. Os ministros Garibaldi Filho (Previdência Social) e Aloizio Mercadente (Educação) acompanham a presidenta Dilma

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

lo presidente José Rêgo Júnior. O juíz Joanilson de Paula Rêgo Júnior, que era titular da 1ª Vara do Trabalho de Macau agora é titular da Vara de Goianinha, vaga com a vinda da juíza Lygia Godói para a recém-criada 11ª Vara do Trabalho de Natal.

Já o posicionamento desta nova bancada na Assembleia Legislativa será de independência em relação ao Governo Rosalba Ciarlini. “Estamos independentes. Até porque meus companheiros sempre foram independentes. O plenário sempre decidiu democraticamente” Questionado sobre a postura da governadora Rosalba, já que foi o cunhado dela que assumiu o comando do PP, legenda almejada por ele, Ricardo

Motta admitiu: “claro que você fica dececpionado. Mas entendo, política é natural. Isso não foi a primeira vez e não será a última vez. Agora vou me posicionar, vou reunir os meus companheiros”, comentou. Embora cauteloso ainda para falar sobre o PROS, Ricardo Motta destacou que as definições serão coletivas. “Não terá decisões de cima para baixo. Vai ser

coisa de companheiro, de amigos leais. O tamanho do meu sim é do tamanho do meu não”, afirmou. Sobre o pleito 2014, o presidente da Assembleia evitou falar em composições, mas ressaltou que o novo grupo político quer ser ouvido. “Qualquer grupo político, qualquer coligação, vai ouvir o nosso grupo, é natural. Temos uma bancada com o número expressivo de deputados”, frisou. Analisando diretamente a situação do Governo Rosalba e as crises com os servidores, o presidente da Assembleia se queixou da falta de diálogo. “O Governo é difícil de diálogo. Acho que tem que sentar, mesmo para dizer não”, completou, ressaltando que o Legislativo buscará a construção do “diálogo”. Na articulação que está sendo feita pelo deputado estadual Ricardo Motta a surpresa é o deputado Gustavo Carvalho. O isolamento dele dentro do PSB já era perceptível, no entanto, o parlamentar mantinha reserva sobre o descontentamento com a legenda que é presidida no Estado pela vice-prefeita de Natal Wilma de Faria. O alinhamento de Carvalho com o grupo de Ricardo Motta era perceptível na Assembleia Legislativa. Agora, ingressando no PROS, ele deixa o PSB com apenas três deputados (Larissa Rosado, Márcia Maia e Tomba Farias) e ingressa, torna-se, liderado de Ricardo Motta.

Kelps Lima assume o Solidariedade O deputado estadual Kelps Lima, que conseguiu desfiliação por justa causa para deixar o PR, assumiu o comando no Estado do Partido Solidariedade, legenda que foi criada semana passada e tem como presidente nacional o deputado federal Paulinho da Força. Desde que deixou o PR, há quase dois meses, Kelps Lima articulava o ingresso em uma nova legenda, mas fazia segredo. A proximidade com o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, apontava para a tendência de Kelps ingressar no mesmo partido do deputado Motta, mas o parlamentar optou por assumir ele próprio um novo partido. O acordo foi selado na última segunda-feira, quando o deputado potiguar se reuniu com Paulinho da Força, encontro ocorrido em São Paulo. Outros dois deputados federais do Rio Grande do Norte também planejaram assumir a legenda no Estado. Betinho Rosado, que deixou o DEM, e Paulo Vagner, do PV, buscaram ingressar na nova legenda, mas prevaleceu a articulação feita

JOÃO GILBERTO

Deputado Kelps Lima fez a opção pelo Partido Solidariedade

por Kelps Lima. O Solidariedade terá dois minutos e 30 segundos de propaganda partidária, o que ganha poder de articulação para o pleito de 2014. Kelps confirmou que até o dia 23 de outubro, prazo final para a nova legenda filiar integran-

tes sem a punição por infidelidade partidária, deverão ingressar muitos prefeitos e vereadores no novo partido. Já o prazo de 5 de outubro, sábado, é a data limite para quem deseja ingressar na legenda e concorrer a um mandato no próximo ano.

TROCA DE PARTIDO DEPUTADOS ESTADUAIS QUE MUDARÃO OU MUDARAM DE PARTIDO Ricardo Motta Eleito pelo PMN Ingressará no PROS Raimundo Fernandes Eleito pelo PMN Ingressará no PROS Vivaldo Costa Eleito pelo PR Ingressará no PROS Gustavo Carvalho Eleito pelo PSB Ingressará no PROS Gilson Moura Eleito pelo PV Ingressará no PROS Ezequiel Ferreira Eleito pelo PTB Tendência de se filiar ao PMDB Kelps Lima Eleito pelo PR Ingressará no Solidariedade Fábio Dantas Eleito pelo PHS Ingressou no PC do B Leonardo Arruda Eleito pelo DEM Poderá ingressar no PMDB

Cid Gomes vai para o Partido da Ordem Social O grupo político do governador do Ceará, Cid Gomes, que se desfiliou do PSB na semana passada, deve oficializar o ingresso no recém-criado PROS, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (ex-PSB), segundo informou a Folha Online. Integrantes da Executiva Nacional do PRPS estiveram reunidos em Fortaleza com Cid no fim de semana, quando fizeram formalmente o convite para o ingresso na legenda. O PROS agrada Cid Gomes porque vai apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, tema que foi o pivô da desfiliação dele da legenda presidida pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que quer disputar a Presidência no próximo ano. Segundo o presidente da Assembleia, os ex-filiados do PSB já haviam demonstrado na semana passada vontade de migrar para uma legenda recém-criada, para evitar problemas com perda de mandato e facilitar a manutenção do comando de diretórios municipais.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Cotado para ministro O senador Walter Pinheiro (PT-BA) é cotado para assumir o Ministério do Turismo, hoje nas mãos do PMDB, que pode ganhar a Integração. O governo avalia que Pinheiro merece o prêmio por sua atuação em relatorias de projetos importantes, e sua escolha resolve a briga no PT baiano, após o governador Jaques Wagner rejeitá-lo como candidato a governador. Wagner prefere seu secretário da Casa Civil, Rui Costa.

Não usava máscara, nem depredava o patrimônio alheio” ALDO REBELO Ministro (Esporte) sobre sua militância política nos tempos de chumbo

Nem pensar

Faca no pescoço

Pré-candidato com maior expressão nas urnas, Walter Pinheiro ainda não está disposto a abrir mão de disputar o governo da Bahia.

Apesar de defender redução de ministérios, o PMDB ameaça “pôr faca no pescoço” do governo para segurar Gastão Vieira (MA) no Turismo.

Apetite

Rima pobre

Além dos ministérios, o PMDB já está de olho nos cargos em estatais que deverão ser devolvidas pelo PSB de Eduardo Campos (PE).

Com a PF nos calcanhares do amigo de guardanapo da Delta Fernando Cavendish, Sérgio Cabral não será ministro, mas sinistro.

Gravidez impede demissão O ordem do presidente do Senado, Renan Calheiros, de exonerar Flávia Peralta de Carvalho, secretária da sua assessoria de imprensa, esbarra na gravidez da servidora. Ela é investigada na Operação Mi-

quéias, da Polícia Federal, sobre esquema para fraudar fundos de pensão municipais em mais de R$ 50 milhões. O Senado informou que a demissão será consumada, mas Flávia continuará a receber salários.

Indenização Regra em vigor prevê que servidora grávida demitida recebe até o final da gestação, e uma parcela correspondente a cinco meses de salários.

Nomeação secreta Recebendo no Senado R$ 4.288,50 mensais, Flávia Peralta de Carvalho foi nomeada em 2009 por meio de ato secreto. Sociedade Sócia do pai, Flávio Junior Carvalho, o “Crente”, Flávia faria parte do esquema do doleiro Fayed Traboulsi e do expolicial Marcelo Toledo.

Vindita petista O Planalto mexe os pauzinhos: no Rio Grande do Sul, após o Rede de Marina Silva reclamar da impugnação de 16% das assinaturas nos cartórios

eleitorais, o índice subiu para 26%. No ABC paulista, berço do PT, após queixa idêntica, 34% de assinaturas rejeitadas viraram 53%.

Eterno enganador Na homenagem aos 25 anos da Constituição de 1988, que na época rejeitou, Lula diz agora que ela determinava a criação de “união sul-americana”, que começou com Hugo Chávez dando um golpe militar.

Muita calma Está parado o processo contra diplomata humanitário Eduardo Sabóia, que ajudou o boliviano Roger Pinto Molina a fugir ao Brasil. A defesa dele

ainda aguarda acesso ao conteúdo dos e-mails entre o Itamaraty e a Embaixada do Brasil na Bolívia durante o asilo do opositor.

Faltou combinar

Sob controle

Após administrar a crise com José Serra, o PSDB agora teme a reação de seu inimigo tucano José Aníbal, que controla o partido em São Paulo e quer disputar o Senado, mesma pretensão do ex-governador.

O presidenciável e senador Aécio Neves (MG) era só sorrisos ontem, no plenário do Senado, após o recuo do desafeto José Serra, que fechou acordo com a cúpula e anunciou a permanência no PSDB.

Voto aberto O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) apresenta nesta quarta, na comissão especial, o projeto do fim do voto secreto para cassação de mandato: “Ninguém aguenta outra votação igual a do Donadon”.

Usina de problemas

Terra à vista

Com muita grana e influência, usineiros de São Paulo, liderados pela Cosan e Copersucar, vão apoiar o pré-candidato tucano à presidência, Aécio Neves, com José Serra disputando o Senado.

O presidente maluquete da Bolívia, Evo Morales, prometeu entregar à ONU este mês o relatório sobre o consumo legal de folha de coca. Desconhecese a utilização dos 25 mil hectares plantados.

Pensando bem... ...quem mandou o ex-poderoso Eike Batista ser amigo de primeira hora do mais conhecido pé-frio do Brasil?

política

Marina sofre derrota na criação do novo partido « RUMO A 2014 » Para obter registro, o novo partido necessitaria de 492 mil assinaturas. Mas o parecer do MP aponta que o grupo tem 442.524 apoios LUCIANO FREIRA

I

maginado como um partido para abrigar “sonháticos” e lançar a ex-senadora Marina Silva à Presidência, a Rede sofreu nova derrota no processo de legalização da legenda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embasado em números, planilhas e tabelas, para construir um argumento aritmético que deve ser seguido por ministros da Corte, parecer do Ministério Público Eleitoral considerou que a Rede não obteve o número mínimo de assinaturas necessárias para obter o registro partidário. Para obter o registro, a Rede necessitaria de 492 mil assinaturas. Mas o parecer diz que o grupo tem 442,524 apoiamentos. No documento, o viceprocurador geral eleitoral, Eugênio Aragão, rebateu o argumento apresentado pela área jurídica da Rede de que o TSE deveria validar as cerca de 95 mil assinaturas de apoio consideradas irregulares pelos cartórios sem qualquer justificativa. “Na praxe cartorária, o não reconhecimento de firma não demanda motivação para tanto. Uma firma deixa de ser reconhecida pelo simples fato de não haver correspondência entre as assinaturas confrontadas. Não seria razoável cobrar dos cartórios eleitorais discriminação individualizada sobre o porquê de cada uma dessas 98.000 assinaturas não terem sido reconhecidas e contabilizadas. Provar a autenticidade das assinaturas é ônus do partido e não dos cartórios”, disse Aragão. O parecer, embora possa ser desconsiderado pelos ministros, gerou um clima de pessimismo

Ex-senadora Marina Silva protesta contra o parecer que não reconhece o novo partido

entre integrantes do grupo quanto ao julgamento, previsto para esta quinta-feira, 3. Mas Marina manteve a estratégia de evitar falar sobre uma possível derrota e sobre eventual migração para outra legenda até este sábado, 5, prazo limite de filiação de interessados em candidatar em 2014. Por outro lado, elogiou o viés “programático” do PPS no mesmo dia em que foi anunciado que o ex-governador de São Paulo José Serra, que dialogava com a legenda com vistas também a uma eventual candidatura, permanecerá no PSDB. “A discussão entre a gente (Rede e PPS) é muito boa porque é uma discussão programática. A discussão da Rede e aqueles que se dispõem a conversar conosco, não só o PPS, é sempre uma discussão programática. Não faz uma abordagem só pensando em quantidade, em

tempo de TV. A gente busca uma coerência”, disse Marina. A avaliação interna é de que a relatora do processo no tribunal, Laurita Vaz, deve acompanhar a argumentação de não validar as 95 mil assinaturas rejeitadas sem justificativa. O voto da relatora é visto como decisivo porque há uma expectativa de divisão do tribunal sobre a concessão do registro. Um dos parlamentares que participou da conversa com Laurita na semana passada acredita que a posição do Ministério Público dificilmente será contrariada por ela. Alguns integrantes do grupo acreditam ainda ser possível reverter os votos de outros ministros tidos como contrários à criação do partido, como Henrique Neves e Luciana Lóssio, mas manifestam ceticismo com o julgamento.

Parlamentar diz confiar no TSE Parlamentares que trabalham pela criação da Rede Sustentabilidade dizem acreditar que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode decidir a favor da criação da Rede Sustentabilidade. A decisão iria contrariar parecer do viceprocurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, que recomendou ontem que o pedido de registro seja negado. Segundo o deputado Domingos Dutra (PT-MA), da Executiva Nacional provisória da sigla, a manifestação contra a criação da Rede por parte do Ministério Público Eleitoral (MPE) já era es-

perada. “Não foi surpresa para nenhum de nós. Mas quem vai julgar são os ministros (do TSE). O MPE só opina”, disse. Essa foi a mesma reação do deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), também integrante da coordenação da sigla. “Agora é manter a calma e aguardar”, afirmou. O julgamento do pedido de criação da Rede está marcado para amanhã. Para poder disputar as eleições em 2014, a Rede tem de conseguir o registro até sábado, 5. O deputado Walter Feldman (PSDB-SP), também da Executiva provisória, lembra que Aragão se posicionou contrário ao

Solidariedade e, mesmo assim, o partido recebeu o aval do TSE na semana passada. Para o viceprocurador-geral, havia indícios de irregularidades na obtenção de assinaturas de apoio à criação do partido articulado pelo deputado Paulinho da Força (SP). Segundo o vereador de São Paulo Ricardo Young (PPS), que também atua pela nova legenda, o MPE se apegou a uma “questão formal” e não levou em conta a legitimidade que a Rede demonstrou nos últimos meses. Segundo ele, a estratégia do grupo será apelar ao Supremo Tribunal Federal caso o TSE negue o registro.

Marina Silva demonstra otimismo Em um ato com cerca de 40 militantes da Rede Sustentabilidade na Praça dos Três Poderes, a exministra Marina Silva afirmou que apesar do parecer contrário do Ministério Público Eleitoral (MPE), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concederão o registro ao partido, se levarem em conta os autos do processo. Sem conseguir atingir a exigência de 492 milassinaturascertificadasporcartórios, a Rede pede a validação de 95 mil assinaturas rejeitadas sem justificativa para atender o critério estabelecido em lei. “O processo tem várias etapas. Estamos aguardando a decisão do pleno do TSE, conversamos com todos os senhores ministros e suplentes, apresentamos uma série de razões e temos convicção de que se atendo aos autos os senhores ministros votarão de forma favorável a reconhecer as 95 mil assinaturas que foram encaminhadas e invalidades injustamente pelos cartórios”, disse Marina. Respondendo a avaliação do procurador-geral Eugênio Aragão de que a construção de um partido apenas para disputar eleição “amesquinha” a política, Marina rebateu dizendo que a democracia não pode ter “dois pesos e duas medidas”. “Estou mais preocupada em não amesquinharmos a democracia, porque a democracia plena é a que assegura o pluralismo político e é isso que nós estamos buscando”, disse a ex-ministra.

Serra permanece no PSDB « OPOSIÇÃO » Ex-governador de São Paulo destaca que tem como prioridade política a derrota do PT nas eleições do próximo ano GERO

O

ex-governador José Serra confirmou ontem o que já havia dito a correligionários e pessoas próximas: fica no PSDB. No Facebook, Serra disse que o PSDB é a “trincheira adequada” para seu principal objetivo: derrotar o PT. “A minha prioridade é derrotar o PT, cuja prática e projeto já comprometem o presente e ameaçam o futuro do Brasil. O PSDB, partido que ajudei a conceber e a fundar, será para mim a trincheira adequada para lutar por esse propósito”, escreveu. O nome de Serra esteve ligado em negociações com partidos como o PSD e o PPS. A intenção do ex-governador era voltar a disputar a Presidência da República e a predileção do PSDB pelo nome do senador e

Ex-governador José Serra destaca permanência no partido de FHC

presidente do partido, Aécio Neves, fez com que Serra adiasse até agora a decisão sobre sua permanência no partido. Aécio Neves divulgou nesta

tarde nota em que anuncia a permanência de Serra no partido. Na manifestação, Aécio disse que Serra é uma figura “indispensável” ao PSDB. “José

Serra é uma figura indispensável ao PSDB, de tal forma que sempre foi difícil para mim conceber nosso partido sem ele”, disse. Candidato mais cotado para disputar pelo PSDB o Palácio do Planalto nas eleições de 2014, Aécio afirmou que ainda não chegou o momento de definição da candidatura presidencial do partido. “Ainda não é o momento de definir a candidatura presidencial do PSDB e do conjunto de forças que se dispuserem a marchar conosco. A presença de José Serra em nossas fileiras fornece a nós, tucanos, e aos partidos aliados uma opção de grande dimensão política a ser avaliada no momento e segundo critérios adequados para o sucesso da luta comum”, declarou.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

política

5

Lula faz revisão da Constituinte « HISTÓRIA » Ex-presidente apresenta, 25 anos anos após a promulgação da Constituição, um mea-culpa e

afirma que se a proposta apresentada pelo PT prevalecesse em 1988, ninguém conseguiria governar o Brasil ANDRÉ DUSEK

V

inte e cinco anos após a promulgação da Constituição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um meaculpa e disse que, se a proposta apresentada pelo PT passasse, em 1988, ninguém conseguiria governar o Brasil. “Se o nosso regimento e a nossa Constituição fossem aprovados , certamente (o País) seria ingovernável, porque nós éramos muito duros na queda”, afirmou Lula. Ao participar nesta terçafeira, 1º, da cerimônia promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para comemorar os 25 anos da Constituição, Lula disse que o PT era “muito radical” e queria uma “coisa mais forte” na Carta, contemplando pontos como reforma agrária, estabilidade no emprego e imposto sobre grandes fortunas. “Nós só tínhamos 16 deputados, mas éramos desaforados como se fôssemos 500”, comparou o ex-presidente. Deputado constituinte e líder da bancada do PT à época, Lula lembrou que seu partido foi o único a levar a Ulysses Guimarães, então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, um projeto de Constituição. Sentado perto do vice Michel Temer e do senador José Sarney, ambos do PMDB, Lula olhou para os dois aliados não conteve a provocação. “O PMDB, que tinha na época 306 constituintes, 23 governadores e o presidente da República, não tinha um regimento pronto. Pois nós tínhamos”, insistiu. Foi aplaudido. Apesar da crítica ao alto teor de radicalismo de seu partido naqueles tempos, o ex-presidente disse que o PT é até hoje acusado “injustamente” de não ter assinado a Constituição. “Nós assinamos”, afirmou. “Acontece que, como nós tínhamos um projeto, votamos contra o que foi apresentado pelo nosso querido relator e depois assinamos”, emendou, olhando para Bernardo Cabral, o então relator, que estava sentado a seu lado.

Maturidade Para Lula, o PT “amadureceu” no decorrer da Constituinte ao aprender a estratégia de combinar a presença nos movimentos sociais com a luta política institucional. Com muitos pontos polêmicos, como a estabilidade no emprego para todos, a proposta de Constituição apresentada pela bancada do PT, de autoria do jurista Fábio Konder Comparato, previa também a criação do Ministério da Defesa, anos depois concretizada. “O plenário da Assembleia Constituinte era um organismo vivo, não raro surpreendente”, contou Lula, ao admitir pressões econômicas na

Michel Temer destaca “Era da Eficiência”

José Eduardo Cardozo, José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva conversa durante encontro promovido pela OAB ANDRÉ DUSEK

confecção da Carta. “Houve certamente a influência do poder econômico, e também das corporações, as pressões dos meios de comunicação - como aliás nunca deixaram de ocorrer nesse País -, mas o primado da política permeou todo o processo”, destacou. Em quase meia hora de discurso, o ex-presidente contou histórias do plenário - como a de Nelson Carneiro, que não quis tirar o nome de Deus do texto porque dizia ser muito velho para brigar com Deus - e afirmou que seu governo e a gestão Dilma Rousseff seguem preceitos fixados pela Constituição Cidadã, como ficou conhecida a Carta de 1988. No diagnóstico de Lula, os sintomas da “fragilidade de representação” política, nos dias atuais, são mais do que evidentes. “Mas o remédio para isso está no fortalecimento da política, e não na sua negação”, argumentou. Além de defender a reforma política, Lula pregou acesso “mais efetivo e democrático” aos meios de comunicação. Mesmo sem citar o julgamento do mensalão, o ex-presidente fez referência ao que os petistas chamam de “pressões” da opinião pública pela condenação dos réus do PT. “Tive a oportunidade de conhecer o momento de ouro da OAB, em que falar em democracia exigia que a gente consultasse a Ordem, porque ela não se permitia que uma manchete de jornal determinasse o seu comportamento”, comentou Lula. No fim da cerimônia, o ex-presidente assinou projeto de lei de iniciativa popular, patrocinado pela OAB, pedindo “eleições limpas” e reforma política.

Houve certamente a influência do poder econômico, e também das corporações, as pressões dos meios de comunicação como aliás nunca deixaram de ocorrer nesse País -, mas o primado da política permeou em todo o processo”

Se o nosso regimento e a nossa Constituição fossem aprovados , certamente o País seria ingovernável, porque nós éramos muito duros na queda” LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Ex-presidente da República

MIchel Temer avalia o momento político nacional

Ex-presidente defende mandato limitado no STF O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu mudanças no critério de nomeação do Supremo Tribunal Federal, com tempo de mandato limitado, e não mais vitalício, para os ministros da Corte. “Eu acho que, se tudo nesse País pode ser renovado, por que um juiz tem de ficar a vida inteira? Se um presidente da República tem mandato, por que os outros cargos não podem ter?”, perguntou Lula. Lula fez a afirmação após participar de cerimônia promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para comemorar os 25 anos da Constituinte, em Brasília. No domingo, ele classificou de “linchamento” o julgamento do mensalão pelo Supremo, em entrevista ao jornal Correio Braziliense. Não foi só: disse que, se fosse indicar hoje um ministro para a Corte, teria “mais critério”.

Cooperação pela Previdência

“Eu acho que, quanto mais a gente conseguir ouvir as pessoas sobre os indicados, mais chance a gente tem de colocar lá, cada vez mais, gente que dê mais segurança ao cumprimento da Constituição”, afirmou o ex-presidente. Foi caneta de Lula que partiu a indicação do atual presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, algoz dos réus petistas do mensalão. Mesmo sem querer detalhar quanto tempo os ministros do STF deveriam ter de mandato, Lula pregou um amplo processo de consulta antes das indicações. “Hoje quem indica (o ministro do Supremo) é o presidente da República e o nome é aprovado pelo Senado. Poderíamos ouvir a OAB ou consultar outra instituição. Quanto mais próximo, mais você conhece as pessoas. Quanto mais distante, menos você conhece”, insistiu.

Se a Constituição Federal de 1988 foi a responsável por consolidar a democracia no Brasil e por tornar os direitos sociais protagonistas da agenda pública nacional, hoje o país vive a era da democracia eficiente. Prova disso são as manifestações populares que tomam as ruas do país desde o fim do primeiro semestre deste ano. A análise é do vice-presidente da República, Michel Temer. Ele falou durante evento de comemoração dos 25 anos da Constituição Federal hoje vigente, organizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Michel Temer foi definido no evento como “constitucionalista por excelência” pelo ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal. Advogado de formação, Temer teve grande participação na Assembleia Nacional Constituinte. Na época, era deputado federal pelo PMDB de São Paulo, partido que tinha maioria no Congresso, com 306 parlamentares, e exercia seu primeiro mandato. É a ele creditado o artigo 133 da Constituição, o que diz que “o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável no exercício de sua função, nos limites da lei”. De acordo com o vice-presidente da República, o que a Constituinte fez a partir de 1987 foi elevar os direitos sociais à classe de direitos fundamentais. Os 25 anos seguintes, portanto, para ele, foram os anos da “efetivação dos direitos”. “Não só se elevaram os direitos sociais, mas também a praticidade desses direitos”, disse, durante rápida fala. Temer analisa que no passado o Brasil viveu a democracia liberal, com foco principalmente no direito à propriedade e à livre iniciativa. Com a Constituição de 1988, efetivou-se a democracia social. Hoje, depois de amadurecida a Constituição, a sociedade cobra a democracia eficiente: serviços públicos bem prestados, governo federal alinhado com as demandas da população e garantindo tudo o que for essencial. Aplaudido de pé, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi destaque durante o evento. Ele era deputado pelo PT durante a Constituinte. Sua fala foi baseada na premissa de que, para se entender a Constituição, é preciso entender o contexto. No caso, disse Lula, o texto constitucional foi o “ápice de dez anos de intensa mobilização social e luta política”. NICOLAS GOMES

« SEGURIDADE » Ministério, CEF, Banco do Brasil e Governo do Acre

firmam parceria para a criação do fundo do regime próprio de previdência

O

Ministério da Previdência Social, o Estado do Acre, os Bancos do Brasil e de Brasília e a Caixa Econômica Federal assinaram, no gabinete do ministro Garibaldi Alves Filho, acordo de cooperação técnica para planejar e avaliar a criação de fundos de investimento de interesse do Regime Próprio de Previdência Social do Acre. A estruturação desses fundos de pensão tem como objetivo garantir o equilíbrio financeiro e atuarial da previdência própria do estado do Acre. “Hoje a previdência do fun-

cionalismo público do Acre está em uma situação de equilíbrio, mas, a partir de 2017, caso nada seja feito, poderemos passar a sofrer uma pressão contrária”, informou o governador Tião Viana, signatário do convênio em nome do Estado do Acre. Já o ministro Garibaldi Filho, que assinou pela Previdência Social, destacou que o governo do Mato Grosso também já firmou acordo semelhante. O ministro comentou que a aprovação da Funpresp (fundo de pensão que sustentará a aposentadoria dos servidores

públicos federais que recebem salários acima do teto geral da Previdência) está servindo de estímulo para que estados e municípios constituam fundos próprios para garantir a aposentadoria dos seus servidores. “O déficit da União com as aposentadorias do funcionalismo público chegou a R$ 56 bilhões, em 2012. A previsão é que em 30 anos o governo colherá os frutos da Funpresp”, afirmou Garibaldi Alves Filho. Pelo acordo assinado na segunda-feira, caberá ao Ministério da Previdência acompa-

nhar a seleção dos imóveis e outros ativos, as avaliações, o estudo de vocação, a definição dos instrumentos de monetização e a viabilidade dos projetos que comporão os fundos de investimento. O MPS também será responsável pela verificação da compatibilidade da documentação produzida a partir do acordo. Os bancos envolvidos no acordo cooperarão com o governo do Acre na definição de critérios para a seleção dos imóveis e outros ativos que integrarão os fundos de investimento.

Garibaldi Filho e Tião Viana firmam termo de cooperação


6

geral

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

Justiça cassa mandatos de prefeita e vice de Mossoró

« MAIS MÉDICOS »

Emissão de registro ficará com o Governo MP transfere para o Ministério da Saúde atribuição que é dos conselhos de medicina

B

rasília (AE) - O Ministério da Saúde ficará encarregado de emitir o registro para estrangeiros integrantes do Mais Médicos, de acordo com proposta aprovada ontem na comissão do Congresso que analisa o projeto de conversão da Medida Provisória sobre o programa. O texto, que agora segue para o plenário da Câmara dos Deputados, traz ainda uma série de outras vitórias para o governo, que atualmente se vê às voltas com o atraso do programa, provocado, em parte, pela resistência dos Conselhos Regionais de Medicina em conceder o registro provisório para os profissionais estrangeiros. Se aprovada, a proposta remete ao Ministério da Saúde a atribuição - atualmente exercida pelos conselhos regionais de conceder o registro para profissionais estrangeiros atuarem no programa sem validação do diploma. Ou seja, retira a maior dificuldade enfrentada até agora para o início do trabalho dos estrangeiros no Mais Médicos. A autorização terá validade de três anos, renovável por mais um. O texto mantém atribuição dos conselhos regionais de Medicina de fiscalizar a atuação dos profissionais. O relatório aprovado ontem na comissão mista que analisou a MP, de autoria do deputado Rogério Carvalho (PT), prevê

ainda que ao menos 30% da carga horária do internato médico (que faz parte da graduação), seja feito na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, não há obrigação de que o atendimento seja prestado em um serviço público, tampouco prevê a necessidade de que parte do aprendizado seja feita em atenção básica. O texto estabelece ainda que instituições particulares de ensino reembolsem o Sistema Único de Saúde quando seus alunos residentes usarem hospitais ou serviços de assistência públicos. A proposta prevê que cursos de graduação de Medicina, dentro de dois anos, passarão por avaliações periódicas. Residências também serão submetidas a avaliações específicas. O texto torna obrigatório o Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade, de dois anos de duração, com algumas exceções. Para as especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, psiquiatria e medicina preventiva e social, o curso terá duração de um ano. Já os médicos interessados em genética médica, medicina do tráfego, medicina do trabalho, medicina esportiva, legal, nuclear, física e reabilitação, patologia e radioterapia terão acesso direto à residência. O texto ajuda também a turbinar o ProvaB, o programa do governo criado em 2011 para atrair médicos brasileiros para serviços públicos, que está longe de ser um sucesso entre os formandos. DIVULGAÇÃO

Relatório de Carvalho foi aprovado em comissão do Congresso

« ELEIÇÕES » Juíza de Mossoró julga procedente ação de investigação eleitoral impetrada pela coligação da deputada Larissa Rosado

RAUL PEREIRA

M

ais uma decisão judicial cassou o mandato da prefeita de Mossoró, Claudia Regina (DEM), e do vice, Wellington Filho (PMDB). Desta vez a sentença judicial atingiu também a governadora Rosalba Ciarlini, que foi declarada inelegível por oito anos. A decisão foi da juíza Ana Clarice Arruda, da 34ª Zona Eleitoral, que julgou procedente Ação de Investigação Eleitoral assinada pela coligação da então candidata Larissa Rosado (PSB). A determinação da magistrada é para o afastamento imediato da prefeita e a posse do presidente da Câmara, Francisco José Júnior, para assumir o Executivo até a realização de uma nova eleição. No entanto, os advogados de Claudia Regina acreditam que ainda hoje conseguirão reverter o processo e garantir a prefeita no cargo até o julgamento do recurso. O advogado Kennedy Diógenes, que defende a prefeita Claudia Regina, impetrará ação cautelar no Tribunal Regional Eleitoral para suspender os efeitos da decisão da juíza. “Já há um entendimento no TRE que, em caso de nova eleição, o prefeito permanece no cargo até o pleito.” Na sentença judicial, proferida ontem, a magistrada analisou a presença constante da governadora Rosalba na campanha eleitoral de Mossoró. “Por uma contagem numérica simples, verifica-se que a Governadora Rosalba Ciarlini compareceu ao município de Mossoró para participação em eventos em 17 oportunidades no período compreendido entre 15 de julho e 07 outubro de 2012, enquanto que, no mesmo período, a governadora participou somente de 12 eventos somando-se todos os demais municípios do interior do Estado, de modo que sua atenção diferenciada a este município resta bastante evidenciada no período eleitoral”, destacou a juíza. Ela definiu como atuação “ostensiva” a participação da governadora na campanha eleitoral de Mossoró. “Fica patente que Rosalba Ciarlini estruturou sua

Prefeita Cláudia Regina, que perdeu mais uma batalha na Justiça, vai recorrer da decisão

OUTRO LADO Além de entrar com o pedido de suspensão dos efeitos da sentença judicial, o que fará no Tribunal Regional Eleitoral, o advogado Kennedy Diógenes confirmou que entrará com um recurso contra sentença da magistrada da 34ª Zona Eleitoral. O argumento da defesa da prefeita Claudia Regina e do vice Wellington Filho é baseada no fato de que a governadora Rosalba Ciarlini cumpria agenda administrativa em Mossoró, durante a campanha eleitoral, sem qualquer “nexo causal” com o pleito de Claudia Regina. “A governadora ia muito a mossoró e não há relação com a campanha da prefeita Claudia Regina”, destacou.

agenda de modo que estivesse sempre em Mossoró, participando intensivamente da campanha dos Representados Cláudia Regina e Wellington Filho, em especial nos dias que antecederam o pleito”, destacou a juíza.

Rosalba corre risco de ficar inelegível por oito anos Na mesma sentença em que cassou o mandato da prefeita Claudia Regina e do vice de Mossoró,Wellgington Filho, a juíza Ana Clarisse Pereira declarou a inexebilidade da governadora Rosalba Ciarlini. Se a sentença for mantida nas instâncias superiores, ela se torna inelegível por oito anos. O entendimento da magistrada é que a chefe do Executivo estadual adotou “conduta vedada” no processo eleitoral de 2012, ao usar a estrutura do Governo na campanha da então candidata a prefeita, Claudia Regina. O principal fato destacado na Ação de Investigação Eleitoral, impetrada pela coligação da então candidata Larissa Rosado (PSB), é o fato do avisão do Governo ter aterrisado em Mossoró 56 vezes no último mês de campanha. A juíza Ana Clarice ponderou que a presença da governadora na campanha, por si só, não caracteriza ilícito eleitoral. “ Na-

IPTU terá reajuste médio de 24% « SÃO PAULO » Atualização da Planta Genérica de 3 milhões de contribuintes será feita com base no valor de mercado dos imóveis

S

ão Paulo (AE) – Em fase de elaboração pela gestão Fernando Haddad (PT), a proposta de revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), usada como base do cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), prevê aumento máximo de 45% para imóveis comerciais. O teto é superior ao proposto para construções residenciais e atinge 30% de todas as construções da capital, entre comércios, shoppings e serviços. De acordo com planejamento da Prefeitura, 36% dos imóveis de São Paulo poderão sofrer um reajuste no imposto de 20% a 30%. A regra deve ser usada tanto para uso residencial como comercial, atingindo cerca de 1 milhão de construções. A maior parte delas está em bairros de classe média e alta da capital, onde a valorização de mercado nos últimos quatro anos passou de 100%. O projeto de lei, que chegará à Câmara Municipal até dia 15, divide o reajuste residencial em três faixas: a primeira sofrerá aumento de até 10%, a segunda chegará a 20% e a terceira, a 30%. No caso de construções de uso comercial, a expectativa do gover-

CLAYTON DE SOUZA

Haddad: correção do IPTU

no é criar pelo menos mais uma, que alcance até 45% para prédios corporativos, segundo o padrão de acabamento das torres. As propostas terão de ser aprovadas pelos vereadores em plenário. O aumento médio do imposto na cidade ficará em 24% - no caso de residências, será de 18%. Para compensar o ônus político, a Prefeitura prometa reduzir o IPTU de 8% dos imóveis, atingindo cerca de 300 mil construções.

A prefeitura estima que 2% dos isentos deverão pagar IPTU em 2014. No entanto, o número total de isentos aumenta em cerca de 20 mil contribuintes, permanecendo em torno um terço do total de 3 milhões de contribuintes. A redução ocorrerá até em áreas nobres, desde que tenham sido prejudicadas por algum processo de depreciação urbana. A instalação de pilares para a passagem de um monotrilho em frente de prédios residenciais, por exemplo, será levada em conta nesse cálculo. O monotrilho da zona sul afeta atualmente bairros como o Brooklin, o Campo Belo e o Jardim Aeroporto, na zona sul. A prefeitura usa um apartamento de 114 m² localizado na Vila Mariana, zona sul, como exemplo. O valor venal do imóvel na Prefeitura é de R$ 121,4 mil, enquanto no mercado ele vale até R$ 639 mil. A mesma coisa ocorre no Tatuapé, onde um apartamento de 114 m² é comercializado por R$ 468 mil, mas tem valor venal de R$ 12,8 mil. O cálculo do IPTU é feito a partir de uma conta que inclui valor venal, taxa de ocupação do terreno e área construída.

da obstante, é de conhecimento público que a governadora Rosalba Ciarlini empenhou-se pessoal e aguerridamente da campanha de Cláudia Regina e Wellington Filho para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito de Mossoró, em especial nos últimos dias, como se denota de matérias jornalísticas publicadas no período da campanha”, destacou a magistrada na sentença proferida ontem. Ela chamou atenção para o uso do avião pertencente ao Governo do Estado. “Ao deslocarse seguidamente ao município de Mossoró para participação de eventos eleitorais, favoráveis aos Representados Cláudia Regina e Wellington Filho, Rosalba Ciarlini, enquanto titular do cargo de governadora, fez uso intensivo dos meios de locomoção colocados à sua disposição pelo poder público, com especial destaque para o uso de aeronaves pertencentes ao erário”, completou.

« ADVOGADOS » Regras de exame da OAB vão mudar Brasília1 (AE) - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou ontem mudança nas regras dos exames dos candidatos a advogados, para permitir que os reprovados na segunda fase sejam dispensados de iniciar o processo da estaca zero. A informação partiu do deputado federal Jerônimo Goergen (PPRS), autor de um projeto de lei sobre o tema, que tramita na Câmara dos Deputados. A partir da decisão do conselho, o candidato aprovado na primeira fase que não obter a provação final poderá se inscrever apenas para a aplicação da segunda fase. Goergen afirmou que, como a OAB acatou a sugestão proposta, o projeto de lei será retirado da pauta. Ele explicou que a decisão reduz os custos pela metade, pois antes o candidato era obrigado a pagar para realizar mais uma vez o exame da primeira fase. Em outras frentes , bacharéis de Direito lutam para acabar com o exame da ordem alegando que a categoria é uma das poucas a ser submetida a esse tipo de avaliação.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

geral

7

América perde no Nazarenão « BRASILEIRO - SÉRIE B » Equipe do técnico Pintado não conseguiu repetir as boas atuações passadas atuando

em casa e acabou sendo derrotado pelo Bragantino por 2x0. Próximo adversário é o Sport, fora de casa ADRIANO ABREU

A

injeção de adrenalina que o time do América havia recebido com o empate diante do Palmeiras, no Pacaembu, perdeu o efeito ontem no Nazarenão, quando a equipe natalense foi batida pelo Bragantino por 2 a 0 e complicou o seu plano de abrir um pouco mais de distância da zona de rebaixamento. Ao contrário disso, ele viu seus adversários mergulhados na zona de degola, encostarem de forma definitiva, o que daqui por diante não irá mais permitir espaços para erros. Os gols do jogo foram marcados por Lincom, ambos na primeira etapa. O América volta a campo sexta-feira, quando vai enfrentar o Sport na Ilha do Retiro pela 27ª rodada. O treinador Pintado surpreendeu na escalação do América para encarar o Bragantino e não demorou a ser surpreendido pelo time paulista, que jogando um futebol que lembra muito aquele praticado na Inglaterra, abriu o placar logo aos 2 minutos de partida, se aproveitando de um erro de recomposição dos americanos na defesa. A jogada do gol começou num lance perdido por Tiago Adan no ataque alvirrubro, em que o centroavante pediu falta, que o juiz não marcou. Léo Jaime recebeu o passe, desceu em velocidade, percebeu o deslocamento de Lincom e cruzou na medida para o camisa nove desviar de cabeça e fazer 1 a 0. Após o gol o time natalense continuou vacilante e por pouco o zagueiro Raphael Almeida - que teve tempo de matar a bola no peito dentro da área, se ajeitar e chutar- não ampliou. Edson Rocha cortou para escanteio. Para não dizer que não assustou, o América teve excelente oportunidade com Vinícius Pacheco, aos 36, que após receber belo passe de Tiago Adan, chutou e viu o goleiro Leandro tirar com o pé. Esse foi o lance mais agudo dos potiguares e Pintado reconheceu o erro de escalação aos 29 minutos, quando trocou Daniel por Vinícius Pacheco. A tarefa defensiva do Bragantino foi facilitada pela insistência americana e jogar as bolas altas na área. Os três defensores paulista mais o goleiros, todos próximos de 1m90cm de altura levaram vantagem na maioria dos lances. Quando tudo parecia caminhar para o intervalo da forma como estava, Magno Cruz acelerou outra puxada de contra-ataque e deu um belo passe para Lincom, que novamente não perdoou e mandou a bola para o fundo da rede (2 a 0), dificultando ainda mais a situação do alvirrubro para o segundo tempo. Com pressa de diminuir a diferença, o América confundia velocidade com pressa e continuava pecando num ponto que seu comandante já havia reclamado no empate diante do Palmeiras: o erro no último passe.

Sport vence o Joinville e entra no G-4

O goleiro Andrey, que vinha sendo um dos destaques do América na competição, não conseguiu evitar a derrota alvirrubra

ABC conquista primeiro triunfo longe do Frasqueirão Demorou 14 partidas, mas, o ABC, finalmente, conquistou sua primeira vitória como visitante na série B do Brasileiro. Foi na noite dessa terça-feira, diante do Atlético/GO, por 1x0, no estádio Serra Dourada. O gol do jogo foi marcado por Júnior Timbó, no segundo tempo da partida. Com o resultado, a equipe potiguar chegou aos 26 pontos e deixou a última colocação da tabela, posição que ocupava desde a quarta rodada da competição. Essa foi a terceira vitória seguida abecedista dentro da disputa. O próximo compromisso é contra o Palmeiras, sábado, no Frasqueirão. O primeiro tempo de jogo foi de poucas oportunidades gols. O ABC chegou com perigo por duas vezes. A primeira com Rodrigo Silva, em um chute forte, rasteiro, de fora da área, que Márcio fez boa defesa e depois com Júnior Timbó. O goleiro do Atlético/GO saiu errado do gol e a bola acabou sobrando livre para a camisa 7 abecedista, que dominou na área, se livrou do marcador e chutou forte. Mas, Márcio conseguiu se recuperar e faz uma grande defesa. Os donos da casa pouco assustaram o gol defendido por Wilson Júnior. As principais jogadas eram criadas pelas laterais e cruzamentos na área. A defesa do ABC, bem colocada dentro de campo, conseguiu suportar os ataques atleticanos e afastava o perigo da sua área. Na volta do intervalo, logo aos quatro minutos, o ABC marcou seu gol. Giovanni Augusto deu grande passe para Rodrigo

FICHA TÉCNICA ATLÉTICO/GO ABC Márcio; Lennon, Artur, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Marino, Dodó, Régis e João Paulo; Ricardo Jesus e Juninho.Técnico: PC Gusmão

BRAGANTINO Andrey; Norberto, Cleber, Edson Rocha e Raí; Márcio Passos, Mazinho (Fabinho), Daniel Amora (Vinícius Pacheco) e Chiquinho Gaúcho (Júnior Negão); Tiago Adan e Adriano Pardal. Técnico: Pintado

0 1

Wilson Júnior; Bileu, Flávio Boaventura, Rogélio e Wesley Bigu; Somália, Daniel Paulista, Júnior Timbó e Giovanni Augusto; Rodrigo Silva e Gilmar. Técnico: Roberto Fernandes

Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO) Data: 01.10.13 Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR) Gols: ABC-RN: Júnior Timbó, aos 4´do 2º T

Silva, pela direita, a defesa do Atlético/GO parou pedindo impedimento, o lance prosseguiu, o atacante alvinegro avançou, invadiu a área e tocou para o meia da área, onde Júnior Timbó estava livre para tocar, abrir o placar e marcar seu primeiro gol com a camisa alvinegra. Depois de sofrer o gol, o técnico do Atlético/GO, PC Gusmão, colocou os atacantes Anselmo e Diego Lira para tentar empatar. O time cresceu, melhorou, pressionou o ABC, mas não conseguiu concluir com perigo. Na única chance, Anselmo desviou de cabeça e Wilson Júnior fez grande defesa. Durante quase todo o segundo tempo, o jogo ficou resumido a pressão do Atlético/GO e o ABC se defendendo até o apito final do árbitro, selando a primeira vitória abecedista fora de casa na competição. CARLOS COSTA/FP/EC

FICHA TÉCNICA AMÉRICA

Em um confronto direto por uma vaga na zona de acesso para a elite, o Sport venceu o Joinville por 3 a 2, na noite desta terça-feira. Em partida disputada na Ilha do Retiro, o time pernambucano saiu atrás no placar, mas virou o marcador e desbancou o adversário do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. O Sport tem agora 43 pontos na segunda divisão, ocupando o quarto lugar, enquanto o time catarinense caiu para quinto, com 42. A equipe visitante começou na frente nesta terça, com gol de Lima. No entanto, Marcos Aurélio balançou as redes duas vezes, e Patric também deixou sua marca.

0 2

Leandro Santos; Robertinho, Raphael Andrade (Carlinhos), Guilherme Mattis e Geandro (Francesco); Serginho, Preto, Ricardinho e Magno; Léo Jaime e Lincom. Técnico: Marcelo Veiga

Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN) Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA) BRAGANTINO: Lincom, aos 2´ e 46´ minutos do primeiro tempo

O meio-campo Júnior Timbó fez o gol da vitória do ABC

Palmeiras fica mais perto do acesso à Série A

Ceará derrota o Icasa e sobe na classificação

Fora de casa Paysandu conquista empate

O Palmeiras não precisou ser brilhante para se aproximar ainda mais do acesso. Leandro fez um golaço no primeiro tempo e foi expulso no segundo, mas fez em campo o suficiente para iniciar a vitória por 2 a 0 sobre o Oeste, em São José do Rio Preto, que amplia a folga do líder da Série B do Brasileiro na busca pela volta à primeira divisão. Com os três pontos somados nesta terçafeira, o Verdão atingiu 59 pontos, agora a 17 do Joinville, quinto colocado, com 12 rodadas restando na competição. O time ainda manteve os dez pontos de vantagem, mas com uma partida a mais, em relação à segunda colocada Chapecoense. Nas contas da comissão técnica, bastam mais seis pontos para o clube sacramentar o retorno à elite. Proximidade possível graças a um golaço de Leandro , aos 16 minutos da etapa inicial. No fim, Serginho selou o 2 a 0 nos acréscimos. O Palmeiras encara o ABC às 16h20 (de Brasília) de sábado, em Natal (RN).

A campanha irregular do Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro não é o suficiente para desanimar o torcedor alvinegro, que sonha com o retorno da equipe à elite do futebol brasileiro. Para se aproximar do G-4, no entanto, o Vozão precisava vencer o Icasa, adversário direto na briga pelas primeiras posições, no confronto cearense desta terça-feira, no Castelão, e cumpriu sua missão. Em uma partida bastante truncada, a vitória magra por 1 a 0 foi o suficiente para alimentar a esperança do Ceará. Depois de um jogo bastante violento no primeiro tempo, o Vozão conseguiu marcar apenas na volta do intervalo. Logo aos cinco minutos da etapa complementar, Lulinha aproveitou o rebote na área e completou para o fundo das redes, dando números finais ao duelo cearense. Com a vitória, o Ceará abre a 26ª rodada ganhando três posições, chegando ao sétimo lugar, com 38 pontos marcados.

Na noite desta terça-feira, no estádio Dario Rodrigues Leite, o Guaratinguetá recebeu o Paysandu e, em partida de ataques não muito inspirados, os dois times ficaram em um empate pelo placar de 1 a 1. Os dois gols da partida foram marcados no segundo tempo. Aos quatro minutos da etapa final, Leandro Ferreira abriu o placar para os donos da casa. Já aos 15, em cobrança de pênalti, Yago Pikachu fez o gol do Paysandu e deu números finais ao jogo. Com o resultado, o Guaratinguetá chega aos 32 pontos e permanece na zona intermediária da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro. Já o Paysandu chega aos 28 e permanece próximo à zona de rebaixamento. Na próxima sexta-feira, às 19h30, o Guaratinguetá volta a entrar em campo, desta vez para enfrentar o Icasa, fora de casa, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE). Já o Paysandu joga no sábado, às 21h, contra o São Caetano, no Anacleto Campanella.

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B SEGUNDO TURNO Time 1º Palmeiras-SP 2º Chapecoense-SC

PG J V 59 26 18 49 25 15

E 5 4

D 3 6

GP 51 48

GC 20 24

SG % 31 75,6 24 65,3

3º Paraná-PR 4º Sport-PE 5º Joinville-SC 6º Avaí-SC 7º Icasa-CE 8º América-MG 9º Figueirense-SC 10º Ceará-CE 11º Bragantino-SP 12º Boa Esporte-MG 13º Guaratinguetá-SP

45 43 42 41 39 39 38 38 36 35 32

26 26 26 26 26 26 25 26 26 26 26

13 14 12 11 12 10 12 10 10 9 9

6 1 6 8 3 9 2 8 6 8 5

7 11 8 7 11 7 11 8 10 9 12

42 43 42 38 38 37 43 38 26 23 28

21 42 29 33 43 33 38 31 25 30 35

21 1 13 5 -5 4 5 7 1 -7 -7

14º Oeste-SP 15ºPaysandu-PA

31 26 28 26

8 7

7 7

11 12

26 28

39 -13 39,7 38 -10 35,9

16º América-RN 17º Atlético-GO

27 26 26 26

6 7

9 5

11 14

27 23

38 34

18º ABC-RN 19º São Caetano-SP 20º ASA-AL

26 26 24 26 23 26

7 6 7

5 6 2

14 14 17

26 32 27

42 -16 33,3 40 -8 30,8 51 -24 29,5

57,7 55,1 53,8 52,6 50,0 50,0 50,7 48,7 46,2 44,9 41,0

-11 34,6 -11 33,3

» 26ª RODADA

» 27ª RODADA

Ceará-CE 1 x 0 Icasa-CE Guaratinguetá 1 x 1 Paysandu-PA Sport-PE 3 x 2 Joinville-SC Chapecoense-SC 4 x 0 ASA-AL Atlético-GO 0 x 1 ABC-RN Boa Esporte 0 x 2 Figueirense América-RN 0 x 2 Bragantino Avaí-SC 2 x 1 São Caetano-SP Paraná-PR 0 x 1 América-MG Oeste-SP 0 x 2 Palmeiras-SP

Icasa-CE x Guaratinguetá-SP Boa Esporte-MG x Oeste-SP Sport-PE x América-RN Paraná-PR x Avaí-SC ABC-RN x Palmeiras-SP Figueirense-SC x Atlético-GO Chapecoense-SC x Joinville ASA-AL x Ceará-CE Bragantino-SP x América-MG São Caetano-SP x Paysandu

Chapecoense goleia o ASA e se reabilita Depois de duas derrotas seguidas na Série B do Campeonato Brasileiro (contra ABC e Paysandu), a Chapecoense se recuperou na noite desta terça-feira, com a vitória por 4 a 0 sobre o ASA, na Arena Condá. O destaque da partida foi o atacante Bruno Rangel, que mandou duas vezes para as redes. Já o gol que abriu o placar foi marcado por Athos, enquanto Diego Felipe fez o quarto. Com o resultado positivo, a Chapecoense se mantém tranquila na segunda posição do campeonato, com 49 pontos, enquanto o ASA é o lanterna, com 23. Na próxima rodada da Série B, a equipe catarinense faz um confronto estadual contra o Joinville, no sábado, novamente na Arena Condá. A Chapecoense começou a partida com mais ímpeto na busca pelo ataque e, depois de tentativas sem eficiência, conseguiu abrir o placar. Aos 15 minutos, Athos recebeu lançamento nas costas da defesa, que falhou ao não cortar a jogada. Ao observar a saída do goleiro, o meia da equipe catarinense tocou por cobertura para marcar um golaço. O gol assustou o ASA, que tentou sair de qualquer maneira para buscar o empate.


8

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

geral

Obama pede reabertura do governo « ESTADOS UNIDOS » Presidente critica grupo mais radical do Partido Republicano e alerta que paralisação dos serviços pode prejudicar a economia neste momento em que o país luta para se recuperar da crise WEVAN VUCCI/AP/EC

W

ashington (AE) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez ontem uma dura defesa da reforma no sistema de saúde - apelidada de Obamacare - e disse que a responsabilidade de reverter a paralisação do governo federal é do Partido Republicano. Em um pronunciamento no jardim da Casa Branca, acompanhando de pessoas que se beneficiaram com o Obamacare, o presidente alertou que a paralisação do governo pode prejudicar a economia do país. “Uma facção do Partido Republicano resolveu ontem fechar grandes partes do governo. Eles estão negando planos de saúde acessíveis para milhões de americanos”, afirmou Obama. Ele disse que isso não precisava acontecer e que o impasse é resultado de uma “cruzada ideológica” dos republicanos. Segundo ele, ainda não é possível saber exatamente quais serão os impactos da paralisação do governo na economia. O fato é que, quanto mais tempo durar essa situação, piores serão as consequências. “Da última fez que o governo ficou paralisado, isso prejudicou nossa economia. Por isso eu peço aos republicanos que reabram o governo”, afirmou. Obama disse que está preparado para trabalhar com democratas e republicanos para resolver a situação, mas deixou claro que, enquanto for presidente, não vai ceder a “demandas insensatas” da oposição contra a reforma na saúde. Segundo o presidente, algumas mudanças do Obamacare que já entraram em vigor não prejudicaram a economia, como os republicanos

apregoavam. “O que pesa sobre a economia não é a reforma da saúde, e sim essa série de crises fiscais. O Congresso precisa acabar com esse hábito de governar por meio de crises”, criticou. O website que explica as mudanças no sistema de saúde foi acessado ontem, até as 7h (horário local), por mais de 1 milhão de pessoas, segundo Obama. Isso sugere o grande interesse de milhares de americanos que não têm plano de saúde e muitas vezes morrem por falta de atendimento. O presidente também antecipou o debate sobre a elevação do limite legal de endividamento do governo, afirmando que essa é uma votação de rotina, que já foi realizada 45 vezes desde que Ronald Reagan foi presidente, entre 1981 e 1989. “Isso não aumenta o déficit de modo algum, simplesmente nos permite pagar os gastos que já fizemos”. Segundo Obama, da última vez que os republicanos ameaçaram não elevar o teto da dívida a economia foi prejudicada e o país teve seu rating rebaixado. “Isso equivaleria a uma ‘paralisação da economia’”, comentou. Indiferentes às críticas do presidente, republicanos estimavam ontem que a paralisação do governo pode durar mais do que o esperado. Segundo Mitch McConnell, líder da minoria republicana no Senado, apesar de o partido preferir que a situação seja resolvida antes do debate sobre a elevação do teto da dívida, é possível que as votações acabem se misturando. Como as projeções são de que o teto da dívida seja atingido em 17 de outubro, a atual paralisação pode durar mais de duas semanas.

Histórico sugere que impasse deve durar pouco

Em pronunciamento no jardim da Casa Branca, Obama defende reforma do sistema de saúde

Impasse afeta pacientes com câncer Washington (AE) - A paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, iniciada ontem, afeta diretamente quase 800 mil servidores federais que ficarão em casa sem receber salários. Indiretamente, entretanto, a medida afeta desde a emblemática Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) até pacientes que recebem tratamento contra câncer. Serviços essenciais, como controladores de tráfego aéreo e carcereiros de prisões federais, continuam funcionando, mas sem um acordo no Congresso pa-

ra reverter a situação, algumas agências estão praticamente vazias. É o caso, por exemplo, da Agência de Proteção Ambiental. No website da NSA, um aviso deixa claro ao visitante que as informações ali não estão sendo atualizadas. Segundo um assessor do Congresso, devido à redução na força de trabalho haverá uma “queda notável na coleta de informações de inteligência, análises, alertas e atividades de suporte”. Na entidade que agrega os institutos nacionais de saúde, o diretor Francis Collins disse que quase 200 pacientes que seriam

Tratamento em ritmo lento « SANEAMENTO » Estudo do Instituto Trata Brasil mostra que coleta de esgoto nas cem maiores cidades cresceu apenas 2,5% em cinco anos EMANUEL AMARAL

S

ão Paulo (AE) - As cem maiores cidades do País tratam somente 38,5% de seu esgoto, o que significa mais de 3,2 bilhões de metros cúbicos sem tratamento sendo jogados na natureza (volume de 3,5 mil piscinas olímpicas por dia). Os dados são do novo ranking do Instituto Trata Brasil, que avalia, anualmente, a situação do saneamento básico nos municípios mais populosos do País, onde vivem 40% da população. Em sua quinta edição, o levantamento permite fazer uma estimativa para o futuro. “O histórico mostra que a oferta dos serviços vem avançando muito lentamente e que, se esse ritmo se mantiver, não será possível atingir a universalização estipulada pelo governo em 20 anos”, afirma Édison Carlos, presidente executivo do Trata Brasil. Ele se refere à meta do Plano Nacional de Saneamento Básico, lançado em junho deste ano, que prevê investimentos de R$ 300 bilhões para que todo o País tenha água e esgoto tratados. “Isso dá cerca de R$ 15 bilhões a R$ 16 bilhões por ano. Hoje, os investimentos estão em torno de R$ 8 bilhões a R$ 9 bilhões. Ou seja, estamos na metade da velocidade”, diz O ranking, que traz dados de 2011 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades, aponta que o melhor indicador é o de recebimento de água tra-

admitidos no centro clínico para tratamentos serão orientados a voltar posteriormente. “Isso inclui cerca de 30 crianças, a maioria pacientes com câncer, que foram informados: ‘sinto muito, vocês não podem vir pra cá’”, comentou. O impasse afeta também casamentos. Mike Cassesso e MaiLien Le, que iriam se casar neste sábado no Jefferson Memorial, receberam hoje um aviso do Serviço Nacional de Parques informando que todas as permissões para eventos no local serão canceladas se a paralisação do governo persistir.

« PROTESTOS »

Policiais e professores se enfrentam nas ruas PM do Rio mobiliza 700 policiais para reprimir manifestações no centro da cidade

R

Ritmo das obras de esgotamento sanitário coloca em risco meta de universalização do serviço

tada - 92,2% da população das cem maiores cidades têm esse serviço, contra uma média do País de 82,4%. Esse serviço cresceu 2,2 pontos porcentuais desde o primeiro levantamento, referente à situação de 2007. A coleta de esgoto ocorre para 61,4% da população desses municípios, contra 48,1% da média nacional, com crescimento de 2,4 pontos porcentuais. O tratamento cresceu 2,5 pontos porcentuais ao longo de cinco anos, chegando aos 38,5%. A média

para o País é de 37,5%. O levantamento analisou ainda a eficiência no processo de fornecimento da água. A média de perdas financeiras para os cem municípios foi de 40,08%. Nesse quesito, a perda em 2011 foi 5 pontos porcentuais menor do que a ocorrida em 2007. Segundo Carlos, o lento avanço ocorre principalmente por falta de organização. “Mesmo quando há dinheiro, como ocorreu com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento),

vimos um baixo nível de execução das obras. O setor ficou 20 anos sem receber investimento, perdeu a capacidade de fazer bons projetos de saneamento.” Para ele, há ainda um certo desinteresse político nesse tipo de investimento. “É uma obra enterrada. Político se anima mais com obra visível, como posto de saúde, que trata de um problema que seria eliminado com o saneamento.” Natal, que ocupava o 54º lugar em 2008, caiu para o 75º em 2011.

São Paulo (AE) - A julgar pelos dados históricos, a atual paralisação do governo dos Estados Unidos não deve perdurar por muito tempo. Nas últimas dez vezes em que um impasse no Congresso levou a administração federal a fechar serviços não essenciais, a paralisação durou em média 4,2 dias. Tirando a segunda paralisação de 1995, que fugiu aos padrões e se estendeu por 21 dias, a média cai para 2,3 dias. Incluindo o caso atual, o governo dos EUA já ficou paralisado em 18 ocasiões, sendo cinco delas no governo do democrata Jimmy Carter, entre 1977 e 1981. As duas últimas ocorreram na administração do também democrata Bill Clinton, em 1995. No primeiro desses dois casos, o presidente vetou o projeto de financiamento que havia sido aprovado pelo Congresso, que era controlado pelos republicanos, e o governo ficou paralisado entre 13 e 19 de novembro de 1995. O Congresso então aprovou um projeto tampão para financiar o governo por quatro semanas. Quando esse prazo terminou, novamente não houve acordo e uma segunda paralisação começou em 15 de dezembro, terminando apenas em 6 de janeiro de 1996. Segundo uma estimativa da Casa Branca, as duas paralisações do fim de 1995, que somaram 27 dias, custaram US$ 1,4 bilhão ao governo em pagamentos atrasados aos servidores e impostos e taxas não recolhidos.

io (AE) - Em um dos maiores confrontos entre forças de segurança e manifestantes desde o início da onda de protestos, em junho, bombas explodiram durante toda a tarde e noite de ontem, nos três pontos mais frequentados do Centro do Rio: a Praça da Cinelândia e as avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. Como das outras vezes, vidraças foram destruídas e policiais, xingados e apedrejados, reagiram com sprays de pimenta e explosivos. A manifestação de professores em greve desde 8 de agosto (com interrupção de 12 dias em setembro) começou cedo nas imediações do Palácio Pedro Ernesto, onde funciona a Câmara de Vereadores, na Cinelândia. No prédio, à tarde, seria votado o Plano de Cargos e Salários proposto pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) e repudiado pela liderança da categoria. A área amanheceu ocupada por tropas da Polícia Militar (PM), à frente os policiais do Batalhão de Choque, especializados em confrontos. A repressão aos professores, a integrantes de movimentos sociais e a mascarados, supostamente vinculados ao grupo Black Blocs mobilizou, segundo a PM, pelo menos 700 policiais.

A mobilização convocada pelo Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe) não atingiu o objetivo: no plenário da Câmara, a proposta do prefeito foi aprovada por 36 votos a três. A situação, tensa desde a manhã na Cinelândia, agravou-se por volta das 14h, quando houve um bate-boca entre um professor e um PM. A polícia tentou prender o manifestante, mas um grupo impediu. Acuados, policiais lançaram as primeiras bombas, dispersando os manifestantes momentaneamente. Integrantes do sindicato negociaram com os PMs e contornaram o primeiro conflito. Cerca de duas horas depois, pessoas começaram a se aglomerar na Rua Alcindo Guanabara, onde há um portão lateral que dá acesso ao pátio interno da Câmara. Um contingente de pelo menos 50 policiais observava a 70 metros de distância. Foi quando os manifestantes começaram a jogar garrafas e pedras e a forçar o portão. Os PMs atacaram com bombas de efeito moral e gás pimenta. O grupo, com muitas mulheres, correu em direção à praça Floriano, o coração da Cinelândia, repleta de manifestantes. Desta vez, a PM não quis negociação. Houve confronto direto. Um grupo de mascarados montou barricadas com pranchas de madeira. Lançavam pedras e devolviam aos chutes e até com as mãos as bombas que não explodiam.


TEMPO HOJE

NO FACEBOOK

Máx.: 30ºC Mín.: 22º C Possibilidade de pancadas de chuva.

Curta e compartilhe a charge de Brum.

facebook.com/tribunarn

MARIANA REBELLO, PROMOTORA DA INFÂNCIA, DIZ QUE CABE AO MUNICÍPIO LOCALIZAR ADOLESCENTE. PÁGINA 13

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 02h32 -2.1 - 14h54 -2.2 Baixa-mar 08h28 -0.4 - 20h41 - 0.4

NA TN ONLINE

Confira as novidades do hotsite do Enem.

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 02 de outubro de 2013

ADRIANO ABREU FOTOS: EMANUEL AMARAL

Preparar espaço para comportar 100 mil pessoas é o desafio « CARNATAL » Além da iluminação, a segurança e o deslocamento dos foliões para o local vão exigir planejamento diferente de anos anteriores

A

23ª edição do Carnatal será realizada em novo local e terá estrutura diferente das demais edições. Entre os dias 5 e 8 de dezembro, a micareta vai ocupar a avenida Omar O’Grady, no município de Parnamirim, entre a ponte sobre o Rio Doce e a BR-101. Estão confirmadas dez atrações e investimento da Destaque – organizada do evento – para transformar o local num espaço que comporte mais de cem mil pessoas por dia. As vendas de camarotes, abadás e arquibancadas serão iniciadas no próximo dia 10. As novidades da festa foram anunciadas em entrevista coletiva realizada na manhã de ontem. Gustavo Carvalho, um dos diretores da Destaque, explicou que haviam dúvidas quanto à realização da festa esse ano. “Mas o Rio Grande do Norte não poderia perder um evento desse porte. O Carnatal 2013 será uma superação”, destacou. A “superação” a qual o diretor se refere diz respeito a estrutura que será montada na avenida que, atualmente, não está conclusa. Para garantir a iluminação do percurso de três quilômetros mais as áreas de dispersão e concentração, serão instalados 80 postes na via. Haverá ainda grades delimitando o espaço entre os foliões de blocos e a pipoca. Só terão acesso ao circuito do Carnatal aqueles que estiverem com abadás dos blocos, camarote ou arquibancada. “O folião pipoca vai acompanhar a festa também. Haverá um espaço para eles. E, na dispersão, uma praça onde os trios vão passar”, explicou Gustavo. Estão confirmadas dez atrações, um camarote temático, uma ala de arquibancadas para duas mil pessoas e área com capacidade para montar até cem camarotes particulares. Entre as atrações, nomes conhecidos do público: Asa de Águia, Chiclete com Banana, Ricardo Chaves, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte são as atrações baianas mais conhecidas. A banda potiguar Grafith também está confirmada. Para Ricardo Chaves, a mudança de local não vai atrapalhar a festa. “A essência da festa permanecerá a mesma. Acredito que teremos uma estrutura de excelência e o carnaval de rua será mantido”, pontuou. Em virtude das obras de mobilidade urbana no entorno do Arena das Dunas o circuito oficial do

ì QUEM Destaque Promoções

O QUE

Avenida Omar O’Grady, no trecho da micareta, está inacabada

Gustavo Carvalho anunciou câmeras e policiamento reforçado

Percurso do Carnatal Traçado projetado para a Avenida Omar O’Grady Local: Avenida Omar O'Grady

Arquibancadas

Data: 5 a 8 de dezembro Atrações confirmadas: 10

23ª edição acontecerá em circuito improvisado na avenida Omar O’Grady, com percurso de 3 km. Promotora da micareta promete traslado para os foliões

Camarotes particulares

Ponte Rio Pitimbu

Camarote temático irim nam r a P

evento ficou inviabilizado. Segundo a Destaque Promoções, buscou-se o circuito provisório na Omar O’Grady para atender a demanda do folião, respeitar o calendário de eventos turísticos da cidade e honrar com as reservas de pacotes turísticos já programados por foliões de todo o país para Natal. “O evento não terá descontinuidade e a festa terá o mesmo brilho, alegria e nível de organização do circuito oficial do Largo da Arena das Dunas, em Lagoa Nova”, disse Paulinho Freire, diretor da empresa. “Em 2014 realizaremos o evento contando com o suporte e a estrutura da Arena multiuso e uma ampla praça de convivência do estádio”, acrescentou Roberto Bezerra, terceiro sócio da empresa promotora do evento.

Logística Os acessos ao local do evento serão estimulados para que sejam realizados com transporte público que terão linhas chegando tanto pela avenida Xavantes, em Cidade Satélite, como pelo acesso via Emaús, onde há a concentração dos foliões e saída de todos os blocos do Carnatal. A Destaque vai oferecer um traslado, com ônibus circulares gratuitos, para os foliões que chegarem pela avenida Xavantes. Haverá ainda barreiras de segurança no início e fim do percurso. Todos os foliões serão revistados. A Polícia Militar será responsável pela segurança no entorno do circuito. “Ainda estamos estudando como será a atuação da polícia. Vamos estudar a área para definir isso”, disse o tenente-coronel Alarico Azevedo, subcomandante do policiamento metropolitano de Natal. Nas áreas com grades de proteção, uma empresa privada será a responsável.

3 km

é a extensão do percurso

2.000

pessoas será a capacidade de arquibancadas

al Nat

100

será o número de camarotes

Programação* Quinta-feira (5) Chiclete com Banana - Nana Sexta-feira (6) Chiclete com Banana - Nana Asa de Águia - Cerveja e Coco Léo Santana e Parangolé Swingaê Saulo Fernandes - Caju

Parnamirim Natal

* Bandas confirmadas até o momento

Sábado (7) Chiclete com Banana - Nana Asa de Águia - Cerveja e Coco Cláudia Leitte - Caju Psirico - Swingaê Ricardo Chaves - Bicho Domingo (8) Ivete Sangalo - Cerveja e Coco Tuca Fernandes - Balada Ricardo Chaves - Bicho Grafith - Swingaê


10

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

natal

Igreja aguarda 100 mil em celebração « FERIADO DOS MÁRTIRES » Amanhã, dia santificado em todo o Estado, abertura do comércio é facultativa. Bancos fecham. Programação religiosa começa às 7h e será encerrada às 18h, no Monumento de Uruaçu

C

erca de 100 mil pessoas é o público que a Igreja Católica espera ter nesta quintafeira (3), durante o encerramento dos Protomártires de Uruaçu. O número de fiéis vem crescendo a cada ano, informa o padre Antonio Murilo de Paiva, capelão do Monumento de Uruaçu, inaugurado em 5 de dezembro de 200 naquele distrito de São Gonçalo do Amarante, situado à margem esquerda do rio Potengi. “A fé não costuma falhar”, disse ele, usando uma frase de uma canção interpretada pelo cantor baiano Gilberto Gil. Padre Murilo Paiva disse que a estimativa de público é baseada em informações repassadas pelas paróquias do Rio Grande do Norte e até de estados vizinhos. “Estamos esperando caravanas de João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE) e somente da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, vem 25 ônibus com os fiéis”, exemplificou . O capelão do Monumento dos Mártires de Uruaçu disse que o público estimado, deve-se também ao show do padre Reginaldo Manzotti, de Curita (PR), que ficou conhecido em todo o Brasil através dos programas de TV e rádio como coordenador da associação “Evangelizar é preciso”, que mantém na internet o site http://www.padrereginaldomanzotti.org.br. O padre Reginaldo Manzotti fará um show de músicas gospel de duas horas, começando às 15:30 e com previsão para terminar às 17:30. Murilo Paiva acrescentou que, embora esteja em curso o processo de canonização no Vaticano “espera-se apenas a comprovação

ADRIANO ABREU

COMÉRCIO Em função do feriado desta quinta-feira (3) em homenagem aos Protomártires de Uruaçu, o comércio natalense vai funcionar em horário diferenciados, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Já as agências bancárias que vinham funcionando precariamente, em virtude da greve dos bancários, fecha durante o dia santificado. O atendimento será feito, exclusivamente, nos caixas eletrônicos, que já atende por 42% das operações financeiras mesmo em dias de funcionamento normal, como informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O coordenador do Sindicato dos Bancários, Gilberto Monteiro, diz que o depósito de cheques, por exemplo, poderá ser feito normalmente nos caixas eletrônicos, “porque o serviço de compensação bancária funciona normalmente”, mesmo em feriados. “Quando tem um feriado local, o sistema eletrônico dos bancos acrescenta um dia”, afirmou ele.

de um milagre” -, os Mártires de Uruaçu tem chamado a atenção dos fiéis católicos “pela sua fama de santidade”, além da crença que depositam neles “para alcançar graças e agradecer pelas intersecções em favor deles”. A festa dos Protomártires de Uruaçu vem sendo celebrada desde o dia 22 de setembro, com a adoração às 19 horas, ao Santíssimo Sacramento, seguida de missa. As pregações seguem o tema: “Com o testemunho dos

Mártires, continuamos a missão de Jesus no mundo”. Já nesta quinta-feira (3), que é dia santificado em todo o Estado, a programação começará às 7 horas, com missa a cargo do padre André Martins, no Monumento de Uruaçu. O encerramento da festa religiosa ocorrerá às 18 horas, com a missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha. A programação religiosa dos Protomártires de Uruaçu ainda prevê a celebração de missas às 10 e 12 horas e entre às 10 e 14 horas haverá o atendimento de confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento. Os Protomártires de Uruaçu e Cunhaú e Uruaçu são, assim chamados, porque eles foram os primeiros católicos que tiveram o sangue derramado pelo fé em território brasileiro. Os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira e 27 companheiros foram sacrificados e mortos pelos invasores holandeses, em 16 de julho de 1645, por resistirem e não terem se convertido ao Calvinismo. A beatificação dos Protomártires ocorreu em 5 de março de 2000 pelo então papa João Paulo II, depois de 11 anos do processo, iniciado em 16 de junho de 1989. Em 21 de dezembro de 1998, João Paulo II reconheceu o martírio dos 30 brasileiros. Já o dia 3 de outubro foi escolhida pela Igreja Católica para a celebração dos Protomártires por ser a data de aniversário do morticínio de Uruaçu. Desde 2007 a data tornou-se feriado no Rio Grande do Norte.

Festa dedicada aos Protomártires de Uruaçu prevê confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento

Confira o que estará em funcionamento Feriado dos Mártires - 3 de outubro COMÉRCIO DE RUA >Alecrim Abertura facultativa, mas a maioria das lojas abre das 8 às 14 horas. >Centro da Cidade Abertura facultativa. Os grandes magazines abrem em horários diferentes, como a Riachuelo (8h às 17 horas) C&A (7 às 15 horas) e Lojas Americanas (9 às 15 horas). >Zona Norte Abertura facultativa até 12h. >Shopping Midway Mall Praça de alimentação e lazer: 11 às 22 horas. Lojas âncoras: a partir das 12 às 21 horas. Demais lojas: 15 às 21 horas. >Natal Shopping Praça de Alimentação e Lazer: 11 às 22 horas. Lojas e quiosques: 14 às 21 horas.

>Norte Shopping Praça de alimentação: 11 às 22 horas. Lojas e quiosques: 15 às 21horas.

Programação religiosa

>Praia Shopping Praça de alimentação e lazer: A partir das 11 horas . Lojas e quiosques: 15 às 21 horas.

“Show Paz e Luz” Cantor gospel: padre Reginaldo Manzotti Onde: Monumento Mártires de Uruaçu, acesso via BR-101 e BR-406, RN-160, em São Gonçalo do Amarante, a 18 km de Natal. Data: 03/out, das 15h30 às 17h30 Missas: 7, 10, 12 e 18 horas

>Shopping Cidade Jardim Praça de alimentação: a partir das 11 horas. Lojas e quiosques: 14 às20 horas. >Shopping Via Direta Praça de alimentação e lazer: 12 às 22 horas. Lojas e quiosques com abertura facultativa das 14 às 20 horas. >Supermercados Grandes redes abrem normalmente. BANCOS: fechados Fonte - CDL

Fonte – Arquidiocese de Natal


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

natal

11

Acordo para votar lei evita ocupação « PASSE LIVRE » Proposta do presidente da CMN, Albert Dickson (PP), para pôr em votação hoje o projeto de lei do “Passe Livre”, evitou que manifestantes virassem a noite em vigília na sede do Legislativo municipal FOTOS: ALEX RÉGIS

MARIA DA GUIA DANTAS repórter

Linha do tempo

A

Principais atos na sede da Câmara Municipal

proposta do presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), Albert Dickson (PP), para pôr em votação hoje o projeto de lei do “Passe Livre”, evitou o que parcela considerável dos parlamentares temiam: que manifestantes virassem a noite em virgília na CMN e pudessem repetir o traumático “ForaMicarla”. Ontem, as ausências – umas justificadas e outras não – dos vereadores Júlio Protásio (PSB), Chagas Catarino (PP), Ubaldo Fernandes (PMDB), Bertone Marinho (PMDB), Dagô Andrade (DEM), Eudiane Macedo (PHS), Júnior Grafith (PRB) e Adão Eridan (PR) inviabilizaram a votação em regime de urgência da proposta que visa conceder a gratuidade em transporte coletivo para estudantes. Com o clima tenso dentro e fora das instalações legislativas – e na iminência de uma mobilização dentro do prédio da CMN – Dickson convocou os líderes do movimento e prometeu algo considerado “arriscado” por muitos. Ele assegurou não só pôr a proposta na ordem do dia, como apreciá-la em um trâmite ordinário, porém, com características de regime de urgência. Para os defensores da matéria, são duas as vantagens nascidas da promessa: o quórum de 15 e não de 20 parlamentares; e a análise das Comissões em plenário, sem a necessidade de aguardar as morosas sessões semanais. “Ele (Albert Dickson) só não garante que os 15 vereadores participarão da sessão. E sem isso, nada feito”, ponderou Amanda Gurgel (PSTU),

25 de maio de 2011 – primeiro protesto em Natal

1º de junho de 2011 segundo ato em protesto contra a administração Micarla de Sousa

7 de junho de 2011 manifestantes ocupam pátio interno da CMN em protesto contra a bancada governista

11 de junho de 2011 vereadores da oposição colhem assinaturas para instalação de uma nova CEI

12 de junho de 2011

Passe Livre gera conflito entre Polícia Militar e manifestantes em frente à sede da Câmara Municipal de Natal na tarde de ontem

16 de junho de 2011

ì O QUE Projeto do Passe Livre

QUEM Deve ser apreciado em plenário pelas Comissões de Finanças e Fiscalização; Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transportes e Habitação; e de Direitos Humanos. A matéria obteve parecer favorável da CFF

uma das autoras do projeto. Amanda só tentou refrescar as memórias. É que Albert Dickson, mesmo durante as negociações com os manifestantes, deixou claro que não tem como assegurar a presença de 15 dos 29 parlamentares em plenário hoje. É que, pontuou ele, véspera de feriado sugere ausência e não presença. “Já sabemos que alguns vereadores já viajaram, outros já disseram que vão viajar. Não tenho como garantir nada”, frisou o presidente. Vereadores e estudantes trocaram mais sorrisos que agressões verbais. Em um rompante, no entanto, uma estudante disparou: “a

Parte dos manifestantes ocupou a área reservada ao público, pedindo votação do Passe Livre

BATE-PAPO Albert Dickson presidente da Câmara Municipal de Natal

Houve quebra de acordo?

O acordo é dos líderes, que decidiram que não ia tramitar de forma de urgente. Quem decide é o líder, não é o presidente. Esse colegiado decidiu que os projetos do prefeito iam tramitar na urgência, assim como o do voto secreto. O Passe Livre era diferente porque tinha adequações com relação a inclusão dos desempregados e outras coisas. Por isso, relutamos nessa questão. Diante disso, o acordo do colegiado era tramitar de forma normal. O vereador Júlio [Protásio] pediu vistas para levar ao prefeito. Ele tinha esse direito para que o prefeito tivesse noção. O projeto do Passe Livre é viável?

A gente está fazendo dele viável. O projeto chegou na CMN apenas com uma fonte de recursos, que era a Prefeitura. Ia quebrar a Prefeitura, eram muitos milhões por mês. Então, com certeza o Executivo não ia acatar.

desembargador determina desocupação do prédio e manifestantes recorrem

Estudamos outras opções e estamos fazendo com que a lei se torne boa. Se acelerarmos o processo pode ser que ele saia daqui muito ruim e seja vetado com justificativa. O senhor é contra ou a favor?

Eu estou articulando desde o início. Convoquei um colegiado de líderes para discutir os projetos polêmicos, para tomar uma decisão conjunta. Como o senhor viu essa possibilidade de ocupação?

Não vejo justificativa porque a gente já deu a palavra que vai votar amanhã [hoje], então não há necessidade. Essas pessoas têm motivos para acreditar na palavra dos vereadores?

Eu estou dando a minha palavra de presidente. Quem não acreditar...

viagem de um vereador em pleno dia de expediente não é argumento para nós”, frisou Géssica Régis. O vereador Júlio Protásio, com quem o projeto estava pendente face a um pedido de vistas, foi chamado às pressas para devolvê-lo e liberá-lo ao trâmite normal. Ele justificou a ausência por causa de um evento do PSB, seu partido. Segundo Júlio, líder do prefeito na CMN, o pedido de vistas foi feito para que o chefe do Executivo tomasse ciência da situação e pudesseanalisarousugeriralgo.Oparlamentar peessebista entregou a matéria, mas antes anunciou que ingressará com uma emenda par-

TJRN determina nova desocupação e STJ reconhece que protesto é legal e cassa decisão da Justiça potiguar

17 de junho de 2011 oito vereadores acatam exigências dos manifestantes e acampamento é desmontado no pátio da CMN

18 de julho de 2013 manifestantes voltam a ocupar pátio interno da CMN,que é desocupado após confronto com a PM

Em clima tenso, alguns manifestantes promoveram quebra-quebra na entrada do prédio da Câmara

Conflito termina com três pessoas detidas e duas feridas O saldo da mobilização de ontem na CMN foi desolador: três estudantes detidos, dois feridos (um com a necessidade de cuidados especiais), patrimônio público depredado e tensão. A tropa de choque da Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu acalmar os ânimos. Ao contrário, entrou em guerra contínua com os manifestantes. Os policiais alegam que precisaram do manejo de cacetetes e sprays para conter o quebra quebra contra o prédio da Câmara e os transeuntes. O outro lado refutou: “fomos covardemente violentados”. Osvereadores,noplenário,não escondiam o medo. “Estamos acuados. Dessa forma não podemosvotarnadadeacordocomnossas convicções”, disse um parlamentar da bancada governista. Carlos Eduardo tem 20 vereadores na sua base de sustentação. Com a agressividade a olhos vistos do lado de fora, muitos pediram para que as portas da Casa fossem trancadas. Por um momento, nin-

lamentar, cuja ação autoriza mas não impõe a lei – mesmo se aprovada – ao município. O principal ponto de discordância é a fonte de financiamento da matéria. Os apoiadores alegam que o subsídio pode partir da própria Prefeitura, Governos Federal ou Estado e redução da margem de lucro das empresas. Os críticos alegam que sobrará para um só bolso: com o Poder Público atolado financeiramente, ficará por conta do usuário do transporte coletivo pagar uma tarifa mais cara. O custo do passe livre, somente para estudantes, chega a R$ 34 milhões.

NÚMERO

R$ 34 milhões é o custo anual do passe livre apenas para estudante.

Passe Livre Entenda o projeto que tramita na Câmara O que é o projeto Concede aos estudantes de Natal a gratuidade no transporte público

Autores da proposta Vereadores Amanda Gurgel (PSTU), Sandro Pimentel (PSOL) e Marcos Ferreira (PSOL)

A conta recairá no bolso do usuário pagante.

Como será a votação, segundo promessa do presidente da CMN, Albert Dickson: Votação ordinária,mas com caráter de urgência

Principal alvo de discórdia

guém entrava e ninguém saía. O clima tenso, não houve recuo de parte a parte. Somente após o recolhimento dos três manifestantes às Delegacias de Polícia houve um arrefecimento por parte dos manifestantes. Os policiais se defendiam como podiam: “quebraram a vidraça da Câmara, jogaram objetoscontranós.Agimosdeacordo com nossa obrigação”. Para hoje, os manifestantes já avisaram que a atenção será redobrada. Eles exigem a aprovação do projeto, mas mesmo que seja posta em prática a proposta não dispõe de uma maioria considerável de apoiadores entre os parlamentares.

Qual a fonte de financiamento para a concessão da isenção da taxa

O que dizem os autores São três as possíveis fontes de subsídio: • dotação orçamentária própria da Prefeitura; • parcerias com os Governos do Estado e Federal; • redução da margem de lucro das empresas.

O que dizem os vereadores contrários: Prefeitura e Governo do Estado não têm condições de subsidiar o serviço;

Apreciação das três Comissões em plenário,sem a necessidade de reuniões separadas,seguida da votação em plenário.

Quórum: 15 vereadores em plenário

Aprovação: 8 votos favoráveis Se aprovado,o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Carlos Eduardo; Se não for acatada pelo chefe do Executivo,os vereadores podem manter ou derrubar o veto.


12

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

natal

Dilma inaugura três novos IFRNs « VISITA AO RN » Presidenta da República desembarca hoje, às 10h30. Em Ceará-Mirim assina protocolo de inauguração dos IFRNs de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A

presidenta Dilma Rousseff desembarca hoje (2) no Estado para entregar três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e quatro mil certificados para alunos que concluíram cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A previsão é de que Dilma Rousseff embarque em Brasília por volta das 8h e chegue na Base Aérea de Parnamirim por volta de 10h30 da manhã, de onde seguirá para a cidade de Ceará-Mirim chegando por volta das 11h da manhã no campus do IFRN, que será inaugurado. Chegando na cidade a presidenta assinará o protocolo de inauguração dos IFRNs das cidades de Canguaretama (distante 65 km de Natal), CearáMirim (distante cerca de 29 km) e São Paulo do Potengi (distante cerca de 75 km da capital). Com a inauguração dos três campus, o RN passará a ter 19 unidades em todo o Estado. Na ocasião, estarão presentes o ministro da Educação Aloizio Mercadante, autoridades e políticos dos Estado. O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, diz se sentir “honrado com a posição de destaque que o senac se encontra no senário local e nacional com a formação de cerca de 20.000 profissionais através do Pronatec - com uma educação técnica de qualidade e totalmente gratuita”, disse Marcelo Fernandes. Dos quatro mil alunos do Pronatec, quase mil fizeram a formação profissional nas unidades do SENAI-RN. Os alunos formados pelo Senai que receberão os certificados do Pronatec da presidenta, fizeram cursos nas áreas de confecções, eletricidade, refrigeração, mecânica, construção civil, informática e alimentos. Este alunos estudaram e foram trei-

IFRN de Ceará-Mirim ocupa área de 100.000 metros quadrados

nados nas unidades de Natal, Parnamirim e Santa Cruz. Também foram beneficiados estudantes dos municípios de Serrinha, Lagoa Nova, Canguaretama, Monte Alegre, São Bento, Lajes Pintadas e Sítio Novo. O reitor em exercício do IFRN, Ribamar de Oliveira disse que “a inauguração dos três novos campi atenderá a uma anseio da população que observou, nestes últimos anos, o processo de construção da infraestrutura. Além do mais, a liberação dos professores por parte do MEC gera a necessidade de oferta de cursos planejados para a região”. “Acreditamos que as comunidades dos municípios de São Paulo do Potengi, Canguaretama e Ceará Mirim estão ansiosos que as portas do IFRN se abram para recebê-los, considerando, inclusive, algumas ações que já estão acontecendo” disse o reitor em exercício . Ele se refere a ações do Pronatec, cursos subsequentes e de Formação Inicial e Continuada (FIC), em processo de aprovação junto aos nossos Conselhos, culminando com a oferta dos Cursos Técnicos Integrados em 2015.

Campus de Canguaretama ocupa área de 105 mil metros quadrados

Prédio tem além de laboratórios e salas, estrututra de auditório

Visita da presidenta Dilma Rousseff ao RN Inauguração e certificados S. P. do Potengi

Quando: 2 de outubro, quarta-feira, às 11 horas

Ceará-Mirim

Local da solenidade: IFRN de Ceará-Mirim Motivo: Inauguração dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN's) de Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi; Entrega dos certificados de conclusão de curso a 4 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os IFRN's: Os três novos campus integram a terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; Capacidade:

1.200 alunos em cada um dos IFRNs. Cursos previstos: Além das ofertas educacionais de

Canguaretama

cursos básicos de formação inicial e continuada e do curso técnico de informática, inicialmente o IFRN de Ceará-Mirim oferecerá os cursos técnicos de programação de jogos digitais e de equipamento biomédicos. Em São Paulo do Potengi, de edificação e meio ambiente. Em Canguaretama, de turismo e eletromecânica.

105

Número de profissionais que vão atuar nos três IFRNs entre professores e técnicos administrativos em educação

27

milhões foi o investimento nas três novas estruturas O Pronatec: Os cursos dos Pronatec parceria são desenvolvidos em uma parceria entre o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento e o Sistema S. A oferta de cursos no RN neste programa envolve qualificação para os setores êxtil, construção civil, energias renováveis, complexo eletrônico, calçados e de celulose e papel, etc.

O Rio Grande do Norte, após a inauguração dos campus do IFRN em Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi, passará a contar com 19 unidades em todo o Estado. Com isso, cerca de 3.600 novas vagas serão abertas na área de formação tecnológica. A capacidade de cada campi é de 1.200 alunos.Os campus, em média contam com apoio de 60 professores e 45 técnicos-administrativos em educação.

Os campi possuem o mesmo projeto: um prédio principal, com salas de aulas, administração e a biblioteca, construída em 4.000 m²; uma área de vivência com quase 900 m²; um prédio anexo, com laboratórios, refeitórios e setor de saúde ocupando mais de 2.500 m², além de um auditório com capacidade para 208 pessoas. As unidade contarão com laboratórios que serão distribuídos para as especialidade de Lín-

guas, Química/Biologia, Física, Informática e especializados. Além dessas estruturas já existentes, os campi terão um parque esportivo que já está em fase de acabamento. O investimento foi de R$ 27 milhões. As atuais 16 unidades estão nas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nova Cruz, João Câmara, Macau, Apodi, Ipanguaçu, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Policiais civis pedem donativos « SALÁRIOS ZERADOS » Agentes e escrivães da Polícia Civil estão em greve há 57 dias. Já os

servidores do Itep há 51. As duas categorias tiveram desconto de 27 dias parados em setembro

Q

Rua São José ganhará faixa semiexclusiva para ônibus

A

Novas unidades vão abrir 3.600 vagas

uase 60 dia após o início da greve dos policiais civis e servidores do Itep não houve avanço nas tentativas negociações com governo do estado. Com isso, os policiais civis, em greve há 57 dias e os servidores do Itep há 51, continuam sem previsão para retornar às suas atividades. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), Djair Oliveira, disse que alguns servidores receberam seus contracheques zerados. “Teve contracheque veio zerado. Tiveram alguns com o valor de R$ 0,01 centavo. Inclusive de servidores que estavam na cota do 30%. Ou seja, mesmo trabalhando, tiveram seus salários cortados”, reclama Djair. A direção do Sinpol disse que já entrou na justiça para pedir o

« MOBILIDADE »

ressarcimento do valores cortados dos salários dos servidores. Na tentativa de ajudar os companheiros que, segundo o sindicato, tiveram os salários cortados , o Sinpol lançou ontem, 1º de outubro, uma campanha para arrecadação de fundos para auxiliar os policiais civis e servidores do Itep. Para isso, foi aberta uma conta corrente onde poderão ser depositadas doações Ofício solicitando ajuda foi endereçado para várias autoridades e sindicatos de outras categorias do RN, na tentativa de fortalecer o movimento em prol dos servidores. “O salário do trabalhador assume o status de verba alimentar, e o seu corte, por parte do empregador, provoca danos irreparáveis ao sustento do servidor e de seus dependentes, além da economia local como um todo”, diz

Djair Oliveira. “Não podemos”, continuou ele, “permitir que falte o pão para os nossos filhos, mas não temos o direito de desistir da luta pela nossa instituição, pela segurança pública, dignidade e justiça”. A diretoria diz que além de buscar a solidariedade da população em geral, com divulgação do pedido de ajuda, nas redes sociais e rádios, os grevistas também estão tentando contribuições de políticos que já vinham manifestando apoio às lutas das categorias. Na manhã de ontem, os sindicalistas visitaram à Assembleia Legislativa. Segundo Djair o Estado, até o momento, as negociações quanto às pautas de reivindicações não tiveram avanço. “O Governo está prometendo realizar as reivindicações de forma ver-

bal. Até agora não tem nada por escrito. Não é corte de salário que vai enfraquecer o momento. Greve continua”, afirmou Djair. Djair Oliveira disse que, “salvo a questão de convocação dos aprovados em concurso que está sendo feita de forma parcial, outras reivindicações como: delegacia 24 horas, reajuste na tabela de salários, informatização das delegacias, aumento do efetivo”, ainda não foram tratadas com o governo. A categoria aguarda uma resposta do Estado para continuar discutindo a pauta de reivindicações, inclusive sobre a questão da retirada dos presos das delegacias. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com o procurador, João Carlos Gomes Coque, da Procuradoria Geral do Estado, respon-

sável, segundo a assessoria de comunicação do Governo pelo acompanhamento jurídico das ações mas, não obtive êxito. No último dia 27, trabalhadores de diversas categorias se reuniram na tarde de ontem para uma caminhada pela avenida Rio Branco, no Centro de Natal. O principal objetivo da manifestação em apoio á greve da Polícia Civil, foi protestar contra a decisão do desembargador Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Cláudio Santos, que determina aos policiais civis que mantenham uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo e das Delegacias de Plantão. A contribuição pode ser feita através da Conta Corrente nº 5.507-7, Agência 4194-7 (Banco 756/Credipol).

inda no final deste mês a Rua São José, que corta os bairros de Candelária, Lagoa Nova e Lagoa Seca, vai contar com uma faixa semiexclusiva para ônibus. A medida, a ser tomada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) faz parte de mais uma modificação a ser feita a partir das chamadas obras de mobilidade urbana, que acontecem como adequação da cidade para a Copa de 2014. Não há prazo definido ainda para o início da alteração. Nesta semana uma equipe técnica vai a São José para analisar a área e definir como a faixa exclusiva será implantada. Hoje, não há linhas do transporte público percorrendo a rua, mas com as intervenções a serem feitas, a via servirá de escape para os ônibus. “Vamos testar uma faixa semiexclusiva para ônibus, onde será permitida apenas o acesso às garagens para os moradores”, afirmou o secretário adjunto de Trânsito da secretaria, Walter Pedro da Silva. Devido às intervenções a serem feitas, mais de cem ônibus que respondem por 16 linhas terão seus percursos alterados. Três paradas da Avenida Prudente de Morais, que ficam no sentido a ser bloqueado, serão relocadas para a Rua São José. As linhas de ônibus que terão novo itinerário são: 8, 24, 35, 43, 44, 33, 33B, 30, 31, 31A, 33, 39, 66, 35, 43 e 41. Não há qualquer data definida para o início do teste, mas Walter Pedro acredita que em outubro seja dado início às mudanças. Tambémnãoserãonecessáriasobrasna pista, já que apenas tinta será usada para delimitar a faixa exclusiva. Será um percurso de aproximadamente dois quilômetros de extensão,dotrajetofeitodaRuaRaimundo Chaves até a Avenida Amintas Barros, área que passará a ser no sentido Candelária-Centro. A Semob orienta o motorista a evitar a São José quando a faixa especial para o transporte público for implantada. Apesar de não ter definição ainda por parte do consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes, que executará a obra, os serviços de intervenção estão previstos paracomeçarnodecorrerdestaprimeira quinzena de outubro. Serão construídos no entorno do estádio ArenadasDunascincotúneisedois viadutos, um deles estaiado. As obras estão orçadas em R$ 222 milhões e ficarão a cargo do consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes.Aoqueparece,atéagoraháapenas uma data definida no projeto: o prazo para a entrega das obras é o final de maio de 2014. De acordo com a Semob, as interrupções ainda não tiveram início porque é preciso terminar a pavimentação das vias alternativas – ruas Militão Chaves e Morais Navarro – e a recriação de canteiros como o da Avenida Prudente de Morais que interrompe a Militão Chaves, que deixará de existir. Esta via já foi pavimentada, contudo, o canteiro que fica bem no meio da avenida ainda permanece. As árvores que ficavam no local e já foram devidamente retiradas. Segundo o secretário adjunto Walter Pedro, as empresas já conseguiram junto à Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) o desvio e corte parcial de energia na Prudente. Hoje, os ajustes e desvios começam a ser realizados em outra frente. É a vez da telefonia. O próximo da lista será a rede de água da região. Ontem pela manhã representantes da Semob, do consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), além do próprio prefeito, se reuniram no Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta. “Eles nos passaram é que enquanto eles puderem adiantar os trabalhos sem interromper o trânsito, melhor, porque querem trazer menos transtornos possíveis”, definiu Pedro.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

natal

13

De novo nas ruas e perto das drogas « DRAMA FAMILIAR » Dentro de casa, adolescente que vivia acorrentada, passou quatro meses longe do crack.

No abrigo, proteção do município durou 50 minutos. Sem vigilância, garota fugiu. Nenhuma busca foi feita FOTOS: ADRIANO ABREU

ROBERTO LUCENA

BATE-PAPO

repórter

A

adolescente que era mantida acorrentada dentro de casa pela própria mãe passou quatro meses longe das drogas. Na última segunda-feira, ao ser acolhida pelo Conselho Tutelar, a garota foi encaminhada para a Casa de Passagem na zona Norte da capital. Lá, ela chegou por volta das 18h30. Menos de uma hora depois, Vanessa (nome fictício) fugiu. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) – responsável pela unidade – se abstém de qualquer responsabilidade e afirma que não pode fazer nada. Na rua, Vanessa está entregue à própria sorte. O drama familiar da dona de casa Maria Rosa da Silva foi publicado na edição da TRIBUNA DO NORTE no último domingo. Para livrar a filha de 16 anos do mundo dos entorpecentes, Maria Rosa mantinha Vanessa acorrentada a uma cadeira. O Conselho Tutelar da zona Oeste tomou conhecimento do caso e interveio. A Polícia Civil foi comunicada e a mãe foi presa sob a acusação de cometer cárcere privado. Foi solta após pagar fiança de R$ 230,00. Como medida de proteção, o Conselho enviou a menina para a Casa de Passagem 3, na zona Norte. Não houve tempo para qualquer outra ação. Sem correntes prendendo-a, em 50 minutos sob os cuidados do Município, Vanessa fugiu. A coordenadora da unidade não quis falar sobre o assunto. “Não posso falar nada. Sugiro que procurem a assessoria de imprensa da Semtas”, disse Ana Luiza. A secretaria não usa o termo “fugir”. Para a Semtas, a menina “evadiuse” do local. “Ela chegou e, menos de uma hora depois, evadiuse do local pulando o muro”, informou a assessoria de imprensa. Atualmente, cerca de 25 adolescentes com idade entre 16 e 18 anos estão na unidade. As evasões – como prefere definir a Semtas – são corriqueiras. Funcionários contam que é “normal” os adolescentes saírem às sextas-feira e retornarem apenas na segunda, por exemplo. De acor-

Mariana Rebello

Nós xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxs”

promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Natal

“O município tem o dever de localizá-la”

XXXXXXXXXXXX xxxxxxxxxxxx

De onde vem a demanda na Promotoria?

A maioria das ocorrências é oriunda dos Conselhos Tutelares. Eles que detectam as crianças que estão em situação de risco nos bairros. Na Casa de Passagem 3 não houve tempo para ação de assistência. Sem vigilância, garota fugiu menos de uma hora após ser recebida

ì QUEM Vanessa (nome fictício), 16 anos

O QUE Estava sob medida de proteção na Casa de Passagem 3, na zona Norte, mas evadiu-se. Até o fechamento desta edição não tinha reaparecido

do com Marina Rebello, promotora de Justiça da Infância e da Juventude, as Casas de Passagem não funcionam como prisão. “ Tem o muro alto, uma rotina de entrada e saída, mas não impede que ocorre a evasão dos adolescentes”, destacou. A assessoria de imprensa da Semtas explicou ainda que a Casa de Passagem não tem condições de realizar a busca pela garota. “Não temos o poder de polícia”, afirmou. De acordo com informações levantadas pela reportagem, a coordenadora da unidade enviou um ofício à Justiça informando o ocorrido. Mas a Semtas poderia ajudar na busca pela adolescente caso

2 O órgão, ricamente vascularizado, absorve a substância instantaneamente

4 Ente 10 e 15 segundos após ser tragado, o crack inunda o cérebro com dopamina, neurotransmissor relacionado às sensações de prazer e motivação. Causa aumento da frequência cardíaca e da temperatura corpórea, dilatação das pupilas e sensação de poder, força e euforia.

3 A droga cai na corrente sanguínea

Efeitos do uso prolongado Tolerância e compulsão: o usuário passa a precisar de doses cada vez maiores para alcançar o mesmo efeito

Depressão, ansiedade, irritabilidade, distúrbio do humor e paranoia, perda de apetite e sono e problemas respiratórios

A Casa de Passagem não é uma prisão. Tem o muro alto, uma rotina de entrada e saída, mas não impede que a evasão da adolescente. O que pode ser feito?

Nesses casos, o que é feito é convocar os serviços da Prefeitura. Existe o “Busca Ativa”. O Município tem o dever de localizála. O SOS Criança, do Governo do Estado, também pode ajudar. Mas o “Busca Ativa” não está funcionando, não é isso?

Não, mas o município tem o dever de localizá-la. As medidas de acolhimento são sempre recomendáveis?

A medida do acolhimento é extremamente excepcional. Deve ser a última medida a ser tomada nesses casos. Só deve ser feita quando ninguém pode se responsabilizar pela criança. Rosa depôs na segunda e deixou a filha sob proteção do Estado

Maria Rosa quer solução para encontrar a filha

Efeitos e distúrbios gerados pela droga

1 Ao ser tragada, a droga vai para os pulmões

A adolescente que foi levada à Casa de Passagem da zona Norte conseguir fugir pouco tempo depois. É normal isso acontecer?

A mãe

O caminho do crack no organismo Entre as drogas que circulam em grande quantidade no país, ele é o mais destrutivo. Especialistas alertam que um em cada três usuários morre, em média, após cinco anos de uso contínuo do crack. Confira a seguir seu efeito sobre o organismo e uma comparação com as demais drogas

O fato que mais chama atenção é que as ocorrências existem, na maioria das vezes, por causa de uma inércia do Governo Estadual e Municipal.

um serviço que existe no setor não estivesse prejudicado. Devido a problemas burocráticos, o “Busca Ativa” está parado há alguns meses. A secretaria promete retomar o serviço no próximo mês. Com o “Busca Ativa”, a Semtas fazia o monitoramento de áreas com alta vulnerabilidade social e colhia crianças e adolescentes das ruas. Em casos de evasões da Casa de Passagem, o serviço ajudava na busca pelo adolescente fugitivo. Maria Rosa descobriu que a filha havia fugido apenas no início da tarde de ontem. Mais cedo, ela foi à uma clínica no bairro de Igapó onde a filha seria atendida por um psiquiatra. “Ficou combinado com o conselheiro tutelar que o pessoal da Casa vinha deixar ela aqui. Mas eu esperei até meio dia e ninguém apareceu”, disse. Cansada de esperar, Maria foi à Casa de Passagem. Os educadores sociais deram a infortúnia notícia. “Não faço ideia de onde ela possa estar. Estou com medo e preocupada. Ela não conhece aquela região. Quero que encontrem minha filha”, apelou. Até o fechamento desta edição, a adolescente não havia aparecido.

Aumento da pressão arterial, que pode provocar derrame cerebral e óbito

Fontes: Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Universidade federal de São paulo (Unifesp); Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas (Abaad); Associação Brasileira de Psiquiatria; documento O tratamento do Usuário de Crack, de Ronaldo Laranjeira; Drogas: perguntas e Respostas, de Ivan Mário Braun; National Institute on Drug Abuse.

E quais as causas das ocorrências?

Inicialmente, a dona de casa Maria Rosa queria que alguém a ajudasse. O tratamento para a filha dependente de drogas desde os 12 anos era o que ela mais desejava. Nenhum órgão público garantiu o tratamento aguardado. Estado e Município não apresentaram solução. Agora, a dona de casa quer solução para outro problema mais urgente: encontrar a filha. Sob os cuidados da mãe, a garota não tinha possibilidades de fugir. Quando esteve sob a custódia do Município, Vanessa evadiu-se. Além de não garantir o tratamento psicossocial, o Poder Público não garantiu a proteção da menina. O drama está envolto em situações que revoltam a dona de casa. Não está claro quem deve procurar a menina. A Semtas se absteve da responsabilidade, Conselho Tutelar e Ministério Público afirmam que é dever do Município iniciar a investigação. “Quando entregamos a menina na Casa de Passagem, a responsabilidade passou a ser do Município. Eles passam a ter o papel de mãe da menina”, explicou o conselheiro tutelar Marcílio Bezerra. Procurado para comentar o assunto, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Huma-

Quando entregamos a menina na Casa de Passagem, a responsabilidade passou a ser do município” MARCÍLIO BEZERRA conselheiro tutelar

nos e Cidadania (Coedhuci), Marcos Dionísio, disse que as providências necessários no caso já foram tomadas. O presidente criticou a inércia do Poder Público para efetivar ações nesse campo e afirmou que a rede de assistência psicossocial do Estado e Município estão falidas. “Nos últimos anos, assistimos o desaparelhamento desses serviços. Não houve políticas nesse sentido”, destacou. O tratamento para a garota ainda não está assegurado. O Conselho Tutelar afirma vai batalhar por uma vaga na rede de assistência e pode ajuizar a questão. “Se não conseguirmos, vamos procurar o Ministério Público para nos ajudar”, disse Marcílio Bezerra.

E como essa adolescente pode ser tratada?

Existem as comunidades terapêuticas que, anteriormente, o Município tinha convênio. Hoje, não mais. Mas o trabalho nessas comunidades não têm sucesso se o nível de dependência for muito alto. Nesses casos, é preciso de medicamento. Quando o nível de dependência é muito alto, mandamos para o Hospital João Machado. Lá, há uma triagem para definir se a criança vai ser internada. O que vai acontecer com essa adolescente agora? O MP tem conhecimento do caso formalmente?

Quando é determinado o acolhimento, imediatamente o caso passa a ser um processo encaminhado ao Ministério Público. É feito uma guia de acolhimento no momento do acolhimento.


14

natal

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

« ELIANA LIMA » elianalima@tribunadonorte.com.br

“A falência das políticas públicas está levando as pessoas a adotarem comportamentos desesperados. A fragilização das unidades de atenção a saúde e do sistema de garantia de direitos, provocam esta tragédia. Enquanto as redes de Natal não forem reconstruídas, casos como esse continuarão a acontecer” De Marcos Dionísio, dos Direitos Humanos, provocado no Twitter pela coluna, sobre a mãe que acorrentou a filha para livrá-la das drogas, na ausência do poder público. A mãe foi presa, pagou fiança para sair, a filha foi levada para a Casa de Passagem, de onde fugiu

INSTAGRAM

SUELY NOMIZO/REVISTABZZZ.COM

Roupagem

1 – LUXIO

A conversa entre a governadora Rosalba e o primeiro-cavalheiro Carlo Augusto Rosado com Benito Gama, presidente nacional do PTB, semana passada em Brasília, teve resultado no RN. Nos escaninhos ravengarianos, o secretário Aldair Rocha (Segurança) foi escolhido pelo Casal Rosado para presidir o PTB no Estado, substituindo o baiano Fábio Rodamilans, que sequer mora em solo-potiguar.

Chíquimas e cheirosas, Cláudia Gallindo, Juliana Flor e Ana Augusta de Paula em Paris

Eleitoral

2 – HOLOFOTES No lançamento do Solar João e Marilda, Fernando e Sílvio Bezerra, pai e filho, recebem o técnico do ABC, Roberto Fernandes

2

1

A intenção do Casal Rosado é que Aldair se filie ao partido e passe a comandá-lo. Mais: e que o homem da segurança pública seja o candidato do partido a deputado estadual,apoiadopelogovernoainda democrata.

3 – PORTARRETRATO

SUELY NOMIZO/REVISTABZZZ.COM

SUELY NOMIZO/REVISTABZZZ.COM

4 – LUXO Nos holofotes na noite glamorosa no Olimpo: Veruska e Kaká Borges com o sogro-pai Haroldo Pinheiro Borges

Sufoco Por falar na governadora, em meio a tantos problemas administrativos e políticos, ela ainda se vê às voltas com o seu secretariado, que está desfalcado desde a saída dosindicadosdoPMDB. Pastascomo a Potigás e Agricultura estão à espera do novo indicado para a Giroflex.

3 Situação...

E a negativa do Governo em ceder o espaço do Centro de Convenções para o Fifa Fan Fest Natal ainda repercute dentro do Governo, Prefeitura e trade turístico. Comenta-se que egos se sobrepõem ao interesse público.

Além do corte no repasse das contribuições sindicais, descontadas em contracheque, o Governo Rosa(do) cortou os salários da categoria. Situação tal, o Sinpol lançou ontem uma campanha de arrecadação de fundos para auxiliar os policiais civis e servidores do ITEP que tiveram salários cortados em conseqüência da decisão judicial (que suspendeu ainda as contribuições sindicais).

Policiais civis e servidores do Itep foram ontem à AL pedir doações aos deputados, que deram contribuições individuais em dinheiro. Outros se comprometeram a depositar na conta da campanha que o Sinpol lançou ontem: Conta Corrente nº 5.507-7, Agência 4194-7 (Banco 756/Credipol).

...Impiedosa Tudo porque o Executivo cortou os salários indiscriminadamente, inclusive de quem está em atividade, mas apoia o movimento. “Cortaram nossos salários, mas não nossa dignidade”, disse à coluna a vice-presidente do Sindicato, Renata Pimenta.

4 Direito em Natal e professor da UFRN.

Mal na fita

Navalha...

Na noite de lançamento do maior apartamento de Natal, pais e filha: Glayds e Fernando Fernandes com a bela Fernanda

...Crítica No início da noite de ontem, foram para frente do Midway panfletar e pedir doações.

Grita Na coletiva de imprensa, o Governo informou que no dia 30 de setembro pagaria os salários de todos os órgãos que têm arrecadação própria. Mas, até ontem nada de salário na conta de inativos. Como ontem foi o Dia Internacional da Terceira Idade, bradavam: “Foi o presente que a governadora deu pra gente nesse dia de nossa homenagem”. Também não receberam

os pensionistas.

Perigo

Divisão

Páginas

Por falta de combustível, alguns carros da Polícia Militar estão sem rodar em Natal e Parnamirim.

O PSOL tem apenas dois vereadores na Câmara de Natal, mas o clima não é dos melhores. O Zangão-Antenado, em rasante pelo Legislativo, captou que um vereador não se refere ao outro pelo nome, mas apenas como “o outro vereador”.

Nos escaninhos da Governadoria, circulava ontem que o Diário Oficial trará hoje exonerações de cargos da Fundac. Problema, se se confirmar: afetará as unidades de medidas socioeducativas (Ceduc e Ciad). Mas a ordem é passar o rodo.

Histórico Na semana passada, o Estado perdeu uma ação bilionária referente à conversão em URV do salário dos servidores. Aí vem a curiosidade: a Prefeitura de Natal não enfrentou o mesmo problema.

Faro... Na edição de 22 de agosto, a coluna informou sobre parlamentares que estiveram no gabinete do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, criador e presidente do Partido Solidariedade (PS), entre eles Betinho Rosado, Paulo Wagner (PV), Sandra e Larissa Rosado (PSB).

...Fino Pois bem, na mesma semana também esteve em tête-à-tête com Paulinho da força o deputado Kelps Lima. E ontem foi confirmada a filiação do ex-republicano ao PS. Com direito a comandar a neolegenda.

Interessante Sabe por quê? Porque na época, a então secretária de Planejamento, Maria do Livramento Miranda, recusou-se a proceder da mesma forma do Estado e conseguiu convencer o então prefeito Carlos Eduardo de que a medida era flagrantemente ilegal e violava os direitos dos servidores. Setores do secretariado acusaramna de gerar um rombo no erário. Ela resistiu.

Então Hoje, eis o resultado: Estado na aflição e Município sem ter que enfrentar esse seriíssimo problema.

Moda Na capital francesa, conferem os lançamentos de grifes como Chanel e Elie Saab - estilista libanês mestre dos vestidos longos e maravilhosos – na Paris Fashion Week, as belas Juliana Flor, Ana Augusta Cansanção de Paula e Cláudia Gallindo.

Jurisdição estatal Dia 18, na Saraiva-Midway, o juiz Ricardo Tinoco autografa ‘Democracia Deliberativa e Jurisdição – A Legitimidade da Decisão Judicial a partir e para além da Teoria de J. Habermas’, a partir das 18h. Livro que trata da relação entre o Poder Político, o Direito e a Democracia pelo viés da função cometida à Jurisdição Estatal, que já conquistou sucesso de crítica no meio Acadêmico nas regiões Sul e Sudeste.

Recheio Além de atual neste momento político e histórico que o Brasil atravessa, a obra é fruto da pesquisa de Doutorado em Filosofia do Direito na PUC/SP do autor, que é juiz de

E viva! AtrupeUskaravelhofestejahoje doze anos de música soltando o som na Pepper´s Hall, com participações especiais das bandas São Jó e Mesa 12, do baiano Ricardo Chaves, cantores Priscilla Freire e Flávio Xingú. Ingressos RutraMidway.

« COLMEIA » Hoje tem grito de felicidade para Camila Freitas Mecedo, Gilda Mesquita e Suely Jácome.

à

Véspera de feriado, hoje tem samba de raiz com o grupo Arquivo Vivo, no Taverna Pub, das 19h30 às 23h30.

à

Tribunal marca concurso para 24/11 « MAGISTRATURA » Mudança de data ocorreu por determinação do CNJ, acatando pedido liminar de um dos inscritos para ampliar intervalo entre a publicação do edital do certame e a data de realização das provas

O

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) divulgou no Diário da Justiça eletrônico da segundafeira, 30, a nova data para aplicação da prova objetiva do concurso para ingresso na magistratura potiguar. O certame, que está a cargo do Centro de Seleção

e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), será no dia 24 de novembro, a partir das 8 horas. A mudança atendeu a decisão do Conselho Nacional de Justiça. Além dessa data, a presidente da comissão do concurso público de provas e títulos para ingresso na

Magistratura, juíza Sandra Elali, divulgou também um cronograma estimado para as demais etapas do concurso. A prova objetiva terá duração de cinco horas. Os candidatos deverão, obrigatoriamente, a partir do dia 1º de novembro, acessar o site do Cespe para verificar o seu local de rea-l-

ização da prova, por meio de consulta individual. A presidente da comissão, juíza Sandra Elali, ressaltou ainda que permanece válida a relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido para a realização da prova objetiva seletiva, divulgado no

item 1 do Edital nº 13/2013, de 19 de setembro de 2013. O certame estava marcado, anteriormente, para 29 de setembro. Em decisão publicada no dia 20/09, o conselheiro Flávio Portinho Sirangelo, do CNJ, acatou pedido de liminar impetrado por inscritos no con-

curso e determinou a suspensão do certame. Na decisão, o magistrado determinou que o TJRN remarcasse a data para a aplicação da prova, “observandoo intervalo mínimo de 15 dias para a convocação dos candidatos, prazo a ser computado a partir da publicação de novo edital”.


NO RÁDIO

NO FACEBOOK

Acompanhe a situação de ABC e América após a rodada da Série B do Brasileiro.

HOJE NA TV

21h50 - Copa do Brasil: Vasco x Goiás; FOX Sports 21h50 - Copa do Brasil: Botafogo x Flamengo; Globo

12h - Globo Esportivo 17h - Globo Esportivo www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

NOITADAS DE NATAL VIRAM DESAFIOS PARA CLUBES NA HORA DE CONTRATAR PÁGINA 16

TN ONLINE

Saiba tudo sobre a rodada de hoje do Campeonato Brasileiro da Série A. www.tribunadonorte.com.br

esportes

15

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 02 de outubro de 2013

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Bom Senso F. C. Tem tudo pra ser vitorioso o movimento iniciado por um pequeno grupo de jogadores veteranos, à frente o curitibano Alexsandro de Souza (Alex) atualmente defendendo o Coritiba/PR, depois de longa passagem pelo futebol da Turquia. À primeira reunião do grupo denominado Bom Senso FC compareceram 20 jogadores, com participação muito boa via videoconferência. Os principais itens receberam aprovação: foram, manter o número de datas do calendário, limite de partidas por temporada e por mês, definir o período de férias, criar um fairplay financeiro, manter os 30 dias de férias este ano e participação dos jogadores nos conselhos das entidades desportivas ligadas ao futebol. A campanha oficializou o título de Bom Senso F.C. Cerca de 300 jogadores já assinaram o movimento.

Pegando no pé

Pegando (2)

O blog do E.T. prossegue nos calcanhares do presidente Rubens Guilherme. Raro – raríssimo, é o dia em que o E.T. não vira as baterias na direção do circunspecto dirigente maior do Alvinegro. O assunto do momento é o quiprocó entre o ABC e Wanderley, exatleta do Atlético Goianiense e ABC, atualmente questionando o Alvinegro. Segundo o blog, o presidente disse na rádio Globo, que o clube não deve nada ao jogador. O caso já bateu na Justiça Trabalhista, pois há séria ameaça de multa pesada aplicada ao clube, decorrente da rescisão do contrato. Coisa de milhões. Nota: E.T. são as iniciais do blogueiro Emilson Tavares, ex-vice de futebol do clube na gestão Judas Tadeu.

O assunto dá margem a muitos comentários. É aí que o blog do ET “se solta” e recorre à letra de uma composição musical. A atual, é um antigo sucesso do músico, cantor, compositor e ator potiguar Isaque Galvão, nome mais do que badalado nas rodas musicais da paróquia natalense e alhures. “É bom ficar direito, se quiser estar no salão/Não se faça de doido não/Não se faça de doido não.../Eu já notei/que sua loucura é manha/Mas não esqueça/que doido também apanha ...” O E.T. cita uma frase histórica de Martin Luther King: “ Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário ver toda a escada.”

Ex-ABC no Corinthians/SP Pela primeira vez, um ex-jogador do ABC FC poderá vestir a camisa do Corinthians Paulista. Trata-se de Rodriguinho, que havia sido negociado com um clube da Arábia Saudita, a transação

não vingou, o Corinthians foi lá e fechou. Se tudo der certo, o ABC pega 5% do valor do passe. Como a grana foi alta, o Alvinegro pode faturar R$ 600 a 800 mil, isto é, 5% do valor da negociação.

É o Brasil do desmantelo É manchete no “Diário do Nordeste”/CE: 1026 contas de ex-gestores cearenses não foram julgadas pelo Tribuna de Contas do estado do Ceará, a maioria com quase 40 anos nas prateleiras. Para o jurista cearense Valmir Pontes Filho, isso é i-na-cre-di-tá-vel. É o Brasil desmantelado, mutreteiro! Desculpe, leitor, o assunto não é futebol, mas é revoltante.

Goleadores O futebol do RN jamais teve um jogador seu despontando como goleador da série “B”. Nem mesmo chegando perto. O futebol potiguar jamais teve um time pelo menos dentro do G-4 da “B” nas últimas rodadas. Atualmente, os homens-gol são Ederson (ex-ABC na série “A” com 15 gols, Bruno, da Chapecoense é o goleador da “B”, com 22 gols, e Assissinho é o artilheiro da Série “C”, defendendo o Fortaleza, com 22 gols. HUMOR O XV de Novembro de Piracicaba/SP acaba de contratar o treinador Edson Só. Edson Só é um dos treinadores mais rodados do futebol paulista. Novidade em Edson, é que ele trabalha SÓ. Não adota a exigência de ter ao lado um assistente técnico. Ao se apresentar no seu novo clube, disse que SÓ precisa contratar mais dois jogadores.

HUMOR (2) Edson Só gosta muito de ver tape de jogos, na busca incessante de alguma revelação do futebol interiorano. Mas, Edson assiste sempre SÓ, pra não desviar suas observações. Quando viaja pelo interior paulista na busca de garotos bons de bola, também vai SÓ. Edson Só é solteiro, e não tinha como ser diferente. Antes Só, que mal acompanhado, diz.

As aperturas. Dos grandes Leio no blog UOL, que o Palmeiras/SP está reduzindo os gastos. Nas viagens pela série “B”, o clube evita levar nutricionista, fotógrafo e cinegrafista do clube, e só um preparador físico. A crise é geral. É a falta de grana também nos grandes.

« CARTÃO AMARELO »

Cariocas, em momentos opostos, duelam no Rio « SÉRIE A » O Fluminense está em crescimento na competição e o time do Botafogo vive uma fase de baixa. Os dois se encontram às 21h

FÁBIO CASTRO

R

io de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - Um time subindo de produção, enquanto que o outro vem caindo. Assim é o encontro entre Fluminense e Botafogo, que acontecerá às 21h, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor não perde há sete partidas, vem de um triunfo de 2 a 1 sobre o Goiás e, na oitava posição com 33 pontos, começa a almejar uma vaga na Copa Libertadores. Já o Glorioso vem fazendo o caminho inverso. Após brigar pelo título, o time perdeu seus três últimos compromissos, sendo o mais recente por 1 a 0 para a Ponte Preta em casa, e, estacionado nos 42 pontos, divide a segunda posição com o Grêmio, mas vem preocupando seus torcedores por conta da queda de rendimento. O momento das duas equipes no Campeonato Brasileiro é realmente o principal ingrediente do jogo e tem servido de base para os discursos dos dois lados do clássico. Os botafoguenses, por exemplo, sabem da necessidade de se recuperarem. “Não podemos ficar adiando a recuperação, pois os últimos resultados não foram os esperados e estamos começando a ficar para trás. Nossa pontuação era para ser outra neste momento do segundo turno e vamos preci-

O meia Seedorf, estrela do Botafogo, também não tem rendido o mesmo futebol do início do ano

sar recuperar principalmente os pontos perdidos em casa para Bahia e Ponte Preta. O clássico contra o Fluminense é a primeira oportunidade para alcançaremos esse objetivo”, disse o atacante Rafael Marques. A crise botafoguense também foi comentário entre os tricolores, que preferiram minimizar a situação. “O Botafogo vem perdendo alguns jogos, mas continua em uma excelente posição na tabela de classificação e pode reagir logo, pois tem um bom time e jogadores experientes e de qualidade”, disse o zagueiro Gum.

FICHA TÉCNICA FLUMINENSE BOTAFOGO Diego Cavalieri, Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Rafinha, Wágner e Rhayner; Biro Biro e Rafael Sobis Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Jéfferson, Edilson, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques; Alex (Henrique) Técnico: Oswaldo de Oliveira

Estádio: Maracanã Horário: 21h Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE) Assistentes: Alessandro R. Mattos (FifaBA) e Emerson de Carvalho (Fifa-SP)

Cruzeiro quer avançar rumo ao título Belo Horizonte (MG) - Líder com folga do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro recebe a Portuguesaàs 19h30, no Mineirão, para ampliar a diferença de pontos em cima dos principais concorrentes ao título. O discurso dos jogadores e da comissão técnica é de pés no chão, mas internamente, todos na Raposa sabem que a conquista do Brasileirão está muito perto. Se superar a Lusa e Botafogo e Grêmio tropeçarem, o Cru-

zeiro abre 14 pontos de frente e praticamente encaminha a conquista do título nacional, que chegaria dez anos depois do último troféu. O atacante Willian se tornou peça importante do esquema tático celeste e não quer ver surpresas no final da competição, mas julga cedo para antecipar a festa de campeão. “É cedo falar em título encaminhado. Mas claro que a gente não espera ter uma surpresa. Sabemos que não tem nada definido. Tem

« ATLETISMO »

« GINÁSTICA »

Bolt correrá contra ônibus

Brasileiros estão nas finais

O jamaicano Usain Bolt, bicampeão olímpico dos 100m, 200m e 4x100m, terá mais um desafio inusitado em sua carreira. Conhecido também por seu carisma e bom relacionamento com o público, o velocista apostará corrida contra um ônibus em Buenos Aires. De acordo com o diário Olé, Bolt tentará vencer um Metrobus. O evento deve ocorrer no início de dezembro.

Os brasileiros conquistaram seis vagas em quatro finais do Mundial de Ginástica Artística, que está sendo realizado em Antuérpia, na Bélgica. Atual campeão olímpico, Arthur Zanetti avançou ontem nas argolas. Diego Hypólito, por sua vez, disputará medalha no solo e no salto. Ele terá a companhia no salto de Sérgio Sasaki, que ainda avançou no individual geral, assim como Arthur.

JOGOS DE HOJE

hoje na tv

SÉRIE A Fluminense x Botafogo Coritiba x Flamengo Santos x São Paulo Corinthians x Bahia Cruzeiro x Portuguesa Grêmio x Atlético Vitória x Goiás

15h45 - Liga dos Campeões da Europa: Manchester City x Bayern de Munique; Bandeirantes e ESPN Internacional 15h45 - Liga dos Campeões da Europa: Shakhtar Donetsk x Manchester United; ESPN Brasil 15h45 - Liga dos Campeões da Europa: Paris Saint-Germain x Benfica; ESPN+ 16 horas - Copa do Brasil Sub-20 de Futebol: América-MG x Palmeiras; SporTV 19h30 - Brasileirão: Cruzeiro x Portuguesa; ]SporTV21h50 - Brasileirão: Santos x São Paulo; Globo e Bandeirantes

SÉRIE C Betim-MG x D. Caxias-RJ SÉRIE D Mixto-MT x Tupi-MG

que manter humildade, pois tem muita água para rolar. Mas a gente tem tudo para concretizar no final do ano”, declarou. Além da motivação para se aproximar ainda mais do título, o duelo contra a Portuguesa vai marcar a partida de número 50 do técnico Marcelo Oliveira no comando do Cruzeiro. O treinador tem feito um bom trabalho na equipe celeste e é dono de números bastante expressivos desde que chegou a Raposa.

Fla tenta a vitória para embalar Curitiba (PR) - Embalado pela goleada de 4 a 1 sobre o Criciúma no domingo passado, o Flamengo volta a campo às 21h50, para visitar o Coritiba no Estádio Couto Pereira, disposto a conquistar um triunfo e subir definitivamente na tabela de classificação. Apesar do grande resultado contra os catarinenses, o Rubro-Negro, é apenas o 15º colocado com trinta pontos, portanto, ameaçado pela proximidade com a zona de rebaixamento. Com um ponto a mais, o Coxa busca reagir após a goleada de 3 a 0 sofrida para o Náutico. Depois um grande começo de competição, quando chegou a liderar, o tricampeão paranaense vem em queda livre, não vence há cinco jogos e já começa a se preocupar com o risco de queda para a Segunda Divisão. A fim de evitar isso, vai promover a estreia do técnico Pericles Chamusca, anunciado como substituto de Marquinhos Santos, que não resistiu à sequência de resultados negativos no Brasileirão.


esportes

A

Excessos podem gerar problemas graves e até morte

JOBSON

Acusado de agressão, de problemas no trânsito, atualmente está fora do país

Dirigentes de clubes de Natal enfrentam - a cada temporada - problemas com jogadores que se deixam levar pelos encantos da cidade, com destaque para a noite da principal praia da cidade ADRIANO

Estrela da Seleção Brasileira perdeu a carreira graças ao envolvimento com noitadas

Noitadas x vida de atleta

2

A privação de sono afeta mais a capacidade cognitiva e capacidades físicas que dependem de velocidade e coordenação. O desempenho realmente piora.

3

Em cidades quentes como Natal, pode ser acometido pelo que chamamos de doenças do verão: que podem ir desde um simples desmaio a um mal súbito capaz de levar um indivíduo à morte.

Os casos conhecidos no país

4

Quem dorme mal cronicamente acaba prejudicando o metabolismo da glicose. Pessoas com este quadro apresentam elevação da taxa de açúcar no sangue, algo prejudicial para a saúde e acaba proporcionando o acúmulo de gordura no corpo.

ARQUIVO

O sono é fundamental para uma boa recuperação entre os treinos. Noites seguidas mal dormidas podem ser responsáveis pelo aparecimento das lesões.

SÓCRATES

Craque da Seleção e do Corinthians, perdeu a vida e a batalha contra o álcool

ALEX RÉGIS

1

Vanderlei Segundo o presidente do ABC, Rubens Guilherme, o jogador não resistiu aos encantos da cidade e perdeu rendimento no time

PAULO CÉSAR CAJU

Encarou problemas com o álcool e hoje ministra palestras sobre o assunto

JÚNIOR SANTOS

praia de Ponta Negra é o maior cartão postal de Natal e do Rio Grande do Norte. Conhecida internacionalmente pelas suas belezas, como o morro do Careca, o local vem atraindo, cada vez mais, turistas brasileiros e muitos estrangeiros, que, praticamente, tomaram a praia dos natalenses. Lá tem tudo o que é preciso para aproveitar o que a vida tem de melhor a oferecer: bares, boates, shoppings, restaurantes, pousadas e hotéis. Por tanta facilidade, Ponta Negra se tornou o bairro preferido da maioria dos jogadores de futebol, seja do ABC ou do América. Normalmente, quando eles acertam o contrato, tem uma cláusula, extra-oficial, exigindo casa na praia mais popular da cidade. E é lá que alguns jogadores acabam trocando os dias de treinos pelas noites de festa. Mas, o que é comentando entre os torcedores, nunca havia sido confirmado pelos dirigentes dos clubes, que sempre tratavam esse tipo de assunto de forma interna. Até que o presidente do ABC, Rubens Guilherme Dantas, relatou, em entrevista à Rádio Globo Natal, o que vinha acontecendo com o atacante Vanderlei, que chegou ao clube no início da temporada, vindo do Atlético/GO e depois de um começo promissor, acabou sendo afastado do elenco. “O jogador estava perdido em noitadas em Natal, com bebida e mulheres, foi punido várias vezes e nós, ainda assim, tentamos recuperar o atleta. Chamamos o procurador dele aqui em Natal, mostramos a situação do jogador, que era incompatível com a profissão, mas o procurador não resolveu”, afirmou o presidente alvinegro. Mas, não foi só Rubens Guilherme Dantas que confirmou os males que a noite de Natal traz aos jogadores de futebol. Um deles, titular de um dos grandes times de Natal, casado e que pediu sigilo sobre a sua identidade, confirmou que “para quem quer curtir a noite, Ponta Negra tem tudo para ser aproveitado”, afirmou o jogador. De acordo com ele, são três locais mais frequentados pelos jogadores: um famoso bar em Ponta Negra, que segundo o jogador “é só aparecer lá no domingo, depois de um vitória no sábado, que você encontra os jogadores do time”, um bar localizado no calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire e outro no bairro de Lagoa Nova. Não são apenas os bares que causam problemas aos jogadores. De acordo com o atleta que preferiu não se identificar, exis-

FERNANDO SOUTELLO

o risco Ponta Negra

MAURICIO VAL

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

ARQUIVO

16

CASAGRANDE

Escreveu um livro no qual relata os problemas enfrentados com o álcool e as drogas

tem muitas pessoas que querem, apenas, se aproveitar a imagem do jogador de futebol, o que acaba interferindo no rendimento do atleta, já que ele acaba sendo levado para os caminhos errados. E aconselha aqueles que estão co-

meçando agora na carreira de atleta no futebol. “Tem jogador que é mal orientado. Ainda nem conseguiu melhorar de vida e acaba gastando na noite. É preciso que os jovens entendam que a vida de jo-

gador é apenas uma fase, de 10, 15 anos, no máximo. O ideal é ele se concentrar na carreira, conseguir juntar dinheiro e depois aproveitar, curtir a vida. Sei a imagem que tenho junto a torcida e por isso tento sempre pre-

servá-la. Tenho que respeitar os torcedores, o time, que é quem paga os salários, as crianças que me param na rua para tirar fotos ou pedir autógrafos. É preciso respeitar quem nos respeita”, finalizou o jogador.

Os excessos cometidos pelos jogadores de futebol na noite natalense são antigos. Mas segundo o médico do ABC, Roberto Vital, o problema nos últimos anos, com a exigência de maior profissionalização no futebol, vem diminuindo. O profissional da área da saúde acredita que a questão da idade pouco influi e destaca as más companhias como as principais vilãs para o problema de alcoolismo no meio futebolístico. “Sabemos que ninguém é de ferro, qualquer um de nós pode sentir vontade de sair e tomar uma cerveja. Mas a questão que atrapalha a vida dos atletas é a falta de controle”, afirmou o Roberto Vital. O médico abecedista corroborou as palavras do presidente do clube, Rubens Guilherme, reforçando que o problema com Vanderlei realmente ocorreu, num certo dia em que o atleta se apresentou para o treino sem condições de trabalhar. O caso foi comunicado à diretoria para que fossem tomadas medidas administrativas. Roberto faz um alerta importante aos atletas, ressaltando que os exageros com noitadas, além de prejudicar a recuperação do condicionamento físico, numa cidade de clima quente como Natal, pode acarretar até problemas mais sérios. “Depois de uma partida é recomendável que um jogador coma bem e se hidrate bem. Indo para noitada, perdendo horas de sono, perdendo líquido e consumindo bebidas alcoólicas, ele não estará em condições de treinar forte no outro dia. Pode ser acometido pelo que chamamos de doenças do verão: que podem ir desde um simples desmaio a um mal súbito capaz de levar um indivíduo a morte”, ressalta. Pelo lado americano, o presidente Alex Padang, disse que não tem muito do que reclamar com o atual elenco. “Demos sorte, os jogadores do América estão se mostrando bem responsáveis neste aspecto”, salienta. Os casos registrados foram bem isolados, com o atacante Max e o zagueiro Luizão sendo punidos por uso de substância dopantes pelo STJD. “Costumo ser bem sincero com os jogadores. No ato da assinatura do contrato e outras vezes até no grupo, lembro a eles que eu posso sair e beber o quanto quiser. Eles não, pois escolheram seguir a carreira de jogador de futebol e devem zelar pelo bem-estar físico”, disse .

Cota dos clubes será de R$ 330 mil « COPA DO NORDESTE » A competição marcou para o próximo dia 8

o evento para sorteio dos grupos. Ontem foram divulgados os prêmios

C

om o sorteio dos grupos, marcado para o próximo dia 8 de outubro, a Liga do Nordeste já comunicou de forma extraoficial a cota fixa de participação de cada clube na competição do próximo ano. Ela será de R$ 330 mil, sendo paga em 3 parcelas de R$ 110 mil. O comunicado ocorreu ontem aos dirigentes das agremiações. O presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, disse que a cota de participação ainda po-

derá ser acrescida, porém ressalta que a intenção da diretoria esse ano é privilegiar a competência, aumentando a premiação por classificação dos participantes. “Nós estamos vendo se conseguimos aumentar o bolo de patrocinadores para reajustar um pouco mais essa verba de participação, porém ela não deverá fugir muito disso. Já conseguimos fechar com a Pênalti, que será o fornecedor oficial de bolas da Copa do Nordeste pelos próximos

três anos”, informou Rocha. A premiação pela passagem de fase ainda está sendo discutida, mas deve ficar também bem próxima da que foi pago na edição de 2013. Já a premiação por colocação sofreu reajuste e segundo Eduardo Rocha a tabela de valores vai ficar da seguinte forma. 5º a 8º lugares (R$ 150 mil), 4º lugar (R$ 400 mil), 3º lugar (R$ 500 mil), 2º lugar (R$ 600 mil) e o campeão deverá levar uma premiação de R$ 1 milhão.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Liga do Nordeste já definiram o local da realização do sorteio dos grupos. Será na casa de recepções Nick, em Salvador. Os 16 clubes serão divididos em quatro grupos de quatro participantes cada. Nos mesmos moldes de 2013, os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, onde as partidas serão jogadas em sistema de ida e volta.


TELEFONES ÚTEIS

DÓLAR COMERCIAL

EURO TURISMO

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

Compra: R$ 2,2220 Venda: R$ 2,2230

Compra: R$ 2,9100 Venda: R$ 3,1200

DÓLAR TURISMO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,1870 Venda: R$ 2,3300

NA TN ONLINE

OGX, DO EMPRESÁRIO EIKE BATISTA, ANUNCIA CALOTE DE US$ 45 MILHÕES A CREDOR. PÁGINA 3

Compra: R$ 3,6094 Venda: R$ 3,6114

Hotsite da TRIBUNA mostra a interiorização da indústria, as oportunidades de negócios e empregos. tribunadonorte.com.br/costurandoodesenvolvimento

economia Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 02 de outubro de 2013

Contribuinte pode negociar dívidas « NATAL » Programa de parcelamento recém-lançado pela Prefeitura oferece desconto de 90% sobre juros e multas para pagamento de dívidas à vista ou possibilidade de parcelamento com descontos menores ADRIANO ABREU

VINÍCIUS MENNA repórter

O

s contribuintes em débito com o tesouro municipal podem quitar suas dívidas com descontos de até 90% em multas e juros de mora. A Secretaria Municipal de Tributação (Semut) começou na segunda-feira uma campanha de incentivo para que os contribuintes possam negociar e quitar dívidas relativas ao Imposto predial territorial urbano (IPTU) e a outros tributos. Os descontos variam com o número de parcelas, que pode chegar a 60 vezes. A campanha segue até 31 de janeiro de 2014. Para obter desconto de 90% nas multas e juros de mora dos débitos com o Município, o contribuinte terá que pagar à vista. Os descontos variam de acordo com o número de parcelas. Quem optar por parcelar em 60 vezes, por exemplo, terá uma redução de 5%. Em nenhum caso a primeira parcela poderá ser inferior a 10% do montante do débito. Os impostos cujas dívidas podem ser negociadas são IPTU, ISS, Taxa de Lixo, Taxa de Publicidade, Tarifas de Licença, entre outros. Não entram no parcelamento o Imposto de Transmissão Intervivos (ITIV) e débitos do Simples Nacional, que dispõe de regulamentação própria. Todos os contribuintes podem negociar seus débitos tributários, mesmo aqueles que tenham alguma dívida com questionamentos na Justiça. De acordo com a secretária municipal de Tributação, Aíla Cortez, esse é um dos diferenciais das negociações neste ano. “A inovação é que o contribuinte vai poder parcelar os débitos de acordo com sua oportunidade, não vai estar obrigado a parcelar tudo de uma vez. Vai parcelar de acordo com a sua possibilidade e interesse. Se ele deve vários exercícios, é possível parcelar só os últimos”, explicou Aíla Cortez. Segundo a secretária municipal de Tributação, a intenção de flexibilizar as formas de pagamento se deve à uma análise do que já ocorreu em anos anteriores. “Vimos que forçando o contribuinte a parcelar tudo, ele negociava, mas acabava deixando de pagar as dívidas no meio do caminho”, disse.

Locais Para negociar as dívidas, basta que o contribuinte se dirija à sede da Secretaria Municipal de Tributação, localizada na Praça do Estudante, 90, Cidade Alta, das 8h às 18h. Outra opção é procurar os boxes de

Secretaria Municipal de Tributação: negociações de dívidas poderão ser feitas na sede da Secretaria, localizada na Cidade Alta, ou nas Centrais do Cidadão

ì QUEM A Prefeitura está negociando dívidas relativas a tributos, como o IPTU, em Natal

COMO As dívidas podem ser parceladas em até 60 vezes, com descontos sobre juros e multas

Negociação de débitos Todos os contribuintes que estão inadimplentes com o Tesouro Municipal podem negociar Vantagens de negociar Parcelamento em até 60 vezes Desconto de 90% de multas e juros de mora para débitos quitados à vista

Quanto menor o número de parcelas, maiores são os descontos oferecidos

O que levar Identidade (RG)

No parcelamento em 60 vezes, desconto oferecido é de 5%

CPF * Caso não seja proprietário do imóvel em débito, levar procuração particular, com firma reconhecida ** Se o imóvel for objeto de inventário, inventariante deve levar atestado de óbito

Tributos que podem ser parcelados IPTU

atendimento do órgão nas Centrais do Cidadão do Alecrim, na Rua Coronel Estevam, 1.233, e da Zona Norte, na Av. Dr. João Medeiros Filho, 1055, bairro Potengi. As Centrais do Cidadão funcionam das 9h às 18h. Os documentos necessários são Identidade e CPF. Caso não seja proprietário do imóvel em débito, basta apresentar procuração particular com firma reconhecida. Se o imóvel for objeto de inventário, o inventariante deve levar atestado de óbito. Os valores recolhidos com a negociação são geridos pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e aplicados na saúde, educação e nas obras públicas municipais. “Os impostos servem para o desenvolvimento das ações administrativas que trazem melhorias na cidade”, destacou a secretária Aíla Cortez.

Como fazer O contribuinte deve se dirigir à sede da Semut ou aos boxes do órgão nas Centrais do Cidadão do Alecrim e da Zona Norte

ISS

Locais e horários:

Taxa de Lixo

Sede da Semut Endereço: Praça do Estudante, 90, Cidade Alta Atendimento: 8h às 14h

Taxa de Publicidade Tarifas de Licença

Central do Cidadão Alecrim Endereço: Rua Coronel Estevam, 1233 Atendimento: 9h às 18h

Não podem ser parcelados TIV Simples Nacional

Central do Cidadão Zona Norte Endereço: Av. Dr. João Medeiros Filho, 1055 - Potengi Atendimento: 9h às 18h Números da tributação municipal

1,5 bilhão

5%

30%

398 milhões

4% a 5%

é o montante da dívida ativa dos contribuintes natalenses com o município;

é o percentual dos débitos em aberto que a Semut busca reduzir;

foi a taxa de inadimplência dos natalenses com o município registrada até julho;

de reais foram arrecadados em tributos pela Semut em 2012;

é o percentual de incremento na arrecadação esperado pela Semut para 2013.

Fonte: Semut

NÚMEROS

5% é o mínimo de desconto que será concedido sobre multas e juros, no programa de negociação.

R$ 1,5 bilhão é o tamanho da dívida que os contribuintes têm com o município, diz a Semut.

SAIBA MAIS A negociação dos débitos com o município é uma inciativa que integra o projeto Cidadania Fiscal, lançado em julho. Além de oferecer a possibilidade de regularizar dívidas, o projeto inclui medidas para inibir e coibir sonegação fiscal, com fiscalização, análise de dados e cruzamento de dados entre a Secretaria Municipal de Tributação (Semut), Receita Federal e Ministério Público Estadual (MRN). Entre as ações previstas estão leilões de imóveis e bens, protestos de títulos e inscrições dos contribuintes na dívida ativa. O trabalho é realizado pela Semut em parceria com a Procuradoria Geral do Município (PGM). “Estamos intensificando a fiscalização”, afirmou a secretária Aíla Cortez. O projeto deverá incluir uma ação de aumento da arrecadação de ISS através da conscientização do contribuinte com relação ao pedido da nota fiscal, não só de produtos, mas principalmente de serviços.

Inadimplência chega a 30% no município A taxa de inadimplência registrada pela Semut até julho foi de 30%, número que é considerado alto pela secretária Aíla Cortez. “Buscamos o adimplemento dos nossos contribuintes. Termos uma taxa de inadimplência desse montante, para uma cidade que para se manter precisa de recursos próprios, é muita coisa. Não tivemos queda de arrecadação, mas a gente sabe que pode melhorar e reduzir essa dívida ativa para dar condições ao Município de se estruturar e se desenvolver”, avaliou. Aíla Cortez não informou quantos contribuintes encontram-se endividados, mas disse que o maior número de inadimplentes está na Zona Norte. Por outro lado, a Zona Sul apresenta os maiores valores devidos. Segundo a secretária, a dívida ativa do Município é de R$ 1,5 bilhão. O objetivo da Semut com a campanha de negociação iniciada nesta semana é reduzir esse valor em 5%, o que totaliza R$ 75 milhões em arrecadações.

IPTU De acordo com Aíla Cortez, a previsão de arrecadação para este ano varia de 4 a 5% de incremento em relação aos R$ 398 milhões recolhidos no ano passado, ou seja, um montante entre R$ 15,92 milhões e R$ 19,90 milhões a mais. “Não tivemos queda de receita. Estamos numa crescente e a população vem dando essa voto de confiança. Tanto o IPTU quando o ISS vem se superando a cada mês. Certamente nós iremos alcançar nossa meta”, disse. A secretária municipal de Tributação informou que o IPTU relativo ao próximo ano deverá ser corrigido com base na inflação. A expectativa da secretária é divulgar o percentual de reajuste até o fim da primeira quinzena de outubro. “A determinação do prefeito Carlos Eduardo é de que aumentemos a arrecadação municipal sem aumentar os tributos”, disse.


2

economia

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

Negócios &Finanças

Mais de 1 milhão saíram da extrema pobreza em 2012

LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Nova realidade A renda real média dos brasileiros cresceu 8% acima da inflação em 2012, enquanto o PIB per capita subiu apenas 0,1%. Ao mesmo tempo, a população extremamente pobre caiu de 4,2% em 2011 para 3,6% em 2012. São esses os primeiros indicadores baseados em renda domiciliar per capita que pautam a literatura internacional de pobreza e bem-estar social, disponibilizados a partir da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012. O presidente do Ipea e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, explicou ontem os detalhes e determinantes desses e de outros dados gerados a partir do processamento dos microdados individuais das PNADs do IBGE e de bases recentes (até agosto/2013).

«ESTUDO » O Ipea afirma que a desigualdade de renda caiu e que houve melhorias para a faixa da população que vive com menos de US$ 1/dia RODRIGO SENA

Total de famintos recua em mais de 10 milhões

RANKING O dólar perdeu rendimento em setembro e as ações recuperaram as perdas. O mercado continua volátil com as altas e baixas da economia mundial e exigindo muito cuidado dos investidores de aplicações de risco.

Inflação

Comodidade

Não foi só o IGP-M que registrou alta da inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) voltou a subir absorvendo uma elevação maior do item alimentação. O consumidor deve evitar comprar produtos em alta, para forçar a queda de preços. A pressão da demanda vai aumentar com a chegada do ciclo natalino.

A Cosern anunciou ontem que a conta de energia será impressa e entregue ao cliente no momento da leitura do consumo O processo de leitura e faturamento está modernizado e entra em vigor hoje. A mudança será gradativa e chegará primeiro aos moradores dos bairros da zona norte de Natal, cerca de 100 mil clientes.

LIMITAÇÃO A briga no Congresso norte-americano poderá acabar afetando o mundo inteiro. O limite aos gastos públicos e, nos próximos dias, ao teto da rolagem da dívida, levará a maior economia do mundo a um novo contexto econômico, quase de paralisação. Essa briga vai além da reforma do sistema de saúde e da rolagem das dívidas, como em outros países democráticos, aponta para as eleições de 2016. Parece com o Brasil.

Política x economia No momento em que se cria novos partidos no Brasil, eis que dois ministros do STF, emitem opiniões sobre o quadro político e econômico do País. O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa entende que a morosidade da Justiça afeta a economia do Pais. já o ministro Lewandowski, vice-presidente, diz que a quantidade de

partidos dificulta a governabilidade. Uma realidade nacional, uma unanimidade de critica negativa e o próprio Supremo se mostra sem forças para mudar essa realidade. O STF pode adotar medidas para acelerar os processos e deveria ter adotado (foi contra) a cláusula de barreira. Agora é apelar pra quem?

ESTRUTURA O Governo Federal investirá R$ 2,6 bilhões em acessos a 18 portos públicos. Os investimentos incluem 17 áreas de apoio logístico, como áreas de triagem de cargas, espécie de pulmão para regular o acesso ao cais. O Porto de Natal deverá ser um dos agraciados com os recursos, para ampliar sua retroárea.

O calendário aponta, a partir de hoje, para os últimos 90 dias do ano com quatro feriados para os potiguares, incluindo os nacionais de 2 e 15 de novembro. Amanhã é feriado estadual do dia dedicado aos Mártires e 21 de novembro da Padroeira de Natal. Somando todos os dias úteis para acabar o ano não chega a 60 dias.

1

São otimistas as previsões de chuvas no Centro Oeste, Norte de Minas e Oeste da Bahia, pegando aí as cabeceiras de diversos rios, como o São Francisco. A previsão de fortes chuvas se mantém até o próximo domingo. Os reservatórios do Nordeste têm hoje menos de 32% da sua capacidade de armazenamento, para geração de energia elétrica.

2

A cadeia produtiva do leite do RN, em grande parte voltando a sofrer com a escassez d’agua e ração, está passando por sérias dificuldades financeiras por conta do atraso do pagamento do programa do leite do Governo do Estado. Os empresários, fornecedores e usinas de beneficiamento, começam a atrasar o pagamento de compromissos.

3

GENÉRICOS Levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos, revela que até o final do ano 10 novos medicamentos de referência (inovadores) terão as patentes vencidas. São produtos com receita acumulada nos últimos 12 meses de R$ 761,6 milhões no varejo farmacêutico brasileiro. Os dados são do IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no mundo.

AMBIENTE Será realizado hoje, no hotel Praiamar, pelo Sindipostos RN, um seminário sobre gestão e sustentabilidade, com foco sobre as políticas de meio ambiente e administração dos negócios da revenda. Um dos temas é a “Sustentabilidade com Rentabilidade nos Postos Revendedores”.

MÃO DE OBRA A UFERSA promove hoje à noite a Colação de Grau de diversos cursos no Garbos Recepções, em Mossoró. São formandos de diversos cursos da Universidade, com cerca 2.000 convidados. No sábado (5) é a vez dos formandos de Marketing da UnP, com o baile de formatura no Garbos. São novos profissionais na praça à disposição do mercado. PALESTRA “Quem mexeu no meu lucro” é o tema do curso que será realizado no próximo sábado (5), no auditório do Tirol Office, na Afonso Pena, das 9h às 12h e das 14h às 17h, pelo consultor empresarial, Astênio Araújo. Os participantes aprenderão a detectar os erros e soluções envolvendo os lucros. Informações pelo fone: (084) 99219899.

A população extremamente pobre no Brasil caiu de R$ 7,6 milhões de pessoas para R$ 6,5 milhões

B

rasília (ABr) – A desigualdade de renda registrou queda em 2012, apesar de o desempenho da economia ter sido considerado fraco. O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,9% no ano passado, enquanto a renda per capita das famílias cresceu, em média, 7,9%. As famílias mais pobres, em especial, conseguiram evolução na renda maior do que a média, 14%, entre os 10% mais pobres da população. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no estudo Duas Décadas de Desigualdade e Pobreza no Brasil Medidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado ontem. A população extremamente pobre (que vive com menos de US$ 1 dólar por dia) caiu de 7,6 milhões de pessoas para 6,5 milhões. A população pobre (que vive com entre US$ 1 e US$ 2 dólares por dia), de 19,1 milhões de pessoas para 15,7 milhões. “Três milhões e meio de pessoas saíram da pobreza em 2012 e 1 milhão da extrema pobreza, em um ano em que o PIB cresceu pouco. Para a pobreza, o funda-

NÚMEROS

14% Foi a evolução na renda das famílias mais pobres, de acordo com o estudo do Ipea

3,5 Milhões de pessoas saíram da pobreza em 2012. Mais de 1 milhão saíram da extrema pobreza

mental é o que acontece na base – cuja renda cresceu a ritmo chinês. O bolo aumentou com mais fermento para os mais pobres, especialmente para os mais pobres dos pobres”, disse o presidente do Ipea, Marcelo Neri.

Indicadores Os principais indicadores do crescimento dos rendimentos da população são a posse de bens duráveis – como televisão, fogão, telefone, geladeira e máquina de lavar – e o acesso a serviços pú-

blicos essenciais – como energia elétrica, coleta de lixo, esgotamento sanitário e acesso à rede de água. A ampliação da posse de bens e de acesso a serviços se deve, em grande parte, a dois fatores: o aumento da renda do trabalho e o impacto do Bolsa Família. “Nos últimos dez anos, o protagonista da redução da desigualdade é a renda do trabalho, o coadjuvante principal é o Bolsa Família”, diz o estudo. De acordo com o Ipea, de 2002 a 2012, 54,9% da redução da desigualdade foi devido à contribuição da renda do trabalho. O Bolsa Família contribuiu 12,2% para essa queda. “O Bolsa Família é um custo de oportunidade social, tem mais impacto sobre a desigualdade do que a Previdência”, informou Neri. A Previdência é o terceiro fator que mais contribui para a redução da desigualdade, 11,4% para os que ganham acima do piso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e 9,4% para os que ganham um salário mínimo (R$ 678). Se somados os dois grupos, a Previdência tem impacto superior ao do Bolsa Família.

Dados revelados hoje pela FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) apontam que, em 20 anos, o número de pessoas que passam fome no Brasil foi reduzido em quase 10 milhões. Entre 1992 e 2013, o número de cidadãos brasileiros famintos caiu de 22,8 milhões para 13,6 milhões de pessoas. Com este resultado, o País atingiu uma das Metas do Milênio, ao lado de outras 30 nações. Apesar dos avanços, a FAO faz o alerta de que o volume de pessoas famintas ainda é inaceitável. Se grandes países emergentes conseguiram fazer avanços importantes, regiões inteiras da África ainda registram um aumento do problema. Do total de famintos, apenas 15,7 milhões de pessoas estão nos países ricos. Mas, enquanto o número cai de forma geral no planeta, o volume de cidadãos que passam fome nos países ricos aumentou nos últimos quatro anos, com um incremento de 500 mil. O fenômeno foi registrado no mesmo período em que a pior crise econômica em 70 anos afetou a Europa e os Estados Unidos. Pela meta criada pela ONU para ajudar no combate à fome, os governos precisariam reduzir em 50% a proporção de pessoas famintas em relação ao total da população, entre 1990 e 2015. Segundo os dados divulgados, a redução no Brasil superou a marca de 54%: em 1990, 15% da população nacional passava fome; hoje, a taxa é de 6,9%.

Agronegócio Para Eduardo Daher, diretor executivo da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), a melhora no combate à fome no País tem relação direta com a excelência do agronegócio nacional. Segundo ele, a agropecuária brasileira tornouse, no mesmo período citado pela FAO, uma referência de modernidade e produtividade para todo os países produtores de alimentos. “Não é à toa que hoje temos o desafio de assumir a posição de celeiro do mundo”, lembra Daher. No entanto, o executivo também destaca que é preciso comemorar os bons resultados obtidos nos últimos anos, sem distrair-se do grande desafio que a agricultura brasileira ainda tem pela frente. “É inegável a correlação do sucesso alcançado no combate à fome com os consecutivos recordes de produção de alimentos que o agro nacional vem apresentando, bem como não podemos negar que tal conquista só foi possível com os constantes investimentos em tecnologia e inovação na produção rural”, aponta. “Mas, precisamos acabar com os gargalos que ainda emperram o desenvolvimento da atividade rural brasileira para que sigamos neste caminho de sucesso e consigamos, em alguns anos, levar alimentos para todas as famílias do Brasil e do mundo”. Em números absolutos, a redução de 40%, no Brasil, é uma das maiores do mundo e é duas vezes mais acelerada que a média mundial. Entre 1992 e 2013, a fome mundial caiu 17%: hoje são 842 milhões de pessoas que passam fome, contra 868 milhões há dois anos. Em 1992, o número total era de 1 bilhão. *Com informações de O Estado de São Paulo


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

economia

3

Petroleira de Eike anuncia calote « OGX » A empresa não honrou o pagamento de US$ 45 milhões a credores internacionais, referentes

aos juros de uma captação de US$ 1,063 bilhão. Esse poderá se tornar o maior calote corporativo do país DIVULGAÇÃO

ANP vai multar empresas que devolverem áreas

S

ão Paulo (AE) - A OGX, petroleira de Eike Batista, não honrou ontem o pagamento de US$ 45 milhões a credores internacionais, referentes aos juros de uma captação de US$ 1,063 bilhão. O movimento, que era esperado pelo mercado, começa a configurar o que pode se tornar o maior calote de títulos de dívida corporativa brasileira. Para financiar sua campanha de exploração de petróleo, a OGX emitiu bônus no mercado externo e acumulou dívidas de US$ 3,6 bilhões. Com o fracasso na busca por grandes reservas, os investidores internacionais viram o valor de face dos bônus - com vencimento em 2022 - encolherem em 85%. Tecnicamente, ainda não houve calote, já que a suspensão do pagamento do cupom da dívida deu automaticamente à OGX 30 dias de perdão para tentar efetuar o pagamento. A solução para os credores desses bônus, representados em quase 60% pelos fundos da Pimco, BlackRock e da Templeton, passou a ser a grande incógnita do caso. Várias são as hipóteses levantadas e o único ponto de unanimidade entre elas é que a equação é complicada.

Eike Batista: tecnicamente, ainda não houve calote. A OGX tem um prazo de 30 dias de perdão para tentar efetuar o pagamento

Rebaixada A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota de crédito corporativo da OGX de CCC- (pequena expectativa de recuperação) para D (moratória). “O rebaixamento segue-se ao fracasso da empresa em fazer o pagamento de juros das notas seniores para 2022”, afirmou Renata Lotfi, analista de crédito da agência. “Não esperamos que a empresa pague os juros dentro dos cinco dias úteis estabelecidos pelo nosso critério e acreditamos que isso indica um default geral e que a companhia vai reestruturar sua dívida”, acrescentou. Um movimento técnico, de operadores correndo para “zerar” posições na Bolsa, fez a cotação dos papéis da petroleira terminarem o dia em alta de 14,29%. Na abertura do pregão, as ações da

tn família

Não esperamos que a empresa pague os juros dentro dos cinco dias úteis estabelecidos pelo nosso critério”. RENATA LOTFI analista da Standard & Poor´s

OGX tiveram queda expressiva e bateram a cotação mínima histórica de R$ 0,19. O papel - que em outubro de 2010 chegou a ser negociado a R$ 23 - terminou o dia cotado a R$ 0,24. As opiniões convergem para o fato de que os credores da OGX devem preferir negociar a ver a falência da empresa e perder até

TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE

os 15% do valor original dessa dívida. Nesse sentido, uma das propostas que a OGX tem feito ventilar, nesse jogo de forças com os credores, é uma troca da posição de credores para o de acionistas. Para um participante do mercado de dívida, essa seria uma solução bastante plausível aos credores, já que a outra opção seria a falência. A troca também aliviaria a Petronas, empresa malaia do setor de petróleo sem tradição em exploração no Brasil e que acabou se tornando sócia de Eike Batista. Em meio à crise do grupo EBX, a Petronas concordou adquirir 40% do Campo de Tubarão Martelo, por US$ 850 milhões, mas primeiro desde que os problemas relacionados à dívida da empresa estejam solucionados e depois que se comprove petróleo.

Recuperação judicial daria transparência à situação Uma eventual recuperação judicial da OGX teria como aspecto positivo a transparência para credores financeiros e fornecedores quanto à real situação da empresa, avalia a advogada especialista em recuperação judicial Juliana Bumachar, do Bumachar e Advogados Associados. A definição de um plano de pagamento da dívida e de como honrá-lo reduziria a incerteza desse processo. O lado negativo é que deve ficar mais difícil para a empresa captar recursos durante a recuperação, ainda que os empréstimos de “dinheiro novo”

tenham tratamento prioritário nos pagamentos em caso de falência. A advogada explica que os contratos operacionais de uma companhia em recuperação judicial continuam valendo. No caso dos investimentos mínimos previstos em blocos exploratórios concedidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), seria preciso avaliar as cláusulas privadas definidas pelos sócios da OGX em blocos como o BS-4, na Bacia de Santos, para verificar as consequências de um eventual descumprimento.

Rio (AE) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai multar as empresas que devolverem áreas arrematadas na 12ª rodada de licitação, em novembro. O leilão será concentrado no desenvolvimento das reservas de gás em terra e a decisão da agência pretende impedir a repetição do alto índice de devoluções constatado na 11ª rodada. Somente a OGX, do empresário Eike Batista, devolveu nove das 13 áreas que conquistou na disputa. O subprocurador-geral de Assuntos Estratégicos da ANP, Artur Watt, informou que a multa representará 20% do somatório do valor do bônus de assinatura e do programa exploratório mínimo ofertado para o primeiro período exploratório. “A multa tem um valor considerável justamente para deixar claro: a devolução dos blocos não é uma opção. A decisão de assumir um bloco deve ser tomada antes do leilão, e não depois”, afirmou. Nas rodadas anteriores, a ANP exigia das petrolíferas o depósito de uma garantia de oferta, executada quando uma empresa devolvia o bloco. Só que a ANP notou que a medida tem sido insuficiente para inibir a devolução das áreas arrematadas. “Isso não só ocorreu na última (rodada), como em outras anteriores”, comentou o subprocurador da ANP. Watt afirmou que a ANP poderia aumentar o valor da garantia de oferta para inibir a devolução dos blocos, mas seria contraproducente para o bom funcionamento do leilão. Isso porque algumas empresas teriam mais dificuldades em obter as garantias necessárias para a disputa. Para a 12ª Rodada, a ANP manteve a exigência da garantia de oferta, acrescentando a multa de 20%.


4

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

economia

Balança comercial tem saldo ruim « COMÉRCIO EXTERIOR » O resultado de janeiro a setembro é o pior para o período, desde 1998, e foi influenciado,

entre outros setores, pelo de petróleo. O Governo federal espera uma reação positiva até o final do ano

B

rasília (AE) - A balança comercial brasileira deu sinais de reação em setembro ao fechar com um superávit de US$ 2,15 bilhões. O dólar mais caro e o melhor desempenho da chamada contapetróleo ajudaram a reduzir o déficit acumulado no ano para US$ 1,62 bilhão. Ainda assim, o resultado de janeiro a setembro é o pior para o período desde 1998. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no entanto, acredita que o saldo ficará positivo nos próximos meses e que a balança comercial fechará 2013 superavitária. O secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, informou que alguns setores já registram bons resultados advindos da desvalorização do real, como as exportações de automóveis e mármores e granitos. O câmbio também levou à redução das importações de bens de consumo não duráveis, como cosméticos. Segundo ele, o movimento deve ser uma tendência. Godinho também espera para os próximos meses uma continuidade na melhoria da conta-petróleo. “Com o aumento da produção brasileira de petróleo, é natural que desloque parte do que importamos. Quando falo de melhoria da conta, falo de aumento de exportações e diminuição de importações”, disse.

JÚNIOR SANTOS

O dólar mais caro e o melhor desempenho da chamada conta-petróleo ajudaram a reduzir o déficit no ano para US$ 1,62 bilhão

NÚMERO

US$ 2,5 bilhões foi o superávit registrado em setembro. No ano, porém, o resultado é o pior desde 1998.

Causas Grande parte do déficit da balança comercial no ano é explicada pelo aumento das importações e o registro em atraso de compras feitas no ano passado, além da redução nas exportações de petróleo e derivados em função da queda na produção da Petrobras. Os dados do MDIC mostram que o

déficit da conta-petróleo de janeiro a setembro é de US$ 16,6 bilhões. Por causa disso, a balança vem acumulando déficit desde o início do ano. A última vez em que a balança havia registrado um saldo negativo no período de janeiro a setembro foi em 1999. “Com a melhora na conta petróleo e no câmbio, a nossa ex-

pectativa é de que se tenha um resultado positivo este ano”, afirmou. O MDIC, no entanto, não faz estimativas de saldo. O superávit acumulado em 12 meses, encerrados em setembro, é de US$ 2,08 bilhões. A previsão do Banco Central e do mercado financeiro para 2013 é de um superávit de US$ 2 bilhões.

As exportações somaram US$ 21 bilhões no mês passado, com média diária de quase US$ 1 bilhão, o que significa uma queda de 5% em relação a setembro de 2012. Godinho destacou, entretanto, que no ano passado houve greve da Receita Federal e da Anvisa. As operações ficaram represadas e o registro ocorreu apenas em setembro, com o fim da paralisação. “Tivemos um resultado muito bom das exportações no mês passado”, afirmou. Segundo o secretário, houve embarques recordes de soja e um impulso nas exportações de minério de ferro com o aumento de 9,4% nos preços Também houve um aumento das vendas externas de automóveis, sobretudo para a Argentina. As importações somaram US$ 18,85 bilhões, com média diária de US$ 897,6 milhões e queda de 2,2% em relação a setembro de 2012. No acumulado do ano, as compras brasileiras no exterior bateram recorde ao somarem US$ 179,3 bilhões. Pela média diária, de US$ 948,5 milhões, houve alta de 8,7% em relação ao mesmo período de 2012. As exportações, por outro lado, totalizaram US$ 177,65 bilhões, com média diária de US$ 939,9 milhões. Uma queda de 1,6% na comparação com os nove primeiros meses de 2012. As vendas externas para a China cresceram 11,2% no acumulado do ano e 10,7% para a Argentina.


AGENDA

Carlos Zens na Quarta Cultural do Mercado. E Orquestra Oara no clube da AABB PÁGINA 3

FUNDO DE CULTURA

HOJE NA TV

Funcarte lança dia 9, edital de 400 mil para projetos culturais via Fundo Municipal de Cultura PÁGINA 3

TV Cultura exibe “Adorável Pecadora” e Canal Brasil exibe De volta ao Bandido da Luz Vermelha PÁGINA 2

MICHELLE BATISTA FOGE DO ESTEREÓTIPO AO DAR VIDA À MAGALI NA SÉRIE ‘O NEGÓCIO’. PÁGINA 2

BLOG TOQUE

Unesp lança 13 novos e.books gratuitos

tribunadonorte.com.br/toque

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 02 de outubro de 2013

JOÃO MARIA ALVES

JOÃO MARIA ALVES

Obras selecionadas para a Feira do Livro de Frankfurt:

Em solenidade no TAM, foi apresentado o catálogo bilingue e as obras que estarão em Frankfurt

Combo

Literário Potiguar YUNO SILVA Repórter

T

emas universais e poesia dominam o pacote de publicações potiguares que estarão na Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento mundial do gênero que acontece entre os dias 9 e 13 de outubro na Alemanha. As oito editoras convidadas pelo Governo do Estado para representar a literatura do RN durante a Feira foram anunciadas ontem pela manhã, no salão nobre do Teatro Alberto Maranhão, onde também foi apresentado o catálogo bilíngue (português-inglês) a ser distribuído no espaço destinado aos norteriograndenses dentro do estante montado pela Biblioteca Nacional. Ao todo foram listados 24 livros, três de cada selo editorial: a gráfica e editora Manimbu (FJA), Jovens Escribas, Queima Bucha, Fundação Vingt-Un Rosado, Sarau das Letras, Sebo Vermelho, Una e RN Econômico. Serão expostos apenas três exemplares de cada título, pois

o foco do evento alemão não são as vendas e sim os negócios e os contatos. A Editora da UFRN também estará presente com outros dez títulos no estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias; e o livro “Flores que encantam o Brasil”, edição bilíngue de Diógenes da Cunha Lima e Nelson Patriota, será lançado em Frankfurt – em Natal o lançamento está previsto para o próximo dia 31 de outubro. A mesa que conduziu a solenidade no TAM foi composta pela governadora Rosalba Ciarlini, a secretária Extraordinária de Cultura Isaura Rosado, o escritor e filósofo Pablo Capistrano e o presidente do Conselho Estadual de Cultura Iaperi Araújo. “É uma grande vitrine, uma grande oportunidade de mostrar nossos valores literários para o mundo”, exaltou a governadora. “Estamos levando livros de linguagem e interesse universal”, informou Isaura Rosado. O editor Gustavo Luz, responsável pelo catálogo do selo

Rosalba participa de lançamento com editores de lviros do RN

Espaço do RN no estande da Biblioteca Nacional durante a Feira de Frankfurt, que começa dia 9, terá obras de interesse universal, poesia e prosa. Oito selos do RN estarão representados, além da editora da UFRN e intelectuais que viajarão por conta própria

mossoroense Queima Bucha, ressaltou que selecionou lançamentos recentes, “livros traduzíveis e que despertam interesse universal”. Ele está levando três títulos de poesia: “Rosa de Pedra/The Stone Rose”, obra bilíngue traduzida pelo professor e música Alexandre Alves; “O poeta na sombra”, do próprio Gustavo Luz; e “Dos amores que beiram os meus caminhos e outros poemas”, de Aluísio Barros de Oliveira.

Presenças Além da secretária Isaura Rosado, a caravana potiguar que segue para Frankfurt ainda será formada pela poetisa Rizolete Fernandes, o poeta Paulo de Tarso Correia de Melo, o crítico literário e escritor Nelson Patriota e o poeta e advogado Diógenes da Cunha Lima. “Vou com recursos próprios, pois estarei de férias”, adiantou Isaura Rosado, informando que Diógenes já está na Europa e deverá se encontrar com os conterrâneos na Alemanha. “Paulo de Tarso vai es-

tar na Espanha nesse período e talvez não consiga chegar até Frankfurt”, complementou. A Feira do Livro de Frankfurt é considerado o maior encontro do setor editorial do mundo. Realizado desde 1949, este ano o evento irá reunir 7.539 expositores de 111 países com estimativa de receber 290 mil visitantes no período. Desde 1988, um país é convidado para apresentar a literatura nacional e ser homenageado. O Brasil foi o centro das atenções em 1994, e repete a dose este ano, com direito a espaço na programação para acomodar shows, exposições e palestras com escritores. O pavilhão verde e amarelo dentro da Feira terá área de 2,5 mil metros quadrados.

Editora Universitária A Editora Universitária também estará presente na Feira do Livro de Frankfurt, com 10 obras de seu catálogo, no espaço articulado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias que reúne 105 instituições de todo o

Fundação Vingt-Un Rosado l “Notas e documentos para a história de Mossoró”, Câmara Cascudo l “Jesuíno Brilhante, o cangaceiro romântico”, de Raimundo Nonato da Silva l “Minhas memórias do petróleo mossoroense”, Vingt-Un Rosado Manimbu l “As vertentes criativas da gravura brasileira”, Dorian Gray Caldas l “Asas sobre Natal”, João Alves de Melo l “A medicina popular”, Iaperi Araújo l “O livro das respostas”, Diógenes da Cunha Lima Sebo Vermelho l “Cangaceiros do Nordeste”, Pedro Baptista l “História do Rio Grande do Norte”, Marlene da Silva Mariz e Luiz Eduardo Suassuna l “Os holandeses no Rio Grande do Norte”, Olavo de Medeiros Filho Queima Bucha l “Rosa de Pedra/The Stone Rose” (edição bilíngue), Alexandre Alves l “O poeta na sombra”, Gustavo Luz l “Dos amores que beiram os meus caminhos e outros poemas”, Aluísio Barros de Oliveira Jovens Escribas l “É preciso ter sorte quando se está em guerra”, Pablo Capistrano l “As dunas vermelhas”, Ney Leandro de Castro l “Não basta ser playboy. Tem que ser DJ!”, Carlos Fialho Sarau das Letras l “Misto códice – Códice mestizo” (bilíngue português-espanhol), Paulo de Tarso Correia de Melo l “Novenários de espinhos”, Clauder Arcanjo l “Portão de embarque”, Manoel Onofre Jr Una l “Esperado ouro”, Marize Castro l “Habitar teu nome”, Marize Castro l “Adiantamento da legítima”, Wellington Dantas Cavalcanti RN Econômico l “História da industrialização no RN – Uma indústria de resistência, José Lacerda Felipe, Aristotelina Rocha e Giovanni Sérgio Rêgo l “Jorge Fernandes, o viajante do tempo modernista”, Maria Lúcia de Amorim Garcia l “Memórias da indústria gráfica no RN”, Nelson Patriota, Tácito Costa, Eliade Pimentel e Clodoaldo Damasceno

ANA SILVA

« EXPOSIÇÃO »

Fotografia em transição

ALEX RÉGIS

A

fotografia autoral produzida no Rio Grande do Norte lança foco sobre temas distintos – mas complementares – e ganha a galeria de arte da Fundação Capitania das Artes a partir desta quarta-feira. Embasada em quatro conceitos: indivíduo, costumes, rural e urbanidade, a exposição “A Transição – do Tradicional ao Contemporâneo” apresenta a visão particular de 18 fotógrafos que atuam em solo papa-jerimum sobre a dicotomia e a intersecção que existe entre os temas propostas. O conjunto de imagens integrou a mostra coletiva do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro – Foto|Rio 2013, que permaneceu em cartaz na capital carioca até o mês de julho. Aberta para visitação na Funcarte até o próximo dia 28, a exposição reúne instantâneos clicados por Henrique José, Jean Lopes, Ricardo Junqueira e Zé Frota, os quatro nomes homenageados; mais imagens registradas por Alex Gurgel, Alex Régis, Ana Silva, Carla Belke, Elisa Elsie, Helena Maziviero, Ma-

país. Margarida Dias, diretora da EDUFRN, informou que os livros selecionados traçam um panorama “significativo” do pensamento produzido dentro do meio acadêmico: “Optamos por uma lista de livros que abordam assuntos de interesse geral. Além de prosa e poesia, vamos levar livros técnicos e obras que tratam de brasilidade, questão indígena e afro-brasileira”. A EDUFRN irá levar dez exemplares de cada obra, “pois o principal intuito não são as vendas e sim a divulgação, os contatos e as possibilidades de parceria com outras editoras”, disse ela. A diretora destacou, entre os títulos escolhidos, estudos sobre o pensador e filósofo alemão Immanuel Kant; aspectos da colonização portuguesa; e a imagem midiática do governo Lula. “É uma amostra do que temos de universal e particular”, garantiu. O professor Márcio Venício Barbosa, secretário de Relações Internacionais da UFRN, é quem irá à Alemanha representando a Universidade.

EDUFRN l “A biblioteca e seus habitantes”, Américo de Oliveira Costa l “Poesias”, Luís Carlos Guimarães l “A necessidade do mito”, Dorian Gray Caldas l “Nísia Floresta: vida e obra”, Constância Lima Duarte l “Nosso amigo Castriciano”, Luís da Câmara Cascudo l “Habermas e a modernidade: uma ‘metacrítica da razão instrumental’”, Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes l “Populações aborígines no sertão do Rio Grande do Norte: história e mestiçagens”, de Helder Alexandre Medeiros de Macedo l “Decifra-me ou te devoro: a imagem pública de Lula no horário eleitoral: 1989, 1994, 1998 e 2002”, Marcelo Bolshaw l “Uma introdução à filosofia moral de Kant”, Cinara Nahra l “História da aviação civil no Rio Grande do Norte”, Paulo Viveiros

O universo rural do fotojornalista Alex Régis integra a exposição aberta hoje na Funcarte

riana do Vale, Pablo Pinheiro, Paula Geórgia Fernandes, Rodrigo Menezes, Rodrigo Sena, Sarah Fernandes Ribeiro, Sônia Figueiredo e Tássio Ribeiro. “Buscamos evidenciar a transitoriedade tanto no fazer como no pensar da fotografia do RN”, pontuou a fotógrafa Sônia Figueiredo, que ao lado de Pablo Pinheiro, foi responsável pela vinda da mostra coletiva para Natal. A ação faz parte de um projeto

maior, intitulado Foto|RN, espécie de fórum aberto que aglutina entidades, grupos, coletivos, fotógrafos profissionais e amadores, voltado para o fortalecimento da fotografia autoral e artística dentro do segmento das artes visuais. As atividadesvemganhandoforçadesdeoano passado, com a crescente articulação e a realização de eventos para se pensar a foto enquanto obra de arte e linguagem estética, debates, palestras, vivências e intercâmbios.

Vale registrar que atualmente todos os representantes do RN na câmara setorial das artes visuais do Ministério da Cultura são fotógrafos. Serviço Exposição “A Transição – do Tradicional ao Contemporâneo”, a partir desta quarta-feira (2) na galeria da Fundação Capitania das Artes. A abertura acontece hoje, às 19h, e a visitação fica aberta até o próximo dia 28 de outubro.

O diálogo entre o RJ e RN retratado na imagem de Ana Silva

l


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR PEDRO PAULO FIGUEIREDO/CZN

Sem estigma

Caminho de volta

De volta

Na tevê, é difícil fugir dos estereótipos de personagens, como garotas de programa e homossexuais. No entanto, Michelle Batista fez o caminho contrário ao dar vida à prostituta de luxo Magali na série “O Negócio”, da HBO. Durante todo o processo de preparação, a atriz não conviveu ou trocou informações com profissionais do meio. “O nosso laboratório foi viver a boa vida de um paulistano, frequentar bons lugares e ver a alta sociedade. Fizemos um trabalho com os próprios diretores da série e foi ótimo porque, quando começamos a gravar, já tínhamos intimidade”, explica ela, que não temeu pelas cenas mais sensuais do seriado. “A direção deixava a gente muito segura. E as meninas precisavam ser elegantes. Sabia que isso iria me proteger porque não seria feito de qualquer maneira e nem além do limite”, completa. De folga das novelas desde que fez uma participação como a personagem Vitória, de Lília Cabral, na fase jovem em

A fila de atores que deixaram a Record pela Globo só aumenta. Rômulo Estrela é o novo nome do elenco da Globo e irá atuar em “Além do Horizonte”, próximo folhetim das sete. Seu último trabalho na Record havia sido na novela ‘’Balacobaco’’. Na Globo, ele participou de “Da Cor do Pecado” e “Cobras & Lagartos”. Recentemente, alguns atores fizeram o caminho de volta para a Globo, como Marcelo Serrado, Gabriel Braga Nunes, Lavínia Vlasak e Sophia Abrahão.

Após dar vida à divertida empregada Creusa de “Salve Jorge”, Luci Pereira tem novo trabalho na Globo. A atriz irá participar do especial de final de ano “Alexandre e Outros Heróis”, protagonizado por Ney Latorraca e Marcello Serrado, baseado em uma obra de Graciliano Ramos. As gravações aconteceram no sertão de Alagoas. Apesar de ser um especial, a produção tem chances de virar seriado.

Minutos de fama

“Saramandaia”, Michelle nutre uma vontade de investir nos folhetins. “Acho importante ter essa experiência, entender o meio e a linguagem, que é muito

mais veloz do que as séries”, ressalta ela, que coleciona seriados em seu currículo, como “Aline” e “Clandestinos: O Sonho Começou’’.

A Globo já começou as produções para sua programação de férias. Por isso, a emissora abriu as inscrições para o ‘’Big Brother Brasil 14’’. Os interessados podem se inscrever pelo site e devem gravar um vídeo de no máximo 5 minutos contando um pouco sobre sua vida. A produção do “BBB” irá analisar todas as gravações enviadas até o dia 15 de novembro e os selecionados passarão por uma entrevista. O “reality show” tem estreia prevista para janeiro.

« NOVELAS »

Malu descobre por Socorro que DNA de Bento foi trocado a mando de Amora

Malhação Globo 17:30 Anita, Julia e Ben conseguem desviar das perguntas de Sofia. Anita confidencia para Julia seu namoro com Ben. Flaviana percebe que Micaela está se envolvendo com Martin. Anita e Ben namoram na garagem.

Carrossel SBT, 20H30 Carol diz que a Junior que o comportamento de Gabi indica que ela passou por um grave trauma. As crianças se comportam mal e os franceses vão embora assustados. As crianças voltam da escola e combinam de ir ao quintal brincar de mangueira. Carol aprova a ideia, e Mili fica preocupada. Amor à vida Globo 21:00 Félix pede a Paloma para convencer o pai a ceder uma parte do hospital a Pilar. Lídia combina detalhes de seu plano com Rogério. Ignácio pede a Valdirene para morar com ele em seu apartamento. Gina não deixa Herbert beijá-la. Pecado Mortal Record 22:30 Carlão vai até Zé Lima para entender o motivo de sua acusação. Após ameaçar Van Gogh, Picasso o convida para tomar um chope. Otávio acerta um tiro no ombro de Danilo. Laerte tenta ajudar Carlão a descobrir quem o denunciou.

Nova temperada da série “Tabu” Nat Geo, 22h15 Nesta temporada, cada episódio será temático, com assuntos inspirados nos episódios que fizeram sucesso nos últimos anos, e mostrará as subculturas americanas que praticam o estranho e inacreditável. A cada semana, serão exibidos dois episódios inéditos da série. O primeiro episódio, ‘Paixões Secretas’, mostra que todos nascem diferentes e são essas diferenças que fazem do mundo um lugar interessante. Mas alguns, de tão diferentes, são considerados Tabu.

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Áries 21/03 a 20/04 Você terá de se curvar ao ritmo do tempo; tarefas precisam ser concluídas e os detalhes são importantes também. Lua, Saturno e Plutão favorecem dietas e medidas de desintoxicação. Vá fundo no exame de suas emoções e hábitos. Afetos transformadores.

Touro 21/04 a 20/05 Você fluirá bem com todos! Foco e senso de propósito firmes convencem os outros e garantem a você a segurança para agir com base no que seu instinto julgar correto. O amor e a criatividade terão um dia importante. Relações intensas com seus queridos.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Sol, Urano e Plutão advertem: para se afirmar e mostrar o que sabe fazer, terá de incorporar o imprevisto e cortar o supérfluo. Pressões financeiras pesarão nestes dias. Eventos no âmbito familiar mudarão seus planos para a semana. Cultive o bom humor!

Câncer 21/06 a 21/07 Sinal verde para aprender uma nova técnica ou melhorar seu desempenho numa atividade prática! Observador e arguto, poderá ir fundo nos relacionamentos. Um papo esclarecedor dissipará nuvens. Aposte em tudo que tem consistência.

Maria Casadevall é a nova ‘’menina dos olhos’’ da Globo. A intérprete da moderna Patrícia, de “Amor à Vida’’, está batendo ponto em diversos programas da emissora. Essa semana, a atriz gravou com Angélica para o “Estrelas”. Recentemente, ela participou do “Domingão do Faustão”, “Altas Horas”, “Vídeo Show” e das competições entre atores para divulgar o “The Voice Brasil”. Contratada por obra, Maria deve renovar seu compromisso com a Globo após o fim do folhetim de Walcyr Carrasco.

l SEM DOR, SEM GANHO (18 anos, legendado) Moviecom 2. Sessões 16h20 e 21h10 Lugo (Mark Wahlberg) é um fisiculturista que segue o “sonho americano”. Para alcançar este objetivo, ele conta com a ajuda de seus colegas: Adrian (Anthony Mackie) e do ex-presidiário Paul (Dwayne Johnson). Juntos eles planejam o sequestro e a extorsão de um conhecido criminoso local, Victor (Tony Shalhoub). Direção: Michael Bay

CINE HOLLIÚDY (12 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 14h20 e 19h10 A chegada em massa da televisão no interior do Ceará, na década de 1970, colocou em risco as salas de cinema da região. Mas um herói, chamado Francisgleydisson, resolveu lutar contra o domínio televisivo. Suas armas: criatividade e muito bomhumor. Direção: Halder Gomes ★★★★

AVIÕES (Livre, dublado) Moviecom 3. Sessões 14h35 e 19h / Moviecom 6. Sessão (3D) 15h05 / Cinemark 6. Sessões (3D) 13h10 (exceto sex, sáb e dom), 15h10, 17h20 e 19h30 e 21h50 (exceto ter e qui) ★★

Dusty (Jon Cryer) é um avião de uma cidade pequena que sonha em participar da maior corrida aérea do mundo, apesar de seu medo de altura. Com a ajuda e o apoio de sua frota, Dusty enfrenta seus medos para encarar o desafio de sua vida. Direção: Klay Hall ★ ★ ★ ★ INVOCAÇÃO DO MAL (14 anos, dublado e legandado) Moviecom 3. Sessões (dub) 16h40 e 21h / Cinemark 2. Sessões (leg) 11h50 (sáb e dom), 14h20, 16h40, 19h, 21h20 e 23h50 (sáb) O filme narra o conto de Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson, Vera Farmiga), investigadores paranormais de renome mundial, que foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença maligna em uma fazenda isolada. Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warrens encontram-se presos no caso mais terrível de suas vidas. Direção: James Wan ★ ★ O TEMPO E O VENTO (14 anos, nacional) Moviecom 4. Sessões 13h55, 16h30, 19h05 e 21h40 / Cinemark 2. Sessões 13h40, 16h30, 19h10 e 22h A história da família Terra Cambará e de sua rival, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século 19. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, o filme retrata a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas disputadas entre as coroas portuguesa e espanhola. Direção: Jayme Monjardim ★ ★ ★ AS BEM-ARMADAS (12 anos, legendado) Moviecom 5. Sessões 14h25, 16h50, 19h20 e 21h45 / Cinemark 5. Sessões 13h (exceto sex, sáb e dom), 15h (exceto sex, sáb e dom), 18h10 (exceto sex, sáb e dom), 20h40 e 23h10 (sáb) A agente especial do FBI Sarah Ashburn (Sandra Bullock) e a policial Shannon Mullins (Melissa McCarthy) não podiam ser mais incompatíveis. Quando precisam juntar forças para trazer um perigoso traficante de drogas, elas se tornarão algo que ninguém esperava: amigas. Direção: Paul Feig

O calvário de Amarilys, papel de Danielle Winits, em ‘’Amor à Vida”. A personagem vive lamentando e implorando pelo amor de Eron, interpretado por Marcello Antony. Há décadas que o papel de ‘’Madalena Arrependida’’ é chato na tevê.

★★★

Vai ao ar, hoje, o penúltimo capítulo de “José do Egito”, da Record. ★★★

Nesta quarta, o “Gabi Quase Proibida” entrevista o ator Mateus Carrieri. ★★★

A Record exibe, nesta quarta, o episódio “Aniversário de Morte”, da quinta temporada de “CSI: NY”.

l R.I.P.D. AGENTES DO ALÉM 3D (12 anos, dublado e legendado) Moviecom 6. Sessões (dub) 17h15 e 19h25 / Moviecom 6. Sessão (leg) 21h35 / Cinemark 7. Sessões (dub) 12h50 (exceto sex, sáb e dom), 17h30 (exceto sex, sáb e dom) e 22h10 / Cinemark 7. Sessões (leg) 15h20 (exceto sex, sáb e dom), 19h50 e 0h20 (sáb) Um policial morto recentemente se junta a uma equipe de policiais mortos-vivos, que trabalha para o Departamento Descanse em Paz, para tentar encontrar o homem que o assassinou. Direção: Robert Schwentke ★ ★ ★ ELYSIUM (12 anos, legendado) Moviecom 7. Sessões 14h45, 17h, 19h15 e 21h30 / Cinemark 1. Sessões 13h50, 16h10, 18h40, 21h10 e 23h30 (sáb) No ano de 2159, existem apenas duas classes de pessoas: os muitos ricos, que vivem em uma estação espacial isolada, chamada Elysium, e o resto da humanidade, que vive em uma superpovoada Terra em ruínas. Na esperança de uma vida melhor, várias pessoas tentam entrar ilegalmente em Elysium sem muito sucesso. Até que Max (Matt Damon) recebe uma missão que pode não só salvar sua vida, mas trazer igualdade para esses mundos tão distintos. Jodie Foster, Wagner Moura e Alice Braga também estão no elenco. Direção: Neill Blomkamp ★ ★ ★ ★ DOSE DUPLA (16 anos, dublado) Cinemark 6. Sessão 0h (sáb) Bobby (Denzel Washington) e Stig (Mark Wahlberg) são dois agentes à paisana escalados para roubar um banco que serve de fachada para Máfia. O detalhe é que um não sabe da real identidade do outro. Quando eles descobrem, o mandante da tarefa demite ambos, deixando a dupla a mercê dos bandidos. Direção: Baltasar Kormákur l THE BLING RING – A GANGUE DE HOLLYWOOD (16 anos, legendado) Cinemark 6. Sessão 21h50 (ter e qui) Uma quadrilha de adolescentes americanos se especializa em roubos a casas de celebridades de Hollywood. Baseado em fatos reais. Direção: Sofia Coppola

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

Clube do filme apresenta “Adorável Pecadora” Tv Cultura, 0h Comédia de 1960, dirigida por George Cukor, o longa traz no elenco Marilyn Monroe, Yves Montand, Tony Randall, Frankie Vaughan, Wilfrid Hyde White. O filme é sobre uma farsa nos bastidores teatrais, que traz Marilyn como Amanda, uma atriz de sinceridade desconcertante que ensina a Jean-Marc Clement, um magnata internacional, que o dinheiro não pode comprar o amor. Participações de Milton Berle, Bing Crosby e Gene Kelly. O roteiro foi revisado pelo dramaturgo Arthur Miller.

Foi mal

Queridinha

« CINEMA »

Silvia diz a Franz que ele não pode visitar Amélia na prisão

Sangue Bom Globo 19:00 Maurício se enfurece com a possibilidade de Malu o estar usando para esquecer Bento. Nelson e Verônica se divertem no Cantaí. Fabinho beija Giane e se declara para ela. Socorro confessa a Malu que trocou os exames de DNA a mando de Amora. Tina vê Bárbara roubando e a denuncia.

Para José de Abreu, que interpreta o vilão Ernest, de “Joia Rara”. O ator encontrou o tom certo para o seu personagem logo nas primeiras semanas do folhetim. Além disso, o papel em nada lembra o asqueroso Nilo, de “Avenida Brasil”

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA l FAMÍLIA DO BAGULHO (14 anos, dublado) Moviecom 1. Sessões 14h50, 17h10, 19h30 e 21h50 / Cinemark 4. Sessões 14h10 (exceto sex, sáb e dom), 16h50 (exceto sex, sáb e dom), 19h20 e 22h20 David é um traficante informal de maconha, cuja clientela inclui chefs e donas de casa, mas não seus filhos – afinal, ele tem escrúpulos. Então, o que poderia dar errado? Abundância. Preferindo ser discreto, por razões óbvias, ele aprende da maneira mais difícil que nenhuma boa ação fica impune. Depois de ter seu estoque roubado, fica com uma grande dívida com seu fornecedor. Querendo limpar a barra e manter seu atestado de saúde, David precisa se tornar um traficante de drogas de sucesso, trazendo uma encomenda do México. Para fazer isso elabora um plano infalível que tem tudo para acabar em confusão. Direção: Rawson Marshall Thurber

Joia Rara Globo 18:00 Viktor diz a Artur que o pai não pode saber que ele frequentará o curso de Artes. Franz e Silvia se casam em Montevidéu. Na volta da viagem, Silvia não deixa Pérola dormir com o pai. Durante uma discussão, Silvia diz a Franz que ele não pode continuar a ver Amélia na prisão.

Foi bem

Maratona Woody Allen Telecine Cult, 20h15 O canal fechado homenageia o diretor Woody Allen na sessão Drive-In de outubro, exibida às quartasfeiras, na faixa das 20h. Com mais de 45 anos de carreira e mais de 40 longas no currículo, Allen é aclamado pela crítica e pelo público por escrever, dirigir e atuar em longas que misturam comédia, romance e suspense. A comédia Tudo Pode Dar Certo abre a programação. A trama gira em torno do mal-humorado Boris Yellnikoff (Larry David), que se considera uma pessoa difícil de conviver.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br

Luz nas Trevas, A Volta do Bandido da Luz Vermelha - Canal Brasil, 22h Exibido na sessão Retomada, Luz Nas Trevas é a sequência em homenagem ao clássico do cineasta Rogério Sganzerla (1946-2004 ). Preso há mais de 30 anos e transformado em um ícone, o bandido João Acácio lida com a fama por ser um dos criminosos mais conhecidos do país. Da cadeia, acompanha as aventuras do filho Jorge Bronze, que dá continuidade ao legado do pai no crime usufruindo do que o dinheiro pode oferecer. Ney Matogrosso integra elenco.

Romancista fala sobre “Galvez, Imperador do Acre” - Tv Brasil/TVU, 23h A Amazônia é o grande tema dos livros de Márcio Souza, escritor que o programa Impressões do Brasil destaca esta semana. A divertida alegoria sobre a conquista do Acre pelo Brasil, na obra de 1976 “Galvez, Imperador do Acre”, lançou o romancista, que também é jornalista, teatrólogo, ensaísta e roteirista. Márcio Souza nasceu em Manaus, capital amazonense, em 1946. Aos 14 anos, começou a escrever críticas de cinema e em 1965 foi estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo.

Cena astral fortalece órgãos de controle internacional financeiro e político. Lua nova em Libra: 4/10 Leão 22/07 a 22/08 Surpresas e reviravoltas em planos e novidades com amigos; você pula fora da zona de conforto. Considerações financeiras pesam, e alguns valores pessoais também proíbem envolvimento maior com empreitada profissional. Aguarde dias melhores.

Virgem 23/08 a 22/09 Com a Lua em seu signo, o momento astral é propício para se cuidar, dando a devida importância aos sinais do corpo, aos pensamentos e necessidades emocionais. Com Saturno e Plutão ajudando, você irá fundo e poderá transformar algo que o incomoda.

Libra 23/09 a 22/10 Sob pressão externa intensa, você precisa tomar cuidado para não bater de frente com seu parceiro e com o chefe. As coisas podem chegar ao limite. Não se torture com detalhes, apenas esteja atento a eles. Seu instinto não falhará se der atenção, escute-o.

Escorpião 23/10 21/11 Está difícil fazer o que gosta, por causa das imposições externas, do peso nas costas. A solidão de quem está por cima é imensa, mas quem acredita em você? Ao menos um amigo entenderá, vale conversar. Fique atento aos cruzamentos e evite acidentar-se.

Sagitário 22/11 a 21/12 Destaque-se no trabalho através de ações concretas, em que sua habilidade prática brilhe sem chamar muita atenção. Um superior exigente está de olho em você. Em casa, seja diligente e modesto; basta o essencial! No amor, surpresas cutucam suas certezas.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Mova-se com cuidado hoje, no sentido literal e figurado. Muita pressão sobre os outros resultará em explosões e rebeldia, e a insistência pode levar a acidentes. Avarias eletroeletrônicas à vista, não insista em consertá-las. Surpresa no trabalho.

Aquário 21/01 a 19/02 Mercúrio e Netuno trazem intuição poderosa no campo financeiro, ressaltando também seus dotes criativos e originais. Sol e Urano exigem cuidado ao andar por aí; em tensão, estes astros trazem surpresas desagradáveis. Olhe onde pisa. Livre-se de supérfluos.

Peixes 20/02 a 20/03 Notícias sobre viagens e relações com estrangeiros estão em destaque, e tudo nesta área flui bem. Boa intuição para lidar com as pessoas, o que também ajudará você a se entender com seu par em assuntos concretos e do cotidiano. Comunicação em destaque.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

viver TRAFEGANDO.COM

3

PAULO EDUARDO

GEORGE AZEVEDO

Novo endereço Definido o novo local onde acontecerá a edição 2013 do Carnatal. A avenida Omar O’Grandy, mas conhecida como prolongamento da Prudente de Morais será o novo destino dos foliões. Tudo foi confirmado ontem, 1º de outubro, em coletiva de imprensa que a Destaque Promoções promoveu para contar as novidades ao público. Este ano o evento acontecerá entre os dias 05 e 08 de dezembro, e já tem 11 atrações confirmadas para percorrer o novo circuito de 3km, são elas: Asa de Águia, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Saulo Fernandes, Ricardo Chaves, Tuca Fernandes, Psirico, Leo Santana, Parangolé e Grafith. E olha só, as vendas serão iniciadas no próximo dia 10 de outubro na Central do Carnatal. Show!!

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

A empresária Ellen Paiva movimentou o Boulevard Central semana passada para inaugurar as novíssimas instalações da Tendências Multimarcas com direito a serviço do Requinte Buffet e pocket show recheado pelo cast Tráfego Models. Entre alguns convidados, registramos: Sueli Rosado, Zoraide Azevedo, Adna Canário, Luis Henrique Azevedo, a Miss RN Latina 2014, Daniele Fernandes, Gracinha Delfino e muito mais.

George Azevedo

Chegando

Congresso O X Congresso Estadual das APAES do RN e o IV Fórum dos Autodefensores acontece de hoje até o próximo dia 04, no Hotel Villa Oeste, abordando o tema “Desenvolvimento e Educação na Contemporaneidade: articulando saberes, construindo fazeres".

Ellen Paiva com a modelo Raquel Silva e a Musa do Verão 2013, Julia Bandeira, na reinauguração da sua Tendência Multimarcas

Homenageado A Câmara Municipal de Natal realizará no próximo dia 09 de outubro, uma sessão solene em homenagem aos 10 anos de colunismo social do jornalista Rodrigo Loureiro. A homenagem acontecerá no Plenário Erico Hackradt, a partir das às 18h30. Falando em Rodrigo Loureiro, ele comemorará idade nova no próximo dia 18, com a sua já tradicional Noite Branca, no Versailles Cidade Jardim, ao som de Alobêned Airam ex Banda Mel e Isaque Galvão. Tudo com ares de super produção do competentíssimo Clodoaldo Bahia. Vamos todos!!

A mato-grossense Jakelyne Oliveira, eleita Miss Brasil 2013, recebendo cumprimentos da potiguar Cristina Alves. Best friends!!!

» RAIO X » eeeA véspera de feriado estadual, hoje, vai ser de muita ferveção na Tenda Music Club com a cantora Samyra Show e sua banda Forró 100%, André Luvi e Dj Juninho, a partir das 23h. eeeParabéns para Guia Benavides, Natália Bezerra da Costa, Nilo Amâncio, Diane Dias e Vanessa Karla que estão aniversariando, hoje.

{

Ainda é tempo de festejar idade nova de Lílian Moura, aniversariante de 1º de outubro

Diploma

"Cor-de-rosa"

O Salão Salinas do Garbos Recepções & Eventos, vai ser cenário para a colação de grau dos formandos de diversos cursos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, hoje, às 19h, reunindo cerca de 2000 convidados. O colunista social Sérgio Chaves será o mestre de cerimonia.

Aderindo pela primeira vez à campanha mundial Outubro Rosa, que visa alertar mulheres para a importância da detecção precoce do câncer de mama, a marca Arezzo está promovendo durante todo o mês ações "cor-de-rosa" em suas lojas para chamar a atenção de suas clientes acerca da doença. Com a adesivação das vitrines com o logo da campanha, eles distribuirão balões na cor rosa para as clientes nos quatro domingos e suas vendedoras e utilizarão durante todo o mês os “pins” - símbolo da campanha - nos uniformes. Arrasou!

Som dos bonsasdas Comemorando doze anos de muita música a banda Uskaravelho sobe logo mais às 21h, no palco do Pepper’s Hall para uma balada super exclusiva. E claro, a noite não para por aí... Para abrilhantar ainda mais a festa, terá as participações especiais das bandas São Jó e Mesa 12, além do baiano Ricardo Chaves, e os cantores Priscilla Freire e Flávio Xingú. Se joga!

}

RODRIGO SENA

« FORMAÇÃO »

« DANÇA »

Maestro Jean-François Rivest está na Semana da Música

Corpo de Baile mostra “Entre Gestos”

Com patrocínio da Petrobras, semana contará com oficinas e recitais gratuitos

N

a próxima sexta-feira, 4, a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte , com o patrocínio da Petrobras, realiza a Semana da Música da UFRN. A abertura acontece às 20h no Auditório Onofre Lopes. Nesta edição, as oficinas em formato master class, serão ministradas para 313 alunos inscritos de todas as regiões do País. Nomes como o maestro JeanFrançois Rivest, do Canadá; o pianista Gilberto Tinetti e o multi-instrumentista Arismar do Es-

pírito Santo, ambos de São Paulo, fazem parte do time dos 22 músicos e professores de todo o Brasil e exterior escalados para ministrar as oficinas nas áreas de canto, regência e instrumentos orquestrais e populares. Além dos minicursos, o evento promove concertos e recitais na Escola de Música da UFRN e apresentações itinerantes de grupos da EMUFRN em escolas da região metropolitana de Natal. A Semana de Música acontece anualmente na UFRN com o intuito de dar visibilidade à produção artística da Escola de Música e para promover o intercâmbio entre músicos, estudantes e profissionais da área. O evento é aberto ao público e a entrada é franca para todas as atividades do festival. DIVULGAÇÃO

Maestro canadense Jean-François Rivest realizará oficinas

Funcarte disponibiliza recursos para ideias ligadas a várias áreas, incluindo as artes integradas

Fundo de Cultura: Temporada aberta para novas ideias « POLÍTICA CULTURAL » Versão 2013 do Fundo Municipal de Cultura abre dia 8 inscrições para edital. Prefeitura disponibilizou R$ 400 mil

A

versão 2013 do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura abre temporada de inscrições a partir do próximo dia 8 de outubro, data de publicação do edital público. Este ano a Prefeitura disponibilizou R$ 400 mil para viabilizar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, patrimônio material e imaterial, literatura, artesanato, artes integradas e empreendedorismo cultural. Cada projeto poderá pleitear até R$ 30 mil em recursos. O edital do FIC será publicado no Diário Oficial do Município dia 8, e as inscrições serão recebidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, pela Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Cultura, que funciona na sede da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) – Av. Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta. Alguns aspectos devem ser observados pelos interessados, como o fato dos proponentes de projetos culturais estarem cadastradas no CMEC (Cadastro Municipal de Entidades Culturais) e diretamente envolvidas na execução do projeto a ser beneficiado. Cada propo-

nente, seja ele pessoa física ou jurídica, poderá submeter até quatro propostas para análise, sendo que apenas um será contemplado. O foco do FIC 2013 é a formação e qualificação profissional. As áreas contempladas, e seu respectivo detalhamento, são as seguintes: as artes cênicas abrangem capacitação de técnicos, figurinistas, designers e aderecistas para a produção de cenários, figurinos, e adereços para quadrilhas juninas, blocos, troças e grupos artísticos, capacitação de iluminadores para espetáculos em geral; as artes visuais inclui fomento nas escolas da rede municipal a prática do desenho e da pintura como expressões artísticas, capacitação de fotógrafos amadores para o uso da fotografia como ferramenta de expressão artística, criação de painéis e murais para valorização de espaços urbanos públicos, realização de exposições fotográficas e/ou poéticas a ser instalados em espaços abertos da cidade, em territórios com significativo fluxo de pessoas. Já o segmento audiovisual prioriza propostas que envolvem capacitação, atualização e qualificação de vídeo-makers, produ-

tores, roteiristas, técnicos e diretores para a produção de microfilmes em câmeras e aparelhos de telefonia móvel, em configurações que atendam as demandas dos canais de veiculação em sites e redes sociais, premiar fotógrafos profissionais e amadores enfocando o tema “Cidade do Natal”; na música, prioridade para projetos de capacitação de músicos, instrumentistas para bandas carnavalescas, fomento da prática de coro, canto coral, artistas e grupos musicais, preferencialmente para as manifestações musicais públicas. No segmento patrimônio material e imaterial, foco no fortalecimento de ações de grupos folclóricos tradicionais da cidade; a área de literatura, livro, leitura e biblioteca inclui capacitação empreendedora para escritores amadores e profissionais no tocante a criação, publicação, circulação, leitura e fruição de obras literárias. Em artesanato, o foco será a qualificação de artesãos e artistas para a criação e produção de ornamentação de espaços públicos com reciclagem ou utilização de material reciclado.

O Núcleo de Dança da Fundação Cultural Capitania das Artes - através do Corpo de Baile da Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta apresenta na quinta-feira, no Teatro Alberto Maranhão o espetáculo “Entre Gestos”, com início às 20h. Composta de sete momentos, “Entre Gestos” traz coreografias assinadas por Dimas Carlos, chefe do Núcleo de Dança da Funcarte.

« SHOW » Carlos Zens hoje no Mercado A Quarta Cultural do Mercado de Petrópolis recebe hoje o compositor e flautista Carlos Zens. O projeto é realizado pela ASPERM - Associação dos Permissionários do Mercado A programação começa às 20h. Com seu trabalho dedicado ao choro e influências regional, Zens está complentado 27 anos de carreira. O Mercado fica na av Hermes da Fonseca.

« FESTA » Baile da Primavera com Super Oara O clube social AABB realiza nesta quarta-feira o seu tradicional Baile da Primavera, a partir das 21h. A 10ª edição da festa terá animação da Orquesta Super Oara e Silveirinha Banda Show. A Orquestra tem um repertório eclético com músicas populares, ritmos calientes e tradicionais, fazendo sucesso por onde passa. As mesas estão à venda ao preço de R$140 pelo telefone 3091-7552.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

BOBFLASH

Parabéns! O nosso abraço de parabéns para a amiga, Ana Cristina Fernandes, musa de Walmir Fernandes, que hoje amanhece em idade nova. Também vivas para Suely Jácome, Patrício Júnior, Gilda Mesquita, Camila Freitas de Macêdo, Paulo Henrique e Walmir Mangabeira Marques.

Come back! Depois de uma temporada em Londres, o amigo Manoel Onofre Neto está de volta a terrinha. Começo da tarde de hoje, reúne os mais chegados para um almoço na churrascaria Fogo&Chama. No encontro, Onofre aproveita para matar as saudades dos amigos e das delícias daqui.

CACÁ OLIVEIRA

Larissa/Marília e Ronaldo Melo comemorando os 07 anos da Revista Versailles

Em recente evento social, Rayana França, Mariana/Arimarzinho França BLOGJOTAOLIVEIRA

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Nos embalos Forever Young Larissa/Arthuro Arruda Câmara

Jota Oliveira

BOBFLASH

Martelo Depois de um ano à venda no mercado imobiliário, a mansão Versace em Miami já tem novo proprietário: o grupo investidor VM South Beach LLC. A empresa arrematou a antiga casa do estilista Gianni Versace por US$ 41,5 milhões.

A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos lugares e momentos capazes de tirar nosso fôlego” AUTOR DESCONHECIDO

Weekend Um grupo animado está afivelando malas para curtir o Festival Gastronômico da Pipa, que começa esse final de semana. Walmar Martins/Tázia, Cristiane Queiroz e Guto Rodrigues, Bebeto Torres e Dani Fonseca vão curtir um final de semana de descontração e muitos sabores.

Celebrando

Balada

Comemorando a chegada aos 4.0, Ângela Pinto e Djalma reúnem grupos de amigos em big party logo mais às 22h30. O Olimpo Recepções será o palco da noitada de vivas, que promete ser das boas.

A noite de hoje vai ser de muito agito no Beach Club Praia Devassa. O motivo? A 3ª edição da Audi Experience que a dobradinha PG Prime e Bobflash promovem ao som do trio eletrônico “Life is a Loop”, de Floripa. Ainda na party, Vip Front Stage e Lounge Open Bar Premium.

Fashion E a cidade luz está fervendo. O buxixo é a Paris Fashion Week que está rolando desde a semana passada na capital francesa. Daqui, Cláudia Gallindo, Ana Augusta de Paula e Juliana Flor foram conferir as bossas para a primavera/verão 2014.

Se ligue! Vivas de felicidades para os mais queridos Walmir Fernandes/Ana Cristina. Ela em idade nova hoje JOÃO NETO/BLOGJOTAOLIVEIRA

Movimento

Passarela E falando em Paris, quem deu um show foi a Chanel, comandada por Karl Lagerfield. O kaiser transformou o Grand Palais numa verdadeira galeria, e apresentou peças cheias de cores com referências artsy. Vejá no nosso blog.

No jotaoliveira.blog.br, leia sobre o protesto que um grupo de brasileiros fez em Paris. Mais: Idosos no Brasil vivem mais e melhor, segundo IBGE. > Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, fala do show que fará em outubro no Brasil. Leia mais no Sounds. >

Ângela Pinto/Djalma Jr. celebram os 4.0 em big party logo mais às 22h

Logo mais às 21h, o AABB promove a 10ª edição do Baile Primavera, ao som da Orquestra Super Oara e Silveirinha. > Comemorando 12 anos de estrada, Uskaravelho faz show às 22hh30, no Peppers Hall. > Rihanna divulgou algumas imagens do novo clipe do single “Pour It Up”.

Toque Livros & Cultura CARLOS DE SOUZA [ fcarlos@tribunadonorte.com.br ]

O homem brasileiro Está chegando às livrarias História dos homens no Brasil, organizado por Mary del Priore e Marcia Amantino, Editora Unesp, 420 páginas, R$69,00. Neste volume, 13 autores apresentam e avaliam as inúmeras facetas que estiveram e estão por trás do conceito de homem no Brasil desde o período colonial. Os artigos demonstram que a masculinidade do brasileiro não resulta de características “naturais”, mas foi edificada e adquiriu perfis variados, conforme as diferentes épocas, áreas geográficas e classes sociais, além de religião e orientação sexual de cada um. Os artigos abordam o tema a partir de ângulos diversos, demonstrando que ser homem não garante vida fácil e lembrando que a história do gênero é marcada por tensões, dominação, violência, quase sempre relacionadas à pressão para corresponder ao estereótipo de “machão” valente. Os textos acerca da ideia de masculinidade dos escravos vindos da África, dos jovens senhores e dos trabalhadores do período colonial,

Filosofia sugerem que elementos daqueles tempos ainda moldam o comportamento masculino no país. O livro atravessa os séculos, avaliando assuntos como a busca pela modelagem e pelo adestramento do corpo e a figura do esportista como herói contemporâneo, a questão do celibato dos padres e o crescimento da prática de esportes de contato como o MMA no Brasil. Mary del Priore é doutora em História pela USP e pós-doutora pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996). É professora do Programa de Mestrado em História da Universidade Salgado de Oliveira (Universo/Niterói). Autora de mais de 25 livros de História, recebeu vários prêmios literários, como o Jabuti, o Casa Grande & Senzala, o da APCA e o Ars Latina. Pela Editora Unesp, publicou Ao Sul do Corpo(2009), História do Esporte no Brasil (2009) e História do Corpo no Brasil (2011). Marcia Amantino é graduada em História pela Universidade Federal Fluminense. Com mestrado e

Aventura de ficção Outra grande novidade no mercado e livros é a volta de Papillon, de Henri Charriére, Bertrand Brasil, 728 páginas, R$ 39,00. Charriere, condenado à prisão perpétua por um assassinato que não cometeu, foi um dos poucos que conseguiram fugir da Ilha do Diabo, presídio localizado na floresta impenetrável da Guiana Francesa, onde os presos pagavam por seus crimes sofrendo degradações e brutalidades. No livro, ele relata como foi acusado, fala de seu martírio ao longo dos anos de confinamento, além da corrupção entre os guardas e como planejou sua fuga cinematográfica. Quando publicado na França, Papillon foi alvo de grande controvérsia. Nunca se soube ao certo se os acontecimentos narrados de fato ocorreram com o autor, como ele alega – o que faria do livro um romance autobiográfico –, ou se a trama é fruto de sua fértil imaginação. Papillon é um dos relatos mais

doutorado em História Social pela UFRJ e pós-doutorada pela UFMG e pela Universidade de Évora, Portugal. É professora do Programa de Pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira. Lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Sociedades escravistas nas Américas.

O livro Esperanças, de Paolo Rossi, Editora Unesp, 120 páginas, R$20,00, convida o leitor a refletir sobre esperança, sentimento que parece acompanhar o ser humano desde os primórdios, assumindo diferentes facetas ao longo dos tempos. Após discorrer criticamente sobre os diversos conceitos de esperança, abordando inclusive a desesperança, ele sugere que se cultive apenas esperanças “sensatas”. Para o filósofo, o mundo é por natureza desigual e por isso estaria eternamente sujeito a conflitos, o que torna a “Grande Esperança” uma simples e ingênua quimera. Mas esse mesmo mundo vem promovendo conquistas inquestionáveis e de forma acelerada para um número cada vez maior de pessoas, ambiente que desmonta igualmente as previsões apocalípticas. No primeiro dos três capítulos da obra, “Sem esperanças”, Rossi faz um rico apanhado da literatura apocalítptica e catastrófica. Questiona os intelectuais

“masoquistas” e a autocondenação do Ocidente – que, acredita, embute um sentimento de superioridade, mais do que de remissão. E dedica algumas páginas, inclusive, ao catastrofismo do momento, o aquecimento global, defendendo, de maneira muito bem fundamentada, que, embora seja incontestável, não há provas de que o fenômeno decorre da atividade humana. No segundo capítulo, “Esperanças desmedidas”, o filósofo fala sobre o apego a um tipo oposto de expectativa quanto ao futuro. Ele questiona os paraísos imaginários, o mito do homem novo, a recente ideologia do transhumanismo, as ideologias – que a seu modo também prometem uma espécie de éden. Enfim, questiona a “Grande Esperança”. O terceiro capítulo é dedicado à defesa da adesão às “esperanças sensatas”. Esta seria a medida possível de esperança, diante da inevitabilidade das contendas num mundo povoado por diferenças. Em

tal ambiente, o filósofo propõe que se busque estabelecer “pazes”, em vez de almejar por uma questionável paz universal e perene. Contrapondo-se aos catastróficos, místicos e “xamãs fantasiados de filósofos”, ele lembra as virtuosas conquistas da época contemporânea.

universal literatura. Neste livro acompanhamos a sua infância de menino do interior: jogos de bola na rua, frutas colhidas do pé, a primeira glória literária publicada no jornalzinho da escola. O jovem jornalista que desbrava os povoados e rios de sua terra, as saudades e anseios de quem envelhece longe da sua cidade. Portadoras de um lirismo que sempre nos encantou, são crônicas que refletem sobre a importância da memória, da simplicidade e dignidade humanas, assinadas por este grande mestre da prosa brasileira, chamado Rubem Braga. “Muitas destas crônicas falam de um Espírito Santo que já não existe. Também falo muito de mim – o que é inevitavelmente monótono. Viver é repetitivo. Mas, enfim.”, ressalta Rubem Braga na apresentação do livro. Rubem Braga nasceu em 12 de janeiro de 1913 em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Considerado um dos mais importantes escritores brasileiros e expoente máximo da crônica no

Brasil, publicou seu primeiro livro, O conde e o passarinho, em 1936. Foi jornalista, cronista, embaixador, editor, contista e poeta. Faleceu em 19 de dezembro de 1990 e suas cinzas foram jogadas no rio Itapemirim.

Crônica impressionantes e realistas de toda a literatura, um feito incrível de engenhosidade humana, força de vontade e perseverança. A história de um homem que não se deixou vencer. Ao lê-lo, o leitor estará certo de ter um thriller nas mãos. Henri Charrière nasceu em Ardèche, França, em 1906, e faleceu em Madri, em 1973. Foi um ex-militar da Marinha francesa. Após entrar para a reserva, passou a praticar pequenos golpes em Paris, até ser acusado de assassinato e ser mandado para um presídio na Guiana Francesa, onde conheceu outros condenados que foram incluídos na trama do livro, publicado mais de duas décadas após sua fuga. Depois de escapar em direção à Venezuela, no ano de 1945, ele se casou e viveu em Caracas, onde abriu um restaurante. Morreu na miséria, após gastar todo o dinheiro ganho com a publicação do livro na produção de um filme que foi fracasso total de bilheteria.

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Rubem Braga, a Global Editora dá sequência ao projeto de reeditar toda a obra do escritor. Depois de ter lançado Melhores Crônicas de Rubem Braga e Coisas Simples do Cotidiano, a editora leva às livrarias , 208 páginas, R$32,00. Reconhecido como nosso maior cronista desde Machado de Assis e responsável por alçar o gênero a um novo patamar na literatura brasileira, Rubem Braga reuniu neste livro as crônicas sobre sua terra natal. Lançado primeiramente em um volume da coleção Letras Capixabas, em 1984, apesar da temática regional, Crônicas do Espírito Santo vai muito além de uma simples apreensão da alma capixaba. Nascido em Cachoeiro de Itapemirim – cidade de paisagens, sons e cheiros muito presentes nestas crônicas –, Rubem Braga nos leva a um passeio por suas origens, todas elas espelhadas nesse comprometimento humano que tanto caracteriza sua


TNNO

TN NO ENEM É UM SUPLEMENTO DA TRIBUNA DO NORTE. NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE.

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 02 de outubro de 2013

DA S A I C N CIÊ REZA NATU ALEX RÉGIS

NESTA EDIÇÃO UFRN abre debate sobre curso de Medicina no Seridó


2

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

dicas do enem [ robertolucena@tribunadonorte.com.br]

IFRN A presidente Dilma Rousseff inaugura hoje três novos campus do IFRN, localizados nos municípios de Ceará Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. A solenidade, que vai contar com a presença também do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, será às 11h da manhã, no Campus Ceará-Mirim do Instituto. Os novos campus fazem parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e terão capacidade para atender 1.200 alunos cada.

Pronatec Brasil Maior O Governo Federal lançou, no último dia 19, uma nova modalidade do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Pronatec Brasil Maior. Com o programa, serão ofertados cursos técnicos gratuitos direcionados especificamente às áreas definidas pelos setores industriais como mais carentes de trabalhadores qualificados. Até 2014, estarão disponíveis 118 mil, que podem ser acessadas pelo site do Pronatec.

Vagas Entre os estados com mais vagas disponíveis para o Pronatec Brasil Maior estão São Paulo (38.025), Santa Catarina (12.286), Minas Gerais (10.952) e Rio de Janeiro (10.566). Os que com menor oferta são Alagoas (58), Rio Grande do Norte (40) e Maranhão (20). O Pronatec Brasil Maior é uma parceria entre o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Sistema S.

Vestibular da Ufersa oferece vagas para Educação do Campo « ENSINO » Novo curso representa compromisso da Ufersa com o desenvolvimento do semiárido CARLOS COSTA

documento à governadora e disse que iria estudar o assunto antes de enviar a proposta para ela. A governadora confirmou a simpatia em relação ao assunto e pediu racionalidade.

Congresso Científico 1 O jornalista e escritor Caco Barcellos será o palestrante principal da abertura do XV Congresso Científico e XIV Mostra de Extensão e Pesquisa da Universidade Potiguar (UnP), que ocorrerá de 22 a 24 de outubro. A palestra acontecerá às 19h30, no Centro de Convenções de Natal, e abordará o tema central do evento: “Formação e empregabilidade: os desafios Globais”.

Congresso Científico 2 Poderão inscrever-se membros da comunidade interna da UnP e público em geral. Os valores para participação são: R$ 30,00 para alunos UnP; R$ 35,00 para professores, egressos e funcionários UnP; R$ 40,00 para estudantes de outras universidade e R$ 45,00 para profissionais de qualquer área.

UERN O reitor Pedro Fernandes reuniu sua equipe com a governadora Rosalba Ciarlini para discutir parcerias entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a administração estadual. Dentro os vários assuntos em pauta, a autonomia financeira foi o destaque. O reitor mostrou o

TNNO

Enfermagem A Escola de Enfermagem de Natal da UFRN fará processo seletivo para os cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Registros e Informações em Saúde, com ingresso em 2014. A inscrição pode ser feita no site do Núcleo Permanente de Concursos até 21 de outubro.

Com implantação de novo curso, Universidade do Semiárido fortalece vínculos com o campo

A

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) abriu as inscrições para o vestibular do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Novo curso representa o fortalecimento do compromisso da Ufersa com o desenvolvimento da região do semiárido brasileira. Serão oferecidas 120 vagas, sendo 60 vagas para início em 2013.2 e 60 vagas para início em 2014.1. O início das aulas está previsto para mês de novembro. As provas serão aplicadas no dia 20 de outubro o resultado divulgado no dia 1º de novembro. Inscrições até o dia 15 de outubro. Com carga horária de 3.210h, o curso tem duração de oito semestres e suas atividades serão divididas em tempo escola e tempo comunidade, fundamentando-se, ainda nos princípios da pedagogia da alternância. O diferencial da graduação Educação no Cam-

po é possibilitar que os discentes permaneçam no campo, vindo à Universidade para o desenvolvimento do tempo escola, mas também recebendo o corpo docente no tempo comunidade. A Licenciatura irá conferir Diploma em Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação para docência multidisciplinar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, mais especificamente, com as seguintes habilitações: Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza. De acordo com o Edital poderão se candidatar ao processo seletivo professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior; profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo,

vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior. O curso também é voltado para profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior e jovens e adultos de comunidades do campo que tiverem concluído o ensino médio ou curso equivalente e não tenham formação em nível superior. Para realizar as inscrições, os candidatos deverão acessar o Edital 045/2013 no seguinte endereço eletrônico: http://www2. ufersa.edu.br/sistemas/concursos/publico/exibir_concurso/70, atentando-se para o LINK do formulário da inscrição que deve ser preenchido.


TNNO

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

Curso terá integração com outros serviços de saúde « MEDICINA » Implantação será feita pela UFRN de forma integrada envolvendo as comunidades locais e os municípios do Seridó JOÃO MARIA ALVES

N

a última semana, no auditório do Hospital de Oncologia do Seridó, em Caicó, foi realizado o I Seminário de Planejamento da Integração Ensino-Serviço com vistas à Implantação do curso de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A reunião teve o objetivo de apresentar o que tem sido feito para a implantação do curso, além do encaminhamento de novas demandas aos órgãos das cidades (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz) onde a graduação irá funcionar, especialmente, as secretarias municipais de saúde e educação. Para a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, a implantação do curso deve acontecer de forma integrada entre a Universidade, as comunidades locais e as diversas instituições dos municípios que irão abrigar a graduação. “Nosso desafio é consolidar um curso que requer a participação de outros órgãos. O curso já existe, estamos realizando os concursos para professores, mas precisamos, nesse momento, encaminhar as ações necessárias para que ele aconteça de fato no segundo semestre de 2014”. Fátima Ximenes falou ainda sobre o planejamento e o impacto do curso na região. “Temos a clareza que esse desafio é grande e não é simples, mas acreditamos que podemos ter um bom curso e que a criação do curso de Medicina no interior pode contribuir com a redução das disparidades regionais quanto ao número de médicos por habitante”. O coordenador do curso de Medicina, George Dantas, reforçou a importância das parcerias. “Esse não é um curso que a Univer-

Curso que será implantado em Caicó terá projeto pedagógico inovador baseado no método PBL

sidade fará sozinha, sempre foi deixado claro que deve haver uma integração entre os órgãos. O apoio da Liga contra o Câncer de Caicó é um exemplo. Ela acreditou no nosso projeto e teve uma contribuição firme e concreta”. O seminário contou ainda com a apresentação do relatório de visita, realizada de 10 a 12 de junho de 2013 e apresentado ao MEC, pelas avaliadoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC), Isabel Cristina Meister Martins Coelho e Luísa Patrícia Fogaroli de Carvalho. De acordo com Isabel, a leitura final do relatório mostra que a planta do novo edifício está adequada à proposta e os municípios demonstram interesse na implan-

tação do curso. No entanto, os hospitais necessitam de reestruturação física. Ainda foi percebido, no estudo, que as gestões municipais sentem dificuldade na captação de recursos e demonstraram urgência por médicos. Estiveram presentes os secretários de saúde e educação de Caicó, Galvão Freire e Socorro Mariz, respectivamente, além de membros da prefeitura de Currais Novos e de instituições de ensino superior, como da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Da UFRN estiveram no seminário a pró-reitora adjunta de Graduação, Claudianny Noronha, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Jorge Dantas de Melo, e a diretora e o vice-diretor

do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES-Caicó), Ana Aires e Mário Lourenço, respectivamente.

Medicina A graduação tem previsão de início das atividades no segundo semestre de 2014 e funcionará de forma multicampi no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES), localizado nos municípios de Caicó e Currais Novos, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz. O curso terá um projeto pedagógico inovador baseado no método PBL (Problem-Based Learning), metodologia que toma como ferramenta de ensino o uso de problemas a serem solucionados pelos alunos.

3

« ENISNO »

Educação a distância cresce mais que a presencial

A

educação a distância (EAD) cresceu mais que a educação presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1%. Apesar do crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). O índice do ensino fora de sala de aula ainda é baixo, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Quando olha para a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], quase a metade das vagas é a distância. Temos espaço para crescer”. Ele ressalta que é preciso garantir a qualidade do ensino. A intenção é ampliar a oferta nas instituições federais. De acordo com o censo, a maior parte das matrículas em EAD está na rede privada (83,7%) e é oferecida por universidades (72,1%). No ensino presencial, o ministro destacou o crescimento das matrículas nos cursos tecnológicos, que aumentaram 8,5% de 2011 a 2012. Segundo Mercadante, o crescimento foi significativo, embora os cursos concentrem apenas 13,5% das matrículas. As matrículas de bacharelado cresceram 4,6% e representam 67,1% do total, enquanto nos cursos de licenciatura, o crescimento foi 0,8% - 19,5% das matrículas são em licenciatura. Quanto ao turno, em 2012, mais de 63% dos estudantes presenciais de graduação estudavam à noite. Na rede privada, 73% das matrículas é nesse turno. O ministro explica que o ensino noturno é importante para que parcela da população que precisa trabalhar tenha acesso ao ensino superior.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

TNNO

CIÊNCIAS DA NATUREZA « QUÍMICA » Professor Juarez

CONFIRA O GABARITO DESTE SIMULADO E OUTROS CONTEÚDOS SOBRE O ENEM 2013 NO SITE DA TN NO ENEM (WWW.TRIBUNADONORTE.COM.BR/ENEM)


TNNO

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

5


6

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

« FÍSICA » Professor Jailson

TNNO


TNNO

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

7


8

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

TNNO


TNNO

« BIOLOGIA » Professor Fininho

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

9


10

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

TNNO

« ENSINO MÉDIO »

Programa leva física a estudantes de quatro escolas de Natal

P

romover e estimular o interesse dos estudantes de Ensino Médio pelo estudo de Física por meio de atividades teóricas e lúdicas. Esse é o objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A proposta é refletir sobre a disciplina de forma que ela seja compreendida de maneira criativa, crítica e contextualizada. O projeto desenvolve suas atividades em quatro escolas da cidade de Natal: no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Felipe Guerra e nas instituições estaduais Professor Ulisses de Góis, Anísio Teixeira e Padre Monte. Para dar conta dos trabalhos, a equipe do PIBID Física é composta por um coordenador geral, três professores supervisores e 23 alunos bolsistas de Licenciatura em Física da UFRN. Ao longo do ano, os docentes supervisores dão aulas teóricas aos estudantes, trabalham experimentos em sala de aula e atraem os jovens com feiras de ciências. Na Escola Estadual Professor Ulisses Góis, por exemplo, foi promovido o Dia da Física, em comemoração ao Dia Internacional da Física, transcorrido no dia 19 de maio. A professora Amanda Vivian Medeiros de Souza, supervisora do programa e responsável por ministrar a disciplina no colégio, ressalta que nesse dia os alunos fizeram experimentos, discutiram teorias e encenaram uma peça sobre a biografia do cientista Isaac Newton. Outra atividade executada no Ulisses Góis foi a reprodução do experimento realizado, originalmente, pelo cientista Eratóstenes, no século III a.C., que consistia na medição do raio da Terra. Essa ação, segundo a professora Amanda, contribuiu expressivamente para que os estudantes tivessem seu interesse despertado para a construção de novos conhecimentos científicos e compreendessem alguns aspectos inerentes às ciências e à astronomia, em particular. “Esse projeto possibilita que o aluno se envolva de uma forma que o faça gostar de Física. É uma matéria densa e que exige muita concentração por parte do aluno, para absorver o que está sendo passado. É por isso que quando utilizamos uma metodologia mais lúdica o aluno se prende mais, aprende mais”, aponta a professora, acrescentando que esse tipo de abordagem também possibilita um estreitamento nas relações entre o professor e o aluno. Para dinamizar ainda mais esse aprendizado, o programa disponibiliza aos estudantes do último ano do Ensino Médio dessas escolas, aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Isso contribui para que eles não fiquem com tempo ocioso”, ressalta Amanda.


TNNO

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013 EMANUEL AMARAL

11

« PARCERIAS »

MEC abrirá chamada para o Ciência sem Fronteiras Bolsas de estudo serão para vagas em universidades de dezessete países

O Inscrição de detentos será feita por um responsável pedagógico indicado pela direção do presídio

Provas do Enem serão aplicadas em unidades prisionais « EXAME » Órgãos de administração prisional e

socioeducativa têm prazo até o dia 25 de outubro para firmar termo de compromisso com o Inep

O

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nas unidades prisionais e socioeducativas nos dias 3 e 4 de dezembro. No primeiro dia os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza e, no segundo, de linguagens, códigos, redação e matemática. Os órgãos de administração prisional e socioeducativa do país têm prazo até as 23h59 do dia 25 de outubro para firmar termo de compromisso pela internet com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a realização do exame. Ao fazer a adesão, os estabelecimentos devem indicar um

Governo Federal vai abrir nova chamada, este mês, para estudantes que desejam participar do Programa Ciência sem Fronteiras. As novas bolsas de estudo serão para vagas em universidades em 17 países. A informação foi confirmada pela presidente Dilma Rousseff. Segundo ela, desde que foi lançado, há dois anos, o programa concedeu mais de 53 mil bolsas a estudantes brasileiros. Desses, 14 mil concluíram seus estudos no exterior, pelo período de um ano, e estão retornando ao Brasil. A presidenta ressaltou que além de “marcar para sempre a vida desses jovens”, o Ciência sem Fronteiras vai contribuir para o desenvolvimento da indústria, da economia e da pesquisa no país. “Quando esses jovens voltam às universidades no Brasil trazem novas ideias e experiências e, assim, agregam contribuição para a modernização do ensino e da pesquisa aqui”,

disse a presidenta, ao lembrar que a meta é oferecer 101 mil bolsas de estudo em quatro anos. Dilma destacou que as bolsas concedidas são em áreas ligadas ao desenvolvimento científico, tecnológico, e à inovação, como engenharia, medicina, ciências biomédicas, da computação, tecnológicas, ciências agrárias, entre outras. Os jovens estudam por um ano em universidades e institutos de pesquisa de alta qualidade no exterior e podem fazer estágio em alguns dos principais laboratórios e empresas do mundo. Ela ressaltou que o principal critério de seleção do Ciência sem Fronteiras é o mérito do estudante. Para participar, é preciso ter feito, pelo menos, 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter um bom desempenho no curso superior que faz aqui no Brasil. O governo paga todos os custos do estudante no exterior, incluindo a mensalidade da universidade, o alojamento e a alimentação. Os principais países de destino dos estudantes do Ciência sem Fronteiras são Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha e Coreia do Sul. MARIELA GUIMARÃES

responsável pedagógico para fazer a inscrição dos participantes. A inscrição é feita exclusivamente pela internet entre 7 de outubro e 5 de novembro. O orientador pedagógico será o responsável pelo acesso dos candidatos aos resultados. No ano passado, cerca de 75% dos candidatos privados de liberdade fizeram o Enem em busca da certificação do ensino médio. Quem ainda não completou essa fase de estudo e é maior de 18 anos pode obter o diploma por meio do exame. Em 2012, foram 23,6 mil inscritos. A faixa etária que concentrou a maior parcela de candidatos foi entre 21 e 30 anos (11.652).

NÚMEROS

75% dos candidatos privados de liberdade fizeram o Enem para melhorar grau de escolaridade

23,6 mil que cumpriam penas ou medidas socioeducativas fizeram provas do Enem no ano passado Dilma Rousseff: novas oportunidades para jovens brasileiros


12

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

TNNO

Um prêmio para a criatividade « PEDAGOGIA » Docentes da rede pública têm até o final deste mês para se inscrever na

sétima edição do Prêmio Professores do Brasil, organizado pelo Ministério da Educação

D

ocentes da rede pública, que desenvolvem experiências pedagógicas bemsucedidas, criativas e inovadoras, têm até 30 de outubro para se inscrever na sétima edição do Prêmio Professores do Brasil. Organizado pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2005, o concurso tem como principal objetivo reconhecer o mérito desses profissionais que contribuem de forma relevante para a qualidade da educação básica no País. As inscrições devem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://seb.ufrgs.br/ppb/. Na edição de 2012, mais de 2,6 mil iniciativas de todas as regiões do país foram cadastradas. Em 2013, poderão ser inscritos projetos em oito categorias: educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; ensino médio; educação integral e integrada; ciências para os anos iniciais; alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental,

DIVULGAÇÃO

Concurso premiará 40 experiências e cada vencedor receberá R$ 5 mil e passagem para Brasília

e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo. O concurso premiará 40 experiências, sendo cinco por categoria (uma de cada região). Cada vencedor receberá R$ 5 mil e passagens para a cerimônia de premiação. Os vencedores também participarão dos programas Sala do Professor e Salto para o Futuro, produzidos pela TV Escola. Além disso, a melhor experiência em cada categoria receberá mais um prêmio de R$ 6 mil. SegundooCensoEscolar,havia 2.095.013 professores atuando na EducaçãoBásicabrasileiraem2012. Para Mônica Gardelli Franco, diretora de formulação de conteúdos educacionais da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, muitos desses profissionais não acreditam que sua atividade docente mereçachegaraumapremiaçãooudevasercompartilhadacomosdemais professores. “O prêmio dá oportunidade para que professores que tenham experiências exitosas possam apresentá-las”, afirmou.

Tribuna do Norte - 02/10/2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you