Page 1


O Grupo Curumim constitui-se como entidade civil feminista e antirracista sem fins lucrativos de âmbito nacional e de direito privado. Fundada em 11 de Agosto de 1989, tem como objetivo o fortalecimento da cidadania e autonomia das mulheres, em todas as fases de sua vida, através da promoção dos Direitos Humanos, sob a perspectiva da igualdade étnico-racial e de gênero, da justiça social e da democracia. O Grupo Curumim conta com apoio técnico de um Conselho Consultivo formado por profissionais e especialistas da área de comunicação, educação, saúde e ciências sociais e de representações do público beneficiado direto de sua ação. Integram o Grupo Curumim mulheres jovens e adultas, com cursos universitários, pós-graduação e técnicos,

estudantes do nível superior, médio e fundamental. O grupo de sócias efetivas e colaboradoras vem conduzindo para uma gestão de forma colegiada. A Secretaria Executiva Colegiada coordena e administra o cotidiano da entidade. O Grupo Curumim atua de forma articulada, desenvolvendo ações coletivas para o monitoramento e controle social de políticas públicas, em parceria com outras ONGs, articulações e redes como: Fórum de Mulheres de Pernambuco, Articulação de Mulheres Brasileiras, Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. Vem participando dos espaços de elaboração e monitoramento de políticas públicas (Controle Social): Conferências, Conselhos de Direitos das Mulheres e Comitês de Estudos e Prevenção da Morbimortalidade Materna.


jovens. Com profissionais da educação o foco é a metodologia e a discussão de um projeto político pedagógico que favoreça a reflexão crítica da juventude quanto ao contexto político, social, econômico e cultural em que vive. Programa Parteiras - Propõe e incide nas definições de políticas públicas de saúde para a inclusão do parto domiciliar assistidos por parteiras tradicionais no conjunto da atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.

Programa Qualidade e Humanização da Atenção Integral à Saúde da Mulher Desenvolve ações para a implementação e qualificação de políticas públicas, através de ações de articulação política e de desenvolvimento de metodologias de trabalhos educativos que colaboram para a implantação de políticas que visem a qualidade e humanização da assistência integral à saúde da mulher, em especial quanto à saúde reprodutiva, assistência obstétrica e violência.

Programa Cunhatã (*) - Desenvolve ações educativas e de formação política dirigida a mulheres, meninas e jovens, que permitam a socialização dos direitos civis, sociais, econômicos, políticos e culturais na perspectiva do fortalecimento, autonomia e organização das mulheres e

(*) Adolescente na língua Tupi Guarani

Programa Sexualidade e Direitos Reprodutivos - Inclui ação de sensibilização e capacitação técnica de profissionais de saúde e da educação e atendimento para mulheres, casais e grupos sobre sexualidade, saúde e direitos reprodutivos.

Programa Comunicação - Tem como principal objetivo trabalhar para a democratização da informação junto à mídia, às mulheres e às organizações. Busca contribuir para que as mulheres tenham acesso à informação e inserir a agenda relativa à justiça social, igualdade de gênero e melhoria da qualidade de vida das mulheres nos meios de comunicação.

Programa Desenvolvimento Institucional - Tem como objetivo consolidar a sustentabilidade política, técnica, administrativa e financeira, bem como fortalecer as condições estruturais para melhor execução e avaliação das ações programáticas.


Para conhecer materiais educativos e informativos produzidos, acesse: http://www.grupocurumim.org.br Vídeos no Youtube: • http://www.youtube.com/results?search_query=Grupo+Curumim&aq=f • http://www.youtube.com/watch?v=B3kkl9gsXjo • http://www.youtube.com/watch?v=Uc0ZXDXKlEg Publicações no ISSUU: http://issuu.com/search?q=grupocurumim


• Utilizando os Direitos Humanos para a Saúde Materna e Neonatal: Um instrumento para fortalecimento de leis, políticas e normas de cuidado. Coordenação de Pesquisa. Coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)/ Suíça e Ministério da Saúde do Brasil em 2006. • Disponibilidade da Contracepção de Emergência nos serviços de saúde da cidade do Recife (Apoio da Prefeitura do Recife e Pacific Institute Women’s Health/EUA em 2003); • Perfil e práticas de parteiras tradicionais das áreas rurais do sertão de Pernambuco (Apoio Agência Pão Para o Mundo/Alemanha, 1998). • Oferta de métodos contraceptivos reversíveis na rede municipal de saúde do Recife/PE (Apoio do FNUAP em 1997).

• 2012 - Valorização das parteiras tradicionais; 2011 - Conhecer para transformar: qualificar a informação sobre o aborto seguro entre jovens dos movimentos sociais de Pernambuco, Brasil; • 2010 - Eu decido meu voto!; • 2007 a 2012- Contracepção de Emergência; • 1997 - Parto Humanizado: Pense Nisso!; • 1989 a 1997 - Campanhas Contra a Mortalidade Materna – 28 de maio.


• Prêmio Dom Helder Câmara CONASEMS – Conselho Nacional de Secretários Municipais e Estaduais de Saúde, ano 2012. • Medalha Mulheres de Tejucupapo: Promoção dos Direitos da Mulher – Ano 2007 – Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco: Institucional. • Prêmio Hélio Beltrão/Ano 2002 - 7º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal – Ministério do Planejamento e Escola Nacional de Administração Pública. Programa Trabalhando com Parteiras Tradicionais – Parceria entre Grupo Curumim e Área Técnica de Saúde da Mulher/ Ministério da Saúde. • Prêmio RACINE/Ano 2002 Reconhecimento às Ações que Transformam as Condições da Saúde no Brasil: Humanizando o Atendimento à mulher e à Criança. • Prêmio ARCONSULT Consultoria de Incentivo à Ação da Cidadania /Ano 1995: Parteiras Tradicionais do Sertão de Pernambuco: A Magia da Sobrevivência • Entre 10 instituições do Nordeste para do Prêmio Voz Mulher- Banco Mundial de Cidadania/Ano 2005. Entre 50 instituições do Brasil para o Prêmio Bem Eficiente - Pricewaterhouse Coopers/ Ano 2001.

Group Curumim is a national, feminist, antiracist, non-profit organization, civil entity. Since 1989, we have been striving to strengthen women`s citizenship and autonomy through the promotion of human rights , under a framework of ethnic, racial and gender equality ,as well as social justice and democracy. We rely on our Board of Consultants for technical support. The board is comprised of a diverse team of professionals (e.g., Public Affairs, Social and Health Science, among others), as well as members of the communities which we serve. We are staffed by a dynamic team of young and adult women with a broad range of educational background. Curumin`s founding partners and associates manage the group in a collective way, while our Executive Secretary runs our daily operations. In partnership with other NGOs and Social Networks entities, such as: Pernambuco`s Women Forum, Brazilian Women`s Articulation, National Feminist Health Network, Reproductive and Sexual Rights, we develop collective actions designed to foster social monitoring of public policies.


Desde sua fundação o Grupo Curumim busca criar alternativas para sua sustentabilidade contando com uma rede de parceiras e parceiros nacionais e internacionais. Tem trabalhado através de consultorias, projetos, contratos e convênios com organismos da gestão municipal, estadual e federal, universidades, organizações privadas e de através de doações individuais. Doações: O Grupo Curumim quer cada vez mais trabalhar na defesa da melhoria da qualidade de vida e saúde das mulheres e acredita que pode contar também com sua parceria e apoio para mudar, avançar e escrever uma nova história na conquista dos direitos humanos das mulheres. Para se tornar um(a) apoiador(a) da ação do Grupo Curumim entre em contato conosco. Se você quer fazer doações em dinheiro, deposite na conta: Banco do Brasil Agência 3505-X Conta Corrente: 10089-7 Grupo Curumim - Gestação e Parto Fones: 55 81 3427 2023 - 55 81 3427 9100 Site: www.grupocurumim.org.br E-mail: curumim@grupocurumim.org.br Recife – Pernambuco – Brasil

Apoio:

Curumim is looking forward to furthering its efforts to improve women`s health and qualityof-life. Moreover, we strongly believe that your support can be instrumental in achieving these goals, as we continue to advance our cause. Please contact us, or use the information below, if you wish to become part of our team or wish to send your financial contribution. Thank you. Banco do Brasil Agência 3505-X Conta Corrente: 10089-7 SWIFT: BRAS BRR JSTO Grupo Curumim - Gestação e Parto

Livreto institucional do Grupo Curumim  

Projeto Gráfico Tríade Design

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you