Issuu on Google+


Organização: Profª. MSc. Nisreene Matar Tradutores: Alunos do 3º semestre do curso de Tradutor e Intérprete. Adalberto da Silva Moura Adrielle Emilli de Sousa Maia Ana Carolina Mendes Veiga Carlos Diego Lopes Souza Dayanne Brito Matos Feliphe da Cruz Pinto Henrique Ian Teixeira Vasconcelos Izabella Leal de Araujo Kamyle Dinah Alcantara Gama Leandro Domingues Coelho Souza Luciana Souza Pena Lucival Moura de Andrade Lucky Lucian Marvão Cardoso Nathalia de Matos Reis Pamella do Rosário Russo Quezia Lima Santos Raul de Albuquerque Atayde da Silva Samir Montalvão Fraiha Tabatha Janaina Garcia Câmara Thabata Chris Gomes Ferreira Ulisses Costa Coroa Vanessa Louisa Lee

Agradecemos a colaboração da direção da Faculdade Integrada Brasil Amazonia- FIBRA.


TĂ­tulo Original:


Conteúdo 04 A Terra é redonda? 05 De que a terra é feita? 06 Qual é a idade do Planeta Terra? 07 A Terra mudou muito? 08 Onde fica a montanha mais alta? 09 As montanhas podem encolher? 10 Que montanhas expiram fogo? 11 As pessoas vivem em vulcões? 12 O que faz a terra tremer? 13 As pessoas podem dizer se um terremoto está chegando? 14 O que é a Sala das Velas? 15 Qual a diferença entre estalactites e estalagmites? 16 Onde os rios começam? 17 Onde os rios terminam? 18 Qual é a altura do céu? 18 O que é Efeito Estufa?


20 Do que as nuvens são feitas? 20 Quando a chuva cai das nuvens? 21 Quanto a neve é fria? 22 Onde começam as tempestades? 23 O que é trovão? 24 O que é um tornado? 25 Por que o vento sopra? 26 Quando chove em uma floresta tropical? 26 Onde estão as florestas tropicais? 27 Onde está a maior floresta? 28 Onde é que nunca chove? 29 Qual é o deserto mais arenoso? 29 Qual é a quentura do deserto? 30 Com o que se parecem os pólos? 30 Qual é o lugar mais frio no mundo? 31 Onde vivem os ursos polares?


A Terra é redonda? Se você fosse um astronauta flutuando no espaço, a terra pareceria como uma bola gigante. No entanto, não é perfeitamente redonda. Como uma bola suavemente esmagada, ela é um pouco mais plana na parte superior e inferior, e tufa para fora um pouco no meio.

A Terra mede 40.075 quilômetros em torno da sua cintura -no equador. Se você andar noite e dia, levaria mais de um ano para percorrer essa distância.

A Terra parece azul do espaço. Isso porque quase três quartos dela é coberto pelo mar.


A crosta é a camada rochosa abaixo de seus pés.

O manto é uma grossa camada de rochas. É tão quente que parte das rochas é derretida.

É muito quente no centro da Terra - mais de 5.000°C. Para comparação, um dia de verão muito quente pode ser 3040°C.

O núcleo é feito de metal. O núcleo externo é corrimento e líquido, mas o núcleo interno é sólido.

Núcleo externo

Núcleo interno

De que a terra é feita? A Terra é constituída por diferentes camadas de rocha e metal. Algumas das camadas são duras, mas as outras são tão quentes que derreteram e transformaram-se em liquido - pouco como um caramelo quente, pegajoso.

A Crosta da Terra não para à beira-mar. Ela continua sob os oceanos mais profundos.


Qual é a idade do Planeta Terra? Cientistas acreditam que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4.6 bilhões de anos atrás – Embora, não houvesse ninguém lá para ver! Também, acreditam que a lua se formou na mesma época.

Seres humanos são muito novos na terra. Se você imaginar nossos 4,6 bilhões de anos de história, sintetizados em um ano, as pessoas teriam aparecido somente ao final de 31 de Dezembro.

Há cerca de 200 milhões de anos atrás havia, apenas, um supercontinente chamado Pangaea.

Há cerca de 180 milhões de anos, Pangaea começou a partir-se.

Continentes são extensos pedaços de terra. Há sete deles no mundo. Veja o mapa a seguir e como eles, uma vez, se encaixavam. Ema vive na Austrália, Rheas na América do Sul, e o Avestruz na África. Elas parecem similares, e nenhuma delas consegue voar. Elas podem ter sido, uma vez, relacionadas a um tipo de pássaro. Podem ter percorrido todos os três continentes milhões de anos atrás, quando a terra estava unida.


A TERRA MUDOU MUITO? Sim! Há 200 milhões de anos, a maioria das terras estava unida em um grande pedaço de terra. Então esse pedaço começou a se separar em pedaços menores chamados de continentes. Eles se separavam devagar, até chegarem nos lugares onde estão hoje.

Há 65 milhões de anos, os continentes estavam fixos não tão longe uns dos outros.

O Norte da América e a Europa ainda se afastam 4 centímetros por ano. Essa é a medida do seu Dedão!

Hoje, os continentes estão fixos. separadamente.


Onde fica a

Himalaya significa “casa das neves” é o nome perfeito para esses tipos de

montanha mais alta?

lugares congelados.

A montanha Himalayas localizado na Ásia é a montanha mais alta e antiga. Devido a sua altura é conhecida como o topo do mundo Os picos das montanhas altas são locais extremamente frios, onde a neve e o gelo nunca derretem.

Esses são os lugares mais altos em cada continente. Ásia – Monte Everest (8.848m) America do Sul – Aconcaqua (6.959m) America do Norte – Monte McKinley (6.194m) África – Monte Kilimanjaro (5,895m) Europa – Monte Elbrus (5.633m) Antártica – Vinson Massif (4.892m) Austrália – Monte Kosciusko (2.230m)


As montanhas podem encolher?

Existe uma montanha no Havaí conhecida como Mauna Kea, que é 1300m mais alta que o Monte Everest, embora a maior parte dela encontre-se sob o mar.

Existe uma montanha no Havaí conhecida como Mauna Kea, que é 1300m mais alta que o Monte Everest, embora a maior parte dela encontre-se sob o mar.

Muitas montanhas estão constantemente diminuindo. Todos os dias, fragmentos de rocha são levados pelo gelo, neve e pela água corrente. No entanto, algumas montanhas estão aumentando. A cordilheira do Himalaia está se projetando em razão dos movimentos do interior da Terra.

Existe uma montanha no Havaí conhecida como Mauna Kea, que é 1300m mais alta que o Monte Everest, embora a maior parte dela está abaixo do mar.

Quanto mais alto você chega numa montanha, mais fria ela se torna. Muitos animais que vivem no alto das montanhas têm o corpo recoberto por uma grossa camada de lã, que os protegem do frio. Por exemplo, cabras, lhamas e iaques.


Que montanhas expiram fogo? Vulcões são montanhas que às vezes jorram cinzas em brasa, gás quente que é chamada de larva. O gás e a larva ardente vêm do centro da Terra e rompe por meio das rachaduras existentes na camada.

O topo em forma de pires de um vulcão é chamado de cratera. Às vezes uma cratera morta do vulcão é preenchida com a água da chuva formando um lindo lago.

Existem mais ou menos 500 vulcões ativos na Terra. A maioria deles está debaixo do oceano.


As pessoas vivem em vulcões? É algo arriscado de fazer, mas muitas pessoas vivem em vulcões, especialmente os agricultores. As cinzas de um vulcão torna o solo muito rico, de modo que os agricultores podem cultivar colheitas. Embora, eles podem precisar ser capazes de correr rápido!

Existem vulcões no espaço, também. Olympus Mons no planeta Marte é três vezes maior do que o Monte Everest Terra.

Pilotos cuidado! As cinzas e a poeira de um vulcão podem entrar em motores de um avião e os pararem.


O que faz a terra tremer? A Superfície da Terra é composta de enormes pedaços de rocha dura que ficam sobre as rochas de baixo, quentes e escorregadias. As vezes, essas peças empurram e empurram uns contra os outros, fazendo com que a terra tremesse. Isto é o que acontece durante um terremoto.

No pior dos terremotos, a terra racha e abri, ruas afundam, edifícios desmoronam em pilhas de entulho.

O maior perigo durante um terremoto é um prédio desabando em cima de você. Esconda se debaixo de uma mesa ou uma porta pode salvar sua vida.


As pessoas podem dizer se um terremoto está chegando? Cientistas que estudam os terremotos são chamados os sismólogos. Embora eles saibam onde terremotos podem acontecer, eles geralmente não podem dizer exatamente quando.

As pessoas tentaram projetar edifícios anti-terremotos. Alguns dos mais recentes são em forma de pirâmides ou cones.

Animais parecem sentir a terra se movendo muito antes das pessoas. Os cães uivam, as serpentes saem de suas tocas e as galinhas correrem por suas vidas!

O povo da China antiga acreditava que a Terra era equilibrada sobre os ombros de um boi gigante. Terremotos aconteciam quando o boi passava a terra de um ombro ao outro.


O que é a Sala das Velas? Nas profundezas das encostas montanhosas do leste da Itália há uma mágica caverna conhecida como a Sala das Velas. Recebeu esse nome por conta do chão da caverna, onde parece que há velas. São estalagmites que crescem como pequenos cálices de rocha e adquirem formas parecidas com as de castiçais.

Milhares de anos atrás, pessoas se abrigavam nas cavernas e desenhavam nas paredes bisões e mamutes.

São chamadas de exploradores, pessoas que gostam de explorar o mundo secreto dos túneis subterrâneos e cavernas.


Morcegos adoram a escuridão das cavernas. Eles se penduram dentro delas durante o dia, e fazem delas creches para os seus filhotes.

Não sente e assista uma estalactite crescer. Pode levar mais de mil anos para alcançar menos da metade de um centímetro de comprimento.

Qual a diferença entre estalactites e estalagmites? Estalactites e estalagmites são ambas longas e pontiagudas, como pingentes de gelo feitos de pedra. A única diferença entre elas é que enquanto as estalactites surgem de baixo para cima, as estalagmites de cima para baixo.

Quem mora na escuridão subterrânea das cavernas? Lagartos e minhocas.


Onde os rios começam? Os rios começam de uma pequena nascente. Algumas nascentes começam onde a água sai do solo. Outra forma é nas montanhas, onde a neve começa a derreter; outras começam em lagos.

Em algumas montanhas, grandes rios de gelo quebram e descem lentamente a montanha. Estes rios de gelo são chamados de geleiras.

1. A chuva cai nas Colinas e penetra o solo.

2. A água brota do solo em forma de nascente.

3. O riacho encontrase com outros, transformando-se em um rio de correntezas rápidas.

Por que os rios mais antigos fluem tão lentamente?

4. O rio flui mais lentamente quando chega em terrenos planos.

Ao pé da colina o chão começa a ficar plano, abrandando o fluir do rio. Ao invés de correr colina abaixo, o rio flui em grandes curvas chamadas meandros.


Onde os rios terminam? Maioria dos rios terminam sua jornada no mar. Ele acaba quando sua água fresca se mistura com a água salgada do mar.

Alguns rios não fluem para o mar. Eles fluem para lagos ou drenam no solo.

O rio mais longo do mundo é o Rio Nilo que atravessa o Egito. Ele flui por 6.670km.

O rio mais curto do mundo é o Rio D em Oregon. Tem apenas 37 metros. O mesmo tamanho de 10 canoas juntas.

5- Um rio às vezes tem alguns desvios em suas curvas formando lagos curvados.

Pássaros amam comer à beira de um rio. Eles arrancam as minhocas que vivem na lama.

6- Em seu fim, o rio se une à água doce do mar.


Qual é a altura do céu? O céu é uma camada de ar invisível em torno da terra. Essa camada é chamada de atmosfera que se estende até o espaço por cerca de 500 km. Existe um gás muito importante chamado oxigênio na atmosfera – Nós precisamos respirar o oxigênio para sobreviver.

Se a terra ficar muito quente, o gelo nos polos pode derreter. Os mares vão subir e inundarão muitas cidades ao longo das costas.

A terra é o único planeta conhecido por ter oxigênio suficiente para todos os seres vivos.

O que é Efeito Estufa? O efeito estufa é o nome que os cientistas têm dado a um problema quente. Gases poluentes de fabricas, usinas e carros estão se acumulando na atmosfera e também armazenando muito calor na terra. Nosso planeta está ficando lentamente quente – Com um efeito estufa de verão.


3- Acima de onde os aviões voam, é a chamada “Camada de Ozônio”. Funciona mais ou menos como um protetor solar, nos protegendo dos raios solares.

2- Os aviões voam na próxima camada, bem acima das nuvens, onde o céu é limpo. O ar é fino, pois tem pouco oxigênio.

1- A atmosfera é feita de diferentes camadas. Na camada mais baixa, o ar carrega as nuvens e o clima ao redor da Terra.


Do que as nuvens são feitas? Algumas nuvens parecem que são feitas de bolas de algodão- mas elas não são! Nuvens são formadas por bilhões de gotinhas de água e cristais de gelo. Estas são tão minúsculas e leves que chegam a flutuar.

Sem chuva, nenhuma planta cresceria. Então com o que nos alimentaríamos?

Você necessitaria de seu guarda-chuva em Mount Wai’ ale’ ale em Hawaii. Lá chove por 350 dias todo ano.

Quando a chuva cai das nuvens? A chuva cai quando gotinhas de água em uma nuvem começam a se juntarem. As gotas ficam maiores e mais pesadas até que no fim elas estão muito pesadas para flutuarem e então elas caem no chão em forma de chuva.


Você já ouviu falar de chuva de sapo ou peixe? Ela realmente acontece. Esses animais algumas vezes são puxados de lagoas por fortes ventanias. Depois, eles caem com a chuva.

Quanto a neve é fria? Flocos de neve são gotas de água que foram congeladas. Para permanecerem congelados, eles devem estar no ponto de solidificação– que é 0º C. Se ficarem com temperatura maior que esta, os flocos de neve derretem e caem em forma de chuva.

Qual o boneco de neve mais alto que você é capaz de construir? O maior já feito tinha 37 metros de altura – e na verdade era uma boneca de neve.


Onde começam as tempestades? As tempestades começam nas enormes nuvens negras sendo que as mesmas geralmente aparecem no fim dos dias quentes de verão. Dentro das nuvens fortes ventos arremessam gotas de chuva e as nuvens estalam por causa da eletricidade. Os lampejos contínuos produzem faíscas notáveis no céu tornando-o brilhante e deslumbrante e a estas chamamos de relâmpago.

É mais seguro ficar dentro durante uma tempestade. Nunca procure abrigo embaixo de uma árvore- ela poderá er atingida por um relâmpago.

Um americano foi atingido por relâmpagos sete vezes! Roy c. Sullivan teve seu cabelo e suas sobrancelhas queimadas pelo fogo. Ele também perdeu a sua unha do dedão do pé.

Um relâmpago pode percorrer 140,000 km por segundo.


Para descobrir a distância de uma tempestade, conte o número de segundos entre o relâmpago e o trovão. A tempestade está 1.6km de distância a cada cinco segundos que você contar.

As maiores nuvens de trovão atingem 16 km no ar. Isso equivale ao dobro da altura do Monte Everest.

O que é trovão? São faíscas de relâmpago incrivelmente quentes. Quando piscam pelo céu, eles aquecem o ar rapidamente e fazem um barulho tão alto tal como uma explosão. Isso é o trovão.


O QUE É UM TORNADO? Tornado é um vento que gira em alta velocidade na terra, sugando tudo em seu caminho. Os tornados acontecem principalmente na América do norte. Outros tipos de tempestades são os furacões, porém, eles só começam sobre quentes mares tropicais. Furacões são ventos que podem alcançar uma velocidade de até 240 km/h. Na Minnesota, em 1931, um tornado levantou um trem no ar e o jogou em uma vala.


O ar é invisível, então você não pode vê-lo. Mas, você pode senti-lo em seu rosto e ver como faz as árvores balançarem.

Por que o vento sopra? Quando você sentir o vento soprar, é porque o ar está em movimento. Fica mais leve e sobe para o céu. O ar move quando está aquecendo, então o ar gelado corre para tomar o seu lugar fazendo uma brisa.

Aqui está a prova que o ar quente sobe. Coloque uma pena no radiador quente e veja a flutuar para cima.


Quando chove em uma floresta tropical? Chove quase todos os dias em uma floresta, mas não chove o dia todo. O ar fica mais quente e pegajoso, até que haja uma pesada tempestade a tarde. Depois disso, é seco novamente.

Maior floresta tropical do mundo está na América do Sul. Ela se estende por milhares de quilômetros ao longo das margens do rio Amazonas.

Onde estão as florestas tropicais? Os lugares onde florestas tropicais crescem são mostrados em verde no mapa acima. Estas são áreas quentes do mundo, perto do equador. Anacondas são cobras enormes. Eles se escondem nas águas barrentas do Amazonas, à espera de uma saborosa refeição passar.


As florestas são o lar de mais da metade de todos os animais e plantas que vivem na Terra. Este livro começou a vida como um tronco de árvore! A maioria dos papéis vem de árvore conífera, como abetos e pinheiros.

Onde está a maior floresta? Maior floresta do mundo se estende através da parte superior da Europa e Ásia. As árvores nessa floresta são coníferas - elas têm de disco rígido, folhas estreitas chamadas agulhas.

Os ursos pardos e lobos vivem nas florestas escuras do norte. Renas abrigam-se lá durante os invernos longos e frios.


Onde é que nunca chove? Desertos são os lugares mais secos do mundo. Em alguns desertos, nunca chove. Em outros, não há qualquer chuva durante meses ou anos. Os desertos são muito ventosos, também. O vento empilha a areia em grandes montes chamados dunas.

Muitas pessoas que viviam nos desertos são nômades. Elas se movem de um lugar para outro com seus animais à procura de comida e água.

O Deserto do Atacama, no Chile, América do Sul, é o deserto mais seco do mundo. Não tinha nenhuma chuva durante 400 anos. Então, em 1971 de repente chuveu.


O Saara abrange cerca de um terço do total da América.

Qual é o deserto mais arenoso? O Deserto do Saara no norte da África é o maior deserto quente do mundo. Grandes partes são cobertos com colinas de areia. No entanto, os desertos não são sempre arenosos. Muitos são rochosos ou cobertos com pedras e cascalho. O maior castelo de areia já construído ficou mais de 9 m de altura. Areia soprada pelo vento pode tirar a pintura de um carro como uma folha gigante de lixa.

Qual é a quentura do deserto? No mais quente do deserto, a temperatura pode subir para um 50 ° C ou mais, e não há um pedaço de sombra. Mas depois esfria e fica muito frio à noite.


Como são os pólos?

Ursos polares vivem no Pólo Norte, e pinguins vivem no Pólo Sul. Eles nunca tiveram a chance de se conhecer!

Os pólos Norte e Sul estão nas extremidades da Terra. Eles são lugares gelados com ventos frios. Gelo e neve se estendem até onde os olhos podem ver – não é o melhor lugar para umas férias! A Antártica é um enorme continente, coberto de gelo, localizado no pólo sul. Em alguns locais, o gelo tem quase 5 quilômetros de espessura!

Qual é o lugar mais frio no mundo? A estação Vostok é, realmente, um lugar muito frio na Antártica. Lá a temperatura é, normalmente, por volta de -58º C, mas já caiu até -89º C, a temperatura mais fria já vista!

O monte Erebus deve ser o lugar mais quente na Antártica. É um vulcão ativo!


Onde vivem os ursos polares? Os ursos polares vivem ao redor do Oceano Ártico, próximo ao Pólo Norte. O interessante é que eles nunca ocupam a Antártica, embora haja bastante comida, muita neve e gelo por lá.

Os ursos polares nunca escorregam no gelo. A pele e o pelo áspero em suas patas dão a eles uma aderência extra.

Os icebergs flutuam no mar. Eles eram parte dos rios de gelo chamados de geleiras.



I wander