Page 9

Página 9

Edição 3.328

TRIBUNA DE ITUVERAVA

Ituverava, 13 de abril de 2019

RELIGIÃO

Domingo de Ramos celebra entrada de Jesus em Jerusalém Missas e procissões programadas para amanhã, dia 14, marcarão início das celebrações da Semana Santa

C

omeça amanhã, com a celebração do Domingo de Ramos, a Semana Santa, tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos marca o início porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas. A entrada “solene” de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que O homenageou, motivada por Seus milagres, agora vira as costas a Ele e muitos pedem a Sua morte. Ramos Os ramos sagrados que os fiéis levam para suas casas, após a Missa de Ramos, lembram que as pessoas estão unidas a Cristo na luta pela salvação do mundo e na luta contra o pecado.

O sentido da Procissão de Ramos é mostrar a peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela recorda que os fiéis são peregrinos na vida terrena. A Missa de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Jesus, Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados, Seu julgamento, Sua condenação, o caminho percorrido até o Calvário, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultamento

Missa de Ramos celebrada no ano passado na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo

Outras celebrações Durante todos os outros dias da Semana Santa, os últimos dias de vida de Cristo serão lembrados por meio de missas e outras celebrações, até que chega o Domingo de Páscoa, data que celebra a ressurreição de Jesus e encerra a Semana Santa. Em Ituverava, as paróquias Nossa Senhora do Carmo e São João Batista preparam extensa programação na Semana Santa, uma das mais importantes celebrações para o catolicismo.

Paróquia São João Batista preparou extensa programação para semana

Paróquia Nossa Senhora do Carmo programou missas e procissões

As celebrações da Paróquia São João Batista começam hoje, sábado, 13 de abril, com Missa de Ramos às 19h, na Igreja Matriz.

Quarta-feira - dia 17 - às 6h15 - Laudes, às 6h15; missa, às 11h30 e Ofício das Trevas, às 19h30, na Matriz São João Batista

Terça-feira - dia 16 - às 19h - haverá exibição do filme “A Paixão de Cristo”, às 19h, no Salão Paroquial da Nossa Senhora do Carmo

Amanhã – Domingo de Ramos - dia 14 - às 7h30 Benção dos Ramos e procissão, com saída da Praça da Escola “Manuel Lázaro Pereira ” com destino à Matriz São João Batista.

Quinta-feira - dia 18 - às 6h15 - Laudes; às 19h30 missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, às 19h30, na Igreja Matriz São João Batista. Após a missa, haverá vigília até a 0h.

Hoje, sábado, dia 13, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo dará início às celebrações da Semana Santa, com missa com Benção de Ramos (sem procissão), às 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Às 19h, Benção de Ramos no posto de entrada de São Benedito da Cachoeirinha, seguida de procissão até a igreja e missa.

Amanhã - domingo - dia 14 - às 19h30 - Missa e Benção dos Ramos, na Igreja São João Batista

Sexta-feira - dia 19 – das 7h30 às 12h - Vigília Eucarística. Celebração da Paixão do Senhor - às 15h, e Encenação da Paixão do Senhor, às 20h (em frente a matriz)

Amanhã - domingo - dia 14 - 7h30 - Matriz Nossa Senhora do Carmo - Benção de Ramos na Praça Dez de Março, seguida de procissão até a igreja.

Quinta-feira - dia 18 - às 9h – Missa Crismal da Sé Catedral de Franca Às 6h- Aparecida do Salto - Missas da Ceia do Senhor (Instituição da Eucaristia e Lava Pés), e às 20h na Igreja Matriz e em São Benedito da Cachoeirinha, às

Segunda-feira - dia 15 – às 6h15 - Laudes, missa às 11h30 e Via Sacra às 19h30, na Igreja São João Batista Terça-feira - dia 16 - às 6h15 - Laudes e missa às 11h30. Às 19h30, Procissão do Encontro, com saída das mulheres da Creche-Escola “Benedito Trajano Borges” e homens da Rua Ademar Cassiano (ao fundo do Lions Clube).

Sábado - dia 20- 7h - Laudes, e Vigília Pascal - às 20h Domingo de Páscoa - dia 21 - encerrando as celebrações da Semana Santa, missas às 8h na Capela Sagrado Coração - às 9h30 na Matriz São João Batista; às 17h na Capela Imaculada Conceição e às 19h na Matriz São João Batista.

7h30 - Capela Nossa Senhora Aparecida - Bênção de Ramos, no Cristo Redentor, seguida de procissão e missa na capela. 10h – Igreja São Pedro e São Paulo - Benção de Ramos em frente a Fafram, seguida de procissão até a Igreja e missa. 10h - Bairro rural de Aparecida do Salto - Benção de Ramos na praça, seguida de procissão e missa 18h - Distrito de Capivari da Mata - Benção de Ramos na praça seguida de procissão e missa 19h- Matriz Nossa Senhora do Carmo – Missa com Benção de Ramos (sem procissão) Segunda-feira - dia 15 – 19h - Procissão do Encontro, com saída da imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo e imagem do Nosso Senhor dos Passos da Capela Nossa Senhora Aparecida. Os devotos se encontram na Praça Odilon Teixeira (Praça da Mãe Rainha), onde haverá momento de reflexão e benção.

Quarta-feira - dia 17 - 19h - Missas nas Igrejas Matriz Nossa Senhora do Carmo e na capela São Pedro e São Paulo

Sexta-feira (Sexta-Feira Santa), - dia 19 – às 7h30 - a Igreja Matriz permanecerá aberta a partir das 7h30 para oração de adoração aos fiéis, diante ao altar. Às 8h haverá Laudes e às 15h serão celebradas a Paixão do Senhor e a Adoração da Santa Cruz nas igrejas Matriz, São Pedro e São Paulo e Nossa Senhora Aparecida; nos distritos de São Benedito da Cachoeirinha e Capivari da Mata e no bairro rural de Aparecida do Salto. Às 7h Via Sacra em torno da praça da matriz. Sábado - dia 20 – 8h - Igreja Matriz - Laudes. Às 20 - Vigília Pascal na Igreja São Pedro e São Paulo e em São Benedito da Cachoeirinha, com batizado Domingo de Páscoa - dia 21 – 8h - missas na Igreja Matriz e Nossa Senhora de Aparecida. Às 10h na Igreja São Pedro e São Paulo e Aparecida do Salto. Às 18h - em Capivari da Mata, e às 19h na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.

Paróquia São João Batista fará encenação da Paixão de Cristo Na Sexta-Feira Santa (Sexta-feira da Paixão), 19 de abril, a Paróquia São João Batista vai realizar pelo segundo ano, a encenação da Paixão de Cristo, com intuito de levar os fiéis a contemplarem os últimos passos de Jesus até a crucificação. O evento será em frente a Paróquia São João Batista, às 20h. “Várias pessoas es-

tão envolvidas nos ensaios que estão sendo realizados há muitos dias. O objetivo é oferecer a comunidade ituveravense, a oportunidade de contemplar o maior ato de amor pela humanidade: Jesus, o Filho de Deus, morrendo na cruz”, afirma o padre Adailson Ferreira de Oliveira, da São João Batista. O pároco ainda adianta que, na encenação haverá uma trilha sonora envolvente, que

promete transportar o público para os acontecimentos de cada cena. “O figurino também está sendo bem pensado, para aproximar o máximo possível da época em que aconteceu o fato. Será realmente um momento que vale a pena vivenciar com emoção e, principalmente, em um dia tão especial para nós cristãos”, completa o pároco.

Profile for tribunadeituverava

Primeiro Edição 3328  

Primeiro Edição 3328  

Advertisement