Page 1

Distribuição Gratuita - Agosto/setembro 2011 - edição 6

E D S A T S E F m DE ANO

FI

certo para O momento melhores as se vender do mundo do país e

PARCERIA ADVANCE une-se à TREND e REXTUR para oferecer mais BETO CARRERO Alex Murad conta o que fez para tornar o parque um ícone brasileiro

COSTA OESTE DOS EUA Las Vegas, Los Angeles e São Francisco: pura diversão!

SPAS Verdadeiros complexos de relaxamento e beleza


PREÇOS GARANTIDOS. CONFIRMAÇão imediata!

PARIS/FRANÇA



Ibis Alessia Montparnasse Café da manhã

10x

255

USD A partir de: Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque

,00



Concorde Montparnasse Café da manhã

10x

309

USD A partir de: Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque

,10

Mercure Gare De Lyon Café da manhã

10x



269

USD A partir de: Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque

Pullman Montparnasse Café da manhã

10x

,00



314

USD A partir de: Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque

,00

Condições gerais: Tarifas acima mencionada por pessoa em USD; Parcelamento somente com cartão de crédito em 10x sem juros (Mastercard, Visa, American Express e Diners); Não inclui Taxas de Embarque; Preço calculado voando São Paulo / Paris / São Paulo, (Bloqueio de grupo não permite reitineração ou alteração de datas), consulte adicionais para saídas das cidades CWB, JOI, LDB, RIO, BHZ, FLN, MGF, UDI, GYN, VIX, BSB, CGR, IGU, POA, CGB, PMW, SSA, AJU, MCZ, JPA, REC, THE, FOR, NAT, BEL, MAO; Os traslados e passeios serão oferecidos de forma regular; Lugares limitados e sujeitos a disponibilidade; Tarifas sujeitas a alteração sem prévio aviso.


n o l l i e rév

em

paris

VOANDO

TODOS OS PACOTES INCLUEM:

Passagem aérea ida e volta Airfrance + 6 noites de hospedagem com café da manhã + Traslado Aeroporto/Hotel/Aeroporto + City tour panorâmico + Tour de compras Chic Outlet - La Vallee + Seguro viagem Internacional + Assistência local em português. Saídas 26 e 27/12/2011.

Concorde La Fayette Café da manhã

10x



318

USD A partir de: Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque

Le Méridien Etoile Café da manhã

10x

,00



Crowne Plaza Republique Café da manhã

10x

319

USD A partir de: Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque



323

USD A partir de: Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque

,00

Acesse o hotsite para mais informações:

www.trendoperadora.com.br/fimdeanonatrend

Reservas Nacionais: São Paulo: 3123 0333 | Outras cidades 0800 770 8555 Reservas Internacionais: São Paulo: 3041 7501 | Outras cidades 0800 773 7557

,00


editorial

Palavra do Presidente

A

migos, definitivamente esta edição é festiva. Nos preocupamos com o timing certo das informações e fundamentalmente com a informação recheada de conhecimento e uma sensação gostosa de notícia boa. Apesar das festas de fim de ano começarem com a palavra fim, tudo para cada um de nós aqui na Trend é um grande começo. Pela primeira vez estamos centrados em propiciar aos nossos agentes de viagens uma experiência diferenciada em termos de produtos empacotados para o sucesso. Quando muito se fala em preço, nós continuamos focados na capacidade do novo, de ofertar a possibilidade de surpreender, afinal de contas, o fim do ano de 2011 jamais voltará, é único. E para fatos únicos, experiências únicas. São algumas ofertas muito especiais, mas indiscutivelmente Paris nos chama a atenção pela sua capacidade de acomodar sentimentos com um simples olhar. Eu diria que é impossível pensar em Paris e não se sentir envolvido num sentimento mais fraternal, mais romântico ou no mínimo mais harmônico. No caminho de atender a todas as expectativas e necessidades dos nossos clientes, estamos literalmente iniciando uma nova fase, ou seja, fazendo diferente, do jeito do agente as coisas que a gente gosta. Esta é o tipo da edição que vale a pena saborear cada página e ler e reler cada matéria, porque é uma verdadeira viagem. Falando em festa, nosso workshop está chegando. Dia 1º de outubro estaremos reunindo mais de 7 mil agentes de viagens em Atibaia para uma grande consagração de conhecimento, novidades, entretenimento, surpresas e, claro, o super show do Capital Inicial, isso sem falar na possibilidade de inúmeras trocas que teremos de Norte a Sul do país com o mundo do turismo. Bom demais! Uma boa leitura a todos.

Luis Paulo LUPPA Diretor-presidente

Expediente A revista Segue Viagem é uma publicação da TREND Operadora. Internet: www.trendoperadora.com.br. Tiragem: 10.000 exemplares. Projeto gráfico e Diagramação: Tatiana Barboza. Editor e Jornalista Responsável: Stevan Lekitsch (MTB 36.017 SP) imprensa@trendoperadora.com.br. Revisão: Jussemara Varella. Impressão: W Gráfica. Colaboradores: Alessandra Assad, Alexandre Camargo, Dr. Amaury Simoni, Helcio Honda, Mário Braga, Maurício Góis, Nilda Brasil e Raul Candeloro. Marketing - Diretora: Ana Kuba. Assistente: Talita Andrade. Mailing: Hellen Mendes. Equipe de Redação e criação: André Torres, Fernando Figueiredo, Paulo André Calazans, Rosimeire Raven, Thaise Salzgeber e Ulysses Badain. Foto da capa: montagem banco de imagens Shutterstock. Créditos de Fotos: Banco de imagens, Shutterstock, divulgação, arquivo Mercado&Eventos e Arquivo TREND. As demais fotos estão com o devido crédito do fotógrafo. Para anunciar nesta revista, entre em contato com a nossa área comercial: publicidade@trendoperadora.com.br. Distribuição gratuita. www.revistasegueviagem.com.br.


Vitamina/A

Conheça o hotel Business Class que fará da sua viagem de negócios um sucesso. • 154 apartamentos

• Centro de convenções para 250 pessoas

• Restaurante e lobby bar • Piscina e fitness center • Uma equipe totalmente preparada para atender suas necessidades Venha estar em contato com todas as riquezas que Salvador pode oferecer.

Av. Professor Magalhães Neto, s/nº - Loteamento Aquárius Bairro: Pituba – Salvador – BA - Brasil Hotéis Business Class em: Belo Horizonte | Lagoa dos Ingleses – Alphaville | Guarulhos São Paulo | Rio de Janeiro | Manaus | Santiago do Chile.

Central de Reservas Brasil: São Paulo: 11 3004-0404 • Demais Localidades: 0800 722 0404 www.caesarbusiness.com


editorial

Conselho de Amigo palavra dos conselheiros Estamos sempre pensando à frente. Seja na nossa parceria, pois a TREND foi a primeira a estar ao lado dos agentes de viagens; na tecnologia, foi uma das primeiras operadoras a ter um sistema 100% online; na inovação, uma das primeiras a estar na internet e no Twitter; ou no pioneirismo, oferece sempre soluções pensando no futuro. E é isso que oferecemos nesta edição. Um olhar para o futuro. Já antecipando as vendas para 2012, trazemos sugestões e dicas sobre pacotes para o Natal e o Réveillon, para o agente de viagens não ficar na mão de última hora. O momento de reservar espaços e pacotes é agora, e por isso estamos chamando a atenção para os destinos e ofertas. E, nas demais páginas, destinos imperdíveis para quem quer se divertir ao máximo e fugir do estresse do dia a dia, variar as opções e sair dos roteiros óbvios. A TREND é líder no mercado corporativo, mas temos a clara noção que os executivos brasileiros também sabem se divertir, seja nas férias, seja nos momentos com a família, e trazemos dicas preciosas para quem quer vender diversão para eles. Afinal, nem só de trabalho vive o homem. Também precisamos de momentos divertidos, e diversão, é com agente! Boa leitura!

José Anjos

Diretor-conselheiro

Washington Preti Diretor-conselheiro


Ruína Maya, em Tulum

Catedral de San Rafael, em San Miguel de Allende

vai vender méxico?

Shutterstock

Stockxpert.com

Shutterstock

Arquivo TREND

consulte a Trend. são mais de 1.200 hotéis e diversos serviços disponíveis. os melhores resorts e as principais redes hoteleiras.

central do carro Feiras e Grupos receptivo seguro viagem lazer atendimento 24 horas e trilíngue reservas 100% online Reservas Internacionais: 55 11 3041.7501 | 0800 773 7557

www.trendoperadora.com.br

Shutterstock

Shutterstock

Shutterstock

Shutterstock

Farol, em Playa del Carmen


AGENTE FALANDO

Cases de sucesso Cases de sucesso Cases de a vez Agente da vez Agente

sucesso Cases de sucesso Cases ‘São` Felipe, já peguei o voucher no portal da TREND e mandei

opinião

do leitor

para o cliente. Se todos que trabalhassem em turismo fossem tão eficientes, esforçados e maravilhosos como você, seria bem mais agradável trabalhar com esse segmento! Muitíssimo obrigada! A mensagem acima foi enviada no dia 9 de maio (uma segunda-feira) ao atendente do Departamento Nacional da TREND, Felipe Kudamatsu, após ele enviar o voucher para a agência confirmando reserva no Hotel Transamérica Faria Lima para um cliente da mesma que vinha de Macaé (RJ) a trabalho a São Paulo (SP) num período crítico em que não havia vagas em nenhum hotel da cidade. Por meio de uma manobra operacional interna, Felipe conseguiu um apartamento exatamente no hotel que o cliente queria, fazendo com que ficasse satisfeito e bem acomodado, sem a necessidade de se buscar outra opção.

Parabéns pela iniciativa! Belíssima e completa publicação, que certamente irá aproximar cada

Trabalhar com Turismo é transformar sonhos em realidade. nesta profissão por tantos anos, procuro

vez mais a família

no mercado empresas parceiras que venham a acrescentar

Trend. Continuo

estrutura à minha prestação de serviço. E meu elo com uma

acompanhando com

empresa torna-se muito mais forte à medida que passo por apertos e encontro total apoio, boa

interesse a revista.

vontade e profissionalismo para resolvê-los,

Hélio Grínberg

permitindo uma rápida solução e transmitindo

Gerente Geral do Grínberg Village Hotel Socorro – SP

ao cliente a segurança de que, onde quer que ele esteja, nossa agência estará junto. E A TREND vem se aprimorando em dar soluções. Meus agradecimentos ao ‘São’ Felipe, que fez o milagre de achar um apartamento num período de vários eventos na cidade e após mobilizarmos todos na agência com inúmeras ligações interurbanas.

Iris Mitiely Atendente de Vendas AL Viagens e Turismo Rio de Janeiro – RJ

da vez Agente da vez Agente da vez Agente Nome: Fernanda Priscilla Graupen. Idade: 29 anos. Trabalha na: Corps Agência de Viagens e Turismo Ltda. Localizada na cidade de: São Paulo (SP). Cargo: consultora de viagens. Estado civil: solteira. No turismo desde: 2000. Começou trabalhando como: agente de viagens. Na sua área gosta mais de: emitir passagens. Destino favorito: Brasil. Destino mais pedido: Rio de Janeiro (RJ). O maior desafio para o turismo no Brasil: melhorar a infraestrutura dos principais destinos, aumentar o transporte de alta capacidade, como aeroportos, trens e ônibus, melhorar e ampliar a rede hoteleira, treinar o receptivo para receber bem os turistas sem explorá-los e utilizar da melhor maneira possível, de forma consciente, os recursos naturais que temos em abundância.


68

Inscrições no Workshop, café da manhã, promoções e Amigos da TREND

44

ESPAÇO TREND

64

Subiu e desceu em montanhas-russas? Como não passar mal depois

42

SaÚde

60

Cervejas com sabores inusitados estão cada vez mais em alta

58 38

CONSUMO

30

A hora e a vez dos alimentos e da culinária saudáveis

56

GASTRONOMIA

22

Guilherme Mendes é o engenheiro que virou mapa

54

EXPERIÊNCIAS DE VIAJANTE

14

O mar de produtos de todo o mundo no Duty Free Shop Puerto Iguazú

10

CURIOSIDADES

Um hotel com montanha-russa dentro e outro com aulas de pôquer

HOTEL INTERNACIONAL EM DESTAQUE Entrevista

Toda a diversão da Costa Oeste dos Estados Unidos

DESTINO INTERNACIONAl EM ALTA

A união da Advance com TREND e Rextur, e os serviços de receptivos

Parceria

Locais cheios de relaxamento e bem-estar: o mundo dos spas

Atendendo Bem

Um resort ecológico, um hotel flutuante e diversão para crianças

HOTEL NACIONAL EM DESTAQUE

Conheça as costas mais procuradas da Bahia: do cacau e do dendê

DESTINO NACIONAL EM ALTA

A TREND tem os melhores destinos para as vendas de Natal e Réveillon

Novidades

Fábulas, lições, lembranças e histórias sobre tecnologia e comunicação

Colunistas

Alex Murad conta como alavancou o Beto Carrero World

Sumário

49

70


ENTREVISTA

D

lZ anie

imm

erm

ann

x d do e l A ura m ero M boo arr e o to C Be orld W

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

nte e O preside ovidades n ncou a ela v v re ala que o m par co da aior om tico á na tem ati l rica é am

10

P

oucas palavras e muita ação é uma ótima combinação para definir o empresário Alex Murad, presidente do Beto Carrero World, que herdou, além do empreendimento do pai, Sérgio Murad, o famoso Beto Carrero, o desafio de continuar realizando sonhos de crianças de 4 a 80 anos. Alex não é artista nem conhecido, mas carrega o mesmo espírito empreendedor do pai e uma incrível visão de futuro para um jovem empresário de apenas 31 anos de idade que todos os dias está presente, de maneira atuante, em vários setores do parque, dando suas opiniões e participando das decisões. Ele já fazia parte da empresa dedicando-se principalmente à área artística, e em apenas três anos à frente da presidência do Beto Carrero World, hoje considerado o quinto maior parque temático do mundo, Alex comanda mais de 1.200 colaboradores diretos e indiretos. Em entrevista exclusiva para a revista Segue Viagem, Alex conta como foram esses três anos longe de seu pai e o que pretende para o parque Beto Carrero World nos próximos anos.

Sua entrada na presidência foi significativa para a história do Beto Carrero World, que este ano completa 20 anos de existência. Nesses anos em que esteve à frente do parque, a visibilidade dele pelo país e seu crescimento foram suntuosos. A que atribui esse sucesso? Quando assumi a presidência, em 2008, fiz questão de dar continuidade aos projetos iniciados durante a gestão de meu pai, um homem de muita visão. Estamos colhendo bons frutos de todos os investimentos realizados nos últimos anos e também trabalhamos muito para garantir


SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

11

Estamos colhendo bons frutos de todos os investimentos que nosso público sempre encontre novidades a cada visita. Investimos em novas atrações, revitalizamos várias áreas do parque e focamos em ações de marketing e mídia.

realizados nos

Em 2010 recebemos 1,2 milhão de visitantes. Este ano pretendemos atingir a marca de 1,5 milhão. Em 2012 nossa meta será 1,8 milhão de visitantes.

últimos anos

Para atingir esses números, ultimamente estão sendo feitos acordos com agências de viagens e operadoras (como a TREND) para aumentar o fluxo. Qual a estratégia? A estratégia é divulgar o parque para o consumidor final como um dos maiores destinos da América Latina. Nós temos total consciência de que nosso maior divulgador é o próprio público, que vem ao parque, gosta e indica aos amigos. Esse mesmo público que, tempos depois, retorna movido pelas boas lembranças e também pelas constantes novidades.

O parque tem tido um aumento de visitantes de cerca de 30% ao ano desde sua entrada no cargo. Como conseguiu que esse crescimento fosse constante passando por crises mundiais e até mesmo problemas climáticos locais? Estamos indo ao encontro do nosso público. Estamos presentes em feiras e eventos por todo o Brasil, nas mídias sociais, em ações de marketing diretas e também por meio de veículos de comunicação de massa. Realizamos pesquisas mensalmente e o feedback dos visitantes ajuda a direcionar e aprimorar nossos projetos. Qual o número de visitantes do parque em 2010? E quais as metas futuras?

Daniel Zimmermann

Nos últimos anos também foram realizados projetos de melhoria de pavimentação e acessibilidade. Vias foram asfaltadas, brinquedos foram adaptados para oferecer mais conforto e inclusão. Além disso, temos feito investimentos na qualificação de nossos colaboradores, para que estejam cada vez mais preparados para receber bem o nosso visitante.

A inauguração da montanharussa Fire Whip e dos espetáculos Extreme Show e O Sonho do Cowboy foram grandes novidades do parque ultimamente. Em matéria de atrações, vem mais por aí para o final de 2011? Este ano já revitalizamos a Vila Germânica e diversas áreas e atrações do parque, inauguramos um aviário com mais de 150 aves e uma superpista de motocross, que foi projetada por Justin Barclay, responsável pelas pistas da Youthstream (organizadora do Mundial de Motocross). Ela recebeu o Superliga


ENTREVISTA

Este ano o Beto Carrero World vai inaugurar a Ilha das Trevas, em setembro, como diferencial de

12

Divulgação

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

terror

Este ano o Beto Carrero World vai inaugurar a Ilha das Trevas, em setembro, como diferencial Dia 11 de dezembro acontece o 500 de terror, como já fazem outros Milhas Granja Viana aqui no parque parques nacionais há alguns e, além destas atrações, teremos anos. Como será a atração? Há surpresas empolgantes que marcarão uma expectativa de aumento de as comemorações dos 20 anos. público durante esse período? O Beto Carrero World foi Em 2009 demos início aos eventos um dos primeiros parques noturnos. Este ano a Ilha das Trevas nacionais a incluírem shows estará de volta ao parque nos meses (hoje são seis) com atores e de agosto e setembro. O público megaproduções, abrindo um pode esperar grandes efeitos de luz e sonoplastia, maquiagens incríveis, precedente interessante para figurinos e máscaras de arrepiar. os outros parques do país. Aprisionados em uma ilha, criaturas Shows desse tipo atraem mais invadem um imenso labirinto. A atração público? acontece logo após o pôr do sol, o que A diversidade de opções de lazer para a torna ainda mais assustadora. a família sempre foi a nossa marca. Os O parque possui projetos de shows eram uma paixão de meu pai e que responsabilidade social e eu também aposto. Antes de assumir a ambiental, como o Projeto presidência do parque também estive por Natureza, o Instituto Beto muitos anos à frente da diretoria artística do Beto Carrero World. Posso dizer que Carrero, entre outras ações doou uma muita gente vem até aqui em busca de (recentemente adrenalina, mas muitas pessoas procuram viatura para o município a diversão longe das montanhas-russas. de Penha, onde se localiza), Muitos preferem se emocionar com a atitude na qual as grandes performance dos artistas a ter de encarar empresas estão cada vez mais os brinquedos radicais. Nosso objetivo engajadas. Qual o objetivo é garantirmos diversão não só para os desses projetos? adolescentes mais corajosos. Desde a inauguração do parque, ele foi Essas atrações (total de 85) muito bem acolhido pela comunidade. e shows demandam um alto Essas ações são uma forma de reconhecimento e valorização pelo investimento inicial e uma respeito e consideração que as pessoas manutenção constante. De da região sempre agregaram ao parque onde vem toda essa verba? e também ao próprio Beto Carrero, por Todo faturamento é reinvestido quem tinham muito carinho. Assim que em novas atrações, manutenção e soubemos da necessidade da viatura, melhoria do parque todo. decidimos fazer a doação, pois a polícia Brasil de Motocross no mês de junho e temos planos para abrigar circuitos de nível internacional já em 2012.


aprendi com meu pai que é preciso,

Notícias sobre o parque correram pela mídia e falavam de novidades como: o Parque Aventura Selvagem, um hotel temático dentro do parque, um autódromo, um centro de excelência em ginástica artística, um centro de eventos, uma marina exclusiva, um resort, um campo de golfe, e os mais ousados, como o primeiro show fixo do Cirque du Soleil no Brasil, uma pista para a Fórmula 1 e até a construção da Disney brasileira nas propriedades do parque. De tudo isso, o que é verdade, o que realmente vai acontecer? Temos vários projetos para breve, médio e até longo prazo. Mas nem tudo o que se cogita faz sentido; inclusive nem temos conhecimento sobre algumas citações. Há muita coisa vindo por aí, com certeza garantindo diversão para todos os gostos e idades. Posso dizer que um dos nossos principais focos agora é o complexo de velocidade,

antes de tudo, colocar paixão e comprometimento em tudo o

responsável pelo design de nove dos 19 autódromos utilizados atualmente pela F1. A estreia será com o evento 500 Milhas, a maior prova de kart do Brasil e que traz grande pilotos, como Rubinho Barrichello e Felipe Giaffone.

que faço

Paralelo a isso tudo temos algumas surpresas, mas elas serão reveladas pela mídia no momento certo.

compreendido pelo kartódromo, a pista de motocross e o autódromo.

O Beto Carrero World era um sonho de seu pai, que começou do zero e hoje se tornou o que é. É possível um sonho mudar de mãos e continuar? Mantenho vivo o sonho do meu pai. Todos os dias durmo e acordo comprometido com o parque. Estou bem assessorado por uma equipe experiente que trabalhou durante muitos anos com meu pai. Os números revelam que está dando certo, prova de que o sonho continua.

Esse complexo terá capacidade para sediar grandes campeonatos de velocidade, inclusive provas ainda inéditas no Brasil. Não poupamos investimentos e buscamos profissionais de ponta para construir as pistas. O complexo inteiro foi projetado por Hermann Tilke, arquiteto

Qual foi a principal lição que seu pai, o Beto Carrero, deixou a você e que aplica até hoje? Entre muitas lições que levo comigo, aprendi com meu pai que é preciso, antes de tudo, colocar paixão e comprometimento em tudo o que faço.

Divulgação

sempre realizou um bom trabalho na comunidade. São parcerias muito positivas para o município, e ficamos contentes em poder retribuir.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

13


Colunistas

Trend Training Center No último bimestre, o TTC desenvolveu jogos, avaliações, levantamentos de necessidade e impactou mais de 1.000 treinandos, divididos em mais de 60 treinamentos internos e externos, com mais de 180 horas de treinamentos presenciais. Entre eles, destacamos o professor Maurício Góis, destinos nacionais e internacionais, e contamos com a ajuda de alguns de nossos principais parceiros, como Rede Sol Meliá, Accor, Travel Ace, Abreu Online Brasil e Advance. E esta edição da revista Segue Viagem está particularmente especial, com matérias imperdíveis sobre treinamento e desenvolvimento. Alessandra Assad, palestrante e nossa instrutora da UGT (Universidade de Gestores Trend), desenvolveu uma coluna para esta edição que relata uma triste realidade de muitas empresas: não saber como usar a comunicação de forma adequada e assertiva.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

O bloguista e diretor de Vendas Alexandre Camargo consegue, de uma forma muito lúdica, mostrar e provar em detalhes a importância de um sonho e suas oportunidades, envolvendo-nos de forma que, quando acaba, nem percebemos, deixando aquela sensação de quero mais.

14

O consultor Mário Braga, sempre surpreendendo com sua visão anos-luz à frente da concorrência e do mercado, mostra a nova tendência de retenção de talentos, dando dicas inovadoras de benefícios. O professor Maurício Góis, com toda sua intelectualidade, mostra a quebra de paradigmas e conceitos. Uma pessoa com uma imensa habilidade em vendas que, com sua forma simples de ser, surpreende com tanto conhecimento, carisma e humildade. Sabe aquela pessoa que não conhecemos pessoalmente, mas temos a sensação que sim, há muito tempo? Esta é a consultora e psicóloga Nilda Brasil. Sua matéria é muito importante, pois mostra o CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), explicado de uma forma muito didática e genial. Se fosse possível mensurar o peso e conhecimento de treinamento destes colunistas, seguramente esta edição pesaria várias “toneladas”. Sérgio Velloso Gerente de Treinamento


“Atenção senhores passageiros, pedimos a gentileza de desligarem seus celulares e equipamentos eletrônicos porque nossas portas já foram fechadas, e dentro de instantes estaremos decolando.” O script, comum na aviação, é um exemplo de comunicação para estudo de caso.

Shutterstock

Você está abrindo ou fechando as “cortinas”? confiança só se constrói com uma comunicação adequada e transparência corporativa

Eu voltava para casa depois de uma semana em São Paulo. A aeronave taxiava na pista e a tripulação fazia a comunicação corriqueira. De repente, fez meia-volta para onde tinha saído. Ficou parada por alguns instantes e abriu a porta. O que houve? Por que não decolamos? Estamos com problemas? Corremos uma solução. Quero pedir desculpas pelo atraso e pelo desconforto que isso está causando”. Sabe o que aconteceu algum risco? Temos que descer? em seguida? Absolutamente nada. Ninguém ficou nervoso, as Todas essas perguntas seriam desnecessárias se alguém da crianças não choraram, e não foi preciso distribuir balas para tripulação tivesse conversado com os passageiros. Explicar o distrair os clientes. Todos sabiam exatamente o que estava que está acontecendo parece uma coisa tão óbvia que ninguém acontecendo. Tempos depois, o comandante chamou para pensa em fazê-lo. A tensão já era palpável: passageiros dizer que em 10 minutos estaria tudo consertado. As portas se agitados, crianças chorando, um calor insuportável. Depois fecharam e seguimos viagem com segurança e sabendo que, de aberta a porta, finalmente o comandante tomou a palavra se algo acontecesse, o comandante nos falaria imediatamente. e explicou que a aeronave apresentava problemas no arcondicionado. Algo simples que poderia ter sido comunicado Aqui temos o mesmo problema e atitudes diferentes, com antes. Minha pergunta é: por que fazer a retenção da resultados completamente opostos. Não adianta uma informação? Por que, nessa hora, as aeromoças fecham a empresa ter um script e treinar as pessoas apenas para seguicortininha e ficam escondidas para não vermos o que estão lo. Se quisermos ter uma gestão efetiva e eficaz, precisamos fazendo? Que tipo de transparência corporativa existe quando construir confiança, com uma comunicação adequada e o cliente está na nossa frente querendo entender uma situação, transparência corporativa. Pergunto aos líderes: será que e nós simplesmente fugimos, ou temos medo de anunciar que a sua equipe tem certeza de que você não faz retenção algo saiu errado? O desgaste foi tão grande que água e bala de informação? Pergunto aos administradores: você já não serviram para nada. Todos precisaram desembarcar e perguntou ao seu cliente o que o faz confiar em você, e ao seu ex-cliente por que ele não confia mais em você? trocamos de aeronave. Coincidência ou não, uma semana antes o ar-condicionado do avião de outra companhia em que eu voava teve o mesmo problema, mas a atitude foi completamente diferente. Antes de fazer meia-volta, o comandante assumiu o controle e falou com as suas próprias palavras: “Eu sei que todos devem estar morrendo de calor, e acabamos de detectar que o ar-condicionado sofreu uma pane. Vamos retornar, para a segurança e conforto de todos, e em poucos minutos teremos

Precisamos ensinar e incentivar nossos funcionários a saber pensar com clareza e falar de maneira assertiva em situações fora do script. É isso que vai construir valor corporativo, de capital intelectual, de fidelização de clientes e de lucratividade. A comunicação dos funcionários é reflexo do DNA de cada empresa, e depois não adianta reclamar que o mercado fechou as portas para você, se tudo o que você fez foi fechar a cortininha e ficar escondido lá atrás.

Alessandra Assad é diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano. Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica, é professora na FGV Management, palestrante e colunista de vários meios de comunicação. É autora do livro Atreva-se a Mudar! – Como Praticar a Melhor Gestão de Pessoas e Processos. E-mail: alessandra@alessandraassad.com.br

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

15


Colunistas

A melhor viagem é a próxima

calcula-se que até o final de 2011 cerca de 30 milhões de pessoas, que passaram a fazer parte da nova classe

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Shutterstock

média, viajarão pela

16

primeira vez de avião

Quando eu tinha uns 7 anos de idade, meu grande sonho era viajar para a Disney. Vivíamos tempos difíceis, e as nossas condições financeiras não eram lá muito favoráveis. Então eu decidi não esperar por dias melhores, juntei minhas moedas, comprei uma caixa de isopor e fui vender “geladinho” na rua. Estes “geladinhos” eram sucos de frutas congelados que faziam um tremendo sucesso nos dias mais quentes. Aí eu percebi que criança vendendo sorvete no verão não combina com sucesso comercial. Eu tomava todos os gelados e, quando aparecia um comprador, eu não tinha mais nada para vender. Obviamente fui à falência rapidinho e só consegui conhecer a Disney uns 15 anos depois.

Para mim não existe nada mais próximo de um sonho do que uma viagem. Embora esta coluna não seja (pelo menos ainda) patrocinada pela Mastercard, a verdade é que, para qualquer canto do Brasil ou do mundo, a experiência de programar um roteiro, preparar as malas e embarcar não tem preço.

Felizmente hoje em dia o Brasil vive momentos muito melhores. Estamos passando por um boom em nossa economia e calcula-se que até o final de 2011 cerca de 30 milhões de pessoas, que passaram a fazer parte da nova classe média, viajarão pela primeira vez de avião. Portanto, viajar deixou de ser um sonho para se tornar uma realidade acessível à grande maioria dos brasileiros.

E qual será seu próximo sonho?

Mas com tantas opções, para onde viajar? Quando me perguntam isso eu respondo: para onde seus sonhos quiserem te levar.

Eu já perdi a conta do número de milhas que percorri pelo mundo. Mas sempre que alguém pergunta qual foi minha viagem inesquecível, eu costumo responder que “a melhor viagem da minha vida será a próxima”. E assim eu vou vivendo um sonho depois do outro. Mal chego de um lugar, já estou programando conhecer o próximo.

Para ajudá-lo, estamos lançando agora um novo produto: os pacotes de viagens! A Trend passa a oferecer, a partir deste mês de agosto, o primeiro site verdadeiramente online de pacotes turísticos do mercado brasileiro. Através dele, os agentes de viagens poderão atender os seus clientes sem demora. E, com poucos cliques, poderão vender os melhores roteiros do Brasil e do mundo com as facilidades que a TREND já oferece. Consulte o seu executivo de vendas e embarque logo nesta grande novidade Trend!

Alexandre Camargo é diretor de vendas da TREND Operadora, pós-graduado em Administração e Marketing, já foi diretor do Grupo Varig, Vasp e Copa Airlines e é autor do livro O Ano em Que Só Nós Tivemos Lucro, da Editora Matrix. E-mail: acamargo@trendoperadora.com.br


A pílula endoscópica Shutterstock

Imagine um tubo passando pela sua garganta para realizar uma sondagem em seu aparelho digestivo. Esse tipo de exame é importante para diagnosticar certos distúrbios gástricos, mas não deixa de ser um tremendo incômodo. Se o leitor já “sofreu” uma endoscopia, sabe As soluções tecnológicas voltadas a apoiar a gestão muito bem do que estou falando... estratégica, monitorar a performance, realizar análises Para a felicidade geral, foi inventada a “pílula e projeções de cenários já deixaram há muito tempo de ser ficção. O objetivo central por trás dessas soluções, endoscópica”! conhecidas por BI-Business Intelligence, é o de viabilizar Pode parecer ficção, mas já existe no Brasil há alguns um modelo de gestão empresarial mais integrado, anos. Essa engenhosa pílula possui uma lente embutida potencializar a Inteligência de Mercado, abrindo com fonte de iluminação própria, é resistente à água, oportunidades valiosas para aumentar a competitividade mordidas e a meios ácidos. É capaz de transmitir 50 da empresa e se lançar em posições de liderança na nova mil imagens para um pequeno computador localizado economia, que poderão ser sustentadas por muitos anos. no cinturão do paciente. Ao longo de sua longa viagem intestinal, os dados são carregados para um programa Mas vencer o desafio de ser competitivo na era da que permite ao médico realizar o exame completo, até informação e conduzir a transformação da empresa para um foco mais intenso de atuação segundo seus objetivos que ao final ela é evacuada e não reutilizada. (Ufa!) estratégicos não é uma tarefa simples. Isso exige uma O objetivo dessa tecnologia não é só o de evitar o forte liderança, melhoria constante do modelo de “desconforto” para o paciente, mas principalmente o gestão e mudança cultural. Não adianta somente ter a de salvar muitas vidas, pelo poder diagnóstico que ela tecnologia, é preciso saber usá-la com inteligência! permite, como, por exemplo, identificar doenças intestinais específicas, mapear a localização exata do ponto de E como não inventaram ainda uma “pílula tecnológica” sangramento, lesão ou tumor, por meio de um sistema de que substitua a inteligência humana (ufa! De novo...), cabe localização espacial (tipo GPS), e garantir a precisão do a cada um de nós, profissionais e agentes de mudança diagnóstico: decidir se será necessário uma cirurgia ou não. nas organizações, exercer nosso papel fundamental em ajudar a tornar a gestão cada vez mais eficaz e apoiada No mundo empresarial, também precisamos de exames por recursos tecnológicos adequados. como esse, que sejam capazes de analisar as “entranhas” de nossas estratégias e processos e nos dizer se o negócio está realmente indo bem – se precisa de uma melhoria NÃO ADIANTA SOMENTE ou de uma intervenção cirúrgica. Confiar somente nos indicadores de lucro e receita não é suficiente. TER A TECNOLOGIA, É Uma empresa precisa de um conjunto de informações PRECISO SABER USÁ-LA confiáveis, estruturadas e oportunas, que suporte a tomada de decisões dos gestores em todos os níveis e COM INTELIGÊNCIA! gere um nível adequado de governança. Helcio Honda é vice-presidente de Tecnologia e Estratégia da TREND OPERADORA. É engenheiro industrial pós-graduado em Engenharia da Qualidade, MBA em Gestão Empresarial pela FIA/ USP e se especializou em Gestão de Projetos em Londres. Foi consultor empresarial por mais de 22 anos, senior manager da PricewaterhouseCoopers e executivo-chefe de Estratégia da Bandeirante Energia. Coordenou projetos nacionais e internacionais para mais de 60 empresas. E-mail: hhonda@trendoperadora.com.br

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

17


Colunistas

Perdendo seus ativos?

cuidar de seu staff é preservar o investimento feito no ‘ativo humano’

Shutterstock

de seu negócio

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Todos sabemos que o cliente é a pessoa mais • Plano de adiantamento salarial vinculado ao tempo de casa/função/performance, com acordo para seu importante da empresa, e creio que o hoteleiro pagamento. moderno considera que seu staff é o ativo mais valioso do hotel. • Pagar 10% a 20% do custo da escola dos filhos. As instalações, os equipamentos e a infraestrutura de • Participar do finaciamento de carro próprio ou moto. nossos hotéis dependem certamente de sua eficiência e performance que estão sob a responsabilidade do nosso • Oferecer apoio financeiro para cursos de línguas, de médio prazo (12 e 14 meses), com aulas durante e staff, o importante “cliente interno”. após o expediente e no dia de folga. Com a expansão dos estabelecimentos hoteleiros em todo o país, tem sido comum perdermos funcionários • No aniversário do funcionário, oferecer um almoço ou jantar à família do colaborador. valiosos, que além do custo direto de cada um, nossos investimentos em treinamento, orientação profissional Em todos esses casos, deve ser feita uma cuidadosa e custos de substituição são perdidos! seleção de funções e seus colaboradores, para incluí-los Temos alertado a nossos clientes e sugerido evitar em um ou mais desses programas.

18

desperdícios na operação de seu hotel e frisado sobre Competentes e legais compromissos das partes são a vital necessidade de também cuidar de seu staff e documentados, e sua manutenção está vinculada à preservar o investimento feito no “ativo humano” permanência do nosso colaborador a nosso serviço. de seu negócio. Preservar nosso investimento no ativo mais importante Eis algumas dicas para evitar “furtos de mão de obra da empresa é também objetivo do moderno especializada” em seu hotel: administrador de nossos hotéis!

Mário Braga é diretor-executivo e CEO de AUDIT HOTEL e HOTEL LABOR, divisões especializadas no apoio à gestão hoteleira, e consultor de hotelaria e restauração. E-mail: mbragarc@unisys.com.br


Elefantes em agências de turismo? Paul Mayer conta a fábula em que você pega um elefantinho, bem novinho ainda, e o amarra a enormes correntes ligadas a poderosas estacas de ferro fincadas metros no chão. O elefantinho tenta escapar bravamente, fazendo sua forte natureza selvagem espernear de um lado para o outro. Mas em vão: as grossas correntes são mais fortes do que ele. Exausto e desanimado, ele, então, desiste. O tempo passa, o elefantinho vai crescendo, vira adulto. Aí sabe o que o domador faz? Acredite se quiser: amarra o elefante (agora não mais elefantinho) numa estaca qualquer de madeira ou qualquer coisa mais frágil ainda. O elefantão, agora, tem a força de muitos homens, mas não sabe disso. Assim que sente mesmo uma frágil corda prendê-lo, ele para e, submissamente, obedece. As poderosas correntes do passado não existem mais, porém ele acredita que ainda está preso. As limitações que o elefante tem estão dentro de sua cabeça. Ele foi programado com uma incapacidade treinada para não conhecer o quanto é capaz.

Shutterstock

Algumas pessoas na área de turismo têm tanto potencial, porém não conseguem melhorar seus resultados no trabalho. Qual a razão disso? Pode ser que, quando você era apenas um “elefantinho potencial”, alguém (pode ter sido seus pais, professores, censores ou um chefe despreparado) amarrou você nas correntes da dúvida, da incerteza, ou nas estacas do medo de vencer ou de alguma frase negativa, do tipo: “agência de viagens não dá dinheiro”, ou “o povo quer saber mesmo é de comer, não de viajar”, ou “a coisa não vai dar certo”, ou “você só erra”, ou “você não tem o dom para negociar”, ou “ser líder é padecer no paraíso”, ou “quem nasceu pra tostão não chega a milhão”. Você se sentiu limitado diante dos inesgotáveis bloqueadores que lhe colocaram na cabeça. Hoje, você cresceu. As correntes não existem mais fora de você, mas continuam ativas dentro de sua mente. Decida quebrar agora as correntes imaginárias que o prendem aos pensamentos e hábitos da negatividade predatória.

Deus escolheu você no meio de mais de 350 milhões na corrida espermatozóica. Você tem bilhões de Bem, agora, pare e pense. Será que o mesmo não está neurônios cruzando informações para vencer. acontecendo com você que trabalha em agências de Concentre-se agora e destrua a matriz destas estacas viagens? Qual a moral desta história? Você tem dentro que o amarram ao passado ou a um desempenho de si um elefante de recursos adormecidos. ruim na área de turismo ou na vida pessoal. Mude seu Mas por que, então, seus melhores resultados e seu pensamento para mudar seu sentimento e você terá desempenho máximo não acontecem na sua vida um comportamento de campeão. Brilhar dentro de uma pessoal e profissional? agência de viagens é fácil. Mas não para elefantes.

Mude seu pensamento Maurício Góis é empresário, palestrante, autor e estrategista. E-mail: contato@mauriciogois.com.br

para mudar seu sentimento e você terá um comportamento de campeão

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

19


Colunistas

Uma equipe campeã em 10 lições 6a lição

Colaboradores mais capacitados geram mais produtividade, pois como sabem exatamente o que fazer, os retrabalhos são menores

Quem não gosta de relaxar em férias onde tudo dê certo, gerando só prazer e alegria para todos? Para isso, os clientes precisam receber informações corretas e adequadas às suas necessidades e desejos quando buscam profissionais do setor de turismo.

Estamos falando da Capacitação – de treinar o seu time, fazendo com que ele se sinta seguro quando estiver em contato com os seus clientes.

Shutterstock

É exatamente sobre isso que a nossa 6a lição vai tratar, pois se você quer ter uma equipe campeã, precisa prepará-la para que ela possa dar o seu melhor.

conseguir fazer bom uso do conhecimento real que possui, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer. É colocar o conhecimento na prática.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Sabemos que profissionais qualificados levam a uma maior • Atitude – é ter um comportamento assertivo e proativo, competitividade empresarial, pois indicam que a empresa se ou seja, saber expressar suas ideias e opiniões de forma preocupa em gerar confiança em seus clientes. respeitosa, com iniciativa frente às mais diversas situações. É mostrar o querer fazer. E a forma para uma boa qualificação é o investimento que as empresas fazem no CHA: Conhecimento + Habilidade + Você pode realizar treinamentos internos ou externos, mas, Atitude, resultando em Competência. antes de mais nada, realize um Levantamento das suas

20

Vamos falar um pouco de cada um:

necessidades: o que a sua equipe está precisando mais?

• Conhecimento – Significa o saber sobre um determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um know-how sobre algo que seja determinante para o exercício de suas atividades, e que esteja em consonância com os objetivos da empresa. Aprofundando, lembramos que existem os 3 C’s, que são a base da educação corporativa: o conhecimento profundo da organização (sua cultura, valores, tradição e visão); o conhecimento das competências básicas para a competitividade organizacional e individual (aprender a aprender) e o conhecimento do mundo que envolve a organização (negócio, clientes, concorrentes, tendências e melhores práticas).

Existe um Ciclo que denominamos de 360 graus do Treinamento, que começa exatamente com esse levantamento. Depois dele, faça o Desenho do treinamento (quando, como, para quem, aonde, quem vai ministrar). O terceiro passo é a Realização do treinamento. Muitas empresas terminam aqui. Mas existem mais duas etapas fundamentais: Avaliação do treinamento (como foi, segundo a percepção dos participantes) e, por último e tão importante como, a Avaliação dos resultados do treinamento (os participantes estão utilizando os ensinamentos no seu cotidiano. Se sim, como? Se não, por quê?).

Colaboradores mais capacitados com certeza geram mais • Habilidade – Significa ser capaz de produzir resultados produtividade, pois como sabem exatamente o que fazer, com os conhecimentos que se possui. Diz respeito à pessoa os retrabalhos são muito menores. A qualidade também aumenta, e consequentemente o resultado do trabalho torna-se mais eficiente e eficaz. E como as pessoas ficam Nilda Brasil é psicóloga com mais preparadas, o nível de estresse diminui, ocasionando especialização no Disney mais bem-estar, e o relacionamento com os seus clientes Institute na Gestão de Pessoas e Atendimento e Serviços. se estabelece em bases de maior satisfação. E, claro, sua E-mail: nildabrasil@nildabrasil.com.br empresa só ganha com o time campeão!


O Brasil visto de fora

Mesmo sofrendo para pagar impostos, a hotelaria nacional consegue ser competitiva.

Shutterstock

É preciso ser criativo para encontrar maneiras de

2a parte

atrair mais clientes

Como falei na coluna anterior, o Brasil está com posições desto- Nossos empresários já fazem milagres, como atesta o quesito antes no seu índice de turismo no Fórum Econômico Mundial preços de hotéis e viagens comparados a outros países. O (FEM). Todas as posições se referem aos 139 países estudados. Fórum Mundial de Turismo apurou que os preços de nossos hotéis estão em 34º lugar em comparação com outros países. Em regras e legislação oficial do Brasil, leva-se em conta alguns Ou seja, são muito competitivos, ainda mais quando se coloca requerimentos básicos, como a facilidade de se conseguir visto outro dado que compõe esse quesito: extensão e peso de para o país, a quantidade de acordos bilaterais de transporte e taxação e impostos: somos o último, ficamos em 139º. tráfego. Mas também entram outros itens, como a transparência das políticas do governo, onde ficamos na 87ª posição, e tempo Mesmo sofrendo para pagar impostos, a hotelaria nacional e facilidade de se abrir um novo negócio (ficamos em 135º). consegue ser competitiva. É preciso ser mais criativo para Isso é importante para o turismo, pois existem turistas que se encontrar maneiras de atrair mais clientes. apaixonam tanto por um lugar que querem ficar de vez. Em recursos humanos ficamos bem no meio da tabela: 70º lugar. Mas o que importa são cinco dados levados em conta para calcular esse índice. O primeiro é a qualidade do sistema educacional: ficamos em 103º. Talvez por ter uma educação tão falha é que o país está surpreendentemente bem colocado em outro dado: o 36º em disponibilidade de locais de treinamento, No quesito afinidade da população com turistas, à primeira desenvolvimento e pesquisa. Mesmo assim existem 52 países vista é de estranhar: como ficamos na posição 97 se o brasileiro que treinam mais e melhor que o Brasil. em meia hora se torna amigo de infância de qualquer um? Em atitude da população frente a turistas, ficamos em 25º, uma É hora de o empresariado mudar essa atitude, até por falta posição de respeito. O que joga nossa nota lá embaixo é o que de opção: ficamos em 109º lugar em facilidade para se o fórum chama de “abertura ao turismo”. É um dado simples: contratar trabalhadores de fora. quanto tudo o que os turistas gastam em um país representa E o dado que todo mundo que já teve uma empresa ou trabalhou de seu PIB? O Brasil está em 131º lugar, sinal que ainda existe em gerência conhece: somos o número 131 em facilidade para muito a se ganhar no setor. se contratar e demitir gente. A única saída é treinar. Existe um certo descompasso, para dizer o mínimo, entre tentativas de se estimular a economia e esse cenário de empreendedorismo. É mais do que hora de cobrar seu deputado a esse respeito.

Outro ponto em que podemos melhorar posição e as empresas podem ajudar é que somos o 8º país em número de feiras e exposições internacionais, mas aparecemos como o número 69 em recomendações de viagens de negócios.

Há muito o que fazer, e pouco tempo para aproveitar os turistas que virão aqui para os grandes eventos esportivos internacionais, e aproveitar nossa posição privilegiada em natureza e cultura. É hora de começar.

Raúl Candeloro é palestrante, autor de diversos livros sobre vendas e gestão e editor das revistas VendaMais®, Liderança® e InvestMais®. Formado em Administração de Empresas e mestre em Empreendedorismo, é responsável pelo maior portal de vendas e marketing da América Latina: www.vendamais.com.br. E-mail: raul@vendamais.com.br

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

21


NOVIDADES

E D S A T S E F Im DE ANO

22

Natal e Réveillon são datas consagradas para o turismo, e oferecer as melhores opções é garantia de sucesso

Shutterstock

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

F


No mundo inteiro o Ano-Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria que servem para espantar os maus espíritos

U

m dos momentos mais esperados do ano é o término dele e o começo do próximo. Do meio para o final de dezembro escolas e escritórios param suas atividades para que seus alunos e colaboradores possam desfrutar as merecidas férias, e no meio delas das festas natalinas e de Réveillon. Por isso, a TREND se antecipa e indica para os agentes de viagens quais são os destinos mais procurados, mais solicitados e mais vendidos, para que as vendas comecem desde já e não deixem nenhum passageiro “a ver navios”.

Tradições Embora cada povo aguarde a chegada do Ano-Novo com seus ritos e superstições próprias, a esperança de que o novo ciclo seja melhor do que aquele que se encerrou é comum a todos. É um desejo de renovação, de prosperidade, saúde, de um novo amor. E certas práticas ficaram consagradas para atrair sorte e ajudar a realizar sonhos. Comunidades antigas jogavam fora roupas e objetos visando eliminar o que estava envelhecido. Ou então se banhavam num rio ou no mar para lavar os fluídos do antigo ano e renovar as energias para o ano que chegava. Hoje as tradições continuam, mas são menos exóticas. No mundo inteiro o Ano-Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, serve para espantar os maus espíritos. As pessoas reúnem-se para celebrar a festa com muitos abraços. Celebração com fogos de artifício em ChampsÉlysées, em Paris

Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada atrai o espírito de renovação do Ano-Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa íntima nova.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

23


Shutterstock

NOVIDADES

Times Square, em Nova York

Agora é o

Mundo

momento

Na Dinamarca, sobe-se em cadeiras e pula-se no chão à meia-noite. Na China, o costume é limpar a casa para espantar os maus fluídos. Na Inglaterra, usam-se rolhas de champanhe com moedas como amuleto. Na Irlanda, costuma-se oferecer um pote de arroz-doce aos gnomos. Na Turquia, pedras de sal grosso são guardadas em sacos com turquesas para proteger as pessoas.

para se vender as melhores festas de fim de ano do país

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

e do mundo

24

Nos Estados Unidos, o mais famoso Réveillon acontece em Nova York, na Times Square, onde todos se encontram para dançar, correr e gritar. Na contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode exatamente à meia-noite, jogando balas e bombons para todos. No Japão, o Ano-Novo dura três dias de comemoração. Na Itália, o Ano-Novo é recebido com fogos na Piazza Navona, na Fontana di Trevi, na Trinitá dei Monit e Piazza del Popolo, em Roma, para comer o pé de porco e as lentilhas. Em Sydney, na Austrália, três horas antes da meia-noite há uma queima de fogos na frente da Opera House e da Golden Bridge, principal cartão-postal da cidade. Os australianos se juntam no porto e depois se recolhem às suas casas para passar a virada do ano com a família, e só retornam às ruas na madrugada, para os pubs e as praias. Na Inglaterra, o ponto de encontro é a Trafalgar Square, umas das praças mais belas da cidade, à frente do National Gallery. Na Alemanha, as pessoas reúnem-se no Portal de Brandemburgo, centro da cidade, próximo de onde era o Muro de Berlim. Tradicionalmente não há fogos de artifício.


PARIS A Avenida Champs-Élysées, em Paris (França), próximo ao Arco do Triunfo, é o ponto de encontro dos franceses no Ano-Novo. Acontece também a largada do Paris-Dacar no Trocadéro.

MADRI A passagem do ano em Madri é também um evento de grandes proporções, em que todos vão à Puerta del Sol ouvir as badaladas do relógio e fazer pedidos para o novo ciclo.

ORLANDO Os americanos, diferentemente dos brasileiros, não têm costume de comemorar as festas em locais públicos e abertos. Um dos locais públicos mais tradicionais para se passar o Natal são os bosques do Parque Bok Tower, uma mistura de lugar histórico com obras de arte e eucaliptos. Já o Ano-Novo costuma ser comemorado em seus parques, como o City Walk da Universal, o SeaWorld ou o Walt Disney World com magníficas queimas de fogos.

Você sabia que...? Dia da Mentira Há muitos anos, as festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. O papa Gregório XIII instituiu o 1º de janeiro como o primeiro dia do ano em 1582, mas alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Passaram a fazer piada e a ridicularizar os conservadores, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Assim nasceu o Dia da Mentira, que é a falsa comemoração do Ano-Novo.

CANCÚN

Espumantes

A semana de Réveillon é alta temporada em Cancún. Os hotéis fazem suas festas e jantares fechados, e os bares e as boates ficam bem cheios. Mas nas praias não fica gente e ninguém entra no mar. As mais animadas são o Señor Frog’s, a CocoBongo, Los Pericos e a La Boom, os melhores locais para se divertir nessa época.

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), nas festas de fim de ano são consumidos aproximadamente 12 milhões de litros.

Música A música mais famosa do Réveillon brasileiro, Adeus, Ano Velho!, foi feita em 1951 por Chico Alves, com letra de David Nasser.

Shutterstock

Primeiro e último

Champs-Élysées, em Paris

O primeiro lugar a comemorar o Ano-Novo no planeta é a Ilha Pitt, na costa oriental da Nova Zelândia, e o último é a Ilha de Samoa, no Oceano Pacífico.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

25


NOVIDADES

A tradição de usar roupas brancas, pular sete ondas e jogar flores para Iemanjá vem do africana trazida pelos escravos

Shutterstock

Candomblé, religião

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Praia de Boa Viagem, em recife

26

Brasil

Porto Seguro

Salvador

No Brasil, a tradição consiste em usar roupas brancas, pular sete ondas na praia e jogar flores para Iemanjá, Rainha do Mar no Candomblé, religião africana trazida pelos escravos para o país. Soltar fogos de artifício à meia-noite é um ritual para assustar e afugentar os maus espíritos. E, ao longo dos anos, algumas superstições se transformaram em clássicos nos pedidos de Réveillon entre os brasileiros. E vamos citar um pouco de cada uma delas também.

É marcado por muita animação, música e festas. Nas proximidades está Arraial d’Ajuda, lugar bastante concorrido, com shows de artistas badalados acontecendo até a véspera do Ano-Novo. Festas sempre acontecem nas barracas de praias e há muito agito acontecendo durante o dia. A pedida é fazer os passeios turísticos, mergulhos e caminhadas por toda a Costa do Descobrimento, como é chamada a região onde está Porto Seguro.

A festa de Bom Jesus dos Navegantes é realizada no primeiro dia do ano. A imagem de Cristo é colocada numa embarcação ornamentada e é acompanhada por centenas de outras, cruzando a Baía de Todos os Santos.

A cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente a Praia de Copacabana, é o destino mais procurado por todos os brasileiros. Mas existem outros destinos que vamos citar aqui como excelentes opções para quem quer fugir das praias lotadas.

Maceió A festa costuma ser realizada na Praia de Jatiúca e foram anunciadas para este ano atrações como shows da Banda Eva e o DJ Tocadisco (Alemanha).

Recife O Ano-Novo começa um dia antes e termina depois da apoteose dos fogos de artifício, que são pontualmente à meia-noite. Os locais oficiais são a Praia de Boa Viagem e o Marco Zero. Nesses lugares sempre há atrações musicais conhecidas nacionalmente e bandas que marcam a cultura pernambucana.


SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

27

Superstições Mala: para quem pretende viajar bastante no novo ano deve pegar uma mala vazia e dar uma volta com ela dentro de casa. Mandinga ideal para os agentes de viagens! Lentilha: comer à meia-noite traz sorte, e a pessoa deve estar sentada e dar as três primeiras garfadas com as duas pernas levantadas, pois isso traz prosperidade financeira. O hábito é tão difundido entre brasileiros que a venda de lentilhas cresce em dezembro. Frango e peru: comer na ceia de Réveillon dá azar, pois essas aves ciscam para trás e por isso não trazem prosperidade. Caranguejo: também é malvisto devido à sua estranha mania de andar de lado.

Shutterstock

Louro: colocar uma folha na carteira também atrai prosperidade financeira. Romã: comer sete sementes de romã no dia 6 de janeiro, e enrolar outras sete em um papel-alumínio e colocar na carteira, traz dinheiro ao longo do ano. Uvas: comer três uvas à meia-noite, fazendo um pedido para cada uma delas. Moedas: jogar da rua para dentro de casa para atrair riqueza. Espumante: dar três pulinhos com uma taça de espumante na mão sem derramar nenhuma gota, e jogar todo o espumante para trás para deixar tudo o que foi ruim no passado.

tock

tters

Shu

ock

terst

Shut

Cadeira: ouvir as 12 badaladas em cima de uma cadeira ou banquinho e depois descer com o pé direito.


Shutterstock

NOVIDADES

porto de galinhas

Nenhuma sensação se compara a assistir aos fogos de artifício em praias paradisíacas como nas

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

cidades de

28

Natal, Fortaleza, Aracaju ou Florianópolis

Porto de Galinhas Localizada na cidade de Ipojuca (PE), suas belezas naturais atraem anualmente milhares de turistas amantes da natureza, que sabem o valor de passar uma tarde na praia de águas claras onde se pode observar diversas espécies de peixes em um cenário deslumbrante. As praias formam bacias que funcionam exatamente como uma espécie de aquário natural, enseadas onde os peixes residem e podem ser observados naturalmente, é claro, sempre respeitando regras de conduta para não interferir na vida dos animais.

Natal É sempre um espetáculo, com shows, queima de fogos e muita alegria. A Praia de Ponta Negra, da Via Costeira, da Areia Preta, a Praia dos Artistas, a Praia do Meio, a Praia do Forte e a Praia da Redinha são os locais escolhidos para receber as comemorações pela chegada do Ano-Novo.

Fortaleza O grande e tradicional Réveillon de Fortaleza é realizado anualmente na Praia de Iracema, e este ano não será diferente: a festa vai ter shows nacionais como atração, e no momento da virada será a hora de uma das maiores queimas de fogos do Brasil.


Orlando Orlando/EUA

Destiny Palms  Diárias a partir de:

SGL/DBL

USD

37

,00

Shutterstock

Válida até 31/12/2011 (inclui café da manhã)

Ponte HERCÍLIO Luz, em Florianópolis

Ótima localização, a apenas 1,5 km do Disney Animal Kingdom e a 4,5 km da entrada principal do Walt Disney World Resort.

Datas diferentes

Aracaju

Para o bem do turismo, diferentes datas marcam as comemorações de Ano-Novo para outros povos, não sendo restrito somente para o primeiro de janeiro.

O tradicional show da virada de Aracaju já tem uma atração confirmada, a baiana Daniela Mercury está animada para retornar à capital sergipana.

O Ano-Novo chinês é comemorado entre o meio de janeiro e início de fevereiro, de acordo com a primeira lua nova depois do início do inverno. Os chineses realizam desfiles, shows pirotécnicos, servem muita comida e enchem as ruas de papel vermelho picado. Os muçulmanos têm seu próprio calendário, chamado Hégira (emigração em árabe), iniciado no ano 632 d.C. do nosso calendário, e a passagem do Ano-Novo ocorre em 6 de junho, quando o mensageiro Mohammad fez a sua peregrinação para Meca. Já o Ano-Novo judaico, chamado Rosh Hashanah, é uma festa móvel no mês de setembro, dura dois dias e é regada a receitas com muito peixe, pois este nada sempre para frente.

Florianópolis Atrai turistas de várias partes do Brasil e do exterior, principalmente da Argentina, não apenas pela beleza da festa da virada, mas também pelas praias da Ilha da Magia e pelas festas que acontecem em diferentes pontos. A festa de Réveillon oficial da cidade é realizada na Avenida Beira-Mar Norte e sempre culmina com quase 20 minutos de fogos de artifício que tornam ainda mais bela a orla da cidade e parecem sair de dentro do mar.

Serras Gaúchas Paraíso dos românticos, cinéfilos e dos apaixonados pela natureza, oferece opções de lazer para todos os tipos de turista. A principal atração das serras é o famoso circuito GramadoCanela, com seus hotéis e pousadas charmosos, aliados ao delicioso chocolate característico da região. Em Gramado, a maioria das pessoas se reúne no centro da cidade, no Largo da Igreja Matriz, para os festejos de Ano-Novo.

Orlando/EUA

Quality Inn  Florida Mall Diárias a partir de:

SGL/DBL

USD

42

,00

Válida até 23/12/2011 (inclui café da manhã)

Ótima opção para compras, sem deixar a diversão de lado. O hotel está estrategicamente localizado a alguns metros do Florida Mall e a 6,5 km da SeaWorld Orlando e Wet’n Wild, 8 km da Universal Studios Florida e 22,5 km da Disney World.

Reservas Internacionais:

55 11 3041.7501 I 0800 773 7557


Destino NACIONAL em alta

As Costas do Cacau e do Dendê são localidades mais

30

Shutterstock

acima à esquerda, Praia do centro, em Itacaré. Acima, dendê. Ao lado, capela nossa senhora de santana, em Ilhéus. Foto maior, Maraú

www.prba.mpf.gov.br

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Auro Queiroz

antigas do país


SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

31

CACAU COM

DENDÊ

Shutterstock

A

história conta que o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 pelo navegador português Pedro Álvares Cabral, que, no comando de uma esquadra com destino à Índia, chegou ao litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro. Esse paraíso que apresentamos agora, e que está um pouco mais ao norte, ainda conserva vestígios, histórias e a natureza daquela época. Selecionamos três destinos principais deste trecho do litoral, quase intocado, que esbanjam história, natureza e aventura: Ilhéus, Itacaré e Maraú.


Destino NACIONAL em alta Auro Queiroz

ao lado, praia de Resende, em Itacaré. Abaixo, banda de pífano, artesanato em Ilhéus

Costas As Costas do Cacau e do Dendê são zonas turísticas do Estado da Bahia caracterizadas pela presença da lavoura cacaueira e da palmeira do dendê. A Costa do Cacau engloba: Ilhéus, Itacaré, Canavieiras, Una, Santa Luzia, Uruçuca e Itabuna. São 180 km de praias com mar azul-turquesa dos trópicos e sol o ano inteiro. Cachoeiras despejando águas minerais no mar ou entre árvores centenárias, com a maior biodiversidade do mundo e exuberante fauna. Trilhas conduzem a santuários naturais, grutas, lagoas e praias, muitas ainda desertas.

Uma das mais belas regiões do Estado da Bahia tem história e natureza integradas e intocadas. Descubra as belezas de

32

Apoena Machado Cunha

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Ilhéus, Itacaré e Maraú

A região oferece completa e moderna infraestrutura, hotéis de luxo, bares, restaurantes e quiosques de praia de alta qualidade. É ideal para esportes de aventura, surfe, vela, pesca esportiva, canoagem, mergulho, arvorismo, sandboard e outros. Cidades históricas contam a saga das capitanias, do cacau e da religiosidade popular. O folclore se une com a ficção nos locais descritos por Jorge Amado, criador de Gabriela, símbolo do jeito hospitaleiro de sua gente morena e alegre. Já a Costa do Dendê fica na foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, com um mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários em 115 km de litoral. Abrange as cidades de Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. As praias de águas quentes com formações de recifes de coral e vastos coqueirais estão entre as melhores do país. O arquipélago do Rio Una abriga uma variedade de ilhas paradisíacas: Tinharé, Boipeba e Cairu. A Baía de Camamu possui dez ilhas inexploradas, com vegetação primitiva e que servem de berçário para robalos, tainhas, caranguejos, siris, camarões, pitus, ostras e lambretas. Suas águas e cachoeiras são ideais para navegação a vela, mergulho, pesca e esportes radicais. Uma Unidade de Conservação preserva a fauna e flora, composta por abundantes árvores de dendê, tempero que dá o gosto peculiar da culinária baiana. A natureza desse paraíso divide espaço com um rico acervo histórico, herança do Brasil Colônia, com povoados primitivos que preservam características culturais tradicionais.


SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

33

À direita, catedral de são Sebastião, em Ilhéus

Capital turística da Costa do Cacau, com 185 mil habitantes, é considerada o terceiro maior destino da Bahia. Cheia de pontos turísticos, entre patrimônios religiosos, instituições culturais e povoados, que, juntos com suas praias (Avenida, Ponta da Tulha, Sul, Norte, Batuba, Olivença), formam um espetáculo. A Vila de São Jorge é formada por uma ponta de terra arenosa, onde em sua margem ocidental está edificada a vila. Possui um coqueiral sempre citado nos romances de Jorge Amado, onde viveu Gabriela. A carta de doação da Capitania de Ilhéus para Jorge de Figueiredo Correia foi assinada em Évora (Portugal) em 1534. Não podendo vir comandá-la, mandou no seu lugar o espanhol Francisco Romero, que se instalou no início na Ilha de Tinharé, onde hoje é o Morro de São Paulo. No morro da entrada da Baía do Rio dos Ilhéus fundaram a sede da capitania, dando o nome de São Jorge dos Ilhéos, homenagem ao donatário Jorge e devido às muitas ilhas que se encontram na costa. Em 1556 a vila tinha uma relevante produção de cana-deaçúcar. No Engenho de Sant’Ana, onde hoje está o povoado de Rio do Engenho, ainda restam vestígios desse local explorado pelos jesuítas, incluindo a Capela de Nossa Senhora de Sant’Ana, uma das mais antigas igrejas do Brasil. Em 1746 iniciou-se o plantio do cacau com as primeiras sementes trazidas do Pará pelo francês Louis Frédéric Warneaux, plantadas na Fazenda Cubículo, às margens do Rio Pardo, hoje município de Canavieiras. Em 28 de junho de 1881 a Vila de São Jorge dos Ilhéus foi elevada à categoria de cidade pelo Marquês de Paranaguá, então presidente da Província da Bahia. Os casarões erguidos à beira-mar pelos coronéis são a prova da grande fortuna gerada pelo cacau.

A sigla IOS utilizada nos bilhetes de transporte aéreo refere-se à grafia antiga do nome da cidade: São Jorge dos Ilhéos, devido à quantidade de ilhas no seu litoral e ao nome de seu donatário (Jorge de Figueiredo Correia).

Shutterstock

Ilhéus

A cidade possui muitos pontos turísticos e históricos, como o Bar Vesúvio, na Praça Dom Eduardo, uma pastelaria que existe desde 1915 e foi tombada pelo município. O atual Prédio do Bataclan foi reformado e reinaugurado em 2004. Era um antigo bordel frequentado pelos coronéis do cacau e funcionou até os anos 40. Ficou famoso nos livros de Jorge Amado juntamente com sua proprietária, Antônia Machado, conhecida como “Maria Machadão”. Pode ser visitado diariamente e seu espaço é utilizado para lançamento de livros, vernissages e eventos sociais. O quarto de Maria Machadão foi mantido e reeditado com móveis da época. Outro ponto imperdível é a Casa de Cultura Jorge Amado, edificada pelo Coronel João Amado de Faria após ganhar um prêmio da Loteria Federal e onde Jorge iniciou seus primeiros escritos. No prédio funcionou a Faculdade de Direito de Ilhéus e, posteriormente, a Delegacia Estadual da Fazenda. Transformou-se em casa de cultura em 1997. A Igreja Matriz de São Jorge, na Praça Rui Barbosa, inaugurada em 1556, abriga hoje o Museu de Arte Sacra e guarda uma imagem secular de São Jorge, além de valiosas peças dos séculos 16, 17 e 18 e um painel da história de Ilhéus. Outros pontos imperdíveis da cidade são o Teatro Municipal, inaugurado em 1929, na Praça Luiz Viana, o Convento, a Igreja e o Museu de Nossa Senhora da Piedade, no Palácio Paranaguá, a Lagoa Encantada, no povoado de mesmo nome, o Oiteiro de São Sebastião, o Palacete Misael Tavares, o Palácio Episcopal, no bairro Alto Teresópolis, a Ponta da Tulha, no povoado homônimo, e o casario secular da Rua Antônio Lavigne de Lemos. Para usufruir a natureza, a prática de navegação a vela, natação, mergulho e surfe são possíveis em suas praias. Os rios Cachoeira, Almada e Fundão são ideais para andar de jet ski e pescar.


CACAU

Destino NACIONAL em alta

Foi elevada a município em 1732 por Dona Maria Athaíde e Castro, Condessa do Resende. Seu nome é formado pelas palavras “itacá” (rio ruidoso) e “ré” (diferente), resultando em “rio de ruído diferente”. Entre 1890 e 1940, sua base econômica foi a produção de cacau e seu porto era um dos principais pontos de escoamento do Estado. Porém o porto assoreou, deixando a cidade isolada, com acesso difícil. A inauguração da estrada-parque (BA-001) em 1998 transformou o turismo na nova fonte de renda do município. De muitas belezas naturais, como sua mata atlântica preservada, e povo hospitaleiro, encanta visitantes de todo o mundo e oferece diversões do sossego ao agito, apesar do seu estilo rústico. Possui uma diversidade de praias, das desertas, acessíveis por trilhas na mata, até as com ondas fortes, ideais para a prática do surfe, como a Tiririca e Engenhoca. A maioria possui estrutura de bar e restaurante, sendo a mais próxima do centro a Praia da Concha. Outras praias são as de Pontal, Coroinha, Resende, Ribeira, Costa, Prainha, São José, Jeribuaçu, Hawaizinho, Itacarezinho e Siríaco.

34

Comunidades remanescentes de quilombos ainda existem na zona rural, como as de Fojo, Água Vermelha, João Rodrigues, Santo Amaro, Cuiúdos, Serra de Água, Oitizeiro, Os Tanques, Socó e Acaris. E o bairro Porto de Trás é um dos últimos quilombos urbanos da Bahia. Com mais de 60 opções de restaurantes, predominam os especializados em pratos do mar, como as moquecas, escondidinhos, pirões, peixes assados na folha de bananeira e outras especialidades baianas.

Auro Queiroz

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

No distrito de Taboquinhas, as corredeiras são ideais para a prática do rafting, canoagem, rapel e outros esportes radicais. As cachoeiras são inúmeras, como a da Usina, a Ribeira e a Cleandro. A geografia da região é bastante acidentada, com morros e escarpas, ótimos para passeios off-road.

Shutterstock

Hoje com 26 mil habitantes, teve origem numa aldeia de índios alterada pela colonização portuguesa em 1530 com a criação das capitanias hereditárias. Em 1720 o jesuíta Luiz da Grã ergueu a capela de São Miguel, batizando a comunidade como São Miguel da Barra do Rio de Contas. Hoje a Igreja Matriz e a Casa dos Jesuítas integram os principais monumentos históricos da cidade.

DENDÊ O dendezeiro (Elaeis guineensis) é uma palmeira originária da África. Seu fruto é conhecido como dendê, e seu óleo como azeite de dendê ou óleo de palma. A árvore também é chamada de palmeira-de-óleoafricana, aabora aavora, palma-de-guiné, palma, dendém, palmeira-dendém ou coqueiro-de-dendê. O dendezeiro é encontrado desde o Senegal até Angola, e foi trazido ao Brasil no século 17, onde adaptou-se bem ao clima tropical úmido do litoral baiano. A palmeira chega a 15 metros de altura. Seus frutos são de cor alaranjada e a semente ocupa totalmente o fruto. Seu rendimento é muito grande, pois produz dez vezes mais óleo que a soja, quatro vezes mais que o amendoim e duas vezes mais que o coco. Seu óleo é também usado em cosmética, na fabricação de chocolate e no azeite de dendê. No sudeste da Bahia existem mais de 700 mil hectares de palmeiras, que geram mais de 600 mil toneladas de óleo de dendê por ano. O azeite de dendê extraído das suas sementes é utilizado largamente na culinária baiana, e é indispensável na confecção do acarajé, prato típico regional. Shutterstock

Itacaré

O cacaueiro (Theobroma cacao) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. Nasce na América Central e no Brasil, e pode atingir até 6 metros de altura. Possui duas fases de produção: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro). Gosta de clima quente e úmido, e o solo ideal é o argilo-arenoso. Sua cultura proporciona alto grau de geração de emprego. Encontrou no sul da Bahia um dos melhores solos e clima, sendo que o Estado da Bahia é o maior produtor do Brasil, responsável por cerca de 95% do cacau brasileiro. No mundo, a produção brasileira corresponde a 5%, sendo a Costa do Marfim o maior produtor mundial. Por ser plantado à sombra da floresta, o cacau foi responsável pela preservação de grandes corredores de mata atlântica no sul do Estado da Bahia. É do cacau que se faz o chocolate, por meio da moagem das suas amêndoas secas. Outros subprodutos do cacau são a polpa, o suco, a geleia, destilados finos e o sorvete. Seu nome tem origem na civilização maya, que unia as palavras kab e kaj, que significavam suco amargo. A fruta era considerada presente dos deuses aos homens, e, de tão importante, virou moeda de troca. Os espanhóis colonizadores tinham dificuldades de pronunciar a palavra, transformando-a em cacauatl. A bebida foi modificada por eles, que adicionaram leite, açúcar e calor. Atualmente, o chocolate movimenta 60 bilhões de dólares por ano, sendo que os produtores de cacau ficam apenas com 3% da renda gerada.


Maraú Inicialmente chamada de Mayrahú, tem sua origem numa aldeia indígena denominada Mayra. Descoberta em 1705 por frades capuchinhos italianos, rebatizaram-na de São Sebastião de Mayrahú. Em 1717 foi elevada a freguesia e em 1761 a vila e sede de concelho. Tornou-se cidade só em 1938. São Sebastião (20 de janeiro) e Nossa Senhora da Conceição do Cambuízo (8 de dezembro) são os padroeiros do município, que tem uma cultura riquíssima e preservada. Chamada de “Polinésia Baiana” devido à sua rara beleza e à transparência de suas águas, possui belíssimas praias distribuídas entre seus vários povoados, além de dezenas de ilhas, cachoeiras, manguezais e quilômetros de mata atlântica totalmente preservada. Seus povoados costeiros mais conhecidos são: Barra Grande, Saquaíra, Taipu de Fora e Algodões. Maraú faz parte da Costa do Dendê, uma das regiões mais belas da Bahia. É onde também fica localizada a Baía de Camamu, terceira maior baía do país, onde deságua o Rio Maraú. Recentemente a Península de Maraú começou a ser descoberta por turistas. Dizem os mais velhos que a cidade já foi visitada até pelo escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, que teria mantido uma residência no local. Sua história de séculos passados está nos prédios de arquitetura antiga, com características de estilo português do século 18. No mirante da Cidade Alta tem-se uma bela vista do Estuário de Maraú. Da Cidade Baixa vê-se a ampla área da feira e as embarcações no atracadouro. O coco, a piaçava e a madeira são os principais materiais para a confecção do artesanato da região, onde são cultivados também a seringueira, o dendê, o cravo-daíndia, a pupunha, o cacau, o guaraná e a pimenta-do-reino. Uma feira livre movimenta a cidade aos sábados, e a pesca é importante fonte de renda para a região. Suas praias são inúmeras: Algodões, Arandí, Barra, Cassange, Mangueira, Piracanga, Saquaíra, Três Coqueiros, Taipu de Fora, Campinho, Bombaça e da Baleia. O Porto de Campinho e a Rodovia BR-030 são importantes acessos para a região, assim como o Rio Maraú, onde chega-se à Vila de Tremembé, cujo acesso é possível de barco ou carro através da cidade de Camamu. Próxima à vila, existe a Cachoeira de Tremembé, que deságua diretamente na Baía de Camamu, proporcionando um belíssimo espetáculo.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Jota Freitas

Página ao lado, praia em Itacaré. Acima, praia Taipu de fora, em Maraú

35


Destino NACIONAL em alta

Minha viagem mais divertida ...UM SAFáRI no DESERTO DE DUBAI. andando nUM VEÍCULO 4X4, SOBRE AS DUNAS DO DESERTO, VI CAMELOS, BEDUÍNOS e o PÔR DO SOL. nO ACAMPAMENTO TÍPICO, FUI RECEBIDA COM UMA TRADICIONAL SAUDAÇÃO ÁRABE, deitei em ALMOFADÕES, Hilda Mapurunga Taruman Viagens e Turismo Recife – PE

DECOREI AS MÃOS COM HENNA E FIZ UM PASSEIO DE CAMELO! A NOITE TERMINOU COM UM MARAVILHOSO JANTAR de CARNES GRELHADAS E DOCES ARÁBES, com a MAGIA DE BAILARINAS executaNDO A DANÇA DO Shutterstock

VENTRE! REALMENTE PUDE EXPERIMENTAR UMA NOITE DAS ARáBIAS!

...Serra Gaúcha. Fazer o passeio de Maria-Fumaça, que mistura alegria, animação e nostalgia, indo de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi, por 23 km é pura diversão. O passeio começa em Bento Gonçalves. Ao tocar o sino, embarcarmos no trem. A festa fica por conta de um coral típico italiano, apresentações teatrais e histórias contadas pelos gaúchos, que nos fazem rir o tempo todo. Chegando em Garibaldi, a recepção é com música italiana e

36

E em Carlos Barbosa também somos recebidos por um show de

Mar-Tha Rio Viagens e Turismo Rio de Janeiro – RJ

músicas italianas. Foi uma experiência inesquecível!

Nestor Foresti

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

gaúcha, onde podemos dançar e degustar o espumante local.

Marta Krautz


SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

37

foi em... ...ilhas Maldivas. foi uma eXperiência marcante e muito diVertida. nessa viagem

Shutterstock

conseguimos reunir amigos de longa data num lugar paradisíaco, com altas ondas, uma natureza exuberante, um ...Velha Europa. Fiz muito mais viagens a

mar com uma

lazer do que a trabalho. Visitei hotéis,

cor indescritível,

monumentos, museus, sempre pensando

onde consegui me

em dar AOS MEUS CLIENTES o máximo de

desligar por uns

informação possível e fazê-los ávidos para

instantes da vida

conhecer outros lugares. não tenho o

corrida do dia a

hábito de fotografar, guardo tudo na memória. Como fotografar o show de som e luz do Castelo de

Sérvulo Clermont DNA Turismo Vitória – ES

dia e reativar as energias.

Amboise (França), com três mil figurantes? o museu nacional de atenas (Grécia), com Thereza Alves

estátua do menino a

Citur Vitória – ES

cavalo? Isso tudo é

Shutterstock

uma única e comovente

diversão divina!

...Londres! Visitamos o museu de cera, o bairro Canden Town, de punks, pops e góticos; a Abbey Road, onde tiramos a foto clássica dos Beatles; o Big Ben; a Abadia de Westminster; a troca da guarda; a London Eye; Nothing Hill; os pubs e musicais do West End. Na Oxford

Shutterstock

Street esquecemos da vida nas lojas de grifes, brinquedos e souvenirs. Que dias divertidos e cinza foram aqueles!

Claudia Dantas Conexão Turismo Rio de Janeiro – RJ


hotel NACIONAL em destaque

ITACARÉ

Arquivo Hotel

ECO RESORT Dentro de uma reserva ecológica com Mata Atlântica preservada e duas praias privadas 2 crianças (até 11 anos) mesmo apto de 2 pagantes = FREE

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Exclusividade TREND

38

Massagem relaxante de 30 minutos no Spa.

um pedaço do paraíso na terra, integrado com a natureza, com conforto nas instalações, atendimento personalizado, alta gastronomia, além da exclusiva Praia de São José, Proporcionando experiências Cicero Furlani inesquecíveis a Gerente Geral do nossos hóspedes! Itacaré Eco Resort

L

ocalizado dentro de uma antiga fazenda de cacau, com um trecho da mata atlântica preservada e com praias privativas consideradas como as mais bonitas do Brasil. Seus apartamentos luxuosos e espaçosos, com atendimento personalizado, se unem à culinária e à atmosfera mística da Bahia.

terapêuticas em um ambiente tranquilo, com aromas e sons próprios.

Os 49 aconchegantes e bem localizados apartamentos dispõem de varanda com rede ou chaise, frigobar, cofre, banheiro, sofá, telefone, TV LCD 32 polegadas com canais a cabo, DVD e livre acesso à internet sem fio. Dentre os serviços oferecidos estão vans que levam os hóspedes para o centro da cidade e para a Prainha.

É envolvido por 200 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) com 320 espécies de aves, sendo que 16 ameaçadas de extinção. Com a maré baixa, piscinas naturais se formam ao longo da costa entremeada de recifes. A natureza ainda oferece cachoeiras e rios, ideais para praticar caiaque, rafting, rapel, arvorismo, tirolesa, cavalgada, caminhadas por trilhas ecológicas e até dentro de uma plantação de cacau, sempre com equipe treinada.

Lazer Possui opções para adeptos de esportes radicais. Sua área de lazer tem piscina de água natural, bicicletas, sala de fitness, mesa de snooker, além de aulas de alongamento, yoga, Pilates, artesanato em folha do coqueiro, forró, capoeira e surfe com instrutores capacitados. Para quem quer sossego, massagens

Para as crianças, monitores especializados realizam atividades na brinquedoteca, por trilhas, na beira de rios, na praia e na piscina, concurso de castelo de areia, chocobingo, contação de histórias, jogos e gincanas, tudo dentro do hotel.

Diárias incluem: café da manhã, jantar de alta gastronomia, programação de lazer e transporte para a cidade de Itacaré em horários previstos. Baixa Temporada

14 de março a 30 de novembro de 2011


IBEROSTAR

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

39

GRAND AMAZON Arquivo Hotel

O único hotel flutuante do

Arquivo Hotel

Brasil

Arquivo Hotel

Roteiros DE navegação De segunda a sexta: Rio Negro. De sexta a segunda: Rio Solimões.

Arquivo Hotel

Lazer

Arquivo Hotel

N

All Inclusive

avio-hotel de luxo, categoria cinco estrelas, que faz um emocionante cruzeiro pelo Amazonas com todo O pacote inclui: hospedagem, drinque de o conforto e excelência da Rede Iberostar. boas-vindas, petiscos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas (nacionais e importadas), cofre A viagem começa na cidade de Manaus, e, na cabine e atividades turísticas em terra com após a partida, faz escala em vários pontos da guias especializados. Seus restaurantes Grill Floresta Amazônica, permitindo que os hóse Kuarup trazem o melhor da gastronomia pedes façam excursões em pequenas embarnacional e internacional. Despesas pessoais cações explorando a mata, em contato direto não estão incluídas. com a natureza mais exuberante do planeta. É possível ver de perto as árvores, plantas e os animais mais exóticos do Rio Amazonas. Vale lembrar que o embarque só é permitido para Bares, piscinas, jacuzzi, academia, loja e discoteca estão dentro do navio. O staff crianças acima de 10 anos de idade. Tem 73 cabines externas (23 m²) e duas ainda oferece aulas de dança, de pesca e Suítes Royal (50 m²), com varanda, cama palestras sobre a fauna e flora local, além king size ou duas twin size, ar-condicionado de shows musicais e folclóricos. É possível também agendar passeios de lancha pelos e banheiro privativo. igapós e igarapés, e city tours por Manaus. Um dos destaques do passeio é o Encontro das Águas, junção entre as águas escuras do Rio Negro e as águas barrentas do Rio Solimões. Elas correm paralelas, sem se misturar, por A bordo, oferece diversos tratamentos mais de 6 quilômetros. O fenômeno acontece inusitados, como a Massagem Amazônica, pela diferença entre a temperatura, densidade com essências, sementes e penas da floresta, e velocidade das águas: o Rio Negro corre a 2 shiatsu corporal e facial, reflexologia, escalda km/h e sua temperatura é de 22°C, enquanto pés, tonificação facial, quick-massage, entre outros (apenas para maiores de 18 anos). o Rio Solimões corre a 6 km/h com 28°C.

Uma forma diferenciada de conhecer a Amazônia, dentro da estrutura e serviço cinco estrelas

Spa

Rafael Silva

Iberostar

Diretor Iberostar Grand Amazon

Exclusividade TREND

Transfer em Manaus: Aeroporto/Porto/Aeroporto.


hotel NACIONAL em destaque

Exclusividade TREND

2 pessoas no apartamento = Kata Kuka grátis

O Resort oferece uma estrutura completa para o lazer de toda a família, garantindo

ROYAL

Arquivo Hotel

PALM PLAZA Um resort completo e cheio de opções de lazer

uma experiência inesquecível com muita diversão!

Cesar Nunes

Diretor Comercial do Royal Palm Plaza

D

384 apartamentos no Royal Palm Plaza – categorias Luxo, Luxo Plus, Super Luxo e Suítes Especiais, e 116 no The Palms – todas de padrão Master.

O Royal Palm Plaza Resort Campinas está localizado no complexo do qual também faz parte o hotel boutique The Palms. Juntos, estes dois hotéis totalizam 500 acomodações, que se dividem em

A área de lazer do complexo oferece várias opções, como piscinas climatizadas e com hidromassagem, ginásio poliesportivo, campo de futebol society, quadras de tênis, saunas, spa, playground aquático, arco e flecha, fitness center, sala de jogos, biblioteca, cinema, sala de TV, sala de leitura e duas áreas temáticas: Miniville e Kata Kuka (abaixo).

estaca-se entre os melhores e mais completos resorts do Brasil. Com infraestrutura grandiosa, diversificada e acolhedora, possui bares, restaurantes, áreas de lazer, salas de eventos e serviços diferenciados como Spa, capela, heliporto, cinema e traslados.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

KATA KUKA

40

Área temática do hotel destinada a crianças maiores de 9 anos ou 1,35 m,onde um grupo de 20 participantes procura se aventurar e desvendar mistérios. São dois dias de muita adrenalina, com total segurança e com acompanhamento de monitores. São três caminhos com dificuldades e obstáculos, com labirintos, arvorismo, tirolesa, até chegar a seu destino final, a Arena de Pedra.

MINIVILLE Área temática do hotel destinada para crianças de 3 a 6 anos, onde elas podem explorar o local, visitando a casa da coelha Fofa Flor, o galeão do papagaio Capitão Currupaco Paco e a nave do cachorro Comandante Átila. Além disso, o espaço conta com um castelo medieval no qual todos os sábados há um teatro interativo dos personagens para as crianças e familiares.


atendendo bem

O MUNDO DE BENEFÍCIOS E BEM-ESTAR

dOS SPAS

Cada vez mais hotéis inserem Spas dentro de suas opções de serviços, oferecendo uma estadia saudável para seus hóspedes PALAVRA SPA

A origem da palavra Spa vem do nome de uma estância termal situada na província de Liège, na Bélgica, que, por suas características, agora serve como a designação genérica para um resort, associado ou não a uma estância termal e que tenha atividades de lazer saudáveis, espaço onde se fazem tratamentos pela água, vapor ou infusões, normalmente complementados com massagens e tratamentos não invasivos, contato com a natureza, relacionadas ao turismo de saúde e bem-estar. Os banhos termais remontam à Antiguidade Clássica, sendo famosas as termas romanas e os banhos turcos.

S

eu corpo é a melhor fonte de informação sobre sua história de vida e seu funcionamento energético somático, instintivo, emocional, mental e espiritual. É importante aprender a “ouvi-lo”. O corpo tem uma sabedoria de milhões de anos de evolução! Ele “sabe” muito mais da vida que sua mente! Para quem tem uma vida agitada, e tudo o que procura nas férias ou nos momento de lazer é o inverso disso, cada vez mais hotéis e resorts estão incluindo em sua listas de serviços um item que veio para contribuir para o bem-estar de seus hóspedes: os serviços de Spa. Com locais cada vez mais sofisticados, bem montados, com equipamentos específicos e modernos, aliados à criatividade, bons profissionais e produtos estéticos de ponta, os Spas têm se tornado verdadeiras ilhas para que os hóspedes (e até pessoas de fora) façam seus tratamentos no período em que estão hospedados e voltem das férias (ou mesmo de uma viagem curta) mais bonitos, relaxados e com boa saúde.

Terapias Corporais

42

Shutterstock

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Uma forma de terapia que usa o corpo para liberar emoções e sentimentos, além de ativar as funções necessárias à vida. A intensificação das sensações corporais possibilita a abertura da consciência. O objetivo é tornar a pessoa mais cheia de vida, capaz de vivenciar e expressar adequadamente todos os sentimentos e absorver todas as sensações. Alongamento Banhos com ingredientes especiais Banhos fitoterápicos Centros de força Cinesiologia Drenagem linfática

Eutonia Hidroginástica Relaxamento na água Sensoperceptiva Tai chi chuan Yoga


Arquivo Spa da Alma

Arquivo Spa da Alma

A dra. Amarilis de Oliveira chegou na Praia de Pipa em 1998, em busca de um local ideal para a realização do seu projeto: o Spa da Alma. Após 20 anos de pesquisas, em 2006 abriu o Spa que controla e onde cria seus programas até hoje, na Praia das Minas, em Tibau do Sul (RN), uma das dez mais belas praias desertas do Brasil.

Massagem Prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações, para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de dores corporais. Palavra de origem grega que significa amassar e é uma prática tão antiga quanto o homem. Na Pré-História promovia o bem-estar geral e a proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo. Há 300 a.C, egípcios, hindus, gregos, romanos, chineses e japoneses fizeram referências a essa prática, sendo os chineses os primeiros a reconhecer as suas propriedades curativas, assinando a literatura mais remota sobre o assunto: o texto médico escrito em 2800 a.C por Nei Ching. O grego e pai da Medicina Hipócrates fez uso das suas propriedades terapêuticas que denominou de “anatripsis” e significa “friccionar pressionando os tecidos”. A expressão foi traduzida para o latim como frictio. Na Índia a expressão é shampooing, na China, cong fou, e no Japão, ambouk. Existem os seguintes tipos de massagem:

O objetivo principal dos Spas é trazer bem-estar para quem o procura. E esse objetivo é atingido por uma série de tratamentos e terapias que eles oferecem, sejam em separado ou em programas completos, aplicados em grupos ou individualmente.

Tratamentos Podem ser feitos dentro do Spa: terapias holísticas e vibracionais, em que se ativa a consciência do corpo vital; ser promovida a educação corporal e física, por meio de exercícios e atividades motoras, orientação alimentar, dando consciência ao corpo físico; massagens com o objetivo de cura e percepção sensorial, dando consciência ao corpo emocional; e exercícios das inteligências emocional e espiritual, que estimulam as faculdades conferidas pelo hemisfério direito do cérebro, atuando no corpo mental. Os procedimentos em geral são programas personalizados, que podem durar geralmente de cinco a dez dias.

Ayurveda Com pedras quentes De hidratação De tonificação Deep tissue Do-in Faciais Havaiana Podais

Reflexologia Reflexologia podal Reiki Relaxante Shiatsu Sueca Tântrica Watsu (shiatsu na água)

Banhos

Shutterstock

Cada temperatura de água é ideal para cada tipo de tratamento. Para varizes ou pressão baixa, entre os 34 e os 36 graus. Para alergias ou dores articulares, entre 40 e 42 graus. Para insônias ou tensão, 38 graus. E os ingredientes dentro da água podem ser os mais diversificados, cada um produzindo um efeito de cura diferente, podendo ser calmantes, cicatrizantes, hidratantes, revigorantes, estimulantes, entre outros. Alecrim Argila Aveia Cacau Camomila Cascas de madeira Chás

Chocolate Ervas Eucalipto Frutas Gelatina Lavanda Leite

Mel Óleos vegetais Pétalas de flores Sais minerais Vinhos

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

43


Parceria

TREND, REXTUR e ADVANCE

firmam parceria comercial

Advance oferece alternativa para aquisição de bilhetes aéreos via Reserva Fácil

D Anderson Masetto / M&E

esde primeiro de agosto a ADVANCE Turismo passou a integrar a parceria comercial já celebrada pela REXTUR e TREND no mês de maio. É um momento de grande significado porque, ao somar as forças e experiências, cria-se um ambiente capaz de proporcionar às agências de viagens todas as condições para atender o passageiro mais exigente em todas as necessidades.

44

Anderson Masetto / M&E

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

ACIMA, DA ESQUERDA PARA A DIREITA, Luis Paulo Luppa, diretor-presidente da Trend, Goiaci Guimarães, PRESIDENTE DA REXTUR, e Marcelo Sanovicz, presidente da Advance Turismo. AO LADO, Luppa explicando a parceria

Com isso, REXTUR e ADVANCE passam a vender TREND via Reserva Fácil, através de um link que dá acesso a todo o conteúdo da TREND com toda a sua rede hoteleira nacional. Por sua vez, no site da TREND há um link para a REXTUR e um acesso para a ADVANCE como alternativa para aquisição de bilhetes aéreos via Reserva Fácil. A parceria entre as três empresas permite que a agência de viagens seja mais competitiva e ágil para ganhar mercado, uma vez que conta agora com


• Matriz • 15 filiais • 7 home offices • 358 colaboradores • 2.000 agências de viagens • Atendimento a 60 companhias aéreas

As três empresas continuam independentes, cada qual com seus objetivos e suas estratégias de crescimento. Um fator cultural, no entanto, une conceitualmente essas três empresas: ter as agências de viagens como clientes e parceiras. A maneira de valorizá-las ainda mais profissionalmente é dotá-las de capacitação tecnológica, produtos diversificados e complementares e serviço em nível de excelência, fortalecendo-as assim para uma competitividade cada vez mais crescente. A terceira fase do projeto de parcerias da TREND está prevista para outubro e irá incluir hotelaria internacional, locação de carro e outros serviços complementares.

w w w . a ge n t e v a l o r i z a o a ge n t e . c o m . b r

Anderson Masetto / M&E

23 pontos de distribuição, divididos em:

muito mais conteúdo em um mesmo ambiente e com múltiplas opções de negócios. O cliente será atendido de maneira completa, desde a aquisição da passagem aérea até a hospedagem, locação de veículo, assistência de viagem e outros serviços de que necessitar.

Anderson Masetto / M&E

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

45

Acima: José anjos, Diretor-conselheiro DA TREND, Luppa, Marcelo Sanovicz, GOIACI Guimarães E Luciano Guimarães, diretor de marketing da Rextur. ABAIXO: José anjos, FÁTIMA Serra, Diretora-conselheira, LUPPA E ALEXANDRE CAMARGO, DIRETOR DE VENDAS, todos da Trend Operadora


Parceria

SERVIÇOS DE RECEPTIVOS:

INDO E VINDO COM QUALIDADE

Stockxpert.com

V Para que uma viagem de lazer seja perfeita, a locomoção entre aeroportos, hotéis e pontos turísticos SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

tem que ser quase

46

imperceptível: esse é o papel das Empresas de Receptivos

constrangimentos. Primeiro o documento dos veículos (impostos, inspeções, etc.), itens que variam de cidade para cidade. Depois a documentação dos condutores, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em dia e de acordo com a categoria correta, pois existem cinco categorias de condutores e o transporte de passageiros se enquadra apenas em categorias específicas. Por fim, e o mais importante, são as condições dos veículos, como o seu Com a missão de transportar os pas- estado, manutenção e revisões. Tudo para sageiros de forma eficiente, confortável, que o traslado entre os pontos do roteiro rápida e segura, um bom receptivo deve seja um prazer e não uma dor de cabeça. possuir veículos para todos os tipos de necessidades (simples, executivos, sedans, Diferenciais luxuosos e para diversas quantidades de Para que um serviço de receptivo se pessoas), preferencialmente novos e em destaque entre os demais, oferecer bom estado, e conduzidos por motoristas diferenciais que propiciam bemexperientes e que conheçam bem os traestar e conforto para os passageiros jetos que vão executar para cada cliente, é uma forma de ser notado. Alguns sem demoras, percursos longos, perigosos proporcionam diferenciais como: ou cheios de tráfego. Asseio, simpatia e • ar-condicionado pontualidade também contribuem para • microfone um bom serviço prestado. • aparelho de DVD É sempre bom verificar na hora de contratar • geladeira um serviço de receptivo se ele possui todas • notebook com internet as certificações exigidas, como credencia• água para os passageiros mento junto à Embratur, à ANTT (Agência • motoristas com diversos idiomas Nacional de Transportes Terrestres), certi• motoristas especializados ficados estaduais e municipais de trânsito • atendimento 24 horas e transportes junto aos órgãos de turismo • telefone móvel de emergência nas cidades onde transita. • roteiros e city-tours já preparados O mesmo vale para os documentos, que • guias dos locais visitados devem estar em ordem para se evitar iagens perfeitas precisam de parceiros e fornecedores perfeitos, principalmente quando a busca é por momentos de prazer e lazer. Por mais que o viajante vá para um resort num local isolado, onde não vai mais sair, no mínimo, ele precisa se locomover do aeroporto até o referido resort e fazer o mesmo trajeto no fim da estada. É nesse instante que entram em cena os serviços de receptivo.


No Sudeste, a Intertouring é forte no Rio de Janeiro e Região dos Lagos, com transfers para aeroportos, portos e rodoviárias, grupos e eventos, e passeios de jipe. É especializada em pontos turísticos, cidades históricas, fazendas do ciclo do café, florestas cariocas, entre outros atrativos da cidade e do Estado. Oferece city-tours em ônibus especiais que buscam os hóspedes em hotéis no centro e zona sul. A região Nordeste é atendida pela Nettour no Ceará e a Martur em Pernambuco. A Nettour atua principalmente por todo o litoral do Estado, tendo como diferenciais roteiros exclusivos para quem curte uma aventura sobre quatro rodas, como buggy e land rovers, e pode levar seus passageiros às praias cearenses

Arquivo TREND

Se o assunto é Alagoas, a presteza, pontualidade e simpatia ficam por conta da Transalagoas. Com guias bilíngues e veículos com arcondicionado, promove city-tours por todo o litoral sul, pela foz do Rio São Francisco, as dunas de Marapé, a Praia do Gunga, eleita uma das 10 mais belas do país, e os balneários de Paripueira e Maragogi, integrantes da Costa dos Corais.

Arquivo TREND

Já a All Brazil especializou-se em roteiros ecológicos, de aventura e de compras, tipos de passeios muito procurados na região onde se localiza, no Estado do Paraná, próximo das Cataratas do Iguaçu e das fronteiras da Argentina, Paraguai e Uruguai. Seus condutores falam diversos idiomas, incluindo japonês! Para os jovens, os roteiros incluem esportes de aventura e muita adrenalina, como rafting e rapel.

A Martur oferece produtos customizados, com frota própria, moderna e confortável, servindo principalmente a cidade de Recife, com roteiros que incluem dezenas de praias, esportes náuticos, passeios ecológicos, rurais, históricos e monumentos, unindo turismo e cultura.

Arquivo Fastrans

Na região Sul, atendendo principalmente as cidades de Gramado e Porto Alegre (RS), a Liga Turismo e Eventos possui uma série de pequenos presentes para seus passageiros, como um porta-voucher com dicas importantes e contatos 24 horas, uma etiqueta de malas para confirmar datas e horários, assim como mapas e guias personalizados sobre toda a região das Serras Gaúchas.

Shutterstock

Buscando sempre oferecer produtos de qualidade para os agentes de viagens, a TREND fechou acordo com as melhores empresas de serviços de receptivo do país. Em cada região, parceiros de peso estão a postos para atender os clientes.

de Jericoacoara, das Fontes, Mundaú, Porto das Dunas, Cumbuco, Lagoinha, Morro Branco e Canoa Quebrada; ou ainda para os Lençóis Maranhenses, ou cidades próximas em outros Estados, como Natal (RN), sempre com motoristas especializados e roteiros programados.

Shutterstock

Parceiros TREND

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

47

Workshop TREND Uma verdadeira operação de guerra é montada para transladar os milhares de agentes de viagens que participam dos workshops da TREND Operadora que acontecem anualmente. No último, 12º Workshop de Atibaia, a responsável pelos transfers foi a Fastrans Tour. A empresa disponibilizou 122 ônibus para trazer e levar agentes de 34 cidades de sete Estados brasileiros até o local do workshop. Foram colocadas também seis vans para fazer a ponte entre o local do evento e o estacionamento do hotel, que eram distantes. De forma bemhumorada, a equipe da Fastrans até cantou um jingle pra avisar os participantes de onde saía cada tipo de transporte.


PONTUALIDADE, CONFORTO E SEGURANÇA Assim se define a Rio Mobilidade Corporativa, empresa especializada em receptivo no Rio de Janeiro. Motoristas treinados e bilíngues, frota moderna com automóveis blindados, sistema de comunicação e rastreamento, 24 horas, sete dias por semana.

Rio Mobilidade Corporativa, você no caminho certo com qualidade e confiança!

www.riomobilidadecorporativa.com.br


COSTA OESTE DOS

49 SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

destino interNACIONAL em alta

ESTADOS UNIDOS

Um paraíso de diversão para crianças, adolescentes e até adultos

Shutterstock

A famosa ponte Golden Gate, em São Francisco


destino interNACIONAL em alta

Los Angeles (CA) Calçada da Fama

Shutterstock

Criada em 1960, é todo um quarteirão que tem estrelas com os nomes de grandes astros do cinema e da música, que fica lotado de turistas.

Disneylândia

50

História A região foi anexada aos Estados Unidos após uma guerra contra o México em 1848, o que fez com que herdasse muito de sua cultura, com muita influência nos nomes de suas cidades, ruas e na sua cultura em geral, sem contar a influência espanhola que veio anteriormente.

Califórnia

O famoso letreiro erguido em 1921 era para vender lotes imobiliários e se tornou a marca mundial do cinema.

O Estado é, dos 50 que formam o país, o mais populoso, com cerca de 34 milhões de habitantes, além de ser o maior centro industrial e de produção de produtos agropecuários dos Estados Unidos. Seu nome originou-se de uma novela espanhola chamada Las Sergas de Espladián, que descrevia uma ilha na costa oeste da América do Norte. Também é chamado de Golden State, devido à corrida pelo ouro que se iniciou em 1849 e durou quase dez anos. É nela que se localiza Los Angeles, São Francisco e outras importantes cidades americanas.

Shutterstock

Hollywood

Universal STUDIOS TITANIC: THE ARTIFACT EXHIBITION A exposição de 8 mil m2 reúne mais de 200 objetos retirados de dentro do transatlântico que, após bater em um iceberg, afundou em 1912, com 2.228 passageiros a bordo, sobrevivendo apenas 706. Seus destroços foram encontrados em 1985 por exploradores que agora recriam partes do navio dentro do Hotel Luxor em Las Vegas, com muita interatividade. Shutterstock

O parque temático divide espaço com os estúdios de gravação de uma das produtoras cinematográficas mais antiga do mundo. universal Studios Hollywood

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Shutterstock

Inaugurada em 1972, foi a primeira criada por Walt Disney, e traz toda a magia de ser o parque mais antigo da empresa.

C

onhecida também como a Costa do Pacífico, é o nome que une os três Estados mais ocidentais dos Estados Unidos: Califórnia, Oregon e Washington. Os Estados de Arizona e de Nevada, embora não tocando a costa, são incluídos na Costa Oeste devido à proximidade com o Pacífico e por razões econômicas e culturais. E são três cidades desses Estados que estão em destaque nesta edição: Las Vegas, a capital mundial dos cassinos; Los Angeles, a capital mundial do cinema; e São Francisco, um dos destinos turísticos mais visitados do país.


Las Vegas (NV) Chafariz DO Bellagio

Los Angeles (CA) Fundada em 1781, significa “os anjos” em espanhol. É a segunda maior cidade dos Estados Unidos, com mais de 4 milhões de habitantes, e a maior do Estado da Califórnia, considerada um centro mundial de negócios, comércio internacional, entretenimento, cultura, mídia, moda, ciência, tecnologia e educação. Engloba a área de Hollywood, a “Capital Mundial do Entretenimento” e líder mundial na criação de filmes, programas de televisão, videogames e música gravada. A importância desse setor levou muitas celebridades a se mudarem para esta cidade. É responsável pela criação de alguns dos pontos turísticos mais famosos do planeta, como o Teatro Kodak, onde acontece anualmente a premiação do Oscar; a Calçada da Fama; o letreiro de Hollywood; os estúdios da Universal, Sony, Fox, Warner, NBC, que podem ser visitados; a Rodeo Drive, que enfileira todas as maiores lojas de grife do mundo, entre outros. Possui também importantes parques de diversões, como a Universal, o Six Flags, o Sea World (que na verdade fica na cidade de San Diego) e a Disneylândia, a primeira construída por Walt Disney, que se localiza em Anaheim, próxima a Los Angeles.

Shutterstock

Cassinos A grande diversão da cidade são as dezenas de cassinos espalhados pelos hotéis, com todos os tipos de jogos imagináveis.

Shutterstock

Suas características mais marcantes são as montanhas rochosas e a grande quantidade de mexicanos em seu território. O nome foi dado pelos espanhóis, devido à neve que cai na região nos meses de inverno. Foi colônia espanhola até 1821, depois fazendo parte do México e tornando-se Estado americano em 1864. Ao contrário da Califórnia, possui grandes reservas de prata, sendo chamado de The Silver State, além de ser grande produtor de petróleo e areia. Abrigando as cidades de Las Vegas e de Reno, tem também o turismo como importante fonte de renda.

Um espetáculo de música, luzes e água acontece de hora em hora na frente do Hotel Bellagio, cenário de vários filmes.

Grand Canyon O passeio de helicóptero pelas formações rochosas de uma das mais grandiosas falhas geológicas do mundo é obrigatório.

Shutterstock

Nevada

Torre Stratosphere

Shutterstock

Inaugurado em 2001, fica na parte histórica de Hollywood (Los Angeles) e é o local permanente da cerimônia do Oscar, que vai para sua 84ª edição, vista ao vivo por mais de 3.300 pessoas e bilhões pela televisão.

Shutterstock

Para almoçar, jantar, ver a vista, andar de carrossel ou de montanha-russa, a 350 metros de altura.

TEATRO KODAK

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

51


destino interNACIONAL em alta

São Francisco (CA) Golden Gate

Shutterstock

Cartão-postal da cidade, faz a ligação de duas partes do continente e já foi fundo para várias cenas memoráveis da sétima arte.

Alcatraz

Shutterstock

A penitenciária de segurança máxima hoje é um dos pontos turísticos mais interessantes e assustadores da cidade.

Bondinho

52

Shutterstock

Casas vitorianas Com toda a influência da colonização europeia, as casinhas construídas em estilo vitoriano são paisagem permanente.

Shutterstock

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

O melhor meio de transporte para circular pelas ladeiras íngremes da cidade e para ter a sensação de voltar no tempo.

Las Vegas (NV) A maior cidade do Estado de Nevada (600 mil habitantes) foi construída em 1905 e fundada seis anos depois. Famosa por seus cassinos, abriga os maiores e mais imponentes do mundo, como o Bellagio, Caesars Palace, Excalibur, Luxor, Mandalay Bay, MGM Grand, Monte Carlo, New York, New York, Paris, Stratosphere, The Venetian, Treasure Island, entre muitos outros. E não é só de jogo e caça-níqueis que a cidade vive. Suas imensas lojas, shoppings e casas noturnas também são opção para quem não joga. Seus hotéis, luxuosíssimos, apresentam em seus teatros shows de cantores como Cher, Celine Dion, Bob Dylan; de circo, com sete espetáculos diferentes do canadense Cirque du Soleil; de humor, com stand-ups dos comediantes mais famosos do mundo; performáticos, como o do Blue Man Group; de mágicos, como de David Cooperfield; e até shows eróticos, como o famoso francês Crazy Horse. A cidade também tem muita cultura para oferecer, com muitos museus e exposições fixas, como a de objetos do Titanic e a de corpos humanos que já viajou o mundo. Outro passeio imperdível é sobrevoar de helicóptero o Grand Canyon, uma formação rochosa impressionante.

São Francisco (CA) Quarta cidade mais populosa da Califórnia e a décima segunda dos Estados Unidos (900 mil habitantes). Em 1776, os espanhóis estabeleceram uma fortaleza no Estreito de Golden Gate e uma Missão chamada de Francisco de Assis no local. A cidade cresceu devido à Corrida do Ouro em 1848, mas foi quase completamente destruída por terremotos e incêndios em 1906. Reconstruída rapidamente, foi o porto de embarque para o Pacífico na Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, o retorno dos militares, a imigração em massa e o movimento pelos direitos homossexuais tornaram São Francisco um centro de ativismo nos Estados Unidos. Ficou famosa por sua neblina fria no verão, suas colinas íngremes, a arquitetura vitoriana misturada com a moderna e seus marcos históricos, como a Ponte Golden Gate e Chinatown. A cidade também é um centro financeiro e bancário, sendo sede de mais de 30 instituições mundiais. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer também o presídio de Alcatraz, passear de bondinho, passear pela Castro Street e descer alguma de suas ladeiras.


Divulgação

CRUZEIROS AÉREOS PELOS EUA

A

presentando uma maneira de viajar totalmente nova, o “cruzeiro aéreo”, redefinindo o conceito de viagem “All Inclusive”, permite que o passageiro desfrute mais cada destino e minimize o tempo de viagem entre um e outro (em média 30 horas comparando com os tradicionais circuitos feitos de ônibus), através de viagens em aviões particulares e ônibus de luxo com guias locais organizados. Os passageiros não só economizam tempo como também evitam as longas filas e multidões de passageiros com pressa em aeroportos comerciais. É mais tempo que sobra apenas para o lazer!

Basta selecionar o dia e o destino, reservar o pacote escolhido e estar na hora e no lugar marcado pontualmente. Os pacotes e serviços incluem os seguintes diferenciais: presença de experiente guia turístico bilíngue; café da manhã e jantar todos os dias; hospedagem em hotéis exclusivos de categoria superior (4 estrelas); atrações, impostos, taxas e gorjetas; ônibus de luxo; boletim diário com informações detalhadas de todas as atividades realizadas no dia seguinte, dicas como trajes adequados ao clima; aeroportos e aviões privados; bagagem sendo entregue e retirada direto do quarto de hotel; e saídas diárias garantidas. Em 2012, o conceito será estendido para incluir mais destinos.

Oferece também aos passageiros a opção de explorar individualmente cada destino com o pacote “Fly, Stay & Drive”, incluindo seu trecho aéreo em aviões privados, hotel e aluguel de carro (full-size) que fica completamente disponível na pista do aeroporto assim que o avião aterrissa. Líder em serviços aéreos, especializada em férias privadas e semiprivadas, e pioneira em experiências de férias com múltiplos destinos exclusivos, em 2009 a empresa lançou uma excursão aérea emocionante, que oferecia a possibilidade de ver as melhores atrações da Flórida (onde fica sua sede) do ar.

Pacotes de destinos

Divulgação

All American East Experience - Passa pela Costa Leste com paradas nos pontos mais simbólicos dos Estados Unidos, como Nova York, as Cataratas do Niágara (o lado americano e o canadense), Washington D.C, Lancaster, Harrisburg, Hershey, onde fica a fábrica de chocolates, e, no Canadá, Toronto, com duração de 5 noites e 6 dias completos. Divulgação

Western Wonder Experience - Percorre todo o lado Oeste e Sudoeste dos Estados Unidos, parando em cidades como Monterey, Carmel, São Francisco, Sausalito, Fresno, Parque Nacional de Yosemite, Los Angeles, Las Vegas, Hoover Dam, Grand Canyon e Bryce Canyon, com duração de 6 noites e 7 dias completos.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

53


Arquivo Hotel

Hotel interNACIONAL em Destaque

CROWNE PLAZA

COMMERCE CASINO

E SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

ste premiado hotel é tido como um dos melhores da rede, com uma atmosfera acolhedora e um serviço supremo. Possui tudo o que um cassino de Vegas pode oferecer: serviços de hotelaria, restaurantes de alto padrão, bufês gigantes, piscina com solarium, lojas e muito entretenimento.

54

Sua decoração é inspirada em motivos assírios e babilônicos, com imensas estátuas, assinadas por Raul Rodriguez, o mesmo que decorou o saudoso Hotel Flamingo, o primeiro de Las Vegas. O paisagismo traz plantas importadas, palmeiras, flores tropicais, cascatas, criando todo um clima exótico.

Apartamentos Seus 200 apartamentos trazem tudo que uma boa suíte deve ter: minibar, três aparelhos de telefone, internet de alta velocidade e, em alguns apartamentos, banheiras Jacuzzi. Os apartamentos localizados no andar do Priority Club possuem um lobby privativo onde podem tomar um café da manhã continental e lanches durante a tarde.

O destino ideal para os amantes do Pôquer

Cassino O jogo aqui é levado muito a sério. Seu cassino possui 243 mesas de pôquer, sendo o preferido dos que gostam desse tipo de jogo de cartas. Existe até uma “Universidade de Poker” dentro dele, para ensinar seus hóspedes a jogarem da forma mais correta e rentável possível. Ao entrar nessa universidade, tornam-se automaticamente jogadores profissionais, com direito a bônus em dinheiro. O professor dessa universidade é o comediante especialista em pôquer Roger Rodd, instrutor das estrelas de Hollywood. Vale lembrar que jogo só é permitido para maiores de 21 anos.

Spa Possui um centro de estética e massagens com profissionais que têm a missão de fazer o hóspede relaxar. Os tratamentos incluem toalhas quentes para mãos e pés, massagem sueca, asiática, faciais com toalhas quentes, aromaterapia, com pedras quentes, de pressão, banho iônico para os pés, limpeza de pele, hidratação, máscaras, esfoliação, ultrassom, cera quente, colágeno, maquiagem profissional e tratamentos formatados para homens.


NEW YORK NEW YORK LAS VEGAS HOTEL & CASINO

U

m pedaço de Nova York com a grandiosidade de Vegas. A diversão começa quando se avista o hotel, que recria a paisagem de Nova York vista do mar, com a Estátua da Liberdade quase em tamanho natural e a inconfundível fileira de arranha-céus, com réplicas do Empire State e do Chrysler Building, entre outros.

Apartamentos

Uma Nova York versão Vegas

Um spa com vários tipos de tratamento também está à disposição dos hóspedes das 6h30 da manhã até as 19 horas, sendo que alguns podem ser feitos dentro do próprio quarto.

banheiro de mármore com prateleiras, pias duplas, banheira, duchas gigantes, roupão, Os amantes de jogos encontram aqui 8 mil chinelos e secador de cabelo. Para alguns metros quadrados de espaço com mais de 67 mesas de jogos, incluindo blackjack, dados, serviços são cobradas taxas. roleta, minibacará, pôquer, além das famosas Lazer máquinas caça-níqueis. Por entre a paisagem pode se avistar os trilhos da Manhattan Express, uma montanha-russa que recria a loucura das ruas de Nova York, com um trem que imita os táxis amarelos da cidade e executa quedas de mais de 40 metros a mais de 100 km por hora.

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

Para comer, são 11 opções de restaurantes com culinárias de todo o mundo, de italiana Possui oito tipos de suítes (Skyline, Park à japonesa, lanchonetes que recriam o Avenue, Boradway, Spa, Marquis, Players, espírito dos fast-foods nova-iorquinos e Ziggurat e Penthouses), com horário mais oito bares com propostas variadas. diferenciado de entrada e saída (checkin às 15 horas e check-out às 11 horas) A danceteria ROK Vegas é uma das mais e diversas amenities, de acordo com a modernas da cidade, com um telão de categoria, como: acesso à internet, cofre 360 graus, lounge externo, efeitos de luz e para laptop, secretária eletrônica, room- música dos DJs mais famosos do mundo. service 24 horas, mesa para refeições, Em cartaz dentro do hotel está o espetáculo utensílios de passar roupa, closet, TV com Zumanity, o lado mais sensual do Cirque canais a cabo, filmes digitais, aparelho para du Soleil, misto de burlesco e cabaré. Vale CD, DVD, iPod e MP3, lavanderia, camas lembrar que é um espetáculo só para extras e berços disponíveis, cafeteira, adultos, acima de 18 anos.

55 SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Hotel interNACIONAL em Destaque


curiosidades

UM PARQUE DE COMPRAS

Duty Free Shop Puerto Iguazú

CERCADO DE PAÍSES POR TODOS OS LADOs

Não tem nada mais divertido

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

do que ter à

56

sua disposição produtos do mundo todo num só lugar

L

ocalizado na confluência entre Brasil, Argentina e Paraguai, o Duty Free Shop Puerto Iguazú tem se estabelecido como um forte polo de atração de todos aqueles que visitam e moram na região. É servido por três aeroportos: Cidade del Este (Paraguai), Puerto Iguazú (Argentina) e Foz do Iguaçu (Brasil). Inaugurado em março de 2002, foi construído com um projeto moderno, impactante e inovador, ao mesmo tempo em que tem todo um cuidado especial com a imponente paisagem que o contorna, como parte das matas do Parque Nacional do Iguará, e a facilidade de acesso à ponte que une a Argentina com o Brasil. Para a comodidade dos visitantes, o shopping fica aberto o ano inteiro, das 10 às 21 horas. A magnitude do empreendimento, organizado como uma imensa loja de departamentos, possui uma superfície coberta de mais de 5 mil metros quadrados, e já se tornou uma atração turística na região das Cataratas, além de significar inúmeras oportunidades de trabalho para toda a cidade de Puerto Iguazú.


MARCAS • 78 de perfumes • 48 de eletrônicos • 39 de cigarros e similares • 35 de acessórios

Duty Free Shop Puerto Iguazú

• 91 de bebidas

• 32 de alimentos • 25 de brinquedos • 16 de utensílios domésticos • 7 de moda

Duty Free Shop Puerto Iguazú

• 25 de cosméticos

O MAIOR CENTRO

BRASILEIRA

O Duty Free Shop traz inovação e um novo conceito em lojas de fronteira livre de impostos. Com o intuito de ser uma experiência diferente, cada departamento remete a um país, para que o visitante tenha a sensação de ter dado a volta pelo mundo. A seção de perfumes recria Paris (França). A seção de brinquedos imita um castelo medieval. As bebidas, cigarros e alimentos estão “dentro” de Nova York, e assim por diante. A intenção é surpreender os clientes a cada dia. Possui serviços exclusivos, como traslado gratuito para os hotéis em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú; estacionamento gratuito; ambiente climatizado; confeitaria; toaletes; áreas de descanso; áreas de recreação para crianças; assessores de vendas especializados; produtos com garantia de origem; centro de beleza; e casa de câmbio.

Duty Free Shop Puerto Iguazú

DA FRONTEIRA

Duty Free Shop Puerto Iguazú

DE COMPRAS

Atrativos turísticos ao redor: • Marco das Três Fronteiras • Represa de Itaipu • Cataratas do Iguaçu • Quedas do Moconá • Ruínas de San Ignácio

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

57


Arquivo Pe

ssoal

Arquivo Pessoal

experiências de viajante

58

Acima, Guilherme nas Ilhas Caimã e com sua esposa em Amsterdã. Abaixo, da esquerda para a direita, no Egito, na Austrália, em Portugal, na Suíça e na Grécia

Arquivo Pessoal

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

O ENGENHEIRO QUE VIROU MAPA

Encantando-se pelo setor de vendas e marketing e com um MBA em Gestão pela FGV (Fundação Getulio Vargas), ele direcionou sua carreira profissional para a área de vendas, o que o obrigava a viajar muito. E unido o útil ao agradável, Guilherme colocou a mala nas costas e saiu visitando o mundo. Passou por todos os Estados brasileiros e por mais de 60 países, nos cinco continentes, adquirindo conhecimentos culturais extensivos que o auxiliaram no

Arquivo Pessoal

Mendes

C

Arquivo Pessoal

Guilherme

om 36 anos de idade, nascido em Curitiba (PR), o engenheiro civil Guilherme Mendes, formado pela Universidade Federal do Paraná, tem um currículo invejável, com passagem por empresas de renome nacional e internacional.


Miami/EUA

Hotel Kent 

devido às transferências, mudanças

Diárias a partir de:

e oportunidades de viagens de

SGL/DBL

USD

trabalho, Guilherme pegou sua mala

119

,00

Válida até 31/12/2011 (não inclui café da manhã)

e resolveu investir em seu hobby favorito: Ser turista pelo mundo relacionamento interpessoal com indivíduos de diferentes influências políticas, religiosas, níveis sociais e culturais. Morando atualmente em Kuala Lumpur (Malásia), ele é executivo de uma multinacional americana. E, dentre suas dezenas de viagens, Guilherme selecionou para a revista Segue Viagem uma história muito divertida que aconteceu na capital da Holanda, Amsterdã, e que mostra uma das características principais do povo brasileiro: a capacidade de se divertir. “Eu e minha esposa estávamos em Amsterdã passeando pelo calçadão, e percebemos este veículo estranho, uma mistura de bicicleta com carro, com um bar no meio servindo cerveja e pessoas sentadas em volta cantando e bebendo. Então eu falei pra minha esposa: ‘Vamos sentar nesse boteco ambulante e tomar uma cerveja com esses loucos?’ Sentamos então cada um num banco e eu perguntei: ‘como funciona pra eu tomar uma cerveja?’ O cara me responde: ‘é só você cantar uma música e ganha uma cerveja.’

Então eu cantei uma bossa nova bem desafinada e ele me deu uma cerveja. Brindamos e tal, e lá foi outra música. Mais uma cerveja. Depois da terceira cerveja eu perguntei pro rapaz: ‘Meu amigo, só me conta uma coisa: por que você está com esse carro aqui distribuindo cerveja pra qualquer um que senta aqui e canta uma música? ’Então ele me falou: ‘Bom, eu não queria te falar, mas já que você perguntou, esta é uma festa particular de aniversário, e eu aluguei este carrinho com cerveja pra andar por aí com meus amigos. Quando os dois caras que estão encostados ali (apontando pra frente, dá pra ver na foto) levantaram pra ir ao banheiro, vocês apareceram e sentaram no banco deles. E como você já chegou conversando e cantando, não quis estragar a festa!’

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

59

Está localizado paralelo a Ocean Drive, muito próximo a praia e aos principais bares, lojas, galerias e restaurantes.

Miami/EUA

The Claridge Hotel  Miami South Beach Diárias a partir de:

SGL/DBL

USD

Essa história reflete um sentimento que tenho em qualquer lugar do mundo que eu visito. Nós, brasileiros, temos uma maneira de ser e um carisma que realmente encanta qualquer povo. Onde estivermos, tendo a postura, a atitude correta e um sorriso no rosto, seremos sempre bem-vindos!”

151

,00

Válida até 30/09/2011 (não inclui café da manhã)

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

O hotel está localizado na altura do número 3.500 da famosa Av. Collins.

Reservas Internacionais:

55 11 3041.7501 I 0800 773 7557


gastronomia

T

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

er uma alimentação saudável é um assunto cada vez mais em pauta hoje em dia. Ingerir a quantidade certa de nutrientes e calorias é uma busca constante de todos, numa época em que a obesidade é cada vez maior, os alimentos industrializados dominam as gôndolas dos supermercados e os problemas de saúde causados pela má alimentação são muito recorrentes.

60

Montar pratos e cardápios saudáveis, muitas vezes pedindo o auxílio de nutricionistas, tem sido prática frequente em todos os tipos de restaurantes, sejam eles dentro ou fora de hotéis. E essa tendência é ainda mais forte dentro dos spas, que fazem menus rigidamente balanceados para que seus frequentadores estejam sempre em forma e saudáveis. Com a consultoria da nutricionista Fernanda Bauermann, do Spa da Alma, confira a seguir os ingredientes saudáveis que não podem faltar no seu prato.

BALANCEADO E NUTRITIVO

Shutterstock

Shutterstock

SAUDÁVEL

UM CARDÁPIO

Legumes Abóbora, abobrinha, aipo, alface, alga marinha, alho, azeitona, aspargo, batata, batata-doce, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, cogumelo, couve-flor, ervilha, feijão-verde, funghi, inhame, pepino, pimentão, tomate, etc. Hortaliças, legumes e verduras denominam partes comestíveis das plantas, mas através da cultura popular, e não de forma científica, dependendo dos costumes culturais de cada região. Qualquer planta ou parte dela consumível pode ser considerada um legume. Os cogumelos, embora pertencentes ao reino dos fungos, também são considerados legumes pelo comércio. A abóbora é um legume, apesar de ser considerada fruta em algumas culturas. O mesmo acontece com a berinjela, o pepino, o pimentão e o tomate, que, na verdade, são frutas. São utilizados pelos cozinheiros em pratos salgados, embora existam exceções, como a abóbora. Podem ser consumidos crus ou cozidos de diversas formas, em saladas, em refeições principais,

Shutterstock

ALIMENTAÇÃO

BENEFÍCIOS DE

aperitivos ou até mesmo em sucos. Seu conteúdo nutricional varia, com elevada porcentagem de vitaminas e fibras e baixa de proteínas e gorduras. Contêm também elementos antioxidantes, antibactericidas, antifúngicos, antivirais e anticancerígenos.

Verduras Acelga, agrião, alface, brócolis, chicória, couve, escarola, espinafre, nabo, rúcula, etc. São consideradas as folhas, geralmente verdes, de legumes e hortaliças. Possuem poucas calorias, mas muitos nutrientes, fibras, betacaroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio, flavonoides e antioxidantes para prevenir o câncer, principalmente as mais escuras. A salada verde geralmente está presente numa refeição saudável, e a alface é o ingrediente mais popular. Porém, consumi-las com molhos gordurosos ou cremosos aumenta suas calorias. Quando cozidas, seus nutrientes ficam mais fáceis de serem absorvidos.


nutrientes e calorias é uma busca constante de todos

Frutas

Leguminosas

Ervas e Especiarias

Abacate, abacaxi, ameixa, amora, banana, damasco, figo, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melancia, melão, mirtilo, morango, pera, pêssego, uva, etc.

Alfafa, ervilha, fava, feijão, grão-de-bico, lentilha, pinhão, soja, etc.

Açafrão, alecrim, baunilha, canela, coentro, cominho, cravo, gengibre, manjericão, mostarda, orégano, páprica, pimenta, tomilho, salsa, etc.

A palavra tem significados diferentes dependendo do contexto. Em botânica, é o ovário e sementes amadurecidas de uma planta em flor, incluindo os tecidos circundantes. É o meio pelo qual as plantas florescem e disseminam as sementes. Na cozinha, frutos ou frutas são as partes comestíveis, doces e carnudas das plantas, podendo ser consumidas frescas ou desidratadas, em conserva ou na forma de compotas ou doces. Possuem alto valor nutricional, muitas fibras, água e vitaminas. Preservam tecidos celulares, previnem doenças relacionadas com a má nutrição, reduzem o risco de câncer, doenças cardiovasculares, Alzheimer, catarata e problemas associados com o envelhecimento.

Plantas cujas sementes crescem em vagens. Consumidas desde a mais antiga prática da agricultura, possuem efeitos medicinais e são alimento na África, América Latina e Ásia, e as mais concentradas fontes de proteínas do reino vegetal. Possuem muitas fibras, pouca gordura e nenhum colesterol, e protegem contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Para aproveitar os seus benefícios, devem ser cozidas.

Peixes e Frutos do Mar Atum, bacalhau, camarão, salmão, mariscos, ostras, vieiras, etc. Chamados de carne branca, incluem espécies de água doce e salgada, crustáceos e outras formas de vida aquática. Nutritivos, ricos em óleos essenciais, vitaminas, minerais e proteínas de qualidade, com poucas gorduras saturadas. Os crustáceos são fonte de carotenoides que estimulam a cor da pele.

Especiarias vêm das raízes, cascas, botões e frutos das plantas, e ervas das folhas de algumas. Ambas retêm suas propriedades por longos períodos se armazenadas corretamente. Ajudam no apetite e na digestão, infecções respiratórias, reumáticas, no aparelho urinário, insônia e nos sintomas de resfriado ou gripe.

Cereais Arroz, aveia, centeio, cevada, farelo, malte, milho, quinoa, trigo, etc. Variedade de sementes cultivadas como alimento de vários tamanhos e feitios. Fontes de carboidratos, vitaminas e minerais, têm pouca gordura. Os não refinados, chamados de integrais, são melhores fontes de fibra e nutrientes como selênio, potássio e magnésio.

Shutterstock

quantidade certa de

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Ingerir a

Shutterstock

Fernanda Bauermann, 41 anos, é formada em Educação Física e trabalha no Spa da Alma desde 2006. Responsável pela parte física e programa alimentar dos hóspedes, elabora pratos criativos e nutritivos, como saladas de grãos, peixes com frutas e verduras recheadas.

Shutterstock

Arquivo Spa da Alma

61


gastronomia

GOSTO DO QUE FAÇO, E O PRINCIPAL INGREDIENTE DA MINHA COMIDA É O AMOR. COMIDA SAUDÁVEL TEM QUE SER FEITA

Arquivo Spa da Alma

COM AMOR

chef Vanusa Barros com o proprietário do Spa da Alma e também chef, Jean Claude Progin

Culinária saudável A CHEF VANUSA BARROS USA

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

O TALENTO

62

NUMA COZINHA SAUDÁVEL

Vanusa Barros, 39 anos, é natural de Tibau do Sul (RN). Iniciou seu aprendizado culinário aos 15 anos com a sua avó, ajudando no preparo da comida feita em fogão a lenha para toda a família. Após alguns anos, foi trabalhar como auxiliar de cozinha em um restaurante da região, onde logo foi promovida a cozinheira do estabelecimento. Ela casou-se, e, nessa fase, já com um bom nível de conhecimento em gastronomia, tornou-se empreendedora, com seu próprio restaurante com vista para a Lagoa de Guaraíras, no caminho para a famosa Praia de Pipa.

Em 2001, com a inauguração do Spa da Alma em Pipa, Vanusa candidatouse a Chef de Cozinha do local, ganhando o respeito e a confiança do proprietário, o Chef Jean Claude Progin, sendo o local onde trabalha até hoje. A Chef Vanusa vem aplicando sua criatividade e talento numa gastronomia bastante saudável e surpreendente pelo sabor, apresentação e qualidade, com pratos e ingredientes perfeitos para o bemestar dos frequentadores do spa. Ao lado, uma receita leve, colorida, saudável e saborosa, para alimentar o corpo e o espírito da melhor forma.


Panqueca colorida

com recheio de ricota e nozes Ingredientes Massa colorida (beterraba ou salsinha) 1 copo americano de leite 1 copo de trigo 2 ovos 2 colheres (sopa) de azeite 1 pitada de sal 1 pitada de açúcar ½ copo de salsinha picada ou beterraba ralada Recheio 100 g de ricota 20 g de nozes picadas 10 g de salsinha picada 1 colher (sopa) azeite extravirgem 1 pitada de sal 1/2 cebola picada MOLHO BRANCO 2 copo de leite integral 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo 1 colher (sopa) de manteiga 50 g de queijo gorgonzola 2 colheres (sopa) de creme de leite 1 pitada de noz-moscada 1 colher (chá) de sal

Preparo Primeiro prepare o recheio e em seguida faça as panquecas e depois o molho.

MASSA Faça as panquecas em duas etapas. Uma para a massa vermelha (com beterraba) e outra, a verde, com salsinha. Bata os ingredientes no liquidificador durante três minutos até formar uma mistura homogênea. Com uma concha, despeje a mistura numa frigideira untada com óleo de girassol, formando discos de massa no tamanho do fundo. Frite cada lado por aproximadamente um minuto (fogo brando). Reserve os discos de panqueca para serem recheados. Recheio Misture todos os ingredientes com um garfo até obter uma massa homogênea. Molho branco Dilua bem a farinha de trigo no leite e reserve. Derreta a manteiga numa panela pequena, acrescente o queijo e a colher de sal. Por último, adicione o leite com a farinha bem diluída e misture lentamente até aquecer e engrossar. Finalize com o creme de leite e a pitada de noz-moscada, misturando lentamente em fogo baixo por um minuto, sem deixar ferver.

Montagem do prato Coloque duas colheres de recheio no centro de cada disco de panqueca. Junte as bordas do disco como uma trouxinha. Amarre as trouxinhas com um ramo de cebolinha e, numa forma levemente untada, aqueça por 10 minutos em forno preaquecido. Aqueça o molho e monte os pratos intercalando as cores das panquecas em porções de três. Decore com lascas de parmesão e pimenta-do-reino ralada.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Arquivo Spa da Alma

63


CONSUMO

O UNIVERSO DAS CERVEJAS

CADA VEZ MAIS RICO E FASCINANTE

A

cerveja (do latim cerevĭsĭa) é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada, e acredita-se que seja uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo ser humano. Convidamos o especialista Rodolfo Alves para falar sobre ela e apresentar sabores muito inusitados desta bebida que é sinônimo de momentos de lazer.

História

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Cerveja pode ser chamada qualquer uma das variedades de bebidas alcoólicas produzidas pela fermentação de matéria com amido, derivada de cereais ou de outras fontes vegetais. E bebidas semelhantes à cerveja foram inventadas em diversas sociedades ao redor do mundo. Há registros de que ela já era conhecida pelos mesopotâmios, babilônicos, sumérios e egípcios desde 6.000 a.C.

64

grego Ateneu de Náucratis (século 3 d.C.). Até Ramsés III (1184 a.C.) passou a ser conhecido como “faraó-cervejeiro” após doar a sacerdotes cerca de 500 mil ânforas com aproximadamente um milhão de litros provenientes de suas cervejeiras. O uso de lúpulo (cultivado na França desde o século 9) para dar o gosto amargo e preservar a bebida é uma invenção medieval, atribuída aos monges do Mosteiro de San Gallo, na Suíça.

Do que é feita?

As cervejas especiais são compostas por cereais maltados, como aveia, centeio, trigo ou cevada, água, lúpulo, e fermentadas por levedura. É comum a adição de outros condimentos ou fontes de açúcar. O resultado é a fermentação alcoólica do mosto de algum cereal maltado, sendo o melhor e mais popular a cevada. Outros cereais (maltados ou não maltados) podem ser usados, A mais antiga evidência referente à cerveja está numa tábua como trigo, arroz, milho, aveia e centeio. Como os ingredientes sumeriana onde pessoas tomam uma bebida através de juncos usados para fazer cerveja diferem de acordo com o local, suas numa tigela comunitária. Arqueólogos encontraram também características como tipo, sabor e cor variam amplamente. um poema dos sumérios homenageando a deusa Ninkasi, onde está a mais antiga receita de cerveja, descrevendo a produção Teor alcoólico da bebida de cevada utilizando-se pão como matéria-prima. A levedura é a responsável pelo teor alcoólico da cerveja. Na Babilônia é registrada a existência de vários tipos de Existem dois tipos de levedura: as de alta fermentação, ou cervejas, originadas de diversas combinações de plantas e seja, são leveduras que boiam e a fermentação, ocorre na aromas e o uso de diferentes quantidades de mel. O Código superfície do líquido, e as de baixa fermentação aquelas em de Hamurabi, rei da Babilônia em 1750 a.C., incluía várias que as leveduras afundam e a fermentação ocorre no fundo do leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, barril. O mais comum é as cervejas terem entre 4% e 5% de relacionando direitos e deveres dos clientes das tabernas. teor alcoólico, ainda que este possa variar consideravelmente No Egito, a cerveja teria sido inventada para saciar quem conforme o estilo e o cervejeiro. Mas também existem cervejas não tinha dinheiro para pagar por vinho, segundo o escritor com teores alcoólicos desde 2% até mais de 20%.


SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

65

A cerveja é a bebida alcoólica mais antiga da humanidade e cada vez mais ganha cores e sabores diferentes

Manipulação

O lúpulo é o responsável pelo amargor característico da cerveja, além de ser um conservante natural. Também é o responsável pelos principais aromas, como cítrico, condimentado, herbal, floral ou frutado. Por fim, a combinação desses três ingredientes confere ao produto final uma centena de sabores e aromas, e é isso que torna o mundo da cerveja tão rico e fascinante.

Arquivo Pessoal

Enquanto a economia brasileira passava por transformações, Rodolfo Alves, 29 anos, com formação em Administração e em Engenharia Elétrica, morou na Alemanha, onde, trabalhando na Bosch, criou o hábito de consumir cervejas especiais. Voltando para o Brasil, iniciou com um amigo, hoje sócio, uma caça a esse produto pelo interior de São Paulo, tornando-se sócio da Mr. Beer Cervejas, hoje com 19 quiosques pelo país.

Tipos de cerveja As cervejas são classificadas em três grandes famílias: Lagers, Ales e Lambics. O que diferencia uma família da outra é o tipo de levedura utilizado na fabricação.

Lagers São cervejas de baixa fermentação, e, normalmente, mais leves, menos encorpadas e com menor teor alcoólico. Na sua fabricação são utilizados levedos que afundam, e a fermentação ocorre no fundo do barril. Isso acontece porque a fermentação se dá em temperaturas mais baixas, o que inibe a ação dos levedos. Ales Cervejas de alta fermentação, mais encorpadas e com maior teor alcoólico. Nesse tipo, a fermentação ocorre em temperaturas mais altas, contribuindo para a ação dos levedos, que boiam, e o processo ocorre na superfície do barril. Lambics Sua fermentação ocorre por meio de micro-organismos presentes no ambiente, ou seja, não há a adição de levedura na sua fabricação. Nesse tipo de cerveja são utilizados tones rasos e largos, o que confere maior contato do líquido com o ar e, consequentemente, com os micro-organismos do ambiente.

Shutterstock

São vários os fatores que podem ser manipulados para se obter cervejas diferentes e únicas. O malte utilizado é o responsável pela coloração da cerveja e pode, também, conferir tons adocicados ao produto final. O malte nada mais é que qualquer um dos cereais já citados que teve sua germinação interrompida por algum processo de secagem. Tal processo se dá de diversas formas, como, por exemplo, por meio da torrefação, defumação, aquecimento, entre outras. Dependendo do processo de secagem, o malte confere à cerveja diferentes cores, que podem ir do marrom-caramelo até o tom de café.


CONSUMO

Sabores inusitados Abaixo, 5 cervejas com sabores bem diferentes dos convencionais.

CHIMAY BRUNE (Bélgica)

HARVIESTOUN SCHIEHALLION (ESCÓCIA)

Possui uma coloração avermelhada, com espuma cremosa, aroma frutado e alta carbonatação, e é refermentada na própria garrafa. Por ser feita por monges do Mosteiro de Forges-les-Chimay, é chamada de “trapista”. Da família das Ales, é ideal para ser consumida entre 8 e 12 graus.

Seu nome deve-se a uma famosa montanha na Escócia, que é frequentemente coberta pelas brumas da manhã. E foi nessa paisagem que a Cervejaria Harviestoun se inspirou para fazer essa cerveja. Delicadamente elaborada com lúpulo Hersbrücker Lager, é marcante, seca e suave, com um sabor harmonioso e refrescante de pomelo, uma variante da laranja.

Coopers Extra Stout (Austrália)

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Forte e encorpada, tem o caráter indomável e selvagem da Grande Barreira de Coral e do deserto australiano. Com 6,3% de volume alcoólico, bem equilibrado em notas de café e malte torrado, tem aroma e paladar intensos. A Coopers é a maior cervejaria independente da Austrália, produzindo cervejas especiais somente com água, malte, lúpulo e levedura, que passam por uma segunda fermentação dentro da garrafa, e conferindo-lhes maior frescor e validade mais longa.

66

DOUBLE CHOCOLATE YOUNG (INGLATERRA) Cerveja de cor escura, com aroma de chocolate e malte torrado. No seu sabor, uma combinação de malte e chocolate faz desta cerveja uma bebida doce, mas não excessivamente. Deve ser servida entre 10 e 13 graus.

Colorado Indica (Brasil) Genuína representante do estilo India Pale Ale, de alta fermentação, é elaborada artesanalmente com generosas quantidades de malte, lúpulo e rapadura, visando conferirlhe corpo, amargor e teor alcoólico (7%). Ideal para acompanhar pratos condimentados ou frutos do mar. Homenagem da Colorado aos antigos estilos de cerveja já esquecidos, é baseada numa antiga receita inglesa, que nos tempos do Império Britânico era enviada à Índia. O amargor e o alto teor alcoólico favoreciam a conservação durante a longa viagem marítima entre os dois países. Recebeu três estrelas no Pocket Beer Guide de Sir Michael Jackson, maior crítico inglês de bebidas maltadas (homônimo do cantor), tido como o Guia Michelin das cervejas.


saúde

em Montanhas-russas

Por Dr. Amaury Simoni (especialista em Medicina Aeroespacial e de Altitude e Atendimento a Turistas)

U

ma realidade da aviação comercial moderna: “saco de vômito” presente na bolsa em frente à poltrona do avião. Para conhecer sua origem, nos remetemos à época, não tão distante assim, em que aviões comerciais não eram pressurizados, sendo obrigados a voar abaixo de 10.000 pés de altitude, onde frequentemente estavam sujeitos a turbulências devido às condições atmosféricas. A aviação moderna voa acima de 30.000 pés e, apesar de encontrar alguma turbulência, acima dos efeitos da variação climática na atmosfera.

Shutterstock

como se sair bem O melhor a fazer é manter a cabeça ereta e os olhos bem abertos, tentando antecipar para onde vai o movimento, minimizando o conflito interno. Montanhas-russas que provocam aceleração repentina antes de uma queda abrupta (tente a Hulk, na Universal de Orlando) são de difícil previsão do que irá ocorrer, e ainda há mudanças de direção com giros laterais, o que “choca” ainda mais o “coitado” do labirinto.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

E quando a montanha-russa é no escuro? O jeito é respirar fundo, manter a cabeça firme, fixa no encosto, para minimizar os NUNCA embarque movimentos. Basta visitar a Space Mountain da Disney, em Anaheim ou Orlando.

68

Atualmente, o “saco” ganhou utilidades alternativas, como simples souvenir para guardar objetos em qualquer Para radicalizar, o melhor é experimentar pequenos ou parte da comida servida a bordo. algo que realmente brinca com seus órgãos Enjoo de movimento ou cinetose é associado ao brinquedo radical sensoriais: Mission Mars, na Epcot, em Orlando. movimento vertical da aeronave, embora observações com o estômago O equipamento é uma centrífuga humana, demonstraram que não são os movimentos bruscos onde são feitas, no seu “módulo espacial” (local que causam mais enjoos, mas sim as variações lentas. cheio, nem após onde somos confinados em grupos de quatro É uma sequência de sintomas que se inicia com um pessoas), pequenas variações de movimento. ingerir bebida sentimento de letargia, bocejos, necessidade de ar Não há nenhum referencial do meio externo. fresco, tonturas e cefaleias. Náuseas associadas com alcoólica A única referência, que “salva” os tripulantes palidez e sudorese geralmente levam a vômitos. de vomitar em tudo, é o painel com as “imagens” do voo, onde é Podem ocorrer em avião, trem, automóvel, no mar e em parques de aconselhável manter os olhos bem abertos nele para não dar vexame. diversão, sendo uma resposta fisiológica a um estímulo sensorial. O brinquedo é tão radical neste aspecto que, após dois incidentes, Está associado a um conflito entre o que se vê e o que se sente, além da missão ter sido “amaciada”, foi criada uma segunda entrada ou a movimentos muito, mas muito bruscos de aceleração e com um simulador de voo muito menos radical. Agora você escolhe desaceleração, não dando tempo para seu cérebro interpretar os se quer ser herói ou simplesmente dar um passeio. sinais recebidos dos olhos, labirinto, sensores da pele e outros. O que fazer para reduzir os sintomas e os vexames? NUNCA Basta ir a um parque de diversões para ver um bando de pessoas embarque em qualquer brinquedo radical com o estômago cheio, “doidas” e “sedentas” para confundir seus órgãos sensoriais em nem após ingerir bebida alcoólica. Depois de se sentir mal, lugares busca de emoção e prazer! abertos, calmos e arejados são a melhor opção. Sorvete de palito ou Andar de montanha-russa é um exemplo de como pode ser algo bem gelado dado aos poucos pode “acalmar” o estômago. Se gostosa essa “bagunça”. Mas, para pessoas sensíveis, pode ser você é portador de patologias vestibulares, crises convulsivas, pavor um problema. Na entrada de uma montanha-russa mais radical, de lugares fechados ou apertados, é melhor partir para outro tipo há um enorme aviso com orientações e aconselhamentos a NÃO de diversão. Se não for, a gente se encontra nas filas intermináveis. Ah, e por falar nisso, eu sobrevivi à Kumba (Busch Gardens, Tampa)! PARTICIPAR aqueles que sofrem de uma série de enfermidades.


Na Bahia ou na Amazônia, desfrute dias de estrela.

Iberostar Grand Amazon navio-hotel Infraestrutura de luxo e roteiro incrível para explorar os encantos da Amazônia.

Iberostar Praia do Forte O refúgio ideal para férias em família regadas de conforto e entretenimento.

Iberostar Bahia Perfeito para relaxar e passar férias inesquecíveis, junto às melhores praias brasileiras.

ESPANHA • GRÉCIA • TURQUIA • BULGÁRIA • CROÁCIA • MONTENEGRO MARROCOS • TUNIZ • CABO VERDE • REPÚBLICA DOMINICANA • CUBA MÉXICO • BRASIL

Informações e reservas: reservas.manaus@iberostar.com.br – (92) 2126.9900 reservas.bahia@iberostar.com.br – (71) 3676.4300 iberostar.com.br

Desfrute sendo uma estrela


Espaço TREND

Já estão abertas as inscrições para o 13º Workshop TREND

Como já acontece tradicionalmente, vários palestrantes de peso estarão passando muitas informações, hoteleiros e destinos apresentando seus produtos através de estandes, e mais salas do TTC (Trend Training Center) para capacitar os agentes cada vez mais sobre o nosso sistema. Você, agente, já fez sua inscrição? Entre no site: www.workshoptrend.com.br e inscreva-se!

Arquivo TREND

Começaram as inscrições para o 13º Workshop TREND, que vai acontecer dia 1º de outubro no Bourbon Atibaia Spa, na cidade de Atibaia (SP). Com uma expectativa de receber 7.000 agentes de viagens de todo o país, tem como slogan este ano a frase “Capacitar, Evoluir e Crescer”, e é exatamente no que vai se apoiar a edição de 2011: na capacitação e treinamento constantes dos agentes, para que eles fiquem cada vez mais antenados com as tendências do mercado de turismo atual, e, principalmente, com o sistema de reservas da TREND Operadora.

70

Visando estreitar a relação com os seus colaboradores, Luppa criou o evento Café com o Presidente, que acontece mensalmente sob a coordenação da área de Recursos Humanos, em que os aniversariantes do mês dos mais diversos departamentos são convidados a participar.

Arquivo TREND

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

O que os colaboradores de uma grande empresa perguntariam ou sugeririam para seu presidente se tivessem a oportunidade? É isso que Luis Paulo Luppa, diretor-presidente da TREND Operadora, está querendo saber.

Luis Paulo Luppa, Diretor-presidente da TREND, com os participantes da ação de endomarketing “café com o Presidente”

O local escolhido para o café da manhã acontecer é o Centro de Convivência da empresa, localizado no 10º andar do edifício onde a sede se localiza, no Centro de São Paulo, um espaço criado para que os colaboradores possam relaxar, ler, estudar ou interagir entre si, como é o objetivo do evento. Já passaram pelo evento mais de 60 colaboradores da empresa, com dúvidas, críticas e sugestões para melhorias. Luppa oferece oportunidade para todos se expressarem sem restrições, e, após o café, o presidente sempre dá um retorno sobre os assuntos abordados. Um bom exemplo para todas as grandes empresas, tanto do ramo do turismo quanto fora dele.


Novas contratações e muitos colaboradores promovidos na TREND E as promoções e contratações não param na TREND Operadora. Desde o início de junho, Helcio Honda é o Vice-presidente da área de Tecnologia da Informação e Estratégia, que passa a ganhar uma amplitude ainda maior dentro da operadora. Honda já vinha prestando consultoria para a empresa há mais de dois anos, e tem um currículo de peso. Foi executivo da Bandeirante Energia (antiga Eletropaulo), onde assessorou o Presidente no redirecionamento estratégico e processo de reestruturação em larga escala, além de já ter passado por dezenas de empresas de renome. Ainda sobre o Departamento de TI, entram também dois novos gerentes para a área. Alex Sugiyama e Célia Yamauchi chegam para completar a equipe, que já possui Emanoel Lima como Gerente de Arquitetura e Engenharia de Sistemas de TI e colaborador da TREND há mais de 7 anos. Célia Yamauchi assume o cargo de Gerente de Operações & Suporte de TI e Alex Sugiyama entra como Gerente de Desenvolvimento de Projetos de Sistemas. O objetivo é tornar a área de TI da empresa benchmark do mercado em três anos.

vasto conhecimento em planejamento de ações de marketing, assumindo o cargo de Gerente de Relacionamento com Fornecedores, que tem como missão fortalecer o relacionamento com os parceiros, promovendo encontros e ações. Já o Departamento de Marketing, responsável pela revista Segue Viagem, foi uma área que cresceu e ganhou destaque na TREND. Devido aos seus resultados, o Conselho Administrativo e a Presidência promoveram Ana Paula Kuba Ide a Diretora de Marketing, profissional com mais de 15 anos de experiência na gestão das áreas de Marketing, Promoções e Eventos. Ana Paula é a primeira mulher diretora executiva da empresa. Ainda seguindo as mudanças, assumiu a filial TREND de Vitória (ES) o gestor Luciano Brogiollo. Colaborador da operadora há mais de 8 anos, esteve sempre envolvido com o Departamento de Vendas da operadora.

Por um ano, esteve à frente da supervisão nacional de vendas e foi um dos responsáveis pela implantação das filiais da operadora. Por estar estreitamente envolvido com elas, Luciano sentiu a necessidade de assumir pessoalmente a filial de Vitória para comandar e cobrir todo o E numa cerimônia Estado do Espírito Santo, cada vez mais promissor. oficial realizada Ainda num prono início do mês cesso de reestrude agosto, foi turação da área nomeado como de Vendas da emVice-presidente presa, comandada Comercial, por Alexandre Daniel Santos, que até aquele momento era Diretor Comercial, Camargo, o Brasil numa trajetória de mais de dez anos dentro da empresa passando foi dividido em duas áreas e passa a contar com dois Gerentes por diversos cargos. Seus novos desafios agora são o de ampliar Gerais: no Estado de São Paulo assume Esequiel dos Santos, a atuação comercial da operadora no Brasil e no mundo. funcionário de carreira da empresa e profundo conhecedor do Para ocupar o cargo anterior de Daniel Santos entra mercado paulista. Na Gerência Geral de Vendas do restante do Gabriella Cavalheiro que estava como Gerente de país chega Aristides Patrício (mais conhecido como Ari). Com Vendas de São Paulo desde o início do ano e agora assume 25 anos de experiência em Gestão de Vendas, e que passou por como Diretora do Departamento Comercial da TREND grandes empresas, como ArcelorMittal e Alcoa. Operadora. Ingressa nele também Paula Rossi, com Todas as fotos acima são do arquivo TREND

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

71


Daniel Boucinha

Espaço TREND

Amigos da TREND agitou os agentes de Porto Alegre

Daniel Boucinha

Em um evento divertido e inusitado, chamado “Amigos da TREND”, a operadora ofereceu um sábado descontraído e esportivo para os “craques do turismo”, agentes de viagens que trabalham com ela. A capital escolhida foi Porto Alegre (RS). Todos participaram de um café da manhã, seguido de partidas de futebol, com direito a juiz, bandeirinhas, regras e estádio oficial. A intenção foi relaxar e comemorar os gols de placa já conquistados no primeiro semestre de 2011.

Daniel Boucinha

Eles foram recebidos no Hotel Plaza São Rafael e depois fizeram um tour pelo complexo Beira-Rio dirigido por guias especializados, terminando no museu do clube, um moderno espaço com centenas de documentos históricos da trajetória do Inter desde 1909. Após as partidas todos repuseram suas energias num delicioso churrasco. O evento e os jogos aconteceram no gramado do Estádio BeiraRio, a casa dos Colorados e palco das grandes conquistas do Sport Club Internacional e onde desfilaram ícones do futebol brasileiro, construído em 1956 com a contribuição da torcida, que levou tijolos, cimento e ferro para a obra. Inaugurado em 1969, 60 anos depois da fundação do Internacional, tem capacidade para 56 mil pessoas, e seu jogo inaugural foi contra o Benfica de Portugal.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

Com um total de 14 gols e duas vitórias, o time amarelo foi o vencedor do Amigos da TREND. O azul, com três gols, ficou em segundo, e o vermelho, com dois gols, na terceira colocação.

72

Vale contar a história do Sr. Delo Rubem Muller, de 85 anos. Seu neto, sócio da Agência Turin, havia sido convidado para o evento. Quando soube onde era, Delo se “escalou” para ir, pois era a realização de um sonho! Correu para pegar o ônibus participou de todos os momentos junto dos demais convidados. No final, perguntado se estava feliz em participar do evento, sua resposta resumiu-se a uma palavra: “Demais!” Esta foi a segunda edição do evento. A primeira aconteceu em 2010 no Bourbon Atibaia Spa, num campo de futebol com medidas oficiais e a participação dos agentes paulistas. E que venha o próximo evento! Para mais informações, acesse www.trendoperadora.com.br/amigosdatrend

Daniel Boucinha

No Amigos da TREND aconteceram três partidas, de 45 minutos cada, e os jogadores foram divididos em três times: o azul, dos agentes de viagens; o amarelo, formado pelos colaboradores TREND da filial de Porto Alegre; e o vermelho, dos colaboradores, incluindo o Presidente Luppa, vindos da TREND de São Paulo. Times que participaram do Amigos da TREND em Porto Alegre e o Sr. Delo Rubem Muller, que participou do evento emocionado

“Gostaria de agradecer pelo convite em meu nome e de meus filhos. O evento foi diferenciado e muito bem organizado. Adoramos e nos divertimos. Parabéns a todos que organizaram.”

“Gostaria de agradecer a oportunidade de participar do Amigos da TREND no final de semana. Uma bela e inovadora ação da TREND. Parabéns!”

Cleunia Caldeira da Ouro e Prata Turismo

Julio Liotti da Indústria da Viagem

“Agradeço o excelente sábado proporcionado pela TREND. “Parabéns e obrigado Muito organizado e com uma pelo convite neste evento turma boa. Parabéns a vocês e à maravilhoso que vocês me proporcionaram! Jogar no BeiraDiretoria. Nobre iniciativa.” Rio não tem preço! Tudo muito Fernando Barreto bem organizado e bem feito.” da Flytour Business Travel José Carlos Rangel da Newtravel Turismo


Ministra do turismo do México recebe a revista Segue Viagem com o destino Cancún Lisia Minelli/M&E

A Ministra do Turismo do México Gloria Guevara Manzo recebeu das mãos do editor-chefe Stevan Lekitsch um exemplar da quinta edição da revista Segue Viagem, na qual o destino internacional destacado era a cidade turística de Cancún, durante uma coletiva de imprensa no Hotel Hyatt em São Paulo (SP).

Ministra do Turismo do México Gloria Guevara Manzo e Stevan Lekitsch

Com cinco páginas fartamente coloridas sobre a cidade e seus pontos turísticos, e mais quatro páginas sobre resorts do local, a edição foi elogiada pela Ministra, assim como pelos membros do Conselho de Promoção Turística do México, Diana Pomar (Diretora) e Francisco Méndez Narvaez (Assistente Técnico Administrativo) e os representantes de Cancún que estiveram no local.

TREND entra na onda da qualidade máxima no atendimento Como uma onda que, com força e, de baixo para cima, impulsiona, envolve, agrega e une, os colaboradores da TREND entraram nesse movimento por um atendimento de excelente qualidade ao cliente. Lançada recentemente, a campanha ganhou o nome de “Entre nessa onda”. E toda a empresa entrou mesmo. Computadores foram decorados com uma testeira em formato de onda, palavras de motivação como bom humor, educação, cordialidade, sorriso e empatia, foram penduradas em todos os departamentos e apareceram no fundo de tela de todos os monitores. A intranet da empresa foi tematizada

com papel de parede e foi criado até um jingle para a campanha. Promotores fizeram ações pela empresa distribuindo mousepads com a comunicação da campanha para os mais de 600 colaboradores, além de maçãs, que contribuem para a melhoria do aparelho fonador, responsável pela fala, e também pelo bom atendimento. A campanha continuará pelos próximos meses com o envio de informativos digitais com dicas para a melhoria na qualidade do atendimento e outras ações programadas.

SEGUE VIAGEM Agosto/setembro 2011

73


L

O VOANDO G

7

PACOTES PARA O RÉVEILLON Aracaju/SE Café da manhã

10x

Apart Hotel Residence





Café da manhã

10x

Boulevard Praia Hotel

 

Natal/RN

Café da manhã

Café da manhã

212

R$ A partir de: ,50 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saída 25/12/2011.

10x

Aram Praia Hotel



Salvador/BA Café da manhã

10x

Sol Bahia



224

R$ A partir de: ,50 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saída 25/12/2011.

Café da manhã

10x



Consulte outras opções de hotéis. Lugares e preços garantidos. Saídas de outras localidades consulte o aéreo. Sujeito a disponibilidade.

223

R$ A partir de: ,90 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saída 25/12/2011.

Fortaleza/CE

Vila Mayor

167

R$ A partir de: ,90 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saída 25/12/2011.

Gramado/RS

10x

Estrela da Serra

114

R$ A partir de: ,20 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saídas 25 e 26/12/2011.

Porto Seguro/BA

245

R$ A partir de: ,50 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saída 25/12/2011.


TODOS OS PACOTES INCLUEM: Passagem aérea ida e volta + 7 noites de hospedagem +Traslado Aeroporto/Hotel/Aeroporto Maceió/AL Café da manhã

10x

Colonial Praia Hotel

Turística

Pousada

261

R$ A partir de: ,80 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saída 26/12/2011.

10x

Village Porto de Galinhas



353

R$ A partir de: ,20 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saídas 25 e 26/12/2011.

Praia do Forte/BA

Praia de Guarajuba/BA

Café da manhã

All inclusive

10x

Sobrado da Vila

Porto de Galinhas/PE Café da manhã

395

R$ A partir de: ,50 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saídas 25/12/2011.

10x

Vila Galé Mares



709

R$ A partir de: ,80 Preço por pessoa em apartamento duplo. Não inclui taxas de embarque. Saída 25/12/2011.

Acesse o hotsite para mais informações:

www.trendoperadora.com.br/fimdeanonatrend Reservas Nacionais: São Paulo: 3123 0333 | Outras cidades 0800 770 8555 Reservas Internacionais: São Paulo: 3041 7501 | Outras cidades 0800 773 7557


Na TREND OPERADORA você tem acesso a um portal com todas as informações e recursos necessários para adquirir o produto que precisa. Seja um hotel no Brasil ou no exterior, resorts, locação de carros, seguros viagem e muito mais. Isso significa agilidade e praticidade na hora de montar os pacotes turísticos e efetuar as reservas. Afinal, o que a gente quer é que Agente ganhe tempo e, principalmente, dinheiro.

A gente criou um sistema 100% online de reservas para Agente nenhum perder a viagem. Milhares de hotéis no Brasil e no mundo • Hotéis de lazer e resorts • Receptivo nacional e internacional Eventos e grupos nacionais • Feiras e grupos internacionais• Locação de veículos • Seguro viagem internacional • Atendimento 24 horas trendoperadora.com.br Tel: 55 11 3123 8555 Fax: 55 11 3123 8562

Revista Segue Viagem Edicao 06  

Revista Segue Viagem Edicao 06

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you