Page 1

Conheรงa o queijo

SERRA DA BALKIS


A Balkis desenvolveu esse queijo buscando inspiração no famoso queijo Serra da Estrela, um dos queijos mais característicos de Portugal e precursor de todos os queijos de ovelha portugueses.


Consiste em um queijo curado, de pasta semimole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada.


Sua produção é secular. Os segredos de sua produção artesanal foram passando de geração em geração.


É fabricado com leite cru de ovelha, da raça Bordaleira Serra da Estrela...


... e com uma infusão de sal e Flor do Cardo, responsável pela coagulação do leite. O sal é obtido em Figueira da Foz, no rio Mondego, que nasce na Serra da Estrela...


... e a Flor do Cardo ocorre espontaneamente na metade Sul de Portugal.


Tem formato cilĂ­ndrico baixo, regular, com abaulamento lateral e sem bordas definidas. Apresenta crosta lisa e maleĂĄvel. Seu aroma ĂŠ intenso e o paladar revela um bouquet suave, ligeiramente acidulado e requintado.


O Serra da Estrela é consumido de várias formas, até da forma mais simples: no pão, como os portugueses gostam.


A Balkis desenvolveu, com leite de vaca e coagulante vegetal, um queijo de consistência e sabor muito similares aos do delicioso queijo de ovelha da Serra da Estrela. Fruto de um trabalho de minuciosa elaboração artesanal, o Serra da Balkis é mais uma irresistível e primorosa novidade da Balkis para a sua mesa!


Dicas para o consumo e conservação do Serra da Balkis: • Deve ser conservado em geladeira; • Pode ser congelado por uma vez, antes de aberto, por um período de até 8 meses. Quando decidir consumi-lo, retirar do congelador e deixá-lo por 24 horas na geladeira;


• Para ser consumido, deve ser retirado da geladeira. Quando chegar à temperatura ambiente, estará no ponto ideal de consumo; • Não deve ser aquecido em forno de microondas; • Para consumir o queijo, cortar cuidadosamente a “tampa” com uma faca; • Normalmente come-se somente o miolo cremoso; • Pessoas que preferem o gosto mais apurado, comem a casca. Para tanto, antes de abrir o queijo, deve-se lavar a parte externa do queijo com água, removendo possíveis fungos que podem ter se formado. A formação de mofo é normal devido ao processo de maturação e não faz mal ao ser humano; • Caso o queijo não seja consumido por inteiro, recolocar a “tampa” e fechar com plástico filme. • Manter sob refrigeração.


Que vinho beber com o Queijo Serra da Balkis?


Recomenda-se, visando uma harmonização mais clåssica, o Vinho Tinto. Para acompanhamento do Serra da Estrela em Portugal usa-se o Vinho do Porto.


Receita Portuguesa com Queijo Serra da Estrela* Adaptado para o Queijo Serra da Balkis INGREDIENTES 1 queijo Serra da Balkis (casca). Após comer o miolo, deixar a casca para colocar o arroz dentro Arroz para Risoto 1 cebola picada 2 dentes de alho picado fio de azeite água quente no dobro do volume do arroz pitada de sal 1 alho francês 1/2 chouriço corrente ou caseiro


PREPARAÇÃO Lavar o arroz e escorrer. Num tacho aquecer o azeite e acrescentar a cebola e o alho. Fritar em lume brando/baixo. Acrescentar o arroz e fritar um pouco, mexendo sempre com a colher de pau. Acrescentar a água quente e o sal e mexer (deixar em ponto de risoto) Esperar que a água ferva, aí reduzir o lume para o mínimo possível. Acrescentar por cima o alho francês cortado em rodelas finas e o chouriço em tiras pequenas. Tapar e deixar cozinhar 10min.. Desligar e deixar cozinhar no vapor mais alguns minutos antes de usar. Colocar o queijo num pirex ou assadeira, rechear de imediato, calçando o arroz para preencher todos os espaços. Cobrir com a tampa do queijo. Se houver necessidade levar ao forno bem quente 1-2 min apenas. NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES - O arroz deve estar bem quente antes de ser colocado no queijo, assim irá derreter o queijo e depois é só levar ao forno 1-2min, não mais, para que o queijo não se desmanche, preenchendo todo o pirex (já me aconteceu de outras vezes). Se a casca foi lavada antes do consumo do queijo, ela pode ser consumida. * Receita extraída do blog PITICHEF, Les recettes pour grands et petits


SERRA DA ESTRELA, 03 DE DEZEMBRO DE 2010

Região encantadora de Portugal. Vale a pena conhecer!

www.balkis.com.br twitter: balkisqueijos facebook: Balkis Laticínios

Acompanhe a aventura da Travessia Balkis no www.travessiabalkis.com.br

Conheça o blog da Balkis, onde acontece um papo gostoso sobre gastronomia, troca de receitas e muito mais. Apareça por lá: www.cozinhaqueijoseamigos.blogspot.com.br Material exclusivo do Laticínios Balkis, não pode ser reproduzido.

Serra da Balkis  

Serra da Balkis

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you