Page 1

Florian贸polis, domingo, 27 de outubro de 2013

INFORME COMERCIAL


4

INFORME COMERCIAL

Florianópolis, domingo, 27 de outubro de 2013

O ponto de encontro da cidade Pela localização e farta oferta de serviços, o shopping é o destino diário de milhares de florianopolitanos e turistas.

U

m lugar para se encontrar. O Beiramar Shopping, além de oferecer opções para lazer, eventos culturais e uma seleção de grandes marcas do varejo, é considerado por uma grande parte de seus frequentadores o principal ponto de encontro na cidade. Seja nos cafés, na praça de alimentação ou nos bancos espalhados pelos corredores, as pessoas fazem do shopping um lugar para conversar, se reunir e passar o tempo. A corretora de imóveis, Carmem Azevedo, 56 anos, costuma ir ao shopping para fazer compras, tomar um café e encontrar as pessoas. “Até para se encontrar já é um motivo para vir aqui, sentar e tomar um cafezinho antes de ir pra casa”, diz ela. Carmem lembra que o empreendimento sempre foi a sua principal escolha. “Quando vim morar em Florianópolis, o Beiramar era o único da cidade. Escolho vir a esse shopping porque é muito mais fácil. Já conheço onde ficam as lojas que quero ir e, também pela própria localização”, conta. primeira vez que a gente entrou, achamos um dos shoppings mais bonitos que já tínhamos visto. E com certeza o melhor de Florianópolis”. Todas as semanas a fisioterapeuta Gabriela Martins, 26 anos, vai ao shopping pelo menos dois dias. Para ela, a diversidade dos cafés e restaurantes é o fator decisivo para seus encontros aconteceram no local. Gabriela considera os diferentes espaços e opções gastronômicas o ponto forte do Beiramar. “Hoje vim encontrar uma amiga e sua família em um dos cafés que mais gosto. O conforto e a qualidade do serviço são importantes”, explica ela. Gabriela destaca ainda a boa localização do shopping, perto da principal avenida da cidade. “O mais legal é que quando venho ao Beiramar aproveito para fazer tudo o que preciso. Uso o supermercado, o banco e até trago roupas para o conserto. Resolvo meus afazeres em um único lugar”. Localizado em um ponto estratégico da cidade, o shopping atrai muitos clientes pela facilidade de acesso. E a possibilidade de encontrar cultura, consumo, entretenimento e gastronomia fez do Beiramar, durante esses 20 anos, a escolha predileta dos moradores da cidade. Os restaurantes e a praça de alimentação são espaços que servem também para reunir as pessoas em ocasiões especiais. O estudante Mario Abreu, 36 anos, escolhe o Beiramar Shopping todos os anos como o local para comemorar o seu aniversário. “Hoje eu estou fazendo uma confraternização porque é meu aniversário. Eu curto esse shopping faz muito tempo. Todos os anos comemoro aqui. Sempre convido meus amigos para vir pra cá”, diz. Morando há dois anos na cidade, o estudante Luís Eduardo Nogueira costuma visitar o shopping pelo menos duas vezes por semana para almoçar ou fazer compras. Ele admite que o empreendimento atrai pela beleza e decoração. “A

INFORME COMERCIAL Expediente

Texto

Edição

Diagramação

Fotos

Marcella Bottaro

Davi Paes e Lima

Gabriel Martins

Divulgação e Michele Monteiro


O primeiro shopping de Floripa. A vista mais privilegiada. O acesso mais fácil. Mesmo se não fosse aniversário, já estaria de parabéns.

20 anos de Beiramar Shopping

O Koerich está com você desde o começo. E ainda ampliou sua presença com a loja Koerich TOP. Porque toda boa parceria é assim: quanto mais o tempo passa, mais ela cresce e se consolida.


6

Florianópolis, domingo, 27 de outubro de 2013

INFORME COMERCIAL

Como tudo começou

A história do Beiramar Shopping O empreendimento, inaugurado em 1993, passou por reformas e melhorias para melhor atender seu público.

N

o coração da cidade. O espaço que mistura consumo e lazer é um dos principais pontos de encontro dos florianopolitanos e também uma escolha certa para os turistas. Neste mês de outubro, o Beiramar Shopping completa 20 anos de funcionamento, e comemora uma infraestrutura que sedia eventos culturais, grandes marcas, entretenimento e gastronomia. Tudo em um só local. Inaugurado em 27 de outubro de 1993, o shopping foi durante

muitos anos o único empreendimento do gênero na capital. Era a escolha exclusiva dos moradores para o lazer nos meses mais frios, e dividia apenas com as praias a atenção dos turistas no verão.

O seu melhor momento

O espaço fez, e continua a fazer, parte de muitos momentos na história de seus consumidores. Uma frequentadora assídua do local, a fisioterapeuta Gabriela Martins, 26 anos, se lembra dos tempos de adolescência, quando o shopping era o principal ponto de encontro. “Costumava vir todas as sextas-feiras com meus amigos. A programação era almoçar todos juntos na praça de alimentação e depois ir ao cinema”, recorda. Nos anos de 2006 e 2007, a cidade ganhou mais duas opções, e essas novidades fizeram com que o estabelecimento passasse por uma renovação. Reformas físicas e de posicionamento de marketing foram feitas para que o tradicional consumidor continuasse a perceber o local como o principal espaço para lazer e consumo, e que também reconhecesse as melhorias realizadas.


INFORME COMERCIAL Novas alas, nova praça de alimentação, novo cinema e novas marcas marcaram essa fase de reestruturação do shopping. Tudo feito de forma que não afetasse a sua identificação com os tradicionais clientes. As programações culturais sempre foram uma marca do empreendimento. O Beiramar Shopping já

Florianópolis, domingo, 27 de outubro de 2013

sediou diversos eventos importantes para a cidade. Exposições, promoções, mostras, apresentações musicais, desfiles e especiais de final do ano movimentaram os corredores durante estes 20 anos.

Comemoração

O calendário de 2013 foi marcado por uma série de eventos especiais. O ano de comemorações começou com a promoção “20 anos, 20 prêmios”, que abrangeu o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. A campanha sorteou 20 vale-compras de R$ 5 mil para os clientes. E neste mês de aniversário, o Beiramar Shopping lança a maior promoção da sua história: “20 anos de sonho – Você não vai sonhar com outra coisa até

7

o Natal”, que irá sortear dois automóveis Jaguar. A promoção faz parte das comemorações de 20 anos do empreendimento, que vêm sendo realizadas desde o início do ano. “O Beiramar Shopping completa 20 anos em outubro e por isso reservamos a maior promoção da história com o sorteio dessas duas ´jóias´, verdadeiros sonhos de consumo. Desde o começo do ano, estamos promovendo sorteios especiais, que fazem parte da campanha de aniversário do shopping. Investimos muito, porque queremos dividir com os moradores da cidade a nossa alegria e retribuir o carinho e a fidelidade dos clientes”, diz o gerente de marketing do empreendimento, Carlos Pamplona Junior.


8

INFORME COMERCIAL

Florianópolis, domingo, 27 de outubro de 2013

Novos espaços criam ambientes mais

aconchegantes, confortáveis e sofisticados Reformas na infra-estrutura e renovação no catálogo de marcas marcaram os últimos anos do Beiramar Shopping.

A

partir de 2006, os moradores da cidade ganharam mais duas opções para compra e lazer. A inauguração destes dois novos endereços fez com que o Beiramar passasse por uma renovação geral. Reformas físicas e de posicionamento de marketing foram feitas para manter a fidelização do tradicional consumidor, para que esse continuasse a perceber o local como o shopping do “coração da cidade”. Novos ambientes e novas marcas marcaram o início dessas modifica-

ções. O empreendimento foi reformado, para abrir uma maior quantidade lojas e modernizar os espaços existentes. Um novo momento para aquele que durante muitos anos foi a única opção de consumo e lazer da cidade. Uma nova praça de alimentação foi projetada para o conforto e privacidade. Muito mais moderna, a praça agora chama a atenção pela decoração, que deixou o espaço muito mais aconchegante a agradável. No lugar das tradicionais cadeiras giratórias, entraram bancos e poltronas estofadas.

Divisórias com plantas, jogo de luzes e um chafariz na parte central são o ponto alto dessa reforma. No início de 2009, no piso térreo do shopping, foi inaugurada uma nova ala, com a abertura da loja Centauro, Cacau Show, a nova Techmaster e o novo Salão de beleza Demaju. Outra expansão, realizada no mesmo ano, aconteceu no primeiro piso, apresentando as lojas Osklen, Brooksfield, Ellus, Capodarte, Animalle, Calvin Klein, Lacoste e o Café Riviera. A inauguração de um supermercado gourmet e de salas de cinemas com alta tecnologia foi um ponto importante nessa reestruturação. O Cinespaço Beiramar foi inaugurado em 2011, no piso L4, no antigo espaço utilizado para eventos. O complexo conta com cinco salas em formato Stadium, sendo duas delas 3D Dolby Digital, projetores de última geração e uma bilheteria informatizada. Ainda neste espaço, foi aberto um Café da marca LaPadá, um ambiente agradável para esperar o início do filme ou para se reunir após a sessão. A professora Margarete Borges, 47 anos, lembra de quando o cinema ainda era no piso térreo. “Era pratica-

mente o único da cidade, então em semana de estreia as filas atravessavam o shopping. Eram poucas salas e não havia um espaço para aguardar o início da sessão. Hoje eu venho, dificilmente perco muito tempo na fila e ainda tenho um espaço agradável para tomar um café enquanto espero o filme começar”, diz. E as novidades não pararam por aí. A qualificação das marcas é constante. Todos os anos, novas grifes gastronômicas e famosos nomes de moda escolhem o Beiramar Shopping para inaugurar suas lojas. O serviço de manutenção e reestruturação dos ambientes é contínuo. E todos os anos novas melhorias são feitas para que o shopping continue sempre no coração das pessoas, e no coração da cidade.


INFORME COMERCIAL

Florianópolis, domingo, 27 de outubro de 2013

9

As últimas tendências da Moda nas vitrines Cores, modelos, cortes e tecidos inovadores. O mundo da moda interessa cada vez mais homens e mulheres. A maneira de se vestir é considerada um fenômeno sociocultural que expressa os valores de uma sociedade.

A

tualmente, as pessoas têm ao seu alcance o conhecimento sobre tendências, lançamentos e novidades do mundo da moda. Na internet, vídeos e blogs são uma das mais populares ferramentas de acesso à informação. Dicas sobre moda e beleza e fotos com looks para inspirarem estão entre os assuntos mais lidos.

Segundo a consultora de marketing de moda e personal stylist Paula Bramont, o consumidor de hoje busca inúmeras referências na hora de se vestir. “O avanço da tecnologia foi um forte aliado para esses consumidores interessados. Antigamente a informação de moda não era muito disponível para quem não era do meio. Hoje é possível acompanhar em tempo real alguns desfiles”, explica Paula. Além de bons produtos e serviços de qualidade, o consumidor de hoje procura analisar a empresa de uma maneira mais ampla. Para a consultora de marketing de moda, “a fidelização a uma marca vai muito além do produto em si. O conceito de lifestyle, por exemplo, é um dos fatores que vem

encantando o público. Há também muitos consumidores preocupados com causas ligadas ao meio-ambiente e com ideologias bem definidas em relação à marcas que utilizam o trabalho escravo, e o uso de peles de animais para confeccionar suas roupas”. O público sabe o que procura. Cada vez mais exigente com relação aos produtos e serviços prestados pe-

las empresas e procurando por qualidade e preço justo. A coach e consultora de imagem Sara Peruzzo explica que ao buscar por informações de moda, o consumidor já seleciona as suas marcas preferidas. “O consumidor se mostra cada vez mais ativo e conectado, buscando informações de moda, de estilo, do que realmente lhe favorece e sobre as próprias marcas, imprimindo sua opinião nas redes sociais e nos canais de comunicação das empresas”. A partir deste cenário, os centros de compra procuram, atualmente, investir em seus espaços e selecionar as marcas que percebam o consumidor como uma pessoa atenta a informações de moda e consciente em relação ao consumo. Sara Peruzzo acredita que

as empresas e empreendimentos precisam proporcionar uma experiência diferenciada entre eles e seu cliente – uma das principais preocupações da rede de lojistas do Beiramar Shopping. “Saber o que cada um deseja na sua individualidade de vida, de estilo, de corpo e de rosto é aquele diferencial que todo o cliente espera receber,

algo personalizado, que valorize de fato quem ele é. Além disso, o consumidor também busca marcas que tenham responsabilidade social e ambiental, desta forma ter uma boa reputação pode fazer diferença na hora de realizar a trabalhar com roupas de forma criativa e funcional”, aponta a coach.


10

INFORME COMERCIAL

Florianópolis, domingo, 27 de outubro de 2013

Gastronomia

Um dos destaques do Beiramar Shopping Além da diversidade da praça de alimentação e dos cafés, restaurantes valorizam o leque de opções gastronômicas do Beiramar

U

ma mistura de temperos, aromas e sabores. Com diferentes opções gastronômicas, os ambientes do Beiramar Shopping se dividem entre grandes marcas e tradicionais restaurantes da cidade. Espalhados pelos seus pisos, o shopping conta com espaços para des-

frutar café da manhã, lanches, almoço, chá da tarde e jantar. Para quem busca qualidade, conforto e diversidade, o Beiramar Shopping é um prato cheio. Cafés, sanduíches, grelhados, doces e frutos do mar são algumas das alternativas encontradas. A

oportunidade de saborear um alimento típico é também uma forma de conhecer melhor uma determinada cultura. E a possibilidade de experimentar essa diversidade cultural em um só local funciona como um bom chamariz. Horário de almoço na praça de alimentação. As mesas ficam cheias de jovens vestindo uniforme escolar, homens de terno e gravata, mães e pais com seus filhos e pessoas em grandes grupos. De um lado, aqueles que, com pressa, optam por um lanche ou prato mais rápido. De outro, grupos e famílias passam o tempo comendo e conversando, curtindo o momento sem nenhuma correria. Este cenário faz parte da rotina diária do shopping. Os lanches têm seu público fiel, mas a culinária típica oriental é uma escolha bastante popular. A estudante Júlia Borges, 22 anos, vem ao shopping pela localização e pela variedade de tipos de comida. “O Beiramar fica do lado da minha casa, então acaba sendo sempre a minha escolha na hora do almoço. Como gosto de comida chinesa e japonesa, costumo intercalar as duas. Alguns dias escolho yakisoba, com carnes e legumes, e em outros prefiro comer sushi e sashimi”, diz ela.

A gastronomia enquanto atrativo principal

A rede Outback é famosa pelos seus cortes de carne e por entradas como a cebola empanada

A gastronomia é um ponto forte do turismo, atuando, muitas vezes, como o atrativo principal para muitos que estão a passeio na cidade. Segundo dados da Pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo de 2012, os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte. Em Florianópolis a atenção dada a esse setor vem ganhando maiores proporções nos últimos anos. O investimento na área faz parte do processo de revitalização que o Beiramar Shopping vem passando nos últimos anos. A variedade dos estabelecimentos aumenta o apelo para o turista, e também consolida os tradicionais clientes. A chegada de redes como Outback e a, mais recente, Madero Burger & Grill valorizam a gastronomia do local. Grandes marcas atraem um público fiel aos seus pratos, e também pela qualidade do serviço oferecido. Ambos restaurantes localizam-se no piso térreo, junto de cafés, supermercado e do fast food Bur-


INFORME COMERCIAL

ger King. A steakhouse norte-americana Outback inaugurou sua primeira loja em Santa Catarina em 2012. A escolha pelo Beiramar Shopping foi uma grande aposta do estabelecimento, ajudando a consolidar cada vez mais o shopping como um local que reúne boas marcas gastronômicas. O restaurante com ares australianos conquistou a atenção e o gosto dos moradores da cidade, e proporcionou uma nova sede à seus clientes que costumam frequentar o estabelecimento em diferentes locais no mundo. O engenheiro Renato Azevedo, 49 anos, é cliente da rede e acredita que a qualidade do produto e serviço é o fator decisivo a levar as pessoas a frequentarem assi-

Florianópolis, domingo, 27 de outubro de 2013

duamente. “Como cliente, eu passei a frequentar mais o Beiramar Shopping após a inauguração do Outback. Gosto do restaurante, e isso faz com que visite mais vezes o shopping”, afirma ele. O supermercado gourmet foi uma das mudanças mais significativas que o shopping passou nos últimos tempos. Investindo na cultura e na arte culinária, o supermercado conta com produtos especiais e selecionados. Frutas exóticas, sucos feito pela própria empresa, temperos, frios e vinhos compõem as prateleiras com marcas importadas e exclusivas. As grifes gastronômicas ganharam o gosto do público. A dona de casa Janine Ferreira, 29

11

anos, conta que sua frequência de ida ao supermercado mudou após a reforma. “Antes de mudar o conceito do supermercado, eu ia apenas para comprar o essencial, dava preferência para outros supermercados fora do shopping. Agora muitas vezes venho ao Beiramar apenas para ir ao novo Imperatriz. Aqui eu encontro opções que não tem em nenhum outro lugar”, conta.

Os cafés como ponto de encontro

Os cafés distribuídos pelos pisos do shopping também contam com um público fiel. Escolhidos pelo cardápio, serviço ou até pelo costume de frequentar sempre o mesmo local. A professora Janete Oliveira, 39 anos, costuma ir ao shopping todas as semanas. Em suas visitas, a aposentada sempre escolhe um café para encontrar as amigas. “Toda semana venho ao Beiramar. Primeiro passeio e faço compras, e depois marco com minhas amigas em algum café para nos encontrarmos. Temos o costume de ir a dois cafés, um no térreo e outro no primeiro piso. O legal é poder variar”, explica. Um pão de queijo, um café expresso, um salgado ou uma torta de limão. Muitas vezes o que mais importa é conservar um determinado costume. A aposentada Maria de Lurdes, 68 anos, confessa que suas idas ao shopping são para manter unido o grupo de amizade de muitos anos. “Há muito tempo escolhemos o Beiramar como a sede de nossos encontros. E isso é muito importante para esse grupo, porque desde que criamos esse costume não deixamos de nos encontrar uma semana”.


Caderno Beiramar Shopping 20 anos  
Caderno Beiramar Shopping 20 anos  

Caderno especial do Diário Catarinense para os 20 anos de Beiramar Shopping. Diagramação: Tratto Comunicação Texto: Atre Comunicação

Advertisement