Revista Segue Viagem - Edicao 08

Page 26

Destino NACIONAL em alta

As belezas naturais da região e a enorme variedade de peixes atraem para o Amazonas um número cada vez maior de visitantes que têm a pescaria como principal objetivo. É importante lembrar que a pesca predatória é proibida, como também é restrita a pescaria no período da piracema (época da desova), entre os meses de dezembro e fevereiro. Algumas espécies são comuns nos rios da região: tucunaré, dourado, tambaqui, pescada e destaque para a piranha. As piranhas são peixes carnívoros de água doce, muito rápidos e vorazes, predadores e com mandíbulas fortíssimas e comportamento agressivo. São parentes próximos dos pacus e facilmente confundidos quando pequenos. A pesca desse peixe é uma atração turística comum na Amazônia.

SUDAM No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada “Amazônia Legal”, definida a partir da criação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em 1966.

Robervaldo Rocha

Pesca

Manaus Localizada na região Norte do Brasil, à margem esquerda do Rio Negro, é o portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta. Convive com um extraordinário estoque de recursos naturais, um banco genético de inestimável valor e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo. Privilegiada pela posição geográfica, a cidade destacase pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental, dando exemplo de compromisso e responsabilidade. O ecoturismo assume um papel de destaque, sinalizando novos caminhos para a autossustentabilidade da região, onde história e modernidade convivem harmoniosamente. Luminosa e grandiosa, é o maior destino de turistas da Amazônia, oferecendo uma ampla rede hoteleira, incluindo diversos hotéis de selva em sua região metropolitana, que atrai milhares de praticantes do ecoturismo. A região recebeu o prêmio de melhor destino verde da América Latina durante a feira de turismo World Travel Market de Londres, em 2009.

26

Robervaldo Rocha

Com lanternas superpotentes, guias locais levam os turistas para a focagem de jacarés. Na beira do rio, com a lanterna, os olhos dos jacarés se iluminam. Nesse momento é preciso ficar em silêncio para não espantá-los. É o momento em que o barqueiro mergulha em cima do jacaré, os pequenos, e o traz para dentro do barco, para que os visitantes possam acariciá-lo, sentir sua pele e conhecê-lo bem de perto. Na região existem várias espécies, mas a em maior número e mais conhecida é o jacaré-açu. Vale ressaltar que, após o contato com o jacaré, o mesmo é devolvido para a água.

Teatro Amazonas

Shutterstock

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Focagem de Jacarés

Inaugurado em 1896, no auge da época da borracha, é o principal Patrimônio Artístico e Cultural do Estado do Amazonas. Apesar da predominância de elementos neoclássicos, o edifício tem vários outros estilos que o caracterizam como uma obra eclética, com materiais e artistas trazidos da Europa, como Domenico de Angelis, Giovani Capranesi e Crispim do Amaral. Tombado como patrimônio histórico em 1965, e restaurado em 1990, hoje com mais de 100 anos, tem capacidade para 681 pessoas na plateia e nos três andares de camarote.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.