Issuu on Google+

Rede Global de Turismo Comunitรกrio


eltc 1 Colômbia 2017

0

Encontro Latino-Americano de Turismo Comunitário

23 a 26 de março de 2017


Travolution.org com o apoio da Secretaria de Estado dos Estados Unidos e da ong World Environment Center, organizará na Colômbia o Primeiro Encontro Latino-americano de Turismo Comunitario (ELTC), de 23 al 26 de março de 2017.


Organizador A Travolution é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar e facilitar experiências interculturais que permitam encontros de mútuo benefício para os viajantes e para as comunidades por meio do turismo comunitário. Assim, a Travolution tem cerca de 5 anos de atuação na América Latina com parcerias na Europa, na Ásia e na África. Nossa visão: Acreditamos que os encontros entre as pessoas podem impulsionar o desenvolvimento sustentável. Nossa missão: Facilitar experiências interculturais que permitam encontros de mútuo benefício para os viajantes e para as comunidades locais através do Turismo Comunitário.


Parceiros Nossos parceiros são as organizações que integram a Rede PATHWAYS (www.lareddepathways.com) em nível mundial, como a Secretaria de Estado dos Estados Unidos, o World Environment Center, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, USAID, Agora, WEC Connecting, Páginas Verdes, Incubated, EarthShift, Baastel, entre outras. E é claro, as organizações comunitárias latino-americanas que vêm trabalhando articuladamente com a Travolution (www.travolution.org) e outras organizações aliadas que trabalham em prol do turismo comunitário como estratégia de apoio ao desenvolvimento local.


Objetivos do ELTC Co-criar a Rede Latino-americana de Turismo Comunitário que permita a interação dos empreendimentos da América Latina gerando apoio mútuo. Propiciar um espaço de reflexão em torno do Turismo Comunitário como estratégia de desenvolvimento local. Consolidar alianças comerciais entre empreendimentos fomentando a mobilidade de viajantes entre os destinos comunitários.


Agenda do ELTC O encontro terá como objetivo estimular o intercâmbio de experiências e a construção coletiva de conhecimentos sobre o Turismo Comunitário, envolvendo temas fundamentais como desenvolvimento local, inovação social, empreendimento e produtividade. Além disso, o marco desse encontro será a geração de espaços para facilitar alianças comerciais e criação de redes colaborativas. Assim, as 3 linhas de ação do Primeiro Encontro Latino-Americano são: *Encontros de construção coletiva de conhecimentos sobre turismo comunitário onde se compartilharão experiência, estudos de caso e avanços nos diferentes países latino-americanos e se dialogará sobre inovação social e turismo comunitário. *Espaço comercial e de parcerias para que as organizações comunitárias participantes dos diferentes países latino-americanos possam interagir para fomentar a comercialização de seus produtos e/ou para a disseminação de conhecimentos com outros membros da rede. *Encontros interculturais onde se possa vivenciar mais de perto experiências culturais dos países convidados, uma vez que continuaremos com o processo de reconhecimento dos membros da rede.


Participantes São esperados no Encontro mais de 30 experiências latino-americanas de Turismo Comunitário, cerca de 50 empreendimentos da Colômbia e pelo menos 10 agências interessadas na comercialização dos produtos em mercados internacionais. Também contaremos com a participação das organizações da Rede PATHWAY.


Para informação de países da América Latina:

Juan Marambio Diretor Executivo +56 9 91626579 juan.marambio@travolution.org

Para informações da Colômbia:

Camilo Alvarado Coordenador Nacional +57 3124621471 camilo.alvarado@travolution.org

Web site do encontro

www.eltc.co


Brochura port ELTC