Page 1

SEGUINDO VIAGEM COM... Sérgio Franco, da BAS, fala do futuro do turismo de aventura

PARCERIA TREND fecha com a sofisticada rede de Hotéis Fasano

EXPERIÊNCIAS DE VIAJANTE O casal de velejadores Sanada revela projetos com exclusividade

ROTA DO CHURRASCO O fogo está presente nos temperos e na culinária do Texas

D I S T R I B U I Ç Ã O G R AT U I TA - A B R I L / M A I O 2 0 1 2 - E D I Ç Ã O 1 0 - A N O 2

O A O D N I V BEM ! O D N U M U SE


Palavra do Presidente Amigos, Esta edição eu avalio como histórica, pois fala de um processo que se iniciou há mais de um ano e que por muitos foi considerado uma grande aventura. Com a consistência do nosso planejamento e do nosso propósito, que é surpreender cada vez mais o agente de viagens com facilidades e benefícios, nasce a RTA. Três empresas e um só ideal: alavancar os negócios do agente de viagens com dedicação e atuação exclusiva. Considero uma bênção de Deus estar caminhando lado a lado com o mestre Goiaci, o competente Marcelo e o incansável Luciano, além da comprometida e fiel máquina de campeões da Rextur e Advance. Mas já que falamos de aventura, vamos prestigiar aqueles que nos viram por alguns momentos como aventureiros e dedicar esta edição, tanto no nacional quanto no internacional, ao turismo de aventura, mostrando práticas que envolvem os elementos da natureza e os locais ideais para praticar cada tipo de aventura. O entrevistado da edição é o presidente daBrazilian Adventure Society (BAS), entidade que regulamenta todos os destinos de turismo de aventura no Brasil, homologando equipamentos, rampas e tudo o mais que envolve essas práticas. Em Atendendo Bem, damos a dica da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que reúne todas as que trabalham com esse segmento e pode abrigar quem ainda não faz parte dela. Em Experiências de Viajante, o casal de velejadores Sanada conta suas aventuras e novos projetos. Em Curiosidades, listamos bares que ficam em alturas que só quem não tem medo dela pode beber um drinque. Em Cultura, trazemos hotéis com shows de peso, todos comercializados pela TREND. E a ligação com os quatro elementos continua em gastronomia, onde falamos da Rota do Churrasco no Texas, da carne feita no fogo, e também reforçando nossos produtos nos Estados Unidos. E a novidade do Espaço TREND é o mapa do Brasil com a foto e o contato de todos os executivos de Vendas da TREND, para o agente sempre ter a quem recorrer. Esse é todo o mote da revista Segue Viagem, que traz a força e o poder da RTA unindo os quatro elementos, e a expansão do turismo de aventura pelo país tendo esses elementos como combustível. Boa leitura a todos,

SV Abril/maio 2012

Editorial

Luis Paulo LUPPA

4

Diretor-presidente

Expediente

Curta a nossa página no Facebook:

facebook.com/Trendoperadora

Siga a nossa conta no Twitter:

twitter.com/TrendOperadora

A revista Segue Viagem é uma publicação da TREND Operadora. Internet: www.trendoperadora.com.br. Tiragem: 10.000 exemplares. Projeto gráfico e Diagramação: Tatiana Barboza. Gerente de Comunicação, Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Stevan Lekitsch (MTB 36.017 SP) imprensa@trendoperadora.com.br. Revisão: Jussemara Varella. Impressão: Gráfica Mattavelli. Colaboradores: Alessandra Assad, Alexandre Camargo, Dr. Amaury Simoni, Emanoel Lima, Mário Braga, Maurício Góis, Nilda Brasil, Raúl Candeloro e Ronaldo Silva. Marketing - Diretora: Ana Kuba. Assessora da Diretoria: Thaís Siqueira. Gerente de Marketing: Regina Bartazini. Equipe de Redação e criação: André Torres, Cláudio Zenebon, Fernando Figueiredo, Paulo Calazans, Priscila Palácio, Rosimeire Raven, Thaise Salzgeber e Ulysses Badain. Foto da Capa: Banco de Imagens Shutterstock. Créditos de Fotos: Banco de imagens, Shutterstock, divulgação e Arquivo TREND. As demais fotos estão com o devido crédito do fotógrafo. Para anunciar, entre em contato com a nossa área comercial: publicidade@trendoperadora.com.br. Distribuição gratuita. www.revistasegueviagem.com.br.


NYC Travel Training Academy. Mais vantagens. Mais promoções exclusivas. Inscreva-se para a NYC Travel Training Academy e torne-se um especialista certificado em Nova York. Aproveite para acessar regularmente informações atualizadas sobre os diversos bairros, cultura, compras, restaurantes, vida noturna e muito mais. Além disso, você terá acesso à promoções especiais e exclusivas quando estiver na cidade. Quanto mais cedo você se inscrever, mais cedo irá desfrutar das vantagens de ser um especialista em Nova York. Inscreva-se agora pelo site nycgo.com/training NYC & Company é a organização parceira oficial de marketing e turismo da cidade de Nova York. Dedicada a maximizar viagens e oportunidades de turismo através dos cinco distritos, tem como objetivo auxiliar no crescimento econômico e divulgar uma imagem positiva de Nova York para o mundo.


Conselho de Amigo palavra dos conselheiros Diariamente, todos na TREND têm o poder de influenciar a reputação da nossa empresa, em todos os lugares onde atuamos. Nestes 20 anos, os colaboradores da TREND trabalham com afinco para manter os mais altos padrões de conduta ética nos negócios. As normas e diretrizes da TREND expressam o compromisso dos seus colaboradores com a integridade da empresa, que inclui não somente o compromisso com a nossa própria administração, mas também consiste em cumprir todas as normas e regulamentos financeiros e legais. Isso nos proporciona uma base sólida, na qual o desempenho da companhia pode ser medido com total confiança. Ao longo destes 20 anos, os colaboradores da TREND conseguiram criar um ativo de valor inestimável – a reputação nacional de uma empresa íntegra e de elevados padrões de conduta comercial. Essa reputação reflete-se em cada uma das operações comerciais que realizamos. A TREND de hoje, mais do que nunca, é dinâmica, globalizada e direcionada ao cliente. E, ainda assim, apesar do nosso crescimento, a nossa idoneidade mantém-se como o alicerce sobre o qual construímos o sucesso dos nossos negócios – a qualidade dos nossos produtos e serviços, nosso relacionamento de honestidade com os clientes, fornecedores e uns com os outros. A nossa busca por uma excelência competitiva tem início e fim no nosso compromisso com uma conduta legal e ética.

SV Abril/maio 2012

Editorial

Os líderes da TREND têm a responsabilidade adicional de manter um tipo de cultura na qual a observância da diretriz da TREND e da lei aplicável esteja entre as mais importantes de nossas atividades comerciais. Todas as preocupações em relação à conduta apropriada devem ser tratadas imediatamente, com cuidado e respeito.

6

José Anjos

Diretor-conselheiro

Washington Preti Diretor-conselheiro


Descubra

o melhor do Recife com a

CIDADE DE RARA BELEZA, CULTURA E ATRAÇÕES INESQUECÍVEIS!

com a

TREND

Consulte nossos pacotes para Recife! Reservas nacionais: São Paulo 3123 0333 | Outras cidades 0800 770 8555

www.trendoperadora.com.br


Parabéns pelo profissional Felipe. O

opinião

do leitor

atendimento dele é mesmo TOP X Arquivo Pessoal

10.000, ele é um excelente colaborador. Ele tem me atendido com rapidez, cordialidade e muita simpatia. Gostaria que fosse passado à chefia dele que ele realmente é um destaque na TREND. Todos são muito educados e atenciosos, mas ele supera as expectativas.

Samira Dagnaisser Supervisora da Promotional Travel Rio de Janeiro – RJ

A revista é ótima em todos os aspectos: focada, informativa e de fácil compreensão. Trata dos problemas reais que vivenciamos todos os

Esse elogio foi enviado ao colaborador da TREND Felipe Magurno, integrante do FIVE, célula Lobo, especialista em atendimento para produtos internacionais. Samira queria fazer cinco reservas de hotéis em diferentes destinos da Europa e aproveitar os últimos minutos de uma promoção de parcelamento em dez vezes. Porém a promoção já havia se encerrado. Felipe não só conseguiu confirmar as cinco reservas, como prorrogou a promoção do parcelamento para as mesmas. O processo foi acompanhado pelo executivo de contas da filial Rio de Janeiro, Carlos Fraga. Parabéns, Felipe! Um verdadeiro Lobo em nossa equipe!

O FIVE (Força Interna de Vendas) é um departamento diferenciado na TREND Operadora, formado por uma equipe multifuncional que tem como missão atender a todas as necessidades e brigar com garra pelas melhores opções para os agentes de viagens.

Arquivo TREND

sucesso Cases de sucesso Cases de

sucesso Cases de sucesso Cases

dias nas agências. Guardo todas as edições que recebi com muito carinho e, quando posso, releio os melhores artigos.

Felipe Magurno Célula Lobo do FIVE da TREND São Paulo – SP

recomendo a todos os agentes de viagens. Cleoni Garcia Sócia-proprietária da Via Nova Agência de Viagens Curitiba – PR

8

Arquivo Pessoal

a vez Agente da vez Agente

SV Abril/maio 2012

Agente Falando

da vez Agente da vez Agente da vez Agente da Nome: Carlos Roberto Martins do Prado. Idade: 45 anos. Trabalha na: Tour House Viagens e Turismo. Localizada na cidade de: São Paulo (SP). Cargo: diretor-presidente. Estado civil: casado. No turismo desde: 1987. Começou trabalhando como: gerente financeiro e administrativo. Na sua área gosta mais de: desenvolver novos produtos. Destino favorito: Nova York (EUA). Destinos mais pedidos: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Miami (EUA) e Buenos Aires (Argentina). O maior desafio para o turismo no Brasil: infraestrutura e mão de obra qualificada.


Sérgio Franco, presidente da BAS, fala do presente e do futuro do turismo de aventura

Colunistas

15 26

Dicas importantes sobre vendas, gestão, psicologia, estratégia e finanças

ID Brasil A água, o fogo, a terra e o ar são elementos essenciais quando se busca o turismo de aventura!

Atendendo Bem Para as agências de turismo de aventura, a Abeta existe para agregar mais valor

ID Mundo Aventuras, desta vez, em locais extremos: picos gelados ou savanas escaldantes

Curiosidades Gosta de desafiar alturas? Conheça os bares que ficam a centenas de metros do chão

Experiencias de Viajante O famoso casal de velejadores Sanada conta suas aventuras e projetos com exclusividade

34 37 39

Hotel Nacional

54

Hotel Internacional

Três opções de super-resorts no Nordeste do país

Parceria TREND fecha parceria com a sofisticada rede de Hotéis Fasano

Novidades Saiba tudo sobre a mais nova marca do mercado: a RTA

48 50 O melhor dos Estados Unidos em três opções de hotéis surpreendentes

58 60 Gastronomia

64 68 Agenda Confira todos os eventos importantes de abril e maio para o ramo do turismo

Saude Vamos pra aventura? Aqui estão dicas de como recarregar as baterias antes, durante e depois

O fogo está sempre presente nos temperos e na culinária do Texas, berço da rota do churrasco americano

Cultura Shows imperdíveis em hotéis suntuosos são a pedida para quem gosta de glamour

72 74 ESPACO TREND

76

Um mapa completíssimo com todos os executivos de Vendas da TREND Operadora, para o agente ter sempre a quem recorrer

9 SV Abril/maio 2012

10

seguindo viagem com...


ov

om.

..

o o, i g r é S anc ziliane Fr Bra tur da ven Ad ciety So iv Arqu

o Pe

ssoa

l

S

ind egu

mc iage

da o presidente O sobre fala turo S u A f B eo de presente turismo ura do avent

S

érgio Franco, 60 anos, natural de Socorro (SP), considera-se aventureiro por natureza. E seu currículo confirma essa tendência. É o organizador da Adventure Sports Fair, a maior feira de aventura das Américas, presidente da Brazilian Adventure Society, uma espécie de National Geografic brasileira, que reúne os mais importantes aventureiros brasileiros e quem gosta da vida ao ar livre, é empresário da área de turismo de aventura, proprietário de um Parque de Esportes Aéreos em Socorro (SP), consultor de planejamento estratégico e empresário da área de eventos há 26 anos por meio da empresa Promotrade Eventos. Ah! E como se não bastasse tudo isso, ele ainda é aviador! Com toda essa bagagem, Sérgio fala sobre a posição do turismo de aventura em nosso país, e o que vê para o futuro dessa modalidade de turismo cada vez mais em alta.

SV Abril/maio 2012

Quais atividades são consideradas de aventura?

10

O Ministério do Turismo, a partir de uma pesquisa feita em conjunto com a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) e Sebrae, levantou as principais atividades de aventura praticadas nos destinos brasileiros: caminhada e caminhada de longo curso, cicloturismo, cavalgada, rafting, espeleoturismo, canionismo, cachoeirismo, rapel, tirolesa, acquaride, windsurf, fora de estrada, escalada, canoagem, buguie, asa-delta, parapente, observação da vida selvagem, montanhismo, flutuação, mergulho e kitesurf. Mas em muitos destinos se criam novas modalidades a cada dia e os turistas praticam atividades que são uma mistura de todas essas práticas.


SV Abril/maio 2012

11

Ao contrário do que pode parecer, o turista de aventura é uma pessoa adulta, estável economicamente, Como é possível reconhecer um “aventureiro”? Qual o estilo de vida dele? Ao contrário do que pode parecer, o turista de aventura é uma pessoa adulta, estável economicamente, na faixa de idade que vai dos 18 aos 50 anos. A proporção de homens e mulheres está equilibrada e muitos praticam as atividades em família. A maioria busca a aventura para fugir das grandes cidades e restabelecer o contato com a natureza. Existe uma pequena parcela que se considera aventureira de verdade, faz expedições de forma autônoma, sem contar com uma agência de viagem, e procura mais por emoção, descobertas ou adrenalina. Mas a grande maioria são pessoas comuns, que preferem atividades que não exigem treinamento, preparo físico, não representem riscos e sejam acessíveis para qualquer idade, de uma criança à terceira idade.

na faixa de idade

fazer as atividades de forma mais fácil do que imaginava, tem uma sensação de superação e parte para outras modalidades. Após algumas experiências, acabam escolhendo um esporte para praticar, fazem cursos, compram equipamentos e, aí sim, se tornam aventureiros. Menos de 1% dessas pessoas praticam essas atividades, abusando de seus limites, na forma que chamamos de “esportes radicais”.

que vai dos 18 aos 50 anos

Quais aventuras são apoiadas e divulgadas pela BAS? A Brazilian Adventure Society (BAS) tem como objetivo fazer com que cada vez mais pessoas saiam da vida sedentária, de frente da TV ou da internet, e optem pela “vida ao ar livre”. O conceito é mais amplo do que as modalidades acima citadas. Envolve desde um piquenique, até o camping, a vela, o surfe, o voo de planador e ultraleve, o paraquedismo, o motociclismo, etc. Também incentivamos expedições autônomas para lugares pouco conhecidos, inóspitos, que acabam gerando descobertas e, o mais importante, a respeito de si mesmo.

Aventuras são sempre radicais ou existem graduações diferentes?

O que é preciso para ingressar na BAS e qual o perfil dos associados? Arquivo Pessoal

A maior parte das atividades de aventura oferecidas nos destinos está muito longe de ser radical. A porta de entrada para os esportes de aventura geralmente é uma viagem de turismo, ou seja, alguém vai para um destino e realiza alguma atividade de aventura que normalmente faz parte do pacote oferecido. Uma parte desses turistas acaba descobrindo que consegue

Para participar da BAS, como membro aventureiro, basta gostar de natureza, estar disposto a sair da rotina para usar


Cada atividade de aventura requer instruções específicas, e o turista, ao escolher uma operadora, deve verificar se a empresa está formalizada, se faz seguro, segue as normas técnicas, respeita o meio ambiente e tem guias

SV Abril/maio 2012

treinados

12

seu tempo livre de forma criativa, emocionante e saudável. As empresas de turismo também podem se associar à BAS oferecendo vantagens para esses membros. Dessa forma, fazemos com que esse mercado cresça cada vez mais. O site para inscrição é o www.bas.org.br. Quais são as recomendações para quem pretende começar a se aventurar?

Recentemente, a Amazônia (AM) e Foz do Iguaçu (PR), que são mais conhecidos no exterior, começaram a despertar a atenção dos brasileiros. No Brasil existem empresas especializadas na prática de aventuras?

Já existem mais de 1.500 empresas, entre operadoras e parques privados cadastrados no Ministério do Turismo, que atenCada atividade de aventura requer ins- dem anualmente mais de 4 milhões de truções específicas, e o turista, ao esco- turistas. O recente projeto de certificação lher uma operadora, deve verificar se a dessas empresas, dentro do programa empresa está formalizada, se faz segu- Aventura Segura (www.aventurasegura. ro, segue as normas técnicas, respeita o com.br), é hoje uma referência intermeio ambiente e tem guias treinados. nacional. Nas empresas filiadas a esse No site da Abeta(www.abeta.com.br) programa, os turistas fazem aventuras de ele pode encontrar os dez mandamen- alta qualidade com toda a segurança. tos do turista de aventura, que alerta A BAS promove o maior evento para todos os detalhes importantes. de turismo e esportes da AméEm todas as regiões do país é rica Latina, a Adventure Sports possível praticar aventuras? Fair. Qual a proposta do evento O principal diferencial do Brasil como e as novidades para 2012? destino é a diversidade, e existem operadores de aventura em praticamente todos os Estados. Até numa cidade como São Paulo existem operadoras que fazem atividades na Serra da Cantareira, na Serra do Mar, entre outros.

A Adventure Sports Fair foi o evento que, em sua primeira vez há 13 anos, reuniu as principais empresas que formavam o trade da Aventura e, a partir dela, foi dado o grande impulso para esse mercado, na época incipiente. Hoje é um dos mais importantes segmentos do turismo Quais são os destinos mais nacional. Neste ano acontecem duas esprocurados no Brasil? tratégias muito relevantes, uma voltada Como o maior emissivo do país é a re- ao consumidor e outra voltada ao trade gião da Grande São Paulo, os destinos de equipamentos. A primeira estratégia próximos, como Brotas e Socorro (SP), consiste em intensificar as ações educasão um dos mais visitados. Mas a Cha- tivas dentro do evento, de modo que os pada Diamantina (BA) e dos Veadei- visitantes poderão participar de clínicas e ros (GO), Bonito (MS), Pantanal (MS), palestras sobre as modalidades, conheAparados da Serra (RS), Lençóis Mara- cer os equipamentos, roupas e calçados nhenses (MA) e o Petar (SP) estão entre especializados, experimentar as atividaos mais desejados pelos aventureiros. des dentro da feira e escolher destinos


SV Abril/maio 2012

13

O Brasil está prestes a assumir o para conhecer. Além disso, palestras com quem já fez aventuras, com dicas para os principiantes. A segunda estratégia é em relação ao trade de equipamentos de aventura. O sucesso do turismo de aventura depende dos turistas realizarem as atividades usando a roupa, o calçado e o equipamento adequados. Porém, os fabricantes desses produtos ainda não têm uma rede de distribuição que facilite o acesso do turista. Nossa ideia foi atrair as lojas de esportes em geral e até os magazines, para os visitantes conhecerem esses produtos e incluírem no seu portfólio. Criamos o Sports Trade Show, uma feira de negócios entre os fabricantes e lojistas. Ensinando os turistas que precisam ir para a natureza equipados e paralelamente criando canais de distribuição onde possam comprar esses equipamentos, vamos garantir que sua experiência será prazerosa e extremamente segura. As inscrições para participar são gratuitas no site www.adventurefair.com.br.

terceiro lugar no

ranking do turismo internacional, e, sem dúvida, a

A BAS apoia algum projeto voltado para a preservação da natureza?

área de turismo que mais cresce

Atualmente estamos empenhados em ajudar o Brasil a desenvolver um modelo de parceria com a iniciativa privada, para implantar alguns serviços nos nossos Parques Nacionais e Estaduais, baseados na experiência dos outros países latinoamericanos. No Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS), que acontece anualmente dentro da Adventure Fair em parceria com a SOS Mata Atlântica, trazemos gestores de parques desses países para contar suas experiências, pois iniciaram esse processo com sucesso há dezenas de anos. Além disso, criamos um espaço para as ONGs ambientais divulgarem seus projetos e contatarem novos associados.

é o turismo de natureza

Como se dá a relação do homem no meio ambiente e a prática do turismo de aventura?

Como você analisa o mercado do turismo de aventura? Ele tem potencial para crescer?

Divulgação

A natureza é o território onde acontecem as aventuras e não é à toa que os destinos de aventura hoje são locais onde o homem teve a menor intervenção. Porém, a experiência em outros países tem demonstrado que o turismo de aventura é uma das principais ferramentas para colaborar com a preservação do meio ambiente, pois esse tipo de turista geralmente tem consciência ambiental e se torna um fiscal da natureza. Nossos parques nacionais, por exemplo, são fechados ao público, com a alegação de que precisam ser preservados. Porém, sem fiscalização, são constantemente invadidos

e explorados de maneira predatória. Os países que abriram os parques para o turismo, de forma planejada e controlada, são os que mais preservaram a natureza.

O Brasil está prestes a assumir o terceiro lugar no ranking do turismo internacional, e, sem dúvida, a área de turismo que mais cresce é o turismo de natureza, e, dentre elas, a aventura. Comparado com os demais destinos, estamos engatinhando, e, considerando a diversidade e a quantidade de atrativos que temos, o Brasil será um dos principais destinos de aventura do mundo brevemente. Já conquistamos o mercado interno. Agora só nos resta nos prepararmos para a aventura do mercado internacional!


O Hotel Santa Teresa, 5star boutique hotel com apenas 40 quartos, está localizado no bairro histórico e cultural do Rio de Janeiro. Perto de todas as atrações, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, a vida noturna da Lapa e praias, bem como o centro financeiro e empresarial do Rio de Janeiro. Nos jardins tropicais do hotel, a piscina de 25 metros de comprimento e Pool Lounge exclusivo para os hóspedes oferece uma vista panorâmica única sobre o Rio. Com um ambiente natural ainda de luxo, o Le Spa oferece tratamentos de beleza e relaxamento da Natura. Para os gastrônomos, o Tereze oferece o melhor da cozinha contemporânea brasileira, criado por nosso premiado Chef francês Damien Montecer.

Oferta exclusiva para Trend Operadora Com mínimo de 3 noites, o hotel oferece uma massagem relaxante de 30 minutos por pessoa Oferta valida para mês de Maio, Julho e Agosto. Reserve já!


Colunistas

SV Abril/maio 2012

15

Trend Training Center Nós, sejamos como alunos, colaboradores ou participantes, muitas vezes não conseguimos imaginar o que acontece nos bastidores de um treinamento. Na TREND Operadora, antes de chegar o momento da apresentação, que geralmente é ministrada por um facilitador, uma equipe enorme ajuda a desenvolver todo o suporte. Nossa equipe hoje é formada por verdadeiros artistas anônimos, que trabalham atrás da cortina para que o apresentador possa realizar seu treinamento com maestria. Quais os passos antes do início de um treinamento? Chamamos de PDCA, atributo da norma ISO: Plan = planejar, estudar que tipo de treinamento ministrar, para quem, como, onde e por quê, entre outros estudos. Do = fazer, desenvolver a apresentação, vídeo, apostila, teste de fixação, avaliação de reação e de conhecimento, ministrar o treinamento, entre outras ações. Check = checar, com os indicadores gerados, os pontos de correções e melhorias. Action = agir, ao receber os feedbacks, atualizando e realizando a melhoria contínua dos próximos treinamentos. Assim, como um motor, todas as peças são primordiais para o bom funcionamento, porém nem todas aparecem. Quero agradecer a esse motor que é a equipe do TTC (TREND Training Center): Aline Garcia, analista de treinamento; Emaise Garcia, professora de línguas (português e inglês); Gilberto Monteiro, instrutor de sistemas técnicos; Hanna Caroline, designer instrucional; Jéssica Dornelles, assistente de diretoria; Marcos Preti, assessor de diretoria; Robson Miranda, instrutor técnico comportamental; Tatiana Carrer, designer gráfica; e Wagner Pereto, programador web. A soma de todas essas peças brilhantes nesse motor gerou o resultado espetacular nos meses de janeiro e fevereiro. Em janeiro foram ministrados 116 treinamentos, gerando 1.130 impactos, e em fevereiro foram 155 treinamentos, com 1.405 impactos. Em março, teve início mais uma turma da UGT (Universidade de Gestores Trend) e começaram as colheitas dos frutos da parceria com as Faculdades Anhembi Morumbi, com mais de 47 bolsas de estudo para nossos colaboradores. E, para finalizar, apresentamos o número do estudo surpreendente analisando hora/homem treinado pelas empresas no mundo, no Brasil e na TREND. Segundo ele, a média de hora/treinamento por colaborador é de 7 horas na Europa e 12 horas nos Estados Unidos. Surpreendentemente, no Brasil oferecemos 35 horas de treinamento por colaborador, e na TREND Operadora esse número é de 92 horas! Sérgio Velloso Gerente de Treinamento


Os 12 mandamentos

dos agentes de viagens

de sucesso

T

rês. Chegamos ao terceiro fascículo em um momento muito especial, que coincide com o anúncio da aliança de três gigantes do turismo: Rextur, TREND e Advance, formando o Grupo RTA. O lançamento marca a união de empresas que têm em comum o objetivo de fornecer aos agentes de viagens as melhores soluções de vendas para seus clientes. E, sem dúvida, o tema deste 3º fascículo é essencial para que o agente prospere e tenha bons e duradouros resultados em suas vendas. Em um mundo cada vez mais globalizado e dominado pelas redes sociais, as Vendas por Telefone ainda

O tema do terceiro fascículo mostra os desafios das vendas por telefone e apresenta soluções para aperfeiçoar essa importante

SV Abril/maio 2012

Colunistas

ferramenta de

16

vendas

são insubstituíveis, mostrando que nada supera o contato direto com o cliente. Ouvir a voz de quem está vendendo algum produto ou serviço do outro lado da linha também é fundamental para o cliente se sentir seguro e determinante para uma boa venda. Dessa maneira, ele saberá que está falando com uma pessoa real, e não virtual. Este fascículo ensina como tratar o cliente durante a venda, como mantêlo fiel no período de pós-venda e como atrair os clientes inativos. E traz ainda 30 dicas especiais para aumentar as vendas por telefone.


SV Abril/maio 2012

17

12 fascículos Visando entregar, totalmente de forma gratuita, um fascículo por mês aos agentes de viagens, LUPPA dividiu seu conhecimento em 12 tópicos que considera essenciais para o sucesso. Eles atuam na agência de forma progressiva, ou seja, aplicando um após o outro, vão se completando e se apoiando. São eles: 1. O papel do atendimento em vendas 2. Venda mais melhor

comunicando

3. Vendas por telefone 4. Como fidelizar o seu cliente 5. Negociando para vencer 6. Como fechar uma venda 7. Como vender valor e não preço 8. Os sete passos da venda 9. Networking vende? Como fazer vendas relacionais 10. O líder que está dentro de você

11. Como construir uma equipe de sucesso (trabalho em equipe)

São dez perguntas dissertativas que o agente deve responder sobre o conteúdo que acabou de ler no fascículo 12. Mudanças X Vendas. Como do mês. As questões serão corrigidas sobreviver neste mercado pela equipe do TTC (TREND Training competitivo Center), e a nota de cada fascículo Cada fascículo traz 16 páginas será computada e informada durante recheadas de informações, gráficos, o curso. Ao final dos 12 mandamentos, pesquisas de órgãos conceituados, o agente de viagens que obtiver mais sobre cada tópico, oferecendo em de 80% de acertos receberá um cercada exemplar uma verdadeira aula do tificado exclusivo, confirmando que ele começo ao fim, sendo que os agentes fez o curso e obteve êxito. podem ler os fascículos independentes, um não é continuação do outro, apesar Inscrições de eles se completarem. O primeiro, o segundo e o terceiro fascículo já estão circulando, mas ainda E-learning dá tempo de você, agente de viagens, E o treinamento não fica apenas nos aproveitar esse treinamento. Basta enfascículos. Mensalmente, cada agente trar no site www.elearningtrend.com. de viagens cadastrado no programa br e preencher um cadastro. Automareceberá um e-mail convidando-o ticamente você começa a receber pelo para fazer um teste de conhecimento Correio os seus fascículos, a partir do sobre cada fascículo. Esse teste é número vigente. ralizado via internet, dentro do sistema de e-learning da TREND Operadora.


O valor do risco no processo de mudança

SV Abril/maio 2012

Colunistas

18

Shutterstock

Há muito que Alvin Toffler, futurista e autor da Terceira Onda, afirma que a mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas. E agora pergunto: quanto estamos realmente preparados para deixar o futuro entrar? Se olharmos para trás, certamente temos uma centena de exemplos de empresas que eram líderes de mercado e que hoje não existem mais por terem confiado demasiadamente na liderança soberana e absoluta, e por terem sido resistentes às mudanças: Bamerindus, Mappin, Mesbla, Banco Nacional, Polaroid, TransBrasil e Prosdócimo são apenas alguns exemplos.

É preciso abrir a mente

É fato que os empresários precisam incluir o item inovação urgentemente em seu planejamento. Considerando que mais de 1/3 das grandes inovações vêm dos clientes, nem é preciso dizer quanto o cliente pode e deve estar envolvido em todo o processo de mudanças das organizações. É preciso olhar com carinho para todos os setores da empresa e da economia. E apesar de tudo isso não ser nada filosófico, insisto em destacar a verdade da essência de Heráclito ao dizer que não há nada permanente, exceto a mudança.

natureza do seu negócio para a natureza do seu negócio, e para que isso aconteça não é necessário apenas boa vontade, é preciso muito estudo também, para que haja uma adaptação alinhada entre pessoas físicas e jurídicas em todos os processos de mudança. Só a partir do momento em que a mudança for bem aceita por todos em uma corporação é que os resultados poderão ser mensurados.

O maior problema que enfrentamos com as mudanças é o medo do desconhecido, e, muitas vezes, é esse medo que nos empurra para trás. Se pararmos para pensar, vamos lembrar de empresas como a Kodak, que durante muitos anos foi líder de mercado. Será que a Kodak não foi muito resistente à mudança e confiou mais do que deveria no produto “filme”? Com a entrada das câmeras digitais, qual o futuro do produto carro-chefe da marca no mercado doméstico? Na era da convergência das mídias, como será o telefone do futuro? E os jornais? E os livros?

Eu não diria que em toda mudança há risco envolvido. O que acontece é que quanto mais a empresa demora para acompanhar o dia a dia das mudanças naturais, maior a chance da mudança repentina provocar algum tipo de desequilíbrio de gestão e afetar diretamente as pessoas envolvidas e os resultados projetados. Nesse caso, o risco é diretamente proporcional ao tempo que você ficar de olhos vendados, negando que a mudança é necessária e que você poderá transformá-la no seu maior ativo. Mesmo assim, eu diria que não conheço sucesso sem risco.

É preciso avaliar onde estamos hoje, quem queremos ser amanhã e o que vamos fazer para chegar lá. É a estratégia quem vai dizer se o risco é realmente o melhor caminho. Talvez o maior problema de alguns gestores seja a falta de estratégia em suas ações, que os levam, muitas vezes, a correr o risco por falta de opção. O ideal é encarar as mudanças como um ativo natural de crescimento. O mundo muda o tempo todo em uma velocidade assustadora, e quem não acompanhar ficará para trás. É preciso abrir a mente e estar receptivo às mudanças que considere fundamentadas

Se você quer que as coisas sejam diferentes, talvez a resposta seja se tornar diferente você mesmo. Os empresários precisam levar em conta e priorizar a questão das pessoas à frente dos processos. Envolver os recursos humanos pode ser um primeiro passo. Não adianta impor novos processos para as pessoas sem antes envolvê-las com a importância e comprometimento necessários para que as mudanças aconteçam de forma positiva. São as pessoas que fazem os processos acontecerem. E se elas não estiverem bem, tudo ficará mal.

e estar receptivo às mudanças que considere fundamentadas para a

Alessandra Assad é diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano. Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica, é professora na FGV Management, palestrante e colunista de vários meios de comunicação. É autora do livro Atreva-se a Mudar! – Como Praticar a Melhor Gestão de Pessoas e Processos. E-mail: alessandra@alessandraassad.com.br


Vendas online

Invista na internet, mas apenas para levar mais consumidores para seus domínios. E lá

Shutterstock

fidelize seus clientes

Você tem uma agência de viagens ou trabalha em uma? gastar no máximo R$ 200. Após pedir os modelos para a Já se sentiu pressionado pelas ofertas realizadas pelas vendedora, experimentei o tênis e decidi levar. Aí entra o agências online? Já pensou em levar sua agência para a vendedor, ou melhor, o bom vendedor. internet e também vender online? A menina que me atendeu perguntou para que atividade usaSe a resposta é sim, você não é o único. Desde o ano passado ria o tênis. Respondi. Sem mais, voltou com outro par: “Já que muitos empresários têm nos procurado atrás de integrações você está aqui na loja, experimenta este modelo”. Caí no erro que permitam migrar seus negócios para o e-commerce. de experimentar e de comentar que ficara muito mais conforMinha opinião: cuidado, isto pode ser uma furada! tável que o outro escolhido. Perguntei o preço. Preparada, ela Tive acesso a relatórios do Google sobre vendas online. sacramenta a venda: “Todos os nossos modelos podem ser paEntre os dados analisados, um é extremamente relevante gos em até três vezes sem juros. Portanto, seu novo tênis custa para o contexto desta coluna. Uma das pesquisas mostra apenas R$ 30 a mais por mês. Se você troca de tênis a cada três que 88% das pessoas que realizaram compras, após terem anos, está pagando apenas R$ 10 a mais por ano para ter um pesquisado o produto pela internet, optaram por comprar produto de melhor qualidade e mais confortável”. de forma offline. Ou seja, na loja ao invés do e-commerce.

Adivinha qual comprei? E mais: levei outro para minha A verdade é que os consumidores estão fazendo a lição de casa esposa! Em resumo: pesquisei na internet, saí de casa antes de sair. Usam a internet para buscar informações e preços, decidido a gastar R$ 200 e acabei gastando quase R$ 600. mas não dispensam a “consultoria pessoal” do vendedor. Se a empresa tivesse migrado totalmente para o e-commerEu mesmo passei por uma experiência dessas. Estes dias, depois de anos usando o mesmo tênis, tive que comprar outro. Além de estar totalmente fora de moda, a sola já tinha acabado. Fui para a internet pesquisar modelos e preços. Depois de escolher duas opções, tive a oportunidade de clicar o botão “comprar” e esperar a entrega na comodidade do meu lar. Mas, cá entre nós, comprar roupas e tênis sem experimentar é meio estranho.

ce, possivelmente não teria comprado com eles, mas sim em algumas destas que gastam milhões para promover vendas online. Mas eles foram além do e-commerce. Usaram a internet para impulsionar o tráfego de clientes nas lojas e treinaram seus vendedores para rentabilizar a compra offline.

Portanto, se você lidera a consultoria pessoal, as vendas offline, não abra mão dessa vantagem competitiva para brigar num Fui eu para o shopping buscar os modelos escolhidos campo que não domina. Invista na internet, mas só para levar na internet. Entrei numa loja com uma meta definida: consumidores para seus domínios. E lá fidelize seus clientes. Alexandre Camargo é diretor de Vendas da TREND Operadora, pós-graduado em Administração e Marketing, já foi diretor do Grupo Varig, Vasp e Copa Airlines e é autor do livro O Ano em Que Só Nós Tivemos Lucro, da Editora Matrix. E-mail: acamargo@trendoperadora.com.br

SV Abril/maio 2012

19


Problemas? Oba!

Aqui na Trend, esse processo de adaptação contínua exige interfaces em que deliberadamente se proporciona a possibilidade de criação de conflitos criativos. Veja bem, não é só a criação de conflitos, são conflitos criativos, conflitos de um tipo especial, conflitos que exigem pessoas com mentalidades diferentes, com conhecimentos diferentes, com expertises diferentes, que se unem ao redor de um negócio chamado problema. Esse é um cenário que exige um novo tipo de perspectiva, na qual o trabalho passa a ser organizado em torno de identificar e resolver problemas, quando não, criar problemas – criar problemas que não existiam para tentar criar mercados que não existem. Estamos falando de trabalho colaborativo para construir conflitos criativos, o que essencialmente depende de seis coisas: • Conceitos: você precisa saber, se não sabe, tem de aprender.

SV Abril/maio 2012

Colunistas

• Capacidade de executar uma parte das coisas que se sabe.

20

• Conexões numa dinâmica de rede: você precisa se aliar a outras pessoas para executar as partes que você não sabe. E tem de se conectar a pessoas que fazem parte de possíveis mercados, pessoas que vão fazer com que o seu trabalho (conceitos conectados com capacidade) seja usado por alguém em algum lugar. • No topo dessa tríade base, você precisa ter Curiosidade para tentar identificar possibilidades no mercado, parceiros, conexões, e assim por diante.

Shutterstock/Germanskydiver

Em nosso último artigo na seção de tecnologia, citamos Peter Druker e Charles Darwin para falar do DNA (inquieto) da Trend e do desafio de escrever softwares adaptáveis, focando crescimento sustentável.

• E para essas curiosidades serem alguma hora realidade, você tem de ter Confiança. Primeiro em si mesmo, na sua capacidade de fazer coisas, de se conectar, de desenvolver conceitos. Depois confiança nos outros, numa espécie de esquadrão de paraquedistas, em que todo mundo mexe no paraquedas de todo mundo em conjunto e cada um vai pular com um paraquedas que não foi você que amarrou. Então, no fim, você precisa confiar na rede que criou com suas conexões. • Para que estas coisas acabem dando certo (Conceitos + Capacidade + Conexões + Curiosidade + Confiança), é preciso ter processos de Coordenação. Se não, você não tem alinhamento estratégico, não tem capacidade de execução no tempo, no prazo, e as coisas ficam soltas demais. Esse é o nosso jogo. É assim que fazemos.

são conflitos criativos, um tipo especial, que exigem pessoas com mentalidades, conhecimentos e expertises diferentes, que se unem ao redor de um negócio chamado problema

Emanoel Lima é diretor de Tecnologia da TREND. Formado em Administração de Empresas, tem 15 anos de experiência no mercado de TI. Desenvolveu projetos de alta complexidade para o Governo do Estado de Pernambuco, Banco do Brasil, SESC-PE e TREND Operadora. E-mail: elima@trendoperadora.com.br


Seu hotel está progredindo?

medir e avaliar o seu progresso sob um novo e moderno foco

Shutterstock

para aferir

Como você avalia se seu hotel está crescendo? • Pela taxa de ocupação simplesmente? • Pela receita bruta comparada com períodos anteriores? • Comparando estes indicativos atuais com os dos mesmos períodos do ano anterior ou anteriores? • Pela avaliação positiva dos clientes? • Pela redução de desperdícios, como água e energia elétrica, por exemplo? • Por ter feito mais eventos do que no ano anterior? • Por ter modernizado áreas de uso de seus hóspedes? • Por redução de custos operacionais, como demissões?

Além disso, como você avalia e mede a produtividade de sua equipe? Ela também cresce? Quantos novos clientes você atraiu no período em análise? E quantos você fidelizou? Apresentamos apenas os itens mais comuns para você medir e acompanhar, e não apenas se conformar com um ou dois deles por considerar que eles representam o progresso de seu hotel. Temos clientes que nos solicitaram medir e avaliar o seu progresso sob um novo e moderno foco para aferir e considerar se o conjunto de fatores é realmente positivo, estável e crescente! O progresso só é real e completo quando, dentre outros, alguns dos itens apontados têm uma aferição técnica positiva, estável, dentro da necessária modernidade das operações de seu hotel e o constante cuidado em acompanhar, agradar e estar sempre buscando a satisfação de seus clientes, ao mesmo tempo em que deve apoiar e treinar seu staff, o ativo mais importante de seu meio de hospedagem.

Mário Braga é diretor-executivo e CEO de AUDIT HOTEL e HOTEL LABOR, divisões especializadas no apoio à gestão hoteleira, e consultor de hotelaria e restauração. E-mail: mbragarc@unisys.com.br

SV Abril/maio 2012

21


As 13 alavancas da venda em turismo Quer vender mais ainda? Use as 13 alavancas do sucesso em vendas:

2. Do comprometimento. Agora que você vestiu a camisa da vocação, é preciso vestir o terno das suas escolhas. ComproMETA-se, coloque seu coração para bater dentro das metas, seja de sua agência de viagens ou de seu cliente. 3. Da inovação contínua. Inovar em vendas nem sempre é modificar o que já existe. Se Thomas Edison pensasse apenas em renovar o que já existia, ele teria inventado velas grandes do tamanho de um prédio, que não se apagassem na chuva, com controle remoto, etc.

Shutterstock

1. Vocacional. Pergunte: eu gosto de meu cliente ou preciso aprender a gostar? Eu amo o que vendo ou preciso aprender a amar? Se você não conseguir fazer o que gosta, conseguirá gostar do que faz?

alto quociente de adversidade é persistir com inteligência diante dos obstáculos para continuar puxando a corda certa quando os concorrentes desistiram. 10. Da autoimagem. Você teria uma autoimagem superior se conseguisse ler o pensamento dos seus clientes, e se surpreenderia ao saber que as pessoas não estão reparando em você, e sim pensando no que você está pensando sobre elas.

11. Da atualização. O vovô disse para o netinho: no meu tempo existia o papel-carbono, a TV era preto e branca, havia curso de datilografia, desenhistas usavam tinta nanquim, não existia micro-ondas... Espera aí, vovô, então o senhor nasceu por volta de 1800? Não, eu tenho apenas 50 anos. Reflita: você diz que é discriminado porque já passou dos 5. Das agendas. É preciso olhar para sua agenda todos os 40. Errado. O problema não é a sua idade, é sua taça cheia. dias e verificar: o que preciso fazer para deslumbrar mais É melhor pegar um recém-formado e ensiná-lo a vender, do meus clientes hoje e amanhã? que pegar uma pessoa de 40 anos e fazê-la desaprender. 6. Do foco. Se você se concentra em muitas coisas ao mesmo tempo, se perde na dispersão. E trabalha sem paixão. E 12. Da crença. Derrube algumas crenças: com a estabilização da economia vai ser mais fácil ganhar dinheiro em vendas. paixão é faturamento ardendo. Crença errada. Nos países com moeda equilibrada, um dó7. Da temporalidade. Se não souber administrar corretalar vale um dólar, mas é difícil ganhar um dólar. Por outro mente o seu tempo, corre o risco de chegar mais cedo lado, a economia pode estar no caos, mas sua mente não. aonde não quer chegar. 13. Da obediência inteligente. Ser excelente em todos os 8. Da dedicação. Para a sua excelência acontecer em um itens anteriores não lhe dá o direito de ser irreverente minuto, é preciso anos de preparação. Quando uma com as normas de sua empresa. Paul Valéry comentou empresa me pergunta quanto tempo tem minha palestra, que um homem competente é alguém que erra segundo eu brinco, dizendo: 28 anos apresentados em duas horas. as regras. E a regra magna é: no setor de turismo, venda com empatia, iniciativa, ousadia e ética. Vender é preciso. 9. Da persistência. Richard Devos disse: persistência é a Alavancar é preciso. teimosia com um objetivo. Para isso você precisa saber que

SV Abril/maio 2012

Colunistas

4. Dos desvios de rotas. Algo provavelmente dará errado em sua agência. Se isso acontecer, o que fazer? Na estrada da vida e das vendas, qual direção tomar se perceber que se equivocou?

22

Maurício Góis é empresário, palestrante, autor e estrategista. E-mail: contato@mauriciogois.com.br

no setor de turismo, venda com empatia, iniciativa, ousadia e ética


Uma equipe campeã em 10 lições 9 lição a

SV Abril/maio 2012

23

Vivemos uma era em que profissionais bem-sucedidos são os que aceitam os desafios do novo

Nesta penúltima lição para se ter uma equipe campeã, vamos abordar uma competência que precisa estar presente em todas as Pessoas:

A vida é uma renovação constante, apesar de muitas vezes desejarmos nos agarrar às coisas do passado como se não pudéssemos viver sem elas. Outras vezes, os desafios que nos são impostos nos parecem tão impossíveis que temos certo temor em encará-los. Isso pode começar a gerar angústia e ficamos com medo de ir em frente. No entanto, sem avanço, ficamos estagnados, presos a ações que já não são suficientes. O avançar causa insegurança? Com certeza sim. O desconhecido pode até parecer assustador, mas é preciso caminhar e não ficar estagnado. Vivemos uma era em que os profissionais bem-sucedidos são aqueles que aceitam os desafios do novo, caminhando em direção a ele. Assim, sabemos que para que a mudança aconteça precisamos estar realmente abertos para ela. Fazer uma escolha interna, em que o desejo da transformação esteja, de fato, presente. Caso contrário, poderemos ser “atropelados“ pela exigência de mudança que o próprio mercado nos impõe. Estarmos “antenados” na dinâmica das mudanças é uma necessidade daqueles que querem participar e usufruir o mundo em que vivem.

Nilda Brasil é psicóloga com especialização no Disney Institute, na Gestão de Pessoas e Atendimento e Serviços. E-mail: nildabrasil@nildabrasil.com.br

Shutterstock

A capacidade de receber as mudanças de braços e almas abertas, sabendo lidar com as mesmas, ou seja, enxergando-as como uma oportunidade a ser aproveitada, e não como um perigo a ser temido e evitado.

Sabemos que a plasticidade cerebral é a capacidade do cérebro em mudar e se transformar, onde encontramos a real possibilidade de mudança e aquisição de novos conhecimentos. E, quando falamos de novas oportunidades do mercado, neste número a revista fala do turismo de aventura, prática que vem crescendo muito na procura dos clientes, por possuir um caráter recreativo e proporcionar algo diferente, capaz de gerar sensações de prazer, liberdade e superação pessoal. E por isso pressupõe que as empresas estejam preparadas para receber estes clientes. Mas como se preparar para esta nova oportunidade na busca do cliente? Escolhendo e mantendo profissionais de atendimento, que não só tenham conhecimento para falar sobre este turismo, gerando segurança e confiança nos clientes, como também que estejam sintonizados com todas as mudanças que vêm surgindo. E mais: que gostem das inovações e dos desafios. Assim, estarão completamente preparados para receber com maestria estas novas demandas. Os líderes da atualidade também sabem que precisam se tornar e se comportar como agentes de mudanças no seu dia a dia, para a garantia do sucesso do seu negócio. E, desta forma, possuem consciência da importância de ter uma equipe que também é campeã no fazer a diferença para os clientes!


Homeostase:

o equilíbrio do desequilíbrio

O que se chama de ‘cultura da empresa’ é uma homeostase. as pessoas têm personalidades diferentes mas, ao chegar no ambiente corporativo,

Shutterstock

começam a se ‘moldar’, buscando entrar em equilíbrio com o meio

SV Abril/maio 2012

Colunistas

Já que o assunto desta edição é turismo de aventura, vamos falar então de equilíbrio? Homeostase é a capacidade de um sistema autorregular-se buscando o equilíbrio. O melhor exemplo que conheço é o termostato: você coloca uma temperatura que quer manter padrão (por exemplo, 21 graus). Se está mais frio do que isso, o termostato liga o aquecedor e esquenta o ambiente até chegar nos 21 e se desliga. Se está mais quente, o termostato liga o ar-condicionado e esfria o ambiente até 21 e também desliga. O termostato está sempre lá controlando e tomando decisões necessárias para colocar o sistema no equilíbrio decidido.

24

é que a pessoa criou um ‘normal’ na sua vida que não é de atividade, é de sedentarismo. Quando muda a temperatura, a pressão, o batimento cardíaco, o cérebro imediatamente entra em alerta e começa a dar ordens alucinadas. A normalidade, no caso, é a acomodação e a preguiça de antes.

Quando essa pessoa decide mudar, provoca um desequilíbrio no sistema. Por isso é tão comum alguém que está querendo mudar reclamar das críticas e da falta de apoio que recebe das pessoas mais próximas. É que o sistema TODO precisa se reequilibrar – as pessoas à volta precisam se redefinir também, redefinir o outro, seu Em ambientes corporativos acontece algo muito parecido. O que se relacionamento, etc. Ao sair da SUA zona de conforto, ela acaba chama de ‘cultura da empresa’ é, na verdade, uma homeostase. As tirando TODO MUNDO da zona de conforto e isso incomoda! pessoas de uma empresa têm personalidades bastante diferentes Acontece o mesmo em empresas, todos os dias. Por isso é mas, ao chegar no ambiente corporativo, começam a se ‘moldar’, tão difícil mudar. Aliás, entender este processo de ‘tendência buscando entrar em equilíbrio com o meio. Isso é reforçado pelo da volta à média’ é justamente o primeiro passo para que a sistema de recompensas e castigos que o grupo tem. Algumas mudança realmente ocorra. são elogiadas (reforço), outras são criticadas (reforço negativo), e o sistema funciona. Quando algo sai muito da média, para cima Uma pessoa que decide fazer inglês, por exemplo, está claramente ou para baixo, o sistema entra em ação e imediatamente coloca saindo da zona de conforto. Está procurando se desenvolver, cresas coisas em ordem, seja por um superior hierárquico, por um cer, buscar novas oportunidades. Tudo muito louvável. Então seria departamento de controle ou pelo próprio grupo. de esperar que encontrasse grande apoio entre os colegas, certo? Mas você já sabe o que acontece. Às vezes o grupo ‘isola’ essa pesA homeostase é essencial para a vida e para as organizações, soa, porque ela está provocando marolas. E quem ganha com tudo mas ela tem um problema: sua função é manter o equilíbrio, isso? Os acomodados, que querem que o sistema volte à média. mesmo que o resultado seja ruim. Ou seja, a homeostase não tem controle de qualidade. Exemplo de homeostase negativa: Empresas que querem realmente crescer precisam aprender a uma pessoa obesa, que passou a vida inteira sedentária e decide lidar de maneira positiva e aberta com isso. Não adianta lutar entrar em forma. Ela vai para a academia, sobe na esteira e, em 5 contra, a homeostase sempre existirá. O que é preciso é ter uma minutos, seu coração parece que vai sair pela boca. Se a pessoa força externa firme, contínua, persistente e alinhada, que ajude não tiver força de vontade e persistência, agindo como uma o sistema a se reequilibrar. E assim sucessivamente, sempre força externa, com certeza vai desistir. O que está acontecendo buscando a melhoria.

Raúl Candeloro é palestrante, autor de diversos livros sobre vendas e gestão e editor das revistas VendaMais®, Liderança® e InvestMais®. Formado em Administração de Empresas e mestre em Empreendedorismo, é responsável pelo maior portal de vendas e marketing da América Latina: www.vendamais.com.br. E-mail: raul@vendamais.com.br


Aventure-se sem risco

a custo ZERO, nossos clientes captam recursos por meio de suas compras utilizando limites de crédito e diferenciadas condições e

Shutterstock

prazos de pagamento

Qual a importância que você dá ao ouvir as notícias no rádio, demonstra como aproveitamos as opções do cotidiano para jornais, TV e internet sobre indicadores macroeconômicos como PIB, amparar nossas decisões. inflação, taxa de juros, câmbio, bolsa de valores, etc.? Podemos considerar como oportunidade quando se trata de Pode parecer um assunto que pouco sensibiliza seus negócios juros pagos para investir no aumento da capacidade instalada, ou sua vida, mas eles indicam muito e sinalizam implicitamente que certamente sustentará um retorno compensador quando sobre o risco do nosso país, quanto estamos voláteis às crises em bem empregado e administrado. um mundo cada vez mais globalizado, se o momento favorece Estima-se que boa parte do que se paga com juros todo sermos mais agressivos nos investimentos, ou como estamos ano no Brasil, por inadimplência, falta de planejamento, de captando recursos para subsidiar nossas atividades. negociação de melhores datas de vencimento, má escolha Quanto somos onerados pelos juros e como eles afetam nossos das fontes de captação dos recursos, negligência com prazos, negócios? Abaixo, temos uma tabela com referências de juros escoa pela economia conotando desperdício com juros e multas de penalizações. Daria para sermos 15% mais produtivos se médios praticados no mercado por modalidade: houvesse um planejamento mais efetivo. Taxas médias ao mês

Taxas médias ao ano

A cada R$ 1.000,00 (*)

0,8%

9,75%

1.097,50

BNDES (para projetos específicos)

1,5%

19,56%

1.195,62

CDC (crédito consumidor)

3,0%

42,58%

1.425,76

Modalidade/Produto Taxa básica de juros

Cheque especial

direto

ao

9,0%

181,27%

2.812,66

Pensando nisso, a TREND desenvolveu uma política de cessão de crédito que visa viabilizar financeiramente o agente de viagens nos seus negócios, dentro das políticas de segurança para alavancagem individual de cada cliente. Juntamente com a Diretoria de Compliance, a Área de Crédito auxilia a Diretoria de Vendas nas análises de perfil, dimensionando a capacidade dos clientes na obtenção dos créditos.

Essa é uma oportunidade a ser priorizada, pois, a custo ZERO, nossos clientes captam recursos por meio de suas compras (*) quanto pagamos (principal + juros) no ano a cada R$ 1.000,00. utilizando seus limites de crédito e diferenciadas condições e As taxas apresentadas podem ser analisadas por meio de vários prazos de pagamento. Basta apenas ter seu cadastro atualizado pontos de vista: custo, oportunidade, “castigo” ou simplesmente e se enquadrar nas regras de assiduidade, mantendo os como prática do mercado. Como você as enxerga? A resposta pagamentos em dia. Cartão de crédito

11,0%

249,85%

3.498,45

Ronaldo Silva Rocha é gerente geral financeiro da Trend Operadora, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento e Controle pela FAAP e Estratégia Gerencial pela FGV, com experiência de 20 anos de mercado financeiro em instituições como Itaú Unibanco e Bradesco, sempre focado nas áreas de Controladoria, Financeira, Inteligência de Negócios e Planejamento. E-mail: rsilva@trendoperadora.com.br

SV Abril/maio 2012

25


ID Brasil

A AVENTURA

EM FORMA DE TURISMO

26

Shutterstock

Theo Ribeiro

SV Abril/maio 2012

ID Brasil

Foto maior, salto de paraquedas. Fotos abaixo, da esquerda para a direita, rally dos sert천es, rafting e trekking


Os quatro elementos da natureza interagindo

Alguns lugares no

com o viajante

Brasil estão se tornando verdadeiros santuários para os amantes de práticas mais radicais, ou os que buscam passeios cheios de adrenalina

Shutterstock

shutterstock/Germanskydiver

O

s quatro elementos da natureza sempre estão presentes quando o assunto é turismo. Mais ainda quando este tem uma característica específica: baseia-se em sensações fortes e inesquecíveis. E é isso que está nas próximas páginas. Para os mais ousados, fazer turismo não é apenas uma forma de viajar e conhecer novos lugares. É uma maneira de aventurar-se! Foi assim que ele conquistou territórios, ampliou fronteiras e vislumbrou novos horizontes, continuando até hoje. Da mesma forma, o turismo de aventura vem ganhando cada vez mais espaço, e cada vez mais adeptos. Várias são as localidades e cidades que descobriram esse filão, e agora atraem dezenas de turistas em busca de emoções fortes. Reviramos o mapa e trouxemos alguns para que os aventureiros possam desfrutar, envolvendo a água, a terra, o fogo e o ar.

SV Abril/maio 2012

27


CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

ITACARÉ

Canoagem do Sul

BONITO

Campo Grande

GRAMADO

Atividade que pode ser feita em canoas propriamente ditas, ou em caiaques (que acomodam de uma a duas pessoas), sendo que é preciso remar para que a embarcação saia do lugar. Sua prática possui várias modalidades, como velocidade, slalom, adaptada, descida, maratona, oceânica, onda, polo, rafting, rodeio e até mesmo a paracanoagem, para pessoas com necessidades especiais. A cidade de Itacaré (BA) é um dos destinos prediletos para quem quer praticar canoagem.

Mergulho Consiste na exploração submarina utilizando-se (mergulho autônomo) ou não (mergulho livre) de equipamentos especiais, como snorkel, colete, nadadeira, máscara e cilindro de ar. Bonito, no Estado do Mato Grosso do Sul, é um dos mais procurados para essa modalidade. Shutterstock

Rafting

A água é um dos quatro elementos que mais fascinam o homem. A imensidão de lagos, rios, mares e oceanos instiga à exploração, a conhecer locais nunca antes desvendados, a desafiar sua força e sua vastidão. E, em se tratando de turismo de aventura, é possível experimentar vários tipos de atividades que envolvem a água.

28

Cascading Atividade que consiste na descida de cascatas ou cachoeiras utilizando técnicas verticais e equipamentos de montanhismo, também chamada de rapel em cachoeiras, canionismo ou canyoning. Pode ser praticado em qualquer localidade que possua cachoeiras, sempre com a devida orientação de pessoas especializadas. O município de Canindé de São Francisco (SE), na região de Xingó, permite a prática num trecho do Rio São Francisco.

Wakeboard

Shutterstock

SV Abril/maio 2012

ID Brasil

Confira quais e os locais onde ocorrem.

Prática de descida em corredeiras em equipe, utilizando botes infláveis e diversos equipamentos de segurança, em que os participantes podem usar remos para andar o barco, ou apenas ter a força das águas como motor. Gramado (RS) é um dos destinos preferidos para essa prática, com pacotes especiais.

Prática aquática em que a pessoa fica em cima de uma prancha (tipo snowboard) e é puxada por uma lancha. Campo Grande e Bonito (MS) são destinos procurados para quem quer praticar essa modalidade de esporte aquático.


Num país cheio de chapadas e desníveis,

CHAPADA DIAMANTINA

áreas descampadas, vales e todo o tipo de formação geológica, nosso território é um convite para as aventuras por terra. Trilhas, montanhas, paredões e outros obstáculos

ARRAIAL D´AJUDA do Sul Campo Grande

SÃO JOÃO DEL REY

pedem para ser transpassados das formas

RIO DE JANEIRO

mais ousadas possíveis. E práticas que já se tornaram atrações turísticas não faltam. Montanhismo, ciclismo, trilhas específicas,

BENTO GONÇALVES

escaladas e muito mais. Terras para serem

Shutterstock

exploradas e contempladas HÁ DE SOBRA.

Trilhas A prática de caminhar por trilhas já determinadas, também conhecida por trekking, é o nome utilizado para designar a prática de enduro a pé ou o lazer em caminhadas ecológicas. A Chapada Diamantina (BA) é um dos paraísos procurados para os que buscam belas paisagens e caminhos ecológicos.

Rapel

Também conhecido por alpinismo, é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada. É considerado um esporte de aventura e está cada vez mais ligado ao turismo ecológico. Praticado há mais de 100 anos no país (a primeira escalada foi no Dedo de Deus, no Rio de Janeiro, em 1912), tem ganhado cada vez mais adeptos. A região de Bento Gonçalves (RS) tem sido procurada para os amantes de montanhismo.

Ciclismo Também chamado de mountain bike quando realizado em percursos tortuosos, a prática consiste em chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível usando uma bicicleta geralmente modificada ou especial para tal atividade, além de equipamentos de segurança especiais. Está tão aplicado ao turismo que seus praticantes já são chamados de cicloturistas. A região de São João Del Rey (MG) possui diversas trilhas ideais para os que curtem o ciclismo.

Shutterstock

Montanhismo

Do francês rappel (recuperar), é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida ou subida de paredões e vãos livres, bem como outras edificações, podendo também ser chamada de alpinismo ou escalada. Arraial D´Ajuda (BA) é um dos santuários para quem quer realizar essa aventura.

SV Abril/maio 2012

29


SÃO LUÍS

COSTA DO SAUÍPE

CALDAS NOVAS

Os vulcões já se extinguiram de nosso território há milhões de anos. Mas deixaram suas marcas. Águas sulfurosas e quentes que brotam da terra são reminiscências dessa época. Do lado oposto, vindo do céu, o Sol escaldante cria dunas e desertos dignos das arábias, desafiando o ser humano a passar por essa prova, literalmente, de fogo.

Sandboard Prática de deslizar por dunas de areia a bordo de uma prancha, e que mistura as manobras do surfe, do skate e do snowboard, proporcionando muita adrenalina aos praticantes. A Costa do Sauípe (BA) possui dunas maravilhosas e propícias para a prática dessa atividade.

David Santos Jr.

FORTALEZA

Rali Também conhecido como rally ou rallye, ou ainda como off-roads, é uma corrida automobilística disputada em vias públicas ou privadas com veículos modificados ou especiais como pickups, caminhões, motos e automóveis convencionais. Esta prática não acontece em autódromos, mas em um formato ponto a ponto no qual os participantes e seus copilotos (conhecidos também como navegadores) dirigem entre pontos determinados (estágios), partindo em intervalos regulares a partir de um ou mais destinos. O objetivo pode ser o de percorrer um trecho no menor tempo possível (rali de velocidade) ou o mais próximo possível de um tempo predeterminado (rali de regularidade). Os ralis realizados entre diferentes cidades de um país são os mais famosos do mundo, como o Paris-Dakar (desde 1978) e o Rally dos Sertões aqui no Brasil, que acontece há 19 anos. A capital do Estado do Maranhão, São Luís, será o ponto de partida do Rally dos Sertões 2012, que terminará na capital cearense, Fortaleza.

30

Guardando um verdadeiro mistério da natureza, diversas localidades pelo Brasil possuem águas quentes (que podem ir de 30 a mais de 50 graus de temperatura) que brotam do solo e são indicadas para diversos tratamentos e atividades de imersão. O fato de essas águas saírem quentes pode ser um indicativo de que vêm de locais onde já existiu atividade vulcânica, e que ainda permanecem quentes debaixo da superfície terrestre. A cidade de Caldas Novas (GO) é referência mundial em piscinas de águas quentes naturais.

Theo Ribeiro

SV Abril/maio 2012

Águas quentes


CUMBUCO

quase todo o ano, sem a presença de furacões,

AQUIRAZ

tufões e outras perturbações atmosféricas, permite

que

se

experimentem

diversas

aventuras aéreas. Rampas de parapente, asadelta, pistas para saída de paraquedistas e

ILHÉUS

saída de balões estão espalhadas por todo o

do Sul

país. Vento é o que não falta pra tanta aventura!

Campo Grande

RIO DE JANEIRO

Windsurf

CURITIBA BLUMENAU

Shutterstock

Chamado também de prancha à vela, é uma prática que consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento, e para isso usa-se uma prancha idêntica à prancha de surfe e uma vela que mede entre 2 e 5 metros de altura. A praia da cidade de Cumbuco (CE) é uma das mais indicadas para se praticar o windsurf.

Kitesurfe Kiteboarding ou flysurf é uma prática que utiliza um parapente e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com o parapente preso à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge o parapente. Aquiraz (CE) é o local ideal para quem quiser experimentar essa sensação única.

Parapente e Asa-delta Tanto o parapente (também chamado de paraglider) quanto a asa-delta, artefatos semelhantes feitos de uma estrutura em que o utilizador fica suspenso, necessitam de uma rampa especial para decolar, e ambos os voos são modalidades livres que podem ser praticadas por recreação ou por esporte. Esta rampa, que está presente em dezenas de municípios brasileiros, precisa ser devidamente homologada para receber visitantes. Os voos devem ser acompanhados de instrutores, e as mais frequentadas são em Ilhéus (BA), para os amantes de parapente, e no Rio de Janeiro (RJ), para os que querem experimentar a asa-delta.

Paraquedismo Pode ser praticado saltando de aeronaves ou de lugares fixos fazendo uso de um paraquedas, tanto individual, com o acompanhamento de um instrutor, ou em grupos. Os aviões saem preferencialmente de um aeroporto, com todos os equipamentos e instrutores necessários. E uma das localidades mais procuradas para essa ousadia é a cidade de Blumenau (SC). Vamos pular?

Prática de se viajar utilizando um balão inflado com ar quente. Os balões podem transportar de seis a 20 pessoas, dependendo do seu tamanho e estrutura, sendo que podem partir de um ponto para outro, ou retornar para o mesmo local de partida. É uma das mais emocionantes e belas formas de passeio turístico que se pode realizar atualmente. A capital paranaense, Curitiba, possui locais de onde saem balões com frequência.

Shutterstock

Balonismo

31 SV Abril/maio 2012

O nosso clima ameno, com um céu azul e aberto


Minha melhor aventura ...São Luís (MA). Conheci os Lençóis Maranhenses, que, para se chegar, pode ser pela cidade de Barreirinhas, pela proximidade das duas lagoas mais visitadas, Lagoa Bonita Rosangela Vieira SBTUR Viagens Curitiba – PR

e Lagoa Azul. Quando avistei aquele fenômeno da natureza, banhado por lagos com águas cristalinas, presenciei um Shutterstock

pôr do sol incrível. Era uma paisagem de tirar o fôlego!

...em Paris (França). Saímos para dar um passeio e fomos para a Galeria do Museu do Louvre, eu e mais dois amigos. Enquanto eles experimentavam óculos numa loja resolvi ir em outra de roupas. Meus amigos saíram da loja e não me viram, passaram reto e começaram a me procurar. Neste momento, saí da loja, e fui procurá-los na loja anterior. Foi aí que começou uma corrida de gato e rato, o tempo foi passando e o desespero aumentando, quando me dei conta que estava sem o endereço do hotel e sem celular. Eles acabaram me reencontrando, levei uma bronca como se fosse uma criança que sai de perto dos pais. Que minha história sirva de

Vera Lúcia Souza Mundo Travel Viagens e Turismo Curitiba – PR

lição, pois nunca devemos sair sem um meio de comunicação e

32

Shutterstock

SV Abril/maio 2012

ID Brasil

endereço do hotel, ainda mais em outro país.


33 SV Abril/maio 2012

foi em...

ções na região, além de cidades subterrâneas,

Laura de Aguiar Prosdocimi

Shutterstock

resultado de erupções vulcânicas e de escava-

...Manaus (AM). A viagem começou no site da Braztoa, onde descobri o projeto ‘Caravana Brasil’. Foi inesquecível, e os hotéis de selva que visitamos foram o ponto alto da viagem. Além de desfrutarmos aquela beleza natural, pudemos nadar com os botos, navegar pelo rio à noite sem nenhuma iluminação para a focagem de jacarés e vivenciar o nascer do sol mais lindo que já vi. Num dos trajetos, feitos de voadora, paramos para admirar o encontro dos rios Negro e Solimões. Tomar café e ter uma arara ou os macacos da Ilha dos Macacos como companhia é coisa rara.

...Istambul (Turquia), onde visitamos a margem do Estreito do Bósforo e do Mar de Mármara, a única cidade que ocupa dois continentes e separa a Ásia da Europa com lindas paisagens. Ficamos alguns dias em Nevsehir, província da Capadócia, conhecida pelas formações rochosas,

únicas no mundo. Para se ter uma visão ampla

Express Viagens e Turismo Belo Horizonte – MG

do local, sugiro o passeio de balão que nos permite contemplar as belezas da cidade de Goreme e as de filme de ficção.

Graciela Spinosa

Shutterstock

Valentin Turismo e Eventos Londrina – PR

...Cuenca (Equador). Iniciei pelo Parque Nacional de Caja, ótimo para a realização de trekking. Depois fui a Baños de Ambato, região de transição entre as montanhas e a selva, aos pés do Vulcão Tungurahua, e lá pude fazer um rafting de nível quatro! Também fiz trilhas em preparação para o que estava por vir: a escalada do Vulcão Cotopaxi, o segundo vulcão ativo mais alto do mundo (5.897 m). A escalada dura dois dias: o primeiro, para alcançar o campo-base, e o segundo se inicia exatamente à meia-noite, para alcançar o topo por volta do amanhecer. Lá de cima a vista é belíssima, podemos visualizar até mesmo a capital, Quito. Sem dúvida, foi uma das viagens de aventura mais marcantes que já realizei!

Arquivo pessoal

chaminés de fadas, cenas

Ives Batista Mais Brasil Turismo João Pessoa – PB


Arquivo Hotel

Ritz Suites

O MAIS NOVO e moderno hotel de

home service

MACEIÓ TRAZ O SELO DE QUALIDADE RITZ

O

SV Abril/maio 2012

Hotel Nacional

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

novo empreendimento tem o conceito de condo-hotel, misto de hotel e condomínio, e foi inaugurado em março de 2012 com 336 apartamentos, perto do mar e rodeado por natureza abundante. Possui uma arquitetura moderna, detalhes acentuados e conceito de sofisticação. Em seu hall social há lojas de conveniência aliando prazer à descontração.

34

Exclusividade TREND

Traslados de chegada e saída, aos principais pontos turísticos da cidade e litoral Sul (mínimo de 7 noites até julho de 2012)

Marcio Coelho Diretor do Hotel Ritz Suites

Não medimos esforços para fortalecer o destino Alagoas com o que há de melhor e mais moderno na hotelaria mundial. Estamos localizados à beira-mar da Praia urbana mais linda do Brasil e me arrisco a dizer que uma das mais incríveis do mundo!

exclusivos, romanticamente decorados para os apaixonados. Para o cliente corporativo, possui apartamentos equipados com módulo de trabalho e todo o conforto para os mais exigentes executivos. A suíte Family destinada às famílias possui duas camas de casal que acomodam até quatro pessoas no mesmo apartamento. Quem pretende ficar hospedado por muito tempo pode contar com o serviço de long stay em unidades equipadas Sua localização não poderia ser mais com cozinhas compactadas. perfeita, na bela praia de Lagoa da Anta entre as praias de Jatiúca e Jacarecica Lazer em Maceió capital de Alagoas. Está a Para o completo divertimento dos hóspedes, poucos metros do Parque Shopping (em que além de desfrutar as belas praias de construção) e do Maceió Shopping. Fica Maceió, têm a oportunidade de aproveitar próximo do Aeroporto Internacional Zumbi uma atmosfera tranquila, o hotel oferece dos Palmares e das principais atrações e atraçôes como piscina adulta e infantil, centro turístico da cidade. sauna, fitness center, sala de jogos e lojas

Apartamentos Com decoração moderna e instalações únicas todos os apartamentos são equipados com TV LCD, cofre eletrônico, wi-fi grátis, casa de banho privativa e secador de cabelos, telefone, cofre, arcondicionado, frigorífico e mini-bar.

de conveniência.

Gastronomia

Pratos da gastronomia regional preparados com iguarias típicas do local como frutos do mar, peixes, crustáceos, macaxeira, massa puba e muitos mais, estão presentes no Restaurante Café da Paras os casais em lua de mel oferece o Maré. Também dispõe de american bar, Honney Floor, um andar com apartamentos um bar na piscina e coffee shop.


E SERVIÇOS

RESORT & CONVENTIONS

P

rimeiro hotel cinco estrelas da Rede Sol Express Hotéis e Resort em Salvador (BA), caracterizase como um resort urbano em frente à praia de Stella Maris, uma das mais bonitas e badaladas da cidade. Próximo ao Aeroporto Internacional de Salvador, ao Centro Industrial de Aratu, do Polo Petroquímico de Camaçari e dos melhores bares e restaurantes da cidade.

CINCO ESTRELAS PROPORCIONAM UMA ESTADA INESQUECÍVEL

Gastronomia

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

As opções gastronômicas vão desde o italiano Trattoria Abaeté até o japonês Sol Nascente, além de um restaurante internacional com capacidade para 520 pessoas e serviço de buffet de saladas, pães, pratos quentes e sobremesas, e feijoada nos fins de semana. O diferencial são os serviços de baby copa, com espaço estruturado Ideal para encontros de negócios, fica para o preparo de papinhas, mingaus a 30 km do Centro e do Pelourinho, e vitaminas para bebês. e possui um centro de convenções composto por 20 salões com Lazer capacidade para até 2.300 pessoas Diversão noturna e diurna para todas simultaneamente. as preferências. Possui uma piscina semiolímpica ao ar livre para adultos Apartamentos e crianças, com disponibilidade para Dispõe de 334 apartamentos, desses, esportes náuticos (não incluído no valor uma suíte master, dois apartamentos da diária), quadra poliesportiva, quadra para portadores de necessidades de squash, kids club e salão de jogos. especiais e uma suíte presidencial, além Oferece aulas de hidroginástica, vôlei de apartamentos triplos e conjugados. na piscina, além de bingos, gincanas e Com varanda, todos são equipados caminhada na praia. Para quem gosta com rede, ar-condicionado, cofre de dançar, professores de dança ensinam individual, frigobar, TV LCD com canais os passos do suíngue baiano, axé, forró, a cabo, acesso à internet wireless grátis etc. A programação noturna inclui MPB, e apartamentos com vista para o mar. noites temáticas e shows folclóricos.

Francis Pointis

Gerente Geral Hotel Stella Maris Resort & Conventions

Ideal tanto para famílias que desejam um resort com animação e divertimento para crianças, tanto quanto para executivos que precisam de serviços rápidos e de qualidade para a realização de eventos de pequeno, médio e grande porte.

Exclusividade TREND

Um almoço por passageiro em sua chegada (para permanência mínima de 4 noites)

35 SV Abril/maio 2012

GRAN HOTEL STELLA MARIS

ÓTIMA LOCALIZAÇÃO


Arquivo Hotel

UM HOTEL EM MEIO A UM OÁSIS

MYBLUE Hotel

Arquivo Hotel

Jericoacoara

L

SV Abril/maio 2012

Hotel Nacional

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

ocalizado a 300 km ao norte de Fortaleza (CE), no Parque Nacional de Jericoacoara, entre dunas e lagoas, o MyBlue Hotel parece que foi esculpido na paisagem. Cheio de estilo, une em sua decoração sofisticação e simplicidade, e recebe seus hóspedes com muita hospitalidade e conforto.

36

Exclusividade TREND

Upgrade conforme disponibilidade e banho de ofurô (válido para reservas trend de abril a maio)

A alegria dos nossos clientes é a nossa satisfação! Sheila Sousa

Gerente do MyBlue Hotel Jericoacoara

Lazer

Opções de lazer não faltam, seja em suas dependências, que contam com duas piscinas amplas, spa ao ar livre, área de massagem, academia e área de relax com redes, ou externamente, pois os bons ventos de Jericoacoara convidam para a prática de windsurf e kitesurf, esportes que Além do lugar paradisíaco, cercado por necessitam do vento para aumentar a emoção. belas praias, seu encantador jardim Equipamentos podem ser alugados na com árvores seculares é uma atração à região, que também conta com várias parte. Com bar na praia, restaurante, fica escolas que oferecem aulas com instrutores também a poucos passos dos principais certificados pelo IKO (International restaurantes e lojas da cidade. Tem ainda Kiteboarding Organization). biblioteca, lavanderia, staff multilíngue, serviço de baby sitter opcional e Outras atividades aquáticas também atraem os turistas, como canoa, pesca e passeios de passeios guiados individualmente. barco. E não é só isso! Nas praias acontecem passeios a cavalo, futebol e vôlei de praia, Apartamentos aulas de capoeira e passeios de bicicleta. Possui 80 apartamentos confortáveis, com suítes amplas, quartos conjugados Gastronomia e com vista privilegiada, seja para o mar, jardim ou piscina do hotel. Com O MyBlue, em seu restaurante e Wine Bar, cores vivas, são decorados com móveis proporciona momentos únicos, como a sofisticados feitos de madeira brasileira. possibilidade de apreciar uma deliciosa São equipados com ar-condicionado, refeição sob a sombra de mangueiras cofre digital, TV via satélite, mesa de e tamarindeiros seculares, e com uma trabalho, internet, telefone, frigobar, visão privilegiada da baía inteira de secador de cabelo e ferro de passar. Jericoacoara, com suas dunas imponentes.


FECHAM PARCERIA COM A TREND

M

ais uma parceria de peso foi fechada na TREND Operadora. O Grupo Fasano, que engloba renomados hotéis e restaurantes, passa a integrar o portfólio nacional e internacional da operadora.

Parceria

HOTÉIS FASANO

SV Abril/maio 2012

37

Parceria

Suas sofisticadíssimas unidades hoteleiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Boa Vista e Punta Del Este) agora podem ser comercializadas Arquivo Fasano pelos agentes a seus clientes VIPs.

História A história do grupo começa com a chegada do patriarca Vittorio Fasano, vindo de Milão (Itália) em 1902. Ao se instalar, abre a Brasserie Paulista na Praça Antônio Prado, Centro de São Paulo (SP). O filho mais novo de Vittorio, Ruggero, volta à Itália para estudar, e em seu retorno em 1937, assume o legado gastronômico da família, reinaugurando o Fasano na Rua Vieira de Carvalho, também no Centro de São Paulo, quando este atingia seu auge.

Uma das marcas mais sofisticadas do país agora no portfólio da operadora

Arquivo Fasano

Passaria deste endereço para a Barão de Itapetininga, desta vez sob o nome de Confeitaria Fasano, tornando-se um dos mais elegantes endereços da cidade. Na década de 50, migrou para a então espetacular Avenida Paulista, que já se tornava a avenida dos arranha-céus, indo para os jardins suspensos do Conjunto Nacional, na esquina com a famosa Rua Augusta. Em 1982, o neto de Vittorio, Rogério, é chamado pelo pai, Fabrizio, executivo com formação em Administração de Empresas nos Estados Unidos, para comandar o Restaurante Fasano, inaugurado no recém-aberto Shopping Eldorado, em Pinheiros. Era o início da era dos restaurantes Fasano.

Arquivo Fasano


Surgiam ícones da gastronomia paulistana como o Fasano, o Gero e o Parigi, além de bares famosos, como o Londra e o Baretto. E a marca se expande para outras cidades, como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e até para fora do país, em Punta del Este (Uruguai). Em 2003, o Fasano parte para um novo voo: o ramo da Hotelaria. Surge a unidade carioca, também o Fasano Las Piedras, em Punta, e o Fasano Boa Vista, no interior do Estado de São Paulo, levando a sofisticação para o estilo country. Com uma última cartada de mestre, liga-se à marca Armani, sendo responsável pelo café do seu Empório paulistano, localizado denArquivo Fasano tro do Shopping Iguatemi, um dos mais sofisticados do país.

São

Arquivo Fasano

Futuro

mais de 100 anos de tradição em atender bem

Conheça os Resorts Iberostar e viva momentos inesquecíveis.

E muitas outras unidades ainda estão por vir para os próximos anos. Estão previstos o Fasano Belo Horizonte (MG) e o Fasano Salvador (BA), ambos a serem inaugurados em 2013, e o Fasano Trancoso, no famoso destino de Porto Seguro (BA), com data para 2014.

Localizado a 57 km do aeroporto de Salvador e a poucos minutos do vilarejo da Praia do Forte, o complexo Iberostar Praia do Forte Golf & SPA Resort, na Bahia, é o refúgio ideal para férias em família regadas de conforto e entretenimento. Venha viver uma experiência digna de estrela!

Iberostar Praia do Forte

ESPANHA

GRÉCIA

MONTENEGRO

TURQUIA

MARROCOS

REPÚBLICA DOMINICANA

Iberostar Bahia

IberostarBahia

BULGÁRIA

TUNÍSIA CABO VERDE

CUBA

MÉXICO

BRASIL

CROÁCIA HUNGRIA JAMAICA


Caderno RTA

Caderno RTA

no RTA

no RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Cader

Cader


Cade Caderno RTA Caderno RTA Caderno RTA

Três gigantes

Caderno RTA

do turismo se unem para criar uma

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

marca forte

40

A

tualmente, o mercado está Números mais complexo do que antes. Juntas, possuem mais de 35 anos de Parcerias, novas mídias, experiência no mercado de turismo. Estão mais acesso à informação, novas presentes em mais de 33 cidades, com cerca de 1.200 colaboradores que atendem técnicas de vendas, tecnologia, mais de 10 mil clientes. Em 2011, foram pessoas consumindo de forma responsáveis pela emissão de mais de 3 diferente. Com esse raciocínio, três milhões de bilhetes aéreos e mais de 3 gigantes do turismo unem suas milhões de diárias. energias para lançar no mercado Marca uma marca imbatível, que vai buscar A energia move tudo o que conhecemos hoje, oportunidades e aproveitá-las da e pode ser gerada por todos os elementos do melhor forma. A parceria certa para o planeta. Água gera energia. Ar gera energia. trade turístico, e a viagem certa para Terra possui energia. Fogo contém energia. A energia envolve todo o planeta. E baseados o agente de viagens que quer chegar em toda essa energia e a sinergia entre as ao mesmo destino: o sucesso! empresas, criamos o nosso logotipo: um

Sinergia Rextur, Trend e Advance, três empresas que possuem profunda afinidade em seus modelos de negócio, após um ciclo de amadurecimento, reuniram o que possuem de melhor – tecnologia, gestão, administração e vendas – para, a partir de agora, trabalhar com total sinergia.

mundo cheio de energia, onde o agente de viagens vai buscar sempre a viagem certa. Esse é o conceito RTA.

Pilares O surgimento da RTA vem ao encontro de tudo o que ouvimos nesses anos de mercado de nossos clientes: os agentes de viagens. Reunindo a nossa expertise com esse mercado,


Cade

As melhores opções de passagens aéreas, com mais de 60 companhias nacionais e internacionais, milhares de hotéis no Brasil e no mundo, tarifas especiais para grupos, eventos e feiras internacionais, serviço de receptivo, locação de veículos, assistência viagem e atendimento emergencial. Tudo isso 100% online em um ambiente desenvolvido especialmente para reservas corporativas, facilitando o dia a dia do agente de viagens. Assim é o grupo RTA, uma aliança entre Rextur, Trend e Advance.

Nosso foco é o agente de viagens. Nosso foco é a viagem certa.

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Agora, nós somos o Grupo RTA. Temos tecnologia, qualidade, modernidade. Somos força. Somos tudo o que o agente de viagens precisa, com as melhores soluções em qualquer lugar, em qualquer dia, em qualquer hora. Estamos à frente, na vanguarda. Temos soluções, energia condensada, daquela energia que não perde o foco.

Caderno RTA

E sabe por que nós juntamos nossas forças? Porque nós sabemos que o talento do agente de viagens deve sempre ser regado com doses de modernidade, tendências promissoras e novas oportunidades.

Caderno RTA

E é por reconhecer todo esse talento que nós da Trend, da Rextur, e da Advance juntamos nossas forças e formamos o Grupo RTA, uma aliança de energia e foco exclusivo no agente de viagens.

Caderno RTA

Viajar é perfeito, e saber planejar uma viagem é talento. Talento que não se encontra em qualquer pessoa. É talento para conhecer os lugares certos. Talento para entender a necessidade de cada turista. Talento para realizar sonhos. É talento de agente de viagens.

Caderno RTA

Viagem. Para alguns, essa palavra significa sonho. Para outros, negócios. Para outros, ainda, é aventura. Na realidade, viagem é o plural de muitos sentimentos, ações, realizações, planos e conquistas. Viagem é o que move o homem. É o que o leva para qualquer destino.

Caderno RTA

Manifesto RTA

41


Cade Caderno RTA Caderno RTA

A padronização das informações através do

Caderno RTA

e-learning permite que os agentes passem

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

Caderno RTA

aos seus clientes

42

informações alinhadas

montamos a RTA tem objetivos muito claros para os nossos clientes: oferecer um conteúdo global e diferenciado, gerar cada vez mais facilidades operacionais, oferecer programas constantes de capacitação e desenvolvimento, criar mecanismos que permitam repassar ganhos, consolidar recursos e competências, e, como o mais forte de todos os objetivos, oferecer tecnologia totalmente de ponta, incomparável. Com todas essas ferramentas à sua disposição, o agente de viagens vai obter muito mais tecnologia para os seus serviços, muito mais presença no mercado, e muito mais foco no seu objetivo: atender bem o passageiro. E, com certeza, terá mais lucratividade, mais desempenho, mais visibilidade, mais autonomia e, consequentemente, mais resultados.

Tecnologia: a capacidade de criação e implantação de sistemas adquiridos em todos estes anos permite à RTA oferecer constantemente para as agências ferramentas e soluções cada vez mais atualizadas, exclusivas e modernas. Administração: por meio da apresentação de cases de sucesso, os agentes e agências terão subsídios para aplicar soluções testadas e aprovadas em seus próprios empreendimentos.

A integração entre essas três marcas de peso permite à RTA oferecer robustez para seus associados em todos os campos em que possui sólido conhecimento.

Gestão: com o nosso portal Universo do Hoteleiro, os hoteleiros parceiros da RTA terão conteúdo de peso para aplicar em seus estabelecimentos, gerando, ao mesmo tempo, melhores serviços para os agentes de viagens. Por sua vez, os agentes de viagens receberão da RTA conteúdo relevante para melhorar cada vez mais a gestão do seu negócio. E através do programa RTA Network, o agente de viagens terá a oportunidade de ampliar cada vez mais sua rede de contatos, seja de clientes, fornecedores e demais envolvidos em seu negócio.

Treinamentos: com equipes especializadas, vai capacitar os agentes de viagens e seus colaboradores com uma qualificação incomparável, sem perder de vista o crescimento sustentável desses empreendimentos.

Vendas: de forma conjunta, todos os clientes RTA podem usufruir ose acordos especiais e promoções exclusivas firmadas em parceria com a empresa. É muito mais poder de persuasão.

Poder


TREINAMENTOS TTC/RTA E-learning: com a chancela TTC (TREND Training Center), um sistema de e-learning (treinamento via internet) acaba de entrar no ar para que todos os clientes RTA recebam informações pelo portal da empresa de forma unificada, com um padrão de qualidade único e conteúdo privilegiado. A padronização das informações permite que os agentes passem aos seus clientes informações alinhadas, transparecendo unidade entre os clientes RTA. Doze Mandamentos: atingindo todas as áreas que podem beneficiar o caixa de uma agência de viagens, Luis Paulo Luppa, criou fascículos exclusivos para os agentes de viagens

aprenderem cada vez mais sobre técnicas de vendas, atendimento, persuasão, diferenciação de valor e preço, gestão de equipes, liderança, networking, entre outras ferramentas essenciais para se alcançar o sucesso. Com esses 12 fascículos mensais, não tem agente de viagens que ficará por baixo. Cursos presenciais: os colaboradores e clientes RTA também têm acesso a aulas exclusivas e personalizadas, com conteúdos de extrema relevância para o seu negócio. Aulas de redação empresarial, terminologias próprias do turismo, liderança situacional, planilhas em Excel, otimização das redes sociais, qualidade no atendimento, entre outras.


Cade Caderno RTA Caderno RTA Caderno RTA Caderno RTA Caderno RTA Caderno RTA Caderno RTA Caderno RTA Caderno RTA Caderno RTA

44

E um ambiente moderno e exclusivo desenvolvido para facilitar o dia a dia do agente de viagens e do cliente corporativo.

RESERVA FÁCIL O Reserva Fácil é muito mais que um facilitador da pesquisa, reserva e emissão. É uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de turismo e reconhecida como uma das melhores disponíveis no mercado, pois é capaz de oferecer soluções que atendam às expectativas de cada tipo de cliente. Soluções simples para o complexo universo do turismo, facilitando o dia a dia das agências de viagens e clientes corporativos, como, por exemplo: Agências: • Facilidade e praticidade no atendimento aos clientes.

Flexibilidade Funcionalidades específicas para o agente e para o cliente corporativo. Personalização de acessos de acordo com as necessidades do perfil. Mobilidade Dados apresentados em tempo real. É possível acessar o Reserva Fácil na empresa, em casa ou pelo celular, a qualquer momento. Conteúdo Informações de todas as companhias aéreas e todo o conteúdo do portfólio Trend reunidos em um único lugar. Segurança

• Independentemente do tamanho da agência, com o Reserva Fácil é possível controlar e gerenciar reservas e vendas de forma versátil e segura, sem necessidade de equipe especializada no manuseio.

Todo o processo de reservas é realizado em ambiente seguro, com proteção total aos agentes de viagens, ao cliente corporativo e aos fornecedores.

Corporativos:

Eficiência

• Configuração conforme as políticas da empresa – as mesmas ferramentas necessárias para gerir contas corporativas.

Facilita todo o processo de busca e reserva de hotéis e emissão de passagem. Isso permite que o cliente trabalhe com foco no negócio.

• Gestão das viagens de negócios de forma ágil, segura e, acima de tudo, econômica.

Controle

No complexo e dinâmico mundo do turismo, o Reserva Fácil dispõe das melhores soluções para otimizar as operações, potencializar ganhos e, sobretudo, viabilizar as melhores oportunidades para o mercado. Simplicidade Interface amigável para facilitar toda a operação, tanto para o agente de viagens quanto para o cliente corporativo.

Ferramenta única para gerenciar todas as reservas. Todos os estágios são controlados e gerenciados 100% dentro do programa. Agrega agilidade e versatilidade aos negócios. Números ReServa fÁCIL • 5.000 agências cadastradas. • 35.000 usuários. • 3 milhões de emissões. • 18 milhões de buscas.


ESPAÇO RTA A RTA possui um espaço próprio, especialmente customizado. Nele será possível acessar a internet gratuitamente pelo sistema wi-fi, tomar um café, interagir, realizar reuniões de negócios, fazer networking, usufruir um espaço feito para gerar novas oportunidades, cercado dos quatro elementos da natureza para fornecer energia para os nossos parceiros.

• Café e snacks • Network e interatividade • Ações Below The Line • Core values da marca

REUNIÃO DE GESTORES No início do mês de março, todos os gestores das três empresas se reuniram no Centro de São Paulo (SP) para alinhar as i n f o r-

mações sobre a RTA e começar a consolidar essa grande marca em suas ações e em seu posicionamento. Com a presença dos três presidentes, todos souberam, em primeira mão, o que estava por vir. E o entusiasmo foi geral!

CONVENÇÃO DE VENDAS E para concluir o alinhamento do discurso e das ações, e dar início aos trabalhos, no final do mês de março os mais de 200 executivos de contas das três empresas foram convidados para uma ação inédita: todos embarcaram no cruzeiro Vision


CADERNO RTA

REVISTA SEGUE VIAGEM Em todas as edições da Segue Viagem, revista de tiragem bimestral, com 10 mil exemplares e distribuída para todos os agentes de viagens, companhias aéreas e hoteleiros do país, haverá oito páginas trazendo tudo o que a RTA está agitando – entrevistas com personalidades do trade, fornecedores, agências, clientes da RTA – e colunas assinadas por Goiaci Guimarães, Luis Paulo Luppa e Marcelo Sanovicz sobre análise do turismo, inteligência de mercado, capacitação e vendas, entre outros assuntos importantes para impulsionar seu faturamento. Dentro do Caderno RTA há também a seção Fique Por Dentro, que traz tudo o que vai acontecer no universo da RTA – eventos, palestras, treinamentos, capacitações –, para o agente de viagens não perder nenhum benefício de ser um cliente RTA. Agenda para anotar e guardar!

Eventos exclusivos, consultorias e capacitações. O universo da RTA estará sempre em expansão

46

of The Seas da Royal Caribbean, onde passaram por três dias de imersão completa. Uma vez a bordo, eles aprenderam tudo sobre a RTA, sobre o sistema Reserva Fácil, sobre regras de hotelaria e emissão de passagens aéreas, recebendo todas as informações necessárias para terem subsídio e bagagem suficiente para a próxima etapa: arregaçar as mangas, divulgar e vender os benefícios da RTA para o mercado de agências de viagens.

BLITZ RTA No mês de abril de 2012 representantes da RTA percorrerão diversas agências de viagens para presenteá-las com brindes exclusivos. Aguarde a visita de um representante nos próximos dias!


SV Abril/maio 2012

47


atendendo bem

ASSociação reúne mais de 300 empresas ligadas ao

turismo de aventura

O que começou com uma pequena lista de discussão na Internet em 2003, hoje é reflexo da mobilização de empresários que buscam fortalecer o segmento no país base o associativismo e a oferta segura e responsável de atividade.

ATENDENDO BEM SV Abril/maio 2012

C

om 305 associados presentes em 23 Estados brasileiros e com 23 comissões regionais formalizadas, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) tem como objetivo reforçar o potencial do Brasil para atividades e para o turismo de aventura, e transformar o país de forma divertida, consciente e saudável, fazendo da vida ao ar livre uma força de evolução da sociedade. O que começou com uma pequena lista de discussão na internet em 2003, hoje é reflexo da mobilização de empresários que buscam fortalecer o segmento no país, tendo como

48

Falando diretamente aos empresários, tem como missão buscar a excelência empresarial no turismo de aventura, fomentar o crescimento do mercado, obter alcance e projeção internacional, aprimorar a qualificação dos profissionais e implementar a cultura da Gestão da Segurança e a cultura do mínimo impacto em ambientes naturais entre suas principais ações. “Acreditamos que o Brasil se transformará em um destino de ecoturismo e turismo de aventura de classe mundial, sustentado por uma rede de empresas com excelência de serviços e compromisso socioambiental, capaz de proporcionar experiências prazerosas e seguras aos clientes”, afirma o presidente da Abeta, Jean-Claude Razel, também proprietário da Alaya Expedições de Brotas (SP).

Programa Aventura Segura É a maior iniciativa de organização e desenvolvimento dos segmentos

de ecoturismo e turismo de aventura no país. Iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional é executado e liderado pela Abeta. O programa é uma soma de ações de fortalecimento institucional, para a geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas, e oferece subsídio à certificação para condutores e empresas, formação de grupos voluntários de busca e salvamento (GVBS), cria responsabilidade socioambiental, aplica a Campanha do Consumo Consciente e as campanhas de acessibilidade no turismo de aventura. São 16 destinos priorizados e mais de 100 municípios mobilizados em 13 Estados de cinco regiões do país. Já criou 24 normas técnicas publicadas no âmbito da ABNT específicas sobre turismo de aventura. Milhares de pessoas foram qualificadas nas oficinas e nos cursos presenciais e a distância, que possuem em seu conteúdo noções sobre gestão empresarial, sistemas de gestão da segurança, competências mínimas


O projeto criou também dez Manuais de Boas Práticas de Turismo de Aventura com base em normas técnicas da ABNT e utilizados por agências de turismo de aventura no país inteiro. Regularmente são divulgadas as melhores práticas e as melhores empresas de ecoturismo e turismo de aventura do país. O objetivo das ações é levar informação a vários públicos, como o poder público, a imprensa, operadoras, agências de viagem, guias, condutores e o consumidor final. A campanha é divulgada por meio de peças gráficas distribuídas gratuitamente em feiras e eventos do trade, veiculação de anúncios em diversos meios de comunicação, além de disseminação da informação em espaços educativos em eventos e parcerias estratégicas com entidades do setor de turismo, e conta com apoio da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), além de parceria com a Adventure Sports Fair. A campanha possui um site: www. aventurasegura.org.br.

Viagem na Natureza Trata-se de um portal que oferece conteúdo de qualidade e bem organizado sobre dezenas de destinos, parques nacionais e atividades de ecoturismo e turismo de aventura, tudo reunido para ajudar o turista a desfrutar a natureza brasileira da maneira mais segura e divertida possível. Projeto pioneiro que abrange as cinco regiões do Brasil com foco no ecoturismo e turismo de aventura,

e permite a interatividade entre o turista e empresas especializadas no segmento. O consumidor pode trocar experiências de viagens com outros visitantes e ainda curtir diversas dicas sobre os principais destinos de natureza do país. Esta ação é apoiada pelo Ministério do Turismo (www.viagem-natureza. com.br).

Buenos Aires/Argentina

49

Alvear Palace SV Abril/maio 2012

do condutor, primeiros socorros e qualificação para voluntários do Grupo de Busca e Salvamento.



Abeta Summit A Abeta também realiza o Summit, evento internacional de relacionamento do mercado de aventura e natureza, com palestras trazendo inovações e informações sobre o setor no Brasil e no mundo, além de encontro de negócios entre as empresas brasileiras e aproximadamente 100 operadores internacionais, que antes do evento participam de viagens de familiarização para os principais destinos de ecoturismo e aventura no Brasil. Acontece geralmente no segundo semestre, anualmente. Mais informações sobre o evento no site www.abetasummit.com.br.

Diárias a partir de:

SGL/DBL USD

639

,00

Válidas até 30/09/2012 (incluem café da manhã)

ABETA EM NÚMEROS

5 regiões do país participantes. 10 Manuais de Boas Práticas de Turismo de Aventura criados. 13 Estados contemplados. 13 Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS) criados. 16 destinos priorizados e comissões regionais formalizadas. 24 normas técnicas criadas e publicadas específicas sobre turismo de aventura.

Hóspede TREND terá direito a uma garrafa de vinho + cupons de desconto (Abasto Shopping, Alto Palermo, Pátio Bullrich, Dot Buenos Aires, Buenos Aires Design e Paseo Alcorta) + almoço cortesia no Shopping Abasto (prato + bebida).

59 oficinas de GVBS e associativismo. 100 municípios mobilizados. 480 empresas participantes. 4.838 pessoas qualificadas. 5.000 pessoas mobilizadas.

Reservas Internacionais:

55 11 3041.7501 I 0800 773 7557 www.trendoperadora.com.br Tarifas sujeitas à disponibilidade e a variações de acordo com o período da reserva.


AVENTURAS

SV Abril/maio 2012

GELADAS

50


Não é preciso ir até a Europa para encontrar boas opções de pistas de esqui ou outras formas de aventuras radicais

Montanhas nevadas ou savanas escaldantes podem ser bons cenários para o turismo de aventura fora do Brasil

Shutterstock

E

o turismo de aventura não se limita só ás terras brasileiras. Lá fora, em continentes inexplorados, é possível ter aventuras emocionantes, principalmente envolvendo gelo e neve. São pistas de esqui, de bobsleigh, de tubing, passeios de balão, mergulhos, trilhas off-road, safáris e muitas outras modalidades de turismo de aventura. Opções não faltam para quem busca história pra contar.

SV Abril/maio 2012

Shutterstock

51


Shutterstock.com

Esqui Nome que se dá a cada uma das pranchas ou patins feitos de madeira originalmente (também podem ser de material sintético), usados para facilitar o deslizamento sobre a neve durante o inverno no Hemisfério Norte. Também é o nome dado ao conjunto de práticas esportivas que têm em comum o uso de esquis como instrumento para percorrer distâncias na neve. As pistas mais famosas de esqui estão na Suíça, porém, pela proximidade com o nosso país, as estações de esqui do Chile também estão fazendo muito sucesso.

SV Abril/maio 2012

Bobsleigh

52

Ou bobsled, ou, bobsledge, é um esporte de inverno no qual turmas de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita, especialmente construída para essa finalidade. O trenó é movido pela força da gravidade, e pode atingir velocidades de até 150 km/h. Para praticar é necessário o uso de capacete, luvas, sapatilhas, ombreiras, cotoveleiras e joelheiras. Existem pistas de bobsleigh na Alemanha, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Letônia, Noruega, Rússia, Suíça e Suécia.

Equipe canadense de bobsled, durante as olimpíadas de inverno de 2006 em Cesana, Itália


Safári e trilhas off-Road

Prática esportiva que, segundo registros, pode ter se iniciado em 1820 nas montanhas dos Alpes. Atividade de inverno semelhante ao passeio de trenó, este tipo de aventura é quase sempre realizada sobre uma colina ou um declive, utilizando a gravidade como propulsão do passageiro para a parte inferior da rota, que vai sentado numa espécie de boia ou câmara de pneu. O turista frequentemente retorna para o início da inclinação com sua boia para repetir o processo. A baixa quantidade de atrito entre a maioria das boias com a neve permite atingir velocidades consideráveis. Devido ao formato circular das boias, controlar o curso e sua velocidade durante a descida é extremamente difícil. Por isso, vale lembrar que essa prática deve ser realizada sempre muito bem equipado, com roupas e acessórios adequados, para não sofrer lesões durante o percurso. Alguns resorts oferecem cursos de tubing, e a prática pode ser realizada também nas montanhas nevadas do Chile.

Mergulho

Shutterstock

Fugindo dos conhecidos destinos para mergulho no Caribe, é possível deixar a paisagem toda branca, mas não de neve. As casas brancas da Grécia proporcionam um visual inusitado, e suas ilhas também são boas pedidas para quem busca o mergulho como aventura. Mykonos e Santorini oferecem traslados em balsas, equipamentos de mergulho e instrutores para quem quer mergulhar em águas mediterrâneas, principalmente agora que chega o verão por lá.

Balonismo Essa forma de turismo, passeio e aventura está se espalhando pelo mundo cada vez mais. Istambul e a região histórica e sítio arqueológico da Capadócia, ambas na Turquia (Europa), oferecem deslumbrantes passeios de balão que passam por cima de formações rochosas e vulcânicas e monumentos históricos. Boa pedida para o verão (de lá).

Shutterstock

Tubing

Shutterstock

Se o objetivo é estreitar o contato com a natureza, pode se ir para o extremo oposto: do frio da neve para savanas escaldantes. E não é só o continente africano que oferece esses cenários. Destinos como Alice Springs e Melbourne, na Austrália, Auckland, na Nova Zelândia (Oceania), ou Dubai, nos Emirados Árabes (Ásia), oferecem também parques com animais selvagens, safáris, trilhas para passeios com mountain bikes ou veículos off-road.

SV Abril/maio 2012

Shutterstock

53


Arquivo Disney Arquivo Disney

Arquivo Disney

Aulani Disney Resort & Spa

A MAGIA DA DISNEY E OS ENCANTOS DO HAVAÍ EM UM SÓ LUGAR

SV Abril/maio 2012

Hotel interNacional

U

54

ma opção cheia de magia e natureza para os apaixonados pela Disney, com todas as maravilhas que o Havaí oferece. Construído em 2011 com 359 apartamentos e temática Disney, foi projetado para receber famílias com crianças e visitantes de todo o mundo. Projetado com arquitetura característica regional, incorpora a cultura e arte do lugar e tudo com um toque Disney. Está localizado no bairro de Ko Olina, em Kapolei, próximo do Ko Olina Golf Club, do Ko Olina Marina e do Wet’n’Wild Hawaii.

Apartamentos Com varandas, são equipados com TVs de tela plana com canais a cabo e DVD, wi-fi grátis, ar-condicionado e cofre. Os

banheiros oferecem roupões de banho, espelho para maquiagem e secador de cabelos. Caso o hóspede queira celebrar algum momento especial no resort, pode solicitar a entrega de flores, bolos, lanches ou brindes diretamente em seu apartamento.

Lazer Há diversão garantida para todas as idades e opções para toda a família. Praia particular com ondas suaves, um rio tranquilo, quatro piscinas externas, toboáguas, quatro banheiras de hidromassagem, academia de ginástica, campo de golfe, recreação infantil com os personagens Disney e ainda promove excursões exclusivas para explorar as belezas do Havaí.

Gastronomia Dispõe de quatro restaurantes, dois bares lounges e um bar à beira da piscina, com pratos tradicionais da cozinha havaiana feitos de produtos frescos e saborosos. O restaurante Makahiki traz pratos do mundo todo ao ar livre, o The ‘Olelo Room serve aperitivos tradicionais e almoço continental e o Off The Hook tem uma variedade de drinques tropicais e de inspiração havaiana.

Spa Possui 15 salas de atendimento e oferece uma variedade de tratamentos terapêuticos, incluindo hidroterapia, massagens, tratamentos faciais e serviços de manicure e pedicure. Está equipado com uma sauna seca e uma banheira de hidromassagem.


Arquivo Hotel

SV Abril/maio 2012

55

Resort & Casino

Outros destaques incluem o histórico Planeta Hollywood Theater, que já recebeu alguns dos maiores nomes do entretenimento, concursos do Miss América e eventos especiais. Recentemente recebeu o Peepshow, espetáculo burlesco classificado como o mais sexy show do planeta. O resort também é bastante procurado para casamentos por casais que desejam fugir da tradição e realizar uma cerimônia inusitada.

Apartamentos Os 2.567 quartos incluem espelho para maquiagem digno de uma estrela de cinema. O apartamento King ou Queen Deluxe aceita animais de estimação. O majestoso Torres Planet Hollywood

PARAÍSO DA DIVERSÃO EM LAS VEGAS

Gastronomia Com nove restaurantes, dentre eles o KOI, Strip House, o Spice Market Buffet, comandado por chefes como John Schenk, servem iguarias de todo o mundo.

Atividades O Miracle Mile Shops, com mais de 170 lojas e 15 restaurantes, está diretamente ligado ao Planet Hollywood. O resort conta com academia de ginástica, cassino, Spa, serviços de massagem, duas piscinas ao ar livre, hidromassagem, sauna seca e a vapor, além do entretenimento noturno. Nas proximidades do resort é possível encontrar campo de golfe, passeios a cavalo, de helicóptero ou avião e trilhas para bicicleta ou caminhada.

Arquivo Hotel

Como o próprio nome do hotel sugere, durante sua estada o hóspede torna-se uma celebridade de Hollywood, pois a fama cerca cada detalhe do hotel, com suas acomodações mobiliadas com itens de filmes famosos.

tem 1.100 suítes espaçosas e uma bela piscina. Todos são equipados com acesso à internet sem fio, as televisões possuem canais a cabo ou satélite, videogames e filmes pagos. As acomodações possuem mesa de escritório e telefones com ramal com secretária eletrônica. Possui ainda apartamentos para não fumantes e adaptados para hóspedes com mobilidade reduzida.

DE CELEBRIDADE NO

Arquivo Hotel

O

mais famoso resort de Las Vegas (EUA) tem 2.500 quartos bem desenhados e 100 mil m2 de cassino, cercado por lojas e restaurantes badalados.

DESFRUTE MOMENTOS

Arquivo Hotel

Planet Hollywood


EM UM HOTEL

Arquivo Hotel

GLAMOUR E CONFORTO

FONTAINEBLEAU

INDICADO COMO UM

MIAMI BEACH

DOS 100 PRINCIPAIS

56

Arquivo Hotel Arquivo Hotel

SV Abril/maio 2012

Hotel interNacional

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

EDIFÍCIOS DA Flórida

C

harmoso e luxuoso, em Miami Beach (EUA), torna imperceptível a linha entre o glamour do passado e uma nova visão do futuro.

regional que combina a simplicidade da cozinha italiana com os sabores refinados da cozinha gourmet. Hakkasan é reconhecido como o conceito pioneiro que, sozinho, mudou a cara da cozinha chinesa no Reino Unido. O La Com 1.504 quartos e suítes, e 20 cabanas Côte serve coquetéis, petiscos e frutos do mar de frente para o mar, e um conjunto de lojas frescos, saladas e sobremesas. que oferece uma experiência luxuosa de compras, como a Ida and Harry, Aquamarine Lazer e Morris & Co, que possuem uma variedade de mercadorias originais e exclusivas para Os hóspedes podem relaxar em uma piscina mulheres, homens e crianças, tornando-o o de estilo europeu, cercada por cabanas e principal destino em butiques do sul da Flórida. espreguiçadeiras. Quem estiver com a família poderá passar o dia em várias pequenas piscinas de mergulho e em uma área de Apartamentos diversão aquática para crianças. Os jovens Incluem 846 quartos e suítes nos dois edifícios originais e 658 suítes nas novas podem desfrutar uma área de diversão torres, com conforto, luxo e privacidade. interativa, com entrada no estilo praia. Com Muitos apartamentos e suítes têm vistas vida noturna badalada e vibrantes danceterias, impressionantes para o Oceano Atlântico, os ambientes animados, sofisticados e bem como para as luzes da noite de Miami. elegantes vão desde lounges intimistas com São equipados com TVs de tela plana, sistema música suave ao mais quente clube noturno de som, roupões, lençóis triplos de algodão frequentado por celebridades e DJs que tocam egípcio, bar privativo, internet sem fio e as melhores músicas da atualidade. conexão para iPod e iMac. Ao entrar em uma suíte presidencial ou cobertura, estará seguindo Spa os passos de celebridades e personalidades Com vista para o Atlântico, um oásis que mundiais que passam por lá desde 1954. abraça a beleza e energia de seu cenário para criar uma experiência transformadora para o Gastronomia corpo, mente e espírito, com terapias térmicas Oferece 12 restaurantes finos, casuais e gratuitas de terra, água e ar. O Salão Lapis lounges, com conceitos culinários premiados, oferece serviços executados por uma equipe como o Gotham Steak, do chef Alfred Portale. de talentosos estilistas, técnicos em cuidados O Scarpetta, de Scott Conant, criou um menu com as unhas e maquiadores.


Universo do Hoteleiro

dicas e soluções de como evitar desperdícios, otimizar instalações e mão de obra, e subir o nível de qualidade de serviços e produtos

J

á foi dada a largada nas auditorias hoteleiras, parceria da TREND Operadora com a Audit Hotel, uma marca da M. Braga Serviços Empresariais e Consultoria Ltda., serviço este anunciado em outras edições da Segue Viagem. Comandada pelo competente e experiente Mário Braga, a Audit Hotel realiza um serviço essencial de auditoria da qualidade operacional, que a TREND indica com exclusividade para seus principais parceiros. É uma verdadeira passagem de raios X, com uma avaliação técnica, precisa e minuciosa, detalhando os pontos positivos e negativos do hotel, identificando onde estão as falhas e as carências, com dicas e soluções de como evitar desperdícios, otimizar as instalações e a mão de obra, bem como subir o nível de qualidade de serviços e produtos.Tudo isso com o intuito de aumentar a lucratividade e, claro, para melhor comodidade dos hóspedes. Mais de 50 hotéis do portfólio da TREND Operadora foram convidados, tendo como foco inicial os estabelecimentos de Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza. A meta é auditar cerca de 600 hotéis em todas as regiões. Apoiando a divulgação deste serviço a TREND fornece um certificado para cada hotel expor em suas instalações.

Rede Luzeiros Os primeiros hotéis a serem auditados foram os da Rede Luzeiros, hotéis cinco estrelas que possuem unidades em Fortaleza (CE) e São Luís (MA). O diretor-geral da rede, Vitório Rodrigues Ferreira, comentou sobre o trabalho e os efeitos dele nos empreendimentos do grupo. Já conheço o valioso trabalho da Audit Hotel, que há mais de 15 anos presta serviços de Aferição de Qualidade em hotéis que dirigi em São Paulo, Fortaleza e São Luís. Não é apenas o trabalho do chamado cliente oculto, e sim um olhar crítico, mostrando onde há desperdícios, desvios de conduta profissional, bem como registrando elogios na ampla verificação que é feita , comentou Vitório.

Vitório conta que, ao convocar a Audit Hotel, os dois hotéis da empresa estavam bem, e os relatórios do consultor Mário Braga apontaram onde cabiam mudanças, correções e melhorias de qualidade. Segundo ele, nem sempre se tem um “olhar crítico” sob o ponto de vista do hóspede, a pessoa mais importante da empresa, e essa auditoria

SV Abril/maio 2012

AUDITORIA DE QUALIDADE OPERACIONAL HOTÉIS DO NORDESTE RECEBEM

57

Os hotéis da Rede Luzeiros foram os primeiros a experimentar o serviço pioneiro presta um útil e valioso trabalho, com ideias para aperfeiçoar a hospedagem. A auditoria realizada é repartida por áreas, gerências e seus segmentos, envolvendo todos os responsáveis pelo funcionamento do hotel. A cada seis meses relatórios são apresentados, dando alertas e aplausos muito úteis para a boa administração dos hotéis. O material é apresentado com fotografias, correção de cardápios e impressos, bem como sugestões sobre processos e rotinas que não representam despesas, mas sim uma melhor utilização de recursos, evitando desperdícios de insumos, espaços, mão de obra e equipamentos. “Após os primeiros relatórios recebidos, os hotéis agora estão mais focados no cliente para fidelizá-lo aos nossos hotéis”, comentou Vitório, satisfeito com os resultados.

Treinamentos Além de todos esses serviços, a M. Braga Ltda., por meio da divisão HOTEL LABOR, ainda oferece, exclusivamente aos hotéis parceiros da TREND, três tipos de treinamentos práticos e operacionais para os setores de reservas, recepção, alimentos e bebidas, e governança. A saber, a Audit Hotel é uma empresa que está há 32 anos no mercado, com experiência comprovada em hotéis e pousadas de várias categorias, no Brasil e no exterior.


curiosidades

bares nas

A

alturas

criatividade dos arquitetos não tem limites. Nem para os lados nem para cima. Seus projetos ousados chegam AO TOPO de edifícios em bares projetados especialmente para causar impacto e vertigem. Eles estão espalhados pelo mundo, com obras inusitadas e elevadas, literalmente. Quem não tem medo de altura terá drinques e paisagens inesquecíveis à disposição.

BAR AER Mumbai – Índia

BAR SANDS SKYPARK Singapura – Cingapura

BAR VU´S

SV Abril/maio 2012

Curiosidades

Dubai – Emirados Árabes

58

O bar do Hotel Four Seasons, localizado no topo do edifício de 34 andares, possui uma vista panorâmica fantástica da cidade e para o mar, tendo como teto apenas o céu e as estrelas. Jantar no Aer é especial, com uma atmosfera de profundo relaxamento bem acima das movimentadas ruas de Worli. Serve pratos internacionais, como pizzas, sushi e uma seleção de pratos quentes e frios da Ásia e do Mediterrâneo. Possui também uma pista sob o comando do DJ Shaan, que combina jazz, funk e house com clássicos de sucesso dos anos 80 e 90. Situado no topo das três torres do Hotel Marina Sands Bay, de 55 andares, é um daqueles projetos arquitetônicos inacreditáveis, de encher os olhos. Ficou mundialmente famoso por ter uma das maiores piscinas de borda infinita do mundo (150 metros de extensão, que une as três torres), que dá a impressão de se estar nadando no vazio. No bar é possível apreciar a vista emblemática de Cingapura, acompanhado de um saboroso coquetel. Possui um alongamento maior do que a Torre Eiffel (Paris, França), com impressionantes 12.400 m2 e foi projetado pelo arquiteto e urbanista israelense Moshe Safdie.

Localizado no 51º andar do inteligente e sofisticado Hotel Jumeirah, traz um serviço impecável e uma seleção dos melhores coquetéis internacionais, tudo isso a 312 metros de altura. A vista deslumbrante dos maiores arranha-céus de Dubai revela durante o dia o colorido do sol e o brilho das luzes da cidade durante a noite.

Arquitetos desafiam a gravidade e suspendem bares em alturas inimagináveis


O impressionante e multicolorido Sky Bar, localizado no topo do Hotel Lebua, dentro do Restaurante Sirocco, também em Bangkok, na Tailândia, tem vários motivos para transformar minutos em momentos atemporais. Suspenso no 63º andar da chamada State Tower, é um dos maiores bares ao ar livre do mundo, com vista panorâmica de Bangkok e do Rio Chao Phraya. Possui uma seleção dos melhores vinhos, bebidas, coquetéis e aperitivos. Fica aberto diariamente, das seis da tarde à uma da manhã.

Arquivo Pessoal

MOON BAR Bangkok – Tailândia

SKY BAR Bangkok – Tailândia

Com seu amplo terraço, fica no último andar do Hotel ME, da Rede Meliá, em Madri (Espanha), ostentando a mais espetacular vista da cidade. Levados a partir do piso térreo em um elevador privado, os hóspedes e o público podem desfrutar o bar, que tem uma fascinante vista panorâmica. É possível se reclinar ao ar livre em camas cheias de almofadas de tecidos vaporosos ou ficar dentro do salão.

BAR THE ROOF

Para alcançar as estrelas, o Bar Moon ocupa o último andar (55º) da Fantasy Tower (Torre da Fantasia) do Hotel The Palms, em Las Vegas (EUA). Diferente de qualquer outra casa noturna de Las Vegas, possui um chão de vidro que cobre uma iluminação que muda de cor, telas de vidro onde se projetam imagens e um gigante teto retrátil que se abre para mostrar uma vista magnífica das estrelas.

BAR MOON

Madri – Espanha

Las Vegas – EUA

SV Abril/maio 2012

Londres – Reino Unido

Arquivo Pessoal

No topo do Hotel Banyan Tree, em Bangkok, Tailândia, mais precisamente em seu 61º andar, o Vertigo e Moon Bar permitem um jantar elegante e sofisticado ao ar livre, o primeiro desse estilo na Ásia. Toda noite, o visitante pode se deliciar com suculentos frutos do mar ou carnes grelhadas, enquanto aprecia a vista deslumbrante e panorâmica da cidade, bebendo drinques exclusivos, das cinco da tarde à uma da manhã.

BAR GHERKIN

Arquivo Pessoal

Arranha-céu da cidade de Londres, Reino Unido, a Torre Gherkin (picles em inglês), de 40 andares, foi projetada por Norman Foster e construída entre 2001 e 2004. É a sétima maior estrutura de Londres. Seu bar, localizado a 180 metros de altura, é aberto para os inquilinos e seus convidados, e oferece uma vista de 360 graus da cidade de Londres.

Shutterstock

59


Experiencias de viajante

Uma vida de aventuras

e sustentabilidade

Viajar, para nós, sempre foi a vocação principal de nossas vidas

60

Aventura Produções

SV Abril/maio 2012

Experiencias de viajante

O

casal Yuri e Vera Sanada já é conhecido do público brasileiro. Suas aventuras velejando, seus vídeos, livros e fotos são cultuados por amantes e não amantes de mergulho e aventuras. Aqui, eles contam um pouco de sua história, como se conheceram, por onde passaram e o novo projeto que envolve Brasil e Inglaterra. Tudo isso após sete livros publicados, cinco séries para a TV, seis documentários, CDs, DVDs, festivais de cinema, palestras, workshops, exposições fotográficas e expedições. Cansou? Eles não. “Viajar, para nós sempre foi a vocação principal de nossas vidas. Nós nos conhecemos em 1990, em Londres, ou, mais corretamente, em território italiano na Inglaterra, já que foi dentro do Consulado Italiano. Em pouco tempo estávamos morando juntos e viajando por toda a Europa.


61 SV Abril/maio 2012

Esquiar e mergulhar no mesmo dia dá uma sensação de como o mundo está se tornando pequeno para viajantes

Como nossa intenção foi nunca parar num mesmo lugar, procuramos nos profissionalizar em ocupações que permitiriam continuar em movimento. Assim, em 1991 abrimos uma escola de mergulho, nossa paixão, no Japão. Ali ficamos por quatro anos, formando principalmente alunos brasileiros, mas também de outras nações. Um pacote turístico que montamos ainda permanece um dos mais legais que já vimos. No inverno organizávamos excursões com alunos para as Filipinas. Como morávamos perto das montanhas, recebíamos alunos em nossa casa na véspera e bem cedinho seguíamos com todos para uma pista de esqui. Esquiávamos na neve a manhã toda, retornávamos para casa no almoço, e íamos para o aeroporto de Narita. Com o fuso horário, chegávamos em tempo de fazer um mergulho autônomo no fim da tarde. Esquiar e mergulhar no mesmo dia dá uma sensação de como o mundo está se tornando pequeno para viajantes ávidos por aventuras!

Aventura Produções

ao lado, Phoenicia. Nesta página, acima, Casal Vera e Yuri mergulhando em Izu Hanto, Japão e Tirando fotos da baía na ilha de Santa Helena, Atlântico

Aventura Produções

ávidos por aventuras!

Depois da estada no Japão, mudamos para os Estados Unidos, onde compramos nosso primeiro veleiro, o Marauder, e velejamos pela costa oeste americana e pelo México. Em 1995, após uma travessia desastrada para o Havaí, onde tivemos o leme quebrado e ficamos à deriva, resolvemos voltar ao Brasil para lançar nosso primeiro livro: Como Viver a Bordo. Acabamos nos envolvendo com projetos culturais e de turismo de aventura, lançamos a primeira revista digital de viagens e aventuras, o portal de aventura, criamos a Aventuras Produções,


Nesta página, Em frente a estátua de Buda em Kamakura, Japão e na página ao lado, Yuri mergulhando com câmera Outex na Africa do Sul (foto menor) e filmando nativos de Beira, Moçambique

estamos produzindo um filme, que será lançado em Londres no início de junho, sobre uma expedição de arqueologia

SV Abril/maio 2012

Experiencias de viajante

Aventura Produções

marinha

62

para cinema e TV, e fomos ficando. Como a vida dá muitas oportunidades, herdamos de um casal inglês o veleiro clássico de 48 pés, o Clach Na Sula. Vendemos o veleiro americano para reformar este e moramos nele por nove anos. Muitos se lembrarão da regata de Lisboa ao Rio de Janeiro, ponto alto das festividades dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Fomos o barco da imprensa do projeto, filmando o longa-metragem oficial das festividades, o Brasil Via Atlântico. Em 2001 passamos a morar em Angra dos Reis, na Marina Bracuhy, onde gravamos a série para TV Nautimania e realizamos diversos filmes, alguns para destinos turísticos no Brasil. Em 2005 tivemos uma mudança brusca, quando naufragamos nosso lar em uma tempestade, no litoral do Rio de Janeiro. Embora algumas pessoas achassem que havia ficado algum trauma, quatro meses depois estávamos velejando para Fernando de Noronha em um barco de um amigo. Era o começo do

documentário Mundo Nikkei, que lançamos como parte das comemorações oficiais dos 100 Anos da Imigração Japonesa. Para fazer esse filme, viajamos pelo Brasil por três meses, e pelo Japão por quatro, desde a gelada Hokkaido até a última ilha do Japão, Yonaguni, onde mergulhamos nas ruínas submersas de Kaitei Iseki, uma das construções arquitetônicas mais antigas do mundo e um dos maiores mistérios arqueológicos da atualidade. De 2006 a 2008 realizamos o Nipo Cine Brasil − Mostra de Cinema Brasileiro no Japão − , apresentando produções nacionais em cidades japonesas todos os anos. Aqui no Brasil, desde 2004 produzimos o FATU − Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade −, primeiro e único festival de cinema e TV de turismo. Ele acontece todos os anos na estância turística de Socorro (SP). As inscrições estão abertas para a edição 2012. Entre uma produção e outra, embarcamos em outro projeto ambicioso: estamos produzindo um filme, que será lançado


Aventura Produções

réplica de um veleiro fenício de 600 a.C., com apoio do Museu Britânico, da Universidade de Oxford e da Royal Geographical Society. O barco, construído na Síria, nos levou ao Egito, Sudão, Iêmen, Omã, Mayotte, Moçambique, África do Sul, Ilha de Santa Helena, Ilha Ascencion, Arquipélago de Açores, Gibraltar, Tunísia, Malta, Líbano, até que finalmente retornamos á Síria, onde fomos recebidos como heróis. A viagem não foi fraca em emoções. Afinal, navegar quase 50 mil quilômetros numa embarcação desenhada 3 mil anos atrás, baseada em desenhos de vasos e em naufrágios, não é uma viagem turística qualquer.

em Londres no início de junho, sobre uma expedição de arqueologia marinha, de nome Phoenicia, projeto idealizado pelo explorador inglês Philip Beale, baseado num relato do historiador grego Heródoto, que, por volta de 450 a.C., descreve que os fenícios foram contratados pelo faraó egípcio Necho II para desvendar as terras ao sul do Egito. Por três anos eles navegaram, saindo pelo Mar Vermelho e voltando pelo Mar Mediterrâneo.

Agora o Phoenicia segue para a Inglaterra, onde poderá ser visitado em uma marina ao lado da Tower Bridge, de 2 de junho a 13 de julho, e de 22 de agosto a 30 de setembro. No Brasil, estamos construindo a primeira Casa Orgânica, totalmente sustentável, que será modelo para construções feitas com materiais reciclados como pneus e garrafas PET (www.casaorganica.org.br).”

Aventura Produções

Seguindo esse roteiro, de 2008 a 2010, navegamos numa

A expedição ofereceu oportunidade para turistas participarem como voluntários, pagando uma contribuição para o projeto. Tivemos tripulantes da Inglaterra, Estados Unidos, Latvia, Canadá, Japão, Suécia, Indonésia, Omã, África do Sul, Líbano, Síria, Austrália, Nova Zelândia, além de nós, brasileiros.

www . aventura . com . br

www . fatu . com . br

SV Abril/maio 2012

63


Gastronomia

a rota do churrasco

Shutterstock

Shutterstock

Shutterstock

no texas

A terra dos autênticos Tex-Mex

T

SV Abril/maio 2012

gastronomia

ão variado como a sua mistura de culturas, o Estado do Texas (EUA) é bastante conhecido pela sua excelente cozinha e seus moradores amigáveis. E dentro da sua culinária peculiar estão os premiados churrascos, os autênticos Tex-Mex, que são deliciosos bifes cortados à mão.

64

O Texas vem ganhando atenção nacional com a sua cozinha, e recentemente ficou conhecido como o principal destino gastronômico e por produzir pratos cada vez mais inovadores. Chefs ousados exportam suas novas ideias para restaurantes de cidades como Houston, Dallas, Fort Worth, Austin e San Antonio. Ingredientes inspirados nas tradições locais, bem como a mistura rica e diversificada de culturas, têm colocado o Texas em evidência, sendo reconhecido como uma referência culinária atualmente. Não é segredo que poucas pessoas sabem a maneira certa para se fazer um churrasco. No entanto, todos os texanos concordam que é um marco cultural de sua alimentação e uma tradição que eles gostam de compartilhar. Ao contrário de

outras regiões do Sul dos Estados Unidos, onde a carne de porco prevalece, a carne bovina é mais comum num churrasco tradicional do Texas e assim permanece desde a Guerra Civil (1861). Não importa qual é a região visitada no Texas, sem dúvida haverá um restaurante Tex-Mex nas redondezas. Fortemente influenciado pela história, o termo TexMex é uma mistura da cultura espanhola, mexicana e indiana, termo originalmente criado por tejanos quando o Texas ainda era parte do México. Hoje, os pratos continuam comuns no Estado da Estrela Solitária e pouco se afastaram de suas origens, baseandose no uso da carne, do feijão, do arroz, com uma mistura de pimentas, temperos únicos e recheando tortillas quentes de milho e farinha. A partir do Vale do Rio Grande até as Planícies Panhandle, os amantes da gastronomia podem encontrar restaurantes típicos locais servindo pratos tradicionais como tacos crocantes e apetitosos; enchiladas; nachos com uma mistura de carne, queijo e feijão frito; molho chilli com queijo; frangos grelhados;

e fatias de carne bovina temperada, todos servidos com batata chips e molho de tomate. Para muitos texanos, frango e bife frito, costeletas de porco no bafo, salgados e pão de milho são sinônimos de comida caseira que evoca uma sensação de nostalgia. Chefs e revistas de culinária tentam imitar a comida caliente e apetitosa do Texas, criada para que os vaqueiros tenham energia necessária para o trabalho pesado. Em contrapartida à carne bovina, as águas do Golfo do Texas são o lar de mariscos, caranguejos e muita variedade de peixes que são preparados de uma série de maneiras em cidades como South Padre Island, Port Aransas, Corpus Christi e Galveston Island. Cozidos, grelhados ou fritos, os frutos do mar texanos encantam o paladar. Em determinado horário, o aroma de chilli fervendo é um chamariz para os texanos, e foi proclamado pela Assembleia Legislativa do Estado do Texas como o “prato oficial” do Estado em 1977.


17:51

09/04/12

1

old_paper.pdf

SV Abril/maio 2012

O chilli é a mistura perfeita de pimentão, orégano, páprica, cominho, pimenta vermelha, carne moída, purê de tomate, alho, podendo ter variações. Suas raízes vêm do ano de 1.800 e até hoje é um prato apreciado por cowboys e cowgirls. Em novembro, acontece na cidade de Terlingua o Campeonato Internacional de Chilli, evento tradicional realizado desde 1967.

Na região Leste do Texas, predomina a culinária Cajun, que inclui ingredientes como quiabo, caranguejo, embutidos, entre outros. Estes pratos tornaram-se parte do Texas através da mistura da cultura Cajun trazida por aqueles que se instalaram no Estado vizinho da Louisiana. Esta influência pode ser vista em várias regiões e cidades, como Beaumont, Orange, Port Arthur e Houston, onde os viajantes encontram a autêntica culinária Cajun sem ter que atravessar a fronteira.

O acompanhamento perfeito para cada refeição texana é um bom vinho. E o Texas é o quinto maior produtor de vinho do país, com cerca de 220 vinícolas em todo o Estado e produzindo cerca de 1,2 milhão de garrafas por ano. O Estado abriga oito regiões de cultivo, dando ao Texas a capacidade de produzir uma lista extraordinariamente diversificada. Muitas vinícolas oferecem degustação de vinhos, lojas, quartos e café da manhã, além de entretenimento ao vivo aos visitantes, tornando-se completas atrações turísticas. As mais conhecidas são: La Diosa, Llano Estacado, as adegas de McPherson em Lubbock, Grapevine and Texas Hill Wine Country Trails, cada uma com sua própria história e charme.

Sabores fortes, picantes e adocicados são a base dessa

Shutterstock

culinária peculiar

Shutterstock

O Texas continua a ser reconhecido por seu passado histórico e agora como uma potência culinária, sendo um convite a todos conhecer sua magnífica cozinha. Para saber mais: www.traveltex.com

Shutterstock

Vinho

Cajun

Chilli

65

Lendários Para que o visitante do Texas possa conferir os melhores restaurantes da culinária típica do Estado, criamos uma lista dos mais indicados. Este é o verdadeiro Roteiro do Churrasco Texano Barbecue Cooper Black’s Barbecue Cooper’s Barbecue Cooper’s Old Time Pit Bar-B-Q Cross-Town Bar-B-Q Fushak’s Pit BBQ

Inman’s Kitchen Inman’s Ranch House Barbecue Kreuz Market Louie Barbecue Mueller Luling City Market Meyer’s Elgin Smokehouse Opie’s Barbecue

Pete Mesquite Bar-B-Que Rudy Mikeska´s R.O.’s Outpost Smitty’s Market Southside Market & Barbecue The Salt Lick


A rica variedade do Estado dO Texas em pimentas, pimentões, brócolis, coentro, frutas, legumes, queijos e frutos do mar desempenham um papel importante em

Grelhados típicos do Texas

Divulgação/Fearing’s

minha cozinha

Dean Fearing, chef do Hotel Ritz-Carlton, na cidade de Dallas, Texas (EUA)

Dean cresceu com os avós que sabiam tudo sobre comida e apreciavam os detalhes finos da culinária do Sul e

SV Abril/maio 2012

do churrasco

66

Criador do restaurante Fearing’s e de sua “elevada cozinha americana de sabores ressaltados, sem fronteiras”, o chef Dean Fearing desenvolveu um dos conceitos mais quentes de refeições no país. Chamado de “Restaurante do Ano” e “Mesa do Ano” seu restaurante tem recebido elogios do jornal The New York Times, Newsweek, Food and Wine, Texas Monthly, entre outros. Conhecido como “Pai da cozinha Southwestern” e criador de uma nova geração de profissionais e de pratos saborosos, Dean passou a vida cozinhando para os que gostam de boa comida. Depois de mais de 20 anos no The Mansion on Turtle Creek, abriu o Fearing’s em 2007 no The Ritz-Carlton de Dallas. Reflexo da sua visão pessoal, animado e confortável, apresenta definições elegantes de jantar, incluindo a experiência ao ar livre e uma popular cozinha interativa.

Filho de um taberneiro de Kentucky, cresceu com os avós que sabiam tudo sobre comida e apreciavam os detalhes finos da culinária do Sul e do churrasco e ele ainda usa esses tesouros em suas receitas. Graduado no Culinary Institute of America, Dean pode ser visto no Fearing’s vestindo a doma branca típica de chef, mas com bordados coloridos, calça jeans e botas de cowboy Lucchese. Quando não está na cozinha, fica a frente de sua banda de country The Barbwires. Vencedor do Prêmio James Beard Foundation Restaurant Award de “Melhor Chef do Sudoeste”, clientes de todo o país migram a Dallas para experimentar pratos com sua assinatura. O cardápio inclui sopa de tortilla, tacos de camarões grelhados, além de costelas ao molho de vagem, lombo de búfalo Tenderloin com molho pimenta do reino, filé com molho barbecue picante, e lagosta do Maine empanada, pratos descritos como o genuíno “sabor do Texas”.


Divulgação/Fearing’s

SV Abril/maio 2012

67

Churrasco de codorna Bob White com molho de damasco

e salada de alface iceberg com molho de gorgonzola e bacon defumado

Ingredientes

Preparo

150 g de codorna desossada e sem asas 4 colheres (sopa) de azeite de oliva Sal a gosto Molho de damasco (receita abaixo) Pimenta-do-reino a gosto 1 alface Iceberg pequena Molho de gorgonzola (receita abaixo) 100 g de bacon defumado, cozido crocante ¼ de copo de cebolinha cortada

Tempere a codorna com sal e pimenta. Em frigideira média em fogo médio, adicione o azeite. Coloque a codorna e cozinhe por três minutos. Com uma espátula de metal, vire a codorna e cozinhe por mais três minutos. Pincele a codorna com o molho de damasco. Remova as folhas da alface iceberg, apare a raiz e corte em fatias. Em quatro pratos, coloque uma fatia da alface e tempere com o molho de gorgonzola. Corte a codorna ao meio e posicione cada parte contra a alface. Por cima de tudo, jogue o bacon defumado e enfeite com cebolinha. A saber, Bob White é uma espécie de codorna nativa dos Estados Unidos, México e Caribe.

Molho de damasco

Molho de gorgonzola

2 copos de damasco seco 1 copo de cebola cortada 1 colher (chá) de pimenta jalapeño 1 colher (sopa) de alho picado 1 copo de suco de laranja fresco ½ copo de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de vinagre de malte 1 colher (sopa) de molho inglês ½ colher (chá) de molho de tabasco 1 colher (chá) de suco de limão Sal a gosto

1 copo de queijo gorgonzola moído 1 copo de leite ½ copo de creme de leite 1 colher (chá) de pimenta-do-reino 2 colheres (chá) de molho inglês Salpicada de pimenta tabasco Suco de ½ limão Sal a gosto

Misture os ingredientes em uma panela em fogo médio e deixe ferver. Diminua a temperatura e cozinhe por 20 minutos. Remova o molho e bata no liquidificador até sua consistência ficar suave. Verifique o tempero.

Em uma tigela, reúna todos os ingredientes e misture com vigor. O resultado deve ser uma textura cremosa, com apenas alguns pedacinhos de gorgonzola. Você também pode usar um misturador de mão para mexer bem o molho.


hotéis dando

verdadeiros shows

A

LE RÊVE

maior cidade do Estado americano de Nevada, Las Vegas (EUA), é mundialmente conhecida por seus cassinos, que atraem turistas do munto inteiro. É também a capital mundial do entretenimento, e já foi palco de espetáculos de grandes ícones da música, dentre eles o rei do rock, Elvis Presley, e estrelas como Frank Sinatra, Liza Minelli e Madonna. E até hoje os grandiosos hotéis de Vegas são palco de grandes produções musicais com apresentação dos maiores artistas do mundo. Vamos comprar nossos ingressos?

De março a julho de 2012 Hotel Wynn

De junho a julho de 2012 Caesars Palace

68

E.O./Shutterstock.com

SV Abril/maio 2012

Cultura

Uma das artistas mais populares de todos os tempos faz um espetáculo glamouroso, dirigido pelo produtor Ken Ehrlich. O novo show, também no Coliseu do Caesars, que recebeu elogios de críticos e fãs, é definido como uma apresentação visualmente deslumbrante.A cantora já vendeu mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo, e recebeu mais de mil prêmios, entre eles o Grammy, por Gravação do Ano, e Melhor Performance Pop Vocal Feminina, pelo clássico “My Heart Will Go On”, do premiado filme Titanic (1997).

Tito Wong/Shutterstock.com

CELINE DION

Espetáculo definido como maravilha das águas, Le Rêve, no Hotel Wynn, retrata o colorido das águas com personagens belas e míticas. A experiência começa quando você entra no teatro e percebe que este não é um local qualquer. O teatro circular, de 1.608 lugares, está situado em torno de uma piscina de 68 metros de diâmetro e 27 metros de profundidade. Durante o show, ginastas, acrobatas e atletas do nado sincronizado aparecem de todos os ângulos, por vezes ascendentes da água que desce do teto ou correndo pelo teatro e ao lado do público. Uma chuva cai do teto, sufocando o anel de fogo e revelando mulheres bonitas. Em seguida, homens que parecem se materializar a partir da água. Um dos pontos altos do show é um número de tango realizado com atletas do nado sincronizado na piscina e dançarinos de tango na plataforma. O espetáculo oferece ainda muitos outros momentos surpreendentes.


De março a dezembro de 2012 Cirque Du Soleil

Helga Esteb/Shutterstock.com

A turnê mundial revela o talento artístico de Michael Jackson diante dos olhos do público, com uma fusão eletrizante de recursos visuais, música, dança, circo e fantasia que mergulha o espectador no mundo criativo do Rei do Pop. O show captura a essência da alma e a inspiração do astro, celebrando um legado que continua a transcender gerações. A base para o show são as músicas de Michael em performances inesquecíveis do cantor. E em Vegas, o Cirque du Soleil apresenta mais sete shows: “O”, Cris Angel Believe, KÀ, The Beatles Love, Mystère, Viva ELVIS e Zumanity.

BLUE MAN GROUP

ELTON JOHN

Setembro de 2012 Venetian Resort Hotel Casino

De abril a maio de 2012 Caesars Palace

O teatro do Venetian Resort Hotel Casino abrirá suas portas para o grupo formado por três personagens enigmáticos, carecas e azuis, conhecidos por suas premiadas produções teatrais, que os críticos descrevem como inovador, hilariante, estonteante e poderoso. As performances envolvem o público por meio de uma experiência que combina teatro, música percussiva, efeitos, arte e ciência. Sucesso pelo mundo todo, agrada a todas as faixas etárias.

O cantor e compositor volta aos palcos do Caesars Palace com um show totalmente novo, o The Million Dollar Piano, para uma temporada de 16 shows. As apresentações marcam o retorno do artista ao teatro após três anos. Elton está acompanhado por sua banda e mostra os clássicos de seu repertório, como o single mais vendido de todos os tempos, “Candle in the Wind”, com 37 milhões de cópias.

SV Abril/maio 2012

MICHAEL JACKSON THE IMMORTAL

anyamuse/Shutterstock.com

MICHAEL JACKSON THE IMMORTAL

Featureflash/Shutterstock.com

69


Agenda

Abril/Maio 2012

DATAS E EVENTOS IMPORTANTES

06.abril 08.abril 21.abril 22.abril 28.abril 30.abril 01.maio 05.maio 06.maio 10.maio 13.maio 14.maio 18.maio 31.maio

Paixão de Cristo Páscoa Tiradentes Dia do Agente de Viagens/ Descobrimento do Brasil/Dia do Planeta Terra/Dia da Comunidade Luso-Brasileira Dia do Cartão-Postal Dia do Ferroviário Dia do Trabalho Dia do Expedicionário Dia do Cartógrafo Dia do Guia de Turismo Dia das Mães Dia do Seguro Dia Internacional dos Museus Dia do Comissário de Bordo

72

04.abril 08.abril 13.abril 21.abril 20.maio

Marília (SP)) Cuiabá (MT) Fortaleza (CE) Brasília (DF) Palmas (TO)

Shutterstock

SV Abril/maio 2012

ANIVERSÁRIOS DE CIDADES


10.a13.abril 11.abril 13.e14.abril

Travel Week (São Paulo, SP)

Shutterstock

FEIRAS E EVENTOS SOBRE TURISMO

Encontro Braztoa (Rio de Janeiro, RJ) TREND NO ESTANDE 39 35ª Feira de Turismo da Aviesp - Aviestur (Campos do Jordão, SP) TREND NO ESTANDE 1

13.abril Salão Paranaense de Turismo (Curitiba, PR) 18.e19.abril 3º Encontro Comercial UGART (Porto Alegre, RS) 18.a20.abril China Outbound Travel & Tourism Market (Pequim, China) 18.a21.abril Adventure Sports Fair (São Paulo, SP) 19.abril Centro-Oeste Tur (Goiânia, GO) 21.a25.abril Pow Wow (Los Angeles, EUA) 30.abril a 03.maio Arabian Travel Market (Dubai, Emirados Árabes) 12.a15.maio INDABA (Durban, África do Sul) 13.maio 15º Encontro Afro-Étnico Brasileiro (Belo Horizonte, MG) 15.maio Visit USA (São Paulo, SP) 18.maio Visit USA (Rio de Janeiro, RJ) 19.maio IV Festa do Vinho (Catas Altas, MG) 19.a28.maio Festa do Milho (Patos de Minas, MG) 21.a25.maio Workshop Hotelbeds Americas (Punta Cana, República Dominicana)

22.a24.maio IMEX (Frankfurt, Alemanha) 23.a25.maio Equipotel Nordeste (Recife, PE) 25.a27.maio BNT Mercosul (Penha, SC) 26.maio a 04.junho Festa do Divino (Diamantina, Serro, Sabará e Belo Horizonte, MG)

73 SV Abril/maio 2012

Abril/Maio 2012


TREND participa da Braztoa...

Recém-associada à Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) na categoria Operadoras de Turismo, a TREND participou do 37º Encontro Comercial Braztoa, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Durante o evento, foram distribuídos materiais desenvolvidos especialmente para os agentes de viagens e profissionais do setor, reforçando os produtos para os Estados Unidos, que também estavam com vários destinos presentes na feira.

...e invade os Estados Unidos

Simone Araújo e Gabriela Cavalheiro com representANTE de NY

stevan lekitsch com representantes do texas

Com a parceria da Tourico Holidays, Tam, dos escritórios de representação de Orlando e Las Vegas, da rede Caesars de Hotéis e Entretenimento, da rede SeaWorld de Parques e Entretenimento e da rede Premium de Outlets, a TREND promoveu uma semana temática sobre os principais destinos do país norteamericano. A ação teve início no 37º Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e contou com uma Sales Blitz por diversas cidades do país, com promotores uniformizados, distribuição de brindes, folhetos especiais com pacotes e hotéis, além de anúncios exclusivos para Las Vegas, Los Angeles, Miami, Nova York, Orlando e São Francisco. O objetivo é aumentar ainda mais a venda de pacotes para esses destinos. Fotos: Arquivo TREND

76

A TREND participou da 35ª edição da Aviestur nos dias 13 e 14 de abril, em Campos do Jordão (SP). A feira foi promovida pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo), entidade que possui hoje mais de 300 agências associadas. O evento teve a participação de mais de 4 mil profissionais da área, provenientes de pelo menos 90 municípios do interior de São Paulo, além de São Paulo (capital), Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Arquivo TREND

SV Abril/maio 2012

TREND NA AVIESTUR 2012

participação da trend na aviestur 2011


Paralamas do Sucesso fará show no 14º Workshop TREND

WORKSHOP TREND 2012

Divulgação

Está confirmado! O grande show de encerramento do Workshop TREND será feito pelo grupo de rock nacional Paralamas do Sucesso. O megaevento reúne expositores, palestrantes renomados, treinamentos diversos, e os agentes ainda concorrem a um carro zero-quilômetro. As inscrições para o workshop, que acontecerá no dia 29 de setembro no Bourbon Atibaia Spa Resort, em Atibaia (SP), começam a partir do dia 2 de julho. Para participar, basta entrar no site e fazer sua inscrição.

www.workshoptrend.com.br ATIBAIA/SP

29/SET

BOURBON SPA RESORT ATIBAIA Fotos: Arquivo TREND

Divulgação do São João em São Paulo teve apoio da TREND A promoção do destino São Luís (MA), realizada no restaurante Chácara Santa Cecília, em São Paulo (SP), foi um sucesso e marcou o lançamento oficial da programação de São João na capital maranhense. Contou com a presença de cerca de 200 agentes de viagens da cidade paulista e a participação do secretário de Turismo de São Luís, Liviomar Macatrão; Daniel Santos, vicepresidente Comercial da TREND Operadora; Guilherme Marques, presidente da ABAV-MA; e Juliana Negri, da Negri Concerts. O local foi decorado com elementos da cultura maranhense, com muitos cocares, penas e fitas coloridas, e teve a apresentação do grupo maranhense de música e danças folclóricas Lamparina, com comidas típicas e bebidas do Estado.

promotores trend durante o evento

Fotos: Arquivo TREND

SV Abril/maio 2012

77


Participação de LUPPA no Fórum Panrotas Luis Paulo LUPPA, diretor-presidente da TREND, participou pelo segundo ano consecutivo do Fórum Panrotas, ao lado de Peter Long, presidente e CEO da TUI Travel PLC, e Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotéis & Resorts e conselheiro de administração da CVC. Os gigantes nacionais e internacionais estiveram reunidos pela primeira vez no Brasil fazendo o painel com o tema: “Um encontro entre megaempresários. Revelações de planos e investimentos no mercado brasileiro e na América Latina”. Todo o debate girou em torno da validação de processos online e da importância dele para o turismo (principalmente brasileiro) em relação ao agente de viagens, e das recentes fusões e aquisições no mercado turístico. Fotos: Arquivo TREND

Participação de Luppa no Fórum Panrotas 2012

SV Abril/maio 2012

ESPACO TREND

Força Interna de Vendas agora é também internacional

78

O FIVE (Força Interna de Vendas), equipe representada pelos seis animais mais ferozes e temidos da selva (leão, elefante, búfalo, leopardo, rinoceronte e tigre), ganha dois reforços: o lobo e a águia. Essas duas novas equipes formarão o FIVE englobando também os produtos internacionais da operadora, que têm como missão atender todas as necessidades e brigar com todas as garras pelas melhores opções para os agentes de viagens. ANOTE O NOVO E-MAIL PARA ATENDIMENTO SOBRE RESERVAS EM HOTÉIS INTERNACIONAIS E SEGURO-VIAGENS: hotelinternacional@trendoperadora.com.br. Este e-mail atende a alterações, cancelamentos e informações adicionais.


SV Abril/maio 2012

79

Primeira operadora sulamericana associada ao WTTC David Scowsill, CEO e presidente da World Travel & Tourism Council (WTTC), organização internacional de executivos do ramo de viagens, veio ao Brasil com a missão de convidar empresas da América do Sul a integrarem o conselho da WTTC, pois ainda não havia nenhuma associada à entidade. Luis Paulo LUPPA, diretor-presidente da TREND, foi um dos convidados e aceitou o convite, fazendo com que a operadora se torne a primeira companhia de turismo sul-americana a ingressar na entidade, que é formada por líderes dos maiores e mais importantes grupos de turismo do mundo. É a TREND marcando presença!

Operadora americana premia TREND

Arquivo TREND

A operadora americana Tourico Holidays premiou a TREND Operadora como sua maior vendedora em 2011. O prêmio foi recebido por Daniel Santos, vice-presidente comercial da TREND, em reconhecimento ao crescimento de vendas dos destinos, pois, em 2011, a operadora aumentou em 68% suas vendas de produtos Tourico em relação a 2010. Já em janeiro de 2012 houve um crescimento de 115% em relação ao mesmo mês em 2011.

daniel santos, Vice-Presidente Comercial, com prêmio da tourico

Para homenagear todas as suas mulheres (mais de 380), atendentes, copeiras, responsáveis por limpeza, supervisoras, gerentes e diretoras, a operadora presenteou todas elas com uma lembrança pra lá de especial: item de primeira necessidade para toda ala feminina, um estojo com pincéis para maquiagem personalizado com o logotipo da TREND. É o reconhecimento do valor e da importância das mulheres!

Fotos: Arquivo TREND

Colaboradoras são presenteadas no Dia Internacional da Mulher

colaboradoras exibindo brinde: pincéis maquiadores


SV Abril/maio 2012

ESPACO TREND

onde estamos?

ESPACO TREND

80 Para que você, agente de viagens, nunca se sinta sozinho, a revista Segue Viagem traz, a partir desta edição, o mapa do Brasil com os nomes e contatos de todos os executivos de Vendas da TREND Operadora. Com ele, você vai poder falar com qualquer um de nossos colaboradores em qualquer lugar do país, que sempre será atendido. O mapa está em ordem alfabética, primeiro por estado, e depois por cidade dentro de cada estado. Para padronizar, abaixo da foto de cada executivo está o seu nome e seu cargo. Por sua vez, ao lado da foto você vai encontrar o telefone direto do executivo e abaixo o endereço de e-mail. Vale lembrar que no endereço de e-mail consta apenas a parte antes do símbolo de arroba (@), pois todos os e-mails da TREND Operadora possuem o padrão @ trendoperadora.com.br. Entrem em contato, agentes!


SV ABRIL/mAIO 2012


o ã aç

r u ug

Ina

Diárias a partir de

Um dos mais belos pólos turísticos do Brasil acaba de ganhar um novo hotel.

135

,00

e!

APTO. SINGLE

tem um novo parceiro!

O Hotel Ritz é o mais novo hotel da encantadora e apaixonante cidade de Maceió.

Aproveit

A

Promoção de lançamento exclusiva pela TREND: Reserve 4 noites e ganhe city tour + transfer in/out. Válido até 31 de julho.

Com arquitetura moderna e ótima infraestrutura, o Hotel Ritz possui suítes personalizadas. Para o público corporativo, apartamentos equipados com módulo de trabalho. Para long stay, unidades equipadas com cozinhas compactas. E para famílias com crianças, apartamentos Family com duas camas de casal. Além de piscinas, sauna, fitness, loja de conveniência, internet wi-fi, e bar e restaurante com o melhor da gastronomia regional.

Tudo isso para que os hóspedes tenham a melhor experiência de hospedagem na capital alagoana.

Reservas Nacionais: São Paulo 3123 0333 | Outras Cidades 0800 770 8555 Reservas Internacionais: São Paulo 3041 7501 | Outras Cidades 0800 773 7557

www.trendoperadora.com.br

Revista Segue Viagem Edicao 10  

Revista Segue Viagem Edicao 10

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you