Tecnobrega

Page 33

32

Tecnobrega

aqui vai ser o verdadeiro tecnobrega. Lancei e todo mundo quis dançar. Depois disso começaram a vir outros... E até hoje.

Quase todas as bandas de tecnobrega inseriram instrumentos eletrônicos na produção de suas músicas. Apenas 12% utilizam apenas instrumentos acústicos. A pesquisa quantitativa mostra que 41% utilizam apenas instrumentos eletrônicos e 47% usam os eletrônicos e acústicos. Principais instrumentos utilizados nos shows instrumentos eletrônicos instrumentos acústicos os dois

41 12 47

A popularização do computador, o domínio de novas tecnologias pelos artistas da periferia de Belém e a inserção de batidas eletrônicas na música brega produziram a multiplicação de estúdios caseiros e facilitaram a produção do tecnobrega para uma maior quantidade e diversidade de artistas. Assim, DJs entraram definitivamente na cultura do remix, transformando a cena musical paraense e criando novos estilos, como o cyber tecnobrega, versão ainda mais acelerada do brega. Como tudo é dialético neste mundo, o surgimento do tecnobrega trouxe de volta o antigo brega, com a realização dos chamados bailes da saudade. Como conseqüências da excessiva aceleração do novo estilo, apareceram também variações mais lentas, como o brega melody, resgatando o estilo e o ritmo do gênero. A ordem é “tem que ser boa de dançar”. Música paraense que não pode ser embalada por uns passinhos perde público. A simplicidade de letras e temas também faz parte da tradição do brega, pois cria rápida identificação com o público. Um cantor resume: “a música tem que ser simples. Não tem que ser complexa. As maiores bandas desse mundo foram simples. Tem que ter um enredo, ser direta como uma conversa. Ou balançar pra caramba, ou fazer chorar”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.